correio carambeiense

8
CARAMBEÍ | SÁBADO 18 DE OUTUBRO 2014| EDIÇÃO 89 ANO II * EDITOR/DIRETOR: GLEYDSON CARLOS * R$ 2, 50 JOVEM MORRE EM CACHOEIRA AGÊNTES JÁ PODEM NOTIFICAR TAMANDUÁ TRÂNSITO CALÇAMENTO A cachoeira do Tamanduá, em Caram- beí, registrou uma morte por afoga- mento no último domingo. O aciden- te mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros de Carambeí e de Castro que localizaram o corpo de Izaias Oliveira, 27 anos, morador de Ponta Grossa. Segundo informações, a vítima pulou na água para socorrer uma pessoa que estava se afogando. “Ele conseguiu salvar a outra pessoa, mas submergiu no rio e não retornou mais”, contou uma testemunha, ao acrescentar que o homem caiu próximo a cachoeira. MORADORES PODEM IR Após cinco meses, as obras de calçamento poliédrico na região de Pilatos (foto), no prolongamento da Avenida dos Pioneiros, recomeçaram no último dia 2 de outubro. As obras estão atrasadas, o que prejudica os moradores das outras duas localidades que também serão contempladas com o calça- mento: Areião e Catanduvas. Ao todo, serão seis quilômetros de calçamento construído pela Prefeitura, divididos em três localidades. Moradores de Catanduvas se reuniram essa semana com o prefeito interino, Bart Janssen (PMDB), para cobrar os compromissos assu- midos no dia 28 de maio deste ano, um dia após a mobilização que interditou a estrada de Catanduvas por aproximadamente 10 ho- ras. Eles prometem interditar novamente a estrada principal e mover uma ação popu- lar contra a Prefeitura de Carambeí. | Foto: Gleydson Carlos/CORREIO. À JUSTIÇA POR OBRAS

Upload: correio-carambeiense

Post on 05-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 89

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SÁBADO 18 DE OUTUBRO 2014| EDIÇÃO 89 ANO II * EDITOR/DIRETOR: GLEYDSON CARLOS * R$ 2, 50

JOVEM MORRE EM CACHOEIRA

AGÊNTES JÁ PODEM NOTIFICAR

TAMANDUÁ

TRÂNSITO

CALÇAMENTO

A cachoeira do Tamanduá, em Caram-beí, registrou uma morte por afoga-mento no último domingo. O aciden-te mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros de Carambeí e de Castro que localizaram o corpo de Izaias Oliveira, 27 anos, morador de Ponta Grossa. Segundo informações, a vítima pulou na água para socorrer uma pessoa que estava se afogando. “Ele conseguiu salvar a outra pessoa, mas submergiu no rio e não retornou mais”, contou uma testemunha, ao acrescentar que o homem caiu próximo a cachoeira.

MORADORES PODEM IR

Após cinco meses, as obras de calçamento poliédrico na região de Pilatos (foto), no prolongamento da Avenida dos Pioneiros, recomeçaram no último dia 2 de outubro. As obras estão atrasadas, o que prejudica os moradores das outras duas localidades que também serão contempladas com o calça-mento: Areião e Catanduvas. Ao todo, serão seis quilômetros de calçamento construído pela Prefeitura, divididos em três localidades.

Moradores de Catanduvas se reuniram essa semana com o prefeito interino, Bart Janssen (PMDB), para cobrar os compromissos assu-midos no dia 28 de maio deste ano, um dia após a mobilização que interditou a estrada de Catanduvas por aproximadamente 10 ho-ras. Eles prometem interditar novamente a estrada principal e mover uma ação popu-lar contra a Prefeitura de Carambeí. | Foto: Gleydson Carlos/CORREIO.

À JUSTIÇA POR OBRAS

Page 2: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SÁBADO, 18 DE OUTUBRO DE 2014| EDITORIAL |

| MARCAS DA HISTÓRIA |

PRESS CARAMBEÍ | GLEIDSON CARLOS GREINERT - MEI | CNPJ: 13.836.805/0001-11 END. RUA BELO HORIZONTE, 61 - J. BRASÍLIACONTATOS: REDAÇÃO (42) 9937 - 9077 [email protected] /FINANCEIRO/ COMERCIAL (42) 3231-1929 / [email protected] /

Dois pesos, mas duas medidas!

[email protected]

Dia do Professor

por Edi Raquel Bueno

| CHARGE | [email protected]| EDITORIAL

| OLHO NA MIRA | [email protected]

“Ser professor é uma graça que Deus nos dá! É ajudar a humanidade a crescer e me-

lhorar a cada dia”. Foi com essas palavras que minha prima e pro-fessora Marli Menarim começou nossa conversa. Ela acredita que ser professora faz parte da cultura da época, já que suas tias, primas e irmã o eram. Iniciou sua carrei-ra em Castro na Escola Elza Ma-cedo, já em Carambeí, trabalhou no Colégio Júlia Wanderlei, que comportava do 1º ano ao 2º grau (nomenclatura da época). Com a criação da lei que municipalizava as séries iniciais (até as 4ª séries), foi necessário construir novas es-colas e ter uma equipe para diri-gi-las.

Nos conta Marli: “Foi nesse mo-mento que fui convidada pelo se-cretário de Educação de Castro; Ronie Cardoso Filho para ser a diretora de uma nova escola. Ges-to esse que deixou-me surpresa, pois me achava muito jovem para assumir um cargo com tamanha responsabilidade, mas com o apoio das professoras, segui em frente.

Sem dúvida foi uma experiência, única, participei da escolha do nome da Escola, o qual foi dedi-cado à professora “Geralda Harms Welhergen”, primeira professora nascida em Carambeí”.

Essa escola foi construída na Vila Cristina e foi com muita emoção que, dois anos depois, mudavam para o novo prédio. Foi formada uma “grande” equipe, a qual tra-balhou sempre junto e com afinco para trazer o melhor para seus alunos.

Nesse momento minha prima,

A notícia de uma possí-vel ação popular con-tra o município é uma

medida extrema e demonstra a insatisfação da população com relação ao descaso do poder público. Está se tor-nando praxe: o município despende muito dinheiro com projetos, contratação de empresas, mas no fim das contas não se vê a conclusão dessas obras.

Boa parte dessas obras são esperadas com anseio pela comunidade, pois resolve-riam em parte problemas pontuais e dariam qualidade de vida a população. Porém, quando elas não são con-cluídas trazem transtornos e muitas vezes prejuízos ao contribuinte.

Se não bastasse isso, em boa parte dessas obras os valores são aditivados, ou seja, tem seu contrato elevado, muito acima do acordado em licita-ção, demostrando a falta de planejamento e o descom-promisso com o dinheiro pú-blico. Por outro lado, o mu-nicípio não abre mão do que é devido pelo contribuinte, mesmo que para isso preci-se criar dispositivos legais de cobrança.

De autoria do Executivo Municipal, está tramitando na Câmara Municipal de Ca-rambeí e entrará nas próxi-mas sessões, um projeto de lei que trata sobre o protesto em cartório das dívidas ativas do cidadão. Se aprovado, a medida dará a Prefeitura o direito de executar em cartó-rio de forma severa o contri-buinte que tem algum débito com o município.

São dois pesos e duas medi-das, cobram por força de lei o que lhes é devido, e ignoram os direitos do cidadão. É um equívoco achar que as obras são uma benfeitoria à popu-lação, quando na verdade não passam de uma obriga-ção mínima e de retorno ao contribuinte.

As más condições das estradas. Confira o flagra; as imagens foram feitas na Vila Banana pelo morador José Ricardo.

muito emocionada, lembra de um conselho que nossa querida tia Neuza lhe deu, e que a mesma sempre seguiu:

“Marli. Trate os professores e fun-cionários como se fossem a sua família. Proporcionando-lhes ca-rinho e respeito, porém, cobran-do quando necessário”. Ela seguiu esse conselho e ficou por dezoito anos na direção da escola, onde fez muitos amigos. Ainda nos diz professora Marli: “Fiz meu traba-lho com muito amor, me dedican-do sempre e dando oportunidade aos professores para trabalharem da “maneira” que mais gostassem. Talvez tenha sido esse o segredo dessa equipe ter produzido tanto. Eu amava as crianças e elas me amavam, era recíproco. Fazíamos muitas festas, festivais e plantáva-mos árvores e flores. Nossa escola era alegre e colorida”...

Nesse momento percebo os olhos da minha prima marejarem enquanto diz: “ Me emociono quando penso: Como meus pro-fessores ( se assim posso dizer) vestiam a “camisa”, como era gos-toso aquele ambiente de amizade e trabalho. Hoje encontro meus alunos, cursando uma universi-dade, já formados, casados, bons profissionais, entendo e me sinto feliz por ter participado da cons-trução de suas vidas”.

Meus amigos, peço uma salva de palmas a todos os professores, em especial à minha prima Marli Menarim. São eles os educadores dos nossos grandes homens do amanhã, que com certeza farão do nosso Brasil um país cada vez melhor.

| [email protected]

Page 3: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SÁBADO, 18 DE OUTUBRO DE 2014

Da redação

Obras podem virar alvo de ação popular

Ao final da sessão da Câmara Municipal de Carambeí, na úl-tima terça-feira, os vereadores homenagearam os professores pelo dia 15 de outubro. Como professor, Inácio Povaz (DEM) solicitou que a Câmara enviasse a secretaria de Educação uma carta de agradecimento e reconhecimento aos docentes pelo emprenho e dedicação na rede municipal de ensino. Lem-brou-se das reivindicações salariais e dos investimentos em Educação e que por conta de uma lei de sua autoria, o muni-cípio de Carambeí elevou o percentual mínimo exigido para investimentos em Educação, passando de 25% para 28% do orçamento.

A vereadora Elisangela Pedroso (PRP) se disse ‘entristecida’ a cerca das notícias de que os professores precisam fazer mobilizações para solicitar melhores condições de trabalho e o pagamento do piso salarial nacional que não está sendo cumprido pelo município. A vereadora e também pedagoda destacou ainda que o “município teve uma ótima colocação no Ideb, talvez não pelos gastos em Educação, mas sim pelo mérito dos professores que estão no dia a dia em sala de aula, preparando aulas e fazendo seus planejamentos, com muito trabalho árduo e continuo”, disse.

POLITICANDO... A eleição pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Carambeí para o próximo biênio (2015-2016) não promete muitas emoções. O atual presidente, vereador Jeverson Gomes (PDT), por ora, deverá ser reconduzido ao cargo por conta de um consenso entre os parlamentares. A eleição ainda não tem data para acontecer. Até lá, muita água pode rolar...***Sobre o dia dos professores, a profes-sora e vereadora Jussara Tonon (PTN) também se mani-festou dizendo que a maior gratificação que um professor não são os altos salários e sim o bom desempenho de seus alunos.*****Interpretação de texto não parece ser o pon-to forte do vereador Bauke De Geus (DEM) que criticou a matéria veiculada pelo CORREIO na semana passada sobre o cenário local pós-eleitoral. A reportagem constatou que os números de votos dos candidatos de grupos paralelos ao governo foram maiores, em porcentagem, dos que os conquistados pelos candidatos apoiados pela máquina pú-blica. Bauke misturou laranjas e bananas quando disse que o grupo do governo saiu fortalecido, pois seus candidatos foram os mais votados! ***

O vice-prefeito Bart Janssen (PMDB) assumiu essa semana o comando da Prefeitura de Carambeí. Ele cobrirá o afas-tamento do prefeito Osmar Blum (DEM) que se ausenta do cargo nas duas próximas semanas para tratamento de saúde. Pessoas ligadas ao prefeito confidenciaram que para ‘relaxar’ e ‘desestressar ’, Blum estaria aproveitando a folga no Mato Grosso, ao lado de amigos, fazendo o que mais lhe acalma: pescar. Ao CORREIO, no entanto, a assessoria do prefeito não quis se manifestar sobre o assunto. Portanto, ficamos só na especulação.

Presente na reunião, o assessor jurídico da Prefeitura, Marcelo Greskiv, ressaltou que para dar uma posição oficial aos moradores será preciso o levantamento de todas as informações. “Vamos veri-ficar o que aconteceu, pois envolve outros setores. A administração pública é descentralizada”, ressaltou. “É evidente que houve uma paralisação na esfera estadual por conta do período eleitoral, o que é de praxe”, assinalou Greskiv, ao recordar que se trata de verba estadual.

Aos moradores, o advogado disse também que a Prefeitura está se empenhando junto ao governo estadual para conseguir pavimentar de fato a estrada de Catanduvas. “É uma briga que continuaremos em 2015, após o início do novo governo do Beto Richa. O governo estadual não libera verba para as obras por considerar uma via mu-nicipal. Queremos apresentar novo projeto, propondo que a estrada se torne uma via estadual para ligar o município a outras localida-des, como Curitiba, por exemplo”, contou.

Considerada pelos mo-radores como uma obra eleitoreira, os

seis quilômetros de calça-mento poliédrico, divididos em três localidades, poderá se tornar uma ação de ini-ciativa popular contra a Pre-feitura de Carambeí. Pelo menos é o que prometem os moradores de Catanduvas que essa semana se reuniram com o prefeito interino, Bart Janssen (PMDB). Eles cobra-ram os compromissos as-sumidos pela administração municipal, registrados na ata de uma reunião que ocorreu em 28 de maio, um dia após a mobilização dos moradores que interditou por cerca de 10 horas a estrada de Catan-duvas.

“Nós procuramos a Prefeitu-ra, porque eles pediram dois meses para começar as obras e já se passaram cinco e nem uma pedra foi colocada, sem qualquer justificativa aos moradores, simplesmente esqueceram”, ressaltou Ana Paula Prestes.

Segundo ela, é um descaso com a população, pois du-rante a campanha eleitoral as obras foram usadas nas publicidades do governo a favor de seus candidatos, mas na prática elas não estão acontecendo. “O que revolta a gente ver que estão divul-gando a realização de obras que nem começaram. É uma vergonha”, desabafou.

Sobre a reunião, a moradora contou ainda que o prefeito em exercício recebeu os mo-radores, mas disse que pre-cisava se inteirar do assun-to. “Eles trataram o assunto com indiferença, parece que tinham esquecido o compro-misso assumido com o povo. Não sabem nem mesmo se as manilhas para drenagem no Catanduvas foram com-pradas. Então, solicitamos ao prefeito e seus assessores uma reunião na comunida-de que acontecerá na próxi-ma quarta-feira, às 19 horas,

no campinho do “Forquilha”. Nós queremos uma data exa-ta para o início e o término das obras no Catanduvas”, adiantou.

Ana Paula lamentou tam-bém o comportamento de alguns assessores da Prefei-tura de Carambeí, como é caso do secretário de Plane-jamento e Urbanismo, Sérgio Rodrigues da Luz. “Ele não deveria ocupar um cargo pú-blico. É muito grosso. Além de não responder os questio-namentos dos moradores, se levantou e se retirou da reu-nião por causa da presença da imprensa. Não queria ser fotografado e filmado pela reportagem”.

OBRAS - As obras de pa-vimentação poliédrica que irão beneficiar as localidades Pilatos, Catanduvas e Areião. O trecho da Avenida dos

Pioneiros, na localidade Pi-latos, é o primeiro a receber a benfeitoria. O cronograma das obras segue com o calça-mento da estrada do Catan-duva e após para o Areião. No total serão seis quilôme-tros de calçamentos divididos em três localidades, sendo a prefeitura responsável por preparar a base compacta com pedra rachão, e a reali-zação da drenagem.

As obras são resultado da parceria da Prefeitura Muni-cipal e Governo do Estado e custará aos cofres públi-cos aproximadamente R$ 1,2 milhão de reais. No contrato com a empreiteira ganhado-ra da licitação consta a data para o término da obra em março de 2015, prazo que deve ser insuficiente visto que até o momento nem mesmo um terço da obra na localida-des foram executadas.

Prefeitura quer transformar estrada em via estadual

‘FÉRIAS FORÇADAS’

DIA DO PROFESSOR

**********************

Serão três quilômetros de pavimentação poliédrica na estrada de Catanduvas. | Foto: Arquivo/CORREIO.

Page 4: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SÁBADO, 18 DE OUTUBRO DE 2014

Page 5: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SÁBADO, 18 DE OUTUBRO DE 2014

Page 6: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SÁBADO, 18 DE OUTUBRO DE 2014

A imagem de um car-ro que caiu em uma cratera em uma das

ruas da Vila Banana no últi-mo domingo ganhou des-taque na internet (ver olho na mira pag.2). A imagem foi registrada pelo morador José Ricardo. Ao CORREIO, Ricardo reclamou que não há manutenção das estradas e a infraestrutura é precária. “Nós somos abandonados, porque não temos um prefei-to que desça no bairro e veja as más condições que esta-mos vivendo. Eles [prefeitura] só se mexem quando a gente faz uma reportagem, coloca foto na internet, aí se obriga a vir”, disse.

O motorista André Andra-de registra que as más con-dições da estrada têm cau-sado transtornos e prejuízos aos moradores. “Meu carro já quebrou várias vezes por causa desses buracos. Eu

Moradores reclamam infraestrutura precária

Agentes já podem notificar motoristas

Da redação pedi pra colocarem cascalho, mas ninguém dá atenção”, diz o morador, ao completar que já procurou a Prefeitura, mas não conseguiu ser atendido. “Você vai lá um manda falar com outro e ninguém respon-de nada. Vai melhorar, vamos ver, mas ninguém faz nada. A dificuldade é em Carambeí in-teiro”, afirma.

Outra reclamação daquela

O Detransede - Departamento Municipal de Trânsito e Segu-rança Institucional da Prefeitura de Carambeí, através de seus agentes de trânsito já está procedendo a fiscalização no âmbito do município. O grupo de agentes já passou por treinamen-to e capacitação e, portanto já estão aptos para o serviço de fiscalização de transito realizando “autos de infração”, e tam-bém orientando os motoristas a respeitarem o CTB - Código de Trânsito Brasileiro. Os agentes de trânsito também estão orientando os motoristas quanto ao uso do cinto de seguran-ça, o uso correto do celular, respeito às faixas de pedestres; não estacionar na contramão, não estacionar em cima da faixa de pedestre e o respeito ao excesso de velocidade.

população é com relação à falta de esgoto, pois as obras de saneamento se ar-rastam há pelo menos qua-tro anos. “Como o solo tem muita pedra, não tem como fazer fossa, então, tem que soltar o esgoto na rua”, re-lata o aposentado Antonio Castanho. “Quando chove transborda e quando es-quenta o cheiro é insupor-tável”.

Page 7: Correio Carambeiense

CARAMBEÍ | SÁBADO, 18 DE OUTUBRO DE 2014

Mais um registro por morte em afoga-mento ocorreu no

último domingo, na cachoeira do Tamanduá, em Carambeí. O caso mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros de Carambeí e de Castro, que localizaram o corpo de Izaias Oliveira, 27 anos, morador de Ponta Grossa.

Segundo informações, a ví-tima pulou na água para so-correr uma pessoa que estava se afogando. “Ele conseguiu salvar a outra pessoa, mas submergiu no rio e não retor-nou mais”, contou uma teste-munha, ao acrescentar que o homem caiu próximo a cacho-eira.

Bombeiros realizaram bus-cas, na intenção de encon-trá-lo ainda com vida, porém OS socorristas encontraram o homem sem vida.

Outra informação colhida pela reportagem é de que um grupo de rapazes que acom-panhavam Izaias estavam be-bendo na beira do rio, quan-do o inesperado aconteceu. O corpo foi recolhido ao Ins-tituto Médico Legal de Ponta Grossa

Rapaz morre após se afogar no Tamanduá

Delegado promete medidas drásticas com relação à assaltos

Da redação

O delegado Marcus Vinicius Sebastião informou ao COR-REIO que pretende tomar medidas drásticas com rela-ção a onda de assaltos que está ocorrendo em Carambeí, e tem como principais auto-res menores de idade. Nessa semana, a Polícia Militar de Carambeí frustrou a ação cri-minosa de dois adolescentes, que durante uma abordagem pessoal aprendeu dois me-nores com armas. Uma delas era de pressão, mas estava adaptada para se parecer como uma espingarda cali-bre 12. UMA faca e uma toca balaclava foram apreendidas pela PM com outro menor.

Delegado pre-tende tomar

medidas drás-ticas com rela-ção a onda de

assaltos que está ocorrendo em

Carambeí e tem como principais autores menores

de idade.

Segundo o delegado, os objetos apreendidos foram enviados para a perícia cri-minal que poderá confrontar com as imagens de assaltos já ocorrido no comércio local. “O celular aprendido pela PM possui algumas fotos de ar-mas e dinheiro possivelmente oriundos de assaltos no co-mércio”, revelou Sebastião.

Ele destaca ainda que já iden-tificou esses grupos crimino-sos, mas prefere não dar mais detalhes para não atrapalhar as investigações. “Estamos trabalhando em conjunto com o Conselho Tutelar, pois são menores de idade. Poderemos solicitar à Justiça o interna-

mento provisório sócio edu-cacional de alguns menores”, ressaltou o policial, ao desta-car que se trata de um grupo grande que atua criminosa-mente inclusive na região.

O corpo de Izaias foi recolhido ao IML de Ponta Grossa. | Foto: Arquivo/Sasá

Page 8: Correio Carambeiense

[email protected]

CARAMBEÍ | SÁBADO, 18 DE OUTUBRO DE 2014

PARABÉNS PRA VOCÊ...!Dia 16 de outubro Osmar Mathias JuniorAnderson Baniski Amanda Sviercoswski

Dia 18 de outubro Gidiane Barbosa Thalyne Kutner Hericsson Soares

Dia 21 de outubro Gisele Povaz

Quem comemorou idade nova essa semana foi o delegado de Carambeí, Marcus Vinicius Sebastião. Parabéns!

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) re-cebeu convidados, na terça-feira (14), no Koffiehuis para a abertura da mostra “Alquimia da Cozinha – Culinária e Tradição”. Na foto, equipe da APHC: Pamela Ribas, Najara Pereira e Froukje J. Bueno

Bianca Franceli Teixeira.

Felicidades ao casal Van-derlize e Roberto Souza este mês comemoram aniversário de casamento.

Marcia e Silmara inauguraram espaço dedicado à mulher: VITAL CENTER.

“Alquimia da Cozinha – Culinária e Tradição”

As comunidades próximas à unidade da BRF em Carambeí vão poder partici-par de várias atividades socioambientais que começam no próximo dia 18 de outubro. A programação também prevê atividades nos dias 20, 22, 23 e 24 de outubro em duas escolas da região e na secretaria do Meio Ambiente. Entre as ações estão a revitalização de áreas escolares de lazer, criação, preparação e plantio de hortas e palestras sobre hábitos saudáveis. Os encontros foram orga-nizadas pela unidade da BRF no município e o Instituto BRF. No total, as ações devem mobilizar 95 voluntários e beneficiar quase 1,8 mil alunos da região. Os objetivos do encontro são estimular a formação de consciência eco-lógica e difundir conhecimentos e informações para que os alunos da região possam conviver e integrar-se melhor com o meio ambien-te. Além disso, o evento busca fazer com que os participantes reavaliem sua relação com processos de gestão e economia de recursos naturais.

Sétima edição da Ação Voluntários BRF