cst nfe manual

22
15.7.2.3.3. ICMS - CSOSN novo A partir da versão 2.00 do leiaute da NF-e, o contribuinte emissor do SIMPLES NACIONAL deve informar um dos seguintes Código de Situação da Operação - SIMPLES NACIONAL (CSOSN) em substituição ao CST: 101 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito; 102 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito; 103 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta; 201 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 202 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 203 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 300 – Imune; 400 – Não tributada pelo Simples Nacional; 500 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação; 900 - Outros. Base legal da informação do CRT e do CSOSN A necessidade de informar o CSOSN na NF-e está prevista o § 5º da cláusula terceira do AJUSTE SINIEF 07/05, in verbis: "Cláusula terceira A NF-e deverá ser emitida com base em leiaute estabelecido no “Manual de Integração - Contribuinte”, por meio de software desenvolvido ou adquirido pelo contribuinte ou disponibilizado pela administração tributária, observadas as seguintes formalidades: § 5º A partir da utilização do leiaute definido na versão 4.01 do Manual de Integração - Contribuinte deverão ser indicados na NF-e o Código de Regime Tributário - CRT e, quando for o caso, o Código de Situação da Operação no Simples Nacional - CSOSN, conforme definidos no Anexo." Guia de Uso da NFe_Util 2Gv0.6d (em elaboração) Guia de Uso » Gerar XML da NF-e » Item da NF-e » Impostos do Produto » ICMS » ICMS - CSOSN novo Página 1 de 22 ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></str... 25/05/2011 http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Upload: jonecunha

Post on 30-Jul-2015

290 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Manual CST para Nota Fiscal Eletrônica

TRANSCRIPT

Page 1: Cst Nfe Manual

15.7.2.3.3. ICMS - CSOSN novo

A partir da versão 2.00 do leiaute da NF-e, o contribuinte emissor do SIMPLES NACIONAL deve informar um dos seguintes Código de Situação da Operação - SIMPLES NACIONAL (CSOSN) em substituição ao CST:

101 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito;•102 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito;•103 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta;•201 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária;

202 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária;

203 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por substituição tributária;

300 – Imune;•400 – Não tributada pelo Simples Nacional;•500 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação;

900 - Outros.•

Base legal da informação do CRT e do CSOSN

A necessidade de informar o CSOSN na NF-e está prevista o § 5º da cláusula terceira do AJUSTE SINIEF 07/05, in verbis:

"Cláusula terceira A NF-e deverá ser emitida com base em leiaute estabelecido no “Manual de Integração - Contribuinte”, por meio de software desenvolvido ou adquirido pelo contribuinte ou disponibilizado pela administração tributária, observadas as seguintes formalidades:

§ 5º A partir da utilização do leiaute definido na versão 4.01 do Manual de Integração - Contribuinte deverão ser indicados na NF-e o Código de Regime Tributário - CRT e, quando for o caso, o Código de Situação da Operação no Simples Nacional - CSOSN, conforme definidos no Anexo."

Guia de Uso da NFe_Util 2Gv0.6d (em elaboração)

Guia de Uso » Gerar XML da NF-e » Item da NF-e » Impostos do Produto » ICMS »

ICMS - CSOSN novo

Página 1 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></str...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 2: Cst Nfe Manual

ANEXO ÚNICO - CÓDIGOS DE DETALHAMENTO DO REGIME E DA SITUAÇÃO

TABELA A - Código de Regime Tributário - CRT

1 - Simples Nacional 2 - Simples Nacional - excesso de sublimite da receita bruta 3 - Regime Normal

NOTAS EXPLICATIVAS:

O código 1 será preenchido pelo contribuinte quando for optante pelo Simples Nacional. O código 2 será preenchido pelo contribuinte optante pelo Simples Nacional mas que tiver ultrapassado o sublimite de receita bruta fixado pelo estado/DF e estiver impedido de recolher o ICMS/ISS por esse regime, conforme arts. 19 e 20 da LC 123/06. O código 3 será preenchido pelo contribuinte que não estiver na situação 1 ou 2.

TABELA B - Código de Situação da Operação no Simples Nacional - CSOSN

101 - Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito - Classificam-se neste código as operações que permitem a indicação da alíquota do ICMS devido no Simples Nacional e o valor do crédito correspondente.

102 - Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito - Classificam-se neste código as operações que não permitem a indicação da alíquota do ICMS devido pelo Simples Nacional e do valor do crédito, e não estejam abrangidas nas hipóteses dos códigos 103, 203, 300, 400, 500 e 900.

103 - Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta - Classificam-se neste código as operações praticadas por optantes pelo Simples Nacional contemplados com isenção concedida para faixa de receita bruta nos termos da Lei Complementar nº 123, de 2006.

201 - Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária - Classificam-se neste código as operações que permitem a indicação da alíquota do ICMS devido pelo Simples Nacional e do valor do crédito, e com cobrança do ICMS por substituição tributária.

202 - Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária - Classificam-se neste código as operações que não permitem a indicação da alíquota do ICMS devido pelo Simples Nacional e do valor do crédito, e não estejam abrangidas nas hipóteses dos códigos 103, 203, 300, 400, 500 e 900, e com cobrança do ICMS por substituição tributária.

203 - Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por substituição tributária - Classificam-se neste código as operações praticadas por optantes pelo Simples Nacional contemplados com isenção para faixa de receita bruta nos termos da Lei Complementar nº 123, de 2006, e com cobrança do ICMS por substituição tributária.

300 - Imune - Classificam-se neste código as operações praticadas por optantes pelo Simples Nacional contempladas com imunidade do ICMS.

400 - Não tributada pelo Simples Nacional - Classificam-se neste código as operações praticadas por optantes pelo Simples Nacional não sujeitas à tributação pelo ICMS dentro do Simples Nacional.

Página 2 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></str...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 3: Cst Nfe Manual

500 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação - Classificam-se neste código as operações sujeitas exclusivamente ao regime de substituição tributária na condição de substituído tributário ou no caso de antecipações.

900 - Outros - Classificam-se neste código as demais operações que não se enquadrem nos códigos 101, 102, 103, 201, 202, 203, 300, 400 e 500.

NOTA EXPLICATIVA:

O Código de Situação da Operação no Simples Nacional - CSOSN será usado na Nota Fiscal Eletrônica exclusivamente quando o Código de Regime Tributário - CRT for igual a “1”, e substituirá os códigos da Tabela B - Tributação pelo ICMS do Anexo Código de Situação Tributária - CST do Convênio s/nº de 15 de dezembro de 1970.

Tabela de Correlação CST x CSOSN

Regime de Tributação

Simples Nacional excesso do sublimite da receita bruta (CRT=2) Regime normal (CRT=3)

Simples Nacional ME (CRT=1)

Simples Nacional EPP ICMS sob

faturamento(CRT=1)

Simples Nacional EPP valor ICMS Fixo (CRT=1)

Tributação Normal

00 – Tributada integralmente; 20 - Com redução de base de cálculo; 90 – Outros;

103 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta

101 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito

102 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito

Emissor responsável pela retenção do ICMS por ST

10 - Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 30 - Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária; 70 - Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por substituição

203 – Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por substituição tributária

201 – Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária;

202 – Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária

Página 3 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></str...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 4: Cst Nfe Manual

Regime de Tributação

Simples Nacional excesso do sublimite da receita bruta (CRT=2) Regime normal (CRT=3)

Simples Nacional ME (CRT=1)

Simples Nacional EPP ICMS sob

faturamento(CRT=1)

Simples Nacional EPP valor ICMS Fixo (CRT=1)

tributária; 90 – Outros;

Emissor substituído (ICMS cobrado anteriormente)

60 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária;

500 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação;

500 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação;

500 – ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação

Importação

00 – Tributada integralmente; 20 - Com redução de base de cálculo; 90 – Outros;

900 - Outros 900 - Outros 900 - Outros

Exportação41 - Não tributada

300 – Imune 300 – Imune 300 – Imune

Operações Isentas: Remessa para Conserto Demonstração etc.

40 - Isenta; 50 – Suspensão

400 – Não tributada pelo Simples Nacional

400 – Não tributada pelo Simples Nacional

400 – Não tributada pelo Simples Nacional

Funcionalidade para gerar as informações do ICMS do item de produto da NF-e versão 2.00.

O preenchimento dos campos do grupo de ICMS são variáveis e dependem do CST - Código da Situação Tributária ou do CSOSN – código da Situação da operação do ICMS no Simples Nacional do item de produto.

CSOSN 101 - Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito

O CSOSN 101 deve ser utilizado na situação em que o emissor optante pelo SIMPLES NACIONAL (CRT=1) promove a circulação de mercadoria com tributação normal e existe permissão de crédito do valor que o emissor paga via DAS para o destinatário da mercadoria.

Parâmetros que devem ser informador na funcionalidade ICMS2G:

Página 4 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></str...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 5: Cst Nfe Manual

nome tipo tam. obrig. descrição

orig inteiro 1 sim

informar o código da origem da mercadoria: 0 - Nacional; 1 - Estrangeira - importação direta; 2 - Estrangeira - adquirida no mercado interno.

CST string 2,3 sim informar 101.

pCredSN double 15,2 dependeinformar o Alíquota aplicável de cálculo do crédito (Simples Nacional) (campo novo)

vCredICMSSN double 15,2 dependeinformar o Valor crédito do ICMS que pode ser aproveitado nos termos do art. 23 da LC 123 (SIMPLES NACIONAL) (campo novo)

Atenção

O pCredSN é definido na legislação do Simples Nacional e depende do faturamento dos meses anteriores;

O vCredICMSSN é valor que o destinatário pode tomar como crédito;•Os demais parâmetros devem ser informados com zero.•Só acumular o vProd que tenham indTot=1 no vProd do grupo ICMSTot;•

Exemplo de XML para para CRT=1 e CSOSN = 101

<ICMS>

<ICMSSN101>

<orig>0</orig>

<CSOSN>101</CSOSN>

<pCredSN>1.25</pCredSN>

<vCredICMSSN>12.96</vCredICMSSN>

</ICMSSN101>

</ICMS>

Importante

O trecho do XML foi formatado para uma melhor visualização, a mensagem original não tem formatação.

Vale observar que a formatação pode corromper a assinatura digital, além de ocupar espaço e ser desnecessária, pois os browser exibem formatado.

Exemplo Delphi

procedure TForm1.ICMSCSOSN101(Sender: TObject);

var

Util: Olevariant;

Página 5 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></str...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 6: Cst Nfe Manual

ICMS : widestring;

ICMS_orig : widestring;

ICMS_CST : widestring;

ICMS_modBC: integer;

ICMS_pRedBC: currency;

ICMS_vBC : currency;

ICMS_pICMS : currency;

ICMS_vICMS : currency;

ICMS_modBCST : integer;

ICMS_pMVAST : currency;

ICMS_pRedBCST : currency;

ICMS_vBCST : currency;

ICMS_pICMSST : currency;

ICMS_vICMSST : currency;

ICMS_vBCSTRet : currency;

ICMS_vICMSSRet : currency;

ICMS_vBCSTDest : currency;

ICMS_vICMSSTDest : currency;

ICMS_motDesICMS : integer;

ICMS_pBCOp : currency;

ICMS_UFST : widestring;

ICMS_pCredSN : currency;

ICMS_vCredICMSSN : currency;

begin

ICMS_orig := '0'; // informar a origem do produto

ICMS_CST := '101'; // informar o CST (emissor RPA) ou CSOSN

(emissor optante do Simples Nacional)

//

// informações do ICMS da operação própria, somente para CST = 00,

10, 20, 51 (depende da SEFAZ exigir), 70 e 90 (depende do caso)

// CSOSN=900

//

ICMS_modBC := 0;

ICMS_pRedBC :=0;

ICMS_vBC :=0;

ICMS_pICMS :=0;

ICMS_vICMS :=0;

//

// informações do ICMS retido por Substituição Tributária, informar

somente nos casos em que o emissor

// retem o ICMS por ST do destinatário CST = 10, 30, 70 e 90

(depende do caso)

// CSOSN = 201, 202, 203 e 900

(depende do caso)

//

ICMS_modBCST :=0;

Página 6 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></str...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 7: Cst Nfe Manual

ICMS_pMVAST :=0;

ICMS_pRedBCST :=0;

ICMS_vBCST :=0;

ICMS_pICMSST :=0;

ICMS_vICMSST :=0;

//

// informações do ICMS retido anteriormente por Substituição

Tributária,

// deve ser informado se a legislação exigir para os CST=60 e

CSOSN=500

//

// É aplicável quando o emissor adquiriu o produto que já teve a

retenção do ICMS devido até a venda para

// consumidor retido anteriormente.

//

// Também deve ser informado nos casos de CST = ICMSST

//

ICMS_vBCSTRet :=0;

ICMS_vICMSSRet :=0;

//

//

ICMS_vBCSTDest :=0;

ICMS_vICMSSTDest :=0;

//

// deve ser informado quando existir alguma desoneração condicional para

veículos novos, CST=40

//

ICMS_motDesICMS :=0;

//

// percentual da BC da operação própria no caso de repartição de tributo

//

ICMS_pBCOp :=0;

//

// informar a UF para qual é devido o ICMS ST no caso de repartição do

tributo

//

ICMS_UFST := '';

//

// informar para o CSOSN 101, 201 e 900 (depende do caso)

//

ICMS_pCredSN :=1.25;

ICMS_vCredICMSSN :=12.96;

Util := CreateOleObject('NFe_util_2G.util');

ICMS:=Util.icms2G(ICMS_orig, ICMS_CST, ICMS_modBC, ICMS_pRedBC, ICMS_vBC,

ICMS_pICMS, ICMS_vICMS, ICMS_modBCST, ICMS_pMVAST, ICMS_pRedBCST,

ICMS_vBCST, ICMS_pICMSST,

Página 7 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></str...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 8: Cst Nfe Manual

ICMS_vICMSST, ICMS_vBCSTRet, ICMS_vICMSSRet, ICMS_vBCSTDest,

ICMS_vICMSSTDest, ICMS_motDesICMS, ICMS_pBCOp, ICMS_UFST, ICMS_pCredSN,

ICMS_vCredICMSSN);

MessageDlg('O fragmento XML gerado é: '+#13+#13+ICMS, mtInformation, [mbOk],

0);

end;

CSOSN 201 - Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e

com cobrança do ICMS por substituição tributária

O CSOSN 201 deve ser utilizado na situação em que o emissor optante pelo SIMPLES NACIONAL (CRT=1), quando for responsável pela retenção do ICMS incidente nas operações subsequentes por Substituição Tributária e exista permissão de crédito do valor que o emissor paga via DAS para o destinatário da mercadoria.

Parâmetros que devem ser informador na funcionalidade ICMS2G:

nome tipo tam. obrig. descrição

orig inteiro 1 sim

informar o código da origem da mercadoria: 0 - Nacional; 1 - Estrangeira - importação direta; 2 - Estrangeira - adquirida no mercado interno.

CST string 2,3 sim informar 201.

modBCST inteiro 1 depende

informar a modalidade de determinação da BC do ICMS ST: 0 – Preço tabelado ou máximo sugerido; 1 - Lista Negativa (valor); 2 - Lista Positiva (valor); 3 - Lista Neutra (valor); 4 - Margem Valor Agregado (%); 5 - Pauta (valor).

pMVAST double 5,2 dependeinformar o Percentual da Margem de Valor Adicionado ICMS ST

pRedBCST double 5,2 depende informar o Percentual de redução da BC ICMS ST

vBCST double 15,2 depende informar o Valor da BC do ICMS ST

pICMSST double 5,2 depende informar a Alíquota do ICMS ST

vICMSST double 15,2 depende informar o Valor do ICMS ST

pCredSN double 15,2 dependeinformar o Alíquota aplicável de cálculo do crédito (Simples Nacional) (campo novo)

vCredICMSSN double 15,2 dependeinformar o Valor crédito do ICMS que pode ser aproveitado nos termos do art. 23 da LC 123 (SIMPLES NACIONAL) (campo novo)

Página 8 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></str...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 9: Cst Nfe Manual

Atenção

Os valores informados em vBCST e vICMSST devem ser acumulados nos campos vBCST e vST do grupo ICMSTot.

O pCredSN é definido na legislação do Simples Nacional e depende do faturamento dos meses anteriores;

O vCredICMSSN é valor que o destinatário pode tomar como crédito;•Os demais parâmetros devem ser informados com zero.•Só acumular o vProd que tenham indTot=1 no vProd do grupo ICMSTot;•

Consulte o responsável pela área tributária da empresa para identificar a fórmula de cálculo do ICMS ST.

Exemplo de XML para para CRT=1 e CSOSN = 201

<ICMS>

<ICMSSN201>

<orig>0</orig>

<CSOSN>201</CSOSN>

<modBCST>4</modBCST>

<pMVAST>100.00</pMVAST>

<pRedBCST>10.00</pRedBCST>

<vBCST>162.00</vBCST>

<pICMSST>18.00</pICMSST>

<vICMSST>12.96</vICMSST>

<pCredSN>1.25</pCredSN>

<vCredICMSSN>12.96</vCredICMSSN>

</ICMSSN201>

</ICMS>

Importante

O trecho do XML foi formatado para uma melhor visualização, a mensagem original não tem formatação.

Vale observar que a formatação pode corromper a assinatura digital, além de ocupar espaço e ser desnecessária, pois os browser exibem formatado.

Exemplo Delphi

procedure TForm1.ICMSCSOSN201(Sender: TObject);

var

Util: Olevariant;

ICMS : widestring;

ICMS_orig : widestring;

ICMS_CST : widestring;

Página 9 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></str...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 10: Cst Nfe Manual

ICMS_modBC: integer;

ICMS_pRedBC: currency;

ICMS_vBC : currency;

ICMS_pICMS : currency;

ICMS_vICMS : currency;

ICMS_modBCST : integer;

ICMS_pMVAST : currency;

ICMS_pRedBCST : currency;

ICMS_vBCST : currency;

ICMS_pICMSST : currency;

ICMS_vICMSST : currency;

ICMS_vBCSTRet : currency;

ICMS_vICMSSRet : currency;

ICMS_vBCSTDest : currency;

ICMS_vICMSSTDest : currency;

ICMS_motDesICMS : integer;

ICMS_pBCOp : currency;

ICMS_UFST : widestring;

ICMS_pCredSN : currency;

ICMS_vCredICMSSN : currency;

begin

ICMS_orig := '0'; // informar a origem do produto

ICMS_CST := '201'; // informar o CST (emissor RPA) ou CSOSN

(emissor optante do Simples Nacional)

//

// informações do ICMS da operação própria, somente para CST = 00,

10, 20, 51 (depende da SEFAZ exigir), 70 e 90 (depende do caso)

// CSOSN=900

//

ICMS_modBC := 0;

ICMS_pRedBC :=0;

ICMS_vBC :=0;

ICMS_pICMS :=0;

ICMS_vICMS :=0;

//

// informações do ICMS retido por Substituição Tributária, informar

somente nos casos em que o emissor

// retem o ICMS por ST do destinatário CST = 10, 30, 70 e 90

(depende do caso)

// CSOSN = 201, 202, 203 e 900

(depende do caso)

//

ICMS_modBCST :=4;

ICMS_pMVAST :=100;

ICMS_pRedBCST :=10;

ICMS_vBCST :=162;

Página 10 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 11: Cst Nfe Manual

ICMS_pICMSST :=18;

ICMS_vICMSST :=12.96;

//

// informações do ICMS retido anteriormente por Substituição

Tributária,

// deve ser informado se a legislação exigir para os CST=60 e

CSOSN=500

//

// É aplicável quando o emissor adquiriu o produto que já teve a

retenção do ICMS devido até a venda para

// consumidor retido anteriormente.

//

// Também deve ser informado nos casos de CST = ICMSST

//

ICMS_vBCSTRet :=0;

ICMS_vICMSSRet :=0;

//

//

ICMS_vBCSTDest :=0;

ICMS_vICMSSTDest :=0;

//

// deve ser informado quando existir alguma desoneração condicional para

veículos novos, CST=40

//

ICMS_motDesICMS :=0;

//

// percentual da BC da operação própria no caso de repartição de tributo

//

ICMS_pBCOp :=0;

//

// informar a UF para qual é devido o ICMS ST no caso de repartição do

tributo

//

ICMS_UFST := '';

//

// informar para o CSOSN 101, 201 e 900 (depende do caso)

//

ICMS_pCredSN :=1.25;

ICMS_vCredICMSSN :=12.96;

Util := CreateOleObject('NFe_util_2G.util');

ICMS:=Util.icms2G(ICMS_orig, ICMS_CST, ICMS_modBC, ICMS_pRedBC, ICMS_vBC,

ICMS_pICMS, ICMS_vICMS, ICMS_modBCST, ICMS_pMVAST, ICMS_pRedBCST,

ICMS_vBCST, ICMS_pICMSST,

ICMS_vICMSST, ICMS_vBCSTRet, ICMS_vICMSSRet, ICMS_vBCSTDest,

ICMS_vICMSSTDest, ICMS_motDesICMS, ICMS_pBCOp, ICMS_UFST, ICMS_pCredSN,

ICMS_vCredICMSSN);

Página 11 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 12: Cst Nfe Manual

MessageDlg('O fragmento XML gerado é: '+#13+#13+ICMS, mtInformation, [mbOk],

0);

end;

CSOSN 300 - Imune

O CSOSN 300 deve ser utilizado quando o emissor optante pelo SIMPLES NACIONAL (CRT=1), promove operação que tenha imunidade como é o caso da exportação, venda de livros, etc.

Parâmetros que devem ser informador na funcionalidade ICMS2G:

nome tipo tam. obrig. descrição

orig inteiro 1 sim

informar o código da origem da mercadoria: 0 - Nacional; 1 - Estrangeira - importação direta; 2 - Estrangeira - adquirida no mercado interno.

CST string 2,3 sim informar 300.

Atenção

Os demais parâmetros devem ser informados com zero.•Só acumular o vProd que tenham indTot=1 no vProd do grupo ICMSTot;•

Exemplo de XML para para CRT=1 e CSOSN = 300

<ICMS>

<ICMSSN102>

<orig>0</orig>

<CSOSN>300</CSOSN>

</ICMSSN102>

</ICMS>

Importante

O trecho do XML foi formatado para uma melhor visualização, a mensagem original não tem formatação.

Vale observar que a formatação pode corromper a assinatura digital, além de ocupar espaço e ser desnecessária, pois os browser exibem formatado.

Exemplo Delphi

procedure TForm1.ICMSCSOSN300(Sender: TObject);

var

Util: Olevariant;

Página 12 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 13: Cst Nfe Manual

ICMS : widestring;

ICMS_orig : widestring;

ICMS_CST : widestring;

ICMS_modBC: integer;

ICMS_pRedBC: currency;

ICMS_vBC : currency;

ICMS_pICMS : currency;

ICMS_vICMS : currency;

ICMS_modBCST : integer;

ICMS_pMVAST : currency;

ICMS_pRedBCST : currency;

ICMS_vBCST : currency;

ICMS_pICMSST : currency;

ICMS_vICMSST : currency;

ICMS_vBCSTRet : currency;

ICMS_vICMSSRet : currency;

ICMS_vBCSTDest : currency;

ICMS_vICMSSTDest : currency;

ICMS_motDesICMS : integer;

ICMS_pBCOp : currency;

ICMS_UFST : widestring;

ICMS_pCredSN : currency;

ICMS_vCredICMSSN : currency;

begin

ICMS_orig := '0'; // informar a origem do produto

ICMS_CST := '300'; // informar o CST (emissor RPA) ou CSOSN

(emissor optante do Simples Nacional)

//

// informações do ICMS da operação própria, somente para CST = 00,

10, 20, 51 (depende da SEFAZ exigir), 70 e 90 (depende do caso)

// CSOSN=900

//

ICMS_modBC := 0;

ICMS_pRedBC :=0;

ICMS_vBC :=0;

ICMS_pICMS :=0;

ICMS_vICMS :=0;

//

// informações do ICMS retido por Substituição Tributária, informar

somente nos casos em que o emissor

// retem o ICMS por ST do destinatário CST = 10, 30, 70 e 90

(depende do caso)

// CSOSN = 201, 202, 203 e 900

(depende do caso)

//

ICMS_modBCST :=0;

Página 13 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 14: Cst Nfe Manual

ICMS_pMVAST :=0;

ICMS_pRedBCST :=0;

ICMS_vBCST :=0;

ICMS_pICMSST :=0;

ICMS_vICMSST :=0;

//

// informações do ICMS retido anteriormente por Substituição

Tributária,

// deve ser informado se a legislação exigir para os CST=60 e

CSOSN=500

//

// É aplicável quando o emissor adquiriu o produto que já teve a

retenção do ICMS devido até a venda para

// consumidor retido anteriormente.

//

// Também deve ser informado nos casos de CST = ICMSST

//

ICMS_vBCSTRet :=0;

ICMS_vICMSSRet :=0;

//

//

ICMS_vBCSTDest :=0;

ICMS_vICMSSTDest :=0;

//

// deve ser informado quando existir alguma desoneração condicional para

veículos novos, CST=40

//

ICMS_motDesICMS :=0;

//

// percentual da BC da operação própria no caso de repartição de tributo

//

ICMS_pBCOp :=0;

//

// informar a UF para qual é devido o ICMS ST no caso de repartição do

tributo

//

ICMS_UFST := '';

//

// informar para o CSOSN 101, 201 e 900 (depende do caso)

//

ICMS_pCredSN :=0;

ICMS_vCredICMSSN :=0;

Util := CreateOleObject('NFe_util_2G.util');

ICMS:=Util.icms2G(ICMS_orig, ICMS_CST, ICMS_modBC, ICMS_pRedBC, ICMS_vBC,

ICMS_pICMS, ICMS_vICMS, ICMS_modBCST, ICMS_pMVAST, ICMS_pRedBCST,

ICMS_vBCST, ICMS_pICMSST,

Página 14 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 15: Cst Nfe Manual

ICMS_vICMSST, ICMS_vBCSTRet, ICMS_vICMSSRet, ICMS_vBCSTDest,

ICMS_vICMSSTDest, ICMS_motDesICMS, ICMS_pBCOp, ICMS_UFST, ICMS_pCredSN,

ICMS_vCredICMSSN);

MessageDlg('O fragmento XML gerado é: '+#13+#13+ICMS, mtInformation, [mbOk],

0);

end;

CSOSN 500 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária

(substituído) ou por antecipação

O CSOSN 500 deve ser utilizado quando o emissor optante pelo SIMPLES NACIONAL (CRT=1), promove dá a saída de mercadorias que já tiveram o ICMS retido anteriormente por Substituição Tributária.

É a situação tributário em que o emissor optante pelo SIMPLES NACIONAL (CRT=1) comercializa a mercadoria que já teve retenção antecipada do ICMS devido por Substituição Tributária.

Este CSOSN equivale ao CST=60 do Regime Normal.

Parâmetros que devem ser informador na funcionalidade ICMS2G:

nome tipo tam. obrig. descrição

orig inteiro 1 sim

informar o código da origem da mercadoria: 0 - Nacional; 1 - Estrangeira - importação direta; 2 - Estrangeira - adquirida no mercado interno.

CST string 2,3 sim informar 500.

vBCSTRet double 15,2 dependeinformar o Valor da BC do ICMS ST retido (campo novo)

vICMSSTRet double 15,2 depende informar o Valor do ICMS ST retido (campo novo)

Atenção

O vBCSTRet e vICMSRet nem sempre precisam ser informados, verificar a necessidade de informar os valores com o contador.

Os demais parâmetros devem ser informados com zero.•Só acumular o vProd que tenham indTot=1 no vProd do grupo ICMSTot;•

Exemplo de XML para para CRT=1 e CSOSN = 500

<ICMS>

<ICMSSN500>

<orig>0</orig>

<CSOSN>500</CSOSN>

<vBCSTRet>162.00</vBCSTRet>

<vICMSSTRet>12.96</vICMSSTRet>

Página 15 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 16: Cst Nfe Manual

</ICMSSN500>

</ICMS>

Importante

O trecho do XML foi formatado para uma melhor visualização, a mensagem original não tem formatação.

Vale observar que a formatação pode corromper a assinatura digital, além de ocupar espaço e ser desnecessária, pois os browser exibem formatado.

Exemplo Delphi

procedure TForm1.ICMSCSOSN500(Sender: TObject);

var

Util: Olevariant;

ICMS : widestring;

ICMS_orig : widestring;

ICMS_CST : widestring;

ICMS_modBC: integer;

ICMS_pRedBC: currency;

ICMS_vBC : currency;

ICMS_pICMS : currency;

ICMS_vICMS : currency;

ICMS_modBCST : integer;

ICMS_pMVAST : currency;

ICMS_pRedBCST : currency;

ICMS_vBCST : currency;

ICMS_pICMSST : currency;

ICMS_vICMSST : currency;

ICMS_vBCSTRet : currency;

ICMS_vICMSSRet : currency;

ICMS_vBCSTDest : currency;

ICMS_vICMSSTDest : currency;

ICMS_motDesICMS : integer;

ICMS_pBCOp : currency;

ICMS_UFST : widestring;

ICMS_pCredSN : currency;

ICMS_vCredICMSSN : currency;

begin

ICMS_orig := '0'; // informar a origem do produto

ICMS_CST := '500'; // informar o CST (emissor RPA) ou CSOSN

Página 16 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 17: Cst Nfe Manual

(emissor optante do Simples Nacional)

//

// informações do ICMS da operação própria, somente para CST = 00,

10, 20, 51 (depende da SEFAZ exigir), 70 e 90 (depende do caso)

// CSOSN=900

//

ICMS_modBC := 0;

ICMS_pRedBC :=0;

ICMS_vBC :=0;

ICMS_pICMS :=0;

ICMS_vICMS :=0;

//

// informações do ICMS retido por Substituição Tributária, informar

somente nos casos em que o emissor

// retem o ICMS por ST do destinatário CST = 10, 30, 70 e 90

(depende do caso)

// CSOSN = 201, 202, 203 e 900

(depende do caso)

//

ICMS_modBCST :=0;

ICMS_pMVAST :=0;

ICMS_pRedBCST :=0;

ICMS_vBCST :=0;

ICMS_pICMSST :=0;

ICMS_vICMSST :=0;

//

// informações do ICMS retido anteriormente por Substituição

Tributária,

// deve ser informado se a legislação exigir para os CST=60 e

CSOSN=500

//

// É aplicável quando o emissor adquiriu o produto que já teve a

retenção do ICMS devido até a venda para

// consumidor retido anteriormente.

//

// Também deve ser informado nos casos de CST = ICMSST

//

ICMS_vBCSTRet :=162;

ICMS_vICMSSRet :=12.96;

//

//

ICMS_vBCSTDest :=0;

ICMS_vICMSSTDest :=0;

//

// deve ser informado quando existir alguma desoneração condicional para

veículos novos, CST=40

//

ICMS_motDesICMS :=0;

Página 17 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 18: Cst Nfe Manual

//

// percentual da BC da operação própria no caso de repartição de tributo

//

ICMS_pBCOp :=0;

//

// informar a UF para qual é devido o ICMS ST no caso de repartição do

tributo

//

ICMS_UFST := '';

//

// informar para o CSOSN 101, 201 e 900 (depende do caso)

//

ICMS_pCredSN :=0;

ICMS_vCredICMSSN :=0;

Util := CreateOleObject('NFe_util_2G.util');

ICMS:=Util.icms2G(ICMS_orig, ICMS_CST, ICMS_modBC, ICMS_pRedBC, ICMS_vBC,

ICMS_pICMS, ICMS_vICMS, ICMS_modBCST, ICMS_pMVAST, ICMS_pRedBCST,

ICMS_vBCST, ICMS_pICMSST,

ICMS_vICMSST, ICMS_vBCSTRet, ICMS_vICMSSRet, ICMS_vBCSTDest,

ICMS_vICMSSTDest, ICMS_motDesICMS, ICMS_pBCOp, ICMS_UFST, ICMS_pCredSN,

ICMS_vCredICMSSN);

MessageDlg('O fragmento XML gerado é: '+#13+#13+ICMS, mtInformation,

[mbOk], 0);

end;

CSOSN 900 - Outros

O CSOSN 900 deve ser utilizado quando o emissor optante pelo SIMPLES NACIONAL (CRT=1), pratica uma operação que não se enquadra nos demais CSOSN como é o caso da importação.

Parâmetros que devem ser informador na funcionalidade ICMS2G:

nome tipo tam. obrig. descrição

orig inteiro 1 sim

informar o código da origem da mercadoria: 0 - Nacional; 1 - Estrangeira - importação direta; 2 - Estrangeira - adquirida no mercado interno.

CST string 2,3 sim informar 500.

modBC inteiro 1 depende

informar a modalidade de determinação da BC do ICMS: 0 - Margem Valor Agregado (%); 1 - Pauta (valor); 2 - Preço Tabelado Máximo (valor); 3 - Valor da Operação.

Página 18 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 19: Cst Nfe Manual

nome tipo tam. obrig. descrição

pRedBC double 5,2 dependeinformar o Percentual de redução da BC do ICMS da operação própria

vBC double 15,2 dependeinformar o Valor da BC do ICMS do ICMS da operação própria

pICMS double 5,2 dependeinformar a Alíquota do ICMS do ICMS da operação própria

vICMS double 15,2 dependeinformar o Valor do ICMS do ICMS da operação própria

modBCST inteiro 1 depende

informar a modalidade de determinação da BC do ICMS ST: 0 – Preço tabelado ou máximo sugerido; 1 - Lista Negativa (valor); 2 - Lista Positiva (valor); 3 - Lista Neutra (valor); 4 - Margem Valor Agregado (%); 5 - Pauta (valor).

pMVAST double 5,2 dependeinformar o Percentual da Margem de Valor Adicionado ICMS ST

pRedBCST double 5,2 depende informar o Percentual de redução da BC ICMS ST

vBCST double 15,2 depende informar o Valor da BC do ICMS ST

pICMSST double 5,2 depende informar a Alíquota do ICMS ST

vICMSST double 15,2 depende informar o Valor do ICMS ST

pCredSN double 15,2 dependeinformar o Alíquota aplicável de cálculo do crédito (Simples Nacional) (campo novo)

vCredICMSSN double 15,2 dependeinformar o Valor crédito do ICMS que pode ser aproveitado nos termos do art. 23 da LC 123 (SIMPLES NACIONAL) (campo novo)

Atenção

Os prenchimento dos parâmetros depende da situação fática, no caso de importação devemo preencher os valores relacionados com o operação própria do ICMS e os demais campos devem ser informados com zero.

Só acumular o vProd que tenham indTot=1 no vProd do grupo ICMSTot;•Os campos vBC, vICMS, vBCICMSST e vICMSST devem ser acumulados no campos vBC, vICMS, vBCST e vST do grupo ICMSTot.

Exemplo de XML para para CRT=1 e CSOSN = 900 - Importação

<ICMS>

<ICMSSN900>

Página 19 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 20: Cst Nfe Manual

<orig>0</orig>

<CSOSN>900</CSOSN>

<modBC>3</modBC>

<pRedBC>10.00</pRedBC>

<vBC>90.00</vBC>

<pICMS>7.00</pICMS>

<vICMS>6.30</vICMS>

</ICMSSN900></ICMS>

Importante

O trecho do XML foi formatado para uma melhor visualização, a mensagem original não tem formatação.

Vale observar que a formatação pode corromper a assinatura digital, além de ocupar espaço e ser desnecessária, pois os browser exibem formatado.

Exemplo Delphi

procedure TForm1.ICMSCSOSN900(Sender: TObject);

var

Util: Olevariant;

ICMS : widestring;

ICMS_orig : widestring;

ICMS_CST : widestring;

ICMS_modBC: integer;

ICMS_pRedBC: currency;

ICMS_vBC : currency;

ICMS_pICMS : currency;

ICMS_vICMS : currency;

ICMS_modBCST : integer;

ICMS_pMVAST : currency;

ICMS_pRedBCST : currency;

ICMS_vBCST : currency;

ICMS_pICMSST : currency;

ICMS_vICMSST : currency;

ICMS_vBCSTRet : currency;

ICMS_vICMSSRet : currency;

ICMS_vBCSTDest : currency;

ICMS_vICMSSTDest : currency;

ICMS_motDesICMS : integer;

ICMS_pBCOp : currency;

ICMS_UFST : widestring;

ICMS_pCredSN : currency;

Página 20 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 21: Cst Nfe Manual

ICMS_vCredICMSSN : currency;

begin

ICMS_orig := '0'; // informar a origem do produto

ICMS_CST := '900'; // informar o CST (emissor RPA) ou CSOSN

(emissor optante do Simples Nacional)

//

// informações do ICMS da operação própria, somente para CST = 00,

10, 20, 51 (depende da SEFAZ exigir), 70 e 90 (depende do caso)

// CSOSN=900

//

ICMS_modBC := 3;

ICMS_pRedBC :=10;

ICMS_vBC :=90;

ICMS_pICMS :=7;

ICMS_vICMS :=6.3;

//

// informações do ICMS retido por Substituição Tributária, informar

somente nos casos em que o emissor

// retem o ICMS por ST do destinatário CST = 10, 30, 70 e 90

(depende do caso)

// CSOSN = 201, 202, 203 e 900

(depende do caso)

//

ICMS_modBCST :=0;

ICMS_pMVAST :=0;

ICMS_pRedBCST :=0;

ICMS_vBCST :=0;

ICMS_pICMSST :=0;

ICMS_vICMSST :=0;

//

// informações do ICMS retido anteriormente por Substituição

Tributária,

// deve ser informado se a legislação exigir para os CST=60 e

CSOSN=500

//

// É aplicável quando o emissor adquiriu o produto que já teve a

retenção do ICMS devido até a venda para

// consumidor retido anteriormente.

//

// Também deve ser informado nos casos de CST = ICMSST

//

ICMS_vBCSTRet :=0;

ICMS_vICMSSRet :=0;

//

//

ICMS_vBCSTDest :=0;

Página 21 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html

Page 22: Cst Nfe Manual

ICMS_vICMSSTDest :=0;

//

// deve ser informado quando existir alguma desoneração condicional para

veículos novos, CST=40

//

ICMS_motDesICMS :=0;

//

// percentual da BC da operação própria no caso de repartição de tributo

//

ICMS_pBCOp :=0;

//

// informar a UF para qual é devido o ICMS ST no caso de repartição do

tributo

//

ICMS_UFST := '';

//

// informar para o CSOSN 101, 201 e 900 (depende do caso)

//

ICMS_pCredSN :=0;

ICMS_vCredICMSSN :=0;

Util := CreateOleObject('NFe_util_2G.util');

ICMS:=Util.icms2G(ICMS_orig, ICMS_CST, ICMS_modBC, ICMS_pRedBC, ICMS_vBC,

ICMS_pICMS, ICMS_vICMS, ICMS_modBCST, ICMS_pMVAST, ICMS_pRedBCST,

ICMS_vBCST, ICMS_pICMSST,

ICMS_vICMSST, ICMS_vBCSTRet, ICMS_vICMSSRet, ICMS_vBCSTDest,

ICMS_vICMSSTDest, ICMS_motDesICMS, ICMS_pBCOp, ICMS_UFST, ICMS_pCredSN,

ICMS_vCredICMSSN);

MessageDlg('O fragmento XML gerado é: '+#13+#13+ICMS, mtInformation,

[mbOk], 0);

end;

Copyright © FlexDocs Documentos Eletrônicos - 2008-2010 - Todos os direitos reservadosGenerated by TypeFriendly 0.1.3 by Invenzzia

Página 22 de 22ICMS - CSOSN <sup><strong><font size= "2" color="#FF0000">novo</font></...

25/05/2011http://www.flexdocs.com.br/guiaNFe/gerarNFe.detalhe.imp.ICMS.CSOSN.html