curiosidades gestante

18
Bebês e Gravidez Orientações úteis durante a gravidez A gravidez não é uma doença, mas precisa de acompanhamento médico para diminuir os riscos da mãe e do feto. Álcool, fumo e drogas prejudicam você e podem prejudicar seu filho. Evite-os durante a gravidez. Medicamentos e radiografias podem afetar a saúde do feto. Jamais se exponha a eles se não forem indicados pelo médico. Um aumento excessivo de peso durante a gravidez não é desejável. Você mesma é quem mais pode evitar o excesso de peso, com medidas simples mas, que requeiram determinação e força de vontade. a. Pre fir a as carnes na chapa, grelhadas. b. Aumente com mo deraç ão a ing estão de frutas, verduras, pão, arroz, massas e legumes. c. Tente tomar e ntre meio e um litro de leite por dia . Tamb ém pode ser iogurte ou queijo. d. Reduza os ali mentos c om muit a gordura , como b acon, mantei ga e embutidos. e. Reduza alimentos c om muit o açúca r, espec ialmente aque les pré- fabricados, como chocolates, balas, etc. f. Lembre-se que durante toda a gravidez o ideal é ganhar entre 9 e 13 quilos. Você é o melhor vigia. Existe lentidão no trânsito digestivo. Sensação de estômago cheio e "prisão de ventre" são normais. Podem ser aliviados e vitando comer em excesso, não deitando logo após as refeições e preferindo alimentos ricos em fibras (folhas). Durante a gravidez aumenta a sudoração. Se possível, tome um banho de chuveiro todo dia. A pele tende a ficar mais escura em algumas regiões. Proteja-se do sol ou use um chapéu. Durante a gravidez aumenta o fluxo vaginal. Fluxo claro, sem cheiro, que não lhe causa coceira, ardor ou dor, não deve preocupá-la. Escove os dentes após as comidas. A grávida pode ir ao dentista normalmente. Use roupa folgada. Não precisa usar faixa, pois e la pode debilitar a sua musculatura. É aconselhável o uso de meias elásticas. Evite ficar muito tempo em pé. Descanse com as pernas elevadas. Evite sapato de salto, pois ele aumenta o risco de quedas. Você pode praticar esportes, mas não aqueles que sejam violentos ou produzam fadiga excessiva. São recomendáveis as natações e as caminhadas. Você pode trabalhar, desde que seu ofício não produza fadiga física ou mental excessiva. As relações sexuais são permitidas durante a gr avidez, a não ser que seu médico

Upload: flavia-hernandes

Post on 06-Apr-2018

238 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 1/18

Bebês e Gravidez

Orientações úteis durante a gravidez

A gravidez não é uma doença, mas precisa de acompanhamento médico paradiminuir os riscos da mãe e do feto.

Álcool, fumo e drogas prejudicam você e podem prejudicar seu filho. Evite-osdurante a gravidez.

Medicamentos e radiografias podem afetar a saúde do feto. Jamais se exponha aeles se não forem indicados pelo médico.

Um aumento excessivo de peso durante a gravidez não é desejável. Você mesmaé quem mais pode evitar o excesso de peso, com medidas simples mas, querequeiram determinação e força de vontade.

a. Prefira as carnes na chapa, grelhadas.b. Aumente com moderação a ingestão de frutas, verduras, pão, arroz,

massas e legumes.c. Tente tomar entre meio e um litro de leite por dia. Também pode ser

iogurte ou queijo.d. Reduza os alimentos com muita gordura, como bacon, manteiga e

embutidos.e. Reduza alimentos com muito açúcar, especialmente aqueles pré-

fabricados, como chocolates, balas, etc.

f. Lembre-se que durante toda a gravidez o ideal é ganhar entre 9 e 13quilos. Você é o melhor vigia.

Existe lentidão no trânsito digestivo. Sensação de estômago cheio e "prisão deventre" são normais. Podem ser aliviados evitando comer em excesso, nãodeitando logo após as refeições e preferindo alimentos ricos em fibras (folhas).

Durante a gravidez aumenta a sudoração. Se possível, tome um banho dechuveiro todo dia.

A pele tende a ficar mais escura em algumas regiões. Proteja-se do sol ou useum chapéu.

Durante a gravidez aumenta o fluxo vaginal. Fluxo claro, sem cheiro, que não lhecausa coceira, ardor ou dor, não deve preocupá-la.

Escove os dentes após as comidas. A grávida pode ir ao dentista normalmente.

Use roupa folgada. Não precisa usar faixa, pois ela pode debilitar a suamusculatura. É aconselhável o uso de meias elásticas.

Evite ficar muito tempo em pé. Descanse com as pernas elevadas.

Evite sapato de salto, pois ele aumenta o risco de quedas.

Você pode praticar esportes, mas não aqueles que sejam violentos ou produzamfadiga excessiva. São recomendáveis as natações e as caminhadas.

Você pode trabalhar, desde que seu ofício não produza fadiga física ou mental

excessiva.As relações sexuais são permitidas durante a gravidez, a não ser que seu médico

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 2/18

as proibida. Procure uma posição que lhe seja cômoda.

Dores nas costas no final da gravidez são normais. Encoste totalmente nacadeira quando estiver sentada, evite levantar pesos e use um colchão duro paradescansar.

Inchaço de pés e pernas, ao final do dia, não devem preocupá-la. Repouse com

as pernas levantadas e, se possível, use meias elásticas.Você deve procurar o Pronto Socorro se apresentar vômitos persistentes,diarréia, dor quando urina, febre, dor de cabeça que não melhora com analgésicos,sangramento vaginal, perda de líquido pela vagina, contrações, inchaço de mãos ourosto, diminuição ou ausência de movimentos fetais ou qualquer sintoma que vocêconsidere anormal e que não esteja neste quadro.

Prepare-se desde agora para amamentar o seu filho. O leite materno representao melhor alimento, pois além de amor proporciona defesa contra várias doençasque podem ser fatais.Fonte: Rotinas em obstetrícia do HUBDr. Alberto Zaconeta - e-mailConsultório: (61) 245-7444

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 3/18

Alterações fisiológicas durante a gestação 

Autor: Professor Bruno FischerMembro do Gease

 

Diversas alterações ocorrem durante a gravidez, portanto um bom entendimentodelas acaba favorecendo o profissional de educação física a orientar de formaeficiente e segura a mulher que se propõe a praticar exercício físico durante agestação.

Alterações Hormonais

Mudanças significativas no perfil endócrino ocorrem durante a gestação,destacando-se quatro hormônios que desempenham um papel fundamental para amãe e para o feto. Dois desses são os hormônios sexuais femininos estrogênio eprogesterona, os quais são secretados pelo ovário durante o ciclo menstrualnormal, passando a ser secretados em grandes quantidades pela placenta durantea gestação. Outros dois importantíssimos são: a gonodotrofina coriônica e asomatomamotropina coriônica humana.

Estrogênio - As principal funções do estrogênio são promover: proliferação dedeterminadas células (por exemplo, células musculares lisas do útero), aumento davagina, desenvolvimento dos grandes e pequenos lábios, crescimento de pelospubianos, alargamento pélvico, crescimento das mamas e de seus elementosglandulares além de deposição de tecido adiposo em áreas específicas femininas,tais como coxas e quadris. Ou seja, o estrogênio é responsável por desenvolver ascaracterísticas sexuais femininas. Durante as primeiras 15-20 semanas de gravidezo corpo lúteo, responsável pela secreção do estrogênio e do progesterona, aumentaa secreção desses dois hormônios em duas a três vezes o normal, porém após adécima sexta semana a placenta passa a secretar esses hormônios, aumentando deforma drástica sua produção e fazendo com que a secreção de estrogênio fiquecerca de 30 vezes maior que o normal. Durante a gravidez o estrogênio provocauma rápida proliferação da musculatura uterina, aumento acentuado docrescimento do sistema vascular para o útero, dilatação do orifício vaginal e dosórgãos sexuais externos e relaxamento dos ligamentos pélvicos permitindo assim

uma maior dilatação do canal pélvico o que facilita a passagem do feto no momentodo nascimento. O estrogênio também é responsável por uma maior deposição detecido adiposo nas mamas (algo em torno de ½ quilo) fazendo com que elascresçam, aumentando o número de células glandulares e tamanhos dos ductos.

Progesterona - Ao contrário do estrogênio, a progesterona praticamente nãoexerce influência sobre as características sexuais femininas, mas sim sobre opreparo do útero para receber o óvulo fertilizado e da mama para secreção do leite.Durante a gestação, a progesterona atua disponibilizando para o uso do feto,nutrientes que ficam armazenados no endométrio. A progesterona também éresponsável pelo efeito inibidor da musculatura uterina, uma vez que se isso nãoocorresse, as contrações expulsariam o óvulo fertilizado ou até mesmo o feto em

desenvolvimento. As mamas também recebem influência do progesterona, fazendocom que os elementos glandulares fiquem ainda maiores e formem um epitélio

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 4/18

secretor, promovendo a deposição de nutrientes nas células glandulares.

Gonodotrofina coriônica - A função desse hormônio é manter ativo o corpolúteo durante o primeiro trimestre. Sem o corpo lúteo em atividade a secreção deprogesterona e estrogênio seria afetada e assim o feto cessaria seudesenvolvimento e seria eliminado dentro de poucos dias. Após o primeiro trimestrea remoção do corpo lúteo já não afeta mais a gravidez uma vez que a placenta ficaresponsável pela secreção de estrogênio e progesterona em quantidades muitoelevadas. A concentração máxima de gonodotrofina coriônica aconteceaproximadamente na oitava semana, justamente o período que é essencial impedira evolução do corpo lúteo.

Somatomamotropina coriônica humana - Esse hormônio é responsávelprincipalmente pela nutrição adequada do feto, diminuindo, dessa forma, autilização da glicose pela mãe e tornando-a disponível em maior quantidade para ofeto. Ocorre também uma mobilização aumentada de ácidos graxos do tecidoadiposo materno, elevando a utilização dos mesmos como fonte de energia emlugar da glicose. Um outro efeito desse hormônio é auxiliar o crescimento fetal,efeito esse semelhante ao do hormônio do crescimento, contudo esse efeito érelativamente fraco.

A maioria das glândulas endócrinas é alterada. A exemplo disso temos a tireóidetambém afetada, imitando assim os efeitos do hipertireoidismo, causando sintomascomo: taquicardia, palpitações, respiração excessiva, instabilidade emocional eaumento da glândula tireóide. Mas em apenas 0,08% das gestantes ocorrerealmente o hipertireoidismo. É comum ocorrer aumento dos hormônios adrenais, oque provavelmente pode contribuir para o surgimento de estrias róseas de pele.Níveis aumentados de glicocorticóides, estrogênios e progesterona modificam ometabolismo da glicose aumentando assim a necessidade de insulina. A insulinaseproduzida pela placenta pode afetar as necessidades de insulina provocando emmuitos casos a diabetes gestacional.

Alterações Cardiovasculares

O débito cardíaco (DC) aumenta cerca de 30-50% iniciando esse aumento por voltada 16ª e atingindo o pico por volta da 24ª semana. Após a 30ª semana o DC podediminuir um pouco, pois o útero aumentado obstrui a veia cava. Com o DCaumentado, a freqüência cardíaca aumenta de 70bpm, em média, para 80-90bpm,acompanhado de um aumento proporcional no volume de ejeção. O volumesanguíneo também aumenta proporcionalmente com o DC.

Alterações Renais

A taxa de filtração glomerular (TFG) e o fluxo plasmático renal (FPR) sãoaumentados durante a gravidez e esses aumentos são relacionados ao aumento doDC, diminuição da resistência vascular renal e aumento dos níveis séricos de algunshormônios. O aumento da excreção urinária de glicose, aminoácidos, proteínas evitaminas é conseqüência dos aumentos da TFG e do FPR. O volume renal aumentaem até 30% além do normal. O aumento da TFG geralmente causaria uma grandeperda de sódio, porém fatores mitigantes resultam na manutenção da homeostasedeste mineral, inclusive atuando sobre seu metabolismo e resultando numa leveretenção deste mineral. Como a função renal é muito sensível à postura durante agravidez, geralmente aumentando a função na posição supina e diminuindo naposição vertical, a mulher grávida pode sentir necessidade freqüente de urinar

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 5/18

quando tenta dormir.

Alterações Pulmonares

Os estímulos hormonais de progesterona e problemas posicionais causados peloaumento do útero são os responsáveis pelas alterações na função pulmonar.Ocorre aumento do PO2 e diminuição do PCO2, causando hiperventilação. Acircunferência torácica aumenta cerca de 10cm.

Alterações Gastrintestinais

Devido à pressão do útero em crescimento contra o reto e a porção inferior docólon pode acontecer constantemente constipação (intestino preso). Regurgitação eazias também são queixas comuns durante o período gestacional, isso é causadopelo retardamento no tempo de esvaziamento gástrico e do relaxamento doesfíncter na junção do esôfago com o estômago, com conseqüente refluxo do

conteúdo gástrico. O relaxamento do hiato diafragmático também contribui comessas queixas.

Geralmente a gravidez pode ser medida por trimestres, mas esses trimestres têmuma duração desigual uma vez que o terceiro trimestre varia de acordo com otempo total da gravidez.

Primeiro Trimestre (Semana 1 A 12)

A taxa metabólica aumenta em 10-25%, acelerando todas funções corporais.

Os ritmos cardíaco e respiratório aumentam à medida que mais oxigênio tem que

ser levado para o feto e mais dióxido de carbono é exalado.

Ocorre expansão uterina pressionando a bexiga e aumentando a vontade deurinar.

Aumento do tamanho e peso dos seios, além de aumentar a sensibilidade dosmesmos logo nas primeiras semanas.

Surgem novos ductos lactíferos

As auréolas dos seios escurecem e as glândulas chamadas de tubérculo deMontgomery aumentam em número e tornam-se mais salientes.

As veias dos seios ficam mais aparentes, resultado do aumento de sangue paraessa região.

Segundo Trimestre (Semana 13 A 28)

Retardamento gástrico provocado pela diminuição das secreções gástricas, essadiminuição é resultado do relaxamento da musculatura do trato intestinal. Esserelaxamento também provoca um número menor de evacuações.

Os seios podem formigar e ficar doloridos.

Aumento da pigmentação da pele, principalmente em áreas já pigmentadas como

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 6/18

sardas, pintas, mamilos.

As gengivas podem se tornar esponjosas devido à ação aumentada doshormônios.

O refluxo do esôfago pode provocar azia, devido ao relaxamento do esfíncter noalto do estômago.

O coração trabalha duas vezes mais do que uma mulher não grávida e faz circular6 litros de sangue por minuto.

O útero precisa de 50% a mais de sangue que o habitual.

Os rins precisam de 25% a mais de sangue do que o habitual.

Terceiro Trimestre (Semana 29 Em Diante)

A taxa de ventilação aumenta cerca de 40%, passando de 7 litros de ar porminuto da mulher não grávida para 10 litros por minuto, enquanto o consumoaumenta apenas 20%. A maior sensibilidade das vias respiratórias pode causarfalta de ar.

As costelas são empurradas para fora decorrente do crescimento fetal.

Os ligamentos inclusive da pelve ficam distendidos, podendo causar desconfortoao andar.

Desconforto causado pelas mãos e pés inchados, podendo ser sinal de pré-eclâmpsia.

Podem ocorrer dores nas costas devido a mudanças do centro de gravidade e porum ligeiro relaxamento das articulações pélvicas.

Os mamilos podem secretar colostro.

Aumenta a freqüência e vontade de urinar.

Aumenta a necessidade de repousar e dormir.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

GUYTON, A.C.: Fisiologia Humana. Editora Guanabara Koogan S. A., Sexta edição, 1988.

MANUAL MERCK: Fisiologia materna durante a gravidez

STOPPARD, Miriam, O corpo da mulher, um guia para a vida.

Data da Publicação: 27/11/2003

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 7/18

Gestante e atividade física

Autora - Professora Elke Oliveira

Graduada em Educação Física pela Universidade deBrasília.Pós-graduada em Musculação e Treinamento deForça pela Gama Filho e em Fisiologia do Exercíciopela Veiga de Almeida.Membro do GeaseCoordenadora Academia MalhartPersonal trainer

Vários estudiosos relatam a escassez de trabalhos sobre a eficiência e a segurançada atividade física / esportiva para gestantes, principalmente sobre o bem estarfetal e a circulação uteroplacentária. Em parte, isso se deve à grande dificuldade de

registrar com precisão os traçados cardiotocográficos durante o exercício 4, fazendocom que a maioria dos estudos seja realizada durante a recuperação (após oexercício).

O conhecimento do estado de saúde da gestante é muito importante para que umprograma de exercícios seja iniciado. Por exemplo, existem alguns casos em que aatividade física pode ter uma contra-indicação absoluta, como para as portadorasde diabetes tipo I, em casos de históricos de dois ou mais abortos espontâneos,gravidez múltipla, tabagismo e ingestão excessiva de álcool. As contra-indicaçõesrelativas incluem a anemia, histórico de trabalho de parto prematuro, obesidade,diabetes tipo II e condicionamento físico muito abaixo do recomendável (antes dagravidez - sedentarismo) 12. No caso de gestantes saudáveis, há estudos que

apóiam a atividade física (leve a moderada) 3, entretanto algumas precauçõesdevem ser tomadas, entre elas: a obtenção de autorização médica e conhecimentodas alterações potencialmente perigosas que podem surgir durante o exercício.

Principais diferenças metabólicas e cardiovasculares entre mulhergrávida e a não grávida (10): 

Débito cardíaco maior em repouso e durante o exercício submáximo nos doisprimeiros trimestres. No terceiro trimestre, o débito cardíaco apresenta valoresmais baixos e há aumento da possibilidade de hipotensão;

Captação de O2 discretamente maior em repouso e durante o exercício

submáximo;

Consumo de O2 no exercício, com suporte de peso, acentuadamente aumentado;

Freqüência cardíaca maior no repouso e no exercício submáximo;

Volume sanguíneo aumentado de 40 a 50%.

Principais efeitos agudos do exercício na gestante (12) (2):

Redução do fluxo sanguíneo para o útero (o sangue é desviado para os músculosativos), podendo levar à hipóxia fetal (insuficiência de oxigênio). Tal redução estádiretamente relacionada à intensidade e duração do exercício;

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 8/18

Hipertermia fetal, a qual consiste em elevação acentuada da temperatura internada gestante, que geralmente ocorre em exercícios aeróbicos prolongados, ouatividades físicas sob condições de estresse e calor 1;

Redução da disponibilidade de carboidratos para o feto, pois o metabolismomaterno passa a utilizar maior quantidade deste substrato, contudo esta afirmaçãoainda necessita de maior comprovação;

Possibilidade de abortamento durante o primeiro trimestre;

Risco de indução ao trabalho prematuro de parto.

Recomendações quanto à prática de atividades físicas para gestantessem fatores de risco adicionais (13):

Evitar permanecer muito tempo em pé (imóvel), devido à possibilidade de dores

nas costas advindas do esforço excessivo nas fáscias musculares 9;

Qualquer exercício com risco de trauma na região abdominal deve ser evitado;

Mulheres que se exercitam durante a gravidez devem ter atenção especial com adieta 1;

Evitar exercícios vigorosos, pois o débito cardíaco remanescente, neste caso, serápreferivelmente distribuído longe dos leitos esplâncnicos (incluindo o útero) 13;

Durante exercícios aeróbios, deve-se observar os sintomas maternos paraadequar a intensidade da atividade 13;

Interromper o exercício quando estiverem fadigadas e, principalmente, não seexercitarem até exaustão 1;

A prática de exercício deve ser regular (mínimo recomendado: 3x por semana) ea intensidade, de leve a moderada (preferivelmente intermitente) 1;

Exercícios sem suporte do peso corporal são mais indicados (ciclismo, natação,hidroginástica), devido ao menor impacto e reduzido risco de lesão 13;

Intervalos de repouso durante as atividades podem ser úteis para evitar a hipóxia

fetal ou estresse térmico sobre o feto 1;Evitar exercícios na posição supinada, devido ao comprometimento do débito

cardíaco 1;

Manter a hidratação para evitar o aumento acentuado da temperatura corporal.(aumentos normais de temperatura induzidos pelos exercícios acarretam poucorisco ao feto) 10;

Atividades físicas ao final da gestação podem ampliar a resposta hipoglicemicamaternal normal, aumentando a captação da glicose por parte do músculoesquelético materno. Em condições extremas, esta resposta poderia afetar

negativamente o feto 10;

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 9/18

Evitar exercícios em ambientes quentes e/ou úmidos 12;

É importante usar roupas e calçados adequados 13;

As alterações morfológicas devem ser observadas com a finalidade de adequar osexercícios, evitando prejuízos para o bem-estar materno e fetal 13;

Apesar da freqüência cardíaca e do VO2 servirem como parâmetro de intensidade,há indícios de que a percepção subjetiva do esforço seja mais eficiente 2;

Deve-se prevenir o ganho excessivo de peso 13;

Incluir no treinamento exercícios para os músculos da pelve, abdome ediafragma, pois estas musculaturas fortalecidas podem facilitar o trabalho de partovaginal 7.

Modificações Gravídicas (7):

A gravidez traz algumas mudanças indesejáveis ao organismo da mulher, queacabam atingindo, de certa forma, seu estado de humor. Além de ficarem maispesadas, com a coordenação debilitada e menos ágeis que o normal, a auto-estimafica mais baixa. Neste sentido, a atividade física pode ajudar na formação de umaimagem corporal positiva, com o objetivo de proporcionar melhoras na auto-estimae na qualidade de vida, principalmente para as mulheres que já faziam parte de umprograma de exercícios.

Modificações básicas durante a gestação (7):

Aumento uterino em até 1000 vezes (seu peso pode chegar a 6kg);

Com o crescimento uterino, há relaxamento dos ligamentos intercostais e aascensão do

diafragma, levando à expansão da caixa torácica;

Hiper-relaxamento ligamentar;

Instabilidade das articulações dos joelhos e dos tornozelos;

Maior mobilidade da coluna e do quadril;

Projeção do corpo à frente, com a distensão dos músculos abdominais devidoao aumento do

volume uterino;

Diminuição do comprimento do passo;

Para manter o equilíbrio, a gestante aumenta a base de sustentação através doafastando dos

pés. Esta posição acentua a lordose lombar, a qual é compensada pelo aumentona cifose torácica

acompanhada da rotação dos ombros e projeção da cabeça à frente 11.

Conclusão:

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 10/18

O número de mulheres grávidas que participam de atividades físicas temaumentado a cada ano, com isso fica cada vez mais importante estabelecerorientações básicas e prudentes acerca do exercício durante a gestação. A falta deliteratura sobre o impacto do exercício no feto tem preocupado médicos e

profissionais de Educação Física, principalmente no tocante ao comprometimentodo suprimento sanguíneo placentário.

Não podemos desconsiderar que a atividade física regular pode representar umpapel importante na manutenção da capacidade funcional, do peso corporal e dobem-estar geral da gestante.

A atividade física de intensidade leve a moderada é considerada segura e eficientepara grávidas saudáveis, todavia há inúmeras recomendações quanto à sua prática.Mulheres fisicamente ativas durante a gravidez têm mais facilidade de aprimorarsua condição física após o parto. E bem verdade que, existem vários relatos deatletas que foram campeãs logo após o nascimento dos seus filhos. Outro fatorinteressante é a crescente comprovação de que os exercícios podem ajudar notrabalho de parto e, se todos os cuidados necessários forem tomados, a gestantepoderá desfrutar de todos os benefícios do exercício.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

1.AMERICAN COLLAGE OF OBSTETRICIANS AND GYNECOLOGISTS. 1994. Exercise during pregnancy and thepostpartum period. Technical Bulletin. 189.

2.AMERICAN COLLAGE OF SPORTS MEDICINE. 1995. Guidelines for exercise testing and precision. 5th ed.Baltimore: Williams and Wilkings.

3.AVERY ND, STOCKING KD, TRANMER JE, DAVIES GA, WOLFE LA. 1999. Fetal responses to maternal strengthconditioning exercises in late gestation. J Appl Physiol 24(4):362-76.

4.BROSO P; BUFFETTI G.1993. Sport e gravidanza. Minerva Ginecológica. 45:191-7.

5.FOSS ML & KETEYIAN SJ. 1988. Bases fisiologicas do exercício e do esporte. Ed. Guanabara Koogan. Rio deJaneiro.

6.GHORAYEB N & BARROS NETO, TL.1999. O exercício. Ed Atheneu. São Paulo.(10).

7.LOPES CMC; ANDRADE J; ALMEIDA MA. 1999. Atleta Gestante. em: O exercício (editado por GHORAYEB N & BARROS NETO TL). Ed Atheneu. São Paulo.

8.POWERS, SK & HOWLEY ET. 2000. Fisiologia do exercício. Ed Manole. São Paulo.

9.ROMEN Y, MASAKI DI; MITTELMARK RA. 1991. Physiological and endocrine adjustment to pregnancy. Inexercise . 2a ed, Williams and Wilkings, Baltimore, p 9-29.

10.WOLFE LA; BRENNER IKM and MOTTOLa. 1994. Maternal Exercise, fetal well- being and pregnancy outcome.Exercise and Sports Sciences Reviews. 22:145-94.

11.WOLFE L; OHTAKE PJ; MOTTOLA MF and McGRATH MJ. 1989. Physiological interactions between pregnancyand aerobic exercise. Exercise and Sports Sciences Reviews. 17:295-51.

12.WOLFE LA; HALL P; WEBB KA; GOODMAM L; MONGA M and McGRATH MJ. 1989. Prescription of aerobicexercise during pregnancy. Sport medicine. 8:273-301.

13.WILMORE JH & COSTIL DL. 2001. Fisiologia do esporte e do exercício. 2a Edição. Ed. Manole. São Paulo.

Data da Publicação: 28/01/2004

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 11/18

Os Benefícios e Riscos do Exercício Físico na Gestação

Autor: Professor Bruno FischerMembro do Gease

 

Diversos estudos tem demonstrado os verdadeiros benefícios do exercício físicopara gestantes, porém devido a mudanças fisiológicas, morfológicas e psicológicas,a mulher grávida tem que ser engajada em um programa de treinamento bemplanejado, promovendo assim a sua segurança e a do feto (8).

Existem numerosos benefícios biológicos e psicológicos do exercíciodurante a gestação:

Manutenção ou melhora do condicionamento físico

Menor ganho de peso e adiposidade materna

Diminuição de complicações obstétricas

Menor risco de parto prematuro

Diminuição do risco de diabetes gestacional

Menor hospitalização e diminuição na incidência de cesárea

Melhora da auto-estima e auto-imagem

Melhora da sensação de bem estar

Diminuição da sensação de isolamento social

Diminuição da ansiedade, do estresse e do risco de depressão.

A participação de grávidas em exercícios de baixa e média intensidade e na maioriadas atividades recreacionais, geralmente não apresentam nenhum tipo de risco

para a mãe ou para o feto; por outro lado a participação em atividades maisintensas e esportes tem que ser bem analisadas individualmente devido ao fato deexistir risco potencial (1). Para mulheres previamente bem condicionadas e atletasé possível realizar exercícios com mais intensidade sem comprometimento fetal esem risco materno (7). Algumas atividades apresentam baixo risco, outrasapresentam médio risco e outras são desfavoráveis sendo totalmente contra-indicadas.

Atividades de baixo risco

Esse tipo de atividade é recomendada até para grávidas sedentárias, são elas acaminhada, ciclismo, yoga, tai-chi-chuan, natação, hidroginástica, etc. Atividades

aquáticas, principalmente a hidroginástica, tem sido bastante difundidas, pois sãoatividades com um bom componente aeróbio, pouco estresse articular, promovem a

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 12/18

melhora da termoregulação, diminuição da resistência vascular renal, incrementodo fluxo sanguíneo e da filtração renal causada pela pressão hidrostática.

Atividades de médio risco

Tênis, squash, patinação (não indicada para iniciantes devido o risco de queda),ginástica aeróbica, corridas e musculação são exemplos de atividades de médiorisco. A musculação é dentre esses exercícios o que tem maior controvérsia, umavez que existem poucas publicações acerca desse tema. Estudos utilizandotreinamento de força com cargas moderadas e evitando contração isométricamáxima , não tem demonstrado efeitos deletérios e sim benefícios como oincremento de força e flexibilidade (8). O treinamento com pesos pode favorecer ofortalecimento muscular fazendo com que a grávida suporte melhor seu peso,melhore o centro de gravidade, tenha facilidade em realizar tarefas do dia a dia,melhore a postura e principalmente favorece a diminuição de lombalgias.

Atividades desfavoráveis

Qualquer exercício físico de alto impacto, ou esportes de contato físico e risco detrauma devem ser desaconselhados. Esportes como voleibol, basquetebol, futebol,esqui aquático, hipismo ou mergulho possuem grande risco para mãe eprincipalmente para o feto.

Recomendações gerais

Uma série de recomendações e preucações são de suma importância para umaprática segura da atividade física, são elas:

Evitar incremento da temperatura corporal

Evitar fases anaeróbias

Evitar exaustão e fadiga

Evitar exercícios em posição supina

Evitar manobra de Valsalva

Realizar aquecimento e esfriamento

Adequada ingestão calórica e boa hidratação

Alerta aos sinais de desidratação e sobretreinamento

Conclusão

Sem sombra de dúvidas o exercício físico bem orientado traz vários benefícios tantopara a saúde materna, quanto para o feto. Por outro lado o exercício mal orientadoe feito de forma indiscriminada traz vários riscos. A hipoxia, hipertermia, partoprematuro, menor peso fetal, diabetes gestacional e risco de aborto espontâneo sãoalguns dos riscos que podem acontecer durante a gravidez. É imprescindível oacompanhamento de um médico especialista para avaliar possíveis riscos e de umprofissional de educação física para a elaboração de um programa adequado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 13/18

ACOG committee opinion. Exercise during pregnancy and the postpartum period. Int J Gynaecol Obstet. 2002Apr;77(1):79-81

BROWN W. The benefits of physical activity during pregnancy. J Sci Med Sport. 2002 Mar;5(1):37-45.

HATCH MC, SHU XO, McLEAN DE, LEVIN B, BEGG M, REUSS L, SUSSER M. Maternal exercise during pregnancy,physical fitness, and fetal growth. Am J Epidemiol. 1993 May 15;137(10):1105-14

JARSKI RW, TRIPPETT DL.. The risks and benefits of exercise during pregnancy. J Fam Pract. 1990Feb;30(2):185-9

KARDEL KR, KASE T. Training in pregnant women: effects on fetal development and birth. Am J Obstet Gynecol.1998 Feb;178(2):280-6

KRAMER MS. Aerobic exercise for women during pregnancy. Cochrane Database Syst Rev. 2002;(2):CD000180

LUMBERS ER.Exercise in pregnancy: physiological basis of exercise prescription for the pregnant woman. J SciMed Sport. 2002 Mar;5(1):20-31

SMA statement the benefits and risks of exercise during pregnancy. Sport Medicine Australia. J Sci Med Sport.2002 Mar;5(1):11-9

STERNFELD B. Physical activity and pregnancy outcome. Review and recommendations. Sports Med. 1997

Jan;23(1):33-47.

Data da Publicação: 27/11/2003

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 14/18

Primeira consulta pré-natal:

O principal objetivo da primeira consulta pré-natal é a identificação de patologiasespecíficas ou de fatores de risco que possam alterar adversamente a evolução da

gravidez, permitindo ao profissional de saúde a adoção oportuna de medidaspreventivas ou curativas. A identificação desses fatores é concretizada mediante arealização da história clínica, exame físico e solicitação de exames complementares.

1. História Clínica.2. Exame Físico: É obrigatória a realização de um exame físico geral,

minucioso, na primeira consulta, avaliando o estado geral da paciente,pulso, pressão arterial, ausculta cardíaca e respiratória, exame da tireóide,abdômen e membros. Realizamos a seguir o exame físico ginecológico,consistente na avaliação das mamas e exame detalhado da genitália,aproveitando esse tempo para a colheita de material para colpo-citologiaoncológica.

3. Exames complementares: Os exames solicitados no HUB, rotineiramente naprimeira consulta pré-natal, são:

Tipo sangüíneo (se não tiver no prontuário)

Hemograma

Glicemia de jejum

Exame analítico da urina (EAS)

VDRL

Sorologia para rubéola: IgG e IgM (se não tiver exame anterior evidenciandoimunidade)

Sorologia para Citomegalovírus : IgG e IgM (se não tiver exame anteriorevidenciando imunidade)

Sorologia para Toxoplasmose: IgG e IgM (se não tiver exame anteriorevidenciando imunidade)

Sorologia anti-HIV (prévio consentimento da paciente)

Ecografia transvaginal (se idade gestacional < 12 semanas) ou ecografiagestacional, quando ultrapassada essa idade.

Colpocitologia oncótica (se não fez no último ano).

A primeira consulta pré-natal é o momento ideal para o profissional da saúdemostrar à grávida que ela se encontra numa instituição amigável, disposta a lhe

oferecer todos os cuidados para uma gravidez bem sucedida.

Orientações gerais quanto à dieta, vestimenta e higiene devem ser oferecidasdurante o acompanhamento pré-natal.

Fonte: Rotinas em obstetrícia do HUBDr. Alberto Zaconeta - e-mailConsultório: (61) 245-7444

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 15/18

Exercícios recomendados para gestantes

O programa de aula para gestantes, usado pela personal trainer, Silvana Valéria S.

Safady, professora graduada em Educação Física e pós-graduada em Ciências doEsportes, divide-se em quatro partes :

Série Metabólica: exercícios que preparam a gestante para a série principal que ativa acirculação sangüínea, aumenta a capacidade pulmonar e aquece as articulações. Acaminhada poderá ser combinada com movimentos dos membros superiores, visando acorreção postural e também a melhora da capacidade pulmonar. Exercícios: ombro,

 braço, antebraço, intercostais e peitorais.

Duração: de 3 à 5 minutos.Série Principal: nesta série estão os exercícios propriamente ditos.

Destacam-se os exercícios musculares, cuja finalidade é manter a tonicidade dos gruposmusculares que, com a gravidez, se alongam. É aconselhável, também, fazer exercíciosde alongamento para os grupos musculares que se encurtam, neste caso os eretorescostais e os do assoalho pélvico. É importante lembrar que devem ser evitadosexercícios de hiperextensão da coluna.

Duração: 30 à 35 minutos .O trabalho realizado nesta série envolve exercícios peitorais, dorsais, braços, pernas(glúteos, quadríceps, adutores e abdutores), e abdominais.Poderão ser realizados tanto em pé, quanto sentada, decúbito dorsal como lateral. O

 peso ou barra também poderão também ser utilizados.

Série Respiratória:

Baseia-se no ensino e treinamento das respirações específicas nas diversas fases dotrabalho de parto. São realizados as seguintes fases:1ª fase - Dilatação: executa-se a respiração cachorrinho ou vela (no momento que oútero se contrai);2ª Fase- Período Expulsivo: consiste em exercícios respiratórios. O trabalho executado

 baseia-se em encher o pulmão de ar, prender a respiração, elevar a cabeça, fazendo uma pressão abdominal enquanto durar a contração.

Duração: 10 à 15 minutos.O relaxamento é realizado nos 3 a 5 minutos finais da aula, permitindo à gestante voltar a calma.

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 16/18

Recomendações - exercícios durante a

gravidez

 Não há dados em humanos que indicam que a mulher grávida deve limitar a intensidadede exercícios e submeter-se a frequências cardíacas mais baixas em virtude de efeitosadversos potenciais. Para as mulheres sem nenhum risco adicional na gestação e nosresultados perinatais, as seguintes recomendações podem ser feitas:

1.As mulheres podem continuar a se exercitar durante a gravidez e aproveitarem os benefícios originados dos mesmos com esquemas de treinamento leves a moderados.Exercícios regulares ( pelo menos 3 vezes por semana ) são preferíveis às atividadesintermitentes.

2. As mulheres devem evitar exercícios em posição supina ( deitadas sobre as costas )após o terceiro mês. Tal posição está associada com a diminuição do débito cardíaco namaioria das grávidas.

 Nesses casos, durante um exercício vigoroso, o sangue será desviado do útero evísceras, para os músculos e cérebro. Tais regimes de circulação sanguínea devem ser evitados na gravidez, pois podem comprometer a oxigenação do bebê. Períodos

 prolongados de pé numa mesma posição também devem ser evitados.

3. As mulheres devem ter cuidado com a diminuição da disponibilidade de oxigênio para os exercícios aeróbicos, durante a gravidez. Elas devem ser encorajadas amodificar a intensidade do exercício de acordo com os sintomas que apresentem.Devem interromper os exercícios quando se sentirem fatigadas, e não se exercitarem atéa exaustão.Exercícios que envolvem suporte de peso podem, sob algumas circunstâncias, ser mantidos em intensidade semelhante àquelas antes da gravidez. Exercícios tais como

 pedalar e natação minimizam os riscos de danos ao corpo e são mais fáceis de seremmantidos durante a gestação.

4. As alterações morfológicas na gravidez ( alterações do tamanho, forma e peso )servem como contra-indicação relativa aos tipos de exercícios em que a perda doequilíbrio possa ser prejudicial para o bem estar materno-fetal, especialmente no 3º

trimestre. Além disso, qualquer tipo de exercício envolvendo moderado risco para otraumatismo abdominal deve ser evitado.

5. A gravidez requer um adicional de 300 calorias por dia para manter a homeostasemetabólica ( funcionamento estável do organismo ). Assim, as mulheres que seexercitam durante a gestação devem tomar cuidados especiais e manterem uma dietaadequada.

6. As mulheres grávidas que se exercitam no 1º trimestre aumentam suas perdas deenergia e devem assegurar uma hidratação adequada ( tomar bastante líquido ), usar roupas apropriadas e estarem em um ambiente agradável e adequado para a prática dos

exercícios.

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 17/18

7. Muitas das alterações fisiológicas e morfológicas da gravidez persistem por quatro aseis semanas após o parto. Desse modo as rotinas de exercício da gravidez devem ser retomadas gradualmente com base na capacidade física de cada mulher .

Fonte: American College of Obstetricians and Gynecologists.

 por Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (Medicina Reprodutiva)R Abílio Soares, 1125 - Paraíso Fone: 3057-0222 [email protected] 

8/3/2019 Curiosidades gestante

http://slidepdf.com/reader/full/curiosidades-gestante 18/18

Recomendações e contra-indicações

As recomendações acima são dirigidas para mulheres que não possuem qualquer fator 

de risco adicional à boa evolução da gravidez ou bom andamento perinatal do bebê.Um certo número de condições obstétricas podem levar o obstetra a recomendar algumas modificações desses princípios.

As seguintes condições devem ser consideradas contra-indicações aos exercícios

durante a gestação:1. Hipertensão Induzida pela gravidez2. Rotura Prematura das Membranas3. Trabalho de Parto Prematuro anterior ou durante a gravidez atual.4. Incompetência Cervical/Cerclagem do colo uterino ( um procedimento cirúrgico paramanter o feto dentro do útero )

5. Hemorragia persistente no 2º ou 3º trimestres6. Retardo de Crescimento Intra-uterino.Além disso, as mulheres sob certos cuidados obstétricos ou outras condições obstétricas,como a Hipertensão Arterial Crônica, Hipertireoidismo e Doenças Cárdio-vasculares ePulmonares, devem ser avaliadas criteriosamente antes de determinar se um programade exercícios é apropriado ou não.

Fonte: American College of Obstetricians and Gynecologists. por Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (Medicina Reprodutiva)R Abílio Soares, 1125 - Paraíso Fone: 3057-0222 [email protected]