criatividade e dedicação no sertão da bahia

2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 8 • nº 1516 Maio/2014 O agricultor Seu Joaquim José de Almeida e sua esposa Dona Carmosinha Maria da Silva Almeida moram com seus 4 filhos, na comunidade de Tesouras, há 47 anos. Foi nessa comunidade, que fica a 2 Km da cidade de Cordeiros-BA, que Seu José nasceu e foi criado. Trabalhavam no escuro, praticamente sem informações. As tecnologias e capacitações oferecidas nas cidades vizinhas produziram um efeito de uma "alavanca" na vida deles. Seu Joaquim disse “que vem ajudando e muito, tanto no conhecimento, quanto na produção, e que antes não tinha divulgação do produto e, hoje, já posso dizer que os cursos são uma grande oportunidade de divulgar meu trabalho”. Seu Joaquim começou a trabalhar desde cedo para o próprio pai, mais via que não era o que realmente queria. Anos mais tarde, começou a criar suas próprias hortas. Aos 20 anos, começou a investir sua reserva financeira na construção da sua casa, porém não foi suficiente e então começou a vender o dia de trabalho para aumentar sua renda. Há cerca de18 anos, ele migrou para São Paulo na tentativa de melhorar de vida. Nos dias de hoje, ele não pensa jamais em sair de sua terra depois que aprendeu diversas maneiras de ser independente e ainda mais poder utilizar os recursos que seu próprio sistema produtivo tem a oferecer. O agricultor não perde nenhuma oportunidade para aprender algo novo que possa beneficiar sua produção, como o curso de Gestão de Água para Produção de Alimentos (Gapa) e o Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção (Sisma). Os conhecimentos que seu Joaquim adquire, são sempre repassados aos demais agricultores da região. Segundo Dona Carmosinha, esposa de Seu Joaquim, “depois das capacitações, a alimentação melhorou e muito, pois diminuiu o consumo de alimentos que possuem agrotóxicos e também melhorou a renda da nossa família”. Seu Joaquim comentou sobre a renda, disse que tem seus altos e baixos, depende muito da oferta, ou seja, quando tem muito produto na feira tá ótimo. Faturamos em média 600 reais por mês, com a comercialização de hortaliças, alguns meses ganhamos até um pouco mais. Graças a Deus, a renda das hortaliças é suficiente para conseguir nos manter. Seu Joaquim cuida das hortaliças e sua esposa divide com ele os trabalhos de limpeza, molhar as plantas, adubar e, na Criatividade e Dedicação no Sertão da Bahia Cordeiros-BA Seu Joaquim com sua esposa e dois filhos

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Seu Joaquim reside no município de Cordeiros-Ba com sua esposa Dona Carmosinha e seus quatros filhos. Em sua terra produz seu próprio alimento, além de vendê-lo para as pessoas da comunidade e também da cidade.

TRANSCRIPT

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 8 • nº 1516Maio/2014

O agricultor Seu Joaquim José de Almeida e sua esposa Dona Carmosinha Maria da Silva Almeida moram com seus 4 filhos, na comunidade de Tesouras, há 47 anos. Foi nessa comunidade, que fica a 2 Km da cidade de Cordeiros-BA, que Seu José nasceu e foi criado.

Trabalhavam no escuro, praticamente sem informações. As tecnologias e capacitações oferecidas nas cidades vizinhas produziram um efeito de uma "alavanca" na vida deles. Seu Joaquim disse “que vem ajudando e muito, tanto no conhecimento, quanto na produção, e que antes não tinha divulgação do produto e, hoje, já posso

dizer que os cursos são uma grande oportunidade de divulgar meu trabalho”. Seu Joaquim começou a trabalhar desde cedo para o próprio pai, mais via que não era o que realmente queria. Anos mais tarde, começou a criar suas próprias hortas. Aos 20 anos, começou a investir sua reserva financeira na construção da sua casa, porém não foi suficiente e então começou a vender o dia de trabalho para aumentar sua renda.

Há cerca de18 anos, ele migrou para São Paulo na tentativa de melhorar de vida. Nos dias de hoje, ele não pensa jamais em sair de sua terra depois que aprendeu diversas maneiras de ser independente e ainda mais poder utilizar os recursos que seu próprio sistema produtivo tem a oferecer.

O agricultor não perde nenhuma oportunidade para aprender algo novo que possa beneficiar sua produção, como o curso de Gestão de Água para Produção de Alimentos (Gapa) e o Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção (Sisma). Os conhecimentos que seu Joaquim adquire, são sempre repassados aos demais agricultores da região. Segundo Dona Carmosinha, esposa de Seu Joaquim, “depois das capacitações, a alimentação melhorou e muito, pois diminuiu o consumo de alimentos que possuem agrotóxicos e também melhorou a renda da nossa família”.

Seu Joaquim comentou sobre a renda, disse que tem seus altos e baixos, depende muito da oferta, ou seja, quando tem muito produto na feira tá ótimo. Faturamos em média 600 reais por mês, com a comercialização de hortaliças, alguns meses ganhamos até um pouco mais. Graças a Deus, a renda das hortaliças é suficiente para conseguir nos manter. Seu Joaquim cuida das hortaliças e sua esposa divide com ele os trabalhos de limpeza, molhar as plantas, adubar e, na

Criatividade e Dedicação no Sertão da Bahia

Cordeiros-BA

Seu Joaquim com sua esposa e dois filhos

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Bahia

época de colheita, a presença dela é fundamental. A comercialização delas é feita na feira livre na cidade de Cordeiros e também na própria horta.

Seu Joaquim tem em seu quintal muitas plantações como: alface, coentro, cebolinha, variedades de pimenta, quiabo, mamão, maracujina, couve, almerão, beterraba, cenoura, pepino, salsinha, hortelã, rosa, entre outras. Lembrando que dentre essas plantações existem também algumas medicinais, como arruda, boldo, capim santo, pimenta malagueta, que são muito boas na recuperação de certas doenças. A família de seu Joaquim cria galinhas e gado. Já a água utilizada para o consumo humano, vem também da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) pois devido à seca o poço que armazenava a água secou.

O agricultor Seu Joaquim mantém o solo úmido, irrigado e adubado com compostagem e adubo imaturo (de gado) e não utiliza de nenhum produto químico em suas plantações. As sementes utilizadas pelo o agricultor, algumas são compradas e outras são produzidas, além disso ele tem o próprio berçário de sementes.

Somente Seu Joaquim e sua esposa Dona Carmosinha estudaram até a 4ª série. Dos seus 4 filhos, 3 já concluíram o ensino médio, e a mais nova está no 7º ano do ensino fundamental.

A comunidade de Tesouras tem em torno de umas 50 famílias e a maioria consume da produção do Seu Joaquim, agregando sempre o valor do seu produto, como também tempero pisado e corante para o uso doméstico. A expectativa da família em relação as suas plantações é de ampliar a produção. “Ontem eu fui consumidor, hoje eu sou produtor e amanhã quero ser fornecedor", disse Seu Joaquim.

Seu Joaquim e seu plantio

ApoioRealização

Centro Comunitárioda Paróquia São Pedro

Aracatu-BAConvivendo com o Semiárido

Pequenas Mudas de Alface