Transcript
Page 1: Miniatura do Auditório Ibirapuera
Page 2: Miniatura do Auditório Ibirapuera

Antes de um edifício, uma casa ou um auditório ser erguidos, são necessárias algumas etapas como desenhos, plantas e sua construção em miniatura.

A miniatura é uma reprodução tridimensional de algum projeto arquitetônico – edifício, teatro, cine-ma, parque, entre outros. Geralmente ela é usada com as plantas para mostrar como ficará a constru-ção em relação a determinado espaço ou para reproduzir o imóvel.

Por ser de tamanho reduzido, é necessária a utilização de uma escala, que serve para representar metros ou quilômetros em centímetros, sempre em uma relação proporcional. Há diversas escalas e o uso delas pode variar de acordo com o projeto. Se a construção for muito grande, como um parque, geralmente se adota uma escala na qual muitos metros ou quilômetros são representados em centímetros. No caso de ser uma casa pequena, pode ser uma escala em que 1 centímetro equivalha a 1 metro, por exemplo:

1:400 ou 1/400 = 1 para 400, ou seja, na realidade 1 cm no desenho representa 400 cm [4 m]

Para a construção da miniatura é preciso obter as dimensões do que será construído – plantas e dese-nhos do projeto ajudam – e, a partir disso, escolher uma escala para montá-la, uma vez que as medidas entre os desenhos e os objetos podem ser diferentes, mas sempre proporcionais!

Escolhemos o Auditório Ibirapuera – projetado por Oscar Niemeyer –, que com os pavilhões da Agricultura, das Indústrias, dos Estados e das Exposições, além da Marquise, forma o Parque Ibirapuera.

No Caderno de Conceitos [http://issuu.com/itaucultural/docs/niemeyer_cadernoconceito_af/0] você encontra um glossário sobre alguns termos aqui utilizados e pode saber mais sobre os pavi-lhões e o Auditório Ibirapuera.

A escala usada nesta miniatura é de 1:400, como no exemplo acima.

Page 3: Miniatura do Auditório Ibirapuera

Para montar essa miniatura, você vai precisar de tesoura, de cola e das impressões que estão no final deste material.

1º passo

Recorte as partes do Auditório na linha pontilhada.

2º passo

Dobre as abas com cuidado. Elas serão o ponto de contato e de fixação (com cola) entre as paredes, o teto e o chão. Use uma régua para realizar essa etapa do processo.

Page 4: Miniatura do Auditório Ibirapuera

3º passo

Passe cola na aba de baixo da parede e cole na base. Faça o mesmo com a parede lateral.

4º passo

Na labareda, há marcas que devem ser dobradas. Cole-as sobre o teto.

Page 5: Miniatura do Auditório Ibirapuera

5º passo

Cole o teto na base e nas paredes.

6º passo

Por fim, cole a parte de trás do Auditório nas paredes, no teto e na base.

Page 6: Miniatura do Auditório Ibirapuera

7º passo

Pronto, agora sua miniatura está montada.Com essa experiência, você pode tentar construir miniaturas de Oscar Niemeyer, de outro arquiteto ou até mesmo de um projeto criado por você. Para isso, além das escalas e dos desenhos, será preciso planificar essas formas. A maneira mais prática é partir de um cubo, que tendo um dos lados esticados pode se tornar um retângulo – e, a partir daí, ser criadas outras formas, como o triângulo, que você já fez com esse material. Abaixo há um exemplo de planificação de cubo.

Note que o cubo possibilita sua planificação com todos os lados unidos, sem necessidade de que eles estejam separados. No caso de a forma ser muito complexa, você também pode usar vários módulos retangulares ou cubos para compor o projeto. Todos os exemplos citados foram feitos com papel. No entanto, para a confecção dessas miniaturas é comum o uso de diversos materiais, entre eles plásticos, madeira e metal. Existe também um produto específico: o cartão de maquete.

Page 7: Miniatura do Auditório Ibirapuera

Em nosso Caderno de Atividades [http://issuu.com/itaucultural/docs/niemeyer_cadernoatividades_af/0] você encontra proposições nas quais essa miniatura poderá ser usada.

Em tempo: no Blog do Professor [http://novo.itaucultural.org.br/explore/blogs/blog-do-professor] você também pode nos contar sua experiência ao montar a miniatura do Auditório Ibirapuera ou algum outro projeto arquitetônico.

*A miniatura depois de montada deverá ser utilizada exclusivamente para fins pessoais. É expressamente veda-da qualquer forma de utilização com finalidade lucrativa/comercial.

Page 8: Miniatura do Auditório Ibirapuera

MATERIAL PARA IMPRESSÃO E RECORTE

Page 9: Miniatura do Auditório Ibirapuera

Parte superior

Page 10: Miniatura do Auditório Ibirapuera

Labareda

Parte de trás

Page 11: Miniatura do Auditório Ibirapuera

Parte lateral

Page 12: Miniatura do Auditório Ibirapuera

Base


Top Related