denver grout

4
GRAUTES ESTRUTURAIS Graute á base de cimento de uso geral CONSUMO 2025 kg/m 3 (81 Sacos a cada 1 m 3 ) 1 m 3 = 1000 Litros ______________________ EMBALAGEM Saco 25 kg _____________________ VALIDADE 6 meses Armazenar em local seco, coberto e ventilado e nas embalagens intactas. ______________________ LIMPEZA A limpeza de equipamentos e ferramentas deverá ser efetuada com água, enquanto o produto não estiver endurecido. Após o endurecimento, o produto somente poderá ser removido mecanicamente. ______________________ OBSERVAÇÕES O Denvergrout foi concebido para preenchimento de vãos confinados pelo próprio substrato ou pelas formas firmemente posicionadas com abertura mínima, apenas para o lançamento. O Denvergrout não deverá ser usado para o reparo de áreas horizontais, onde a dimensão predominante é a área superficial exposta. Nesta condição não haverá compensação da retração. A adição de pedrisco poderá diminuir esse efeito. DENVERGROUT DENVERGROUT - Graute composto por cimento Portland, agregados pré-selecionados, aditivos superplastificantes e compensadores de retração. USOS Execução de bases de equipamentos; Fixação e ancoragem de máquinas, trilhos, estruturas metálicas ou estruturas de concreto pré-fabricado; Preenchimento de juntas entre elementos pré-moldados; Preenchimento de vãos de até 60 mm de espessura em trabalhos de reparo; Ideal em locais de difícil acesso e para peças com alta densidade de armaduras. VANTAGENS Ajuste da consistência conforme o tipo de aplicação; Rápida liberação; Compensação da retração por expansão; Admite adição de até 30% de pedrisco (Brita 0). PROPRIEDADES TÍPICAS Os resultados apresentados correspondem a valores médios obtidos em ensaios de laboratório. Ensaios de novos lotes podem apresentar pequenas variações. PROPRIEDADE ESPECIFICAÇÃO Consistência Seca tipo Shim* Fluída Muito Fluída Espalhamento [mm] - 130 a 180 180 a 200 Fator água/pó 0,10 0,11 0,12 Volume de água por embalagem 25 kg 2,5 L 2,8 L 3,0 L Resistência à compressão** 24 horas 3 dias 7 dias 28 dias 17 MPa 30 MPa 40 MPa 50 MPa Tempo de expansão 15 Min. a 2horas Tempo de aplicação 20 Min. Isento de cloretos *Consistência apropriada para a execução de calços (shim) ou para preenchimento pelo sistema dry pack – encunhamento de britas pré- lavadas na argamassa seca. **Os resultados obtidos em ensaios realizados em condições laboratoriais, segundo a NBR 5739 sem a adição de brita que pode levar a alguma perda de resistência e fluidez inicial. Rev. 10 Jul’ 15 01/04

Upload: rafael-l-fraga

Post on 01-Sep-2015

220 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

oi

TRANSCRIPT

  • GR

    AU

    TES

    ESTR

    UTU

    RA

    IS

    S Graute base de cimento de uso geral

    CONSUMO

    2025 kg/m3 (81 Sacos a cada 1 m3)

    1 m3 = 1000 Litros ______________________

    EMBALAGEM

    Saco 25 kg _____________________

    VALIDADE

    6 meses

    Armazenar em local seco, coberto e ventilado e nas embalagens

    intactas. ______________________

    LIMPEZA

    A limpeza de equipamentos e ferramentas dever ser efetuada

    com gua, enquanto o produto no estiver endurecido. Aps o

    endurecimento, o produto somente poder ser removido

    mecanicamente. ______________________

    OBSERVAES

    O Denvergrout foi concebido para preenchimento de vos confinados

    pelo prprio substrato ou pelas formas firmemente posicionadas

    com abertura mnima, apenas para o lanamento.

    O Denvergrout no dever ser usado para o reparo de reas horizontais, onde a dimenso

    predominante a rea superficial exposta. Nesta condio no haver compensao da retrao. A adio

    de pedrisco poder diminuir esse efeito.

    DENVERGROUT

    DENVERGROUT - Graute composto por cimento Portland, agregados pr-selecionados, aditivos superplastificantes e compensadores de retrao.

    USOS

    Execuo de bases de equipamentos; Fixao e ancoragem de mquinas, trilhos, estruturas metlicas

    ou estruturas de concreto pr-fabricado; Preenchimento de juntas entre elementos pr-moldados; Preenchimento de vos de at 60 mm de espessura em

    trabalhos de reparo; Ideal em locais de difcil acesso e para peas com alta densidade

    de armaduras.

    VANTAGENS

    Ajuste da consistncia conforme o tipo de aplicao; Rpida liberao; Compensao da retrao por expanso; Admite adio de at 30% de pedrisco (Brita 0).

    PROPRIEDADES TPICAS Os resultados apresentados correspondem a valores mdios obtidos em ensaios de laboratrio. Ensaios de novos lotes podem apresentar pequenas variaes.

    PROPRIEDADE ESPECIFICAO

    Consistncia Seca tipo

    Shim* Fluda Muito Fluda

    Espalhamento [mm] - 130 a 180

    180 a 200

    Fator gua/p 0,10 0,11 0,12

    Volume de gua por embalagem 25 kg

    2,5 L 2,8 L 3,0 L

    Resistncia compresso**

    24 horas 3 dias 7 dias

    28 dias

    17 MPa 30 MPa 40 MPa 50 MPa

    Tempo de expanso 15 Min. a 2horas

    Tempo de aplicao 20 Min.

    Isento de cloretos

    *Consistncia apropriada para a execuo de calos (shim) ou para

    preenchimento pelo sistema dry pack encunhamento de britas pr-

    lavadas na argamassa seca.

    **Os resultados obtidos em ensaios realizados em condies laboratoriais,

    segundo a NBR 5739 sem a adio de brita que pode levar a alguma perda

    de resistncia e fluidez inicial.

    Rev. 10

    Jul 15

    01/04

  • GR

    AU

    TES

    ESTR

    UTU

    RA

    IS

    S

    METODOLOGIA DE APLICAO

    Preparao do substrato O substrato dever ser previamente apicoado. A superfcie dever ser lavada com jato de gua limpa para retirar partculas soltas, p, restos de pintura, etc. Caso exista contaminao por leos, graxas, etc., efetuar a limpeza com desengraxantes adequados ou outro processo que assegure a total desimpregnao da superfcie. Montagem das formas O sistema de formas dever ser totalmente estanque. A superfcie no confinada dever ser mnima. Para a vedao do sistema de formas podem ser usados selantes, ou massa de gesso. A estanqueidade do sistema dever ser testada antes do lanamento do material.

    As formas devero apresentar cachimbo (funil alimentador) para facilitar o lanamento do graute e o total preenchimento do vo.

    Na parte inferior da forma, recomenda-se deixar pelo menos 1 furo para a drenagem da gua de saturao ou do teste de estanqueidade. As formas para o grauteamento de bases de equipamentos devero ter cachimbo pelos lados maiores, de modo que o lanamento do material ocorra sempre atravs da menor distncia de percurso possvel. O cachimbo dever ter uma altura mnima de 15 cm para manter uma presso hidrosttica adequada e garantir o total preenchimento do vo e a sada do ar debaixo da base do equipamento. Para o alvio da presso de ar, a placa de apoio do equipamento poder apresentar pequenos furos. Saturao do substrato Antes do lanamento, o substrato dever se apresentar saturado com a superfcie seca. Para tal, recomenda-se, com antecedncia, molhar as formas com gua limpa durante pelo menos 1 hora.

    Pouco antes do lanamento, a gua dever ser drenada das formas. Se necessrio, para evitar os empoamentos, aplicar jato de ar sobre a superfcie do substrato.

    Mistura Recomenda-se usar misturador de ao forada, ou uma hlice para mistura, acoplada a uma furadeira de baixa rotao (400/500 rpm). Misturar por 3 a 5 minutos.

    Proteger o produto recm-aplicado da insolao direta e dos ventos fortes.

    Utilizar protetores e anteparos adequados.

    A adio de 3 ou mais litros de gua de amassamento, pode acontecer

    certo retardamento do endurecimento do material, o que

    ocorre mais acentuadamente quando da adio de pedrisco. Nesses casos recomenda-se realizar a desforma

    com maiores cuidados ou num tempo superior s 24 horas.

    ________________________________

    Figura 1 - Grauteamento de bases de equipamentos

    1 - Fixao dos parafusos com o Denverpxi; 2 - Execuo e nivelamento dos calos com Denvergrout na consistncia shim; 3 - Montagem da forma; 4 - Lanamento do Denvergrout na consistncia fluida ou muito fluida.

    Rev. 10

    Jul 15

    02/04

  • GR

    AU

    TES

    ESTR

    UTU

    RA

    IS

    S

    Em ltimo caso, para obras de menor responsabilidade, misturar manualmente pelo menos durante 5 minutos. Misturar uma ou mais embalagens de cada vez, sem fracion-las. Colocar no misturador primeiro a gua de amassamento, conforme a consistncia selecionada. Com o misturador em movimento, adicionar o p aos poucos, at constatar uniformidade e homogeneidade do material. Quando no conhecida a quantidade de gua correta para a fluidez requerida, esta poder ser definida na primeira mistura. Colocar primeiro 2,5 L de gua por embalagem, e depois de adicionar o p e mistura-lo at a homogeneizao, adicionar aos poucos at 0,5 L de gua por embalagem, at a fluidez requerida, que poder ser definida visualmente ou com medidas de espalhamento durante no mximo 10 min do incio da mistura. Para o graute sem adio de pedrisco a gua total de amassamento no poder exceder 3,0 L. Lanamento O grauteamento dever ocorrer de maneira contnua e ininterrupta, vertendo o material pelo cachimbo. Dependendo da fluidez obtida e da densidade de armaduras no vo a preencher, pode ser conveniente golpear levemente a forma, medida que for preenchida, utilizando um martelo de borracha. No grauteamento de bases de equipamentos, verter o graute apenas por um lado, usando o cachimbo. Encher o cachimbo devagar e continuamente, permitindo a sada gradativa do ar, eventualmente preso em baixo da placa da base do equipamento.

    A utilizao do graute para a execuo de calos ou para preenchimentos pelo sistema dry pack, dever ser efetuada utilizando aproximadamente 2,5 L de gua. O material resultante ter a consistncia de uma argamassa seca que poder ser manipulada diretamente com luvas, pressionando-a contra o substrato em camadas de aproximadamente 2,5 cm.

    Para concretagens de menor responsabilidade e de grandes volumes poder ser adicionado at 30% de pedrisco lavado ou brita de , utilizando de 2,5 a 3,5 L de gua em dependncia da consistncia requerida. Com a adio do pedrisco, a fluidez resultante diminui.

    Figura 2. Grauteamento de um reparo de mdia profundidade

    (at 60 mm).

    1- Demarcao da rea de reparo com giz-de-cera; 2- Delimitao do reparo com disco de corte; 3 - Escarificao da rea com martelete; 4 - Limpeza e tratamento das armaduras; 5 - Montagem e vedao das formas; 6 - Saturao do substrato; 7 - Lanamento do Denvergrout na consistncia fluida ou muito fluida.

    Rev. 10

    Jul 15

    03/04

  • GR

    AU

    TES

    ESTR

    UTU

    RA

    IS

    S

    DENVER IMPERMEABILIZANTES Rua Vereador Joo Batista Fitipaldi, 500

    Vila Maluf - Suzano - SP / CEP: 08685-000 Tel.: (11) 4741-6000 Fax: (11)4741-6056 E-mail: [email protected]

    Os nomes dos produtos so marcas registradas da empresa.

    A Denver Impermeabilizantes fabrica uma linha completa de

    produtos qumicos para a construo. Para informaes,

    treinamentos, literatura ou suporte tcnico, entre em contato.

    DESEMPENHO

    DENVER IMPERMEABILIZANTES

    Garantimos a qualidade dos nossos produtos contra defeitos

    de fabricao, porm no assumimos a responsabilidade sobre o desempenho da obra, uma vez que no possumos

    controle direto sobre as condies de aplicao.

    Eventuais ressarcimentos estaro limitados ao valor do

    produto.

    Informamos que a empresa pode promover alteraes nos

    produtos sempre que necessrio, sem prvio aviso.

    Os produtos devem ser aplicados por profissionais

    habilitados e em conformidade com as instrues constantes

    nos manuais de aplicao disponibilizados pela empresa.

    Cura Realizar a desforma aps 24 horas. Em seguida iniciar a cura mida durante no mnimo 3 dias, ou aplicar membrana de cura.

    A cura mida poder ser realizada por asperso de gua de tempos em tempos, mantendo a superfcie constantemente mida. A molhagem da superfcie dever ser realizada com maior frequncia nas horas de calor mais intenso. MANUSEIO E SEGURANA O Denvergrout no deve ser ingerido e deve evitar-se o contato

    direto com a pele ou com os olhos;

    Quando houver contato com a pele, remover o produto com gua. Se houver contato com os olhos, lav-los com gua corrente limpa por 5 minutos e procurar socorro mdico;

    Recomenda-se observar as normas de segurana estabelecidas

    pelos rgos competentes e o uso de EPIs adequados; Manter fora do alcance das crianas e animais; Para maiores informaes sobre manuseio e segurana do

    produto, solicite a Ficha de Informaes de Segurana de Produto Qumico (FISPQ).

    Rev. 10

    Jul 15

    04/04