crise 1929, a crise do capitalismo

17
DISCIPLINA Professor Tema conforme Planejamento Data de início Nº de Aulas para desenvolver o Tema História ADRIANA GOMES MESSIAS Crise do Capitalismo 2015 02 AULAS

Upload: adriana-gomes-messias

Post on 17-Jul-2015

132 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Crise 1929, a crise do capitalismo

DISCIPLINA

Professor

Tema conforme Planejamento

Data de início

Nº de Aulas para desenvolver o Tema

História

ADRIANA GOMES MESSIAS

Crise do Capitalismo

2015

02 AULAS

Page 2: Crise 1929, a crise do capitalismo

OBJETIVO

• Classificar os principais personagens durante a crise do capitalismo;

• Sintetizar as crises econômicas que ocorreram no século XX;

• Destacar os motivos e as causas das crises;• Explicar como ocorreram essas crises.

Page 3: Crise 1929, a crise do capitalismo

REFERÊNCIAS PARA APROFUNDAMENTO, ESTUDO E PESQUISA

http://www.youtube.com/watch?v=zXWHv_Ffm54&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=d5CzZqauTVs

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u642391.shtml

Page 4: Crise 1929, a crise do capitalismo

Crise do Capitalismo

Page 5: Crise 1929, a crise do capitalismo

Antecedentes:•Com o fim da 1ª Guerra, os Estados Unidos da América se colocam na condição de primeira potência do globo, como o "celeiro mundial", abastecendo os mercados europeus, afetados pela guerra, além dos seus, internos. •Na lavoura e na indústrias americanas era notável a expansão, os bancos tornaram-se credores da reconstrução européia; A sociedade americana torna-se mundialmente respeitada e admirada. Vise-se aos anos 20 o período da "Grande Euforia".

Page 6: Crise 1929, a crise do capitalismo

O american way of life• Nos Estados Unidos, os felizes anos 20 (1924-1929) foram

marcados pela prosperidade econômica. A melhora do nível de vida foi alcançada graças à espetacular evolução da técnica, à organização do trabalho, ao desenvolvimento das indústrias química, mecânica e elétrica, à concentração de empresas, ao consumismo acelerado e ao crescimento industrial norte-americano, estimulado pelo forte protecionismo.

Page 7: Crise 1929, a crise do capitalismo

Fatores da Crise

À medida em que a Europa se recupera dos efeitos da grande guerra, reconstruindo fábricas, recuperando campos, gerando empregos, etc, fica menos dependente do dinheiro e dos produtos norte americanos. Nos EUA o ritmo acelerado da produção, estoques cheios, porém, com a crescente redução do mercado europeu, gera um descompasso entre produção e consumo, fazendo-se notar uma

superprodução no país, sem consumidores. = falência

Page 8: Crise 1929, a crise do capitalismo

Propagandas

As pin ups eram usas para fazer propagandas e criar o desejo de consumo nos americanos

Page 9: Crise 1929, a crise do capitalismo

A CRISE: O crack da BolsaEm 24 de outubro de 1929, conhecido como Quinta-feira Negra, as ações da Bolsa de Nova York começaram a cair lentamente. Uma tendência constante provocada pela decisão dos especuladores de vender suas ações a fim de recuperar o dinheiro investido com grande lucro. O crescimento das vendas diminuiu o valor das ações. Sem conseguir conter a queda da Bolsa, os acionistas começaram a vender para perder o mínimo. Em alguns meses, as principais ações da Bolsa perderam até 90% de seu valor.

Page 10: Crise 1929, a crise do capitalismo

Falência e Desespero

Page 11: Crise 1929, a crise do capitalismo

Em Resumo...

Page 12: Crise 1929, a crise do capitalismo

Busca de Soluções

• Para superar a crise econômica, Franklin Delano Roosevelt empreendeu, em 1933, um programa de reformas conhecido como New Deal. Em uma primeira fase, desvalorizou o dólar, diminuiu a dívida dos agricultores e reduziu a produção de excedentes agrícolas mediante subvenções. Posteriormente, criou novos complexos industriais e começou um programa de construção de obras públicas para reduzir o desemprego. Finalmente, garantiu o direito de greve e instituiu o seguro-desemprego e seguros de invalidez e de velhice

Page 13: Crise 1929, a crise do capitalismo

Plano: New Deal

Page 14: Crise 1929, a crise do capitalismo

Consequências

• No Brasil: provocou a queda da república oligárquica cafeeira e a compra e queima do estoque de café na tentativa de estabilizar os preços.

• Na Alemanha: ocorreu a ascensão de Hitler, que impôs o regime ditatorial de extrema direita.

Page 15: Crise 1929, a crise do capitalismo

Os Super Heróis contam a história no século XX

• O Superman foi criado Para representar a cultura dos Americanos, como o grande salvador dos americanos ,o super herói exclusivo da América, ele foi como uma representação de uma pessoa que tiraria os americanos da crise, outro super herói que veio praticamente com o mesmo objetivo foi o capitão América.

Page 16: Crise 1929, a crise do capitalismo

• A estreia de Superman nas bancas ocorreu num período de incertezas econômicas, em meio à crise e ao desemprego, é produto de uma America atravessada pelas incertezas, mas que nunca desiste.

Está é a capa da primeira edição da revista do super man de 1938)

Page 17: Crise 1929, a crise do capitalismo

Superman já demonstra seu orgulho americano estampado em seu uniforme com suas cores. As cores tem um grande significado.

Em seu Símbolo vemos esse amarelo de fundo destacando o “S” vermelho. Esse amarelo vem a representar o ouro. Quando vemos um soldado sendo condecorado é sempre com uma medalha de ouro representando a honra bravura e mérito por seus feitos, então o amarelo esta neste contexto para os nossos heróis.