correio do norte - edição 622

8
Sexta-Feira 14 de Setembro de 2012 Ano XII - Nº 622 R$ 2,00 Polícia prende quadrilha com armas e dinamite nos Campos Gerais Ministério Público determina abrigo para animais em PG 6 7 Feira Municipal Ambiental acontecerá dia 21 de setembro 6 Fone: (43) 3571-3240 O candidato do DEM, Jorge Sloboda de Ivai tem tido a preferência dos eleitores nas sondagens realizadas no município. Página 3 Trecho da PR-151 entre Palmeira e Ponta Grossa será duplicado em 2013 5 Indústria do Paraná foi a que mais criou empregos em 2012 4 REGIONAL VARIEDADES GERAL POLICIAL CIDADES Jorge Sloboda tem a preferência do eleitor de Ivaí e sobe mais de três pontos em pesquisa e agora tem 47,27%

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 28-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Correio do Norte - Edição 622

TRANSCRIPT

Page 1: Correio do Norte - Edição 622

Sexta-Feira 14 de Setembro de 2012 Ano XII - Nº 622 R$ 2,00

Polícia prende quadrilhacom armas e dinamite nos

Campos Gerais

Ministério Públicodetermina abrigo para

animais em PG6

7

Feira Municipal Ambientalacontecerá dia 21

de setembro6

Fone: (43) 3571-3240

O candidato do DEM, Jorge Sloboda de Ivai tem tido a preferência dos eleitores nas sondagens realizadas no município. Página 3

Trecho da PR-151 entrePalmeira e Ponta Grossaserá duplicado em 2013

5

Indústria do Paraná foi a quemais criou empregos

em 20124

REGIONALVARIEDADES GERAL

POLICIAL

CIDADES

Jorge Sloboda tem a preferência do eleitor de Ivaí e sobemais de três pontos em pesquisa e agora tem 47,27%

Page 2: Correio do Norte - Edição 622

2 SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 622OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, JoaquimTávora, Guapirama, Quatiguá, Jacarezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Cam-pos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz,Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, RibeirãoClaro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva

SIQ

UE

IRA

CA

MP

OS

- R

UA D

OSEX

PEDI

CION

ÁRIO

S,15

25 -

(43)

357

1-36

46e-

mai

l-co

rreio

dono

rte@

corre

iodo

norte

sc.c

om-

site

www

.cor

reio

dono

rtesc

.com

TE

MA

CO

BO

RB

A -

AV.

HOR

ÁCIO

, 779

- SA

LA 4

- GAL

ERIA

PUP

O -

CENT

RO

/Fax

: (42

) 327

2-15

98oc

orre

iotb

@gm

ail.c

om

DIRETORIA EDITORESBetty Gois, Isaele Machado, IsamaraMaura Machado, Gênesis Machado,Marcos Vinícius.

GENESIS J. MACHADODiretor Administrativo

GERENTE DE NEGÓCIOS:Gilberto Alves Martins

ELIZABETE GOISDiretora Geral

As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste Jornal e são de responsabilidade de seus autores. As fotos e osoriginais, mesmo que não publicados, não serão devolvidos.

CIRCULAÇÃO:

Estrutura de um mundo novoEm Sete de Setembro, Dia da Pátr ia, comemoramos mais um aniversár io

da Independência do Brasi l . Logo nos vem à memória a famosa tela na con-cepção do pintor paraibano Pedro Américo (1843-1905) na qual Dom Pedro I(1798-1834) ergue o braço e brada: “ Independência ou morte!” . Antes, ter iaclamado: “Laços fora!” , arrancando-os da vest imenta, porquanto portavam ascores por tuguesas, no que fo i entusiast icamente seguido pelos seus solda-dos. Daí em diante, começamos a caminhar por uma estrada nova. Mas seráque verdadeiramente conquistamos a independência tão almejada pelos pa-tr iotas daquele tempo?

Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, no Seu Evangelho segundoJoão (a Boa Nova da Inic iação Espir i tual) , 15:5, diz: “Eu sou a videira verda-de i ra , vós so is os ramos. Quem permanece em mim, e Eu, ne le , esse dámuito fruto; porque sem mim nada podereis fazer”.

Certa ocasião, inspirado nessa advertência do Mestre, af i rmamos que — oNovo Mandamento de Jesus pode ser compreendido como estrutura espir i tu-al de um mundo novo, a levar sua excelente contr ibuição ao seio da Ciência,da Fi losof ia, da Arte, da Economia, da Rel igião. Ele nos or ienta a direcionarnossas ações, na Seara do Amor, v isando pr imordialmente ao ser humano eseu Espír i to Eterno.

Estamos aqui meditando acerca da ordem suprema do Provedor Celeste e,

O iPhone 5 acaba de ser anunciado e uma das principais novidades é a compatibilidade com a banda larga móvel,o 4G ou LTE. O novo recurso chama a atenção dos usuários menos conhecedores e preocupa os que acompanham ocenário da banda larga móvel no Brasil.

O problema de adquirir um iPhone 5 não é o fato de o 4G ainda não estar em vigor no país, mas a diferença dafrequência recém-adquirida pelas operadoras brasileiras para oferecer o LTE aos consumidores. A faixa do espectrodestinada ao 4G no Brasil é diferente das demais regiões como Estados Unidos, por exemplo, o que pode impedir aconexão à rede mais veloz.

O iPhone 5 vem com uma tecnologia que suporta apenas um conjunto de frequências e nenhuma delas é a 2,5 GHz,a utilizada no Brasil. Segundo Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, isso impossibilita que uma pessoa use aquarta geração da internet móvel no iPhone 5 por aqui, mesmo quando a banda larga estiver funcionando no país.

"A fabricante não consegue fazer ajustes nos aparelhos para que eles se tornem compatíveis com outras frequências,isto é inviável. O que pode acontecer é a Apple lançar um novo smartphone que suporte a faixa de 2,5 GHz", explicaTude.

No entanto, de acordo com o executivo, o lançamento de um novo dispositivo para determinados países só acontecequando há uma justificativa financeira. Em outras palavras: se o Brasil for realmente um mercado lucrativo para a Apple,ela poderá oferece modelos customizados de smartphones com suporte a nossa frequência.

O especialista ressalta ainda uma outra possibilidade. Com o tempo, quando a faixa 2,5 GHz se tornar mais popular,e estiver sendo usada em diversos países, as fabricantes vão começar a produzir celulares compatíveis com estafrequência. Ou seja, por enquanto, o iPhone 5 só vai funcionar na rede 3G brasileira.

O mesmo vale para outros aparelhos 4G comprados nos Estados Unidos como Galaxy S III e o Nokia Lumia 900. Jáas versões europeias e asiáticas destes aparelhos e de modelos de outras fabricantes podem ter compatibilidade com afrequência brasileira, pois alguns países destas regiões também utilizam a faixa 2,5 GHz para o LTE. O Olhar Digital vaipreparar uma matéria especial, mostrando quais são as opções de aparelhos 4G - comprados fora do Brasil - que podemfuncionar por aqui.

Lembrando que, por enquanto, o único smartphone 4G fabricado no Brasil é o modelo lançado pela Motorola. Cliqueaqui para conhecer.

4G X TV analógicaNos Estados Unidos e em outros países a faixa destinada ao LTE é a de 700 MHz. Porém, aqui no Brasil este espectro

está reservado para as TVs analógicas, que ainda terão alguns anos de vida no país. Recentemente o governo anunciouque o desligamento das televisões analógicas será adiado para além de 2016, data inicialmente prevista. Isso significaque a faixa mais apropriada para o 4G ficará indisponível ainda por um tempo.

"Não vamos demorar tantos anos para destinar a 700 MHz para o 4G. O sinal analógico deve continuar em cidadespequenas, que possuem poucas opções de canais. As capitais e cidades maiores deverão desafogar o espectro muitoantes e deixar este espaço livre para a quarta geração da internet móvel", diz.

No início do mês, o jornal Valor Econômico teve acesso ao novo cronograma de transição tecnológica que está sendoelaborado pelo Ministério das Comunicações e descobriu que está praticamente acertado que o sinal analógico de SãoPaulo será desligado em 2015. Pela complexidade técnica, a capital paulista exigirá mais atenção dos técnicos naexecução do plano.

Finalmente em 2016, prazo previsto anteriormente para o “apagão analógico” em todo o país, o desligamento doantigo sistema deve acontecer em um grupo de 800 a 1 mil municípios. Para o governo, embora a migração tecnológicanão esteja completa daqui a quatro anos, as cidades escolhidas para receber o sinal digital reúnem 70% da população,incluídas as capitais dos Estados e as maiores cidades do interior.

Eventos esportivosCom o novo cronograma do governo, durante a Copa do Mundo de 2014 ainda estaremos presos à frequência 2,5

GHz ao usar o 4G, o que deve gerar frustração aos turistas que estarão no país. "Pode ser que até lá as fabricantesestrangeiras comecem a fazer aparelhos compatíveis com esta faixa, mas caso isso não aconteça os turistas que usamaparelhos com LTE deverão se contentar com o 3G do Brasil", afirma.

Ao ser questionado sobre uma possível sobrecarga na rede 3G, Tude diz que isto não será um problema, pois aquantidade de turistas no país não deve fazer grande diferença em nossa estrutura. Ele lembra que na Olimpíada deLondres os hotéis tiveram 84% de lotação, número inferior aos verões passados, que atraíram mais visitantes durante asférias. Apesar disso, em locais de concentração, como um estádio de futebol, por exemplo, pode haver afogamento dasconexões.

“Quando todos usarem a rede no mesmo momento e no mesmo lugar, vai ser problema. As operadoras precisam sepreparar para isso e o governo precisa oferecer alternativas como o Wi-Fi para dar vazão ao tráfego”, conclui.

Agora que você sabe das limitações do iPhone 5 aqui no Brasil, fica a pergunta: Para você ainda vai valer a penacomprar o aparelho? Compartilhe sua opinião com a gente e não deixe de conferir a próxima matéria desta série, que vaimostrar opções de compras de smartphones 4G compatíveis com a frequência brasileira.

poss ive lmente, a lguns dos que nos honram com a sua le i tura a desconhe-çam. Ei- la aqui :

“Amai-vos como Eu vos amei . Somente assim podereis ser reconhecidoscomo meus discípulos, se t iverdes o mesmo Amor uns pelos outros. O meuMandamento é este: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Não há maiorAmor do que doar a própria Vida pelos seus amigos. E vós sereis meus ami-gos se f izerdes o que Eu vos mando. E Eu vos mando isto: amai-vos comoEu vos amei. Já não mais vos chamo servos, porque o servo não sabe o quefaz o seu senhor. Mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto apren-di com meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhes-tes; pelo contrár io, fu i Eu que vos escolhi e vos designei para que vades edeis bons frutos, de modo que o vosso fruto permaneça, a f im de que tudoquanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda. E isto Eu vos man-do: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Porquanto, da mesma formacomo o Pai me ama, Eu também vos amo. Permanecei no meu Amor”. (Evan-gelho segundo João, 13:34 e 35; 15:12 a 17 e 9º).

É o Amor e levado à enés ima potênc ia , ao in f in i to , capaz de rea l izar osmais extraordinár ios portentos, i luminando a própria verdade e a just iça. Porisso, a compreensão dessa lei subl ime traz uma estrutura nova para a Huma-nidade. Pode demorar o tempo que for preciso, mas, com certeza, ocorrerá.

4G brasileiro vaifuncionar em aparelhoscomprados no exterior?Entenda a compatibilidade da quarta geração da internet

móvel e saiba se aguardado iPhone 5 vai funcionar

Page 3: Correio do Norte - Edição 622

3SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 622 POLÍTICA

www.colunamisterx.com.br

CAMPOS GERAIS

LUPIONS NOS CAMPOS GERAISOs deputados Abelardo Lupion e Pedro Lupion estão nos Campos Geraispara fazer política, eles vão ficar até domingo nas campanhas municipaispara ajudar os companheiros da região. Na agenda dos deputados estáprevisto que vão passar em Castro, Ponta Grossa, Ivaí e Ipiranga.

EM IMBAÚ

Pedro e Abelardo Lupion passaram em Imbaú para dar uma força para ocandidato Alcino Ataíde Mendes Batista do PSC. Lupion é um velho conhe-cido do município ele esteve junto com o professor Nei quando o municípiofoi emancipado e desmembrou de Telêmaco Borba.

PONTA GROSSA

Em Ponta Grossa os deputados passaram e estiveram na Efapi junto comsecretário municipal de Agricultura Fernando de Paula, junto com a presi-dente da Sociedade Rural Sandra Queiroz. Os deputados também partici-param do programa na rede massa apresentado por Juscelito Canto

CAOS NO TRÂNSITO ISe as autoridades largaram a cidade, então o cidadão comum se sente naliberdade de não respeitar mais nada. É assim o que está acontecendo como trânsito. Primeiro deixaram a cidade se tornar uma tábua de pirulito, comcrateras espelhadas em todos os setores da cidade fora do anel central,provocando prejuízos financeiros e acidentes de trânsito.

CAOS NO TRÂNSITO IIHá tempos abandonaram a engenharia de trânsito que, na verdade, nuncaexistiu a contento. A falta de sinalização de ruas e avenidas é flagrante. Asfaixas de rolamento não existem há muito tempo. As de pedestre se torna-ram fantasmas. As verticais estão desaparecendo.

CAOS NO TRÂNSITO IIIAs rotatórias se mostram ultrapassadas e não atendem mais ao fluxo deveículos de Telêmaco Borba. Novos semáforos há tempos deixaram de serinstalados e os que existiam precariamente agora estão queimados ou comfalhas no funcionamento, deixando o trânsito de mal a pior. Fechar cruza-mentos e retornos tornou-se a única alternativa. É a política do tranca-ruano lugar de sinalização e educação.

IMPUNIDADEHá muito tempo a Prefeitura de Telêmaco Borba não realiza campanhaseducativas. Tudo foi largado às traças da incompetência e da falta devontade política. Agora com a municipalização a oportunidade foi dadanovamante para o debate sobre o assunto. A repressão serve apenaspara alguns, enquanto a maioria se sente à vontade para transgredir por-que todos acreditam na impunidade.

INCENTIVOSSem educação, sem presença das autoridades, sem sinalização e comruas esburacadas, o condutor, que já estava regredindo para a fase pré-histórica, agora não respeita mais a faixa de pedestre, Não faz muito tempo,nos orgulhávamos tanto de ser uma cidade onde pelo menos no centrocondutor parava para o pedestre passar.

OMISSÃOComo o poder público se ausentou e se omitiu, todos passaram a se sentirdono da rua e senhores da razão. Em frente às escolas públicas e particu-lares está o resumo da esculhambação. O trânsito está no salve-se quempuder. Quem ainda quer fazer o certo acaba levando buzinaço e ameaçasde condutores cada vez mais agressivos.

NORTE PIONEIRO

REVIRAVOLTAPedro Claro aos poucos vem juntando provas que é inocente no caso dasprestações de contas agora ele consegui um documento oficial.O ex-prefeito de Santo Antônio da Platina e candidato à Prefeitura pelacoligação "Dignidade tem pressa", Pedro Claro, recebeu nesta quarta-feira, 12, um documento oficial do Poder Executivo sobre os percentuaisinvestidos no ano de 2008 (durante a gestão de Pedro Claro).O ofício 1602/12 da Prefeitura de Santo Antônio da Platina do dia 11 desetembro de 2012 respondeu o requerimento 012467/12 protocolado em05 de setembro de 2012. No documento a Divisão de Contabilidade eTesouraria, no que se refere aos valores depositados nas contas correntesda Educação e Saúde, com relação à receita de impostos próprios e/outransferidos, efetivamente arrecadados.No documento demonstra que na educação foram investidos 26,57% (mí-nimo exigido 25%) e na saúde 16,12% (mínimo exigido 15%). O ofícioainda lembra em 2009 foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta(TAC) junto ao Tribunal de Contas do Paraná devido ao não cumprimentodestes índices nos anos anteriores."Este documento demonstra que sou uma pessoa idônea, correta e íntegra.Ele restabelece a verdade contra as mentiras e calúnias publicadas sobreas minhas contas de quando fui prefeito de julho de 2007 a dezembro de2008", comenta.

Jorge Sloboda tem a preferência doeleitor de Ivaí e lidera a pesquisa

com 47,27% das intenções de votos

De IvaiGênesis Machado

O candidato do DEM, Jor-ge Sloboda de Iva i tem t ido apreferência dos e le i tores nassondagens real izadas no mu-nicípio. Na primeira rodada depesquisa registrada, o Inst i tu-to de Pesquisa Visão fez umasondagem registrada sob o nº047/2012 no dia 11 de agosto,onde Jorge t inha 44,10% dasintenções de votos, e a suaconcor ren te L indsey Jen i fe rFaix Pereira do PDT apareceucom 34,8%. Agora fo i real iza-da mais uma pesquisa reg is-t rada, e nesta segunda pes-quisa que fo i rea l izada peloinst i tu to Arbei t Pesquisas demercado e Op in ião Púb l ica ,que trouxe Jorge Sloboda com47,27% das in tenções de vo-tos, e e le subiu 3,17%, já acandidata a prefe i ta do PDT,L indsey ca iu 3,89% em re la-ção a sondagem feita em agos-to , agora e la apareceu com30,91% das in tenções de vo-tos. Com esses novos núme-r o s J o r g e a b r e 1 6 , 3 6 % d evantagem contra a concorren-te. A pesquisa fei ta pelo inst i -tuto Arbeit, foi registrada no dia09 /09 /2012 , sob o número ,PR-00156/2012 e não sof reuimpugnação. A vantagem f icama io r quando a pe rgun ta éest imulada e envolve as cha-pas. A chapa encabeçada porJorge Sloboda com o vice Pl i -n io Pezzin i a lcançou as 50%

das in tenções de vo tos en-quanto a outra chapa que temLindsey Faix, prefei ta e Neur iM a n f r o n , v i c e t e v e a p e n a s28,57% das in tenções de vo-tos e indecisos 21,43%.

A pesquisa foi realizada nodia 6 de setembro, onde foramentrevistadas 220 pessoas, nazona rura l e urbana.

O instituto de pesquisa per-guntou quais são os problemasde urgência que a comunida-de quer que resolva de imedi-ato e neste quesito a Saúde foio q u e r e c e b e u m a i s v o t o s ,sendo que 50,91% dos entre-vistados querem investimentospara ter mais postos de saú-de, mais médicos e melhor iasnos atendimentos. Enquanto10% querem mais empregos e

indústrias, outros 4,55% apon-taram que tem necessidade dem a i s c r e c h e s e e s c o l a s , e4,55% querem melhor ias emestradas rura is , e segurançapúbl ica, t ranspor te , esco lar,saneamento, hospital, f icaramabaixo dos 2%, mas a pesqui-sa aponta que 15% dos entre-v istados entendem que é pre-c iso que se inv is ta em todosos intens.

Outro i tem a favor do can-d idato do DEM é a re je ição,Jorge Sloboda, tem 10,45% derejeição enquanto a candidatad o P D T, L i n d s e y F a i x t e m18,18%, mas a grande maio-ria 68,18% não rejeita nenhumd o s c a n d i d a t o s e a p e n a s3,18% não souberam respon-der.

A pesquisa também pergun-tou aos ent rev is tados se seuvoto já estava def in ido, e ob-teve a seguinte resposta, que66.82% não pretendem mudarde opin ião e não va i mudar oseu voto, e apenas 25% ad-mit iu pode até mudar o voto e8,18% não souberam respon-der.

O candidato que l idera asp e s q u i s a s , d i s s e q u e e s s avantagem é fruto de um traba-lho já rea l izado na c idade edas propostas que tem levadoao e le i tor. Jorge tem na suabase de apoio os part idos PT,PSB, PR, PP, PSC, PSDC ePSD e conta com exper iênciade t e r s i do ve reado r, v i ce -p re fe i to e p re fe i to po r do i smandatos.

O candidato do DEM subiu de 44,10% para 47,27% das intenções de votos

Page 4: Correio do Norte - Edição 622

4 SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 622VARIEDADES

AENO número de empregados

na indústria do Paraná au-mentou 1,5% em julho, emrelação ao mesmo mês doano passado. Mais uma vez,o setor industrial paranaenseaparece na contramão damédia nacional, que teve que-da de 1,6% no contingenteempregado - a décima redu-ção consecutiva. No ano, aindústria paranaense acumu-la alta de 3% no número devagas, enquanto no País hou-ve redução de 1,3%. Os da-dos são da Pesquisa Indus-trial Mensal de Emprego eSalário, feita pelo InstitutoBrasileiro de Geografia e Es-tatística (IBGE) em 10 esta-dos.

Um dado que chama aatenção no levantamento doIBGE é que, no Paraná, a in-dústria de transformação temparticipação de 25,6% no to-tal de novos postos formaisde trabalho abertos de janei-ro a julho. Na média nacional,essa participação é de ape-nas 13,3%. "Isso mostra queo Paraná vem criando empre-gos de qualidade superior àmédia nacional", afirma o pre-sidente do Instituto Paranaen-se de Desenvolvimento Eco-nômico e Social (Ipardes), Gil-mar Mendes Lourenço

A indústria paranaensevem apresentando desempe-nho positivo na geração deempregos desde o ano pas-sado. "Em julho, o Paranáteve o melhor desempenhoentre os estados acompanha-dos, seguido de Minas Ge-rais, que também teve varia-ção positiva no número deempregos. Todos os demaistiveram queda", diz Lourenço.

Indústria do Paraná foi a que maiscriou empregos em 2012

O aumento no número devagas na indústria paranaen-se em julho foi determinadopelos segmentos de máquinase aparelhos elétricos, eletrô-nicos e de comunicações(32,5%), têxtil (13,3%), produ-tos químicos (8,3%), metalur-gia (6,9%), minerais não me-tálicos (6,4%), alimentos ebebidas (5,7%), fumo (4,4%)e refino de petróleo e álcool(2,3%).

O Estado ficou em segun-do lugar em acréscimo real(descontada a inflação)

A renda proveniente dossalários na indústria cresceu6,7% em julho, em relação ajulho de 2011. Foi o segundomelhor índice do País, atrásda Bahia (10,2%). Na médianacional, houve crescimentode 2,5%.

O resultado paranaense foidecorrente a impulsão dossalários dos segmentos má-quinas e aparelhos elétricos(43,0%), refino de petróleo(40,0%), fumo (14,5%), quími-ca (12,5%), máquinas e equi-pamentos (11,4%) e alimen-tos e bebidas (10,5%). A in-dústria paranaense exibiu omelhor desempenho nacionalem horas pagas (1,0% contraredução de -2,5% para oPaís). Apenas Paraná e MinasGerais (0,9%) tiveram altanesse item.

RESULTADO NO ANO -Nos sete primeiros meses doano, a base industrial do Es-tado contabilizou númerosmais expressivos que a mé-dia brasileira em contigenteempregado, salários totais equantidade de horas trabalha-das.

O pessoal empregado au-mentou 3% no Paraná, con-

O número de empregados na indústria do Paraná aumentou 1,5% em julho, em relação ao mesmo mês do ano passado.

tra redução de 1,3% no País.Os rendimentos saltaram9,9% no Estado, versus 3,7%no Brasil. O volume de horaspagas cresceu 1,7% no Pa-raná, contra declínio de 2,0%na média nacional.

Os destaques setoriais fo-ram máquinas e aparelhoselétricos, meios de transpor-te, refino de petróleo e álcool,alimentos e bebidas, têxtil,produtos químicos, metalurgiae minerais não metálicos.

No indicador anual (12 me-ses encerrados em julho de2012), a indústria do Paraná

tem o melhor desempenho doPaís, com aumento de 4,3%no número de empregos, en-quanto o País teve redução de0,7%. Na variável salários re-ais, o Estado também ficouem primeiro lugar (10,6% ver-sus 3,6% para a média brasi-leira). No quesito horas pa-gas, com acréscimo de 1,1%,frente encolhimento de 1,6%no País, o Estado ocupa o ter-ceiro lugar entre as unidadespesquisadas, depois de Per-nambuco e Minas Gerais.

"Os dados consolidam avitalidade do mercado de tra-

balho industrial regional, frutodo comportamento virtuosodas atividades atrelas à agro-indústria, metalmecânica, pe-troquímica e construção civil,e da recuperação do climapropício à multiplicação de ne-gócios no Estado, cujos ali-cerces vem sendo construí-dos desde 2011, centrados nodebate de propostas e na im-plementação de ações demaneira cooperativa entre go-verno e representantes dosatores sociais", afirmou.

ANÁLISE - "Os dadosmostram a consolidação da

vitalidade do mercado de tra-balho industrial no Paraná, fru-to do bom momento das ativi-dades ligadas à agroindústria,metalmecânica, petroquímicae construção civil", afirmaLourenço. Outro fator que con-tribui para o dinamismo domercado de trabalho, segun-do ele, é a política de atraçãode investimentos do governoestadual, que já resultou emmais de R$ 18 bilhões em pro-jetos industriais privados, compotencial de criação de maisde 90 mil postos de trabalho,entre diretos e indiretos.

Detran lança campanha Se Ligano Trânsito em Ponta Grossa

AEN

O Departamento de Trân-sito do Paraná (Detran) lan-çou quarta-feira (12), emPonta Grossa, nos CamposGerais, a campanha Se Ligano Trânsito - Se beber nãodirija. Com abordagem edu-cativa, a ação é voltada paraos jovens e tem a propostade mostrar qual é o perigode beber e conduzir veícu-los. Somente no primeirosemestre deste ano a cida-de somou mais de 1.600 aci-dentes, que vitimaram cer-ca de 460 pessoas.

"Precisamos alertar osjovens para os númerosalarmantes de acidentes detrânsito causados por inges-tão de bebida. É importantese divertir, mas nunca es-quecer a segurança. É essaconsciência que a campa-nha pretende formar", afir-mou Marcos Traad, diretorgeral do Detran. O númerode acidentes nas noites desábados e domingos prati-camente dobra na compara-ção com o mesmo horário

em dias de semana, emPonta Grossa.

Estimulados pela campa-nha Se Liga no Trânsito, Ri-cardo Queiroz e LeandroMartins, proprietários de umbar na cidade, inovaram. Osclientes podem tomar quan-tas doses desejarem, por-que um motorista do esta-belecimento os leva paracasa, no próprio carro e es-tacionam o veículo na gara-gem. "Queremos que o cli-ente consuma, mas nos pre-ocupamos como esses jo-vens voltarão para casa, porisso agregamos esse servi-ço, que tem custo mínimo egarante que eles cheguemem casa com segurança",explicou Queiroz.

ABORDAGEM - Durantea abordagem em bares dacidade, o Detran apresentaum jogo virtual interativo,em que o participante sele-ciona o número de dosesque ingeriu durante a noite.A partir daí, o jogo simulaum motorista dir igindo emostra o grau de dificulda-de de conduzir um veículo

sob o efeito da ingestão debebidas alcoólicas e os ris-cos que ele assume.

As amigas Giovana Car-valho e Patricia da Silva es-tavam comemorando tran-quilas em um dos bares vi-sitados, pois já tinham ca-rona para casa garantida."Quando saímos para osbares e baladas deixamos ocarro em casa, pois sabe-mos que vamos beber. Ge-ralmente o meu pai vem bus-car ou rachamos o dinheirodo táxi, já que moramos per-to uma da outra", afirmouGiovana.

Vale lembrar que dirigirsob a influência de álcool,na faixa de 2 e 5,99dg/l (umalata de cerveja ou uma taçade vinho), é infração gravís-sima. Gera multa de R$957,70, sete pontos na CNHe suspensão do direito dedirigir por um ano. Dirigircom volume de álcool acimade 6dg/l (três copos altos decerveja), além de multa,gera proibição do direito dedirigir e pena de seis mesesa três anos de prisão.

Mulher encontra 30 cobrasdentro de casa, em Curitiba

Do G1

A moradora Lucinei Gou-veia diz ter encontrado pelomenos 30 cobras venenosasdentro da casa dela, emCuritiba. Ela conta que emtodas as aparições se as-sustou e ficou com medo deter sido picada.

"A primeira vez eu esta-va fazendo uma limpeza nadespensa. Eu acabei pe-

gando uma das cobras namão achando que era umpano. Era uma coisa muitogelada. Eu saí correndo egritei para o meu marido.Ele acabou matando o ani-mal", disse.

Lucinei explicou que ascobras começaram a apare-cer em diversos cômodos dacasa desde julho deste ano.O último caso foi na terça-feira (10), quando ela se

deparou com um filhote nacozinha. "Todos os dias eutenho que chegar do traba-lho, pegar uma lanterna eolhar embaixo de todos osmóveis, sofás e cobertorespara ver se não encontronada".

A moradora acredita queo aparecimento das cobrasé devido ao lixo acumuladono terreno que fica do ladoda casa dela.

Page 5: Correio do Norte - Edição 622

5SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 622

Trecho da PR-151 entre Palmeira e PontaGrossa será duplicado em 2013

GERAL

AEN

O governador Beto Richa afirmouque o Paraná apoia a redução nopreço das tarifas de energia anunci-ada pela presidente Dilma Rousseff,mesmo com uma perda de arrecada-ção de ICMS estimada pelo Estadoem R$ 450 milhões por ano. “O Pa-raná participa efetivamente deste es-forço para reduzir as tarifas de luz e ainflação”, disse.

Richa esteve em Brasília nestaterça-feira (10/09) para a solenidadede assinatura da Medida Provisóriaque o governo federal vai encami-nhar ao Congresso Nacional deta-lhando a proposta de redução de

Jornal da Manhã

Até outubro será lançado peloDepartamento de Estradas deRodagem (DER), no Paraná, oPrograma de Ampliação e Capa-cidade de Manutenção de Rodo-vias. O investimento previsto é daordem de R$ 360 milhões e vaicontemplar as principais rodoviasestaduais do Estado. Na região dePonta Grossa, está prevista a du-plicação da PR-151, no trecho dePonta Grossa a Palmeira, desdeo trevo do Vendrami até a entra-da do Distrito de Guaragi. Alémda duplicação, o projeto vai pre-ver também o alargamento da ro-dovia, construção de acostamen-tos, drenagem, terceiras faixas emvários trechos e acessos na re-gião do Vendrami.

O edital para a elaboração doprojeto deve ser lançado no mêsque vem a um custo estimado emR$ 3 milhões. Depois de elabora-do o projeto a execução está pre-vista para iniciar em 2013. Alémda PR-151, outras rodovias naregião serão contempladas. En-tre Ponta Grossa e Palmeira es-tão sendo feitas obras de manu-tenção com uma operação tapa-buracos, selagem das trincas edrenagem.

16% nas tarifas, para consumidoresdomésticos, e até 28% para as in-dústrias a partir de 2013. Na média,a queda será de 20,2%.

Segundo o secretário da Fazen-da, Luiz Carlos Hauly, a perda inicialna arrecadação do ICMS pelo Esta-do chega a 2,5% de um total de R$18 bilhões, que é a previsão de re-colhimento para o ano. A diminuiçãoatinge tanto as contas do governoestadual e quanto das prefeituras dosmunicípios, que recebem 25% do im-posto arrecadado.

“O governo federal fez uma op-ção de transferir recursos da esferapública para os consumidores, masisso reduz ainda mais a capacidade

Agência Brasi l

As dificuldades e demandasde cerca de 800 mil brasi leirose uruguaios que vivem em áreade 1.069 qui lômetros na f ron-teira entre Brasil e Uruguai de-vem ser tema hoje (13) e ama-nhã da 8ª Reunião de Al to Ní-ve l , em Por to Alegre, no RioGrande do Sul . O secretár io-gera l do Min is tér io das Rela-ções Exter iores, Ruy Noguei -ra, representa o Brasi l .

As autoridades devem defi-n i r uma sér ie de questões re-la t ivas à saúde, educação eformação prof iss ional , ass imcomo cooperação pol ic ial e ju-dicial para assistência recípro-

Richa afirma que o Paranáapoia redução datarifa de energia

Brasil e Uruguai discutemalternativas para melhorar

qualidade de vida de 800 milpessoas na fronteira

Obras de duplicação entre Ponta Grossa e Palmeira começam no próximo ano. Foto: Clebert Gustavo

de investimentos do setor público”,afirmou o secretário da Fazenda.Segundo ele, a pasta fará um deta-lhamento das perdas de arrecada-ção com base no texto da MedidaProvisória.

LUZ FRATERNA - Richa tambémrevelou que nos próximos dias vaiencaminhar para a Assembleia Le-gislativa uma mensagem propondo ainclusão de consumidores que gas-tam até 120 quilowatts/hora/mês noprograma Luz Fraterna. Atualmente,o benefício chega a famílias que con-somem até 100 quilowatts/hora/mês.Cerca de 230 mil residências urba-nas e rurais são contempladas com obenefício.

ca em s i tuações de emergên-c ia re ferentes à área de f ron-teira. Também estão em deba-te políticas sociais, de meio am-biente e gestão de resíduos só-l idos e saneamento.

O embaixador Ruy Noguei-ra e o secretár io-gera l do Mi-nistér io das Relações Exter io-res do Uruguai , Roberto Con-de, coordenam as d iscussõesque fazem par te da chamadaNova Agenda de Cooperaçãoe Desenvolvimento Fronteiriço,ins t i tu ída há dez anos, parapromover o desenvolv imentointegrado na fronteira.

O Min is tér io das RelaçõesExteriores, Itamaraty, informouque na ú l t ima década a agen-

da fo i responsável pela imple-m e n t a ç ã o d e v á r i a s a ç õ e s ,como o Acordo de Residência,Estudo e Trabalho para Naci -onais Fronte i r iços e o AjusteComplementar sobre prestaçãorecíproca de serv iços de saú-de na f ronte i ra.

A prev isão é que os deba-tes reúnam mais de 150 dele-gados bras i le i ros e uruguaiosde d iversos órgãos federa is edos governos uruguaio, do es-tado do R io Grande do Su l ,a lém dos depar tamentos, dasintendências e das prefei turasda reg ião f ronte i r iça e repre-sentantes das universidades eda soc iedade c iv i l do Bras i l edo Uruguai .

Page 6: Correio do Norte - Edição 622

6 SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 622CIDADES

Ministério Público determina abrigopara animais em PG

Diários dos Campos

O Ministério Público do Pa-raná instaurou uma Ação Civi lPúbl ica, na semana passada,que determina que o municípiode Ponta Grossa construa umabrigo adequado para cães derua, no prazo de um ano. Deacordo com a ação, o númerode cães, gatos e cavalos aban-donados nas ruas, em situaçãode risco, cresce a cada dia. On-tem, o prefeito Pedro WosgrauFilho disse que desconhece aação e que nenhum documentochegou em suas mãos. "Não re-cebi nenhuma ação, por isso,não posso falar sobre o assuntosem antes ter o devido conheci-mento", afirma.

O m u n i c í p i o , s e g u n d o aação, mantém um pequeno canilcom estrutura precária, com ca-pacidade para 40 animais. "EmPon ta Grossa há ma is cãesabandonados do que a capaci-dade do canil municipal. O pro-

Feira MunicipalAmbiental acontecerádia 21 de setembro

DECOM

A Secretar ia Munic ipa l deEducação de Palmeira promo-ve Fei ra Ambienta l no d ia 21de setembro, em dependênci -as da Escola Munic ipa l Jesui -no Marcondes. Na ocasião se-rão apresentados, por a lunosdas escolas envolvidas, algunstemas re levantes à questõesambientais. Part icipam da Fei-ra as seguintes escolas cadauma com um tema:

Esco la Mun ic ipa l Jesu inoMarcondes - Acidentes domés-ticos

Escola Municipal ImaculadaConceição - Economizar ener-gia

Escola Municipal Nossa Se-

nhora do Roc io - Água: 'Umbem vital '

Escola Munic ipa l Profª IdaAlbach - Reciclagem: valorizaro retornável

Escola Municipal Profº Clo-tár io Santos - Mata Ci l iar : im-portância da preservação

Escola Municipal Nossa Se-nhora do Rosár io - Cuidadoscom os animais

Escola Munic ipa l de Quei -madas - Alimentação saudável:'Comer bem não é comer mui-to'

Escola Municipal Profª Leo-nor Santos - L ixão/Aterro sa-nitário

A Secretar ia de Desenvol -vimento Econômico e Meio am-biente estará com um ponto de

coleta de materiais eletrônicos,elétricos, pilhas e baterias, con-t ro les remotos, ce lu lares e de-mais ob jetos que quei ram des-cartar.

A Secretar ia de Educaçãoapresentará dois espaços, umcom o meio ambiente preserva-do e outro degradado.

A Feira Ambienta l faz par tedas ações desenvolv idas pelomunic íp io dentro do ProgramaAgr inho do SENAR-PR e contacom o apoio do Sindicato Rurale também do comércio local.

A Feira Ambiental terá inícioàs 8h30min com o pronuncia-mento das autoridades e os tra-balhos estarão abertos para vi-s i tação das 9h à 11:30h e das13h às 16h.

grama de castrações existente,atende em média 50 animais pormês, muito aquém da necessida-de", alega a promotoria.

O objetivo da ação civi l pú-bl ica, segundo o promotor deJust iça Honor ino Tremea, "éobrigar o município a construir emante r um abr igo adequadopara os animais, com recursosmateriais e humanos, em respei-to ao meio ambiente, à saúde pú-blica e à segurança no trânsito".

"O Ministério requer a cons-trução de um Centro de Acolhi-da e Tratamento de Animais, noprazo de 12 meses, para os ani-mais de rua, com a implantaçãode programas de vacinação, es-terilização, tratamento, orienta-ção e destinação desses animaisà adoção, em lares substitutos,com parcer ia com ent idadesparticulares interessadas. Alémdisso, requer que o municípiorecolha todos os animais de ruapara levá-los ao abrigo, com oobjetivo de vacinar, esteri l izar,

identificar e microchipar o animal",explica o promotor.

Segundo Tremea, a ação tam-

bém pede que a administraçãomunicipal disponibil ize um veí-culo próprio e adaptado para

resgate e recolhimento dessesanimais. "Caso as reivindica-ções sejam descumpridas, a

multa diária prevista é de R$ 1mil por animal negligenciado",conclui.

Centro irá resgatar e abrigar animais encontrados nas ruas

Câmara Municipal de Siqueira Campos - Estado do ParanáResumo da Sessão Ordinária de 11.09.2012O Presidente da Câmara Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, Vereador Cezar Ricardo

Kukel, em cumprimento ao Art. 175 do Regimento Interno, torna público o resumo da Sessão Ordinária de11.09.2012:

PROPOSIÇÕES LIDAS NO EXPEDIENTE:

PROPOSIÇÕES APROVADAS:

INDICAÇÕES:Os Vereadores, com amparo no Art. 244 do Regimento Interno da Câmara Municipal, vem apresentar ao

Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal as seguintes indicações:AUTOR: VEREADOR JUAREZ FRANCISCO LEALINDICAÇÃO N.º 108/2012: Pavimentação das ruas: Luis Ribeiro e Rivadavia Ribeiro da Silva

JUSTIFICATIVA: Os moradores das ruas Luís Ribeiro e Rivadavia Ribeiro da Silva reivindicam melhoriasem suas vias, pois aguardam por muito tempo essas benfeitorias para melhoria do trânsito aos veículos.

INDICAÇÃO N.º 109/2012: Conclusão do calçamento do Jardim Ferroviário e Araucária.JUSTIFICATIVA: Os moradores reivindicam há tempo à conclusão destas obras, para melhoria de seus

bairros. A conclusão do calçamento irá melhorar a qualidade de vida dos habitantes destes bairros, com adiminuição da poeira e barro em dias chuvosos.

* * *Moção n.º 168/2012O Vereador CEZAR RICARDO KUKEL, com base no Art. 257 do Regimento Interno vem apresentar à

famíl ia do senhor APARECIDO VIEIRA DA SILVA, a presente:

Moção de Pesar:Pelo passamento desta pessoa querida e estimada por todos, famoso relojoeiro da cidade. Resta-nos

guardar em nossos corações lembranças e recordações, e transmitir nossas condolências à família.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAEstado do Paraná

EXTRATO DE ADIT IVO CONTRATUALContrato n° 28/2012

CONTRATANTE: Prefei tura Munic ipal de São José da Boa VistaCONTRATADO: Esconorte Construções LtdaORIGEM: Tomada de Preços nº 01/2012OBJETO: Contratação de empresa para o fornecimento de mater iais, equipamentos, ferramentas e mão

de obra especial izada para execução de serviços diversos de manutenção e reforma/reparos de bens imóveis,local izados na área urbana deste município.

QUANTIDADE DO OBJETO: Inal terada.VALORES: Adi t ivado em R$ 51.150,50.DATA DA ASSINATURA DO CONTRATO: 02/05/2012DATA DE ASSINATURA DO ADITIVO: 12/09/2012PRAZO DE VIGENCIA: Inal terado.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAEstado do Paraná

EXTRATO DE ADIT IVO CONTRATUALContrato n° 75/2011

CONTRATANTE: Prefei tura Munic ipal de São José da Boa VistaCONTRATADO: M.P.R. Serv iços Contábe isORIGEM: Pregão Presencial nº 51/2011OBJETO: Con t ra tação de empresa para p res tação de se rv i ços de assessor ia t raba lh i s ta , t r i bu tá r ia e

prev idenc iá r ia .QUANTIDADE DO OBJETO: Inal terada.VALORES: Adi t iva-se em R$ 28.800,00 (Vinte o i to mi l e o i tocentos reais) por mais 12 (doze) meses de

s e r v i ç o s .DATA DA ASSINATURA DO CONTRATO: 21/09/2011DATA DE ASSINATURA DO ADITIVO: 13/09/2012PRAZO DE VIGENCIA: 21 de setembro de 2013.

Page 7: Correio do Norte - Edição 622

7SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 622

Polícia prende quadrilha comarmas e dinamite

POLICIAL

Diário dos Campos

Uma operação da Polícia Civilcom apoio da Polícia Militar desman-telou, na quarta-feira (12), uma qua-drilha acusada de uma série de cri-mes na região dos Campos Gerais.Com os suspeitos, foram apreendi-dos armas, munições, droga e atédinamites. Ao todo, quatro pessoasforam presas.

A ação policial teve início na ma-nhã desta quarta-feira e envolveu oefetivo das delegacias de Jaguariaí-va e Arapoti. Os crimes atribuídos aobando aconteceram nessas duas ci-dades e também em Piraí do Sul eSengés.

Os policiais chegaram até o pa-radeiro da organização criminosa se-guindo investigações sobre o roubode uma caminhonete Toyota Hilux,ocorrido na semana passada em Pi-raí do Sul. Informações davam contade que o veículo roubado teria sidovisto em uma residência no JardimSanta Cecília, em Jaguariaíva.

Os agentes foram ao local e lo-calizaram a caminhonete. Ao chega-rem à residência, foram recebidospor Elton Luciano Cavalheiro, queestava armado com uma pistola cali-bre 380 e não obedeceu à ordempolicial para largar a arma, momentoem que foi alvejado por um disparo

na perna.Na mesma residência, estavam

Tárik Igor Paulino Néia, 19 anos, deposse de outra pistola 380; LeonelAparecido Duccatto, 19; e um adoles-cente de 17 anos. No local, a políciaencontrou 50 gramas de crack já em-balados para venda; R$ 555 em di-nheiro; um notebook; uma balança deprecisão e 36 munições para pistola380.

Na delegacia, o adolescente aca-bou sendo reconhecido como autorde um roubo ocorrido em Sengés. JáLeonel confessou o roubo de um Vec-tra, também em Sengés. Durante in-terrogatório, o grupo apontou a parti-cipação de Adriano de Mello, conhe-cido como 'Neguinho', 20 anos, resi-dente no Bairro Primavera II. Os po-liciais se deslocaram até a residênciade Neguinho, onde foram encontra-das cinco bananas de dinamite, umatelevisão LCD de 42 polegadas, umaespingarda marca Boito calibre 20;uma espingarda CBC calibre 22; alémde diversas munições.

O rapaz ferido foi levado ao hos-pital para atendimento médico e os de-mais conduzidos à 43 Delegacia Re-gional de Polícia de Jaguariaíva, ondeforam autuados em flagrante por for-mação de quadrilha, tráfico de dro-gas, posse de arma de fogo, possede explosivo e receptação.

Iva inot íc ias

Uma cr iança acabou sen-do atropelada por um jovem de15 anos que conduzia uma mo-tocicleta Honda CG 125 fan, nofinal da tarde desta quarta fei-ra (12) em São Pedro do Ivaí .

De aco rdo com in fo rma-ções, o jovem por ser menorde idade obviamente não pos-sui habi l i tação para conduzi r

a ta l motocic leta, mas mesmoassim a conduzia. Em determi-nado momento, por vo l ta das17hs30min, quando c i rcu lavapela rua Maria Patrocínio Fer-nandes, o jovem acabou poratropelar uma criança, esta foirapidamente socorrida por po-pulares que estavam próximosao ocorr ido e levaram a vit imaate o Hospital Municipal.

Uma l igação anônima av i -

Adolescente atropela criançaem São Pedro do Ivaí

Bando foi autuado na Delegacia de Jaguariaíva por formação de quadrilha, tráfico e outros delitos

sou a PM sobre o ocorr ido, apol íc ia então se deslocou atéo hospital, onde foi constatadoo f a t o , sendo que a v í t imaapresentava escor iações nacabeça. A PM fo i a te a res i -dência do condutor da moto omenor de idade e apreendeuo veiculo e o jovem foi condu-zido para delegacia local, paradevidas prov idências, sendofeita as devidas notif icações.

Edi lene SantosUm bandido armado de re-

vó lver assa l tou o func ionár iode um mercado , em Te lêma-co Borba. O cr ime aconteceuna manhã de segunda- fe i ra efo i d i vu lgado na t e r ça - fe i r a

pe la Po l íc ia Mi l i ta r. O ladrãofug iu levando um malote comR$ 10 mi l em d inhe i ro e maisR$ 12 m i l em cheques nomi -na i s . O assa l t o oco r reu naA v e n i d a P a r a n á , c e n t r o d ac idade, nas p rox imidades de

Assaltante leva malote comR$ 22 mil

uma agênc ia bancár ia . O as-sa l tante , que vest ia ca lça je -ans e camise ta p re ta no mo-men to , f ug iu a pé . A PM fezpatrulhamento pela região embusca de suspei tos, mas n in-guém fo i p reso.

Edi lene Santos

Um rapaz de 23 anos mor-reu em um ac iden te na no i tede t e r ça - fe i r a , em I ra t i . Se -g u n d o a p o l í c i a , F e r n a n d oCél io Tr indade conduzia umamoto e ba teu con t ra um pos-te. A motoc ic le ta era fur tada.

De aco rdo com a Po l í c i aM i l i t a r, a co l i são f o i na A la -meda V i rg í l i o Mo re i r a (BR-153 ) , ba i r ro Nhap idaza l , às21h50. Fernando te r ia perd i -d o o c o n t r o l e d a d i r e ç ã onuma curva e at ingiu um pos-

te da rede e lé t r i ca . O S ia tef o i a c i o n a d o , m a s o j o v e mm o r r e u n a h o r a . O c o r p opassou pe lo Ins t i tu to Méd icoLega l ( IML ) de Pon ta Gros -sa.

A P M f o i c h a m a d a p a r aa tende r a oco r rênc ia e , aoconsu l ta r a p laca da motoc i -c le ta , cons ta tou que e la ha-v ia s ido fur tada no ú l t imo d ia1º . O veícu lo es tava es tac io-nado em frente a uma residên-c ia no bair ro Al to da Glór ia. Amoto fo i apreend ida e o casofo i repassado para a Po l íc ia

Piloto com moto furtadamorre em acidente

Civ i l .Morte em Ponta GrossaE em Ponta Grossa, out ro

mo toc i c l i s t a mor reu em umac iden te numa es t rada ru ra ldo D is t r i to de I ta iacoca . Se-gundo a PM, a col isão entre amoto e um caminhão foi na lo-ca l idade de Sete Sa l tos paraBaixo, a cerca de 70 qui lôme-tros do Centro. A bat ida acon-teceu por vol ta de 16h30. Po-l iciais e peri tos do Inst i tuto deCr imina l ís t ica e Ins t i tu to Mé-d ico Legal est iveram no localpara reco lher o corpo .

Edi lene Santos

Uma t ragéd ia chocou osmorado res de F igue i ra , mu-n i c íp io p róx imo a Te lêmacoBorba , na no i te de te rça - fe i -r a . U m a v i a t u r a d a P o l í c i aMil i tar atropelou e matou duasmulheres. O acidente aconte-ceu du ran te supos ta pe rse -guição a um suspei to que es-tava de moto .

De aco rdo com in fo rma-

ç õ e s d a p r ó p r i a P M d e F i -gue i ra , os do i s po l i c i a i s es -tavam at rás da moto, cu jo p i -lo to fug ia em a l ta ve loc idadee fazendo manob ras pe r i go -s a s . N a R u a P e s s e g u e i r o ,Ja rd im P r imave ra , um ca r roque v inha no sen t ido con t rá -r io ao da motoc ic le ta e da v i -a tu ra f o i desv ia r de pedes -t res que at ravessavam a rua.O motor is ta do car ro da po l í -c ia fo i desv ia r desse ve ícu lo

Viatura da PM atropela emata duas mulheres

em Figueirae acabou a t i ng indo Jana ínaC á s s i a R o d r i g u e s O l i v e i r a ,28 anos , e Mar ia das GraçasSan tos , 56 . Segundo a po l í -c i a , a rua não tem ca l çada ,nem acos tamento . Os po l i c i -a i s pa ra ram pa ra a juda r asv í t imas, mas uma de las mor -reu instantaneamente e a ou-t ra f a l eceu l ogo depo i s . Osco rpos fo ram encaminhadosa o I n s t i t u t o M é d i c o L e g a l( IML) de Pon ta Grossa .

Setembro/12

Page 8: Correio do Norte - Edição 622

8 SEXTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO 622LOCAL

Três Academias ao Ar Livre estão sendoconstruídas em Siqueira Campos

Sique i ra CamposDa Assessor ia

Uma empresa con t ra tadape la p re fe i t u ra j á começou acons t ru i r as academias ao a rl i v re na c idade. São t rês aca-demias para terceira idade, aschamadas AT I , e uma pa ra ap r ime i ra . E las i r ão func iona rao lado do G inás io de Espor -t es Rau l i no Ceccon e t e rãoaparelhos para os idosos pra-t icarem exercícios. Segundo oD i re to r de Espo r tes , Pau loDon ize te de O l i ve i ra , have rápro f i ss iona is de educação f í -sica e técnicos de enfermagemque vão acompanha r os p ra -t icantes. "Por isso prefer imoseste lugar, porque a gente temtoda a infraestrutura necessá-r ia , como banhe i ros e pesso-a l p a r a c u i d a r d o s e q u i p a -men tos " , d i sse e le . A p re fe i -tura co locará prof iss ionais deEducação Física e acadêmicospa ra o r i en ta r e acompanha r,tanto os idosos quanto as cr i -anças . Segundo a pro fessorade Educação Fís ica e coorde-

Beto," Estamos fazendo umacampanha limpa e queremos

assumir compromisso com o povo"

nado ra do p ro je to da Me lho rIdade, Edna Rocha Machado,a academ ia va i f aze r mu i t obem aos i dosos . "No d ia -a -d ia e les fazem alongamento ecaminhada , e com a chegadada academia poderão me lho-ra r a i nda ma is seu desemp-n h o " , d i s s e . O u t r o c u i d a d oimportante, segundo a profes-so ra , é com a u t i l i zação dosapa re lhos . "A pos tu ra é f un -damen ta l pa ra os i dosos , epara as c r ianças , uma quedapode causa r ou t ros p rob le -mas" , a le r tou e la . A persona lt ra iner recomenda que os ido-sos façam exerc íc ios ae rób i -c o s ( c a m i n h a d a , p o r e x e m -p lo) ; muscu lação e g inás i t i caloca l i zada , que t r aba lham ofor ta lec imento ; e a longamen-to , pa ra me lho ra r a f l ex i b i l i -dade . "O i doso ou qua lque rou t ra pessoa tem que te r emmente que o importante é sa i rd o s e d e n t a r i s m o " , f i n a l i z o uela.

As Academias, são mais umdos i tens de pro je tos espor t i -vos rea l i zados pe la p re fe i t u -

r a p a r a p o p u l a ç ã o . D i a r i a -men te cen tenas de c r i anças ,ado lescen tes e j ovens pa r t i -

c ipam dos projetos Futebol doFu tu ro ,Fu tsa l , Vô le i , Ka ra tê ,Capoe i ra , Mus i ca e a té t ea -

tro. "Nosso esforço é para quenossa popu lação tenha ma isqua l idade de v ida . E qua l ida-

de de v i da passa po r cu ida rbem do co rpo " , d i sse o p re -fe i to Luiz Antonio L iechocki .

Academias sendo construídas

Feira Agropecuária de PontaGrossa é vitrine de negócios

Siqueira CamposIsaele Machado

Ontem o CN entrevistou o candi-dato a prefeito Beto (PSDB) que temcomo vice Paulão, da Coligação "AForça do Povo, Inovação, Organiza-ção e Progresso". Na ocasião Betocomentou que está fazendo uma cam-panha limpa e que pretende assumircompromisso com o povo de Siquei-ra Campos. Esta entrevista é dividaem três etapas, nesta primeira os as-suntos mais focados são saúde, edu-cação, mobilidade e acessibilidade,trabalho e geração de renda, desen-volvimento econômico e agricultura.Na próxima edição estaremos abor-dando assuntos relacionados à habi-tação, infraestrutura,meio ambiente,turismo e segurança.

ENTREVISTACN - Como está o andamento da

campanha?BETO - O andamento da campa-

nha está dentro do previsto, estamostrabalhando "corpo a corpo" com oeleitorado, tem sido bastante produti-vo nosso trabalho. Nosso objetivo éassumir compromisso com o povo si-queirense, jovens,adolescentes,adultos e idosos, nãofazemos promessas,mas pretende-mos assumir essa responsabilidadejunto ao povo que muito merece nos-so respeito.

CN- Como estão sendo organi-zadas as reuniões nos bairros?

BETO -As reuniões nos bairrosestão sendo agendadas pela equipeno comitê, o interessante é que nosbairros que ainda não fomos estamosrecebendo convite e isso é muito gra-tificante. Os assuntos pautados na reu-nião são voltados à população, poisnosso intuito é fazer um estudo sobrequal a necessidade de cada bairro, ese eleito pretendo estar procurandomeios para solucionar cada problema.

CN - Como está sendo a recep-ção do povo?

BETO- O povo está nos recepcio-nando muito bem tanto eu quanto oPaulão, por onde passamos geral-mente nos oferecem um cafezinho, bis-coito e entre uma conversa e outravamos analisando a situação de cadaeleitor, de cada dona de casa, poissomente sabendo as necessidades dopovo é possível gerir um município deforma eficaz, então eu e Paulão pro-curamos dia a dia saber mais sobrenosso povo. Nas reuniões tanto reali-zadas pelas mulheres (Jemima e Va-nessa) quanto as que realizamos nos-so plano de governo tem sido bemaceito e apoiado.

CN - Se eleito quais são suas pro-postas para melhorar Siqueira Cam-pos?

BETO - Em meu ponto de vista énecessário trabalhar todas as áreasnuma administração, pois automatica-mente uma área depende da outra,então todos os setores devem estarbem organizados para que nenhumpereça vindo a prejudicar os outros.Em nosso plano de governo existempropostas de melhorias relacionadasa saúde,educação,lazer,i n f r a e s t r u t u r a , m e i oambiente,segurança, agricultura quevisam uma Siqueira Campos melhorrumo ao progresso.

CN - Quais são as propostas dire-cionadas a saúde?

BETO - Na área da saúde pre-tendemos diminuir a prevalência de fa-tores predisponentes e causais de do-enças, melhorar os níveis de saúdeda população, prevenir a ocorrênciade agravos, danos e risco da popula-ção siqueirense. Prevenir a mortali-dade infantil, prevenir a morte mater-na, diminuir o numero de mortes evitá-veis, aumentar a expectativa de vida,aumentar o diagnóstico precoce dedoenças crônico degenerativas, au-mentar a satisfação dos usuários comos serviços. As principais propostassão Médico do Idoso, Equipes Móveis

de Cuidado em Casa, Médico da Mu-lher Siqueirense, Médico do HomemSiqueirense, Centro de Atenção Psi-cossocial - CAPS, Agendamento deconsultas por telefone, Programa Saú-de do Coração.

CN - Educação?BETO - Pretendemos ampliar o

numero de vagas em Educação In-fantil em Siqueira Campos, ampliar onumero de vagas em Educação Es-pecial no Sistema Municipal de Ensi-no, educação integral, quadras poli-esportivas cobertas, educação espe-cial, educação de jovens e adultos,conferência municipal de educação,internet em todas as escolas, bibliote-ca nas escolas, Programa Comunida-de Escola, Ensino Médio profissionali-zante, etc.

CN - Mobilidade e Acessibilidade?BETO-Nosso objetivo é aperfei-

çoar o transporte coletivo, melhoran-do os deslocamentos e atraindo no-vos usuários para o sistema. CicloviaLinha industrial, Construção de Termi-nais e Pontos de Ônibus, Plano deGestão da Malha Viária, Calçadas.

CN - Trabalho e Geração de Ren-da?

BETO- Queremos contribuir paraa geração de trabalho e renda da po-pulação em situação de vulnerabilida-de social e do pequeno empreende-dor, disponibilizando apoio e qualifica-ção nas áreas da produção, comerci-alização e formação empreendedora.

CN - Desenvolvimento Econômi-co e Agricultura?

BETO - Melhorar a qualidade doambiente de negócios em SiqueiraCampos, diminuir o tempo de conces-são de licenças e alvarás, melhorar aposição nos rankings de avaliação daqualidade do ambiente de negócios,implementar o desenvolvimento eco-nômico sustentável, baseado em altatecnologia e inovação,promovendo ainteração entre o setor produtivo, ci-entifico tecnológico e instituições deapoio.

J.M

O empresário de Palmeira, He-raldo Gillung, aproveita a Efapi paradivulgar seus produtos,que incluem22 tipos de cerveja e três de chopp,que são produzidos em cidade vizi-nhaA 35ª edição da Feira ExposiçãoAgropecuária, Industrial e Comercialde Ponta Grossa (Efapi), que acon-tece até o próximo domingo, dia 16,no Centro Agropecuário e Centro deEventos de Ponta Grossa, se conso-lida como vitrine de negócios. A ex-

pectativa da comissão organizadoraé que a feira movimente neste anoacima de R$ 30 milhões, ante os R$28 milhões gerados no ano passado.São mais de 1 mil empresas partici-pando do evento, conforme a orga-nização da Efapi. Segundo um dosorganizadores do evento, AdilsonBerger, nesta edição há um incre-mento de 30% no número de novosexpositores em relação à edição an-terior. "Atraímos desde as empresasde pequeno porte até as grandes,incluindo as que vendem bijuterias,

carros, caminhão pesado. A feira éuma vitrine de negócios e a maioriados expositores fecha negócio so-mente nos próximos meses", diz. Odiretor da concessionária Macponta,revenda John Deere para PontaGrossa e região, José Divalsir Gon-daski, conta que prestigia a feira emtodas as edições e que a participaçãotem um cunho institucional. "Partici-pamos da feira para prestigiar nossacidade e a Sociedade Rural. A cadaano o evento está mais organizado",elogia.