correio paranaense - edição 24/03/2014

16
R$ 1,00 Curitiba ganha novo parque no aniversário da cidade DIRETOR RENATO BARROSO CURITIBA, SEGUNDA-FEIRA, 24 DE MARÇO DE 2014 Compra Venda Dólar ............. 2,324...... 2,326 Peso arg ....... 0,291...... 0,291 Libra.............. 3,828...... 3,830 Euro .............. 3,206.......3,208 Tempo A semana inicia com tempo estável em todo o Paraná. Em resposta a massa de ar seco e ligeiramente mais frio, o sol predomina desde as primeiras horas da manhã e não há condição de chuvas nesta segunda-feira. Faz um pouco de frio entre a região de Curitiba, Guarapuava e o sul do Estado, não faz muito calor à tarde em nenhuma das região paranaenses. Câmbio (Página 7) Editais na Página 7 Os educadores de creches concordaram em interromper a greve depois de um encontro com o prefeito Gustavo Fruet. Prefeitura e sindicato debateram a pauta de reivindicações e a categoria decidiu aguardar até 8 de abril. (Página 7) Prefeitura e educadores chegam a acordo e greve termina A Câmara de Vereadores de Curiba realiza hoje uma audiência pública para debater os feriados nos dias de jogos da Copa do Mundo na cidade. (Página 3) A Prefeitura de São José dos Pinhais iniciou na úlma semana os cursos de manicure/pedicure e maquiador. O curso terá duração de 204 horas e a turma será de 25 alunos. (Página 6) Câmara volta a debater feriados durante a Copa São José oferece cursos gratuitos na área de beleza CMC Divulgação Força Tarefa prende traficantes no litoral Atlético vence Paraná e passa à semifinal (Página 16) 40 mil jovens recebem vacina contra HPV (Página 15) O Atléco reverteu a vantagem ao vencer o Paraná Clube por 2 x 0, ontem na Vila, e classificou-se para enfrentar o Londrina na semifinal do Paranaense. (Página 13) Agência Estado ANO XIX - 3.188 SMCS

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 11-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

R$ 1,00

Curitiba ganha novo parque

no aniversário da cidade

DIRETOR RENATO BARROSO CuRITIBA, SEguNDA-FEIRA, 24 DE mARçO DE 2014

Compra VendaDólar ............. 2,324 ...... 2,326 Peso arg ....... 0,291 ...... 0,291 Libra.............. 3,828...... 3,830Euro .............. 3,206 .......3,208

TempoA semana inicia com tempo estável emtodo o Paraná. Em resposta a massa dear seco e ligeiramente mais frio, o sol predomina desde as primeiras horas damanhã e não há condição de chuvas nestasegunda-feira. Faz um pouco de frio entrea região de Curitiba, Guarapuava e o sul do Estado, não faz muito calor à tarde em nenhuma das região paranaenses.

Câmbio

(Página 7)

Editais na Página 7

Os educadores de creches concordaram em interromper a greve depois de um encontro com o prefeito Gustavo Fruet.Prefeitura e sindicato debateram a pauta de reivindicações e a categoria decidiu aguardar até 8 de abril. (Página 7)

Prefeitura e educadores chegama acordo e greve termina

A Câmara de Vereadores de Curitiba realiza hoje uma audiência pública para debater os feriados nos diasde jogos da Copa do Mundo na cidade. (Página 3)

A Prefeitura de São José dos Pinhais iniciou na última semanaos cursos de manicure/pedicure e maquiador. O curso teráduração de 204 horas e a turma será de 25 alunos. (Página 6)

Câmara volta a debater feriados durante a Copa

São José oferece cursos gratuitos na área de beleza

CMC

Divulgação

Força Tarefa prende traficantes no litoral

Atléticovence Paranáe passa à semifinal

(Página 16)

40 mil jovens recebem vacinacontra HPV

(Página 15)

O Atlético reverteu a vantagem ao vencer o Paraná Clube por 2 x 0, ontem na Vila, e classificou-se para enfrentar o Londrina na semifinal do Paranaense. (Página 13)

Agência Estado

ANO XIX - 3.188

SMCS

Page 2: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

Fora de contexto

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Segunda-feira, 24 de Março de 20142 Fique ligado

ACONTECEU24deMARÇO

1991Ayrton Senna vence pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Frase do diaSua jornada moldou você para seu bem maior, e foi exatamente o que precisava ser. Não pense que você perdeu tempo. Não existem atalhos para a vida. Foi necessária cada e toda situação que você encontrou para trazê-lo para o agora. E agora é o momento certo.

(Asha Tyson)

Grupos no Rio e São Paulo decidiram reeditar a “Marcha com Deus pela Família”, que em 1964 deu apoio a toma-da pelo poder dos militares. Os grupos, que se autodeno-minam como conservadores pedem “a volta da ditadura militar”. O absurdo da ideia, de querer revogar a Democra-cia no Brasil já esbarra em um primeiro grande obstáculo: o próprio Exército Brasileiro não entraria nessa “barca furada”.

As Forças Armadas brasi-leiras, de 1964 para cá passa-ram por um grande processo de modernização e evolução. Os generais, de ideias mais progressistas do que seus an-

tepassados, são profissionais com uma formação intelectu-al nas melhores academias do Brasil, preocupados em trans-formas as forças armadas em instituições capazes de atender às necessidades do país.

Exército, Marinha e Ae-ronáutica formam seus ofi-ciais em escolas que têm melhor nível que qualquer universidade brasileira, além dos tradicionais IME (Insti-tuto Militar de Engenharia) e ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). Os mili-tares da cúpula hoje, estão mais dedicados às suas ativi-dades, sem preocupações de entrar para a política.

TeMPomín 12º | máx23º

Poucas nuvens

Tarde

Curiosidades

Noite

Manhã

Ciclistas assistem ao pôr-do-sol no Teufelsberg, em Berlim

‘Bold & Naked’ recebe alunos em Nova York.Prática ajuda a ‘se conectar consigo mesmo em nível profundo’.

Editora Correio Paranaense Ltda. | CNPJ 00.064.742/0001-80 | editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Sucursal: São José dos Pinhais - Rua Joaquim Nabuco, 2361 - Sala 2 - Fone | (41) 3385 9351TIRAGEM: 15.000 exemplares diários, com circulação de Segunda-feira a Sábado.

Santo do dia

Santa Catarina da Suécia

Catarina foi ao mesmo tempo filha, discípula e companheira inseparável da mãe, Santa Brígida, a maior expressão religiosa feminina da história da Suécia. Nascida num berço nobre e cristão, Catarina nasceu em 1331 e recebeu educação e cultura com sólida base religiosa. Aos sete anos de idade, foi entregue às Irmãs do convento de Risberg, que souberam desenvolver totalmente sua vocação, cristalizando os ensinamentos cristãos que já vinha recebendo desde o berço. Mas, circunstâncias políticas e sociais fizeram com que a jovem tivesse que se casar com um nobre da corte, Edgar, que além de fervoroso cristão era doente. Assim, decidiu aceitar o voto de castidade que Catarina fizera e ele mesmo re-solveu adota-lo, vivendo tranqüilos como irmãos.

Editorial Nebulosidade variável

2004Formação do primeiro furacão de que se tem notícia no sul do oceano atlântico, denominado Catarina, deixa em alerta a população dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na região Sul do Brasil.

1973A banda de rock Pink Floyd lança o álbum Dark Side of the Moon.

Sobe

DeSCe

- Brasil tem condições de suprir demandas por água e energia, diz agência.

- ONG lança campanha para prevenir afogamentos de crianças e adolescentes.

- Paraná reduz reincidência de adolescentes em medida socioeducativa.

- Há risco de guerra entre Ucrânia e Rússia, diz ministro ucraniano.

- Violência aumentou com fim da lei contra a homofobia, dizem especialistas.

- Receita alerta para tentativas de golpes em época de declarar Imposto de Renda.

Parcialmente nublado passando a nublado

Nebulosidade variável

Academia oferece ioga sem roupa para ‘peladões’ nos eUA

divulgação

COMERCIAL (41) 3263 2002

Loterias

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Concurso nº 3446

Concurso nº 1584

Concurso nº 553 - INTER LIMEIRA/SP

Concurso nº 1437

01-32-52-59-77

03-22-27-28-50-54

23-29-31-33-65-74-79

08-09-11-16-17-19-23 37-38-39-49-51-59 61-69-77-86-90-93-97

daniel Bockwoldt/eFe

Imagem do Mundo

Shannon Stapleton/Reuters

Page 3: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE

política 3Segunda-feira, 24 de Março de 2014

Notas políticasRequião em CascavelPara o deputado federal Hermes Parcianello, num empolgado discurso na reunião regional do PMDB em Cascavel, na presença do senador peemedebis-ta Roberto Requião e líderes estaduais e regionais do partido. Parcianello disse ter total confiança de que o ciclo de reuniões que Requião tem conduzido, com a participação dele próprio e de importantes líderes setoriais do PMDB vão garantir a candidatura ao Governo do Paraná nas próximas convenções de junho do partido.

Richa recebe evangélicasO governador Beto Richa (PSDB) receberá no Palácio do Iguaçu hoje um grupo de mulheres e lideranças evangélicas de todas as denomina-ções, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A visita será coordenada pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB) integrante da bancada evangélica da Assembleia Legislativa.

Palácio Rio Branco reabreA Câmara Municipal reinaugura o Palácio Rio Branco em sessão solene na próxima quinta-feira (27), às 20h. Além de apresentar à cidade a sede do Legislativo, fechada para reforma em outubro de 2010, o evento comemorará o 321º aniversário da capital, com a entrega dos prêmios “Cidade de Curitiba” e “Cultura e Divulgação”. Nas duas ceri-mônias, serão homenageadas 28 pessoas.

Prévias no PMDBDe volta à Assembleia, o deputado Luiz Cláudio Romanelli admitiu que não há como prever para onde o PMDB, seu partido, vai na eleição para o governo. Segundo ele, até dezembro, a ala favorável ao apoio à reeleição do governador Beto Richa (PSDB) – que ele in-tegra – tinha maioria absoluta entre os delegados que vão votar na convenção e decidir o futuro da legenda. Atualmente a situação mudou, reconhece, e cresceu o apoio ao lançamento de um candidato próprio.

Osmar adia decisão sobre candidatura

Grupo de Fruet ganha PDT de Curitiba

Mais uma vez, Osmar Dias (PDT) adiou sua decisão sobre qual can-didatura assumirá em junho de 2014. A inde-cisão tensiona a relação com Glesi Hoffmann (PT) e Osmar susten-ta que sem encontrar com Dilma não anuncia nada, o que os últimos dias está muito difícil em função das crises da Petrobras e PMDB.

O prefeito Gustavo Fruet (PDT) garantiu a eleição no diretório municipal de Curitiba. A eleição foi sá-bado e a chapa “Unidade Pedetista” liderada pelo prefeito, venceu a disputa com 81,94% dos votos. Foram 508 pró-chapa de Fruet contra 95 votos, ou 15,34%, obtidos pela cha-pa opositora liderada por Raul Alcântara. Brancos e nulos somaram votação

Representantes do comércio são contrários à medida

Câmara volta a debater feriados na Copa 2014A Comissão Especial da Copa da Câmara Mu-nicipal realiza hoje au-diência pública sobre a adoção de feriados em dias de jogos da Copa do Mundo em Curitiba. O debate junto a agen-tes públicos, entidades de diferentes segmentos e sociedade civil nortea-rá a decisão do colegia-do, presidido pelo vere-ador Paulo Rink (PPS).

Foram convidados, dentre outros segmen-tos, a Assembleia Legis-lativa do Estado do Pa-raná (Alep), Associação Comercial do Paraná (ACP), seções paranaen-ses da Associação de Ba-res, Restaurantes e Ca-sas Noturnas (Abrabar)

e da Associação Brasi-leira de Bares e Restau-rantes (Abrasel), em-presários do transporte coletivo, Federação das Indústrias do Estado

do Paraná (Fiep), Fede-ração do Comércio do Paraná (Fecomércio), Guarda Municipal, Po-lícia Militar e secreta-rias municipais da Copa

e de Trânsito.“A Casa está sendo o

mais transparente pos-sível no debate sobre a adoção ou não dos fe-riados”, defende Rink.

cMc

Representantes dos setores produtivos devem se pronunciar

Gleisi ainda aguarda osmar para formar a chapa

Fruet foi reeleito para presidir o pDt de curitiba

Divulgação

Divulgação

TSE quer punição para partido que não cumpre cota de mulheres O presidente do TSE, Mar-co Aurélio Mello, defendeu punições aos partidos polí-ticos que não cumprirem a cota de 30% de mulheres candidatas nas eleições deste ano. Mello disse que os partidos usam “can-didatas laranjas” apenas para alcançar a cota.

“A partir do momento em que os partidos políti-cos não observem o previs-to na legislação, cabe ao Ministério Público interferir e representar contra o par-

tido político. Ocorre que nesse filtro para a escolha de candidatos, se esco-lhem candidatos que não vão figurar. Se escolhem verdadeiras “laranjas”, apenas para constar que estão atendendo à lei, mas não oferecem as condi-ções de fato para isso”, afirmou. A lei eleitoral fixa o mínimo de 30% de can-didatos de cada sexo, mas não estabelece sanções para os partidos que não atingirem o percentual.

Mello, autal presidente do tSE, quer mais fiscalização da lei

StF

Entre os petistas, a re-sistência do pedetista atra-sa a campanha. “Ele teve o mesmo vacilo em 2006 e 2010 e nos dois casos, perdeu”, diz um deputa-do petista. A pressa é do PDT. Osmar oscila entre as candidaturas de vice de Gleisi, de senador ou deputado federal. Gleisi e PT já costuram, as duas vagas (vice e senador) com PP, PHS, PSD e PV.

2 e 15 votos, ou 0,32% e 2,41% respectivamente.

Na convenção no clu-be Thalia, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, falou sobre a posi-ção do partido, que deve ser de apoio à reeleição da presidente Dilma. Os pedetistas de Curitiba também são aliados do PT, desde a aliança for-mada para a eleição mu-nicipal de 2012.

Page 4: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

GERAL

EDITORA CORREIO PARANAENSE

4 Segunda-feira, 24 de Março de 2014

As duas manifestações fei-tas sábado na cidade de São Paulo terminaram com seis pessoas detidas pela Polícia Militar (PM). Quatro delas foram presas perto dos locais por onde passou a Marcha da Família, no centro da ca-pital. Segundo a PM, reuniu cerca de 500 pessoas.

Um casal foi detido por-que portava uma corrente de bicicleta, spray para pi-chações e uma porção de maconha, segundo a polícia. Uma terceira pessoa foi deti-da por seguranças do metrô. Ela fugia de um grupo rival

Joaquim Barbosa denuncia jornalista por racismo

Marchas em São Paulo terminam com seis detidos

26 suspeitos de assédio em trens foram presos

A refinaria de Pasadena valeria menos do que foi pago

Um grupo de 500 pessoas pediu a volta da ditadura militar

Um dos presos quase foi linchado por outros passageiros

Reprodução

Reprodução

Divulgação

Reprodução

O Globo

O Conselho de Adminis-tração da BR Distribuido-ra, subsidiária da Petrobras responsável pela comercia-lização e distribuição de de-rivados do petróleo no país, decidiu em reunião nesta sexta-feira (21) exonerar do cargo o diretor financeiro Nestor Cuñat Cerveró.

Com a decisão, o presi-dente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, passará a acumular interina-mente as atividades do dire-tor financeiro. Nestor Cer-veró é funcionário de carreira desde 1975. A Petrobras não divulgou qual será o destino dele na empresa.

Nestor Cerveró era diretor da área internacional da Petrobras em 2006

Diretor que atuou na compra de refinaria nos EUA é demitido

Cerveró era o diretor da área internacional da Pe-trobras em 2006, quando a estatal comprou 50% da re-

finaria de Pasadena (EUA). A transação se tornou objeto de investigações do Tribunal de Contas da União (TCU),

da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) devido a suspeitas de superfaturamento.

Receita alerta para tentativas de golpes pela internetEm época de declaração do imposto de renda, aumentam as tentativas de aplicação de golpes via e-mail. A Receita alerta que quadrilhas especializadas em crimes pela internet continuam utilizado mensagens eletrônicas que servem como meio para a obtenção ilegal de infor-mações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. São mensagens com links ou arquivos em anexo que infectam computa-dores com vírus e outros

programas que permitem o acesso ilegal aos dados.

Um dos golpes, destaca a Receita, consiste em mensagem de e-mail informando que a Receita Federal analisou todas as declarações do Imposto de Renda 2012/2013 e encontrou uma inadimplên-cia no CPF do usuário. Para isso, a mensagem pede que o usuário clique em um link para ver o demonstrativo dos nú-meros apresentados e de declarações divergentes.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, enca-minhou uma denúncia à Justiça Federal contra o jornalista Ricardo Noblat pelos crimes de injúria, di-famação e preconceito ra-cial. Em representação ao Ministério Público Federal, ele diz que Noblat atacou sua honra e praticou crime de racismo em texto pu-blicado em seu blog e no jornal O Globo, em agosto, dias após uma discussão entre Barbosa e seu vice, Ricardo Lewandowski. As informações são do jornal

Folha de S.Paulo.No texto, Noblat faz

menção ao fato de o pre-sidente do STF ser negro e afirma que Barbosa não teria sido escolhido só por seus conhecimentos. O jornalista diz que “para entender melhor Joaquim” é necessário acrescentar “a sua cor”. A Procuradoria enviou denúncia criminal à Justiça Federal do Rio e pede que Noblat seja condenado por crimes contra a honra e delito racial. Somadas, as penas podem chegar a 10 anos e 4 meses de prisão.

Vinte e seis homens com idades predominantemente entre 25 e 30 anos foram presos, desde o início do ano, suspeitos de cri-me de assédio sexual em trens do Metrô ou da Companhia Paulista de Trens Metropolita-nos (CPTM) contra mulheres e até contra um homem. Des-ses, “grande parte” tem curso superior e prefere atuar nas li-nhas 3-Vermelha do Metrô, ou 7-Rubi e 11-Coral, da CPTM.

A Receita lerta que não envia e-mails a contribuintes

Noblat teria dito que Barbosa chegou ao STF por ser negro

e embarcou no metrô Sé. Ela carregava uma marreta e uma porção de cocaína. Os três foram identificados pela PM como integran-

tes do grupo Black Bloc.Após a Marcha da Famí-

lia, um homem foi detido pela PM por ter agredido um homossexual. Segundo

a polícia, um cabo da corpo-ração foi intervir e também foi agredido pelo homem, que o atingiu no braço com uma lâmpada fluorescente.

A informação é do dele-gado Osvaldo Nico Gonçal-ves, divisionário da Divisão Especial de Atendimento ao Turista (Deatur), responsável pela Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom). Nas últimas semanas, o ór-gão se viu às voltas com uma onda de denúncias de vítimas da ação dos “encoxadores”, como os abusadores ficaram popularmente conhecidos.

Page 5: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE

geral 5

Ao completar sete dias sem a mãe, os filhos gê-meos de Claudia Silva Ferreira ganharam neste domingo (23) uma festa de aniversário. No alto da comunidade Con-gonha, em Madureira, voluntários e moradores organizaram a comemo-ração na praça batizada com o apelido de Clau-dia, Cacau. A auxiliar de serviços gerais morreu

Segunda-feira, 24 de Março de 2014

Auxiliar de serviços gerais foi morta com tiro na cabeça e arrastada durante socorro por PMs

Moradores fazem aniversário para filhos de Claudiadepois de ter sido balea-da durante operação po-licial no morro, quando saia para comprar pão. A vítima chegou a ser socorrida e colocada no camburão de viatura da polícia, de onde caiu e foi arrastada no chão por cerca de 300 metros.

Ajuda dos vizinhosO aniversário de dois

dos oito filhos de Clau-

dia, sendo quatro adota-dos, foi organizado com a ajuda da vizinhança e de voluntários. A co-memoração teve doces, salgados, refrigerantes e presentes para garotada. “Ela [Claudia] já queria fazer a festa. Todo mun-do se reuniu para reali-zar essa vontade”, disse um dos filhos, Angelo Gabriel Ferreira, de 14 anos.O irmão de Cláudia mostra o local onde foram dados os tiros contra ela

Batalhão de PMs que arrastaram mulher soma casos de violênciaDezessete bairros e cerca de 30 mil regis-tros de ocorrências por ano (desde furtos até homicídios), segundo dados oficiais. Essa é a realidade da região atendida pelo 9º BPM (Rocha Miranda), onde a guerra do tráfico de drogas faz moradores reféns e o “sonho” da pacificação ainda é distante. Apenas em 2013, a região registrou média de 82 ocorrências por dia de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP). E foi nessa área que aconteceu o caso que chocou o país na semana passada: a auxiliar de serviços

gerais Claudia Silva Ferreira foi arrastada no asfalto por um carro da PM durante o “resgate” após ser baleada no Morro da Congonha, em Madureira.

A violência da tropa já foi até exaltada em

um funk, bastante conhecido nas comuni-dades do Subúrbio. Em um dos trechos, a músi-ca “Nono Batalhão” diz “que lá só tem polícia brabo. Eles espancam os viciados (...) e ma-tam os bandidos”.

Policiais são de batalhão famoso pela truculência

CNJ deve autorizar estrangeiros para facilitar adoção de mais velhosUma resolução que deve ser aprovada nesta segun-da-feira (24) pelo Conse-lho Nacional de Justiça (CNJ) vai permitir que casais estrangeiros ou brasileiros residentes no exterior sejam incluídos no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). O objeti-vo é aumentar as adoções de crianças mais velhas e de grupos de irmãos.

O texto foi preparado após consenso entre espe-

cialistas da área após mais de um ano e meio de dis-cussões – uma portaria da Corregedoria do CNJ de 2012 instituiu o grupo de trabalho sobre o tema.

A resolução está na

pauta de votação do ple-nário do CNJ desta se-gunda, e a expectativa de conselheiros e especialis-tas na área é de que seja aprovada para que as mu-danças entrem em vigor.

a maioria dos candidatos a adotarem crianças quer recém-nascidas

Page 6: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

REGIÃO METROPOLITANA

EDITORA CORREIO PARANAENSE

6 Segunda-feira, 24 de Março de 2014

Uma das atividades realizadas foi o plantio de árvores

Araucária

São José dos Pinhais

Dia da Água é comemorado por estudantesA Secretaria do Meio Am-biente, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu na sexta-feira (21), um evento em alu-são ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de Março.

Os alunos da Escola Municipal Ananias Antô-nio Mauad realizaram di-versas atividades educativas sobre a importância dos recursos hídricos na ma-nutenção da vida. Além de o tema ter sido abordado

Estão abertas as inscri-ções para um curso de panificação destinado a famílias de trabalhadores e produtores rurais, bem como pessoas relaciona-das à área rural. O curso é uma parceria entre a Prefeitura de Araucária/Secretaria Municipal de Agricultura, Serviço Na-cional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindi-cato Rural de Araucária

e ocorre nos dias 24 e 25 de abril, das 8h às 17 horas.

As aulas buscam de-senvolver produtos aplicando técnicas de produção e boas práti-cas de higiene. A for-mação de 16 horas será na Cozinha do Merca-do Municipal e a turma terá até 15 alunos, que devem ter, no mínimo, 18 anos.

As inscrições podem ser realizadas na Secre-taria de Agricultura ou no Sindicato Rural de Araucária.

A seguir, o conteúdo programático do curso:

- Definição do mani-pulador de alimentos; perigos físicos, químicos e microbiológicos; boas práticas; qualidade da água; controle integrado de pragas; preparo dos ali-

mentos: compra, arma-zenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento; intoxicações e infecções alimentares; história da panificação; função dos ingredientes: farinha de trigo, sal, ovo, açúcar, água, leite, óleo e aditi-vos; medidas de conver-são; etapas do preparo de pães; defeitos em pães; diversas receitas.

SEMMA mostrou como a comunidade pode colabo-rar com o meio ambiente.

“O intuito desse dia foi de sensibilização sobre os cuidados que devemos ter com este recurso natural e limitado”, disse Sandra Mariotto, da Divisão de Educação Ambiental.

Encerrando o evento, os alunos do 5º ano plan-taram mudas de árvores nativas no entorno da nas-cente de um rio, localizado próximo da instituição.

A Prefeitura de São Jo-sé dos Pinhais, através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Senac, iniciou na última semana, no CRAS (Centro de Referência de Assistên-cia Social) Miguel Haluch, os cursos de manicure/pe-dicure e maquiador.

“Estes cursos que ofe-recemos através da Secre-taria de Assistência Social visam oportunizar novas colocações no mercado de trabalho. Acreditamos que qualificando estas pessoas, nós contribu-ímos com a geração de emprego e renda do mu-nicípio”, falou o secretá-rio Imar Augusto.

Prefeitura inicia cursosgratuitos na área de beleza

O curso de manicure/pedicure terá duração de 204 horas e a turma será de 25 alunos, com previsão de

término no dia 03 de Ju-nho de 2014. Será dividi-do em módulos: Plano de vida e Carreira, Integração

e Orientação Profissional, Biossegurança, Serviços de Manicure e Pedicure e Prá-tica Profissional.

Os cursos são feitos em parceria com o Senac e são gratuitos

Divulgação

Secretaria de Assistência Social e Senac promovem qualificação

Nova Unidade de Saúde no bairro São Gabriel começa a ser construída

A nova unidade de saúde está em fase de terraplanagem

O prefeito Marquinhos foi recebido pelo presidente da Fomento

Divulgação

Divulgação

Estão iniciando as obras da nova Unidade Básica de Saúde que será instala-da no bairro São Gabriel. A prefeita Beti Pavin se lembrou da necessidade de aumentar a quantida-de de Unidades de Saúde no município, para que o trabalho preventivo seja eficaz. Hoje ainda existe uma demanda reprimi-da, mas todo o trabalho desenvolvido pela equipe está caminhando para que muito em breve, este serviço seja revertido em prol da prevenção, fazendo com que os

casos crônicos diminuam, melhorando a qualidade de vida do cidadão”, disse a prefeita.

A região com 28 mil habitantes, conta hoje com os atendimentos prestados na Unidade do Caic e depois de pron-ta, a nova US vai cobrir aproximadamente a metade disto. Segundo o coordenador do Departa-mento de Atenção Básica da Secretaria da Saú-de, Welington Moretti, aproximadamente 12 mil pessoas serão beneficia-das com a obra.

O Prefeito de Piraqua-ra, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, assinou na sexta-feira (21) o con-trato de financiamento com a Fomento Paraná para pavimentação de vias urbanas nos bairros Ipanema e Jardim Bela Vista. A licitação já havia sido liberada Governo do Estado no final de feverei-ro e agora foi formalizado o financiamento.

O Prefeito Marquinhos foi recebido pelo presiden-te da Fomento Paraná, Jura-ci Barbosa, e pelo gerente de Operações do Setor

Público, Mário Figueiredo. “É um recurso importante que estamos tratando desde o ano passado o Governo do Estado. Com o financiamento neste primeiro momento vamos melhorar a infraestrutura de ruas próximas a entrada do município para desafo-gar o trânsito na região”, explicou o Prefeito.

O financiamento, no valor de R$ 5,5 milhões, será feito pelo Sistema de Financiamento aos Mu-nicípios, do Governo do Paraná, que financia obras de infraestrutura.

Colombo

PiraquaraDivulgação

pelas professoras em sala de aula – envolvendo a de-claração universal dos di-

reitos da água e das medi-das cotidianas para seu uso racional – uma palestra da

Curso de panificação tem inscrições abertas

Prefeito assinou ofinanciamento paraobras de pavimentação

Page 7: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

CIDADE CIDADE 7Segunda-feira, 24 de Março de 2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Os educadores dos Centros Mu-nicipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba decidiram encerrar a greve da categoria, em assembleia realizada na tarde de sábado (22). A decisão foi tomada após uma reunião de representan-tes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) com o prefeito, Gustavo Fruet (PDT), na qual foi definido um novo cronograma para discu-tir as reivindicações da categoria.

O prefeito Gustavo Fruet re-cebeu um grupo de representan-tes dos educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), para reafirmar a dispo-sição da administração munici-pal para o diálogo e a valorização da categoria. Durante a reunião, ficou acordado que até o dia 8 de abril serão apresentados os es-tudos de impacto financeiro da

A Prefeitura de Curitiba pro-gramou atividades especiais para comemorar o aniversário de 321 anos da cidade, no dia 29 de março. O próximo fim de semana, nos dias 29 e 30 de março, terá bolo gigante, entre-ga de área verde, reabertura da Pedreira Paulo Leminski e mui-ta diversão em todas as admi-nistrações regionais da cidade.

No dia 29, a festa começa às 9 horas, quando será entregue à cidade o Parque Guairacá, com 120 mil metros quadra-dos, localizado na Vila Rigoni, na Regional Portão, às mar-gens do Rio Barigui.

Também no sábado está pro-gramada uma festa no Parque Barigüi, das 10h às 17 horas, com entrada livre. São 20 brin-quedos infláveis, shows cultu-

Curitiba terá programação especialpara comemorar os 321 anos

proposta do Sindicato dos Ser-vidores Municipais (Sismuc) de redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais.

Os impactos serão calculados a partir de dados fornecidos por um grupo de trabalho que será retoma-

do nesta segunda-feira (24), com representantes da Prefeitura e do sindicato. São considerados quatro cenários – três de redução da jorna-da e o outro de enquadramento na proposta do plano de carreira que se encontra em estudo.

O prefeito Gustavo Fruet recebeu os representantes dos educadores para negociar

O parque Barigui vai ter algumas das atrações do aniversário da cidade

SMCS

SMCS

Educadores voltam aotrabalho nesta segunda-feiraFuncionários querem redução da carga de trabalho

rais, música e um bolo gigante para 5 mil pessoas, que será cor-tado às 16 horas, após cantar o “Parabéns” à cidade de Curitiba.

O palco principal apresenta o grupo de dança Guerreiros,

com bailarinos de hip-hop com deficiência; e tambores de taikô do grupo Wakaba. Em todo o parque haverá recreação com monitores, campeonatos espor-tivos e cinema móvel.

Fórum definirá funcionamento e itinerário do ônibus lilás A Secretaria da Mulher da Prefei-tura de Curitiba reuniu na tarde desta quinta-feira (21) lideranças de entidades que representam as trabalhadoras rurais, agricultoras familiares e camponesas nos mu-nicípios da região metropolitana e do litoral, para definir o início dos trabalhos da unidade móvel

de atendimento a mulheres víti-mas de violência. O encontro foi realizado logo após a solenidade de entrega das unidades móveis da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da Repú-blica em Curitiba.

A intenção é desencadear rapidamente a implementação

do programa e o funcionamento dos serviços na unidade móvel, plano de ação e itinerário do ôni-bus lilás, que vai levar mais longe informações e orientações sobre os direitos das mulheres, a Lei Maria da Penha (11.340/2006) e as ações de enfrentamento da violência contra as mulheres.

Dia da Comunidade Árabe é comemorado a partirdesta segunda-feira

União de dois projetos amplia ações deleitura nas escolas

Para comemorar o Dia da Comu-nidade Árabe no Brasil, festejado em 25 de março, a Prefeitura de Curitiba promove o 5º Festival Sul-Americano e a 4ª Semana da Cultura Árabe no Farol do Saber Gibran Khalil Gibran. O objetivo é fortalecer o vínculo entre os países árabes e a América do Sul e reforçar relações baseadas no respeito à diversidade cultural

e nos laços históricos, contri-buindo com a promoção de uma cultura de paz a partir da aproximação dos povos.

Serão diversas atividades incluindo show, dança, roda de conversa, oficinas, conta-ção de histórias e exposições. O Brasil possui mais de 16 milhões de árabes e descen-dentes vivendo no país.

Dois projetos que trabalham comunicação como instrumento pedagógico nas escolas muni-cipais de Curitiba serão integra-dos. É a união do Ler e Pensar, do Instituto GRPCom, com o Jornal Eletrônico Escolar Extra, Extra!, desenvolvido pela Secre-taria Municipal da Educação.

Desenvolvidos com maior articulação, os dois projetos pretendem ampliar o incentivo à leitura e produção da escrita entre os alunos. O início das ati-

vidades aconteceu no mezanino do Mercado Municipal.

Participaram do evento os profissionais envolvidos no pla-nejamento e realização dos dois projetos. O projeto Ler e Pensar foi criado há 14, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. Atualmente acontece em 178 escolas municipais pro-pondo o uso do jornal em sala de aula como mais um recurso pedagógico de apoio a todas as disciplinas.

SMCS

Algumas atividades da comemoração acontecem no Farol do Saber

Page 8: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE EDITORA CORREIO PARANAENSE

Segunda-feira, 24 de Março de 2014CULTURA & LAZER8

Horóscopo

9CULTURA&LAZER

Áries 20/3 a 20/4Objetivos que você vem bus-cando já há algum tempo estão finalmente ao seu alcance. Você está sentindo uma nova ener-gia, te encorajando a dar os últi-mos passos necessários, e você tem o apoio de lados diferentes.

Touro 21/4 a 20/5Corpo e alma estão no auge forma. Por este motivo, outras pessoas podem ver o brilho po-sitivo que você emana. A energia que você está sentindo vai se es-palhar por seu entorno próximo e possibilitar que alcance metas impensáveis algum tempo atrás.

Gêmeos 21/5 a 20/6Uma vez que você agora está emanando uma aura especial de poder e estabilidade, as pessoas irão se dirigir até você para pedir ajuda e apoio. Tente usar sua energia para auxiliar os outros.

Câncer 21/6 a 21/7Você parou completamente no meio do seu processo de concre-tização dos seus objetivos. Não chore mais o leite derramado, esperando por piedade. Levante-se e siga adiante pra realizar seus sonhos - mesmo que eles tenham mudado um pouco.

Leão 22/7 a 22/8Agora é a hora de esclarecer as coisas. Isso se aplica tanto às tarefas atrasadas como aos mal-entendidos entre colegas. A energia que exalam é envol-vente e atrativa aos outros. Observe o mundo com olhos bem abertos. Contatos antigos também o podem revitalizar.

Virgem 23/8 a 22/9No momento, nada está dando certo para você. Mas, se você mudar sua abordagem, irá atin-gir o seu objetivo mais rapida-mente. As opiniões dos outros também podem ajudá-lo.

Libra 23/9 a 22/10No momento você frequen-temente desespera e sua saúde também poderia estar melhor. Mas, permaneça fir-me, tempos melhores virão. Tente, entretanto, lembrar-se de memórias agradáveis.

Escorpião 23/10 a 21/11No momento você parece estar sendo confrontado por um número cada vez maior de complicações inesperadas. Aqueles que o rodeiam nem sempre têm culpa - às vezes, a culpa pode ser sua.

Sagitário 22/11 a 21/12O tempo de esforço terminou. Agora você pode respirar fun-do e relaxar. Use esta fase para aumentar o seu bem-estar físi-co. Vitaminas e ar fresco vão lhe dar um novo sopro de vida que você deve manter a todo custo.

Capricórnio 22/12 a 21/1Você terá que enfrentar de-safios de forma muito mais frequente do que o usual hoje, o que colocará uma enorme pressão sobre você. Talvez você deva, às vezes, recuar um pou-co, ao invés de tentar assumir a responsabilidade por tudo.

Aquário 22/1 a 18/02Você pode passar por uma si-tuação crítica em breve. Aci-ma de tudo, tente não fazer tempestade em copo d’água. Se você reagir com calma e sobriedade aos acontecimen-tos desagradáveis.

Peixes 19/2 a 19/03Você tem uma relação muito harmoniosa com sua esfera social - não apenas na vida privada, mas também no am-biente de trabalho. Use essa harmonia para fortalecer seus laços sociais.

Joia Rara - Globo 18h25

No julgamento sobre o trabalho infantil em sua carvoaria, Ernest (José de Abreu) admite para o juiz que mandou Manfred (Carmo Dalla Vecchia) trabalhar na mina quando criança. O vilão consegue invadir o julgamento de Ernest e o defende.

Malhação - Globo 17h18

Bruna não revela o destino de sua viagem com Antônio (Gabriel Leo-ne) na época em que namoravam, e Anita (Bianca Salgueiro) desconfia do rapaz. Ben (Gabriel Falcão) come-te uma falta em Sidney (Vitor Thiré) no treino, e eles começam a brigar. Serguei (Christian Monassa) tenta acalmar os amigos, e Bárbara (Milena Toscano) manda os dois esperarem na arquibancada para conversar.

Além do Horizonte - Globo 19h

Kléber (Marcello Novaes) sur-preende ao aceitar o namoro de Fátima (Yanna Lavigne) e Rafa (Vinícius Tardio). Hermes (Alexan-dre Nero) não quer mais saber de Tereza (Carolina Ferraz) e decide se afastar. Álvaro (Rômulo Estrela) arma um plano para fugir de Inês (Maria Luisa Mendonça).

Em Família - Globo 21h

Felipe (Thiago Mendonça) reconhe-ce um paciente entre os participan-tes da reunião. Clara (Giovanna An-tonelli) fica preocupada com Cadu (Reynaldo Gianecchini). Felipe não aceita falar no grupo e sai da reu-nião. Luiza (Bruna Marquezine) aju-da o tio e comemora sua coragem de ter ido ao AA. Shirley (Vivianne Pasmanter) e Laerte (Gabriel Braga Nunes) vão à boate e um fotógrafo registra um beijo dos dois.

Pecado Mortal - Record 22h15

Laura decide subir o morro a pro-cura de Gui. Carlão e Otávio des-cobrem que túnel está fechado e procuram outro meio de fugir do morro. Baldochi reencontra Carlão e Otávio. Ele diz que Stella mandou que ele os regatasse. Te-resa diz para Carlão e Otávio que pretende fugir em carro roubado. Dorotéia sequestra Quina e a leva até morro dos Vêneto. Danilo es-cuta passos na fazendinha e atira.

Novelas

Paloma Bernardi (fotos) mostrou que está muito segura do próprio corpo. A atriz fotografou neste domingo (23), para uma campanha de lingerie em um estúdio de Fortaleza, no Ceará.

A boa forma da atriz é resultado de uma dieta balanceada e de atividades físicas. Em recente entrevista ao site ‘Ego’ antes do carnaval, em fevereiro, ela contou que havia passado os últimos seis meses se preparando para o desfile da Sapucaí, no Rio. Começou com dieta e malhação e também investiu em aulas de samba. Dançar nunca foi problema para ela, que já fez jazz e balé contemporâneo. Paloma, que tem 1,62m de altura, contou que na ocasião estava pesando 53kg. “Sempre fui magra, mas com a malhação a gente vê que emagrecer um pouquinho faz a diferença. Tenho pegado pesado nos exercícios, então tem definido a barriguinha”, disse.

Nova repórter do ‘CQC’ diz se inspirar em Ellen DeGeneres

Band

Novata no “CQC”, Naty Graciano (foto) contou em quem se inspira para realizar entrevistas durante seu trabalho de repórter na atração da Band.

“Curto muito o trabalho da Ellen DeGeneres, apresentadora de um talk show nos EUA. Ela é incrível. Adoro o jeito que ela entrevista as pessoas. Me inspiro nela”, contou a também atriz.

Dizendo ser “muito cara de pau”, Naty garantiu que vai perguntar aos entrevistados tudo o que todos gostariam de saber. Afinal, deixou claro que o “CQC” a deu liberdade total para criar e causar.

Após revelar ser muito fã

Filmes de hoje

* A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

O assassinato de um cientista faz com que o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) e Victoria Vetra (Ayelet Zurer), filha do homem morto, envolvam-se com a sociedade secreta dos Illuminati. As pistas levam a dupla ao Vaticano, onde uma conspiração envolvendo o assassinato de cardeais, às vésperas da eleição do novo Papa, coloca-a em perigo.

TV ABERTA

TV PAGA

(Globo, 22h50)

Prestes a ser coroado Rei de Asgard e suceder seu pai Odin (Anthony Hopkins), o arrogante Thor (Chris Hemsworth) é expulso de seu lar e enviado à Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a sobrevivência de seu mundo.

(Fox, 18h10)

Kate Reddy (Sarah Jessica Parker) é o modelo de mulher moderna. Divide habilmente seu tempo entre os afazeres domésticos como mãe de família e os profissionais, decorrentes de seu trabalho como analista financeira. Quando a grande oportunidade de ascender na carreira aparece, vê sua vida virar do avesso por causa das inúmeras viagens que têm de fazer ao lado de Jack Abelhammer (Pierce Brosnan), charmoso banqueiro com quem passa a desenvolver um projeto. Kate se vê, então, diante de um dilema: como conciliar amor, trabalho e família e não sucumbir aos encantos do colega de trabalho bonitão?

(Megapix, 22h30)

Anjos E Demônios

Não Sei Como Ela Consegue

Thor

Paloma Bernardi mostra suas curvas em fotos de lingerie

Sensual

Mário Prata abre nova temporada do projeto ‘Um Escritor na Biblioteca’O escritor Mário Prata (foto) é o primeiro convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca” em 2014. O encontro acontece no dia 2 de abril (quarta-feira), às 19h, no auditório Paul Garfunkel. A entrada é franca. Esta é a quarta temporada do projeto desde que foi retomado, em março de 2011, após 26 anos de interrupção.

Prata é um dos autores mais lidos no país. Nos anos 1990, emplacou diversos livros nas listas de mais vendidos, como O diário de um magro (1997) e Minhas mulheres e meus homens (1999). Também tem uma carreira importante no jornalismo. Nos anos 1970, foi cronista do Pasquim, ao lado de nomes

Literatura

Junno se declara para Xuxa: ‘Não vivo sem esse olhar’Romântico, Junno Andrade (esq.) não se cansa de demonstrar seu amor por Xuxa (dir.). Na noite do último sábado (22), não foi diferente. O cantor e ator usou seu Instagram para escrever belos versos à amada.

‘Seu olhar azul... Antes de te conhecer também não me conhecia. Não sabia que existia tanta poesia no meu coração. Antes de você chegar eu também andei distante. Era como um viajante. Seguindo adiante, sem direção. Então... Me dê

de Monica Iozzi, repórter que substitui no programa, Naty disse: “Acho que a mulher tem um brilho especial, um jeitinho diferente de interagir

com o público. Vamos dominar a TV! (risos). E, caso exista esta possibilidade, sou a favor da entrada de outras mulheres no ‘CQC’”.

Justin Bieber paga aluguel de R$16 mil em mansão da mãe

Celebridade

Justin Bieber (esq.) parece estar sendo um bom filho para Pattie Mallete (dir.). O cantor está pagando o aluguel da mansão de 2,9 mil metros quadrados, ocupada por sua mãe desde 2012 e que possui custo mensal de aproximadamente R$16 mil.

Pattie, assim como Bieber, também acumula problemas sérios no currículo. Para instalar um espelho na academia da mansão, por exemplo, ela contratou os serviços de uma empresa, mas nunca quitou a dívida.

Uma multa de cerca de

Ator James Rebhorn morre aos 65 anosO ator James Rebhorn (foto) morreu na última sexta-feira (21), em casa, aos 65 anos, de acordo com o The Hollywood Reporter. Entre vários papéis, ele era reconhecido recentemente por interpretar o pai de Carrie na série Homeland. Ele também atuou nas séries Law & Order e The Third Watch. Gigantes de Aço e A Estranha Vida de Timothy Green foram seus últimos filmes.

Luciana Gimenez participa de programa na Record

Em São Paulo

Autorizada pela RedeTV! a participar do talk show de Roberto Justus na Record, Luciana Gimenez (foto) causou tumulto na emissora da Barra Funda, na última quinta-feira (20).

Isso porque a Record está à procura de uma apresentadora de peso para acompanhar o programa “Hoje em Dia”. E, além de Adriane Galisteu, Gimenez é um possível nome.

Vale lembrar ainda que nas primeiras edições do programa “Domingo da Gente, também da Record, Luciana seria uma das apresentadoras. No entanto, a RedeTV! vetou a presença da morena nos últimos minutos.

fotos: Francisco Cepeda/AgNews

a sua mão. Olhe nos meus olhos. Beije minha boca. E me abrace até sufocar. Me dê a sua mão... Vem comigo pra onde o destino levar Porque eu te amo. Eu te quero. E tudo que eu desejo é te amar. Eu te amo. Eu te quero. Eu não vivo sem esse olhar. Esse teu olhar, seu olhar azul. Eu não vivo sem esse teu olhar. Seu olhar azul....’, escreveu na legenda da imagem.

Os fãs do casal foram à loucura e deixaram comentários positivos aos pombinhos.

Reprodução Instagram

Arquivo CP

como Millôr Fernandes. Em 1993, passou a assinar uma coluna semanal no jornal O Estado de S.Paulo, publicada por mais de uma década. Também assinou crônicas para diversas publicações nacionais, entre outras, para as revistas Istoé e Época e para o jornal Folha de S.Paulo.

“Um Escritor na Biblioteca” — Mário PrataData: 2 de abrilHorário: 19hLocal: Auditório Paul Gar-funkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 - Centro)Informações: (41) 3221-4900 / [bpp.pr.gov.br].Entrada Franca

Serviço:

Bras

ileiro

s

Divulgação

R$7 mil foi enviada ao dono da propriedade, que não sabia das mudanças e ficou furioso com a cobrança.

Tentando evitar mais problemas, a mãe de Bieber resolveu pagar suas dívidas para a empresa contratada.

Getty Images

PR Photos

Globo aposta em comédiasPor conta da baixa audiência de “Além do Horizonte”, a Globo resolveu reforçar a ideia de que a faixa das 19h da grade da programação deve conter comédias. Justamente o que acontecerá com as substitutas da atual trama. Tanto “Geração Brasil” quanto “Buu”, próximas novelas das sete, vão investir pesado nas gargalhadas do telespectador.

Roberto Justus: ‘Vou manter o padrão de vida da Ticiane’ Roberto Justus (foto) não esconde a boa relação que tem com a ex-mulher Ticiane Pinheiro.

Em entrevista, o empresário deu seu depoimento elogiando a loira e dizendo que ainda se preocupa em cuidar da apresentadora, com quem teve uma filha, Rafaella.

“Não cuspo no prato que comi. Arrumei o apartamento da Ticiane e vou manter o padrão de vida dela e da minha filha, que não tem culpa de o

casamento não ter dado certo”, afirmou Justus à revista “Veja São Paulo”.

Os dois anunciaram a separação em maio de 2013 e, apesar de ter sido um acordo comum, a decisão do término veio do apresentador.

Cerca de um mês depois, ele apareceu com sua atual namorada, Ana Paula Siebert, 27 anos mais nova. Já Tici, engatou um romance há apenas um mês atrás com o jornalista César Tralli.

Agnews

Deborah Secco retorna em ‘Boogie-Woogie’

Globo

Há um bom tempo tem se especulado o retorno de Deborah Secco (foto) às telinhas. Depois de passar três anos longe de novelas, a atriz deve retornar ao Projac em breve.

Os planos são que Deborah interprete uma comissária de bordo muambeira, vivendo os anos 1978, na trama que até agora recebeu o nome de “Boogie-Woogie”, segundo o jornal “O Globo”.

Com autoria de Rui Vilhena, a trama deve estrear em novembro substituindo “Meu Pedacinho de Chão”, da faixa das 18h da grade da Globo.

Para o novo papel, Deborah deverá mudar o visual e adotar o cabelão da pantera Farah Fawcett, loiro, repicado e bem armado.

Arquivo CP

Page 9: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE EDITORA CORREIO PARANAENSE

Segunda-feira, 24 de Março de 2014CULTURA & LAZER8

Horóscopo

9CULTURA&LAZER

Áries 20/3 a 20/4Objetivos que você vem bus-cando já há algum tempo estão finalmente ao seu alcance. Você está sentindo uma nova ener-gia, te encorajando a dar os últi-mos passos necessários, e você tem o apoio de lados diferentes.

Touro 21/4 a 20/5Corpo e alma estão no auge forma. Por este motivo, outras pessoas podem ver o brilho po-sitivo que você emana. A energia que você está sentindo vai se es-palhar por seu entorno próximo e possibilitar que alcance metas impensáveis algum tempo atrás.

Gêmeos 21/5 a 20/6Uma vez que você agora está emanando uma aura especial de poder e estabilidade, as pessoas irão se dirigir até você para pedir ajuda e apoio. Tente usar sua energia para auxiliar os outros.

Câncer 21/6 a 21/7Você parou completamente no meio do seu processo de concre-tização dos seus objetivos. Não chore mais o leite derramado, esperando por piedade. Levante-se e siga adiante pra realizar seus sonhos - mesmo que eles tenham mudado um pouco.

Leão 22/7 a 22/8Agora é a hora de esclarecer as coisas. Isso se aplica tanto às tarefas atrasadas como aos mal-entendidos entre colegas. A energia que exalam é envol-vente e atrativa aos outros. Observe o mundo com olhos bem abertos. Contatos antigos também o podem revitalizar.

Virgem 23/8 a 22/9No momento, nada está dando certo para você. Mas, se você mudar sua abordagem, irá atin-gir o seu objetivo mais rapida-mente. As opiniões dos outros também podem ajudá-lo.

Libra 23/9 a 22/10No momento você frequen-temente desespera e sua saúde também poderia estar melhor. Mas, permaneça fir-me, tempos melhores virão. Tente, entretanto, lembrar-se de memórias agradáveis.

Escorpião 23/10 a 21/11No momento você parece estar sendo confrontado por um número cada vez maior de complicações inesperadas. Aqueles que o rodeiam nem sempre têm culpa - às vezes, a culpa pode ser sua.

Sagitário 22/11 a 21/12O tempo de esforço terminou. Agora você pode respirar fun-do e relaxar. Use esta fase para aumentar o seu bem-estar físi-co. Vitaminas e ar fresco vão lhe dar um novo sopro de vida que você deve manter a todo custo.

Capricórnio 22/12 a 21/1Você terá que enfrentar de-safios de forma muito mais frequente do que o usual hoje, o que colocará uma enorme pressão sobre você. Talvez você deva, às vezes, recuar um pou-co, ao invés de tentar assumir a responsabilidade por tudo.

Aquário 22/1 a 18/02Você pode passar por uma si-tuação crítica em breve. Aci-ma de tudo, tente não fazer tempestade em copo d’água. Se você reagir com calma e sobriedade aos acontecimen-tos desagradáveis.

Peixes 19/2 a 19/03Você tem uma relação muito harmoniosa com sua esfera social - não apenas na vida privada, mas também no am-biente de trabalho. Use essa harmonia para fortalecer seus laços sociais.

Joia Rara - Globo 18h25

No julgamento sobre o trabalho infantil em sua carvoaria, Ernest (José de Abreu) admite para o juiz que mandou Manfred (Carmo Dalla Vecchia) trabalhar na mina quando criança. O vilão consegue invadir o julgamento de Ernest e o defende.

Malhação - Globo 17h18

Bruna não revela o destino de sua viagem com Antônio (Gabriel Leo-ne) na época em que namoravam, e Anita (Bianca Salgueiro) desconfia do rapaz. Ben (Gabriel Falcão) come-te uma falta em Sidney (Vitor Thiré) no treino, e eles começam a brigar. Serguei (Christian Monassa) tenta acalmar os amigos, e Bárbara (Milena Toscano) manda os dois esperarem na arquibancada para conversar.

Além do Horizonte - Globo 19h

Kléber (Marcello Novaes) sur-preende ao aceitar o namoro de Fátima (Yanna Lavigne) e Rafa (Vinícius Tardio). Hermes (Alexan-dre Nero) não quer mais saber de Tereza (Carolina Ferraz) e decide se afastar. Álvaro (Rômulo Estrela) arma um plano para fugir de Inês (Maria Luisa Mendonça).

Em Família - Globo 21h

Felipe (Thiago Mendonça) reconhe-ce um paciente entre os participan-tes da reunião. Clara (Giovanna An-tonelli) fica preocupada com Cadu (Reynaldo Gianecchini). Felipe não aceita falar no grupo e sai da reu-nião. Luiza (Bruna Marquezine) aju-da o tio e comemora sua coragem de ter ido ao AA. Shirley (Vivianne Pasmanter) e Laerte (Gabriel Braga Nunes) vão à boate e um fotógrafo registra um beijo dos dois.

Pecado Mortal - Record 22h15

Laura decide subir o morro a pro-cura de Gui. Carlão e Otávio des-cobrem que túnel está fechado e procuram outro meio de fugir do morro. Baldochi reencontra Carlão e Otávio. Ele diz que Stella mandou que ele os regatasse. Te-resa diz para Carlão e Otávio que pretende fugir em carro roubado. Dorotéia sequestra Quina e a leva até morro dos Vêneto. Danilo es-cuta passos na fazendinha e atira.

Novelas

Paloma Bernardi (fotos) mostrou que está muito segura do próprio corpo. A atriz fotografou neste domingo (23), para uma campanha de lingerie em um estúdio de Fortaleza, no Ceará.

A boa forma da atriz é resultado de uma dieta balanceada e de atividades físicas. Em recente entrevista ao site ‘Ego’ antes do carnaval, em fevereiro, ela contou que havia passado os últimos seis meses se preparando para o desfile da Sapucaí, no Rio. Começou com dieta e malhação e também investiu em aulas de samba. Dançar nunca foi problema para ela, que já fez jazz e balé contemporâneo. Paloma, que tem 1,62m de altura, contou que na ocasião estava pesando 53kg. “Sempre fui magra, mas com a malhação a gente vê que emagrecer um pouquinho faz a diferença. Tenho pegado pesado nos exercícios, então tem definido a barriguinha”, disse.

Nova repórter do ‘CQC’ diz se inspirar em Ellen DeGeneres

Band

Novata no “CQC”, Naty Graciano (foto) contou em quem se inspira para realizar entrevistas durante seu trabalho de repórter na atração da Band.

“Curto muito o trabalho da Ellen DeGeneres, apresentadora de um talk show nos EUA. Ela é incrível. Adoro o jeito que ela entrevista as pessoas. Me inspiro nela”, contou a também atriz.

Dizendo ser “muito cara de pau”, Naty garantiu que vai perguntar aos entrevistados tudo o que todos gostariam de saber. Afinal, deixou claro que o “CQC” a deu liberdade total para criar e causar.

Após revelar ser muito fã

Filmes de hoje

* A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

O assassinato de um cientista faz com que o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) e Victoria Vetra (Ayelet Zurer), filha do homem morto, envolvam-se com a sociedade secreta dos Illuminati. As pistas levam a dupla ao Vaticano, onde uma conspiração envolvendo o assassinato de cardeais, às vésperas da eleição do novo Papa, coloca-a em perigo.

TV ABERTA

TV PAGA

(Globo, 22h50)

Prestes a ser coroado Rei de Asgard e suceder seu pai Odin (Anthony Hopkins), o arrogante Thor (Chris Hemsworth) é expulso de seu lar e enviado à Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a sobrevivência de seu mundo.

(Fox, 18h10)

Kate Reddy (Sarah Jessica Parker) é o modelo de mulher moderna. Divide habilmente seu tempo entre os afazeres domésticos como mãe de família e os profissionais, decorrentes de seu trabalho como analista financeira. Quando a grande oportunidade de ascender na carreira aparece, vê sua vida virar do avesso por causa das inúmeras viagens que têm de fazer ao lado de Jack Abelhammer (Pierce Brosnan), charmoso banqueiro com quem passa a desenvolver um projeto. Kate se vê, então, diante de um dilema: como conciliar amor, trabalho e família e não sucumbir aos encantos do colega de trabalho bonitão?

(Megapix, 22h30)

Anjos E Demônios

Não Sei Como Ela Consegue

Thor

Paloma Bernardi mostra suas curvas em fotos de lingerie

Sensual

Mário Prata abre nova temporada do projeto ‘Um Escritor na Biblioteca’O escritor Mário Prata (foto) é o primeiro convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca” em 2014. O encontro acontece no dia 2 de abril (quarta-feira), às 19h, no auditório Paul Garfunkel. A entrada é franca. Esta é a quarta temporada do projeto desde que foi retomado, em março de 2011, após 26 anos de interrupção.

Prata é um dos autores mais lidos no país. Nos anos 1990, emplacou diversos livros nas listas de mais vendidos, como O diário de um magro (1997) e Minhas mulheres e meus homens (1999). Também tem uma carreira importante no jornalismo. Nos anos 1970, foi cronista do Pasquim, ao lado de nomes

Literatura

Junno se declara para Xuxa: ‘Não vivo sem esse olhar’Romântico, Junno Andrade (esq.) não se cansa de demonstrar seu amor por Xuxa (dir.). Na noite do último sábado (22), não foi diferente. O cantor e ator usou seu Instagram para escrever belos versos à amada.

‘Seu olhar azul... Antes de te conhecer também não me conhecia. Não sabia que existia tanta poesia no meu coração. Antes de você chegar eu também andei distante. Era como um viajante. Seguindo adiante, sem direção. Então... Me dê

de Monica Iozzi, repórter que substitui no programa, Naty disse: “Acho que a mulher tem um brilho especial, um jeitinho diferente de interagir

com o público. Vamos dominar a TV! (risos). E, caso exista esta possibilidade, sou a favor da entrada de outras mulheres no ‘CQC’”.

Justin Bieber paga aluguel de R$16 mil em mansão da mãe

Celebridade

Justin Bieber (esq.) parece estar sendo um bom filho para Pattie Mallete (dir.). O cantor está pagando o aluguel da mansão de 2,9 mil metros quadrados, ocupada por sua mãe desde 2012 e que possui custo mensal de aproximadamente R$16 mil.

Pattie, assim como Bieber, também acumula problemas sérios no currículo. Para instalar um espelho na academia da mansão, por exemplo, ela contratou os serviços de uma empresa, mas nunca quitou a dívida.

Uma multa de cerca de

Ator James Rebhorn morre aos 65 anosO ator James Rebhorn (foto) morreu na última sexta-feira (21), em casa, aos 65 anos, de acordo com o The Hollywood Reporter. Entre vários papéis, ele era reconhecido recentemente por interpretar o pai de Carrie na série Homeland. Ele também atuou nas séries Law & Order e The Third Watch. Gigantes de Aço e A Estranha Vida de Timothy Green foram seus últimos filmes.

Luciana Gimenez participa de programa na Record

Em São Paulo

Autorizada pela RedeTV! a participar do talk show de Roberto Justus na Record, Luciana Gimenez (foto) causou tumulto na emissora da Barra Funda, na última quinta-feira (20).

Isso porque a Record está à procura de uma apresentadora de peso para acompanhar o programa “Hoje em Dia”. E, além de Adriane Galisteu, Gimenez é um possível nome.

Vale lembrar ainda que nas primeiras edições do programa “Domingo da Gente, também da Record, Luciana seria uma das apresentadoras. No entanto, a RedeTV! vetou a presença da morena nos últimos minutos.

fotos: Francisco Cepeda/AgNews

a sua mão. Olhe nos meus olhos. Beije minha boca. E me abrace até sufocar. Me dê a sua mão... Vem comigo pra onde o destino levar Porque eu te amo. Eu te quero. E tudo que eu desejo é te amar. Eu te amo. Eu te quero. Eu não vivo sem esse olhar. Esse teu olhar, seu olhar azul. Eu não vivo sem esse teu olhar. Seu olhar azul....’, escreveu na legenda da imagem.

Os fãs do casal foram à loucura e deixaram comentários positivos aos pombinhos.

Reprodução Instagram

Arquivo CP

como Millôr Fernandes. Em 1993, passou a assinar uma coluna semanal no jornal O Estado de S.Paulo, publicada por mais de uma década. Também assinou crônicas para diversas publicações nacionais, entre outras, para as revistas Istoé e Época e para o jornal Folha de S.Paulo.

“Um Escritor na Biblioteca” — Mário PrataData: 2 de abrilHorário: 19hLocal: Auditório Paul Gar-funkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 - Centro)Informações: (41) 3221-4900 / [bpp.pr.gov.br].Entrada Franca

Serviço:

Bras

ileiro

s

Divulgação

R$7 mil foi enviada ao dono da propriedade, que não sabia das mudanças e ficou furioso com a cobrança.

Tentando evitar mais problemas, a mãe de Bieber resolveu pagar suas dívidas para a empresa contratada.

Getty Images

PR Photos

Globo aposta em comédiasPor conta da baixa audiência de “Além do Horizonte”, a Globo resolveu reforçar a ideia de que a faixa das 19h da grade da programação deve conter comédias. Justamente o que acontecerá com as substitutas da atual trama. Tanto “Geração Brasil” quanto “Buu”, próximas novelas das sete, vão investir pesado nas gargalhadas do telespectador.

Roberto Justus: ‘Vou manter o padrão de vida da Ticiane’ Roberto Justus (foto) não esconde a boa relação que tem com a ex-mulher Ticiane Pinheiro.

Em entrevista, o empresário deu seu depoimento elogiando a loira e dizendo que ainda se preocupa em cuidar da apresentadora, com quem teve uma filha, Rafaella.

“Não cuspo no prato que comi. Arrumei o apartamento da Ticiane e vou manter o padrão de vida dela e da minha filha, que não tem culpa de o

casamento não ter dado certo”, afirmou Justus à revista “Veja São Paulo”.

Os dois anunciaram a separação em maio de 2013 e, apesar de ter sido um acordo comum, a decisão do término veio do apresentador.

Cerca de um mês depois, ele apareceu com sua atual namorada, Ana Paula Siebert, 27 anos mais nova. Já Tici, engatou um romance há apenas um mês atrás com o jornalista César Tralli.

Agnews

Deborah Secco retorna em ‘Boogie-Woogie’

Globo

Há um bom tempo tem se especulado o retorno de Deborah Secco (foto) às telinhas. Depois de passar três anos longe de novelas, a atriz deve retornar ao Projac em breve.

Os planos são que Deborah interprete uma comissária de bordo muambeira, vivendo os anos 1978, na trama que até agora recebeu o nome de “Boogie-Woogie”, segundo o jornal “O Globo”.

Com autoria de Rui Vilhena, a trama deve estrear em novembro substituindo “Meu Pedacinho de Chão”, da faixa das 18h da grade da Globo.

Para o novo papel, Deborah deverá mudar o visual e adotar o cabelão da pantera Farah Fawcett, loiro, repicado e bem armado.

Arquivo CP

Page 10: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

Curitiba, segunda-feira, 24 de março de 2014

PUBLICIDADE LEGAL10

Editora Correio Paranaense - Ano XIX - Edição N.º 3.188

Geral

Ativista protesta contra morte de Claudia Ferreira em ação policial

no Rio

A sessão especial do Se-nado que celebrou o Dia Internacional contra a Dis-criminação Racial, nesta sexta-feira (21), foi marca-da também pelo protesto da coordenadora do Insti-tuto Raízes de Áfricas, Arí-sia Barros, contra a morte da auxiliar de serviços ge-rais Claudia Silva Ferreira, que teve o corpo arrastado depois de jogado no porta-malas de uma viatura poli-cial, no último dia 16, em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro.Ela disse que a morte de Cláudia “rein-venta as senzalas, os pelou-rinhos e os navios negreiros dos quais os escravos eram jogados ao mar, servidos aos peixes como alimentos” e não pode ficar impune.- Eu sou Arísia Barros, mas poderia ser Claudia Silva Ferreira, mulher negra da periferia que teve a sua vi-da ceifada bruscamente [...] Eu sou Arísia Barros, mas poderia ser Claudia Silva Ferreira, mulher ne-gra das subidas e descidas dos morros dos subúrbios cariocas, que rotineiramen-te exercitava a essência da palavra resiliência: resistir, reinventar o momento e seguir em frente [...] Eu sou Arísia Barros, mas po-deria ser Claudia Silva Fer-reira, que, além dos quatro filhos, criava mais quatro sobrinhos, pois, como to-da mãe, especialmente as mães negras, subjugadas pela opressão da pobreza, do racismo e do machismo, acreditava que amanhã se-ria um outra dia - discur-sou emocionada.A ativista lamentou fato de a auxiliar de serviços gerais ter sido morta justamente no mês em que Abdias Nascimen-to faria cem anos.

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 187,80” “Custo da Publicação: R$ 34,43”

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

DECRETO LEGISLATIVO N° 1367/2014

Aprova Termos Aditivos aos convênios nºs 011/2013, 014/2013, 017/2013 e 021/2013, celebrado entre o Município, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, respectivamente com as Associações de Pais, Professores e Servidores dos Centros Municipais de Educação Infantil - Gralha Azul; Joana Razzoto de Castro; Luiz Stocco; Maria Scahusso Vidolin.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Ficam aprovados, para todos os fins de direitos e obrigações os Termos Aditivos celebrados pelo Município, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, todos com a finalidade de alterar os FISCAIS dos aludidos Convênio, a seguir discriminados:

a) 1º Termo Aditivo ao Convênio 011/2013 – CMEI Gralha Azul; b) 2º Termo Aditivo ao Convênio 014/2013 – CMEI Joana Razzoto De Castro; c) 2º Termo Aditivo ao Convênio 017/2013 – CMEI Luiz Stocco; d) 1º Termo Aditivo ao Convênio 021/2013 – CMEI Maria Scanhusso Vidolin.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1368/2014

Aprova os Primeiros Termos Aditivos aos Convênios nºs 016, 036 e 087/2013, celebrados entre o Município, a Associação de Pais, Professores e Servidores do CEMEI Leone Décimo Dal Negro e as Associações de Pais e Mestres das Escolas Municipais Professor Alfredo José Eichel e Papa Paulo VI, respectivamente.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações os Primeiros Termos Aditivos aos Convênios nºs 016, 036 e 087/2013, celebrados entre o Município, assistido pela Secretaria Municipal de Educação, respectivamente com a Associação de Pais, Professores e Servidores do CEMEI Leone Décimo Dal Negro e as Associações de Pais e Mestres das Escolas Municipais Professor Alfredo José Eichel e Papa Paulo VI, que têm a finalidade de alterar os planos de aplicação dos mencionados convênio, conforme alteração de valores das modalidades de despesas, previstas nos anexos que integram os termos aditivos em referência

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1369/2014

Aprova os primeiros Termos Aditivos aos Convênios nºs 041 e 075/2013, celebrados entre o Município, assistido pela Secretaria Municipal de Educação, respectivamente com a Associação de Pais, Professores e Servidores da Escola Municipal Especial Madre Paulina e a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Aníbal Ribeiro Leal.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Ficam aprovados os primeiros Termos Aditivos aos Convênios nºs 041 e 075/2013, celebrados entre o Município, assistido pela Secretaria Municipal de Educação, respectivamente com a Associação de Pais, Professores e Servidores da Escola Municipal Especial Madre Paulina e a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Aníbal Ribeiro Leal, que têm a finalidade de alterar os planos de aplicação dos mencionados convênio, conforme alteração de valores das modalidades de despesas, previstas nos anexos que integram os termos aditivos em referência.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1370/2014

Aprova o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 001/2010, celebrado entre o Município e a Instituição Educacional Mundo das Letrinhas Coloridas.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 001/2010, celebrado entre o Município e a Instituição Educacional Mundo das Letrinhas Coloridas, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, que tem a finalidade de alterar o Fiscal do aludido Convênio.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1371/2014

Aprova o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 037/2013, celebrado entre o Poder Executivo Municipal, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, e a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Almir Ferraz.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 037/2013, celebrado entre o Poder Executivo Municipal, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, e a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Almir Ferraz, tem a finalidade de alterar o plano de aplicação do presente convênio, conforme alteração de valores das modalidades de despesas, previstas no anexo que integra o presente termo aditivo.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1372/2014

Aprova o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 027/2013, celebrado entre o Poder Executivo Municipal, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, Associação de Pais, Professores e Servidores do Centro Municipal de Educação Infantil Papa João Paulo II.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 027/2013, celebrado entre o Poder Executivo Municipal, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, e a Associação de Pais, Professores e Servidores do Centro Municipal de Educação Infantil Papa João Paulo II, que tem a finalidade de alterar o plano de aplicação do presente convênio, conforme alteração de valores das modalidades de despesas, previstas no anexo que integra o presente termo aditivo.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO N° 1367/2014

Aprova Termos Aditivos aos convênios nºs 011/2013, 014/2013, 017/2013 e 021/2013, celebrado entre o Município, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, respectivamente com as Associações de Pais, Professores e Servidores dos Centros Municipais de Educação Infantil - Gralha Azul; Joana Razzoto de Castro; Luiz Stocco; Maria Scahusso Vidolin.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Ficam aprovados, para todos os fins de direitos e obrigações os Termos Aditivos celebrados pelo Município, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, todos com a finalidade de alterar os FISCAIS dos aludidos Convênio, a seguir discriminados:

a) 1º Termo Aditivo ao Convênio 011/2013 – CMEI Gralha Azul; b) 2º Termo Aditivo ao Convênio 014/2013 – CMEI Joana Razzoto De Castro; c) 2º Termo Aditivo ao Convênio 017/2013 – CMEI Luiz Stocco; d) 1º Termo Aditivo ao Convênio 021/2013 – CMEI Maria Scanhusso Vidolin.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1368/2014

Aprova os Primeiros Termos Aditivos aos Convênios nºs 016, 036 e 087/2013, celebrados entre o Município, a Associação de Pais, Professores e Servidores do CEMEI Leone Décimo Dal Negro e as Associações de Pais e Mestres das Escolas Municipais Professor Alfredo José Eichel e Papa Paulo VI, respectivamente.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações os Primeiros Termos Aditivos aos Convênios nºs 016, 036 e 087/2013, celebrados entre o Município, assistido pela Secretaria Municipal de Educação, respectivamente com a Associação de Pais, Professores e Servidores do CEMEI Leone Décimo Dal Negro e as Associações de Pais e Mestres das Escolas Municipais Professor Alfredo José Eichel e Papa Paulo VI, que têm a finalidade de alterar os planos de aplicação dos mencionados convênio, conforme alteração de valores das modalidades de despesas, previstas nos anexos que integram os termos aditivos em referência

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1369/2014

Aprova os primeiros Termos Aditivos aos Convênios nºs 041 e 075/2013, celebrados entre o Município, assistido pela Secretaria Municipal de Educação, respectivamente com a Associação de Pais, Professores e Servidores da Escola Municipal Especial Madre Paulina e a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Aníbal Ribeiro Leal.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Ficam aprovados os primeiros Termos Aditivos aos Convênios nºs 041 e 075/2013, celebrados entre o Município, assistido pela Secretaria Municipal de Educação, respectivamente com a Associação de Pais, Professores e Servidores da Escola Municipal Especial Madre Paulina e a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Aníbal Ribeiro Leal, que têm a finalidade de alterar os planos de aplicação dos mencionados convênio, conforme alteração de valores das modalidades de despesas, previstas nos anexos que integram os termos aditivos em referência.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1370/2014

Aprova o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 001/2010, celebrado entre o Município e a Instituição Educacional Mundo das Letrinhas Coloridas.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 001/2010, celebrado entre o Município e a Instituição Educacional Mundo das Letrinhas Coloridas, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, que tem a finalidade de alterar o Fiscal do aludido Convênio.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1371/2014

Aprova o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 037/2013, celebrado entre o Poder Executivo Municipal, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, e a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Almir Ferraz.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 037/2013, celebrado entre o Poder Executivo Municipal, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, e a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Almir Ferraz, tem a finalidade de alterar o plano de aplicação do presente convênio, conforme alteração de valores das modalidades de despesas, previstas no anexo que integra o presente termo aditivo.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1372/2014

Aprova o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 027/2013, celebrado entre o Poder Executivo Municipal, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, Associação de Pais, Professores e Servidores do Centro Municipal de Educação Infantil Papa João Paulo II.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações o Primeiro Termo Aditivo ao Convênio nº 027/2013, celebrado entre o Poder Executivo Municipal, assistido pela Secretaria Municipal da Educação, e a Associação de Pais, Professores e Servidores do Centro Municipal de Educação Infantil Papa João Paulo II, que tem a finalidade de alterar o plano de aplicação do presente convênio, conforme alteração de valores das modalidades de despesas, previstas no anexo que integra o presente termo aditivo.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

AUTORIZAÇÃO PARA COMERCIALIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS RETINÓIDES CONSTANTES NA LISTA ‘C2’ DA PORTARIA FEDERAL Nº 344/1998.Estabelecimento: Farmácia e Drogaria Nissei LTDA Razão Social : Farmácia e Drogaria Nissei LTDA C.N.P.J. : 79.430.682/0017-90 Endereço : Rua XV de Novembro, 1320 Farmacêutico Responsável : Angelina Stoco CRF: 26.163/PR. Finalidade do uso : Dispensação do medicamento devido a grande procura.Consumo Mensal : Aproximad. (dez) caixas por mês. OBSERVAÇÃO : A autorização acima fica restrita somente a aquisição dos medicamentos: Isotretinoína Genérico, Roacutan e Acnova.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 153,37 ”

Page 11: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

Editora Correio Paranaense - Ano XIX - Edição N.º 3.188

11PUBLICIDADE LEGAL Curitiba, segunda-feira, 24 de março de 2014

Geral

PEC dos Recursos pode ser votada na próxima semana

O Plenário do Senado pode votar, nesta semana, três propostas de emenda à Constituição: a que difi-culta a de órgãos públicos por parte do Poder Execu-tivo (PEC 34/2013); a que limita o uso de recursos em processos penais (PEC 15/2011); e a que acelera o exame dos tratados inter-nacionais pelo Congresso (PEC 35/2011).A PEC 15, do senador Ricardo Ferra-ço (PMDB-ES), extingue o recurso extraordinário, cabível junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), e o recurso especial, no caso do Superior Tribunal de Jus-tiça (STJ). Os dois seriam substituídos por ações res-cisórias, para anulação da decisão, mas somente após o efetivo início do cumpri-mento. O objetivo é evitar que esses recursos sejam usados para protelar deci-sões definitivas.

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 187,80”

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1373/2014

Aprova o 2º Termo Aditivo ao Convênio nº 09/2012 celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São José dos Pinhais.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado doParaná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações o 2º Termo Aditivo ao Convênio nº 09/2012 celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São José dos Pinhais, tem por objetivo alterar a vigência do Convênio para 31-01-2015 e o valor global para R$ 189.747,18 (cento e oitenta e nove mil, setecentos e quatorze Reais e dezoito centavos).

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1374/2014

Aprova o Termo de Convênio nº 124/2013, que entre si celebraram o Município de São José dos Pinhais e a Associação Beneficente Encontro com Deus.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado doParaná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações o Termo de Convênio em análise, celebrado entre o Município de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Associação Beneficente Encontro com Deus, tem por objetivo a conjugação de esforços e recursos, para assegurar direitos sócio-assistenciais para a população que deles necessitar, tendo em vista o contínuo desenvolvimento e aprimoramento das atenções oferecidas nos serviços que compõem, em rede, o Sistema Único de Assistência Social de âmbito nacional – SUAS e a política de assistência social na cidade de São José dos Pinhais

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 20 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1375/2014

Aprova o 3º Termo Aditivo ao Termo de Cooperação Técnica e Social nº 048/2010, celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e a Associação Casa Lar.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado doParaná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações 3º Termo Aditivo ao Termo de Cooperação Técnica e Social nº 048/2010, celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e a Associação Casa Lar, visando o auxílio na administração e manutenção dos serviços desenvolvidos nessa Entidade, que tem a finalidade de alterar a vigência do Termo de Cooperação Técnica e Social, até 02 de dezembro de 2014.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 20 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1376/2014

Aprova o Termo de Rescisão, ao Termo de Convênio nº 19/2012 e seu 1º Termo Aditivo, celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e o Patronato Santo Antonio.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado doParaná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações o Termo de Rescisão, ao Termo de Convênio nº 19/2012 e seu 1º Termo Aditivo, celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e o Patronato Santo Antonio.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 20 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1377/2014

Aprova o Terceiro Termo Aditivo ao Convênio nº 11/2012, celebrado entre o Município e a Associação Beneditina da Providência – ABENP, celebrado em 20-03-2012, assistido pela Secretaria Municipal da Assistência Social.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado doParaná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado o Terceiro Termo Aditivo ao Convênio Nº 11/2012, celebrado entre o Município e a Associação Beneditina da Providência – ABENP, celebrado em 20-03-2012, assistido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que tem a finalidade de alterar o valor e o número de vagas.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 20 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1373/2014

Aprova o 2º Termo Aditivo ao Convênio nº 09/2012 celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São José dos Pinhais.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado doParaná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações o 2º Termo Aditivo ao Convênio nº 09/2012 celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São José dos Pinhais, tem por objetivo alterar a vigência do Convênio para 31-01-2015 e o valor global para R$ 189.747,18 (cento e oitenta e nove mil, setecentos e quatorze Reais e dezoito centavos).

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 18 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1374/2014

Aprova o Termo de Convênio nº 124/2013, que entre si celebraram o Município de São José dos Pinhais e a Associação Beneficente Encontro com Deus.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado doParaná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações o Termo de Convênio em análise, celebrado entre o Município de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Associação Beneficente Encontro com Deus, tem por objetivo a conjugação de esforços e recursos, para assegurar direitos sócio-assistenciais para a população que deles necessitar, tendo em vista o contínuo desenvolvimento e aprimoramento das atenções oferecidas nos serviços que compõem, em rede, o Sistema Único de Assistência Social de âmbito nacional – SUAS e a política de assistência social na cidade de São José dos Pinhais

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 20 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1375/2014

Aprova o 3º Termo Aditivo ao Termo de Cooperação Técnica e Social nº 048/2010, celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e a Associação Casa Lar.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado doParaná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações 3º Termo Aditivo ao Termo de Cooperação Técnica e Social nº 048/2010, celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e a Associação Casa Lar, visando o auxílio na administração e manutenção dos serviços desenvolvidos nessa Entidade, que tem a finalidade de alterar a vigência do Termo de Cooperação Técnica e Social, até 02 de dezembro de 2014.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 20 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1376/2014

Aprova o Termo de Rescisão, ao Termo de Convênio nº 19/2012 e seu 1º Termo Aditivo, celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e o Patronato Santo Antonio.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado doParaná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado, para todos os fins de direitos e obrigações o Termo de Rescisão, ao Termo de Convênio nº 19/2012 e seu 1º Termo Aditivo, celebrado entre o Município de São José dos Pinhais e o Patronato Santo Antonio.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 20 de Março de 2014.

DECRETO LEGISLATIVO Nº 1377/2014

Aprova o Terceiro Termo Aditivo ao Convênio nº 11/2012, celebrado entre o Município e a Associação Beneditina da Providência – ABENP, celebrado em 20-03-2012, assistido pela Secretaria Municipal da Assistência Social.

Faço saber que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Estado doParaná, aprovou e eu, Presidente, usando das atribuições que me confere a Lei Orgânica do Município, promulgo o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º Fica aprovado o Terceiro Termo Aditivo ao Convênio Nº 11/2012, celebrado entre o Município e a Associação Beneditina da Providência – ABENP, celebrado em 20-03-2012, assistido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, que tem a finalidade de alterar o valor e o número de vagas.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, 20 de Março de 2014.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAISESTADO DO PARANÁ

“Custo da Publicação: R$ 68,86 ”

SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS MATERIAIS E LICITAÇÕES

COMUNICADO PREGÃO PRESENCIAL Nº 062/2014 – SERMALI

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para aquisição de materiais para utilização das unidades da Secretaria Municipal de Cultura. O MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS vem, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE RECURSOS MATERIAIS E LICITAÇÕES, comunicar a SUSPENSÃO do Pregão Presencial nº 062/2014 - SERMALI, prevista para o dia 21 de março de 2014, 09h00min, para análise de questionamentos efetuados.

São José dos Pinhais, 20 de março de 2014.

NELSON GONÇALVES Secretário Municipal de Recursos Materiais e Licitações

“Custo da Publicação: R$ 40,69 ”

“Custo da Publicação: R$ 126,76 ”

Page 12: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

ESPORTES Segunda-feira, 24 de Março de 201412

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Vitória por 2 a 1 manteve o Verdão na luta pelo pentacampeonato

Coxa bate o Rio Branco e classifica à semifinalO Coritiba entrou no gramado do Couto Pereira, na noite de sábado, podendo perder por até um gol de diferença para o Rio Branco, e ainda assim classificar para as semi-finais do Campeonato Paranaense. O susto até veio, com a vitória parcial do Leão da Estradinha ao final do primeiro tempo, mas na segunda etapa, com gols de Keirrison e Alex, o Coxa venceu por 2 a 1 e segue em busca do pentacampeonato estadual.

Na semifinal, a equipe do técnico Dado Cavalcanti enfrenta o

Maringá, que bateu o Pru-dentópolis nos dois jogos e garantiu a classificação para a próxima fase. A pri-meira partida entre os dois clubes deverá ser disputa-

da já no meio de semana, no Estádio Willie Davids.

“É bom marcar o gol, mas a gente precisa melhorar muito. Temos jogos decisivos, mais

duas partidas contra o Maringá, e espero atu-ações melhores”, disse o meia Alex, capitão da equipe coxa-branca, após a partida.

Keirrison e Alex marcaram os gols da vitória sobre o Rio Branco, no Couto Pereira Londrina elimina o Jotinha e também avançaO Londrina venceu o JMalucelli por 2 a 0 neste domingo, no Estádio do Café, e garantiu a vaga na semifinal do Campeona-to Paranaense. Arthur e Alexandre Oliveira mar-caram os gols do Tubarão, que enfrentará o Atlético em busca da vaga na fi-nal do Estadual. A vitória também valeu ao Londri-na uma vaga na Série D do Brasileirão.

Punido com um man-do de jogo, após a inva-são de campo no empate em 0 a 0 com o Paraná, o Tubarão planeja levar a partida com o Furacão para a cidade de Parana-vaí, distante 160 quilô-metros da cidade. Para o primeiro jogo, o Lon-drina não terá o atacante Arthur e o zagueiro Gil-van, que levaram o ter-ceiro cartão amarelo.

Arthur marcou o primeiro gol na vitória do Tubarão sobre o Jotinha

Reprodução

(Não aceitamos cheque)

Ross

Confeitaria Panificadora

Kit Festa Fácil50 pessoas

300 doces variados450 salgados variadoscopos, pratos, vela, garfos, guardanapos20 litros de refrigerante1 bolo de 5kg p/ 50 pessoas

Apenas R$ 250,00

Entregamos no local de sua preferência. Consulte taxa.

Av. Iguaçu, 3925 - CURITIBA 3243-9818/3243-8133

Maringá garante vaga com vitória sobre o PrudentópolisO Maringá jogou para o gasto contra o Prudentó-polis e garantiu um lugar nas semifinais do Campe-onato Paranaense. O time de Claudemir Sturion, que já tinha feito 4 a 3 no jo-go de ida, venceu por 1 a 0 na tarde de sábado, no Estádio Willie Davids. O atacante Cristiano, em co-brança de pênalti, marcou o único gol do jogo.

Agora, o Maringá en-frenta o Coritiba, que des-pachou o Rio Branco por 2 a 0, em Paranaguá, e 2 a 1, em Curitiba. A primeira partida da semifinal deve-rá ser disputada já no meio de semana. O Prude, por sua vez, dá adeus ao Esta-dual, sem vaga em compe-tições nacionais e sem ca-lendário para a sequência da temporada.

Arapongas e Toledo vencem no Torneio da MorteArapongas e Toledo fize-ram o dever de casa na luta contra o rebaixamento no Campeonato Paranaense de 2014. Os dois times venceram na tarde de do-mingo, na segunda roda-da do Torneio da Morte, e complicaram a vida de Operário e Cianorte.

O Arapongas fez 3 a 0 sobre o Cianorte, no Estádio dos Pássaros, e assumiu a segunda posi-

Divulgação

Vitória por 1 a 0 garantiu o Maringá na semifinal

Reprodução

ção do quadrangular – os dois primeiros colocados escapam da degola. Ruy, Murilo e Rafael Mineiro marcaram os gols do time da casa. O Toledo, por sua vez, fez 1 a 0 no Operário. Cairo, no segundo tempo, anotou o gol do Porco, que chegou aos seis pontos e é o líder do torneio. O Fantasma está no terceiro lugar, atrás do Arapongas pelo saldo de gols.Derrota complicou o Cianorte na luta contra o rebaixamento

Andye Iore

Page 13: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

EDITORA CORREIO PARANAENSEEDITORA CORREIO PARANAENSE

policial 21esportes 13Segunda-feira, 24 de Março de 2014

Vaiados, tricolores evitam dar explicações

O elenco Sub-23 do Atléti-co Paranaense chegou à Vila Capanema neste domingo pressionado e precisando reverter a vantagem do Pa-raná Clube para avançar às semifinais do Campeonato Paranaense. E com dois gols do meia Marcos Guilherme, o Furacão venceu o Tricolor por 2 a 0 e garantiu presença na próxima fase do Estadual.

O jogo foi muito equi-librado na primeira eta-pa, com destaque para a forte marcação das duas equipes, que resultou em poucas chances reais de gol. Mas, aos 43 minu-tos, o atacante Crislan fez belo passe para Marcos Guilherme, que avançou e bateu no canto do goleiro Marcos para abrir o placar em favor do Rubro-Negro.

Sob o impacto das vaias e gritos de “vergonha” que partiram das arquibanca-das da Vila Capanema após a derrota para o Atlético Paranaense, os jogadores do Paraná Clube evitaram falar com a imprensa após o fim da partida, neste domingo. O revés por 2 a 0 custou a eliminação do Tricolor no Estadual.

O único jogador que se manifestou foi o volante Ricardo Conceição, que

entrou no segundo tem-po, no lugar de Paulinho Oliveira. “Era para a gente vencer, mas não conse-guimos. Tem coisas que é difícil explicar. Queria poder ajudar mais, mas não foi possível”, lamen-tou Conceição. O Paraná volta a disputar uma partida oficial apenas no dia 10 de abril, quando recebe o São Bernardo para a partida de volta da Copa do Brasil.

Atlético vence o Paraná e se garante na semifinal

O resultado parcial le-varia a partida para a deci-são nos pênaltis. E mesmo com a entrada de Ricardo Conceição e Léo para re-

forçar o ataque paranista, foi o Atlético que chegou ao gol da classificação, aos 27 minutos, com Marcos Guilherme fechando o

placar em 2 a 0. O adver-sário do Furacão na semi-final será o Londrina, que bateu o JMalucelli por 2 a 0 no Estádio do Café.

após duas derrotas para o tricolor, vitória na Vila capanema levou o Furacão à semifinal do paranaense

Derrota em casa irritou a torcida e decepcionou jogadores do paraná

Lembra quando, na abertura da Copa das Confederações, o presidente da FIFA (depois de ser vaiado no estádio) cha-mou o povo brasileiro de mal educado? Lembra quando o vice-presidente da entidade falou que os brasileiros pre-cisavam levar um chute na bunda para acordar e cum-prir os prazos para construir seus estádios? Pois, não bas-tassem essas mancadas his-tóricas, agora os “chefões” da FIFA voltaram a pisar feio na bola com nosso povo, nosso país, nossos hábitos e costumes.

Decidiram publicar, na famosa revista FIFA Weekly, uma cartilha alertando os turistas internacionais sobre algumas preocupações que terão de ter enquanto aqui es-tiverem, no período pré, du-rante e pós Copa do Mundo. A matéria, intitulada “Brasil para principiantes”, traz uma série de precauções quanto à estadia dos turistas em nosso país. Contato físico, paciência e fila foram alguns dos tópicos abordados pela publicação.

Diante da repercussão negativa, não apenas junto

ao povo brasileiro, mas até mesmo de outros países, a FIFA tirou do ar a matéria, mas eu consegui ter acesso a alguns dos tais “conselhos”. Entre outras baboseiras, de-clararam que pontualidade não é levada em considera-ção por aqui, que ao falar nós fazemos questão de to-car em nossos interlocuto-res e que isso quase sempre acaba em beijo, que obe-decer fila é bobagem, que aqui prevalece a lei do mais forte na hora de estacionar o carro e que é preciso ter muita paciência para lidar com a nossa gente.

É mesmo impressionante a capacidade de subestimar o povo brasileiro que os donos da FIFA têm demonstrado. Parece até que fazem as coisas de propósito, para provocar mesmo. Está mais do que na hora de pararem com essa palhaçada. Se pensam que aqui só tem idiotas, estão re-dondamente enganados. É por estas e outras – que ain-da virão – que vamos conti-nuar atentos a todas as suas pisadas de bola, e denunciar aqui em nossa coluna.

FIFA debocha do povo brasileiro

Josias Lacour

Divulgação

Sub-23 do Furacão fez 2 a 0 no Tricolor e avançou no Estadual

ae

Page 14: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

CLASSIFICADOS14 Segunda-feira, 24 de Março de 2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE

De Segunda a Sexta-feira

• ATÉ R$ 90,00 REAIS O GRAMA;

Traga seu RG para liberação na portaria.

:AMASSADAS OU QUEBRADAS;

8º ANDARNão venda sem nos consultar:

ALIANÇAS A PREÇO DE CUSTO

CONFECÇÕES DE JÓIAS.

CONTRATARecuperador de CréditoAtividades: Recuperar débito junto aos financiados através de telefone com atualizações cadastrais.

Horário de Trabalho: De segunda à Sábado 6 horas diárias Salário fixo + comissões.

Benefícios: Bonificações + VT + VR + plano de saúde/odon-tológico seguro de vida. A empresa oferece ampla rede de convênios com faculdades, cursos, farmácia, entre outros.

Enviar CV [email protected]

® Atendente (fem/masc.);Aux. de Confeiteiro;Aux. de Salgados.

®

®

Confeitaria Contrata:

Bom salário+V.T+V.A+uniforme + Aux. Alimentação.

Marcar entrevista 3353-6161

CONCLUA JÁSEUS ESTUDOS!

1x por semana

*** Certificado válido para todo Brasil*** Reconhecido SEED/PR

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAEnsino Fundamental e Médio

Rua Lamenha Lins, 225 - CentroCEP 80250-020 - Curitiba - PR

3024-5353 / 3322-3019 / 9193-4183

www.equipeead.com.br

** Pré-requisitos: 18 anos completos e ensino fundamentalincompleto (noções básicas de escrita e cálculo)**

.

O que precisamos saber: nome completo, nascimento, telefone fixo, celular e e-mail”

OPORTUNIDADE PARA JOVENS E ADULTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

CURSO PROFISSIONALIZANTE GRATUITO

Para mais informações e inscrições, entreem contato pelos canais abaixo:

[email protected]

(41) 3222-0346

Oferecimento:

•APLICADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO (160 horas)

Início: 14/04/2014Local: SENAI Jd. BotânicoAulas de 2ª a 6ª feiraHorário: 18h40 às 22h

Inscrições até 02/04/2014

Page 15: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

policial 15Segunda-feira, 24 de Março de 2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE

Mais de 80 policiais e 22 viaturas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PM participam de uma operação para coibir roubos e furtos por meio de um tra-balho preventivo e ostensivo nas abordagens em toda a capital e Região Metropoli-tana de Curitiba (RMC).

Segundo o major Hudson Leôncio Teixeira, subcoman-dante da unidade, além de coibir as práticas crimino-sas, os policiais também

auxiliam as unidades de área da PM nas ocorrências de maior periculosidade, como confrontos armados, situações com refém entre outras.

Ainda segundo o oficial, o objetivo principal é dar a sociedade uma sensação maior de segurança. “Nós saímos às ruas abordando pessoas suspeitas, apreen-dendo armas e drogas e recuperando foragidos da justiça também”.

Mais de 300 aparelhos ce-lulares foram furtados na festa Calouro Folia - Carna Facul, na tarde e noite de sábado (22), no Parque de Exposições de Maringá, de acordo com a Polícia Civil. A polícia recuperou 68 deles, que estavam com apenas um homem.

Das 9h até o começo da tarde deste domingo (23), cerca de 150 pessoas

já tinham ido até a Delega-cia de Maringá para regis-trar boletim de ocorrência e tentar recuperar o celular furtado na festa.

O homem preso, diz a polícia, escondia os celulares em uma calça de moletom, usada por baixo de outra calça. Ele pegava o celular sem a pessoa perceber e acumulava os objetos roubados na roupa.

Bope realize blitze em Curitiba e RMC

Festa em Maringá tem mais de 300 celulares furtados

a polícia conseguiu recuperar 68 aparelhos

Mais de 80 policiais participaram da ação

polícia civil

A Polícia Federal e Polícia Militar, com o apoio de policiais federais da cidade de Paranaguá, fizeram uma Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado e pren-deram dois traficantes com

aproximadamente 15 Kg de cocaína e 67 cápsulas de cocaína embaladas, prontas para serem engolidas e trans-portadas por algum “mula”.

Uma prensa e a outra parte do entorpecente fo-

ram localizados em diligên-cia posterior, na residência do suspeito. A droga é pro-veniente do Mato Grosso e seria distribuída na região litorânea do Paraná, sendo que as cápsulas poderiam

ser remetidas para fora do país. Foram apreendidos ainda um caminhão e uma caminhonete, além de adesivos para identifi-car a droga com escritos: “made in Cochabamba”.

Força Tarefa faz operação contra tráfico no litoralDupla de suspeitos estava com mais de 15 kg de cocaína

pMpR

as drogas teriam vindo do Mato Grosso para o litoral

o veículo pertence ao 30º BiM de apucarana

o acusado estaria estuprando a jovem há cinco anos

Drogas apreendidas em veículo com brasão do Exército

Homem é acusado de estuprar filha adolescente

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 300 kg de drogas e mais de 5 mil dóla-res na BR-369, em Arapon-gas. A apreensão foi por vol-ta das 16h deste sábado (22), e, segundo a PRF, o material estava dentro de uma cami-nhonete caracterizada como se fosse das Forças Armadas, com um brasão e a frase “Exército Brasileiro”.

Ainda de acordo com a PRF, um carro foi abor-

Policiais da Delegacia de Rio Branco do Sul prenderambno Cristo Rei, em Curitiba, um porteiro de 33 anos. Ele foi pre-so em flagrante após ir trabalhar num prédio residencial onde foi capturado, ter tentado violentar sua filha de 16 anos. Autor e víti-ma moram em Itaperuçu.

Segundo o delegado de Rio Branco do Sul, Wilciomar Voltai-

re Garcia, a moça finalmente teve coragem de denunciar o homem nesta sexta, mas os crimes de es-tupro ocorriam em sequência desde quando ela tinha 11 anos. “Ele sempre esperava o momento de estar sozinho com ela e prati-cava a violência sexual”, contou o delegado, destacando que para não contar nada a mãe, a menina sempre foi ameaçada.

dado inicialmente durante uma operação de rotina. O condutor apresentou docu-mentação como oficial do Exército. A caminhonete passou pelo local e foi para-da logo depois. O motorista usava uma farda camuflada e também apresentou do-cumentação como oficial das Forças Armadas. Os dois homens foram presos e en-caminhados à delegacia da PRF em Londrina.

pRF

políc

ia c

ivil

pMpR

Page 16: Correio Paranaense - Edição 24/03/2014

GERAL

EDITORA CORREIO PARANAENSE

16 Segunda-feira, 24 de Março de 2014

Vacinas contra o HPV já foram aplicadas em 40 mil meninas Cerca de 40 mil adoles-centes paranaenses já re-ceberam a primeira dose da vacina contra o HPV. A vacinação, que teve iní-cio em 10 de março, é di-rigida a meninas de 11 a 13 anos e a meta é vacinar 260 mil adolescentes em 2014, no Estado.

“O número de meni-nas vacinadas até agora deve ser muito maior, pois os municípios estão vacinando e ainda não re-gistraram todos os dados no sistema do Programa Nacional de Imuniza-ção”, explica João Luís Crivellaro, coordenador do Programa Estadual de Imunização da secretaria estadual da Saúde.

Governador Richadestaca importânciado Hospital EvangélicoAo participar de jantar beneficente em prol da ala de queimados do Hospital Evangélico de Curitiba, realizado em Santa Felicidade, na sexta-feira (21/03), o governador Beto Richa destacou que a institui-ção é referência do setor no Sul do País, ao revelar que “o Governo do Esta-do destina anualmente R$ 2,1 milhões para o hospital anualmente”.

O Hospital Universitário

Evangélico realiza mais de 1,4 milhão de atendi-mentos por ano, dos quais mais de 90% são de pa-cientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, ao ressaltar os benefícios que a entidade presta à população, Richa defen-deu que “qualquer tipo de ajuda é bem-vinda”.

O jantar, organizado pela Rede Massa, arreca-dou R$120 mil que serão investidos no setor de queimados.

A vacina protege con-tra o papilomavírus hu-mano (HPV), responsá-

vel por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A do-

ença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

Até o fim do ano a intenção é vacinar 260 mil adolescentes

O governador Beto Richa foi recepcionado pelopresidente da Rede Massa, Carlos Ratinho Massa

ANPr

ANPr

Vacinação é destinada às adolescentes entre 11 e 13 anos