dia a dia -abril-2013

4
DARWIN E ACACCI CONTRA O CÂNCER INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL Darwin ganha Prêmio Nacional em Gestão Educacional [pág. 02] ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIES) Vamos lançar foguetes! [pág. 03] 3ª SÉRIE (EM) / PRÉ-VESTIBULAR Cotidiano do vestibular em foco [pág. 04] Darwin é líder em aprovações no VEST-UFES! NESTA EDIÇÃO Informativo Mensal do Centro Educacional Charles Darwin Ano 24 - Abril 2013 - Edição 03 É hora de raspar a cabeça, pintar o rosto e gritar: PASSEI! No dia 08 de março, a UFES divul- gou o resultado do VEST 2013 e o Darwin pode, mais uma vez, comemorar o show de aprovações conquistado pelos seus alunos. Em Medicina, entre as 40 vagas para não-cotistas, 30 foram conquistadas por alunos do Darwin, entre elas o 1º, 2º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º lugares. Na classificação geral, dos 50 primeiros colocados, 37 são alunos do Darwin. E mais: o Darwin alcançou uma excelente aprovação em todas as áreas. Confira alguns dos resultados entre os não-cotistas: DIREITO – 35 aprovados em 56 vagas, sendo o 1º e o 2º lugar geral e nove entre os 11 primeiros; ENGENHARIA CIVIL – 30 aprovados em 40 vagas, incluindo o 1º lugar geral e seis entre os oito primeiros; ENGENHARIA ELÉTRICA - 22 aprovados em 40 vagas, sendo sete entre os dez primeiros; ENGENHARIA MECÂNICA – 21 aprovados em 40 vagas, incluindo o 1º lugar geral e sete entre os dez primeiros; ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – Cinco apro- vados em 12 vagas, destacando o 1º lugar geral; ARQUITETURA – 14 aprovados em 30 vagas, sendo quatro entre os cinco primeiros. Mais resultados IME (RJ) – Os dois capixabas aprovados são alunos do Darwin. Nos últimos nove anos, entre os 31 aprovados no ITA e no IME, 26 foram alunos do Darwin; EMESCAM Medicina – 1º lugar geral e 37 aprovados entre as 59 vagas; FDV – 1º, 2º e 3º lugar geral e do total de 251 vagas 139 são de alunos do Darwin; UNIVIX Medicina – 1º e 2º lugar geral e 13 entre os 15 primeiros colocados. E mais: do total de 80 aprovados, 61 são do Darwin. UVV Medicina – 30 de 60 vagas, entre eles o 1º, 2º e 3º lugar geral. UFMG – 10 aprovados em Medicina, 2 em Direito, 2 em Engenharia Mecânica, 7 e Elétrica e 4 em Engenharia Civil; UERF – 1 aprovado em Medicina, 4 em Direito, 10 em Engenharia Civil, 4 em Mecaânica e 4 em Engenharia Elétrica; UFRJ (Sisu) – 2 em Medicina, 7 em Direito, 4 em Engenharia Civil, 4 em Engenharia Elétrica e 1 em Gastronomia; UFF-RJ (Sisu) – 1 aprovado em Química; FUVEST – 7 em Engenharia Elétrica, 1 em Engenharia Civil, 2 em Química, 1 em Mecânica e 1 em Direito. Para o Diretor Geral Pedagógico, Prof. Ricardo de Assis, “Esses resultados confirmam, mais uma vez, que uma excelente equipe, junta- mente com o empenho de nossos alunos, a quali- dade de nosso material didático exclusivo e a nossa estratégia de ensino são incomparáveis e, com certeza, sucesso em aprovação nas universi- dades de todo o Brasil”, destacou. A UFES vai ficar cada vez mais azul Na segunda-feira, 11, os aprovados comemoraram junto aos professores e à equipe Darwin.

Upload: darwin-a-evolucao-do-ensino-darwin-a-melhor-escola-do-es

Post on 28-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

DARWIN - A EVOLUÇÃO DO ENSINO Informativo Mensal do Centro Educacional Charles Darwin

TRANSCRIPT

Page 1: DIA A DIA -ABRIL-2013

DARWIN E ACACCI

CONTRA O CÂNCER INFANTIL

ENSINO FUNDAMENTALDarwin ganha Prêmio Nacional em Gestão Educacional [pág. 02]

ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIES)Vamos lançar foguetes![pág. 03]

3ª SÉRIE (EM) / PRÉ-VESTIBULARCotidiano do vestibular em foco[pág. 04]

Darwin é líder em aprovações no VEST-UFES!

NESTA EDIÇÃO

Informativo Mensal do Centro Educacional Charles Darwin Ano 24 - Abril 2013 - Edição 03

É hora de raspar a cabeça, pintar o rosto e gritar: PASSEI! No dia 08 de março, a UFES divul-gou o resultado do VEST 2013 e o Darwin pode, mais uma vez, comemorar o show de aprovações conquistado pelos seus alunos. Em Medicina, entre as 40 vagas para não-cotistas, 30 foram conquistadas por alunos do Darwin, entre elas o 1º, 2º, 4º, 5º, 6º, 7º e 8º lugares.

Na classificação geral, dos 50 primeiros colocados, 37 são alunos do Darwin. E mais: o Darwin alcançou uma excelente aprovação em todas as áreas. Confira alguns dos resultados entre os não-cotistas:

DIREITO – 35 aprovados em 56 vagas, sendo o 1º e o 2º lugar geral e nove entre os 11 primeiros;

ENGENHARIA CIVIL – 30 aprovados em 40 vagas, incluindo o 1º lugar geral e seis entre os oito primeiros;

ENGENHARIA ELÉTRICA - 22 aprovados em 40 vagas, sendo sete entre os dez primeiros;

ENGENHARIA MECÂNICA – 21 aprovados em 40 vagas, incluindo o 1º lugar geral e sete entre os dez primeiros;

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – Cinco apro-vados em 12 vagas, destacando o 1º lugar geral;

ARQUITETURA – 14 aprovados em 30 vagas, sendo quatro entre os cinco primeiros.

Mais resultadosIME (RJ) – Os dois capixabas aprovados

são alunos do Darwin. Nos últimos nove anos, entre os 31 aprovados no ITA e no IME, 26 foram alunos do Darwin;

EMESCAM Medicina – 1º lugar geral e 37 aprovados entre as 59 vagas;

FDV – 1º, 2º e 3º lugar geral e do total de 251 vagas 139 são de alunos do Darwin;

UNIVIX Medicina – 1º e 2º lugar geral e 13 entre os 15 primeiros colocados. E mais: do total de 80 aprovados, 61 são do Darwin.

UVV Medicina – 30 de 60 vagas, entre eles o 1º, 2º e 3º lugar geral.

UFMG – 10 aprovados em Medicina, 2 em Direito, 2 em Engenharia Mecânica, 7 e Elétrica e 4 em Engenharia Civil;

UERF – 1 aprovado em Medicina, 4 em Direito, 10 em Engenharia Civil, 4 em Mecaânica e 4 em Engenharia Elétrica;

UFRJ (Sisu) – 2 em Medicina, 7 em Direito, 4 em Engenharia Civil, 4 em Engenharia Elétrica e 1 em Gastronomia;

UFF-RJ (Sisu) – 1 aprovado em Química;FUVEST – 7 em Engenharia Elétrica, 1 em

Engenharia Civil, 2 em Química, 1 em Mecânica e 1 em Direito.

Para o Diretor Geral Pedagógico, Prof. Ricardo de Assis, “Esses resultados confirmam, mais uma vez, que uma excelente equipe, junta-mente com o empenho de nossos alunos, a quali-dade de nosso material didático exclusivo e a nossa estratégia de ensino são incomparáveis e, com certeza, sucesso em aprovação nas universi-dades de todo o Brasil”, destacou.

A UFES vai ficar cada vez mais azul

Na segunda-feira, 11, os aprovados comemoraramjunto aos professores e à equipe Darwin.

Page 2: DIA A DIA -ABRIL-2013

ED. INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

PÁGINA 02

Darwin ganha Prêmio Nacional em

Gestão Educacional

ATIVIDADES DO MÊS

Atividades do EFI08 - Feriado - Nossa Senhora da Penha16 - Escola de Pais - Vitória30 - Escola de Pais - Vila VelhaAvaliações - 3º ao 5º ano04 (5ª feira) - História e Geografia12 (6ª feira) – CiênciasAtividades do EFII08 - Feriado-Nossa Senhora da Penha13 - Plantão de Dúvidas-Português/InglêsAvaliações do EFII02 (3ª feira) - Ciências03 (4ª feira) - Geografia12 (6ª feira) - História18 (5ª feira) - Produção de Texto24 (4ª feira) - Matemática30 (3ª feira) - Português/InglêsConfira a agenda dos concursos Internos e Externos na página 04.

Em março, os alunos do EF II de Vitória e de Vila Velha participaram do 1º encontro do GOD – Grupo de Oração Darwin - e já aguardam ansiosos a segunda edição do momento, que virá com muita música e presença de ex-alunos. Os encontros acontecerão quinzenalmente durante o segundo recreio do dia, com temas variados.

O GOD está aí para incentivar e motivar a participação de toda comunidade escolar em vivên-cias que destacam os valores espirituais, morais e sociais e que favoreçam a harmonia, o companheiris-mo e a realização plena enquanto seres humanos.

Grupo de Oração Darwin a todo vapor

Acontece na Biblioteca...As bibliotecas capricharam na programação para o mês de abril. Confira e estimule seu filho a participar!04 - “Tapete da Leitura”;10 – “Hora do Conto”;18 e 19 – Muita “Arte na Biblioteca” para

comemorar o dia do Índio;23 – Na unidade de Vitória terá a “Árvore da

leitura” e a unidade de Vila Velha receberá a visita da “Bagagem Literária”.

Saúde Emocional: temática da Escola de Pais em 2013Dando continuidade ao trabalho iniciado

em 2012, as famílias dos alunos do 1º ao 6º ano da unidade de Vila Velha estiveram presentes no primeiro encontro deste ano da “Escola de Pais”, realizado no dia 26 de março. O primeiro encontro para os pais da unidade de Vitória agendado para o dia 19 de março precisou ser remarcado devido às fortes chuvas ocorridas na data.

Este ano, o material aborda o tema “Saúde Emocional na educação para a vida” e tem o objeti-vo de oferecer ferramentas importantes para refletir sobre a importância de gerenciar os pensa-mentos, as emoções, de expandir as funções

nobres da inteligência, de desenvolver um auto diálogo e de nos tornarmos educadores para a Paz.

“Os profissionais do Darwin, orientados pela equipe do Dr. Augusto Cury, desenvolverão estes encontros que, acreditamos muito contribui-rão para a promoção da qualidade de vida e da saúde emocional de todos nós, neste mundo tão estressante e competitivo”, ressaltou o Diretor do EF, Prof. Fabrício Silva.

Os encontros serão mensais nas unidades do Darwin, de 19h às 20h. O cronograma está divulgado em nosso site e neste Informativo no espaço “Atividades do Mês”.

Liderança Jovem 2013 - Tempo de Eleição

O início dos trabalhos do Projeto Liderança 2013, desenvolvido com as turmas de 6º ao 9º ano, foi marcado pela entrada nas salas de aula das Orientadoras Educacionais do SOE (Serviço de Orientação Educacional) das unida-des de Vitoria e Vila Velha, para motivação dos alunos e explanações sobre a importância da representação, os critérios para inscrição, o cronograma do processo eleitoral e as atribui-ções dos representantes eleitos.

Durante o mês de março, os estudantes inscreveram suas chapas e apresentaram suas intenções e projetos de trabalho. Com os proje-tos entregues por todos os candidatos, pais, alunos, educadores e toda comunidade Darwin terão o privilégio de acompanhar cada dupla acessando o “Blog Liderança Jovem”, recém-inaugurado para ser o canal definitivo das Lideranças Darwin.

Após a votação e escolha das Lideranças Darwin 2013, todos poderão conhe-cer as duplas vencedoras e acompanhar através do Blog, toda a trajetória dessa juventude empre-endedora!

Fiquem ligados e acompanhem de perto!

Por meio da história, “Bibi compartilha suas coisas”, a Orientadora Educacional Cláudia Costa e

as professoras d o I n f a n t i l iniciaram um trabalho sobre partilha com os pequenos. O desaf io fo i lançado e para

Compartilhar para a vida ficar mais colorida e divertida!concluir a tarefa a criança precisaria colaborar com o outro trocando os materiais. Foi difícil, mas a turminha conseguiu!

A temática Compartilhar ainda foi abordada durante o momento do lanche saudável, que tem como objetivo estimular o gosto pelas diversas frutas e proporcionar um hábito saudável. Todo dia, no final da aula, as crianças se deliciam com as frutas picadinhas que são partilhadas e a essa prática tem gerado resultados significativos.

O Darwin conquistou o troféu Prata na categoria Gestão Acadêmica, entregue no dia 20 de março, no Prêmio Nacional em Gestão Educacional (PNGE), dentro da programação do GEduc 2013 - XI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional e III Congresso Internacional de Gestão Educacional, em São Paulo. O Darwin participou com o projeto Curso de Capacitação de Profissionais, intitulado “O perfil do professor para uma grande escola”, de autoria do diretor pedagógico do Ensino Fundamental de Vitória e Vila Velha – Prof. Fabrício Silva.

O projeto tinha como objetivo preparar um grupo de profissionais que pudesse atender às expectativas da escola e que se enquadrasse na visão e missão estabelecidas pela instituição, de maneira que fosse feita uma seleção de professo-res a partir da participação neste curso de capacitação, que foi desenvolvido no segundo semestre de 2011, com resultados observados ao longo de 2012. Ao final do curso, foi realizada uma avaliação de satisfação, onde os resultados foram extremamente positivos, sendo 15 participantes contratados pela escola.

VitóriaVitória

Vila VelhaVila Velha

Page 3: DIA A DIA -ABRIL-2013

ENSINO MÉDIO (1ª E 2ª SÉRIES)

PÁGINA 03

Vamos lançar foguetes!No dia 13 de abril, acontecerá mais uma

edição do Lançamento de Foguetes, realizado pelos alunos da 1ª série (EM), juntamente com as disciplinas de Física, Química, Biologia e Artes. Nos anos anteriores, essa atividade aconteceu no Campo de Futebol da UFES. Em breve será divulgado no site da escola o local onde será realizado o evento deste ano. Serão lançados cerca de 200 foguetes produzidos pelos alunos da 1ª série.

A atividade, que terá início a partir das 8h,

Provas Discursivas02 (3ª feira) - Hist., Espanhol e Filos. - 1ª série - 16h às 19h03 (4ª feira) - Hist., Espanhol e Filos. - 2ª série - 16h às 19h09 (3ª feira) - Física e Português - 1ª série - 16h às 18h3010 (4ª feira) - Física e Português - 2ª série - 16h às 18h3016 (3ª feira) - Bio., Geo. e Sociologia - 1ª série - 16h às 19h17 (4ª feira) - Bio., Geo. e Sociologia - 2ª série - 16h às 19h23 (3ª feira) - Mat. e Inglês - 1ª série - 16h às 18h3024 (4ª feira) - Mat. e Inglês - 2ª série - 16h às 18h30Provas Objetivas30 (3ª feira) - Prod. de Texto e Química

1ª série: 7h às 9h302ª série: 10h às 12h30

06, 13, 20 e 27 (Sábados) - Plantões de Dúvidas22 a 25 - Campanha Humanitária (SOE)Confira a agenda dos concursos Internos e Externos na página 04.

ATIVIDADES DO MÊS

CURTAS

Nos dias 22 a 25 de abril, o Serviço de Orientação Educacional (SOE) irá promover a Campanha

as asHumanitária com os alunos das 1 e 2 séries. O material arrecadado (leite em pó) será entregue às instituições filantrópicas de Vitória e Vila Velha.

Campanha Humanitária

asOs alunos das 2 séries já estão a todo vapor com os preparativos para a Mostra de Teatro 2013. Em sala, por meio dos orientadores Wilson Nunes e Tadeu Schneider, eles foram apresentados aos gêneros teatrais. A fase agora é de escolher os textos que serão encenados. O projeto é coordenado pela equipe de Língua Portuguesa.

Mostra de Teatro

No dia 14 de março, as famílias de alunos novatos as asdas 1 e 2 séries (EM) participaram de um

momento fundamental para o sucesso e a adapta-ção do filho na escola. Durante a ocasião, coordena-da pela Supervisão Pedagógica, Serviço de Orientação Educacional (SOE) e pela Coordenação Disciplinar, foram esclarecidas dúvidas e divulgadas informações para o acompanhamento do trabalho pedagógico da escola.

Pais novatos

“Sou Brasileiro com muito Orgulho”Em março, a equipe do SOE, em parceria

com algumas disciplinas, desenvolveu o projeto “Sou Brasileiro com muito Orgulho”. A atividade contou com a apresentação de vídeos e uma exposição das fotos e dos nomes de todos os presidentes do Brasil e das várias formas que a Bandeira Nacional utilizou até chegar ao modelo atual. O Hino Nacional também foi abordado junto aos alunos e será executado em momen-tos específicos até o final do ano.

consistirá em colocar em prática a 3ª Lei de Newton, os princípios de propulsão química (vinagre e bicarbonato de sódio) e de propulsão física (água e ar comprimido) já vistos em sala de aula.

Serão premiados os foguetes que atingirem a maior distância e os que forem mais criativos. Os foguetes foram construídos a partir de garrafas pets durante as aulas de Artes e estão de acordo com as especificações técnicas necessárias para o lançamento. Vamos participar!

Em abril, terá início o Curso de Produção de as asTexto para as 1 e 2 séries (EM). Durante o curso

os alunos irão aperfeiçoar a escrita e também outras habilidades como a leitura e a interpretação de textos, fundamentais para um bom desempe-nho em redação e em questões discursivas.

O Curso de Produção de Texto acontecerá as asàs 5 feiras (manhã e tarde) e 6 feiras (tarde), em

asVitória, e às 2 feiras (tarde) em Vila Velha. As inscrições podem ser realizadas no Darwest de cada unidade. O curso terá carga horária de 30 horas, divididas em 20 aulas de 1h30.

Curso de Produção de Texto terá início em abril

Muita adrenalina aguarda os alunos para o Enduro a Pé

Vai ter subida ao Convento da Penha, provas de equilíbrio e muito mais no Enduro a Pé (ou Trekking, como também é conhecido) para

as asos alunos das 1 e 2 séries (Ensino Médio). A atividade irá acontecer no dia 27 de abril, no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, a partir das 8 horas. O Enduro a Pé faz parte da 18ª Olimpía-das Esportivas Darwin que será realizada na

segunda quinzena de maio.Durante o enduro, cada turma será

representada por uma equipe formada por seis alunos e um professor. De acordo com o coorde-nador de Educação Física do EM, Prof. Flávio Martins (Gabiru), “O percurso compreenderá atividades de muita atenção e de condiciona-mento físico”.

Turmas Olímpicas: invista em seu filho!Em março, tiveram início as Turmas

Olímpicas de Biologia e Física para os alunos da 2ª série de Vitória. Ainda dá tempo de participar das turmas que terão início previsto para abril. Confira as datas de início na unidade de Vitória:

1ª série: Física - dia 03 / Química - dia 04 / Matemática - dia 05.

Não serão formadas turmas de Biologia e turmas para os alunos do turno vespertino

(aulas aos sábados).2ª série: Matemática - dia 04 / Química -

dia 05.Provavelmente será formada a Turma

Olímpica de Química para alunos do vespertino. As aulas acontecerão aos sábados à tarde com início previsto para dia 13. Em Vila Velha, as turmas serão formadas assim que seja alcança-do o número mínimo de inscritos.

Page 4: DIA A DIA -ABRIL-2013

3ª SÉRIE (EM) E PRÉ-VESTIBULAR

PÁGINA 04

Não jo

gue e

ste im

pre

sso e

m v

ia p

úblic

a ATIVIDADES DO MÊS

08 – Feriado - Nossa Senhora da Penha13 e 20 – Treinamento de Questões Discursivas (TQD)27 – 2ª av. – Redação (UFES) e Questões discursivas24/03 a 06/04 - SVI 01 - Ciências Humanas – 20 questões 07/04 a 20/04 - SVI 02 – Ciências da Natureza – 20 questões21/04 a 04/05 – SVI 03 – Matemática – 20 questões

CURTAS

Os alunos selecionados para a turma ITA/IME come-çaram o curso no dia 18 de março. Ao ingressar na turma, o aluno potencializa suas chances de passar nesses vestibulares, considerados os mais difíceis do Brasil.

ITA/IME

ExpedienteDiretor Financeiro: Jony Jones M. e Motta Diretor de Patrimônio: Jociel Moreira HemerlyDiretor Geral Pedagógico: Ricardo Gonçalves de AssisDiretor Pedagógico do EF (Vit./VV): Fabrício Henrique S. SilvaDiretor Pedagógico da 3ª série(EM) e PV (Vit/VV): Mário BroettoDiretora para Atend. ao Aluno da 3ª série(EM) e PV: Heloísa MannattoJornalista Responsável: Luciene Ferreira - MTB 1963/ES Diagramação e Editoração: Elias Severiano de OliveiraFotografias: Arquivo Darwin

No dia 16 de março, as famílias de alunos da 3ª série marca-ram presença na Reunião de Pais realizada no Centro de Convenções de Vitória. Durante a reunião, o Diretor Geral Pedagógico, Prof. Ricardo de Assis, falou sobre a importância de a família ser parceira do aluno, principal-mente no ano do vestibular.

O Prof. Ricardo também falou sobre o dia a dia no Darwin e desta-cou pontos como a participação nos simulados, os resultados alcançados pelo Darwin nos últimos vestibulares entre outros. Em seguida, a Diretora para Atendimento aos Alunos, Helô Mannato, abordou as principais dificuldades encontradas pelos alunos no ano de preparação para o vestibular.

O Diretor Pedagógico da 3ª série e do Pré-vestibular, Prof. Mário Broetto apresentou as diversas formas do estudante acessar o ensino superior e explicou como funciona a Teoria da Resposta ao Item (TRI), utilizada na prova do ENEM.

Cotidiano do vestibulando em foco

No dia 27 de abril acontecerá a 2ª avaliação de 2013, primeira discursiva. Obrigatória para os alunos da 3ª série, a prova conterá cinco questões discursivas das duas disciplinas relacionadas ao curso escolhi-do. Também será aplicada uma prova de Redação no modelo UFES (três propostas para serem escritas). O simulado será realizado das 14 às 19 horas.

Simulado

Entre os dias 15 e 18 de abril acontecerá o primeiro Laboratório das Turmas Integrais. A atividade será realizada no horário vespertino para os alunos dessas turmas. Durante o momento, os alunos serão avaliados pelos professores por meio de testes especiais que retornarão com as questões corrigidas na semana seguinte.

Laboratório das Integrais

Agenda dos Concursos Internos × Externos – para abril

Impressão: Grafer Editora - (27) 3219-3524Tiragem: 3600 exemplaresUnidades: Vitória ŸEns. Fundamental: (27) 3212-5071 - Fax: (27) 3212-5080 ŸEns. Médio e Pré-Vest: (27) 3212-5000 - Fax: (27) 3212-5020Unidade: Vila VelhaŸEns. Fund., Médio e Pré-Vestibular - Telefax: (27) 3329-1315Visite o site da escola: www.darwin.com.br e envie sua opinião ou sugestão pelo e-mail: [email protected]

Nossa equipe, da Ed. Infantil ao Pré-vestibular está no mesmo nível dasmelhores escolas do País. Esse é o segredo de nossos resultados.

Concurso Público Inscrições Provas

Além das Letras (concurso literário) EM e Pré-vest. até dia 15 1ª fase: dia 18

Fórum do Conhecimento EM e Pré-vest. do dia 1º a 22 1ª fase: dia 25

Olimpíada Capixaba de Química (OCQ) EM e Pré-vest. até dia 18 1ª fase: dia 27

Atenção: ODE/ODB/Certas Palavras: classificação pelas notas obtidas em Mat. e Fís. (ODE), Quím. e

Bio. (ODB) na 1ª e 3ª avaliação objetiva realizadas e na Redação da 2ª avaliação (Certas Palavras)

Como novidade para 2013, as “bolsas” para o mês de dezembro levarão em conta o resultado alcança-do pelo aluno nos 14 SVIs e nos cinco simulados ENEM do ano.

“Bolsa” para dezembro

Equipe da 3ª série/Pré-vest.