Transcript
Page 1: COIMBRA - Audioguias abrem “avenida” para o património

Tiragem: 9311

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 5

Cores: Cor

Área: 12,96 x 30,49 cm²

Corte: 1 de 2ID: 56592870 12-11-2014

Ana Margalho

Apartir de agora quem passearpor Coimbra terá oportunidadede saber mais sobre a sua his-tória, lendas, património e ri-queza. Desde ontem que, noEdifício Chiado, estão disponí-veis 20 audioguias que passarãoa ser acompanhantes essenciais,para turistas, e não só, numa vi-sita pela cidade.

«Trata-se de uma avenidaaberta, construída em cima dopatrimónio, para um melhorconhecimento da cidade», afir-mou Manuel Machado, durantea cerimónia de entrega, pelaRede de Castelos e Muralhas doMondego, dos 20 equipamen-tos ao município de Coimbra.«Cada um dos aparelhos vaipermitir aos visitantes usufrui-rem melhor da cidade», conti-nuou o presidente da Câmarade Coimbra, não tendo dúvidade que estes são também ins-trumentos importantes paraquem é de Coimbra, «e passapor elementos importantes dasua história e património semos conhecer».

As lendas da cidade, a CidadeMuralhada, a Torre da Alme-dina, o Quebra Costas ou a Torre

de Anto são apenas alguns doselementos que, quem requisitaros audioguias no Edifício Chi -ado, poderá conhecer melhornuma visita pela cidade. Sendocerto que estes equipamentos,desenvolvidos pela empresaCrossing Answers, de Coimbra,poderão conter, no futuro, in-formação renovada sobre ou-tros pontos turísticos e patrimo-niais da cidade.

A judiaria e os banhos judai-cos descobertos recentemente,o rio Mondego, a Torre da Uni-versidade ou o Paço Real forampontos destacados por ManuelMachado, sublinhando a im-portância destes audioguias«como complemento à activi-dade dos guias turísticos pro-fissionais». «Trata-se de um au-xiliar, não um substituto», afir-mou o autarca, considerando--o «um instrumento de grandeutilidade»

Luís Matias, presidente da

Agência da Rede de Castelos eMuralhas do Mondego, desta-cou essencialmente o facto deestes audioguias, que chamoude «tecnoguias ou videoguias»,apresentarem um novo con-ceito de «produto endógeno».«O conhecimento foi desenvol-vido pela Universidade deCoimbra e a aplicação por umaempresa da cidade», afirmou,sublinhando o facto de este serum projecto que serve tambémpara «alavancar a economia lo-cal, de forma diferenciadora edistintiva».

O também autarca de Penelanão escondeu a importância deCoimbra para a estratégia daRede de Castelos e Muralhas doMondego. «É a porta de entradada agência, o elemento agrega-dor da rede», daí a importânciadeste projecto, um investimentode 50 mil euros através de fun-dos comunitários, ter sucessona cidade.

Os audioguias, disponíveis emcinco línguas, poderão ser tam-bém descarregados para quemtenha telemóveis iPhone ou An-droid, bastando procurar o siteda Rede de Castelos e Muralhasdo Mondego e fazer downloadda aplicação. |

Audioguias podemser descarregadospara o telemóvel(iPhone ou Android)através do site daRede de Castelos

Audioguias abrem“avenida” para o patrimónioCoimbra Vinte dispositivos, entregues pela Rede de Castelos e Muralhas, disponíveis no Edifício Chiado

FIGUEIREDO

Carina Gomes, Manuel Machado, Luís Matias e Franco Vingadas, da Crossing Answers

Page 2: COIMBRA - Audioguias abrem “avenida” para o património

Tiragem: 9311

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Regional

Pág: 1

Cores: Cor

Área: 5,02 x 2,47 cm²

Corte: 2 de 2ID: 56592870 12-11-2014

Disponíveis 2o audioguias no Edifício Chiado Coimbra | P5


Top Related