diário

16
ITABUNA-BAHIA, 22 a 25 de julho de 2011 - Nº 2.765 Ano XII - SITE www.diariobahia.com.br - E-MAIL [email protected] - R$ 1,00 Asfalto na Avenida Pedro Jorge A té 28 deste mês, dia do aniversário da cidade, a Pre- feitura de Itabuna espera concluir a pavimentação da Avenida Pedro Jorge, entre os bairros São Pedro e São Judas Tadeu, numa extensão de 1, 5 quilômetros. P.10 A colunista Betania Macedo, em sua coluna social na Re- vista Contudo, traz como destaque o Deputado Estadual Au- gusto Castro com sua filha Melissa, na igreja de São José, em Itabuna, na celebração da missa das crianças. P.11 A colunista Manuela Berbert , em sua coluna semanal na Revista Contudo, traz como destaque uma viagem internacio- nal das sócias Sabrina e Eliane, do Biboca Cabeleireiros, onde participaram de diversos cursos. P.12 A Universidade Norte do Para- ná (UNOPAR), em Itabuna, faz a co- leta de resíduos do lixo tecnológico, que é altamente prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente quando descartado de forma inadequada. O projeto tem continuidade e será am- pliado no próximo ano. P.9 Universidade de Itabuna coleta pilhas e baterias de celular Inside Babadão Foto Pedro Augusto Uma equipe de 32 homens trabalha no local A obra é realizada com recursos próprios

Upload: rewson-ribeiro

Post on 11-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Edição do Diario Bahia

TRANSCRIPT

Page 1: Diário

ITABUNA-BAHIA, 22 a 25 de julho de 2011 - Nº 2.765 Ano XII - sITe www.diariobahia.com.br - e-mAIl [email protected] - R$ 1,00

Asfalto na Avenida Pedro JorgeA té 28 deste mês, dia do aniversário da cidade, a Pre-

feitura de Itabuna espera concluir a pavimentação da Avenida Pedro Jorge, entre os bairros São Pedro e

São Judas Tadeu, numa extensão de 1, 5 quilômetros. P.10

A colunista Betania Macedo, em sua coluna social na Re-vista Contudo, traz como destaque o Deputado Estadual Au-gusto Castro com sua filha Melissa, na igreja de São José, em Itabuna, na celebração da missa das crianças. P.11

A colunista Manuela Berbert, em sua coluna semanal na Revista Contudo, traz como destaque uma viagem internacio-nal das sócias Sabrina e Eliane, do Biboca Cabeleireiros, onde participaram de diversos cursos. P.12

A Universidade Norte do Para-ná (UNOPAR), em Itabuna, faz a co-leta de resíduos do lixo tecnológico, que é altamente prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente quando descartado de forma inadequada. O projeto tem continuidade e será am-pliado no próximo ano. P.9

Universidade de Itabuna coleta pilhas e baterias de celular

Insi

de

Babadão

Foto Pedro Augusto

Uma equipe de 32 homens trabalha no local

A obra é realizada com recursos próprios

Page 2: Diário

foto do dia - de priscas eras, clicada no Plenário Alves de Macedo, Conselho Consultivo dos Produtores de Cacau, extinto CCPC. Ritinha Dantas, Flávio Simões, Gilka Badaró, Ubaldo Dantas, Jabes Ribeiro, Renato Afonso, Manuel Leal. Todos empolgados no Centro Popular de Formação Política de Itabuna. Empolgados e atentos.

N o princípio era um rio, às vezes caudaloso, às ve-zes sereno, em seu caminho inexorável rumo ao mar; rasgando a natureza exuberante e cortan-

do a mata que já recebia um fruto que durante décadas muitos acreditaram ser de ouro.

E tinham motivos de sobra para isso.Às margens desse rio, que em alguns de seus trechos

mais parecia uma cachoeira, surgiu um amontoado de casas modestas.

Que se transformaram num povoado, depois numa vila, depois numa cidade, depois numa metrópole...

Itabuna!101 anos de história a partir de sua emancipação

de Ilhéus.Uma historia que começou antes mesmo da eman-

cipação, com os desbravadores, que com coragem, sacri-fício e espírito empreendedor construíram as bases de uma cidade única em sua capacidade de superar crises, de se redescobrir.

Se Itabuna pu-desse escolher a mar-ca que a caracteri-zasse, essa marca seria indubitavel-mente o empreen-dedorismo.

Geração após geração, Itabuna produz pessoas com dinamismo sufi-ciente para mantê-la como uma das principais cidades da Bahia e do Nordeste, um pólo econômico em que gravita no seu entorno quase uma centena de municípios.

A Itabuna que um dia foi a Capital do Cacau, aba-teu-se com a decadência do fruto que perdeu o brilho, mas se reinventou como pólo comercial e prestador de serviços e se firmou como referencial na saúde, no ensi-no superior.

Itabuna que pulsa, que vibra.Cidade aberta, que trata com o mesmo carinho seus

filhos e os filhos que se deixaram adotar por ela.Cidade de gente que celebra a vida, nos bares lotados,

na conversa despretensiosa, nas madrugadas boêmias. Cidade do shopping, que lhe deu ares cosmopolitas;

dos prédios que avançam aos céus, como que mostran-do a sua capacidade de romper limites, de sonhar sem-pre, de ousar.

Itabuna de tantos nomes, que misturaram suas his-tórias de vida com a História de uma cidade viva.

Itabuna, dos problemas que não podem ser ignora-dos, com sua periferia pobre e desassistida, dos milhares de excluídos sociais, dos governantes sem compromisso com a cidade.

Mas, uma Itabuna infinitamente maior do que seus equívocos e seus problemas.

Uma Itabuna que nos orgulha, cidade-menina recém-saída de seu primeiro centenário.

Feito o rio que lhe viu nascer, ainda frágil e insegu-ra, uma cidade que segue seu rumo inexorável rumo ao futuro que construímos a cada dia.

A nossa cidade.Itabuna!

Ronald Kalid, itabunense de origens, raízes, gema, consciência e mãos limpas, arquiteto, correto possui na me-mória, na gaveta uma relação de convites de prefeituráveis, prefeitáveis para ser vice-prefeito. Mas o senhor Ronald Kalid só quer ser candidato a prefeito. Ele é uma espécie de guerreiro da resistência sem nenhuma subserviência. Tem personalida-de, tem caráter, tem opinião. Certamente, é evidente que como todos nós humanos tem defeitos, falhas.

Silvane ChaveS. Parcela sig-nificativa, considerável, expressiva, pon-derável dos segmentos, setores da opinião pública, da sociedade, da medicina acredi-tando, confiando, com fé na candidatura de Silvane Chaves a Provedoria da Santa Casa de Misericórdia daqui de Itabuna, SC-MI. Ele (Silvane Chaves) está pessoalmen-te entusiasmado, motivado, otimista. Que maravilha. Que assim seja. Sempre.

SebaStião otoni, ex-vereador, ex-prefeito dali de Itajuípe, com mestrado nas artes da política, é um dos interlocu-tores, conselheiros mais equilibrados do prefeito Marcos Dantas. A fotografia, retra-to, foto de Sebastião Otoni: personalidade de princípios, personagem de convicções, decente homem. De princípios, convicções, decente há muito mais de 70 anos. Pelo menos, jamais se perdeu.

Gil GomeS apresenta, produz, edita o concorrido programa “Alerta Ge-ral”, Rádio Santa Cruz ali de Ilhéus. Eis um comunicador do primeiro time do rádio baiano. Nenhuma dúvida. Ele está sendo cogitado por ponderáveis segmentos pa-ra liderar, formar uma terceira força, via

política na cidade de Ilhéus em direção a sucessão do prefeito Newton Lima. No próximo parágrafo.

Gil GomeS tem todas as qua-lidades de seriedade, honradez, além de ser vitaminado de sensibilidade políti-ca, excelente analista. Prudente e humil-de tem recebido convites, atenções, ape-los de lideranças do PSTU, PSOL e outros partidos. É reverenciado, respeitado por todos. Ele (Gil Gomes), por enquanto, por agora, por hoje só está raciocinando, pen-sando, pensa.

alySSon mendonça uma das personalidades políticas dali de Ilhéus (PT) tem insistido, propaga, fala, diz: “Sou pre-feiturável, candidatável, prefeitáve”l. Ele (Alysson Mendonça), apesar da experiên-cia, da juventude, da energia vai aparen-tando que está cansado de ser secretário, aparenta cansaço de ser vereador. Politi-camente, Alysson Mendonça tem futuro. Depende dele.

Joaquim baStoS é magnífico Reitor da Torre Platinada da Universida-de Estadual de Santa Cruz, Uesc. Ele (Joa-quim Bastos), publicamente, também, in-timamente nada declara, nada fala, nada diz sobre sua sucessão na Torre Platinada da Uesc, apesar de ter muito a declarar, muito a falar, muito a dizer nos próximos meses já que vai ter de escolher. Que a lu-cidez prevaleça.

JaCKSon Rezende, podem chamá-lo de Jaquito, surpreendentemente eleito prefeito dali de Itapé. Traduzindo em português brasileiro, com responsabilida-de jornalística, com sinceridade máxima.

Administrativamente Jackson Rezende é insensível, como é político ingrato. A cul-pabilidade, o culpado é Pedro Jackson, o Pedrão. Paciência.

GeRaldo SimõeS, deputado federal, PT & Fernando Gomes, prefeito antigo daqui de Itabuna, PMDB. Muitos co-lunistas políticos estão explorando, estão escrevendo sobre as confabulações, encon-tros entre Fernando Gomes (versus) Ge-raldo Simões. Isso é desinformação. Tenho escrito, tenho dito há tempos que essas confabulações, esse encontro não acon-teceu. O futuro a DEUS pertence.

adeun SaueR, valoroso secre-tário de Educação daqui de Itabuna, em pe-ríodo recuado, ex-secretário de Educação aqui do Estado da Bahia, PT, está comple-tamente desaparecido, inteiramente mer-gulhado, deveras, sumido. Taxativamente, precisamente, exatamente Adeum Sauer está no ostracismo, na geladeira. Estou torcendo pela recuperação, torço pela re-ação dele. Tem valor.

JoabeS RibeiRo, ex-presidente da Câmara de Vereadores dali de Ilhéus, ex-vereador, advogado, personalidade de fino trato. A primeira leitura dele do dia, o primeiro café dele do dia, o primeiro pão dele do dia: POLÍTICA, GENTE, PODER. Joabes Ribeiro, meu considerado. Sensi-bilizado, agradeço.

andiRlei naSCimento. Tenho acompanhado, meditado, pensado sobre o trabalho de Andirlei Nascimento na presi-dência da Ordem dos Advogados do Bra-sil, sucursal de Itabuna, OAB. Ele promove uma gestão vigilante, fecunda.

daniel thame >E-mail [email protected]

PolítiCa, Gente, PodeR >Por Eduardo Anunciação >E-mail [email protected]

101 anos

101 anos de história a partir de sua emancipação de Ilhéus

> Sílvio Sepúlveda, ex-vereador daqui de Itabuna, já acima dos 80 anos de idade, hospitalizado, vai se recuperar, reagir.> O espanhol é a segunda língua mais falada do Planeta Terra. O espanhol tem ramificações, tem força.

anun-Cia-çõeS

oPiniõeS | Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 20112

Page 3: Diário

cotação

coLUNa Z DEU No BLoG: PIMENta

DEU No BLoG: PoLItIcos Do sUL Da BahIa

cacaU PrEvIsão Do tEMPo

ProDUtos aGrícoLas

Dólar comercial (em r$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO1,5533 1,5548 -0,75

Dólar turismo (em r$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO1,5000 1,6400 0

Dólar paralelo (em r$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO1,5900 1,7300 0

euro (em r$) COMPRA VENDA VARIAÇÃO2,2326 2,2355 0,3

PoUPaNça Do DIa: 21/7/2017 0,6644saLárIo MíNIMo - Brasil r$ 545,00

ilHÉus-itaBuNa Máximo R$ 79,50Médio R$ 77,50Mínimo R$ 76,00

ItaBUNa Mínima 18º Máxima 27º

ItaBUNa Mínima 19º Máxima 26º

ItaBUNa Mínima 18º Máxima 26º

ItaBUNa Mínima 19º Máxima 27º

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Mudas de cacau clonal R$ 0,80Mudas de cacau seminal R$ 0,60Hastes para enxertia R$ 0,60Mudas de fruteiras R$ 1,00Mudas de essências florestais R$ 0,80 a 1,20Mudas de eucalipto seminal R$ 0,35

Nova YorK US$ 3.207,33 (US$) tonelada

Rua A, Nº 56 - Lot. Rufo Cunha Centro - Itabuna - Bahia Fone/Fax: (73) 3613- 3040

assinatura semestral: R$ 80,00 Preço avulso: R$ 0,70 Nº atrasado: R$ 1,50

> E-mail: [email protected]> E-mail: [email protected]> site: www.diariobahia.com.br

Diretor e Editor: Valdenor Ferreira redação: Celina Santos repórteres: Simone Nascimento e Oziel AragãoDesigner Editorial: Matheus Vital > 73 8802 8766 e Rewson RibeiroDeptº comercial: Vanusa de Jesus Publicidade: Nelson Moreira > 73.8829.3851Impressão: Wilson Araújoauxiliar de Impressão: Benildo Melo circulação: Paulo Robério

traNsforMErs 3 harrY PottEr E as rELíqUIas Da morte - parte ii

cINEMa ilHÉus - FoNe: (73) 3231-5409

Horários: 17h, 20h Liderados por Optimus Prime, os Autobots Bumblebee, Ratchet, Ironhide e Sideswipe estão de volta à ação, enfrentando os malignos Decepticons, que estão determinados a vingar sua derrota. Agora, Autobots e Decepticons envolvem-se em uma perigosa corrida espacial entre os EUA e a Rússia, e mais uma vez o humano Sam Witwicky sairá em auxílio de seus amigos robôs. Novos personagens incluem Shockwave, o regente de Cybertron, que acompanha o embate das facções robóticas na Terra.

Horários: 15h, 17:30h, 20:30h

Eles estão se entendendo!

f ica cada dia mais estreito o canal de comunicação que une Geraldo Simões, PT, e

Fernando Gomes, PMDB, ex-prefeitos de Itabuna, antigos adversários polí-ticos. Os dois, inclusive, estão numa mesma luta: a conclusão do Centro de

Convenções. A obra foi iniciada na última gestão

de Fernando Gomes, quando o gover-nador era Paulo Souto. Como a cons-trução ficou bem adiantada, com todas as paredes erguidas, esperava-se que o sucessor de Souto, Jaques Wagner, fi-

zesse a conclusão.Mas, até o momento, com Wagner

já no segundo mandato, a obra conti-nua parada. Como o terreno foi uma doação de Fernando Gomes, ele agora o quer de volta. A menos que o projeto seja tocado em frente.

Não mora mais aqui

O ex-deputado Capitão Fábio se instalou definitivamente em Salvador. Em contato com o DIáRIO BAHIA, não quis falar sobre política. “Falo como Capitão”, disse. Mas há quem diga que Fábio está escondendo o jogo. Ele está batalhando um cargo político na área da Polícia Militar. E, por conta disso, talvez volte a morar em Itabuna. Ou em Ilhéus, possivelmente.

Até o diabo, se possívelFernando Gomes tem dito, sem pedir segredo a ninguém, que é ca-

paz de apoiar até o PT para não ver o prefeito José Nilton Azevedo ree-leito. Aliás, Azevedo venceu a eleição passada sem apoio declarado de Fernando.

A verdade é que Azevedo, que está com um índice muito alto de re-jeição, tem, aos poucos, melhorado seu conceito junto ao eleitorado.

E mais: vai ter muitas obras para mostrar no programa eleitoral da TV e nos jornais. A briga por voto, portanto, promete ser boa.

Aleluia, o guia turísticoJosé Carlos Aleluia, ex-deputado federal, ex-dirigente da Chesf e ex-candidato

ao Senado da Bahia, não gostou nadinha de saber que o ex-presidente Lula limitou o roteiro da sua (a do petista, claro) visita à Bahia ao Hospital da Criança, em Fei-ra, e à casa de Dona Canô, em Santo Amaro da Purificação.

Também concordamos com o novo guia turístico da praça.Que tal um pulinho em Itabuna, Lula? Você (ops, ele não é mais presidente)

poderia revisitar o ABC da Noite de Cabôco Alencar, o Bar de Valtinho no bairro Conceição e Zeca do Katikero, no Pontalzinho. Com estes roteiros, o ex-presidente da República ajudaria a expandir o turismo gastronômico na Costa do Cacau. De quebra, poderia dar um pulinho no restaurante de Valmir Neres, em Itajuípe, as-sessorado pelo prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), este um assíduo fre-quentador do estabelecimento à beira do lago…

Empresas e eleições municipais A formação do comitê em favor da Emasa como empresa pública foi o primeiro

ato do processo eleitoral que se avizinha. No plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna, havia nada menos que seis siglas, uma verdadeira frente partidária.

Luís Sena, que sempre combateu a privatização, encontrou a bandeira ideal para reavivar uma pré-candidatura que andava cambaleante e, pelo que se diz, minada pelo próprio PCdoB.

Entre os cururus, há três postulantes ao Centro Administrativo Firmino Al-ves. Wenceslau Júnior, um deles, também aproveitou para surfar nas águas da Ema-sa. Na reunião de ontem, o esperto vereador colou no ex-deputado Renato Costa (PMDB), com quem travou diálogos sussurrados ao pé do ouvido, que alguns (co-mo Jairo Araújo.

Furar o olhoO deputado Josias Gomes, PT, conti-

nua se articulando para ser o candidato de seu partido a prefeito de Ilhéus. Está com coragem para enfrentar, nas urnas, Jabes Ribeiro, que tem aparecido bem nas pesquisas de intenção de voto.

Os últimos números mostram que Jabes reúne boas chances de volta à Pre-feitura. Por isso, ele não poupa esforços para subir e descer morros, tomar um cafezinho aqui ali para rever antigos eleitores e fazer novas conquistas.

Josias, por sua vez, tem que, como se diz na gíria, “furar o olho” de Alisson Mendonça para sair candidato. Alisson, vereador, presidente da Câmara na ges-tão passada, sempre alimentou o sonho de ser prefeito de Ilhéus. E está corren-do atrás desse objetivo.

Itapé: prefeitura destrói quadra poliesportiva

O prefeito de Itapé, Jackson Rezende (PP), vai concluir o seu governo e não re-alizou nenhuma obra importante durante esse período. Mas o alcaide conseguiu destruir uma das únicas opções de lazer da população.

Nesta semana a prefeitura destruiu a quadra poliesportiva do município. A mesma foi construída há mais de 30 anos e era o local bastante frequentada pela a juventude do município.

Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 2011 | GEraL 3

Page 4: Diário

É do conhecimento de todos o estrago que tem ocor-rido nas estradas que cortam este imenso país, com acidentes e mais acidentes, a todo instante,

colocando o nosso Brasil como um dos campeões de mor-talidade no trânsito; calcula-se, grosso modo, que mais de trinta mil mortes ocorrem, a cada ano, nesse trânsito louco, sem contar o número de inválidos. Sem dúvida al-guma, o fator humano é o maior responsável por tantos acidentes, seja pela imperícia, seja pela estupidez que observamos todos os dias; muitas vezes o álcool é o fator responsável, em que pese as leis que procuram impedir esse infeliz e perigoso “casamento” das bebidas alcoóli-cas com o volante. Não é fácil mudar a mentalidade das pessoas, fazendo-as ver que vivemos em um mundo onde todos são responsáveis pelos seus atos e que devemos ter, em relação ao semelhante, o mesmo cuidado que de-sejamos seja observado em relação a nós.

Se o fator humano é o maior responsável pelos aci-dentes no trânsito, uma parcela de culpa recai, também, na qualidade de nossas rodovias, muitas delas tachadas de “rodovias da morte”, pelo avultado número de aciden-tes graves ocorridos nessas estradas.. São rodovias mal construídas e, o que é pior, mal conservadas, apesar da fabulosa quantia que o governo federal arrecada para a sua manutenção. Se o dinheiro arrecadado fosse aplicado

no fim proposto, não necessitaria de pri-vatização. Agora mesmo, assiste-se a esse triste de-senrolar de falca-truas atribuídas ao Ministério dos Transportes, com

desvio de milhões de reais que dariam para recuperar boa parte da malha rodoviária brasileira.

O trecho da rodovia 415, que liga Itabuna a Ilhéus, foi o que primeiro recebeu asfaltamento por estas ban-das, isso no início dos anos cinqüenta e tem sido palco de inúmeros acidentes com vítimas fatais;é uma estrada com um grande movimento diuturno e há muito já de-veria ter sido duplicada, caso tivéssemos força política suficiente. Anos atrás ,dizia-se que o movimento crescia, muito, nos meses de verão; hoje, observa-se que há gran-de movimento em todos os meses do ano.

Na última reunião do Rotary Club de Itabuna ,foi discutido o assunto rodovia Ilhéus –Itabuna e já se esbo-ça um movimento, de caráter regional , envolvendo as forças vivas daqui, de Ilhéus, e das demais cidades vizi-nhas, visando exigir do governo do Estado a duplicação da estrada. Com o slogan “Rodovia Duplicada – Seguran-ça Dobrada”, espera-se contar com toda a comunidade regional, aumentando o peso da reivindicação junto aos poderes competentes. Não há mais o que pedir e, sim, exigir; a atual estrada não é suficiente para o pesado movimento diário e não pode continuar pondo em risco as vidas de quantos nela transitam.

Quando há um forte sentimento popular em relação a uma causa, acaba-se conseguindo o desiderato e is-so já vimos em várias situações; o problema da rodovia não interessa, apenas, aos proprietários de veículos. Uma estrada de tamanha importância ,não pode ser deixada no esquecimento por parte do Estado; essa bandeira, que deveria estar sendo carregada pelos representantes do povo, vai ser desfraldada pelos órgãos da sociedade ci-vil e espera-se contar com adesão maciça. Afinal, é do interesse de todos.

A reeleição do prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, eleito pelo DEM, ex-Partido da Frente Liberal (PFL), continua complicada, mas não tão difícil como parecia ser.

Pessoas bem próximas do chefe do Exe-cutivo, como também adversários políticos, alguns até prefeituráveis, já admitem que o governo demista, quando comparado ao que era antes, teve uma razoável melhora.

Os azevistas, principalmente os mais eufóricos, acham que a posição de primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto é só uma questão de tempo.

O outro lado, o da oposição, tendo na linha de frente o Partido dos Trabalhado-res (PT), acredita que tudo não passa de um oba-oba da assessoria de comunicação do alcaide.

Enveredando para o lado eminente-mente político, o racha na oposição, espe-cificamente entre o PT e o PCdoB, é outro ponto que alimenta a confiança do azevis-mo na reeleição.

O deputado Geraldo Simões aposta na interferência do governador Jaques Wagner. Para o ex-prefeito, Wagner vai unir todos os partidos da base aliada em torno da candida-tura da ex-primeira dama Juçara Feitosa.

Situacionistas e oposicionistas fazem o que é inerente ao processo político. Ou se-ja, espalham otimismo. Uma coisa é certa: o prefeito Azevedo não é mais, como diziam alguns petistas, “cachorro morto”.

O “ já ganhou”, menosprezando e su-bestimando o adversário, é o pior caminho para chegar ao poder.

Agora é ponto final. As interrogações, aspas, reticências sobre o futuro político do prefeito José Nilton Azevedo devem de-saparecer.

O chefe do Executivo sabe que não po-de mais ficar indeciso, como aconteceu na sucessão estadual, deixando toda a cúpula do DEM irritadíssima.

Quando alguém perguntava a Paulo Souto, então candidato ao Palácio de Ondina, se o prefeito Azevedo iria votar nele, o ex-go-vernador respondia com um “sei lá”.

Azevedo não pode mais vacilar, sob pe-

na de dificultar ainda mais sua pretensão de governar Itabuna pela segunda vez, empatan-do com o petista Geraldo Simões.

Pelo DEM vai buscar sua reeleição ou o fracasso eleitoral. Não pode prescindir de uma coordenação política tendo na linha de frente Maria Alice, presidente do Partido do Democratas.

Maria Alice, merecidamente mantida no comando do DEM, já deu provas suficien-tes de que sua ligação política com o ex-pre-feito Fernando Gomes, hoje no PMDB, é coi-sa do passado.

Mais cedo ou mais tarde, o prefeito de Itabuna vai ter que encarar, olho no olho, os deputados estaduais Augusto Castro (PSDB) e o coronel Santana (PTN).

Perguntar para os senhores parlamen-tares, que têm cargos importantes no gover-no, se eles vão ou não apoiar sua reeleição, sob pena de ter uma desagradável surpresa na sucessão municipal.

Augusto Castro, além das críticas que faz ao governo demista, diz que “a cidade anseia por renovação política”. O coronel Santana,

por sua vez, pede respeito aos correligionários mais próximos do chefe do Executivo.

Se o prefeito estivesse em uma posi-ção confortável nas pesquisas eleitorais, não necessariamente na frente de Juçara Feito-sa, os deputados estariam se engalfinhando para indicar o candidato a vice na chapa majoritária.

Castro e Santana, que vêm fazendo um bom trabalho na Assembleia Legislativa, só querem usufruir das coisas boas que acon-tecem no governo.

Cotidiano>Por João Otavio Macedo>E-mail [email protected]

Coluna Wense >Por Marco Wense >E-mail [email protected]

Preservando a vida

Azevedo, Alice e o DEM

Azevedo, Santana e Castro

Uma estrada de tamanha importância, não pode ser deixada no esquecimento por parte do Estado

“Geraldo aposta na

interferência do governador

Wagner, unindo os

partidos em torno da

candidatura de Juçara”

Não pode prescindir de uma

coordenação política tendo na linha de frente

Maria Alice

Azevedo e a reeleição

artigos | Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 20114

Page 5: Diário

Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 2011 | Negócios>português 5

AquiNo NA squiNA >Por Ramiro Aquino >E-mail [email protected]

Na prática já surte os seus efeitos. Esta semana estiveram reunidos em Itabuna os prefeitos Nilton Azevedo e Newton Lima, para assinar um acordo de cooperação que visa a utilização da usina de asfalto itabunense para processar mil toneladas de concreto betuminoso usinado para pavi-mentação de ruas e estradas vicinais em Ilhéus. O acordo também estabe-lece as condições de pagamento pelo serviço, que pode ser em dinheiro ou mediante o fornecimento de matéria-prima. Newton Lima veio com o vice-prefeito Mário Alexandre e os secretários Paulo Goulart, Magno Lavigne e Marcelo Barreto. Pelo SEDUR-Itabuna estavam o secretário José Alencar e o diretor Sóstenes Vilas Boas.

A Região Metropolitana Itabuna-Ilhéus

Vem aí o Mc Dia Feliz

um evento de solidariedade anual em favor das atividades do

Grupo de Apoio à Criança com Câncer-GACC. Este ano serão 6 mil cupons

do sanduíche Big Mac que terão de ser comercializados

pelo GACC em Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista. O lançamento

foi na quarta, 20, no Tarik Plaza e o evento será

dia 27 de agosto, tendo como padrinho o médico e hoteleiro Eduardo Fontes.

Na última semana mais três lojas abriram suas portas ao público no Shopping Jequitibá. A primeira foi o Grupo Velanes com a Mundo Verde e na quinta, 21,

a Carmen Steffens e a MMartan, todas dando o toque de modernidade do novo shop-ping que tem recebido inúmeros elogios pela cara nova. E vem mais por aí.

Foto Vinicius Borges

Foto Vinicius Borges

Até o Governador Jaques Wagner que não tem muito o que fazer por aqui, pelo nada que fez pela

cidade em seu governo do “tem, tem”, deverá estar presente na inauguração da unidade do SEST-SENAT (foto Pedro Augusto) em Itabuna no próximo dia 28. Esta coluna apurou que ele assinará ordem de serviço para a duplicação da Itabuna/Ferradas. SERÁ?

As três lojas maçônicas de Itabuna empossaram as suas diretorias na semana que passou no SEAC. Tomaram posse os Veneráveis Cleber Moreira Lima (Areópago), Pedro Jatobá (Acácia Grapiúna), ambos em primeiro mandato e Antonio Cruz (28 de Julho), re-conduzido ao cargo.

Page 6: Diário

Se entendermos o trabalho do professor de Português como sendo, principal-mente, ensinar ortografia e gramática

normativa, então pode-se dizer que ele está

desempregado: o computador já indica e cor-rige automaticamente os erros de ortografia e de gramática normativa nos textos digita-dos. As pesquisas conjuntas de lingüistas e de técnicos em informática tendem, cada vez mais, a aperfeiçoar esses programas, de tal modo que podemos antever, num futuro pró-ximo, a eliminação de erros de concordância nominal, de concordância verbal etc., O usu-ário da língua vai produzir textos escritos “corretos”, sem que precise mais guardar de

memória qualquer regra de gramática norma-tiva. Portanto, o ensino tradicional de língua materna, além das críticas que vem sofrendo por parte da comunidade científica, agora vem sendo também esvaziado pelos programas de informática. Isso significa que o professor de Português precisa urgentemente criar uma nova identidade profissional para si mesmo, sob pena de vir a ser descartado da sociedade tecnológica em que vivemos. Uma coisa que o computador nunca vai poder fazer é interpre-

tar e produzir textos. Ele corrige ortografia e gramática normativa de textos produzidos, mas ele próprio não produz um texto. É aqui que o professor de Português é insubstituível e não descartável. O centro de sua nova iden-tidade é o ensino da leitura, interpretação e produção de texto, coisa que nunca a infor-mática poderá fazer. Só assim ele pode asse-gurar-se de que não será desempregado pelo computador. Computador não serve para en-sinar interpretação de texto.

Usos do PortUgUês >Por Odilon Pinto >E-mail [email protected]

Computador desemprega professor

O computador ensina melhor ortografia e gramática normativa

Odilon Pinto é mestre e doutor em lingüística, pela universidade federal

da bahia, e professor da uesc. é autor dos livros coisas da vida e

usos do português.

Painel da edUcação >Por Valério de Magalhães >E-mail [email protected]

Os estudantes dos cursos técnicos de Agrimen-sura, Agropecuária, Alimentos e Turismo & Hotelaria do Instituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnologia - IF Baiano, do campus de Uruçuca (ex-EMARC-Escola Média de Agropecuária Regional da CEPLAC), estão entusiasmados com a proximidade da primeira formatura de técnicos da nova fase da escola, que deve ocorrer em novembro próximo.

Os 134 formandos criaram uma comissão para angariar recursos e apoio para a realização da sole-

nidade e da festa de formatura. Juntos, eles represen-tam 37 cidades da região: Almadina, Arataca, Barra Do Rocha, Barro Preto, Camamu, Canavieiras, Coa-raci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiuna, Ilhéus, Ipiau, Itabela, Itabuna, Itacaré, Itajuipe, Itamaraju, Itapitanga, Jaguaquara, Jequié, Jitauna, Lage, Pau Brasil, Porto Seguro, Pra-do, Santa Luzia, São José Da Vitória, Taboquinhas, Te-olândia, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca e Wenceslau Guimarães. Ajudar é preciso.

O segundo semestre letivo na Faculdade de Ilhéus será iniciado na nesta segunda-feira, 24 de julho. Alunos novos e veteranos dos cursos de Admi-nistração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Nutrição, começarão as respectivas atividades no campus própria da instituição.

A Faculdade de Ilhéus aguarda autorização do Ministério da Educação para implantação de um novo curso na área de Saúde, o de Psicologia. Ou-tra novidade no semestre deve ser a implantação de cursos preparatórios para o exame da Ordem dos Advogados, para o ENEM (Exame Nacional do En-sino Médio) e para concursos, através de parceria com o complexo educacional Damásio, do professor Damásio de Jesus.

Faculdade de Ilhéusreinicia aulas dia 24

As Novas Engenharias na UESC

Formatura no IFbaiano de Uruçuca

Administração é o que mais forma pelo Prouni

Desde que foi criado, em 2004, o Prouni (Programa Uni-versidade para Todos) já gra-duou 174 mil e 500 estudantes, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC). O curso de Administração é o que mais for-mou bolsistas do Programa, no total de 23.429 graduados. Em seguida, aparecem os cursos de Pedagogia (13 mil), Direito (11 mil), Enfermagem (7,7 mil) e Ci-ências Contábeis (7,4 mil).

Atualmente, há 464 mil bolsistas ativos. O interessan-te é que o estudante tem opor-tunidade de cursar numa esco-la particular, já que o filtro é muito maior nas universidades públicas. Para participar, a pes-soa tem que ter cursado todo o ensino médio em escola públi-ca ou estabelecimento privado com bolsa. Também é necessá-rio ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atender aos critérios de renda do programa.

Foto Ed Ferreira

Os novos cursos de Engenharia - Civil, Elé-trica, Mecânica e Química – da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) iniciarão as atividades letivas no próximo dia 3 de outu-bro. O adiamento - a previsão era agosto – se deu em virtude do movimento de paralisação dos professores universitários, que durou 67 dias. Com isso, o calendário acadêmico da instituição foi alterado e prorrogado até o mês de fevereiro.

A estreia desses novos cursos aponta pa-ra uma reavaliação do perfil da Universida-de, já que ela dá um salto na área de Ciências Exatas e Tecnológicas, que vai produzir um elenco profissional que hoje tem defasagem no País, ou seja, no setor de infraestutura. Até o momento, a área de Ciências Biológicas é a que possui grande influência no ambien-te acadêmico, fruto do trabalho de ensino e pesquisa nela desenvolvido.

Para abrigar os novos cursos, um novo pavilhão de salas de aula e laboratórios es-tá sendo construído no campus Soane Naza-ré de Andrade. O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) já ministra os cursos de Física, Química, Matemática, Ciên-

cia da Computação e de Engenharia de Produ-ção. Com as novas engenharias, praticamente dobra de “tamanho”.

Na opinião do diretor do DCET, Evandro Sena Freire, professor pleno da UESC, os futu-ros novos profissionais podem contribuir dire-tamente com o desenvolvimento regional. For-mados aqui, poderão influenciar na construção de nova infraestrutura, de acordo com o mote transformador que as obras do Complexo In-termodal exercer no Sul da Bahia.

Ele chama também a atenção para a demanda no País por profissionais de enge-nharia, proclamada pela Petrobrás e outras vertentes de desenvolvimento, já que o Mi-nistério do Trabalho tem registrado, nos úl-timos três anos, um número substancial na importação desses técnicos. E dá um conse-lho aos jovens da região: “não percam essa oportunidade.”

PortUgUês>edUcação | Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 20116

Page 7: Diário

Atacante Pablo Pereira é regularizado e pode estrear pelo Vitória

O nome do atacante uruguaio Pablo Pereira já foi publicado no BID-E (Boletim Informativo

Diário-Eletrônico) da CBF (Confedera-ção Brasileira de Futebol), definindo a regularização do atleta noVitória. Com isso, o teinador Geninho passa a contar com mais uma opção ofensiva para definir o time rubro-negro que vai jogar contra a Portuguesa, sába-do, às 16h20, no Estádio Governador Roberto Santos.

O jogador chegou ao clube há

mais de um mês, e desde então enca-rou uma verdadeira saga para conse-guir a documentação necessária para entrar em campo. Ele teve de viajar diversas vezes ao Uruguai para ob-ter o feito.

O avante tem 26 anos e começou a carreira no Villa Española do Uruguai. Passou também por Fernandéz Vial, do CHile, Rampla Juniors, do Uruguai, Progresso, do Uruguai, Palestino, do Chile, e Sport Recife, onde trabalhou com o próprio Geninho.

Flamengo ficará sem suasestrelas para enfrentar o CearáRonaldinho e Thiago Neves desfalcarão a equipe

O técnico do Flamengo, Vander-lei Luxemburgo, vai encontrar sérios problemas para começar a montar o time que vai enfrentar o Ceará neste sábado, às 21 horas (de Brasília), no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, em confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Isso por-que os meias Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves foram advertidos com o terceiro cartão amarelo no empate sem gols com o Palmeiras, na noite de quarta-feira, e ficarão de fora da pró-xima partida.

Thiago Neves foi advertido após dar um carrinho em um adversário, em um lance considerado de jogo pela comissão técnica. Porém, embora nin-guém no clube admita publicamente, a advertência a Ronaldinho Gaúcho gerou irritação em Vanderlei Luxem-burgo, pois o cartão amarelo poderia ter sido evitado. O jogador foi punido faltando seis minutos para o término do duelo, ao se adiantar em uma co-brança de falta favorável ao Palmeiras. Como a bola bateu no apoiador, só res-

tou ao árbitro Leandro Pedro Vuaden puxar o cartão.

Antes dessa jogada Ronaldinho Gaúcho esteve perto de receber o car-tão amarelo em outras duas oportuni-dades, novamente por indisciplina. Pri-meiro ao encobrir o goleiro Marcos em um lance já paralisado pela arbitragem. Depois quando cobrou uma falta antes da autorização de Vuaden.

Apesar de saber que terá o seu setor de criação muito comprometido diante

dos cearenses, Vanderlei Luxemburgo evitou críticas públicas ao jogador.

“Não vou ficar lamentando a ausên-cia dos jogadores considerados titula-res, pois confio nos que fazem parte do grupo. Prefiro enaltecer o futebol da-queles que podem ser escolhidos para a partida deste sábado, que será muito complicada. Suspensões no Campeona-to Brasileiro são problemas naturais e temos substitutos para quem vai ficar de fora”, disse Luxemburgo.

TIMES P V E D %

1 Corinthians 28 9 1 0 93.32 São Paulo 21 7 0 3 703 Flamengo 20 5 5 0 66.74 Palmeiras 19 5 4 1 63.35 Vasco 17 5 2 3 56.76 Botafogo 16 4 4 2 53.37 Cruzeiro 15 4 3 3 508 Internacional 15 4 3 4 45.59 Figueirense 15 4 3 3 5010 Ceará 14 4 2 4 46.711 Coritiba 13 4 1 5 43.312 Fluminense 12 4 0 5 44.413 Grêmio 12 3 3 4 4014 Santos 11 3 2 3 45.815 Atlético-MG 11 3 2 5 36.716 Bahia 10 2 4 4 33.317 Atlético-GO 8 2 2 6 26.718 Avaí 7 1 4 5 23.319 América-MG 6 1 3 6 2020 Atlético-PR 2 0 2 8 6.7

CAMPEONATO BRASILEIRO - CLASSIFICAÇÃO - 11ª RODADA

Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 2011 | EsPortE 7

JOgOS DO FIM DE SEMANA

Sab 23/07/2011 - 18h30 MorumbiSPO x ATGSab 23/07/2011 - 18h30 A.da BaixadaCAP x BOTSab 23/07/2011 - 18h30 A.do JacaréAMG x FIGSab 23/07/2011 - 21h00 C. MoacyrFLA x CEADom 24/07/2011 - 16h00 PacaembuCOR x CRUDom 24/07/2011 - 16h00 R. de OliveiraFLU x PALDom 24/07/2011 - 16h00 IpatingãoCAM x VASDom 24/07/2011 - 16h00 PituaçuBAH x CFCQua 05/10/2011 - 19h30 OlímpicoGRE x SAN

Page 8: Diário

Conselho discute com prefeitoproblemas na saúde em Ilhéus

O prefeito Newton Lima, ao se reunir com representantes do Con-selho Municipal de Saúde, conside-rou de “crise a atual situação que se encontra a Secretaria de Saúde de Ilhéus que foi ocasionada por gestores passados”.Acompanhado do seu vice-prefeito, Mário Alexandre,Newton Lima afirmou que “sequer eles se preocuparam em minimizara pro-blemáticaque chegou a patamar in-sustentável. Não cruzamos os bra-ços. Estamos buscando solucionar o problema o mais rápido possível. Já começamos com ajustes que estão sendo implementados pela comissão de avaliação e pelo secretário-inte-rino da Saúde, Uildson Nascimento. O objetivo é reorganizar a saúde pú-blica do município”.

Dentre alguns problemas detec-tados pela comissão, Newton Lima avaliou como aberração a existên-cia de grande número de motoris-tas contratados para utilizar uma pequena frota em funcionamento de veículos automotores. O prefeito contou que com base no pré-diag-

nóstico que recebeu a Secretaria de Saúde tem nos seus quadros fun-cionais 60 motoristas para utilizar

somente 17 carros. Cada um deles trabalha somente um dia na sema-na e recebe 10 dias de folga. Asse-

gurou que o processo de demissões no setor já foi iniciado,tendo como parâmetro informações passadas

pela comissão.O presidente do conselho, Yolan-

do de Souza,destacou que a proposta da entidade é também buscar alter-nativas para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados. Assegurou que a nova diretoria tem como objetivo discutir ações e im-plementar uma política de relacio-namento entre o conselho e governo. Ressaltou que “a entidade é um órgão de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações e serviços de saúde no âmbito do município em con-sonância com os princípios do Siste-ma Único de Saúde”.

Yolando lembrou que o conselho atua na formulação, acompanhamento, controle e avaliação da política muni-cipal de saúde, inclusive nos seus as-pectos econômicos e financeiros. Além do vice-prefeito Mário Alexandre, o encontro contou com a presença dos diretores executivos Ivo Evangelista (vice-presidente), Eduardo Neves (se-cretário), Joaques Silva (tesoureiro) e Hélio Brito (comissão de avaliação da Secretaria de Saúde).

Ex-prefeitos recebem a culpa pela crise no sistema de saúde do município

Kocó vai disputar umavaga na Câmara

O cantor e vocalista da Banda Lordão, Clóvis Leite, conhecido como Kocó, anunciou sua pré-candidatura a vereador nas eleições de 2012, pe-lo Partido dos Trabalhadores (PT). E parece já ter começado as andanças em busca do voto dos seus futuros eleitores, os amantes da música. No dia 20 de julho, por exemplo, ele foi o

principal convidado do evento do dele-gado e blogueiro Alex Venícius, numa mansão na Bairro Nova Itabuna. Che-gou depois das 23h e cantou até altas horas, numa festa que reuniu quase 100 convidados, em comemoração ao Dia do Amigo. Na foto ele aparece com Silvano Gonzaga, que comandou a festa até a sua chegada.

Itabuna | Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 20118

Page 9: Diário

Lixo tecnológico: o que fazer com pilhas e baterias de produtos eletrônicos

Sustentabilidade nunca esteve tanto na moda como nos dias atuais, prin-cipalmente no setor empresarial.

Seja pela conscientização em adotar uma postura pró-ativa quanto à preservação do meio ambiente, desenvolver uma imagem institucional positiva perante os públicos ou pelo cumprimento da legislação, ações sustentáveis passaram a fazer parte da política de gestão de empresas dos mais diversos segmentos. No entanto, o cresci-mento dessas iniciativas no setor é acom-panhado pela multiplicação de impactos ambientais. Empresas de telefonia móvel e produtos eletrônicos, por exemplo, são responsáveis pelo aumento considerável da quantidade de resíduos perigosos na atualidade. Por quê?

As empresas despertam no consumidor novos desejos de compra por meio do lança-mento de produtos cada vez mais modernos: telefone celular com mil e uma utilidades, computador de mão com tela sensível ao to-que, câmeras fotográficas compactas, e por ai vai. Esse processo contínuo de produção intensa, atrelado a uma sociedade extrema-mente consumista faz com que os equipa-mentos eletrônicos se tornem obsoletos e sejam trocados com rapidez por novos mo-delos. Em consequência, o que antes supria todas as necessidades passa a se configurar como lixo tecnológico.

Pilhas e baterias provenientes desses artigos de tecnologia contêm em sua com-posição metais pesados altamente tóxicos e não biodegradáveis, como mercúrio, cád-mio, chumbo e zinco, em níveis que podem causar sérios prejuízos à saúde do homem e ao meio ambiente. Além de não se desin-tegrarem, esses elementos poluem o solo e os lençóis freáticos quando descartados

de forma inadequada, o que na maioria das vezes acontece. Da lixeira de casa, os resí-duos acabam em lixões a céu aberto.

Destinação IdealPara minimizar os impactos negativos

causados pelo descarte inadequado do lixo eletrônico produzido no país, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) elaborou em 2008, a Resolução nº 401, que normatiza o descarte de pilhas e baterias usadas ou sem utilidade, estabelecendo critérios e padrões para o gerenciamento ambiental correto desses produtos. A reso-lução atribui aos fabricantes e importado-res de pilhas e baterias a responsabilidade pós-consumo sobre esses produtos.

Segundo a norma, os fabricantes e importadores devem dar uma destinação final adequada a todo o material coletado por lojas de assistência técnica e estabeleci-mentos comerciais autorizados, que comer-cializem pilhas e baterias ou produtos que as contenham para seu funcionamento. Os estabelecimentos são obrigados, segundo o artigo 19 da resolução, a disponibilizarem locais apropriados para a devolução des-ses resíduos. Os consumidores podem se informar sobre os pontos de coleta através do serviço de atendimento ao consumidor das empresas fabricantes.

Embora a Resolução 401/08 seja uma importante ferramenta para reduzir os danos à saúde humana e ao meio ambien-te, gerados pela disposição inadequada do lixo tecnológico, a obrigatoriedade da norma do Conama pouco pode fazer sem a conscientização ambiental e mudança de comportamento da sociedade, já que a iniciativa de devolver pilhas e baterias é do próprio consumidor.

Instituição de ensino, em Itabuna, faz a coleta e dá o destino adequado para esses resíduos

O meio ambiente agradece

Professores e alunos do curso de Gestão Ambiental pretendem

ampliar o projeto de coleta

Em Itabuna, o pólo da Uni-versidade Norte do Paraná (UNO-PAR), realiza projetos em torno da temática ambiental desde 2010. A primeira ação desenvolvida por alunos e professores da institui-ção de ensino foi o plantio de mu-das nas margens do Rio Cachoeira. Esse ano, em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, 5 de junho, docentes e estudantes do curso de Gestão Ambiental orga-nizaram a I Semana da Responsa-bilidade Ambiental.

Alternativas e práticas am-bientais sustentáveis foi o tema do evento, que aconteceu entre os dias 01 e 03 de junho, no auditório da Unopar, com a realização de pales-tras e ações práticas sob a coorde-nação do professor Jocelino Reis e das coordenadoras do pólo profes-soras Jaimária Reis e Mayana Nunes. Problemas ambientais, execução de práticas preventivas para a prote-ção do meio ambiente e prejuízo do descarte inadequado de pilhas e ba-

terias foram algumas das questões discutidas durante o evento.

Além de gerar uma conscien-tização acerca da importância de preservar o meio ambiente, o gran-de objetivo da Semana da Respon-sabilidade Social foi recolher pilhas e baterias de celulares para fazer o descarte correto desses resídu-os. Consciente da gravidade dos problemas gerados pela destina-ção inadequada desses materiais e da carência de pontos de coleta na cidade, o professor Jocelino Reis ressaltou a importância de ações como essa. Segundo ele, “a ten-dência é despertar isso em outros pontos comerciais para captar as pilhas e fazer o descarte correto, além de desenvolver na sociedade uma consciência ambiental em tor-no dessa temática, já que cada vez mais o consumo desses materiais tem aumentado”.

A coleta continua até o final deste ano. Toda a sociedade pode colaborar entregando pilhas e ba-

terias na sede da instituição, locali-zada na Avenida Inácio Tosta Filho, 195. Todo o material coletado será encaminhado para o supermercado Bom Preço e ao atacadista Makro, responsáveis pela devolução às empresas fabricantes.

O professor Jocelino avalia co-mo positiva a resposta do público em relação à entrega de pilhas ba-terias e, adianta os planos da coor-denação da Unopar, que pretende amadurecer o projeto com a coleta de lâmpadas fluorescentes para o próximo ano. “Hoje em Itabuna não se faz esse trabalho, pois nenhuma empresa faz a coleta desse material. O trabalho é minucioso, as lâmpadas são frágeis, contêm mercúrio em sua composição e causam grandes prejuízos aos catadores e ao meio ambiente quando destinadas para o lixão”, acrescenta.

Por LAíS DAntAS

Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 2011 | MeIO AMbIente 9

Page 10: Diário

Prefeitura de Itabuna acelera obras de pavimentação da Pedro Jorge

Escola Profissionalizante abre vagas para novos cursos

Prefeitura doa fardamento aos alunos do Peti de Itabuna

O trabalho é realizado com uma frota integrada caminhões bas-culantes, vibro acabadora de

asfalto, tratores, rolo sem pneus e um rolo misto estão na pavimentação de 1,5 quilômetro da avenida Pedro Jor-ge, no trecho compreendido entre o bairro São Pedro e o São Judas Tadeu, até a rua Europa Unida, uma obra com recursos próprios.

O diretor do Departamento de Pro-jetos e Engenharia da Secretaria de De-senvolvimento Urbano, Sóstenes Vilas

Boas Souza explica que esta é a segun-da etapa de uma obra com 2,5 quilôme-tros de extensão – a primeira fase foi concluída no ano passado, no trecho do bairro Pedro Jerônimo, entre a avenida Roberto Santos e o São Pedro - e que abre um vetor de mobilidade urbana para a zona Sul da cidade, beneficiando áreas densamente povoadas.

Ele explica que nesta fase vem sendo realizada a pavimentação asfáltica com concreto betuminoso usinado a quente, numa extensão de 1.500 metros linea-

res e uma largura de sete metros, com uma base de seis centímetros.

Para Sóstenes Souza a obra foi marcada pela superação de dificulda-des as mais diversas, como a constru-ção de mais de 600 metros cúbicos de alvenaria em pedra argamassada, além de investimentos em saneamento, bem como na melhoria da rede de água e es-goto pluvial.

ComunidadeA presidente da Associação de Mora-

dores do Pedro Jerônimo, Ângela Vieira Menezes considera a obra a realização de um sonho acalentado há quase meio século pela população e importante pa-ra a vida de uma comunidade sofrida, que convivia com a falta de infraestru-tura, com a lama, buracos e a carência de saneamento básico.

Como forma de agradecer ao go-verno municipal, ela colocou faixas no início e no final da avenida, onde a pavi-mentação asfáltica será implantada até a próxima semana. “Porque o prefeito

Azevedo atendeu às nossas reivindica-ções e demonstra um compromisso com a comunidade em que vivemos”.

O aposentado Edmundo Pereira da Silva vê na pavimentação benefícios para toda a comunidade, que vai ganhar com infraestrutura e com a consequente va-lorização dos imóveis. Já José Carlos dos Santos, que reside há 28 anos no bairro a obra é fundamental “porque não tí-nhamos nada e ganhamos um espaço urbanizado, com acessibilidade para veículos os mais diversos”.

A Escola Profissionalizante de Ita-buna mantida pela Secretaria Munici-pal de Desenvolvimento Social está com inscrições abertas para os cursos de porteiro e vigilante e para cuidador de idosos. Os candidatos devem ser maior de 18 anos, e apresentar fotocopia de Carteira de Identidade, CPF, comprovan-te de residência e certificado de ensino fundamental incompleto.

Os cursos serão ministrados no pe-

ríodo de 22 de agosto a 18 de outubro na própria Escola Profissionalizante com turmas nos horários das 13 e 17 horas e das 13h30min às 21h30min.

Os candidatos aos cursos de por-teiro e de vigilante terão oportunidade para aprender uma nova profissão, de-senvolvendo atividades de recepção e vigilância, de entrada e saída de pesso-as e veículos, em portarias residenciais e comerciais, por exemplo.

O prefeito de Itabuna, Capitão Aze-vedo, foi representado pelo secretário de Administração, Maurício Athayde, na solenidade de entrega do fardamento aos alunos dos núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Pe-ti) nos núcleos do Novo Horizonte e da Nova Califórnia.

Os dois eventos contaram com as presenças da secretária de Assistência Social, Marina Silva; da diretora de De-partamento de Proteção Social Espe-cial, Gilca Moema e da Coordenadora Pedagógica do PETI, Maria D’Ajuda Ca-valcante Lucas, além de representantes da Secretaria de Educação, pais dos alu-nos e representantes das comunidades atendidas pelo programa.

Para o secretário Maurício Athay-de o Peti é um programa inclusivo de largo alcance social e que tem sua im-

plementação através da educação e do estimulo ao esporte para o fortaleci-mento dos vínculos sociais.

Itabuna | Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 201110

Uma equipe de 32 homens trabalha duro para que a obra fique pronta até o dia 28 de julho

Foto Pedro Augusto

Foto Vinícius Borges

Foto Waldyr Gomes

O que é O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, atende hoje

a 786 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 aos 15 anos, envolvendo segundo as normas do MDS a integração e fortalecimento dos vínculos no meio social.

Page 11: Diário

INSIDE >Por Betânia Macedo >E-mail: [email protected]

O deputado estadual Augusto Castro com sua filha Melissa na Igreja São José, em uma manhã de do-

mingo, onde foi celebrada a missa das crianças. Melissa foi apresentada à comunidade pelo padre Moisés, para alegria do seu pai Augusto e da mãe, a advogada Andrea Simas.

Foi com o tema “Tem Circo na Cidade”, que a mamãe Danielly Santana Moreira comemorou o primeiro aninho de Ran-frey Jorge, o maior artista de todos os tempos e principal atração do grande espetácu-lo que aconteceu no clube SE-AC, com sessão única e casa lotada de familiares, amigos e convidados.

A grande novidade da Flor da Pele são os novos procedimentos apresentados pela esteticista Martinha Dias. Ela fez cur-sos em São Paulo e está apta para realizá-los. Micropgmentação de Sobrancelha (Maquiagem Definitiva) Micropguimenta-ção Labial, Contorno dos Olhos, Permanente de Cilios, Cílios Postiços Fio a Fio, Alisamento Sobrancelhas. Já experimentei e aprovei!Telefone para contato – 73-3613-1668

Apresentação

Primeiro Espetáculo

E o dia terminou em

‘flores’...

Adana Matos, editora da TV Santa

Cruz, e Matheus Vital, designer

editorial do grupo Diário Bahia,

recebidos com simpatia em noite

romântica no Beco das Flores, point da

paradisíaca Itacaré.

Ranfrey Jorge no colo da mãe Danielly sob o olhar atento da avó Gilnay Santana.

Novos Procedimentos

Grande LançamentoAcontecerá no próximo dia 26, terça-feira, o super

coquetel de lançamento do “Tarik Business”, um em-preendimento moderno, próximo do shopping. Os empre-sários Josefina e Eduardo Fontes, mais o filho Tarik Fontes, prometem muitas novidades para noite. Usina de Idéias é a Agencia responsável pelo Marketing.

Os advogados Roninho Moreira Santana, e Marcia Carletto. Ele, tio do aniversariante; Roney Moreira (Juiz, atualmente em Texeira de Freitas), avô de Ranfrey Jorge, e o deputado estadual Gilberto Santana, tio.

Marcia Carletto, Marizete Carletto, Ana Elice, Maria Clara (tia Lulu), no niver de Ranfrey Jorge

“Transformando Big Mac em Sorrisos” tema da campanha do Mc dia Feliz 2011, que acontecerá dia 27 de agosto nas lanchonetes do Mc Donald´s. O lançamento foi na quarta-feira, com um ca-fé da manhã no Tarik Plaza Hotel. Campanha desenvolvida pela Costha Fera. O GACC e sua diretoria esperam contar mais uma vez com apoio de Itabuna e região.

Mac Dia

Feliz

Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 2011 | SOCIAL 11

Page 12: Diário

BaBadão >Por Manuela Berbert >E-mail [email protected]

Eu não sei de quem herdei o vício da observação do coti-diano e do comportamento humano, mas consigo citar

homens e mulheres com quem aprendi a exercitá-lo. Cleomar Brandi, jornalista baiano radicado em Aracaju, foi um deles.

Sincero, bem humorado e inteligentíssimo, ajudou a for-mar, na prática, quase todos os profissionais de jorna-

lismo daquelas bandas. Participou da equipe que fundou a úni-ca emissora pública do Estado, a TV Aperipê, onde ainda atua-va, e de lá para cá passou por diversos veículos de comunicação de Sergipe.

Recém-formada e cheia de sonhos, conheci Cleomar. Vo-ando sobre a sua cadeira de rodas, adquirida aos 22

anos quando amputou as pernas devido a uma paralisia infantil, o único sentimento que eu jamais ousei sentir foi pena. Impossí-vel, diante de um homem independente que, à beira da piscina de uma casa belíssima, me falou da sua história de superação e amor à vida, e da realidade do mercado de trabalho na comuni-cação. “No final das contas, tudo é politicagem e malandragem. A gente bate num dia e apoia no outro. Infelizmente, a vida tem dessas coisas…”

Conversamos sobre Itabuna, Ilhéus e Ipiaú, sua terra natal. Num único e longo dia, fui apresentada por ele a auto-

res até então desconhecidos, a blues até então desconhecidos, a histórias com finais belíssimos, frutos das suas observações e/ou devaneios e, por telefone, a nomes famosos do jornalismo e da política sergipana. “A política baiana se expandiu muito, jo-vem, o que nem sempre é bom. Abriu brecha para qualquer um. Como numa grande família, nem todos os filhos são éticos e têm compromisso. É que os pais não conseguem dar a mesma cria-ção a todos.”

Cleomar foi sepultado segunda-feira, em Aracaju. Iniciou sua carta de despedida com palavras que diziam assim:

“um dia, uma noite, um boêmio sempre pede a saideira, e os gar-çons nunca gostam dessa história. Dessa vez, chegou minha ho-ra, meu último gole. Eu, pessoalmente, não diria que estou indo contrariado. Afinal de contas, soube beber com sede de apren-diz o melhor que havia na taça que a vida me ofertou. Uma taça lavrada, recendendo a conhaque.” No final, convidou os amigos para a última saideira no seu bar preferido e foi prontamente atendido, inclusive pelo Governador do Estado, Marcelo Déda. A conta já estava paga.

Descontos de até 40% nas marcas Fabula, miniDress, Tyrol, Green, You By Mo, Alpha-beto, Up baby entre outras, na Bola de Gu-de, da empresária Michella Franco. A Bola de Gude fica na Travessa Etelvina Miranda, 212, loja 04, no Centro de Itabuna. O tele-fone para contato é (73) 3613-7526. Dicas de como vestir a turminha mirim no blog www.michellafranco.blogspot.com

Sabrina e Eliane, duas das quatro sócias do Biboca Cabeleireiros, de Itabuna, estiveram em viajem de cursos e reciclagem entre os dias 24 de junho e 11 de julho.

Na bagagem, certificados de cursos na área de visagismo, cor e corte: na Alemanha, sob o comando do mestre Marcus Hermman; em Praga, na Academia de Toni & Guy; na Áustria, um curso de reciclagem. Além disso, segundo Sabrina, o que ficam são as lembranças de momentos maravilho-sos ao lado de personalidades da área, e de visitas a lugares belíssimos.

A vida tem dessas coisas...

Mamãe EU Quero

Bola de Gude

Biboca em cursos

internacionais

Biboca Cabeleireiros em

momento de festa junto a Marcus

Hermman e equipe

Sabrina recebendo o certificado, na Alemanha, do curso de visagismo

Eliane recebendo o certificado,

na Alemanha, do curso de

visagismo

social | Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 201112

Page 13: Diário

ASTROLOGIA

MALhAçãO Globo, 17h30

Sud

Ok

u

QUINTA-feIrA, 28 QUINTA-feIrA, 28 QUINTA-feIrA, 28 QUINTA-feIrA, 28

cordel eNcANTAdo Globo, 18h

morde e AssoprA Globo, 19h

> ÁrIes - 20/03 A 20/04

> leão - 22/07 A 22/08

> sAgITÁrIo - 22/11 A 21/12

> gêmeos - 21/05 A 20/06

> lIbrA - 23/09 A 22/10

> AQUÁrIo - 21/01 A 18/02

> ToUro - 21/04 A 20/05

> VIrgem - 23/08 A 22/09

> cAprIcórNIo - 22/12 A 21/01

> câNcer - 21/06 A 21/07

> escorpIão - 23/10 A 21/11

> peIxes - 19/02 A 19/03

Pressa e distração. Impulsividade a mais hoje e de difícil controle - organize seu dia levando isso em conta. Debates, argumen-tações e discussões pouco férteis servem para deixa-lo ainda mais tenso. Relaciona-mento delicado com familiares.

Alguém pisa no breque, enquanto outros aceleram e assim seu dia tende a ser com-plicado se não evitar reuniões de trabalho e negociações com parceiros - estas serão extenuantes. Em nome da praticidade al-guém pode cometer um grande erro.

Contratempos na área privada, talvez en-volva o cônjuge também. Por isso, mante-nha família e amores afastados. Você pode sentir desconforto com as iniciativas de um parceiro de trabalho. De alguma forma seus métodos ferem seus sonhos. Avance.

Clima astral instável, que proíbe avanços, por conta das experiências infrutíferas do passado. Assim não se anda, e você tem de se curvar a essa realidade. Nem adianta conversar, e sua impaciência só pode atra-palhar ainda mais. Preserve-se.

Você vai com cautela, tateando, porque acredita em equilíbrios rigorosos e justos. Mas um parceiro está querendo mais de você, e apressa ou pressiona. O resultado pode ser chato e frustrante. Então, adie reuniões e encontros importantes.

Viagens, passeios e deslocamentos pela ci-dade são assunto em destaque e precisam ser revistos. Pode haver obstáculos que o impeçam de realizar tais desejos. Relações com vizinhos, irmãos e primos esfriam, há falta de apoio. Amanhã isso muda.

Dona Zica se emociona ao ver Maicon e Ba-bi juntos. Eric culpa Josiane por sua reação com Artur. Catarina pede para ir com Pe-dro ao cemitério onde a mãe de Raquel es-tá enterrada. Theo discute com Kátia por causa de Lúcio. Andrea conforta Fred. Duda e Milena aconselham Josiane a dar um bas-ta no comportamento de Eric. Pedro se re-concilia com Maicon. Duda e Milena pedem a Cadu para dar dicas de comportamento para Eric. Luiza chama Fausto para con-versar sobre Raquel. Iara confessa a Babi que teme ser deixada por Milton, caso não consiga ter um filho com ele.

Rosa leva Antônia para falar com Cícero. Timóteo entra com Açucena na carruagem e Jesuíno e Felipe os conduzem para fora da cidade. Helena estranha que Úrsula a deixe visitar Efigênia. Timóteo se assusta quando os cangaceiros interceptam sua carruagem e resgatam Açucena. Antônia pede para Ba-toré romper com Timóteo. Quiquiqui con-vida Téinha para ir ao cinema. Miguézim e Inácio encontram Damião perdido na mata. Herculano prende Timóteo. O falso cardeal de Seráfia encontra os cocheiros amarra-dos e conta para Úrsula e Baldini.

Alice confirma com o médico que Lilian é sua mãe e decide procurá-la. Alice sur-ge na mercearia de Moisés e pergunta aos verdadeiros pais por que foi doada a Minerva e Isaías. Júlia vê Guilherme varrendo a rua e vai falar com ele. Tâ-nia demonstra interesse por Guilherme e Júlia alerta que pode ser uma furada. Naomi reclama que sua gargantilha su-miu e Amanda conta que a joia está com Naomi robô. Amanda tenta se aproximar de Ícaro e se oferece para ajudá-lo com as duas Naomis.

- Doutor! - disse a loira ao telefone pa-ra o ginecologista.- Por acaso não esqueci minhas cal-cinhas aí?- Não, aqui não.- Tudo bem, vou ligar pro dentista.*****A loira passeava pelo shopping, quan-do de repente, encontra uma velha co-nhecida:- Nossa, maravilhosa! Como você ema-greceu!- Pois é, perdi quinze quilos! Eu tive de extrair um rim!- Credo! Eu não sabia que um rim pe-sava tanto!*****Qual o conceito de sexo seguro para uma loira?Trancar a porta do carro.*****Psiquiatra pergunta pra loira:- Costuma escutar vozes sem saber quem está falando ou de onde vêm?- Sim... costumo!- E quando isso acontece?- Quando atendo o telefone!

INgredIeNTes - ½ xícara (chá) de óleo ou azeite;- 100 g de chocolate meio amargo picado (3/4 de xí-cara);- ½ xícara (chá) de hortelã (ou manjericão);- ¼ xícara (chá) de nozes picadas;- ¼ xícara (chá) de açúcar;

modo de prepAroEm um liquidificador coloque ½ xícara (chá) de óleo ou azeite, 100 g de chocolate meio amargo picado (3/4 de xícara), ½ xícara (chá) de hortelã (ou manjericão), ¼ xí-cara (chá) de nozes picadas e ¼ xícara (chá) de açúcar e bata por 30 segundos.

Eunice inventa uma desculpa e Marina acredita. A perua pede perdão por ter acusado Pedro pela morte de Luciana. Nelson conta para Pedro que a Justiça o absolveu e que ele tem chance de re-cuperar a licença para voar. O ex-piloto decide fazer uma surpresa para Marina. Beto procura Daisy e pede para ela voltar, mas ela é firme e nega. William convida Alice para sair e ela aceita. Beto também procura a personal trainer, mas ela é dura com ele. Natalie fica agoniada ao saber que Cortez vai a julgamento.

Falta de imaginação associada a ansieda-de podem comprometer seu desempenho no trabalho. Alguém que ocupa posição de poder tende a colocar você em posição humilhante. Portanto fique na sua e evite cutucar os outros. Menos exigências.

Altercações com subalternos, possíveis ajustes com eles e necessidade de lutar mais por seu lugar ao Sol cansam sua be-leza hoje. Problemas de saúde podem atra-palhar seus planos. Mostre sua habilidade, mas tente não espicaçar ninguém.

O ideal seria resolver tudo do seu jeito, espe-cialmente em casa, em assuntos domésticos etc. No mundo lá fora chefes e superiores contam com que você cumpra outros deve-res. Além do mais, você não poderá tirar seu sorriso do rosto. Haja diplomacia!

Escolhas difíceis entre casa e trabalho, afeto e obrigação, prazer ou dever, e tudo isso desequilibra sua alma sensível. Muitas chances estão para terminar. Mas você tem limitações concretas e não pode e não deve ir além delas. Leve isso em conta.

O que mais você precisa hoje é de diver-são, aventura, algo novo que o faça sentir o sangue correr de novo em suas veias. Mas este desejo precisará ser adiado, porque há compromissos e cobranças na frente. E você tem de atender a elas.

Alerta vermelho no campo financeiro - seja objetivo, racional, ponderado ao lidar com seu dinheiro. Assim neutralizará tendência forte a se endividar. Marte sinaliza belige-râncias no reinado doméstico; muitas ideias que se perdem e se confundem.

Muita gente na fila do serviço de defesa do consu-midor. Reclamavam de mercadorias com defeitos, aumento nas contas de luz e planos de saúde. Seu

Jozias, 52 anos, ouvia e anotava as reclamações. Uma se-nhora nervosa dizia: “Comprei o fogão e, com menos de um mês, dois canos das bocas já estão furados!” Seu Jo-zias, paciente: “Onde a senhora comprou o fogão?” Ela disse o nome da loja. Ele continuou: “A senhora tem a no-ta fiscal?” Tinha, sim, que não era besta de comprar nada sem documento! Podiam dizer que era roubo. E concluiu: “Mas tá em casa! Pensei que não precisava!” Seu Jozias

explica: “Precisa, sim, para a gente encaminhar a queixa!” A mulher levantou-se e um ra-paz de uns 16 anos sentou-se à sua frente: “Eu quero fazer uma reclamação!” Seu Jozias pegou nova folha de papel

para iniciar as anotações: “Como é seu nome?” E o jovem: “José Arnaldo da Sil-vei-ra!” Deu ênfase no sobrenome, como se fosse difícil escrevê-lo. Depois ficou em silêncio. Seu Jozias perguntou: “E qual é a reclamação?” O rapaz, olhando de lado: “É sobre meu pai! Ele saiu de casa quan-do eu ainda era pequeno e não voltou mais!” Seu Jozias suspendeu a caneta: “Mas isso não é aqui, não! Aqui é de-fesa do consumidor!” E o rapaz, agora tenso: “Então?! Me deram um pai com defeito e eu quero trocar por outro!” Seu Jozias, paciente: “Você deve procurar o Fórum!” Mas o rapaz, olhando-o firme: “Não! É aqui mesmo! O senhor é meu pai, separou-se de minha mãe em Ita-pé e veio embora para Itabuna. Me deixou pequeno. Se lembra?” Assustado, Seu Jozias se lembrou...

COISAS dA VIdA >Por odilon Pinto >E-mail [email protected]

pIAdA receITA

Reclamação

Curtas com loira

Pedro é absolvido de todas as suas

acusações

Pesto de Chocolate

Podemos ver os relacionamentos humanos como direitos do consumidor

Coisas da vida é ficção: Qualquer semelhança com fatos e pessoas reais é mera coincidência

INseNsATo corAcAo Globo, 21h

Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 2011 | gerAl 13

Page 14: Diário

CASAS VENDA

Fonseca, no Lot. Gegeu, c/ 2/4, sala, cozinha, a/s, wc + área de 50m². Tel: 8125-2461/8169-3862.

Lot. Novo Jaçanã, construção nova na rua D, nº 122, c/ 2/4 + suíte, sala, cozinha, wc social, a/s, garagem, c/ laje coberta. Tel: 8866-4610/8119-0462, Marcos.

Califórnia, no 1º andar, c/2/4, + suíte, 2 salas: jantar e de estar, cozinha, varanda, a/s, wc so-cial. Tel: 8804 2872, José.

Itapé, no Centro, rua João da Costa Mota, 63, c/ med. 4x15m. Tel: 8854-0905, Everaldo.

Jardim Vitória, rua Paraíba, 142. Tel: 3211-4057/9991-3378.

Fátima, prédio, sendo no térreo c/ área na frente e na lateral, quintal, garagem p/ vários carros, es-critório c/ wc. 1º andar c/ 30m de varanda, suíte, 4/4, d/c/e, terraço coberto, 260m². R$ 360.000,00. Tel: 3211-9775/8811-1946.

Urbis IV - Caminho 18 – casa 07, ampla c/ 2 quartos, sala ampla, cozinha, garagem, kitnet e 2 áreas de luz. R$ 65.000,00. Tel: (73) 9113-1486.

Ilhéus, Cond. Paraíso do Atlântico, c/ 2/4 + suíte, garagem p/ 2 carros, cozinha, a/s, sala grande, área externa c/ chuveiro, área construída 8x30m, mu-rada, varanda em L. Tel: (73) 9100-7166.

Santo Antonio, de laje já pronta em baixo c/ 2/4, sala, wc, cozinha grande e quintal, toda na cerâmica. Em cima c/ ¾, 2 wc, sala, cozinha. R$ 60.000,00. Tel: 8859-8711/9151-4362.

Santo Antonio, de laje coberta e fechada, c/ ¾, sala, wc, garagem p/ 2 carros, quintal ci-mentado e murado. R$ 70.000,00. Tel: 8859-8711/9151-4362.

Fátima, c/ 4/4, suíte, 2 salas, copa-cozinha, quintal, garagem p/ 2 carros. Tel: 3041-2141.

Pontalzinho, próximo a Av. Amélia amado, c/ 4/4, suíte, 2 salas, varanda. Tel: 8865-8066.

Campo Formoso, c/ 2/4, wc social, cozinha, sala ampliada, área externa, garagem, a/s grande, portão pedestre e portão de garagem. R$ 70.000,00. Tel: 8803-1819.

Ilhéus, ou alugo sobrado no Nelson Costa. Tel: 3212-7493.

São Caetano, c/ ¾, sala, cozinha, etc. R$ 35.000,00. Aceito troca por veículo. Tel: 9972-8491.

Fátima, c/ ¾, suíte, 2 salas, copa-cozinha, garagem p/ 2 carros, quintal, nascente. Tel: 9154-6930.

Banco Raso, próximo a prefeitura, c/ ¾, suíte, sala, copa-cozinha, d/e, garagem. Tel: 9154-6930.

Ilhéus, no Centro, c/ 2 pavimentos: Térreo e 1º andar, tem espaço p/ novas ampliações. R$ 420.000,00. Tel: (71) 9117-5745.

Ilhéus, compro imóvel no São Miguel. Inte-ressado entrar em contato pelo Tel: 73- 9196-5026, Marta.

Fátima, c/ 2/4, garagem. Tel: 9985-6741/8844-6144/8166-0082/9110-0359, Silvia Hage. Cre-ci 14228.

Pontalzinho, rua Pedro Torquato, c/ 2/4, sala, cozinha, a/s. Tel: 3211-1703/8847-7959, Rodrigo.

Pontalzinho, c/ 4/4, 2 salas, cozinha, wc social, a/s, quintal. R$ 170.000,00. Tel: 3211-4747/8823-0699/9116-5564, Iraci.

Centro de Itabuna, ou troco por outra no Cen-tro de Jequié. Tel: 3211-4747/8823-0699/9116-5564, Iraci.

Conceição, c/ 2/4, sala, copa-cozinha, med. 5x25m, nascente. R$ 60.000,00. Tel: 9990-9785.

São Caetano, c/ ¾, suíte, sala em L, copa-cozinha, garagem, lajeada c/ cobertura c/ estrutura p/ 2 pavimentos, nascente. Tel: 9990-9785.

Pedro Jerônimo, na Trav. São Bento, nº 358, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, toda na laje e c/ cerâmi-ca, c/ estrutura p/ outra casa, e quintal grande. Tel.: 9900-0487.

Barra de Mamoan, c/ ¾, (01 suíte), forrada, toda murada, ar condicionado, sala, cozinha, garagem p/ 2 carros. R$ 150.000,00. Tel: 9966-2073, Ranieri.

São Caetano, rua Castro Alves, 486, c/ ¾, sala, cozinha, 2 wc, garagem. R$ 75.000,00. Tel: 3612-1905/8844-6088.

CASAS ALUGAMangabinha, por R$ 400,00. Tel: 8807-5122, Eliana.

Castália, c/ 2 suítes + 2/4, nascente, garagem p/ 2 carros. Tel: 8865-8066.

Ilhéus, p/ temporada no Cond. Mar e Sol, Praia do Norte, sítio c/ 5.000², co-queiros, casa, frente p/ o mar. Térreo: c/ 2/4, wc, sala, cozinha, lavanderia, d/e, churrasqueira, avarandada, . No 1º andar: sacada, wc social, sala, suíte + 2/4. Tel: 3211-1902/88-461883.

Fátima, c/ salão + casa no fundo na rua São Sebastião, 723, const. p/ laje, terreno med. 6x28m². Tel: 8123-8231, José.

São Caetano, p/ fins comerciais na Av. Princesa Isabel, perto da praça. Tel: 8801-1830/8839-9505.Centro de Ilhéus, próximo Receita Federal, no 2º andar, vista p/ mar, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s. Tel: 3086-5664/8841-1046, Antonio/Irene.

Pontalzinho, na rua Bartolomeu Mariano nº 472, c/ varanda, sala, suíte, quarto, cozinha, a/s, bem

arejada. Tel: 8811- 9562, Silvio.

Ilhéus, Centro, no 2º andar, próximo Receita Fede-ral, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s, vista p/mar. Tel: 3086-5664/8841-1046, Antonio/Irene.

Mangabinha, rua santa Rita, c/ ¾, WC, sala, cozinha, a/s, garagem. R$ 400,00. Tel: 9983-3526/3211-1246.

APTo/VENDA

VENDE-SE APToAPTo no Castália, c/ 3 suítes, 2 vagas na garagen, med. 200m² (sem condomínio). Livre p/ financiamento. Tel: 9999-0000

Centro, no 1º andar, c/ ¾, sala, cozinha, sem condo-mínio. Tel: 3613-5441.

São Caetano, no Cond. Vale das Pedras, c/ ¾, sala, wc. Aceito financiamento. TEl: 9133-0008/8844-1812, Cris e Adenilton.

Zildolândia, c/ 2 suítes + ¼, varanda, 2 vagas na garagem, desocupado. Tel: 8862-6577.

São Caetano, no Cond. Vale das Pedras, c/ ¾, reformado, desocupado. Aceito financiamento. Tel: 8862-6577.

São Caetano, c/ 2/4, sala, copa-cozinha, nascen-te, no 1º andar, próximo ao Itão. R$ 65.000,00. Tel: 9990-9786.

Banco Raso, no BNH, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s. R$ 65.000,00. Aceito CEF. Tel: 8837-6992/8815-2062. Creci: 12637.

Santo Antonio, c/ ¾, 2 salas, copa-cozinha, ga-ragem, nascente, no 1º andar, próximo ao Itão. Aceito CEF. Tel: 9990-9786.

Jardim Vitória, no Cond. Vitória Ville, c/ ¾, suíte, d/e, piscina, 2 vagas garagem. Tel: 9990-9786.

Centro, na Av. Juracy Magalhães, c/ ¾, sendo 1 suíte, cozinha, sala, wc social, d/c/e, a/s, varanda, med. 115 m². Tel: 8119 5792 /3211 9591, Rildo.

APToS ALUGASto. Antonio, Rua Marques de Pombal, 34 no fundo da clinica Rodomedica, em frente a rodoviária, c/ 2/4, sala, cozinha, a/s, varanda, bem conservado e ótima localização. Tel: 8804-4468/8829-6884, Jailva/Claudio.

Pontalzinho, quitinetes na Rua Alzira Paim. Tel: 8811-9562, Silvio.

Centro, quitinete no prolongamento da Cinquente-nário, 1731, no 1º andar, c/ fogão e cama. R$ 300,00. Tel: 8859-0481/8826-5268, Sônia.

Pontalzinho, quitinetes na Rua Alzira Paim. Tel: 8811-9562, Silvio.

Fátima, rua Rufo Cunha, 46 (rua da Kazisnk Motos, fundos do Pai Mendonça), c/ ¼, sala, cozinha, wc, a/s, garagem, cond., internet, TV cabo. Tel: 3212-3206/9981-4945/8861-4945.

Pontalzinho, c/ ¾, sala, cozinha, wc. Tel: 3211-4671/8853-9712, Fátima.

Ilhéus, 2 quitinetes no Pontal mobiliadas. Tel: 8823-1438.

São Caetano, na Av. Princesa Isabel, c/ 2/4, suíte, wc social, d/c/e, piscina, garagem, quadra de esporte. R$ 800,00. Tel: 3613-4344/8855-3625.

Ilhéus, no Pontal, quitinetes e ¼ todos mobiliados. Tel: 3231-1075/9955-1075/8806-1107.

Castália, no 2º andar, c/ ¾, sala e cozinha grandes, d/e. Tel: 3613-2585/8838-5450, Manuela.

Jardim Vitoria, Rua Pernambuco, 360, 1º andar, em cima da antiga fisioterapia da Cotef, c/ 2/4, suíte, 2 salas, varanda grande, garagem. Tel: 32114277/81015601

São Caetano, c/ 2/4, sala, copa-cozinha. R$ 50.000,00. Tel: 3041-2141.

Centro, perto do IPEPI, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, área. R$ 750,00. Tel: 8837-6992/8115-2062, Creci: 12637.

Próximo da rodoviária, na Marquês de Pombal, c/ ¾ + suítes, d/e, vaga na garagem Tel: 9195-8544/8866-7241, Damião.

Santo Antonio, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, área. R$ 450,00. Tel: 8837-6992/8815-2062. Cre-ci: 12637.

Berilo, próximo ao Centro de Cultura, na rua Zil-dolina, 239, 3º andar, c/ 2/4, sala ampla, cozinha, wc, d/e. Tel: 3211-0186/8854-1282.

Ilhéus, no Nelson Costa, c/ 2/4, 2 salas, a/s, garagem. R$ 400,00. Tel: 8807-6872/8807-6873.

Zildolândia, c/ 3/4, 2 vagas garagem. R$ 700,00+ 200,00 condomínio. Tel: 9985-6741/8844-6144/8166-0082/9110-0359, Silvia Hage. Creci 14228.

Centro, c/ ¾, sendo 1 suite, d/c/e, a/s, bem ventilado e pintura nova. Tel: 9131-7075, Eduardo.

Próximo Grapiúna Tênis Clube, c/ ¾, sendo 1 su-íte, garagem. R$ 800,00. Tel: 9985-6741/8844-6144/8166-0082/9110-0359, Silvia Hage. Cre-ci 14228.

Jardim Vitória, c/ ¾, por R$ 1.200,00. No Zildolân-dia c/ ¾, por R$ 1.000,00. Tel: 8823-1438/9993-8280, Creci: 15.784.

Zildolândia, c/ 2/4 + suíte, a/s, vaga de garagem. R$ 1.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Centro, rua Marques de Pombal, próximo á ro-doviária, c/ ¾, suítes, d/e, todo reformado. Tel: 8866-7241/9195-8544, Damião.

Santo Antonio, rua Nossa Senhora da Conceição,

recém construído, c/ 2/4, sala, cozinha, wc, a/s, cobertura, garagem p/ moto. Tel: 9964-7795/8849-5274/9943-0106.

Conceição, p/ estudante, na Trav. Rua Penalva de Faria, c/ 2/4, wc, a/s e terraço. R$ 300,00. Tel: 9990-3496/3212-5728, Maria.

Pontalzinho, próximo a praça, c/ 2/4, suíte, sala, wc social, cozinha c/ armários, a/s, varanda. R$ 600,00. Tel: 8846-2852/3613-2448.

Jardim Vitória, cobertura c/ 2/4 + suíte, eleva-dor, garagem, prédio novo. Tel: 8806-0978/9196-7620, Creci: 12485.

Fátima, 2º andar, Próximo ao Colégio Ciso, na Trav. São João nº 33, c/ garagem, 2/4, 2 wcs, sala, cozi-nha, a/s, arejado e seguro. Tel: 8846-3036/8869-2165/9113-4458.

PoNTo CoMERCIAL

oportunidadede Negócio: Aluga-se em Ilhéus (Centro), Ponto Comercial, medin-do 250m². Informações: (73) 8102-7672.

Centro, alugo salas comerciais na Av. Amélia Amado. R$ 400,00 e R$ 500,00 + condominio. Tel: 3211-3030/ 9132-9293/ 8833-1475/ 8109-0090.

Centro, alugo salas no edifício Vila Rica. Ótima oportunidade, excelente localização, salas am-plas. Tel: 8835-4082/9195-2266.

Salão no Centro, Av. Cinquentenário, 1128, B, 50 metros quadrados. Tel: 3211-1902/88-461883.

Salã no Centro, rua Almirante Barroso,

162. Tel: 3211-1902/88-461883.

Góes Calmon, passo loja no Shopping jequitibá, med. 64m², grande oportunidade. Tel: 8807-7377. Creci: 10883.

Centro, alugo galpão perto da rodoviária, Ned. 270m². R$ 1.000,00. Tel: 8837-6992/8115-2062, Creci: 12637.

Centro, vendo Banca de Revista próximo a faculdade. R$ 25.000,00(aceito carro). Tel: 8815-2906.

Salvador, alugo imóvel comercial, med. 6x12m, na Av. Pero Vaz. R$ 1.200,00. Se antecipar alguns meses fica por R$ 900,00. Tel: 8125-8589, Mário.

Salvador, vendo imóvel comercial, med. 6x12m, na Av. Pero Vaz. S/ o subsolo por R$ 80.000,00 e c/ o subsolo por R$ 120.000,00. Aceito veículo pequeno. Tel: 8125-8589, Mário.

Centro, alugo ponto na subida p/ o hospital Santa Cruz. Tel: 8844-5101/9152-2786/3613-0920.

Banca de Revistas, vendo na Pça. Camacã (em frente à Caixa Econômica), ponto comercial e oportunidade excelente. R$ 45.000,00, Tel: 8804–7830, George.

Centro, vendo/alugo um ponto no prolonga-mento da Cinquentenário, nº 1593, em frente ao Centro Cultural, med. de 115mt². Tel: 8835-4082/9195-2266.

Centro, alugo imóvel comercial na Av. Cinquen-tenário, perto da praça Camacã, c/ 9 salas, re-cepção, cozinha, wcs, a/s. Tel: 3211-0275/ 9100-2277 / 8807-7030.

Centro, vendo hotel de grande movimento c/ 32 aptos, estacionamento próprio, ótima loca-lização. Tel: 9121-4825/8817-2389, Eduardo. Creci: 11857.

Ponto comercial, vendo na estrada Itabuna/Ilhéus, perto do Makro, c/ 6 freezers, 32 jogos de mesas, fogão, geladeira, jogo de talheres e pratos. Tel: 9121-4825/8817-2389, Eduardo. Creci: 11857.

PAULO LUNA (Creci nº 4.257)Praça José Bastos nº88, centro – Itabuna-BA.

Tels: (73) 3215-2940 / 9134-1651/ 8803-5779 Vendo - Alugo - Administro - Permuto - Assessoria - Consultoria

(Regularização - Averbação e Projetos de Imóveis) - Vendo um terreno baldio situado na Rua União Operária no bairro Pontal-zinho, contendo: 5,00 metros de frente por 25,00 metros de ambos os lados, perfazendo uma área total de 125,00M2. - Alugo Galpão na Av. J. S. Pinheiro – bairro Lomanto contendo: um vão para deposito, escritório, área de desembarque de cargas, WC social, etc. - Vendo um apartamento 6º andar sito Rua Almirante Tamandaré – centro contendo: varanda, 02 quartos, 01 suíte, sala, WC social, copa-cozinha, 01 dep. p/empregada, área de serviço e garagem p/02 veículos. Prédio com piscina e salão de festa. - Alugo ponto comercial na área central de Itabuna contendo: 90,00M2, um portão na frente, uma porta e duas janelas na lateral, um vão interior, WC social, área p/ escritório ou a critério do interessado. - Vendo 03 apartamentos novos e prontos para morar no bairro São Caeta-no contendo: varanda, 01 suíte, 02 quartos, sala, copa-cozinha, WC social, área de serviço e garagem. - Alugo apartamento de 02 e 03 quartos, sala ampla, copa-cozinha, garagem p/01 veículo, varanda, área de serviço e WC social.Obs: Aceitamos financiamento Caixa e Banco do Brasil.

VENDA/ALUGUEL | Apto. no Jardim Vitória, no Edf. Rio Almada (perto do Sho-pping), com 2/4 + suíte, 2 salas, wc social, cozinha, d/e, playground, gara-gem. Tel: (71) 9124-2259 / (73) 3238-1033.

VENDO PRÉDIO COMER-CIAL E RESIDENCIALMelhor local do São Ca-etano, ótimo para super-mercado e outros. Medin-do 700m² de construção, sendo loja + 3 andares. Ótimo preço. Tel: 73-3612-8303, Carlos.

CLASSIFICADOS compra - venda aluga - troca

14 CLASSIFICADOS | Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 2011

Page 15: Diário

FAZENDAS VENDAFazenda Pancada Formosa, depois de São José da Vitó-ria. R$ 86.000,00. Tel: 3212-5629/8823-6681.

02 fazendas a 6 e 8km do Motel Carinhoso. Por R$ 140.000,00 e R$ 350.000,00. Tel: 8823-1438.

São José da Vitória, na região de Pratas, 2 roças c/ 10 hectares outra c/ 8 hectares c/ cacau,m pasto, seringa. Tel: 3617-2577.

Fazenda de cacau, serve p/ loteamento p/ reserva legal, med. 80hec de cacau e 400 hec p/ reserva legal. Tel: 8834-1331.

Próximo a Coaraci, c/ 4 hectare, casa de tábua, energia, água, 150 pés de seringa, 2 tarefas de cacau, o resto é capoeira. R$ 25.000,00. Tel: 8837-6992/8815-2062. Creci: 12637.

Buerarema, no ramal do Itararé, c/ casa de tábua, energia, área de 6 hectares de cacau, o resto é pasto e capoeira., 200 pés de seringas. R$ 35.000,00. Tel: 8837-6992/8815-2062. Creci: 12637.

Buerarema, roça no ramal do Itararé, med. 6 hectares, c/ casa de tábua, energia, 5 hectares de cacau, 1 hectare de pasto. R$ 35.000,00. Tel: 8837-6992/8105-7429. Creci: 12637

Ilhéus, praia de Mamoan, c/ casa dentro de ¾, sala, cozinha, wc. R$ 120.000,00. Tel: 8837-6992/8105-7429, Creci: 12637.

Coaraci, a 13km da cidade, c/ 83,5 hec, represas, energia, curral, 4 barcaças, armazém, casa-sede, 3 casas de trabalhador. R$ 400.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677, Creci: 15382.

São José do Paraíso, a 17km da BR 101, c/ 365 hectares, casa sede, secador, curral, repre-sas, energia solar. R$ 1.100.000,00. Tel: 8845-4141/9129-5677.

Itabuna, c/ 70 há, pastos e cacau. R$ 300.000,00. TEl: 8804-7001/3215-0828.

Regiões de Ibicaraí e Buerarema, alugamos pas-tagens bem formadas, c/ boas aguadas próximo das BRs 415 e 101, ótimo clima, bom acesso, ide-al p/ criação e comércio de gado de corte e leite. Tel: 9147-9478.

Pecuária, cacau e p/ reserva legal. Tel: 8834-1331/9959-0523.

Sítio no Banco da Vitória, no Alto da Gabriela, c/ área de 3 hectares, casa, garagem p/ 3 carros, casa p/ trabalhador, pés de cacau e árvores frutíferas, água

e luz própria. Tel: 3211-4267/8846-2585.

Ibicaraí/Buerarema, alugamos pastagens bem formadas, c/ boas aguadas, próximo das BR’s 415 e 101, clima excelente, bom acesso, ideal p/ a criação e comércio de gado de corte ou leite. Tel: 9147-9478.

TERRENOS VENDAIlhéus, área em Sambaituba, bem localizada, med. 640m². Tel: 8873-0706.

Ilhéus, lote no Jóia do Atlântico, na praia do Nor-te, condomínio fechado, med. 15 X 35m = 525m². Tel: 8828-2515/ 8806-8706.

Monte Cristo, laje coberta e fechada e ampla, já c/ wc, c/ base p/ + 2 lajes. R$ 35.000,00. Tel: 8859-8711/9151-4362.

Conceição, rua do Prado, 340, med. 6x22m, pró-prio, escriturado, plano. R$ 60.000,00. Tel: 8818-8228, Adilson.

Pontalzinho, próximo a Av. Amélia Amado, med. 12x30m. Tel: 8865-8066.

Vila Anália, rua H, ao lado do CSU, med. 10x30m. R$ 55.000,00. Tel: 8835-9700.

Vale do Sol, med. 4.500m². R$ 20.000,00. Tel: 8837-6992/8115-2062, Creci: 12637. Novo Ilhéus. R$ 5.000,00. Tel: 8175-3395, Zelito.

Ilhéus, no lot. Praias de Ilhéus, zona Norte, no km 24, a 20m da pista e 700m da praia, med. 660m². Tel: 8801-1830/8839-9505.

Ilhéus, Olivença, no Condomínio Syryiba, med. 450m², documentação atualizada. Aceito carro. Tel: 3212-3465, Eduardo.

Buerarema, no bairro São Bento, med. 1500m². Tel: 8804-3848.

Fátima, próximo a Av. Juracy Magalhães, nascen-te, med. 11x30m. Tel: 9120-0878.

Góes Calmon, próximo a casa de eventos 105, med. 590m², nascente. Outro no Jardim Vitó-ria, med. 1100m², nascente, próximo a Cotef. Tel: 8867-7579.

Itapé, no entroncamento BR 415, Km 52, med. 440m², todo plano, bom p/ galpão, motel, pousada ou sítio. Outro no São Caetano, med. 6,30x20m, todo plano, todos escriturados. Aceito carro. Tel: 8809-0804.

Buerarema, no São Bento, med. 500m². Ótimo preço. Tel: 8804-3848.

Lot. Jardim Cordier, med. 6x30m, sendo 180m². Tel: 3612-8440.

Santo Antonio, med. 08x20m, c/ completa infra-estrutura. Tel: 8113-9114.

Fátima, med. 07x20m. Outro no Nova Itabu-na, med. 20x70m, c/ completa infraestrutura. Tel: 8113-9114.

Jd. Vitória, Rua Paraíba, 72, de esquina, med. 15x23 = 345m², c/ projeto para 6 aptos, c/ casa construída, em fase de acabamento c/ laje e base p/ 3 aptos. Tel: 8167-5233.

Nova Itabuna, med. 23x55m. R$ 60.000,00. Tel: 9129-5677/8845-4141.

Castália, med. 237m². R$ 50.000,00. Tel: 9129-5677/8845-4141.

São Pedro, rua Pedro Jorge. R$ 12.000,00. Tel: 3613-1878, Maria Augusta.

Entroncamento de Itapé, 2 terrenos na BR 415, todo plano med. 22x20m, escriturado. R$ 25.000,00. Tel: 8809-0804, Guiguio.

Novo São Caetano, na rua J, Lote 5, no fundo do galpão, med. 6,30x20m, todo plano, escriturado. R$ 8.000,00. Tel: 8809-0804, Guiguio

Jardim Grapiúna, rua I, med. 78,5m, murado. R$ 6.500,00. Tel: 3212-+3007, Rosinaldo /Elza.

Ilhéus, Condomínio Syryriba, em Olivença, c/ vista p/ a praia, med. 450m². Tel: 8865-0268

BR 415 Km 52, entroncamento de Itapé, escri-turado, med. 22x20m. R$ 2.500,00. Tel: 8809-0804, Guiguio.

Monte Cristo, na rua V, med. 6x30m. R$ 7.000,00. Tel: 8837-6992, Creci: 12637.

Alto Maron, próximo a Av. Ilhéus, med. 8x25m, nascente. Tel: 8163-4547.

VEíCULOSMoto Fan, 2010, 125Cl, emplacada 2011. R$ 4.200,00. Tel: 8865-2149, J. Domingos.

Gol Quadrado, ano 90, motor AP, ótimo estado. Já em-placado. R$ 5.000,00. Tel: 8865-2149, Domingos.

Gol 1.0, 2005/2006, GE-4, c/ 4 portas, cinza metálico, trava, alarme, Flex,

som. Tel: 3211-3852, Fortunato.

Moto Honda CB 300, vermelha, 2010/2011, c/ 2.000km. R$ 10.500,00. Tel: 9131-2456/ 8814-4424, Tião.

Gol Quadrado, ano 1990, motor AP, já emplacado, prata. R$ 5.000,00. Tel: 8865-2149.

Ford K, 1997, todo reformado, c/ vidro, trava, ar de fábrica, livreto original e som. R$ 8.200,00. Tel: 3617-5097/8119-5282.

Compro consórcio de carro contemplado ou não (Disal, Fiat, GM, Ford, VW). Tel: 8823-1438/9993-8280, Natan.

Corsa, 97, ótimo estado. Tel: 8807-0002, Chris-tion.

Consórcio contemplado de carro popular. Tel: 8823-1438/9993-8280, Nathan. Uno 99/2000, c/ 4 portas, verde, vidro elétrico, película escu-ra, aerofólio, faixa Way, emplacado, 2º dono. Tel: 8811-1501, Ari.

Siena EL 1.0 Flex, 2009/2010, completo. Único dono. Tel: 3613-0920/8844-5101/9152-2786.

Fiorino camionete Spazio 147mod, motor 1.5, pneus semi-novos, bateria Moura nova de 60amp. R$ 1.990,00, aceito TV de plasma e parte em di-nheiro. Tel: 8829-0050.

Caminhão Mercedes Benz mod 1113, ano 77, c/ 3 eixos, em perfeito estado de conservação. Tel: 8802-5224, José Martins.

Ford Fiesta, 2004, licenciado 2011. Aceito troca por moto Honda. R$ 16.500,00. Tel: 9972-8491.

Moto Tornado 2003, ótimo estado, nunca fez tri-lha. Tel: 3212-7428/8804-2662.

Corsa Picape 96, 1.6, bem conservado, único dono. R$ 7.500,00. Tel: 8801-9376.

Moto Tornado 03/03 branca, em ótimo estado, nunca fez trilha. Tel: (73)8804-2662/3212-7428.

Moto 150 ES c/ partida, ano 2008, revisada, ver-melha, c/ 17.000km, c/ alarme. R$ 4.900,00. Tel: 3215-2850/8803-0038, Gleidson.

C10 ano 81, branca, emplacada, 4 cilindros, cambio embaixo, toda original. R$ 6.000,00; Pampa 90/91, verde, 1.6, álcool, falta lincen-ciar., R$ 4.500,00. Tel: 8809-0804, Guiguio

Caminhão Mercedes Benz mod 1113, ano 77, c/ 3 eixos, em perfeito estado de conservação. Tel: 73-8802-5224, José Martins.

Micro ônibus Agrale/Neobus Thunder, 2005, diesel. R$ 70.000,00. Fones: (73) 3222.8955/9974.1089, Jeová.

Palio ELX 1.4, completo, 2009 emplacado 2011, carro novo. R$ 33.000,00. TEL. 8852-7671.

Celta 2009, c/ alarme, vidro, trava e ar. Tel: 3612-6772/8878-4845.

Ford-Ka, 2009, c/ ar original, trava e alarme. Tel: 8807-8879.

DIVERSOSMóveis de salão de beleza c/ produtos p/ relaxar, dar progressiva e outros. Tudo por apenas R$ 1.900,00.

Tel: (73) 3269-1394/9132-1011.

Portas pantográficas (2) de alumínio, med. 2m. Tel: 3612-8302 (tarde e à noite).

Ventilador de teto novo, por R$ 70,00. Tel: 8849-1579, Agenor.

Eletrodomésticos, móveis semi-novos por motivo de viagem. Tel: 8812-5117/9127-2944.

Guitarra e 1 bateria elétrica, por R$ 190,00 as duas. Tel: 8123-8231, José.

Tenho raça de cães Pastor Alemão capa preta c/ mais de 3 meses. Estão vacinados. TEl: 8848-3183/9921-1874/3613-3064, Gilson/ Neuza.

Linha de telefone, passo linha da Embratel Livre c/ aparelho. Tel: 3613-0920/8844-5101/9152-2786.

2 freezers horizontal da Fricom c/ tampa de vidro, 510 litros, por R$ 1.300,00 cada; 05 conjuntos de mesa plástica c/04 cadeiras, por R$ 350,00; 01 derretadeira de chocolate c/capacidade para 2 kg, por R$ 150,00. Tel : 8832-6151/8833-8875, Júnior/Rafael.

Conjunto p/ quarto completo, ideal p/ quartos compactos, c/ 4m², inclui: cama, guardarroupa, cômoda c/ gavetas e sapateira, escritório e pra-teleiras. Tel: 9128-5909.

Escada dupla profissional p/ serviço de eletri-cista e telefonia c/ 6,80m de altura. R$ 200,00. Tel: 8865-2149.

Colchão ortopédico antifluxo novo p/ bebê. Grátis berço branco c/ trocador. Tel: 3215-2562/9111-1316 ou 32129588/91919211, Gilvia/Martha.

Filhotes de cães raças Guardiãs do Universo, Ro-twerler c/ Box e outros. Todos bem tratados, vermi-

ficados e vacinados. Tel: 3613-6079/8829-0050.

Guarda-roupa infantil Quater em MDF, ótimo estado,c/ 4 gavetas, 2 portas c/ visor, arara cabideiro, porta lateral c/ 4 prateleiras ,maleiro. R$ 600,00. Tel: 3211-4007 / 9191-8598 / 9191-8586.

Piano Essenfelder, perfeito estado. Tel: 3211-5820/9983-7055.

Guarda-roupa Movelar de 6 portas, cor marfim, 3

gavetas ,calceiro, araras cabideiros. R$ 300,00. Tel: 3211-4007 / 9191-8598 / 9191-8586.

EMPREGOEletricista residencial e predial, conserto de rede in-terna de telefone e internet. Tel: 8865-2149, email: [email protected], J. Domingos.

Empresa de engenharia se instalando em Itabuna contrata profissionais para as seguintes funções: Engenheiro de Segurança do Trabalho; Pedreiro; Encarregado de Obras; Instalador e reparador de redes e cabos telefônicos ( Oficiais de lançamento de cabos ). Os interessados deverão comparecer na próxima quarta-feira, 20/07/11, munido de docu-mentos pessoais e carteira de trabalho na Av. Ita-juípe, 1779, Santo Antônio, Itabuna – BA.

Acompanhante hospitalar c/ experiência. Turno da noite. Tel: 8146-1424, Naja.

Precisa de comprador, auxiliar financeiro, auxiliar administrativo, encarregado de frota. Currículos para: [email protected]

Precisa-se de Engenheiro Mecânico ou Elétrico. Currículos p/ [email protected] [email protected]

Precisa-se de gerente de vendas. Enviar currículo para: [email protected]

Precisa-se de mecânico de refrigeração. Currículos para: [email protected]

A Inforlaser Comunicação Visual está selecio-nando pessoas para a vaga de vendedor exter-no. interessados enviar curriculum para: [email protected]

Multinacional em expansão na região requer 5 pes-soas c/ visão empresarial, tempo parcial ou integral. Central de atendimento (73) 8846-7270.

Acompanhante hospitalar c/ experiência para o turno da noite Tel: 3212-7489/8146-1424, Naja.

Se você quer ser uma manicure e cabeleireira num salão que também é boutique de calça-dos e roupas – inscreva-se e faça entrevista no endereço: Rua São Francisco, 629, Fátima – Ita-buna. Tel: 8829-0050. Trabalhe a partir de casa, tenha uma renda extra, ganhos de R$ 500,00 a R$ 2.500,00. Acima de R$ 3.000,00 por tempo integral. Tel: 8849-0251.

Precisa-se de um casal aposentado p/ trabalhar em um sitio como caseiro, em Serra Grande que tenha experiência. Tel: 3613-2203/8811-1734.

Pedagogo graduado pela Uesc em 2010, de 29 anos, procura ocupação na área administrativa, recursos humanos ou apoio escolar. Tel: 8846-2720, Erenilton.

Precisa-se de manicure profissional ou que tenha boa iniciação para o Salão de Beleza Você situado na rua São Francisco, 629, bairro de Fátima. Tel: Tel: 3613-6079/8829-0050, Herbert.

Empresa de grande porte contrata vendedores de ambos os sexos, c/ experiência comprovada. Comissão acima do mercado e suporte total p/ vendas. Dedicação parcial ou integral. Currículo para: [email protected] ou pelo fone (73) 8848-3898 / 9121-3281.

Vende-selan house

Com sete computadores (seis maquinas para jogos e uma administradora), todos modernos e com menos de seis meses de uso e com placa de vídeo, baias , fones de ouvido, nobreak, estabilizadores, nove cadeiras. oTIMo neGoCIo – InTeRessados enTRaR eM ConTaTo: (73) 9147-7401/9115-5912

CLASSIFICADOScompra - venda aluga - troca

Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 2011 | CLASSIFICADOS 15

Page 16: Diário

Artigos | Itabuna-BA, 22 a 25 de julho de 201116