correio notícias - edição 729

12
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2013 - EDIÇÃO 729 1 Inicia-se a limpeza do lote onde serão construídas 50 casas populares em Ibaiti Página 3 DEMUTRAN de Ibaiti começa readequar o trânsito da cidade 40 casas e 90 lotes foram viabilizados através da Associação dos Trabalhadores Sem Teto de Quatiguá Página 8 Página 5

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 30-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 729

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 7291

Inicia-se a limpeza do lote onde serão construídas 50 casas populares em Ibaiti

Página 3

DEMUTRAN de Ibaiti começa readequar o trânsito da cidade

40 casas e 90 lotes foram viabilizados através da

Associação dos Trabalhadores Sem Teto de Quatiguá

Página 8

Página 5

Page 2: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 7292 OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Ja-carezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva.

jornalística correio do norte s/c ltdacnPj: 07.117.234/0001-62RuA DoS ExPEDICIoNáRIoS,1525 - CENTRoSIQuEIRA CAMPoS - PARANá(43) 3571-3646 | (43) [email protected]@gmail.comwww.correionoticias.com.br

DIreçÃOElizabete GoiseDITOrA CHeFeElizabete GoisreDAçÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAgrAmAçÃOMarcos Vinícius, Bruno RafaelAuxIlIAr ADmINIsTrATIvOClaudenice Machado, Emilia KusterCOluNIsTAGênesis Machado

JORNAL CORREIO NOTÍCIAS

CIr

Cu

lAç

ÃO

:

rePreseNTAçÃOMERCoNET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FIlIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

Por Celso Ming

Na reunião de cúpula ini-ciada ontem e que continua hoje, na áfrica do Sul, os chefes de governo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e áfrica do Sul) criaram um fundo de resgate cuja util idade não é clara. Parece mais uma iniciativa destinada a passar para o mundo a ideia de que a sigla Brics não é artificial e que pode vir a construir boa unidade política.

Pela sua condição de con-tingência, esse fundo estaria disponível sempre que um dos países-membros enfrentasse crise de liquidez, ou seja, tivesse de lidar com repentina incapacidade de honrar com-promissos no exterior. Assim, desempenharia função pare-cida com a do Fundo Monetário Internacional e, nesse sentido, se apresentaria como alterna-tiva ao Fundo.

A tabela que está logo aí mostra que as cinco economias têm impressionante volume de reservas internacionais. E res-erva é o que o nome diz: uma carteira de recursos imediata-mente disponíveis cuja função é proteger a economia contra eventuais crises de caixa.

Em outras palavras, fica difícil entender como um fundo extra de somente uS$ 100 bil-hões poderia propiciar mais defesa contra sufocos dessa natureza do que esse montão de recursos formado pelas próprias reservas internacio-nais. As da China, por exem-plo, são 35 vezes maiores do que será o patrimônio desse fundo; as da Rússia, 5 vezes; as do Brasil, 3,7; e as da Índia, 2,9.

Neste momento, o único país que poderia ser atingido por um esvaziamento relativa-mente rápido de suas reser-vas seria a áfrica do Sul, que, no entanto, tem sozinha mais da metade dos recursos dis-poníveis nesse fundo.

Do ponto de vista do Brasil, a disponibilidade dessa nova fonte de recursos de con-tingência poderia servir para que o Banco Central reduzisse sua demanda de dólares que depois fossem estocados nas reservas, como são hoje, a um custo muito alto. (Porque cada compra de dólares que depois serão aplicados a juros baixos exige emissão de títulos da dívida pública, que pagam juros de ao menos 7,25% ao

ano.)Mas a decisão de aumen-

tar ou diminuir as reservas internacionais do Brasil não é determinada pela necessi-dade de construir um colchão de proteção contra crises, mas pela de executar a política cambial. Se o governo federal entende que é preciso desval-orizar o real (elevar a cotação do dólar) ou impedir valori-zação maior, o Banco Central compra moeda estrangeira no câmbio interno; se o objetivo é o contrário, vende.

Do ponto de vista técnico, esse fundo não faz lá muito sentido. Nenhum grupo de países se disporia a criar um patrimônio desses somente para uma ajuda eventual à áfrica do Sul.

o que se pode dizer é que se trata de uma iniciativa desti-nada a passar o recado de que as cinco economias que fazem parte do Brics querem demon-strar que são mais do que uma sigla inventada em 2001 por um economista (Jim o'Neill, então do Grupo Goldman Sachs). E que, agora, se propõem a dar certo conteúdo político a uma aglomeração que, no momento, está longe de compor uma uni-dade.

Conexões Por Roberto Damatta

Não é todo dia que um pro-grama de TV voltado ao debate, ao comentário e realizado a pelo menos quatro mãos, chega aos 20 anos, como é o caso do Manhat-tan Connection. Dizem os entendi-dos que a televisão é um veículo poderoso, mas sem a densidade da escrita que permite não só as entrelinhas, mas a releitura. Na TV, as coisas "passam", no jornal elas ficam. Podemos recortá-las e entesourá-las como relíquias de pessoas e épocas. Ademais, a TV, mesmo gravada, precisa de um outro artefato para sua repro-dução, o que não é o caso do noticiário escrito, o qual dispensa baterias.

Tudo isso para falar da minha satisfação de ter tomado parte da comemoração dos 20 anos do programa na última sexta-feira, dia 22, na TV Globo em São Paulo. o programa, idealizado e ancorado com freudiana maestria por Lucas Mendes, que tem Caio Blinder como um dos seus participantes mais intensos - Caio não faltou a nenhuma gravação desde 1993; que teve o hipercriativo Nelsinho Motta e um polarizador mítico - Paulo Francis - que, com sua poderosa figura, marcava sua pre-sença de Nova York para o Brasil. Com a inopinada morte do Francis, em fevereiro de 1997, o programa sofreu uma reviravolta, mas encon-trou outros comentaristas - como o peso pesado Arnaldo Jabor - e sobreviveu.

Hoje, ele conta com o Lucas, o Caio, o Pedro Andrade, o Diogo Mainardi e o Ricardo Amorim - todos devidamente editados por uma paciente e competente Angélica

Vieira. Todos realizando seus bril-hantes, quase sempre inflados e bem informados, comentários de Manhattan, Veneza (Diogo) e São Paulo (Ricardo).

Tomei, atemorizado, parte no MC como primeiro convidado do programa em fevereiro de 1997, antes da morte do Francis e, logo depois, voltei a participar quando ele saiu do palco, num momento de triste retomada.

Na sexta-feira, em São Paulo, fui honrado como o "primeiro" a tomar parte no programa. Esse "primeiro" que, como vocês sabem, é sempre lembrado, ao lado do "último". Estive quatro vezes no Conexão e em todas descobri o meu sem jeito de comentar os fatos do mundo. Salvou-me o bom humor e o apoio generoso dos par-ticipantes. o fato é que eu me sinto melhor com a escrita, que permite ponderar sobre o que se diz e que tem o poder de desdizer dizendo - essa propriedade da literatura. Mas fui e fiz o meu papel.

o convite puxou pela memória. E a grata presença dos velhos conhecidos de duas décadas - o Lucas Mendes e o Caio Blinder levaram-me de volta à Indiana onde conheci o Caio na universi-dade de Notre Dame, tendo sido professor da Alma, sua esposa. Afora isso, a memória da minha participação no programa é feita de gratos fragmentos. um deles é a surpresa de testemunhar um programa marcante pela discussão inteligente, bem-hu-morada e informada das coisas do mundo na televisão. Embora seja uma "conexão Manhat-tan" com um toque provocador e arguto de Europa dado pelo Mainardi, o programa tem um

indiscutível sabor brasileiro, pois nele pipocam alegres dissi-dências de botecos, informações sofisticadas do melhor estilo jornalístico internacional e a pimenta de uma risonha lingua-gem brasileira.

Num dado momento, o Lucas (ou teria sido o Caio?) me per-guntou o que eu via nestes 20 anos no mundo e no Brasil. Coisa grande demais para dois minutos. Respondi inseguro porque sou ruim no bate-pronto. Fui hesitante ao falar sobre o mundo, e me esqueci do Brasil. Eis o que deveria ter falado:

De 1993 para cá, o Brasil abriu-se e igualou-se ideologi-camente. Esquerda e direita têm sido substituídas pelo certo e pelo errado, pelo ético e pela 'calhordagem'. os meios não podem mais justificar os fins. o básico desse período foi ter a esquerda no poder, como tenho dito muitas vezes nesta coluna. A implacável oposição petista engravidou como situação e gov-erno. Integrou-se na tal "política brasileira": virou retrógrada e viu nascer a corrupção no seu ventre imaculado. Descobriu-se igual-mente insegura, demagógica e populista. Chegamos todos a um ponto comum - onde o radicalismo tem como inimigo simplesmente o bom senso.

No programa eu, atabalhoado, falei do 11 de Setembro. Mas nossas torres destes 20 anos são uma "jamais vista" demanda de igualdade democrática; e, no mundo, a consciência de que seus recursos são menores do que a máquina de um capitalismo ainda desenhado para consumistas ricos e celebridades amorais.

Um fundo político

Page 3: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 7293POlÍTICA

Novas viatuRas o governo entregou no início desta semana 302 novas via-turas para reforçar as frotas das polícias Civil e Militar do Paraná. 208 viaturas são des-tinadas à PM e 94 contemplam o Departamento de Polícia Civil. A 2ª CIA de Polícia Militar de Wenceslau Braz receberá 5 veículos, 3 Renault Duster, sendo que uma vai para Sique-ira Campos, outra para Salto do Itararé e a outra ficará em Wenceslau Braz. A companhia ainda receberá uma caminhon-ete Amarok que será usada na patrulha rural e mais um Renault Fluence. Com a vinda destes carros novos a 2ª CIA de Polícia Militar irá devolver 4 carros para o comando para serem reforma-dos e depois realocados.

ENtREga o deputado estadual Pedro Lupion (DEM) participou da solenidade de entrega dos veículos. Seis municípios foram contemplados com os novos veículos. Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio, Apucarana e São Sebastião da Amoreira, municípios da base de atuação do parlamentar no Norte Pio-neiro. No próximo dia 8, Pedro Lupion participará das entregas das viaturas nos municípios de Apucarana, Jacarezinho e Cornélio Procópio.

REPERCutiu Muita gente especulou na manhã de ontem sobre o secretário entregador de jornal, o caso virou piadas pelas ruas e pelos corredores. Mas no fundo o caso é sério, vai saber o que o secretário quer mesmo no fundo com essa distribuição de jor-nais em horários de expediente, ganhar através de um “bico”, tentar usar a influência do cargo para alavancar contratos e ganhar comissão em cima. uma coisa é líquida e certa, alguma coisa que o cidadão quer.

FuNCioNáRios MuNiCiPais RECEbEM REajustE sal-

aRialA Câmara Municipal de Jacarez-inho aprovou na última semana o Projeto de Lei 8/2013 que con-cede reajuste salarial de 7,97% a partir do dia 1º de março. A iniciativa será para os servi-dores públicos efetivos e comis-sionados. o presente reajuste não se aplica aos Secretários Municipais. Na mesma sessão ordinária, o Poder Legislativo também concedeu um reajuste de 8% aos funcionários.

ovos DE PásCoaos alunos das Escolas Munici-pais de Jacarezinho receberam nesta quarta-feira, 27, ovos de páscoa. Foram realizadas ativ-idades em todas as unidades de educação. o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, acompanhou a apresentação das crianças no Complexo Edu-cacional Gastão de Mesquita Filho.

MEDiDas CoNtRa DENguETolerância zero com relação a focos do mosquito Aedes Aegypti em terrenos baldios e residências, além de fiscal-ização intensiva e contínua no município. Essas foram algu-mas das ações reveladas pela secretária de Saúde da prefei-tura de Ribeirão Claro e presi-dente do Comitê Municipal de Combate à Dengue (CMD), Ana Maria Baggio Molini. As infor-mações foram dadas durante reunião do comitê, na última semana. o encontro contou com a presença do promotor Paulo Zanetti, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, servidores públicos, vereadores e do prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo, que reafirmou o compromisso do

executivo municipal com o com-bate à doença. o objetivo da reunião foi traçar novas ações para impedir que o município tenha uma epidemia de dengue. Em 2013, o programa de pre-venção e conscientização pro-movido de forma contínua no município foi intensificado.

taxa DE DEsEMPREgo auMENta

A taxa de desemprego em sete regiões metropolitanas analisa-das na Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) passou de 10% em janeiro para 10,4% em fevereiro. Segundo a pesquisa, feita mensalmente pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socio-econômicos (Dieese), o total de desempregados foi 2.311 pes-soas, 82 mil a mais do que no mês anterior. A pesquisa analisa as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, do Recife, de Salvador, São Paulo e do Distrito Federal. A taxa de desemprego aumen-tou em todas as regiões pesqui-sadas, à exceção de Porto Alegre, onde caiu de 6,3% em janeiro, para 6,2% em fevereiro.

jovENs talENtos Estudantes que ingressaram em universidades federais e insti-tutos federais de educação no segundo semestre de 2012 e no primeiro semestre de 2013 podem participar do Programa Jovens Talentos para a Ciência. As inscrições, que se encerrar-iam hoje (28), foram prorroga-das até a próxima quarta-feira, 3 de abril. A iniciativa da Coor-denação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir preco-cemente os estudantes no meio científico.

ÍNDiCE usaDo No REa-justE Do aluguEl

o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) atingiu 0,21% em março, ante 0,29% em fevereiro. A taxa também é menor em relação a igual mês do ano passado (0,43%). No acumulado do ano, o índice alcança 0,84%. Nos últimos 12 meses, a taxa está em 8,06%. Essa última variação é a usada como base de cálculo na ren-ovação do valor do aluguel. o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que o resultado foi influ-enciado, principalmente, por um dos três componentes da taxa, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), com variação de 0,01% ante 0,21%.

PEC Das DoMéstiCas A proposta de emenda à Con-stituição (PEC) que aumenta os direitos trabalhistas dos empre-gados domésticos, conhecida como PEC das Domésticas, não deve gerar desemprego e aumentar a informalidade, mesmo ampliando os custos da contratação para os empre-gadores, avalia a secretária de Avaliação de Políticas e Autono-mia Econômica das Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Tatau Godinho. Aprovada terça-feira (26) em segundo turno pelo Senado, a PEC garante o direito, entre outras coisas, a ter recolhido o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), receber inde-nização em caso de demissão sem justa causa, salário-família e seguro-desemprego. Esses itens ainda dependem de regu-lamentação.

Inicia-se a limpeza do lote onde serão construídas 50 casas populares em IbaitiO prefeito Roberto Regazzo e o secretário Antônio Vicenzi

estão trabalhando em parceria para que a construçãose inicie o mais rápido possível

De ibaitiRegiane Romão

o prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo, em parceria com o secretário Antônio Vicenzi, iniciou nesta terça-feira, 26 a limpeza do terreno onde será feito o loteamento para a con-strução de 50 casas populares.

Esse número será aumen-tado, e o local comportará 110 casas. os moradores que ocu-parão essas casas, atualmente residem na área verde. Essa área é de preservação natu-ral e por essa razão não pode

abrigar famílias. Esse terreno fica próximo

ao Bairro João Edmundo de Carvalho. os moradores serão transferidos assim que as 50 primeiras casas ficarem pron-tas.

Quando forem transferidos, o local já terá toda a infra estru-tura necessária para atender os moradores, como água encanada, energia elétrica e calçamento.

o local onde essas famílias moram atualmente oferece condições subumanas e está totalmente irregular. Logo após

a desocupação dessa área, a prefeitura iniciará o processo de revitalização.

Mas os planos para as construções de casas pop-ulares não parar por aí. De acordo com o prefeito Roberto Regazzo, a pretensão é con-struir até o final do mandato, duas mil casas populares. “Temos inscritos atualmente mais de 2.500 famílias que necessitam de casas popu-lares, sabemos que não conse-guiremos atender todas, mas pelo menos 2.000 serão aten-didas”.

Beto Regazzo vem se empenhando para trazer casas populares para Ibaiti. Recente-mente ele esteve com o pres-idente da CoHAPAR, Mounir Chaowiche e obteve boas notí-cias quanto à construção das casas. “o Mounir Chaowiche está nos apoiando e com isso temos a certeza que conse-guiremos muitas conquistas nessa área”.

o prefeito de Ibaiti está em Curitiba, onde busca recursos para a concretização de proje-tos. Entre eles a construção da nova sede da APAE.

Máquinas trabalham o dia todo para agilizar a limpeza do terreno

Pinheiro de Moura

Vereador Wesley pede elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários para

funcionalismo público de TomazinaVereador protocolou uma indicação para a criação do plano de

carreira, cargos e salários em Tomazina

agência CriativaDavid batista

Cumprindo uma de suas metas prometidas em campanha, o ver-eador Wesley João Marques, do PDT tomazinense, protocolou já na primeira reunião ordinária da Câmara de Vereadores realizada em fevereiro, uma Preposição de Indicação nº 001 de 2013, pedindo a criação do Plano de Carreira, Cargos e Salários, para todos os funcionários públicos municipal de Tomazina. Wesley justificou sua solicitação afirmando que o plano de carreira visa à valorização do servidor público municipal, dando a eles mais dignidade, segurança e recuperando suas perdas salariais que ficaram defasadas no decorrer dos últimos anos. A indicação do vereador teve aprovação unânime de seus pares.

Wesley, que deixou o cargo de secretário da agricultura para con-correr a uma vaga no legislativo, onde saiu vitorioso, afirmou que a luta pela criação do plano de car-reira dos funcionários era apenas uma de suas bandeiras a ser defen-didas na câmara de vereadores, “Acredito que como Secretário da Agricultura pude realizar um bom trabalho para ajudar o homem do campo, e assim fortalecer a adminis-tração do prefeito Guilherme, agora como vereador tenho novos desa-fios e compromissos assumidos em campanha que visam o desenvolvi-mento do nosso município e o bem estar da comunidade e vou colocá-los em pratica no decorrer dos 4 anos” afirmou Wesley.

Já no dia seguinte Wesley enviou um ofício ao prefeito Guil-herme informando sobre a neces-sidade da criação do plano de

carreira dos funcionários. Guil-herme de imediato já acionou o departamento jurídico da prefeitura para fazer estudos sobre o assunto. o vereador sugeriu ainda que haja reunião com todos os chefes de departamentos para que o estudo sobre o tema seja amplamente debatido, para que a proposta a ser elaborada atenda os anseios de todos.

O vereador notificou através de carta todos os funcionários públi-cos sobre a proposta do plano de carreira, “os funcionários são os principais interessados, e, portanto é muito justo que eles tomem con-hecimento da minha decisão e participem dos debates” afirmou. o motorista João Basílio Pereira “Peróba”, funcionário público á 17 anos, achou a iniciativa do vereador ótima,“ a minha aposentadoria já está chegando perto e o que for

de bom pata os funcionários tem meu apoio, é muito boa a inicia-tiva do Wesley”, afirmou. O oper-ador de máquinas Mário Ribeiro do Vale, 54 anos, dos quais 26 a serviço do município, disse que o vereador está de parabéns, ”é o primeiro vereador que eu conheço que tomou essa iniciativa de brigar pelos direitos dos funcionários, nós já apoiamos a idéia e esperamos que todos os funcionários sejam beneficiados em breve” afirmou. Luciano Pereira Gomes, do depar-tamento de licitações, á 5 anos no serviço público, acha a iniciativa do vereador louvável, “esse é um tema bem complexo e depende de muito trabalho e domínio do assunto, porém já conhecemos bem o Wesley e ele tem muita capacidade para defender com mestria esse assunto que tanto interessa a todos nós”, justificou.

Vereador se mostra preocupado com as condições dos funcionários de tomazina

Agência Criativa

Page 4: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 7294 eDITAIs

CONTRATA-SE ENGENHEIRO DE MINAS

EMPRESA: CERAMICA ARAPOTIRodovia Parigot de Souza, PR 092, KM 18Arapoti - ParanáFone: 43-3557-1121

HONDA CIvIC Ano, 2010, prata, câmbio automático, direção hidráulica, rodas de liga leve, travas elé-

tricas, vidros elétricos dianteiros e traseiros, airbag passageiro, ar-condicionado, cd player, alarme, freios ABS, ajuste de altura, volante com regulagem de altura, retrovisores elétricos, desemb. traseiro, ar-quente, farol de neblina, bancos de couro, airbags. Valor R$ 47.000,00- Interessados ligar no (43)99772706.

Classificados

CB 300 rAno, 2010, dourada ano 2010, baixa

quilometragem super nova. Preço: R$ 9.000,00. Interes-

sados ligar no (43)99772706.

pREfEITURA dE SãO JOSé dA BOA VISTA ESTAdO dO pARANá

Concurso Público Edital 001-2011

EDITAL DE CoNVoCAÇÃo

o Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas

atribuições legalmente previstas, e tendo em vista o resultado do concurso Público, aberto pelo Edital nº 01/2011, nos

termos do edital do resultado publicado em 01/07/2011, FAZ SABER, em cumprimento ao disposto no item 14.8

que os candidatos abaixo relacionados para os respectivos cargos ficam conVocados para comparecerem

ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura do Município de São José da Boa Vista, sito à Rua Reinaldo

Martins Gonçalves 85, centro, no horário das 09 às 11:30hs e das 13 às 16:30hs do dia 01 ao dia

05 de abril de 2.013, para apresentar documentação exigida nos termos do item 2.3 do Edital nº 01/2011, bem

como serem submetidos a avaliação médica nos termos do item 14.8.1 do mesmo edital.

o não comparecimento implicará na eliminação do candidato do Concurso Público.

Cargo: AuxILIAR DE ENFERMAGEM

Classificação CANDIDATO

8º RoSELI GoMES DE oLIVEIRA MAIA

Comunique-se, publique-se e cumpra-se

São José da Boa Vista-Pr, em 27 de Março de 2.013

PEDRo SERGIo KRoNEIS

Prefeito Municipal

pREfEITURA MUNICIpAL dE JApIRAESTAdO dO pARANáExTRATo do CoNTRATo Nº 013/2013-PMJ

PREGÃo PRESENCIAL Nº 004/2013-PMJ

PARTES: MuNICÍPIo DE JAPIRA (PR) e a empresa SAMP AuToVEÍCuLoS LTDA

OBJETO: O Objeto do presente Contrato é a aquisição de um veículo 0 km, motor 1.0 flex, ano/modelo 2013, destinado

ao uso do Fundo Municipal de Saúde do Município de Japira/PR, objeto do Pregão Presencial nº 004/2013-PMJ, que jun-

tamente com a proposta da CONTRATADA, para todos os fins de direito, obrigando as partes em todos os seus termos,

passam a integrar este instrumento, independentemente de transcrição.

Do VALoR: Pelo fornecimento do objeto ora contratado, a CoNTRATANTE pagará à CoNTRATADA o valor de R$

22.330,00 (vinte e dois mil e trezentos e trinta reais), referente ao item 001 do Lote 001, pelo Menor Preço apresentado.

DA VIGÊNCIA: o presente Contrato vigorará durante o exercício de 2013, contados a partir de sua assinatura, podendo

a critério da administração da prorrogação do mesmo, conforme Art. 57, Inciso II da Lei 8.666/93.

FoRo: Comarca de Ibaiti, Estado do Paraná.

JAPIRA (PR), 21 de Março de 2013.

WILSoN RoNALDo RoNY DE oLIVEIRA SANToS

Prefeito Municipal

CoNTRATANTE

CELSo DE SouZA SCHMIDT

Samp Autoveículos Ltda

CoNTRATADA

pREfEITURA MUNICIpAL dE JApIRAESTAdO dO pARANáExTRATo do CoNTRATo Nº 014/2013-PMJ

PREGÃo PRESENCIAL Nº 018/2012-PMJ

PARTES: MuNICÍPIo DE JAPIRA (PR) e a empresa TRAToRNEW S/A

oBJETo: o objeto do presente Contrato é a aquisição de 01 (um) trator agrícola novo, conforme Convênio nº

772902/2012, relativo ao objeto do Pregão Presencial nº 018/2012-PMJ, que juntamente com a proposta da CoN-

TRATADA, para todos os fins de direito, obrigando as partes em todos os seus termos, passam a integrar este instru-

mento, independentemente de transcrição.

Do VALoR: Pelo fornecimento do objeto ora contratado, a CoNTRATANTE pagará à CoNTRATADA o valor de R$

100.000,00 (cem mil reais), referente ao item 001 do Lote 001, pelo Menor Preço apresentado.

DA VIGÊNCIA: o presente Contrato terá vigência pelo período de 12 (doze) meses, contados a partir de sua assinatu-

ra, podendo ser prorrogado a critério da administração, de acordo com Art. 57, Inciso II da Lei nº 8.666/93.

FoRo: Comarca de Ibaiti, Estado do Paraná.

JAPIRA (PR), 25 de Março de 2013.

WILSoN RoNALDo RoNY DE oLIVEIRA SANToS

Prefeito Municipal

CoNTRATANTE

EuGENIo IENK FERREIRA

Tratornew S/A

CoNTRATADA

sÚMUla de licenÇa PrÉVia

João Francisco Depizzol torna público que requereu do IAP, a Licença Prévia para Licenciamento de fornos para produção de carvão a ser

implantada na Fazenda Ribeirão da Anta, Estrada Principal, s/n, Tomazina/PR.

CâMARA dE SãO JOSé dA BOA VISTAESTAdO dO pARANá

ExTRATo DE CoNTRATo DE DISPENSA DE LICITAÇÃo

Contrato nº 01/2013-Processo administrativo nº 01/2013

objeto: Aquisição de 01 (um) Notebook para a Câmara Municipal.

Contratante: Câmara Municipal de SÃO JOSÉ DA BOA VISTA PR.

Contratada: OSTEN INFORMÁTICA LTDA

Valor Total: R$ 2.000,00 (Dois mil reais).

Período de vigência: 60 (sessenta) dias, contados da assinatura do contrato.

Fundamento legal: art. 24, inciso II, da Lei nº 8.666/93 e alterações posteriores.

São José da Boa Vista PR, 13 de março de 2013.

PEDRo CoRRÊA

Presidente da Câmara Municipal

Page 5: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 7295gerAl

6ª Copa Siqueira Campos de futsal começa no mês que vem

O campeonato terá duas fases e contará com times de várias cidades da regiãoDe siqueira CamposCamila Consulin

A abertura da 6ª Copa Sique-ira Campos de Futsal começa no próximo mês, no dia 7, às 8h30, no Ginásio de Esportes Raulino Ceccon. o campeonato terá duas fases e contará com times de várias cidades da região.

Entre os municípios estão: Arapoti, Cornélio Procópio, Jaca-rezinho, Japira, Quatiguá, uraí e Wenceslau Braz.

Entram em quadra no pri-meiro jogo, os times do Colégio São Tomaz de Aquino (Wenceslau Braz), Jomaaesportes (Cornélio Procópio), Escolinha de Futsal (Siqueira Campos), A. V. Z. (Qua-tiguá), VH Futsal (uraí) e o Colégio Sespp (Arapoti).

A competição é organizada pelo Departamento de Esportes e Lazer de Siqueira Campos.

Confira a tabela de jogos

Domingo – 07/04/201308h30 – 2005 - Colégio São

Tomaz de Aquino/ Wenceslau

Braz x Jomaaesportes / Cornélio Procópio

09h10 – 2004 - Colégio São Tomaz de Aquino/ Wenceslau Braz x Jomaaesportes / Cornélio Procópio

09h50 – 2003 - Siqueira Campos / Escolinha de Futsal x Jomaaesportes / Cornélio Procópio

10h 30 – 2002 - A. Z.V. / Qua-tiguá x Jomaaesportes / Cornélio Procópio

11h10 – 2001 - A. Z.V. / Qua-tiguá x Jomaaesportes / Cornélio Procópio

11h50 - 2005 - C.S.T.A. / Wenc-eslau Braz x VH Futsal / uraí

12h30 - 2004 - C.S.T.A. / Wenc-eslau Braz x A. Z.V. / Quatiguá

13h10 – 2003 - Siqueira Campos / Escolinha de Futsal x VH Futsal / uraí

13h50 - 2002 - A. Z.V. / Qua-tiguá x VH Futsal / uraí

14h30 – 2001- A. Z.V. / Qua-tiguá x Colégio Sespp / Arapoti

15h10 – 2005 - Jomaaesportes / Cornélio Procópio x VH Futsal / uraí

15h50 – 2004 - Jomaaesportes / Cornélio Procópio x A. Z.V. / Qua-tiguá

16h30 – 2003 - Jomaaesportes / Cornélio Procópio x VH Futsal / uraí

17h10 – 2002 - Jomaaesportes / Cornélio Procópio x VH Futsal / uraí

17h50 – 2001 - Jomaaesportes / Cornélio Procópio x Colégio Sespp / Arapoti

Domingo – 14/04/2013 08h30 – 2005 - Siqueira

Campos / Escolinha de Futsal x Japira / Projeto Futsal 10

09h10 – 2004 - Siqueira Campos / Escolinha de Futsal x Japira / Projeto Futsal 10

09h50 – 2003 - Japira / Projeto Futsal 10 x Semelt / Wenceslau Braz

10h30 – 2002 - Siqueira Campos / Escolinha de Futsal x Semelt / Wenceslau Braz

11h10 – 2001 - Siqueira Campos / Escolinha de Futsal x Semelt / Wenceslau Braz

11h50 – 2005 - Japira / Projeto Futsal 10 x Esc. Peq. Craque/Jac-arezinho

12h30 – 2004 - Japira / Projeto Futsal 10 x Esc. Peq. Craque/Jac-arezinho

Divulgação

13h10 – 2003 - Japira / Projeto Futsal 10 x Esc. Peq. Craque/Jac-arezinho

13h50 – 2002 - Semelt / Wenc-eslau Braz x Esc. Peq. Craque/Jacarezinho

14h30 – 2001 - Semelt / Wenc-eslau Braz x Esc. Peq. Craque/

Jacarezinho15h10 – 2005 - Siqueira

Campos / Futsal x Esc. Peq. Craque/Jacarezinho

15h50 - 2004 - Siqueira Campos / Futsal x Esc. Peq. Craque/Jacarezinho

16h30 - 2003 - Semelt / Wenc-

eslau Braz x Esc. Peq. Craque/Jacarezinho

17h10 - 2002 - Siqueira Campos / Futsal x Esc. Peq. Craque/Jacarezinho

17h50 – 2001 - Siqueira Campos / Futsal x Esc. Peq. Craque/Jacarezinho

40 casas e 90 lotes foram viabilizados através da

Associação dos Trabalhadores Sem Teto de Quatiguá

Deputado Abelardo Lupion tem pretensõesem apoiar a associação

De Quatiguáisaele Machado

A Associação dos Tra-balhadores Sem Teto de Quat iguá v iab i l izou 90 lo tes e 40 casas populares para famí l ias de baixa renda. De acordo com o Pastor Edu-ardo Mol ina – Pres idente da Associação, a adesão dos lo tes fo i possíve l dev ido ao empenho da associação em recuperar o fundo perd ido

de 2005 referente ao PAC 1 (minha casa, minha v ida) . o fundo de R$360 mi l fo i per-d ido em 2005 porque a inda não ex is t ia a associação que fo i cr iada em 2009. As 40 casas populares foram cedidas às famí l ias que não tem condições para const ru i r e os lo tes foram cedidos às famí l ias que tem condições de const ru i r, porém não t inham condições para com-prar um lo te. A in f raest rutura

f icará por conta da prefe i tura de Q u a t i g u á q u e i n i c i a r á a s o b r a s e m a b r i l .

o d e p u t a d o f e d e r a l A b e -l a r d o L u p i o n ( D E M ) , j u n -t a m e n t e c o m o d e p u t a d o e s t a d u a l P e d r o L u p i o n ( D E M ) a p o i a m a a s s o -c i a ç ã o d o s t r a b a l h a d o r e s e p r e t e n d e m v i a b i l i z a r r e c u r s o s p a r a r e a l i z a ç ã o d e m a i s m e l h o r i a s e m Q u a t i g u á a t r a v é s d a a s s o -c i a ç ã o .

Beneficiados junto com o presidente da associação – Eduardo Molina

Isa Machado

Page 6: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 7296 eDITAIs

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 7296 EsportE

Contrato do Timão com patrocinador prevê multa por tapar logo: R$ 3,1 mi

Clube também deve disponibilizar 3.600 camisas por ano para empresaDe São PauloGlobo Esporte

A Contro lador ia Gera l da Repúbl ica, a pedido do jornal "Folha de S. Paulo" , tornou públ ica par te do contrato f i r -mado entre o Cor in th ians e a Caixa Econômica Federa l em novembro de 2012, no va lor de R$ 31 mi lhões e vá l ido até dezembro deste ano, com poss ib i l idade de renovação por mais um. Duas c láusu-las chamam mais atenção: a imposição de uma mul ta no caso de o logo da empresa f icar escondido e a ex igência de camisas e ingressos para o pat roc inador.

Se um jogador comemorar um gol e co locar a camisa na cabeça, tapando o logo da

Caixa, por exemplo, o Cor-in th ians poderá pagar uma mul ta de R$ 3,1 mi lhões. O mesmo vale em comemo-rações de t í tu los e v i tór ias. E o c lube é o responsável por impedi r que a v isual ização do logo não aconteça.

A out ra ex igência contrat -ua l prevê a ent rega de até 300 camisas por mês para o pat roc inador, contabi l izando 3.600 uni formes por ano. E a inda a d is t r ibu ição de ingressos para os jogos do Timão como mandante .

Ex is te a inda mu l ta no va lo r to ta l do con t ra to e resc isão em caso de joga-dores e func ionár ios do c lube darem dec la rações negat ivas sobre a imagem do banco. Jogadores não podem esconder logo do patrocinador

Divulgação

Vettel reabre discussão sobre falta de ética dos campeões;

relembre casosCom ultrapassagem 'proibida' sobre Webber, alemão

engrossa lista com Schumi, Alonso, Senna e Prost, campeões que jogaram sujo na Fórmula 1

De São PauloGlobo Esporte

A Fórmula 1 está repleta de bons e maus exemplos em seus 64 anos de disputas. Parale-lamente às histórias de super-ação, de evoluções técnicas e conquistas baseadas em muito trabalho e esforço, a catego-ria também carrega marcas de manobras sujas, nas pistas e nos bastidores, de pilotos que buscavam alcançar ou manter o sucesso. Uma lista que – não por acaso – inclui campeões de diversas épocas, de Alain Prost e Ayrton Senna a Michael Schumacher e Fernando Alonso.

No último domingo, Sebas-tian Vettel, atual tricampeão, deu mostras de que também entrou para o time dos que consideram que os fins justificam os meios. Ao ultrapassar o companheiro Mark Webber, o alemão da RBR assegurou a vitória, mas infringiu uma ordem da equipe para que as posições fossem mantidas. A atitude rendeu uma bronca do time e um pedido público de desculpas. Mas, àquela altura, o prejuízo já era irreversível.

- Um piloto pode ser campeão sendo ético, tendo caráter. Não imaginei que tão cedo eu iria criticar um cara que eu aprendi a admirar tanto, pelo seu talento, sua alegria e simpatia. Estou vendo que, desta vez, Vettel está mostrando um lado do ídolo dele, o Michael Schumacher, que deu muitos maus exemplos – afirma Reginaldo.

Vettel reabre discussão sobre falta de ética dos campeões; relembre casos

Com ultrapassagem 'proibida' sobre Webber, alemão engrossa lista com Schumi, Alonso, Senna e Prost, campeões que jogaram sujo na Fórmula 1

A Fórmula 1 está repleta de bons e maus exemplos em seus 64 anos de disputas. Parale-lamente às histórias de super-ação, de evoluções técnicas e conquistas baseadas em muito trabalho e esforço, a catego-ria também carrega marcas de manobras sujas, nas pistas e nos bastidores, de pilotos que buscavam alcançar ou manter o sucesso. Uma lista que – não por acaso – inclui campeões de diversas épocas, de Alain Prost e Ayrton Senna a Michael Schumacher e Fernando Alonso.

No último domingo, Sebas-tian Vettel, atual tricampeão, deu mostras de que também entrou para o time dos que consideram que os fins justificam os meios. Ao ultrapassar o companheiro Mark Webber, o alemão da RBR assegurou a vitória, mas infringiu uma ordem da equipe para que as posições fossem mantidas. A atitude rendeu uma bronca do time e um pedido público de desculpas. Mas, àquela altura, o prejuízo já era irreversível. Algo que surpreendeu o comentarista da TV Globo, Reginaldo Leme.

- Um piloto pode ser campeão sendo ético, tendo caráter. Não imaginei que tão cedo eu iria criticar um cara que eu aprendi a admirar tanto, pelo seu talento, sua alegria e simpatia. Estou vendo que, desta vez, Vettel está mostrando um lado do ídolo dele, o Michael Schumacher, que deu muitos maus exemplos

– afirma Reginaldo.Já Lito Cavalcanti, comen-

tarista do SporTV, aprova a atitude do jovem alemão. Para o jornalista, ao enganar o companheiro e ganhar a pri-meira posição, Vettel usou sua importância como piloto para cometer uma saudável desobe-diência, enfrentando um ambi-ente tão contaminado pela febre do politicamente correto.

- Sem dúvida, o Vettel com-eteu uma “trairagem”, uma desobediência à ordem da equipe. Mas eu estou absoluta-mente satisfeito. Um piloto de ponta, que tem peso, enfren-tou a hipocrisia politicamente correta, de que o piloto sempre tem que seguir as orientações da equipe. Para mim, o Vettel está certo. No final, a Fórmula 1 é um espetáculo e depende de público – disse o comenta-rista, durante participação no "Redação SporTV".

Desobediências a ordens de equipe já custaram vitórias dos companheiros e, muitas vezes, o próprio emprego dos pilotos que desafiaram seus chefes. Mas, em muitos casos, a busca pelo primeiro lugar a qualquer custo extrapolou os limites da ética. Um dos casos mais clássicos foi o da Renault, no GP de Cin-gapura de 2008. Comandada por Flavio Briatore, a equipe traçou um plano para favorecer o pri-meiro piloto, Fernando Alonso, que destruiu a carreira de Nel-sinho Piquet na categoria. Por ordem do dirigente, o brasile-iro bateu o carro de propósito, provocando a entrada do carro de segurança.

Vettel desobedeceu a equipe e atacou o companheiro Webber no GP da Malásia

Divulgação

Page 7: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 7297POlICIAl

polícias do Norte pioneiro recebem novas viaturas

Seis municípios atendidos pelo deputado Pedro Lupion serão contempladosDa Curitiba Da Assessoria

No início desta semana o governador Beto Richa entregou 302 novas viaturas para reforçar as frotas das polícias Civil e Militar do Paraná. 208 viaturas são des-tinadas à PM e 94 contemplam o Departamento de Polícia Civil.

o 2º Batalhão da Polícia Militar em Jacarezinho e o 18º Batalhão em Cornélio Procópio receberão as viaturas que serão repassadas, dos batalhões, para os municípios de suas jurisdições.

o deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) participou da solenidade de entrega dos veículos. Seis municípios foram contempla-dos com os novos veículos. Jac-

arezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio, Apuca-rana e São Sebastião da Amoreira, municípios da base de atuação do parlamentar no Norte Pioneiro.

No próximo dia 8, Pedro Lupion participará das entregas das viatu-ras nos municípios de Apucarana, Jacarezinho e Cornélio Procópio.

Lupion destaca que as viatu-ras fazem parte do total de 1470 veículos que o governo do Paraná adquiriu e que integra o plano estad-ual de reestruturação da segurança pública, um compromisso do gover-nador Beto Richa.

Para o deputado estadual os municípios há tempos carecem de equipamentos e viaturas, mas o atual governo está buscando cor-rigir essa deficiência, tendo como

base os índices de criminalidade registrados nos municípios do Estado.

Segundo o governo do Paraná, a ampliação da frota faz parte do programa Paraná Seguro criado para oferecer condições adequadas de trabalho às polícias.

Rolândia e Bela Vista do Paraíso, municípios também aten-didos pelo deputado Pedro Lupion, já receberam as viaturas e breve-mente outras cidades da base do parlamentar também serão contem-pladas.

o programa Paraná Seguro prevê, ainda, reforço nos efetivos policiais, compra de equipamentos, a construção de batalhões e deleg-acias e a implantação de módulos policiais.

Agência Estado

lupion destaca que as viaturas fazem parte do total de 1470 veículos que o governo do Paraná adquiriu

Polícia Militar apreende pessoas acusadas de tráfico de drogas

em duas cidades da regiãoOs policiais também receberam denúncias sobre

usuários, mas não conseguiram localizar nem um deles

Do Norte PioneiroRegiane Romão

os policiais militares do Norte Pioneiro tiveram bastante trabalho nesta quarta-feira, 26. Várias denúncias informavam sobre con-sumo e tráfico de drogas em Jun-diaí do Sul, Ribeirão do Pinhal e Joaquim Távora.

Em Jundiaí do Sul, por volta das 19h uma pessoa que preferiu não se identificar ligou para o número 190 e disse que na vila rural Recanto do Sol, havia várias pessoas consum-indo drogas. A equipe então se des-locou até o local indicado, mas não localizou nem uma pessoa pelas redondezas.

Já em Ribeirão do Pinhal, aproximadamente às 17h 50min os policiais receberam uma denúncia de que na casa de uma pessoa con-hecida como ‘Sagui’ havia drogas escondidas.

A equipe da polícia militar, o delegado e o juiz de Direito da Comarca foram até o local e abordaram o dono da casa. Nesse

momento eles iniciaram uma busca domiciliar. A equipe também tinha informações que denunciavam um homem conhecido como ‘Pedro Cabeludo’. Contra ele pesava a acusação de manter em sua casa pessoas no período da noite para preparar o crack para venda.

Durante a busca domiciliar, os policiais encontraram uma balança de precisão, que estava escondida dentro de um fogão.

Pedro foi encaminhado para a delegacia para as medidas cabíveis. os materiais utilizados para embalar e pesar a droga foram apreendidos.

No município de Joaquim Távora, por volta das 15h equipe policial recebeu uma informação repassada pelo Serviço Res-ervado, conhecido como ‘P2’, que dizia que quatro homens, já conhecidos no meio policial por serem consumidores e trafi-cantes de drogas estavam juntos em um determinado ponto da cidade.

Quando chegaram ao local,

encontraram J.P.P. S, de 15 anos, A.G. A E.C. M, de 22 anos e A.C. L, também com 22 anos. Quando a polícia se aproximou, um dos jovens jogou no chão um saquinho plástico que con-tinha maconha. Eles realizaram uma abordagem, e encontraram dentro da mochila de A.C. L um cigarro de maconha e mais algu-mas gramas da substância que ainda seria preparada para o con-sumo.

os dois jovens maiores de idade foram presos, já os menores foram liberados. A mãe de E.C. M foi até a delegacia e acompanhou a polícia militar até a sua casa. Durante a revista, os policiais encontraram nove sacos plásticos que também continham maconha, idênticos aos que o jovem jogou no chão com a aproximação da PM. Junto com a droga foram encontrados R$320. os objetos e o dinheiro foram encaminhados para a delegacia da cidade, para dar continuidade aos procedimen-tos realizados pela polícia civil.

Polícia Militar vem apreendendo drogas e equipamentos usados para a endolação e venda no norte Pioneiro

Ilustrativa

Page 8: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 7298 regIONAl

dEMUTRAN de Ibaiti começa readequar o trânsito da cidade

Essa iniciativa partiu da necessidade de melhorar a circulação de veículos pelas ruas da cidade. A frota de veículos no município aumentou muito em 10 anos

D e i b a i t iR e g i a n e R o m ã o

P r e o c u p a d o c o m o f l u x o n o t r â n s i t o d e I b a i t i , o p r e f e i t o R o b e r t o R e g a z z o j u n t a m e n t e c o m o D e p a r t a -m e n t o M u n i c i p a l d e Tr â n s i t o – D E M u T R A N c o m e ç o u a r e a l i z a r a l g u m a s m u d a n ç a s n o t r â n s i t o n a s r u a s c e n -t r a i s d a c i d a d e .

A l g u m a s f a i x a s p a r a e s t a c i o n a m e n t o s e x c l u -s i v o s p a r a p o r t a d o r e s d e n e c e s s i d a d e s e s p e c i a i s e i d o s o s e s t ã o s e n d o p i n t a d a e m f r e n t e à p r e f e i t u r a e n a R u a P a r a n á .

N e s t a t e r ç a - f e i r a , 2 6 , u m a m u d a n ç a s i g n i f i c a t i v a f o i f e i t a n a R u a A n t ô n i o d e M o u r a B u e n o ( R u a d a D e l -e g a c i a ) . A p ó s a m u d a n ç a ,

e s s a r u a p a s s a r á a t e r m ã o ú n i c a , s e n t i d o D e l e g a c i a / C e n t r o d a C i d a d e .

C o m a m u d a n ç a , o m o t o r i s t a n ã o p o d e r á m a i s f a z e r c o n v e r s ã o p a r a a d i r e i t a ( s e n t i d o R u a F r a n -c i s c o d e o l i v e i r a ) .

D a d e l e g a c i a a t é a R u a d a A m i z a d e o s s e n t i d o s n ã o f o r a m a l t e r a d o s , o u s e j a , c o n t i n u a n o r m a l n o s d o i s s e n t i d o s .

E s s a m u d a n ç a c o m o e x p l i c o u o d i r e t o r d o D E M u T R A N , s u b t e n e n t e P a u l o d e A g u i a r e s t ã o s e n d o p r e p a r a d a s p a r a a d e q u a r o f l u x o d e v e í c u l o s n o m u n i c í p i o , q u e c o m o e m o u t r a s c i d a d e s d o m u n i c í p i o n ã o p a r a m d e c r e s c e r.

E m 2 0 0 2 h a v i a p o u c o m a i s d e 2 0 0 0 v e í c u l o s q u e

c i r c u l a v a m p e l a s r u a s d a c i d a d e . A p ó s d e z a n o s e s s e n ú m e r o a u m e n t o u m u i t o . E m d e z e m b r o d e 2 0 1 2 f o r a m r e g i s t r a d o s q u a s e 1 2 m i l v e í c u l o s c o m p l a c a s d e I b a i t i .

N e s s e n ú m e r o n ã o e s t á i n c l u í d o o s v e í c u l o s q u e s ã o d e p r o p r i e d a d e d e i b a i t i e n s e s , m a s p o s s u e m p l a c a s d e o u t r a s c i d a d e s d a r e g i ã o .

o p r e f e i t o R o b e r t o R e g a z z o , e s t e v e e m C u r i -t i b a n o s ú l t i m o s d i a s p a r a c o n s e g u i r r e c u r s o s p a r a m u n i c i p a l i z a r o t r â n s i t o d e I b a i t i . o p r e f e i t o e x p l i -c o u q u e o r e c u r s o e s t á d i s p o n í v e l , m a s n ã o é p o s s í v e l p r e v e r q u a n d o s e r á r e p a s s a d o p a r a o m u n i c í p i o . Faixas preferenciais foram pintadas pelas ruas da cidade

Pinheiro de Moura

Moradores de Santo Antônio da Platina reclamam dos entulhos

espalhados pela cidadeO diretor de Departamento de Serviços Urbanos

afirmou que em um mês o serviço estará normatizado

De santo antônio da PlatinaRegiane Romão

os moradores de Santo Antônio da Platina estão incomodados com a quantidade de entulhos e galhos de árvores que estão espalhados pelas ruas da cidade.

um morador do Jardim Bela Vista que preferiu não se identifi-car disse que há um mês existem galhos em frente à sua casa e a pre-feitura não fez a limpeza do local. Indignado, ele postou uma foto em uma rede social pedindo a limpeza do local

o diretor do Departamento de Serviços urbanos, Élson Marcelo Eleutério Rosa, em entrevista ao jornal Correio Notícias disse que o problema não é só da prefeitura. “Estamos com seis pessoas, dois caminhões e duas máquinas para retirada de entulhos há disposição do município. Dividimos em duas equipes, mais é pouco para atender um município de 42 mil pessoas, por essa razão pedimos a colabo-ração dos munícipes”.

o maior problema enfrentado pelas equipes é a mistura dos lixos eu estão espalhados pelas ruas. “o que acontece é que um morador joga galhos de árvores na frente de casa, e um vizinho vem e joga entul-hos de construção, aí outro joga lixo doméstico. Não temos como sep-

arar esse lixo em razão do déficit de pessoas que trabalham nessa área”, declarou o diretor.

Além disso, o município não dispõe de um local para depositar os materiais todos juntos. “Possuí-mos um aterro sanitário, para onde são levados os lixos domésticos, um local onde são depositados os galhos e outro os entulhos de con-strução. Se colocam tudo junto, não temos como separar, e aí a coleta fica difícil”, explicou.

Marcelo disse ainda que as reclamações são imensas, mas ressaltou que a população tem que se educar e quando colocar lixo na frente de casa tem que cuidar para que o vizinho não misture nada no entulho. “os moradores tem que colocar o lixo em frente de casa separadamente, para que não haja problema. Se colocar, por exemplo, um sofá na rua, ele tem que ser desmontado e cada mate-rial colocado separadamente”.

Ele disse também que nesta quarta-feira, 27 foi realizado um mutirão de limpeza nos bairros Aparecidinho I, II e III. “Serão retirados os lixos e entulhos de todo o bairro, mas os moradores têm que estar cientes que a coleta não será feita todos os dias. Dessa forma, se forem colocados lixo novamente na rua, eles per-manecerão lá até a coleta passar

novamente”.A intenção do diretor do Depar-

tamento de Serviços urbanos é dividir a cidade, para melhorar a coleta desse tipo de lixo. “Como a coleta de lixo doméstico é ter-ceirizada e a população já está acostumada com isso, queremos fazer o mesmo com a coleta dos outros tipos de lixo, dessa forma a cidade ficará limpa e não haverá mais reclamação”.

Para que isso seja implantado no município, Marcelo pretende organizar uma reunião com os presidentes das Associações de bairro e repassar para eles os dias das coletas de entulho e galhos, para que a população não dispense esse material nos dias em que não há coletas. “os mora-dores terão que se habituar, mas isso não será difícil, porque divul-garemos as datas em que serão feitas as coletas nos bairros. Em um mês já queremos estar com esse serviço normalizado”.

Para finalizar, Marcelo disse que a população de Santo Antônio da Platina está carente de lim-peza pública e pavimentação nas ruas há quatro anos e tem sede de atenção. “Nós começamos há apenas três meses, por isso ped-imos à população um pouco de calma porque em breve todos os serviços estarão normatizados”.

Morador indignado postou uma foto na internet mostrando o descaso da prefeitura quanto à limpeza

Arquivo Pessoal

Page 9: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 729B1Paraná

Page 10: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 729B2 editais

Page 11: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 729B3editais

Page 12: Correio Notícias - Edição 729

quinta-feira, 28 de março de 2013 - edição 729B4 editais