correio notícias - edição 689

12

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 24-Feb-2016

250 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 689

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 689
Page 2: Correio Notícias - Edição 689

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 - EDIÇÃO 689OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama,Quatiguá, Jacarezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina,Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá,Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. TelêmacoBorba, Ibaú e Reserva.S

IQU

EIR

A C

AM

PO

S

- RU

A D

OSEX

PEDI

CION

ÁRIO

S,15

25 -

(43)

357

1-36

46jo

rnal

corr

eiod

onor

te@

gmai

l.com

www.

corre

iono

ticia

s.co

m.b

r

TE

MA

CO

BO

RB

A -

AV.

HOR

ÁCIO

, 77

9- S

ALA

4 - G

ALER

IA P

UPO

- CEN

TRO

/F

ax: (

42) 3

272-

1598

ocor

reio

tb@

gmai

l.com

REDAÇÃOCamila Consulin, Isa Machado, Regiane Romão

DIAGRAMAÇÃO

Marcos Vinícius, Bruno RafaelAUXILIAR ADMINISTRATIVO

Claudenice Machado, Emilia KusterCOLUNISTA

Gênesis Machado

GILBERTO ALVES MARTINSGerente de Negócios

ELIZABETE GOISDiretora Geral CIRCULAÇÃO:

2

A inflaçãoassusta

O Banco Central já es-perava uma esticada na in-flação de janeiro, mas nãotanto.

Já av isara que haviapressões "no curto prazo",mas os números do mêssurpreenderam até mesmoos analistas independen-tes, como indicam as pes-quisas.

A inflação não saltavapara níveis superiores a6,0% em 12 meses desdejaneiro de 2012 (veja gráfi-co). E isso acontece mes-mo depois de colocada emmarcha operação de repre-samento dos rea jus tes ,como acontece com os pre-ços dos combust íve is ecom as tarifas do transpor-te público.

Aumenta a desarruma-ção dos fundamentos daeconomia, que enfrenta ago-ra uma síndrome multicon-traditória de inflação pro-gressiva, atividade econô-mica fraca (ou em retra-ção), pleno emprego e con-sumo aquecido.

As autoridades não reco-nhecem que esteja equivo-cada a estratégia de incen-tivo ao consumo num qua-dro de custos crescentespara o setor produtivo. Pre-ferem afirmar que esses de-sa jus tes são normais etemporários depois das mu-danças de fundo da econo-mia, como as que derruba-ram os juros básicos (Se-lic) e providenciaram a des-valorização cambial (alta dodólar) perto de 20%.

No entanto, a atual es-tocada da inflação está for-temente concentrada nosetor de alimentos e bebi-das e de despesas pesso-ais. Apenas esses i tensconcorreram em 61% paraa inflação dos últimos 30dias terminados em 15 dejaneiro. São indicações deuma demanda excessiva-mente aquecida, sem ofer-ta suficiente.

Como nos desastres aé-reos, não há uma única

Departamento de MeioAmbiente e você, para uma

Siqueira Campos sustentável!Uma das or ientações

que ficou gravado em mi-nha mente de tantos ou-tros conceitos debatidosna Eco 92 foi que "deve-mos pensar globalmente eagir localmente"... Nossa,isso foi a tanto tempo, jás e p a s s a r a m m u i t o sanos... E continuamos in-sistindo em evidenciar osproblemas do mundo, cru-zando os braços para asolução dos problemas danossa cidade! Até quando?Por isso, vamos descruzaros braços, mudar nossosconceitos e atitudes e jun-tos buscarmos a soluçãopara os problemas que es-tão à vista de todos!

Imaginemos que o mu-nicípio de Siqueira Cam-pos é um único corpo. Sequalquer parte deste cor-po se encont ra doente ,todo o resto padece. O or-ganismo precisa funcionardireitinho em todos os sen-tidos. E cada cidadão podee d e v e c o n t r i b u i r p a r aisso . A somatór ia gera ldas nossas contribuiçõesresultará em uma cidademais harmônica, mais lim-pa, mais saudável e que

Meio AmbientePor Soraya Helena Queiroz Manoel

nos ofereça a qualidade devida que nós "siqueiren-ses" merecemos!

É isso aí, vamos às no-tícias aos trabalhos!!!

Aterro Sanitário(Lixão)Estamos dando início

ao i so l amen to t o ta l daárea em que se encontrao Aterro Sanitário de nos-sa cidade. A partir de en-tão, será proibido à dispo-sição de qualquer tipo deresíduos no local. Aquelesque por ventura não respei-tarem essa determinação,serão punidos. Isso valepara todos, inclusive algu-mas empresas que insis-tem em usar o local comodescarga de matérias queagridem nosso Meio Ambi-ente e precisam ser previ-amente tratados antes dodescartes.

A área do Aterro deveráser monitorada por pelomenos 30 anos, uma vezque a agressão ambientala qual essa área foi expos-ta no decorrer de todosesses anos comprometeu-a to ta lmente , para issoserá executado um Planode Encerramento dentro

dos padrões legais. EssePlano contemplará todasas ações a serem trabalha-das!

E agora , para ondevão nossos resíduos (re-jeitos)???

A Lei 12.305/2010 in-centiva os municípios a seorganizarem para o trata-mento de seus resíduos euma das melhores opçõesaos mun i c í p i os são osConsórc ios In termunic i -pais. Portanto, SiqueiraCampos se uniu aos mu-nicípios de Tomazina, Ja-p i ra, Jabot i , P inhalão eIbaiti para juntos operaremu m A t e r r o S a n i t á r i o . Asede deste Consórcio éPinhalão. Mas, não se pre-ocupem! Estaremos infor-mando o andamento des-tes trabalhos!!!!

CaçambasAs caçambas continu-

am a disposição de todapopu lação para que seconsiga organizar a l im-peza u rbana . Porém, apartir do momento que ostrabalhos forem concluí-dos serão estabelecidosalguns critérios para con-t inuarmos prestando es-

ses trabalhos com qual i -dade.

Que critérios são es-ses?

As pessoas que nãotêm condições financeiraspara pagar pelos serviçosda caçamba devem pro-curar o Departamento deMeio Ambiente, e pedir aisenção desta taxa. Assi-nando a Dec laração deH ipossu f i c iênc ia , a ca -çamba será imediatamen-te encaminhada.

ViveiroO viveiro de mudas de

árvores nativas localizadonas dependências do Lardo Menor está produzindovárias espécies de mudaspara ser disponibi l izadasà população rural que pre-c i sa p ro teger á reas dem i n a s e m a t a c i l i a r .Aqueles que se interes-sarem devem procurar olocal e fazer o pedido.

A mata c i l iar é tão im-p o r t a n t e p a r a n o s s a ságuas como os cí l ios sãoimportantes para nossoso lhos , e las p ro tegem eevi tam que a quant idadee qual idade das nossaságuas

causa para o crescente de-sarranjo. O mais recentedeles são os estímulos aoconsumo, conjugados comqueda forte dos juros e des-valorização cambial, semque esse mix de estímulostenha s ido compensadocom aperto na conduçãodas contas públicas (maisausteridade fiscal). É o queo Banco Central vem apon-tando há mais de dois me-ses quando afirma em seusdocumentos que a políticafiscal se tornou expansio-nista.

Nessas condições, maisestímulo ao consumo queproviesse da redução do su-perávit primário, como vemsendo pensado, trabalhariacontra os objetivos do go-verno, como já vem aconte-cendo. Em vez de aumen-tar a produção da indústria,a e levação do consumoestá vazando para o exteri-or; impulsiona as importa-ções de combustíveis, dematérias-primas, de com-ponentes e de bens de con-sumo. Além disso, puxapara cima a procura por ser-viços, que não comportamimportações.

Os fatos estão atropelan-do a atual política econômi-ca. Mas, em vez de se do-brar a eles e de concluir quehá algo de errado no arranjo,o governo dobra sua apostano que entende por políticasanticíclicas, imaginando quea virada está logo aí, atrás donevoeiro. É por isso que in-siste no adiamento dos rea-justes de preços. Entendeque essas pressões inflacio-nárias são de fôlego curto eque, adiante, mais espaço seabrirá para recomposição depreços.

O tempo passa e, comele, vai tomando corpo a per-cepção de que o governo nãoconsegue cumprir seus obje-tivos. Mais ainda, vai sendosurpreendido todos os diaspela mediocridade dos resul-tados. E a erosão na confi-ança torna tudo mais difícil.

Charge do dia

Page 3: Correio Notícias - Edição 689

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 - EDIÇÃO 689

www.colunamisterx.com.br

POLÍTICA 3

POLÍTICA DE LADOAs fontes ligadas ao prefeito Fabi-ano Lopes Bueno (Bí-PSB) disse-ram que ele deixou a política delado, ou seja, desceu do palanquee vai administrar para todos inde-pendente de partido. Segundo in-formações vai atender as indica-ções tanto dos vereadores eleitosna sua base quanto os de oposi-ção. Muitos buchichos correm paratodos os lados, mas uma coisa écerta, o prefeito Bí não abriu ne-nhuma temporada a caças as bru-xas, e nem colocou os funcionári-os debaixo da "mangueira".

"OS CORNETAS"Tem gente da área, de dentro dasaúde que diz que as coisas estãoboas demais e que não dura muitotempo. As especulações são deque os médicos tiveram aumento eequipamentos foram comprados,mas isso não vai melhorar os aten-dimentos só vai gerar gastos parao município. Eu digo o seguinte,vamos dar pelo menos uns seismeses para uma avaliação maisdetalhada possa ser feita na saú-de de Siqueira Campos.

APRESSADINHOSTodos os dias estamos presenci-ando e noticiando acidentes e mes-mo assim tem motoristas que incor-poram o espírito de piloto de fór-mula 1 e saem pelas ruas loucosparecendo que querem matar oumorrer desde que os limites develocidade sejam ultrapassados.Então fica o alerta para esses ci-dadãos que pensam que seus car-ros são indestrutíveis que a vida écurta e os consertos de carro sãocaros. Está cada dia mais difícil detrafegar na rodovia 092 além doalto fluxo de caminhão ainda temos apressadinhos. Multa neles...

PROMESSAOs novos donos da Fanorpi, ouseja, o grupo UNIESP (União Na-cional das Instituições de EnsinoSuperior Privadas) aumentou asmensalidades e como justificativadisse que vai pagar o Fies (Finan-ciamento Estudantil) se o alunocomprovar trabalho voluntário dealguma instituição. Temos que lem-brar que nem todos vão conseguirfazer o Fies. Mas vamos falar averdade é difícil de acreditar quevão mesmo pagar o FIES feito nonome do aluno. Se alguém já foiou conhece alguém beneficiadopelo programa manda um e-mail([email protected]) àcoluna, pois estamos muito interes-sados em saber dessa "história".

O RANKING DOS BILIONÁRI-OS

Veja o ranking das pessoas maisricas do mundo e que influencia osmercados mundiais nas primeirasposições estão empresários com omexicano Carlos Slim, dono daAmerica Móvil (US$ 78,2 bilhões),Bill Gates, cofundador da Microsoft(US$ 64,0 bilhões), Amancio Orte-ga, da loja de roupas Zara (US$59,1 bilhões), Warren Buffett, pre-sidente do conselho de adminis-tração e presidente-executivo doBerkshire Hathaway (US$ 51,7bilhões), e o sueco Ingvar Kam-prad, da Ikea (US$ 45,3 bilhões).Nessa lista dos cem mais ricos es-tão quatro brasileiros:, Jorge Pau-lo Lemann (na 37ª posição), DirceCamargo (65ª), Eike Batista (78º)e Joseph Safra (83º).

É O FIMDar máquinas da prefeitura parapagar conta ou por qualquer outromotivo é abusar da confiança daspessoas que elegeram o ex-pre-feito de Conselheiro, Juarez Dris-sem. O homem tido como grandeadministrador, honesto, trabalha-dor se complicou por deixar má-

Ex-prefeito Juarez Driessen éacusado de entregar bens daprefeitura pra pagar dividas

Conselheiro MairinckTarciso de Carvalho

O Diretor do Departamento deObras Públicas, Dinovan Viana e Sil-va, da cidade de Conselheiro Mai-rinck, registrou Boletim de Ocorrên-cia na Polícia Civil de Ibaiti, alegandoo desaparecimento de peças de ma-quinário público. Ele disse à políciaque quando assumiu o pátio de má-quinas da prefeitura, fez sérios levan-tamentos e constatou a falta de taisequipamentos.

Os equipamentos que desapare-ceram, segundo ele, são de extremenecessidade, o que provocou a pa-ralisia do maquinário público neste iní-cio de ano para obras tão necessári-as à comunidade mairinquense. Osequipamentos são:Um motor Merce-des Bens 1113-OM 352,Umradiador,Uma bomba injetora Bosch,Um tork Todoo pertencentes à pá car-regadeira-Case WW20B e uma bom-ba injetora Bosch pertencente ao ve-ículo caminhão Munk de placas AIH.

O caso foi parar na delegacia

Conforme o relato do Diretor dodepartamento, Dinovan Viana alegouno boletim de ocorrência, esses equi-pamentos foram entregues ao Sr. Cé-sinha Costa residente na cidade deJapira e estando com ele todos essespertences da prefeitura de Conselhei-ro Mairinck.

Segundo os comentários de pes-soas ligadas ao paço municipal é deque esses equipamentos fora entre-gues ao Césinha Costa como partedo pagamento de dívidas que o ex-prefeito Juarez Driessen não tenhapago. Suspeita-se que as dívidas con-traídas e não pagas tenha sido da obrachamada na cidade de "pista da saú-de" que fica às margens da PR muni-cipal que dá acesso à Transbrasilia-na.

O desparecimento desses equi-pamentos denunciados à polícia nãofoi o único caso. Conforme o prefeitodisse em emissora de rádio de Ibaiti,quando assumiu encontrou dívidas enor-mes; o pátio de máquinas com 35 veícu-los sem condições de trafegar, ruas chei-

Divulgação

quinas e equipamentos que erampara trabalhar para a comunidadepara pagar contas da prefeitura.Vamos e venhamos o equipamen-to é do povo, de quem pagou osimpostos para a compra do bem.

DESCONTO NA CONTA DELUZ VAI GERAR ECONOMIAANUAL DE R$ 31,5 BILHÕES

A Federação das Indústrias do Es-tado de São Paulo (Fiesp) e o Cen-tro das Indústrias do Estado de SãoPaulo (Ciesp) informaram que aeconomia média anual no país pas-sará de R$ 24 bilhões para R$ 31,5bilhões com o desconto maior naconta de luz. Em um prazo de 30anos, as entidades projetam que aeconomia passará de R$ 720 bi-lhões para R$ 945 bilhões.

CORREIOS QUEREM AMPLI-AR OFERTA DE SERVIÇOS,COM TELEFONIA MÓVEL E

SEGUROSOs Correios devem oferecer, ain-da este ano, serviços de telefoniacelular e seguro pessoal. A ideia,segundo o presidente da empre-sa, Wagner Pinheiro, é facilitar oacesso a esse tipo de serviço pelapopulação, especialmente no inte-rior do país. "Como empresa públi-ca, queremos ampliar o acesso aserviços para a população que temmais dificuldade de acesso". O ser-viço de telefonia celular vai ser ofe-recido por meio do Operador Vir-tual de Telefonia Móvel, pelo qualempresas compram no atacado aoferta de rede de operadoras detelefonia e oferecem no varejo paraseus clientes.

GOVERNO ESTUDA NOVOINSTRUMENTO PARA SOCOR-

RER MUNICÍPIOSA presidenta Dilma Rousseff vaidecidir ainda esta semana sobre apossibilidade de ser feito um en-contro de contas previdenciáriasdos municípios. A medida - que podeser anunciada no Encontro Nacio-nal com Novos Prefeitos, na segun-da-feira (28), em Brasília - devealiviar a situação de endividamen-to de muitas cidades brasileiras. Oinstrumento é um balanço entre oque as prefeituras devem e o quetêm a receber do Instituto Nacionaldo Seguro Social (INSS). Essaconta, em muitos casos, pode dimi-nuir consideravelmente e até zerara dívida de algumas cidades.

DILMA EVITA FALAR DEAUMENTO DA GASOLINA

Em meio a rumores sobre aumentodo preço da gasolina, a presidentaDilma Rousseff preferiu não comen-tar o assunto. Questionada por jor-nalistas, Dilma respondeu: "Eu nãofalo sobre aumento de gasolina, eufalo de redução de tarifa de ener-gia." A presidenta falou aos jorna-listas após o encerramento da 6ªCúpula Brasil-União Europeia(UE), no Palácio do Planalto. A re-dução no preço de energia foi anun-ciada pela própria presidenta, emrede nacional de rádio e televisão.Dilma informou que começaria avaler hoje, a redução de 18% naconta de luz de consumidores resi-denciais e de até 32% para os se-tores da indústria e agricultura, docomércio e de serviços.

COPA NO BRASIL SERÁ AMAIS FISCALIZADA

O ministro do Esporte, Aldo Rebe-lo, disse que nenhuma edição an-terior da Copa do Mundo de fute-bol foi tão fiscalizada pelo PoderPúblico quanto a que vai aconte-cer no Brasil, em 2014. "Posso di-zer que temos a Copa do Mundocom o maior controle público já re-alizada em todo o mundo", decla-rou, em bate-papo no portal daEmpresa Brasil de Comunicação(EBC).

as de buracos, estradas rurais esbu-racadas: uma desorganização tre-menda. O prefeito afirmou que leva-rão cerca de seis meses para colocara casa em dia. "Até lá, os munícipesterão que ter paciência", lamentou.

O prefeito Municipal, Carlos San-

ches Bueno resumiu todo o acontecimen-to: "Levaram nosso patrimônio e o que édo povo eu quero de volta", disse revol-tado com a situação.

O ex-prefeito Juarez Driessen foi pro-curado pela reportagem, mas seu telefo-ne estava desligado.

Animada, secretária da Ação Social falasobre o mandato nos próximos quatro anos

Denise Kronéis afirma que seu trabalho será voltado para o povo e diz que nãoquer nada que não seja de direito seu

De São José da Boa VistaRegiane Romão

Entus iasmo. É isso que ap o p u l a ç ã o d e S ã o J o s é d aBoa V i s ta encon t ra quandoentra na Secretar ia de AçãoSocia l e se d i r ige até a sa lada secretária e primeira-dama,Denise Aparec ida Rodr iguesKronéis. Ela é inquieta, anima-da e demonstra muita vontadede t rabalhar. Junto com a se-cretár ia admin is t ra t iva, Kel lyMendes de Ol ive i ra Casprov,promete t rabalhar mui to pe lapopulação carente do municí-p io.

Durante a ent rev is ta queconcedeu ao jo rna l Cor re ioNotícias, ela falou sobre a Se-cretaria, sobre os planos e an-seios para os próximos quatroanos.

E le a f i rmou que quandoassumiu a Secretar ia, encon-t rou uma 'casa ' organizada ecom alguns projetos em anda-mento, como o Famí l ia Para-naense, lançado pela pr imei -ra-dama do Estado, FernandaRicha.

"Temos algumas idéias aquitambém, que serão implanta-das no munic íp io , mas prec i -samos de verbas para rea l i -zar, e in fe l izmente agora nãotemos", expl icou Denise.

A secretária disse que a po-

pulação pode esperar um tra-balho fe i to as c laras, que nãoquer nada que se ja de d i re i todo povo de São José da BoaVista. "Quando meu marido en-t rou na pol í t ica eu fa le i paraele que trabalharíamos para opovo e que não quero nadaque não se ja nosso de d i re i -to", ressaltou.

Denise expl icou que estáse in te rando agora sobre ofuncionamento da Secretar ia,e que a intenção dela é traba-lhar pe lo povo. "Quando nós

Prédio da Secretaria de Ação Social foi construídorecentemente

saímos em carreata após av i tór ia eu fa le i para o Sér-gio: olha o tanto de gente queconf iou em você, o que pre-tende fazer para ajudar essepovo? E nossa f i lha d isse:Pai , se você não a judar osmoradores da Vi la Centená-r ia você va i ter que se en-tender comigo e com a mãe",contou.

"Temos que voltar nossoso lhos para a V i la Centená-r ia , já que a l i a in f ra -es t ru -tu ra é p recár ia . Os idosos

não têm como sair de casa por-que tem medo de ca i r, não po-dem ir a uma missa, nem medirpressão, porque as ruas estãointransi táveis".

A secre tá r ia exp l i cou quem u i t o s p r o j e t o s s ó s u r g i r ã oapós a verba te r en t rado emcaixa, já que sem dinhei ro nãoé poss íve l mante r nada pe laSecretar ia de Ação Socia l .

Outro bai r ro que será aten-d ido será a Manguei r inha. "Osmoradores ped i ram uma l inhade ônibus para poderem vir atéa c idade com mais faci l idade".

A pr imei ra-dama quer levarpara São José da Boa V is ta ,a c a d e m i a s a o a r l i v r e , p a r aq u e a s p e s s o a s p o s s a m s eexerc i ta r sem nem um cus to ebenef ic ia r a saúde da popu la -ção.

Denise ressa l tou que acre-d i ta mu i to no Sérg io Kroné is ."E le é mu i to cor re to com tudoque faz , por essa razão tenhocerteza que e le será o prefe i toque o munic íp io quer, por issoacho que e le se sa í ra mu i tobem".

O que a secretária disse ad-m i r a r n o m a r i d o é a f o r m atransparente com que ele t rataos muníc ipes . "E le es tá fa lan-do a lguns nãos . Se e le sabeque não poderá rea l i za r, nãodá esperanças, dessa fo rma apessoa não f ica i lud ida" .

Regiane Romão

Page 4: Correio Notícias - Edição 689

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 - EDIÇÃO 689GERAL4

Espaço da Feira da Lua deWenceslau Braz passa por reformas

De Wenceslau BrazCami la Consul in

Várias reformas estão sen-d o e x e c u t a d a s n o e s p a ç oa o n d e a c o n t e c e a F e i r a d aLua de Wenceslau Braz. O se-cretár io de obras, José Gent i lGomes, por motivo de viagem,de ixou as obras por respon-sabil idade do funcionário, JoséDonizete da Costa , que in for -mou que as re fo rmas es ta rãoconc lu ídas na próx ima sexta-fe i ra.

"Pr imei ro vamos t raba lharcom a base dos qu iosques ,e levaremos a es t ru tu ra ondenão f i ca rá em conta to d i re tocom a ter ra" , in formou.

De acordo com o respon-sáve l pe la re fo rma, os c incoqu iosques te rão as bases deconcre to e uma nova p in tu ra .

Bibliotecas de WenceslauBraz recebem

Telecentros digitaisDe acordo com o secretário da Cultura, Moisés José Bueno, otelecentro faz parte de um programa estadual e federal, que

oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação,em especial à internet, onde contribui para o desenvolvimento

social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos

De Wenceslau BrazCamila Consulin

Em breve usuários das bibli-otecas José de Anchieta e Mariade Lourdes Alves (Profª MariaBaiana), de Wenceslau Braz,contarão com telecentros. Namanhã de ontem (24), o técnicod a C e l e p a r d e J a c a r e z i n h o(Companhia de Informática doParaná) esteve no municíp iopara instalação dos programas.

De acordo com o secretárioda Cultura, Moisés José Bueno,o telecentro faz parte de um pro-grama estadual e federal, queoferece acesso às novas tecno-logias da informação e comuni-cação, em especial à internet,onde contribui para o desenvol-vimento social, cultural, intelec-tual e econômico dos cidadãos."Buscamos os equipamentos eagora, instalados, podem servira população, especialmente aosestudantes que necessitam tantodesta tecnologia", ressaltou o se-cretário.

O secretário ainda informouque além das aulas de informáti-ca, os telecentros também irãooferecer cursos a distância, po-rém ainda não tem prazo paraas aulas iniciarem.

"Foram cerca de dois anospara conseguirmos a instalaçãodos telecentros. A partir de ago-ra vamos abrir um teste seletivopara contratar dois funcionários,para trabalhar nos telecentros",informou Bueno.

De acordo com o responsável pela reforma, José Donizete da Costa, os cinco quiosques terão as bases de concreto e uma novapintura. "O espaço da Feira da Lua ficou quatro anos sem passar por reformas, pois quando construído fizemos algo para que

resistisse às ações do tempo, agora com uma melhora, poderá durar até mais de quatro anos", disse

Em quatro anos de funcionamento é a primeira vez que a Feira da Lua passa por reformas

"O espaço da Fe i ra da Lua f i -cou quat ro anos sem passarp o r r e f o r m a s , p o i s q u a n d ocons t ru ído f i zemos a lgo paraq u e r e s i s t i s s e à s a ç õ e s d otempo, agora com uma melho-ra , poderá durar a té ma is dequatro anos" , d isse.

Pa lco e os banhe i ros tam-b é m p a s s a r ã o p o r r e p a r o s .Além disso, as telhas serão la-vadas e reaprove i tadas .

Segundo o d i re tor de Agr i -cul tura e responsável pela or-gan ização dos fe i ran tes , Ne iL u i z A pa rec i do de O l i ve i r a ,atualmente a Feira da Lua con-ta com 15 fe i rantes que ofere-cem vários t ipos de al imentos."Temos desde tradicional espe-t inho até comidas japonesas.Também há venda de a l imen-tos der ivados do mi lho. A lémdisso, vendem salgados, tapi -

oca, crepe e chopp", informou.Os produtos oferecidos são

sempre de qual idade e os pre-ços são muito bons. A Feira da

Lua acontece toda sexta-feira,das 18 horas às 23 horas, na

rua Manoel Gi l , em f rente aoHotel Santa Maria.

Camila Consulin

O técnico da Celepar de Jacarezinho fez ainstalação dos programas na manhã de ontem

Em cada telecentro 75% doscomputadores serão dedicadosà formação da população e ou-tros 25% são reservados parao uso livre da população. Nesteespaço l ivre, o usuário pode,por exemplo, navegar pela web,fazer pesquisas, ler notícias, re-digir documentos, currículos, en-viar e receber e-mails, imprimirdocumentos. Todos os serviços,cursos e materiais fornecidospelos telecentros serão gratuitos.

PROJETOS PARA 2013O secretário da Cultura, Moi-

sés José Bueno, aproveitou aoportunidade para falar sobrenovos projetos e também quaisprojetos continuarão em execu-ção.

"Primeiramente, para 2013,iremos organizar a AssociaçãoMunicipal dos Artistas Brazensese também a Associação Munici-pal de Cultura", informou. Eleainda disse que pretende criarum centro cultural. "Temos o ob-jetivo de criar um centro pararealizar todas as atividades cul-turais, como teatro, projeção defilmes, apresentações musicais.Além disso, queremos ter umgrande acervo de l ivros e tam-bém fundar o museu histórico deWenceslau Braz", declarou.

Os concursos de trovas (po-esia popular), de paródia, leitu-ra premiada e a Amostra e FeiraCultural Brazense (Afeculbra),terão continuidade no município.

Novo Pároco de Siqueira Camposfala sobre Ordenação Sacerdotal

que haverá no próximo mêsO acontecimento será inédito no município

Pároco Manoel Braz, " Será a primeira vez queacontecerá uma Ordenação Sacerdotal em SiqueiraCampos"

Camila Consulin

De Siqueira CamposIsaele Machado

Nomeado Pároco no dia 31 dedezembro pelo Bispo Dom AntonioBenevente, Manoel Braz da SilvaNoite, assumiu a paróquia de Si-queira Campos no lugar de FreiNelson que foi passou a assumir aparóquia de Laurentino-SC (cida-de vizinha a Rio do Sul). O novoPároco conta que a paróquia estámuito bem organizada e que a no-vidade é que no dia 23 de feverei-ro haverá uma Ordenação Sacer-dotal de um jovem de Siqueira Cam-pos. O acontecimento será inéditono município.

Ordenação Sacerdotal, é nomeque habitualmente dado à celebra-ção do Sacramento da Ordem que,na realidade, é conferido em trêsgraus: Ordenação Diaconal, Pres-biteral e Episcopal. Como envolvemuitos elementos, é uma cerimônialonga, de uma beleza sóbria, co-movente para nossa fé e nossa vidacristã, emocionando quantos a elaassistem: paroquianos, parentes e,principalmente, os pais do ordenan-do e o próprio Bispo ordenante.

O rito da celebração obedece auma seqüência, que se inicia com aentrada do Bispo e sua saudaçãoao povo. A seguir, tem lugar a Litur-gia da Palavra, na qual são lidostextos relativos ao sacerdócio, àmissão do padre na Igreja, no mun-do e na história, comentados pelocelebrante, na homilia. Depois dis-so, começa propriamente o rito or-denacional. Aquele que deseja serordenado padre é chamado a seapresentar. Num gesto muito belo esimbólico, despede-se de seus paise sai do meio do povo, para apre-sentar-se ao bispo ordenante, nopresbitério, dizendo: "Aqui estou".Esta declaração reflete uma deci-são tomada. A despedida dos paisimplica um sacrifício, uma doaçãoque a família faz de um de seusmembros, geralmente dos mais do-tados, para o serviço exclusivo daIgreja.O futuro sacerdote é apre-

Isamara Machado

sentado ao Bispo por um formador,que informa o nome e o desejo docandidato de receber a ordenação.O Bispo solicita, além disso, os de-poimentos de alguns fiéis, que de-vem conhecê-lo há mais tempo,garantindo a aptidão para assumira grave função do sacerdócio. Astestemunhas constam, normalmen-te, de familiares e membros da suacomunidade de origem. A seguir, oBispo dirige-se à assembléia, acei-tando o candidato, para servir defi-nitivamente à Igreja, em nome daTrindade: o Pai, que o chamou, oFilho, em nome de quem ele vai agircomo sacerdote, e o divino EspíritoSanto, que vai ungi-lo. Diante dis-to, a comunidade se manifesta, ge-ralmente, com um grande aplauso.

O celebrante dirige-se, nova-mente, ao candidato, para confirmarsua intenção de abraçar o sacer-dócio, com as disposições e renún-cias necessárias. A cada pergunta,repete-se a resposta conclusiva:"Eu quero".Chega o momento dagrande oração da comunidade.Prostrado por terra, o candidatomanifesta o reconhecimento de suanulidade, fraqueza, pequenez, di-ante da grandiosidade do ofício quevai assumir. A comunidade se ajoe-

lha e entoa a Ladainha de Todosos Santos. Parece-nos que todosos santos invocados, em procissão,impõem as mãos sobre a cabeçado candidato, em sinal de bênção.

Finalmente, vem o momentocentral da ordenação, que consistena imposição das mãos pelo Bispo.Esse gesto vem desde os temposmais antigos dos Patriarcas, pas-sando por Jesus, pelos Apóstolos echega até nossos dias. Os padresque ali se encontram, compondo oPresbitério, também impõem indivi-dualmente as mãos sobre a cabeçado ordenando. É um momento demuita emoção, no reconhecimentoda presença do Espírito Santo. Se-gue-se a Grande Oração Conse-cratória, pela qual o candidato éconsumado sacerdote para todo osempre.Na etapa seguinte da ceri-mônia, o novo padre reveste-se dosparamentos sacerdotais: a alva, ouseja, a veste branca; a estola, sím-bolo do poder e da santidade dosacerdócio; por último, a casula, tra-je próprio para a celebração dosacrifício da Eucaristia. Essa "vesti-ção" é feita por um sacerdote, es-colhido pelo próprio recém orde-nado, como figura de padre que eledeseja imitar.

Page 5: Correio Notícias - Edição 689

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 - EDIÇÃO 689REGIONAL 5

Diretora da FANORPI fala sobre aspolêmicas envolvendo a instituição

Após várias especulações, a diretora Graça Zurlo e o coordenador Walter Francisco Lemos, durante entrevista aojornal Correio Notícias explicaram a forma de trabalho do grupo UNIESP

De Santo Antônio da Platina

Regiane Romão

Após várias polêmicas en-volvendo a Faculdade do NortePioneiro - FANORPI que incluia venda e o valor das mensali-dades para o ano de 2013, adiretora da instituição Maria dasGraças Zurlo recebeu a equipede reportagem do jornal CorreioNotícias e esclareceu as pos-síveis dúvidas sobre os novosadministradores da instituição.

De acordo com a diretora,a venda foi concretizada emdezembro de 2012, embora osantigos donos negassem a ven-da. O grupo que adquiriu a Fa-norpi se chama UNESP, e jáestá à frente da administraçãode 108 faculdades.

Para Graça, a venda da FA-NORPI beneficiará não só osprofessores, mas principal-mente os alunos. Como ela fri-sou a internet aceita tudo, eapenas um jornalista a procu-rou para saber a real situaçãoda instituição. "Acho que omínimo que um jornalista devefazer é vir até aqui para escla-recer os boatos. Não dou en-trevista por telefone e nem poremail. Acho que tem que serolho -no - olho", desabafou.

Na tarde dessa terça-feira,22, a diretora Graça esteve nocampus em Presidente Pru-dente e se admirou com a es-trutura oferecida aos alunos."Educação e qualidade dentrodas modalidades deles é leva-do muito a sério, o grupo temestrutura e se preocupa em le-var isso para os alunos".

Quando questionada sobreo aumento das mensalidades,que foi considerada abusiva poralguns alunos nas redes soci-ais, Graça explica que há umatabela nacional que será segui-da e é adequada as realidadesregionais. Nós estamos em pe-ríodo de migração, e isso de-manda tempo.

"Os alunos veteranos sa-bem quanto vão pagar. Nós te-mos um contrato que será man-tido até o final do curso, e elessabem que todos os anos éfeito um reajuste. É só ver oboleto", explicou Graça.

Em relação ao quadro deprofessores, a diretora afirmouque eles serão mantidos. Elaexplicou que a FANORPI exis-

te e será mantida. "Saíram osantigos donos e entra um gru-po, que irá gerenciar a institui-ção e tudo será mantido".

Graça diz também que umauditor irá fazer o acompanha-mento e provavelmente algu-mas reformas serão feitas noprédio, mas nada muito absur-do, por que o local ainda é depropriedade da prefeitura, e poressa razão não deverá ser mu-dado estruturalmente.

Graça diz que o grupo edu-cacional UNIESP teve sim al-guns erros, mas teve muitosacertos também, mas isso aspessoas não divulgam. "Nãosei por que isso acontece, massabemos que é assim, as pes-soas preferem divulgar os er-ros".

O ponto que a UNIESP des-cobriu para chegar onde está,é a facilitação do aluno das clas-ses B, C e D no ingresso dafaculdade, através FIES. "Se naépoca que eu iniciei a faculda-de tivesse o FIES, certamenteeu teria aderido ao programa,já que eu tive que mendigaruma bolsa de estudos para de-putados, eu tinha o sonho defazer uma faculdade, e curseiem Ourinhos".

Para o grupo oferecer oFIES, o grupo precisa ofereceraos alunos alguns benefícios.São eles: o nivelamento da lín-gua portuguesa e matemática,curso de idiomas (inglês e es-panhol), curso de extensão, eum curso preparatório para con-cursos para os cursos de Li-cenciatura. Nesses casos, seo aluno for aprovado no concur-so ele não precisa pagar o fi-nanciamento.

Quanto ao registro do diplo-ma, continuará da mesma for-ma, só que a partir de agora,além do registro ser liberadopela Universidade Estadual deLondrina - UEL poderá ser libe-rado pela Universidade Estadu-al do Norte Pioneiro UENP. "De-cidimos fazer também por Ja-carezinho, já que é mais pertoe será mais rápido. Pela UELo acadêmico pode esperar atéum ano e meio pelo diploma".

Como também foi dito nasredes sociais, muitos alunosmanifestaram interesse em pe-dir transferência para outras fa-culdades. De acordo com Gra-ça, os únicos alunos que pedi-

Fotos: Emília Kuster

Grupo não fará grandes reformas no prédio já que o mesmo ainda pertence a prefeitura

ram transferência foram de di-reito, que vão tentar vaga naUENP. "Não tenho conheci-mento de alunos que tenhampedido transferência por acha-rem as mensalidades abusivas,ou por desconfiarem do grupoUNIESP".

Para finalizar, Graça disseque os alunos podem esperartrabalho e seriedade, por que ogrupo é sério, e não construiutudo que ele tem até agora pornada. No primeiro dia de aula,os alunos podem ter certezaque estarão fazendo parte deum grupo preocupado com osalunos, com a inclusão sociale com os menos favorecidos.

De acordo com coordenadorde Projetos Especiais, WalterFrancisco Lemos, os veteranoscontinuarão a pagar as mensa-lidades acordadas na matrícu-la, apenas os calouros terão asparcelas reajustadas.

Mas, a prioridade do grupoUNIESP é a aderência ao FIES,por essa razão, os alunos sãoconvidados a fazer o financia-mento.

Para esclarecer, Walter dis-se que os boletos serão entre-gues a todos os alunos com omesmo valor, para que fiqueigualado perante o MEC. "Quemestá vindo do mantenedor anti-go continuará pagando as men-salidades que já foram acorda-dos no ato da matrícula".

Ele explicou que os alunosnão procuraram a faculdadepara esclarecer os valores, ecausaram tumultos, mas quan-do foram esclarecidos saíramsatisfeitos da instituição.

Dentro do grupo UNIESP, háum programa chamado 'UNI-ESP PAGA', que funciona daseguinte maneira: o aluno ade-re ao FIES, e durante o cursotem que prestar serviços comu-nitários. São 24 horas por mês,

Diretora Graça Zurlo assumiu a instituição em dezembro de 2012

até o final do período acadêmi-co, e deverá apresentar um re-latório na faculdade, como sefosse um relatório de estágio.Se isso acontecer, o aluno seráisento do pagamento do FIES.O grupo UNIESP se compro-mete a pagar o financiamento,após um ano e meio após aconclusão do curso, e terá atétrês vezes o tempo de duraçãodo curso para efetuar o paga-mento.

O aluno terá que pagar ape-nas R$ 50 a cada três meses.Ele receberá um boleto em

casa, via Banco do Brasil.Para que isso aconteça, o

aluno e o grupo UNIESP assi-narão um contrato, reconheci-do em cartório, que ficará como aluno, como forma de segu-rança, para que o aluno tenhaconsciência do que foi acorda-do.

Para manter esse contratoativo, o aluno deve ter boasnotas, frequência de 75% nasaulas e realizar os trabalhoscomunitários. Além disso, oaluno escolhe o horário que irárealizar esses trabalhos.

De acordo com o coordena-dor, não há possibilidade dogrupo não pagar o financiamen-to após a conclusão do curso."O aluno está amparado por umcontrato legal, que não poderáser quebrado por nenhuma daspartes, se isso acontecer, oaluno deve procurar a faculda-de e cobrar os seus direitos".

Caso o aluno desista docurso, ele terá que arcar como pagamento do FIES. "Issocaracteriza quebra de contra-to, e por isso o aluno terá queassumir as parcelas".

QUEM É A DIRETORA MARIA DAS GRAÇAS ZURLO?

Formada em Administração de Empresas e Geografia, é professora concursada do Es-tado e professora a 15 anos de uma escola particular em Santo Antônio da Platina. Ficoufrente à coordenação do curso de Administração de Empresas na FANORPI por sete anos,e sempre lutou para que o curso fosse reconhecido dentro e fora da faculdade. Foi escolhi-da como diretora da FANORPI no final de dezembro de 2012, e foi através do currículo e porser a coordenadora mais antiga da instituição que foi reconhecida pelo grupo UNIESP. Elapretende fazer pelos alunos da faculdade o que sempre fez pelos alunos de Administraçãode Empresas. A maior preocupação da diretora é fazer todos os que estudam na instituiçãofelizes. E promete que se esforçará para isso.

Page 6: Correio Notícias - Edição 689

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 - EDIÇÃO 689ESPORTES6

Palmeiras desiste de Riquelme. 'Nãopodemos nos dar ao luxo', diz Nobre

Fim da negociação com o argentino é o primeiro ato de José Carlos Brunoro, apresentadonesta quinta como novo diretor executivo do clube

De São PauloGlobo Esporte

O Palmeiras desist iu of ic i -a l m e n t e d a c o n t r a t a ç ã o d omeia Riquelme. O novo presi-dente do c lube, Paulo Nobre,eleito na últ ima segunda-feira,já vinha sinal izando que a ne-g o c i a ç ã o , q u e v i n h a s e n d oconduzida pelo ex-mandatárioArnaldo T i rone, ser ia abor ta-da. Com a chegada de JoséCar los Brunoro, novo d i re torexecutivo de futebol do clube,a decisão foi rat i f icada.

B runo ro f o i ap resen tadonesta quinta-feira e sua primei-ra dec isão fo i terminar a ne-gociação. Além da questão f i -nancei ra, pesou contra a ne-gociação o fa to de Riquelme,de 34 anos, não jogar desdeo dia 4 de julho do ano passa-do, quando defendeu o BocaJuniors na f inal da Taça Liber-tadores.

- Conversamos eu, Bruno-ro e Gi lson Kle ina para aval i -ar o Riquelme. Ninguém põeem dúvida a qual idade do jo-gador. Mas o c lube v ive pro-blemas f inanceiros. Os prof is-sionais que estamos trazendoe t i rando do mercado têm umcusto. Não podemos fazer lou-curas neste momento. Hoje, oPalmeiras não pode se dar o

Divulgação

Paulo Nobre e José Carlos Brunoro decidiram não contratar Riquelme

luxo de trazer o Riquelme pelopreço que e le va le. A lém dis-so, não t ínhamos uma aval ia-ção física e nem o contato pes-soal com ele para saber sua

mot ivação. Para os que estãocha teados : l embrem-se queestamos trabalhando pelo bemda instituição - explicou PauloNobre nesta quinta, durante a

apresentação de Brunoro, naAcademia de Futebol

Desde o início a negociaçãocom Riquelme gerou polêmica.Apenas o ex-presidente, Arnal-

do Tirone, e o ex-vice-presiden-te de futebol, Roberto Frizzo,eram favoráveis. Tirone chegoua viajar para a Argentina e dei-xou a negociação com o repre-

sentante do meia encaminhada.Ao fazer isso, ele foi contra oConselho de Orientação e Fis-calização (COF) do clube, quedesaconselhava o negócio.

'Neymar faz o impossível',elogia jornal espanhol,

após novo showAtacante desfila seu arsenal de dribles diante do Botafogo-SP. Até diário

argentino Olé se rende à atuação de gala do santista na Vila Belmiro

De SantosGlobo Esporte

O novo show de Neymar,desta vez d iante do Botafogode Ribei rão Preto, na v i tór iapor 3 a 0, na úl t ima quarta-fei-ra , na V i la Be lm i ro , ganhourepercussão no ex te r io r. Osdribles do atacante santista fo-ram destacados pelo espanholMarca, em sua versão onl ine.

Com o t í tu lo "Neymar faz oimpossível" , o texto diz que "obrasi leiro voltou a surpreendera todos" , destacando o "cha-péu" e a bola ent re as pernasde dois marcadores r iva is . Amatér ia termina d izendo que"Neymar não tem l imites" (vejaos lances no v ídeo) . A lém doMarca, o jornal catalão MundoDepor t ivo também deu desta-que à atuação de Neymar.

Até o jornal argent ino Olé,que adora t i rar sarro dos bra-s i le i ros, rendeu-se ao ta lentodo craque sant is ta . "Se Ney-mar está em campo, o show égarantido", diz o texto dos her-manos. O deta lhe é que, gra-ças ao jogador do Peixe, a téjogo de campeonato estadualtem ganhado repercussão noexterior.

Depo is do jogo , Neymarelogiou muito a atuação de Cí-

cero, mas foi sucinto ao comen-tar a mudança radical no v isu-al - ele pintou de loiro o cabeloe a barba. (assista à entrevis-ta no vídeo ao lado) .

- Quis dar uma mudada aí -disse, r indo.

Uma cur ios idade: tanto nochapéu quan to no lance emque para d iante de um marca-dor e coloca as mãos na cintu-ra, Neymar está diante do ata-cante Nunes, que defendia oSanto André na f ina l do Cam-peonato Paul is ta de 2010. Naocasião, os dois discut i ram de

forma ríspida. O Peixe acabouconquistando o título, mas numapart ida tensa, que teve quatrocar tões vermelhos - t rês parajogadores do Santos e um doSanto André.

Sobre o ato de ter colocadoa mão na cintura diante de Nu-nes, como se est ivesse provo-cando o jogador do Botafogo,Neymar disse:

- Fo i só para dar uma res-p i rada e poder fazer depo isuma jogada a mais , que aca-bou aparecendo. Só para res-pirar um pouco mesmo.. .

Divulgação

Page 7: Correio Notícias - Edição 689

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 - EDIÇÃO 689POLICIAL 7

POLÍCIA MILITAROs policiais Jean Brunhari e Matheus Eduardo Gon-

çalves foram até o Ginásio de Esportes Raulino Cec-con na noite de quarta-feira para atender uma lesãocorporal, no local estava acontecendo uma das fasesdo Campeonato de Futsal quando torcedores soltaramum "buscapé" que acabou atingindo a costa de um dosjogadores. A vítima foi encaminhada à Santa Casa deMisericórdia de Siqueira Campos.

Na quinta-feira às 12h40 os policiais Divonzir Limade Paiva e Rodrigo Bento da Silva receberam uma de-núncia de um furto à Rua Frei Belino Maria no BairroBom Jesus em Siqueira Campos. Um senhor de 82anos atendeu dois homens que pediram água e entra-ram na casa, um deles pediu o celular emprestado efurtou o aparelho. De acordo com testemunhas os ho-mens estavam com blusa escura e calça jeans, erammorenos, mediam aproximadamente 1,75m e fugirama pé. Os policiais realizaram buscas, mas não conse-guiram encontrar os homens.

POLÍCIA CIVILUma mulher de 39 anos de idade foi brutalmente

agredida por bandidos durante um assalto na madru-gada desta quarta-feira (23), no Distrito da Amorinha,município de Ibaiti. A mulher estava sozinha em casaquando foi invadida pelos marginais. A porta da cozi-nha foi arrombada, a vít ima escondeu embaixo dacama, mas foi descoberta pelos marginais. Um dos ban-didos que estava armado com um revólver deu uma"coronhada" na cabeça da mulher. Após revirar todosos cômodos da casa os marginais fugiram levando al-guns objetos. A mulher foi socorrida por vizinhos apóspedir ajuda pelo celular. Ela foi encaminhada para aFundação Hospital de Saúde Municipal de Ibaiti e seuestado de saúde é grave. Ela disse aos investigadoresque os marginais usavam capuz. Uma equipe de peri-tos da Polícia Civil de Jacarezinho esteve na manhãdesta quarta-feira no local. Algumas impressões digi-tais foram recolhidas na cena do crime. A Polícia Civiljá tem os nomes de alguns suspeitos. Suas identida-des não foram divulgadas para não atrapalhar as in-vestigações. Fonte: InformePolicial

SAMUOs samuzeiros Marcos e Joaquim foram até o Gi-

násio de Esportes na quarta-feira às 21h46 para pres-tar atendimento a uma vítima de queimadura, o rapazde 24 anos estava lúcido, consciente e os primeirosatendimentos foram realizados no local, logo após foiencaminhado ao Pronto Atendimento de Siqueira Cam-pos.

O Samu foi chamado na quinta-feira às 13h40 paraatender uma senhora de 64 anos à Rua Espírito Santocom dores de cabeça e náuseas. Os samuzeiros CaioBarcelar e Wagner Bispo da Silva a encaminharam aoPronto Atendimento de Siqueira Campos.

CORPO DE BOMBEIROSAparecido Alves(51), conhecido por "Cido mecâni-

co" morreu num grave acidente registrado na noite des-ta terça-feira (22), na PR-092, em Santo Antônio da Pla-tina. O motorista seguia sentido ao distrito do MonteReal, com um Fiat Uno, quando por volta das 20h30 seperdeu na curva da Fazenda Regina Helena, saiu dapista e atingiu uma árvore. Testemunhas que pararamlogo após o acidente contaram que o motorista estavadesacordado e que o veículo ainda estava funcionan-do bastante acelerado. Socorristas do Corpo de Bom-beiros tiveram que usar um "pé de cabra" para abrir aporta e retirar a vítima. De acordo com o cabo Brodo-wisk dos bombeiros, o motorista, que não usava cintode segurança, sofreu traumatismo craniano. Alves foiencaminhado ao Pronto Socorro de Santo Antônio daPlatina com vida, mas faleceu logo após dar entrada.Fonte: TaNoSite

POLÍCIA RODOVIÁRIAA Polícia Rodoviária foi chamada para atender uma

colisão traseira entre moto e caminhão nesta quarta-feira às 18h45 no km 254 da PR-092 em WenceslauBraz. Os ocupantes da moto CG com placa de Wen-ceslau Braz - PR, Odacir Jonas Teixeira de 34 anos eAdemir Timóteo Teixeira de 28 anos foram encami-nhados ao Pronto Socorro de Wenceslau Braz com fe-rimentos leves. O motorista do caminhão Scania complacas de Maringá - PR, Edieslon Zachecki de 28 anosnão se feriu. A ocorrência foi atendida pela equipe docabo Julio.

Um capotamento foi registrado pela Polícia Rodovi-ária Estadual e pelo Corpo de Bombeiros, na manhãdesta quarta-feira (23), na PR-092, próximo ao distritodo Monte Real em Santo Antonio da Platina. Por voltade 8h50, um caminhão carregado com miúdos de fran-go, placas (AEK-1684) de Tupãssi/PR, que seguia sen-tido Andirá, saiu da pista numa curva, a cerca de 3 qui-lômetros da entrada do distrito, e capotou. O motorista,Joaquim Fernando Cavalcante, 37, foi socorrido porpopulares antes da chegada dos bombeiros e foi en-caminhado ao Pronto Socorro de Santo Antônio da Pla-tina. De acordo com a assessoria do Hospital, o moto-rista sofreu apenas escoriações. Ele foi avaliado pelomédico e liberado. Fonte: TaNoSite.

Fique sabendo...Número de acidentesnas rodovias se mantém

igual ao ano passadoEm janeiro de 2012, os soldados do Posto Avançado do Corpo de

Bombeiros de Santo Antônio da Platina atenderam 25 ocorrências,algumas delas com vítimas fatais. O número se repete em 2013

De Santo Antônio da PlatinaRegiane Romão

O sargento Souza, do Posto Avan-çado do Corpo de Bombeiros de San-to Antônio da Platina, a pedido da equi-pe de reportagem do jornal CorreioNotícias fez uma comparação entre ja-neiro de 2012 e janeiro de 2013 so-bre o número de acidentes ocorridosnesse período.

Segundo o sargento, duranteesse período em 2012, haviam acon-tecido 25 acidentes, alguns deles comvítimas fatais.

Até o dia 23 de janeiro de 2013,24 acidentes já aconteceram nas es-tradas do Norte Pioneiro.

O sargento Souza explicou quemuitos acidentes acontecem duranteessa época do ano devido ao perío-do de férias, já que o número de car-ros nas estradas aumenta e em mui-tos casos os motoristas não estãoacostumados a dirigir pelas rodovias,e como o fluxo se intensifica os aci-dentes são praticamente inevitáveis.

Além disso, com a proximidadedo carnaval, as estradas ficam maismovimentadas, e o risco de acidentesaumenta consideravelmente.

A combinação álcool e direçãocomo ressaltou o sargento é a prin-cipal causa de acidentes nessa épo-ca do ano, já que algumas cidadesda região oferecem festas para os

Para se prepararem para as ocorrências soldados dos bombeiros simulam acidente nocentro de Santo Antônio da Platina

foliões aproveitarem os cinco dias defolia.

O sargento adverte que, se apessoa ingeriu bebidas alcoólicasnão deve dirigir, já que coloca nãosó a sua vida em risco, mas a deoutras pessoas.

Regiane Romão

Existem também, no Norte Pio-neiro, as cidades que são cercadaspor represas, como é o caso de Car-lópolis, Tomazina e Ribeirão Claro.Nessas localidades, as festas car-navalescas são realizadas às mar-gens das represas, e o risco de afo-

gamento é muito alto. Por isso osbombeiros orientam que,quando apessoa ingerir algum tipo de bebidanão deve entrar na água, já que osreflexos e a percepção ficam maislentos, o que pode resultar em afo-gamentos.

Ligações inusitadas atrapalham oserviço dos bombeiros

Pedidos para desentupir esgoto, consertar canos, e retirar animais de ruas e estradas sãofrequentes, e isso atrapalha o serviço da corporação

De Santo Antônio da PlatinaRegiane Romão

Os soldados do Corpo deBombeiros estão sempre à dis-posição da população quandosolicitados. Mas, o que as pes-soas não sabem, é que em al-guns casos, a responsabi l ida-de NÃO é dos bombeiros.

Ligações inusi tadas como,pedidos para desentupir esgo-tos, consertar canos furados,arrumar f ios de luz que caemna rua, são frequentes na cor-poração.

A lém d i sso , sempre queaparece algum animal na rua,os bombeiros são acionados. Éo que diz o sargento Souza,que está há anos na corpora-ção e disse que já foi chamadopara várias ocorrências 'estra-nhas'.

Em muitos casos, as pesso-as encontram um animal sol tona rua, e antes de tocar o ani-mal l igam para os bombeiros.O que essas pessoas não sa-bem é que, se os soldados re-t i rarem os animais das ruas,não tem para onde levá- los."Não podemos capturar nem umanimal, já que não temos umlocal próprio para que eles se-jam colocados", explicou o sar-gento.

Enquanto a equipe de re-por tagem estava no quar te l ,uma pessoa l igou informandoque havia um cavalo próximo

ao bairro Nascente do Sol, sóque a l igação foi direcionadapara Santo Antônio da Platina,e esse bairro se local iza emSiqueira Campos, que fica a 56km de distância. Com muita pa-ciência, o sargento perguntoupara a pessoa se ela não po-deria tocar o animal, e ela dis-se que não, já que estava lon-ge. Ele apenas a orientou paraque l igasse para o BombeiroComunitário, instalado no mu-nicípio de Siqueira Campos.

Quando desligou, o sargen-to apenas r iu, e disse que sãocomuns l igações desse t ipo.Além de animais de grande por-te, há pedidos até para queseja feita retiradas de abelhas.

"O que as pessoas não en-tendem é que os bombei rosatendem casos traumáticos, eem caso de muita necessidade,casos clínicos. O governo já se-parou os setores para não so-brecarregar os órgãos públ i -cos, por isso existe a Copel, aSanepar, em algumas cidadesos responsáveis pela captura deanimais. Não podemos deixarde atender um incêndio ou umacidente para retirar abelhas dealguma propriedade", esclare-ceu o sargento.

Quando recebem essas liga-ções, tanto os sargentos comoos soldados apenas orientam aspessoas, já que a instituição nãopode fazer nada a respeito.

Além dessas ligações, pes-

Sargento Souza mostra animal que retirou de uma casa,em Santo Antônio da Platina

soas que apenas passam poracidentes e comunicam a cor-poração podem passar informa-ções erradas.

"Estávamos no quartel e ummotorista nos ligou informandosobre um acidente na PR 092,ele disse que era uma col isãoentre dois carros e que haviavít imas presas nas ferragens.Dir igimos-nos até o local, massó encontramos um acidente

que havíamos atendido na noi-te an te r io r " , d isse sargen toSouza.

O sargento salienta que es-sas informações são de grandeval ia, se passadas da formacorreta. "Pedimos às pessoasque liguem e nos avisem corre-tamente o que aconteceu. Sepossível parem no local e nosdescreva a cena, para que pos-samos saber como agir", disse.

Luiz G. Brandani

Page 8: Correio Notícias - Edição 689

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 - EDIÇÃO 689DIVULGAÇÃO8

Page 9: Correio Notícias - Edição 689

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 - edição 689

BBB 13

Roberto Carlos proíbe reality de tocar sua música

Miguel Falabella visita os confinados

O cantor ficou irritado com a versão que foi exibida no programa e vetou a reprodução de sua música

O ‘Rei’ da música brasileira fi-cou irritado quando viu sua música ‘Esse cara sou eu’ tocando no BBB13. O novo ‘hit’ do cantor foi exibido durante um vídeo especial do ex-BBB Dhomini no paredão da última terça-feira (22). O problema do cantor teria sido em relação a versão exibida, que foi interpretada pela banda ‘Aviões do Forró’.

O escritório do cantor notificou a Globo nesta quarta-feira (23) e pediu que o vídeo fosse retirado do ar e da internet. A emissora atendeu o pedido prontamente e a ‘homena-gem’ feita a Dhomini com a música já está indisponível na internet.

É estranho a atitude do cantor, já que a música é o seu primeiro sucesso em vários anos. Será que o ‘problema’ do ‘Rei’ foi com o reality ou com a banda ‘Aviões do Forró’?! Confira a versão da música que foi exibida no BBB13.

Os brothers receberam uma visita surpresa na tarde desta quin-ta-feira (24). O ator Miguel Falabella visitou os confinados e falou sobre seu novo programa “Pé na Cova”. A visita surpreendeu a todos e animou a tarde dos brothers.

Brasilpop

Brasilpop

Divulgação

Divulgação

Famosos

Ex-lutador Maguila é internado na ala

psiquiátrica de hospital em São Paulo

Angélica nega rumores de crise no casamento:

“Estamos tão felizes”

Casamento de Mara Maravilha teria acabado

depois de descoberta de traição

O ex-boxeador sergipano Adilson Maguila está internado na ala psiquiátrica do Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde a última quinta-feira, 17. O lutador de 54 anos sofre do mal de Alzheimer.

Os sintomas da doença se agravaram nos últimos tempos. Maguila es-tava se recusando a tomar os remédios, além de ter apresentado uma maior perda de memória.

Na próxima segunda-feira, 21, o ex-lutador será avaliado pela equipe médica e poderá ter alta do hospital. Maguila foi diagnosticado com a doen-ça há cerca de três anos, mas sempre apresentou resistência ao tratamen-to. Abaixo confira um vídeo com momentos da carreira de maguila como Boxeador:

Não é a primeira vez que os rumores de uma suposta crise no casa-mento rondam a vida de Angélica. A mulher de Luciano Huck aproveitou sua participação em um evento beneficente no Rio de Janeiro para comentar o boato.

“Eu soube que seria questionada sobre isso vindo para cá. Eu lamento, porque estamos tão felizes... Eu e Luciano temos muito tempo de TV. Se a gente se abalar com tudo isso, o tempo de experiência que tivemos não adiantou nada”, disse.

Recentemente, a mamãe de Eva, Benício e Joaquim andou usando seu Twitter para fazer um desabafo enigmático. “Fofoca é uma m****, né? E fofoqueiro, então... Ô, gente desocupada! Por aqui, tudo na santa paz. E aí?”, escreveu.

De acordo com a coluna de Léo Dias, do jornal carioca “O Dia”, Mara Maravilha teria se separado de Alessander Vigna. O rompimento teria acon-tecido depois de a cantora ter descoberto que estava sendo traída pelo marido com a atriz Elis Lucas.

Apesar de não ter se pronunciado sobre o assunto, na noite da última quarta-feira, dia 23, a apresentadora postou alguns versos de sua música “O Amor É Fácil de Achar” em seu perfil no Facebook.”Plante uma flor no caminho / Não deixe o espinho pra outro pisar / O amor e a felicidade / Só vêm de verdade pra quem sabe amar”, escreveu.

Mara casou-se com o cirurgião dentista em agosto de 2009. Antes dis-so, ela já tinha tido um relacionamento com Paulo Lima, que era assistente de palco de um dos programas infantis da morena.

B1ENTRETENIMENTO

Divulgação

Curiosidades

O ex-BBB Elieser foi o primeiro a receber o ator no jardim da casa.

Logo, todos os confinados chegaram e fizeram um ‘tour’ com o convidado pelos cômodos da casa. Enquanto caminhava, Falabella fi-cou surpreso com a bagunça nos quartos.”Que bagunça!”, Kamilla tentou explicar:

“Isso ontem estava tudo arru-mado, hoje que está essa bagunça aqui”, justificou.

Miguel ainda convidou os broth-ers para assistirem seu novo pro-grama que estreia hoje. “Hoje está estreando meu programa. Queria que vocês vissem. Pé na Cova!

O programa é a história de uma

família que tem uma funerária em Irajá”, disse.

A pedidos dos confinados, o ator Miguel Falabella relembrou o antigo personagem do ‘Sai de Baixo’, Caco Antibes.

Depois da conversa, o ator se despediu dos confinados e desejou sorte no jogo.

Page 10: Correio Notícias - Edição 689

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 - edição 689

Culinária Saúde e Beleza

8 Alimentos que ajudam a desenhar

curvas no seu corpoBrasilFolha

Divulgação

Divulgação

Bolo de chocolate sem

farinha fácil

Ingredientes

Enviada por erika nozaki Tempo de preparo 40min Rendimento 20 porções

100 g de coco ralado 6 colheres de chocolate em pó 6 colheres de açúcar 1 colher de fermento em pó 6 ovos 2 colheres de manteiga ou margarina

Cobertura:

1 lata de leite condensado 3 colheres de chocolate em pó 1 ovo Chocolate granulado para enfeitar

Misture todos os ingredientes no liquidificador Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos

Cobertura:

Misture bem o ovo com o leite condensado Depois leve ao fogo baixo, junte o chocolate em pó Retire o bolo da forma, coloque a cobertura e cubra com o granulado

Ao contrário daqueles que querem perder peso, se pretende ganhar massa muscular e desen-har curvas no seu corpo, tem de aumentar a ingestão diária de ali-mentos. Mas não basta comer mais. Você quer aumentar a sua massa muscular magra e não a sua massa gorda. Dessa maneira, e para que possa potenciar todo o exercício físico que faz no ginásio, tem de dar ao seu corpo tudo o que ele neces-sita para se desenvolver e ganhar massa muscular.O nutriente base de qualquer desenvolvimento de músculo é a proteína. Sendo assim, e porque precisa destes “tijolos” do organismo para fazer crescer a sua massa muscular, deverá aumentar a ingestão de alimentos ricos neste nutriente. No entanto, é necessário que este aumento de proteína seja acompanhado por uma dieta saudável e equilibrada. Você quer desenhar umas curvas no seu cor-po, mas mantendo ou aumentando a sua saúde! Assim, além de um incremento de proteínas, a sua ali-mentação deverá respeitar as devi-das proporções de alimentos ener-géticos, protetores e reguladores.

Curvas

Neste artigo iremos apresentar 8 alimentos ideais para quem quer ganhar massa muscular e desenhar curvas em seu corpo, nunca es-quecendo que deverão ser incluídos numa dieta saudável e equilibrada.

Ovo

O ovo, com a gema incluída, é

usar dia-r iamente nos seus c o z i n h a -dos e para temperar a salada e veg-etais. Azeite ajuda a elimi-nar a gordura barriga

Amêndoas

Este fruto seco é uma fonte muito im-portante de vitamina E alfatocoferol, que é a vitamina mais facilmente absorvida pelo organismo, e ainda, um forte an-tioxidante. Assim, os radicais livres que são produ-zidos em maiores quantidades du-rante exercício físico intenso, e que provocarão o desgaste dos seus músculos, serão mais facil-mente combatidos se ingerir uma porção deste alimento após os seus treinos.

Água

A água é o elemento principal na constituição de todas as células, incluindo aquelas que compõem a massa muscular. Além disso, todo o funcionamento ideal do organismo está dependente da existência da quantidade adequada de água. As-

sim, para que o seu corpo funcione perfeitamente, e possa ganhar mas-sa muscular de uma forma mais rá-pida, a ingestão de água em quanti-dades adequadas é essencial!

Café

O café irá ajudá-lo a ter picos de energia altos, aumentando a sua disposição para treinar, bem como, melhorando a sua concentração e desempenho no treino.

B2 ENTRETENIMENTO

PREFEITURA DE SIQUEIRA CAMPOS ESTADO DO PARANÁ

RESUMO DE EDITAl Nº 05/2013 PREgãO PRESENCIAl

OBJETO: Registro de Preços de gêneros alimentícios para cantinas, Casa Lar, Casa de Apoio e eventos realizados pelos Departamentos Municipais, a serem fornecidos de acordo com a necessidade, pelo período de 12 (doze) meses. Conforme informações contidas no Anexo I.ENCERRAMENTO: Na Seção de Protocolo até as 09:00 horas do dia 06/02/2013.ABERTURA: 06 de fevereiro de 2013 - Hora: 09:00.LOCAL DE ABERTURA: Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro nº 1837.INFORMAÇÕES E EDITAL COMPLETO: Prefeitura Municipal. Fone: (43) 3571-1122 – Departamento de Administração ([email protected])Siqueira Campos, 24 de janeiro de 2013.Ademir Gonzáles SilveiraPregoeiro Oficial

dos alimentos mais completos que se conhece. Além de uma quan-tidade de proteínas importante, é também rico em ferro, lecitina, ácido fólico, biotina, luteína, várias vitaminas, minerais, e substâncias antioxidantes. Tem ainda a capaci-dade de promover a diminuição do mau colesterol.

Iogurte

O iogurte, sendo um derivado do leite, fornece uma boa quan-tidade de proteínas. Além disso, possui uma grande percentagem de aminoácidos essenciais. Deve ingerir dois iogurtes diariamente.

Salmão

Alimento rico em proteínas, fornece ainda uma gordura, o óme-ga-3, que ajuda à recuperação e re-generação da massa muscular. De-verá ingerir três doses por semana.

Carne vermelha

A carne vermelha é rica em creatina, aminoácido essencial para a produção de energia e na con-strução de massa muscular. Esta carne é ainda rica em substâncias importantes como ferro, zinco, vi-tamina B3 e B12. Não deverá exag-erar neste alimento, apenas inger-indo duas a três vezes por semana.

Azeite

Esta gordura retirada da azeito-na, tem um efeito muito benéfico em quem está a trabalhar muscular-mente o corpo, pois combate o des-gaste e a fraqueza muscular. Pode

PREFEITURA DE SIQUEIRA CAMPOS ESTADO DO PARANÁ

PORTARIA N.° 025/2013

Rua Marechal Deodoro, 1837 – Centro, Siqueira Campos – PR, CEP: 84940-000CNPJ: 76.919.083/0001-89FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso das atribuições que a Lei lhe confere e com base no art. 93, inciso II, alínea “b” da Lei Orgânica Municipal

Resolve:

1º – Revogar a seguinte nomeação realizada na Portaria n. 014/2013: Marcelo Bernadelli RG 3.539.386-2/PR Chefe de Agricultura

2° - Manter todos os demais termos Constantes da referida Portaria.

3º -Retroagir os efeitos desta Portaria a 1° de janeiro de 2013.

Publique-se.

Siqueira Campos, 23 de janeiro de 2013.

Fabiano Lopes Bueno Prefeito Municipal

Page 11: Correio Notícias - Edição 689

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 - edição 689

8 Alimentos que ajudam a desenhar

curvas no seu corpoDivulgação

sim, para que o seu corpo funcione perfeitamente, e possa ganhar mas-sa muscular de uma forma mais rá-pida, a ingestão de água em quanti-dades adequadas é essencial!

Café

O café irá ajudá-lo a ter picos de energia altos, aumentando a sua disposição para treinar, bem como, melhorando a sua concentração e desempenho no treino.

B3ENTRETENIMENTO

PREFEITURA DE SãO JOSé DA BOA VISTAESTADO DO PARANÁ

lEI Nº 776/2013

SÚMULA: Altera a estrutura administrativa do Poder Executivo do Município para o fim de promover a fusão das Secre-tarias de Educação e Ação Social, inclui o Conselho Tutelar como órgão do Município, cria cargos de provimento efetivo e em comissão, e dá outras providências.

O Prefeito do Município de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, Pedro Sérgio Kronéis:Faço saber que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º - Ficam reunidas na mesma estrura organizacional do Poder Executivo a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e a Secretaria de Ação Social, passando a constituir a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Ação Social.

§ 1º – Ficam extintos os cargos em comissão de Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Secretário Municipal de Ação Social.§ 2º – Fica criado o cargo de provimento em comissão de Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Ação Social.

Art. 2º - O artigo 16 da Lei nº 718/2010 passa a vigorar com a seguinte redação:

“Artigo 16. (...):I – (...);II – (...);III – (...);IV – (...);V – (...);VI – (...);VII – (...);VIII – (...);IX – (...);X – (...);XI – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E AÇÃO SOCIAL;XII – (...);XIII – SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE.”

Art. 3º - Fica revogado o inciso XII do artigo 16 da Lei nº 718/2010.

Art. 4º - O Capítulo VIII do Título IV da Lei nº 718/2010 passa a vigorar com a seguinte redação:

“Capítulo VIIIDA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E AÇÃO SOCIALArtigo 25. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Ação Social fica constituída dos seguintes órgãos:I. Divisão de Educação;II. Divisão de Cultura;III. Divisão de Esporte;IV. Divisão de Promoção Social e Programas Sociais;V. Divisão de Projetos à Infância, Juventude, Idosos e Deficientes;VI. Conselho Tutelar.

§ 1º. Vincula-se diretamente à Divisão de Educação: Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valori-zação do Magistério, Conselho Municipal de Educação.

§ 2º. Vincula-se diretamente à Divisão de Promoção Social e Programas Sociais: Conselho Municipal do Bem Estar Social, Conselho Municipal de Assistência Social, Fundo Municipal de Assistência Social.

§ 3º. Vincula-se diretamente à Divisão de Projetos à Infância, Juventude, Idosos e Deficientes: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar.”

Art. 5º - O Capítulo IX do Título IV da Lei nº 718/2010 passa a vigorar com a seguinte redação:

“CAPÍTULO IXDO CONSELHO TUTELAR

Artigo 27. O Conselho Tutelar, órgão integrante da Administração Pública Municipal,vinculado à Divisão de Projetos à Infância, Juventude, Idosos e Deficientes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Ação Social, tem suas atribuições, organização e funcionamento regidos por legislação específica.”

Art. 6º - Fica revogado o artigo 28 da Lei nº 718/2010.

Art. 7º - O Capítulo VIII do Título V da Lei nº 718/2010 passa a vigorar com a seguinte redação:

“CAPÍTULO VIIIDA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E AÇÃO SOCIAL

Artigo 55. À Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Ação Social compete:estruturar, organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino;promover a integração das políticas e planos educacionais do Município com os da União e do Estado;promover o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;propor e baixar normas complementares para o sistema de ensino municipal;autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino, na área de sua competência;disponibilizar a educação básica para toda rede municipal de ensino;elaborar e executar a proposta pedagógica de acordo com a política educacional do Município;efetivar a chamada pública dos alunos para o acesso ao ensino fundamental e ao ensino médio;zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela freqüência do aluno à escola;ajustar e desenvolver convênios com órgãos federais e estaduais e entidades particulares objetivando o desenvolvim-ento das atividades no âmbito de sua competência;gerenciar os serviços de alimentação, transporte escolar e manutenção dos bens móveis e imóveis do Município sob responsabilidade da Secretaria;realizar as diretrizes da política cultural do Município;incentivar e apoiar a produção cultural nas suas diversas manifestações;proteger as manifestações de cultura popular de origem étnica e de grupos participantes da constituição da nacionali-dade brasileira;promover, proteger e preservar o patrimônio histórico, cultural e artístico do Município;estimular a produção cultural e a formação de novos artistas;gerenciar a realização dos eventos municipais nas áreas de sua competência;

ajustar e desenvolver convênios com órgãos federais e estaduais e entidades particulares objetivando o desenvolvimento das atividades no âmbito de sua competência;acompanhamento de Resoluções, Deliberações, Pareceres, Atos Normativos, LDB e outras Leis referente à Educação;elaborar e implementar o plano estratégico da Secretaria, em consonância com as políticas educacionais do município e as ações das demais Secretarias;propor política de desenvolvimento da rede física de acordo com as necessidades de modernização e atendimento a demanda, de modo a contribuir para a promoção do aumento da eficácia de programas e projetos educacionais;assessorar o dirigente do órgão municipal na tomada de decisão sobre medidas de reforma, expansão e melhoria da rede física;promover o dimensionamento e adequação da rede física escolar, de acordo com a demanda e os recursos disponíveis no exercício;elaborar e analisar projetos de manutenção, reforma e construção de equipamentos;propor a construção de equipamentos escolares, adequados às demandas detectadas;analisar a viabilidade e a utilidade dos projetos a serem executados;a promoção de programas de saúde escolar; o desenvolvimento da cooperação entre pais, a comunidade em geral e a escola;a execução de atividades recreativas e desportivas destinadas aos alunos;o desenvolvimento de atividades de enriquecimento do currículo que concorram para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem;responsabilizar-se pelas providências necessárias ao atendimento do aluno quanto à merenda escolar;desenvolver ações objetivando a aquisição de material didático-pedagógico e uniformes para os alunos carentes;proceder a Assistência Médico-Odontológica e Psicológica dos alunos, em articulação com os Órgãos Públicos, respon-sáveis;manter-se em permanente contato com o Ministério da Educação e Cultura – MEC, visando a implementação de Projetos que beneficiem o Educando;montar processos para organização e reorganização de unidades escolares da rede municipal de ensino;diagnosticar os principais problemas que afetam o desenvolvimento da Educação e Cultura do Município;desempenhar outras atividades correlatas à área de atuação.promover o planejamento de cardápios;definir parâmetros nutricionais para a alimentação do escolar;calcular o valor nutritivo;cadastrar as unidades atendidas;cadastrar os números de refeições servidas por unidade;calcular as necessidades de alimentos a serem enviadas às escolas;cadastrar os estoques de alimentos; emissão de guias de remessa para o envio de alimentos às escolas;promover a análise técnica, sensorial e laboratorial dos gêneros alimentícios; receber, armazenar e distribuir gêneros, equipamentos e utensílios pertinentes a alimentação do escolar;promover o treinamento de todas as merendeiras da rede municipal de ensino;gerir todas as suas atividades conforme a verba previamente estabelecida;desempenhar outras atividades correlatas à área de atuação. Compete ao Chefe, a coordenação destas e outras mais atribuições;gerenciar as questões pertinentes ao transporte escolar, como: prestação do serviço, controles de gastos, acompanha-mento de contratos, atendimento a munícipes; estabelecer sistema de fiscalização da prestação do serviço de acordo com os termos contratuais, ainda que através de diligências;manter linha de contato direto com a Secretaria Municipal de Educação para esclarecimento de dúvidas ou troca de informações sobre o serviço prestado;prestar informações a Secretarias para a realização de certames licitatórios relativos a transporte escolar;gerenciar a prestação de serviço de transporte escolar eventualmente realizada pela própria Prefeitura;realizar comparativos de gastos de acordo com as modificações de demandas ou a pedido da autoridade superior;desempenhar outras atividades correlatas à área de atuação;elaborar normas e instruções visando a organização e funcionamento dos conselhos escolares;identificar necessidades e elaborar instruções e procedimentos para recrutamento e seleção de pessoal em articulação com a Direção;estabelecer critérios para nomeação, designação e contratação de pessoal docente das unidades escolares;elaborar critérios, instruções e procedimentos para a movimentação de pessoal;divulgar, orientar e acompanhar o cumprimento do Plano de Cargos e Salários do Magistério Municipal;orientar e acompanhar a aplicação dos instrumentos de avaliação do desempenho do quadro do magistério municipal;acompanhar e controlar a freqüência dos servidores públicos municipais;promover e participar de reuniões que tenham por finalidade deliberar, fiscalizar, assessorar e controlar a aplicação dos recursos destinados ao Programa de Alimentação Escolar e FUNDEB;promover atualização dos Conselhos de Educação e APMFs;orientar, coordenar e supervisionar o funcionamento e aplicação de recursos das APMFs;elaborar critérios e realizar contratação de professores em regime suplementar, visando suprimir as necessidades das unidades escolares;articular com os órgãos da esfera Federal, estadual e municipal, objetivando a elaboração de projetos para captação de recursos que visem a melhoria do processo ensino-aprendizagem;elaborar normas e instruções, visando a organização e funcionamento dos Conselhos Escolares;manter atualizado o cadastro dos professores para fins de auditoria;desempenhar outras atividades correlatas à área de atuação;coordenar e acompanhar a realização do Censo Escolar anual, preenchendo os instrumentos do MEC;promover estudos que viabilizem a otimização da oferta de vagas escolares, para atender à demanda;definir critérios e coordenar a execução da matrícula na rede escolar pública municipal;aplicar instrumentos de registros de matrículas, sistematizando os dados e emitindo relatórios;elaborar normas, instruções e promover meios para a organização técnico-administrativas das unidades escolares;promover e acompanhar a utilização da rede física escolar pública municipal;fornecer informações que subsidiem a execução de projetos de construção, ampliação e recuperação da rede física escolar;elaborar processos de autorização e renovação de funcionamento das unidades escolares;orientar as unidades escolares na elaboração do Regimento Escolar;emitir históricos escolares e certificados de conclusão de cursos iniciados ou concluídos em unidades escolares extintas ou paralisadas;planejar, coordenar e acompanhar o cumprimento do calendário escolar;manter arquivo e registro de documentos escolares de escolas municipais extintas e paralisadas;elaborar e divulgar portarias de criação de unidades escolares municipais;orientar as unidades escolares na aplicação dos instrumentos normativos de caráter técnico, administrativo e gerencial emitidos pelas esferas municipal, estadual e federal;elaborar levantamento cadastral de prédios escolares da rede pública;indicar a necessidade de adequação, recuperação e manutenção e conservação das unidades escolares da rede pública; propiciar o desenvolvimento do sentido de cidadania;execução da política municipal de ações assistenciais e programas de envolvimento comunitário;apoiar o cidadão em todas as formas de participação;informar, orientar e divulgar os direitos do cidadão;apoiar todas as atividades que impliquem o exercício da cidadania;fomentar atividades da sociedade civil na efetivação e fortalecimento da cidadania;fomentar a participação do cidadão no estabelecimento de políticas públicas;promover a orientação jurídica dos legalmente necessitados, viabilizando o acesso à Justiça, em conjunto com a Procu-radoria Geral do Município;informar e orientar o cidadão nas relações de consumo, intermediando conflitos de interesse, em conjunto com a Procu-radoria Geral do Município;desenvolver programas e ações ligadas às relações de trabalho e programas de cursos profissionalizantes e de qualifi-cação e requalificação profissional com vistas a minimizar o impacto do desemprego no Município, em conjunto com a

Page 12: Correio Notícias - Edição 689

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 - edição 689B4 EDITAIS

Agência do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico;receber, diligenciar e encaminhar soluções às reclamações do munícipe, relativamente ao serviço público; executar a Política Municipal de Assistência Social; estimular a participação da comunidade na execução e no acompanhamento da Política de Assistência Social do Município; realizar estudos da realidade social do Município e elaborar políticas públicas pertinentes; assessorar as associações de bairro e as entidades sociais filantrópicas com vistas ao atendimento da Política de As-sistência Social do Município; desenvolver programas especiais destinados às crianças e aos adolescentes em situação de risco, com orientação familiar, em conjunto com o PACAA – Programa de Atendimento a Criança e ao Adolescente de São José da Boa Vista;zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente através da atuação do Conselho Tutelar;criar e desenvolver programas de assistência social;elaborar e executar o plano municipal de assistência social;desenvolver programas de assistência à famílias carentes, ao menor abandonado, ao idoso, aos deficientes físicos, men-tais e sensoriais; coordenar, a nível de município, programas sociais em conjunto com a União e Estado;apoiar a iniciativa de campanhas de caráter social desenvolvidas por entidades não governamentais;manter estatística atualizada dos atendimentos, relatório das atividades desenvolvidas, coletânea das informações sociais, cadastro de entidades sociais, desempenho de programas e projetos executados;desenvolver pesquisa de causas do desequilíbrio social, condições de vida e de trabalho;manter cadastro de empregos e desempregados;fiscalizar a execução de convênios assistenciais e aplicação dos recursos orçamentários;desempenhar outras atividades correlatas à área de atuação.

Artigo 56. (...).

Artigo 57. (...).

Artigo 58. (...).

Artigo 58-A. Compete à Divisão de Promoção Social e Programas Sociais:elaborar, executar e avaliar projetos e programas sociais voltados à família em situação de risco e vulnerabilidade social;coordenar a aplicação de medidas sócio- educativas e de proteção, com ações em parceria com o Conselho Tutelar; a orientação psicossocial às famílias de baixa renda;prevenção da violência no âmbito das relações familiares;elaborar, executar e avaliar projetos e programas sociais voltados à família em situação de risco e vulnerabilidade social;desempenhar outras atividades correlatas à área de atuação.apoiar o trabalhador em suas necessidades de qualificação e requalificação profissional e inserção no mercado de trabalho;executar ações conjuntas com outras esferas de governo, visando à implementação das políticas de emprego e renda;estabelecer parcerias e empenhar esforços para a realização de convênios com sindicatos, organizações não governa-mentais, entidades representativas, Estado e União, para aperfeiçoamento da qualificação do trabalhador e da ampliação do mercado de trabalho;elaborar e desenvolver projetos de apoio às iniciativas voltadas ao trabalho alternativo, visando o aprimoramento das atividades e o processo de formalização dos empreendimentos;monitorar, controlar e avaliar ações, programas e projetos em parceria com outros organismos;desempenhar outras atividades afins, sempre voltadas para o cumprimento das finalidades da referida Seção.atuar sistematicamente na melhoria de forma de atendimento da Assistência Social, priorizando os programas de capacita-ção profissional, geração de renda, atuando junto a população de baixo poder aquisitivo e em situação de risco;desempenhar outras atividades correlatas à área de atuação.

Artigo 58-B. Compete à Divisão de Projetos à Infância, Juventude, Idosos e Deficiente: zelar pelo atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, cumprindo as atribuições previstas no estatuto da Criança e do Adolescente, através da atuação do Conselho Tutelar;incumbe também, denúncias, reclamações, representações, ou queixas de qualquer pessoa por desrespeito aos direitos assegurados as crianças e adolescentes, dando-lhes o encaminhamento devido, através do Conselho Tutelar;atender as crianças e adolescentes sempre que houver ameaça ou violação dos direitos reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis, e em razão de sua conduta, através do Conselho Tutelar;apoiar e incentivar o trabalho do Conselho Tutelar;planejar, implantar, executar e coordenar ações e serviços de atendimento a crianças, adolescentes;propiciar o desenvolvimento do potencial e crescimento pessoal de crianças e adolescentes visando um espaço maior de convivência e socialização;coordenar os trabalhos dos instrutores de ofício;encaminhar adolescentes treinados para o mercado de trabalho;encaminhar crianças e adolescentes com necessidades prementes, para sindicância e atendimento;efetuar convênios para atendimentos a serviços de creche;desenvolver atividades assistenciais, visando a orientação e profissionalismo;prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a partici-pação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não-governamentais;estimular a criação de incentivos e de alternativas de atendimento ao idoso, como centros de convivência, centros de cuidados diurnos, casas-lares, oficinas abrigadas de trabalho, atendimentos domiciliares e albergues;promover simpósios, seminários e encontros específicos;planejar, coordenar, supervisionar e financiar estudos, levantamentos, pesquisas e publicações sobre a situação social do idoso no Município; promover a capacitação de recursos humanos para atendimento ao idoso;garantir ao idoso a assistência à saúde, nos diversos níveis de atendimento do Sistema Único de Saúde;prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso, mediante programas e medidas profiláticas;desenvolver formas de cooperação entre as demais Diretorias para treinamento de equipes interprofissionais;fiscalizar, através do competente órgão municipal de vigilância sanitária, as condições necessárias para o funcionamento de entidades destinadas ao atendimento do idoso;adequar currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais destinados ao idoso;desenvolver programas educativos, especialmente nos meios de comunicação, a fim de informar a população sobre o processo de envelhecimento;incentivar os movimentos de idosos a desenvolver atividades culturais;atualizar o registro da memória e a transmissão de informações e habilidades do idoso aos mais jovens, como meio de garantir a continuidade e a identidade cultural; incentivar e criar programas de lazer, esporte e atividades físicas que pro-porcionem a melhoria de vida do idoso e estimulem sua participação na comunidade;emitir requisições de compras ou serviços;desempenhar outras atividades correlatas à área de atuação.”

Art. 8º - Fica revogado o Capítulo IX do Título V e seus respectivos artigos 59, 60 e 61, da Lei nº 718/2010.

Art. 9º - O Anexo I da Lei nº 718/2010 passa a vigorar na forma do previsto no Anexo da presente Lei.

Art. 10º - O artigo 8º da Lei nº 570/2003 passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 8º - Salvo disposição expressa em contrário, o plano de carreira instituído pela presente Lei não se aplica aos integrantes do Magistério Municipal e aos ocupantes de cargos de Conselheiro Tutelar do Município, os quais possuem legislação específica.”

Art. 11 – Ficam criados os cargos de provimento em comissão de Diretor da Divisão de Educação e Diretor da Divisão de Promoção Social e Programas Sociais, com símbolo de vencimentos CC 3.

Art. 12 - O Anexo IV da Lei nº 570/2003 passa a vigorar com a seguinte redação:“ANEXO IVCARGOS EM COMISSÃO E VENCIMENTOS

Denominação do Cargo Símbolo Venci-mentos

Vencimentos em Reais

Nº de Vagas Carga Horária Semanal

Procurador Geral do Município CC 5 3000,00 01 20 hs

Chefe da Divisão de Cultura CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Educação CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Esporte e Lazer CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Fomento Agropecuário CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Infância, Juventude, Ido-sos e Deficientes

CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Obras Públicas CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Patrimônio e Almoxari-fado

CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Planejamento CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Promoção social e pro-gramas sociais

CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Serviços Urbanos CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Tesouraria CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Viação Rural CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe da Divisão de Viação Urbana CC 2 1350,00 01 40 hs

Chefe de Controle Interno CC 3 2166,68 01 40 hs

Chefe de Gabinete CC 1 800,00 01 40 hs

Diretor da Divisão de Educação CC 3 2166,68 01 40 hs

Diretor da Divisão de Promoção Social e Pro-gramas Sociais

CC 3 2166,68 01 40 hs

Diretor da Divisão de Contabilidade CC 3 2166,68 01 40 hs

Diretor da Divisão de Saúde CC 3 2166,68 01 40 hs

Diretor da Divisão de Tributação e Cadastro CC 3 2166,68 01 40 hs

Diretor da Divisão de Vigilância Sanitária CC 3 2166,68 01 40 hs

Diretor de Divisão de Compras e Licitações CC 3 2166,68 01 40 hs

Diretor de Gabinete CC 6 3800,00 01 40 hs

Diretor de Recursos Humanos CC 3 2166,68 01 40 hs

Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Ação Social

CC 4 2782,39 01 40 hs

Secretário Municipal de Administração CC 4 2782,39 01 40 hs

Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária CC 4 2782,39 01 40 hs

Secretário Municipal de Finanças CC 4 2782,39 01 40 hs

Secretário Municipal de Meio Ambiente CC 4 2782,39 01 40 hs

Secretário Municipal de Saúde CC 4 2782,39 01 40 hs

Secretário Municipal de Urbanismo, Obras e Viação

CC 4 2782,39 01 40 hs

Art. 13 – Fica ampliado para 2(dois) o número de cargos de provimento efetivo de Assistente Social, símbolo Ka, e Farmacêu-tico, símbolo Jc, no âmbito do Município.

Parágrafo único – Fica alterado o Anexo II da Lei nº 570/2003, passando a constar 2 (dois) cargos de Assistente Social, símbolo Ka, e 2 (dois) cargos de Farmacêutico, símbolo Jc.

Art. 14 – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Edifício da Prefeitura do Município de São José da Boa Vista – Estado do Paraná, em 23 de janeiro de 2013. 53º da Emanci-pação Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONÉISPrefeito do Município

AnexoEstrutura Organizacional