drops #239

8
Dia 24, Renê Silva vem a Belo Horizonte para uma palestra aberta ao público VOZ DA COMUNIDADE Conversamos com o jovem carioca que ficou famoso por ajudar a resolver os problemas no Complexo do Alemão págs. 4 e 5 MANUAL Produza vasos reciclados para decorar seu quarto pág. 6 SEXO! Respondemos a todas as dúvidas. Mande sua pergunta pág. 7 GET OUT Primeiro festival de filmes de aventura ao ar livre pág. 8 MSN >> [email protected] raggadrops.com.br >> quinta-feira, 20 de setembro de 2012 PAULA HUVEN / ESP. EM

Upload: ragga

Post on 10-Mar-2016

273 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Conversamos com o jovem carioca que ficou famoso por ajudar a resolver problemas no Complexo do Alemão

TRANSCRIPT

Page 1: Drops #239

Dia 24, Renê Silva vem a Belo Horizonte para uma palestra

aberta ao público

VOZDACOMUNIDADEConversamos com o jovem carioca que ficou famoso por ajudar a resolver os problemas no Complexo do Alemão

págs. 4 e 5

MANUAL Produza vasos

reciclados para decorar seu quarto pág. 6

SEXO! Respondemos a todas as dúvidas. Mande sua

pergunta pág. 7

GET OUT Primeiro festival de filmes de aventura

ao ar livre pág. 8

MSN >> [email protected]

>> quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PAU

LA H

UVE

N/ E

SP. E

M

Page 2: Drops #239
Page 3: Drops #239

FOTO

S: C

ARLO

S H

AUCK

/ ESP

. EM

QUEM É RAGGA DROPS

NO ARENA POP

. Thayssa Etiene (18), Wallysson Silva (18) e Amanda Rafaela (17) .

. Millena Calado (19), Camila Tonioni (16) e Marina Tomagnini (15) .

............ Philip Silveira (14), Breno Lopes (16) e Bruno Landi (15) ............

......... Bruna Garcia (16), Larissa Toschi (16) e Luana Ritielle (16) .........

Veja mais fotos no nosso site: bit.ly/quemraggadrops

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

FILME: P.S. Eu te amo_ (2007) EUA

Mulher que perdeu seu marido devido a uma grave doença aprende a viver sem seu grande amor com a ajuda de diversas cartas deixadas

por ele antes de morrer.

FILME: Saga Crepúsculo: Eclipse_ (2010) EUA

No filme, Bella e Edward estão vivendo o momento mais romântico da sua relação. Achei lindo quando ele, ainda com os costumes de sua

época, a pede em casamento!

FILME: Diário de uma paixão_ (2004) EUA

Dois jovens se apaixonam, mas os pais da garota barram o relacionamento

por eles serem de classes sociais diferentes. Anos depois eles se

reencontram e revivem esse amor.

FILME: O despertar de um amor_ (2007) EUA

Anabelle, ressuscitada milagrosamente depois de um beijo de Elvis, se

apaixona pelo garoto. Agora juntos, eles tentam ser felizes, dando mais

valor às coisas boas da vida.

FILME: Amor e basquete_ (2000) EUA

As vidas de um casal de jogadores de basquete se cruzam várias vezes,

mostrando que o amor tem seu momento para acontecer, assim como

o sucesso dentro do esporte.

mande suas dicas de filmes e séries pelo raggadrops@ hotmail.com

O RAGGA DROPS INDICA:

FOTO

S: A

NA

SLIK

A/ES

P. EM

, FAR

MRI

O.C

OM

.BR/

DIV

ULG

AÇÃO

E D

ZARM

WEB

STO

RE.C

OM

.BR/

DIV

ULG

AÇÃO

GOSTOU?

LUISA LOPES, 24 anos,

estudante

VESTE:Jaqueta

ZaraVestido Acervo

Meia calça Lupo

Sapatenis Villa Vittini

QUEM INDICANome: maria clara gomes Idade: 20 anos

VESTIDO ESTAMPADO

R$ 119 > Pelo site dzarmwebstore.

com.br

raggadrops.com.br

JAQUETA PERFECTO

R$ 449 > Pelo site farmrio.com.br

Page 4: Drops #239

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 20 de setembro de 2012

c

“QUERO EXPANDIR O PROJETO DO VOZ PARA OUTRAS COMUNIDADES. SEMPRE COM FOCO EM COMUNICAÇÃO E NO SOCIAL”

RENÊ SILVA, ESTUDANTE

CONECTADO O TEMPO TODO, O ESTUDANTE CARIOCA DESEJA AMPLIAR SEU TRABALHO EM PROL DAS

COMUNIDADES CARENTES E FAZER PALESTRAS BRASIL AFORA. CONFIRA NOSSO BATE-PAPO COM ELE

mão, no Rio de Janeiro. Ambos ficaram conhe-cidos há dois anos e estamparam noticiários de jornais do mundo todo por acompanhar de perto os acontecimentos do movimento de pacificação das favelas cariocas.

Hoje, depois do sucesso, o estudante do 3° ano do ensino médio na Escola Estadual Jornalista Tim Lopes ainda tem uma rotina bastante atribu-lada. Na próxima segunda-feira, dia 24, ele vem a Belo Horizonte para realizar uma palestra sobre os desdobramentos do seu trabalho comunitário, e esse foi o principal assunto da nossa entrevista:

Com apenas 18 anos e com quase 100 mil se-guidores nas redes sociais, Renê Silva e seu jornal Voz da Comunidade juntos fazem muita diferença no dia a dia dos moradores do Complexo do Ale-

1. Como anda seu projeto?

O Voz da Comunidade está bem encami-nhado. Hoje, contamos com apoio e par-cerias locais para manter sua versão im-pressa e também on-line. Temos um jornal comunitário distribuído para moradores do Complexo do Alemão com cerca de 5 mil exemplares. Agora, nossas redes sociais são monitoradas por uma equipe de seis pessoas que têm acesso ao Twitter, Face-book e demais canais do portal.

2. Como é a estrutura e a rotina da equipe agora, depois do sucesso?

Temos uma redação e estúdio como es-trutura física, mas, além da comunicação, também atuamos em diversas áreas na comunidade. Trabalho diariamente com mais quatro adolescentes e temos colabo-radores que contribuem com matérias e reportagens nos fins de semana, quando podem ajudar.

De frente com Renê Silva

3. Quais são as principais ações atuais e seus planos futuros?

Além das notícias, também trabalha-mos com projetos sociais voltados para uma colônia de férias para os jovens e outras ações de arrecadação para datas comemorativas, como o Dia das crianças, Dia das Mães, Páscoa, festas juninas e Na-tal. Também temos o projeto do programa Churrasco na laje, que ainda não foi pro YouTube porque estamos produzindo o primeiro episódio até o fim desse mês.

4. Você ainda é reconhecido só pela cobertura da ocupação do Alemão?

A maioria das pessoas agora me conhe-ce na rua pelo meu nome, Renê Silva, mas, até pouco tempo, eu era só o “menino do jornal” ou “jovem do Alemão que tuitou a invasão”, coisas desse tipo. Vejo-me como um bom exemplo a ser seguido, mas ajo normalmente com meus amigos, todos eles se espelham muito no meu trabalho e outros até começaram a participar de pro-jetos parecidos por minha causa.

5. Alguma coisa mudou no seu dia a dia depois da pacificação?

POR Guilherme Ávila

PAU

LA H

UVE

N/ E

SP. E

M

Page 5: Drops #239

raggadrops.com.br

De frente com Renê SilvaAcho que não mudou muito, tudo que

faço hoje sempre fiz antes. Agora até faço mais coisas, mas não por conta da pacifi-cação e sim da repercussão do Voz da Co-munidade durante o período da ocupação da polícia. Gosto de interagir e me divertir com a galera da minha idade. Afinal, tam-bém sou jovem, né?

6. No fim de 2011, você participou do programa Esquenta e, este ano, fez uma ponta em Malhação. Como foram essas experiências?

Fui ao Esquenta, apresentado pela Regina Casé, para falar do sucesso do jornal e, de lá pra cá, mantivemos muito contato. No último programa, da temporada passada, ela me convidou para participar como re-dator, mas ainda ajudo a escrever algumas ideias do programa, sugerindo atrações e pessoas da minha comunidade que tenham histórias interessantes ou engraçadas. Em Malhação, participei de um episódio fazen-do um discurso sobre meu trabalho.

7. Hoje, subir a favela virou algo comum para pessoas comuns e famosas. O que você acha disso? Ajuda para acabar com o preconceito?

Depois da pacificação, as favelas do Rio de Janeiro realmente viraram o centro das atenções. Acho bacana que venham por curiosidade, mas o que precisamos são in-vestimentos em educação e saúde pública. A maioria das pessoas que chegam aqui perguntam pelos bailes funks, que hoje em dia não existem mais nas favelas. O que era nosso agora foi exportado e desceu o mor-ro. A tradição dos bailes está acabando e indo para as boates frequentadas por pes-soas com mais condições financeiras.

8. O que pensa em fazer daqui pra frente?

Vou estudar para completar o ensino médio e então fazer a faculdade de jornalis-mo no próximo ano. Daqui pra frente, que-ro continuar com o projeto do Voz aqui, no Morro do Adeus, e no resto do Alemão. Também quero expandi-lo para outras co-munidades, sempre com foco em comuni-cação e no social.

9. Você já inspirou núcleos de comunicação em outras cidades. Quais conselhos você daria para os mineiros que o admiram?

Já fui a Juiz de Fora duas vezes, para palestrar em eventos, e gostei muito de falar com a galera de lá. Para quem gosta do meu trabalho, deixo aqui meu recado: espero que vocês se inspirem nesse lindo projeto que fazemos aqui no Rio e que tam-bém façam um trabalho onde as pessoas ao

seu redor sintam-se reconhecidas e benefi-ciadas. Assim, todos conseguirão dar voz e ajudar suas comunidades.

10. Quais são os caminhos pra criar uma filial do Voz da Comunidade?

Para criar uma nova Voz da Comunida-de aí, basta criar! Não é necessário muita coisa, basta querer, assim como meu ami-go William Maciel, que criou uma em Ma-naus, no Amazonas, e que agora também está ajudando a resolver os problemas de sua vizinhança por meio da internet. Até as campanhas sociais que fazemos aqui, no Rio, ele conseguiu exportar pra lá. Acho ba-cana as pessoas criarem esse tipo de comu-nicação sobre pequenos problemas sociais que não têm espaço na grande mídia, mas que significam muita coisa para os morado-res de um determinado lugar.

O Centro de Formação e Experimentação Di-gital Plug Minas, em uma parceria com a Ragga, a Subsecretaria da Juventude e o Instituto Sérgio Magnani, promoverá até dezembro deste ano o circuito de palestras do projeto De Frente. A ideia é reunir uma vez por mês personalidades inte-ressadas em compartilhar suas experiências em temas relacionados à juventude. Curtiu? Então, espalhe essa notícia e fique ligado nas próximas edições do Ragga Drops para conhecer os novos convidados especiais. O evento é sempre aberto ao público e não é preciso fazer inscrição.

PALESTRA COM RENÊ SILVA

Quando >> Dia 24, segunda-feira, às 19h30 (Entrada franca)Onde >> Plug Minas: Rua Santo Agostinho, 1.441 – HortoOutras informações >> (31) 3484-1015www.plugminas.mg.gov.br

TWITTER@vozdacomunidade@Rene_Silva_RJ

FACEBOOKbit.ly/facebook_vozdacomunidade

[email protected]

Page 6: Drops #239

01 : Você precisa de uma pistola de cola quente, novelos coloridos de

linha de tricô ou de lã grossa, tesoura e uma garrafa de vidro ou outro

recipiente que será usado como base.

FOTO

S: B

RUN

O S

ENN

A/ES

P. EM

@bialiberato Apenas morrendo de dor de garganta num #calor de 33 graus. É mole?

@SarahShoeMe Aqui os termômetros estão marcando 44 graus hoje, tá muito gostoso Hahaha #vemgente

@fatosdoChris Alguém pfv tira o meu boneco de vudu do forno

@paulapimenta Teoricamente a gente ainda está no in-verno. É isso mesmo, São Pedro? #passandomaldecalor

@taistoti Essas nuvens dos últimos dias foram tipo trote, né? O céu tá limpinho de novo Vou mudar pra Manaus.

@angelicamorango Status: mais ignorada que panfleteiro de político.

@imstagram Não consigo viver num mundo onde até os cupcakes são mais fotogênicos que eu

@nao_toda Vc sabe que a amizade é verdadeira quando vc vê que a fulana engordou e fica #chatiada

@O_Estagiario — E aí, gatinho, quer fazer algo diferente hoje à noite? — Quero sim, vou sair mais cedo do traba-lho e dormir uma noite inteira...

@blogdobraian Você deita para dar uma dormidinha de-pois do almoço e quando acorda a Apple está lançando o #iPhone 18S.

@AdoIescentes Beijo na testa é tão “eu cuido de você”.

02 : Antes de começar, esvazie e limpe o material que dará o formato ao seu vaso decorativo, retirando os rótulos para trabalhar diretamente na superfície lisa.

SÓ NO SITE:

CONTINUA NO bit.ly/thevoicedrops

OIM

AGEN

S: R

EPRO

DU

ÇÃO

DA

INTE

RNET

O Ragga Drops irá acompanhar tudo da versão nacio-nal do reality show de talentos The Voice — que estreia neste domingo, dia 23. Para quem ainda não ouviu falar do programa, é uma espécie de concurso musical em que os participantes serão julgados por famosos. No The Voi-ce Brasil, o time de técnicos é formado por Lulu Santos, Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Daniel. Depois de passar por várias etapas, apenas um concorrente será escolhido como a melhor voz do Brasil e levará pra casa o prêmio de R$ 500 mil, além de gravar um disco. Toda semana iremos postar no site uma análise bem-humorada do que rolou. Para começar a entrar no clima, siga nossa colunista @NanyMata e acesse o link abaixo para descobrir o que esperar dessa nova atração.

ZOANDO A VOZ DO BRASIL

VASO DECORATIVOAprenda como fazer lindos vasinhos para guardar flores e outros materiais para decorar seu quarto. Eles podem

ser feitos com garrafas de vidro reutilizadas, latas ou até mesmo

com copinhos de plástico

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 20 de setembro de 2012

03 : Para fixar as linhas dos novelos que irá utilizar para revestir, passe uma

camada fina de cola quente, dando uma volta completa na circunferência

e aplicando o fio em seguida.

04 : Comece a enrolar a linha em torno do objeto até chegar na outra extremidade. É importante tomar cuidado para uma linha não ficar distante da outra.

05 : Corte a linha e fixe a ponta solta com uma gota de cola. Cuidado para não se queimar.

Se preferir, utilize uma fita adesiva dupla-face para facilitar essa fixação.

Page 7: Drops #239

raggadrops.com.br

voz tem um alcance muito maior que o som instrumental”, analisa o espanhol Joan Chamorro.

Não é à toa que o gênero foi eternizado pelas vozes de Frank Sinatra, Billie Holiday, Nina Simo-ne, Nat King Cole, Ella Fitzgerald e Tony Bennett. Mais recentemente, o jaz mostra-se cada vez mais vivo no trabalho de cantoras como No-rah Jones, Diana Krall, Madeleine Peyroux e também pela pupila de

Como qualquer outro profissio-nal que vive da música, um artis-ta que se dedica exclusivamente ao jazz enfrenta dificuldades para se manter nessa carreira. Mas o estilo que nasceu no início do sé-culo passado, em Nova Orleans, e ganhou popularidade em todo o mundo tem suas especificidades e desafios próprios. “Com exceção dos cantores, é bem difícil que um instrumentista de jazz fique rico. A

JazzistaChamorro, Andrea Motis. “Aos 17 anos, ela já é dona de raro talen-to musical. Além de cantar, aos 7 aprendeu a tocar trompete e desde os 11 dedica-se ao saxofone”, elogia o professor e maestro.

Ambos já participaram de con-certos em vários países. “Tento equilibrar minha vida familiar, os estudos e o tempo com os amigos, mas às vezes tenho que renunciar a algumas coisas por conta dos shows”, lembra a jovem jazzista de sotaque castelhano. “O jazz é a jun-ção das capacidades técnicas com a magia de envolver o público. A arte não está na perfeição, está na im-provisação”, define Chamorro.

STO

CK.X

CHN

G

PUROSO que aconteceria com o

mundo se o governo dos EUA jogasse bombas atômicas, nu-cleares, biológicas e nanorobôs programados para preservar a vida só no seu país? É a exa-tamente isso que o livro de Julianna Baggot responde. Em Puros, os poucos seres huma-nos que sobrevivem a essas ex-plosões têm sua pele e mem-bros fundidos com os objetos, animais ou elementos que es-tavam mais próximos na hora do desastre.

Todos fora do Domo têm algum tipo de deformação e algumas pessoas viraram quimeras. Quem estava em um lugar muito cheio viu seu corpo se misturar ao das pessoas ao seu redor, se transformando em um Grupal. Quem estava próximo a um animal virou uma Fera e quem estava na natureza virou poeira, pedra e plantas, com pouca ou nenhuma consciência, mas com a habilidade de devorar quem está por perto.

É nesse mundo de monstros que Pressia, uma garota com uma cabeça de boneca no lugar da mão, vive. E é para esse cenário que Partridge, um Puro, sem nenhuma deformação, vai, fugindo da opressora sociedade do Domo, onde seu pai é o chefe. Os dois se encontram e, preocupada em manter o Puro vivo, ela assume a responsabilidade de guiar e proteger o garo-to, que busca por sua mãe, que Partridge insiste em acreditar ter sobrevivido ao holocausto. Juntos, vão descobrir mais do que a localização da mãe dele, mas os motivos por trás do ataque ao mundo.

INFOIntrínseca // 386 páginas // R$ 29,90

MEU NAMORADO TEM O pênis muito torto. ISSO TEM TRATAMENTO? Pode me causar algum problema?

O pênis é formado por dois corpos cavernosos, estruturas eréteis que devem se encher de sangue e ficar simétricas durante a ereção. Nesse estado, ele pode apresentar curvaturas de causas congênitas ou ter uma tortuosidade adquirida. Para que ocorra a ereção reta é necessário que todos os tecidos que constituem o pênis tenham a mesma elasticidade. Quando isso não acontece, o pênis se curva.

A curvatura peniana pode ocorrer em função de uma assimetria ou menor elasticidade dos tecidos sobre a túnica — conjunto de fibras que circundam os corpos cavernosos no pênis. Mas isso tem tratamento! Bas-ta procurar um médico urologista para fazer uma avaliação. Somente esse profissional poderá dizer se a curvatura do pênis é normal ou não. Em alguns casos, pode ser necessária, também, uma orientação psicológi-ca, pois há mitos sobre o tamanho e o formato do pênis e isso pode deixar o homem inseguro, a ponto de prejudicar seu envolvimento sexual.

Problema para ela? Uma curvatura acentuada do pênis pode causar certo desconforto, tanto para a mulher quanto para o homem, durante a relação sexual. Mas o diálogo entre os parceiros é, sempre, um bom começo para que a relação seja prazerosa. Afeto, companheirismo e infor-mação são ingredientes fundamentais em qualquer relação.

POR Vanessa Silva – Pesquisadora do NAMMES(Núcleo de analogias, metáforas, modelos e sexualidade)

Mande sua pergunta para o [email protected]!

POR Flávia Denise de Magalhães

REPR

OD

UÇÃ

O

Tem tratamento! Basta procurar

um medico urologista para

fazer uma avaliacao

Page 8: Drops #239

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 20 de setembro de 2012

POR Guilherme Ávila

N

Com entrada franca, o primeiro festival de filmes de aventura ao ar livre de Belo Horizonte promete um dia inteiro recheado de atrações radicais neste domingo

Para sairde casa

Confira todos os trailers dos filmes concorrentes no site do

Ragga Drops. Acesse: bit.ly/festival_get_out

+

9h_ Abertura da feira de apoiadores e patrocinadores 9h30_ Saída para a trilha do

Pedal Mountain Bike BH 10h_ Monitoria de slackline

(Elephant slack school) 10h30_ Passeio com as meninas

do Pedal de salto alto 11h_ Skate com obstáculos

(Blunt skate school) 16h_ Demonstração de slackline

(Trick session) 17h_ Campeonato de escalada

aberto ao público (Bote) 18h_ Abertura do festival

no anfiteatro 18h10_ Mostra de filmes

nacionais 19h_ Mostra internacional 23h_ Premiação

Parque Julien Rien_ Avenida Bandeirantes, s/nº – Anchieta

Domingo (dia 23 de setembro)

PROGRAMAÇÃO

ONDE

QUANDO

No próximo domingo, dia 23, o Parque Julien Rien, localizado na zona sul da ci-dade, recebe a primeira edição do Get out! — um festival de cinema ao ar livre que reúne os melhores documentários de aventura produzidos recentemente no mundo. A seleção especial de filmes con-tará com uma mostra de 11 vídeos inter-nacionais sobre escaladas, trilhas, canoa-gem e demais desafios que fazem parte do universo outdoor.

“A ideia desse evento surgiu depois do sucesso da exibição noturna de um docu-mentário que gravei com meus amigos nas montanhas da Bolívia. Adoramos o espaço e decidimos repetir a dose durante o dia, para oferecer pra galera um bom motivo para sair de casa ou do trabalho e ver o que há de mais inspirador no mundo por meio das belas imagens dos esportes de aventura”, conta o fotógrafo Bruno Senna, que divide a produção do festival com o engenheiro ambiental Leonardo Santiago.

IMPERDÍVELA entrada é franca e seus organizadores

explicam que um dos objetivos do Get out! é inspirar e motivar seus participantes, principalmente os iniciantes e curiosos. Durante o dia, será organizada uma feira e diversas atividades esportivas, como o trei-no de corrida off road, que utilizará a área de quase 15 mil metros quadrados do par-que, que tem duas entradas, uma na Ave-nida Bandeirantes e outra na Praça Marino Mendes Campos.

À noite, os filmes serão projetados em um telão instalado no anfiteatro, com ca-pacidade máxima para 400 pessoas. Depois das exibições, haverá a escolha dos melho-res filmes, feita por um júri composto por atletas e cineastas para as categorias: rou-bada (Hard core), diversão (Fun) e fotogra-fia (WOW). “Conseguimos a nata da nata de filmes de aventura. Longas como Cold e Chasing water, ganhadores de festivais internacionais, são inspiradores e imperdí-veis”, finaliza Senna.

BRU

NO

SEN

NA/

DIV

ULG

AÇÃO