Transcript

Bahco 2444

Ficha técnica:

Comprimento total : 21,8cm Comprimento lâminal : 10,2cmComprimento efetivo do fio: 10,6cmLargura max da lâmina: 2cmFormato: drop point Perfil: scandiEspessura max da lâmina: 2mmEmpunhadura: polímeo rígido injetado revestido por uma camada emborrachada texturizadaLargura max da empunhadura: 3,1cmEspessura Max da empunhadura: 2,1cmDetalhes: guarda e pomo em polímero laranjaAço: Sandvik 12C27Dureza: 57/58 RCPeso com bainha: 104gPeso faca: 75g

Apesar de não gostar de scandis comprei esta faca Bahco que é um clone de um modelo das Moras, acho que a Clipper, só que em aço inox ao invés de carbono, pelo preço: 42 reais com frete incluso e aqui no Brasil! Mais barato que no ebay!!!

Ela veio super afiada, mais afiada inclusive que minhas Moras quando vieram...

Já li muita reclamação sobre o acabamento destas Bahco; o que posso dizer é que o acabamento é no mesmo patamar das Moras. OK, a espinha da lâmina vem com rebarbas, mas minha Mora Classic também veio e esta reclamação é generalizada no tocante as Moras mais baratas...

O polimento na lâmina é exatamente igual ao da minha Mora 2010, um “espelhado fosco” ( acetinado ). Seu desbaste scandi tem exatos 10,5 graus de cada lado. Só que esta minha Bahco não é uma scandi verdadeira, pois veio com um micro-fio de exatos 20 graus de cada lado ( me poupou o trabalho – hehehehehehe ).

A primeira coisa que fiz assim que a tirei da caixa, antes mesmo de testar seu fio, foi testar sua dureza! Primeiro contra a Guepardo Police, pois tinha lido que a dureza das Bahco ficaria na casa dos 55 RC. Marcou a Police e não foi marcada! Fui para um SAK Victorinox: ambos marcaram, mas o SAK um pouco mais. Novo teste contra outro SAK Victorinox, e resultado idêntico.

Parti então para um CRKT Desert Cruiser de 57 RC em AUS8; marcas muito semelhantes porém fiquei com impressão que a Bahco marcou um pouco menos. Então fui para a Mora 2010 e o resultado se inverte: agora a Bahco marca um pouquinho de nada mais que a Mora 2010.

Então a coloco como 57/58 RC sendo um “chute abalizado” 57,5 RC.

As pequenas pintas azuis nas espinhas são de caneta para CD para marcar as indentações já sofridas nos testes de dureza, para não confundir novas com velhas marcas...

A faca é um verdadeiro peso leve, pois com a bainha pesa exatos 104g e sem a bainha 75g! Isso é peso de canivete, e dos meio-leves!

O tang é como nas Moras, indo apenas até cerca de 3cm do fim da empunhadura. Testei usando um imã de neodímio, pois não vi necessidade de levá-la ao consultório para radiografar para constatar o óbvio!

Sua empunhadura é bastante ergonômica e confortável, permitindo uma pega segura nas mais diversas posições, tradicional, invertida, reversa, etc.

Este modelo em particular é fabricado na Suécia e pelo fio “fino’ é praticamente 100% de certeza que o aço usado é o Sandvik 12C27, um aço de qualidades reconhecidas mundialmente mas que é também um aço muito barato, principalmente na própria Suécia onde é produzido pela afamada Sandvik. Vale observar que a própria Sandvik salvo engano até o ano 2000 era dona da Bahco.

A partir disto, pode-se esperar desta faca o mesmo desempenho das Moras com configuração semelhante. Dizem inclusive, que estas Bahco seriam produzidas nas mesmas plantas fabris que as Moras... pelo nível de acabamento da lâmina, simetria do grind e geometria geral, não acho difícil de ser factível!

A bainha numa cor laranja bem chamativa é no mesmo padrão das Moras. Na verdade sua alça/clip para cinto tem a curva superior mais robusta que a da minha Mora 2010. Há um furo na ponta para drenagem de água e dois pares de trilhos internos com pequenos recessos em seu início que travam a faca quando corretamente inserida. Não é uma trava forte, mas eficiente o suficiente para se balançar o conjunto de cabeça para baixo sem a faca se despreender.

Ao se fazer isso percebe-se que a ponta da faca “joga” e o fio colide contra as paredes. E justamente nesta parte do fio, mais ou menos no meio da curva ascendente da ponta há uma ligeira perda da agudez, provavelmente provocada pelos impactos contra a parede de plástico.

Se eu não gosto de scandis, então comprei esta faca somente pelo preço mais baixo? Sim e não! Como está muito barata, comprei com a firme intenção de modificá-la. Inicialmente minha intenção era passá-la para FFG ( full flat ground ). Mas agora estou mais inclinado a transformá-la em saber grind alto ou até mesmo um high flat.

Fazendo-se um furo no pomo de plástico para passar um lanyard/fiel, acredito que esta faca seja uma escolha imbatível para pescarias, pois seu aço apresenta boa tolerância à corrosão, um formato de lâmina extremamente versátil, muito, mas muito leve – se alguém está se perguntando se ela flutua, a resposta é não! Eu testei... -, absolutamente nenhuma reentrância ou gap onde possa entrar óleo ou restos orgânicos e um fio com

boa durabilidade ( micro-fio de 20 graus, mas pode ser que o original apresente-se um pouco mais frágil por questão de fadiga do aço ao ser afiada industrialmente ).

Claro que pescaria é apenas uma das aplicações possíveis! Seu uso para bushcraft, não só é possível como recomendado, lembrando sempre de dar a devida utilização! Uma faca com apenas 2mm de espessura de lâmina não é para funcionar como alavanca! Battoning com esta faca não é recomendado pela sua falta de espessura, mas isto não quer dizer que ela não resista à pancadas na espinha usando um malho de madeira; ela só não será tão eficiente por falta de secção transversal para melhor clivagem e tenderá a “entrar” no malho que estiver em uso devido à sua espinha fina, mas se a correta técnica for empregada, seu risco de fratura é mínimo. Mas para que abusar?!

Com sua pouca espessura ela é mais voltada para entalhes e trabalhos de cortes finos e preparo de alimentos. Para ter uma idéia, fiz um teste simples e rápido.

Para ter um parâmetro, utilizei minha Mora 2010 que é a que mais se aproxima em geometria e aço da Bahco. A Mora 2010 está com um desbaste scandi de 11,5 graus de cada lado e tem 2,5mm de espinha com 58 RC de dureza e micro-fio de 20 graus de cada lado ( o mesmo aplicado à Bahco ). A Bahco vocês já sabem...

E claro, para ser mais justo usei apenas a metade da lâmina mais próxima à empunhadura de ambas por serem igualmente “scandi”.

Pois bem, iniciei por uma maçã para cada uma ( e as 2 para mim pois eu precisava de energia para os testes). A Bahco fatia um pouco melhor dada sua menor espessura e ângulo um pouco menor. Pedaços mais grossos de maça tendem a “lascar” com a Mora; esta tendência com a Bahco é menor, isto graças à menor secção transversal de sua lâmina com apenas 2mm contra os 2,5mm da Mora.

Com as lâminas ainda com o “suco” da maçã decidi desmontar ( picotar ) a caixa de papelão* em que veio a Bahco. De cara a Bahco fatia mais fácil também pela menor espessura e ângulo menor. Foram efetuados mais de 100 cortes com cada faca, tirando fatias de 0,5cm de largura em média, em sequências de 10 ou de 5 cortes seguidos para cada faca na mesma tira de papelão.

Nenhuma das 2 apresentou micro-dentes. Nenhuma das 2 apresentou uma linha visível reflexiva de luz sob magnificação de 20x. Ambas cortavam bem papel fino, porém com um pouquinho de aspereza, enquanto que antes do teste deslizavam suavemente. Ambas ainda rapavam cabelo da coxa, mas com dificuldade. * O papelão é fino.

Ou seja, até aqui a Bahco está se saindo melhor que a encomenda!!!

Resumindo, uma faca leve, robusta, versátil, bem construída e acima de tudo, com um custo benefício quase inigualável para sua categoria! Com certeza, como dizem, você recebe muito mais faca do que seu dinheiro pagou!!!

Se a faca me agradou? Vamos colocar da seguinte forma: após checar a dureza e me certificar de que era razoável, comprei outra do mesmo vendedor e já recebi a confirmação de pedido aceito e preparando para envio!!!!

** Observação: infelizmente com a alta procura por estas facas após as avaliações feitas por mim e alguns amigos, o lojista aumentou o preço em 20%! A faca é boa, mas tomara que encalhe nas prateleiras pela falta de respeito em relação ao consumidor. Por este motivo não vou divulgar o nome da loja onde comprei!


Top Related