diretoria de anÁlise de polÍticas pÚblicas - dapp...

50
dapp | dapp.fgv.br DIRETORIA DE ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS INOVAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Upload: truongnhi

Post on 15-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

dapp | dapp.fgv.br

DIRETORIA DE ANÁLISE DE

POLÍTICAS PÚBLICAS INOVAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

dapp | dapp.fgv.br

DIRETORIA DE ANÁLISE DE

POLÍTICAS PÚBLICAS INOVAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

4

FGV DAPP

Director Dr. Marco Aurelio Ruediger

DAPPDAPP Contacts: +55 (21) 3799-4300 | www.dapp.fgv.br | [email protected]

FGV is an institution with a philanthropic, educational, technical and scientific nature, created on 20 December 1944 as a private entity, whose aim is to act in a broad manner in all questions with a scientific nature, with an emphasis on the social sciences, administration, law, and economy, contributing to the socio-economic development of the country.

Head OfficePraia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro | RJ, CEP 22250-900 ou Caixa Postal 62.591 CEP 22257-970 | Tel: (21) 3799-5498 | www.fgv.br

Founding PresidentLuiz Simões Lopes

PresidentCarlos Ivan Simonsen Leal

Vice-PresidentsSergio Franklin Quintella, Francisco Oswaldo Neves Dornelles e Marcos Cintra Cavalcante de Albuquerque

dapp | dapp.fgv.br

SUMÁRIO

10 LINHAS DE PESQUISA APLICADA

06 FGV07 DAPP08 A EQUIPE

PARTE I

PARTE II

34 DAPP NA MÍDIA 42 VISUALIZAÇÃO DE DADOS E ESTUDOS DE ALTO IMPACTO

PARTE III

FGV

A Fundação Getulio Vargas é uma renomada instituição brasileira de ensino, pesquisa e extensão. Fundada em 1944, dedica-se a promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Com

sede no Rio de Janeiro, a FGV está presente também em São Paulo, Brasília e nas principais cidades brasileiras.

6

DAPP

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV é um centro de pesquisa social aplicada, que tem como objetivo

a compreensão das políticas públicas e de seus efeitos, qualificando o debate público na sociedade em rede. A missão da DAPP é aprimorar a transparência e o diálogo entre o Estado

e a sociedade e promover o desenvolvimento nacional.

A EQUIPE

A DAPP produz análises de políticas públicas com uma equipe interdisciplinar e diversificada, de sólida formação em áreas como Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Linguística, Economia, Administração Pública, Relações Internacionais,

Estatística, Matemática, Filosofia e Comunicação Social, aliadas às áreas de Tecnologia da Informação e Design.

8

dapp | dapp.fgv.br

É UM COMPROMISSO DA DAPP ATUAR SEMPRE NA FRONTEIRA DO CONHECIMENTO

LINHAS DE PESQUISA APLICADA

A DAPP desenvolve pesquisa social aplicada com o objetivo de promover a inovação para políticas públicas,

produzindo análises qualificadas e disponibilizando diversas ferramentas de visualização e análise de dados. Suas

metodologias de pesquisa reúnem métodos quantitativos e qualitativos em integração com a análise de redes sociais e

interface com áreas de tecnologia e design.

10

dapp | dapp.fgv.br

POLÍTICA NA REDEA visão do debate público

TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA O destino do seu dinheiro

TRANSPARÊNCIA POLÍTICA O financiamento da representação

IMIGRAÇÃOVetor de desenvolvimento estratégico

UNIVERSO ESCOLARQual o estado da educação no Brasil?

SEGURANÇA PÚBLICAPolícia, direitos humanos e cidadania

DAPP LABTecnologia para políticas públicas

ESPORTESGestão e transparência para eventos esportivos

SAÚDE EM NÚMEROSO panorama da saúde pública no Brasil

CASOS DE SUCESSOParcerias e iniciativas em inovação e gestão pública

POLÍTICA NA REDEA VISÃO DO DEBATE PÚBLICO

POLÍTICA NA REDE

12

dapp | dapp.fgv.br

Análise de redes sociais e visualização de dados sobre os principais temas do debate público na web. Monitor de Temas, Pulso do País, Economia na Rede e Análise de Redes Sociais compõem um painel de ferramentas de monitoramento sobre os mais importantes assuntos em debate.

MONITOR DE TEMAS Representa um termômetro do debate público nas redes sociais sobre questões ligadas a transporte, saúde, educação, segurança, protestos e corrupção.

PULSO DO PAÍS Monitora em tempo real o que as pessoas estão falando sobre os temas selecionados. São registrados até 8 milhões de tuítes geolocalizados por dia em todo o Brasil.

POLÍTICA NA REDE

14

dapp | dapp.fgv.br

ECONOMIA NA REDE Disponibiliza um indicador das percepções sobre a economia no dia a dia dos brasileiros, revelando o sentimento em relação às variáveis econômicas.

ANÁLISE DE REDES SOCIAIS Pesquisas sobre o debate público na web em perspectiva transdisciplinar. Visualização de dados em grafos oferece um panorama dos grupos envolvidos.

TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA O DESTINO DO SEU DINHEIRO

TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA

16

dapp | dapp.fgv.br

Informação de maneira simples e acessível sobre o destino dos recursos públicos em visualização gráfica do Orçamento Federal. Mosaico Orçamentário, Geologia Orçamentária e Transferências Orçamentárias oferecem perspectivas distintas de análise dos gastos públicos.

TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA

MOSAICO ORÇAMENTÁRIO Informações do Orçamento Federal de forma simples e interativa, promovendo a transparência dos gastos públicos. Os modelos gráficos do Mosaico mostram a distribuição proporcional do Orçamento por Funções, Órgãos e Partidos, revelando as decisões acerca da divisão dos recursos federais. A ferramenta, que também disponibiliza dados para download, visa a qualificar o debate público e contribuir para a democracia e o desenvolvimento.

18

TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA

dapp | dapp.fgv.br

GEOLOGIA ORÇAMENTÁRIA O destino dos recursos públicos por natureza de despesa. Tem como objetivo apontar de forma lúdica a evolução das despesas do governo federal por cada Função e Órgão.

TRANSFERÊNCIAS ORÇAMENTÁRIASOs recursos transferidos pela União para os Estados e o Distrito Federal. Oferece um panorama da distribuição e da execução de recursos em todo o país por área de destinação.

TRANSPARÊNCIA POLÍTICAO FINANCIAMENTO DA REPRESENTAÇÃO

TRANSPARÊNCIA POLÍTICA

20

dapp | dapp.fgv.br

Revela a origem das doações recebidas pelos candidatos nas disputas eleitorais para a Câmara dos Deputados, Senado Federal, governos estaduais e Presidência da República. A Câmara Transparente e o Mosaico Eleitoral revelam a relação entre

interesses econômicos e políticos.

TRANSPARÊNCIA POLÍTICA

CÂMARA TRANSPARENTE A ferramenta Câmara Transparente desvela as influências econômicas sobre os atuais representantes eleitos para a Câmara dos Deputados. Os dados utilizados retratam as receitas de campanha dos parlamentares que atualmente fazem parte da Câmara, suas participações em Comissões Temáticas e os grupos econômicos e empresas que doaram aos candidatos, promovendo a transparência do financiamento eleitoral.

22

dapp | dapp.fgv.br

MOSAICO ELEITORAL O Mosaico Eleitoral é uma ferramenta complementar à Câmara Transparente e permite aos usuários navegar pelos dados das prestações de contas dos candidatos a deputado federal, senador, governador e presidente da República. A ferramenta permite ver a relação entre setores, empresas e candidatos de forma simples e interativa.

IMIGRAÇÃO VETOR DE DESENVOLVIMENTOESTRATÉGICO

Disponibiliza conteúdos referentes às pesquisas sobre os movimentos migratórios mundiais e seus impactos no desenvolvimento socioeconômico e institucional do Brasil.

IMIGRAÇÃO

24

dapp | dapp.fgv.br

GLOBO MIGRATÓRIO Ferramenta interativa que simula um globo em 3D, em que é possível acompanhar os fluxos migratórios entre o Brasil e os outros países. O usuário dispõe de filtros de escolaridade e pode navegar selecionando países específicos para obter informações sobre migração.

WEB SÉRIE Vídeos de depoimentos de imigrantes, contemplando diversas nacionalidades e perspectivas, desde as motivações para emigrar até as experiências vividas pelos imigrantes no Brasil.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO Pesquisa sobre atração de mão de obra qualificada para o Brasil, realizada em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.

ESTUDO ESTRATÉGICO Estudo interdisciplinar sobre os movimentos migratórios mundiais, tratando de temas como a atração de imigrantes qualificados, refugiados e o mercado de trabalho no Brasil e no mundo.

UNIVERSO ESCOLAR QUAL O ESTADO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL?

A série Universo Escolar da FGV/DAPP tem por objetivo provocar uma discussão sobre o estado da educação de ensino médio no Brasil e o impacto no desempenho escolar e na realização pessoal dos alunos. A pesquisa mostra o que as escolas do Brasil declaram oferecer a seus alunos, a fim de realizar uma análise exploratória quanto às diferenças da educação no Brasil em termos do que oferece, além de pensar em formas de mensurar como isso pode estar ligado ou não ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.

UNIVERSO ESCOLAR

26

dapp | dapp.fgv.br

SEGURANÇA PÚBLICAPOLÍCIA, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Pesquisas e análise de dados que visa a promover um debate qualificado sobre as políticas de segurança pública e as relações entre as Unidades da Federação, com ênfase em Big Data e visualização de dados sobre violência e criminalidade.

SEGURANÇA PÚBLICA

28

dapp | dapp.fgv.br

GEOGRAFIA DO ENCARCERAMENTO Ferramenta identifica estratégias para o investimento de recursos públicos, a fim de abordar as condições urbanas em que os apenados têm origem e para onde a maioria retorna. Indica uma nova oportunidade de redução da população carcerária através de investimentos específicos.

ANÁLISES ESTATÍSTICAS Plataforma especial reunindo estatísticas sobre violência e criminalidade. A ferramenta interativa possibilita recortes de crime, por cidade, estado e período, com análises de dados e comparações com outros indicadores socioeconômicos.

CONSELHO CONSULTIVO O Conselho Consultivo de Segurança Pública e Cidadania tem como objetivo central ser um dispositivo para acompanhar, avaliar e debater o tema de segurança pública. Reúne membros da academia, do governo e de áreas de operação e estratégia de segurança pública, estabelecendo diálogo crítico e propositivo com políticas e temáticas do assunto no país.

DAPP LAB TECNOLOGIA PARA POLÍTICAS PÚBLICAS

Laboratório de inovação tecnológica para políticas públicas. Tem o objetivo de desenvolver metodologias inovadoras de análise e implementação de políticas públicas, com uso intensivo de novas tecnologias, drones, análise de dados e internet das coisas.

DAPP LAB

30

dapp | dapp.fgv.br

HUMOR NA REDEAvaliação de percepção positiva e negativa das pessoas sobre temas relevantes de políticas públicas em tempo real, através do acompanhamento dos emojis e emoticons em tuítes.

DAPP SENSORES Pesquisas aplicadas sobre o uso de sensores para a extração de dados voltados à gestão pública. Visa a otimizar políticas de saúde, educa-ção, transporte e segurança, entre outras.

ESPORTES GESTÃO E TRANSPARÊNCIA PARA EVENTOS ESPORTIVOS

Plataforma de gestão, análise de dados e transparência voltada para grandes eventos esportivos. Tem o objetivo de abordar de forma inovadora a gestão esportiva no Brasil, promovendo a profissionalização e qualificando o debate sobre esse setor da economia.

ESPORTES

32

dapp | dapp.fgv.br

BRASILEIRÃO NA REDEFerramenta de monitoramento de redes sociais e transparência do Cam-peonato Brasileiro. A plataforma atua-liza em tempo real menções a clubes, jogadores e dirigentes.

MUNDIAL NA REDEAcompanhamento, em parceria com empresa britânica, de redes sociais na Copa do Mundo de 2014, com análises dos principais destaques na internet e índices dos assuntos mais populares.

SAÚDE EM NÚMEROSPANORAMA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Dedica-se a promover a transparência e qualificar o debate público acerca das políticas do setor com dados públicos combinados a análise de rede, novas tecnologias e visualização de dados.

SAÚDE EM NÚMEROS

dapp | dapp.fgv.br

NÚMEROS DA DENGUE NO BRASIL O panorama dos casos de dengue no Brasil e nas unidades da federação. O objetivo principal é consolidar diferentes fontes de dados para propiciar informações qualificadas para a tomada de decisões.

ORÇAMENTO DO GOVERNO FEDERAL PARA COMBATE À DENGUE Informações sobre o orçamento do governo e repasses aos estados direcionados ao combate a várias doenças, dentre as quais a dengue é a principal.

CASOS DE SUCESSO PARCERIAS E INICIATIVAS EM INOVAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA

A implementação de políticas públicas no Brasil hoje perpassa uma série de desafios, desde a emergência da cidadania digital até a integração de diferentes setores do governo em uma estratégia única de desenvolvimento. A FGV/DAPP tem a missão de promover a cultura da inovação nas políticas públicas e qualificar o debate público por meio da transparência de dados e da participação social.

CASOS DE SUCESSO

dapp | dapp.fgv.br

PORTAL IMIGRA BRASIL O projeto inovador da FGV/DAPP integra serviços e processos de diferentes entidades envolvidas com a gestão de imigração, facilitando a experiência do imigrante e promovendo a transparência de

informações.

IPORTOS O sistema de gestão de serviços e projetos estratégicos desenvolvido pela FGV/DAPP em parceria com a Secretaria Especial de Portos encurtou prazos e facilitou a realização de investimentos privados nos portos brasileiros.

38

DAPP NA MÍDIA

Parcerias com veículos de mídia para análise de políticas públicas. Promove e qualifica o debate público com o uso de metodologias inovadoras de análise e ferramentas de visualização de dados, oferecendo uma perspectiva distinta para a discussão de temas da agenda pública.

DAPP NA MÍDIA

38

dapp | dapp.fgv.brdapp | dapp.fgv.br

O GLOBO Conjunto de análises e monitoramento de redes sociais nas eleições de 2014. Durante esse período, foram analisados diversos temas e a repercussão das propostas de políticas públicas.

12 l O GLOBO l País l Domingo 27 .7 .2014

Fotos:Ag

ência

OGlobo.

O Rio de Janeiro concentra a maiorinsatisfação com preços altos noBrasil, com um volume de recla-mações 50% maior do que São

Paulo, de acordo commonitoramento de 150mil menções nas redes sociais, realizado pelaFGV/DAPP entre os dias 18 e 25 últimos. Odescontentamento entre consumidores narede guarda relação com os índices medidospor RegiãoMetropolitana, emque asmaioresaltas nos últimos 12 meses foram registradasem Porto Alegre, no Rio e em Recife.O mapa de menções a preços altos (verme-

lho) e a preços baixos (azul) revela que, apósRio e São Paulo, as capitais da Região Sul sãoas que têm omaior descontentamento com o

custo de vida. Na Região Nordeste, é Recife quese destaca como a capital mais cara — sempresegundo o que as pessoas relatam nas redes. Atabela ao lado indica os setores que recebem omaior volume de menções em relação a preçosaltos e baixos. A “nuvem de palavras”, por suavez,mostra os termosmais associados à inflação

e ao nível de preços nas menções registradas.As reclamações são, em 40% das vezes, relacio-

nadas a alimentos e lazer, áreaque tevemaior im-pactodevidoà realizaçãodaCopadoMundoedeeventos de música: ingressos e bebidas se desta-cam como produtos caros. Mas se estendem ain-da a tarifas de transporte público, planos de Saú-

de e livros, setores em que a alta dos preçosatinge o acesso a serviços básicos e, no caso daSaúde, a serviços privados queparte dos usuá-rios só passou a consumir emanos recentes. Ainsatisfação com a qualidade dos serviços ésomada, assim, à insatisfação com o valor dosserviços prestados, sobretudo nas capitais eregiões metropolitanas. l

Análise

Rio supera SP eminsatisfação com preços altos

MONITORAMENTO NAS REDES SOCIAIS

FONTE: FGV

1,9

14,4

9,57,46,9

2,7

25,7

34,13,5

Alimentaçãofora de casa

AlimentosHigienepessoal

Custo comautomóvel

Custosresidenciais

EducaçãoLazerSaúdepessoal

Transportepúblico

Vestuário

MENÇÕES PORCATEGORIA(em %)

0,53,32,42,21,10,4

6,1

1,91,91,1

Preços baixosAs menções a preçosbaixos são distribuídasde forma maisuniforme, respeitandoa distribuiçãopopulacional e deacesso à internet nasdiferentes regiões.

Preços altosApesar dadesaceleração dainflação neste mês, ospreços altos aindamotivam reclamaçõesde consumidores nasredes, sobretudo noSudeste e no Sul.

Preços baixos

Preços altos

Categorias baseadas no Índice Geral do Banco Central e IPCA

ELEIÇÕES2014_

NAWEBbit.ly/1opCCJkInfográfico: Veja aqui mais dadosda pesquisa

Product: OGlobo PubDate: 27-07-2014 Zone: Nacional Edition: 1 Page: PAGINA_L User: Asimon Time: 07-26-2014 17:11 Color: CMYK

VALOR ECONÔMICO Parceria na área de transparência orçamentária, com a disponibilização das ferramentas de análise dos gastos públicos no Valor e no Valor PRO, serviço premium do jornal. Coluna mensal do diretor da DAPP, Marco Aurelio Ruediger, com análise dos principais temas da agenda pública.

DAPP NA MÍDIA

40

dapp | dapp.fgv.br

GLOBONEWS Produção semanal do quadro De Olho nas Redes, sobre políticas públicas e redes sociais, com a participação ao vivo de pesquisadores da DAPP para a análise dos temas mais importantes.

DAPP NA MÍDIA

42

dapp | dapp.fgv.br

FINANCIAL TIMES Colaboração regular com o tradicional jornal britânico para análises de política brasileira e internacional em redes sociais e com dados de orçamento público. Parceria com o blog Beyondbrics já abordou temas como as eleições gerais no Brasil e no Reino Unido.

DAPP NA MÍDIA

44

10/27/2014 Divided Brazil awaits Rousseff after poll win - FT.com

http://www.ft.com/intl/cms/s/0/a0bc760e-5d94-11e4-873e-00144feabdc0.html#slide0 1/3

Last updated: October 27, 2014 4:50 pm

Divided Brazil awaits Rousseff after poll winJoe Leahy and Samantha Pearson in São Paulo Author alerts

In her victory speech, President Dilma Rousseff said she did not believe the nation’s closest election in a generation had divided Brazil.

But she only needed to go online to see the civil war raging on social media to see how much thecampaign had split Brazil, pitting rich against poor, friend against friend.

“One thing’s for sure, after these elections, I will not look at a lot of people the same way again,” one supporter of Ms Rousseff’s PTWorkers’ Party, a university student from Brasília, said on Facebook.

She complained that supporters of Aécio Neves, the opposition candidate from the pro-business PSDB, who lost by only about 3percentage points in the poll on Sunday, did not care about the less well-off in the peripheries of the nation’s cities and the poornortheastern states. “Without the periphery and the northeast, there is no social justice.”

Others reported excluding militant friends supporting one party or the other from Instagram or leaving groups on social media.

Brazilians are emerging from this year’s election in a generation to find a nation more divided, an economy on life support and adeepening corruption scandal afflicting its biggest company, state oil group Petrobras.

During the campaign, Ms Rousseff and Mr Luiz Inácio Lula da Silva, her predecessor, swung the PT to the left, using the party’sformidable political marketing machinery to paint their adversaries – Mr Neves and third-placed opposition leader, formerenvironmentalist Marina Silva – as out-of-touch representatives of the rich who would do away with social welfare benefits and jobs.Mr Neves, meanwhile, counter-attacked by alleging that the PT was intent on a “project of power” aimed at keeping it in officeindefinitely.

“After a long and tough election season, Dilma faces a difficult decision: she must either adjust policies and the decision-makingprocess to placate a vocal and growing opposition, or ignore her narrow margin of victory and go on offence,” wrote Ricardo Sennes,non-resident Brazil fellow at the Atlantic Council, a think-tank.

“Considering the PT’s recent history in power, Dilma is expected to opt for a reconciliation strategy.”

Ms Rousseff won the election with 51.64 per cent of the valid vote compared with 48.36 per cent for Mr Neves, one of the closest

Home World Companies Markets Global Economy Lex Comment Management Life & Arts

Africa Asia­Pacific Europe Latin America & Caribbean Middle East & North Africa UK US & Canada The World Blog Tools

Brazilian newspapers were awash with reports on the re­election of Dilma Rousseff as the country’spresident ©AFP

Supporters congregate in São Paulo to celebrate Ms Rousseff’s victory after the closest contest in ageneration

12/03/2015 Twitter snapshots show Venezuela’s government isolated from its people | beyondbrics

http://blogs.ft.com/beyond­brics/2015/03/11/twitter­snapshots­show­venezuelas­government­isolated­from­its­people/# 1/3

Twitter snapshots show Venezuela’s government isolated from its people

How isolated is Venezuela’s government from the people it supposedly represents? Very isolated indeed, according to a studycommissioned by beyondbrics from Marco Ruediger and colleages at FGV DAPP, the department of public policy analysis at theFundação Getulio Vergas in Rio de Janeiro.

The study, derived from activity on Twitter, demonstrates the extreme polarisation of opinion in the country and suggests thatVenezuela’s media, often either controlled or suppressed by the government, is increasingly lining up with opposition voices.

Source: FGV DAPP

We asked Ruediger and his analysts to look at Twitter activity on three key dates last month (see a note on methodology at the bottomof this post). The first was February 12, when Nicolas Maduro, the president, claimed to have foiled a US­sponsored coup attempt.

The resulting image (above) is derived from 91,000 tweets on that day. The red cloud to the right represents tweets from accountsaligned to Maduro. The cloud to the left consists of tweets by Venezuelan and other Spanish­language media, by people aligned to the

Home UK World Companies Markets Global Economy Lex Comment Management Personal Finance Life & Arts

Columnists The Big Read Opinion The Exchange FT View Blogs Letters Corrections Obituaries Tools

Jonathan Wheatley Author alerts Mar 11 17:38 1 comment

Hig

hlig

hts

Four implications ofChina’s rate cut

Investors weigh impact of‘Under the Dome’

Mexico’s energy reform:do the numbers add up?

The singular goal ofmultiple exchange rates

Brazil’s interest rates: notime for wavering

ft.com > comment > blogs >

beyondbrics

dapp | dapp.fgv.br

Desde o início de 2015, a DAPP passou a utilizar uma ferramenta digital para produção de infográficos interativos . Esse formato permite gerar rapidamente visualizações modernas e de alto impacto, possibilitando divulgação dos resultados da pesquisa ao longo da sua realização, como já foi realizado em diversos temas: saúde, educação, imigração e funcionalismo público, entre outros.

46

VISUALIZAÇÃO DE DADOS E ESTUDOS DE ALTO IMPACTO

46

VISUALIZAÇÃO DE DADOS E ESTUDOS DE ALTO IMPACTO

ESTRUTURA DA BUROCRACIA FEDERAL DO ESTADO BRASILEIRO: Uma análise de Administração Pública a partir dos vínculos empregatícios

dapp | dapp.fgv.br

MATÉRIA SOBRE A FGV/DAPP Globonews

VISUALIZAÇÃO DE DADOS Saúde em Números

VISUALIZAÇÃO DE DADOS Universo Escolar

dapp | dapp.fgv.br

[email protected]

+55 (21) 3799.4300

INOVAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS