dahora - jun/jul 2009

8
Junho/Julho - 2009 I N F O R M A T I V O Ano IX, Número 31 Idéia básica da Administração pág. 2 Quem Sou eu? Veja o resultado. pág. 8 pág. 7 Exposição dos quadros dos alunos da Oficina de Artes Cor é Luz. Formandos do Projeto Educação para Adultos pág. 2 Banco de Sangue reforça campanha de doação pág. 2 Conheça o Núcleo de Ad- ministração Patrimonial pág. 3 Incubadora e respirador transferidos para o HRA pág. 3 pág. 3 Mulheres guerreira - Setor de Compras do HRA pág. 8 Foto: Marcelo Silveira Tiveram início no dia 23/05, as partidas válidas pela modalidade de futsal na 4º edição da Taça Saúde de futsal e voleibol Mais uma belíssima exposição artística e cultural aconteceu no início do mês de maio no “cantinho acolhedor”, nome dado ao espaço reservado ao “Projeto Talento” do HRA. pág. 8 PROJETO TALENTO DO HRA pág. 4 pág. 8 Vera Lúcia Piovesani, as- sistente social por profissão e comunicadora por paixão. Funcionários recebem elogios por inter- médio do Conte Comigo. pág. 2 Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Upload: marcelo-silveira

Post on 23-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo do Hospital Regional de Assis

TRANSCRIPT

Page 1: DaHora - jun/jul 2009

Junho/Julho - 2009

I N F O R M A T I V O

Ano I X, Número 31

I d é i a b á s i c a d aAdministração

pág. 2

Quem Sou eu? Veja oresultado. pág. 8

pág. 7

Exposição dos quadros dos alunos da Oficina de Artes Cor é Luz.

Formandos do ProjetoEducação para Adultos

pág. 2

Banco de Sangue reforçacampanha de doação

pág. 2

Conheça o Núcleo de Ad-ministração Patrimonial

pág. 3

Incubadora e respiradortransferidos para o HRA

pág. 3

pág. 3

Mulheres guerreira - Setorde Compras do HRA

pág. 8

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Tiveram início no dia 23/05, as partidas válidas

pela modalidade de futsal na 4º edição da Taça

Saúde de futsal e voleibol

Mais uma belíssima exposição artística e cultural aconteceu no início do mês de maio

no “cantinho acolhedor”, nome dado ao espaço reservado ao “Projeto Talento” do HRA.pág. 8

PROJETO TALENTO DO HRA

pág. 4

pág. 8

Vera Lúcia Piovesani, as-

sistente social por profissão

e comunicadora por paixão.

Funcionários recebem elogios por inter-médio do Conte Comigo. pág. 2

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Page 2: DaHora - jun/jul 2009

2I N F O R M A T I V O D A H O R A

I N F O R M A T I V O H R A

É uma publicação do Hospital Regional de Assis

Diretor Técnico de Departamento de SaúdeProf. Dr. José Bitu Moreno

Executivo Público - Cláudio Rodrigues

Fotos e Diagramação - Marcelo Silveira

Reportagem: Marcelo SilveiraFábio ManfioJosé Luís Assuíno

Hospital Regional de AssisPraça Symphronio Alves dos Santos, s/n - CentroCep: 19814-015 - Assis – SPFone: (18) 3302-6000E-mail: [email protected]

Tiragem - 800 exemplares - distribuição gratuita

Equipe do Banco de Sangue reforça campanhaNo dia 24 de maio, a equipe do Banco de Sangue

do HRA, esteve na Câmara Municipal de Assis, para tratar dotema que tem salvado muitas vidas, a doação de sangue.

Na tribuna da Câmara, Nívea Paludetto, diretorado hemonúcleo, discursou em nome de toda equipe e colocoua importância da doação. “Gostaria de destacar que a doaçãode sangue, é um ato relevante de solidariedade humana ecompromisso social, um exercício de cidadania e sobretudoum ato de amor (...) Doar sangue não vicia, não faz mal àsaúde é seguro, não há risco de se contrair doenças infeccio-sas.”, palavras de Nívea.

Nívea em discurso na Câmara

Funcionários do HRA recebem elogios através doConte Comigo

O Conte Comigo é um serviço de assesso-ramento que tem por objetivo oferecer informaçõesao público, ouvir e orientar os cidadãos e apoiar ospacientes internados.

Por intermédio deste sistema, no dia13/05, houve a entrega dos elogios aos funcioná-rios e jovens acolhedores, indicados pelos usuáriosdo HRA.Prof. Dr. José Bitu Moreno entregando os elogios

Vencedores...No dia 28 de abril quatorze funcionários do HRA conseguiram alcançar mais um objetivo e mostraram que com força e vonta-

de todos podem vencer.Os alunos foram contemplados por terem concluído o curso supletivo do Projeto Educação para Adultos.

Os formandos foram: AndréJosé Alves, Rafael Augusto Furniel,Lúcia Bernadete Sprícido Rabassi,Maria da Penha Rosisca Oliveira,Anelita Alves, Lourenço Pacífico daSilva, José David Teixeira, Elisabete

Piauí de Almeida, Aparecida de FátimaBernardo, José Carlos dos Santos, Maurí-cio dos Santos, Sonia Aparecida Cano,Carlos Gonçalves Cota e Zuleide Gomesde Godoy.

Foto

s:Se

verin

oFe

licia

no

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Foto

:Equ

ipe

doBa

nco

deSa

ngue

A idéia básica da administração, que subjaz tanto à teoria quanto à prática da mesma, é a de dirigir a organização, conduzindo-a numadireção compatível com as suas metas e objetivos.

As primeiras teorias mecanicistas de administração foram as “teorias clássicas de administração” do começo do século XX, nas quaisas organizações eram concebidas como conjuntos de partes que se interligavam de maneira precisa e específica – departamentos funcionais co-mo os de produção, marketing, finanças e pessoal – todas unidas por linhas definidas de comando e comunicação.

Os princípios da teoria clássica da administração impregnaram tão profundamente o nosso modo de conceber as organizações empre-sariais que, para a maioria dos gerentes, o projeto de estruturas formais ligadas por linhas claras de comunicação, coordenação e controle tornou-se uma espécie de segunda natureza.

Para funcionar como deve, a máquina tem de ser controlada por seus operadores e obedecer aos comandos deles. Por isso, a finalidadesuprema da teoria clássica da administração é a de provocar operações eficientes por meio de um controle que se exerce de cima para baixo. Osseres vivos, por outro lado, agem com autonomia. Não podem ser controlados como máquinas. Tentar fazer isso é o mesmo que privá-los da suavitalidade.

A teoria mecânica da administração obteve, é certo, muito êxito em aumentar a eficiência e a produtividade, mas provocou tambémuma animosidade generalizada contra as empresas administradas de maneira mecânica. O motivo é óbvio: a maioria das pessoas simplesmentenão gosta de ser tratada como engrenagem de uma máquina.

Nos momentos de mudanças, ficam evidentes os problemas. A necessidade de que todas as mudanças sejam projetadas pela adminis-tração e impostas à organização tende a gera uma rigidez burocrática. A metáfora da máquina não deixa espaço para as adaptações flexíveis, parao aprendizado e para a evolução.

De forma que algumas características atuais passam, entre outras, primeiro por uma forte noção de comunidade interna e de identidadecoletiva, construída em torno de um conjunto de valores comuns; uma comunidade na qual todos os membros saibam ser amparados em seusesforços para atingir os seus próprios objetivos, e segundo por uma abertura para o meio externo, pela tolerância à entrada de novos indivíduos enovas idéias e, em conseqüência, por uma capacidade manifesta de aprender e de adaptar-se a novas circunstâncias.

Essas reflexões de Edgar Morin são eixo orientador de muitas iniciativas que se multiplicam no hospital. Para destacar algumas maisatuais desejamos enaltecer os funcionários que se formaram e os que estão estudando para terminarem os níveis fundamental e médio de ensino(parceria HRA/SESI), além daqueles que exibem seus talentos de grande criatividade e de alto valor artístico no Projeto Talento. Parabéns atodos.

Prof. Dr. José Bitu Moreno

IDÉIA BÁSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Page 3: DaHora - jun/jul 2009

3

A exposição dos quadros dos alunos, funcionários do HRA, daOficina de Artes “Cor é Luz”, ministrado pela artista plástica Cinara

Matiotti, que ocorreu nos dias27, 28 e 29 de junho, foi umgrande sucesso.

O programa faz partedos projetos de humanizaçãodo hospital e ajudam os fun-cionários a desenvolver a au-to-estima e a lidar com situa-ções estressantes.

O projeto é realizado em parceria com o Recursos Humanos doHRA.

Exposição dos Quadros da Oficina “Cor é Luz”

I N F O R M A T I V O D A H O R A

Conhecendo melhor a organização do nosso HospitalRegional de Assis, a Diretoria da Gerencia de Administraçãoe Infra-Estrutura, esta organizada em 08 (oito núcleos):a) Núcleo de Comunicações Administrativas;b) Núcleo de Finanças;c) Núcleo de Compras e Gestão de Contratos;d) Núcleo de Controle de Materiais;e) Núcleo de Administração Patrimonial;f) Núcleo de Manutenção Predial e de Equipamentos;g) Núcleo de Higiene Hospitalar;h) Núcleo de Atividades Complementares.

Hoje vamos falar do Núcleo de Administração Patri-monial, que conforme Decreto 53.240 de 16 de julho de2008, que reorganizou a estrutura de nossa Unidade, têmcomo atividades compreendidas em sua área de atuação:a) cadastrar e chapear o material permanente e equipamentosrecebidos;b) manter cadastro dos bens móveis e controlar a sua movi-mentação;c) verificar, periodicamente, o estado dos bens móveis eequipamentos, solicitando providências quanto à sua manu-tenção, substituição ou baixa patrimonial;d) providenciar o seguro de bens móveis e promover outrasmedidas administrativas necessárias à defesa dos bens patri-moniais;e) proceder, periodicamente, ao inventário dos bens móveisconstantes do cadastro, providenciando o arrolamento da-queles considerados inservíveis.

Este Núcleo está composto por dois servidores, aliás,duas funcionarias, a gerente de núcleo Vera e a colaboradoraElizabete Piau.

Alem das atividades, estabelecidas pelo Decreto, esteNúcleo esta sempre em contato direto com todas as áreas denossa Unidade, a fim de auxiliar, prover, remanejar e atenderas necessidades de cada área quanto a necessidade de bensmoveis.

Também vem desenvolvendo um grande projeto, quese refere a localizar nas Unidades do Estado não só da Se-cretaria da Saúde , mas em todas as Secretarias, a disponibi-lidade de materiais, que não estão sendo utilizados e podemser remanejados para nossa Unidade, neste ultimo mês, esteNúcleo conseguiu a transferência para a nossa Unidade dediversos moveis hospitalares (Poltronas para acompanhan-tes, longarinas, carrinhos de transporte, divãs, cadeiras fixas,

mesa ginecológica, freezer, armários, escadinhas, camashospitalares, mesas cabeceira, mesas cirúrgicas, entre outrosmoveis), equipamentos médicos (auto clave, respirador eincubadora), maquinas para lavanderia (secadora e maquinade lavar) o que proporciona, melhores condições de trabalhopara nós funcionários, agilidade emsuprir nosso Hospital com estes ma-teriais, economia para o Estado,como também na preservação domeio ambiente, pois estes materiais,se não fossem transferidos para nos-sa Unidade provavelmente acabari-

am em algumdeposito edepois noferro velho.Por isso para-benizo e acre-dito que todosos funcioná-rios deveriamtambém para-benizar estasduas colaboradoras deste Hospital,que dentro da dificuldade de seremapenas duas pessoas na área, dão con-ta do recado e buscam novas alternati-vas.Parabéns Vera e Beth Piauí.Vera Lúcia

Beth Piauí

Longarinas já estão sendo usadas

Conheça o Núcleo de Administração Patrimonial do HRA

Uraci ao lado da incubadora

Os funcionários do HRA, Uraci de Oliveira Dutra (setor de equipamento)e Vera Lúcia Alves (setor de patrimônio), conseguiram adquirir, por meio detransferência, uma incubadora de transporte de recém nascido e um ventila-dor pulmonar. Eles entraram em contato com o Capitão Galetti, da Polícia Mili-tar, em São Paulo, e ficaram sabendo que os equipamentos citados seriampara adaptação em helicóptero de socorro, mas infelizmente a adaptação nãofoi possível e as máquinas não estavam sendo usadas e por este motivo foiautorizado as transferências para o HRA.

A incubadora de transporte será utilizada para transporte na UTI móvele o ventilador pulmonar na UTI - Neonatal.

Incubadora e respirador são transferidos para o HRA

Professora Cinara com alguns alunos do curso durante a exposição

Cinara Matiotti com a equipe de RH

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Eas

y P

DF

Cre

ator

is p

rofe

ssio

nal s

oftw

are

to c

reat

e P

DF.

If y

ou w

ish

to re

mov

e th

is li

ne, b

uy it

now

.

Page 4: DaHora - jun/jul 2009

4I N F O R M A T I V O D A H O R A

Vera Lúcia Piovesani, assistente social por profissãoe comunicadora por paixão.

Nasceu no dia 12 de agosto de 1957 na cidade deAssis-SP. Seu pai era italiano radicado no Brasil e sua mãeneta de bugres da Amazônia e juntos tiveram 12 filhos,seis homens e seis mulheres, e somente um é falecido, omais velho, que se estivesse vivo estaria com 81 anos. Tem55 sobrinhos, um filho, Luís Gustavo Piovesani Zanoto, com30 anos, casado com Andressa Arantes Toito e um neto,Pedro Henrique Arantes Zanoto, com 5 aninhos.

Sua vida de estudos decorreu da seguinte forma:cursou o primário no Colégio Thomas Menk, o ginásio noInstituto Clybas Pinto Ferraz e técnico em contabilidade na

Escola de Co-mércio de Assis.

Com umolhar brilhando falou da grande saudade dos professo-res Dulce Marana Jubran, Maria Cristina Senatori eClarinda Arão da Rocha, que eram do Thomas Menk,de Vanir e Orlando Moreno Ramos, José Carlos deMaio, Loide Fraga Moreira e Milton Rocha, do InstitutoClybas, e Vanderlei dos Santos, o china, e Paulo Fer-nandes Barreira, da Escola do Comércio.

Cursou serviço social na Associ-ação de Ensino de Marília, hoje Uni-mar, onde também se especializou emdesenvolvimento da comunidade. Atu-ou por mais de 20 anos como assisten-te social e diretora do Escritório Regio-nal de Ação Social de Assis, da Secre-taria de Assistência Social do Estadode São Paulo, que assessorava 13 mu-nicípios da região de Assis, onde fezimplantação de ações de projetos eprogramas na área da criança e adoles-cente, família, idoso, pessoas com defi-ciência, associações, entidades sociaise conselhos municipais.

Nada do que foi seráDe novo do jeito que já foi um dia

Tudo passa, tudo sempre passaráA vida vem em ondas como o mar

Num indo e vindo infinito

Lulu Santos

Vera Lúcia Piovesani

com o neto Pedro

Vera com o amigo Parisi

Com seus irmãosFo

to:M

arce

loSi

lvei

ra

Foto

:Arq

uivo

pess

oal

Foto

:Arq

uivo

pess

oal

Eas

y P

DF

Cre

ator

is p

rofe

ssio

nal s

oftw

are

to c

reat

e P

DF.

If y

ou w

ish

to re

mov

e th

is li

ne, b

uy it

now

.

Page 5: DaHora - jun/jul 2009

5I N F O R M A T I V O D A H O R A

Atua como diretora de comunicação do Grupo de Apoio a Pessoa com Deficiência, GA-PED, da Associação dos Deficientes Visu-ais de Assis e Região, ADIVAR e do Conse-lho Comunitário de Segurança, CONSEG.

Trabalhou como radialista na RádioDifusora de Assis, apresentava o programaJogo Aberto, que era de entrevistas e MPB.Atualmente é apresentadora do programade TV “Vera Piovezzani Entrevista” que éexibido ao vivo todas as quintas-feiras, às21h00, pelo canal 10, da TV cabo de Assis.

Foi articuladora do processo da re-forma da Praça, em frente ao HRA, e do

grupo inicial de ativação da UTI da San-ta Casa. A sete meses veio transferida,do CCI, para o Hospital Regional de As-sis, onde foi convidada pelo Diretor Téc-nico de Departamento de Saúde, Prof.Dr. José Bitu Moreno, para assessorá-loe também desenvolver junto com a dire-toria de Recursos Humanos, projetos dehumanização, sendo um deles o ProjetoTalento, que visa a comunicação e valo-rização dos funcionários, levando açõesque integrem o HRA a comunidade.

Lutadora pelas causa sociais

Em frente ao HRA

Articuladora do processo da reforma da Praça

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Eas

y P

DF

Cre

ator

is p

rofe

ssio

nal s

oftw

are

to c

reat

e P

DF.

If y

ou w

ish

to re

mov

e th

is li

ne, b

uy it

now

.

Page 6: DaHora - jun/jul 2009

6I N F O R M A T I V O D A H O R A

ATENÇÃO: recadastramento anual obrigatório para todos os servidores aniversariantes do mês de junho, não deixem de se recadastrar, entre no site:www.gestaopublica.sp.gov.br/recadastramentoanual

Lição de Vida

A morte é justiça divina, ela não faz distinçãode raça cor ou religião,pobre ou rico, que more

em casebre ou em mansão.Quando menos o caboclo espera

ele vai para dentro do caixãoe os filhos ficam desamparados

sem nenhuma proteção.

A esposa é falecida, mas estou conformado,ela era uma mulher religiosa que serviu a

Deus no passado.Seu depósito está na

Sepultura e na última morada aguardaa ressurreição do justo juiz pra ser coroada.

Hoje eu não estou sozinho, porqueDeus está do meu lado,

Ele me deu a recompensa davida e a saúde e já estou aposentado,

hoje vivo feliz contente no meu barraco folgadoe jamais eu terei lembranças do passado.

Quem tem confiança em Deuse no seu filho Jesus,

que morreu pregado sobre a cruz,surgirá na sua vida um caminho radiante de luz

conduzindo todos os passospra ir encontrar com o Senhor Jesus

A pobreza não é defeito e ariqueza é um dom de Deus,

eu conheço pobre que é feliz, como eu,que na vida já venceu,

com trabalho e honestidade.A recompensa chegou,eu formei dois filhos,

um advogado e o outro formei doutor.

Autor: Orlando Bueno GouveaFrutal do Campo-SP

AsMulheresGuerreiras

Uma das lendas mais persistentes da humanidade fala sobreas mulheres guerreiras, que teriam existido na região do Mediterrâneo eemigrado para a América. Existem inúmeros sinais de sua passagem poraqui, inclusive no Brasil.Guerreiras

Segundo se diz, as amazonas eram guerreiras que se estabele-ciam em espécies de repúblicas femininas situadas, inicialmente, naregião do Cáucaso, e depois na Capadócia, às margens do rio Termodon-te. As amazonas veneravam Ártemis, com quem se identificavam e cujoculto foram as primeiras a introduzir na sociedade da época. A deusaportava um arco de prata e era acompanhada por um alce e uma matilhade lobos, chamados de alani. Ártemis costumava proteger os puros einocentes, as mulheres maltratadas. Ela era protetora dos jovens, dafertilidade feminina, etc.

Essas guerreiras tiveram participação em diversos episódiosda mitologia grega, sempre se distinguindo por seu espírito rebelde, porsua grande coragem e beleza. Na guerra de Tróia, colocaram-se ao ladodos Troianos, contra os Gregos. Durante uma batalha, Pentessiléia —uma das rainhas que as Amazonas tiveram — travou uma luta corpo acorpo com Aquiles. O combate foi feroz e equilibrado, até Pentessiléiatombar ao chão. Quando Héracles (Hércules), em um dos seus trabalhos,arrebatou o cinturão da rainha Hipólita, e sua irmã Antíope foi raptadapor Teseu, as amazonas invadiram Atenas em represália, onde foramaniquiladas.

Uma versão da história afirma que essa derrota foi a causadelas emigrarem para além-mar, na foz de um grande rio. Tróia semprefoi um posto comercial, e com certeza os marinheiros que lá aportavamtraziam notícias e conheciam novas terras. Teria sido nesse momentoque elas se mudaram para a Amazônia? Diz a lenda que muitas sobrevi-ventes atravessaram o Oceano Atlântico e formaram uma civilização nasflorestas abundantes da América do Sul. Quem sabe? .

Acredito que estas guerreiras vieram para cá sim, e em nossoHospital temos vários exemplos, um bom exemplo esta em nosso Núcleode Compras, formado por nove guerreiras, sendo: Jussara, Vanda, Silvia,Tina, Josely, Suelizinha, Sueli, Virginia e Helena.

Pois é assim que vejo esta equipe, que sempre está disposta enão tem medo de enfrentar qualquer problema.

A equipe é pequena em número, mas é grande no que faz.Este ano no período de janeiro à maio, já realizamos 306 licita-

ções nas diversas modalidades licitando 2.371 itens. Estes itens são queabastecem nosso Hospital com insumos, medicamentos, reagentes econtratações de diversos serviços.

Essas mulheres também são boas de negociação, em médiatem economizado 10,32% em cada licitação.

Muitas vezes estas guerreiras ficam esquecidas, só nos lembra-mos delas quando precisamos de algum material, mas sempre estãoalertas e em guarda, para que possamos executar nossas atividades,com tranqüilidade.

José Luis

Helena, Silvia, Josely, Virginia, Sueli, Jussara, Sueli, Vanda e Tina

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Eas

y P

DF

Cre

ator

is p

rofe

ssio

nal s

oftw

are

to c

reat

e P

DF.

If y

ou w

ish

to re

mov

e th

is li

ne, b

uy it

now

.

Page 7: DaHora - jun/jul 2009

7I N F O R M A T I V O D A H O R A

Fonte: www.turmadamonica.com.br

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Page 8: DaHora - jun/jul 2009

8I N F O R M A T I V O D A H O R A

QUEM SOU EU?

Trabalho no Hospital Regional de

Assis desde 1991.

Descobriu quem sou eu?

Veja o resultado na próxima edição.

Resposta da ediçãoanterior

Descobriu quemsou eu?

Sou Isabel Cristina Nucci

de Souza.

Trabalhei como assistente de

diretor. Atualmente já não

estou mais no HRA, no mês

passado fui transferida para

outra instituição.

Saudades de vocês...Foto

:arq

uivo

pess

oal

Foto

:arq

uivo

pess

oal

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Tiveram início no dia 23/05, as partidas válidas pela moda-

lidade de futsal na 4º edição da Taça Saúde de futsal e voleibol – SES.

A equipe de futsal feminino do HRA fez bonito e bateu Pro-

missão em pleno ginásio Dra. Maria Cristina Schimdt na cidade de

Promissão pela contagem de 6 x 0. Com o resultado as meninas de

Assis assumem a liderança isolada do grupo 01 com seis pontos em

duas partidas.

Atuaram

na partida Sueli,

Tina, Telma, Silézia

e Josely. Entraram

ainda no decorrer

da partida Vera e

Sheila. Anotaram os

gols pela equipe

assisense Silézia (4) e Telma (2).

Pelo próximo compromisso a equipe de volei feminino do

Hospital Regional de Assis receberá a equipe de Lins no Ginásio de

Esportes Jairo Ferreira dos Santos – Jairão. A partida será no próximo

dia 13/06 às 10h30 da manhã. Maiores informações sobre a Taça

Saúde no site:

http://www.gps.saude.sp.gov.br/tcsaude2009/default.asp

Equipe de Futsal feminino do HRA

Agradecimento

A gerencia do Núcleode Hematologia agradece odesempenho e a participa-ção da equipe de Captaçãode doadores de sangue queatuou com grande sucessona campanha de doação desangue do mês de abril emaio superando as expectati-vas.

O Hemonúcleo em par-ceria com o Núcleo de Servi-ço Social alcançou a metaproposta realizando junta-mente com os funcionáriosum trabalho efetivo. Para-béns a toda equipe!Adão, Adilson, Adriana, Anto-nia, Aparecida Elizabete, Eu-nice Maeda, Fabiana, Isabel,Josefa, Maria Donizete, Rute,Telma, Vera.

Mais uma belíssima exposição artística e cultural aconteceu no início domês de maio no “cantinho acolhedor”, nome dado ao espaço reservado ao “ProjetoTalento” do HRA. Poesias dos poetasMaria Aparecida de Paiva, AntonioCarlos Feitosa e Ademir Batista dosSantos e peças em gesso de Teresi-nha Lopes Garcia Torreti, vieramcompor o ambiente. Não faltaramelogios por parte dos usuários efuncionários. “Um hospital devemesmo perder a “cara” de doente,essa iniciativa é louvável, para-béns.”, relatou uma funcionária doHRA.

O “Projeto Talento” doHRA nasceu após uma avaliação enecessidade de mais comunicaçãoentre os grupos de funcionários doHRA e para formar um trabalhorelacionado à humanização, além decriar um elo entre hospital e comuni-dade revertendo ao bem estar dospacientes. A iniciativa foi do Diretordo HRA, Prof. Dr. José Bitu Moreno,a equipe de Recursos Humanos e daAssistente Social Vera Lúcia Piove-sani, que o coordena, e auxiliado porBenedita Quintiliano.

“As peças depois deexpostas são comercializadas em“Ateliê Doméstico”, tirando os artistas do anonimato e transformando-os em prota-gonistas e também gerando renda alternativa.”, comentou Vera Piovesani, coorde-nadora do projeto.

As exposições acontecerão uma vez por mês. As próximas estão previs-tas para os dias 01 a 05 de junho e excepcionalmente nos dias 22 de junho a 03de julho, em comemoração ao aniversário da cidade de Assis.

Teresinha, Antonio Carlos e Vera Piovesani

Foto

:Car

los

-FAM

EMA

Foto

:Mar

celo

Silv

eira

Eas

y P

DF

Cre

ator

is p

rofe

ssio

nal s

oftw

are

to c

reat

e P

DF.

If y

ou w

ish

to re

mov

e th

is li

ne, b

uy it

now

.