Transcript

Frederic Welwitsch (1809-1878) foi para Lisboa em 1839. Posteriormente conseguiu autorização para entrar em Angola, para onde embarcou a 8 de Agosto de 1853.

Fez demoradas explorações botânicas e descobriu a Welwitschia Mirabilis no deserto de Moçâmedes (actualmente com o nome de Deserto do Namibe).

A planta que recebeu o binome de Welwitschia Mirabilis Hook. F. era tão diferente, morfológicamente de todas as espécies botânicas conhecidas, que dada a grandeza dessa diferenças, não “cabia” em nehum dos géneros já descritos.

Houve, por isso, a necessidade de criar um género novo, o qual ainda se conserva, como uma única espécie consequentemente.Houve ainda que definir uma nova família de plantas para este único género, a família das WELWITSCHIACEAE.

WELWITSCHIA , é também conhecida po "Tumbo", pelos autoctones, nativos da região

do deserto de Moçâmedes.

Welwitschia é uma planta da família das gimnospérmicas adaptada á vida nas regiões desérticas da Africa tropical. É uma planta acaule de grandes dimensões, com a forma de um gigantesco cogumelo dilatado e côncavo de 50 a 75 cm de altura que parece partida pelo golpe de um machado em tiras.

As suas grandes folhas, duras e muito largas, deitadas no chão, arrastam-se pelo deserto podendo atingir dois ou mais metros de comprimento.

As suas flores são unisexuadas. Os estames masculinos

atingem aproximadamente 6 cm (antenas com 3 divisões)

localizam o óvulo estéril envolto pelo periano.

fotos de

National Biodiversity Institute

Diversos trabalhos mundiais sobre a Welwitschia encontram-se em exposição em vários Jardins botânicos espalhados pelo mundo.

Que se encontram descritos no livro

Botanical Gardens of the World

Entre outras pessoas que deram igualmente o seu contributo na pesquisa desta espécie no período de 1953 a 1955, podemos destacaros seguintes Professores:

A.H. Church, E. Salisbury, Henri Humbert,Jose Dalton Hooker, Luís Wittnich

Carrisso, Melo Geraldes,R. J. Rodin,W.J.Hooker.

Grata pela vossa atenção neste dia dedicado à descoberta da

Welwitschia , Maria Helena Boavida, 03-Set-2006


Top Related