ec s - sfb.org.br · surgiu o mutirão de coleta de lixo, realizado no dia 13/12. neste dia, foram...

7
1 do Teia de Cuidados EC S INFORMATIVO Nº 2 MANGARATIBA - RJ JANEIRO/2015 Notícias do Projeto Acompanhe as últimas notícias do projeto Teia de Cuidados Atualidades Artigos atuais e interessantes em temas de Saúde da Família. Nessa edição, a Obesidade Infantil Vozes da ESF Espaço reservado aos relatos das vivências e práticas das equipes da Estratégia de Saúde da Familia do município. Nessa edição, Muriqui, Itacuruçá e NASF Destaques Iniciativas que têm se destacado no campo da Atenção Básica em Saúde Pág. 5 > Pág. 9 > Pág. 3 > Pág. 11 > Dicas Eventos, materiais educativos, sites e vídeos Pág. 12 > 2ª Edição Brasília — DF 2014 GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

Upload: vannhu

Post on 26-Jan-2019

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

do Teia de CuidadosEC S

INFORMATIVO Nº 2 MANGARATIBA - RJ JANEIRO/2015

Notícias doProjeto

Acompanhe as últimas notícias do projeto Teia de Cuidados

Atualidades

Artigos atuais e interessantes em temas de Saúde da Família. Nessa edição, a Obesidade Infantil

Vozes da ESFEspaço reservado aos relatos das vivências e práticas das equipes da Estratégia de Saúde da Familia do município. Nessa edição, Muriqui, Itacuruçá e NASF

DestaquesIniciativas que têm se destacado no campo da Atenção Básica em Saúde

Pág. 5 >

Pág. 9 >

Pág. 3 >

Pág. 11 >

DicasEventos, materiais educativos, sites e vídeos

Pág. 12 >

MINISTÉRIO DA SAÚDE

2ª Edição

Brasília — DF2014

GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO

BRASILEIRA

2 3

Expediente:Organização: Projeto Teia de CuidadosFotos: Arquivo SFB Diagramação: Nathalia YounesLogo: Cleitom LisboaTiragem: 200 exemplaresImpressão: Grafitto Gráfica e Editora LtdaRealização: Solidariedade França-Brasilwww.sfb.org.brwww.facebook.com/SolidariedadeFrancaBrasil

O projeto Teia de Cuidados, iniciativa da Fundação Vale, foi concebido e é desenvolvido pela Solidariedade França-Brasil com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da atenção à saúde da população do município, em especial de crianças e adolescentes, integrando as ações de assistência às de promoção da saúde e prevenção de doenças e outros agravos.

Nessa 2ª edição do nosso informativo, atualizamos as notícias do Teia de Cuidados, relatamos as intensas ações de mobilização e promoção da saúde realizadas em Mangaratiba no último período do projeto, com depoimentos de equipes ESF e do NASF.Importante artigo sobre Obesidade Infantil revela que a incidência dessa enfermidade vem crescendo no Brasil e propõe uma reflexão sobre suas causas e riscos, assim como sobre a necessidade urgente de se intensificar ações de combate e prevenção. Destacamos duas iniciativas criativas e eficazes de promoção da saúde: uma envolve a alimentação, a comunidade, a ESF e o NASF em um projeto intersetorial; a outra, acontece na sala de espera e pode despertar ideias sobre a humanização e a qualidade de vida de usuários e equipes de saúde da Atenção Básica. Outro destaque é a publicação do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.Trazemos também indicações de materiais educativos imperdíveis, cursos e sites com informações e experiências interessantes para inspirar as ações de promoção da saúde na sua equipe e comunidade.

Boa leitura!

Equipe Teia de Cuidados

O Teia de Cuidados realizou, em novembro, duas oficinas sobre Metodologia da Educação Popular em Saúde para profissionais da ESF – Estratégia de Saúde da Família e do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família Os conteúdos foram trabalhados de modo a promover a reflexão sobre as práticas das equipes junto à população e incentivaram a prática da intersetorialidade. Os 32 participantes elaboraram ações coletivas de promoção da saúde a serem realizadas nas unidades básicas,

Educação Popular em Saúde e doações às equipes de ESF e NASF

EDitoriAl NotíciAS Do ProjEto

Mobilização pela saúde na Vila Benedita - itacuruçá

No dia 18/11/2014 um encontro movimentou a Vila Benedita, em Itacuruçá, com a presença de 40 pessoas.

Organizado por moradores, equipe de saúde da ESF Itacuruçá, amigos do bairro e com apoio do projeto Teia de Cuidados, o encontro reuniu crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, profissionais de saúde (ESF e NASF) e convidados para discutir a questão do lixo e suas consequências para a saúde da população. Tivemos também a presença do projeto Reciclação, desenvolvido no Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro, enriquecendo a nossa discussão.

tendo em vista os materiais audiovisuais e textuais do kit Ação Saúde, desenvolvido pela Fundação Vale em parceria com o Canal Futura e Fundação Roberto Marinho, e doados a cada uma das equipes presentes. Na ocasião, também foram doados pelo projeto seis aparelhos de DVD para as unidades de Ranchito e Ingaíba, Muriqui, Itacuruçá, Conceição do Jacareí, Ibicuí e Praia Grande. Os equipamentos foram recebidos pela Fundação Municipal de Saúde, r e p r e s e n t a d a pelo Dr. Sérgio Garrido, com a presença de Maria Izabel Leopoldo, coordenadora da ESF.

Das propostas tiradas no final do encontro, surgiu o Mutirão de coleta de lixo, realizado no dia 13/12. Neste dia, foram oferecidas ações educativas para as crianças, incluindo a criação de brinquedos com sucata, enquanto os grupos de coleta, com adolescentes, jovens,

4 5

NotíciAS Do ProjEto AtuAliDADES

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a obesidade tem se tornado um dos principais problemas do século XXI no mundo, atingindo a todas as faixas etárias da população, inclusive crianças e adolescentes.

No Brasil, os números apresentados por pesquisa do IBGE são preocupantes. Os dados indicam que, atualmente no país, um em cada três meninos e meninas, de 5 a 9 anos, estão acima do peso. O número de crianças obesas, de 6 a 11 anos, duplicou no Brasil desde 1980. O fenômeno é considerado grave também em pessoas entre 10 e 19 anos, faixa de idade em que a obesidade gira em torno de 20%.

As possibilidades de que as crianças obesas de hoje se tornem adolescentes e adultos obesos no futuro são grandes. Wright et al. apresentaram um estudo que concluiu que a obesidade na infância aumenta o risco de obesidade na vida adulta, mas que a magreza na infância não é um fator protetor para a ocorrência de obesidade na vida adulta.

obesidade infantil

Ao analisar o progressivo aumento na incidência da Obesidade Infantil é preciso considerar que, do ponto de vista epidemiológico, esta é uma doença multifatorial que envolve, não só a predisposição genética, mas também outras questões biológicas, psicológicas, econômicas, sociais, políticas e culturais. Ou seja, é muito difícil que um desses fatores, por si só, leve à obesidade. Ela se deve à interação desses fatores.

Observam-se, ainda, variações do metabolismo basal em diferentes pessoas e na mesma pessoa em circunstâncias diferentes, o que leva uma pessoa a engordar e outra não com a mesma ingestão calórica. Mas a principal causa costuma ser o desequilíbrio entre o consumo de alimentos e o gasto de calorias.

Mudanças nos hábitos e comportamentos da sociedade, determinadas por fatores econômicos, sociais e demográficos, vêm estabelecendo novos estilos de vida que se refletem no padrão de nutrição e consumo e no perfil de saúde das populações. O mercado de produtos alimentícios estimula o consumo

5

A equipe da ESF Muriqui vem inovando na promoção da saúde, promovendo ações coletivas na Unidade. No dia 29/10/2014, num ambiente de muito acolhimento e alegria, reuniram cerca de 30 usuárias para trabalhar sobre a Saúde da Mulher num dia dedicado ao Outubro Rosa. Com apoio do NASF, realizaram atividades como alongamento, coleta de preventivo e discussões educativas sobre prevenção do câncer de útero e mama. Cada participante recebeu um kit de brindes relacionados à saúde da mulher e, ao final, todos se confraternizaram no lanche oferecido pela equipe. Além da participação ativa do NASF, algumas parcerias foram estabelecidas na comunidade para a realização do evento.

Nos dias 26 e 28/11/2014 foi a vez dos homens ocuparem a unidade de saúde. Nos dois dias, 66 usuários participaram das atividades organizadas pela equipe e dedicas à Saúde

Ações coletivas em Muriqui

do Homem. Temas, como diabetes, nutrição, hipertensão e prevenção do câncer de próstata foram abordados, com ampla participação dos usuários. Depoimentos espontâneos promoveram uma rica Roda de Conversa.

As ações não pararam por aí. No dia 01/12 o Dia Mundial de Luta contra a Aids também foi trabalhado na UBS com atividades diversas que contaram com a presença de 11 usuários.

Na avaliação da equipe, essas iniciativas promoveram fortalecimento dos vínculos com os usuários e outros atores da comunidade, o rompimento de barreiras (preconceito, vergonha etc) que dificultam a abordagem dos temas, o reconhecimento e divulgação do trabalho e a integração e fortalecimento da própria equipe. Também, garantiu um espaço de troca entre os próprios usuários e ampliou o alcance do trabalho da equipe. Foi o suficiente para motivar a equipe que já está planejando mais ações para 2015.

adultos e idosos agiam pelas ruas do bairro. A companhia responsável pela limpeza urbana na cidade - Própria Ambiental - apoiou enviando um funcionário e, ao final da manhã, um caminhão para recolher os resíduos coletados pelos moradores.

Foi uma oportunidade privilegiada de reunir diversas pessoas em torno do cuidado, contribuindo para melhorar as condições

de saúde das pessoas que vivem na Vila Benedita.

Parabéns aos moradores e aos profissionais da ESF Itacuruçá e do NASF que se mobilizam pela saúde da comunidade! E “Viva a Vila Limpa”!!

Vejam as fotos e curtam a página dos moradores:https://www.facebook.com/vivavilalimpa

“Além de conseguir trazer os homens para o evento, conseguimos a efetiva participação deles, com interesse e depoimentos.”

“A equipe foi sendo contaminada positivamente pela motivação de sempre fazer mais e pela aceitação do público.”

4

6 7

AtuAliDADES

de alimentos industrializados (processados e ultraprocessados), introduzindo uma dieta mais rica em gorduras (particularmente as de origem animal), açúcares e alimentos refinados e mais reduzida em carboidratos complexos e fibras. É preciso lembrar que nos métodos de processamento da comida industrializada, mesmo que se mantenha a maioria dos nutrientes do alimento do qual deriva, a composição nutricional dos mesmos é alterada de maneira desfavorável.

Estudando padrões de consumo da população brasileira em 2003, Sichieri e colaboradores, constataram que, enquanto houve uma redução de 30% no consumo de feijão com arroz, o consumo de refrigerantes aumentou em 268%.

Também o abandono do aleitamento materno é um fator considerado na determinação do crescimento da obesidade infantil. O desmame precoce com a introdução inadequada de alimentos, pode levar ao início da obesidade já no primeiro ano de vida em indivíduos predispostos. Também são de suma importância os tipos de alimentos ingeridos pela mãe que está amamentando. Parece que os sabores e aromas de alimentos consumidos pelas nutrizes têm uma via pelo leite materno e acabam sendo transmitidos para o lactente. O leite materno oferece diferentes experiências de sabores e aromas que vão refletir nos futuros hábitos alimentares da criança e na sua cultura alimentar.

Ao mesmo tempo, à medida que a sociedade se torna mais desenvolvida e mecanizada, a demanda por atividade física diminui, diminuindo o gasto energético diário. O mal uso que fazemos dos avanços tecnológicos levam a um maior sedentarismo, como verificado entre as crianças e os adolescentes que permanecem muitas horas em frente às televisões, videogames e computadores.

As “antigas” brincadeiras de roda, amarelinha, pique... são substituídas pelos jogos eletrônicos que mantém as crianças praticamente imóveis diante de um aparelho, diminuindo as oportunidades de atividades físicas.

A obesidade e o sedentarismo configuram um ciclo, em que criança e adolescente tendem a ficar obesos quando sedentários, e a obesidade poderá torná-los mais sedentários. Estudo publicado em 2001 estabeleceu a relação entre o tempo gasto assistindo televisão e a prevalência de obesidade, que aquelas que assistem menos de 1 hora diária apresentam uma taxa de 10% e nas que assistem TV por 3, 4, 5 ou mais horas por dia a taxa é de cerca de 25%, 27% e 35%, respectivamente.

AtuAliDADES

6

No âmbito psicológico, problemas tais como estresse, ansiedade e depressão, influenciando principalmente o comportamento alimentar também estão associados à obesidade. Considera-se que distúrbios da dinâmica familiar, especialmente alterações do vínculo mãe–filho, são de grande relevância para a instalação da obesidade na infância.

A probabilidade de que os filhos venham a ser obesos em alguma etapa da vida, quando os pais o são, já foi estimada em alguns estudos obtendo-se percentagens entre 50% e 80%. Isso pode determinar-se pelo fator genético mas, também, pelos hábitos alimentares dos pais que são repassados para os filhos. As atitudes saudáveis estimulam comportamentos, já que

as crianças vêem em seus pais um exemplo a ser seguido e, assumir a responsabilidade em relação à alimentação e os hábitos dos filhos é um passo importante para evitar a obesidade.

Entre outros riscos, a obesidade infantil expõe a criança, durante toda a sua vida a dificuldades respiratórias (diminuição da função pulmonar, do volume residual e expiratório, sonolência diurna, apnéia do sono etc), hipertensão arterial, diabetes (tipo II), doenças cardiovasculares, problemas ortopédicos (frequentes nas articulações devido ao excesso de peso), alterações dermatológicas (estrias, fragilidade da pele nas regiões das dobras, com tendência às infecções fúngicas etc) e certos tipos de câncer. Além disso, os distúrbios psicossociais, resultado da baixa autoestima e da discriminação provocadas pelo estigma da obesidade, são de grande relevância na fase de estruturação da personalidade.

Diante de todos esses riscos e do preocupante aumento no índice de crianças obesas, são necessárias ações urgentes e eficazes no combate e prevenção à Obesidade Infantil. Assim como suas causas, essas ações devem levar em conta uma compreensão ampla da doença ‒ numa perspectiva física, psíquica e social ‒ e dos diversos atores envolvidos no cuidado com a saúde.

A Atenção Básica tem papel fundamental nesse sentido. Os profissionais de saúde devem acompanhar o processo de gestação, crescimento e desenvolvimento das crianças, identificando os problemas e orientando a família na busca de alternativas e soluções. Além disso, ações onde a ESF e o NASF se juntam (veja em destaques e dicas neste informativo) tem promovido mudanças importantes à partir do envolvimento das famílias e da comunidade escolar.

É preciso discutir o papel e a participação das escolas na definição da melhor composição da merenda escolar a ser praticada.

8 9

“Com o incentivo e estímulo das oficinas promovidas pelo Projeto Teia de Cuidados, nos foi ensinado a ser articuladores nas horas de promover eventos de ações coletivas, nos mostrando assim que tínhamos as ferramentas para promover saúde na nossa comunidade. Porém nos faltava a motivação, pois não havia o reconhecimento. E descobrimos que não era

VozES DA ESF

EQuiPE ESF MuriQui

As equipes de Muriqui e itacuruçá nos enviaram depoimentos sobre as ações de mobilização que vêm acontecendo em suas áreas. o NASF também enviou sua contribuição, na voz da educadora física Marcela Pereira.

AtuAliDADES

A promoção de uma alimentação saudável vai exigir ações desenvolvidas junto aos indivíduos e as famílias, mas também depende de ações do sistema de saúde e de políticas públicas e ações regulatórias por parte dos governos, por exemplo, no que toca às propagandas dirigidas às crianças, à produção de alimentos industrializados e à criação de programas e estímulo às ações de combate à obesidade.

Junto aos usuários, incentivar as pessoas a refletir sobre a importância que a alimentação tem ou pode ter para suas vidas é decisivo para que concedam maior valor ao processo de adquirir, preparar e consumir alimentos. Para isso é preciso, oferecer informação confiável e de fácil compreensão, promover discussões que orientem a comunidade a respeito de algumas regras ou recomendações sobre a composição de alimentação saudável, a escolha, sempre que possível, dos alimentos in natura, a importância de comer com

Avaliação e confraternização promovida pelo projeto Teia de Cuidados em Muriqui

o reconhecimento dos governantes que nós buscávamos, e sim, da nossa comunidade, que a partir das ações coletivas no Outubro Rosa, Novembro Azul e Dia Mundial de Combate a Aids, deixou bem claro para nossa Equipe o quanto são importantes as ações promovidas pela nossa unidade.”

EQuiPE ESF itAcuruÇÁ“Após o Projeto Teia de Cuidados, ficamos mais próximos da comunidade de Vila Benedita e pudemos conhecer novos problemas referentes à saúde.

Foram marcadas várias reuniões, onde orientamos, escutamos e incentivamos a criatividade dos participantes, entre eles jovens, crianças e idosos. Foram discutidos vários temas e foi percebido por todos que mudanças na comunidade poderiam vir da mudança no comportamento dos próprios moradores.

O tema escolhido foi o Lixo. A quantidade de lixo encontrada ao longo de toda a comunidade promovia o aparecimento de vetores que causam doenças oportunistas.

Através das reuniões na comunidade, os hábitos foram sendo mudados em relação ao descarte de lixo em lugar apropriado e, a cada reunião, mais pessoas participaram. Finalmente, foi marcado um mutirão onde os funcionários da ESF Itacuruçá juntamente com a comunidade e Nasf, fizeram um grupo de coleta de lixo, promovendo a limpeza do bairro.”

regularidade e com atenção, em ambientes apropriados e em companhia.

Na aquisição de hábitos alimentares saudáveis, muitas vezes, a falta de conhecimento e oportunidade de experimentar novas opções é maior que a resistência à mudança. E não podemos esquecer que comer envolve prazer. Daí a necessidade de se buscar formas prazerosas e descontraídas de abordar o tema, tanto com os adultos como com as crianças. Apresentação dos alimentos de maneira lúdica, brincadeiras ao ar livre e jogos cooperativos são apenas algumas das atividades que tem resultados excelentes, despertando a curiosidade e o paladar, criando oportunidades de atividade física e socialização.

O desafio que a Obesidade Infantil representa, exige que todos se responsabilizem. São inúmeras as ações que podem ser implementadas de maneira a ampliar o debate e o conhecimento sobre a doença e a promoção da saúde da população.

referências e imagens:

• BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e Ministério da Saúde. Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 - Antropometria e Estado Nutricional de Crianças, Adolescentes e Adultos no Brasil – Rio de Janeiro, 2010.

• Faith MS, Berman N, Heo M, Pietrobelli A, Gallagher D, Epstein LH, et al. Effects of contingent television on physical activity and television viewing in obese children. Pediatrics 2001;107(5):1043-8.Mello ED; Luft VC; Meyer F. Obesidade Infantil: como podemos ser eficazes? Jornal de Pediatria maio/junho 2004; vol.80 nº 3.

• Orera M. Aspectos genéticos de la obesidade. In: Moreno B, Monereo S, Álvarez J. Obesidad: presente y futuro. Madrid: Biblioteca Aula Médica; 1997. p.51-69.

• Sichieri R, Castro JF, Moura AS. Factors associated with dietary patterns in the urban Brazilian population. Caderno de Saúde Pública 2003; 19 Suppl S47-53.

• Dona de Casa Feliz: http://ritareiseq.blogspot.com.br

10 11

ESF e NASF do Paraná se juntam para trabalhar com a comunidade sobre refeições mais econômicas e nutritivas, que proporcionam mais saciedade, e auxiliam na digestão. São realizadas oficinas e, as receitas construídas para auxiliar a população a melhorar sua saúde por meio da alimentação saudável, foram organizadas numa cartilha. Venha conhecer essa experiência!ht tps: / /novo.a tencaobas i ca .org .br /relato/3721

Cartilha Alimentação Saudável e receitas alternativashttp://www2.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/e1fd3e083244.pdf

VozES DA ESF DEStAQuES

Projeto Mais Saúde: alimentação saudável com receitas alternativasMaringá - PR

10

A sala de espera dos ambulatórios é um espaço inerte cujo único objetivo é esperar o atendimento dos profissionais. Este espaço, bem como o tempo de espera, apresentam um potencial enorme para ser transformado em um local de aprendizagem, de brincadeiras e de relaxamento. Investindo nesta ideia, um grupo de professoras da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo deu início ao projeto de humanização denominado “Projeto Sala de Espera”, no ambulatório do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas dessa Faculdade.

http://www.redehumanizasus.net/62181-pro je to-sa la-de-espera-serv i co-de-endocrinologia-em-prol-da-humanizacao

Projeto Sala de EsperaSão Paulo – SP

Publicação do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde com informações e recomendações sobre alimentação que promovem a saúde de pessoas, famílias e comunidades. Destinado a ser usado nos diversos locais onde a promoção da saúde tenha lugar: as casas das pessoas, unidades de saúde, escolas, centros comunitários, centros de assistência social, centros de formação de trabalhadores etc.

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf

Novo Guia Alimentar para a População Brasileira

MINISTÉRIO DA SAÚDE

2ª Edição

Brasília — DF2014

GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO

BRASILEIRA

relatos do NASF

Evento outubro rosa e novembro azul na uBS da ESF Muriqui

Foi uma experiência gratificante participar deste trabalho com a Unidade de Muriqui Centro. Apesar de sempre participar dos eventos junto a esta equipe, esse foi um evento em que pude presenciar um maior entrosamento da equipe ESF com o NASF.

Como consequência dessa união, conseguimos que as ações fossem bem aceitas pela população que, quebrando preconceitos, participou ativamente dos eventos. No evento outubro rosa os pacientes ficaram tão envolvidos que conseguimos marcar caminhadas com boa aceitação.

A integração entre a ESF Muriqui Centro e o NASF ficou mais forte e confirmou que juntos conseguimos fazer um ótimo trabalho, beneficiando a população assistida.É sempre muito gratificante trabalhar com essa equipe!

o trabalho de mobilização com a equipe da ESF itacuruçá

A organização de mobilização pela saúde, realizada pela ESF de Itacuruçá foi feita de forma que desenvolvemos nosso trabalho ouvindo a população.

Como resultado, conseguimos realizar um trabalho de ação e prevenção de acordo com a realidade da população da Vila Benedita, assistida pela ESF Itacuruçá, com ferramentas que a própria população sinalizou. As reuniões foram essenciais para compreender o que a população realmente precisava e assim fazer um trabalho eficaz.

Como educadora física do NASF foi um grande prazer trabalhar e ter essa grande troca de experiência com a Solidariedade França Brasil, ESF Itacuruçá e a população da Vila Benedita.

12

DicAS

• o uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes comunitários de Saúde

Baseado nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, visa capacitar sobre o uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos, sobre o cultivo dessas plantas medicinais e a preparação e o uso de remédios caseiros, além de abordar o papel dos Agentes Comunitários de Saúde no uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos na atenção básica de saúde.https://cursos.atencaobasica.org.br/courses/7802/activities

• Abordagem de situações clínicas comuns em adultos

Aborda o manejo dos pacientes na atenção domiciliar em situações clínicas comuns em adultos, reforçando o papel do cuidador como parte fundamental da equipe de cuidado.Público Alvo: médicos e enfermeiros. É necessário ter dados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), ativo ou inativo. Inscrições até 30 de junho de 2015http://ava.unasusufpe.com.br/moodle/extra_moodle/ascca/

• Sistema universidade Aberta do SuS - uNA-SuS - criado pelo Ministério da Saúde para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais do SUS. Os cursos são gratuitos, realizados à distância para facilitar o acesso dos profissionais de saúde, tem diversos níveis de capacitação acadêmica e podem ser acessados facilmente.http://unasus.gov.br/

• i Simpósio internacional de Metodologias Participativas na construção do conhecimento.Tema: Vivências em Saúde, Ciências Humanas e Sociais. De 2 a 4 de julho de 2015 – São Paulo, UNIFESPhttps://participativas.wordpress.com/

cursos online

Videos educativos

• “Muito Além do Peso”

Por que 33% das crianças brasileiras são obesas? O filme responde a essa pergunta através de histórias reais e alarmantes usadas como fio condutor para discutir a obesidade infantil. Imperdível!http://www.muitoalemdopeso.com.br/

• Vídeo de animação sobre obesidade infantil produzido pelo Hospital Albert Einstein – SP.https://www.youtube.com/watch?v=CdJ8L156xKg

Sites interessantes

• Estudo sobre obesidade infantil produzido pela Rede Nacional Primeira Infância em parceria com o Instituto Alana, Fundação Abrinq, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Fundação Jose Luiz Egydio Setúbal.http://alana.org.br/wp-content/uploads/2014/11/Obesidade_na_primeira_infancia.pdf

• crescer com saúde: experiência em educação nutricional e implantação de cantina saudável em uma escola.Parceria ESF Escola em Muqui - EShttps://novo.atencaobasica.org.br/relato/2268

• Semana de Atenção integral a Saúde da criança - MAhttps://novo.atencaobasica.org.br/relato/3645

• NASF e ESF juntos no Projeto “Apetite por Saúde: alimentação saudável, autoestima e práticas corporais” – Dourados - MShttps://novo.atencaobasica.org.br/relato/587