Transcript
Page 1: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

jornaldofarol.com.br

AUDITADOS

Man

tenh

a a

cida

de l

iMpa

, não

jog

ue e

ste

jorn

al n

a ru

a!

siGa-n

os eM:

facebo

ok.co

m/jornald

ofarol

Nova versão do SUV da

Suzuki chega ao

Brasil pg 4

ano 2 | nº 80 | publisher: luciano Maciel | de 3 a 9 de outubro de 2012 | distribuição gratuita, venda proibida

S4: Audi apresenta novas versões Limousine e Avant. pg 6

acesse o portal: jornaldofarol.com.br

GRAND VITARA

pAIxãoEncontro dos amantes de carros antigos completa 10 anos pgs 8 e 9

poucos brasileiros atendem ao chamado das montadoras. pg 10 RECALL

Page 2: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

02 De 3 a 9 de outubro de 2012 compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.br

Conhecido pelos seus veículos, a Peugeot resolveu investir no mercado musical e, em parceria com a fabricante de pianos Pleyel desenvolveu um piano total-mente diferente do imaginável clássico. Segundo a marca francesa, a elaboração do instrumento musical exigiu meses de pesquisas, estudos e testes realizados conjuntamente pelos designers, engenheiros e especialistas em acústica de ambas as empresas. A principal novidade é o rebaixamento do mecanismo do piano, alinhado com o teclado do concertista. Pela primeira vez na história do piano, o público vê o artista tocar a partir de qualquer ângulo de visão, pondo em destaque as mãos do pianista.

O Peugeot Design Lab suprimiu a tradicional haste que sustenta a tampa, criando uma tampa com alavancas que pode ser aberta com uma mão e que se mantém sem apoio – uma ideia diretamente emprestada das tampas de porta-malas dos veículos. Os três pés tradicionais do piano são substituídos por um único pé em cantiléver, que imprime leveza e fluidez com sua elegância de ponte suspensa.

Land RoveR inaugura nova loja na região de Moema

PeUGeoT Piano futurista

Representada pelo grupo Itavema, a Land Rover inaugurou, no último dia 25, a 32ª loja da marca no País, a Intercar Land Rover, localizada na Av. Ibirapuera, em Moema. A loja já está totalmente adequada aos novos padrões mundiais da marca que une, em um ambiente contí-

nuo, a recepção, o showroom de vendas, escritórios e a oficina, o que facilita o atendimento ao cliente.

Durante o primeiro semestre, a cidade de São Paulo foi responsável por 19% do total de vendas da Land Rover no Brasil. A nova loja Intercar em Moema é a sexta concessionária da marca na capital paulista.

Esta, também, é a quarta loja do grupo sob a bandeira do grupo Itavema que, atualmente, possui em seu portfolio 59 concessionárias de marcas como Toyota, Renault Fat, Volkswagen e General Motor em diversas cidades.

TOYOTA espera lançar seis novos modelos de baixo custo para países emergentes até 2015. Um deles, SUV compacto, será produzido na Índia e no Brasil. Empresa também trabalha em um sedã compacto maior que o Etios. Ameri-canos batizam esses sedãs de cheap space, espaço por baixo preço, em tradução livre.

CONSUMO de combustível ficará mais valo-rizado, em especial pelo novo regime industrial automobilístico. No Salão do Automóvel de São Paulo, além dos retoques no antigo Clio, Renault aposta que seu motor de 1 litro/16 v será o mais econômico entre todos os modelos à venda no Brasil sob controle de etiquetagem do Inmetro.aL

Ta R

oda

Publisher: Luciano Maciel / Diretor Comercial: Luciano César Guastaferro / Diretor de Marketing e Criação: Waltinho SaavedraEditor: Vito Zanella Neto / Diagramação e Arte: Danilo Sanches, Giovanni Debortoli e Richard Gutierrez

Editado e distribuido por: Grupo MG Com, Rua Conselheiro Antonio Prado, 121 - Guarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800 - www.guarulhosweb.com.brProjeto Gráfico: Comunnica Soluções Integradas - www.comunnica.com.br / Impressão: Folha Gráfica / Tiragem: 100 mil exemplares auditados pela

expediente:

Fernando [email protected] ewww.twitter.com/fernandocalmon

Fotos: divulgação

EVOLUÇÃO estilística do Citroën C3 vem acompanhada por nítidas melhoras mecânicas. Versão de topo Exclusive tem motor silencioso de 1,6 l/122 cv e boa disposição para acelerar, suspensões mais firmes e menos ruidosas e direção de assis-tência elétrica melhor que a anterior. Para-brisa ampliado alegra ambiente interno. Espelho avulso encaixado no para-sol não é boa solução.

GeRa

L

HYUNDAI submeterá ao programa de etiquetagem do Inmetro todas as versões do HB20. Processo não se concluiu antes porque a prioridade era o lançamento do carro, alega a empresa. Também tem expectativa de ir bem no teste de impacto do Latin NCAP, sem antecipar o que espera. Toyota, mais transparente, prevê quatro estrelas, das cinco possíveis, com o Etios.

Roda viva

novi

dade

s

Page 3: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

03De 3 a 9 de outubro de 2012siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

aUMenTa procura por carburadores em são Paulo

aces

sóRi

osA necessidade de realizar a inspeção veicular ambiental em São Paulo ocasionou no aumento da venda de carburadores em toda a capital e as

cidades adjacentes. De acordo com o Sindicato Nacional da Indús-

tria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), mais de quatro milhões de veículos da frota circulante brasileira contam com mais de 18 anos de uso. A maioria destes veículos utilizam sistema de carburação para misturar a dosagem correta de combustível com o ar, fazen-do com que o motor funcione adequadamente. “Era o carburador que alimentava os motores a explosão no Brasil até 1989, ano em que come-çou a ser gradualmente substituído pelo sistema de injeção eletrônica”, informa o supervisor de serviços da Nakata, Jair Silva, empresa que de-senvolve peças para carburadores.

Ele explica que a maioria dos carros ganhou injeção eletrônica até 1994, exceto a Kombi, que recebeu a inovação em 1997. Tanto os carbura-dores utilizados nos carros mais antigos quanto a injeção eletrônica são fundamentais para garantir que os índices de emissões de poluentes fiquem dentro dos parâmetros exigidos pela Inspeção Veicular Ambiental da cidade de São Paulo.

Em muitos casos, é preciso trocar a peça por outra nova para garantir os níveis de emissões de poluentes exigidos no programa de inspeção. “Muitos automóveis, mais antigos, sofrem com a falta de manutenção no carburador e acabam sendo reprovados na Inspeção Veicular Ambien-tal”, completou.

Page 4: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

04 De 3 a 9 de outubro de 2012 compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.brLa

nÇaM

enTo

GRand viTaRa 2013 suzuki traz ao Brasil nova versão do sUv

A Suzuki acaba de trazer ao Brasil a nova versão do Grand Vitara. As principais novidades estão nas novas tecnologias, como o piloto automático e o Brake Override. A mudança no visual ficou por conta

da grade frontal e do pára-choque dianteiro, que ganharam um design moderno, além dos tecidos, rodas e as versões com teto solar. O Grand Vitara recebeu aplicação exclusiva da cor bronze, em limited edition, com acabamento interior em tecidos e couro bege. Disponível com transmissão automática e opções de tração 4x2 ou 4x4, a edição limitada tem versões com teto solar.

Item de segurança que passou a ser de série em todas as versões,o Brake Override é um sistema que reconhece quan-do acelerador e freio estão pressionados ao mesmo tempo e garante a desaceleração do veículo em situações de emer-gência. Já o Cruise Control, piloto automático que acompanha os modelos com transmissão automática, é um sistema de comando que, uma vez programado, permite retirar o pé do acelerador e proporciona maior conforto ao dirigir em estradas por garantir a precisão no controle de estabilidade.

Ainda em relação a segurança, na parte frontal, o cinto de segurança traz ajuste de altura e pré-tensionador em três níveis (o primeiro para colisões leves, o segundo puxa o corpo para traz e o terceiro que aciona o airbag). O motorista ainda dispõe de pedais desmontáveis e coluna de direção retrátil em caso de impacto. Nos bancos traseiros, os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para os três ocupan-tes, além do sistema de fixação para cadeirinhas e assentos infantis (Isofix). As portas traseiras também trazem o sistema antiabertura suplementar de segurança (trava para crianças).

Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas e possuem os sistemas ABS (antibloqueio), EBD (sistema eletrônico que otimiza a distribuição da força de frenagem entre os eixos) e o BAS (sistema que identifica uma situação de emergência, de acordo com a velocidade aplicada no pedal do freio, e aumen-ta automaticamente a carga da frenagem nas rodas indepen-dente da força aplicada).

De série, o modelo traz espelhos retrovisores elétricos, estepe na porta traseira com capa rígida (com exceção da versão manual - 4x2), gancho para reboque dianteiro e traseiro, pára-choque dianteiro, traseiro e maçane-tas na cor do veículo, conceito roof rack (rack de teto) incorporado ao veículo e vidros verdes. A cabine contém itens que visam conforto a bordo. Entre os oferecidos de fábrica estão: ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com inclinação em três níveis e rebatimento de encosto (70% e 30%).

O motor de alumínio, 2.0L (DOHC), movido à gasolina e 16 válvulas, gera 140 cavalos de potência a 6.000 rpm, com torque máximo de 18,7 kgfm a 4.000 rpm. A versão 4x4 do Grand Vitara é equipada com o mais robusto, resistente e confiável sistema de tração permanente. No asfalto, por ser All Wheel Drive (AWD) entrega mais grip o que aumenta a segurança. No uso fora de estrada o Grand Vitara possui ainda opções de diferencial central bloqueado e reduzida aumentando a aderência e força para qualquer tipo de terreno, inclusive no uso severo off-road. Todas as mudanças de tração são acionadas eletronicamente por meio de um botão giratório no painel. O SUV da Suzuki apresenta também a versão 4x2 com tração traseira.

iTens de série

veRsões 4x2 e 4x4

Fotos: divulgação

PreçoS

4x2 manual - R$ 72.914,004x2 automático - R$ 80.300,00

4x4 manual - R$ 81.8754x4 automático - R$ 88.025,00

4x2 automático com teto solar - R$ 82.300,004x4 automático com teto solar - R$ 90.025,00

Versão Limited Editiondisponível a partir do Salão do Automóvel

Page 5: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

05De 3 a 9 de outubro de 2012siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

O MAIOR GRUPO DE CONCESSIONÁRIAS DA AMÉRICA LATINA

A maior empresa de Seminovos do Brasil!

Taxa a partir de 0,99% em 24x

MODELO OPCIONAIS ANO/MOD PLACA DE POR LOJA

Gol City 1.0mi G3 4P lvt/te/vtt 04/05 7934 16.489 14.990 IP

206 Ht. Presence 1.4 8V 2P ar/dh/te/ve 04/05 2633 17.589 15.990 VG

Gol City 1.0 8V G4 Totalflex 4P lvt/vtt 05/06 0597 17.589 15.990 VG

206 Ht. Presence 1.4 8V 4P ar/dh/te/ve 04/05 6044 18.139 16.490 MO

206 Ht. Presence 1.4 8V Flex 2P ar/dh/fn/lvt/te/ve/vtt 06/07 1824 18.139 16.490 VG

206 SW Presence 1.4 8V Flex 4P ar/dh/fn/te/ve 07/07 9006 20.889 18.990 IP

Palio Fire Economy 1.0 8V Flex 4P ar/dh/te/ve 09/10 3647 21.439 19.490 MO

Fiesta Sd. Class 1.0 8V 4P te/ve 07/08 5364 21.659 19.690 IP

Ka Pulse 1.0 8V 2P ar/dh/te/ve 09/09 4536 21.989 19.990 IP

Classic Spirit 1.0 VHC 8V Flex 4P ar/dh/te/ve 08/08 5311 22.539 20.490 IP

207 Ht. XR-Sport 1.4 8V Flex 2P ar/dh/fn/rds/trio 08/09 5237 24.079 21.890 MO

Picanto EX-Mt 1.0 12V 4P ab2/ar/dh/fn/rds/te/ve4 08/08 7767 24.189 21.990 CV

C3 Exclusive 1.4 8V Flex 4P ar/dh/te/ve 07/08 9055 24.739 22.490 VG

Cielo Ht. 1.6 16V 4P ab2/ar/cd/dh/fn/lvt/rds/re/te 10/10 6802 25.839 23.490 VG

MODELO OPCIONAIS ANO/MOD PLACA DE POR LOJA

Prisma Maxx 1.0 VHC-e 8V Flexpower 4P al/ar/dh/te/ve 09/09 2743 26.279 23.890 VG

Meriva Maxx 1.8 8V Flexpower 4P ar/dh/rds/trio 06/06 6817 27.489 24.990 IP

307 Sd. Feline 2.0 16V 4P ab2/abs/ar/dh/lvt/te/ve 06/07 2101 28.039 25.490 IP

207 Ht. XS 1.6 16V Flex 4P ar/dh/fn/rds/trio 09/09 4465 29.689 26.990 CV

207 SW Escapade 1.6 16V Flex 4P ar/dh/fn/rds/trio 09/10 6104 30.789 27.990 CV

207 Ht. XR 1.4 8V Flex 4P ar/dh/te/ve 11/12 1007 31.449 28.590 VG

207 Ht. XS-A 1.6 16V Flex Tiptr. 4P ar/dh/fn/re/rds/te/ve4 08/09 2212 31.889 28.990 CV

Spacefox 1.6 8V Total Flex Plus 4P ar/dh/fn/trio 09/10 2936 32.989 29.990 CV

207 Sd. Passion XR-Sport 1.4 8V 4P ar/dh/fn/rds/trio 10/11 0200 34.419 31.290 IP

207 SW Escapade 1.6 16V Flex 4P ard/couro/dh/te/ve4/vtt 10/11 2911 35.629 32.390 VG

Corolla Sd. XLi 1.6 16V Aut. 4P ar/dh/trio 07/08 2584 35.739 32.490 IP

Ecosport XLT Freestyle 1.6 8V Flex 4P ar/dh/fn/rds/trio 10/11 0215 46.519 42.290 CV

Idea Essence 1.6 16V Flex 4P ab2/abs/ar/dh/fn/rds/te/ve 11/12 7608 47.289 42.990 IP

Tucson GLS 4x4 Aut. 2.7 V6 4P ab2/abs/ar d./couro/fn/mp3/rds 08/08 8508 47.289 42.990 MO

Vila Guilherme % 11 2903-3000 Ipiranga % 11 5069-5500Moema % 11 5090-5800 Casa Verde % 11 3855-5200

www.superfrance.com.br

Fotos meramente ilustrativas. Crédito sujeito a aprovação, CDC Itaú, Tarifa de cadastro R$ 965,00 não incluso, veículos usados de 2008 até 2012 taxa de 0.99% a.m. e 12,55% a.a. em 24x com entrada de 30%. Placas e totais fi nanciados: 2216 R$ 14.235,50, 7939 R$ 15.281,63, 3653 R$ 20.029,48. Reservamo-nos o direito de corrigir possíveis erros de digitação.

Respeite os limites de velocidade.

Taxa a partir de 0,99% em 24x

OPCIONAISOPCIONAIS ANO/MODANO/MOD PLACAPLACA DEDE PORPORMODELOMODELO OPCIONAISOPCIONAIS ANO/MODANO/MOD PLACAPLACA DEDE PORPOR LOJALOJA MODELOMODELO

Siena Fire 1.0 8V Flex 4P08/08

te/ve - placa: 7939 - loja: CV

à vistaR$ 18.990, ou entrada +

24x R$ 637,

Clio Ht. Campus 1.0 16V Flex 2P10/11

vtt - placa: 2216 - loja: VG

à vistaR$ 17.690, ou entrada +

24x R$ 593,

207 Ht. XR 1.4 8V Flex 4P09/10

ar/dh/te/ve - placa: 3653 - loja: MO

à vistaR$ 24.890, ou entrada +

24x R$ 835,

Page 6: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

06 De 3 a 9 de outubro de 2012 compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.brLa

nÇaM

enTo A Audi acaba de trazer ao Brasil os novos

S4, nas carrocerias Limousine e Avant, que chegam com novo motor 3.0 TFSI V6, de 333cv. Os esportivos da família

S têm preços de R$ 345.000,00 (Limousine) e R$ 345.000,00(Avant). As duas versões poderão ser vistas no estande da marca no Salão Interna-cional do Automóvel, que começa no próximo dia 24 de outubro, no Pa-vilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Com 15 opções de cores ex-ternas, que enfatizam a espor-tividade inerente ao logotipo S, o veículo tem design inovador e detalhes que chamam a atenção. Na dianteira, destaque para os novos faróis bi-xenônio com faixa de luz contínua em LED, com sistema de limpador e ajuste automático de altura; faróis de neblina; grade frontal Singlefra-me, com barras horizontais cromadas; e laterais específicas dos modelos S, com contornos cromados.

Outros detalhes são os frisos decorativos brilhan-tes, o acabamento das soleiras das portas em es-tilo exclusivo S e o rack do teto em alumínio (este último somente para a versão Avant). Os espelhos retrovisores externos - eletricamente ajustáveis, re-batíveis, aquecíveis e com função antiofuscamento e memória – receberam capa em alumínio. As rodas de liga leve de 18 polegadas, 8J X 18, vêm com pneus 245/40.

Na parte de trás, lanternas com LEDs; difusor em alumínio; e sistema de escape típico dos modelos S (com duas vias, cada uma com duas ponteiras ovais) conferem ao esportivo aspecto mais musculoso. A versão Avant vem ainda com spoiler traseiro S Line.

Com medidas generosas - 4.717 mm de comprimento, 1.826 de largura, 1.406 mm de altura (1.415 mm na versão Avant) e 2.811 mm de entre-eixos -, as duas versões ofere-cem bom espaço aos ocupantes. O peso é de 1.685 kg (1.735 kg no Avant) e a capaci-dade do porta-malas de 480 litros, que sobe para 490 no modelo Avant.

E a esportividade externa continua presente no habitáculo, graças aos detalhes e à ele-vada qualidade dos materiais e acabamento. O painel de instrumentos é característico dos modelos S, com mostradores cinzentos, pon-teiros brancos e o logótipo S4 no conta-giros. A alavanca de câmbio e o volante esportivo multifuncional, com shift-paddles, são de couro e o acabamento interno é em alumínio escovado e o teto, moldado em tecido.

Os bancos dianteiros esportivos da linha S são recobertos em couro Napa Fina e com ajuste elétrico com memória para o motorista. Eles têm apoio lombar com ajuste elétrico e apoio de braço. O banco traseiro é bipartido.

Outros itens de conforto e conveniência que conferem padrão superior ao S4 são o computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, sensor de luz e chuva e teto solar (a Avant vem com â versão panorâmica Open Sky). Os vidros ganharam isolante térmico para conforto dos ocupantes.

O motor do S4 utiliza tecnologia TFSI, que combina as vantagens da injeção direta de combustível com uma inovadora turbocompres-são mecânica, com refrigeração do ar comprimido. Segundo a Audi, esta tecnologia transforma o motor 3.0 TFSI V6, de 2.995 cm³, em uma unidade compacta, com um consumo moderado: o modelo faz 10,6 km/litro (consumo combinado) na versão Limousine e 10, 3 km/litro na Avant. A potência máxima de 333 cv está disponível entre 5.500 e 7.000 rpm e o torque de 440 Nm, em uma larga faixa de rotação – de 2.900 a 5.300 rpm. O modelo vem equipado com transmissão S tronic 7 velocidades e tração integral quattro, que conferem condução e perfomance superiores.

Além da esportividade, a Audi trabalha para oferecer medidas de eficiência para os modelos, como o sistema de recuperação de energia, que transforma a energia cinética gerada durante a desaceleração ou frenagem em energia elétrica – esta é aproveitada para auxiliar o alterna-dor nas acelerações subsequentes, o que permite economizar até 3% de combustível.

confoRTo e sofisticação

MoToR 3.0 Tfsi v6 de 333cv

novos aUdi s4 Limousine e avant chegam ao Brasil

Fotos: divulgação

Page 7: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

07De 3 a 9 de outubro de 2012siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

Page 8: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

08 De 3 a 9 de outubro de 2012 compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.bran

TiGo

MoB

iLis

Mo aPaiXonados PoR caRRos

encontro completa 10 anos

Os organizadores do Auto Show Collection preparam novi-dades aos seus fãs devido ao aniversário do evento. Com um calendário, que começou em abril, os dirigentes prometem surpresas aos apaixonados pelos veículos de quatro e duas rodas. ”O desafio é trazer atrações novas todas as semanas. O objetivo é privilegiar a paixão pelo automóvel”, explica Eduardo.

As comemorações para outubro trazem a “Noite dos Pesos Pesados”, com caminhões e ônibus antigos (evento que aconteceu nesta terça-feira, dia 2), e seguem dia 9, onde acontece uma competição de arrancada com veículos de rádio controle e apresentação de miniaturas da Hot Wheels. No dia 16, ocorre a apresentação de Porches e veículos da montadora alemã Volkswagen, enquanto na terça-feira seguinte, 23, é a vez da família DKW. Por fim, no final do mês, dia 30, acontece a exposição de fotos da “Expedição do fotógrafo Claudio Larangeira a Amazônia”.

novidades em outubro

Um jovem de 15 anos, ao ouvir os ron-cos dos motores próximos ao Anhem-bi, toda terça-feira, sabia que teria início mais uma edição do Auto Show

Collection. É assim que o amante de carros Fá-bio Preccaro, atualmente com 23 anos, comenta sobre suas visitas ao evento, ao lado de seu pai, há oito anos atrás. “Como sempre morei colado ao Anhembi e meu pai sempre gostou de carros clássicos, ouvíamos esses carros passando na rua e acabava sendo um atrativo para conhecer-mos o evento”.

O encontro de motoristas e amantes de carros antigos completa 10 anos em 2012, crescendo cada vez mais e se tornando parte da cultura dos paulistanos amantes do automobilismo. Atualmente, realizado nas terças, no Sambódro-mo do Anhembi, a primeira semente do evento começou na década de 80, como conta o diretor geral do evento, Eduardo Ribeiro dos Santos. “A primeira ideia surgiu nos anos 80, quando surgi-ram alguns projetos. O nome do primeiro evento era Festival Brahma do Carro Nacional Antigo, na região do Anhembi. Após um período parado, voltou em 2002, onde passou a se chamar Auto Show Collection e foi remanejado para o Sambó-dromo”, disse Santos.

Com isso, a passarela do samba passou a dar espaço para os carros. Em vez de veículos alegóricos, modelos antigos e novos saltam os olhos dos mais apaixonados. Passistas saem para a entrada de motos e veículos tunados ou originais e, ao contrário do som das músicas das escolas de samba, a melodia dos motores e as luzes dos faróis são a tônica do evento.

Eduardo explica que outras novidades também foram surgindo durante esses dez anos. Uma delas é a presença de veículos de rádio controle e a elaboração de um espaço dedicado apenas para eles. “A ideia do rádio controle come-çou porque o pessoal começou a trazer seus carrinhos devido ao piso do sambódromo ser propício a utilizá-los. Por conta disso, separamos um lugar apenas para fazer isso, com direito a patrocinador, que expõe os produtos, acessórios e fazemos campeonatos, como, por exemplo, competições de arrancadas”, completou.

Atualmente, o Auto Show Collection é compos-to por diversas alas (veja o mapa) divididas em todo o sambódromo e na parte onde geralmente se guarda os carros alegóricos. Desde partes dedicadas apenas a exposição, até locais para a venda e compra de alguns carros originais é encontrado no evento.

Frequentador do evento, Felipe Tassinari não esconde a importância do Auto Show Collection para os amantes de automobilismo. Além de indicar a todos que visitem a apresentação, ele comenta sobre a primeira vez que foi para o local. “Foi uma sensação que não posso descre-ver. Só quem é apaixonado por carro entenderia o que é estar próximo de diversos tipos de veículos e de diversas épocas. O evento é bem organizado, tem as atrações e a cada semana existe um tema”.

SErVIÇOAUTO SHOw COLLECTIONToda terça-feira, no Sambódromo do AnhembiValor do ingressoCarro Visitante: R$ 29,00Carro Placa Preta: R$ 20,00Moto: R$ 15,00Passageiro: R$ 5,00*Ingresso do veículo dá direito à entrada do motorista.Pedestre: R$ 15,00**Crianças até 06 anos não pagam. Meia Entrada para Crianças de 07 a 12 anos, pessoas com necessidades especiais de locomoção e idosos

Vito Zanella e Chrystian [email protected]: Divulgação

Page 9: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

09De 3 a 9 de outubro de 2012siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

anTi

GoM

oBiL

isM

o

oUTRos eventos

Encontro de Carros Antigos no Sam’s ClubO encontro acontece todo o terceiro domingo do mês, na

Rua Benedito Fernandes, 270, em Santo Amaro. Os interes-sados em comparecer e conhecer o local devem ligar para os números (11)8584-5913 / 5612-8504.

Encontro Mensal de Automóveis Antigos no Parque da Luz

Tradicional na capital paulista, o evento acontece todo primeiro domingo do mês, a partir das 8h, no Parque da Luz, ao lado da Pinacoteca e da Estação do Metrô. O encontro é organizado pela Federação Paulista de Automóveis Antigos

Encontro de Automóveis e Motos Antigos Encontro tradicional no Tatuapé, o evento acontece em

todo terceiro domingo do mês, das 9h às 15h30, no esta-cionamento do Shopping Plaza Chic - R. Antonio de Barros, 400 - Tatuapé

Encontro de Automóveis Antigos e Especias de São Caetano

Este evento acontece todas as terças-feiras, a partir das 19h, no estacionamento do São Caetano Esporte Clube, com acesso pela rua Ceará 393, no bairro Fundação. Para prestigiar o evento, os presentes devem colaborar com 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade de São Caetano do Sul.

Encontro de Autos Antigos e Especiais O encontro acontece em todo o terceiro domingo do mês,

das 9h as 14 h, no Lago da Vila Galvão, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Os interessados devem entrar em contato pelo número 9520-7443.

Encontro Mensal do Clube Amigos do OpalaO encontro acontece em todo terceiro domingo do mês,

das 10h às 14h, no Raposo Shopping no Km 14,5 da Rodo-

via Raposo Tavares. O evento é organi-zado pelo Clube Amigos do Opala (www.amigosdoopala.com.br)

Collector Show Sao Bernardo do Campo

O encontro de carros acontece toda a quarta-feira à noite, no estacionamento do Poli esportivo (entre as avenidas Kennedy x Senador Verguero), em São Bernardo do Campo, e é organizado pelo Collector Show e Rotary Club.

“Noite dos Pesos Pesados”, no Anhembi

Page 10: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

10 De 3 a 9 de outubro de 2012 compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.brGe

RaL

esTacionaMenToPreços em sP e Rio têm a

maior alta dos últimos anos

Os moradores de São Paulo e Rio de Janeiro estão desembolsando mais que o esperado para estacionar seus veículos em estacionamentos privativos.

As duas cidades registraram a maior alta de preços de estacionamento dos últimos três anos. Segundo pesquisa da Colliers International Brasil, aspectos como o aumento da frota de veículos, transporte coletivo deficitário e a presença de novos empreen-dimentos nos principais eixos comerciais, de ambas as cidades, são alguns dos fatores que permitiram o aumento dos valores.

Em comparação ao primeiro semestre do ano passado, os preços das diárias na capital paulista aumentaram 26,9%, enquanto que os valores men-sais tiveram alta de 12,80%. Já no Rio de Janeiro, a elevação verificada foi de 35,4% para as diárias e de 19% para as mensalidades.

A região do Centro do Rio possui a média de men-salidade em torno de R$ 500, a mais alta do país. Já a Barra da Tijuca teve um aumento na diária de 47,2% e de 32,17% na mensalidade. Copacabana e Leblon / Ipanema seguem em segundo lugar entre as regiões fluminenses com maiores valores, com aumento de 24,48% para mensalistas.

Em São Paulo, a zona Sul apresenta os preços mais elevados. Na região da Faria Lima, os valores cobrados para estacionar superam o crescimen-to dos preços cobrados para os escritórios, com aumento de 45% desde 2010. O Itaim Bibi vem logo em seguida, com elevação de 30,17% no mesmo período.

Em relação ao restante do mundo, considerando 77 cidades da América do Sul, América do Norte, Ásia e Oceania, o Rio de Janeiro é a décima oitava cidade no ranking de diárias de estacionamento. Já São Paulo aparece na 61º posição.

RecaLL no Brasil, poucos atendem aos chamados

O chamado das montadoras para recall em alguns veículos com defeito de fábrica está sendo ignorado cada vez mais pelo brasileiro. De acordo com a Confederação Nacional do

Transporte (CNT), entre janeiro e agosto deste ano, 144,7 mil veículos deixaram de atender às convocações para troca ou reparo de peças. A quantidade representa 40% dos 357 mil carros convocados nos primeiros oito meses do ano e um aumento de 34% comparado ao mesmo período de 2010.

Devido ao número abaixo do esperado, o Ministério da Justiça e o Denatran já estabeleceram novas normas para que haja um aumento na presença dos consumidores nos chamados. Além de obrigar as empresas a aumentarem a veiculação dos avisos para os motoristas na mídia (TV, rádio, imprenso, etc), uma inscrição de que o carro não passou para o recall é anexado ao documento dos modelos (Re-navam) para que, no ato da venda, o comprador saiba que existe a necessidade de que o veículo passe por reparos.

O recall é feito gratuitamente, mas na maioria dos casos, o serviço precisa ser agendado antecipadamente, sem prazo para o final dos atendimentos. Para muitos motoris-tas, o fato de “perder tempo” para que seja feito os reparos é o principal fator para que poucas pessoas respondam ao chamado das montadoras.

EUA - Nos Estados Unidos, o processo de recall é feito de forma distinta em relação ao Brasil. Geralmente, algumas montadoras acionam a NHTSA (sigla em inglês para administração nacional da segurança rodoviária, do departamento de transporte). A NHTSA pode influir – ou até ordenar, em alguns casos – que um fabricante de carros repare defeitos relacionados à segurança sem custo para o consumidor.

A organização investiga e determina se vai acontecer a chamada dos interessados para recall. Inclusive, existem meios de comunicação especializados apenas em divulgar chamados das empresas, de vários gêneros. Caso seja constatado o defeito no produto, a instituição chama representantes do público e da empresa para solucionar o problema.

Fotos: divulgação

Page 11: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

11De 3 a 9 de outubro de 2012siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

CONSULTE PLANOS DE FINANCIAMENTO

CG 150 FAN ESDI COMPLETA 12/12

parcelas a partir de R$

228+ pequena entrada

DOCUMENTAÇÃO

INCLUSA!

CBR 300R 12/12 À VISTA R$

11.990

NXR 150 BROS KS À VISTA R$

8.539À VISTA C/ DOCUMENTOINCLUSO OU

À VISTA R$

7.890À VISTA SEM DOCUMENTO

CBR 300R 12/12 À VISTA R$

11.990

Respeite os limites de velocidade.

JAPAUTOJAPAUTOJAPAUTOJAPAUTOJAPAUTOJAPAUTOwww.japauto.com.br

BIZ 100 KS PARCELAS A PARTIR DE R$

91,35CNH

CG 150 Fan ESDI 12/12 a/v 7.600, ou entrada 1.473,+48x228, (t.prazo 12.417,) (com frete e documentação inclusos. Documento incluso somente para compra via fi nanciamento)c/ juros 2,52% a.m. (34,83% a.a.).NX 150 Bros KS 12/12 com documento incluso a/v 8.539, ou sem documento a/v 7.890,. Biz 100KS 12/12 via Consórcio Nacional Honda com planos a partir de 91,35 mensais. Consulte as opções em nosso showroom.TC (R$400). Banco Honda. CET máximo 51,65 % a.a. TC e IOF inclusos. Documentação inclusa somente para CG Fan ESDI, para motos fi nanciadas e com emplacamento somente na Grande São Paulo. Promoções válidas somente para os modelos anunciados até o término do estoque (2 unidades de cada). Ofertas não cumulativas com outras. Imagens ilustrativas. Reservamos o direito de corrigir possíveis erros gráfi cos e de digitação.

ALPHAVILLE / BARUERI / CARAPICUÍBA / FRANCISCO MORATO / FRANCO DA ROCHA / ITAIM PAULISTAITAQUERA / MAIRIPORÃ / MAUÁ / PIRITUBA / SANTO ANDRÉ / VILA MARIA

SANTO AMARO LOJA - F.: 5645-1000 - AV. JOÃO DIAS, 1313 SANTO AMARO SHOW ROOM - F.: 5545-4277 - AV. SANTO AMARO, 7250 LIBERDADE - F.: 3207-6300 - R. VERGUEIRO,20 (ao lado Metrô São Joaquim)

A Skincover busca na personalização dos capacetes um novo mercado para crescer dentro do ramo de venda de acessórios para motos. Atualmente, a instituição possui mais de

100 variações de estampas e pode ser aplicada em praticamente todos os modelos do mercado.

Segundo a empresa, outro fator que confirma a sua utilidade é a pro-teção contra raios UV, ajudando a preservar as cores originais e evitar o desgaste prematuro. As Skins possuem o interior aveludado, tratamento bacteriostático e já acompanham fitas refletivas 3M fixadas ao produto, que atendem as normas do Contran.

voLkswaGen lança aplicativo e portal do novo Gol

PeRsonaLizaÇão de capacetes

aces

sóRi

os

A Volkswagen continua com a campanha publicitária do lançamento do novo modelo do Gol. Criados pela agência AlmapBBDO, a montadora con-firmou o lançamento do aplicativo “Gol a Gol” e o hotsite do modelo, que usam o tema “futebol” para divertir e atrair a atenção dos consumidores.

O primeiro está disponível para celulares, com sistema IOS, e faz alusão à brincadeira mais simples do esporte, em que dois jogadores ficam um em cada lado do “campo” tentando fazer gol contra o adversário, no qual os dedos farão o papel dos pés para chutar a bola e marcar gols. Além disso, o aplicativo exibe fotos e textos sobre o veículo e leva o usuário ao link do mobile site. É também é possível criar o nome e o brasão do time do jogador, praticar chute e defesa, jogar contra os amigos que estão perto por meio do Bluetooth e, de longe, por Wi-Fi ou 3G. O game possibilita 20 conquistas e cinco níveis de upgrade.

Já o portal “http://novogol.vw.com.br/” também oferece ao usuário inte-ratividade, além do game que faz o usuário tentar driblar o embaixador da marca, o atacante Neymar. A brincadeira pode ser feita com a webcam ou com o mouse, sendo possível registrá-la no Facebook.

Page 12: Jornal do Farol Autos | A02 | N80

12 De 3 a 9 de outubro de 2012 compre seu carro novo agora! acesse: jornaldofarol.com.brco

MeM

oRaÇ

ão

séRie 116 da Mercedes-Benz completa 40 anos

A Mercedes-Benz comemora este ano os 40 anos de estreia da série 116. A gera-ção teve início no Salão Internacional de Frankfurt, na Alemanha, em setembro de

1972, quando os sedãs passaram a ser conhecidos também por classe ‘S’, onde passou a identificar uma completa família de automóveis. Em 1993, a nova nomenclatura foi estendida, incluindo outros carros da montadora, começando com a Classe C, E e G.

A linha ancestral da Classe S teve início no período pós-guerra com o Mercedes-Benz 220 (W 187, de 1951 a 1954). Antes da Segunda Guerra Mundial, ela inclui uma herança ininterrupta de várias séries de modelos que foram desenvolvidos paralelamente, datando da origem da marca, no início do século 20. Um exemplo é o Mercedes-Simplex 60 hp, lançado em 1903. O modelo hoje é um dos mais importantes exibidos na coleção da Mercedes-Benz Classic.

Uma inovação da engenharia apresentada pela primeira vez como equipamento original da série 116 foi a suspensão dianteira independente com braços duplos em V (double-wishbone) com comportamento neutro nas curvas e controle antimergulho, como a experimentada no pro-tótipo C 111. Isto melhorou o comportamento do veículo e, assim, representou um avanço significativo na segurança ativa.

A suspensão traseira dos modelos com moto-res 2,8 e 3,5 litros era mais ou menos a mesma que havia sido comprovada por muitos anos de uso nos modelos W 114/115 “Stroke Eight” e

que também tinha sido usada no 350 SL desde 1971. Os modelos 4,5 litros eram equipados com um eixo “coupled-link” - uma versão do eixo oscilante que impedia que a traseira do veículo afundasse nas arrancadas e acelerações.

Em termos de segurança passiva, o Classe S, também inovou. O tanque de combustível, por exemplo, não ficava mais posicionado na traseira, mas sobre o eixo posterior, protegido contra colisões. No interior, painel estofado, botões e alavancas protegidas ou embutidas e um volante de quatro raios com absorvedor de impactos e um amplo cubo almofadado.

O sistema ABS antibloqueio de freios foi uma das inovações nos sedãs da Classe S (série 116) a partir do outono de 1978. Desenvolvido em colaboração com a Bosch, o ABS assegura que o veículo continue respondendo integral-mente ao comando do volante, mesmo durante frenagens de emergência, contribuindo assim de forma vital para a segurança ativa dos auto-móveis. Hoje, o ABS está presentes em todas as categorias de carros e já é disponibilizado para automóveis pequenos há muitos anos.

Segurança adicional passou a ser ofereci-da na versão blindada da série de modelos 116. A tecnologia existente passou por várias melhorias, baseada na experiência adquirida durante o desenvolvimento do 280 SEL 3.5 (W 108) blindado. Considerando os modelos com motores de oito cilindros - 350 SE, 350 SEL, 450 SE e 450 SEL - um total de 292 unidades de automóveis Mercedes-Benz foram produzi-das com blindagem para um seleto grupo de clientes, entre eles muitas instituições estatais na Europa e em outros continentes.

inovaÇões nos modelos

PRiMeiRos a utilizar freios aBs

PRoTeÇão especial nos modelos classe s

Fotos: divulgação


Top Related