correio noticias edição - 1184

8
18 Quarta-Feira Março / 2015 Edição 1184 Assembleia inicia trabalhos de analise do Regimento Interno Na manhã desta terça-feira (17) a Comissão Especial (CE) que analisa as mudanças do regimento interno da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou sua primeira reu- nião. A Comissão, presidida pelo deputado estadual Pedro Lupion (Dem), foi instalada para reformular as regras do Regimento Interno, no que se refere ao processo legislativo da Casa. Página 3 Siqueira Campos sediou a etapa final do Campeonato de Xadrez para menores Página 8 Representantes da EMATER e do Banco do Brasil visitam 10 municípios no Norte Pioneiro Entre os dias 9 e 10 de março, representantes da agência do Banco do Brasil e do Instituto Emater visitaram nove municípios da região de Santo Antônio da Platina, e estiveram nas propriedades rurais. Os municípios visitados foram Barra do Jacaré, Ibaiti, Jaboti, Japira, Joaquim Távora, Guapirama, Santo Antônio da Platina, São Jose da Boa Vista e Wenceslau Braz, foram visitadas dez propriedades rurais. Página 5

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 08-Apr-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Correio Noticias Edição - 1184

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Noticias Edição - 1184

1Quarta-Feira - 18 de Março de 2015Edição 1.184

18Quarta-Feira

Março / 2015Edição 1184

Assembleia inicia trabalhos de analise do

Regimento InternoNa manhã desta terça-feira (17) a Comissão Especial (CE) que analisa as mudanças do regimento interno da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou sua primeira reu-nião. A Comissão, presidida pelo deputado estadual Pedro Lupion (Dem), foi instalada para reformular as regras do Regimento Interno, no que se refere ao processo legislativo da Casa. Página 3

Siqueira Campos sediou a etapa final do Campeonato de Xadrez para menores

Página 8

Representantes da EMATER e do Banco do Brasil visitam 10 municípios no Norte Pioneiro

Entre os dias 9 e 10 de março, representantes da agência do Banco do Brasil e do Instituto Emater visitaram nove municípios da região de Santo Antônio da Platina, e estiveram nas propriedades rurais. Os municípios visitados foram Barra do Jacaré, Ibaiti, Jaboti, Japira, Joaquim Távora, Guapirama, Santo Antônio da Platina, São Jose da Boa Vista e Wenceslau Braz, foram visitadas dez propriedades rurais. Página 5

Page 2: Correio Noticias Edição - 1184

Quarta-Feira - 18 de Março de 2015Edição 1.1842 OPINIÃO

jornalística correio do norte s/c ltda cnPj: 07.117.234/0001-62

Siqueira CamposCornélio ProcópioCuritibaIbaitiJapiraJabotiSalto do ItararéCarlópolisJoaquim TávoraGuapiramaQuatiguáJacarezinhoConselheiro MairinckPinhalão

DIreçÃO SUCUrSAL ArAPOTI

Elizabete Gois David BatistareDAçÃO

Isaele Machado, Regiane RomãoDavid BatistaJOrNALISTA reSPONSÁVeL

Regiane Romão - MTB: 0010374/PRDIAGrAMAçÃO

André MachadoADMINISTrATIVO

Claudenice, Isamara MachadoCOLUNISTA

Gênesis Machado

CIrCULAçÃO

rePreSeNTAçÃOMERCONET Representação de Veículos de

Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FILIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

REDAçãO jORNALRua Piauí, 1546Siqueira Campos - Paraná(43) 3571-3646 | (43) 9604-4882

Site: www.correionoticias.com.br

SuCuRSAL ARAPOTIDIREçãO: DAVID BATISTAAv. Vicente Gabriel da Silva, 369Jardim Ceres - Arapoti - Paraná(43) 3557-1925 | (43) 9979-9691

[email protected]

TomazinaCuriúvaFigueiraVentaniaSapopemaSão Sebastião da AmoreiraNova América da ColinaNova Santa BárbaraSanta Cecília do PavãoSanto Antônio do ParaísoCongoinhasItambaracáSanta MarianaLeópolis

SertanejaRancho AlegrePrimeiro de MaioFlorestópolisSão Gerônimo da SerraSanto Antônio da PlatinaArapotiJaguariaívaSengésSão José da Boa VistaWenceslau BrazSantana do ItararéJundiaí do SulAndirá

AbatiáCambaráRibeirão do PinhalNova FátimaBarra do JacaréSanta AméliaSertanópolisBela Vista do ParaísoRibeirão Claro

CHARGE DO DIAA Lava Jato chegou ao PTBernardo Mello Franco

A resposta que as ruas pedi-ram no domingo não apareceu no palavrório da presidente Dilma Rousseff em Brasília. Veio de Curitiba, com a nova leva de denúncias e prisões da Operação Lava Jato.

Os manifestantes concen-traram sua ira no PT. No dia seguinte, a investigação chegou ao coração do partido, com a pri-meira denúncia formal contra o tesoureiro João Vaccari.

O dirigente petista foi acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo os procuradores, ele abastecia o caixa do partido com repasses do esquema de corrupção na Petro-

bras.A operação também atingiu

outro homem-chave do PT: o ex-diretor Renato Duque, que repre-sentava a sigla no loteamento da estatal. Ele foi preso após enviar 20 milhões de euros para contas secretas em Mônaco, de acordo com o juiz Sergio Moro.

A nova fase da Lava Jato ganhou o nome de Que País É Este em homenagem a Duque, que usou a expressão ao ser preso pela primeira vez.

A frase é atribuída a Renato Russo, mas foi criada pelo ex-governador mineiro Francelino Pereira. Ele também é lembrado por definir a Arena, a sigla que apoiava os militares, como o "maior partido do Ocidente".

Esse tipo de bravata não cos-tuma dar sorte. A Arena foi extinta cinco anos antes do regime que ajudou a sustentar. Há quatro meses, o ex-presidente Lula se referiu ao PT como "o maior par-tido de esquerda do mundo, com exceção da China".

Em 2007, Luiz Flávio Borges D'Urso despontou como líder do movimento Cansei, uma espé-cie de precursor dos atos deste domingo. Ele parece ter se can-sado. Está de volta à cena como advogado de Vaccari.

"A corrupção não está no Poder Legislativo. Está no Poder Executivo." As palavras foram ditas ontem por Eduardo Cunha, um dos 35 legisladores investiga-dos no petrolão.

Medidas do COI criam espaço para homenagear mortos

Edgard Alves

Na última Olimpíada, em Lon-dres-12, o Comitê Olímpico Inter-nacional passou por um momento sensível e delicado, que acabou superado, mas só depois de ter causado muita polêmica e apreen-são.

Ocorreu quando uma pres-são, provocada principalmente por israelenses, exigia que fosse feita durante a abertura dos Jogos uma homenagem aos 11 mortos de Israel no atentado terrorista da Olimpíada de Munique, em 1972, que completava 40 anos. A situa-ção acabou contornada com um ato durante a cerimônia de haste-amento de bandeiras na Vila Olím-pica de Londres. Foi pouco.

Na presença de cerca de 100 dirigentes de Comitês Olímpicos Nacionais, o então presidente do COI, o belga Jacques Rogge, pediu um minuto de silêncio em memória das vítimas daquele pavoroso epi-sódio, que ficou conhecido como o Massacre de Munique. Nele perde-ram a vida ainda um policial e cinco palestinos do grupo Setembro

Negro, responsável pelo atentado.Embora o caso de Munique

tenha sido o mais emblemático, outros episódios de luto cutucaram o COI recentemente. Ano passado, nos Jogos de Inverno de Sochi, atletas noruegueses foram adver-tidos por usar braçadeiras pretas em memória do irmão de um com-panheiro de delegação. E esquia-dores não puderam usar adesivos em seus capacetes em homena-gem à canadense Sarah Burke, morta após acidente num exercício em 2012.

Numa tentativa de superar impasses de tal natureza, o COI tratou de discutir o problema, buscar alternativas e antecipar respostas. Parece ter encontrado. Tanto que solicitou à organização da Olimpíada do Rio que seja pre-parado dentro da Vila Olímpica um memorial para orar por mortos, uma instalação temporária que não constava do projeto inicial.

A ordem foi dada pelo comando da entidade durante a visita de inspeção das obras olím-picas no Rio, no mês passado. As decisões ainda carecem de

detalhes. O local de orações ser-virá também para o uso de atletas que perdem parentes em seus países, em tragédias e em guer-ras, embora haja na Vila templos religiosos variados.

Pressionado a encontrar soluções sobre a questão pelos acontecimentos que se sucedem a cada competição, o comitê não parou por aí. Sentiu-se compelido a adotar outra inédita medida de homenagem póstuma, a de um momento de reflexão na cerimô-nia de encerramento dos Jogos a atletas que morreram durante qualquer edição das Olimpíadas.

No episódio de Munique, após o culto ecumênico e uma curtíssima suspensão das ativida-des olímpicas, os Jogos tiveram sequência. Prevaleceu a postura de não se curvar diante do terro-rismo. Houve quem discordasse.

Os esportistas mortos, no entanto nunca foram esquecidos nestas quatro décadas. Agora, a partir do Rio, eles vão ser ainda mais lembrados em todas as Vilas Olímpicas do futuro. Nunca é demais, nem basta.

Liderar na criseNizan Guanaes

Abri a agência DM9 no dia 19 de setembro de 1989, com inves-timento de U$ 1 milhão obtido no mercado financeiro. Collor assumiu a Presidência em janeiro de 1990, e seu plano congelou todo o dinheiro a ser investido.

Passei um dia inteiro deitado, sem saber o que fazer. No dia seguinte, levantei com meu espírito decidido a liderar na crise e come-cei a ter uma atitude de líder.

Uma frase que ficou famosa na época ("enquanto outros choram, eu vendo lenço") vem de anúncio que publiquei no qual eu vendia meus serviços a empresas em pânico.

Na crise, cresce quem tem saída, e não só queixa.

Convoquei uma coletiva para a imprensa e para os meus clientes no McDonald's, cujo convite dizia: "Não é porque sua verba desapa-receu que a sua agência vai desa-parecer. Nós vamos estar aqui do seu lado. Venha ver as saídas na nossa apresentação no McDonald's (o lugar você compreende, o nosso dinheiro também sumiu)".

Usei liderança e criatividade para estar mais perto dos clientes e para não deixar meus colabora-dores desanimados. Aquela posi-ção de liderança, de parceria, de ser uma voz de razão num mar de desânimo, foi fundamental para a DM9 deslanchar. E ela cresceu muito na crise.

As grandes empresas brasilei-ras não foram criadas na bonança, até porque momentos de bonança

são raros na história do Brasil e da América Latina. Elas foram ergui-das enfrentando dificuldades eco-nômicas e políticas. E superaram essas dificuldades se reinventando, encontrando oportunidades nessas crises. Seus empresários não foram só empresários. Nesses momentos, foram grandes líderes.

São líderes que constroem as empresas líderes. Darwin diz que as espécies que sobrevivem não são as mais fortes, e sim as que mais rapidamente se adaptam a novas condições.

É de líderes que o momento atual precisa. O piloto e a aeromoça não podem entrar em pânico na hora da turbulência.

Por isso agora nas empresas a comunicação interna, o endomarke-ting, é fundamental. As empresas não precisam de chefes neste momento, precisam de líderes.

Nossos clientes precisam de soluções inovadoras, baratas, prá-ticas e simples. As grandes inven-ções foram criadas em momentos de guerra. Foi o frio que inventou o fogo, a distância que inventou a roda. É o problema que cria a grande solução.

A crise econômica no Brasil é um fato. Mas não adianta ficar só chorando com o ambiente externo à empresa, que ela não consegue mudar. Então temos que mudar o ambiente da empresa: inovar as formas de fazer, investir na produ-tividade e olhar para o médio e o longo prazo.

Adoro biografias de grandes homens porque eles nos mostram como superaram muitas vezes

momentos como este.Equipes na crise não podem ser

lideradas por e-mails, whatsApps ou SMSs. Elas têm de ser lideradas por exemplos, soluções que inspi-rem saídas que engajem. Se o RH, o departamento que cuida de gente, é vital hoje, ele o é mais ainda nos momentos de agora.

E os líderes têm que fazer tudo o que pedem para as pessoas faze-rem. Se você pede corte de custos, comece você mesmo a cortá-los. Ninguém vai acreditar que há crise se você estiver de férias; se não estiver trabalhando de manhã até a noite; se não estiver ligado no celular e nos e-mails o tempo todo, respondendo aos clientes e aos colaboradores em tempo recorde.

Isso exige cabeça descansada, foco, sono, esporte, meditação... o que for preciso para controlar o estresse. E também uma agenda limpa de tudo o que distraia desses objetivos.

Essas não são verdades minhas, é o que eu aprendi na vida dos grandes homens. Mas não é só se inspirar nos grandes brasileiros do passado, mas no que nossos líderes inspiradores estão fazendo agora. E nas empresas que estão crescendo ou vão crescer apro-veitando as oportunidades de toda crise –perto dos clientes, perto dos colaboradores, perto do celular. Este é o lugar de liderar agora.

O líder é aquele que serve. E, neste momento, ele tem que servir de exemplo para seus colaborado-res, de inspiração para seus clien-tes e de voz da razão e bom senso para a nação.

Page 3: Correio Noticias Edição - 1184

3Quarta-Feira - 18 de Março de 2015Edição 1.184POLÍTICA

DEuS É FIEL E juSTO!

PACOTE ANTICORRuPçãOA presidente Dilma Rousseff deve recorrer às próprias

promessas de campanha para apresentar o pacote anticor-rupção. Após as manifestações do final de semana passado, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, declarou que o pacote anticorrupção, prometido desde junho de 2014, seguirá as linhas essenciais das medidas já anunciadas.

PACOTE ANTICORRuPçãO I Tais medidas consistem em transformar a prática do

caixa dois em crime eleitoral, tipificar o crime de enriqueci-mento ilícito por agentes públicos e criar mecanismos para facilitar a recuperação de bens adquiridos sem comprovação de procedência. Também estão na lista a agilização de julga-mentos de processos judiciais referentes a desvios de verba pública e a criação de vara especial nos tribunais superiores para julgar quem tem foro privilegiado.

NOVO MEDICAMENTOO Ministério da Saúde decidiu incorporar o medicamento

darunavir 600mg – comprimidos revestidos como terapia antirretroviral oferecida para adultos com HIV, em tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria foi publicada ontem (17) no Diário Oficial da União. O coeficiente de mor-talidade por aids caiu 13% nos últimos dez anos, passando de 6,4 mortes para cada 100 mil habitantes, em 2003, para 5,7 mortes, em 2013. A faixa onde a epidemia mais cresceu foi entre jovens de 15 a 24 anos.

QuEDAO Paraná teve mais uma expressiva queda no índice de

homicídios culposos no trânsito, que são as mortes provo-cadas por motoristas quando não há a intenção de matar, seja nas vias urbanas ou nas rodovias. Com 1.716 casos em 2014, houve uma redução de 16%, na comparação com o ano anterior, quando foram registradas 2.036 mortes.

PROPOSTAS A direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apre-

sentou ontem (17) à presidenta Dilma Rousseff propostas do Plano de Combate à Corrupção elaborado pela entidade. Entre os itens estão o fim do financiamento empresarial a candidatos e partidos políticos e a criminalização do Caixa 2 de campanha eleitoral. As propostas foram apresentadas pela OAB no momento em que o governo se prepara para enviar ao Congresso Nacional um pacote de medidas de combate à corrupção.

EBOLAO Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) esti-

mou ontem (17) que o vírus ebola infectou uma em cada cinco crianças desde o seu surgimento em 2014. A institui-ção pediu “uma ação urgente” visando a conter a epidemia. Em relatório divulgado nesta terça-feira sobre o impacto da doença nos três países mais afetados da África Ocidental – Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa –, o Unicef diz que milhares de crianças foram infectadas, morreram ou ficaram órfãs em consequência do ebola.

MAIS MÉDICOS Começaram ontem (17) as inscrições para a terceira cha-

mada do Mais Médicos. Profissionais brasileiros inscritos no programa que não foram alocados vão concorrer a 930 vagas remanescentes em 530 municípios e 10 Distritos Sani-tários Especiais Indígenas. Entre as cidades que não tiveram todas as vagas preenchidas estão 15 capitais, como Salva-dor, com 24 vagas em aberto, São Paulo, com 11, São Luís, com 11 e Brasília, com 10. Para a terceira chamada, além das 318 vagas não ocupadas nas etapas anteriores em 218 cidades e 10 distritos indígenas, também foram incorporadas 612 vagas que a princípio tinham sido preenchidas, mas os profissionais selecionados não iniciaram ou desistiram das atividades.

Investigações apontam que propina no petrolão foi o triplo do mensalão

NacionalRubens Valente – Folha de

São Paulo

A Operação Lava Jato, que nesta terça-feira (17) completa um ano, levantou indícios de que o repasse de propina a parla-mentares, partidos e operadores políticos hoje sob investigação no STF (Supremo Tribunal Federal) foi de ao menos R$ 156 milhões, segundo levantamento feito pela Folha com base nos depoimentos dos delatores Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef.

Se forem considerados só repasses documentalmente ras-treados pela investigação do men-salão (R$ 37 milhões), o valor da Lava Jato representaria mais de quatro vezes o total que passou pelo valerioduto.

Na conta sobre a Lava Jato ainda não entram os "US$ 150 milhões ou US$ 200 milhões" que, segundo a estimativa feita pelo ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco –delator que ainda não foi ouvido pelo STF–, teriam sido pagos ao PT por meio do tesou-reiro nacional do partido, João Vaccari Neto.

Caso o valor seja confirmado nas investigações, a conta total oscilará de R$ 614 milhões a R$ 770 milhões, pelo câmbio de sex-ta-feira (13). Isso representaria, em valores nominais, mais de dez vezes o valor da propina no men-salão do PT.

Para chegar ao valor de R$ 156 milhões, a Folha considerou todos os repasses a agentes políticos informados por Youssef e Costa ao longo de seus 190 depoimen-tos dados entre agosto de 2014 e fevereiro último, desconsiderando referências em dobro sobre um mesmo repasse e pagamentos atribuídos a ex-diretores (Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró e Renato Duque) e outros funcioná-rios da Petrobras.

O número pode ser ainda maior, pois em algumas passagens os delatores não deixam claro o valor exato envolvido, falando em "diversas entregas" como no caso

do senador Fernando Collor (PTB-AL). A conta também não conside-rou os R$ 4 milhões repassados por três empreiteiras (Galvão, UTC e OAS) ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) que, no perí-odo dos repasses, de 2009 a 2013, não detinha cargo político.

VOLuMEEm volume, das operações

de financiamento de políticos relatadas pelos delatores duas se destacam: a série de pagamentos feitos a parlamentares do PP (Par-tido Progressista), num total de R$ 66,8 milhões, e a formação de um "caixa dois" de R$ 30 milhões que, segundo Costa, ajudou a campa-nha de reeleição do governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e seu vice na época e atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Os volumes repassados ao PP se destacam porque a investi-gação tem foco maior na Diretoria de Abastecimento da Petrobras, que na época era controlada pelo partido, segundo os dois dela-tores. A terceira maior mobiliza-ção de recursos foi o repasse, segundo Costa, de R$ 20 milhões para a campanha eleitoral de Edu-ardo Campos (PSB), morto em 2014, por meio do ex-ministro do governo Dilma e hoje senador Fer-nando Bezerra (PSB-PE).

Parte dos valores foi registrada na Justiça Eleitoral como doação partidária ou para campanha elei-toral. Os registros entregues à Justiça pelo PP nacional, da Bahia e de Pernambuco e pelo PMDB de Rondônia, por exemplo, coin-cidem com as propinas relatadas por Alberto Youssef nas mesmas datas e valores, num total de R$ 3 milhões.

ANIVERSÁRIOA Lava Jato veio a público

na manhã do dia 17 de março de 2014, com o cumprimento dos primeiros mandados de busca e apreensão emitidos pelo juiz fede-ral de Curitiba (PR) Sergio Moro. Em um ano, o caso que começou como uma simples investigação sobre doleiros levantou inúmeras irregularidades envolvendo contra-tos fechados por grandes emprei-

teiras com a Petrobras e terminou por apontar o envolvimento de par-lamentares, ex-ministros e gover-nadores.

Em um ano, os investigadores abriram cerca de 330 procedimen-tos diversos, entre inquéritos e ações cautelares, dando origem a 19 ações penais até aqui. Onze pessoas permanecem presas na carceragem da Polícia Federal de Curitiba, dentre as quais alguns dos principais empreiteiros do país e o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Vinte e seis inquéritos foram abertos no STF para investigar a conduta de 35 parlamentares federais, além de dois inquéritos no STJ para investigar dois gover-nadores, Pezão e Tião Viana (PT-AC).

Outro inquérito deverá tramitar em Curitiba para investigar o relato de Costa de que o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci teria pedido R$ 2 milhões para a cam-panha presidencial de Dilma Rou-sseff em 2010 –o doleiro Youssef negou tal operação.

INFOGRÁFICO

Assembleia inicia trabalhos de analise do Regimento Interno

Da Assessoria Curitiba

Na manhã desta terça-feira (17) a Comissão Especial (CE) que analisa as mudanças do regimento interno da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou sua primeira reunião. A Comissão, presidida pelo depu-tado estadual Pedro Lupion (Dem), foi instalada para refor-mular as regras do Regimento Interno, no que se refere ao pro-cesso legislativo da Casa.

De acordo com Lupion nessa primeira reunião os deputados discutiram a metodologia e cri-térios que serão adotados para a condução e execução dos tra-balhos. "Frente à presidência da Comissão norteamos as diretrizes propostas e debateremos ponto a ponto buscando aperfeiçoar e modernizar o regimento interno da Alep", enfatiza o presidente.

Segundo Pedro Lupion e o relator da CE, deputado Edson Praczyk (PRB) a Comissão ini-ciará os debate sobre a tramitação da Lei Orçamentária. Os parla-mentares aproveitaram e destaca-ram a importância do trabalho de analise do regimento para o bom andamento e agilidade Legislativa

da Casa.A Comissão se reunirá, até o

término dos trabalhos, todas as terça- feiras, às 10 h. Participa-ram da reunião, além de Lupion e Praczyk, os deputados Fernando Scanavacca (PDT), Tadeu Veneri (PT), Nereu Moura (PMDB), Chico Brasileiro (PSD), as deputadas

Maria Victória (PP), vice-presi-dente da comissão, e Claudia Pereira (PSC), e representantes da Diretoria Legislativa, da Dire-toria de Apoio ao Plenário, da Comissão de Constituição e Jus-tiça, da Comissão de Orçamento e do recém-criado Núcleo de Apoio Legislativo.

PEDRO OLIVEIRA

Page 4: Correio Noticias Edição - 1184

Quarta-Feira - 18 de Março de 2015Edição 1.1844 eDITAIS

SÃO JOSÉ DA BOA VISTA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO

EDITAL nº 28/2015.

(PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – OPERÁRIO E VIGIA - EDITAL Nº 08/2015)

A COMISSÃO ORGANIZADORA, com amparo no Edital nº 08/2015 e na Portaria nº 05/2015, RESOLVEM:

I – DIVULGAR a classificação dos candidatos, nos termos dos itens 6 e 7 do Edital nº

008/2015:

Cargo: OPERÁRIO – listagem geral Class Nome Nº Inscrição pontuação Data de

nascimento 1 Silvio Nei Inocêncio Malaquias 008-2015-037 79 04/01/1978 2 David Correa de Vasconcelos 008-2015-004 68 12/04/1954 3 Antonio Alexandre Vales 008-2015-001 64 19/05/1959 4 Delva Aparecida Livério 008-2015-040 64 08/09/1965 5 Nilson Rodrigues de Morais 008-2015-041 64 04/03/1972 6 Sérgio Aparecido de Oliveira 008-2015-017 42 27/07/1983 7 João Sérgio dos Passos 008-2015-010 40 24/06/1975 8 Dinael Genis Vieira 008-2015-005 39 08/03/1977 9 Valdeci Gomes da Rosa 008-2015-019 39 02/05/1983 10 Aníbal Albino da Silva 008-2015-002 37 16/09/1966 11 Alexandrina Galvão da Silva 008-2015-030 30 13/12/1963 12 Renivaldo Inocêncio de Oliveira 008-2015-013 29 11/05/1981 13 Siléia Sonia de Araujo 008-2015-031 27 10/04/1966 14 Sebastião Donizete da Silva 008-2015-015 20 05/06/1965 15 Divino Costa Vale 008-2015-038 13 08/08/1963 16 Cláudio da Rosa 008-2015-003 12 29/06/1971 17 Elton Ribeiro de Oliveira 008-2015-006 11 08/08/1994 18 Roberto de Araújo 008-2015-014 8 20/12/1972 19 Paulo Henrique Guimaraes 008-2015-011 7 22/05/1993 20 Paulo Sérgio Rodrigues 008-2015-012 4 02/01/1979 21 João Alexandre Barone 008-2015-008 1 18/01/1953 22 Sebastião Lourenço da Costa 008-2015-016 0 27/09/1961 23 José Rildo da Rosa 008-2015-029 0 17/05/1967 24 João Maria das Chagas 008-2015-009 0 27/04/1968 25 Amilton Luiz da Silva 008-2015-024 0 24/08/1979 26 Gerson Rodrigues dos Santos 008-2015-007 0 09/12/1984 27 Nadiana Nascimento Rodrigues 008-2015-039 0 12/12/1985 28 Thiago José Simão 008-2015-018 0 19/05/1989 29 Dhyego Dias Simões 008-2015-035 0 07/12/1990 30 Luiz Fernando Pereira 008-2015-027 0 09/08/1993

Cargo: OPERÁRIO – afrodescendente

Class Nome Nº Inscrição pontuação Data de nascimento

1 Nadiana Nascimento Rodrigues 008-2015-039 0 12/12/1985

Cargo: OPERÁRIO – deficiente físico Class Nome Nº Inscrição pontuação Data de

nascimento 1 Sérgio Aparecido de Oliveira 008-2015-017 42 27/07/1983

Cargo: VIGIA – listagem geral

Class Nome Nº Inscrição pontuação Data de nascimento

1 Silvio Nei Inocêncio Malaquias 008-2015-037 79 04/01/1978 2 Roberson Alex. N. de Souza 008-2015-034 65 22/01/1982 3 Leandro Sabino de Oliveira 008-2015-036 65 25/06/1982 4 Olivério Francisco Dias 008-2015-023 64 14/08/1957 5 Antonio Rolim Bento 008-2015-021 41 08/05/1963 6 Ademir de Azevedo 008-2015-020 31 30/10/1957 7 Jeremias Dias Simões 008-2015-022 18 19/06/1979 8 Fernando Roberto da Costa 008-2015-028 14 19/01/1983 9 Ademir Carlos Martins 008-2015-032 5 09/10/1963 10 Flávio Augusto Lemes 008-2015-033 4 18/04/1987 11 José Claudinei da Silva 008-2015-026 0 11/11/1966

Cargo: VIGIA - afrodescendente

Class Nome Nº Inscrição pontuação Data de nascimento

1 Leandro Sabino de Oliveira 008-2015-036 65 25/06/1982 II – Poderá ser apresentado recurso ao presente edital nos termos do item 7.3 do

Edital nº 08/2015, no período de 19/03/2015 a 20/03/2015, no horário das 09:00 às 11:30hrs e das 13:00 às 16:30 hrs.

São José da Boa Vista-PR; 17 de março de 2015.

NEURI JOSÉ DOS SANTOS Presidente da Comissão Organizadora RAFAEL SILVA DE AZEVEDO Membro da Comissão Organizadora KELLY MENDES DE OLIVEIRA CASPROV Membro da Comissão Organizadora

ERRATA DA ATA 45ª/2015Na Ata 45ª que dispõe sobre o Conselho Municipal de Previdência Social do Fundo de Previdência Do Município de Siqueira

Campos, para designação do novo Presidente, onde se lê: Siqueira Campos, 10 de fevereiro de 2015, Leia-se: Siqueira Cam-

pos, 09 de fevereiro de 2015.

EDITAL nº 29/2015.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - AUXILIAR DE ENFERMAGEM - EDITAL nº 07/2015

A Comissão Organizadora designada nos termos das Portarias nº 04 e 34/2015, nos

termos do Edital de abertura nº 07/2015, FAZ SABER que: I – Fica divulgada a Classificação Final do Processo Seletivo Simplificado, em

conformidade com o item 7.4 do Edital Nº 07/2015.

Cargo: Agente Comunitário de Saúde

sq Nome Inscrição

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos Nota Final D.N.

1 Cristiano Inocencio Leal 007-2015-055 6 8 14 14/07/1987

2 Katiane Keyt Vieira Simões 007-2015-080 6 8 14 11/04/1992

3 Adriana Cristina de Oliveira 007-2015-088 7 7 14

4 Franciane Aparecida de Oliveira 007-2015-052 6 7 13

5 Leonardo Bruno da silva 007-2015-015 7 6 13

6 Camila Maciel Gonçalves 007-2015-082 3 9 12

7 Glei Marcelo Barbosa 007-2015-004 4 8 12

8 Silmara Cristina Correa Santos 007-2015-051 5 7 12 27/07/1976

9 Barbara Renata de Souza 007-2015-041 5 7 12 13/08/1984

10 Nádia Rosilene Geraldo 007-2015-013 5 7 12 10/04/1992

11 Cassia Barbosa Turibio 007-2015-087 5 7 12 23/05/1993

12 Hercules Luiz Palmonari 007-2015-064 5 7 12 29/08/1995

13 José Claudio da Silva 007-2015-062 6 6 12 25/12/1986

14 Luan Henrique de Oliveira 007-2015-032 6 6 12 26/05/1995

15 Vanessa Mayara de Lima 007-2015-027 4 7 11 19/12/1990

16 Estefania Aparecida de Oliveira Vilela 007-2015-071 4 7 11 21/07/1991

17 José Lucas dos Santos 007-2015-083 4 7 11 27/04/1992

18 Taisa Regina Camargo 007-2015-065 4 7 11 03/05/1993

19 Debora Cristina Ferreira 007-2015-074 5 6 11 09/12/1994

20 José Vitor de Carvalho 007-2015-050 5 6 11 03/06/1995

21 Cassia Mendes de Souza 007-2015-024 5 6 11 19/08/1996

22 Matheus Gabriel Maximo Rosa 007-2015-090 5 6 11 03/09/1996

23 Lorena Andronic da Silva 007-2015-067 6 5 11

24 Fernando Aparecido de Souza 007-2015-059 1 9 10

25 Clóvis Carvalho de Paiva 007-2015-070 3 7 10 26/08/1973

26 Jakeline Aparecida de Oliveira Gravena 007-2015-023 3 7 10 05/10/1983

27 Bruno Cesar da Silva 007-2015-075 3 7 10 09/09/1988

28 Terezinha Vieira 007-2015-079 4 6 10 23/11/1975

MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA

ESTADO DO PARANÁ

29 Roseli Maria Barbosa 007-2015-006 4 6 10 03/09/1980

30 Flaviane Aparecida Salvi 007-2015-077 4 6 10 28/04/1981

31 Alini Aparecida da Silva 007-2015-030 4 6 10 15/01/1992

32 Murielle Alaiane de Andrade 007-2015-031 4 6 10 04/03/1993

33 Ruan da Silva Barbosa 007-2015-084 4 6 10 09/07/1993

34 Renan de Souza Rosa 007-2015-044 5 5 10

35 Marcia Cibele de Miranda 007-2015-026 2 7 9 15/01/1982

36 Neusa de Fatima Oliveira 007-2015-042 2 7 9 09/06/1982

37 Ana Paula dos Santos 007-2015-046 2 7 9 24/02/1987

38 Luiz Guilherme Mendes de Moraes Silveira 007-2015-073 2 7 9 17/08/1995

39 Lais Regina Gomes da Silva 007-2015-019 3 6 9 40 Ana Flávia Inocencia Correa 007-2015-085 4 5 9 07/02/1985

41 Dayane de Cassia Santos 007-2015-101 4 5 9 31/10/1985

42 João Carlos Ferreira 007-2015-096 4 5 9 19/12/1986

43 Fatima Oliveira dos Santos 007-2015-011 4 5 9 06/10/1988

44 Valeria Iracema Correa 007-2015-036 4 5 9 25/10/1988

45 Mayara Santos 007-2015-061 4 5 9 10/04/1995

46 Etiene Cassia de Aguiar 007-2015-034 4 5 9 21/05/1995

47 Juliane Maria de Souza Barbosa 007-2015-098 2 6 8 07/12/1982

48 José Odair Tosta 007-2015-014 2 6 8 10/01/1986

49 Keylla Raissa da Rosa 007-2015-045 2 6 8 15/01/1997

50 Silvana Aparecida de Carvalho 007-2015-022 2 6 8 10/06/1990

51 Oscar Lourenço dos Santos 007-2015-105 3 5 8 09/08/1975

52 Fabio Henrique Mariano 007-2015-063 3 5 8 17/02/1995

53 Edivana Cristina Vieira dos Santos 007-2015-103 4 4 8 10/04/1981

54 Dariane Guimarães 007-2015-097 4 4 8 19/10/1994

55 Cristiane de Cássia Ribeiro 007-2015-053 0 7 7

56 Katiane Patricia de Lima Valerio 007-2015-017 1 6 7

57 Silvana Dias 007-2015-003 2 5 7 28/12/1978

58 Marcio José Correa 007-2015-091 2 5 7 12/03/1981

59 Valeria Alessandra de Mattos 007-2015-038 2 5 7 25/10/1988

60 Adriana Correa 007-2015-035 3 4 7 27/02/1975

61 Tatiane Santana Dionísio 007-2015-020 3 4 7 07/03/1982

62 Taciana Martins Fernandes 007-2015-016 3 4 7 22/08/1985

63 Marta Zenilda da Costa 007-2015-100 3 4 7 10/11/1990

64 Adriele Aparecida de Oliveira 007-2015-076 4 3 7

65 Anderson Clayton da Silva 007-2015-095 5 2 7

66 Patricia Maria de Souza 007-2015-021 1 5 6

67 Valdicéia Terezinha Livério 007-2015-048 2 4 6 68 Alessandra Aparecida Alles 007-2015-093 3 3 6

69 Silvio Roberto 007-2015-102 1 4 5 02/07/1978

70 Cristiane Fatima de Lima 007-2015-060 1 4 5 21/04/1979

71 Antonio Rusinei Pereira 007-2015-078 0 5 5 72 Adriana Vaciloto de Lima 007-2015-104 2 3 5 73 Erica Aparecida Veiga 007-2015-029 1 3 4 74 Rosane de Oliveira 007-2015-040 2 2 4 75 Luciane Aparecida Vaciloto 007-2015-037 1 1 2 76 Clarice Dias de Oliveira 007-2015-012 2 0 2

Cargo: Agente Comunitário de Saúde - Afrodescendentes

sq Nome Inscrição Conhecimentos

Gerais Conhecimentos

Específicos Nota Final

D.N.

1 Lais Regina Gomes da Silva 007-2015-019 3 6 9 28/06/1989

2 Keylla Raissa da Rosa 007-2015-045 2 6 8 15/01/1997

3 Valdicéia Terezinha Livério 007-2015-048 2 4 6 05/02/1990

Cargo: Auxiliar de Enfermagem

Sq. Nome Inscrição Conhecimentos

Gerais Conhecimentos

Específicos Nota Final D.N.

1 Graziela Cristine Zanardo Mendes de Moraes 007-2015-072 2 10 12 2 Clélia Aparecida Gasperoni Gonçalves 007-2015-089 1 9 10 3 Amanda Andronic da Silva Castilho 007-2015-005 3 7 10 4 Debora Fernandes Theophilo da Silva 007-2015-081 4 6 10 5 Solange de Souza 007-2015-056 1 8 9

6 Vanilda de Oliveira Lima 007-2015-047 2 7 9 13/01/1979 7 Michele de Morais 007-2015-057 2 7 9 24/05/1985 8 Renata Gomes de Araujo 007-2015-025 2 6 8

CARGO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM – AFRODESCENDENTES

Sq. Nome Inscrição Conhecimentos

Gerais

Conhecimentos Específicos Nota Final

1 Solange de Souza 007-2015-056 1 8 9

São José da Boa Vista-PR, em 17 de Março de 2015.

PEDRO SERGIO KRONEIS VERA LUCIA DE OLIVEIRA COSTA Prefeito do Município Presidente da Comissão de Seleção MARCELI SANCHES DE OLIVEIRA ANNA CLAUDIA GODINHO Membro da Comissão de Seleção Membro da Comissão de Seleção

EDITAL nº 29/2015.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE - AUXILIAR DE ENFERMAGEM - EDITAL nº 07/2015

A Comissão Organizadora designada nos termos das Portarias nº 04 e 34/2015, nos

termos do Edital de abertura nº 07/2015, FAZ SABER que: I – Fica divulgada a Classificação Final do Processo Seletivo Simplificado, em

conformidade com o item 7.4 do Edital Nº 07/2015.

Cargo: Agente Comunitário de Saúde

sq Nome Inscrição

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos Nota Final D.N.

1 Cristiano Inocencio Leal 007-2015-055 6 8 14 14/07/1987

2 Katiane Keyt Vieira Simões 007-2015-080 6 8 14 11/04/1992

3 Adriana Cristina de Oliveira 007-2015-088 7 7 14

4 Franciane Aparecida de Oliveira 007-2015-052 6 7 13

5 Leonardo Bruno da silva 007-2015-015 7 6 13

6 Camila Maciel Gonçalves 007-2015-082 3 9 12

7 Glei Marcelo Barbosa 007-2015-004 4 8 12

8 Silmara Cristina Correa Santos 007-2015-051 5 7 12 27/07/1976

9 Barbara Renata de Souza 007-2015-041 5 7 12 13/08/1984

10 Nádia Rosilene Geraldo 007-2015-013 5 7 12 10/04/1992

11 Cassia Barbosa Turibio 007-2015-087 5 7 12 23/05/1993

12 Hercules Luiz Palmonari 007-2015-064 5 7 12 29/08/1995

13 José Claudio da Silva 007-2015-062 6 6 12 25/12/1986

14 Luan Henrique de Oliveira 007-2015-032 6 6 12 26/05/1995

15 Vanessa Mayara de Lima 007-2015-027 4 7 11 19/12/1990

16 Estefania Aparecida de Oliveira Vilela 007-2015-071 4 7 11 21/07/1991

17 José Lucas dos Santos 007-2015-083 4 7 11 27/04/1992

18 Taisa Regina Camargo 007-2015-065 4 7 11 03/05/1993

19 Debora Cristina Ferreira 007-2015-074 5 6 11 09/12/1994

20 José Vitor de Carvalho 007-2015-050 5 6 11 03/06/1995

21 Cassia Mendes de Souza 007-2015-024 5 6 11 19/08/1996

22 Matheus Gabriel Maximo Rosa 007-2015-090 5 6 11 03/09/1996

23 Lorena Andronic da Silva 007-2015-067 6 5 11

24 Fernando Aparecido de Souza 007-2015-059 1 9 10

25 Clóvis Carvalho de Paiva 007-2015-070 3 7 10 26/08/1973

26 Jakeline Aparecida de Oliveira Gravena 007-2015-023 3 7 10 05/10/1983

27 Bruno Cesar da Silva 007-2015-075 3 7 10 09/09/1988

28 Terezinha Vieira 007-2015-079 4 6 10 23/11/1975

MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA

ESTADO DO PARANÁ

MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS - ESTADO DO PARANÁ Extrato de Contrato nº 022/2015 tendo em vista a HOMOLOGAÇÃO do Pregão nº 06/2015. CONTRATANTE: Município de Siqueira Campos CONTRATADA: Terezinha Clarete Pereira de Paula Me. OBJETO: Registro de preços para contratação de empresa para execução de serviços de instalação e substituição de vidros, assim como os devidos materiais, a serem realizados de acordo com a necessidade pelo período de doze meses. VALOR TOTAL: R$ 33.000,00 (trinta e três mil reais)

Siqueira Campos, 12 de março de 2015. Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

Page 5: Correio Noticias Edição - 1184

5Quarta-Feira - 18 de Março de 2015Edição 1.184reGIONAL

ATENDIMENTO AOS QuEIMADOSO Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário de Londrina conta hoje com 16 leitos e atende a pacientes de todo o Paraná. No ano passado, foram atendidos 315 pacientes, sendo 109 crianças. A maior causa de queimaduras entre as crianças é devido a líquidos aquecidos, com 48,2% dos acidentes. Entre os adultos a maior causa é o fogo, correspondendo a 58,2% do total de acidentes.

VALE MAIS LEITEA região de Ivaiporã, norte do Estado, vem se destacando na pro-dução de leite. Para incentivar o uso de tecnologia e sanidade animal, é realizado o Programa Vale Mais Leite Sustentável. Por meio do programa, os produtores são orientados a administrar as propriedades como uma empresa, controlando os gastos e aprimo-rando continuamente a qualidade do produto oferecido.

REGIãO CENTRALO município de Pinhão, centro paranaense, conta com uma Agên-cia de Previdência Social. A unidade é responsável pelo paga-mento mensal de 4,5 mil beneficiários, o que representa a injeção na economia local de 3,3 milhões de reais por mês. O local segue as normas de acessibilidade e segurança que vêm sendo imple-mentadas em toda a rede. O objetivo é agilizar e garantir a quali-dade dos atendimentos.

ÍCONE SERTANEjOO Canal da Música, em Curitiba, abre nesta quarta-feira, dia 18, a exposição ‘O Brasil Sertanejo de Inezita Barroso’. A mostra home-nageia os 90 anos da cantora. A exposição conta a trajetória da artista que passou a vida estu-dando a cultura brasileira e explorando estilos como o sertanejo de raiz, o folclore e o samba. Muito à frente do seu tempo, Inezita defendia a conservação do patrimônio cultural do interior do Brasil, livre das interferências do mundo globalizado.

RENDA MAIORLaranjeiras do Sul, centro Paraná, investe na piscicultura com a entrega de alevinos aos produtores do município. Foram benefi-ciados não filiados e filiados da cooperativa Peixelar. O objetivo é fortalecer a atividade como alternativa de renda para os produto-res locais. Além dos alevinos, a ração foi subsidiada aos criado-res, diretamente do fornecedor, objetivando a redução de custo e aumento da rentabilidade.

VIZINHO SOLIDÁRIOMoradores de Sabáudia, na região de Maringá, implantaram o pro-grama Vizinho Solidário. O objetivo é garantir mais segurança nos bairros. Para que o projeto funcione, é necessário que os vizinhos se comuniquem e alertem uns aos outros em caso de alguma sus-peita na rua. Cada família recebeu uma placa de identificação, um apito e um ímã de geladeira com os telefones da Polícia Militar.

NEGÓCIOS EM FOCOO município de Pato Branco, no sudoeste, conta uma parceria com o Sebrae. A intenção é fazer com que o estatuto nacional da micro e pequena empresa e seus benefícios chegue ao município e aos micro e pequenos empresários, favorecendo a economia regional. Atualmente, 110 cidades paranaenses já aderiram ao programa.

BOLSA DE ESTuDOA Universidade Tecnológica Federal do Paraná é a segunda que mais envia alunos para intercâmbio no exterior com o programa Ciência sem Fronteiras. Os dados são da coordenação nacional do programa. Até 2014, foram distribuídas 255 bolsas em institui-ções de 13 diferentes países. A Alemanha e os Estados Unidos foram os que mais receberam alunos da UTFPR e mais de 90% das bolsas foram conquistadas por alunos da graduação.

AGRICuLTuRA ORGÂNICAO Distrito de Conchas, nos Campos Gerais, negocia com a secre-taria de Agricultura e Pecuária a promoção de uma feira especí-fica com produtos orgânicos. A intenção é que a feira aconteça semanalmente, em local ainda a ser definido. No projeto da feira estão previstas a participação de produtores de verduras e frutas orgânicas, além da gastronomia local.

FuMANTES PASSIVOSDevido ao vício dos pais, 51% das crianças até cinco anos são consideradas fumantes passivas. O resultado é de uma pesquisa do Ambulatório de Drogas do Hospital Universitário da Universi-dade de São Paulo. Essas crianças estão sujeitas a desenvolver otites, bronquites, rinites e asma. Além disso, elas têm duas vezes mais chances de morte súbita quando comparadas com as de pais não fumantes.

MAIS ASFALTO Santa Helena, no oeste, investirá no asfalto e cascalhamento de regiões rurais, beneficiando os moradores dos conjuntos habita-cionais São Clemente, João de Barro, Morada do Sol e Caminhos das Águas. As obras têm como objetivo melhorar as condições de vida da população, facilitar o tráfego de veículos e combater desperdícios no transporte de riquezas.

Representantes da EMATER e do Banco do Brasil visitam 10 municípios no Norte Pioneiro

O objetivo destas visitas é conhecer as propriedades beneficiadas com a aplicação do crédito orientado pela Emater

Do Norte PioneiroRegiane Romão Mara Pangone

Entre os dias 9 e 10 de março, representantes da agência do Banco do Brasil e do Instituto Emater visitaram nove municípios da região de Santo Antônio da Platina, e estiveram nas proprie-dades rurais. Os municípios visita-dos foram Barra do Jacaré, Ibaiti, Jaboti, Japira, Joaquim Távora, Guapirama, Santo Antônio da Platina, São Jose da Boa Vista e Wenceslau Braz, foram visitadas dez propriedades rurais. Estiveram presentes durante as visitas, Diniz Dias D Oliveira, coordenador esta-dual Emater, Edson Anelli, gerente de Desenvolvimento Regional Sus-tentável- BBSA – Curitiba, Gerente regional do instituto Emater, Mau-ricio Castro Alves, técnicos locais, gerentes das agencias do BB da região, prefeitos e representantes de sindicatos rurais.

O objetivo destas visitas é conhecer as propriedades benefi-ciadas com a aplicação do crédito orientado pela Emater, saber quais foram os resultados alcançados com a aplicação correta do recurso, a viabilidade do projeto, aumento de produção e produtividade, aumento de renda e emprego, a melhoria da qualidade de vida do produtor, a sensibilização e a conscientiza-ção da sociedade em perceber os resultados adquiridos pelos peque-nos agricultores familiares atendi-dos pelo programa DRS.

Desde 2012, o Governo Esta-dual, através do Instituto EMATER e o Banco do Brasil SA- firmaram uma parceria para fortalecer e qua-lificar o crédito rural na região, as cadeias produtivas prioritárias defi-nidas foram: Café, leite, fruticultura, olericultura e piscicultura, quem vem de encontro ao planejamento e proposta da Emater na região.

A Emater tem como estraté-gia, assistir grupos de produtores, variando de 30 a 50 por município, onde se busca intensificar a assis-tência técnica com o objetivo de tornar estas propriedades como modelo/referência, e utilizá-las para capacitação e treinamento através de cursos, dias de campo, massificando e democratizando assim as tecnologias a todos os produtores da região.

O crédito orientado gera

Propriedades rurais foram visitadas por técnicos e responsáveis da eMater e Banco do Brasil

EMATER

aumento de renda e emprego aos produtores, consequentemente riquezas na região, segurança ao produtor, melhoria de produ-ção e produtividade, respeito ao meio ambiente e garantias ao BBSA.

Os resultados contribuíram para o crescimento do agronegó-cio regional que passou de 5,8% do VBP (valor bruto da produção) em 2012 para 11,3% da produção do Estado com um VBP de R$ 3.872.467.917,15.

Na atividade leiteira foram visitadas quatro propriedades, em Santo Antônio da Platina, Joa-quim Távora, Wenceslau Braz e São Jose da Boa Vista. Cada uma delas apresentou uma diversidade de realidade, diferente uma das outras, mas todas com sucesso. Em SAP, o engenheiro agrônomo Walter Jark apresentou o cresci-mento espantoso da produção de leite que era de 1000 litros em 2010 para 350.000 litros por ano atual-mente, devido ao produtor investir na infraestrutura de sua proprie-dade comprando resfriadores, ani-mais de qualidade, ordenhadeiras e um trator. Em Joaquim Távora, o técnico local Marcelo focou deta-lhes nos índices zootécnicos e em Guapirama, o técnico Edson mos-trou a motivação e a certeza de mudança de realidade da família rural. Em São Jose da Boa Vista, a cooperação, as parcerias entre os produtores, Instituto Emater e Banco do Brasil foi o ponto alvo, bem como o retorno de produtores que haviam desistido para a ativi-dade. Já em Wenceslau, o detalha-mento do plano/projeto regional de leite, vai para outras regiões como modelo e na propriedade o cresci-mento consciente, criação de novi-lhas chamou a atenção de todos.

Entre vários resultados alcan-çados com a aplicação do crédito disponibilizado pelo Banco do Brasil e orientado pela Emater, um deles foi à melhoria da qualidade do pro-duto e agregação de renda, foco do trabalho em café da Emater. Na cul-tura do café, foram visitadas duas propriedades em Ibaiti e em Japira. Em Ibaiti o foco da visita foi na questão da melhoria da qualidade do café e na participação da mulher na atividade. O produtor Marcos Lavorato Novak ficou em 1 lugar no concurso estadual de Café Quali-dade Paraná e em 7 lugar no Brasil, chegando a obter R$ 1.000,00 a saca do café beneficiado.

Já no município de Japira, numa pequena propriedade , o produtor, Vicente Afonso dos Reis investiu na atividade e comprou vários equipa-mentos e máquinas como um des-cascador, desmucilador, secador, lavador de café e secador de café, num total de R$ 60 mil.

No caso da olericultura, foram visitados os municípios de Japira e da Barra do Jacaré. Em Japira, foi feita a implantação de uma estufa em uma propriedade cuja proprietá-ria veio da capital para iniciar na ati-vidade. O resultado foi tão bom que a produtora está ampliando com mais duas estufas. O ganho por caixa de tomate obtido foi em media de R$ 40,00 por caixa. Já no muni-cípio da Barra do Jacaré, o retorno de filhos para trabalhar com estufas foi o grande motivador da atividade.

Em Jaboti, a qualificação do crédito com a construção de um modelo único de projeto com plani-lhas de custos para facilitar a admi-nistração do produtor e unificar os modelos de projetos para agencias bancarias, CREA foi necessário. Outro ponto importante é o foco agroecológico do trabalho dos téc-

nicos de Jaboti, Jean Pierre e de Pinhalão Edson Ronque .

As visitas foram feitas em algu-mas unidades de referencia, do instituto Emater, propriedades bem trabalhadas, com detalhes técnicos, laudos realizados e registro com fotos.

As propriedades visitadas e os técnicos da Emater que acom-panham as unidades de referencia são: Barra do Jacaré, produtor Eris-berto Garcia Antunes, técnico Anto-nio Carlos Rossin, cadeia produtiva Olericultura. Em Santo Antônio da Platina, cadeia do Café, produtor João Lourenço, Engenheiro Agrô-nomo Mauricio Castro Alves e a cadeia do Leite, produtor Ezequiel Thomaz, engenheiro Agrônomo Walter Jark Filho, em Guapirama, cadeia do Leite, produtor Alberto Carrapeiro, Técnico Edson de Oli-veira. Em Joaquim Távora, cadeia do Leite, produtor Luiz Antonio Biazin, engenheiro Agrônomo Mar-celo Bertapelli. Em Ibaiti, cadeia do café, produtor Marcos Lavorato Novak, Engenheiro Agrônomo Luiz Ronaldo Ferri e Luciana Soares de Morais. Em Japira, cadeia do Café, produtor Vicente Afonso dos Reis, Técnico Alessandro Oliveira Santos e a cadeia da Olericultura produtora Elvira Cristina de Souza – engenheira Agrônoma Márcia Rodrigues.em Jaboti, Moran-go,produtor Elias Vilas Boas, enge-nheiros agrônomos Edson Roberto Vaz Ronque e Jean Pierre Correa Costa. Em Wenceslau Braz, cadeia produtiva do Leite, produtor Jarbas Francisco Teixeira, engenheiros agrônomos Sidney Barros Mon-teiro e Luiz Carlos Pereira. Em São Jose da Boa Vista, cadeia do leite, produtor Antônio da Silva Turibio ,engenheiro agrônomo Wagner Mattos Cardozo.

AGT Taekwondo faz preparação para temporada 2015Alunos e professor treinam e participam de seminário para aperfeiçoamento

De jacarezinhojivago França/jDS Comuni-

caçãoJacarezinho/Santo Antonio

da Platina – Os atletas da AGT Taekwondo, assim como o profes-sor Gilberto Oliveira, atual cam-peão brasileiro na categoria até 58kg treinam toda semana e parti-cipam de seminários como prepa-ração para o calendário 2015 do esporte.

No último sábado (14), a AGT promoveu um seminário de com-petição para os alunos no Centro de Treinamentos na Academia Marcelo Luz Arena em Santo Antonio da Platina. Quem minis-trou o seminário foi o mestre José Ricardo Franco, faixa preta 5 dan e vice-presidente da Fede-ração Paranaense de Taekwondo. Franco é de Cornélio Procópio.

O encontro reuniu atletas da equipe Junior e adulto de Santo Antonio da Platina, Jacarezinho e Cornélio Procópio. “Devemos

fazer mais encontros como este, alem de treinarmos para ganhar-mos mais técnicas de competição. Temos a possibilidade de passar mais experiência aos mais jovens para que eles possam continuar o ciclo e a tradição de manter atletas na seleção estadual e nacional”, explica o professor Gilberto Oli-veira,

De acordo com o mestre Franco, “além de fortalecer e moti-var a equipe, este encontro une

os atletas para um único objetivo, o trabalho em equipe, pois pos-sibilita a cada membro da equipe entender o seu papel e o seu valor dentro do grupo e os motiva a trei-nar mais e mais!”, frisou.

Gilberto Oliveira, técnico da AGT e atual campeão brasileiro e 1º do ranking nacional na catego-ria até 58 kg confirma que a AGT ainda fará dois camping em Cor-nélio Procópio na ART e Londrina com o Mestre Madureira, técnico

da Seleção Nacional da modali-dade. Isto, segundo ele, será antes do primeiro desafio do ano que será o Regional Norte na cidade de Rolândia. “Agradeço ao mestre Ricardo e a Federação Parana-ense de Taekwondo por possibilitar este seminário, agradeço também a todos os atletas pelo empenho e ao prefeito de Jacarezinho Dr. Sérgio, além do departamento de esportes pelo apoio aos atletas”, finalizou Gilberto Oliveira.

Page 6: Correio Noticias Edição - 1184

Quarta-Feira - 18 de Março de 2015Edição 1.1846 GerAL/eDITAIS

EDITAL nº 30/2015.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – PROFESSORES - EDITAL nº 05/2015

A Comissão Organizadora designada nos termos das Portarias nº 03/2015, nos termos

do Edital de abertura nº 05/2015, FAZ SABER que: I – Fica divulgada a Classificação Final do Processo Seletivo Simplificado, em

conformidade com o item 7.4 do Edital Nº 05/2015.

PROFESSORES – CLASSIFICAÇÃO GERAL - FINAL

Nº Ordem

Nome Nº Inscrição

Prova Escrita

Prova Títulos

Nota Final

1º Paulo Ricardo da Silva 020 7,5 10,0 17,5 2º Katiane Keyt Vieira Simões 039 7,0 9,5 16,5* 3º Crislaine Marques Dias 013 6,5 10,0 16,5**

4º Gisele Alves Dias Nassar 019 6,5 10,0 16,5**

5º Mayara do Rocio de Oliveira 035 6,5 10,0 16,5** 6º Cheila Fatima de Oliveira 049 6,0 10,0 16,0** 7º Andreia Cardoso de Oliveira 004 6,0 10,0 16,0**

8º Mayara Simão 038 6,0 10,0 16,0** 9º Terezinha Vieira 003 6,5 9,0 15,5*

10º Rosimeri Maria Barbosa Azevedo 009 5,5 10,0 15,5** 11º Silvana de Cacia Oliveira Mancera 008 5,5 10,0 15,5** 12º Pamela Heloisa Almeida 006 5,5 10,0 15,5** 13º Lea Maria Rogenski 037 5,0 10,0 15,0**

14º Rosangela do Rocio Azevedo 005 5,0 8,5 15,0**

15º Regiane Reis 048 5,0 10,0 15,0** 16º Fabrissa de Fatima Camargo 018 5,0 10,0 15,0** 17º Lorena Andronic da Silva 001 6,0 8,5 14,5* 18º Gisele da Silva Hermes 026 5,5 9,0 14,5

19º Luan Rafael da Silva 044 5,0 10,0 14,0*

20º Veridiana Aparecida de Oliveira 041 4,5 10,0 14,0*

21º Elizabete de Oliveira Roque 021 4,0 0,0 14,0**

22º Bruna Azevedo de Paiva 007 4,0 10,0 14,0 23º Terezinha de Jesus Rosa de Moraes 040 5,0 9,5 13,5 24º Suzana de Oliveira Messias 042 4,0 8,5 12,5* 25º Txay Manoel Pinto 034 2,5 10,0 12,5 26º Ozane dos Santos Esperidião 024 5,5 5,5 11,0 27º Isabel Cristina Ferreira Fiats 046 3,5 7,0 10,5

MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTA

ESTADO DO PARANÁ

28º Leila de Cassia Azevedo 022 5,5 0,0 5,5 29º Fernanda Leticia de paiva Barbosa 002 5,5 0,0 ***

30º Maria Helitelma Barbosa 027 5,5 0,0 *** 31º Sandra Regina Vilas Boas da Silva 043 5,5 0,0 *** 32º Gabriele da Costa 047 5,0 0,0 ***

33º Monika Moro Vieira 028 4,0 0,0 *** 34º Gabriela de Cássia Mantoani 031 3,5 0,0 ***

35º Karina Rosa Naumes 011 3,5 0,0 ***

36º Rosemeri Santos Pinto 029 3,5 0,0 *** 37º Sirlene das Graças Silva Maluf 036 3,5 0,0 *** 38º Daniela Francine Camargo 045 3,0 0,0 ***

39º Adriele Maria Barbosa dos Santos 016 2,5 0,0 ***

40º Ana Maria Rodrigues Correa 032 NC NC

41º Ana Paula Ribeiro 010 NC NC

42º Clarice Dias de Oliveira 023 NC NC

43º Flavia Jalile Machado 012 NC NC CANDIDATOS AFRODESCENDENTES - PROFESSORES

1º Mayara do Rocio de Oliveira 035 6,5 10,0 16,5** 2º Regiane Reis 048 5,0 10,0 15,0** 3º Elizabete de Oliveira Roque 021 4,0 0,0 14,0** 4º Daniela Francine Camargo 045 3,0 0,0 ***

NC não compareceu *Maior nota prova objetiva **Maior idade ***Desclassificação por não comprovação escolaridade

São José da Boa Vista-PR, em 17 de Março de 2015.

PEDRO SERGIO KRONEIS JACIRA MARIA DE ANDRADE OLIVEIRA Prefeito do Município Presidente da Comissão de Seleção JANETE APARECIDA DE CARVALHO MARISA LOPES ROLIM VACILOTO Membro da Comissão de Seleção Membro da Comissão de Seleção

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANá

TERMO DE ADjuDICAçãOO Pregoeiro Oficial do Município de São José da Boa Vista – Paraná, no uso de suas atribuições, comunica aos interessados e

participantes do certame licitatório referente ao processo nº 16/2015 – PREGÃO PRESENCIAL Nº 08/2015, objetivando a Contra-

tação de empresa especializada em serviços de caminhão tanque para limpeza de fossas sépticas, que adjudica como vencedora

do certame a empresa LEONARDO NUNES DA SILVA ME, no valor total de R$ 6.799,95 (Seis mil setecentos e noventa e nove

reais e noventa e cinco centavos).

São José da Boa Vista, 17 de março de 2015.

WILLyS MANOEL BARBOSAPREGOEIRO OFICIAL

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANá

AVISO DE LICITAçãO PREGãO PRESENCIAL N° 15/2015

O Município de São José da Boa Vista-PR torna público que fará realizar na sede da Prefeitura Municipal, processo licitatório na

modalidade Pregão Presencial que tem por objeto, “Aquisição de fogões industriais para a Secretaria Municipal de Saúde”. O

recebimento dos envelopes se dará no dia 27/03/2015, à partir das 09h00min e a abertura dos mesmos será realizada na mesma

data, pontualmente às 10h00min. Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos no Edifício da Prefeitura Municipal, no horário

comercial, pelo fone: (043) 3565-1252 ou através do e-mail: [email protected].

São José da Boa Vista, 16 de março de 2015.

WILLyS MANOEL BARBOSA PREGOEIRO OFICIAL

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANá

AVISO DE LICITAçãO PREGãO PRESENCIAL N° 16/2015

O Município de São José da Boa Vista-PR torna público que fará realizar na sede da Prefeitura Municipal, processo licitatório

na modalidade Pregão Presencial que tem por objeto, “Aquisição de caixas de chocolate para entrega aos alunos das Escolas

Municipais e usuários das oficinas dos Programas da Secretaria de Ação Social, em comemoração ao Dia da Páscoa”. O rece-

bimento dos envelopes se dará no dia 27/03/2015, à partir das 10h00min e a abertura dos mesmos será realizada na mesma

data, pontualmente às 11h00min. Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos no Edifício da Prefeitura Municipal, no horário

comercial, pelo fone: (043) 3565-1252 ou através do e-mail: [email protected].

São José da Boa Vista, 16 de março de 2015.

WILLyS MANOEL BARBOSA PREGOEIRO OFICIAL

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANá

AVISO DE LICITAçãO PREGãO PRESENCIAL N° 17/2015

O Município de São José da Boa Vista-PR torna público que fará realizar na sede da Prefeitura Municipal, processo licitatório na

modalidade Pregão Presencial que tem por objeto, “Aquisição de caixas de formulário de nota fiscal do Produtor para Secretaria

Municipal de Agricultura”. O recebimento dos envelopes se dará no dia 27/03/2015, à partir das 13h00min e a abertura dos

mesmos será realizada na mesma data, pontualmente às 14h00min. Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos no Edifício da

Prefeitura Municipal, no horário comercial, pelo fone: (043) 3565-1252 ou através do e-mail: [email protected].

São José da Boa Vista, 16 de março de 2015.

WILLyS MANOEL BARBOSA PREGOEIRO OFICIAL

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANá

AVISO DE HOMOLOGAçãOREF.: PREGãO PRESENCIAL DE Nº 08/2015

OBJETO: “Contratação de empresa especializada em serviços de caminhão tanque para limpeza de fossas sépticas”

Face ao contido no Resultado do Processo, homologo o presente procedimento licitatório à proponente: LEONARDO NUNES DA

SILVA ME, no valor total de R$ 6.799,95 (Seis mil setecentos e noventa e nove reais e noventa e cinco centavos).

São José da Boa Vista-Pr, em 17 de março de 2015.

PEDRO SÉRGIO KRONÉISPREFEITO MuNICIPAL

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANá

HOMOLOGAçãO/ADjuDICAçãOREF.: TOMADA DE PREçO Nº 01/2015

OBJETO: Aquisição de Material Didático segundo técnica do Método das Boquinhas.

Homologo o presente procedimento licitatório, para o fim de adjudicar seu objeto a proponente BOQUINHAS APRENDIZAGEM E

ASSESSORIA LTDA ME, num valor total de R$ 35.630,00 (Trinta e cinco mil seiscentos e trinta reais).

Gabinete do Prefeito, em 17 de março de 2015.

PEDRO SÉRGIO KRONÉISPREFEITO MuNICIPAL

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANá

EDITAL DE HABILITAçãO E QuALIFICAçãO DAS PROPOSTASREF: PREGãO PRESENCIAL 08/2015

O pregoeiro oficial, Willys Manoel Barbosa, comunica aos interessados no fornecimento do objeto do pregão presencial nº

08/2015, que após a análise e verificação da documentação apresentada pela proponente, decidiu habilitar e qualificar a seguinte

proponente, tornando-a vencedora do certame.

Nº Proponente Item Valor Total

01 LEONARDO NUNES DA SILVA ME. 01. R$ 6.799,95

São José da Boa Vista-Pr, 17 de março de 2015.

WILLyS MANOEL BARBOSA.PREGOEIRO OFICIAL

PreFeitUra MUniciPal de siQUeira caMPos - ParanÁ Torna-se público a Homologação de Dispensa de Licitação nº 006/2015 e o Extrato de Contrato n° 021/2015CONTRATANTE: Município de Siqueira Campos CONTRATADA: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. OBJETO: Contratação de Instituição de ensino para capacitação dos Servidores do Departamento de Saúde. VALOR TOTAL: R$ 17.100,00 (dezessete mil e cem reais)

Siqueira Campos, 12 de março de 2015. FABIANO LOPES BUENO

PREFEITO MUNICIPAL

Page 7: Correio Noticias Edição - 1184

7Quarta-Feira - 18 de Março de 2015Edição 1.184POLICIAL

Polícia Militar prende ladrão em Joaquim TávoraDe joaquim TávoraIsaele Machado/ Informações

Polícia Militar

Policiais Militares prenderam na última segunda-feira (16), por volta das 15h00, um meliante de 20 anos, suspeito de ter come-tido dois furtos e uma violação de domicílio, em Joaquim Távora.

Um dos furtos aconteceu no dia no último dia 11, na Rua Lin-coln Graça, no centro da cidade, sendo furtado da mesa do caixa

de um bar, um notebook da marca Acer, de cor preta.

A violação de domicílio ocor-reu na segunda-feira(16), na Rua das Sibipirunas, no Bairro Asa Branca, sendo que o autor retirou algumas telhas da residência e entrou pelo telhado, porém o pro-prietário não deu falta de nenhum objeto.

O outro furto ocorreu também na segunda-feira(16), na Rua das Caviúnas, no Bairro Asa Branca, sendo furtado de dentro de uma

residência, um notebook da marca HP. A vítima viu o notebook na mão de seu vizinho, e acionou a Polícia Militar.

A equipe Policial abordou o suspeito e recuperou os dois notebooks furtados. Na sequência o elemento confessou ter come-tido os furtos, bem como ter vio-lado a residência.

O ladrão foi preso e encami-nhado juntamente com os objetos recuperados para as providências penais cabíveis ao caso.

POLICIA MILITAR

Homem chega embriagado e mulher chama a polícia

De Siqueira CamposIsaele Machado/ Informa-

ções Polícia Militar

Por volta das 04h32 da madru-gada de ontem (17) uma mulher entrou em contato com a Polícia Militar de Siqueira Campos onde segundo informações da solici-tante seu marido teria chegado embriagado em casa e estaria danificando pertences da residên-cia.

Ao chegar no local a equipe policial foi recebida pela mulher que relatou que já há tempos vem existindo brigas entre o casal e que ela queria se separar. Na ocasião a PM constatou um vidro de uma das janelas da casa quebrado que teria ocorrido no momento em que o homem teria chegado a casa e não sendo permitida sua entrada ele quebrou o vidro.

Sendo indagado, o marido relatou que realmente existem brigas e que também desejaria

se separar. A mulher ainda relata que em uma discussão ocorrida na segunda-feira (16) o marido teria arremessado uma lata acertando

o braço do filho dela de 10 anos, vindo a causar ferimento no coto-velo direito do menor. Foram toma-das as devidas providências.

Homem tenta matar esposa e em seguida se enforca

De Siqueira CamposIsaele Machado

Por volta das 17h40 de segunda-feira (16) em determi-nado sitio a caminho de Nova Brasília (Carlópolis) segundo infor-mações o filho de um casal chegou do trabalho e encontrou o pai enforcado e a sua mãe caída no chão, inconsciente e com manchas de sangue.

A caminho da ocorrência a equipe da Polícia Militar encon-trou com um veículo, o qual acio-nou a viatura informando que estava levando a mulher para o pronto socorro local, já que eles não sabiam informar se ela ainda estava com vida. No local a PM

entrou em contato com a cunhada da vítima, que relatou que as dis-cussões entre o casal eram cons-tantes. Disse ainda que havia acabado de retornar do serviço, quando o sobrinho chegou até a sua residência dizendo que tinha encontrado o pai enforcado e sua mãe caída no chão.

Quando a cunhada foi até o local do crime, juntamente com seu marido e o filho, para veri-ficar o fato, eles encontraram a vítima caída próxima à porta da cozinha, sendo assim eles a pega-ram e levaram ao pronto socorro. No interior da residência a equipe policial encontrou indícios de briga e manchas de sangue no chão da cozinha. Já o senhor estava enfor-

cado na parte externa da residên-cia, em uma espécie de garagem, sendo que o corpo dele estava coberto por um pedaço de pano e o cachorro da família não permitia que a equipe se aproximasse.

No pronto socorro em con-tato com uma das auxiliares de enfermagem, a polícia obteve informações de que a mulher já estava consciente e possuía um corte grande na região da cabeça, sendo que em virtude da gravidade do corte e também para a realiza-ção de exames complementares ela foi transferida para o hospital de jacarezinho. O IML esteve no local e retirou o corpo do homem. Em seguida foram tomadas as pro-vidências cabíveis.

Polícia Militar apreende menor com armas e munições

De Cambará Isaele Machado/ Informações

Polícia Militar

Por volta das 11h45 da última segunda-feira (16), a equipe da Polícia Militar em patrulhamento pela Rua Hermínio Haggi, próximo a um local conhecido no meio poli-cial por se tratar de ponto de venda de drogas, avistou algumas pes-soas empreendendo fuga, após ver a viatura.

Em uma ação rápida, os PMs abordaram uma pessoa que correu para dentro do quintal, sendo um adolescente, 17 anos, e em revista pessoal foi localizado ao seu lado uma bucha de maconha.

Questionado se havia mais droga na casa o menor negou, porém após busca no interior da residência, mediante autorização, foi encontrado no quarto, no fundo falso da gaveta do guarda roupa, 22 buchas de maconha embalada e pronta para a venda.Também foi localizado dentro do tênis do ado-lescente, 03 munições de calibre 32 de marca CBC.

Diante dos fatos, foi dada voz de apreensão ao adolescente e encaminhado juntamente com o entorpecente e as munições para as providências penais cabíveis.

Veículo apreendido com 80 kg de maconha levava mãe e bebê

Redação BondeA Divisão Estadual de Nar-

cóticos (Denarc) prendeu na madrugada desta terça-feira (17), por volta das 4h, dois homens e uma mulher na cidade de Arapon-gas, na Região Metropolitana de

Londrina, em um veículo com 80 quilos de maconha.

Segundo informações do Denarc, a droga era transportada em um Fiat Strada, que levava a mãe e um bebê de seis meses. A mulher de 30 anos não possui

passagens pela polícia. Já os homens de 55 anos e

42 anos já possuem passagens por tráfico de drogas. O Denarc vai apresentar os criminosos no núcleo de Londrina nesta manhã durante coletiva de imprensa.

Page 8: Correio Noticias Edição - 1184

Quarta-Feira - 18 de Março de 2015Edição 1.1848 eSPOrTe

Siqueira Campos sediou a etapa final do Campeonato de Xadrez para menores

De Siqueira CamposRodolfo Carvalho Após 25 etapas em todo o

estado aconteceu em Siqueira Campos à fase final do Campeo-nato Paranaense de Xadrez, entre os dias 13 e 15 de março no Salão de Festas do Santuário do Senhor do Bom Jesus da Cana Verde.

258 Atletas estiveram parti-cipando desta competição, que começou na manhã de sexta-feira (13), tendo como programação das 8h30 às 11h30 espaço para que enxadristas representantes de 38 municípios do todo estado, pudes-sem confirmar presença.

13h30 foi realizado o Con-gresso Técnico e às 14h abertura da 1.ª Rodada. Já a segunda aconteceu às 17h30.

No sábado às 9h à 3.ª Rodada, às 14h à 4.ª Rodada e a 5.ª e ultima do dia às 17h30.

Competição acirrada onde domingo pela manhã após a 6.ª rodada foram conhecidos os cam-peões.

Festival Paranaense de Meno-res, evento este oficial da Federa-ção de Xadrez do Paraná e visa apontar os Campeões Paranaen-ses nas categorias Sub 08, 10, 12, 14, 16, 18 e 20 (Absoluto e Feminino) bem como promover a prática do xadrez no estado, além de congregar toda a comunidade enxadrística paranaense.

O Festival Paranaense de Menores e Sub 20, também vale para cálculo de rating CBX (confe-deração Brasileira de Xadrez).

Federação de xadrez do Paraná (Fexpar) e prefeitura municipal de Siqueira campos, através de uma parceria, trouxeram neste último fim de semana o Festival Paranaense de Xadrez de Menores e na Categoria sub 20.

1ª Taça 'José Carlos da paixão' de futebol de salão clássicoDe Siqueira camposRodolfo Carvalho

A CFSB- Confederação de Futebol de Salão do Brasil com apoio da ACISC -Associa-ção Comercial e Industrial de Siqueira Campos, da Prefeitura Municipal, e do Ministério do Esporte do Brasil, proporciona-ram a comunidade de Siqueira Campos a 1ª Taça 'José Carlos da Paixão' de futebol de Salão Clássico com a participação de quatro equipes: Palestra (Jaca-reí/SP) atual campeão paulista, Colorado (Jundiaí/SP) vice-

campeão paulista, barril (PR) semi-finalista do campeonato municipal e Serapió (PR) vice-campeão municipal. A disputa ocorreu nos dias 14 e 15 de março, no ginásio municipal 'Raulino Ceccon', em Siqueira Campos.

Evento contou com a pre-sença da Seleção Paranaense e Seleções Paulista, ambas as equipes femininas, que propor-cionaram aos presentes, dois grandes jogos amistosos nas regras CFSB.

Após 2 (dois) dias de festivi-dades a Classificação Final do

Quadrangular ficou assim;

1ª Taça José Carlos da Paixão Siqueira Campos - PR

1º Lugar - Colorado (Jundia-í-SP)

2º Lugar - Serapió (Siqueira Campos-PR)

3º Lugar - Palestra (Jacare-í-SP)

4º Lugar - Barril (Siqueira Campos-PR)

Artilheiro - Matheus/Barril - 4 gols

Melhor Defesa - Serapió 4 gols sofridos