deus habita em meio ao seu povo

2
INTENÇÃO MENSAL DA MI DEUS HABITAEMMEIO AO SEU POVO M aria é a tenda do Deus-conosco, po- bre e essencial, é tenda do que vale de fato e dá sentido à vida. A essencialidade, como estilo de vida cristã, será em nós um reflexo, ou seja, uma verdadeira "imagem visível do Deus invisível". Amando de fato quem nos constitui filhos adotivos (cf. Rm 8,14.17) e revestindo-nos concretamente desta essencialidade ou imagem visível, somos aptos para um testemunho de vida. A simplicidade é testemunho: quando em nossas atividades aplicamos um modo simples de pensar, bem como a capacidade de resolver situações sem projetar nossos condicionamentos e problemas aos outros; quando relacionarmo-nos com o nosso semelhante é uma necessidade e uma alegria, até com quem não nos resulta por nada fácil; quando a nossa língua é controlada e os nossos sentimentos são carregados de benevo- lência e cordialidade, respeito e verdade; quando sacrificarmo-nos pelo próximo não nos traz lamentações, e dar algo de nós, como o tempo, os bens, os talentos e a cultura, não é sinal de dependência e vanglória; quando no trabalho, com as amizades, em família e nos deveres com a vida pública não reina o retomo de privilégios materiais ou afetivos e não almejamos nada além do que é são e devido com justiça; enfim, quando a essencialidade não se resume a um período de nossas vidas ou de nossa sensibilidade reli- giosa, mas é um valor transversal para todos os momentos, situações, problemáticas, partilhas, lugares, necessidades, perspectivas. O nosso recordar a maternidade/evocar a presença/oferecer as experiências de vida à Virgem Maria deve acentuar em nossa vida es- piritual o sentido de fidelidade, pois Maria, tenda 027

Upload: jaques-bonamigo

Post on 23-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Intenção Mensal

TRANSCRIPT

Page 1: Deus Habita em Meio ao Seu Povo

INTENÇÃO MENSAL DA MI

DEUS HABITA EMMEIOAO SEU POVO

Maria é a tenda do Deus-conosco, po-bre e essencial, é tenda do que valede fato e dá sentido à vida.

A essencialidade, como estilo de vida cristã,será em nós um reflexo, ou seja, uma verdadeira"imagem visível do Deus invisível". Amando defato quem nos constitui filhos adotivos (cf. Rm8,14.17) e revestindo-nos concretamente destaessencialidade ou imagem visível, somos aptospara um testemunho de vida. A simplicidadeé testemunho: quando em nossas atividadesaplicamos um modo simples de pensar, bemcomo a capacidade de resolver situações semprojetar nossos condicionamentos e problemasaos outros; quando relacionarmo-nos com onosso semelhante é uma necessidade e umaalegria, até com quem não nos resulta por nadafácil; quando a nossa língua é controlada e osnossos sentimentos são carregados de benevo-lência e cordialidade, respeito e verdade; quandosacrificarmo-nos pelo próximo não nos trazlamentações, e dar algo de nós, como o tempo,os bens, os talentos e a cultura, não é sinal dedependência e vanglória; quando no trabalho,com as amizades, em família e nos deveres coma vida pública não reina o retomo de privilégiosmateriais ou afetivos e não almejamos nada alémdo que é são e devido com justiça; enfim, quandoa essencialidade não se resume a um períodode nossas vidas ou de nossa sensibilidade reli-giosa, mas é um valor transversal para todos osmomentos, situações, problemáticas, partilhas,lugares, necessidades, perspectivas.

O nosso recordar a maternidade/evocar apresença/oferecer as experiências de vida àVirgem Maria deve acentuar em nossa vida es-piritual o sentido de fidelidade, pois Maria, tenda

027

Page 2: Deus Habita em Meio ao Seu Povo

do Deus-conosco, conserva e cuida em seu cor-po e em seu quotidiano a essencial idade (cf. Lc2,19). A simplicidade, vivida e iluminada peloexemplo de Maria, se torna um instrumento deauto-educação do sentimento, é o melhor de nóspara o outro, é uma força para criar uma culturacristã. Conservar a simplicidade no coração é otrampolim para conservar Deus em nossa e naalheia intimidade.

O testemunho da essencialidade/simplici-dade reúne quem acredita em Cristo Jesus, eagrega quem se convenceu e deixou-se tocar porum testemunho coerente de um cristão que viveda pobreza e da essencialidade. O testemunhogera comunhão. A comunhão com Cristo gerapertença ao seu corpo, a Igreja. O testemunho decomunhão no corpo de Cristo está na base dosmovimentos e associações que vivem um fluxodos sentimentos do mesmo Mestre e Senhor. Osnossos corações, símbolos da nossa diversidade,se voltam a um único coração, aquele do Senhor.Estar juntos encontra sintonia no orar, trabalhar,fraternizar, doar-se reciprocamente.

O sentido mais simbólico e profundo encon-tramos uma vez ainda em Maria, tenda do Deus-conosco: o fato do testemunho de comunhão namesma fé e esperança é um reflexo da atitudeda Virgem Maria que abre os braços a Simeão eentrega a criança (cf. Lc 2,27), que abre os bra-ços e deixa os reis magos contemplarem o Deus-criança-pobre (cf. Mt 2,11). Maria é tenda doDeus-conosco, pois não somente conservou-oem seu coração: é missionária na comunhão doschamados (cf. 110,1-4) e Ele é visto quando Elaé conhecida e amada.

Deus habita em uma tenda em meio ao seupovo (cf. Ex 29,45-46; Nm 5,3; 35,34; lRs 6,3;Ez 43,9; Zc 2,14). Esta tenda está no centro danossa comunhão, e faz desabrochar o resultadoda unidade dos corações, das intenções e dasações: a adoração. A busca dos reis magos,símbolo da nossa busca e de um longo processo,desemboca em uma experiência vivida em trêspessoas, ou seja, não sozinho.

Se diante da maravilha daquela palavra quevem tocar a terra e o nosso coração (cf. Jo 1,1-14)permanecemos insensíveis e, diante das exi-gências educadoras da necessária fé-adesão aoevangelho do Deus-simples encontramo-nosdesmotivados, seremos também indiferentes ao

A simpli-cidade,vivida eiluminadapeloexemplodeMaria ...

Perguntas

1Comoagir como

verdadeiroscristãos hoje?

2 Somosmorada

do Senhora exemplode Maria?Como?

ÁREA DEFORMAÇÃO

CONSAGRAÇÃO ANOSSA SENHORAVirgem Imaculada. Minha mãe Maria.

Eu renovo, hoje e sempre, a consagraçãode todo o meu ser, para que disponhaisde mim para o bem de todos. Somentepeço que eu possa, minha rainha e mãe

da Igreja, cooperar fielmente com a vossa

missão de construir o reino do vosso Filho

Jesus, no mundo. Para isso, vos ofereço

minhas orações, sacrifícios e ações.

"Para que, como tu, nos tornemos a morada doEmanuel, o Deus-conosco, doando esperança e

alegria de viver aos nossos jovens"

Ó Maria concebida sem pecado, rogai pornós que recorremos a vós e por todos

quantos não recorrem a vós, especialmentepelos inimigos da santa Igreja e por todos

quantos são a vós recomendados.

patrimônio cultural e religioso a ser absorvido aolongo da nossa existência, e consequentementenão ofereceremos prontamente uma vigorosaherança humana, cheia de alegria, esperança everdade. Aquilo que deixamos como testamentopara os nossos jovens e as nossas crianças é oresultado mais importante da nossa experiênciaenquanto cristãos-cidadãos. Amar e imitar Mariacomo tenda do Deus-conosco é começar a apren-der e a reaprender que ser e agir se integram, sere fazer se educam reciprocamente: ser cristão seintegra ao pensar/sentir/agir como cristão.

ROBERTO MÁRIo BARBOSAMISSIONÁRIO DA IMACULADA-PADRE KOLBE

CE TRO INTERNACIONAL DAMIROMA - ITÁLIA

SAIBA MAIS: www.miliciadaimaculda.org.brMILíCIA DA IMACULADAlF:SPIRIl UALlI)AI>E