definitivo missão

45
Lo q u e se d ic e d e la C r is t o l o g í a S e a p l ic a a la E c l e s io l o g a í

Upload: pmgv5

Post on 07-Jul-2015

781 views

Category:

Spiritual


0 download

DESCRIPTION

formação missionária

TRANSCRIPT

Page 1: Definitivo   missão

Lo q u e s e

d ic e d e l a

C r is t o l o g ía

S e a p l ic a a

l a

E c l e s io l o g

a í

Page 2: Definitivo   missão

América latina:América latina:

EncontroEncontro de povos e culturas de povos e culturas

“As sementes do Verbo”(P. 401) presentes nas culturas indígenas, facilitaram encontrar no Evangelho respostas a suas aspiracões. “Cristo era o Salvador que desejavam silenciosamente” (B XVI-SD 15).

Page 3: Definitivo   missão

A Igreja está chamada a repensar e vitalizar a novidade do Evangelho, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus cristo que suscite discípulos e misionários.(11)

Page 4: Definitivo   missão

Uma fé católica reduzida a bagagem, a elenco de normas e proibicões, a devocões fragmentadas, a uma participacião ocasional em alguns sacramentos, a repeticão de princípios NÃO SE SUSTENTA.

“ A todos nos resta recomeçar a partir Cristo” . (NMI 28-29) .

Page 5: Definitivo   missão

Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas por um encontro com acontecimento, com uma Pessoa,que da um novo horizonte e uma orientação decisiva!!. (12)

Page 6: Definitivo   missão

Na A.L e Caribe, quando muitos povos se preparam para celebrar o bicentenário de sua independência, o desafio é revitalizar nosso modo de ser católicos e nossas opções pessoaiss pelo Senhor, para que a fé se enraíze como encontro vivificante com Cristo. (13)

Page 7: Definitivo   missão

Aqui está o desafio que enfrentamos: mostrar a capacidade da Igreja, para promover e formar discípulos e misionários que respondam a vocação recebida e comuniquen em todos os lugares transbordando de gratidão e alegria o dom do encontro com Jesus Cristo. Não temos outra prioridade que não seja ser instrumentos do Espírito na Igreja. (14)

Page 8: Definitivo   missão

No encontro com Cristo, queremos expressar a alegría de ser discípulos e ser enviados com o TESOURO do EVANGEL HO.

Ser cristão não é uma carga, é UM DOM DO PAI EM JESUS CRISTO. (28)

Page 9: Definitivo   missão

A alegría do encontro com Jesus Cristo, Filho de Deus, encarnado e redentor, desejamos que chegue a todos os homens e mulheres a beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (L c. 10, 29-37; 18, 25-43) . (29)

Page 10: Definitivo   missão

Esforços pastorais orientados ao encontro com Jesus Cristo seguem dando frutos:•Formação de catequistas;•Renovação L itúrgica;Apreço aos sacerdotes, Testemunho de vida e trabalho; •Diaconato permanente em algumas Igrejas;•Esforço formativo em Seminários e Casas de formação;•Diversos métodos de nova evangelização;

Page 11: Definitivo   missão

A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhar e anunciar de persoa a persoa, de comunidade a comunidade, da Igreja a todos os confins do mundo (Hch. 1,8) . (145)

Page 12: Definitivo   missão

Jesus Saiu ao encontro de situações muito diversas: homens e mulheres, pobres e ricos, judeus e extranjeiros, justos e pecadores… convidando a todos a seu seguimento. Por isto o discípulo missionário há de ser um homem ou uma mulher que visibilize o amor misericordioso do Pai entre pobres e pecadores. (147)

(Est por construir esta cristolog a e esta eclesiolog a á í í(Taller l..A Ap.)

Page 13: Definitivo   missão

Jesus elege aos 12 para viver em comunhão com E le (Mc. 3,14) favorecer o encontro e avaliar a missião. Jesus lhes disse: “ Venham vocês. Vamos a um lugar sossegado para descansar um pouco” (Mc. 6, 31-32) . Em outras oportunidades, se encontrará a sós para explicar-lhes o mistério do Reino (Mc. 4, 11.33-34) e com o grupo dos 72 (L c. 10, 17-20) . (154)

Page 14: Definitivo   missão

A comunidade missionária diocesana, deve sair ao encontro de quem ainda não crê em Cristo. (168) .

Page 15: Definitivo   missão

3. Formação “ bíblico-doutrinal” , ferramenta fundamental, única maneira de amadurecer sua experiência religiosa e de fé.

4. Compromisso missionário de toda a comunidade, que sai ao encontro dos aleijados, se interesa por eles, os convida a voltar para a Igreja. (226)

Page 16: Definitivo   missão

Uma autêntica proposta de encontro com Jesus Cristo, deve estabelecer-se sobre o fundamento da Trindade-Amor.

O Pai nos atrai por meio da entrega Eucarística de seu Filho (Jo. 6,44) e no realismo da Encarnação, pela qual podemos: ouvir, ver, contemplar e apalpar com nossas mãos a Palavra de Vida. (Jo. 1,1) . (240 241 242)

Page 17: Definitivo   missão

O DISCÍPUL O

Não se começa a ser discípulo por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas através de um encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá novo horizonte e orientação decisiva. Isto é o que os Evangelhos nos conservaram como início do cristianismo.O Que buscam? (Jo. 1,38)

Page 18: Definitivo   missão

Em nosso continente se levantam as perguntas:Mestre onde vives? (Jo. 1,38)“ Venham e vejam” (Jo 1,39)

Onde encontramos um autêntico proceso de conversão, comunhão e solidaridade?. Quais os lugares, as pessoas, que nos põem em comunhão contigo?.

Page 19: Definitivo   missão

• , “ A Igreja é nossa casa” , Na Igreja católica temos tudo o que é bom, tudo o que é motivo de segurança e de consolo” . … (B. XVI) ( 246)

Page 20: Definitivo   missão

2. “ Ao iniciar a nova etapa que a Igreja missionária da A .L e Caribe, se dispõe a emprender o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. Por isto é preciso educar o povo na leitura e meditação da Palavra …” (B XVI) .

Page 21: Definitivo   missão

3. “ L ectio divina” :

forma de aproximar-se da Sagrada. Escritura.

L eitura orante que conduz ao encontro

com Jesus Mestre. (249)

Page 22: Definitivo   missão

4. O encontro com Jesus Cristo nos pobres, aflitos, enfermos, é uma dimensão constitutiva de nossa fé em Jesus Cristo. (257)

Page 23: Definitivo   missão

5. A piedade popular, espaço de encontro com Jesus Cristo. B. XVI a apresentou:“ Aparece nela a alma L atino Americana, Precioso tesouro da Igreja na A .LPromovê-la e protegê-la.Reflete a sede de Deus, que só os pobres e simples podem conhecer” . (258)

Page 24: Definitivo   missão

A decisão de partir para o santuário, é confissão de fé, canto de esperança e a chegada: um canto de amor. (259)

A Religiosidade popular, imprescindível ponto de partida, para conseguir que a fé do povo, amadureça e seja fecunda. (Dir. Piedade Popular. e L iturgia) . (262)

Page 25: Definitivo   missão

A piedade popular, verdadeira experiência de amor teologal e sabedoria sobrenatural, é encontro pessoal com o Senhor. Integra o corpóreo, o simbólico e as necessidades concretas. É espiritualidade encarnada na cultura dos simples. (263)

Page 26: Definitivo   missão

“ O papa (BXVI) vêio a Aparecida, com viva alegria, para dizer-lhes em primeiro lugar: permaneçam na escola de María, inspirem-se em seus ensinamentos. Procurem acolher e guardar dentro do coração as luzes que E la, por mandato divino, lhes envia lá do alto”

(Discurso-Reza do Rosário

(12 de Maio 2007) . (270)M a r i a , l u g a r d o e n c o n t r o

c o m Je su s.

Page 27: Definitivo   missão

6. A vida dos Santos, é lugar privilegiado de encontro com Jesus Cristo; Suas vidas inspiram o ser e ação da comunidade Cristã do continente. (273)

Page 28: Definitivo   missão

O D IS C IP U LAD O E O E N C O N T R O C O M

JE S U S .

a Opção de Aparecida é o discipulado: “ Venham e vejam” (Jo. 1, 39) .

O discípulo é alguém apaixonado pelo “ encontro” com Cristo. 276-277

Page 29: Definitivo   missão

O encontro com Cristo no discipulado, é uma busca, que se inicia e propicia pelo “Kerigma” como condutor do processo. Só a partir do Kerigma se dá a posibilidade da inicição cristã verdadeira. O discipulado do encontro com Cristo, requer uma Catequese permanente. (278)

Page 30: Definitivo   missão

Os Seminários e Casas de Formação da Vida Religiosa, são espaços privilegiados de discipulado e encontro com o Senhor. (327)

Page 31: Definitivo   missão

P r o c e s s o d e f o r m a ç ã o d o s D is c íp u lo s M is s io n á r io s :1. O encontro com Jesus Cristo o KERIGMA, FIO CONDUTOR DO PROCESSO DA Iniciação cristã.2. Conversão: resposta a escuta.3. Discipulado: seguimento do Mestre 4. Catequese permanente e vida sacramental.

Page 32: Definitivo   missão

5. A missião. O discípulo a medida que conhece e ama a seu Senhor, necessita compartilhar a alegría de ser enviado ao mundo a anunciar a J.C e a fazer realidade o amor, o serviço aos mais necessitados e não como etapa posterior à formação.

Page 33: Definitivo   missão

O itinerário formativo do cristão, na tradição mais antiga da Igreja teve carácter de experiência do encontro com Cristo, experiência que introduz na celebração dos sacramentos (290)

Page 34: Definitivo   missão

De nosso encontro com Cristo, brota tambem a solidaridade como atitude permanente de encontro, irmandade e serviço, defesa da vida e dos dereitos dos mais vulneráveis (394)

Page 35: Definitivo   missão

Na cidade, lugar de desejos, esperança e dores, em meio das sombras da violência, a pobreza e o individualismo, as cidades são lugares de liberdade e oportunidade, é possível ali experimentar o vínculo da fraternidade, a solidaridade e a universalidade, num caminhar ao encontro com o outro. Deus vive na cidade. (514)

Page 36: Definitivo   missão

“ Aos pobres sempre os tereis com vocês e podem socorrer-lhes quando quiserem” (Mc. 14, 7) , pode entender-se deles, porque formam parte de cada família, povo e nação. Quase esquecidos, descuidados pela sociedade e os próprios familiares. (548)

Page 37: Definitivo   missão

Para converter-nos em uma Igreja cheia de ímpeto, temos que ser de novo evangelizados. É necessário:•Cuidar da religiosidade popular, evangelizá-la pela vida sacramental. Fortalecer a fé, “ recomeçar a partir de Cristo” .•Só graças ao ENCONTRO COM CRISTO, que transborda em gratidão e alegría, somos resgatados de nossa CONCIÊNCIA IL HADA e saímos a comunicar a VIDA. (549)

Page 38: Definitivo   missão

Comunidade de comunidades-CEB (170 a 177; 178 a 180) .

Paróquias: células vivas da Igreja (SD 55)

Todos responsáveis pela evangelização em cada ambiente.(87)

Page 39: Definitivo   missão

Exige reformular estruturas. A fonte é o Discipulado Missionário. (172) e sua formação (174)

A partir da Eucaristia, a Catequese, a vida sacramental e a Caridade (175)

Page 40: Definitivo   missão

As CEBs, escolas que formaram cristãos comprometidos, discípulos missionários, recorrem á experiência das primeiras comunidades Cristãs (Atos.2,42-47) , ganham um maior conhecimento da Palavra de Deus e ao compromisso social (178) .

Page 41: Definitivo   missão

Os Párocos, animadores de uma comunidade de Discípulos missionários, promotores da diversidade missionária (201-207)

Na Paróquia, a família é a Primeira e mais básica comunidade eclesial. O discípulo missionário ea família, se projeta ao ambiente onde vive (204) .

Page 42: Definitivo   missão

A Paróquia chega não a sujeitos isolados, mas à vida de todas As famílias, para fortalecer sua dimensão missionária (204) .

A origem da Pastoral de Ap. está no Discipulado Missionário, ao qual são “ chamados por seu nome” . Isto pede um crecimento contínuo.

Page 43: Definitivo   missão

A Mensagem Final é rica em elementos formativos, para o Discipulado missionário.

O Discipulado Missionário é fecundo na alegria do Encontro com Cristo e na Comunidade (4; 14; 30; 4a. Parte)

O discipulado se dá em comunidade.

Page 44: Definitivo   missão

O despertar MISSIONÁRiO, em forma de uma Missão Continental, será portadora das riquezas de Aparecida. Buscará por a Igreja em estado permanente de missão.L evemos nossas naves “ Mar adentro” , com o sopro potente do Espírito Santo, sem medo das tormentas, seguros de que a PROVIÊNCIA de Deus nos prepara grandes surpresas. (551)

Page 45: Definitivo   missão