edição 22536 - 19 de junho de 2015

28
4 “VOCÊ JAMAIS SERÁ LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE.” — VENELOUIS XAVIER PEREIRA 97 71809 304002 51 ISSN1809-3043 NESTA EDIÇÃO 28 páginas ON-LINE www.oestadoce.com.br ASSISTA AOS VÍDEOS DA TV O ESTADO twitter @oestadoce facebook jornaloestado

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 22-Jul-2016

256 views

Category:

Documents


17 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

  • 4VOC JAMAIS SER LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE. VENELOUIS XAVIER PEREIRA

    97 71809 304002 51

    ISSN 1809-3043

    NESTA EDIO28 pginas

    ON-LINE www.oestadoce.com.brASSISTA AOS VDEOSDA TV O ESTADO

    twitter @oestadocefacebook jornaloestado

    C

    M

    Y

    CM

    MY

    CY

    CMY

    K

    Torradas_9x5.pdf 1 27/05/15 16:31

  • OPINIO

    PESIDENTE Wanda Palhano SUPERINTENDENTE Ricardo Augusto Palhano Xavier 3033.7501 DIRETORA

    FINANCEIRA Soraya Palhano 3033.7512 - DIRETORAINSTITUCIONAL Solange Palhano 3033.7502 - DIRETORA DEMARKETING Rebeca Frrer Xavier Guimares de Andrade

    3033.7508 EDITOR-GERAL Carlos Alberto Alencar 3033.7506 Telefones (Redao): 3033.7504, 3033.7505, 3033.7507 e 3033.7510 l Comercial: 3033.7513 e 3033.7519 FAX: 3454.1034 l Assinatura: 3033.7509 l O Estado Online: 3033.7516 l e--mail: [email protected]. br l Redao e Oficinas: Rua Baro de Aracati, 1320 Aldeota, Fortaleza, Cear. Cep: 60.115-08 l

    Somos assinantes da agncia Folha. O Estado no se responsabiliza pelo contedo das matrias,

    artigos e colunas assinados. PABX: (85) 3033.7500

    Fundado em 24 de setembro de 1936 por Jos Martins Rodrigues

    Venelouis Xavier Pereira (1964 -1996)

    CHARGE

    DEMTRIO ANDRADE

    JORNALISTA

    MAURO BENEVIDES

    JORNALISTA

    PROFESSOR TEODORO

    DEP. ESTADUAL

    JOS G. MONTEIRO

    ADVOGADO

  • POLTICA

    3

    Unio para o bemA poltica, classificada como uma cincia, atividade ine-

    rente natureza humana, e necessria ao desenvolvimento da sociedade, funciona, muitas vezes, em sentido contrrio, como arma de vingana entre antagonistas, muitas vezes movidos pela sede de poder. Nos dias atuais, analisando-se a situao do estado do Cear, desmotivador assistir, na AL e nas Cmaras Municipais acirrados duelos entre pol-ticos de tendncias opostas. Na maioria dos desencontros entre governistas e oposicionistas, o que no foge aos olhos que estes so motivados por conta dos resultados do plei-to recente. Seria timo se os nossos polticos imitassem o comportamento de adversrios polticos em pases real-mente civilizados, onde os interesses da nao, estados ou unidades municipais jamais so prejudicados devido a po-sies poltico-partidrios. A situao do estado do Cear, vitimado por prolongada seca, exige, mais do que nunca, a unidade de todas as suas lideranas, sejam da indstria, do comrcio e da agricultura, educadores e, principalmente, polticas. Se j fomos tapeados no caso da refinaria e outros casos, mas h outros projetos em torno dos quais preciso o apoio de todos. Uma boa chance de mostrarmos capaci-dade de aglutinao ser em torno do projeto de conexes de vos nacionais e internacionais, ou HUB. Se nisso no ocorrer Natal ou Recife, ambas muito competitivas pode-ro levar a melhor, privando o nosso estado dessa excelente fonte de renda e de gerao de empregos. o que adverte, e com toda razo o governador Camilo Santana.

    Para poupar... a Mesa Diretora, o Conselho de tica e os colegas de CMF de terem que cassar o seu mandato, o mal-afamado vereador Leonelzinho (PT doB), optou pela renncia.

    A propsito...do incmodo tema, o Ministrio Pblico, alm dos casos de Leonelzinho e Aonde , investiga mais sete edis que estariam tambm implicados em traquinices com a VDP.

    Est longe O MP-CE entrou com Ao Pblica Civil, contra a PMF, exigindo a criao de mais 19 Conselhos Tutelares, pois s existem 06, para 2.4 milhes de habitantes.

    Homenagem Por iniciativa do deputado Danilo Forte (PMDB), a Cmara dos Deputados realiza no dia 08/07, sesso em homenagem ao deputado Paes de Andrade, que presidiu aquela Casa.

    Pedaladas J deu pra notar que o TCU no visa diretamente a presidente Dilma No caso das pedaladas discais que ferem a PRF; o alvo so os que a induziram a essa ilegalidade.

    MelouO prefeito de Sobral, Veveu, que tem sempre acertado, melou, ao defender, por ocasio do encontro da Frente Nacional de prefeitos a re-implantao da mal-amada CPMF.

    ModernizandoO ministro Dias Tffoli, do STF, defende, na reforma poltica pra valer a adoo do sistema de eleies primrias para cargos executivos, adotado nos Estados Unidos.

    Fim dos... dos enervantes chs de cadeira para vereadores no Palcio do Bispo. Graas ao presidente da CMF Salmito, as portas do gabinete do prefeito RC esto abertas a eles.

    Mais informaes de Fernando Maia: e-mail: [email protected]

    blogdofernandomaia.zip.net

    Novo Parque Tramita na AL projeto de lei, do deputado Walter Cavalcante (PMDB), criando o Parque Ecolgico da Barra do Cear. Entre outras atraes, o referido equipamento dever se constituir em grande contribuio ao turismo ecolgico, cada vez mais em moda no Pas.

    FOTO WALTER CAVALCANTE.COM.BR

    No h nada no mundo que esteja to bem distribudo do que a razo; toda gente est convencida de que tem ra-zo de sobra. Ren Descartes (1596-1650), filsofo, fsico e matemtico francs.

    Presidente de honra do PMDB, Paes de Andrade exerceu os cargos

    de deputado estadual e federal. Ao lado de Ulysses Guimares comba-teu a ditadura militar do Brasil. O poltico ainda ocupou o cargo de presidente interino do Pas, quando promoveu uma das maiores polticas

    de enfrentamento seca do Estado do Cear, ao autorizar a construo do

    Aude Castanho. Nesse momento de dor, rogamos a Deus que conforte todos os familiares e amigos deste estimado poltico.

    Moses RodriguesDeputado federal (PPS)

    O deputado Paes de Andrade foi uma das lideranas mais importantes

    da histria recente do meu estado do Cear. Ele soube, em todos os momentos, honrar a vida pblica e o povo cearense, seja na oposio no velho PSD, no MDB, sendo,

    talvez, uma das grandes figuras mais resistentes ditadura militar, saindo

    sequer um milmetro da sua linha de dignidade, dos seus conceitos, dos seus

    princpios profundamente democrticos, desde o pri-meiro momento da revoluo at os momentos de rede-mocratizao.

    Tasso JereissatiSenador da Repblica

    DEPOIMENTOS

    Castanho ser denominado Paes de Andrade Em homenagem pstuma ao ex-deputado estadual e federal Paes de Andrade, o Castanho vai trocar de nome e ser denominado Aude Paes de Andrade. A mudana decor-rente de um projeto de lei de autoria do depu-tado estadual Danniel Oliveira (PMDB), que logo ao saber da morte do ex-parlamentar, deu

    entrada na proposta.O parlamentar lembra que foi Paes de An-drade, como presidente da Repblica, assinou a liberao de recursos para a construo dessa barragem. O Dr. Paes de Andrade foi um poltico que marcou a sua histria no Cear e no Brasil, foi um dos grandes heris no combate a ditadura e nos deixa de legado a sua dignidade e a sua honra, reconhecidas no apenas em nosso pas, como fora dele, elogia.

    AL faz fora-tarefapara aprovar matrias hoje

    Na tentativa de limpar a pauta, a sesso desta sexta--feira ser, segundo o De-partamento Legislativo da Assembleia Legislativa, de-dicada votao das ma-trias, principalmente do Executivo. Ao ter de levan-tar a sesso em homenagem pstuma ao ex-deputado estadual e federal Paes de Andrade, a Assembleia Le-gislativa segue na terceira semana sem votar os seus projetos. Na primeira se-mana, o feriado de Corpus Christi fez com que o Legis-lativo transferisse a votao para o dia 10, porm, a As-sembleia Legislativa entrou de luto oficial por trs dias, em virtude do falecimen-to do deputado Welington Landim no dia 9.

    ProjetosEntre os projetos conside-

    rados mais relevantes, esto as matrias de reajuste de 13% para professores da rede estadual, bem como do rea-juste dos membros do Minis-trio Pblico do Estado.

  • POLTICAMACRIO BATISTA

    POLTICA

    4

    Ainda no d para prever seca em 2016, diz FuncemeAinda no d para prever que 2016 no Cear vai ser um ano de seca, o quinto seguido, mas a tendncia que seja um inverno muito abaixo da mdia histrica dos anos

    normais. A observao do presidente da Fun-ceme (Fundao Cea-rense de Meteorologia), Eduardo Svio Martins, acrescentando que os sintomas continuam apontando que o prxi-mo ano poder ser seco novamente. Isso, segun-do ele, porque o Oceano Pacfico no ltimo ms de maio estava com as

    guas muito aquecidas e, agora, o leste da bacia continua aquecendo e que a tendncia, princi-palmente na zona equa-torial de aquecimento que poder permanecer at o final deste ano e incio do prximo ano, o que poder proporcio-nar uma quadra chuvosa no Cear entre feve-reiro a maio de 2016.

    AVISO DE CONVOCAOPROCESSO: PREGO ELETRNICO N 121/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOS FROTA IJF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAO O REGISTRO DE PREOS, PARA FUTURAS E EVENTUAIS AQUISIES DE PULSEIRAS PARA IDENTIFICAO DE PACIENTES, PARA O INSTITUTO DOUTOR JOS FROTA IJF, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I TERMO DE REFERNCIA DESTE EDITAL, POR UM PERODO DE 12 MESES. DO TIPO: MENOR PREO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADA. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 19 de junho de 2015 a 03 de julho de 2015, at as 9h (horrio de Braslia), estar recebendo as Propostas de Preos referentes a este Prego, no Endereo Eletrnico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecer no dia 03 de julho de 2015, s 9h (horrio de Braslia) e o incio da Sesso de Disputa de Lances ocorrer a partir das 14h do dia 03 de julho de 2015 (horrio de Braslia). O edital, na ntegra, encontra-se disposio dos interessados, para consulta e aquisio, na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitaes do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informaes pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 18 de junho de 2015Renato Garcia Jernimo Lima

    PREGOEIRO DA CLFOR

    INFORMATIVOPROCESSO: PREGO PRESENCIAL N 044/2015. ORIGEM: INSTITUTO DOUTOR JOS FROTA IJF. OBJETO: SELEO DE EMPRESA PARA REGISTRO DE PREOS VISANDO A CONTRATAO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM SERVIOS DE ENCADERNAO DE DOCUMENTOS DIVERSOS, CONFORME ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS CONSTANTES NO TERMO DE REFERNCIA, ANEXO I DESTE EDITAL, POR UM PERODO DE 12 (DOZE) MESES. DO TIPO: MENOR PREO. DO REGIME DE EXECUO: EMPREITADA POR PREO UNITRIO. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que, no AVISO DE LICITAO DESERTA do referido PREGO PRESENCIAL N 044/2015 IJF, publicado no dia 18 de junho de 2015, no meio de comunicao legal: Dirio Oficial do Municpio (DOM), ocorreram atecnias, motivos pelos quais se faz necessria a publicao de um INFORMATIVO corrigindo. ONDE L-SE: PREGO ELETRNICO N 044/2015 IJF. LEIA-SE: PREGO PRESENCIAL N 044/2015 IJF. Maiores informaes encontram-se disposio dos licitantes em sua sede, situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 18 de junho de 2015Alays Andrade Madeira Barros

    PREGOEIRA DA CLFOR

  • POLTICAAmeaa A Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) posicionou-se mais uma vez contra a reduo da maioridade penal. Segundo a instituio, se aprovada, as novas medidas representaro uma ameaa aos direitos previstos no ECA. O ECA no foi levado a srio, justificou a CNBB.

    5O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 19 de junho de 2015

    MP pede explicaesde contratosdo Dnit

    Aps aproveitar uma bre-cha na Lei das Licitaes para contratar consultorias por R$ 689,7 milhes, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transpor-tes) est sendo questionado, pelo Ministrio Pblico Fe-deral, na Justia. Procurado-res da Repblica no Distrito Federal tentam anular os contratos por consider-los ilegais ao driblar a Lei das Li-citaes - o rgo utilizou o RDC (Regime Diferenciado de Contratao), criado para acelerar obras relacionadas Copa do Mundo, s Olimp-adas e ao PAC (Programa de Acelerao do Crescimento).

    Ontem (18), desembarga-dores do Tribunal Regional Federal em Braslia decidem se mantm ou no limi-nar concedida em primeira instncia, em maro , que havia suspendido tempora-riamente as contrataes. Para o MPF, o uso do RDC nesse caso especfico in-constitucional. Os contratos se referem gesto de obras rodovirias, ferrovirias e hidrovirias espalhadas por todo o Pas.

    GovernanaO trabalho das consulto-

    rias contratadas -a Accen-ture (trs contratos) e a PM Tech (dois contratos)- con-siste em desenvolver pro-cessos e mecanismos de ges-to e governana que tornem mais eficiente a execuo das obras, diz o Dnit. Os contra-tos valem por cinco anos. As aes encampam uma ao popular apresentada por uma advogada. Para os pro-curadores, o Dnit no con-seguiu comprovar por que o trabalho das consultorias poderia ser enquadrado no PAC, no justificando o uso do RDC. Eles tambm viram restrio de concorrncia no processo. Alm disso, sus-tenta o MPF, o departamento no comprova os ganhos fi-nanceiros para a administra-o pblica.

    Prender no resolve problema da violncia, defende Pnud

    Um dia depois de uma co-misso da Cmara Federal aprovar a reduo da maiorida-de penal de 18 para 16 anos de idade para crimes hediondos, homicdio doloso, roubo quali-ficado e leso corporal grave se-guida de morte, a representante do Programa das Naes Uni-das para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Moema Frei-re, disse, em audincia no Se-nado, que prender no resolve o problema da criminalidade. Ela aponta a superlotao, ms condies de higiene e a exis-tncia de faces criminosas como os principais problemas das cadeias, centros de deten-o e penitencirias brasileiras.

    O Renan j devolveu

    uma MP este ano que no tinha metade desses problemas. Se essa pode tramitar, ento ele tem que pagar o dividendo anterior. E a Casa Civil est precisando contratar um advogado. Walter Pinheiro, senador

    Depois de uma comisso da Cmara dos Deputados aprovar a reduo da maio-ridade penal, a CNBB (Con-ferncia Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou nota, on-tem (18), em que critica a de-ciso e faz ressalva diante da comoo que o tema vem provocando no Pas.

    A comoo no boa con-selheira e, nesse caso, pode levar a decises equivocadas, com danos irreparveis para muitas crianas e adolescen-tes, incidindo diretamente nas famlias e na sociedade, afirma trecho da nota.

    Recentemente, o caso de quatro meninas, entre 15 e 17 anos, vtimas de estupro coletivo em Castelo do Piau (184 km de Teresina) causou reaes em todo o Pas. Qua-tro rapazes entre 15 e 17 anos e um adulto de 41 anos foram apontados como suspeitos.

    Em momentos de como-o, nascem tambm equvo-cos. Comea-se a apresentar a reduo [da maioridade penal] como soluo, e com isso nos desobrigamos de buscar solues educativos, disse Dom Murilo Sebastio Krieger, vice-presidente da CNBB

    A entidade reconhece que, diante da complexidade do tema, a sociedade esteja di-

    vidida, mas argumenta que, se aprovada pelo Congres-so, a reduo da maioridade pode abrir as portas para o desrespeito a outros direitos da criana e do adolescente. Poder haver um efeito do-min, fazendo com que al-gumas violaes aos direitos da criana e do adolescente deixem de ser crimes, como a venda de bebida alcolica, abusos sexuais, dentre ou-tras, afirma o documento.

    CongressistasA CNBB vem trabalhan-

    do ativamente para conven-cer deputados e senadores a respeito do assunto, afirmou o secretrio geral da entida-de, Dom Leonardo Steiner.

    Estamos buscando con-tato com deputados e sena-dores (...) mostrando que a reduo da maioridade penal tem consequncias srias e no tem dado maior segu-rana sociedade [de outros pases], afirmou.

    Para o presidente da CNBB, dom Srgio da Ro-cha, o Estado no vem apli-cando de forma efetiva medidas socioeducativas. O ECA [Estatuto da Criana e do Adolescente], que foi to bem acolhido na poca, de-pois no foi levado a srio como deveria ter sido.

    Maioridade penal: CNBB critica apoio da Cmara

    Barroso defende manter atual modelo de indicao de ministros ao Supremo

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Lus Roberto Barroso disse, ontem (18), que no acha convenien-te que o Congresso Nacional passe a indicar nomes para compor a Corte. Ao falar na comisso especial criada para analisar a Proposta de Emen-da Constituio (PEC) 473/01, que altera as regras de indicao dos ministros do Supremo, Barroso afirmou ser um defensor do Legisla-tivo, mas alertou que a indi-cao feita por parlamentares pode politizar demais uma escolha que deve ser tcnica. A poltica muito importan-te, mas no deve ocupar todos os espaos da vida, afirmou. A comisso tem ouvido diver-sos especialistas e magistra-dos sobre o assunto, mas no h consenso sobre o modelo de indicao para substituir o atual procedimento. Desde a

    Constituio de 1988, a indi-cao de nomes para o STF feita pelo presidente da Rep-blica e o candidato escolhido precisa ter o nome aprovado pelo Senado, aps passar por uma sabatina.

    O Congresso rgo de representao poltica na sua essncia. Aqui se respira, se pensa, se faz poltica, aqui frum do grande debate e acordos polticos. Por estas virtudes do Congresso no seria bom [a mudana] por-que politizaria excessivamen-te as escolhas [dos ministros do Supremo], completou. Barroso, que defensor do atual modelo, rebateu crticas de que a indicao feita pelo Planalto tambm corre o ris-co de ser politizada. claro que as pessoas no escolhem inimigos, escolhem juristas com os quais tem o mnimo de afinidade, ponderou.

    Renan diz que Senado vai mudar novas regras para aposentadoriaPresidente da Casa avalia que o Congresso far alteraes na regra de progressividade na frmula do governo

    FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGNCIA BRASIL

    O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB--AL), afirmou, ontem (18), que a medida provisria com novas regras para a aposenta-doria dos brasileiros vai so-frer mudanas no Congresso. Renan disse que a frmula adotada pelo Governo, com clculo progressivo que am-plia o tempo de contribuio, come o modelo 85/95 apro-vado pelo Legislativo.

    O fundamental que a medida provisria seja apri-morada no Congresso Nacio-nal. Ela parte do 85/95, isso j um avano. O que ns pre-cisamos mudar a regra de progressividade para que ela no acabe comendo o 85/95. Esse o papel do Congresso, afirmou. J o presidente da Cmara, Eduardo Cunha, ha-via dito, na manh de ontem (18), que daria um voto de confiana ao Governo. Re-nan disse que, por enquanto, no pretende devolver a MP ao Executivo. Este ano, o pre-sidente do Senado devolveu presidente Dilma Rousseff uma medida provisria que tratava de desoneraes por considerar que ela no aten-dia a critrios legais para ser editada.

    Aliado de Dilma, o sena-dor Walter Pinheiro (PT-BA) vai pedir para Renan de-volver a MP, porque ela no atende aos critrios de ur-gncia e relevncia previstos pela Constituio para que o Palcio do Planalto edite medidas provisrias. Alm disso, segundo o senador, no se pode fazer mudanas em direitos previdencirios por MP -apenas por emendas constitucionais ou projetos de lei complementar.

    O Renan j devolveu uma MP este ano que no tinha metade desses problemas. Se essa pode tramitar, ento ele tem que pagar o dividendo anterior. E a Casa Civil est precisando contratar um ad-vogado, atacou Pinheiro.

    As resistncias MP no vm apenas de Renan. Alm

    de Pinheiro, o senador Pau-lo Paim (PT-RS) disse que a medida provisria inde-cente e vai trabalhar pela sua derrubada ou ao veto de Dilma ao projeto aprovado no Congresso. Vamos su-primir a regra da progresso ou derrubar o veto. A tercei-ra alternativa aplicar a fr-mula 85/95 para quem j est no sistema e, para quem en-trar, se adote a frmula 100, afirmou Paim. Lder do PT, o senador Humberto Costa (PE) disse que o Congresso tem poderes para promo-ver adaptaes na medida provisria, aps discuti-la na Cmara e no Senado. Vai ser feito um trabalho pelo Go-verno para convencer de que esse o melhor modelo. Mas, se tiver outro entendimen-to, o Congresso pode agir de maneira diferente, admitiu o petista. Costa disse que, ao editar a MP, a presidente permite que os deputados e senadores tenham a palavra final sobre a frmula de cl-culo das aposentadorias deve

    ser aplicada aos brasileiros. Dilma no optou pela san-o do modelo definido pelo Legislativo, segundo Costa, para evitar questionamentos judiciais.

    OposioA oposio j se mobili-

    za para derrubar o veto de Dilma frmula 85/95. Os oposicionistas defendem o modelo clssico, sem a pro-gressividade adotada pelo Palcio do Planalto no que se refere soma do tempo de contribuio e idade no mo-mento da aposentadoria.

    A frmula progressiva para o clculo das aposen-tadorias, prevista na medida provisria, comea a valer como lei j, ontem (18), e tem como ponto de partida o prprio clculo 85/95, que se refere soma do tempo de contribuio e idade da mu-lher/homem no momento da aposentadoria.

    Com as alteraes, o valor dessa soma vai subir um pon-to em 2017, outro ponto em 2019 e, a partir de ento, um ponto a cada ano at chegar a 90/100 em 2022.

    Os trabalhadores que aten-dem a esse critrio passam a escapar dos efeitos do fator previdencirio -dispositivo que existe atualmente e reduz o valor recebido por quem se aposenta precocemente- caso seu tempo de contribuio e a sua idade somem 85 anos para a mulher e 95 anos para o homem no momento da aposentadoria.

    Com a progresso, em 2022 a soma chegar a 90 anos (considerando tempo de contribuio mais idade) para mulher e 100 para os ho-mens. O acesso aposentado-ria fica, dessa forma, cada vez mais difcil, acompanhando o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, que teo-ricamente recebero o bene-fcio por mais tempo.

    Renan Calheiros ainda no deu pistas se ir devolver a MP ao Executivo

  • NACIONALFora da lei Quase 800 cidades brasileiras no cumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal e ultrapassaram em 2013 o teto permitido em despesas com funcionalismo pblico.A concluso de estudo da Federao das Indstrias do Estado do Rio de Janeiro.

    6 Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 19 de junho de 2015 O ESTADO

    Ministro do TCU diz que lei vale tambm para alto escaloAps visitar o presidente do Senado, Augustos Nardes disse que a deciso inaugura um novo momento

    FOTO DIVULGACO

    FOTO DIVULGACO

    O ministro Augusto Nar-des, do TCU (Tribunal de Contas da Unio), disse nes-sa quinta-feira (18) que a de-ciso de fixar 30 dias para a presidente Dilma Rousseff explicar irregularidades nas contas do governo federal de 2014 ao tribunal mostra que o imprio da lei vale para o escalo maior do pas.

    Aps visitar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Nardes disse que a deciso inaugura um novo momento no tribu-nal que, desde 1990, apenas aprova contas da Presidncia da Repblica com ressalvas - sem pedir explicaes dos chefes de Estado.

    Eu espero que a inaugu-rao do novo momento do Tribunal de Contas da Unio que, pela primeira vez, esta-belece desde 1990 no apro-var mais com ressalvas, sirva como um exemplo positivo de transparncia e de forta-lecimento das nossas insti-tuies e que o imprio da lei seja para o prefeito, para o governador e tambm no es-calo maior, a presidenta da Repblica, afirmou.

    De prprio punhoNardes entregou a Renan

    a deciso preliminar tomada pelo TCU na quarta-feira, que obriga Dilma a encami-nhar documento, assinado por ela prpria, explicando 13 irregularidades que im-pediram a aprovao de suas contas de gesto de 2014 - que so diretamente atribudas mandatria.

    Ministros do TCU afir-mam que a deciso abre ju-risprudncia no tribunal para que, daqui para frente, outros presidentes sejam tambm

    obrigados a se explicar sobre eventuais irregularidades nas contas.

    Augustos Nardes espera que deciso sirva como exemplo

    Tendncia fazer que trabalhadores se aposentem mais tarde

    J est em vigor novo clculo da Previdncia

    A presidente Dilma Rous-seff editou a medida provi-sria 676, publicada nessa quinta-feira (18) no Dirio Oficial da Unio, que cria uma alternativa chamada frmula 85/95 aprovada pelo Congresso e vetada pela pre-sidente. O novo dispositivo, com uma frmula progres-siva, comeou a valer ontem e tem como ponto de partida o prprio clculo 85/95, que se refere soma do tempo de contribuio e idade da mu-lher/homem no momento da aposentadoria.

    Com as alteraes, o va-lor dessa soma vai subir um ponto em 2017, outro ponto em 2019 e, a partir de en-to, um ponto a cada ano at chegar a 90/100 em 2022. Os trabalhadores que atendem a esse critrio passam a esca-par dos efeitos do fator pre-videncirio - dispositivo que existe atualmente e reduz o valor recebido por quem se aposenta precocemente - caso seu tempo de contribui-o e a sua idade somem 85 anos para a mulher e 95 anos para o homem no momento da aposentadoria.

    Com a progresso, em 2022 a soma chegar a 90 anos (considerando tempo de contribuio mais idade) para mulher e 100 para os homens. O acesso aposen-tadoria sem descontos fica, dessa forma, cada vez mais difcil, acompanhando o au-mento da expectativa de vida dos brasileiros, que teorica-mente recebero o benefcio por mais tempo.

    O fator previdencirio continuar valendo como a base para calcular o va-lor recebido, mas a frmula proposta pela MP 676 uma alternativa para escapar do

    Advogado na Lava Jato pode assumir cadeira no TSE

    O Supremo Tribunal Fede-ral aprovou ontem (18) uma lista trplice com o nome de trs advogados para compor uma cadeira no Tribunal Su-perior Eleitoral (TSE). Entre os nomes que contam na lista, que ser encaminhada para apreciao da presidenta Dil-ma Rousseff, est Aristides Junqueira, advogado do go-vernador do Acre, Tio Vian-na, investigado na Operao Lava Jato. O nome de Junquei-ra na lista provocou reao contrria do ministro Marco Aurlio. No entendimento dele, a indicao do advogado, que ocupou o cargo de procu-rador-geral da Repblica na dcada de 1990, inadequada. Antes do incio da votao, o ministro fez um pedido para adiar a escolha da lista, com objetivo de confirmar se Jun-queira ainda atua na causa, mas no foi atendido.

    EUA adiam entrevistas de vistos ao Pas

    O sistema de concesso de vistos para os Estados Uni-dos em Braslia, So Paulo, Rio de Janeiro e Recife est com problemas tcnicos des-de o dia 9. Por isso, os solici-tantes com entrevistas agen-das para essas praas entre os dias 22 e 26 de junho tero de remarcar a data. A infor-mao foi publicada ontem (18) no site da embaixada americana no Brasil.

    Faremos contato com to-dos os solicitantes com deta-lhes de como reagend-las, informou o texto. A nota explicou ainda que o Bure-au de Assuntos Consulares do Departamento de Estado enfrenta problemas tcnicos com o sistema de vistos de no imigrantes no Brasil e no exterior e que especialistas dos setores pblico e privado dos EUA esto trabalhando para solucionar a falha.

    PPS entra com ao no STF contra novas regras de seguro-desemprego

    O PPS entrou com uma ao pedindo que o STF (Su-premo Tribunal Federal) de-clare a inconstitucionalidade das novas regras assinadas pela presidente Dilma Rous-seff em relao ao acesso ao seguro-desemprego de traba-lhadores demitidos sem justa causa. A medida faz parte do pacote de ajuste fiscal elabo-rado pela equipe econmica e foi sancionada na quarta-feira (17) por Dilma, aps aprova-o pelo Congresso Nacional. A partir de agora, as regras para se ter acesso ao seguro--desemprego so as seguintes: tem direito ao benefcio pela primeira vez quem traba-lhou ininterruptamente nos ltimos 12 meses; para um segundo pedido, preciso ter trabalhado por nove meses; para um terceiro pedido, por

    seis meses. Antes da medida provisria, essa carncia de seis meses era aplicada para todos os pedidos. A propos-ta original da presidente era expandir essa exigncia para 18 meses para o primeiro pe-dido. O PPS argumenta que a nova norma efetuou abrupta e radical alterao no regime jurdico do direito social ao seguro-desemprego, carac-terizando flagrante incons-titucionalidade. O partido oposicionista alega ainda que entre outras irregularida-des presentes na nova regra esto: a falta de uma regra de transio para garantir a estabilidade das relaes so-ciais, o desrespeito ao prin-cpio constitucional da proi-bio de retrocesso social, alm de ausncia de amplo debate com a sociedade.

    As recentes mudanas propostas pelo governo fe-deral nas regras da Previ-dncia Social, indicam que a tendncia ser a de fazer com que os trabalhadores se aposentem com idade cada vez mais avanada e per-maneam contribuindo por mais tempo. A avaliao do professor do Departamento de Economia da Universida-de Federal do Rio de Janeiro, Jos Carlos Oliveira.

    Especialista em poltica econmica brasileira, Jos Carlos explica que o sistema previdencirio mantm-se deficitrio apesar das vrias iniciativas de correo fei-tas at hoje. Os problemas, segundo ele, no foram re-solvidos, em primeiro lugar, por causa das alteraes de-mogrficas pelas quais vem passando o pas.

    A quantidade de pessoas

    que nascem por famlia tem diminudo de forma acentu-ada. Com isso, a populao brasileira tem percentual de idade avanada maior do que no passado, quando era grande o nmero de jovens entrando no mercado de trabalho. Em outras pala-vras, o total que pagava era bem mais expressivo do que a quantidade que recebia da Previdncia, disse Agncia Brasil o professor. A pir-mide demogrfica [na qual a base so jovens e o topo as pessoas mais velhas] est virando um quadrado para, depois, virar uma pirmide invertida, acrescentou.

    Jos Carlos Oliveira expli-ca que essa uma tendncia mundial que ocorre devi-do s melhorias em setores como os de sade e alimen-tao, que tm aumentado a longevidade das pessoas.

    Contribuio ser por mais tempo, afirma professor

  • GERAL

    PODER JUDICIRIOJUSTIA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU DA 5 REGIO

    SEO JUDICIRIA DO CEARSecretaria da 1 Vara

    PROCESSO N 0004740-28.2007.4.05.8100 CLASSE EXECUO DE TTULO EXTRAJUDICIALEXEQUENTE: UNIO FEDERAL e outroEXECUTADO: CONSTRUTORA REGIONAL LTDA

    EDITAL DE CITAO N. EDT.0001.000008-3/2015COM PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS

    O DOUTOR LUIS PRAXEDES VIEIRA DA SILVA, Juiz Federal da 1 Vara, da Seo Judiciria do Estado do Cear, na forma da lei, etc.

    FAZ SABER aos que o presente edital de citao, com prazo de 30 (trinta) dias, virem ou dele notcia tiverem, que, por este Juzo, se processam os termos de uma EXECUO DE TTULO EXTRAJUDICIAL movida pela(o) EXEQUENTE: UNIO FEDERAL e outro contra EXECUTADO: CONSTRUTORA REGIONAL LTDA. E, como consta nos autos que o ru EXECUTADO: CONSTRUTORA REGIONAL LTDA esto em lugar incerto e no sabido, mandou o MM. Juiz expedir o presente Edital, por meio do qual fica o referido ru, ciente de todos os termos e atos da presente AO, podendo inclusive contestar, dentro da lei e no prazo legal e, no o fazendo, presumir-se-o aceitos os fatos articulados pela Autora. A sede deste Juzo fica situada nesta cidade, na Praa Cel. Murilo Borges, S/N, Ed. Raul Barbosa, Centro, com expediente externo de 12h00min as 18h00min horas. Dado e passado nesta cidade de Fortaleza, aos 27/04/2015. Eu, STENIO FERNANDES JUNIOR, Estagirio, o digitei. E eu, Adriana Leal Maia, Diretora de Secretaria, o revisei.

    LUIS PRAXEDES VIEIRA DA SILVAJuiz Federal da 1 Vara

    PODER JUDICIRIOJUSTIA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU DA 5 REGIO

    SEO JUDICIRIA DO CEARSUBSEO JUDICIRIA DE MARACANA

    34 VARA

    Prazo: 10 (dez) diasPROCESSO N. 0010526-43.2013.4.05.8100AO DE DESAPROPRIAOEXPROPRIANTE: DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA ESTRUTURA E TRANSPORTES DNIT e outroEXPROPRIADO: JOSE AURELIO PINHEIRO e outroFINALIDADE: INTIMAR TERCEIROS interessados, que se encontrem em lugar

    incerto e no sabido, da desapropriao do imvel situado no(a) Estrada para Fazenda Olho Dgua, S/N, bairro Fazenda Olha Dgua, CEP: 61.940-005, localizado entre as Estacas 459+674,90 a 460+825,68, trecho Misso Velha/Porto, para impugnarem a titularidade da rea desapropriada ou requererem o de direito no prazo de 10 (dez) dias nos termos do art. 34 do Decreto-Lei n. 3.365 de 26.6.41. O referido imvel situa-se no Municpio de Maranguape/CE, Estado do Cear, no Distrito Tanques, tendo o(a) expropriante oferecido o valor de R$ 19.822,27 (Dezenove mil, oitocentos e vinte e dois reais e vinte sete centavos) pela terra nua e R$ 9.955,41 (Nove mil, novecentos e cinquenta e cinco reais e quarenta e um centavos) para indenizao das benfeitorias, que somados perfazem o valor indenizatrio total do imvel em R$ 29.777,68 (Vinte e nove mil, setecentos e setenta e sete reais e sessenta e oito centavos), cuja rea registrada de 91.565,10 m (Noventa e um mil, quinhentos e sessenta e cinco inteiros e dez centsimos de metros quadrados), limitando-se ao Norte, com as propriedades de Jos Gledson Ramos Cavalcante e Raimundo Alves de Moura, numa extenso 269,90m; ao Sul, com a Fazenda Par, numa extenso de 133,04m; ao Leste, com o terreno ora desapropriado de Jos Aurlio Pinheiro, numa extenso de 1.300,72m; e ao Oeste, com o terreno ora desapropriado Jos Aurlio Pinheiro, numa extenso de 937,53m.

    SEDE DO JUZO: Seo Judiciria do Cear 34 Vara, sediada no endereo abaixo. Este Juzo funciona com expediente no horrio de 9 s 18 h de segunda a sexta-feira.

    Maracana, 03 de junho de 2015RICARDO RIBEIRO CAMPOSJuiz Federal da 34 Vara/CE

    Subseo Judiciria de MaracanaExpedido em 03/06/2015 por Simone Lima Carvalho.

    EDITAL DE INTIMAO DE TERCEIROS INTERESSADOSN. EDI.0034.000026-3/2015

    PODER JUDICIRIOJUSTIA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU DA 5 REGIO

    SUBSEO DE QUIXAD23 VARA

    Rua Jos Juc, n 75, Centro63.900-000- fone/fax: (88) 3412.3709

    EDITAL DE INTIMAO DE TERCEIROS INTERESSADOS COM PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS

    Edital EDI.0023.000003-7/2014PROCESSO N 0000271-11.2013.4.05.8105 CLASSE 15 AO DE DESAPROPRIAO EXPROPRIANTE(S): DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA ESTRUTURA E TRANSPORTES DNITEXPROPRIADO(S): ESPLIO DE ROBERTO DE QUEIROZ LIMAO Doutor RICARDO JOS BRITO BASTOS AGUIAR DE ARRUDA, Juiz Federal Respondendo pela 23 Vara da Seo Judiciria do Estado do Cear, na forma da lei, etc.FAZ SABER aos que o presente edital, com prazo de 10 (dez) dias, virem ou dele notcia tiverem que, por este Juzo, se processam os termos de uma Ao de Desapropriao promovida pelo DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA ESTRUTURA E TRANSPORTES DNIT contra ESPLIO DE ROBERTO DE QUEIROZ LIMA, referente desapropriao do imvel assim descrito: IMVEL 01: um terreno de forma irregular, inicia-se a descrio deste permetro no vrtice 01 de coordenadas E= 504159.39 e N= 9472872.76 deste ponto segue confrontando ao LESTE com o terreno remanescente de Esplio de Roberto Queiroz Lima, numa extenso de 469.42m em direo ao vrtice 02 com coordenadas E= 504186.04 e N=9473341.26; deste ponto segue confrontando ao NORTE com propriedade de CFN, numa extenso de 1469.37m em direo ao vrtice 03 com coordenadas E= 503817.74 e N=9474234.19 deste ponto segue-se confrontando a OESTE com o terreno remanescente de Esplio de Roberto Queiroz Lima, com extenso de 1469.37m em direo ao vrtice 04 com coordenadas E= 504083.76 e N= 9472789.11; deste ponto segue-se confrontando ao SUL com propriedade de CFN, com extenso de 103.12m em direo ao ponto inicial 01. IMVEL 02: inicia-se a descrio deste permetro no vrtice 01 de coordenadas E=504555,47 e N=9471970,27 deste ponto segue confrontando a LESTE com propriedade da CFN, numa extenso de 73.37m em direo ao vrtice 02 com coordenadas E=504521,26 e N=9472035,18; deste ponto segue-se confrontando ao NORTE com propriedade da CFN, numa extenso de 90,60m em direo ao vrtice 03 com coordenadas E=504449,70 e N=9472090,73 deste ponto segue-se confrontando a OESTE com os terreno remanescente de Esplio de Roberto de Queiroz Lima, com extenso de 290,67m em direo ao vrtice 04 com coordenadas E=504506,92 e N=9471959,76; deste ponto segue-se confrontando ao SUL com propriedade de Esplio de Roberto Queiroz Lima, com extenso de 49,67m em direo ao ponto inicial 01. IMVEL 03: inicia-se a descrio deste permetro no vrtice 01 de coordenadas E=504559,22 e N=9471804,38 deste ponto segue confrontando a LESTE com a propriedade de Esplio de Roberto de Queiroz Lima, numa extenso de 331,86m em direo ao vrtice 02 com coordenadas E=504555.47 e N=9471959.76; deste ponto segue-se confrontando ao NORTE com propriedade de Esplio de Roberto de Queiroz Lima, numa extenso de 99,34m em direo ao vrtice 03 com coordenadas E=504506.92 e N=9471959.76 deste ponto segue-se confrontando a OESTE com o terreno remanescente de Roberto Queiroz Lima, com extenso de 323,44m em direo ao vrtice 04 com coordenadas E=504540,80 e N=9471801,73; deste ponto segue-se confrontando ao SUL com os terrenos remanescente de Roberto Queiroz Lima, com extenso de 8,61m em direo ao ponto inicial 01. Pelo expropriante foi ofertada a ttulo de indenizao do referido imvel o valor de R$25.381,96 (VINTE E CINCO MIL TREZENTOS E OITENTA E UM REAIS E NOVENTA E SEIS CENTAVOS). O presente edital expedido para CINCIA DE TERCEIROS INTERESSADOS que tm o prazo de 10 (dez) dias, que se inicia no primeiro dia til imediato ao de sua publicao, para apresentarem impugnao ou habilitarem direito ou crdito (art. 34, Decreto-Lei 3.365/41). A sede deste Juzo fica situada nesta cidade, na Rua Jos Juc, n 75, Centro, CEP 63.900-000, com expediente externo, de segunda a sexta-feira, de 09:00 s 18:00 horas, fone/fax (88) 3412.3709. Dado e passado nesta cidade de Quixad, aos 08 de maio de 2014. Eu,_________, Arminda Paz Lima Neta, estagiria, o digitei. E eu,__________, Alexandre Rocha Pinheiro Bastos, Diretor de Secretaria, o subscrevo.

    RICARDO JOS BRITO BASTOS AGUIAR DE ARRUDAJuiz Federal Respondendo pela 23 Vara

  • 8 Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 19 de junho de 2015

    TEMPO EM FORTALEZA TEMPO NO BRASIL (Mxima)Fechamento

    desta edio:

    22h:55m MARS ALTA 00h49m BAIXA 19h28m

    jornaloestado

    @oestadoce

    [email protected]

    oestadoce

    oestadowww.oestadoce.com.br

    7h06min 0.5m 13h19min 2.4m

    Min 24O C Max 29o CParcialmentenublado So Paulo 16O C Braslia 26o C Rio 22o C

    FALE COM A GENTEwww.oestadoce.com.bre-mail: [email protected]

  • 9O ESTADO l Fortaleza, Cear, Brasil l Sexta-feira, 19 de junho de 2015 l

    Confi anaest menorentre todasas classes Na anlise mensal, o nvel de con ana das fam-lias com renda acima de dez salrios mnimos foi o mais abalado, registrando 91,1 pontos, enquanto o daquelas com renda inferior a dez salrios mnimos cou em 92 pontos queda de 5,1% na comparao men-sal. As famlias que gan-ham mais de dez salrios tambm apresentaram um recuo signi cativo, de 3,6%.O ndice das famlias mais ricas est em 100,6 pontos,

    e o das demais, em 103,6 pontos. Na mesma base comparativa, os dados regionais revelaram que a maior retrao ocorreu na regio Sudeste (8,5%) e que a avaliao menos desfavorvel ocorreu na regio Centro-Oeste, com queda de 3,4%.Diante da perspectiva de continuidade na tendn-cia de encarecimento dos recursos no mercado de crdito e de novas quedas na con ana do con-sumidor, a CNC revisou os resultados negativos de 0,4% para 1,1% sua expec-tativa para o desempenho do volume de vendas do varejo restrito em 2015.

  • ECONOMIA

    O Cear registrou um d- cit de US$ 180,5 milhes na balana comercial no ms de maio, acumulando, ao nal dos cinco primeiro meses um desempenho negativo de US$ 1,1 bilho. Isso porque as exportaes caram 16,5% de US$ 82,3 milhes para US$ 72,1 mi , e as impor-taes 34,4% de US$ 385 mi para US$ 252,7 mi , em comparao com igual per-odo de 2014. No acumulado deste ano, as vendas para o exterior caram 18,3%, de US$ 488,6 mi para US$ 399 milhes, mas as compras ex-ternas subiram 20,7%, de US$ 1,2 bilho para US$ 1,5 bi, resultando em um d cit de US$ 1,1 bilho, no perodo.

    Todos esses nmeros con-tam do documento Cear em Comex, estudo de inte-ligncia comercial elaborado mensalmente pelo Centro Internacional de Negcios (CIN) da Federao das In-dstrias do Estado do Cear (Fiec), referente ao ms pas-sado. Diferente do Brasil, que reduziu suas importaes, o Estado aumentou sua parti-cipao nas compras exter-nas em relao ao Pas nos cinco primeiros meses do ano, alcanando 1,92% (alta de 48,3% em relao igual perodo de 2014), quando re-gistrou 1,29%.

    De acordo com o superin-tendente do Centro Interna-cional de Negcios, Eduar-do Bezerra, os combustveis continuam sendo o grande vilo do comrcio exterior cearense. No produzi-do no Estado, mas a Petro-bras realiza suas operaes de exportao e importao atravs do Porto do Pecm. Assim, altera os nmeros da corrente de comrcio cearen-se. responsvel, em grande

    parte, pela queda no valor exportado, bem como pelo expressivo aumento das im-portaes, explicou. Segun-do Eduardo Bezerra, merece ainda especial ateno as re-traes entre 12% e 16% nos setores de: calados; peles e couros; e frutas (incluindo--se castanha de caju) .

    ExportaesJ a participao do Esta-

    do nas exportaes nacionais obteve uma pequena retra-o, passando de 0,54%, em 2014, para 0,53%, este ano. O Cear gurou na dcima sex-ta posio entre os principais estados brasileiros exporta-dores, devido retrao de 18,3% nas vendas externas, acompanhando a tendncia brasileira. Das 27 Unidades da Federao, apenas Ma-ranho, Tocantins, Piau e Acre registraram incremen-to nas exportaes no ano. J em relao ao Nordeste, a

    participao cearense passou de 8,71% para 7,50% queda de 13,9%.

    Calados; peles e couros; frutas; e gorduras/leos ani-mais e vegetais (incluindo as ceras de carnaba); foram os quatro mais relevantes seto-res exportadores no acumu-lado do ano, respectivamente com US$ 106,6 milhes; US$ 76,2 mi; US$ 61,5 mi e US$ 30,8 milhes. Apesar disso, nos trs mais relevantes hou-ve retrao (15,8% para os calados; 14,3% para as peles e couros e 11,9% para as fru-tas) em relao ao ano ante-rior. Chama ainda a ateno, o aumento de 11.091,3% nas mquinas, aparelhos e mate-riais eltricos.

    Os Estados Unidos foram o principal destino das ex-portaes do Estado no ano, com US$ 86,4 milhes. O estudo destaca ainda o incre-mento de 112,8% da Alema-nha, em virtude de Partes

    de outros motores/geradores/grupos eletrogeradores; e a cera de carnaba. No sentido oposto, a Holanda registrou uma queda de 78,6%, fruto da ausncia de exportao/abastecimento de navios de combustvel do tipo fuel--oil no acumulado de 2015.

    ImportaesNo que refere-se s im-

    portaes, o Cear posicio-nou-se no 13 lugar entre os demais estados brasileiros uma posio acima do re-gistrado em igual perodo de 2014. Enquanto o Pas ob-teve uma retrao em suas importaes, o Estado foi na contramo, registrando o terceiro maior incremento percentual (20,7%) dentre to-das as unidades federativas. Em relao aos setores im-portadores, os combustveis e leos minerais obtiveram o maior aumento, tanto em va-lor absoluto (US$ 737,4 mi-lhes), quanto em aumento percentual (171,9%).

    Destaque-se, ainda, a re-trao de 56,9% nas com-pras externas de obras de ferro fundido, ferro ou ao. O gs natural liquefeito foi o responsvel por colocar Noruega, Espanha, Nigria e Catar entre os principais mercados fornecedores para o Cear. No caso da Argenti-na, outros trigos e misturas de trigo com centeio, exceto para semeadura colocaram o pas sul-americano em evi-dncia. J os Estados Unidos destoa como destaque nega-tivo, reduzindo em 58,9% a exportao de seus produtos para o Cear. Os maiores protagonistas desse decrsci-mo norte-americano foram trigo; algodo; outros gru-pos eletrogneos de energia elica; e outros produtos.

    Balana comercial do CE temdfi cit de US$ 1,1 bi este ano

    Oportunidades A Ambev est em busca de supervisores para as reas de mecnica e eltrica, na fbrica em Aquiraz. Os candidatos devem ter ensino superior completo em engenharia dessas duas reas. Currculos para [email protected], at 30/07, com a vaga no assunto do e-mail.

    RUBENS FROTA

    ECONOMIA

    Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 19 de junho de 2015 O ESTADO

    Consumindo menosMetade das famlias brasileiras est consumindo menos

    do que no ano passado. A informao da Confederao Nacional do Comrcio de Bens, Servios e Turismo, na pes-quisa que mede a Inteno do Consumo das Famlias. Se-gundo o estudo, 49,1% dos 18 mil entrevistados declararam que seu nvel de consumo em junho de 2015 foi menor que o de junho de 2014. Em maio, o percentual era 46,8%. De acor-do com a pesquisa, a Inteno de Consumo das Famlias caiu 23,8% em relao a junho do ano passado. Na comparao com maio deste ano, a queda chegou a 4,8%. A retrao na inteno de consumo manteve o indicador abaixo dos 100 pontos, patamar a partir do qual a CNC considera zona ne-gativa. Em junho, a pontuao foi 91,7.

    Perdendo flegoA dinmica do setor

    de servios acompanha as demandas da indstria, do comrcio e da agricultura. Diante da conjuntura desfavorvel e da desacelerao de economia, os servios tambm tm mostrado pouco flego, segundo avaliao da Coordenao de Servios e Comrcio do IBGE.

    Declnio

    At abril deste ano, a receita nominal de servios acumula alta de 4,3% em 12 meses. Essa taxa vem em declnio desde maro de 2014, quando estava em 8,7%.

    Puxando o freioE os brasileiros parecem

    ter puxado ainda mais o freio do consumo neste incio de 2015, o que afetou diretamente os servios prestados s famlias. Com isso, a receita deste segmento subiu 1,2% em abril ante igual ms do ano passado. A queda na renda e o aumento dos preos so desestmulos ao consumo desses servios.

    Custos elevadosOs custos cada vez mais

    elevados com alimentao fora do domiclio tambm desencorajam o consumo. O item subiu 10,5 em 12 meses at abril, contra 8,2% da in ao mdia o cial. Com restrio oramentria e perodo de incertezas, pessoas tendem a cortar idas a restaurantes, por exemplo.

    Medicina PreventivaO ncleo de Medicina

    Preventiva do Hapvida funciona em nova sede a partir de segunda-feira, na RuaPereira Filgueiras,

    825, Centro.O espao dedica-se educao em sade e atividades em grupo, contando commais de 40 consultrios para atendimento das seguintes especialidades: Nutrio, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Pr-Natal de alto risco e Puericultura.Esta nova estrutura tambm ser suporte para as equipes de atendimento domiciliar e atendimento de Medicina Preventiva s empresas.

    Gesto IndustrialGraduados em

    Administrao, Cincias Contbeis, Cincias Econmicas, Gesto Pblica, Engenharia e reas a ns, interessados em adquirir conhecimentos ou atualizao em gesto no mbito das indstrias brasileiras podem se inscrever para especializao em Gesto Industrial at 10 de julho. A formao oferecida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), com parceria e certi cao da Faculdade da Indstria do IEL/Paran.

    TrabalhoJos Manuel Salazar-

    Xirinachs o novo diretor regional para a Amrica Latina e o Caribe da OIT, a agncia das Naes Unidas com representao dos governos, empregadores e trabalhadores, que garante a promoo do trabalho decente e de qualidade.Ele diz que preciso a participao e o dilogo entre as trs partes para estabelecer polticas de desenvolvimento que promovam o emprego e o crescimento econmico.

    Mais informaes de Rubens Frota: e-mail: [email protected]

    10

    SERVIO REGISTRAL DO DISTRITO MUCURIPEAv. Sen. Virglio Tvora, 318 loja 01/02

    Esquina com Av. Antnio Justa Meireles Fortaleza - CEFone: (85) 3242.2232 Fax: (85)3242.2235

    eMail: [email protected] DE PROCLAMAS

    FAO SABER a todos; que pretendem casar-se e apresentaram os do-cumentos exigidos pelo Artigo 1.525, do Cdigo Civil Brasileiro, os con-traentes: 18985 - David Hempel Bezerril e Lorena Viana Garcia. 19067 - Jos Lucinaldo Nascimento e Charliane Maria da Conceio Nascimento. 19166 - talo Felipe Solon Carneiro e Jarlane Lima Albuquerque. 19246 - Ricardo Mouta Pereira e Maria Katia Gois da Silva. 19422 - Dione de Moura Arajo e Karla Nava de Almeida. 19457 - Francisco Clay Oliveira e Ana Cristina de Alencar Moreira. Se algum souber de algum impedimen-to que oponha-o na forma da lei.

    Fortaleza, 18 de Junho de 2015Maria Elenir Lima Sales Liberato

    O ciala do Registro Civil Distrito Mucuripe

    SERVIO REGISTRAL DO DISTRITO MUCURIPEAv. Sen. Virglio Tvora, 318 loja 01/02

    Esquina com Av. Antnio Justa Meireles Fortaleza - CEFone: (85) 3242.2232 Fax: (85)3242.2235

    eMail: [email protected] DE PROCLAMAS

    FAO SABER a todos; que pretendem casar-se e apresentaram os do-cumentos exigidos pelo Artigo 1.525, do Cdigo Civil Brasileiro, os con-traentes: 19577 - Frederico Ernesto Cunha Monteiro e Midi Helen da Silva Cavalcante. 19578 - Bruno Nogueira Catunda e Marlia Gabriela Albuquerque de Arajo. 19579 - Francisco Jos Ribeiro de Abreu e Ma-ria Alice Pereira da Silva - Sidney Frana da Silva e Dominique Graziella Gomes Soares. Se algum souber de algum impedimento que oponha-o na forma da lei.

    Fortaleza, 18 de Junho de 2015Maria Elenir Lima Sales Liberato

    O ciala do Registro Civil Distrito Mucuripe

    SERVIO REGISTRAL DA 4a ZONA - FORTALEZA-CE(CARTRIO NORES MILFONT)

    Rua Castro e Silva, no 38 - CentroFone: 3226.4172 - Fax: 3253.2448

    EDITAL DE PROCLAMASFao saber que pretendem casar-se neste Cartrio os nubentes: 53945 - Orlando Gomes Nunes e Ana Carolina Aguiar de Sousa53946 - Danny Van Baaren e Fernanda Amorim do Carmo53947 - Jos Cludio da Silva e Rinamar Sousa Alves53948 - Emanuel da Silva Moreno e Juliana da Silva Sousa53949 - Fernando Antonio Martins de Sousa e Charliane Sousa Alves53950 - Joo Victor dos Santos Silva e Amabile Brigida dos Santos Santiago53951 - Gilberto Pereira Silva e Dayane Luziara Vieira de Sousa53952 - Williame Jhonny do Nascimento de Castro e Adriana Sampaio da Silva53953 - Luciano Paulino de Souza e Samya Monik Santana da Silva53954 - Rhenan Luan Souza Peixoto e Rafaela Gomes de Souza53955 - Paulo Sergio da Silva Lira e Francisca Aurineide de Jesus de Lima53956 - Paulo Sergio Teixeira Ribeiro e Selma Oliveira Martins Ribeiro53957 - Dimy Mendes Ferreira e Gisele Cassiano Costa53958 - Erivaldo Nascimento da Silva e Maria Jancileuda Sousa Pinto53959 - Jos Ednardo Bezerra de Sousa e Juliana Rodrigues de Oliveira53960 - Marcio Vander Barros de Oliveira e Taina Nunes Paiva53961 - Adenir Mathias Serra e Maria do Carmo Vieira53962 - Mateus Azevedo da Cunha e Edina Mendes da Silva53963 - Francisco Menezes dos Santos e Regiane Santos de Melo53964 - Adriano Rodrigues de Souza e Vanessa dos Santos Lucas53965 - Francisco de Sousa Carlos e Adriana Pereira da Silva

    Fortaleza, 18 de Junho de 2015ANTNIO TOMS DE NORES MILFONT

    OFICIAL DO REGISTRO CIVIL

    JAIME ARARIPE SERVIO REGISTRALAv. Mister Hull, no 4965, Fone: 3235.3301

    e-mail: [email protected] DE CASAMENTOS

    Fao saber que pretendem casar-se neste Cartrio os nubentes: 59.809 Jos Charles Alves e Roseane Alencar de Sousa. 59.810 Mrcio Frota de Holanda e Rosangela da Silva de Freitas. 59.811 Francisco Paula Lopes e Maria Osmarina Mota. 59.812 Francisco Jeann Matos de Oliveira e Maria Camila Paulino de Sales. 59.813 Francisco Otacilio Teixeira dos Santos e Adna Cavalcante Feliciano. 59.814 Klebio Junior do Nascimento Barbosa e Maria Sueli Nascimento de Lima. 59.815 Fa-biano Lima Silva e Ana Paula Pereira do Nascimento. 59.816 Francisco Rgio da Silva Pinto e Jane Maria Nogueira de Souza. 59.817 Emilson Lopes de Carvalho e Gislayne Karoline Lima Uchoa. 59.818 Luiz Car-los do Nascimento e Milena Araujo da Silva. 59.819 Acio Xavier de Oliveira e Carmen Vera Rocha Moraes. 59.820 Jorderson de Azevedo Oliveira e Thalia da Silva Sousa.

    Fortaleza, 18 de junho de 2015Bel. Jaime de Alencar Araripe Jnior

    O cial Titular

    Publicao no Jornal O Estado em 19.06.2015CARTRIO JOO DE DEUS

    Rua Major Facundo, 705 - CentroFortaleza - CE - 3226.8330 - 3221.3838

    EDITAL DE PROCLAMASFao saber que pretendem casar-se neste Cartrio os nubentes:No 25042 Tiago Monteiro dos Santos e Kerollen Alcntara Silva Ico. No 25043 Claudio Cruz do Nascimento e Jacinta Maria de Souza Regis. No 25044 Francisco Denis da Silva Peres e Fernanda Ramos Silva. No 25045 Mateus do Nascimento Silva e Mercia Maria Cruz Sampaio. No 25046 Aldeci Pereira Silva e Aurilene Araujo da Silva. No 25047 Antonio Carlos de Sousa e Rafaela Lima Silva. No 25048 Felipe De-odoro e Liciane Soares da Costa. No 25049 Leandro Vinicius Batista de Sousa e Luciana Soares. No 25050 Alisson Rafael da Silva e Ste-fany de Oliveira Castro. No 25051 Zedequias Costa Diniz e Maria de Fatima Rocha.

    Fortaleza, 18 de junho de 2015Maria Eliete Vidal

    Escrevente AutorizadaFortaleza - Cear

    CARTRIO BOTELHO5o OFCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

    Av. Des. Moreira, 1000-B - AldeotaFone: 3264.1159 / 3224.1159

    EDITAL DE CASAMENTO Fao saber que pretendem casar-se os justi cantes: 19.257 - Fernando da Silva Gomes e Flavia Maria Alves do Nascimento. 19.258 - Marcelo Moreira Colao e Juliana da Rocha Lima. 19.259 - Felipe Veras Pereira de Oliveira e Natlia Cmara Vila Nova. 19.260 - Paulo Nogueira Lima e Mileny Oliveira da Motta. 19.261 - Nelinio Vicente Rodrigues e Nair Teixeira Serpa Cardoso. 19.262 - Fernando Cesar Gomes Oliveira e Karine Fernandes Rolemberg. 19.263 - Jaime Csar de Melo Ferreira Jnior e Kamila Maciel Maia. 19.264 - Arthur Bruno Brgido Bezerra Lima e Tas de Andrade MontAlverne.

    Fortaleza, 18 de junho de 2015Clarice Helena Botelho Costa Silva

    O ciala Titular

    CARTRIO V. MORAESREGISTRO CIVIL DA 3a ZONA - FORTALEZA - CEAR

    Rua Castro e Silva, 97-101 - CentroFones: 3231-4170 / 3231-4198

    EDITAL DE PROCLAMASFao saber que pretendem casar-se neste Cartrio os nubentes:11.884 - Gerardo Ferreira Costa e Maria Luciana da Ponte. 11.885 - Marcelino da Silva Sousa e Fabiana Nascimento da Silva.

    Fortaleza-CE, 18 de junho de 2015Tnia Maria Agostinho da Silva

    (Escrevente)

    CARTRIO CAVALCANTI FILHORua 07 de Setembro, no 209 - Parangaba

    Fone: 3225-0541 - 3245-1908EDITAL DE CASAMENTO

    Fao saber que pretendem casar-se os nubentes:33889 - Tadeu Emanuel dos Santos Pinheiro e Janiele de Sousa da Silva. 18.06.2015. 33890 - Gerlando de Oliveira Galdncio e Cristiane Lima Cardoso. 18.06.2015. 33891 - Cristiano da Silva Mendes e Maria Jos Silva Marreiro. 18.06.2015. 33892 - Edmilson Militao de Oliveira e Maria da Conceiao Bandeira. 18.06.2015. 33893 - Anderson Ribeiro Quinto e Patricia Oliveira Pessoa. 18.06.2015

    Fortaleza, 18 de junho de 2015Jorge Ribeiro Cavalcanti.

    O cial Titular

    dfi cit de US$ 1,1 bi este ano

    Movimento no Porto do Pecm tem sido maior nas importaes

    Diferente do Brasil, que reduziu suas importaes, o Estado aumentou sua participao nas compras externas nos cinco primeiros meses de 2015

    FOTO BANCO DE DADOS

  • 11O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 19 de junho de 2015

    Apesar da queda nas ven-das de veculos no Cear, nos ltimos meses, os financia-mentos de veculos novos e usados somaram 14.778 uni-dades em maio no Estado, vo-lume que representa uma alta de 4,3% em relao a abril. Com o resultado, o Cear ul-trapassou Pernambuco e tor-nou-se o segundo maior em volume de financiamentos da regio Nordeste. Os nmeros, divulgados, ontem, constam do levantamento da Unidade de Financiamentos da Cetip que opera o maior banco de dados privado de informa-es sobre financiamentos de veculos do Pas , o Sistema Nacional de Gravames (SNG).

    De janeiro a maio, foram financiados 74.968 veculos no Estado, queda de 3,6% na comparao com o mesmo perodo do ano passado. Os dados incluem automveis, motocicletas, comerciais leves e pesados. No ms passado, as vendas financiadas de mo-tos somaram 5.300 unidades e apresentaram a nica alta entre as categorias de vecu-los em territrio cearense, com um aumento de 12,9% em relao a abril. Com isso, o Cear ultrapassou a Bahia

    e tornou-se o segundo maior no volume de financiamentos de motos na regio Nordeste.

    Alm disso, foram finan-ciados 9.055 automveis leves em maio, sendo 3.484 novos e 5.571 usados, mostrando uma migrao na demanda de veculos novos para usados j que, em abril, os nmeros foram de 3.785 e 5.279, res-pectivamente. Nos primeiros cinco meses do ano, foram vendidos, a prazo, 47.944 au-tos leves e 24.979 motos, en-quanto que os veculos pesa-dos somaram 2.003 unidades, de janeiro a maio deste ano.

    Dados regionaisNo Nordeste foram realiza-

    dos 84.214 financiamentos em maio. Ao somar 28.938 motos financiadas no ms, a regio se manteve na liderana das com-pras a prazo de motos em todo o Brasil, superando o Sudeste, que concentra o maior volu-me total de financiamentos de veculos. No Brasil, os veculos financiados somaram 435.755 unidades em maio, entre au-tomveis leves, motocicletas, pesados e outros. Desse total, 195.724 foram de veculos no-vos e 240.031 de usados.

    O SNG uma base privada de abrangncia nacional, que rene as informaes sobre restries financeiras de ve-culos dadas como garantia em operaes de concesso de crdito. Essa base consul-tada e atualizada, em tempo real, pelas instituies finan-ceiras. A Cetip uma com-panhia de capital aberto que oferece servios de registro, central depositria, negociao e liquidao de ativos e ttulos. Como integradora do mercado financeiro, a empresa , tam-bm, a maior depositria de ttulos privados de renda fixa da Amrica Latina e a maior c-mara de ativos privados do Pas.

    Cear financia 14,7 mil veculos em maioCom alta de 4,3% sobre abril, Estado ultrapassa Pernambuco e registra o segundo maior volume do Nordeste

    FOTO NAYANA MELO

    Nos primeiros cinco meses do ano, foram vendidos, a prazo, 47.944 autos leves e 24.979 motos, enquanto que os veculos pesados somaram 2.003 Dados do SNG revelam a quantidade de veculos novos e usados comprados a prazo no Cear

    ECONOMIA Pesquisas A Federao do Comrcio de Bens, Servios e Turismo do Estado do Cear (Fecomrcio-CE) divulga, hoje, as pesquisas de endividamento e confiana do consumidor fortalezense, referentes ao ms de junho. A diretora da entidade, Claudia Brilhante, analisar os resultados.

  • MUNDO

    EDITAL - Cartrio Brito Ramos - 1o Tabelionato de Protestos de Caucaia - Rua Coronel Correia, nO 1583 - Centro - Fone: 3342.3599 - Torno pblico que se encontram em meu Cartrio para protesto os seguintes ttulos, os quais podero ser pagos at o dia 23.06.2015.

    E como no tendo sido encontrados os devedores nos endereos indicados, os intimo pelo presente, na forma da lei, e por falta de pagamento, a pagarem os ttulos em apreo, ou apresentarem os motivos de suas recusas. Caucaia, 18 de junho de 2015 - ngela Maria de Brito Ramos - 1a Tabeli de Protesto.

    N 063482 DM R$485,00 FRANCISCO JANDER BEVILAQUA SOUSA CPF-MF: 761.196.613-87 BANCO DO BRASIL S/A N 147022N01 DMI R$407,13 MATHEUS GARCIA DE CASTRO CNPJ: 21.278.952/0001-41 BANCO DO BRASIL S/A N 00576874/A DMI R$169,35 ANTONIA CELMA MENDES APOLINARIO CPF-MF: 888.964.633-00 BANCO DO BRASIL S/A N 000300 DM R$30.000,00 ALLYSSON PACELLY DA COSTA FARI CNPJ: 16.982.665/0001-88 BANCO BRADESCO S/A N 021278 DM R$5.513,03 R L DA SILVA ALIMENTOS CNPJ: 17.042.333/0001-86 BANCO BRA-DESCO S/A N ND-003621 DM R$2.759,49 SAMJIN STEEL STRUCTURE DO BRASIL MONTAGEM CNPJ: 17.055.883/0001-30 BANCO BRADESCO S/A N ND-003622 DM R$2.189,99 SAMJIN STEEL STRUCTURE DO BRASIL MONTA-GEM CNPJ: 17.055.883/0001-30 BANCO BRADESCO S/A N 7486-002 DM R$1.175,41 ADILSON GENUINO DOS SANTOS CNPJ:

    21.600.335/0001-10 BANCO BRA-DESCO S/A N S000000737 DM R$334,80 FRANCISCO JOSE SOUZA DOS SANTOS CPF-MF: 731.629.063-34 BANCO BRADESCO S/A N 00000000100 DM R$787,50 CHARLES ALIANA DE VASCONCE-LOS FILHO CNPJ: 16.971.420/0001-55 CAIXA ECONOMICA FEDERAL N 00000002009 DM R$520,00 JO-ELINA PEREIRA MARINHO CPF-MF: 073.801.603-97 CAIXA ECONOMICA FEDERAL N 00010000455 DM R$1.692,48 FRANCISCO LINDO-MAR NASCIMENTO VIEIRA CPF-MF: 853.467.803-00 CAIXA ECONOMICA FEDERAL N 00000000126 DM R$787,50 CHARLES ALIANA DE VASCONCELOS FILHO CNPJ: 16.971.420/0001-55 CAIXA ECO-NOMICA FEDERAL N NF3313003 DM R$778,03 BIS BANCO DE INFORMATIZAO SERV LTDA CNPJ: 01.214.405/0001-95 CAIXA ECONOMICA FEDERAL N 1956 149 449 CONTRATO R$14.897,84 MARIA IONE RODRIGUES CPF-MF: 969.506.683-68 CAIXA ECONOMICA FEDERAL

  • GERALSimpsio. Instituto do Cncer do Cear (ICC) promove, hoje, a 16 edio do Simpsio Internacional da Instituio. O evento acontece s 8 horas, no Auditrio Governador Lcio Alcntara. As inscries so gratuitas, com vagas limitadas.

    13O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 19 de junho de 2015

    com ANA PAULA LEITO E TERESA BARROS

    Manifestaes incivilizadas e medievais Renan Calheiros, presidente do Senado, sobre a

    hostilidade a senadores na Venezuela

    O Trio Malvadeza de ministros, que anunciou, nesta quinta, al-teraes nas regras de aposenta-doria, tem algo em comum alm da insensibilidade em relao aos velhi-nhos: nenhum deles ser afetado pelas no-vas medidas. Servidor do INSS desde 1986, Carlos Gabas (Previdncia), por exemplo, aposentando-se agora, teria pelo resto da vida proventos que hoje somam R$ 31 mil por ms.

    Meu piro primeiroCarlos Gabas se beneficiar da aposen-

    tadoria integral de servidores, que no fala em alterar. E ainda tem previdncia priva-da: Prevdata.

    Ele sabe o que fazPiloto de motos de luxo nas ruas de Bra-

    slia, Carlos Gabas no parece interessado em se aposentar pela previdncia social que administra.

    Sem problemasNelson Barbosa (Planejamento), do Trio

    Malvadeza, acrescenta aos R$ 31 mil do salrio de ministro R$ 4,1 mil como pro-fessor da UFRJ.

    Que se explodamJoaquim Levy (Fazenda), adepto de pre-

    vidncia privada, no parece ter problemas de conscincia ao alterar para pior a vida dos velhinhos.

    Toda truculncia burra, por isso a atitude do regime do venezuelano Nicols Maduro de hostilizar senadores, ontem, em Caracas, acabou por colocar o parlamento brasileiro contra o regime chavista. E pronto para votar retaliaes semi-ditadura. considerado muito grave que Maduro no tenha garantido a segurana dos senadores e acesso aos presos polticos. Renan Calheiros chamou a hostilidade de medieval.

    H compostura?Se lhe restar um mnimo de compostu-

    ra, o governo deveria chamar de volta, para consultas, o embaixador do Brasil em Ca-racas, Ruy Pereira.

    A milcia de MaduroOs manifestantes contra senadores em

    Caracas eram todos homens, com idade e jeito de militares a paisana. milcia pri-vada de Maduro.

    CumplicidadeO ex-presidente Lula recomendou ao

    Planalto distncia da hostilidade aos se-nadores na Venezuela para no levantar a bola da oposio.

    Atitude vergonhosaTo vergonhosa quanto a hostilidade na

    Venezuela a oito senadores brasileiros, qua-

    Novas regras no prejudicam o Trio Malvadeza se 10% do Senado, foi a reao ou o silncio do governo Dilma Rousseff.Pedala, Dilma

    O preso poltico venezuelano Leopoldo Lpez est em greve de fome h quase um ms. marido de Lilian Tintori, que, como as demais, no receberam a solidariedade da ex-presa poltica Dilma Rousseff.

    O preferidoO sonho de dez em cada dez caciques

    peemedebistas , oficializado fim da unio com o PT, correr atrs do senador Jos Ser-ra (PSDB-SP) para montar uma chapa para 2018. E querem Serra no partido.

    Quebra de decoroMembros da CCJ ainda cogitam repre-

    sentao contra Maria do Rosrio (PT-RS) no Conselho de tica por quebra de decoro. Teria incitado a filha a tumultuar a anlise da reduo da maioridade penal.

    Como lepraDeputados candidatos a prefeito em 2016

    dizem no saber como escapar da lepra go-vernista, tamanha a rejeio das medidas de Dilma. Preveem crescimento da oposi-

    o e encolhimento do PT.

    ImpeachmentO PSDB ainda pisa em ovos quando o as-

    sunto o impeachment de Dilma, mesmo aps sinal do TCU que poder rejeitar as contas do governo. Ensaiam o protagonis-mo o DEM e o Solidariedade.

    Retfica CHO bolivariano Jos Marcondes de Carva-

    lho, adorador do aspone Top-Top Garcia, j no embaixador em Caracas, como in-formamos. Ruy Pereira, que mal recebeu senadores no Aeroporto de Caracas, ontem, segundo Ronaldo Caiado (DEM-GO), to-mou ch de sumio.

    AzarA oposio se divertira com deciso do

    TCU de pedir explicaes sobre 13 irregu-laridades nas contas do governo Dilma de 2014. Treze mesmo um nmero que d azar, dizem, em aluso ao nmero do PT.

    Pensando bem...

    ... a violncia contra senadores brasileiros na Venezuela foi uma espcie de sequestro relmpago internacional.

    CLUDIO HUMBERTO PODER,POLTICA&BASTIDORES

    O PODER SEM PUDOR

    FOTO NAYANA MELO

    O estilo ErundinaLuza Erundina tem estilo. Certa vez, quan-

    do era prefeita de So Paulo, um jornal denunciou que um funcionrio da administrao regional da Lapa uti-lizara carro oficial em tarefas parti-culares. No se esperava isso de um governo do PT, da a expectativa de uma punio exemplar. O administra-

    dor, Nelson Frateschi, resolveu que o funcio-nrio seria punido, mas no exonerado.

    O telefone dele tocou. Era uma irritada militante do PT:

    Vocs so uns bun-des!

    Era ela mesma, a pre-feita Luza Erundina, que,

    em seguida, deixaria o PT.

    ANA LUCIA FERREIRA DE SOUSA - ME - CNPJ 63.379.986/0001-72. Tor-na pblico que requereu a SEUMA, a Licena de Operao, para supermercado, localizado na Rua Antnio Gentil, n 1217, bairro Sapiranga, Fortaleza-CE. Foi determinado o cumprimento das exigncias do Manual de Informaes para o Licenciamento Ambiental na SEUMA.

    DONIZETE DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA - CNPJ 23.577.851/0001-05. Torna Publico que requereu a Autarquia Municipal de Meio Ambiente - AMMA, a licena de Operao, para Edifcio comercial para distribuidora de alimentos, localizada na Rua Raimundo Matias, n 377, bairro Pedras, Eusbio-CE. Foi determinado o cum-primento das exigncias contidas nas Normas e Instrues de Licenciamento da AMMA.

    ESTADO DO CEAR - PODER JUDICIRIO - COMARCA DE FORTALEZA - 18a VARA CVEL - EDITAL DE INTIMAO COM PRAZO DE TRINTA DIAS. Da-dos do Processo: Processo n: 2009.0029.6551-2 (12.571/09) - Ao: Cobrana (Cumprimento da Sentena) - Exequente: CTI Cear Transportes Internacionais Ltda. Executada: F. Alves Importadora Ltda. Finalidade deste Edital: Intimar a executada acima identificada, na pessoa de seu representante legal, que se en-contra em lugar incerto e no sabido, para, no prazo de 15 (quinze) dias, pagar a importncia de R$ 111.851,96 (cento e onze mil, oitocentos e cinquenta e um reais e noventa e seis centavos), sob pena de aplicao de multa prevista no art. 475-J do CPC. FORTALEZA, 21 de agosto de 2012. Eu, Silvia Cristina Fernandes Cunha, (matrcula 004502), Auxiliar Judicirio, o digitei e imprimi. Eu, Izilda Santos Maciel (matrcula 3878), Diretora de Secretaria - o subscrevo. Juiz, Antnio Francisco Paiva - Respondendo pela 18a Vara Cvel.

    DOIS A ENGENHARIA E TECNOLOGIA LTDA - CNPJ: 03.092.799/0001-81

    Torna pblico que recebeu do Instituto do Meio Ambiente do Municpio de Itapipoca -IMMI, a Licena de Operao com regularizao - REGLO n 009/2015 para extrao mineral - Saibro (piarra) pelo prazo de um ano, numa rea de 22,99 hectares, localizado na Fazenda Guaribas, localidade de Cruxat, zona rural do municpio de Itapipoca CE. Foi determinado o cumprimento das exigncias contidas nas Normas e Instrues de Licen-ciamento do Instituto do Meio Ambiente do Municpio de Itapipoca - IMMI.

    PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO CEAR - Comarca de Fortaleza. 4a Vara Cvel. Rua Desembar-gador Floriano Benevides Magalhes, no 220, gua Fria - CEP 60811-690, Fone: (85) 3492 8264, Fortaleza--CE - E-mail: [email protected]. EDITAL DE CITAO (PRAZO DE 20 DIAS). Processo no : 0110151-13.2008.8.06.0001. Classe: Usucapio. Requerente: Mamede Adriano Filho e outro. Valor da Causa: R$ 40.558,00. O DOUTOR Onildo Antnio Pereira da Silva, MM. Juiz de Direito Titular da 4a Vara Cvel de Fortaleza, Estado do Cear, no uso de suas atribuies legais etc... FAZ SABER aos que o presente EDITAL DE CITAO, COM PRAZO DE 20 (VINTE) DIAS, virem ou dele tiverem notcia, que tramita no Juzo da 4a Vara Cvel a ao de usucapio em epgrafe, ajuizada por Mamede Adriano Filho, CPF no 832.190.993-00 e sua mulher Vania Clia Sousa Adriano, CPF no 380.612.363-20, brasileiros, casados entre si, ele motorista, ela do lar, residentes na Rua Uberlndia, 1329, Messejana, Fortaleza/CE, com objetivo de que lhes seja declarado o domnio do imvel a seguir descrito: Um terreno de formato regular com uma casa encravada, localizado na Rua Uberlndia, s/no, bairro Messejana, Fortaleza/CE, distando 57,00m no sentido nascente/poente para a Rodovia BR-116, Km 09, com as seguintes medidas e confinantes: Ao Norte (frente): 28,00m, limitando-se com a Rua Uberlndia; Ao Sul (fundos): 28,00m, limitando-se com o imvel pertencente a Maurnio Melo Alves; Ao Leste (lado direito): 32,00m, limitando-se com o imvel pertencente a Luiz Antonio Vieira de Oliveira; Ao Oeste (lado esquerdo): 32,00m, limitando-se com a Rua Conrado Malta. rea territorial do imvel: 896,00m2. rea construda: 81,00m2. Assim, em conformidade com o disposto no art. 942 do Cdigo de Processo Civil, expediu-se o presente EDITAL DE CITAO COM PRAZO DE 20 (VINTE) DIAS, pelo qual ficam citados os EVENTUAIS INTERESSADOS, para, querendo, contestarem a ao no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do vencimento deste edital, sob pena de se presumirem como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) requerente(s) na petio inicial. Dado e passado nesta Cidade de Fortaleza, Capital do Estado do Cear, aos 13 de maio de 2015. Eu, Antnio Rodrigues de Arajo Neto, Tcnico Judicirio, Matr-cula 1940, digitei. Eu, Epaminondas Gomes Rolim Jnior, Diretor de Secretaria, Matrcula 5915, subscrevo. Onildo Antonio Pereira da Silva - Juiz de Direito.

  • CEAR

    Os promotores de Justia Valeska Catunda Bastos e Marcelo Rosa Melo propuse-ram, ontem, uma ao civil pblica por ato de improbi-dade administrativa contra a prefeita do municpio de Tau, localizado a cerca de 340 quilmetros de Fortale-za, Patrcia Aguiar. A ao requer a demisso imediata dos servidores terceirizados e a realizao de concurso pblico no prazo de 90 dias.

    O Ministrio Pblico rece-beu denncias da presena de nepotismo e contratao irre-gular de servidores na prefeitu-ra de Tau. Em procedimento administrativo, foi constado que o funcionalismo pblico da cidade apresenta quantida-de excessiva de servidores con-tratados sem a realizao de concurso pblico. De um total de 2.693 funcionrios, cerca de 40%, 1.131, so contratados com vnculo temporrio.

    O municpio de Tau, por meio da prefeita, celebrou no ano de 2014 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministrio P-blico comprometendo-se a realizar concurso pblico para regularizar o quadro funcio-nal. O certame foi realizado, mas o nmero de vagas ofe-recido, 165, representa apenas 10% da carncia do municpio, permitindo que aproximada-mente 90% das contrataes irregulares permaneam.

    Para sanar o problema, o Ministrio Pblico requer que a Justia determine a demis-so imediata dos servidores terceirizados e a realizao de concurso pblico no prazo de 90 dias. A ao tramita da 2 Vara da Comarca de Tau.

    CarreiraPatrcia Aguiar iniciou a

    atividade poltica no munic-pio de Tau, onde foi secret-ria de Ao Social e, em 1992,

    se tornou a vereadora mais votada da histria do muni-cpio de Tau. Em 2000, foi eleita prefeita da cidade e, em 2004, reeleita. Em 2012, aps passar pela secretria de Tu-

    rismo de Fortaleza, Patrcia foi reconduzida Prefeitura de Tau, para o seu terceiro mandato, com uma votao de 60,78% dos votos vlidos.

    Perfi l A maioria da populao

    vive da agricultura e pecu-ria, sendo que uma parte menor trabalha no comrcio local. O municpio de Tau formado por oito distritos, num total de 4.018,162km2, e com uma populao es-timada, em 2014, de 57.478 habitantes. As universidades localizadas no municpio, como Instituto Federal de Educao, Cincia; Univer-sidade Estadual do Cear; e a Universidade Vale do Aca-ra, atraem grande quanti-dade de jovens para a cidade.

    Ministrio Pblico recebeu denncias da presenade nepotismo e contratao irregular de servidores

    Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 19 de junho de 2015 O ESTADO

    Audinciapblica discute trnsito

    Autoridades municipais, representante do Minist-rio Pblico, feirantes, mo-toristas, guarda municipal e a sociedade civil em geral reuniram-se na Cmara Mu-nicipal de Campos Sales para discutir a municipalizao do trnsito, a organizao da tradicional feira livre da ci-dade e ocupaes irregulares do espao pblico.

    A audincia foi realizada a partir do indicativo de autoria do vereador Jos Solano Feito-sa, justi cando a necessidade de coibir o avano urbanstico desequilibrado e, por conse-guinte, o caos que se instalou no trnsito. O prefeito do mu-nicpio, Mosio Loyola, defen-deu o dilogo, a conscientiza-o de feirantes e motoristas. O principal entrave a falta de conscientizao, frisou. O gestor tambm identi cou os principais obstculos para o trnsito livre na cidade: o estacionamento indevido dos transportes alternativos e a desorganizao das barra-cas. Mosio defendeu a revi-talizao da rodoviria, com o remanejamento desses ve-culos para carem estacio-nados l, e o alinhamento das barracas da feira em um lado s da via, entre outras medidas, como a necessida-de de estruturar um local adequado para as barracas.

    Normas legaisO promotor pblico

    Gleydson Leandro Pereira ressaltou as aes da Pro-motoria de Justia para a melhoria do trnsito local, salientado a necessidade de se observar as normas legais referentes ao trnsito, e que toda a populao deve se conscientizar e colaborar. De acordo com o promotor, o Ministrio Pblico vem expedindo algumas reco-mendaes que vm sendo cumpridas, como a realiza-o de abordagens e blitzes pela Polcia Militar e o exer-ccio da funo de Demu-tran pela Guarda Municipal, tendo em vista que no exis-te o rgo em Campos Sales.

    A ao do MP requer a demisso imediata dos servidores terceirizados e a realizao de concurso pblico na cidade no prazo de 90 dias

    Chacina A Polcia prendeu, ontem, dois suspeitos de participar da chacina que matou trs pessoas em Limoeiro do Norte, no ltimo domingo (14). Os presos so conhecidos como Carlinhos Pequeno e Eloildo e foram capturados com uma pistola .40, carregadores e uma espingarda, em Quixer.

    Posse dos novos dirigentes e TRE prepara eleies

    Isso mesmo. Difcil dizer quem no prestigiou na lti-ma sexta-feira, 12, a festa de posse dos desembargadores Antonio Abelardo Benevides Moraes e Maria Nailde Pinheiro (foto), na presidncia, vice-presidncia e corre-gedoria do Tribunal Regional Eleitoral. O evento foi rea-lizado no auditrio do Tribunal de Justia do Estado que acolheu em sua mesa principal, as maiores autoridades do Cear e convidados especiais, dentre eles, o governador Camilo Santana, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jos Albu-querque, o prefeito Roberto Cludio, de Fortaleza (que des-ceu do avio depois de uma bem sucedi-da viagem aos Esta-dos Unidos e foi di-reto para a festa), ministros do STJ, Superior Tribunal de Justia, desembargadores, juzes com atuao na capital e interior, procuradores, promotores e defensores pblicos, representantes da OAB/Cear e centenas de convidados. Uma linda representao de sua terra natal, Mombaa, deixou o presidente do TRE, desembargador Abelardo Benevides muito feliz e emocionado. Ele mesmo disse a este jornalista. Estavam l, alm de familiares dele, o pre-feito Ecildo Evangelista Filho, o ex-prefeito e ex-deputado Valdomiro Tvora (pai), o ex-deputado Valdomiro Tvora Filho, presidente do Tribunal de Contas do Estado, afora, uma comisso de vereadores, empresrios e lideranas do municpio, liderada pelo jovem prefeito Ecildo Filho.

    2a parcela do FPMO segundo decndio do

    Fundo de Participao dos Municpios (FPM) do ms de junho ser creditado nesta sexta-feira, 19 de junho. O montante ser de R$ 1.504.955.029,64, com a reteno do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica (Fundeb). Em valores brutos, isto , incluindo a reteno do Fundo, o valor R$ 1.881.193.787,05. A Confederao Nacional de Municpios (CNM) explicou que em comparao com o segundo decndio de junho de 2014, o decndio teve um aumento de 32,5%, isso em termos reais, ou seja, considerando a in ao.

    R$ 70 milhesO governador Camilo

    Santana anunciou durante o Seminrio PECNordeste, no Centro de Eventos, que o Cear receber R$ 70 milhes do Governo Federal para obras de convivncia com a estiagem. O valor corresponde a quase metade dos recursos (R$ 150 milhes) que a Unio enviar para nove estados (Alagoas, Bahia, Cear, Minas Gerais, Paraba, Pernambuco, Piau, Rio Grande do Norte e Sergipe) que sofrem com a seca. Esse investimento vai servir para adutoras, mananciais e operaes de carros-pipa. Tudo isso aliado aos recursos estaduais, onde j esto sendo feitos os trabalhos de perfurao de poos nos centros urbanos e nas reas rurais dos municpios

    cearenses, adiantou o governador.

    Capacidades

    O programa educacional Capacidades, uma iniciativa do Tribunal de Contas dos Municpios do Estado do Cear (TCM-CE), encerra a sua primeira etapa em Iguatu, na regio Centro-Sul do Cear, reunindo 17 municpios. O evento foi concludo no m da tarde dessa quarta-feira (17), no campus da (IFCE) em Cajazeiras. O rgo de scalizao deixa uma mensagem para gestores municipais: preciso investir em servidores de carreira, oferecendo quali cao tcnica, administrativa e nanceira. O esforo do presidente do TCM, Francisco Aguiar, para que o rgo no se limite ao papel de scalizador e aplicador de medidas administrativas punitivas, mas de orientao aos gestores e tcnicos municipais. Na nossa avaliao, os encontros atenderam o seu propsito e vamos aperfeioar o programa cada vez mais.

    CUTO ex-presidente da

    Petrobras,Srgio Gabrielli, envolvido na Operao Lava Jato, segundo delaes premiadas, far a palestra de abertura do XIII Congresso Estadual da Central nica dos Trabalhadores (CUT) do Cear. O encontro ter incio s 19 horas desta quinta-feira, no Hotel Parque das Fontes, em Beberibe - Regio Metropolitana de Fortaleza.

    MP ajuza ao contra prefeita de Tau por improbidade na gesto

    Vacina liberadaA populao de Fortaleza j pode se imunizar contra a

    gripe por meio da vacina. A dose pode ser encontrada em um dos 93 postos de sade da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h s 19h. Durante a campanha, realizada no ltimo ms de maio, apenas 51% do pblico-alvo foi vacinado. De acordo com a coordenadora de Imunizao da Secretaria Municipal de Sade (SMS), Vanessa Soldatelli, sempre que termina o perodo da campanha, a vacinao liberada para o restante das pessoas. Outras cidades e estados que j atingiram a meta esto fazendo isso. Portanto, resolvemos fazer tambm.

    Patrcia Aguiar est pela terceira vez frente da Prefeitura

    DMI 1.000,00 ACCESSU EDUCACAO SU-PERIOR LTDA 7102457000156 BANCO SANTANDER S A NP 1.000,00 AGUIDA FREITAS PARENTE 21388822334 SMAFHIL COMERCIAL DE TECIDOS LTDA. DMI 460,01 ALIPIO FRANKLIN C. AGUIAR 61611212391 BANCO DO BRASIL SA CBI 31.099,96 ANNA KAROLINA GOMES LOPES ME 10729570000170 JAIME RICARDO DE OLIVEIRA DV 455,39 ARIANA SANTOS DO NASCI-MENTO 6443181395 COELCE CDA 3.910,19 BENEDITO GOMES DE SOUZA 1360213368 PROCURADORIA MUNICIPAL DE AQUIRAZ DMI 287,18 BRUNO BANCHERI 80853781320 CAIXA ECONOMICA FEDERAL DMI 5.000,00 BUENA PALETA COM E FAB DE SORVETES LTDA 20456421000139 BANCO BRADESCO S A DMI 265,00 CARLOS ANDRE LIRA TOMAS 64932192304 BANCO BRA-DESCO S A DSI 330,00 CONSTRUTORA EDIFICAR ME 20634407000188 MELOC LOCACAO DE EQUIPAMENTOS LTDA CBI 166.615,84 CONSULTABIL CON-SULTORIA ASSES.CONTABIL S.C.LT 1466869000199 JAIME RICARDO DE OLIVEIRA DMI 400,00 CONTIL CONSTRUCOES E INCORPORACAO 23547219000100 CAIXA ECONOMICA FEDERAL DMI 3.744,60 DONGYANG CONS-TRUTION DO BRASIL CONSTRUTO 15145763000106 HSBC BANK BRASIL S.A. - BANCO MULTIPLO DSI 150,00 EDISOLANA MOTOS LTDA 115798000117 PROXIMA PARADA PU-BLICIDADE S/S LTDA. DMI 300,24 EMANUELE ROBERTO MATACHIONE 70076218139 CAIXA ECONOMICA FEDERAL DMI 1.894,73 ENLOCO SERVICOS E

    PERFURACOES 18926625000144 ITAU UNIBANCO SA CDA 1.918,73 EXPEDITO ARAUJO FRAGA 41901860310 PROCURADORIA--GERAL DA FAZENDA NACIONAL CDA 2.141,70 EYMARD VIEIRA BORGES 20282982353 PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL DMI 1.000,00 F. NAZARENO M. MA-RIANO T -ME 2873391000184 ITAU UNIBANCO SA DMI 320,00 FRANCISCA BERNARDO PINTO LOPES 65745850310 ITAU UNI-BANCO SA CH 1.400,00 FRANCISCO CARLOS DA SILVA MAIA 50013882368 MUNDO TEXTIL IMPORTACAO E COM.DE TECI-DOS LTDACH 1.400,00 FRANCISCO CARLOS DA SILVA MAIA 50013882368 MUNDO TEXTIL IMPORTACAO E COM.DE TECI-DOS LTDADMI 201,33 FRANCISCO JOSE ROG EVANGELISTA 29521734353 ITAU UNIBANCO SA DMI 174,50 FRANCISCO RAFAEL ARAU-JO DA SILVA ME 13770361000169 BANCO DO BRASIL SA DV 438,13 FRANCISCO ROMARIO SO-ARES MEDEIROS 5368773358 COELCE DV 680,65 FRANCISCO SENA LIMA 77759907249 COELCE DMI 342,90 HERALDO FERREIRA LIMA 24503746391 BANCO DO BRASIL SA CDA 1.846,26 HI END DISTRIBUIDORA DE MOVEIS E ELETROS 5942663001030 PRO-CURADORIA GERAL DO ESTADO DO CEARA CDA 10.950,74 HI END DISTRIBUI-DORA DE MOVEIS E ELETROS LTDA 5942663000491 PROCURADORIA GE-RAL DO ESTADO DO CEARA CDA 2.107,36 HI END DISTRIBUI-DORA DE MOVEIS E ELETROS LTDA 5942663000815 PROCURADORIA GE-RAL DO ESTADO DO CEARA CDA 787.256,19 HI END DISTRIBUI-DORA DE MOVEIS E ELETROS LTDA

    5942663000300 PROCURADORIA GE-RAL DO ESTADO DO CEARA CDA 2.429,26 HI END DISTRIBUI-DORA DE MOVEIS E ELETROS LTDA 5942663000300 PROCURADORIA GE-RAL DO ESTADO DO CEARA DMI 679,15 JOEL VASCONCELOS DA SILVA 58089209300 CAIXA ECONOMI-CA FEDERAL DSI 520,00 JOSE KELSAY GONCALVES DA SILVA 56742444304 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RATIO LTDA DMI 240,00 L. HERBSTER NETO MAR-MITARIA 6928076000168 BANCO DO BRASIL SA DV 2.176,38 LEROI HOTEL RESIDENCE LTDA ME 17465393000101 COELCE DSI 820,00 LIA BARROS ARRAIS NUNES COLARES 45503990315 CAIXA ECONO-MICA FEDERAL CDA 4.248,80 MALUKET INDUSTRIA E COMERCIO DE CONFECCOES LT 15058899000170 PROCURADORIA--GERAL DA FAZENDA NACIONAL DMI 900,00 MARCELO GERALDO DO PRADO 3771975999 CAIXA ECONOMI-CA FEDERAL DMI 1.140,00 MARCELO GUEDES MEIRELES 29496160387 ITAU UNI-BANCO SA DV 404,47 MARCUS JOSE CASTRO DE SOUSA 73487023334 COELCE DSI 383,05 MARIA DE FATIMA DE OLI-VEIRA COSTA 95048723368 CENTRO PEDAGOGICO PERNALONGA CDA 3.369,70 MARIA IVONETE LEITE MUNIZ 20473290359 PROCURADORIA MUNICIPAL DE AQUIRAZ CH 5.500,00 MARIA LINDALIA ACACIO BARROSO 3829385340 FAC FOMENTO MERCANTIL LTDA DMI 96,72 MARINA RODRIGUES DO SILVA ME 7802887000180 CAIXA ECO-NOMICA FEDERAL DV 2.090,99 MICHAEL ALVES FIGUEI-REDO 31503257819 COELCE DSI 720,00 MOLDUFORT INDUSTRIA E

    COMERCIO DE VIDROS 1722306000203 CAIXA ECONOMICA FEDERAL DMI 2.240,00 MS PEREIRA FREIRE ME 10846925000101 BANCO DO BRASIL SA DMI 2.986,20 NADJA QUEIROZ DE OLIVEIRA ME 3407219000106 BANCO DO BRASIL SA DMI 2.713,44 NILSON NEPOMUCENO DE CARVALHO 9820757 13796049000144 BANCO DO BRASIL SA DMI 474,50 NUAGE CONF E COM LTDA 10392538000142 CAIXA ECONOMICA FEDERAL DMI 156,92 PAULO CESAR DE OLIVEIRA SANTOS ME 72231137000168 BANCO BRADESCO S A DSI 427,10 PAULO SERGIO GOMES DA SILVA 51868741320 CENTRO PEDAGO-GICO PERNALONGA CBI 51.245,31 R A MOURA CAMARA 8226727000101 JAIME RICARDO DE OLIVEIRA CDA 7.159,68 RAIMUNDO NONATO SA-RAIVA NOGUEIRA 11282711334 PROCU-RADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL DV 305,59 RENATO CAVALCANTE CAR-DOSO 3763657304 COELCE DMI 350,71 ROGERIO SANTOS SENA 21046402000105 BANCO BRADESCO S A SJ 56.757,09 ROSILENE FONTENELE ROCHA 38159600372 ANTONIO HELIO COSTA LIMA DMI 710,86 ROUND ARTIGOS ESPORTI-VOS LTDA ME 12158426000157 BANCO BRADESCO S A CDA 1.428,40 SANDRA ALMEIDA LAU-REANO 76005801368 PROCURADORIA--GERAL DA FAZENDA NACIONAL CDA 2.612,84 TIAGO BARBOSA DE MELO 346038324 PROCURADORIA--GERAL DA FAZENDA NACIONAL DMI 2.128,14 TIBROO COM CALC ACESS LTDA 11101988000606 BANCO BRADESCO S A CDA 3.081,84 VICENTE ARAUJO NETO 2649587300 PROCURADORIA MUNICI-PAL DE AQUIRAZ

    E D I T A L - CARTORIO: JOO MACHADO 7o OFICIO. RUA FLORIANO PEIXOTO, 818 FONE: 3201-1100 - FAX: 3201.1115. TORNO PBLICO QUE SE ENCONTRAM NESTE CARTORIO PARA PROTESTO OS SEGUINTES TITULOS:

    E COMO NO TENDO ENCONTRADO OS DEVEDORES NOS ENDEREOS INDICADOS, OS INTIMO PELO PRESENTE EDITAL, NA FORMA DA LEI, E POR FALTA DE PAGAMENTO, A PAGAREM OS TTULOS EM APREO, NO DIA 19/06/2015 de 08:00h as 12:00h e de 13:00h as 16:00h OU APRESENTAREM OS MOTIVOS DE SUAS RECUSAS. FORTALEZA, 18 de junho de 2015. DRA. Maria Salma Onofre Machado (Tabeli substituta)

    FOTO DIVULGAO

  • 15O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 19 de junho de 2015

  • 16 Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 19 de junho de 2015 O ESTADO

  • SIGNOSEU

    A Coelce preza pela qualidade do fornecimento de energia para seus clientes e, para isso, executa medidas importantes na rede eltrica.

    ATENO, CLIENTE COELCE!DESLIGAMENTO PROGRAMADO

    DIA: 24/06/2015 NA CAPITAL

    HORRIO ENDEREO N DE DESLIG.08:30 s 12:30 Rua Siqueira Campos, Rua Vercosa Maia, Canindezinho - FORTALEZA 15859553

    08:30 s 13:30 Rua Euzbio de Paula, Rua Euzbio de Paula, Paupina - FORTALEZA 15931833

    08:30 s 13:30 Rua Ismael Pordeus, Conjunto Santa Terezinha - FORTALEZA 15931833

    08:30 s 13:30 Rua Lus Francisco Xavier, Rua Francileda Costa, Paupina, Paupina - FORTALEZA 15931833

    08:30 s 13:30 Rua Monte Verde, Rua Manoel Virino, Paupina - FORTALEZA 15931833

    08:30 s 13:30 Trav. Lus Francisco Xavier, Trav. Sitiozinho, Paupina - FORTALEZA 15931833

    08:30 s 13:30 Travessa Monte Verde, Rua Sitiozinho, Paupina - FORTALEZA 15931833

    13:30 s 17:00 Av. Mendel Steinbruch, Mondubim - FORTALEZA 15931593

    13:30 s 17:00 Rua Bento Gurgel, Av. Godofredo Maciel, Mondubim - FORTALEZA 15931593

    13:30 s 17:00 Rua Carlos Magno, Rua Bom Jesus dos Aflitos, Mondubim - FORTALEZA 15931593

    13:30 s 17:00 Rua Humberto Rodrigues, Rua Roseli Ferreira, Mondubim - FORTALEZA 15931593

    13:30 s 17:00 Trav. Humberto Rodrigues, Mondubim - FORTALEZA 15931593

    13:30 s 17:00 Vila Valeria, Rua Cordeiro Neto, Mondubim - FORTALEZA 15931593

    DIA: 24/06/2015 NO INTERIOR

    HORRIO ENDEREO N DE DESLIG.09:00 s 12:00 Rua Pedro Teles, Muriti - CRATO 15827073

    15:00 s 18:00 Rua Amorim Sobriera, Av. Jos Nores Maia, Misericrdia - CRATO 15930903

    15:00 s 18:00 Rua Duarte Jnior, Misericrdia, Rua Antonielli Silvano, Floresta II - CRATO 15930903

    15:00 s 18:00 Rua Elias Siqueira, Seminrio, Av. Edmilson da Cruz Neves, Vila Alta - CRATO 15930903

    15:00 s 18:00 Rua Fabiano de Souza Matos, Misericrdia - CRATO 15930903

    15:00 s 18:00 Rua Jos Leal Neto, Seminrio, Rua Germana Alencar, Muriti - CRATO 15930903

    15:00 s 18:00 Rua Jos Valter Dias, Misericrdia, Rua Joo Alves Rocha, Novo Crato - CRATO 15930903

    15:00 s 18:00 Rua Raimundo S Cavalcante, Dist. Muriti - CRATO 15930903

    15:00 s 18:00 Rua Rui Barbosa, Muriti, Rua Rodolfo, Misericrdia - CRATO 15930903

    15:00 s 18:00 Rua Ulisses Guimares, Rua Maurcio Teles, Misericrdia - CRATO 15930903

    15:00 s 18:00 Ruas Vicente Lopes de Oliveira, Mrio Teixeira Mendes, Misericrdia - CRATO 15930903

    15:00 s 18:00 Stio Baixio das Palmeiras, Dt. Baixio das Palmeiras - CRATO 15930903

    13:00 s 15:00 Stio Oitis, Cariutaba, Stio Caras, Caras - FARIAS BRITO 15520599

    09:00 s 12:00 Rua 15 de Novembro, Quinco, Stio Canta Galo, Santa Felcia - ACOPIARA 15688565

    09:00 s 12:00 Stio Boa Vista, Dist. So Gonalo, So Gonalo - CATARINA 15688565

    09:00 s 12:00 Stio Carnaba, Luz no Campo, So Gonalo - CATARINA 15688565

    09:00 s 12:00 Stio Carnaba, Stio Cajazeiras, So Gonalo - CATARINA 15688565

    09:00 s 12:00 Stio Lagoa do Arroz, Stio Cavalo Magro, So Gonalo - CATARINA 15688565

    09:00 s 12:00 Stio Lagoa do Camelo, Luz no Campo, So Gonalo - CATARINA 15688565

    09:00 s 12:00 Stio Olho d'gua, Stio Novilho Bravo - CATARINA 15688565

    09:00 s 12:00 Stio Pedro Luz no Campo, Stio Palestina, So Gonalo - CATARINA 15688565

    09:00 s 12:00 Stio Poo da Cruz, Luz no Campo, So Gonalo - CATARINA 15688565

    09:00 s 12:00 Stio Vrzea Grande, Luz no Campo, So Gonalo - CATARINA 15688565

    09:00 s 12:00 Travessa I, Lagoinha, Centro, Trav. Emlia Pinho I, So Francisco - CATARINA 15688565

    09:30 s 13:30 Praa da Marambaia, Dist. de Uruau - BEBERIBE 15871897

    09:30 s 13:30 Pov. Uruau, Dist. de Uruau - BEBERIBE 15871897

    09:30 s 13:30 Rua da Praia, Praia do Uruau - BEBERIBE 15871897

    08:00 s 12:00 Stio Sap, Sitio Sap - LIM. DO NORTE 15813313

    13:30 s 17:30 Av. da Independencia, Centro, Rua Joo Paulino Neto I, Mucun - ARACOIABA 15926339

    13:30 s 17:30 Dist. Lagoa de So Joo, Dist. Lagoa So Joo - ARACOIABA 15926339

    13:30 s 17:30 Dist. Riacho Fundo, Dist. Sed