edição 22560 - 23 de julho de 2015

16
4 “VOCÊ JAMAIS SERÁ LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE.” — VENELOUIS XAVIER PEREIRA 97 71809 304002 51 ISSN1809-3043 NESTA EDIÇÃO 24 páginas ON-LINE www.oestadoce.com.br ASSISTA AOS VÍDEOS DA TV O ESTADO twitter @oestadoce facebook jornaloestado

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 22-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

4“VOCÊ JAMAIS SERÁ LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE.” — VENELOUIS XAVIER PEREIRA

97 71809 304002 51

ISSN 1809-3043

NESTA EDIÇÃO24 páginas

ON-LINE www.oestadoce.com.brASSISTA AOS VÍDEOSDA TV O ESTADO

twitter @oestadocefacebook jornaloestado

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Torradas_9x5.pdf 1 27/05/15 16:31

Page 2: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

OPINIÃO

PESIDENTE Wanda Palhano SUPERINTENDENTE Ricardo Augusto Palhano Xavier 3033.7501 DIRETORA

FINANCEIRA Soraya Palhano 3033.7512 - DIRETORA

INSTITUCIONAL Solange Palhano 3033.7502 - DIRETORA DE

MARKETING Rebeca Férrer Xavier Guimarães de Andrade 3033.7508 EDITOR-GERAL Carlos Alberto Alencar 3033.7506 Telefones (Redação): 3033.7504, 3033.7505, 3033.7507 e 3033.7510 l Comercial: 3033.7513 e 3033.7519 FAX: 3454.1034 l Assinatura: 3033.7509 l O Estado Online: 3033.7516 l e--mail: [email protected]. br l Redação e Oficinas: Rua Barão de Aracati, 1320 — Aldeota, Fortaleza, Ceará. Cep:

60.115-08 l Somos assinantes da agência Folha. O Estado não se responsabiliza pelo conteúdo das matérias,

artigos e colunas assinados. PABX: (85) 3033.7500

Fundado em 24 de setembro de 1936 por José Martins Rodrigues

Venelouis Xavier Pereira (1964 -1996)

LUÍS SÉRGIOSANTOS

JORNALISTA

EDGAR CARLOS DE AMORIM

DESEMBARGADOR

EMMANUEL BRANDÃO

PUBLICITÁRIO

ROBERSON MARCZAK

GERENTE DE INOVAÇÃO DA ADAMA

Page 3: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

POLÍTICAProtesto Já circula pelas redes sociais a divulgação de um novo protesto contra a presidente Dilma Rousseff. O ato está marcado para o dia 16 de agosto, com o tema “Essa Conta Não é Nossa”, uma referência aos aumentos promovidos pelo Governo Federal.

3O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Quinta-feira, 23 de julho de 2015

FOTO CARLOS GIBAJA

FOTO BANCO DE DADOS_ALCE

FOTO BANCO DE DADOS/ALCE

Diante da crise na saúde do Estado, da cobrança dos deputados estaduais, fede-rais, e principalmente do governador Camilo Santana (PT), o ministro da Saúde, Artur Chioro, vem a Forta-leza, no próximo dia 28, para anunciar a liberação de re-cursos para minimizar a cri-se no Estado. A confirmação é do coordenador de Urgên-cia e Emergência da Secreta-ria Estadual da Saúde, Alex Mont’Alverne. Os valores não foram divulgados pela Secre-taria da Saúde do Estado e nem pelo Governo do Estado.

Mont’Alverne foi a Brasí-lia, ontem, para manter con-tatos com o ministro e expor as necessidades da saúde pú-blica do Ceará. “Nós temos boas perspectivas de que o ministro Chioro vai anunciar o que foi sugerido pelo gover-nador Camilo Santana, em termos de negociação, mas o montante nós só vamos ter conhecimento na próxima terça-feira”, assegurou.

Segundo o coordenador das unidades de Urgência e Emergência do Estado, a ver-ba dinheiro será empregada, por exemplo, na habilitação de 50 leitos do Hospital Re-gional do Cariri, em Juazeiro do Norte, além de 34 unida-des do Samu que ainda não estão habilitadas. Conforme o coordenador, outras unida-des necessitam de habilitação, mas que precisam de custeio. “Qualquer unidade nova de saúde só vai funcionar se tiver recurso casado, ou seja, parte do Governo do Estado e parte do Ministério da Saúde”, frisa.

RomboMesmo em recesso legis-

lativo, a oposição continua questionando e cobrando do Executivo, planejamento e maior aplicação dos recursos na área da saúde. De acordo com o deputado Heitor Fér-rer (PDT), o governo de Ca-milo Santana vive em total “desequilíbrio” das contas da saúde, em função da falta de planejamento do ex-gover-nador Cid Gomes (Pros), que construiu equipamentos no Estado e não planejou o seu custeio. “O setor encontra-se na UTI financeira e amar-ga um déficit considerável”, afirma. O déficit na área, se-gundo Heitor, foi constatado após o secretário interino da Saúde, Henrique Javi, apre-sentar para um grupo de de-putados, representantes da sociedade civil e do Sindicato dos Médicos, na Secretaria de

Saúde do Estado, informa-ções que atestam que há um “rombo” de R$ 400 milhões/ano no orçamento.

“É uma conta que não fe-cha. Houve uma falta de pla-nejamento do governo Cid Gomes no que se refere ao funcionamento do sistema. A pasta enfrenta, agora, enor-mes dificuldades pela falta de controle das informações”, apontou. Conforme o pede-tista, as obras como hospitais regionais, Upas e policlínicas são obras necessárias ao Esta-do, mas demanda prioridade nos recursos do Estado. “Os equipamentos públicos, a bem da verdade, é uma gran-de marca do ex-governador. Seria injusto não considerar. O grande problema é que mesmo diante dessas obras necessárias, não houve pro-

gramação quanto aos gastos futuros”, ratificou.

O parlamentar também cobrou a necessidade de o Executivo aumentar os re-cursos para a saúde, para que os problemas sejam mi-nimizados. “Nós sambemos que o Estado é obrigado a aplicar pelo menos 12% da arrecadação. O 12% é o mí-nimo, pode ser 13%, 14% ou 20%, mas tem que chegar a um limite que atenda a so-ciedade”, salientou.

MunicípiosPara Heitor, o colapso nos

hospitais secundários e terci-ários se dá, principalmente, em razão de os municípios também não investirem em equipamentos complexos. “Você imaginar que em Cau-caia não tem um hospital para atender as necessida-des terciárias e secundárias. Caucaia é um exemplo de município como tantos ou-tros que não cumpre com a obrigação institucional”.

O.SO parlamentar frisa que

entrou com requerimen-tos na Assembleia Legisla-tiva sobre as Organizações Sociais que administram equipamentos do Estado, gerando uma leva maior de recursos, do que o Estado administrando os hospitais. “Essa é uma questão que te-mos que profundar: O.S e administração direta. Ques-tionamos a não prestação de conta das O.S e os vínculos famílias existente nas orga-nizações”, lembrou.

Camilo ainda aguarda verba para conter crise na saúde O ministro da Saúde virá a Fortaleza na terça-feira. Do outro lado, a oposição denuncia um “rombo” de R$ 400 milhões no custeio

Camilo ainda não conseguiu controlar a crise na Saúde

Procon Assembleia realizou 3.757 audiências entre janeiro e junho

Apelando ao papaEm determinadas situações, quando estas se apresen-

tam como de muito difícil solução, é costume se sugerir “apelar ao bispo”. Pois é nessa situação em que se en-contram todas as cidades de países não inclusos entre os desenvolvidos, sofrendo todo tipo de dificuldades, em termos de saúde, educação, alimentação, urbanismo, etc. Para complicar mais ainda o rosário de amarguras des-sas cidades, agravamos-se cada vez mais os problemas criados pela escassez de água, além da escravidão huma-na, um grupo de prefeitos do Brasil, “apelou ao bispo”, ou, mais precisamente, ao papa Francisco, o Bispo de Roma. A este, os prefeitos entregaram uma carta em que lhe solicitam apelar aos países desenvolvidos, no sentido de que liberam mais recursos e tecnologia diretamente para os municípios mais pobres do país, atingidos dire-tamente pelos efeitos catastróficos das mudanças climá-ticas, que geram secas e fome mundo afora. O pedido dessas comunas ao Sumo Pontífice, é de um significado extraordinário e, traduzidos os objetivos do documento, torna-se claro que os prefeitos do Brasil, a essa altura, não mais confiam e pouco esperam de seu próprio go-verno federal, do qual, recebem cada vez menos recur-sos para a solução dos seus problemas mais prementes, e recursos estes que eles não podem gerir. Agora, é tor-cer para que a confiabilidade e o respeito impostos pelo Francisco volte a prevalecer, como vem ocorrendo em suas intervenções mundo afora, depois de eleito novo Chefe da Igreja Católica.

Risco O senador Paulo Paim (PT-RS) em Fortaleza advertia: aprovar a terceirização é privar o trabalhador de quase todos os direitos, inclusive a estabilidade.

Importante...reunião realizada ontem, dos dirigentes e técnicos da ADECE e da Companhia Siderúrgica do Pecém. Meta: atrair o máximo de empresas para o Complexo do Pecém.

Num País...com uma das piores malhas viárias do planeta, empresas de conservação e manutenção de rodovias ameaçam parar: o DNIT atrasa pagamentos por 03 meses.

Segredo Até ontem à tarde, permaneciam envoltas em mistério as causas da exoneração do desembargador Nonato Santos, da Ouvidoria-geral e do Conselho de Ouvidorias.

Tá eleita! Se a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne, tinha dúvidas sobre tentar voltar, tem agora grande apoio, o do

ex-deputado Eudes Xavier, que ela elegeu, e depois tomou a vaga...

A propósito... do PT, o ex-deputado Edson Silva, arguto observador da política de Fortaleza, adverte: “Se a eleição fosse hoje, o PT seria o pior aliado, e com ele a derrota seria no 1º turno.

Cemitério Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), a presidente Dilma, que levou 80% dos votos do CE, “recompensou” o estado e sua capital, hoje “cemitério” de obras interrompidas.

Exemplo...ilustrativo do abandono de Dilma com o Ceará, é grande número de viagens, quase inúteis, do governador Camilo a Brasília, em busca de recursos que em grande parte, inexistem.

Advertência Jornalistas do Sul-Sudeste, advertem: quem for eleito presidente em 2016, estará longe de receber um “país do Real, como nos governos de FHC e Itamar Franco.

Mais informações de Fernando Maia: e-mail: [email protected]

blogdofernandomaia.zip.net

Incentivo Tramita na AL, para ser votado no retorno às atividades legislativas, projeto do deputado Leonardo Pinheiro (PSD) isentando de vários impostos pequenos produtores de energia alternativa – eólica e solar - sistema usado com êxito em muitos países.

“O objeto principal da política, desde as suas origens, é criar a amizade entre os membros de uma cidade”. Pla-tão, filósofo grego (428-348 a. C.).

O Procon Assembleia re-alizou 3.757 audiências entre janeiro e junho deste ano. O número é 15% superior ao mesmo período de 2014, quando foram realizadas 3.256 audiências. Segundo a coordenadora geral do ór-gão, Anna Waléria Sampaio, o aumento é decorrente do volume de reclamações feitas por consumidores.

Ainda no primeiro semes-tre, o órgão recebeu 2.738 re-clamações de consumidores, realizou 596 atendimentos

pelo call center e fez 269 cál-culos revisionais, o que tota-lizou 3.603 atendimentos. De acordo com Anna Waléria Sampaio, as principais quei-xas de usuários são relacio-nadas a serviços de telefonia, cartão de crédito e produtos que apresentaram defeito.

Entre as ações do Procon Assembleia durante o semes-tre, a coordenadora destaca a realização de uma audiên-cia pública, promovida pela Comissão de Defesa do Con-sumidor da AL, que debateu

os serviços prestados por operadoras de TV por assi-natura no Estado. O evento foi requerido pelo deputado Odilon Aguiar (Pros), presi-dente do Colegiado.

Para dar entrada em uma reclamação no Procon As-sembleia, o consumidor deve apresentar cópia da identida-de, CPF, comprovante de en-dereço e dos documentos re-

ferentes à denúncia. “Podem ser notas fiscais, contratos e ordens de serviço”, explica Anna Waléria.

O Procon Assembleia fun-ciona no Edifício José Eucli-des Ferreira Gomes (anexo II), localizado na esquina da rua Barbosa de Freitas com avenida Pontes Vieira, de se-gunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Audiências no Procon AL crescem 15%

AVISO

A Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINF torna público que recebeu da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a Licença de Instalação/LI nº 135/2015 para a Implantação do Prolongamento da Av. Mozart Pinheiro de Lucena como obra complementar aos Serviços de Restaurações das Avenidas Francisco Sá, Desembargador Moreira e outras vias, integrantes do elenco de Obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza – TRANSFOR, nos Bairros Carlito Pamplona, Aldeota e outros do Município de Fortaleza, Estado do Ceará, com validade de 10/07/2015.

Fortaleza-CE, 22 de julho de 2015

AVISO DE PROSSEGUIMENTO

PROCESSO: TOMADA DE PREÇOS Nº 005/2015. ORIGEM: SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL DO CENTRO – SERCEFOR. OBJETO: A PRESENTE LICITAÇÃO TEM COMO OBJETO A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA OS SERVIÇOS DE REFORMA, COM FORNECIMENTO DO ALAMBRADO DA QUADRA DE ESPORTES DA PRAÇA ALMIRANTE SALDANHA. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. REGIME DE EXECUÇÃO: EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO. A Presidente da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE/CPL torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que na data de 24 de julho de 2015, às 11h30 (horário local), terá CONTINUIDADE o procedimento licitatório referente ao processo em epígrafe em sua sede, situada na Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE. Maiores informações, ligar para o telefone: (85) 3452-3477 | CPL.

Fortaleza-CE, 22 de julho de 2015Geovânia Sabino Machado

PRESIDENTE DA CPL

AVISO DE PROSSEGUIMENTO

PROCESSO: TOMADA DE PREÇOS Nº 007/2015. ORIGEM: SECRETARIA REGIONAL II – SER II. OBJETO: A PRESENTE LICITAÇÃO TEM COMO OBJETO A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA A EXECUÇÃO DA OBRA DE PAISAGISMO DO CALÇADÃO DA PRAIA DE IRACEMA, INCLUINDO FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE MOBILIÁRIO URBANO, NO TRECHO COMPREENDIDO ENTRE AS AVENIDAS RUI BARBOSA E ALMIRANTE TAMANDARÉ, LOCALIZADA NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA SECRETARIA REGIONAL II. TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO. REGIME DE EXECUÇÃO: EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO. A Presidente da COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE/CPL torna público, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que na data de 24 de julho de 2015, às 10h30 (horário local), terá CONTINUIDADE o procedimento licitatório referente ao processo em epígrafe em sua sede, situada na Rua do Rosário, 77, Centro – Ed. Comte. Vital Rolim – Sobreloja e Terraço – Fortaleza-CE. Maiores informações ligar para o telefone: (85) 3452-3477 | CPL.

Fortaleza-CE, 22 de julho de 2015Geovânia Sabino Machado

PRESIDENTE DA CPL

Page 4: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

4 Fortaleza, Ceará, Brasil Quinta-feira, 23 de julho de 2015 O ESTADO INFORME PUBLICITÁRIO 5O ESTADO Quinta-feira, 23 de julho de 2015 Fortaleza, Ceará, Brasil INFORME PUBLICITÁRIO

Page 5: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

4 Fortaleza, Ceará, Brasil Quinta-feira, 23 de julho de 2015 O ESTADO INFORME PUBLICITÁRIO 5O ESTADO Quinta-feira, 23 de julho de 2015 Fortaleza, Ceará, Brasil INFORME PUBLICITÁRIO

Page 6: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

POLÍTICAMACÁRIO BATISTA

POLÍTICA

ATA DA 99ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA DA COMPANHIA DE TRANSPORTE

COLETIVO – CTC

NIRC 23.300.008.774. ATA DA 99ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA DA COMPANHIA DE TRANSPORTE COLETIVO – CTC, REALIZADA NO DIA 23/04/2015, ÀS 10 HORAS, LAVRADA EM FORMA SUMÁRIA. DATA: 23 de abril de 2013. LOCAL E HORA: Sede social da Companhia de Transporte Coletivo – CTC, na Rua Desembargador Gonzaga, 1630 – Cidade dos Funcionários, Cep 60823-012, em Fortaleza, Estado do Ceará, às 10 horas. CONVOCAÇÃO: Edital de Convocação publicado no Diário Oficial do Estado, edições dos dias 20, 23 e 24/03/2015, páginas 91, 149 e 168 respectivamente, e no Jornal O Estado, edições dos dias 23, 24 e 25/03/2015, páginas 05, 04 e 07 respectivamente, com o seguinte teor: “COMPANHIA DE TRANSPORTE COLETIVO – CTC – ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA – EDITAL DE CONVOCAÇÃO – Pelo presente Edital, ficam convocados os Senhores Acionistas da Companhia de Transporte Coletivo – CTC para comparecerem à ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA que se realizará em sua sede social, na Rua Desembargador Gonzaga, 1630 – Cidade dos Funcionários, Fortaleza-CE, no dia 23 de abril de 2015, às 10 horas, onde deverão conhecer e deliberar a seguinte ordem do dia: a) Relatório da Administração, Demonstrações Contábeis relativas aos Exercícios encerrados em 31/12/2013 e 31/12/2014; b) Eleição dos membros Efetivos e Suplentes do Conselho Fiscal para o período de 2015/2016; c) Outros assuntos de interesse da Companhia. AVISO: Avisa outrossim que se encontra à disposição dos Senhores Acionistas, na sede social da Companhia, a documentação a que se refere o Art. 133 da lei nº 6.404, de 15/12/76. Fortaleza, 18 de março de 2015. Ass: Carlos Alberto Alves de Sousa – DIRETOR-PRESIDENTE”. PRESENÇAS: Acionista majoritária, Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), com 99,78% das ações ordinárias nominativas, com direito a voto, representada pelo Sr. Ítalo Alves de Andrade, através do Ofício nº 0202-A/2015, do Excelentíssimo Senhor Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, conforme assinatura aposta no Livro Presença de Acionistas. Presentes ainda os Diretores Carlos Alberto Alves de Sousa (Presidente) e Francisco de Assis Sobreira Pinto (Administrativo/Financeiro) MESA: Presidente: Carlos Alberto Alves de Sousa e Anice Bardawil Campos como Secretária. PAUTA: a) Relatório da Administração, Demonstrações Financeiras relativas aos Exercícios encerrados em 31/12/2013 e 31/12/2014; b) Eleição dos membros Efetivos e Suplentes do Conselho Fiscal, período de 2015/2016; c) Outros assuntos de interesse da Companhia. PARECER DO CONSELHO FISCAL: “Os membros efetivos do Conselho Fiscal da Companhia de Transporte Coletivo – CTC são de opinião que o Balanço Patrimonial e as Demonstrações Contábeis relativas aos exercícios encerrados em 31/12/2013 e 31/12/2014 refletem adequadamente a posição patrimonial e financeira da Empresa. Após várias considerações constantes na ata da reunião, recomendam a sua aprovação pela Assembleia Geral Ordinária. Ass: Raissa Pessoa Silva e Ruivo, Francisco Diego de Holanda do Nascimento e Erlon Albuquerque de Oliveira. Fortaleza, 10 de março de 2015”. DELIBERAÇÕES: Assembleia Geral Ordinária: Aprovadas por unanimidade dos presentes, deixando de votar os legalmente impedidos, as seguintes matérias: a) Relatório da Administração, Demonstrações Contábeis, tudo relativo aos exercícios encerrados em 31/12/2013 e 31/12/2014 e publicados no Diário Oficial do Estado em 15/04/2015, páginas 69, 70,71, 72, 73 e 74, e no Jornal O Estado em 14/04/2015, páginas 05 e 06; b) Eleitos para o Conselho Fiscal (Efetivos e Suplentes), conforme indicação dos membros feita através do Ofício nº 0202 - A/2015 - GP, do Senhor Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, para o período de abril/2015 a abril/2016 os senhores: EFETIVOS: Raissa Pessoa Silva e Ruivo (Presidente), brasileira, solteira, Contadora, residente e domiciliado em Fortaleza-CE, na Rua Coronel João Oliveira, 1001, apt. 207, bl 7 – Messejana, Cep 60841-820, CI: 2003009027705 SSP-CE, CPF: 037.224.023-28; Francisco Diego de Holanda do Nascimento, brasileiro, casado, Advogado, residente e domiciliado em Fortaleza-CE, na Rua Jota da Penha, 631, apt. 1004 – Centro, Cep 60110-120, CI: 2002031116563 SSP-CE, CPF:017.965.033-55; Erlon Albuquerque de Oliveira, brasileiro, solteiro, Advogado, residente e domiciliado em Fortaleza-CE, na Rua Otávio Justa, 131- Parque Araxá, Cep 60450-580, CI:96002741509 SSP-CE, CPF:492.634.043-72; SUPLENTES: Sérgio de Andrade Moraes, brasileiro, casado, Professor, residente e domiciliado em Fortaleza-CE, na Rua Paula Ney, 280/700 – Aldeota, Cep 60140-200, CI: 404931 SSP-CE, CPF:021.288.963-04; Helcias Monteiro Souza, brasileiro, Divorciado, Contador, residente e domiciliado em Fortaleza-CE, na Rua Visconde de Mauá, 1616/300 – Aldeota, Cep 60125-160, CI: 96002179126 SSP-CE, CPF: 413.952.393-04, e Renata Maria Chagas Rodrigues, brasileira, casada, Psicóloga, residente e domiciliada em Fortaleza, CE, na Rua Henriqueta Galeno, 1080, apt. 1701 – Dionísio Torres, Cep 60135-420, CI: 90002045279 SSP-CE, CPF: 492.505.403-10.DECLARAÇÃO: Declaram os membros do Conselho Fiscal, ora eleitos para o período de abril/2013 a abril/2014, Senhores Raissa Pessoa Silva e Ruivo, Francisco Diego de Holanda do Nascimento, Erlon Albuquerque de Oliveira, Sérgio de Andrade Moraes, Helcias Monteiro Souza e Renata Maria Chagas Rodrigues, não estarem incursos em quaisquer crimes que os impeçam de exercer atividades mercantis. ASSINATURAS: Ítalo Alves de Andrade, Carlos Alberto Alves de Sousa e Francisco de Assis Sobreira Pinto. CONFERE COM O ORIGINAL:

Anice Bardawil CamposSECRETÁRIA

(Arquivada na JUCEC sob nº 20150675984Em 23/06/2015)

AVISO

A Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINF torna público que recebeu da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a Licença de Instalação/LI nº 134/2015 para os Serviços de Restauração das Avenidas Francisco Sá, Desembargador Moreira e outras vias, integrantes do elenco de Obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza – TRANSFOR, nos Bairros Carlito Pamplona, Aldeota e outros, do Município de Fortaleza, Estado do Ceará, com validade de 10/07/2018.

Fortaleza-CE, 22 de julho de 2015

AVISO

A Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINF torna público que recebeu da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a Licença de Instalação/LI nº 136/2015 para a Duplicação do 1º Anel Expresso, no trecho compreendido entre a Av. José Bastos e a Av. Bezerra de Menezes, integrante do elenco de Obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza – TRANSFOR, no Bairro Benfica e outros, do Município de Fortaleza, Estado do Ceará, com validade de 10/07/2018.

Fortaleza-CE, 22 de julho de 2015

AVISO

A Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINF torna público que requereu à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a Licença de Instalação para a Implantação do Túnel no cruzamento da Av. José Bastos e Av. Jovita Feitosa, integrante das Obras Viárias do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza – TRANFOR II, bairros Farias Brito e Parque Araxá, Benfica e Rodolfo Teófilo, Município de Fortaleza, Estado do Ceará.

Fortaleza-CE, 22 de julho de 2015

AVISO

A Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINF torna público que requereu à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA a Licença de Instalação para a Implantação do Viaduto no cruzamento da Av. José Bastos com a Av. Senador Fernandes Távora, integrante das Obras Viárias do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza – TRANFOR II, Bairros Parangaba e Jóquei Clube, Município de Fortaleza, Estado do Ceará.

Fortaleza-CE, 22 de julho de 2015

Page 7: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

NACIONAL

Pregão Eletrônico nº 0029/2015OBJETO: Aquisição de Mobiliário Ergonômico: Móveis de Madeira e Caixas Postais, Elementos de Comunicação Visual e Suportes Expositores, para unidades de atendimento para a Diretoria Regional do Ceará. Edital e informações: www.correios.com.br e www.licitacoes-e.com.br, e-mail [email protected], fone/fax: (85) 3219-3609, horário: 08:30/11:30h e 13:30/16:30h. Sessão pública pela internet no endereço eletrônico: www.licitacoes-e.com.br. Recebimento das propostas até o dia 06/08/2015 às 08:00h (horário de Brasília). Disputa de preços: 06/08/2015 às 08:30h (horário de Brasília).

Flávia Avelino TeixeiraPregoeira

AVISO DE LICITAÇÃO

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOSDIRETORIA REGIONAL DO CEARÁ

Ministério das Comunicações

GOLDFARB 26 EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO LTDA. Torna público que requereu a SEUMA, a Licença de Instalação, para construção de empreendimento residencial multifamiliar, localizado na Rua Júlio Alcides, nº 121, bairro Itaperi, Fortaleza-CE. Foi determinado o cumprimento das exigências do Manual de Infor-mações para Licenciamento Ambiental na SEUMA.

C J S MANUTENÇÃO INDUSTRIAL E REPRESENTAÇÕES LTDA. Torna público que requereu a SEMACE, a regularização da Licença de Instalação, para fabri-cação de estruturas metálicas, localizada na CE 422, KM 3,5, localidade de São José do Mixira, S/N, Caucaia-CE. Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento da SEMACE.

Page 8: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

8 l Fortaleza, Ceará, Brasil l Quinta-feira, 23 de julho de 2015

TEMPO EM FORTALEZA TEMPO NO BRASIL (Máxima)Fechamento

desta edição:

22h:55m MARÉS ALTA 02h19m BAIXA 20h58m

jornaloestado

@oestadoce

[email protected]

oestadoce

oestadowww.oestadoce.com.br

8h45min 0.4m 14h58min 2.4m

Min 23O C Max 29o C

Pancadas de chuva São Paulo 21O C Brasília 26o C Rio 24o C

FALE COM A GENTEwww.oestadoce.com.bre-mail: [email protected]

Page 9: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

9O ESTADO l Fortaleza, Ceará, Brasil l Quinta-feira, 23 de julho de 2015 l

85 3453.7711

A maior redede atendimentodo Ceará.

www.unimedceara.com.br

anuncio 12 cm x 5 cm - V6.pdf 1 24/06/2015 17:42:17

Na educação, o Pronatec beneficia mais de 85 mil jovens e trabalhadores com qualificação profissional.

Na saúde, com o Mais Médicos, 236 profissionais beneficiam 800 mil pessoas. E 359 mil recebem medicamentos gratuitos para asma, hipertensão e diabetes.

O Minha Casa, Minha Vida realizou o sonho da casa própria de quase 12 mil famílias na capital. Já são 54 mil moradias entregues no Ceará.

Page 10: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

ECONOMIA

Acompanhando a sequ-ência de altas nos meses an-teriores, o total de famílias com contas ou dívidas em atraso subiu novamente, che-gando à quinta alta mensal este ano, ao atingir, em julho, 21,5%, ante 21,3% registrada em maio. O índice também avançou na análise anual, uma vez que, em junho de 2014, a proporção era de 18,9%. Já o percentual da-quelas que permanecerão inadimplentes (sem condi-ções de quitar suas dívidas) também avançou e atingiu 8,1%, em julho – ante 7,9% em maio e 6,6% em julho do ano passado. Esse foi o maior patamar já registrado desde outubro de 2011.

A Pesquisa de Endivi-damento e Inadimplência do Consumidor (Peic), di-vulgada, ontem, pela Con-federação Nacional do Co-mércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o total de famílias en-dividadas, por outro lado, apresentou nova redução do índice mensal, embora dis-creta, sendo a segunda no ano. Em julho, a taxa che-gou a 61,9% contra os 62% de junho – tendo, também, um recuo em relação aos 63% verificados em igual período do ano passado.

Em contrapartida, a pro-porção de famílias brasilei-ras que se declararam muito endividadas aumentou nas comparações mensal e anual, alcançando 12,9% do total. Para a CNC, apesar da mo-deração no crescimento do crédito, a alta das taxas de juros, a persistência in� acio-nária e a queda na renda real do trabalhador provocaram impactos negativos nos indi-cadores de inadimplência.

Faixas de rendaA queda do número de fa-

mílias endividadas, na com-paração com o mês imediata-mente anterior, foi observada apenas entre as famílias que ganham até dez salários mí-nimos, enquanto que, na comparação anual, ambas as faixas de renda mostraram redução. Segundo o levanta-mento, entre as famílias que ganham até dez salários mí-nimos, o percentual daquelas com dívidas foi de 63,3% em junho, ante 63,5% em junho último e 64,3% em julho de 2014. No grupo com renda acima de dez salários míni-mos, o percentual de famí-lias endividadas passou de 55,2%, em junho de 2015, para 55,4% em julho. Em re-

lação a igual mês de 2014, o percentual de famílias com dívidas, nesse grupo de ren-da, era de 57%.

O percentual de famílias com contas em atraso apre-sentou tendências distin-tas entre as faixas de renda pesquisadas na comparação mensal. Na faixa de menor renda, o percentual � cou em 24,1% em julho, ante 23,8% no mês anterior. Em julho de 2014, 20,9% das famílias, nessa faixa de renda, decla-raram ter contas em atraso. Já no grupo com renda supe-rior a dez salários mínimos, o percentual de inadimplen-tes alcançou 9,8% em julho de 2015, ante 10,4% em ju-nho e 9,5% em julho do ano passado.

Já a análise por faixa de renda do percentual de fa-mílias que declararam não ter condições de pagar suas contas em atraso também mostrou comportamento distinto entre os grupos pes-

quisados. Na faixa de maior renda, o indicador alcançou 2,8%, em julho, ante 3,1%, em junho, e 2,7% em julho de 2014. No grupo com renda até dez salários mínimos, o per-centual de famílias sem con-dições de quitar seus débitos aumentou de 9,1%, em junho, para 9,5% em julho. Em rela-ção a julho do ano passado, houve aumento de 1,9%.

Tempo médioO tempo médio de adia-

mento do pagamento de contas ou dívidas em atraso foi de 59,8 dias em junho – abaixo dos 61,3 registrados em igual período do ano passado. O período médio de comprometimento de ren-da com as dívidas foi de 7,1 meses, sendo que 33,7% dos entrevistados informaram que o prazo é superior a um ano. Ainda entre as famílias endividadas, a parcela média da renda comprometida com dívidas aumentou, na com-

paração anual, passando de 30,2% para 31,2%; e 25,4% delas a� rmaram ter mais da metade de sua renda mensal comprometida com paga-mento de dívidas.

O cartão de crédito – mo-dalidade líder em preferên-cia entre os brasileiros – foi apontado como um dos principais tipos de dívida por 77,4% das famílias en-dividadas, seguido de carnês (16,3%), e de � nanciamento de carros (13,5%). Confor-me a CNC, entre as famílias com renda até dez salários mínimos, cartão de crédi-to (77,9%), carnês (17,7%) e financiamento de carros (10,6%), são os principais tipos de dívida apontados. Já entre aquelas com renda acima de dez salários míni-mos, os principais tipos de dívida apontados, em ju-lho, foram: cartão de cré-dito (74,7%) e os financia-mentos de carros (27,7%) e da casa própria (17,2%).

Nível de inadimplência atinge 21,5% das famílias no BrasilEm julho, taxa registra a quinta alta consecutiva, enquanto houveleve recuo da proporção de comprometimento da renda para 61,9%

Comunicação A Net leva internet de qualidade para o Fortal, que inicia hoje e vai até domingo, sendo a fornecedora ofi cial de um dos espaços mais nobres da micareta, o Camarote Mucuripe. Além de desfrutar da exclusividade do local, os foliões também terão acesso ao sinal wi-fi da operadora.

RUBENS FROTA

ECONOMIA

Fortaleza, Ceará, Brasil Quinta-feira, 23 de julho de 2015 O ESTADO

Dívidas tributáriasPara reforçar o caixa e tentar cumprir a meta � scal do ano,

a presidente Dilma e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, editaram a Medida Provisória 685 para buscar o recolhimen-to de recursos de empresas que tenham débitos de natureza tributária, vencidos até 30 de junho de 2015 e em discussão administrativa ou judicial perante a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. A Receita Federal publicou MP, que institui o programa de recuperação e de li-tígio tributário (Prorelit) e que torna obrigatória a declaração de planejamento tributário, estabelecendo uma nova relação entre o Fisco e o contribuinte. Como forma de justi� car a ur-gência das medidas tomadas pela equipe econômica, o secre-tário da Receita Federal, Jorge Rachid, disse que “o País tem suas necessidades muito grandes de desenvolver e crescer”. “O Legislativo tem sua dinâmica, mas entendemos a necessidade de adoção de medidas, imediatamente”. As empresas interes-sadas no benefício deverão aderir ao programa até o dia 30 de setembro, mediante apresentação de requerimento. Outra condição para adesão é o pagamento à vista, em espécie de, no mínimo, 43% do valor consolidado da dívida. A Receita estima que o passivo total do crédito seja de R$ 860 bilhões.

Gastando foraOs gastos de brasileiros

em viagem ao exterior chegaram a US$ 1,649 bilhão em junho, queda de 17,43%, em relação ao mesmo mês de 2014 (US$ 1,997 bilhão), de acordo com dados do Banco Central. No primeiro semestre, essas despesas somaram US$ 9,940 bilhões, contra US$ 12,443 bilhões em igual período do ano passado.

ReceitasAs receitas de

estrangeiros em viagem no Brasil chegaram a US$ 445 milhões, no mês passado, contra US$ 793 milhões, em junho de 2014. Nos seis meses do ano, as receitas � caram em US$ 2,944 bilhões, ante US$ 3,584 bilhões no primeiro semestre de 2014.

LeilãoPelo menos o setor de

geração de energia solar e eólica parece não querer saber de crise e aposta em melhores ventos futuros. A Empresa de Pesquisa Energética informou que foi registrado um recorde no número de inscrições de projetos de energia solar e eólica para o chamado 2º Leilão de Energia de Reserva, previsto para novembro. Foram 1.379 projetos inscritos para participar do leilão, que representam 38.917 Megawatts em capacidade instalada. Segundo dados da EPE, do total de projetos cadastrados, 730 projetos são de energia eólica,

somando 17.964 MW, e 649 empreendimentos de energia solar, com 20.953 MW de capacidade.

DevolvidosOs cheques devolvidos

entre janeiro e junho somaram 2,19% em relação ao total emitido, informou a empresa de consultoria Serasa Experian.

Nova metaO Governo anunciou

que decidiu revisar a meta de economia para pagar os juros da dívida – o chamado superávit primário – para R$ 8,747 bilhões em 2015, o equivalente a 0,15% do PIB, ante previsão anterior de R$ 66,3 bilhões (1,19% do PIB). Foi anunciado também um corte adicional de R$ 8,6 bilhões no Orçamento de 2015, totalizando um contingenciamento acumulado de R$ 79,4 bilhões nos gastos entre todos os poderes no ano.

IncentivandoA Prefeitura de

Fortaleza apresentará, amanhã, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Lei de Incentivos Fiscais Nº 205/2015. Ela prevê a atração de investimentos para cidade, por meio da concessão de benefícios fiscais às empresas instaladas em locais com baixo IDH, além do apoio ao desenvolvimento de Parques Tecnológicos no Município.

Mais informações de Rubens Frota: e-mail: [email protected]

FOTO BANCO DE DADOS

Mesma metodologia de inovação consciente utilizada por empresas como Nike, GM, Google, Natura, Itaú, es-tará em Fortaleza por meio do Workshop “De propósito: inovação, resultado e propósito aplicado a empresas (para além da crise)”. O curso será ministrado pela consultoria global Mandalah, com o apoio do Studio Soy, e ocorrerá nos dias 7 e 8 de agosto, no Hotel Sonata de Iracema. Para mais informações: http://bit.ly/Curso_De_Proposito.

Inovação

10

Alta do desemprego infl uenciará inadimplência

As expectativas para a inadimplência não são animadoras, já que, com a piora no mercado de trabalho até o fim do ano, a tendência é de alta na inadimplência dos con-sumidores e, além disso, deverá impedir, ainda, as novas quedas no nível de endividamento. Na aval-iação do economista da CNC, Bruno Fernandes, o

aumento do desemprego não deverá causar uma “explosão” na inadimplên-cia, embora reconheça a tendência é de alta. “A de-terioração das condições econômicas afetam as famílias, mesmo que não aumente o endividam-ento”, afirmou Fernandes.

A queda no endi-vidamento total é um efeito positivo da queda na disposição dos con-sumidores em gastar mais. Menos con� antes e dispostas a comprar, as famílias aproveitam para quitar dívidas an-

tigas. O lado negativo é que a in� ação elevada e o aumento do desemprego afetam a renda e levam as famílias a atrasar o paga-mento das dívidas. Daí a alta na inadimplência.

No primeiro semestre, segundo Fernandes, a in� ação pressionada foi o principal vilão, ao corroer a renda e ampliar o peso dos gastos com produtos básicos no orçamento, levando a adiar os paga-mentos de dívidas. “Agora, o que vai impactar mais é o mercado de trabalho”, disse o economista.

Financiamento de veículos representa o terceiro principal tipo de dívida dos brasileiros

Publicação no Jornal O Estado em 21.07.2015CARTÓRIO JOÃO DE DEUS

Rua Major Facundo, 705 - CentroFortaleza - CE - 3226.8330 - 3221.3838

EDITAL DE PROCLAMASFaço saber que pretendem casar-se neste Cartório os nubentes: Nº 25215 - Antonio Marcos Marques Ribeiro e Maria Silvia Ferreira Braga; Nº 25216 - Augusto da Silva Pessoa e Samara Moura de Oliveira; Nº 25217 - Paulo Igo Ribeiro Sales e Luanna Melo Freitas; Nº 25218 - José Elielton Lucas dos Santos e Gerusa Maria Pinheiro Moreira; Nº 25219 - Wescley de Padua Sousa Silva e Keyliane da Silva Farias; Nº 25220 - Frederico Silva Campos e Silvia Silvino Soares; Nº 25221 - Gilson da Silva Souza e Francisca Costa Pinto; Nº 25222 - Anderson Rocha de Sousa e Tallyta Bernando do Amaral.

Fortaleza, 21 de julho de 2015Maria Eliete Vidal

Escrevente AutorizadaCARTÓRIO JOÃO DE DEUS

Publicação no Jornal O Estado em 23.07.2015CARTÓRIO JOÃO DE DEUS

Rua Major Facundo, 705 - CentroFortaleza - CE - 3226.8330 - 3221.3838

EDITAL DE PROCLAMASFaço saber que pretendem casar-se neste Cartório os nubentes: Nº 25223 - Silvio Ferreira dos Santos e Maria de Fátima de Souza Ri-beiro; Nº 25224 - Francisco Junior Pinto de Almeida e Elineide Silva de Souza; Nº 25225 - Everardo Lima de Oliveira e Paloma Weruska do Nascimento Cunha; Nº 25226 - Welisson Carlos Pereira de Sousa e Meirylene Damasceno Melo.

Fortaleza, 22 de julho de 2015Maria Eliete Vidal

Escrevente AutorizadaCARTÓRIO JOÃO DE DEUS

CARTÓRIO BOTELHO5o OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

Av. Des. Moreira, 1000-B - AldeotaFone: 3264.1159 / 3224.1159

EDITAL DE CASAMENTO Faço saber que pretendem casar-se os justifi cantes: 19.426 - Francisco Cristian Silva da Costa e Francisca Wanessa da Silva Lopes (Republicado por Incorreção). 19.432 - Francisco Carvalho Aragão Neto e Cíntia Gon-çalves Ximenes. 19.433 - Carlos Rennan Sousa Xavier e Ívila Albuquerque Diogo. 19.435 - Mensio Jefferson Araujo do Nascimento e Suely Carneiro Ferreira. 19.436 - Henrique Garcia Ferreira de Souza e Aline Pinto Carlos. 19.437 - Jhonatan de Sousa Rêgo e Renata Martins Braga. 19.438 - Jef-ferson Pinheiro Silva e Stephanie Haila Bezerra Castro Sá. 19.439 - Átila Bezerra Carlos de Alencar e Priscila Caminha Frota de Araújo.

Fortaleza, 22 de julho de 2015Clarice Helena Botelho Costa Silva

Ofi ciala Titular

CARTÓRIO BOTELHO 5o OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS

Av. Des. Moreira, 1000-B - AldeotaFone: 3264.1159 / 3224.1159

EDITAL DE CASAMENTOEDITAL DE CASAMENTO FOLHAS 089 LIVRO D-11

Faço saber que pretendem converter a união estável em casamento os conviventes: 19.434 - Marcos Antonio Vieira de Castro e Maria das Dores Ayres Feitosa.

Fortaleza, 22 de julho de 2015Clarice Helena Botelho Costa Silva

Ofi ciala Titular

CARTÓRIO V. MORAESREGISTRO CIVIL DA 3a ZONA - FORTALEZA - CEARÁ

Rua Castro e Silva, 97-101 - CentroFones: 3231-4170 / 3231-4198

EDITAL DE PROCLAMASFaço saber que pretendem casar-se neste Cartório os nubentes:11.987 - Francisco Mendes Mesquita Junior e Ana Lúcia Costa de Sousa. 11.988 - Josenilson da Silva Lima e Glaucimara Cipriano da Silva. 11.989 - Natanael Santos Evangelista e Elivânia Roque de Abreu. 11.990 - Andre de Lima Farias e Tereza Izabelly de Souza Mesquita. 11.991 - José Maria da Silva Pereira e Maria dos Santos Ramos de Oliveira.

Fortaleza-CE, 22 de julho de 2015Ana Elizabeth Pinto Gondim Cavalcante

Escrevente

Page 11: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

ECONOMIA

Elevação depreços, emjulho, tidacomo atípica

Apesar da alta menor que no mês anterior, a inflação registrada em julho é considerada relativamente alta para os padrões históricos do mês. O índice é maior que o de julho de 2014 (0,17%) e o maior para o mês desde

2008 (0,63%). Os alimen-tos têm sido os principais responsáveis por isso. O grupo desacelerou de junho (1,21%) para julho (0,64%). Mas, em julho de 2014, o grupo tinha apre-sentado deflação (queda de preço) de 0,15%.

Em julho, o grupo de alimentos deu a segunda maior contribuição para o avanço do IPCA-15, com impacto de 0,16 pontos percentuais. Uma

série de fatores explica a pressão sobre os preços dos alimentos, desde o patamar do câmbio, pas-sando por chuvas fortes em regiões produtoras e menor oferta do produto. O maior impacto veio do grupo habitação, de 0,18 ponto percentual, uma vez que o grupo foi afetado pelo aumento da energia elétrica (1,91%) – o maior impacto indi-vidual no índice no mês.

Inflação na Capital alcança 8,89% em julho

LEILÃO ON LINE E PRESENCIAL

GMAC/BRADESCO/ PAN/HONDA/ BANIF /EMBRACON/ BRADESCO SEGURO

Dia do Leilão: 25/07/15, Sábado as 10:00 hs. Local do Leilão: Pátio do Leiloeiro - In-formações: (85) 3066.8282 – Site Detalhado: www.montenegroleiloes.com.br

- Escavadeira Hidráulica – Ônibus Rodoviário - Autos - Caminhões – Micro Ônibus - Utilitários – Motos. Veículos Semi Novos, sinistrados e outros. - Anos/Mod..:2015, 14, 13....

CATÁLOGO: - Spin LTZ, 2014 - Cobalt LTZ, 2014 – Cruze, 2014 - 15 Classic/Corsas, 15 a 01 – Volvo S60, 2012 - 04 Celtas, 12 a 10 - 07 S10 D/Flex, 14 a 10 - 03 L200, 15 a 11 - 04 Montanas, 13 a 11 – 04 Prismas, 2012 - Agile LTZ, 2013 - Escavadeira Hidraulica Komatsu – Volvo VM 310, 2011 – Ônibus Rodov. VW Comil Campione R, 2005 – M.B. Accelo 815, 2012 - Iveco Stralis 570S, 2010 - Scania R114, 2007 - Kombi, 2013 - 02 Ivecos D4012 Maxivan, 2003 - 06 Hilux, 12 a 10 - 07 Corollas, 15 a 10 – Etios, 2014 - 02 Ranger XLT, 13/05 - 02 Focus, 2013 - Dodge Journey R/T, 2013 – 12 Gols, 15 a 99 - Jetta, 2013 - Golf, 2014 - Fox, 2012 - Crossfox, 2012 – Saveiro, 2014 - 09 Unos 13 a 05 - 02 Linea, 11/12 – 10 Pálios, 14 a 01 - Tucson, 2012 – 03 HB20, 14/15 - 06 Sienas, 14 a 05 – 05 Stradas, 13 a 09 - 03 Fiestas, 04/05 - Kia Soul, 2011 - Picanto, 2012 - 06 Pageros (TR4/GLS), 11 a 02 – 11 Renaul/Peugeot, 11 a 01 - Dezenas de Motos Hondas/Yamaha, 15 a 04 – Prensa Dobradeira e mais Diversos outros veículos. - Leiloeiros: Fernando Montenegro & Daniela Castelo.

Page 12: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

GERAL

Caso Lewdo: Perito contesta laudo da PolíciaDecisão sobre o julgamento da acusada irá demorar em torno de 15 a 20 dias. Justiça negou pedido de revogação da prisão da acusada

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃOTorna público que requereu à SEUMA a Licença de Operação para Comércio Varejista. Localizado na Av. Engenheiro Santana Júnior, 2277 - Lj. 55, Bairro Papicu, Município de Fortaleza - Es-tado do Ceará

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃOTorna público que requereu à SEUMA a Licença de Operação para Comércio Varejista.Localizado na Av. Dom Luís, 500 - Lj. 40, Shopping Aldeota, Bairro Aldeota, Município de Fortaleza - Estado do Ceará.

Posto Dunas Ltda. Torna público que recebeu da Superintendência Es-tadual do Meio Ambiente – SEMACE, a renovação da licença de operação No 112/2015 para o posto de combustível situado na Cidade de Fortale-za, Ceará - Av. Deputado Paulino Rocha, 2000–Cajazeiras. Foi determi-nado o cumprimento das exigências contido nas normas e instruções de licenciamento da SEMACE.

CBR 011 EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA.Detentora da Licença de Instalação SEMACE no 259/2014 – DICOP/GECON, com vali-dade até 11/09/2017, referente à construção de um trecho do sistema viário municipal V.E.M. II, torna público que requereu à Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE a Licença de Instalação – LI para Ampliação deste trecho localizado no Sítio Colégio, Rodovia CE-025, Km 03, Aquiraz, CE. Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento da SEMACE.

MINERAÇÃO SANTA INÊS LTDA-MECNPJ: 03.933.619/0001-47

Torna público que requereu à Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMA-CE a Licença Operacional para pesquisa mineral - LO para pesquisar a substância Quartzito, Processo DNPM 800464/2013, na localidade Sapucaíba, distrito Riacho das Pedras no município de Santa Quitéria-CE. Foi determinado o cumprimento das exigências contido nas Normas e Instruções de Licenciamento da SEMACE.

MARCOS ROBERTO FREITAS MIGUELCNPJ: 15.157.609/0001-46

Torna público que requereu à SEMAM a Licença de Operação para serviços de lava-gem e lubrificação e polimentos de veículos automotores, localizado na Rua Dom Joaquim de Melo, no 470, bairro Rodolfo Teófilo, no município de Fortaleza, no Estado do Ceará. Foi determinado o cumprimento das exigências do Manual de Informações para o Licenciamento Ambiental na SEMAM.

JS 123 Empreendimento Imobiliário Ltda.Torna público que requereu à SEUMA a Renovação da Licença de Instalação para Empresa Residencial.Localizada na Rua GILBERTO STUDART, S/N, LOTES 24 e 25, Quadra 142, Bairro: PLANALTO NOVA ALDEOTA, Município de Fortaleza, Estado do Ceará.

FOROSOJA INVESTIMENTO AGRÍCOLAS LTDA-METorna público que requereu à Superintendência Estadual do Meio Ambiente--SEMACE a Regularização da Licença de Operação para a extração de saibro em uma área de 49.85 hectares, localizada no Sítio Bom Jesus, S/N, Zona Rural, no Município de Tianguá, no Estado do Ceará/CE.Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas Normas e Instruções de Licenciamento da SEMACE.

CHURRASCARIA PARAÍSO DO FRANGO LTDA - METorna público que requereu à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente - SEUMA a Licença de Operação - LO para um estabelecimento comercial (restaurante) localizado na Rua Lino da Encarnação, 1223, Bairro Amadeu Furtado, em Fortaleza/CE. Foi determinado o cumprimento das exigências do manual de informações de licenciamento da SEUMA.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO À ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - For-taleza/CE, 22 de julho de 2015. Aos Filiados do SINDICATO DOS NO-TÁRIOS, REGISTRADORES E DISTRIBUIDORES DO ESTADO DO CEARÁ - SINOREDI/CE. Ilmos.(a) Srs.(a): O CONSELHO DIRETOR DO SINOREDI/CE, neste ato representado pelo presidente, o Sr. Denis Anderson da Rocha Bezerra, vem, por meio deste, com base no seu Estatuto, CONVOCAR os Filiados para comparecerem à ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 1O de agosto de 2015, na Sede deste Sindicato, com endereço à Rua Walter Bezerra de Sá, NO 55, Dionísio Torres, Fortaleza/CE (em frente à Portaria do Hospital de Prevenção do Câncer e Diabetes), às 9:00 horas (primeira convocação), e às 9:30 horas (se-gunda convocação), para o fim de deliberar sobre as seguintes ordens do dia: - Provimento Nº 05/2015 da Corregedoria Geral de Justiça do TJ/CE, que dispõe sobre a instituição, gestão e funcionamento da Central de In-formações de Protestos – CERINFO; - Inauguração do novo Auditório do SINOREDI e reforma do prédio; - Outros Assuntos. Denis Anderson da Rocha Bezerra - CONVOCANTE.

CIBRA MINERAÇÃO E INDÚSTRIA LTDA.Torna público que recebeu da Superintendência Estadual do Meio Ambiente -SEMACE a Licença de Operação no 251/2014 com validade até 24/02/2017 referente ao beneficiamento de minério de ferro na localidade de Matença, Zona Rural do Município de Catunda, Estado do Ceará. Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas normas e instruções de licenciamento da SEMACE.

Page 13: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

GERALAplicativo A Cagece intensifica o atendimento às ocorrências de perdas e desperdícios de água enviadas pelo aplicativo Cagece Mobile. O reforço na ferramenta é parte da campanha “Água: Trate com carinho”, lançada no último domingo pela companhia.

13O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Quinta-feira, 23 de julho de 2015

com ANA PAULA LEITÃO E TERESA BARROS

“Especialmente se em 2018 pretender ter candidato presidencial

Vice-presidente Michel Temer, sobre a saída do PMDB da base aliada do governo Dilma

O pedido da Polícia Federal de remo-ção de oito presos, entre os quais os presidentes das empreiteiras Ode-brecht e Andrade Gutierrez, para

um presídio nos arredores de Curitiba, pode representar um novo movimento para abrir vagas, na carceragem da PF, tendo em vista a expectativa de eventuais novas prisões. Esse tipo de movimento já aconteceu antes, às vés-peras de várias fases da Operação Lava Jato

Novos personagensEm Brasília, há a forte expectativa de

prisão de vários personagens cujo envolvi-mento ficou patente na “Politeia”, a 14ª fase da Lava Jato.

Material sob análiseO material recolhido nos 53 mandados

de busca na “Politeia” pode oferecer ele-mentos para que o juiz Sérgio Moro decrete novas prisões.

Políticos blindadosDe todos os investigados, somente os de-

tentores de mandato estão menos intran-quilos: eles só podem ser presos em f la-grante delito.

Procedimento padrãoO delegado federal Igor de Paula, da for-

ça-tarefa da Lava Jato, afirma que a trans-ferência de presos é um “procedimento pa-drão”. É mesmo.

O impeachment atormenta, de forma persistente, a presidente Dilma. E mesmo com o tom menos beligerante de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), peemedebistas na Câmara acreditam que o apoio à cassação, no Congresso, depende da liberação de cargos e emendas. A expectativa é do “fato jurídico concreto” nos processos que tramitam contra Dilma no Tribunal de Contas da União e no Tribunal Superior Eleitoral.

Beco sem saídaPara parlamentares da base aliada do Go-

verno, se houver “fato jurídico” (prova) será impossível apoiar um governo com só 7% de aprovação.

Às clarasUma possível votação de pedido de impeach-

ment contra a presidente Dilma seria realizado no Plenário da Câmara. E com votos abertos.

Recuo estratégicoA pedido de Michel Temer, Cunha resolveu

adotar discurso menos inflamado, mas insiste na ideia de angariar apoio pelo impeachment.

Caça aos ministrosO ex-presidente Lula ainda defende as de-

missões dos ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e José Eduardo Cardozo (Justiça). Para ele, Mercadante boicota as negociações

Novas vagas na carceragem indicam mais prisões com a base aliada, especialmente com o PMDB de Michel Temer, e Cardozo “perdeu o controle” da PF.

No mesmo barcoPetistas acreditam que o envolvimento de

Lula na Lava Jato pode selar o destino de Dilma e até o impeachment. Ela pediu aos ministros para defenderem o ex-presidente publicamente, mas pode ser tarde demais.

Sem moralPela primeira vez em seu governo, não exis-

tem mais ministros ou ex-ministros de Dilma Rousseff no Conselho de Administração da Pe-trobras, desde a saída de Guido Mantega, em março deste ano.

Estão mesmoEx-ministro da Casa Civil de Lula, José Dir-

ceu, virou profeta: há dois meses ele desabafara que Lula e Dilma foram covardes no julgamen-to do mensalão. “Agora, estamos todos no mes-mo saco”, disse ele.

OportunidadeO embargo americano a Cuba ainda existe,

mas, diante da vontade política do capital, não há conservadorismo nem esquerdismo que re-sista. Com mais de 95% da economia estatizada,

tudo está por fazer. Em Brasília, empresários lo-cais se mobilizam. Os paulistas já foram.

Dudu ficaEduardo da Fonte (PE) diz que recebeu apoio

dos colegas e segue como líder do PP. ‘Instituí que a liderança vigora por um ano, fico até o fim de 2015, mas estou à disposição da vontade da bancada’, explica.

MusculaturaEduardo Cunha (PMDB-RJ) turbina o PSC,

dando relatorias relevantes para André Moura (PSC-SE). Caso o PMDB não lhe dê espaço para a eleição presidencial de 2018, Cunha considera ir para o partido cristão.

EspertalhãoA Operação Política Supervisionada (OPS)

descobriu que o deputado Wellington Rober-to (PR-PB) está utilizando dinheiro público de maneira irregular. Ele abastece veículos de seu escritório parlamentar em posto cujos irmão e cunhado são sócios. A conta já chega a R$ 190 mil.

Pensando bem...Se o Banco Nacional do Desenvolvimento

Econômico e Social (BNDES) é tão transparen-te, deveria ser o primeiro a defender a CPI.

CLÁUDIO HUMBERTO PODER, POLÍTICA&BASTIDORES

O PODER SEM PUDORBarrinhas no discurso

Ao defender seu cliente Duda Mendonça, na tribuna do Supremo Tribunal Fe-deral, no caso do mensalão, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro (“Kakay”) reclamou da dificuldade de enfrentar o procurador geral da República, destacando que

enquanto Roberto Gurgel, então PGR, toma cafe-zinho com os ministros, ele não tem acesso nem

mesmo a barrinha de cereais. Assistentes do colega dele José Luís de Oliveira Lima, que

defendeu José Dirceu, não resistiram à brincadeira: compraram-lhe uma barri-nha de cereais. Mas, ao entregá-la, Kakay agradeceu e recusou:— Eu não gosto de barrinhas de cereais...

2o OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS FORTALEZA-CE - Rua Dr. José Lourenço, 870, 12o andar - Aldeota. Fone: (085) 3052.1900 / Fax: (085) 3052.1911. Ana Teresa Araújo Mello Fiúza - Titular. Margarete Moreira Maciel - Marcos Klein Antunes, Cláudia Mesquita Rocha - Subs-titutos. EDITAL. Solicitação no 01/123453. Natureza da solicitação: Retificação Imobiliária Administrativa. Parte Interessada: Maria Heloisa Bezerra de Carvalho. Objeto da Retificação: O imóvel na Rua Artur Temóteo, no 196, objeto da Transcrição 23.138 do CRI da 2a Zona. EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE CONFRONTANTE EM RETIFICAÇÃO IMOBILIÁRIA ADMINISTRA-TIVA. O OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DA 2a ZONA DE FORTALEZA, por sua titular, ANA TERESA ARAÚJO MELLO FIÚZA, em cumprimento ao disposto no art. 213, § 3o, da Lei no 6.015/73, faz saber a Sra. Gláucia Arruda Valende Albuquerque, Sr. Antônio Albuquerque Cavalcante, Sra. Fátima Arruda Valente Lage e o Sr. José Cilon Costa Lage Filho, proprietários do imóvel da Rua Artur Temóteo, 184, na qualidade de confinantes do imóvel objeto desta solicitação, através do presente edital, que por esta serventia está se processando a retificação imobiliária administra-tiva requerida por Maria Heloisa Bezerra de Carvalho, nos termos da Solicitação No 01/123453. O imóvel objeto desta solicitação de retificação faz frente para a Rua Artur Temóteo, nº 196, nesta Capital, com as características constantes no memorial descritivo e na planta de situação, apresentados a esta serventia. A impugnação dos confrontantes, caso se julguem prejudicados, deverá ser apresentada dentro do prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da publicação do presente edital, por escrito, perante a oficiala que este subscreve, devidamente fundamentada. Não sendo impugnada a retificação, presumir-se-ão aceitos pelo confrontante como verdadeiros os fatos articulados no processo aqui mencionado, entendendo-se, assim, sua anuência pela falta de impugnação. Toda a documentação encontra-se disponível nesta serventia para análise do con-finante ora notificado. Dado e passado nesta cidade e comarca de Fortaleza/CE, aos 06 de julho de 2015. Eu, Margarete Moreira Maciel, substituta da oficiala, o fiz digitar e subscrevi.

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ. Comarca de Fortaleza 33a Vara Cível. Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220, Edson Queiroz - CEP 60811-690, Fone (85)3492-8341. Fortaleza-CE - E-mail: for33cv(tjce.jus.brFortaleza. EDITAL DE CITAÇÃO (PRAZO DE 30 DIAS). Processo n°: 0900706-25.2014.8.06.0001; Classe: Usucapião; Assunto: Usucapião Extraordinária; Requerente: Antonio Erialdo de Carvalho e outro; Valor da Causa: RS 10.000,00. O Dr. Cláudio Ibiapina, Juiz de Direito — titular desta 33a Vara Cível da Comarca de Fortaleza, Estado do Ceará, por nomeação legal, na forma e no uso de suas atribuições etc. FAZ SABER a todos quanto o presente edital virem, ou dele conhecimento tiverem, que se processa por este Juízo e expediente da Secretaria da 33a Vara Cível da Comarca de Fortaleza/CE, os termos da Ação de Usucapião em epígrafe, tendo como objeto um terreno irregular, de número 881 da Rua Júlio Braga na con-fluência com a Rua Silveira Filho. Bairro Bonsucesso, Fortaleza/CE, de 03 pavimentos com 497.34m2 de área total de construção encravada no terreno localizado com frente para a citada Rua Júlio Braga, com o levantamento planimétrico iniciando-se no ponto P-01 na confluência Rua Silveira Filho com a Rua Júlio Braga, com o ângulo interno 90°00’00” e coor-denadas UTM 546.741,531E, 9.582.614,881N, seguindo em linha reta no sentido leste-oeste até encontrar o ponto P-02; do ponto P-02, com ângulo interno de 90°00’0” e coordenadas UTM 546.731,734E, 9.582.620,431N, seguindo em linha reta no sentido norte-sul até encon-trar o ponto P-03; do ponto P-03 ao ponto P-08, constituído por cinco segmentos descon-tínuos de retas sendo o primeiro deles com ângulo interno de 95o14’14” e coordenadas UTM 546.721,247E e 9.582.620,269N. seguindo em linha reta no sentido oeste-leste até encontrar o ponto P-04, medindo 4,65m; do ponto P-04 com ângulo interno 84°45’46” e coordenadas UTM 546.725.067 e 9.582.599,269 seguindo em linha reta no sentido sul-norte até encontrar o ponto P-05 medindo 0,96m; do ponto P-05 com ângulo interno 271°17’45” de coordena-das UTM 546.725,540 e 9.582.600.105, seguindo em linha reta no sentido oeste-leste até encontrar o ponto P-06 medindo 3,55m; do ponto P-06 com ângulo interno 88°42’15” de coordenadas UTM 546.728.589 e 9.582.598,285 seguindo em linha reta no sentido sul-norte até encontrar o ponto P-07 medindo 0,55m: do ponto P-07 com ângulo interno 261°33’10” de coordenadas UTM 546.728,862 e 9.582.598,767 seguindo em linha reta no sentido oeste-leste até encontrar o ponto P-08, medindo 3,11 m, totalizando todos esses segmentos 12,82m; do ponto P-08 com ângulo interno 98°26’50” de coordenadas UTM 546.731.768 e 9.582.597,647 seguindo em linha reta no sentido sul-norte até encontrar o ponto P-01 medindo 19,84m, limitando-se com o lado par da Rua Silveira Filho, fechando assim a poli-gonal com área 234,96m2 e perímetro de 65,19m, com os seguintes limites e confrontações: ao NORTE (frente): do ponto P-01 ao ponto P-02, com o lado ímpar da Rua Júlio Braga por onde mede 11,26m; ao SUL (fundos): do ponto P-03 ao ponto P-08 por onde mede 12,82m, limitando-se com o imóvel da casa número 1254 que faz frente para a Rua Silveira Filho, de Aírton Rodrigues Batista; ao OESTE (lado esquerdo): do ponto P-03 ao ponto P-02 por onde mede 21,27m, limitando-se com o terreno da casa número 905 que faz frente para a Rua Júlio Braga, de propriedade de João Vieira Neto; ao LESTE (lado direito): do ponto P-08 ao ponto P-01, com a Rua Silveira Filho, por onde mede 19,84m. É o presente para CITAR desde já os réus ausentes, incertos, desconhecidos e possíveis interessados, bem como os cônjuges dos mesmos, se casados forem, para CONTESTAREM a presente ação, querendo, no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do término do prazo deste edital, ficando desde logo, citados para todos os demais atos do processo, e advertidos de que, não sendo contestada a ação, presumir-se-ão aceitos pelos mesmos como verdadeiros os fatos articula-dos pelos autores na inicial. E para que não se alegue ignorância, mandou expedir este, que será publicado e afixado na forma da Lei. Dado e passado nesta cidade e Comarca e Fortaleza/CE, 17 de junho de 2015. Claudio Ibiapina - Juiz de Direito1.

Page 14: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

CEARÁ

Servidores da Justiça Federal e Danilo Forte

Na manhã de segunda-feira, 20, o deputado federal Da-nilo Forte (PMDB/CE), esteve reunido com representantes do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal, em Fortale-za. Na pauta do encontro, a preocupação da categoria fren-te à ameaça do Palácio do Planalto de vetar o Projeto de Lei Complementar (PLC 28/2015), que trata da reposição salarial deles, aprovada pelo Congresso Nacional, dias an-tes do recesso parlamentar do meio de ano. De acordo com os servidores, desde 2006, última reestruturação da car-reira, não ocorre reposição salarial efetiva dos servidores do Poder Judiciário da União. A matéria esta-va, contudo, na pauta do Congresso Nacio-nal. Atento à argumen-tação do Sindicato, através dos seus legí-timos representantes, no Ceará, o deputado Danilo Forte prome-teu � car acompanhan-do com atenção a movimentação, ou movimentações, do projeto, assim que o Legislativo retomar as suas atividades normais, em agosto vindouro. “É interessante, porém, que toda a categoria esteja envolvida nessa luta e trabalhe para pressionar a presidente da República, Dilma Rousse� , que quer vetar o reajuste”, advertiu Danilo Forte. Por outro lado, durante visita ao município de Canindé, no último domingo (19), o deputado Danilo Forte ouviu apelo dos representan-tes da Sociedade Hospitalar São Francisco, no sentido de que possa vir a ajudar o órgão, que enfrenta di� culdades extre-mas. Segundo o presidente da Santa Casa, ou seja, da men-cionada sociedade canindeense, Johannes Sanning, “estamos com débitos mensais de R$ 300 mil. O acúmulo de débitos impõe uma dívida que ultrapassa os R$ 13 milhões, deixan-do a instituição apreensiva e temerosa por um colapso-ad-ministrativo e no atendimento a população”.

MobilizaçãoO presidente interino

da Aprece e prefeito de Mauriti, Francisco Evanildo Simão da Silva, se reuniu, na manhã da terça-feira, 21, com representantes das associações vinculadas, para apresentar a conjuntura da mobilização que será realizada no próximo dia 31, onde os municípios cearenses paralisarão suas atividades. Na oportunidade, entraram em discussão os problemas enfrentados pelos municípios e os impactos nas questões relacionadas à saúde, educação, assistência social, recursos hídricos e produção agrícola. O presidente interino, Francisco Evanildo Simão da Silva, se comprometeu a levar as demandas dos gestores presentes à assembleia geral que a Aprece irá realizar no dia 28, e acrescentou que as principais propostas apresentadas serão acrescentadas à “Carta em Defesa dos Municípios Cearenses”, que será entregue aos governos Federal e Estadual. (MS)

 Energia elétrica

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) solicita a todas as secretarias municipais do Ceará voltadas para o desenvolvimento rural de cada município, que informem às famílias e

comunidades rurais que aguardam instalação de energia elétrica, para iniciar a captação d´água de poços e outras fontes, que a Coelce somente instalará energia nesses locais mediante a comprovação do pedido de ligação ou ordem de serviço, formalizado nas agências pelos futuros consumidores. Dos pedidos já formalizados junto à Coelce e que ainda não foram atendidos, a SDA solicita, ainda, que seja enviada uma cópia da comprovação do pedido para acompanhar as ações da Coelce. A SDA também se pronti� ca a receber todas as informações de problemas, soluções, e sugestões, relativas às obras e ações relativas ao assunto. (MS)

 Energia elétrica II

A SDA vem se esforçando na articulação e sensibilização da Coelce, para facilitar o processo de atendimento de inúmeras demandas das comunidades rurais, de ligação de energia em centenas de pontos de captação d’água promovidas pelo Estado, viabilizando, portanto a imediata operacionalização das obras hídricas emergenciais. A SDA realizou inúmeros contatos com a Coelce, Aneel, a Assembleia Legislativa a � m de de� nir as ações o mais rápido possível.

O Ceará está passando por mais um ano de poucas chu-vas, e o próximo ano, segun-do as projeções da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. (Fun-ceme), pode ser também de baixas precipitações. Nesse sentido, continua sendo es-sencial que todo cearense continue a economizar água, a� nal, trata-se de recurso precioso. Tento esse mote como teme, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) leva para o Cariri a campanha “Água: Trate com Carinho”. A campanha será apresentada neste domingo (26), junto com o Passeio Ci-clístico em comemoração aos 44 anos da Companhia. Na ocasião, a Cagece também vai orientar a população ca-ririense sobre práticas como identi� car problemas em casa, no trabalho e nas ruas.

“A Cagece quer chegar em todos os municípios. Quere-mos ampliar cada vez mais a inserção desta campanha de forma que cada cidadão cearense sinta-se motivado a adotar uma postura mais participativa”, ressalta Neu-risangelo Freitas, presidente da Companhia.

Para facilitar, a Cagece disponibiliza diversos canais de comunicação e interação com a população, entre eles o aplicativo “Cagece Mobile”. Através deste instrumento,

a população poderá acionar a empresa imediatamente, pelo smartphone, sempre que identi� car uma ocorrên-cia de vazamento ou fraude. O “Cagece Mobile” pode ser baixado gratuitamente e está disponível para IOS e An-

droid. Além do aplicativo, a população também pode entrar em contato com a Ca-gece pelas redes sociais, ou pelo telefone 0800.275.0195. A ligação é gratuita.

PasseioO Passeio Ciclístico rea-

lizado pela Cagece no Ca-riri é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e os

participantes receberão ma-terial exclusivo do evento, além de adesivos alusivos a campanha. A troca do ma-terial poderá ser realizada na Unidade de Negócio da Cagece, localizada em Ju-azeiro do Norte, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível que será doado ao Instituto de Apoio à Criança com Cân-cer (IACC) de Barbalha. O passeio terá um percurso de 12 quilômetros, o mesmo já utilizado pela Ciclofaixa de Lazer do Cariri e conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (De-tran) e Secretaria de Esporte de Juazeiro do Norte.

Perto da populaçãoOutras ações da campa-

nha já estão sendo realiza-das em diversos locais do Estado. Por meio da Gerên-cia de Responsabilidade e Interação Social (Geris), a Cagece realiza trabalho de conscientização da popu-lação com relação ao uso consciente da água. Du-rante as abordagens, rea-lizadas porta a porta, são distribuídos materiais de divulgação com ilustrações que exemplificam o uso consciente da água e o quanto a adoção de pequenas atitu-des podem fazer a diferença.

Campanha alertará contra desperdício de água no CaririIdeia é convidar a população caririense a re� etir sobre a importânciada preservação desse recurso natural tão escasso em mais um ano de seca

Fortaleza, Ceará, Brasil Quinta-feira, 23 de julho de 2015 O ESTADO

Cogerh Com o objetivo de discutir a operação dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú, a Cogerh realizará, junto aos Comitês das Sub-Bacias Hidrográfi cas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, a Reunião com a Comissão Provisória de Acompanhamento da Operação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú hoje.

R$ 8 bilhões pelo ralo por anono Brasil

Além de despejar todo dia o equivalente a cinco mil piscinas de esgoto em seus rios, o Brasil desperdiça, por ano, um volume de água que corresponde a seis sistemas Canta-reira. As comparações foram apresentadas pelo presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, em audiência pública na Comissão de In-fraestrutura do Senado. O instituto é uma or-ganização da sociedade civil de interesse pú-blico (Oscip), formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recur-sos hídricos do País.

“A situação do saneamento no Brasil não condiz com um país que é a sétima economia do mundo”, disse aos sena-dores. Édison Carlos acrescentou que o desperdício anual de água equivale a R$ 8 bilhões que deixam de retornar ao sa-neamento básico.

Ele ressaltou que, se esses prejuízos � nan-ceiros e naturais fossem evitados, seria possível reduzir os impostos cobrados ao setor de sa-neamento. Para estimu-lar a economia de água, o governo do Estado de São Paulo adotou a estratégia de dar bônus a quem passou a usá-la de forma racional e co-brar mais caro das uni-dades que mantiveram os gastos. A medida, já posta em prática, vem ajudando a poupar o desperdício de água em todo o estado paulista.

Queremos ampliar

cada vez mais a inserção desta campanha de forma que cada cidadão sinta-se motivado a ter postura mais participativa. Neurisângelo Freitas, presidente da Cagece

Bolsa FamíliaO Ministério do Desenvolvimento Social e Combate

à Fome (MDS) iniciou, na última segunda-feira, 20, o pagamento de maio a bene� ciários do Bolsa Família. Serão repassados, neste mês, R$ 2,3 bilhões, para complementar a renda de 13,8 milhões de famílias. O valor médio do benefício é de R$ 167,15. No Ceará, serão bene� ciadas 1.057,324 famílias, com um repasse demais de R$ 176,3 milhões. O pagamento segue até o dia 31 deste mês. (MS)

FOTO DIVULGAÇÃO

Campanha conscientizará a respeito de desperdícios até mesmo nas ruas e calçadas da cidade

Page 15: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

15O ESTADO Fortaleza, Ceará, Brasil Quinta-feira, 23 de julho de 2015

Itaquerão Timão quer que o pagamento do seu estádio em Itaquera comece apenas em novembro de 2016. Pelo contrato assinado em 2013, o pagamento dos R$ 400 milhões financiados pelo BNDES deveria começar neste mês de julho.

Em família Uma das atrações do confronto com o Ufersa Petroleiros de Mossoró (RN) é um “duelo” em família. Será a primeira vez que os irmãos Romário e Maykon Reis se enfrentarão em equipes distintas. Maykon é o quarterback (lançador) do Petroleiros em sua primeira temporada, enquanto Romário Reis comanda o ataque do Ceará Caçadores já pelo segundo ano. Apertado Quem vai ficar com o coração apertado na arquibancada é Ana Maria, mãe dos atletas: “Eu fico dividida. Meu sonho é que os três joguem juntos no mesmo time”.

Cena Além de Romário e

Maykon, Marlos Reis, irmão da dupla, é forte candidato a roubar a cena e se destacar como melhor jogador da partida. Marlos é Wide Receiver do Caçadores. Venda de ingressos No Langraf Iguatemi (Em Frente ao Extra) ou pela Internet em: https://www.ingresse.com/cacadoresxufersapetroleiros.

15 reais O ingresso custa R$ 15,00 (meia).

Grupo Norte Ceará Caçadores, América Bulls (RN), Ufersa Petroleiros (RN) e Recife Piratas (PE).Grupo Sul - Recife Mariners (PE), João Pessoa Espectros (PB), Aracaju Bravos (SE) e Vitória FA (BA).

Atrações A torcida também terá acesso a vários serviços no dia do jogo como distribuição de brindes, lançamento de bolas no gramado, pintura de rosto das crianças, pracinha de alimentação no PV, show no intervalo para o público, revelação de fotos instantâneas com a hashtag #CaçaAoPetróleo e um DJ para animar as arquibancadas. Ao final do jogo, os atletas posarão para fotos com os torcedores.

Real 10 a 6 O Real Madrid ganhou nota 10 em ranking da ONG “Transparência Internacional”, vencendo o arquirrival Barcelona, nota 6. A ONG enviou 60 perguntas aos clubes espanhóis para avaliar as equipes mais e menos transparentes.

Ceará CaçadoresA coluna, hoje, é toda dedicada ao time Ceará Caçadores,

de futebol americano.  A estreia foi tranquila , na SuperLiga Nordeste. Vitória de 31 a 14 sobre o América Bulls, de Na-tal (RN). Agora, o Ceará Caçadores volta novamente a cam-po para enfrentar o Ufersa Petroleiros de Mossoró/RN pela Superliga Nordeste de Futebol Americano, dia 2 de agosto (domingo), no estádio Presidente Vargas. O jogo vale pelo Grupo Norte do torneio, que tem ainda do América Bulls (RN) e o Recife Piratas (PE). O Ceará Caçadores almeja o tí-tulo nordestino e também uma vaga na final do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano.

 A partida promete ser das mais emocionantes até por-que as duas equipes vivem situação opostas na Superliga Nordeste. Enquanto o time cearense vem de uma vitória na estreia sobre o América Bulls, o Petroleiros foi derrotado fora de casa, no último dia 12, pelo Recife Piratas (PE), na capital pernambucana.

Confiante O técnico do Ceará Caçadores, Bruno Rocha, diz confiar mais uma vez no potencial da equipe cearense para sair com a vitória do PV. Para isso, aposta no talento de alguns atletas como o atacante Maranhão (Running back) e o defensor Kaleo Melo (linebacker). “Vamos em busca da nossa segunda vitória com apoio do nosso torcedor”, garante Bruno.

DIVULGAÇÃO

FOTO

RA

FAEL

BA

RRO

S/C

EARA

SC.C

OM

e-mail: [email protected]

O volante Sandro Mano-el chegou a ser relacionado para a partida de ontem, contra o Tupi, mas embar-cou com destino à Arábia Saudita, bem longe de Juiz de Fora, local do jogo que deci-diu a vida alvinegra na Copa do Brasil. Assim, repentina-mente, veio a informação de que o jogador não pertence

mais ao Ceará. Ele acertou, fez exames e já treinou pelo novo clube, o Al-Taawon. O Ceará confirmou a negocia-ção e, agora, espera o paga-mento da multa rescisória, estimada em R$ 3 milhões, valor não confirmado pelo clube. De acordo com o site Transfermarkt, especializa-do em mercado do futebol,

a transferência de Sandro data de 17 de julho, sexta--feira passada. Ele nem via-jou a Juiz de Fora e, quando foi relacionado, já havia sido negociado.

Sandro Manoel foi contra-tado pelo Ceará em janeiro, vindo do Santa Cruz. Junto com ele, chegou a Poranga-buçu o lateral-esquerdo Tia-go Costa, que já não se en-contra mais no Alvinegro. O volante chegou como reser-va, mas logo assumiu o pon-to antes ocupado por João Marcos. Participou, como titular, da campanha do títu-lo da Copa do Nordeste. No entanto, com a reformulação da equipe, no início da Série B, passou a oscilar bastante e, era reserva de Baraka.

R$ 7 milhõesCom a saída de Sandro

Manoel, já são sete os atletas campeões do Nordeste que deixaram Carlos de Alen-car Pinto. Também foram negociados: Samuel Xavier (Sport), Marinho (Cruzei-ro), Marcos Aurélio (Coriti-ba), William (Avaí), Magno Alves (Fluminense), Eron (Atlético-GO). Os dois pri-meiros tiveram multas res-cisórias pagas ao Ceará: R$ 400 mil por Samuel Xavier e

R$ 1,2 milhão por Marinho. Além deles, o Ceará tam-bém lucrou cerca de R$ 2,5 milhões com a venda do ata-cante Ederson, do Atlético--PR, para o Kashiwa Reysol, do Japão – o clube ganhou como formador do atleta e também por ter 20% dos seus direitos econômicos. Somadas as receitas com negociações de jogadores, o Vovô soma mais de R$ 4 mi-lhões, que podem chegar a R$ 7 milhões se confirmada a venda de Sandro Manoel.

ecentemente, em desabafo dado em entrevista, o pre-sidente do Ceará Evandro Leitão revelou que o custo mensal do clube alvinegro é de R$ 1,2 milhão. Se soma-das as receitas destas transa-ções com os R$ 5,2 milhões da Copa do Nordeste (pre-miação e bilheteria totais), chega-se a um montante de R$ 12,2 milhões, suficiente para pagar 10 meses do ano alvinegro. É um alívio nas contas do clube em um ano caro e, até aqui, com Série B ameaçada e de baixa arreca-dação – com estádios vazios ou ingressos baratos. Res-salte-se que, a estes milhões, juntam-se rendas e prêmios de Campeonato Cearense e Copa do Brasil, e ainda tem a Sul-Americana pela frente.

Volante (à esq.) foi contratado em janeiro, vindo do Santa Cruz

São Paulo recusa proposta por Ganso e aguarda batalha judicial

O São Paulo informou, na manhã de ontem, que recu-sou a proposta de R$ 19 mi-lhões feita pelo Orlando City por Paulo Henrique Ganso. A oferta do clube norte-ame-ricano inclui R$ 5 milhões em dinheiro e o perdão da dívida alegada em R$ 13,9 milhões – quantia cobrada na Justiça. O Orlando City entrou na Justiça contra o São Paulo alegando não ter recebido integralmente o va-lor referente ao empréstimo de Kaká, ocorrido no ano passado. No acordo, o São Paulo teria de pagar seis par-celas de R$ 400 mil, a renda dos dois primeiros jogos com Kaká no Morumbi e a renda de um amistoso entre os dois clubes a ser realizado. O São Paulo admite ter descumpri-do o prazo dos pagamentos, mas afirma que o valor a de-vido ao Orlando em bilhete-ria é de R$ 1,7 milhão.

A Coelce preza pela qualidade do fornecimento de energia para seus clientes e, para isso, executa medidas importantes na rede elétrica.

ATENÇÃO, CLIENTE COELCE!DESLIGAMENTO PROGRAMADO

DIA: 26/07/2015 NO INTERIOR

HORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.07:00 às 12:00 Avenida José Falb Rangel, Parque Silvana II - SOBRAL 16048785

07:00 às 12:00 Rua 01, Cohab I, Cohab I, Avenida Lúcia Saboia - SOBRAL 16048785

07:00 às 12:00 Rua do Rosário, Rua Anahid de Andrade, Centro - SOBRAL 16048785

07:00 às 12:00 Rua Estanislau Frota, Rua Anahid de Andrade, Centro - SOBRAL 16048785

07:00 às 12:00 Rua Joaquim Ribeiro, Rua Floriano Peixoto, Centro - SOBRAL 16048785

07:00 às 12:00 Rua José Silvestre, Rua José Júlio, Centro - SOBRAL 16048785

07:00 às 12:00 Rua Tibúrcio, Centro, Rua Cel. Rangel, Centro - SOBRAL 16048785

07:00 às 12:00 Travessa Ozanir Coelho, Centro, Rua Tancredo Neves, Sinha Saboia - SOBRAL 16048785

08:00 às 12:00 Pov. Cruz, Betânia, Fz. Poço Verde, Saquinho - ITAPIPOCA 16013433

08:00 às 12:00 Pov. Lagoa da Cruz, Betânia, Barrento - ITAPIPOCA 16013433

07:55 às 12:00 Rua Luiza Rodrigues Soares, Pov. Carvoeiro, Carvoeiro - ITAREMA 16000705

A Coelce preza pela qualidade do fornecimento de energia para seus clientes e, para isso, executa medidas importantes na rede elétrica.

ATENÇÃO, CLIENTE COELCE!DESLIGAMENTO PROGRAMADO

DIA: 27/07/2015 NA CAPITAL

HORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.08:30 às 13:30 Rua 01 de Maio, Granja Portugal, Av. H, Conj. Ceará, Conj. Ceará - FORTALEZA 16072313

08:30 às 13:30 Rua Emílio de Menezes, Rua Barra Vermelha, Granja Portugal - FORTALEZA 16072313

08:30 às 13:30 Rua Londrina, Rua Humberto Lomeu, Granja Portugal - FORTALEZA 16072313

08:30 às 13:30 Rua Sousa Carvalho, Rua Mateus Lemos, Granja Portugal - FORTALEZA 16072313

08:30 às 13:30 Rua Valdênia Soares, Rua Teodoro de Castro, Granja Portugal - FORTALEZA 16072313

DIA: 27/07/2015 NO INTERIOR

HORÁRIO ENDEREÇO Nº DE DESLIG.09:00 às 13:00 Sítio Monte Alegre, Caras - FARIAS BRITO 15948745

07:30 às 10:00 Rua Luiz Barreto, Flores, Rua Cazemiro Pereira - IGUATU 16013465

07:30 às 10:00 Rua U, Loteamento Esplendor, Areias II - IGUATU 16013465

07:30 às 10:00 Sítio Aroeiras, Dt. Gadelha, Rua Pedro Alexandre, Bairro Alto - IGUATU 16013465

07:30 às 10:00 Sítio Bravo, Dt. Gadelha, Rua K, Lt. Raimundo Rolim, Areias - IGUATU 16013465

07:30 às 10:00 Sítio Córrego, Dt. Barro Alto, Barro Alto - IGUATU 16013465

07:30 às 10:00 Sítio Córrego, Tanque, Sítio Cardoso I, Barro Alto - IGUATU 16013465

07:30 às 10:00 Sítio Gado Bravo, Dt. José de Alencar - IGUATU 16013465

07:30 às 10:00 Sítio Rosa II, Dt. José de Alencar - IGUATU 16013465

07:30 às 10:00 Sítio Tanque, Sítio Queimada, Barro Alto - IGUATU 16013465

07:30 às 10:00 Travessa José Moura Sobrinho, Vila Moura - IGUATU 16013465

07:30 às 10:00 Vila Barreiras dos Paraibanos, Barreiras - IGUATU 16013465

08:00 às 12:00 Planalto Lemos, Pega Avoante - CEDRO 16035395

08:00 às 12:00 Rua C, D, E, F, G, H, J, Planalto Lemos, Pega Avoante - CEDRO 16035395

14:00 às 18:00 Planalto Lemos, Pega Avoante, Rua José Pajé, Centro - CEDRO 16036019

14:00 às 18:00 Distrito Candeias, Sítio Lagoa da Onça, Distrito de Candeias - CEDRO 16036019

14:00 às 18:00 Rua B, C, Planalto Lemos, Pega Avoante - CEDRO 16036019

14:00 às 18:00 Rua D, E, F, J, Planalto Lemos, Pega Avoante - CEDRO 16036019

14:00 às 18:00 Rua Maria Luiza Afonso, Jardim Afonso - CEDRO 16036019

14:00 às 18:00 Sítio Lagoa da Onça, Distrito de Candeias, Rua D, F, Planalto Lemos - CEDRO 16036019

14:00 às 18:00 Travessa 21 de Outubro, Alto do Padeiro - CEDRO 16036019

07:30 às 10:00 Rua Antônio Silas Barros, São Mateus - JUCÁS 16013465

07:30 às 10:00 Rua Luiza Virgílio, Dt. São Pedro do Norte - JUCÁS 16013465

07:30 às 10:00 Vila José Bento, São Mateus, Sítio Luzia, Dt. Poço Grande - JUCÁS 16013465

09:00 às 13:00 Sítio Braúna, Distrito Riacho Verde, Bairro Riachinho - VÁRZEA ALEGRE 15948745

09:00 às 13:00 Sítio Monte Alegre, Sítio Gangorra, Distrito Riacho Verde - VÁRZEA ALEGRE 15948745

09:00 às 13:00 Sítio Poço Cercado, Bairro Varzante, Sítio Oiticica, Bairro Alto do Tenente - VÁRZEA ALEGRE 15948745

14:00 às 17:00 Distrito Serra do Félix, Distrito de Serra do Félix - BEBERIBE 16047213

13:00 às 17:00 Pov. Cachoeira dos Paulinos, Cachoeira dos Paulinos, Nova Cigana - CAUCAIA 16058811

10:00 às 12:00 Av. Francisco Evangelista de Oliveira, Centro - MORADA NOVA 15956289

10:00 às 12:00 Rua Duque Rabelo, Padre Assis Monteiro - MORADA NOVA 15956289

10:00 às 12:00 Rua João Evangelista de Oliveira, Padre Assis Monteiro - MORADA NOVA 15956289

14:00 às 17:00 Fz. Boa Vista, Sítio Pedra Branca - PALHANO 16047213

14:00 às 17:00 Sítio Cedro do Santana, Sitio Cedro do Santana - PALHANO 16047213

14:00 às 17:00 Sítio Cedro Santana, Fz. Boa Vista, Sítio São José - PALHANO 16047213

09:00 às 13:00 Rua Edvar Dutra, Rua Chico Inácio, Jardim das Oliveiras - CAMOCIM 16029125

09:00 às 13:00 Rua José Bernardino Melo, Jardim das Oliveiras - CAMOCIM 16029125

09:00 às 13:00 Rua Luiza Távora, Jardim das Oliveiras, Rua Riachuelo, Cruzeiro - CAMOCIM 16029125

09:00 às 13:00 Rua Mário Aguiar Coelho, Rodagem do Lago - CAMOCIM 16029125

09:00 às 13:00 Rua Mário Mendonça Ferreira, São Francisco - CAMOCIM 16029125

09:00 às 13:00 Rua Nossa Senhora de Fátima, Rua Inácio, Cidade com Deus - CAMOCIM 16029125

09:00 às 13:00 Rua Sebastião Lopes, Lopes 1, Jd. das Oliveiras - CAMOCIM 16029125

09:00 às 13:00 Rua Tibúrcio, Centro, Rua Benedito Tavares, Boa Esperança - CAMOCIM 16029125

09:00 às 13:00 Rua Ubirajara Rocha Fontenele, Jardim das Oliveiras - CAMOCIM 16029125

14:30 às 16:30 Pov. Estreito, Distrito Estreito - CAMOCIM 16061983

09:00 às 12:00 Sítio Barra Nova, Sítio Salgadinho, Dt. Barra Nova - TAUÁ 15885893

Sandro Manoel deixa Ceará; multa será de R$ 3 milhõesVolante estava relacionado para jogo de ontem, mas até já treinou em clube saudita. Alvinegro espera multa rescisória para oficializar transação

Page 16: Edição 22560 - 23 de Julho de 2015

16 Fortaleza, Ceará, Brasil Quinta-feira, 23 de julho de 2015 O ESTADO