edição 106

15
SEGURANÇA | Pág 13 SEX TA-FEIRA, 12/08/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 106 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » VEREADOR DE KENNEDY É DETIDO DIVULGAÇÃO SÉRGIO OLIVEIRA PRESO JOVEM QUE MATOU POR ENGANO O SECRETÁRIO ESTADUAL » DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS, RODRIGO COELHO, LEVOU O INCLUIR PARA A REGIÃO O MÉDICO ABEL SANTANA QUER DIALOGAR E » AGUARDA CONVITE OFICIAL JEAN PABLO MAGALHÃES ASSASSINOU PEDREIRO NO BAIRRO CORAMARA, MAS, » NA VERDADE, O ALVO ERA O IRMÃO DA VÍTIMA SEGURANÇA | Pág 13 UNIÃO PARA COMBATER A FOME NO CAPARAÓ COM UM PÉ NO PMDB RECORTE E GANHE >> >> MEIA-ENTRADA PARA OS CINEMAS DE CACHOEIRO WWW.AQUIES.COM.BR >> PÁG 03 | AQUI/TEM MAIS POLÍTICA | Pág 04 CIDADES | Pág 11 DIVULGAÇÃO LEANDRO MOREIRA

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 19-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 106 do Jornal Aqui Notícias

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 106

SEGU

RANÇ

A | P

ág 1

3

sexTA-FeIRA, 12/08/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 106 | CACHOeIRO De ITAPeMIRIM e ReGIÃO sULR$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » VeReADOR De KeNNeDY É DeTIDO

divu

lgaç

ão

SÉRg

io o

livE

iRa

PRESO JOVEM QUE MATOU POR ENGANO

O SECRETÁRIO ESTADUAL »DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS, RODRIGO COELHO, LEVOU O INCLUIR PARA A REGIÃO

O MÉDICO ABEL SANTANA QUER DIALOGAR E »AGUARDA CONVITE OFICIAL

JEAN PABLO MAGALHÃES ASSASSINOU PEDREIRO NO BAIRRO CORAMARA, MAS, »NA VERDADE, O ALVO ERA O IRMÃO DA VÍTIMA SEGURANÇA | Pág 13

UNIÃO PARA COMBATER A FOME NO CAPARAÓ

COM UM PÉ NO PMDB

ReCORTe e GANHe >> >>MeIA-eNTRADA PARA Os

CINeMAs De CACHOeIRO WWW.AQUIes.COM.BR>> PÁG 03 | AQUI/TeM MAIs

POLÍTICA | Pág 04

CIDADES | Pág 11

divu

lgaç

ão

lEaN

dRo

MoR

EiRa

Page 2: Edição 106

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Leandro MoreiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DIAGRAmADORA: Suheley Garcia SuhettDEPARTAmENTO COmERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Wellington Santiago, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison ZardiniDPTO. JuRíDICO: JC ASSAD - ADVOCACIADR VICTOR CERQUEIRA ASSAD - OAB/ES 16.776

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

SEXTA-FEIRA, » 12/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

wAGNER MEDEIROS [email protected] - wagnermedeirosjr.blogspot.com »

Primeiro foi o caso do enrique-cimento relâmpago de Antônio Pallocci, ex-chefe da Casa Civil. De-pois, superfaturamentos nas obras e serviços contratados pelo Minis-tério dos Transportes e pelo Dnit. Logo a seguir vieram as denúncias pesadas de corrupção no Ministé-rio da Agricultura. Nesta semana, o caso do Ministério do Turismo, com algemas da Polícia Federal.

Até o momento foi um ministério do PT (Casa Civil), outro ministé-rio do PR (dos Transportes) e dois ministérios do PMDB (da Agricul-tura e do Turismo).

Mas poderia ter sido no Ministé-rio dos Esportes (lote do PCdoB), como poderia ter sido em outro lote do PMDB, como o Ministério da Minas e Energia. Ainda poderia ser no Ministério das Cidades (lote do PP), no Ministério do Trabalho (lote do PDT), no Ministério da Integração Nacional (lote do PSB), ou em qualquer parte do latifúndio do PT, que engloba muitos mais ministérios.

Há suspeição de irregularidades por todos os lados onde há minis-térios, bem como onde estão as empresas públicas e autarquias. Isto segundo o Tribunal de Contas da União (TCU) e a própria Contro-ladoria Geral da União (CGU).

A verdade, todavia, é que nada disto surgiu da noite para o dia no governo da presidenta Dilma Rousseff. Tudo resultado da heran-ça recebida pela presidenta em seu governo de continuidade. Agora cabe também à presidenta adminis-trar. Não há novidade alguma; tudo estava anunciado antes mesmo da eleição, sem bola de cristal ou car-tas de tarô.

Não é à toa, que nos últimos anos, a imprensa livre vem sendo demoni-zada e a oposição democrática vili-pendiada de todas as formas. Ambas são essenciais para o equilíbrio e a evolução da democracia, bem como para inibir, pelo menos dentro do possível, a escalada de corrupção que tomou conta do nosso país dos últimos anos.

Para eles, no entanto, nada disto interessa. A imprensa livre e a opo-sição democrática serão sempre obs-táculos.

Quem sabe agora parte da nossa população venha a ter discernimen-to das razões que os levaram a criti-car tanto as privatizações. Quanto mais aparelhada a máquina do go-verno não é melhor? Somente no úl-timo mandato foram criados perto de 4.000 cargos em Comissão para abrigar os “cumpanheiros” do parti-do e os aliados.

Hoje eles são a própria elite do país. Ocupam os cargos das mordomias e são os mais bem remunerados. Mui-tos deles nunca tiveram experiência em empregos anteriores, mas sabem falar bem contra as “zelites”; sabem falar alto e em bom som, que somos todos preconceituosos. Aliás, nunca a palavra “preconceito” foi tão utili-zada, como também tão aplaudida.

No poder já não precisam mais fazer os discursos raivosos, nem gri-tar por todos os lados “Fora FHC”. Também não precisam agredir ou-tros Mários Covas, conforme no passado, ou manifestar nas ruas, como na época das privatizações. Naquele tempo, tanto pior melhor, em seus “princípios éticos” do vale tudo pelo poder.

Por estes princípios não tiveram qualquer dificuldade para se aliar àqueles que mais criticavam. Foi amnésia? Certamente não, mas oportunismo puro! Por isto, hoje eles não têm só o dinheiro dos sin-dicatos. Agora somam o dinheiro dos empreiteiros, das “zelites” - que há quase 500 anos governam o Bra-sil - e o dos impostos, que “tomam conta” nos cofres públicos.

E caminham imponentes, como se estivéssemos vivendo na mais per-feita ordem; como se não houvesse nada de anormal.

De triste ainda resta à presiden-ta Dilma Rousseff de cabeça baixa, abatida, tentando explicar o inex-plicável, conforme em entrevista veiculada no “Jornal Nacional” na última segunda-feira. Lamentável. Simplesmente lamentável!

O governo das “zelites”

THIAGO [email protected] »

Pudemos todos acompanhar nas úl-timas semanas, o caso que envolveu o magnata internacional das comunicações Rupert Murdoch e o seu grupo, News Corp, presente e forte nos EUA, Europa e na Austrália. A questão dos grampos no tablóide britânico ‘News of the World’ (apenas um dentre as centenas de veículos do grupo) revela-se café pequeno frente a nocividade e a função política exercida pela grande mídia, tanto no estrangeiro quanto por aqui, enclausurados no álibi intocável da hipócrita liberdade monopo-lista de imprensa, e sua fajuta imparcia-lidade facilmente desmascarada, porém, constantemente alardeada.

Nesse sentido, vale destacar o papel da similar brasileira desse jornalismo de es-goto. Paulo Henrique Amorim é preciso quando afirma que “em nenhuma demo-cracia séria do mundo, jornais conserva-dores, com baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de tele-visão, têm o poder que tem no Brasil.” E sentencia, “eles se transformaram em um partido político, o PIG, Partido da Im-prensa Golpista.”

Seria cômico senão fosse trágico a carta divulgada recentemente pelas Or-ganizações Globo, sobre os “Princípios Editoriais(sic)” do grupo. Com o advento da internet e a gradual democratização da informação, sua credibilidade já comba-lida vêm sendo sistematicamente denun-ciada e desnudada, em tempo real. As mentiras já não se sustentam por muito tempo, e sua capacidade de manipulação das massas hoje é limitada.

Quando Ali Kamel montou a farsa da bolinha de papel nas eleições do ano passado, por exemplo, contratando o mercenário perito Molina para provar o que não havia acontecido, não esperava ser ridicularizado de forma tão célere. Pe-riodicamente, a Globo e seus profissionais viram chacota mundial nas redes sociais, principalmente, no twitter. São os campe-ões do ‘’Trending Topics’. Talvez por isso, o império da família Marinho se opõe de forma tão incisiva ao processo de inclusão digital e ao Plano Nacional de Banda Lar-ga, em curso irreversível no Brasil.

Acostumado aos privilégios da ditadura, a quem serviu e foi servida, e a quem deve a própria existência enquanto gigante, a Rede Globo tem enorme dificuldade em conviver com o ambiente democrático, e os exemplos são mil. O golpismo está pre-sente em seu DNA, e pode ser historica-

Globo e murdoch ameaçam a democraciamente comprovado. Desde o mar de lama em que tentou envolver Vargas, à resistência a eleição e posse de Juscelino, passando pelo Golpe que depôs Jango, atravessando o es-cândalo da Proconsult que tentou tirar as eleições para o governo do Rio da mão do grande brasileiro Leonel Brizola, seu boicote a campanha ‘Diretas Já’, entre outros.

O acobertamento dos crimes contra a humanidade cometidos durante o regime civil-militar(1964-1985), a celebração e exaltação do totalitarismo, a conivência com a censura da qual nunca foi vítima, a delação de opositores à milicos algozes. Enfim, a sustentação daquele terror que durou mais de duas décadas seria impos-sível sem a parceria carnal entre o governo dos generais e a Rede Globo.

De 1988 pra cá, não tem agido diferente. Criminalizam e perseguem a esquerda e as lideranças trabalhistas, desde quando apoia-ram Collor de Mello, o caçador de marajás. No governo sombrio de Fernando Henrique Cardoso, recebiam nada menos que 90% de toda publicidade federal, daí o tucanismo roxo do Plim-Plim e sua omissão frente a cor-rupção generalizada daqueles anos difíceis.

Em 2002 perderam sua primeira elei-ção presidencial, e de lá pra cá, já se foram mais duas fragorosas derrotas. O povo tem acordado e não mais enxerga os âncoras almofadinhas da emissora como profetas do apocalipse, porque existem alternativas, outros pontos de vista, e o nível médio de instrução escolar também aumentou nos últimos anos. As Organizações Globo não mais pautam a vida nacional, como em ou-trora, o que é sadio à coletividade.

Sem contar as falcatruas envolvendo o mercado do futebol e suas entidades, que configura-se em verdadeiro ‘caso de polícia. E as previsões dos economistas? Urubolo-gia total, que não refletem os números reais de nossa economia vigorosa e promissora. Enquanto isso, apesar das crises fabricadas e intermináveis, o país cresce, distribui renda, gera emprego, oportunidades e me-lhora a qualidade de vida de milhões de brasileiros cotidianamente. Tudo ignorado ou colocado em segundo plano.

O espaço é curto para as críticas possíveis. Mas de todo modo, fiquemos atento, que a ordem de cima agora é uma só, desestabili-zar o Governo Dilma, que já demonstra a que veio: avançar no Projeto democrático e popular iniciado pelo Governo Lula. E não nos esqueçamos, ler e compreender visões diferentes acerca de um mesmo fato, é salu-tar e elucidativo.

Page 3: Edição 106

aQUItem

Toda a mobilização do PV de Cachoeiro para segurar o médico Abel Santana no partido parece não sobressair à articulação peemedebista para tê-lo nas fileiras da sigla. Além da executiva local, entraram no circuito lideranças como o senador Ricardo Ferraço e o deputado Lelo Coimbra, que é o presidente estadual do PMDB.

Respeitada a importância do PV e a projeção que garantiu a Abel, sabe-se que o médico já chegou a se decepcionar dentro do partido. Insatisfação essa junto a alguns correligionários, que optaram por cargos em detrimento de dar musculatura à sigla, e junto à própria casa que não fez o dever de casa ora planejado.

Embora tenha a política no sangue – seu pai foi prefeito de Cachoeiro -, Abel mostrou ser um político diferente, a ponto de não se seduzir com as facilidades frutos das coalizões partidárias, e acredita na qualidade técnica para promover o desenvolvimento.

Como a novela entre Abel, PMDB e PV já dura há alguns meses, há de se imaginar que o próprio Santana já queira bater o martelo diante da situação. Por outro lado, os peemedebistas também desejam a definição, por conta do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, ou seja, quanto mais cedo for solucionada a questão, mais tempo sobrará para resolver quaisquer imprevistos.

Abel afirmou que ficou lisonjeado com as declarações enaltecedoras do deputado Camilo Cola (PMDB) a seu respeito. Certamente, tal sentimento se multiplicará com o apelo de toda a cúpula do PMDB.

Esses são os patrocinadores da 12º Festa dos Imprensados, que ocorre amanhã na residência da jornalista Regina Monteiro: Devassa, Buffet Dom Garcia, Padaria Canal, Padaria Top, Belas Artes, By Riva Buffet, River’s Grill, Dom Tonico, Cerimonial Vitória, Doce Lar, Bom Gosto, Selita, Regina Grafanassi, Regina Carlette, Afrodisíaca Alimentos, Mirela Misse Buffet, Renata Bechepeche e La Fést Buffet.

Foi contratada empresa para fazer a cobertura metálica para área de eventos na comunidade de São Braz, distrito de Burarama. O investimento é de R$ 53.105,85 e a responsável pela obra é a Montanha Construtora Ltda.

A oferta de uma bolsa de benefícios para trabalhadores com baixos salários é uma das alternativas em estudo pelo governo federal para evitar a volta da população da nova classe média para a pobreza. A informação foi dada pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Moreira Franco, durante o programa Bom Dia, Ministro.

Patrocinam a Festa dos Imprensados

Cobertura

Bolsa trabalhador

aBel no PmDB PareCe InevItável

eSPaÇo PoPUlar

SeXta-FeIra, 12/08/2011 CaCHoeIro De ItaPemrIm e reGIÃo SUl 03oPInIÃowww.aQUIeS.com.br

[email protected]

PartICIPe: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

leanDro moreIra

@moreira238

DIvU

lGaÇ

Ão

leandro moreira

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça aQUI

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

facebook.com/leandromoreira23

ComentárIoS DIverSoS na reDe SoCIal

Santana já manifestou seu interesse em disputar a prefeitura de Cachoeiro e declarou que não aceita ser vice de ninguém. Pelo menos teoricamente, há de convir que o PMDB tem mais estrutura para tal empreendimento do que o PV, que ainda não situou o mercado político sobre seus projetos.

No entanto, é preciso a expressão da garantia de um apoio unânime a Abel para que a insegurança não atormente a sua decisão. Afinal, vale lembrar que em 2010, o ex-prefeito Roberto Valadão (PMDB) perdeu a eleição para deputado estadual obtendo somente três mil votos, sendo que só em Cachoeiro o partido tem aproximadamente cinco mil filiados.

RuMoRESCircula a boca miúda que a administração

municipal de Cachoeiro pode criar uma nova secretaria ou abrir as portas de uma para o comando de um vereador do PMN.

Abel SAntAnA governou CAChoeiro de 1963 A 67; Seu filho quer Seguir oS meSmoS pASSoS

no registro, a equipe responsável pelo sucesso da festa do tomate, realizada nesse final de semana no distrito de Córrego dos monos, em Cachoeiro. o evento atraiu mais de 10 mil pessoas.

Page 4: Edição 106

Da mesma forma que é ver-dade o interesse do PMDB de ter o médico Abel Santana (PV) em seus quadros, também é ve-rídica a possibilidade de Abel aceitar um convite oficial do partido. Nesta semana, o assun-to tomou maiores proporções com a conversa que o deputa-do Camilo Cola (PMDB) teve com o deputado Theodorico Ferraço (DEM) e também com a reunião ocorrida em Brasília

entre os peemedebistas – em ambos encontros o nome de Abel triunfou.

“Pela grande expressão que o deputado e megaempresário Camilo Cola tem no país, é claro que me deixa animado e lisonjeado saber que ele é favo-rável ao meu nome para uma função administrativa”, revelou à reportagem Abel Santana.

Quanto ao seu possível in-gresso no PMDB, Abel foi mais cauteloso, porém não descartou a possibilidade. “Aguardo um convite oficial.

sexta-feira, 12/08/2011 CaCHOeirO De itaPeMriM e reGiÃO sUL

www.aQUies.com.br04 POLítiCa

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

EsTADuAl

EsTADuAl

Com a mão na maçaneta abeL santana aGUarDa COnvite OfiCiaL DO PMDb - PartiDO QUe Deseja a sUa fiLiaçÃO »

LEANDRO [email protected]

ILAuRO OLIvEIRAAtenas Notícias

leANdro moreirA

divulgAção

EDITAl DE CITAÇÃO PElO PRAZO PARA CONTEsTAÇÃO: 20 DIAs

Nº DO PROCEssO: 20110004882AÇÃO: usuCAPIÃO

Requerente: lIONs CluBE DE GuAÇuÍ

MM. Juiz de Direito da GUAÇUÍ – 1ª VARA do Estado do Espírito Santo, por nomeação na forma da lei etc.FINALIDADE DAR PUBLICIDADE A TODOS QUE O PRESENTE EDITAL VIEM que ficam devidamente citados de todos os termos da presente ação para, querendo, oferecer contestação.

BEMDescrição do imóvel situado na rua Jovelina Ataíde, 100, bairro Quincas Machado, nesta cidade de Guaçuí, com as respectivas confrontações e dimensões a seguir descritas: do ponto A1 ao ponto A2 mede-se 54,50m (oitenta e quatro virgula cinqüenta metros). Confrontando pela frente com a rua Jovelina Ataíde; do ponto A2 ao ponto A3 mede-se 29.85 metros (vinte nove virgula oitenta e cinco metros) confrontando pela lateral esquerda com Marta Brum Doyle Maia; do ponto de A3 ao ponto A4 mede-se 86,16m ( oitenta seis e dezesseis metros), confrontando pelos fundos com Pedro Paulo Miranda; do ponto A4 ao ponto AL, mede-se 13,00m ( treze metros) confrontando pela lateral direita com a prefeitura municipal de Guaçuí. Portanto, a gleba de terra usocapienda tem 1.810,41m (um mil oitocentos e dez, quarenta e um metros quadrados) de área e 213,51m (duzentos e treze, cinqüenta e um metros) de perímetro.

ADVERTÊNCIASA) PRAZO: o prazo para contestar a presente ação é de 15 (quinze) dias, fim da dilatação assinada pelo juiz;B) REVELIA: não contestada a ação presumir-se-ão aceitos pela parte requerida como verdadeiros os fatos alegados na inicial, salvo o que nos diz respeito aos direitos indisponíveis.

DESPACHOFl. 20: A. Determino A CITAÇÃO PESSOAL dos CONFINIANTES e eventuais cônjuges e/ou herdeiros para que, no prazo de lei (CPC, art 297), respondam a presente demanda. De qual modo se for o caso, proceda a CITAÇÃO PESSOAL das PESSOAS que, na certidão de registro, figuram como proprietário do bem imóvel usucapiendo (CPC, art 942), inclusive eventuais cônjuges e/ou herdeiros. Consigne no(s) mandado (s) a advertências de praxe (CPC, arts 285 e 319), observando as devidas cautelas . B. Em seguida, REALIZA a CITAÇÃO por EDITAL de eventuais interessados, tendo como referência o prazo mínimo contido na lei (vinte dias), nos termos do artigo 942 do CPC, devendo a despesa correr por conta do postulante, salvo se estiver amparado pelo benefício da Justiça Gratuita. C. Na sequência, proceda a INTIMAÇÃO dos entes fazendários (União, Estado e Município) para que, nos termos do artigo 943 do CPC, manifestem eventual interesse na causa. Para tato, ENCAMINHE cópia da inicial e os documentos que a instruíram (especialmente a planta da área descrita na inicial) a cada um dos entes. D. por último, NOTIFIQUE o representante do ministério Público Estadual. Diligencie-se.

E, para que chegue ao conhecimento de todos, o presente edital vai afixado no lugar de costume deste Fórum e publicado na forma da lei.

GUAÇUÍ-ES, 21/07/2011

Tem algumas coisas para acer-tar, é preciso sentar e conversar, pois existe a possibilidade do diálogo. Não sou de fechar as portas”, garantiu.

Ainda ontem, Abel também recebeu telefonema da maior liderança do partido, o sena-dor Ricardo Ferraço (PMDB). O contato do senador e o cor-tejo dos demais peemedebistas em direção a Abel mostram claramente que o partido pre-tende tê-lo como cabeça de chapa nas eleições municipais de 2012.

Apesar de estar claro há tempos que as duas funções são incompatíveis tanto no campo político quanto admi-nistrativo, o petista ignorava o óbvio ululante e permanecia no posto mais alto da estrutu-ra partidária sem esboçar ini-ciativa de saída, mesmo após assumir o governo do estado em janeiro.

Mas agora, diante da mani-festação do Conselho de Ética do Espírito Santo, que veda o exercício das duas funções simultaneamente, Givaldo admite deixar o posto de pre-sidente do PT, onde está des-de 2009. A data de saída seria no próximo dia 25.

Politicamente a incompa-tibilidade das duas funções já vinha gerando desconfianças junto às siglas que compõem a base do governo Casagran-de. O entendimento é que as

A continuidade das obras rodoviárias do Espírito Santo foi cobrada pelas bancada ca-pixaba ao ministro dos Trans-portes, Paulo Sérgio Passos. A coordenadora da bancada,

Com sete meses de atraso, Givaldo deve deixar a presidência do PT

Bancada cobra de ministro continuidade de obras rodoviárias

figuras de dirigente partidário e de vice-governador não se desassociam na hora de fazer política partidária visando as eleições municipais de 2012. Isso, em tese, ajudaria o PT na hora das costuras eleitorais.

Mesmo que não haja se-melhança no caso em voga, em abril o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) se reuniu com o governador Renato Casagrande (PSB) e pediu para que o governo não interferisse nas eleições muni-cipais.

Este pedido, de certa forma, e ainda que involuntariamen-te, já antecipava a necessidade de uma atitude mais drástica em relação ao vice-governa-dor, uma vez que ficaria in-sustentável junto à base aliada justificar as ações de Givaldo no período pré-eleitoral, que é onde as forças políticas se articulam para o pleito. Que-rendo ou não, a presença do petista, assim como a do pró-

deputada Rose de Freitas (PMDB), apresentou ao mi-nistro um panorama de como andam as obras no estado e solicitou a continuidade com urgência.

prio governador, traz consigo o DNA governamental.

Sem o vice-governador no comando do PT, o governo estadual acaba sendo benefi-ciado porque evita de véspera (menos) um problema que inevitavelmente teria mais a diante na Assembléia Legisla-tiva. E, como se sabe, na Casa é grande a insatisfação.

Na audiência, Rose estava acompanhada do superinten-dente do Departamento Nacio-nal de Infraestrutura de Trans-portes (Dnit) do estado, Halpher Luigi, dos deputados Jorge Silva

(PDT), Paulo Foletto (PSB) e Camilo Cola (PMDB) e dos senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PMDB).

Foram discutidos também o remanejamento de verbas para a

conclusão de obras e projetos de duplicação de rodovias e o an-damento das ações da BR 484, que é uma rodovia federal que começa no município capixaba de Afonso Cláudio e interliga as

cidades de Colatina, Laranja da Terra e Santa Maria de Jetibá .

O ministro Paulo Sérgio ficou de disponibilizar a equipe técni-ca do Ministério dos Transportes para analisar as demandas.

APOIOHá poucas semanas, o PMDB

lançou a pré-candidatura do de-putado Camilo Cola. No entan-to, a demora na afirmação de tal posicionamento e o tímido anúncio deixaram subentendi-do que Camilo buscava outra alternativa. Analisando nesta linha, acredita-se que o deputa-do pode abrir mão de sua pré-candidatura em apoio a Abel.

CONvERsANo fim de semana, Camilo

procurou por Ferraço, na resi-

dência do demista em Vitória, para tratar das eleições de 2012. Na ocasião, o deputado federal perguntou sobre o nome de Abel Santana.

Em junho, Ferraço foi convi-dado a ir à sede do PMDB, em Cachoeiro, e lá manifestou que pode não ser candidato nas elei-ções municipais e que há 99% de o DEM apoiar um nome do partido anfitrião. Mas, se caso a sigla optasse por um nome novo, ele gostaria de ser con-sultado.

ElEIÇõEsNas eleições de 2010, Abel

disputou, pelo PV, uma cadei-ra na Câmara dos Deputados. No pleito, ele obteve cerca de 38 mil votos, sendo 20.760 em Cachoeiro de Itapemirim. Diante das últimas pesquisas

de intenção de votos publica-das, Santana apresentou baixa rejeição.

Page 5: Edição 106

As agências Nossocrédito de Cachoeiro fecharam o mês de julho com 52 em-préstimos realizados. O re-sultado levou o município, mais uma vez, a ser o cam-peão em operações feitas por esse programa no Espí-rito Santo, que compreende micro e pequenos empresá-rios. A gerente de fomento econômico da prefeitura, Cristiane Louzada Jussim, atribui o sucesso ao trabalho de divulgação que vem sen-do feito e ao bom momento que a cidade vive.

Segundo Cristiane, a maioria dos empréstimos vai para empreendedores do comércio. Para que a pessoa tenha acesso a esse serviço, inicialmente, ela precisa ob-ter informação. “Temos fei-to o trabalho de ir a campo,

divulgar e tirar dúvidas das pessoas. Estamos em visitas constantes a bairros e locali-dades, para apresentar a pos-sibilidade do empréstimo”, comentou Cristiane.

Ela ressalta ainda que os empreendedores individuais

estão cada vez mais procu-rando por empréstimo. “Isso demonstra que o município está vivendo um bom mo-mento econômico. Nossa expectativa é que esse nú-mero continuar a crescer”, comentou.

Em um comparativo com o ano passado, Cristiane já aponta que ao final de 2011, seguindo essa projeção, o número de operações irá superar 2010 com folga. No ano passado foram realizadas 457 operações. Até o mês de julho deste ano já foram re-gistradas 312. “Levando em conta que ainda faltam cin-co meses, a expectativa é que as agências sejam indicadas

O Ministério Público, por meio do Grupo Especial de Trabalho Social (Getso), parti-cipará de evento no município de Jerônimo Monteiro para oferecer serviços sociais básicos, sem qualquer custo à popula-ção mais carente.

As áreas atendidas são de saú-de, educação, lazer e cidadania.

Cachoeiro de Itapemirim será o local de encontro para debater políticas públicas de promoção da cidadania das lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT). A Conferência Regional será no próximo dia 17, no CRAS do bairro Jardim Itapemirim, de 8h00 as 18h00 e vai contar com a participação de 15 municípios, como Anchieta, Marataízes, Muqui, Mimoso, Atílio Vivác-qua, Jerônimo Monteiro, entre outros.

Segundo informações da Se-cretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, a conferên-cia vai trabalhar com grupos de debate sobre a temática “Políti-cas Públicas e Direitos Humanos de LGBT”, que é proposta pelo Governo Federal e trabalhada de forma regional nos Estados e Municípios.

A conferência municipal será a oportunidade de os municípios debaterem as questões sobre o tema e apresentar propostas que serão levadas para a conferência

SEXTA-FEIRA, 12/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 05GERALwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM JERÔNIMO MONTEIRO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Nossocrédito Cachoeiro é a que mais empresta no estado MAIS UMA vEz, AS AGênCIAS FECHARAM O MêS COM núMERO »

DE COnTRATOS SUPERIOR AS DEMAIS DO ESPíRITO SAnTO

Cristiane Jussim atribui o alto volume de empréstimos ao bom momento econômico que Cachoeiro vive

filipe [email protected]

filipe rodrigues

Valores: de R$ 200 a R$ 7,5 mil; Taxa de juros: 0,9% ao mês;Prazos: até 12 meses para capital de giro; ou

até 24 meses para investimento fixo;Prazo de carência: até 3 meses.

COnFIRA AS COnDIçõES OPERACIOnAIS DO nOSSOCRéDITO:

Getso oferece serviços à população

Conferência vai debater promoção da cidadania LGBT

O evento vai ser realizado pelo Serviço Nacional de Aprendi-zagem Rural (Senar/AR-EE), amanhã, de 8h00às 17h00.

O Getso oferecerá serviços de reconhecimento de pater-nidade voluntário, orientação sobre DNA e pedidos de 2ª via de Certidão de Nascimento e de Casamento.

estadual e, posteriormente, a na-cional, que ocorre em Brasília, 15 a 18 de dezembro de 2011, com o tema “Por um país livre da po-breza e da discriminação: promo-vendo a cidadania LGBT”.

Entre as diretrizes de trabalho estão: avaliar e propor as dire-trizes para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e à promoção dos direitos huma-nos e cidadania da população LGBT no Brasil; avaliar a imple-mentação e execução do Plano Nacional de Promoção da Ci-dadania e Direitos Humanos de LGBT e propor estratégias para seu fortalecimento; e propor di-retrizes para a implementação de políticas públicas de combate à pobreza e à discriminação da população LGBT.

Para a conferência de Cacho-eiro serão abertas 10 vagas, ini-cialmente. Caso haja mais vagas no dia esse número poderá ser ampliado. Serão apresentadas também atrações culturais.

com a medalha de prata. No ano passado fomos bronze”, contou.

PARA OBTER O CRéDITOPara conseguir o finan-

ciamento, basta estar pro-duzindo no município há mais de seis meses, no setor formal ou informal; residir há mais de dois anos no município, em endereço fixo, ou ter seu negócio es-tabelecido há mais de dois anos no local; ter o nome limpo no Serasa e no SPC; ter renda bruta menor que R$ 240 mil nos 12 meses anteriores à data da solici-tação do financiamento, e apresentar avalista.

Page 6: Edição 106

SEXTA-FEIRA, » 12//08/2011

Festa do abacaxiTeve início ontem e vai até

domingo, a “X Festa do Abacaxi”, em Marataízes. O evento, promovido pela

Associação de Moradores e Agricultores Familiares de Brejo dos Patos, já se tornou tradição no município e promete animar

o fim de semana. Entre as diversas atrações, destacam-se a corrida de kart no barro,

cavalgada, moda de viola, concurso da Rainha do Abacaxi,

shows e muito mais. Vale lembrar que o município é um

dos maiores produtores da fruta no estado.

encontro do PolivalenteÉ amanhã o tão esperado “VI Encontro de ex-alunos e ex-professores do Polivalente”. Desta vez, serão duas festas, uma religiosa na sede da escola e outra em Itapemirim, com música ao vivo. Na foto, um dos líderes do evento, Eduardo Rodrigues e o antigo símbolo da escola.

lagoa do siriMarataízes é um município muito privilegiado pelo

número de lagoas que possui, por isto,

precisamos preservá-las. Na foto, a Lagoa do

Siri é a mais cogitada e mais bonita de todas,

merecendo cuidados ambientais por parte de todos os moradores do

município.

cultura aFroAcontece amanhã e domingo, o 5º Encontro de Bandas de Congo e Jongo de São Mateus, no interior de Anchieta, com participação de grupos de vários municípios. A programação será bem animada e conta também com exposições fotográficas e de relíquias, palestras, folia de reis e almoço comunitário com prato típico da cultura afro. O projeto foi contemplado com o prêmio Anchieta Arte e Cultura 2010.

caminhadas e trilhasUm passeio até as montanhas de Monte Cristo, de onde se avistará o litoral de Marataízes, o Pico da bandeira e muitos outros. Acontecerá amanhã, no distrito de Rive, em Alegre, com saída de Cachoeiro, promovido pela Ong www.caminhadasetrilhas.com.br, a mesma que divulga o Parque das Falésias. O passeio é uma forma de propagar a importância da preservação do Meio Ambiente.

06

www.AQUIES.com.br

poR MARcElo SoncIno | (28) 9945 4927 | [email protected]

Vip’s do LiToRAL

Page 7: Edição 106

Será realizado hoje em Cachoeiro o primeiro show da edição 2011 do projeto Circulação Cul-tural. O grupo que irá se apresentar é o Mukeka di Rato. A apresentação deles vai ser no Circo da Cultu-ra, a partir das 20h00. A entrada é franca.

O grupo hardcore punk, de Vila Velha, criado em 1995, segundo eles, nas-ceu com a intenção de “destruir o mundo”. Para isso, passaram a usar o sa-carmos de suas letras como principal arma de “destrui-ção”. Esta fórmula rendeu a Sandro (voz), Mozine (baixo/voz), Paulista (gui-tarra/voz) e Brek (bateria) uma consolidada carreira no cenário independente, que inclui os discos “Pas-

qualin na Terra do Xupa-Kabra” (1997), “Gaiola” (1999), “Acabar Com Você” (2001) e “Máquina de Fazer” (2004). Além de shows pelo país, a presença em festivais tradicionais e lançamentos no exterior: EUA, Suécia, Austrália, Finlândia e Japão.

Hardcore diferente A própria banda se in-

titula como um estilo diferente de hardcore. “Mukeka di Rato é hardco-re, mas de um modo dife-rente. De palito de dente no canto da boca, não de franja e roupinha desco-lada. De chinelo de dedo, não de coturno. Sem dedo na cara – isso não faz o nosso tipo, que está mais para personagens folclóri-cos “feios” que Monteiro Lobato deixou de fora de sua obra – a banda faz crí-ticas sociais, mas de forma arguciosa”, disseram.

novo trabalHoA banda agora está com

um novo disco no merca-do, o “Atletas de Fristo”, sucessor do álbum “Car-ne”, lançado em 2007. O novo disco tem a pro-dução de Fabio Mozine e mixagem e masterização de Ricardo Mendes, man-tiveram um clima despre-tensioso, e bastante pen-sado em relação a timbres, coesão e musicas.

A faixa de abertura inti-tulada “Atletas de Fristo” começa com uma batida clássica e seca de hardcore do baterista Brek, bastante seguro do que está fazendo junto com o vocal potente e sujo de Sandro: “Mais de 500 milhas / Corren-do sem parar /Maratona no abismo / A avalanche vai chegar / Os Atletas de Fristo / Não deixam a to-cha apagar / Se acabar o combustível / Vendem a mãe pra incinerar.”

SEXTA-FEIRA, 12/08/2011 DIÁRIO| Ano 1 | n° 106

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

O gRupO DE hARDCORE vAI SE ApRESEnTAR hOjE àS 20h00 »

o grupo hardcore lançou recentemente seu novo trabalho, o disco “atletas de frisco”

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

divulgação

beer cHickenPrato: “Lapidus” - Galeto

na pedra acompanhado de fritas.

endereço: Avenida Beira Rio, s/nº - Guandu. telefone: (28) 3522-9677 (28) 3522-9677

cHurrascaria rio GrandePrato: “Madrepérola” -

Salmão grelhado ao molho de alcaparras, acompanhado de purê de batatas e arroz branco.

endereço: Avenida Beira Rio, 24. telefones: (28) 3521-1980 3526-0666.

cia. das MassasPrato: “Vermelho Xangô”

- Salmão assado com ervas,cebola, aspargo no azeite extra virgem, acompanhado de arroz com ervas.

endereço: Rua Maurílio Coelho, 78 – Ilha da Luz. telefone: (28) 3522-9515

downtown vídeo barPrato: “Delicatus” - Combinado

com 4 sashimis de salmão, 4 sashimis de atum, 2 sushis de salmão, 2 sushis de atum, 2 sushis de peixe branco, 4 Califórnia e 4 Filadélfia roll.

endereço: Rua Capitão Deslandes, nº1 - Centro. telefones: (28) 2101-6777 (28) 2101-6777

kiko’s PizzariaPrato: “Catão Bahia” - Truta ao

molho baiano.endereço: Avenida Beira Rio, s/nº

- Guandu. telefone: (28) 3511-8290 (28) 3511-8290

Pizzaria venetaPrato: “Meteorus” - Fetutine

(massa caseira) à base de azeite extra virgem, com molho especial

de berinjela com azeitonas roxas, gratinado ao queijo.

endereço: Rua 25 de Março, Shopping Cachoeiro – Centro. telefones: (28) 3200-5688 3511-1870.

Mourad´s restaurantePrato: “Aquarela do Brasil” -

Moqueca capixaba.endereço: Praça Jerônimo

Monteiro – Centro. telefone: (28) 3522-9823

olivier bar e restaurantePrato: “Candelarius” - Lascas de

bacalhau do Porto, purê de batatas com maionese, queijo parmesão, cebolas, alho, azeite e azeitonas pretas.

endereço: Rua Capitão Deslandes, nº1 - Centro. telefone: (28) 2101-6775

Parkin Pizza GrillPrato: “Crema Bordeaux” -

Medalhões de filé-mignon sobre creme de mandioquinha e legumes salteados na manteiga, acompanhados de arroz branco.

endereço: Praça Benjamin Silva, 27 – Independência. telefone: (28) 3521-6833

restaurante bistrôPrato: “Amêndoa Light” - Filé-

mignon grelhado acompanhado

de molho de shitake, arroz de amêndoas e batatas soutê.

endereço: Avenida Cristiano Dias Lopes, 9 - Gilberto Machado. Telefone: (28) 3522-1102

restaurante bon aPetitPrato: “Fusion” - Filé-mignon com

fritas e pão de alho. endereço: Rua 25 de março

(Shopping Cachoeiro, 2º piso) – Centro. telefone: (28) 3521-7298

dieners bar e restaurantePrato: “Infinity” - Feijão tropeiro

acompanhado de costelinha suína.

endereço: Rua Dom Fernando, 103 - Independência. telefone: (28) 3522-9796

restaurante doM tonicoPrato: “Ouro Brasil” - Filé-mignon

ao molho de uvas acompanhado de arroz de ervas.

endereço: Rua Braz Antônio Lofego, 14 - Gilberto Machado. telefone: (28) 3522-4644.

restaurante kellyPrato: “Cristalo” - Peito de frango

com molho branco, requeijão cremoso, ervas aromáticas e batata palha.

endereço: Avenida Beira Rio, 141 – Guandu. Telefone: (28) 3522-1768

restaurante Molina’s GourMetPrato: “Branco Ceará” - Bacalhau

regado ao azeite, azeitonas pretas, palmito fidalgo, creme de batata, cobertura de catupiry, claras em neve, decorado com rodelas de cebolas e azeitonas.

endereço: Sest/Senat – BNH. telefone: (28) 3517-6940.

Muniz cHurrascaria e restaurantePrato: “Marrom Imperador” -

Filé-mignon ao molho madeira e champignon acompanhado de arroz a piamontese.

endereço: Rodovia Cachoeiro X Alegre (482-ES), s/n°. telefone: 3517-7464.

restaurante sabor de casaPrato: “Branco Siena” - Caldo de

feijão branco, com bacon, paio e calabresinha, coberto com cheiro verde e torresmo, servido dentro de um pão italiano.

endereço: Rua Rubens Rangel, 1 - Km 90. telefone: (28) 3521-0794

restaurante saborePrato: “Revolution” - Massas

com seis acompanhamentos e um molho.

endereço: Rua 25 de março (Shopping Cachoeiro, 2º piso) – Centro. telefone: (28) 3511-1865.

restaurante talbekPrato: “Giallo Ornamental”

- Estrogonofe de frango com palmito.

endereços: Rua Siqueira Lima, 11 - Centro, e Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, no Shopping Sul - Gilberto Machado. telefone: (28) 3521-6282

restaurante e Pizzaria zardosPrato: “Vermelho Brasília” -

Mistura fina.endereço: Rua Estrela Norte,

31 – Sumaré. telefone: (28) 3522-4594

sitio MoitãoPrato: “Forest Green” -

Filé de tilápia na chapa acompanhada de molho de alcaparras.

endereço: Localidade de Moitãozinho, na rodovia Cachoeiro x Atílio Vivacqua. telefone: (28) 3522-4799

tHe cesar - culinária conteMPorâneaPrato: “Golden Fantasy”

- Bife chorizzo ao trio de cogumelos guarnecido com risoto siciliano e molho rôte. endereço: Rua Clarice Toledo Carvalho, 96 - Gilberto Machado.

telefone: (28) 3036-2016

Mukeka di Rato no CiRCo da CultuRa

Page 8: Edição 106

sexta-FeIRa, 12/08/2011 CaCHOeIRO De ItaPeMIRIM e ReGIÃO sUL02 www.aquies.com.br

Gustavo [email protected]

LEANDRO MOREIRA

A noite de hoje é especial para o asilo João XXIII, pois será a festa de aniversário de Parraro Scherrer. Com cer-teza parece não ter uma li-gação lógica esses dois fatos, porém, para quem conhece o locutor e apresentador sabe que há. É que todo convida-do da festa, como presente, deve levar um pacote de frauda geriátrica. E elas se-rão doadas para o asilo, que tem uma grande necessidade deste material.

“Todo aniversário peço algo para doar. Este ano escolhi o asilo João XXIII. Lá tem 80 idosos e 30 deles estão acamados, e a maior carência que se tem sãos as fraudas”, disse Parraro. Essa iniciativa acontece há mui-

tos anos. Somente no ano passado, o locutor conseguiu arrecadar 10 mil fraudas que foram doadas ao grupo Prin-cesa do Sul.

Parraro conta como nasceu a ideia de usar seu aniversário para ajudar os mais carentes. “Nós, que somos pessoas pú-blicas, temos que usar isso para ajudar as pessoas. No rádio e na TV, você ganha muitos presentes, coisas que muitas vezes não vai nem usar, mas que as pessoas dão para nos prestigiar. Então, nada mais justo do que pres-tigiar alguém e ainda ajudar ao próximo”, contou.

O aPResentaR/LOCUtOR »PaRRaRO sCHeRReR

ReCebeR DOações eM sUa

Festa De anIveRsáRIO

DOaçÃO em DIa De Festa COLUna sRta. ávILa

RECAÍDA

Quero mais uma dose, apenas mais uma.Quero sentir em meus lábios o gosto já

quase esquecido da sua boca, da sua pele suave e amarga, que alimenta meus desejos mais profundos e fantasias mais surreais.

Embebedar-me despudoradamente das suas palavras, toques, e perder a vergonha, aguçar meus sentidos, usando o suor que escorre por sua pele como trilha pra encontrar meu paraíso perdido.

Ouvir aquelas mesmas canções, dançar embalada por seus braços, num movimento harmônico, onde corpo e alma se fundem, se completam, se encaixam.

Quero um último suspiro, ouvir sua respiração ritmada pelos batimentos acelerados do seu coração. Quero exaurir minhas energias, passando pra você numa sincronia perfeita meu calor, meu amor, minha vida.

Quero uma dose, apenas mais uma.Dos momentos em que fantasia e realidade não se distinguiam, em que o tempo

não ousava passar e o mundo por instantes intermináveis girava em câmera lenta, propagando o som das risadas sem motivo, eternizando numa tela invisível pintada sobre um lençol branco a beira mar a imagem mais expressiva e sincera da felicidade.

Quero dar-me em pedaços e por inteiro, sentindo suas mãos me desbravando. Descobrindo em cada curva um arrepio, um sinal de que tudo em mim reage a você.

Quero uma gota do que já passou pra suprir meu vício sempre latente de me entregar sem reservas, apenas mais uma vez, quero apenas mais uma dose.

Essa ideia pioneira já co-meçou a ser seguida por ou-tras pessoas, como conta o apresentador. “Nos últimos anos outras pessoas têm feito a mesma coisa, a exemplo o Mauricio Daltio, da Secreta-ria de Educação”, disse.

Segundo Parraro, o objeti-vo maior dessa campanha é conscientizar as pessoas sobre a importância de ajudar ao próximo, levantar também a questão dos idosos, que muitas vezes são deixados pela família. “Quero que os vizinhos passem a observar esse tipo de situação e que façam algo para ajudar a essas pessoas”, revelou.

Como presente de aniversário Parrarro que ganhar fraudas

geriátricas para doar ao asilo João XXIII

Page 9: Edição 106

sexta-FeIRa, 12/08/2011 CaCHOeIRO De ItaPeMIRIM e ReGIÃO sUL 03www.aquies.com.br

Áries Touro Gêmeos20/0320/04

21/0420/05

21/0520/06

Energias muito favoráveis continuam em seu entorno e você poderá recuperar o tempo perdido no amor. Cuidado apenas com algumas ilusões que podem acontecer neste período. Mudanças nas relações familiares.

As energias continuam favoráveis para sua carreira e os relacionamentos familiares. Júpiter continua enviando benefícios em todos os setores. Estudos e viagens se misturam e trazem esperança renovada.

Dedique seu tempo para o aprimoramento dos estudos e planeje uma pequena viagem de trabalho. A fase é ótima para as reuniões de negócios e acordos comerciais. Vida social movimentada.

Reynaldo Gianecchini está Com Câncer Reynaldo Gianecchini, internado há uma

semana em São Paulo, recebeu o diagnóstico de que está com câncer. O ator tem um linfoma do tipo não Hodgkin (que atinge os gânglios linfáticos). O hospital Sírio-Libanês confirma a informação e afirma que Giane começa as sessões de quimioterapia nas próximas semanas. “Estou pronto para a luta e conto com o carinho e amor de todos vocês”, diz Gianecchini em comunicado divulgado pela Globo.

Atriz Grávida Lavínia Vlasak, que interpretou a

falsa e infiel Úrsula em “Insensato Coração”, está grávida do segundo filho. Casada com o empresário Celso Colombo, a atriz já é mãe de Felipe, de dois anos e meio.

Nasce primeiro filho da apresentadora ElianaEliana deu à luz na noite desta quarta-feira, 10, na maternidade

Pro Matre Paulista, em São Paulo, segundo informações do Ego. De acordo com a publicação, Arthur Michaelichen Bezerra Bôscoli, primeiro filho da apresentadora e fruto de seu relacionamento com o músico João Marcello Bôscoli - filho de Elis Regina - nasceu às 21h30 e passa bem. Em tempo - O programa de Eliana, exibido aos domingos pelo SBT, vai contar com um time de estrelas para substituir a apresentadora durante sua licença maternidade. Quem já passou por lá para gravar foi o cantor baiano Léo Santana. O programa com a participação especial do líder da banda Parangolé vai ao ar no dia 21 de agosto.

Malhação - Globo - 17h30 Raquel implora a Catarina

para que faça com que Pedro a converse com ela. Dona Zica fica penalizada ao descobrir que a doença de Aurora está em estágio terminal. Catarina convence Pedro a se encontrar com Raquel. Raquel ameaça contar tudo o que sabe sobre Lúcio se ele não parar de ameaçar Pedro. Pedro e Raquel se encontram.

Cordel Encantado - Globo, 18h00Miguézim tem um sonho e

pega um antigo pergaminho no baú do tesouro de Seráfia. Augusto anuncia para o povo de Seráfia seu casamento com Maria Cesária e o de Felipe com Açucena. Timóteo conta para Batoré e Patácio sobre o tesouro de Seráfia e pede sua liberdade para dizer quem o está guardando. Úrsula propõe que Herculano fuja com ela. Miguézim vê uma antiga foto de um parente de Benvinda e percebe a semelhança com o retrato

que ele encontrou no baú do tesouro da corte.

Morde e Assopra - Globo, 19h15Ícaro se declara para Júlia.

Os policiais seguem as pistas de Naomi até a fazenda de Abner, mas ele a protege. Minerva descobre que Isaías sacou todo o dinheiro das contas no exterior. Abner pede para Bento esconder Naomi em sua casa quando ele se casar. Os convidados chegam à igreja para o casamento de Abner e Celeste. Celeste pega a tiara do armário de Salomé e Áureo a ajeita em sua cabeça. Ícaro reconhece a tiara usada por Celeste e provoca a maior confusão. Wilson prende Celeste e Salomé.

Rebelde - Record - 19h00 Binho tenta explicar,

mas Diego quer ouvir da namorada o que aconteceu. Pedro ameaça bater em Binho e a turma toda se divide. Becky convida Lupi para ser padrinho de

Câncer leão Virgem21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Mesmo que um projeto em andamento tenha que ser revisado, não se preocupe, pois apesar de algumas energias em seu entorno estarem mais densas, no final, sua vida material dará um grande passo.

O passado pode voltar na forma de estudo, viagem, amizade ou mesmo um antigo amor. A fase é bastante positiva apesar de Mercúrio retrogrado em seu signo. Marte em Câncer pode derrubar sua energia, portanto cuide-se.

Nesta fase você deve cuidar de sua saúde, especialmente do sistema respiratório. Seu campo de energia continua aberto e por isso você deve evitar pessoas e ambientes carregados. Banhos de ervas mostram ótimos resultados.

libra Escorpião Sagitário23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

Um contrato já firmado pode voltar para ser revisado. Caso isso aconteça, não se preocupe, pois sua carreira que está em fase de mudanças tende a se estabilizar. A fase é boa para trabalhos em equipe e projetos sociais.

Alguns projetos profissionais podem dar para trás, mas fique tranquilo, é apenas por um tempo. O sucesso profissional já está sendo desenhado no Universo, é só uma questão de tempo. Fase ótima para os relacionamentos.

As energias em seu entorno são bastante favoráveis, apesar de alguns atrasos, especialmente relacionados aos estudos e às viagens. Um projeto antigo pode ressurgir e pedirá uma reavaliação. Fé renovada.

Capricórnio 22/1221/01 Aquário 21/01

18/02 Peixes 19/0219/03

Algumas emoções podem incomodar muito e o passado, na forma de sentimentos, pode voltar. É hora de fazer uma limpeza geral em seu mundo emocional. Não tenha medo e enfrente seus fantasmas.

Nesta fase o foco de sua vida deve ser o trabalho e seu relacionamento com ele. Novas e antigas propostas, projetos e planos. Cuidado para não se envolver em discussões desnecessárias com seu amor.

Antigas amizades e amores continuam voltando para perto de você. Vida doméstica com algumas novidades e possibilidade de expansão e crescimento. Um novo membro pode chegar à família.

HORÓsCOPO

BaBaDOs DO DIa ResUMO Das NOVeLas

seu nenê. Carla inicia o tratamento para bulimia com Raquel. Binho diz a Roberta que ela não contará nada, e que caso resolva abrir a boca ele irá acabar com a vida de todos os rebeldes. Roberta conta para Pedro sobre a ameaça de Binho. Pilar diz a Binho que não quer mais saber de armações com ele. Pedro conta a Alice, Tomás, Carla e Diego que Roberta foi embora do colégio.

Vidas em Jogo - Record - 22h15 Francisco não cede à

chantagem de Patrícia. Depois que ela vai embora, ele desaba e fica preocupado com a ameaça. Marizete volta para casa achando que pegaria José e Marta em flagrante, mas se surpreende ao ver uma festa. Maurício se encontra com a pessoa que o ajudou a explodir o veleiro. Uma pessoa os fotografa de longe. Cleber pede que Ernesto entregue Ivan para polícia e o culpe pelo sequestro de Patrícia.

Page 10: Edição 106

04

Noite de Estrelas »Como não poderia ser diferente, diante da sua

importância social e grande prestígio, o vernissage de Maria Helena Nemer Salles foi prestigiado por uma constelação de celebridades sociais. Passaram por lá seus familiares, os amigos imprescindíveis e uma legião de fãs da artista.

Exposição Comemorativa »O convite para a exposição comemorativa foi feito

pela Secretária Municipal de Cultura de Cachoeiro, Cristiane Paris, e respaldado pelo nosso Prefeito Carlos Casteglione, e não poderia ter sido feito à outra pessoa, que não fosse Maria Helena, pela sensibilidade artística e talento, lindamente aceito.

Sensibilidade Artística »A artista não só aceitou o convite como

provou que seu talento vem de uma fonte inesgotável de criatividade sensível e delicada. As telas representam de forma inquestionável a beleza das poesias de Newton Braga e toda a sua simplicidade profunda, reconhecida por leigos e especialistas.

Dois Tesouros Cachoeirenses »Se vivo fosse, Newton Braga não só aprovaria o

trabalho da artista como iria retribuir a homenagem poetizando as reações dos convidados, que ao admirar as telas expressavam aquele sorriso encantador de quem se deixa tocar por palavras simples, que não precisam de explicação.

O Talento Elegante deMaria Helena Nemer Sales

Quando Deus se inspirou para dar vida a Maria He-lena Nemer Salles, mostrou o poder de sua criação concebendo um ser humano admirável por inúmeras qualidades, tais como elegância, humildade, generosi-dade, bondade e gentileza. E para provar que estava realmente inspirado, ainda tocou a alma desta mulher incrível, com um talento especial para as artes plásticas. Prova disso, foi o retumbante sucesso do vernissage de abertura da nova exposição da artista realizado na últi-ma quarta-feira, intitulada “Inquietudes”, inspirada nos poemas de Newton Braga, que está em cartaz na Sala Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro. A exposição faz parte das comemorações do centenário de um dos maiores poetas de todos os tempos.

Foto SemcoS / PmcI

Curiosidades da Inspiração »Há alguns meses, Glorinha Nemer, filha da artista,

me confidenciou que a mãe estava frequentando a Casa dos Braga, como forma de se inspirar para a exposição, que naquela época ainda era só uma idéia. Pelo visto, nos momentos solitários de inspiração, Rubem e Newton tenham soprado nos ouvidos de Maria Helena, belos textos sobre a beleza da arte dos que nascem por estas terras.

sexta-FeIRa, » 12/08/2011

www.aQUIes.com.br

Outros amigos queridos que não poderiam deixar de prestigiar a artista foram meus queridos REGINA GRAFANASSI, MARLI RUBIM e EDMAR BRANDÃO.

Visita Imperdível »Visitar a exposição “Inquietudes” é um

programa obrigatório para quem tem bom gosto e sabe admirar coisas belas. Se você tiver muita sorte, e eu aconselho que você reze para ter, quem sabe não terá o prazer de encontrar a artista por lá, para entender o porquê de eu ter escrito uma coluna tão aduladora como esta. Ela merece muito mais.

A Primeira Dama DODORA

CASTEGLIONE fez questão de prestigiar

o vernissage de abertura da exposição de

MARIA HELENA NEMER SALLES, representando o nosso Prefeito.

Page 11: Edição 106

Foi realizado nesta semana em São José do Calçado uma etapa do Programa Estadual de Redução da Pobreza (In-cluir). O evento, que ocorreu nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado no Bairro João Marcelino de Freitas, con-tou com a presença do chefe de gabinete, Addison Antônio de Rezende Viana, que repre-sentou o prefeito José Carlos de Almeida, o vice-prefeito, Bento Braz Almeida Xavier, secretariados, monitores do Peti, Cras e Creas local, verea-dores do municipio e vizinho, o subsecretário de Estado Para Assuntos Administrativos da SEASTDH, Marcelo Pimentel e populares.

O Programa Incluir, que é uma versão capixaba do Pro-grama Federal Brasil Sem Mi-séria, tem como escopo reduzir a pobreza no Espírito Santo através da localização das famí-lias em situação de pobreza e extrema pobreza que não estão cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico).

O palestrante/secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, avaliou que é preciso que todos se unam e ajudem o

desenvolver do programa, uma vez que é essencial localizar as famílias pobres e de extrema pobreza, pois se as mesmas não estiverem recebendo a Bolsa Família precisaram ser enca-minhadas à Secretaria de Ação Social.

“Precisamos nos envolver, a responsabilidade com as famí-lias que não recebem direitos do governo é de todos nós. Todo mundo no Brasil tem um pou-co de técnico de futebol, mas não de assistente social”, disse o secretário.

Rodrigo advertiu que al-guns utilizam o Bolsa Família sem precisar, prejudicando aqueles que realmente neces-sitam.

“Tem pessoas que usam de má fé o bolsa família. Isso pre-

judica a quem precisa. Uma pessoa que vive com uma ren-da mensal de R$ 70 quando enche a ‘cara’ de cachaça é mal interpretado. Por isso, muitos o taxam de cachaceiro e va-gabundo. Não é que a pessoa seja ruim ou vagabunda, isso é uma forma dele esquecer a si-tuação ruim. Alguém de vocês aqui consegue viver com essa renda mensal?”, arrematou.

IncluIr O governo do Estado, atra-

vés da Secretaria de Assistên-cia Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH) lan-çou o Programa Capixaba de Redução da Pobreza - Incluir, nos municípios de São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Jerônimo Monteiro.

SEXTA-FEIRA, 12/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 11CIDADESwww.AQUIES.com.br

Sérgio [email protected]

SÃO JOSÉ DO cAlÇADO cAcHOEIrO DE ITAPEMIrIM

Etapa do Incluir é realizada no Caparaó

O PROGRAMA é UMA vERSÃO DO BRASIL SEM MISéRIA, DO GOvERnO FEDERAL »SÉRGIO OLIVEIRA

dIVuLGAçãO/PMCI

cOrOllA XEI – 10/11 – AuTOMÁTIcO – PrETO – SOSSAI – 3322 3322

crOSSFOX VW – GII -10/11 – 13.000 KM – cOMPlETO – SOSSAI – 33223322

FOX – 1.0 – cOMPlETO – PrATA – GAS – 07/08 – TEl. 3322 3322 – SOSSAI VEÍculOS

TOYOTA cOrOllA – XEI – 1.8 – FlEX – MEc. 08/09 – cInZA – TEl. 3322 3322 – SOSSAI VEÍculOS

TOYOTA HIluX – SrV 4 X 4 – 04/04 – PrATA – cOMPlETA - r$ 54.000,00 - TEl. 3322 3322 – SOSSAI VEÍculOS

GOlF GEnErATIOn – 1.6 – cOMPlETO – 04/04 – PrATA – GAS – TEl 3322 3322 – SOSSAI VEÍculOS

FOrD rAnGEr XlT lIMITED – 05/05 – PrETA – cOMPlETA – 3322 3322 – SOSSAI VEÍculOS

O programa é direcionado aos capixabas cuja renda fami-liar é de até R$ 70,00 por pes-soa. Do público-alvo, 90,08% vivem na zona urbana e 9,2% na área rural. O mesmo ainda adota a linha do Brasil Sem Miséria, entretanto algumas diferenças são visíveis. A situ-ação não é de ‘cara bonita’ no Espírito Santo, mais de 31 mil famílias se encontram em con-dição de extrema vulnerabilida-de socioeconômica e exclusão social. Pensando nesse público, o Estado promoverá a inclusão social, a cidadania e a emanci-pação destas famílias por meio de projetos e ações sociais.

O objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. O Incluir vai loca-lizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma in-tegrada nos mais diversos pro-gramas de acordo com as suas necessidades.

Entre as estratégias do Incluir estão a Busca Ativa, Seleção e Acompanhamento das Famí-lias, Protocolo específico de atendimento, Fortalecimento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), Transferên-cia de Renda e Plano de Eman-cipação Familiar. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) serão os pontos de atendimento dos programas englobados pelo Incluir.

Tradicional ponto de en-contro das comunidades do bairro Aquidaban e região, em Cachoeiro de Itapemirim, a praça Elísio Imperial será en-tregue aos moradores na noite de hoje, após reforma com re-cursos próprios da prefeitura.

Para comemorar as melho-rias, o prefeito Carlos Caste-glione, secretários municipais e a comunidade participam de uma série de atividades no dia. O projeto Ruas de Lazer, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, abre a programação às 17h00, com jogos e brincadeiras vol-tados principalmente para as crianças. Em seguida tem apresentações culturais e, às 20h00, show com o grupo de pagode Fascinasamba.

A reforma teve início em outubro do ano passado e chegou a ser interrompida a pedido dos moradores, que sugeriram uma alteração no

Praça Elísio Imperial será entregue reformada nesta sexta

projeto. A prefeitura atendeu e retomou as obras em feve-reiro.

Entre as melhorias feitas pela Secretaria Municipal de Obras estão a reforma do piso e das telas de proteção, pintu-ra e construção de arquiban-cada na quadra, instalação de playground para as crianças e de mesa de jogos e construção de passeio público nos moldes da nova lei municipal Calça-da Cidadã e rampas para levar mais acessibilidade à praça.

O novo piso da quadra de esportes leva mais segurança aos frequentadores e tranqui-lidade aos pais. “O piso teve acabamento da mais alta qua-lidade, com polimento com máquina. É uma novidade que levamos àquela obra, e a quadra da Elísio Imperial é a primeira com esse tipo de material em Cachoeiro”, des-taca o secretário municipal de Obras, Leandro Moreno.

Page 12: Edição 106

SEXTA-FEIRA, 12/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br12 CIDADES

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

ATÍLIO VIVÁCQUA

Brincadeiras animam Dia do Estudante na Deusdedit Baptista

OS ALUnOS TIvERAM UM DIA DE DESCOnTRAçÃO AO SOM DE MúSICA E COM bRInCADEIRAS »divulgação/PMCi

Visitas para atendimento veterinário gratuitoHoje, mais duas proprieda-

des de Atílio Vivácqua serão beneficiadas com atendimen-tos do Programa Ação Global em Pecuária de Leite. Trata-se de uma iniciativa que, desde 2007, oferece acompanhamen-to veterinário para 20 produ-tores rurais do município, por meio de uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa,

Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Faculdade de Castelo (Facastelo), Prefeitura Municipal e Cooperativa de Laticínios Selita.

Os atendimentos são direcio-nados aos produtores de base fa-miliar do município. Desta vez, serão beneficiados os agriculto-res Rogério Rosa Teixeira e José Carlos de Almeida Canzian,

ambos da Comunidade Praça do Oriente. Os pecuaristas irão receber o grupo de técnicos do Incaper e da Secretaria Munici-pal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Semderma), alunos e professores da Facaste-lo, a partir das 8h30min, para que sejam identificados os ani-mais em período de prenhez.

A assistência é gratuita e, de acordo com o extensionista do Incaper Jovany Rita Soa-res, oferece auxílio nas áreas de produção, reprodução, clínica médica e cirúrgica dos animais. “Nesta visita de sexta-feira, os alunos irão realizar o toque e diagnosticar se as vacas das propriedades estão prenhes. As atividades são acompanhadas

e supervisionadas pelos profes-sores. O Programa tem como objetivo fortalecer a atividade leiteira na região, bem como proporcionar conhecimentos práticos para os universitários envolvidos no projeto”, diz.

No município, a pecuária leiteira é a segunda principal atividade econômica, seguin-do apenas a cafeicultura, e en-

volve, aproximadamente, 170 propriedades. Por ano, são pro-duzidos cerca de seis milhões de litros de leite. Produtores de Atílio Vivácqua interessados em participar do programa de Ação Global em Pecuária de Leite devem entrar em contato com o Escritório Local do Inca-per, pelo telefone para contato é (28) 3538-1233.

Jogos, brincadeiras, pa-lestras e música. Essas são algumas das atividades que marcaram as comemora-ções deste Dia do Estudan-te (11) na escola municipal Deusdedit Baptista, no Alto Coramara. Alunos de todos os anos da educação básica participaram de uma pro-gramação especial na escola, que começou ontem e con-tinua hoje.

No primeiro dia de ativi-dades, a diversão começou cedo para o turno matutino. Os estudantes participaram de um louvor conduzido pela Banda Jota G na qua-dra da escola. Em seguida, os alunos do 1º ao 5º foram para as salas, onde puderam participar de brincadeiras

pedagógicas e assistiram a filmes infantis, enquanto os do 6º ao 9º participavam de uma palestra sobre sexuali-dade e os perigos das drogas na adolescência.

Nas duas últimas aulas, campeonatos de queimada e futsal garantiram a anima-ção das turmas, que volta-ram para a quadra para mo-mentos de integração, em companhia dos professores. Para oferecer energia para os estudantes participarem de toda a programação, a hora do recreio contou com um prato aprovado pelos alunos - feijão tropeiro.

A professora de Língua Portuguesa Poliana Bighi Bonatto contou que está sendo uma oportunidade

de promover a socialização e a integração entre alunos e corpo docente. “É um mo-mento de descontração, de interação. Até os professo-res jogaram com os alunos. Além disso, é uma oportuni-dade de sairmos um pouco de sala de aula para propor-mos atividades diferentes das do cotidiano”.

DIVERsãOHoje, a programação con-

tinua, com mais jogos, brin-cadeiras, apresentação de danças de rua e desfile. Os alunos do 1º ao 5º também vão levar para casa a lem-brancinha do Dia dos Pais, que varia de acordo com o ano que o estudante está cursando.

Segundo a pedagoga Re-giane Cristina Gabriel Vantil Silva, também serão desen-volvidas atividades no turno vespertino com o objetivo de fazer o resgate do sentido do Dia do Estudante, além de proporcionar um mo-mento de descontração para professores e alunos. “Nesses dois dias, a proposta é fazer uma atividade diferencia-da para comemorar a data, bem como promover o rela-xamento para todos aqui na escola”.

OUTRAs EsCOLAsAs comemorações do

Dia do Estudante estão sendo incentivadas não só na Deusdedit Baptista, mas em todas as unidades

de ensino da rede muni-cipal de educação, como forma de valorizar a data. Uma delas é a Emeb Sa-turnino Rangel Mauro, no Arariguaba, em que foram organizadas apresentações teatrais baseadas em litera-tura infantil para o final da tarde de ontem.

“Cada escola está desen-volvendo sua programa-ção, dentro da realidade de cada uma. Isso valoriza o ser estudante e o compro-misso com a construção do conhecimento”, frisou a secretária municipal de Educação, Maria Deuceny Lopes Bravo.

Page 13: Edição 106

Na manhã de ontem, uma equipe de investigadores da Delegacia de Crimes Con-tra a Vida (DCCV), sob o comando do delegado Gui-lherme Eugênio, prendeu Jean Pablo Magalhães, 18 anos, residente no bairro Basiléia, acusado de envolvi-mento na morte do pedreiro Gilberto Bernardo, 40 anos, ocorrido no dia 03 de de-zembro de 2010, na porta de sua residência no bairro Coramara.

Segundo informações do chefe de investigação, João Batista Oliveira, um dos en-volvidos, apontado como o atirador, Hedson Campos Freitas, conhecido como

A dona de casa Fernanda Gomes Scatamburlo, 28 anos, foi presa na manhã de ontem após uma ação conjunta das polícias Civil e Militar e da Guarda Mu-nicipal de Marataízes, acu-sada de tráfico de drogas. A operação denominada ‘Ca-tapulta’ teve início às 06h00

Um vereador de Presi-dente Kennedy e um as-sessor da Câmara Munici-pal foram detidos na noite de terça-feira, acusados de receptação. O assessor Francimar da Cruz Mota, conhecido como ‘Moreto’ foi autuado em flagrante. O vereador Gelson Fer-nandes Firmo (PSDB), conhecido como ‘Pipopa’, prestou esclarecimentos e foi liberado.

De acordo com o dele-gado Valdemir Cavalcan-ti, ‘Moreto’ estava trans-portando uma moto CG Titan, de cor vermelha, em seu veículo, um Fiat Pálio, juntamente com Samuel Carvalho Elias, 19 anos, apontado por en-volvimento com o tráfico de drogas no município.

Policiais militares sus-peitaram da atitude dos dois, que foram intercep-

SEXTA-FEIRA, 12/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 13SEGURANÇAwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

MARATAÍZES PRESIDENTE KENNEDY

Polícia prende mais um envolvido na morte de pedreiro DE ACORDO COM A POLíCIA, A víTIMA FOI MORTA POR »

ENGANO. O ALvO SERIA O IRMÃO, CONHECIDO COMO ‘BINGA’

‘Edinho Bomba’ foi preso em uma ação da PC em junho e é apontado como o atirador

Fernanda Gomes Scatamburlo foi presa acusada de tráfico de drogas

Na residência da acusada, a polícia apreendeu porções de crack, o suficiente para endolar 200 pedras

Jean Pablo foi preso em sua residência no bairro Basiléia por envolvimento na morte do pedreiro

José Henrique Braga Ramos está foragido da polícia

ALISSANDRA [email protected]

divulgação

divulgação

‘Edinho Bomba’, foi preso pela Polícia Civil no dia 24 de junho deste ano, durante uma ação policial no bair-ro Valão. Um terceiro, José Henrique Braga Ramos, continua foragido.

De acordo com a polí-cia, Gilberto foi morto por engano, já que o alvo seria seu irmão Renato, conheci-do como ‘Binga’. O crime foi motivado por dívidas de drogas que Renato teria com

‘Edinho Bomba’, apontado como um dos principais tra-ficantes do bairro Valão.

“Com a prisão de ‘Edi-nho’, passamos a verificar suspeitos que tinham liga-ção com ele, e identificamos

Mulher é presa acusada de tráfico de drogas

Vereador e assessor são detidos por receptação

e foi encerrada por volta das 09h00.

Segundo informações do delegado Edson Lopes Ju-nior, Fernanda vinha sendo investigada pela polícia há pouco mais de três meses. “Temos informações que ela comanda o tráfico na região há anos e muitos de seus fa-miliares foram presos pelo crime”, disse o delegado.

tados e foi constatada que a moto havia sido furtada em Cachoeiro de Itapemi-rim, no dia 02 de agosto deste ano.

Na delegacia, ‘Moreto’ contou ao policial que o vereador havia solicitado uma moto ‘bem barati-nha’ para trabalhar na roça e havia pagado R$ 1 mil e outros R$ 2 mil seriam pa-gos após a entrega dos do-cumentos. A moto ficou em poder do vereador por uma semana e por não te-rem entregue o documen-to, ele desfez o negócio e devolveu a moto.

De acordo com o dele-gado, o vereador se apre-sentou espontaneamente na delegacia para prestar esclarecimentos. Gelson afirmou que não sabia que a moto que teria compra-do recentemente era rou-bada.

O vereador foi autuado por receptação culposa, e por ser crime de menor potencial ofensivo, foi li-berado. ‘Moreto’ também foi autuado e o delegado arbitrou fiança no valor de 10 salários mínimos e para Samuel foi arbitrada a fiança de cinco salários mínimos. Francimar pa-gou a quantia e vai res-ponder em liberdade. Samuel não pôde pagar e está preso no Departa-mento de Polícia Judiciá-ria (DPJ) de Cachoeiro de Itapemirim.

“Trabalharemos com afinco, austeridade e mãos de ferro para combater a cri-minalidade e o narcotráfico em Presidente Kennedy, para que não sejam instados a comunidade a prática de-lituosa em acreditarem erro-neamente na impunidade”, completou o delegado.

os outros dois atiradores, que foram reconhecidos por testemunhas. A partir daí, o delegado representou pela prisão de Jean Pablo”, disse João Batista.

Em posse de um manda-do de prisão expedido pelo juiz Felipe Leitão Gomes, os policiais foram até a re-sidência de Jean Pablo, que não resistiu à prisão. José Henrique é procurado pela polícia e qualquer infor-mação sobre seu paradeiro pode ser passada ao telefone 181 e a pessoa não precisa se identificar.

Jean Pablo foi ouvido e encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro de Itapemirim, onde está preso à disposição da Justiça.

CRIMEO pedreiro Gilberto

Bernardo, 40 anos, foi as-sassinado por três homens na porta de sua residência no dia 03 de dezembro de 2010, quando chegava do trabalho. O crime aconte-ceu na rua Gilberto Freire e, desde então, a polícia começou a trabalhar com a hipótese de que a vítima havia sido morta por en-gano.

Gilberto foi atingido por disparos de pistola calibre 40. Ele conseguiu fugir e pedir ajuda ao vizinho, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes mesmo de seguir para o hospital.

Os acusados fugiram em um Pólo, de cor preta, a pla-ca não foi identificada.

Na residência da acu-sada os policiais encon-traram várias porções de crack, o suficiente para endolar 200 pedras do entorpecente para venda. Fernanda foi encaminha-da à Delegacia de Mara-taízes, onde foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e está presa à disposição da Justiça.

Page 14: Edição 106

Pelas palavras da diretoria do Fluminense, o atacante Fred seguirá como jogador do clube. O camisa 9 retor-na ao Brasil hoje, após parti-cipar do último amistoso da Seleção Brasileira.

“A chance de Fred sair do Fluminense é zero. O jogador

Maicosuel voltou a sorrir. Ainda buscando retomar a boa forma após recuperação de uma lesão no joelho es-querdo, o Mago marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Mineiro, na quarta-feira, no Ipatingão, pela primeira fase da Copa Sul-Americana.

O gol saiu em uma bela jogada de Marcelo Mattos, que deixou o Mago frente a frente com o goleiro adversá-rio. O jogador é considerado como um dos principais do elenco, mas suas atuações ainda estavam abaixo do esperado. Mesmo sem fazer uma grande partida, o meia deixou a sua marca e ajudou o Glorioso a vencer o jogo.

Para o técnico Caio Junior, o gol serviu como um incen-tivo ao camisa 7, que ainda recupera a confiança. “Mai-cosuel merece e precisava

é funcionário do clube, vai se reapresentar normalmente. Agora, se vai jogar ou não, vai depender exclusivamen-te do técnico (Abel Braga)”, afirmou o vice-presidente de futebol, Sandro Lima.

O dirigente ainda disse que Fred será reintegrado no sábado ao resto do elenco tricolor e viajará para Porto Alegre, onde o Fluminen-

se enfrenta o Grêmio, no domingo. O atacante havia manifestado o desejo de sair do Rio de Janeiro após ser perseguido e ameaçado por torcedores tricolores na últi-mas semanas.

Mas o retorno do camisa 9 e capitão tricolor só será confirmado quando ele vol-tar da viagem à Alemanha. Além disso, sua escalação para a partida contra a equi-pe gaúcha depende do aval do técnico Abel Braga.

“Quando Fred voltar, nós daremos moral a ele mostraremos que sua per-manência é importante para o grupo. Quem não treina não joga, pela filoso-fia do Abel. Mas como ele estava treinando pela Sele-ção, pode ser que entre nos planos. Está nas mãos do Abel”, declarou o apoiador Marquinho.

SEXTA-FEIRA, 12/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 15ESPORTE NACIONALwww.AQUIES.com.br

FLUMINENSE

FLAMENGO

BOTAFOGO

VASCO

Diretoria garante retorno de Fred

VICE DE FUTEbOL SANDRO LIMA AFIRMA QUE jOGADOR SE REAPRESENTARá »NORMALMENTE APóS VOLTAR DA ALEMANHA, ONDE jOGOU PELA SELEçÃO

Fred retornará ao Fluminense

REDAÇÃ[email protected]

Cléber Mendes

AlexAndre loureiro

WAgner Meier

Luxa fala em ‘estratégia’ após vitória sobre o Atlético-PR

Caio Junior comemora gol de Maicosuel: ‘Ele precisava’

Discreto, Ricardo Gomes leva time a período de calmaria

desse gol. conversei com ele e disse que ele precisa de gols para ser lembrado como um bom jogador. Essa cobrança é grande e fico feliz pelo gol”, disse o treinador.

Apesar dos elogios, Maico-suel passou mal no intervalo da partida e acabou substi-tuído na segunda etapa. Na goleada sobre o Vasco por 4 a 0, no domingo, ele não esteve em campo já que foi

O técnico Vanderlei Lu-xemburgo disse, após a vi-tória sobre o Atlético-PR, que a estratégia de começar jogando com alguns jogado-res reservas foi importante para que o time saísse com a vitória, sem sacrificar os titulares com a maratona de jogos. Para o técnico, a equi-pe sentiu bastante o desgaste físico contra o Coritiba, no sábado, o que foi providen-cial para que houvesse mu-danças:

“No Brasil, se fala muito de equipe reserva e titular, mas na Europa, o que se vê é o elenco. Antes do jogo, falei que o time tinha ficado cansado contra o Coritiba. Faltou raciocínio, rapidez,

e preferi fazer uma mescla-gem. Léo Moura e o Junior Cesar sentiram muito, nem deviam jogar, mas foram mesmo assim. A estratégia foi muito boa, jogamos com três zagueiros, e não toma-mos gols, o que é muito im-portante nessa competição”, disse.

Luxa ainda afirmou que uma competição elimina-tória, como a Copa Sul-Americana, é mais perigosa do que uma de pontos cor-ridos, naquilo que se refere a erros. O técnico lembrou aos jogadores que, em um erro durante a Copa do Brasil, a equipe acabou eliminada.

“Na palestra antes do jogo, lembrei aos jogadores que ti-

vemos um péssimo primeiro tempo contra o Ceará, na Copa do Brasil. A Copa é diferente, não podemos to-mar gol. Nós vamos fazer gols. Sabemos disso, fazemos gols sempre. Uma copa não permite erros”, disse.

O comandante rubro-ne-gro também explicou o por-quê de ter feito todas as três substituições a que tinha di-reito, ao mesmo tempo. Para Vanderlei, também uma ‘es-tratégia’, de certa forma:

“Não quis voltar para o segundo tempo com as mu-danças, para não dar chance ao Renato de já notá-las, ou de raciocinar sobre elas. Iria fazer as três, mas achei me-lhor esperar”.

A fala mansa, o olhar con-centrado e o andar elegante poderiam até ser caracterís-ticas de quem fique alheio a qualquer decisão. Não com Ricardo Gomes. De maneira discreta, o técnico impôs seu estilo e liderança ao Vasco. Antes em meio a águas revoltas, a carave-la cruz-maltina navega por mares calmos que permitem até que o técnico escale um time misto nos confrontos paralelos.

Adaptado, Ricardo Go-mes já percorre os caminhos de São Januário com habili-dade. Assim que chegou ao clube, estudou o panorama, conversou por vezes com o auxiliar Gaúcho. Encontrou um elenco com problemas de vestiário. Seus dois ex-poentes, Carlos Alberto e Felipe, afastados por indis-ciplina, e um time com o pior início de Campeonato Carioca da história.

Mas não se assustou. Aos poucos, posicionou-se frente aos desafios e conseguiu har-monizar o grupo com con-versa e, também, cobranças. A resposta foi quase imedia-ta, com o título da Copa do Brasil. E entende que o téc-nico atualmente não pode abrir mão da liderança.

“Quanto mais passa o tempo e mais espaço tem o futebol, mais o treinador vai se meter no que pode influen-ciar. Não vou ficar na beira do campo e esperar a sorte chegar. Tenho de ir lá fazer com que essas coisas externas venham

me ajudar, não atrapalhar”, disse Ricardo Gomes.

A tarefa nem sempre é fá-cil. Ao contornar problemas que extrapolam a técnica e a tática, o risco de exposição fica cada vez mais evidente. Mas o técnico não é daqueles que se furta de uma decisão. “Há uma série de cenários aí nos quais você deve estar pronto para responder. E tem de responder, não pode se omitir. Se o cara se omite, vai embora cedo. É uma bola dividida e você não pode fu-gir”, acrescentou, firme, o técnico cruz-maltino.

expulso na derrota por 2 a 0 para o Figueirense, em Flo-rianópolis.

A ausência no clássico parece ter motivado o cami-sa 7, que voltou querendo mostrar serviço. A expulsão no último lance da partida por reclamação pode ter feito bem ao meia, que está de volta e fez o que se espera dele: transformar lances em gols.

Maicosuel volta a marcar na vitória sobre o Atlético Mineiro

Ricardo Gomes venceu desconfiança inicial e ajudou a reerguer o time vascaíno

Page 15: Edição 106

SEXTA-FEIRA, 12/08/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br16 VEÍCULOS

Ultimamente, diversas fabricantes estão optando por mostrar suas novidades a “conta-gotas”. O Infiniti JX, por exemplo, já detém a marca de cinco teasers lançados pelo braço de luxo da Nissan. Seguindo essa tendência, a Toyota revelou mais um “pedaço” da nova geração do Camry, com uma imagem divulgada no microblog oficial da fabri-cante.

Anteriormente, a marca já havia mostrado a parte frontal do carro. Mesmo assim, a Toyota ainda faz bastante mistério sobre as especificações técnicas e datas de lançamento do modelo.

Entretanto, mesmo com a Toyota escondendo o jogo, a nova imagem da lanterna do carro mostra

A Toyota é mais uma empresa a produzir carregadores de ener-gia para veículos elétricos ou hí-bridos. A empresa lançou recen-temente no Japão o aparelho G-Station, uma estação de recarga de energia para veículos plug-in, aqueles que podem ser carrega-dos em tomadas comuns.

O G-Station pode ser usado tanto pelos carros fabricados pela Toyota, quanto pelos pro-duzidos por outras montado-ras. A comercialização do novo carregador começou em julho, de acordo com informações da própria marca.

AltA tecnologiA O aparelho, além de carregar

a bateria de veículos, também conta com um sistema desen-volvido pela Toyota em parceria com a Microsoft que possibilita ao usuário se conectar à internet e receber via e-mail informações sobre o consumo de energia do seu carro, término da recarga, além de poder consultar a lo-calização e disponibilidade das estações de recarga.

uma significativa mudan-ça, em comparação ao mo-delo vendido atualmente. Apenas uma pequena parte

internAcionAl internAcionAl

Toyota mostra mais uma foto do Camry

APEnAS UMA PEQUEnA PARTE DA LAnTERnA InVADE A TAMPA DO PORTA-MALAS »divulgação

divulgação

estação de abastecimento elétrico

Recentemente a Nissan tam-bém divulgou um sistema de abastecimento de energia para carros elétricos e híbridos. Con-tudo, a marca japonesa ainda es-tava realizando testes para então começar a vender o aparelho.

A diferença é que o sistema da Nissan usa energia proveniente do sol, através de células de cap-tação de energia solar instaladas nos locais em que a empresa está testando a novidade.

da peça invade a tampa do porta-malas, que, aparen-temente, ganhou novas formas.