do modernismo ao pós-modernismo —— p-book / e … · 3 introdução propõe-se uma pesquisa,...

6
1 DCIII — PRJ.01 fbaul, 2º semestre 2013/14 luísa ribas · isabel castro · suzana parreira do modernismo ao pós-modernismo —— p-book / e-book —— (edição) .

Upload: duongminh

Post on 15-Sep-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

DCIII — PRJ.01fbaul, 2º semestre 2013/14luísa ribas · isabel castro · suzana parreira

do modernismo ao pós-modernismo

——p-book / e-book

——(edição)

.

2

2

3

Introdução

Propõe-se uma pesquisa, reflexão e elaboração de uma edição em torno de um designer de referência no percurso de consolidação do modernismo em direcção ao pós-modernismo. Lida-se com um conjunto de 12 autores (organizados pela sua nacionalidade) tendo em conta que o espaço geográfico e conjuntura local se configuram como factores diferenciadores da natureza do seu trabalho.

Deste modo, na Holanda desenvolveu-se um design gráfico vincadamente experimental e exploratório dos limites da legibilidade e da percepção; em França uma maior ligação às raízes culturais permitiu o desenvolvimento de obras de contraponto entre o antigo e o novo; na Suíça gerou-se uma ruptura com um modelo consolidado de racionalidade; em Portugal apropriaram-se linguagens que gradualmente se autonomizaram em relação às influências europeias e americanas; nos Estados Unidos da América o design adquiriu maturidade numa ligação muito oleada à indústria e à publicidade; em Inglaterra seguiram- se os ditames dos Estados Unidos da América (também por sintonia política) contudo, evidenciando a dimensão do autor, do designer criador de uma linguagem e de uma nova gramática tipográfica e de comunicação.

Contextos (movimentos e autores)

Suiça — wolfgang weingart e karl gerstner

Holanda — karel martens e wim crouwel

Eua — paul rand e saul bass

Inglaterra — abram games, alan fletcher

França — robert massin e a. m. Cassandre

Portugal — victor palla e sebastião rodrigues

Numa fase inicial, os alunos devem organizar-se em grupos de 2 pessoas e realizar uma pesquisa em torno de um designer (a atribuir pelos docentes), ao qual devem associar um segundo designer (não citado na lista). Tendo como ponto de partida as referências bibliográficas indicadas, devem alargar a pesquisa a outras fontes que considerem relevantes para cumprir as diferentes componentes do projecto (escrita/reflexiva e projectual) reunindo elementos para a elaboração de uma edição impressa (p-book) ou digital (e-book).

Devem estudar e familiarizar-se com o trabalho do designer dado (referente principal) recolhendo informação textual e os elementos visuais associados. Deverão relacionar o trabalho e percurso deste designer com o de um segundo designer/autor (referente secundário) da mesma geração, ou aproximada, que partilhe o mesmo contexto histórico/cultural. Poderá ser um colaborador ou um criador cujo domínio de actuação se cruze com o do designer, ou um designer que não tenha ligação directa mas tenha exercido influência ou seja influenciado pelo trabalho deste.

Com base nesta recolha textual e iconográfica devem elaborar um texto de análise do trabalho do designer (principal e relacionado) situando-o no contexto histórico/cultural.

Seguidamente, definem o projecto da edição, optando pelo formato impresso ou digital, atendendo a que este integra não só uma componente informativa (de edição e criação de conteúdos) como uma componente de síntese interpretativa, que se configura como um complemento comunicativo com base na interpretação dos princípios identificados nesse trabalho.

4

Desenvolvimento

Pesquisa prévia

Recolha de referências essenciais para a elaboração de um texto (c/ citações e refs. bib. devidamente identificadas), e recolha de elementos visuais passíveis de complementar o texto (imagens de trabalhos dos designers, devidamente identificadas e legendadas).

Leitura diagonal dos textos e selecção de:

6 palavras chave / tópicos5 citações / excertosMínimo 6 imagens de referênciaReferentes(s) secundário(s) possível(eis).

Componente escrita e reflexiva.

Com base na pesquisa prévia devem elaborar um texto que aborda o pensamento do designer (referente principal), a sua aproximação ao design, e para corroborar a mesma, relaciona este com um outro designer (referente secundário). Dependendo da sua estrutura, o texto deve descrever a filosofia ou aproximação ao design deste referente, abordar o seu trabalho (através de exemplos ou estudos de caso específicos) e os conceitos ou movimentos com que se relaciona, nomeadamente outro(s) designer(s) e, finalmente, concluir sobre a relevância do seu trabalho em termos contemporâneos.

Questões a considerar

Qual a filosofia ou aproximação ao design / como se situa o trabalho no modernismo vs. pós-modernismo / qual a postura profissional (clientes ou trabalho autoral) / como se enquadra este trabalho de design (orientação social ou formal), como é que o trabalho contribui para equacionar ou redefinir o papel profissional ou social do designer, e como se relaciona com uma ideia contemporânea de design?

Estrutura possível

Introdução — pensamento, filosofia, aproximação ao designcontexto geral — conjuntura económica, social, cultural, política.contexto específico — postura e autor(es) relacionado(s) bem como influência de e sobre outros

designers.trabalho — destacar aspectos mais relevantes da obra/trabalho (exemplos diversificados e/ou

estudos de caso)conclusão — particulariza/singulariza o papel do(s) autor(es) num contexto mais alargado, i.e.,

relevância histórica, actual.

O texto terá uma extensão mínima de 700 palavras, e máxima de 1500 palavras. Deverá citar referências bibliográficas recolhidas pelos alunos (além da bibliografia dada). Poderá ser complementado com textos (ou excertos de textos) extraídos das referências bibliográficas pesquisadas. As referências devem ser organizadas segundo bibliografia consultada e citada.

componente visual

A este texto deve estar associada a recolha e selecção de imagens de referência (de 10 a 20) relacionadas com os diferentes aspectos tratados no texto e que ilustram componentes essenciais do trabalho dos designers.

5

componente projectual

Fase 01

Devem elaborar uma edição sobre o trabalho do(s) designer(s)em causa, que integra o texto realizado e imagens selecionadas, bem como outros elementos adicionais que considerem relevante incluir (citações, análises de obra, etc.). Na elaboração deste objecto editorial devem trabalhar a sua estrutural geral, a organização dos conteúdos e as estratégias de navegação entre os mesmos, bem como a complementaridade entre elementos textuais e imagem. Estes aspectos devem ser tidos em conta na definição de uma linguagem própria, que imprima identidade ao objecto, e que seja compatível com os conteúdos veiculados.

Podem optar por uma de duas possibilidades

Edição impressa.

Caderno que tira partido do aproveitamento de um a dois planos de impressão (50x 70), nas subdivisões que considerarem adequadas à elaboração de um caderno impresso (frente e verso).Optando por dois planos, estes podem ser impressos em papeis diferentes, e ainda, para cada plano, ser definidas diferentes opções cromáticas (entre cmyk e cores directas, etc). A capa pode ser uma das secções do plano ou definida à parte.Edição digital.

Formato para edição digital (a apresentar em pdf) optimizada para visualização e leitura num dispositivo electrónico (ex. ipad ou kindle). Devem considerar as dimensões standard destes formatos, alargando a edição além das limitações do formato impresso, p.ex. incluindo elementos dinâmicos e/ou ligação directas entre conteúdos.

Fase 02 —— (facultativa)

Ao objecto editorial de base é acrescentado um complemento comunicativo, uma síntese interpretativa do tema/autor estudado. Deve identificar o autor, podendo fazer uso de citações (textuais ou visuais) ao seu trabalho mas segundo uma composição original do aluno, estabelecendo uma linguagem e identidade própria, que respeita os princípios do trabalho do autor mas se pode emancipar dos mesmos. A linguagem deve ser compatível com o objecto editorial, podendo ser explorada a articulações formal e complementaridade informativa/comunicativa de ambos os objectos.

(ou) Cartaz - Não inferior a A2 (frente ou frente e verso). Condicionantes de produção ao critério do aluno. Podem trabalhar articulação com objecto editorial (ex. sobrecapa, insert, etc.)(ou) Animação/vídeo - (apresentado online em página que apresenta igualmente a publicação) Não superior a 15’’. Técnicas e ferramentas de produção ao critério do aluno (p/res. standard).

Datas04(sx) 07 (sg)- disc. pesquisa visual e texto (tópicos e estrutura)08 (t)- acompanhamento textos (referente principal e secundário + pesq. visual).

10 - (q) disc. de pesquisa p/ objecto, estrutura, linguagem + opções p-book ou e-book + blog (ce)14 (sg)- entrega txt na dropbox (dia 15 é retirada a pasta)22- (t) feedback txt e elementos textuais/visuais complementares + opções p-book ou e-book.24 - (q) discussão objecto (forma e conteúdo) — c/ exemplos das ideias a explorar + blog (ce)

— estrutura global, organização e distribuição de conteúdos (esquema de páginas)

— layout e navegação(homogeneidade e diferenciação / navegação)

— linguagem e aspectos identitários

28 (sg) e 29 (t) - acompanhamento final (p-book ou e-book) — objecto (forma, conteúdo), estrutura (navegação), grelha e layout, linguagem e identidade.

6

Semana 05 a 08 — apresentação à turma (ap. do tema e obj. editorial - de 5 minutos máximo)

A apresentação à turma deve ser sumária e estruturada (suportada por um apoio visual) contendo: contexto, designer(s), trabalho + resultados (p-book ou e-book) relativos a: objecto (forma, conteúdo), estrutura (navegação), grelha e layout, linguagem e identidade

(A entrega do projecto será feita na avaliação final)

Referências

(a completar pelos alunos)

Wolfgang Weingart e Karl Gerstner

Weingart, Wolfgang; My Way to Typography; Basel; Lars Müller; 2000.Gerstner, Karl. Designing Programmes. Lars Muller Publishers; 3rd ed. (1963) 2007.

Karel Martens e Wim Crouwel

Shaughnessy, Adrian & Tony Brooks. Wim Crouwel: a Graphic Odyssey. (print ou ipad [digital edition]) ed. London: United Editions, 2012. http://www.uniteditions.com/shop/wim-crouwel-digital-catalogue

Martens, Karel; Jaap van Triest and Robin Kinross, eds. Karel Martens: printed matter/drukwerk.

(2001). 3rd ed. London: Hyphen Press, 2010.

Paul Rand e Saul Bass

Bass, Jenifer & Pat Kirkham, eds. Saul Bass: A Life in Film and Design. London: Laurence King Publishers, 2011.

Rand, Paul. Paul Rand: A Designer’s Art. (1985). reprint ed. New Haven and London: Yale University Press, 2000. DG 6/185

Abram Games, Alan Fletcher

Games, Naomi; Catherine Morarty and June Rose, eds. Abram Games: his life and work. New York: Princeton Architectural Press, 2003.

Fletcher, Alan. The Art of Looking Sideways. London: Phaidon Press, 2001. DG 6/61

Robert Massin e A. M. Cassandre

Wolf, Laetitia. Massin. London: Phaidon Press, 2007. Mouron, Henri. A M Cassandre. New York: Rizzoli, 1985.

Victor Palla e Sebastião Rodrigues

de Mello, Thomaz; et al. Falando do Ofício. Lisboa: Sociedade Tipográfica S. A., 1989. DG 6/237Rodrigues, Sebastião, et al. Sebastião Rodrigues: designer. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,

1995. DG 1/38

Gerais

Hollis, Richard. Graphic Design: A Concise History. Thames and Hudson, 1994Livingston, Alan and Isabella.The Thames and Hudson Dictionary of Graphic Design and Designers.

London: Thames and Hudson, 2003.Meggs, Philip. A History of Graphic Design. 2nd Ed, Van Nostrand Reinhold, 1992.(entre outras complementares)