É doce morrer no mar - caymmi e jorge amado

2
Segundo Dorival Caymmi, "É Doce Morrer no Mar" nasceu durante uma reunião de amigos, em casa do coronel João Amado de Faria, pai de Jorge Amado. No calor da festa, o compositor criou a canção sobre um tema de "Mar Morto", romance de Jorge sobre os mestres de saveiros: "É doce morrer no mar / nas ondas verdes do mar". Imediatamente, o romancista compôs mais alguns versos, completando a canção ("Nas ondas verdes do mar, meu bem / ele foi se afogar / fez sua cama de noivo / no colo de Iemanjá..."). "Chegou a haver um concursinho entre os presentes (Érico Veríssimo, Clóvis Amorim e outros), mas acabaram prevalecendo os versos de Jorge", relembra o compositor. "É Doce Morrer no Mar" foi gravado por Caymmi no mesmo disco que lançou "A Jangada Voltou Só", outra de suas obras- primas. É doce morrer no mar (canção, 1941) - Dorival Caymmi e Jorge Amado É doce morrer no mar nas ondas verdes do mar(2x) A noite que ele não veio foi foi de tristeza para mim saveiro voltou sozinho triste noite foi para mim É doce morrer no mar nas ondas verdes do mar(2x) saveiro partiu de noite e foi madrugada não voltou o marinheiro bonito sereia do mar levou É doce morrer no mar nas ondas verdes do mar(2x)

Upload: ingrid-bignardi

Post on 28-Dec-2015

10 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: É Doce Morrer No Mar - Caymmi e Jorge Amado

Segundo Dorival Caymmi, "É Doce Morrer no Mar" nasceu durante uma reunião de amigos, em casa do coronel João Amado de Faria, pai de Jorge Amado. No calor da festa, o compositor criou a canção sobre um tema de "Mar Morto", romance de Jorge sobre os mestres de saveiros: "É doce morrer no mar / nas ondas verdes do mar". 

Imediatamente, o romancista compôs mais alguns versos, completando a canção ("Nas ondas verdes do mar, meu bem / ele foi se afogar / fez sua cama de noivo / no colo de Iemanjá..."). 

"Chegou a haver um concursinho entre os presentes (Érico Veríssimo, Clóvis Amorim e outros), mas acabaram prevalecendo os versos de Jorge", relembra o compositor. "É Doce Morrer no Mar" foi gravado por Caymmi no mesmo disco que lançou "A Jangada Voltou Só", outra de suas obras-primas.

É doce morrer no mar (canção, 1941) - Dorival Caymmi e Jorge Amado

É doce morrer no marnas ondas verdes do mar(2x)

A noite que ele não veio foifoi de tristeza para mimsaveiro voltou sozinhotriste noite foi para mim

É doce morrer no marnas ondas verdes do mar(2x)

saveiro partiu de noite e foimadrugada não voltouo marinheiro bonitosereia do mar levou

É doce morrer no marnas ondas verdes do mar(2x)

nas ondas verdes do mar meu bemele se foi afogarfez sua cama de noivono colo de Iemanjá

É doce morrer no marnas ondas verdes do mar(2x)

É doce morrer no marnas ondas verdes do mar(2x)

http://letras.mus.br/marisa-monte/411617/

Page 2: É Doce Morrer No Mar - Caymmi e Jorge Amado