Transcript
Page 1: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

OGeoprocessamentocomoImportanteFerramentanoPlanejamentodeÁreasVerdesUrbanas

GeoprocessingasanImportantToolinthePlanningofUrbanGreenAreas

LairaCristinadaSilva,MestrandaemGeografiapelaUniversidadeFederaldeGoiás-RC,[email protected].

JoãoDonizeteLima,DocentedoProgramadePósGraduaçãoemGeografiapelaUniversidadeFederaldeGoiás-RC,[email protected].

Page 2: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 2

Resumo

O crescimento acelerado – e muitas vezes desordenado – das cidades vem provocandosignificativas transformações no território. A ausência do planejamento, ou sua realização da formaincorreta,pordiversosmomentos,acabaprovocandoumadegradaçãoouaextinçãodeáreasverdesnos meios urbanos, as quais se fazem de suma importância para a qualidade de vida de toda apopulação.Nestesentido,opresentetrabalhodestacaqueoPlanejamentoUrbanoédeimprescindívelimportância para qualquer cidade, sobretudo quando aliado as novas técnicas, comogeoprocessamento,visandoordenarasatividades,melhorandodeformasignificativaadistribuiçãodomobiliário urbano, auxiliando no controle do sistema viário, no transporte público coletivo, nosproblemasde infraestruturas, fiscalizandoeauxiliandonocombatedosvaziosurbanos,dentreoutrasproblemáticasqueafligemascidades.

PalavrasChave:planejamentourbano;áreasverdes;geoprocessamento.

Abstract

The accelerated - and many times disorderly - growth of cities has been causing significanttransformations in the territory.Theabsenceofplanning,or its realization in thewrongway,usuallyendsupdegradingorextinguishinggreenareasinurbanenvironments,whichareofgreatimportanceforthequalityoflifeoftheentirepopulation.Inthisway,thepresentstudyhighlightsthattheUrbanPlanning isofessential importanceforanycity,especiallywhenalliedtothenewtechniques,suchasgeoprocessing, aiming to organize the activities, improving significantly the distribution of streetfurniture, assisting in the control of the road system, public transport, infrastructure problems,monitoringandassistinginthecombatagainsturbanvoids,amongotherproblemsthatafflictcities.

Keywords:urbanplanning;greenareas;geoprocessing.

Page 3: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 3

INTRODUÇÃO

O crescimento acelerado – e muitas vezes desordenado – das cidades vem provocandosignificativas transformações no território. A ausência do planejamento, ou sua realização daforma incorreta, por diversosmomentos, acaba provocando uma degradação ou a extinção deáreasverdesnosmeiosurbanos,asquaissefazemdesumaimportânciaparaaqualidadedevidadetodaapopulação.

No Brasil, atualmente cerca de 85% da população brasileira vive nas grandes cidadessegundodadosdoInstitutoBrasileirodeGeografiaeEstatística(IBGE).Porsuavez,nomunicípiodeUberlândia(MG),apopulaçãourbanasaltade72milhabitantesem1960paraos600milnoanode2010(IBGE,2010),contandoaindacomumataxadeurbanizaçãomunicipalsuperiora97%.Destaforma,comoaumentodapopulaçãonomeiourbano,diversosproblemassãoobservados,reduzindoassimaqualidadedevidadasociedade.

Aindanestesentido,valeressaltarque

[...]aconstanteurbanizaçãonospermiteassistir,emnossosgrandescentrosurbanos, aproblemascruciaisdodesenvolvimentonadaharmoniosoentreacidade e a natureza. Assim, podemos observar a substituição de valoresnaturais por ruídos, concreto, máquinas, edificações, poluição etc.…, e queocasionaentreaobradohomemeanaturezacrisesambientaiscujosreflexosnegativos contribuem para degeneração do meio ambiente urbano,proporcionandocondiçõesnada ideaisparaasobrevivênciahumana (MORO,1976,p.15).

Desta forma,estecrescimentourbano fazcomqueacidadedeUberlândia (MG)passepor um aumento na demanda de infraestruturas públicas, como malhas viárias mais rápidas,ampliação e melhoramento do transporte coletivo, criação de novas escolas e hospitais,construçãodenovaspraçaseparques,dentrediversasoutrasestruturasnecessáriasparaatenderapopulação,ampliando,destamaneira,ascondiçõesde“bemestar”.

ParaSantos(1997,p.42)“essasmudançassãoquantitativas,mastambémqualitativas”,e“a cidade é cada vez mais um meio artificial, fabricado com restos da natureza primitivacrescentementeencobertapelasobrasdoshomens”.

Oplanejamentoincorretoacarretaentão,inúmerosproblemasquerefletemnaqualidadede vida de toda a população. Silva e Zaidan (2013) chamam a atenção para o atraso quanto àabordagem de planejamento urbano, o qual se faz, dentre outros fatores, pela falta deconhecimentos científico-tecnológicos dos administradores públicos, ocasionando a ineficiênciaquantoàformulaçãodeumplanejamentoadequado.

ACiênciaGeográficatementãoumpapel importantequepermitenovasabordagensdeplanejamento e gestão do meio ambiente com um planejamento territorial eficiente. Nestecontexto,oapoiodastecnologiasdeinformaçãoémuitoimportante,umavezquepermitiráumaanálisedasrelaçõeshumanasedestascomomeionatural(ROSS,2009).

Assim,oauxíliodealgumastécnicasfacilitamasinterpretaçõessobreasconfiguraçõesedinâmicasdesteterritóriomunicipalenestesentido,demaneiraimportante,Santos(1997,p.61-63)destacatécnicascomo

Page 4: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 4

umdosdadosexplicativosdoespaçogeográfico. [...]Emqualquerquesejaafraçãodoespaço,cadavariávelrevelaumatécnicaouumconjuntodetécnicasparticulares. [...] Tomando como referência a HistóriaMundial, cada técnicapoderá ser localizada no tempo. [...] Desta maneira a técnica constitui umelemento de explicação da sociedade e de cada um dos seus lugaresgeográficos.

Ressalva-se ainda que as técnicas proporcionadas pelo desenvolvimento de sistemascomputacionais com aplicações em imagens gráficas vêm contribuindo então, de formasignificativanasáreasdemapeamentoeplanejamentourbano.

AIMPORTÂNCIADASÁREASVERDES

Adiscussãosobreasáreasverdesvemganhandoumconsideráveldestaquenosúltimosanos.Osestudosrelacionadosaomeioambienteeoaumentodaqualidadedevidasãocadavezmaisfrequentesepropõeauxilioparaamelhoradoplanejamentourbano.

Ocontextourbanoémarcadode formasignificativapelocrescimentodesordenadodascidades,quevemcausando,frequentemente,problemassocioeconômicosalémdedesequilíbriosambientais. As áreas verdes segundo Bovo e Amorim (2009) se inserem como componenteessencial do espaço urbano, tanto em decorrência da monotonia das cidades, como pelasnecessidadesambientais,resultadodosbenefíciosqueelasoferecemnacomposiçãoatmosférica,equilíbriodosolo,climaepoluição.

Autores comoCustódio, 1982; Lombardo, 1985;CavalheiroEDel Picchia, 1992; Limaetal.,1994;Amorim,1995;Torres,2003;Alvarez,2004;Barbosa,2005;Nucci,2008,destacamqueasáreasverdessãodeextremaimportânciapoissãocapazesdecontribuirnoconfortotérmicopelaamenização do clima urbano, estabilização da temperatura e equilíbrio da umidade do ar,modificaçãonadireçãoereduçãodavelocidadedovento,atenuaçãodosruídos,minimizaçãodapoluiçãoatmosférica,sonoraevisual,reduçãodapoeiraemsuspensão,estabilizaçãodasuperfíciepormeiodosoloatravésdasraízesdasplantas,alémdaampliaçãodapossibilidadederecreaçãoecolaboraçãocomasaúdefísicaepsíquicadoserhumano.

De acordo com Rossato, Tsuboy e Frei (2008) a arborização se configura como itemimportante dentro de uma cidade, uma vez que é capaz de dimensionar a qualidade de vidahumana,proporcionandoumambienteequilibradoesaudávelestandorelacionadacomespaçospúblicosecomapresençadeespéciesvegetaisnesseslocais.Assim,pequenasconcentraçõesdevegetação,sãoferramentasimportantescontribuindoparaareduçãodefenômenosindesejáveiscausados pela ocupação desordenada do território, como ilhas de calor, enchentes e poluiçãoatmosférica.

Asáreasverdesservemaindacomo ferramentasde lazerecontribuemcomoequilíbriodoambienteurbano.Avegetaçãoeaarborizaçãodeviaspúblicasexercemfunçãodefiltrosqueatenuam ruídos, retenção de pós, além da reoxigenação do ar e das sensações de frescor esombra.Amorim(2001)revelaqueanãovegetaçãoécapazdetrazerconsequênciasnegativasaomeioambiente,alterandooclimalocal,causandoenchentes,deslizamentoseafaltadelazerparaa população. Neste contexto Loboda (2003) relaciona a ausência de áreas verdes urbanas aquestõesrelacionadasaaspectossociais,estéticos,delazer,políticoseculturais,dentreoutros.Oautoraindaafirmaque,

Page 5: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 5

a qualidade de vida urbana está diretamente atrelada a vários fatores queestão reunidos na infraestrutura, no desenvolvimento econômico-social eàqueles ligados a questão ambiental. No caso do ambiente, constitui-seelemento imprescindível para o bem-estar da população, pois a influenciadiretamentenasaúdefísicaementaldapopulação.(LOBODA,2003p.20)

Observa-seentão,queaquestãoambientalsofrecadavezmaisagravantesamedidaqueascidadesseexpandemdemaneiradesordenada.Asáreasverdessemostramcomoimportantemeiodelazereprincipalmentenaqualidadedevidadapopulação,umavezqueascidadesestãoem constante transformação. O planejamento urbano, vem então como uma importanteferramenta,paraaconfiguração,criaçãoeimplementaçãodessasáreas,interferindodiretamentenaqualidadedevidadapopulaçãodascidades.

PLANEJAMENTOURBANOEOSINSTRUMENTOSLEGAIS

OPlanejamentoUrbanosefazimportanteparaqueascidadessejamocupadasdeformacorreta,possuindoeledoisfatoresfundamentaisnomododeagirepensaracidade(KOHLSDORF,1985),épormeiodelequesevisaamelhoradaqualidadedevidadapopulaçãoeatreladoaisso,tem-sediversasleisquevisamoentendimentodasnecessidadesdoscidadãos.

ParaFernandes

dentre muitos outros problemas sócio-ambientais existentes nas cidades,também devem ser mencionados os serviços públicos insuficientes; adistribuiçãodesigualdeequipamentosurbanosecomunitários;faltadeáreasverdes; ospadrões inadequadosdeusodo solo; e abaixaqualidade técnicadasconstruções.(FERNANDES,2004p.101)

Autores comoMelo e Romanini (2007) chamama atenção para que o código de áreasverdes e a arborização urbana de uma cidade é o instrumento legal e de gerenciamentomaisimportantequepodehaverparaassegurar-seàexistênciadeespaçosquedesempenhamfunçõesdemelhoriasdoambienteurbanoedaqualidadedevidaparatodososseushabitantes,fazendocomquehajaumamelhordistribuiçãoemanutençãodessesespaços.

Assim,oEstatutodaCidade,denominaçãooficialdaLeiFederal10.257,de10dejulhode2001,éresponsávelporregulamentaraPolíticaUrbananaConstituiçãoFederal,quesãoexpressasnosartigos182e183.Énelequesegarantequetodostêmdireitoacidade,incluindoasriquezasnaturais,serviços,infraestruturaseprincipalmentequalidadedevida.

NoPlanoDiretor,porsuavez,éondedevemestarprevistosoplanejamentoegestãodasáreas verdes. Dentre as diretrizes do Plano da Cidade de Uberlândia-MG pode-se destacar apreservaçãoeconservaçãodabiodiversidadeaproteçãoderecursoshídricosevegetaisaliadaàcriaçãodeáreasdelazerpormeiodeparques,áreasdepreservaçãoeunidadesdeconservação.

Observando a LeiOrgânica domunicípio, atualizada emmaio de 2012, nota-se em seuArtigo 176 que é papel do município proporcionar “meios de recreação sadia e construtiva àcomunidade,mediante: I - reservadeespaços verdesou livres, em formadeparques, bosques,jardinseassemelhados,comobasefísicadarecreaçãourbana; II-construçãoeequipamentodeparquesinfantis,centrosdejuventudeeedifíciodeconvivênciacomunitária;III-aproveitamentode rios, lagos e matas e outros recursos naturais como locais de lazer (LEI ORGANICA DEUBERLÂNDIA,2013.28)

Page 6: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 6

Constata-se ainda, no Artigo 181, que “omunicípio criará, na forma da lei, programasespeciaisque regularãoaexistênciaeapreservaçãode reservas florestais,deparquese jardinsdevidamenteequipadosparaouso construtivodoócio, ao longododiaeemqualquer tempo”(LEIORGANICADEUBERLÂNDIA,2013.29)e,porfim,noArt.201,dizimpor-se“aoPoderPúblicoMunicipal e à coletividade a responsabilidade de preservar, conservar, defender e recuperar omeio ambientenoâmbitodomunicípio, bemcomopromover amelhoriadaqualidadede vida,comoformadeassegurarodesenvolvimentosocialeeconômicosustentável,paraobenefíciodasgeraçõesatuaisefuturas”(LEIORGANICADEUBERLÂNDIA,2013.30).

É então de responsabilidade do poder público municipal a criação, manutenção epreservação destas áreas ao longo de todo o território urbano, sem que haja qualquer tipo dedistinção de classe social, uma vez que estas áreas devemestar igualmente dispostas para quetodaapopulaçãotenhalivreacesso.

Desta forma, o planejamento urbano atrelado as leis são uma importante ferramentaparaatransformaçãoeprincipalmenteasintervençõesurbanasquedevemserfeitasparaqueascidadespassematerpolíticaspúblicasquepossamrefletirnamelhoriadaqualidadedevida.Asáreasverdes,importanteinstrumentoparaoaumentodaqualidadedevida,temnoplanejamentoumpapelessencialaoqualdevesercadavezmaispensadoeinserido.

OMAPEAMENTODASÁREASVERDESURBANASATRAVÉSDOGEOPROCESSAMENTO

Asdinâmicas transformações apresentadasnoperfil da sociedade ao longodasúltimasdécadas resultaram emprofundas alterações no território deUberlândia –MG.Nos últimos 50anos–representadospelo intervaloentreasdécadasde1960e2010–acidadepassouporumcrescimento populacional de 833%, saltando de 72 mil para superar 600 mil habitantes (IBGE,2010), respectivamente. Esse crescimento ocorre de forma (des)ordenada, modificandoprofundamenteaestruturaurbana,queseampliaeredefine-seacadaano.

Logo,ocrescimento fazcomquehajaumamaiordemandapelaconstruçãodeespaçoslivres que atendam a toda a população, que segundo Torres (2003) são espaços urbanos ao arlivre,destinadosaváriostiposdeutilizaçõescomocaminhadas,passeios,descansos,recreaçõeseentretenimentos. As áreas verdes, se destacamdentre esses espaços livres, uma vez que o seudiferencial fundamenta-se na introdução da vegetação e na satisfação de três concepçõesfundamentais:ecológico-ambiental,estéticoelazer(CAVALHEIROetal,1999).

Sendoassim,épossívelacreditarqueoresultadodocrescimentodesta(des)organizaçãoterritorial sematerializanosdiferentespontosdacidade,quediferem-se substancialmentecomrelação aos “olhares do poder público” e das leis que se modificam constantemente. Destamaneira, consideraquepossahaver grandediscrepância entre a localizaçãode áreas verdes nacidadedeUberlândia–asquaisconsideramosaquicomolocaisintimamenteligadosàmelhoradaqualidadedevidaurbanadapopulação(JESUSeBRAGA,2005).

Desta forma, a problematização deste trabalho se torna relevante ao, através doGeoprocessamento–comdestaqueparaosensoriamentoremoto–desenvolverummapeamentodasáreasverdesdoperímetrourbanodeUberlândia–MGpara,apartirdeentão,constituirumestudo em relação à distribuição e localização destas áreas verdes, estabelecendo, também,relaçõesàpossívelconcentraçãoderecursospúblicosemdeterminadospontosespecíficosdesteterritório.

Page 7: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 7

Sendoassim,édesumaimportânciadestacarocaminhometodológicocomempregodetécnicasdegeoprocessamento,asquaisserevelamcomosuporteparaomapeamentourbanodegrandesextensõesdeáreas,permitindoainda,deformaprecisa,umacompreensãodaáreaaquesedesejamapear(JUNIOR,2001).

REVISÃOTÉORICA ACERCA DOMAPEAMENTODASÁREASVERDESURBANAS E DOGEOPROCESSAMENTO

Acompreensãodealgunsconceitoscomoterritório,perímetrourbano,meioambiente,assim como o de algumas técnicas como geoprocessamento e sensoriamento remoto, são degrande importância, uma vez que através deles é possível a construção de alguns pressupostosteóricos que permitem a formulação das referências passives de análises no estudo das ÁreasVerdesdeUberlândia(MG).

Inicia-se então com a categoria território, derivada do vocábulo latino “terra”, ao qualnessa língua, corresponde a “territorium”.Apalavra território é derivada do vocábulo terra e écompreendidocomoo“pedaçodeterraapropriado”,dentrodoslimitesdeumajurisdiçãopolíticoadministrativa. Para Haesbaert (2004), a concepção de território pode se agrupar em trêsvertentes básicas: i) política (referente às relações espaço-poder), ii) cultural (que prioriza adimensão simbólicaemais subjetiva), e iii) econômica (como fontede recursos). JáparaSantos(2005), o território é avaliado sob a perspectiva douso. Para tal, o território usado constitui-secomo um todo complexo onde se tece uma trama de relações complementares e conflitantes.Logo, o território pode ser compreendido como uma totalidade que varia das escalas global àlocal.Destamaneira,entende-seoperímetrourbanodeUberlândia–fronteiraqueseparaaáreaurbanadaárearuralnoterritóriodeummunicípio(IBGE,2010)–oqualseanalisaaqui,comoum“território usado” e em constante transformação (SANTOS, 1994; SANTOS e SILVEIRA, 2001;SANTOS,2005).

Os diversos impactos socioambientais nos perímetros urbanos, aos quais ainda vem seredefinindoatodoinstante,ocorreramdevidoacrescenteurbanização,processoqueseacentuoupós década de 1950. A partir da resolução 001/86 do Conama entende-se que os impactossocioambientais são resultados de efeitos de ações antrópicas sobre o meio físico e bióticocapazes de alterar as condições existentes dos ecossistemas que, em geral, são negativos, poiscausamdesequilíbrios.

ParaMoraes(1992,p.27),“omeioambienteéconstituídopelosobjetosmateriaisfixosediferentesfluxosqueinterconectamosobjetoseohomem,qualificadopelassuasrelaçõessociais,culturais,ideários,mitos,símbolos,utopiaseconflitos".Sãoentãoesses“resquíciosconcentradosdevegetação”emmeioàcidadedeUberlândia(MG)queseentendeaquicomo“áreasverdes”.Assim,apesardegrandedevastaçãoedescaracterizaçãodoambienteoriginal,observa-se–aindaquedeformabastanteescassa–parcelas“preservadas”demeioambiente.

APrefeituraMunicipaldeUberlândia,atravésdaSecretariaMunicipaldoMeioAmbiente,ressalta a importância de tais espaços namelhoria da qualidade de vida de toda população, osquaiscongregamfunçõesdiversas–espaçoslivres,públicos,propíciosàspráticasesportivas,lazere contemplativas em consonância com a preservação da natureza. Ainda segundo a SecretariaMunicipal de Meio Ambiente, estes se caracterizam como verdadeiros “oásis urbanos”(PREFEITURA,2015).

Page 8: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 8

Marcellino,BarbosaeMariano(2006)alertamparaqueofatodoaumentodapopulaçãourbana no Brasil não ser acompanhado pelo desenvolvimento de infraestrutura adequada,gerandodesníveisnaocupaçãodosoloediferenciandoassim,demaneirasubstancial,asdiversasparcelasdesseterritório.Destaforma,Santosenfatizaque,

oprocessodesordenadode constituiçãodas cidadesbrasileirasnãogarantiuespaçoparaumaocupaçãoplanejadado solourbano.A consequênciadesteproblema aparece na forma de disfunções urbanas e distribuiçãodesequilibrada do patrimônio social e cultural. Na maioria das cidadesbrasileiras há uma distribuição desigual dos espaços públicos de lazer econsequente acesso a áreas esportivas. A pressão imobiliária fez com quegrandespartesdosvaziosurbanosfossemocupadasporprédiosresidenciaisecomerciais.Nas áreasperiféricas, os vazios urbanospassarama ser alvosdeinvasões para garantir assentamentos a populações de baixa renda ou semrenda. Estequadroé responsávelpelaprincipal faltadeespaçosnas regiõescommaiordensidadedemográfica(SANTOS,2007,p.72)

Assim,ousodenovastécnicas(SANTOS,1994)comooGeoprocessamento–destacandoosensoriamentoremoto–sefaznecessáriodesenvolverumamplomapeamentodeáreasverdesdo perímetro urbano de Uberlândia (MG), processo que, facilita as interpretações sobre aconfiguraçãoedinâmicadesteterritório.

As técnicas do Geoprocessamento caracterizada por Xavier-da-Silva (1997), como umatecnologia, isto é, um conjunto de conceitos e técnicas erigindo em torno de um instrumentaltornadodisponívelpelaengenhosidadehumanatemumimportantepapelnaCiênciaGeográfica.OSensoriamentoRemoto,aindadentrodoGeoprocessamento,édefinidoporRosa

[...] de uma maneira ampla, a forma de obter informações de umobjeto ou alvo, sem que haja contato físico com o mesmo. AsinformaçõessãoobtidasutilizandoaradiaçãoeletromagnéticageradaporfontesnaturaiscomooSoleaTerra,ouporfontesartificiaiscomooRadar(ROSA,1990,p.01).

Novo(1988,p.44),apudCurran(1986)define:"sensoriamentoremotocomoumatécnicaquepermiteadquirir informações sobrea superfície terrestreapartirdadetecçãoe registrodaenergia resultanteda interaçãoentrea radiaçãoeletromagnéticaeamatériaemestudo".Eporfim,deacordocomoInstitutoBrasileirodeGeografiaeEstatística:

umdosprincipaisobjetivosdosensoriamentoremotoéaaquisiçãodeinformaçõessobreasuperfíciedaTerraparamapeamentoeavaliaçãoderecursosterrestresemonitoramentoambiental.Todososmateriais(naturais ou artificiais) da superfície da Terra, com temperaturasuperior a zero absoluto (0° K), podem emitir, refletir, transmitir ouabsorver seletivamente radiação eletromagnética. A energiaeletromagnética -EM- mais familiar e importante em sensoriamentoremotoéaenergiasolar(IBGE,2001,p.13).

Asnovastecnologiasgeográficaspermitementão,umaprimoramentodoplanejamentoeacompanhamentodousoeocupaçãodosolo,contribuindoparaqueaciênciasejacadavezmaisvalorizada e vital para melhora da qualidade de vida de toda a população. Através de umavisualização mais perspicaz da realidade socioespacial, é possível uma maior identificação dasnecessidades que a população necessita. Através das técnicas é possível então, detectar com

Page 9: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 9

maior rapidez e facilidade essas ausências da população, auxiliando assim no dialogo entre osdiferentes atores urbanos (KURKDJIAN e PEREIRA, 2006). É então em meio a este conjuntocomplexodevariáveisqueastécnicasseinteragemcomoplanejamentourbano,setornandocadavezmaisimportanteseeficientesnagestãodascidades.

METODOLOGIA

Ametodologiamerecedestaqueumavezqueéatravésdelaquesedeterminadiversasformadecomosefazerciência(DEMO,1987.)Destamaneira,Dencker(1998,p.18)consideraametodologiacomo“amaneiraconcretacomose realizaabuscadoconhecimento”,podendosemostraraindacomotudoaquiloqueédesenvolvidodemaneiraracional,organizadaeeficientenabuscapeloentendimentodarealidade.

Neste contexto, ametodologiautilizadaneste trabalho,permitiraqueosobjetos sejamatingidos de forma rápida e eficiente. Neste sentido a metodologia será realizada seguindo oscaminhosdapesquisatéorica,documental,laboratorialedecampo.

ParaAlves-MazzottieGewandsznajder(2002)opesquisadorsóécapazdeproblematizarotemaeindicarcontribuiçõesqueseuestudopretendetrazerquandooconhecimentodotemaaser estudado se torna familiar. O enriquecimento do pesquisador ao seu estudo se dá peloposicionamentoqueeletemdasuaáreadeestudo.SegundoBarroseLehfeld(2000),aspesquisasteóricas, em termos gerais, são consideradas aquelas que têm por finalidade aprofundarconhecimentosediscussões.Destaforma,éimprescindívelparaquesetenhaumaboapesquisacientificaomáximoconhecimentoteóricoeconceitualdotemaaserestudado.

Assim, autores Curran (1986), Custódio (1982), Lima (1994),Novo (1988),Nucci (2008),Santos (2000),Rosa (1990), Xavierda Silva (1997), Loboda (2005),Angelis (2005), Silvae Zaidan(2004),Colesanti(2007),Santos(2009),Brito(1996),Gonzalez,(2000),dentreoutros,contribuirãoparaodesenvolvimentodatemática.

Serão utilizados também, a análise e leitura de Periódicos, Trabalhos de Conclusão deCursos(TCC),DissertaçõesdeMestrado,TesesdeDoutorado,dentreoutrostrabalhoscientíficos,aseremutilizadoscomoembasamentoefontedereferencialteóricoparaopresenteestudo.

Apesquisadocumental, por sua vez, sedápelo levantamentodedocumentoseoutrasfontes como tabelas estatísticas, cartas, pareceres, fotografias, atas, relatórios, projetos de lei,ofícios, discursos, mapas, informativos, depoimentos orais e escritos, dentre inúmeros outrosdocumentos (SANTOS, 2000). Segundo Cellard (2008), os documentos adquiridos podem serprivados,públicosoupessoais.

Sendoassim,estaetapadapesquisa realizar-se-à juntoaSecretariadeMeioAmbiente,como intuitode conhecer as áreas verdes registradasna Secretaria dePlanejamentoUrbanoebuscando também a análise do Plano Diretor, da Lei Orgânica e dos demais instrumentos quepossibiliteminformaçõessobreasáreasverdesdacidadedeUberlândia(MG).Mostra-setambémnecessário,aobtençãodeumacarta–dadasobreumabasedigitalcadastraldeAutoCad–juntoaSecretaria de Planejamento Urbano do município de Uberlândia (MG), sobre a qual,posteriormente, será realizado a utilização de softwares como ArcGis 10.2 e QGis 8.4possibilitandoacoletadediversasinformações.

Page 10: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 10

Posteriormente, a coleta de dados documental será realizada mediante a busca – einterpretação – de fotografias aéreas de imagens do Rapid Eye (Programas de Satélite paraObservação da Terra – disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente Brasileiro), além dosoftwareGoogleEarth,dentreoutros.Sequencialmente,sedaráomapeamentodetodasasáreasverdesdoperímetrourbanomunicipal–praças,parqueseunidadesdeconservação.

Informa-sequetodasasimagensdesatélitesaseremutilizadasnacorrentepesquisasãofornecidasdemaneiragratuitasparaestudosacadêmicos.EstasestãodisponibilizadasatravésdoswebsitesinstitucionaisdoInstitutoNacionaldePesquisaEspacial(INPE),doGeoCatálogo,atravésdoMinistériodoMeioAmbienteBrasileiro,edaempresanorteamericanaGoogle.

O uso das técnicas de laboratório auxilia na criação de simulações de acontecimentosreais, cujo controle émais eficiente que em campo (VENTURI, 2005). Ainda segundoo autor, olaboratório promove um contato controlado com a realidade intermediado por instrumentos.Assim,apesquisadelaboratórioseráomomentoondeocorreráaclassificaçãosupervisionadadasimagens e a confecção dos mapas, utilizando softwares de multiplataforma de sistemas degeorreferenciamentoquepermitemavisualização,ediçãoeanálisededadosgeorreferenciados,comoArqGIS eQGIS. Softwares comoAutoCad – desenho auxiliadopor computador – tambémserão necessários no auxílio da classificação supervisionada e confecção dos mapas, tudo istotendo a mente a interdependência dialética entre sociedade e natureza na área específica dapesquisa.

A funçãodotrabalhodecampo,segundoVenturi (2005)éadeconferiras informaçõesobtidas por outrosmeios. Desta forma, após omapeamento das áreas verdes, serão realizadostrabalhos em campo nas praças, parques e unidades de conservação da cidade de Uberlândia(MG).Estesvisamatingiráreasonde,mesmocomoauxíliodossoftwares,nãoforpossívelfazeraanálisedetamanho,localização,existênciaemobiliáriosurbanos,assimcomoapermeabilizaçãoecoberturavegetalnecessáriaparaquesejamconsideradascomoáreasverdes.Nestaetapa,serãoutilizados GPS, câmera fotográfica e demais instrumentos técnicos, onde serão coletadas novasinformaçõesqueauxiliarãonoestudodadiferenciaçãodasfuncionalidadesestruturaisurbanas.

Page 11: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 11

LOCALIZAÇÃO

A área de pesquisa é representada pela área urbana do município de Uberlândia,localizadonoEstadodeMinasGerais,regiãoSudestedopaísequeseencontraaoestedacapitalBeloHorizonte,distandodestacercade560quilômetros.

Figura01:MapaGeográficodeLocalizaçãodaCidadedeUberlândia(MG).

Fonte:OrganizaçãoeAdaptaçãoLima,J.D.2016.

O município localiza-se ainda na Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba(figura 01), conforme a subdivisão realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).AtualmenteUberlândiaocupaa30ªposiçãonorankingpopulacionaldoBrasil,sendoa4ªdointeriornopaís,a17ªposiçãonorankingdegeraçãodeempregose1ªdointeriordopaís,o71º IDH nacional e 3º deMinasGerais, alémda 26ª economia do país, estando à frente de 15capitaisemrelaçãoaoPIB(IBGE,2010).

CONSIDERAÇÕESFINAIS

O Planejamento Urbano é de imprescindível importância para uma cidade. Quandoaliadoasnovas técnicas, comogeoprocessamento, elebuscaordenaras atividadesdas cidades,melhorandodeformasignificativaadistribuiçãodomobiliáriourbano,auxiliandonocontroledosistema viário, no transporte público coletivo, nos problemas de infraestruturas, fiscalizando eauxiliandonocombatedosvaziosurbanos,entreoutrasquestõesemgerais.

Page 12: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 12

Quandoaliadoasleisqueregemascidades,oplanejamentotemcomoobjetivomelhoraraqualidadedevidadapopulação,transformandoseuespaçoemalgobelo,agradáveleprático,deformaqueos sistemasde fluxose fixos sejameficientes.Assim,destaca-sea importânciade sealiarestesasgeotecnologias,proporcionando,destaforma,mudançasmaisrápidaseperspicazes.

Neste sentido, as geotecnologias, sobretudoogeoprocessamento,podemcontribuirdemaneiraimparnoplanejamentoegestãodosmunicípios,umavezqueelaspermitemqueosfatosque afetam as cidades sejam visualizados em um contexto espacial, possibilitando um maiorconhecimentodosproblemasqueafetamascidades.

Por tudo isto, o mapeamento das áreas verdes possibilita uma dimensão de como acidadeseencontraeprincipalmenteseessasáreas,quesãotãoimportantesparaaqualidadedevida da população, estão atendendo de forma igualitária a todos. Ainda neste sentido, osinvestimentospúblicosnãodevemprivilegiardeterminadas regiões,umavezqueacidadeéumdireitodetodososcidadãos.

REFERÊNCIAS

ALVAREZ,I.QualidadedoEspaçoVerdeUrbano:umapropostadeíndicedeavaliação.2004.209f.Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz,UniversidadedeSãoPaulo,Piracicaba,2004.

ALVES-MAZZOTTI, A. J;GEWANDSZNAJDER, F. Revisão da bibliografia. In:______.Ométodo nasciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. SãoPaulo: PioneiraThompsonLearning,2002.p.179-188.Cap.8

AMORIM, M. C. da C. T. Caracterização das áreas verdes em Presidente Prudente/SP. In:SPOSITO,MariaEncarnaçãoBeltrão (org). Textose contextosparaa leiturageográficadeumacidademédia.PresidentePrudente:[s.n.],2001p.37-52

BARBOSA,R.ÁreasVerdeseQualidadeTérmicaemAmbientesUrbanos:estudosemmicroclimasemMaceió(AL).2000.117f.Dissertação(MestradoemCiênciasdaEngenhariaAmbiental)-EscoladeEngenhariadeSãoCarlos,UniversidadedeSãoPaulo,SãoCarlos,2005.

BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciaçãocientífica.2.ed.SãoPaulo:MakronBooks,2000.

BOVO,M.C;AMORIMM.C.C.T.EfeitosPositivosGeradosPelosParquesUrbanos:UmEstudodeCaso Entre o Parque do Ingá e o Parque Florestal das Palmeiras no Município deMaringá/Pr. In. XIII Simpósio Brasileiro deGeografia FísicaAplicada. Viçosa:UniversidadeFederaldeViçosa.2009.

CAVALHEIRO,F.etal.ProposiçãodeTerminologiaparaoVerdeUrbano.BoletimInformativodaSociedade Brasileira de arborização urbana. SBAU: Ano VII, Rio de Janeiro, n.3,jul./ago./set.,1999.

CAVALHEIRO, F.; DEL PICCHIA, P. Áreas Verdes: conceito, objetivos e diretrizes para oplanejamento.In:1°CongressoBrasileiroSobreArborizaçãoUrbanaE4°EncontroNacionalSobreArborizaçãoUrbana.Vitória,1992.p.29-38.

Page 13: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 13

CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoquesepistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes,2008.p.295-316.(ColeçãoSociologia).

CUSTÓDIO, H. B. Áreas Verdes: competência do Município para sua proteção. Belo Horizonte:InstitutoBrasileirodeDireitoMunicipal,1982.

CURRAN,P.JPrincipiesofRemoteSensing.London,Longman,1986

DEMO,P.IntroduçãoàMetodologiadaCiência.2.ed.SãoPaulo,1987.118p.

DENCKER, A. de F. M.Métodos e Técnicas de pesquisa em Turismo. São Paulo: Aleph, 2003.124.AMORIM,M;GOMES,M.ArborizaçãoeConfortoTérmiconoEspaçoUrbano:estudodecasonaspraçaspúblicasdePresidentePrudente(SP).CaminhosdeGeografia,PresidentePrudente,7(10)94-106,set.1995.

FERNANDES, Edésio. Impacto socioambiental em áreas urbanas sob a perspectiva jurídica. In:MENDONÇA, Francisco (Org.). Impactos Socioambientais Urbanos. Curitiba: Ed. UFPR,2004,p.99-128.

GEOCATALAGO. Catalogo de Imagens de Satélite Rapideye do Ministério do Meio Ambiente.Disponívelem:<http://geocatalogo.mma.gov.br/>.Acessoem15/07/2016.

GOOGLE EARTH. Software Computacional. 2016. Disponível em:<https://www.google.com/earth/>.Acessoem20/07/2016.

HAESBAEST,Rogério.Dês-caminhosePerspectivasdoTerritório.In:RIBAS,AlexandreDomingues;SPOSITOEliseuSavério;SAQUET,MarcosAurélio.Territórioedesenvolvimento:diferentesabordagens.FranciscoBeltrão:Unioeste,2004.

IBGE, INSTITUTOBRASILEIRODEGEOGRAFIAEESTATÍSTICA(IBGE).CensoDemográficode2010.RiodeJaneiro:IBGE,2011.Disponívelem:http://censo2010.ibge.gov.br/.Acessoem:28deagostode2015.

IBGE-INSTITUTOBRASILEIRODEGEOGRAFIAEESTATÍSTICA.IntroduçãoaoProcessamentoDigitaldeImagens.SérieManuaisTécnicosemGeociências,n°9.RiodeJaneiro:IBGE,2001.

IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Banco Multidimensional deestatística.Disponívelem:http://www.bme.ibge.gov.br.Acessadoem:24deagosto2015.

JESUS,S.;BRAGA,R.AnáliseEspacialdasÁreasVerdesUrbanasdaEstânciadeÁguasdeSãoPedro–SP.CaminhosdeGeografia,RioClaro,18(16)207-224,out.2005.

JUNIOR. A.M.O Geoprocessamento Aplicado Ao Estudo Das Áreas Verdes No Município DeCuritiba, Paraná. Dissertação deMestrado. Programa de Pós-Graduação em Agronomia-ÁreadeConcentração"CiênciadoSolo".Novembrode2001

KOHLSDORF,M. E.Breve histórico do espaço urbano como campo disciplinar. In: FARRET, R.;GONZALEZ,S.;HOLANDA,F.;KOHLSDORF,M.E.Oespaçodacidade–contribuiçãoàanáliseurbana.SãoPaulo:Projeto,1985.

Page 14: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 14

KURKDJIAN,M.L.N.;PEREIRA,N.M.ODesenvolvimentodasGeotecnologiasesuasAplicaçõesnoPlanejamento Urbano e Plano Diretor. REVISTA INFOGEO, Curitiba-PR, Edição Especial:Cidades,nov2006.

LIMA,A.etal.ProblemasdeUtilizaçãonaConceituaçãodoTermoscomoEspaçosLivres,ÁreasVerdes e Correlatos. In: II CongressoBrasileiroDeArborizaçãoUrbanA. São Luís,Anais...SãoLuís,1994,p.539-553.

LOBODA,C.R.EstudodasáreasverdesurbanasdeGuarapuava-PR.2003.Dissertação(MestradoemGeografia).UniversidadeEstadualdeMaringá,Maringá/PR.

LOMBARDO,M.A . Ilha de Calor nasMetrópoles.OexemplodeSãoPaulo.SãoPaulo:Hucitec,1985.

MARCELLINO,N.C.;BARBOSA,F.S.;MARIANOAcidadeeoAcessoaosespaçoseEquipamentosdelazer.RevistaImpulso.Piracicaba,v.17,n.1,p.55-66.

MELO,E.F.R.Q.;ROMANINI,A.AGestãodaArborizaçãoUrbananaCidadedePassoFundo/RS.RevistadaSociedadeBrasileiradeArborizaçãoUrbana,v.2,n.1,2007,p.6.Disponívelem:http://www.revsbau.esalq.usp.br/artigos_cientificos/artigo09.pdf.Acessoem:20jun.2016

MORO,D.Á.A.Asáreasvedeseseupapelnaecologiaurbanaenoclimaurbano.SeparatadaRev.UNIMAR,Maringá/PR,v.1p.15-20,1976.

MORAES,A.C.R.Interdisciplinaridadeegestãoambiental.Ciênciaeambiente.SantaMaria,v.3,n.4,p.27,jan./jun.1992.

NOVO,E.M. L.deM.Utilização deDados de Sensoriamento Remoto em Estudos Ambientais.Geografia,13(25):43-51,abril1988.

NUCCI, J. C. Qualidade Ambiental e Adensamento Urbano: um estudo de ecologia eplanejamento da paisagem aplicado ao distrito de Santa Cecília (MSP). 2. ed. Curitiba,2008.150p.

PREFEITURAMUNICIPALDEUBERLÂNDIA. BancodeDados IntegradosReferentes ao ano 2013.Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Disponível em<www.uberlandia.mg.gov.br/>.Acessoem21deagostode2015.

PREFEITURAMUNICIPALDEUBERLÂNDIA.OsParquesMunicipaisdeUberlândianoanode2015.Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Disponível em: <www.uberlandia.mg.gov.br>.Acessoem15desetembrode2015.

ROSA,R.IntroduçãoaoSensoriamentoRemoto.Uberlândia,EDUFU.5.ed.109p.1990.

ROSS, J.EcogeografiadoBrasil.Subsídiosparaoplanejamentoambiental.SãoPaulo:Oficinadetextos,2009.

ROSSATO,D.R.;TSUBOY,M.S.F.;FREI,F.2008.ArborizaçãoUrbananaCidadedeAssis-SP:UmaAbordagemQuantitativa.Piracicaba.Ver.SBAU.V.3.n.3

SANTOS,A.R.dos.MetodologiaCientífica: a construçãodo conhecimento.3. ed.Riode Janeiro:DP&A,2000.

Page 15: O Geoprocessamento como Importante Ferramenta no ...anpur.org.br/xviienanpur/principal/publicacoes/XVII.ENANPUR_Anais... · Planejamento de Áreas Verdes Urbanas Geoprocessing as

SESSÃO TEMÁT ICA 8 : TÉCNICAS E MÉTODOS PARA ANÁLISE URBANAE REGIONAL

DESENVOLVIMENTO,CRISEERESISTÊNCIA:QUAISOSCAMINHOSDOPLANEJAMENTOURBANOEREGIONAL? 15

SANTOS, E. Perfil dos Usuários do Parque Esportivo Eduardo Gomes/ Canoas/RS. Arquivos emMovimento. Revista Eletrônica da Escola de Educação Física daUFRJ. Rio de Janeiro, v.3,n.1,p.72.2007.

SANTOS,M.O retornodo território. In:DebatesTerritori ymovimientos sociales.AnoVI, n. 16,enero-abril,2005.

SANTOS,M;SILVEIRA,M.L.OBrasil,TerritórioeSociedadenoIníciodoSéculoXXI.RiodeJaneiro,Record,2001.

SANTOS,M.Espaçodocidadão.3.ed.SãoPaulo:Nobel,1997

SANTOS,M.Técnica Espaço Tempo: globalização emeio técnico-científico informacional. 3° ed.SãoPaulo:Hucitec,1997.

SANTOS,M. “O Retorno do Território”, in SANTOS,Milton; SOUZA,Maria Adélia A. e SILVEIRA,Maria Laura (Org.), Território. Globalização e Fragmentação. São Paulo, Hucitec-ANPUR,p.15-20,1994.

SILVA,J.X;ZAIDAN,R.T.GeoprocessamentoeAnáliseAmbiental:aplicações.BertrandBrasil,RiodeJaneiro.2004.

TORRES, E. Metodologia para Macroplanejamento de Áreas Verdes Urbanas. 2003. 68 f.Dissertação(MestradoemCiênciaFlorestal),UniversidadeFederaldeViçosa,Viçosa,2003.

VENTURI, L. A. B.Praticando Geografia: técnicas de campo e laboratório. São Paulo,Oficina deTextos,2005.239p.

XAVIER-DA-SILVA,J.MetodologiadeGeoprocessamento.RevistadaPós-GraduaçãoemGeografia.RiodeJaneiro:UFRJ/PPGG.AnoI.V1.Setembrode1997,p.25-34


Top Related