Download - BEM-VINDO AO

Transcript
Page 1: BEM-VINDO AO

BEM-VINDO AO

Page 2: BEM-VINDO AO

Caracterização dos alunos.Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, os

Psicólogos costumam distinguir duas fases nas crianças do 1º Ciclo:

Dos 5 aos 7 anos e dos 8 aos 10 anosNo entanto, para o objectivo que ora nos propomos,

uma caracterização da faixa etária destas crianças parece suficiente, dado que não se sente necessidade de uma descrição de elevado rigor pedagógico.

Page 3: BEM-VINDO AO

Assim, tomamos como base para a construção deste programa de ensino as seguintes características mais relevantes do ponto de vista pedagógico, geralmente verificado nas crianças com idades compreendidas entre os

5 e os 10 anos:

Memória - Têm facilidade em imitar e memorizar. Comunicação - Sentem uma forte necessidade de comunicar.

Egocentrismo - Preocupam-se muito com o seu “eu”. Objectividade - São bastante objectivos, nos assuntos que lhes são

apresentados. Diversidade - Os seus ritmos de aprendizagem são relativamente diversos.

Concentração - Manifestam relativos períodos de concentração. Inibição - Atitudes desinibidas mas com sentido de responsabilidade.

Page 4: BEM-VINDO AO

Metodologia a adoptar.Todas as actividades a desenvolver no âmbito da iniciação ao Inglês no 1º Ciclo

do Ensino Básico deverão sempre assumir um conceito LÚDICO, AUDIO-ORAL E COMUNICATIVO.

ASSIM SUGERIMOS :abordagens ligeiras e muito simples;

exercícios que promovam o treino da repetição e da memorização;actividades desafiadoras, envolvendo movimentos ajustados;

comunicação oral, primeiro recepção, depois produção;prática da pronúncia, entoação e ritmo através de actividades lúdicas;

situações comunicativas próprias da idade, centradas no interesse dos alunos, dando como exemplo personagens conhecidas, vistas na televisão ou em livros

da especialidade para crianças;articulação da introdução dos conteúdos temáticos com o Professor titular da turma, de modo a que surjam na aula de Inglês depois de articulados com as

outras disciplinas.

Page 5: BEM-VINDO AO

Programa PedagógicoO C.L.A. dada a sua larga experiência de ensino dirigido às crianças tomou, como base na elaboração deste programa, certas características que considera relevantes do ponto de vista pedagógico, tendo em atenção a sua faixa etária. Não se deve começar o ensino da gramática de uma língua a quem ainda não a sabe falar. Neste contexto, no 1º e 2º ano de escolaridade, o ensino deve basear-se em comportamentos linguísticos bastante simples de expressão oral muito repetitiva e de certo modo ligada à língua materna para efeitos de vocabulário e de jogos e canções adequados.No 3º e 4º ano de escolaridade, os moldes adoptados são os mesmos acima referidos, mas tendo já uma gradual evolução no que respeita à escrita e temas abordados. Todos os níveis abordam os mesmos tópicos, mas tendo em conta a faixa etária de cada grupo e a respectiva homogeneidade na aprendizagem ou seja, apenas se passará ao tópico seguinte, se a grande maioria do grupo tiver absorvido a matéria do tópico em curso.

Page 6: BEM-VINDO AO

Com este Programa Pedagógico é difícil encontrar um aluno que sinta dificuldades de assimilação, pela sua componente lúdica, onde as crianças são motivadas a gostar da Língua, absorvendo e envolvendo-se nos temas. No entanto, e porque nem todos têm a mesma apetência, no caso de haver algum aluno com mais dificuldade, o professor deve tomar esse facto em consideração, procurar saber o motivo, e tentar resolvê-lo, de maneira a que o aluno se sinta integrado e progrida. Assim, para melhor compreensão, os tópicos principais dos Conteúdos Programáticos, que se segue: Objectivos de Aprendizagem comuns aos 12 Temas apresentados:Ser capaz de…Identificar – ex: cores, objectos de sala, membros da família, animais de estimação, nomes das partes do corpo, meses do ano, divisões da casa, vocabulário relacionado com o tempo, desportos diferentes, alimentos, meios de transporte, vestuário;Cantar canções e chants;Fazer descrições, perguntar, responder, recolher informação/investigar;Fazer um cartaz, um cartão, de participar em actividades de grupo.

Page 7: BEM-VINDO AO

ACERCA DO MANUAL:O livro/fichas de actividade/portefólio, foi compilado de acordo com o

Plano de Estudos que lhe foi enviado. Foi criado com a intenção de não ter de despender dinheiro nem tempo com pesquisas.

Por ter sido compilado de diversas fontes (a maioria da internet), nem todas as páginas são perfeitas e poderá haver um ou outro exercício incluído em determinada página, o qual terá de deixar para resolver mais à frente, pois poderá ter mais sentido se realizado noutro tema.

Por exemplo, uma actividade sobre animais na mesma folha onde haja actividades sobre as cores, deverá ser realizada a actividade que estiver programada e deixada a outra para resolver no seu devido tempo. Daí a necessidade de ter de deixar sempre o manual na sala e de não separar as folhas.

Existem nele outras actividades inseridas, para maior diversidade de conteúdos de modo a proporcionar momentos divertidos e descontraídos. A intenção não é tornar as aulas fastidiosas, antes pelo contrário.

Page 8: BEM-VINDO AO

PRIMEIRO DIA DE AULAS: Antes de mais, deverá apresentar-se ao Coordenador da

escola e ao Professor titular de cada turma. Nessa altura, poderá inteirar-se do funcionamento, ex. dos intervalos, sala de aula, características dos alunos, regras de escola e de sala de aula, onde escrever os sumários, materiais que poderá, ou não, utilizar, entre outros assuntos que considera serem pertinentes para uma boa relação com a escola, corpo docente e funcionários administrativos e auxiliares.

Para bom funcionamento das escolas, evitar faltas e atrasos. Tente chegar sempre 5 minutos antes da hora da aula.

Se por algum motivo tiver de faltar, fale com alguém do CLA, com pelo menos 48 horas de antecedência, para podermos proceder à substituição.

Page 9: BEM-VINDO AO

Por favor não entre na sala a sorrir! Pode parecer antipático, mas não é. Evita qualquer tentativa de má educação ou de mau comportamento por parte dos alunos mais atrevidos. A disciplina tem de ser imposta logo de inicio. Esta atitude irá evitar muitos dissabores ao professor. Mais tarde sim, (a meio do ano) podemos começar a soltar uns sorrisos, dependendo da turma.

Criar regras de sala:Os alunos têm de trazer sempre o caderno, e material. Pode não

ser novo nem caro. Mas convém que esteja cuidado. Convém verificar os cadernos de vez em quando, por causa da ortografia e orientá-los para uma boa apresentação. Quem se esquecer do caderno, escreve numa folha solta, mas não poderá ficar a perturbar os colegas, sem fazer nada.

Sugerimos que deixem sempre os cadernos e os livros na sala. Peça ao professor titular ou ao coordenador da escola, para lhe arranjar um espaço, por mínimo que seja, só para o inglês. Dentro de um armário ou em cima de uma bancada.

Page 10: BEM-VINDO AO

É de privilegiar a aquisição de caderno, por parte do aluno, para além deste livro que lhe é fornecido, de modo a que o aluno sinta mais responsabilidade e motivação para a aprendizagem do inglês. No caderno, o aluno deverá, sempre com a orientação do professor, registar os sumários ou objectivos para o dia da aula. Deverá funcionar como um registo de todas as acções que vão sendo tratadas e desenvolvidas nas unidades acima descritas. As crianças, por si, adquirem um desempenho e atitudes positivas, criam modalidades de auto-aprendizagem, co-participam na sua avaliação e exprimem a sua individualidade e criatividade.

Registar sempre os sumários/assinalar faltas dos alunos - necessárias para registo no Mapa da Câmara.

Sugiro que peça aos alunos para porem o nome deles à frente deles, na secretária. Traduza-lhe o nome para inglês ou invente-lhe um nome, como o aluno preferir. As crianças adoram saber como se diz o nome deles noutra língua. (1º ano ainda não sabe escrever – terá de os ajudar)

Falar sobre o sistema de carimbo como processo de rotina de sala.Responsabilidade cívica e social – ensino de cidadania – respeito pela

diversidade e equidade cultural (multiculturas): todos diferentes, todos iguais – antes de sermos professores, somos cidadãos!!

O Aluno vê em si professor um exemplo a seguir!

Page 11: BEM-VINDO AO

PLANIFICAÇÃO DAS AULAS (exemplo) Aulas de 45 minutos: - Apresentação aos alunos, dos objectivos da aula/sumário – 5 minutos - Explicação do tema e vocabulário novo (no Plano de Estudos)– 10 minutos - Aplicação e resolução de ficha de actividade, relativa ao tema

apresentado – 15 minutos - Jogo, canção ou rima, de acordo com o tema – 10 minutos - Final da aula: arrumar todo o material e sala. Alinhar para a saída. – 5

minutos Em dias de festividades, o trabalho a realizar pelos alunos será de acordo

com o tema: Ex: cartão de Natal, canções para a festa, trabalhos manuais para

Halloween, dia da Mãe, dia do Pai, Saint Patrick’s; Histórias, etc.

A planificação das aulas, evita tempos mortos e consequente s tentativas de distúrbios na sala, por parte dos alunos.

Page 12: BEM-VINDO AO

O CLA incentiva os seus professores a fazerem, regularmente, jogos com as crianças, dentro e fora da sala de aula, sempre que os espaços escolares e o estado do tempo o permitirem.

Podem-se realizar jogos divertidos e motivadores, sempre relativos aos temas leccionados, tais como, “Listen and Point/touch”, “Jump the Line”, “Bring me a ….”, “Lexical Chairs”, “Bingo”, “Picture Bingo”, “Word Bingo”, “Memory Game”, “Hangman”, etc.

NOTA: O CD será fornecido, após solicitação do mesmo, pelo email adm@....

Page 13: BEM-VINDO AO

CONTACTOS:21 486 40 94 – tel/fax

21 483 58 47 96 921 22 26

Morada: Rua das Padarias, 108 – Alvide – 2755-062 [email protected] – Ana Dâmaso

[email protected] – Giselle Miranda

Horário de funcionamento:das 9.30h às 12.30h e das 14.30h às 18.45h

Solicitamos que não deixe mensagens, escritas ou de voz, no telemóvel do CLA – nem sempre podem ser vistas ou ouvidas

atempadamente.

Page 14: BEM-VINDO AO

BOM TRABALHO!


Top Related