edição 242

12
“PRESSÃO POPULAR ME EMPURRA PARA A DISPUTA”, DIZ GLAUBER COELHO QUINTA-FEIRA , 26/01/2012 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 242 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » DESAPARECIDO HÁ QUASE UM MÊS DIVULGAÇÃO GUSTAVO RIBEIRO LEANDRO MOREIRA ESPORTES | Pág 12 SECRETÁRIO ESTADUAL E PREFEITO VISITAM OBRAS VANDINHO LEITE E JOÃO BOSCO DIAS PERCORRERAM ALGUMAS LOCALIDADES DE VARGEM » ALTA NA TARDE DE ONTEM. NA SEDE VISTORIARAM O ESTÁDIO MUNICIPAL CIDADES | Pág 10 POLÍTICA | Pág 09 CIDADES| Pág 10 GOVERNADOR EM CACHOEIRO PARA INAUGURAR OBRAS PREFEITO DE PIÚMA TEM SETE NOMES PARA A SUCESSÃO ATLETAS DO ESTRELA SÃO DESTAQUE NO RJ RECORTE E GANHE >> >> MEIA-ENTRADA PARA OS CINEMAS DE CACHOEIRO WWW.AQUIES.COM.BR >> PÁG 03 | AQUI/TEM MAIS POLÍTICA | Pág 04 SEGURANÇA | Pág 11 DIVULGAÇÃO

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 30-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 242 do jornal Aqui Noticias

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 242

“Pressão PoPular me emPurra Para a disPuta”, diz Glauber Coelho

QUINTA-feIrA, 26/01/2012 | DIÁrIO | ANO 1 | N° 242 | CACHOeIrO De ITAPeMIrIM e reGIÃO SULr$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » DeSAPAreCIDO HÁ QUASe UM MÊS

divu

lgaç

ão

guST

avo

RiBE

iRo

lEaNdRo MoREiRa

esPortes | Pág 12

SECRETÁRIO ESTADUAL E PREFEITO VISITAM OBRAS

VANDINHO LEITE E JOÃO BOSCO DIAS PERCORRERAM ALGUMAS LOCALIDADES DE VARGEM »ALTA NA TARDE DE ONTEM. NA SEDE VISTORIARAM O ESTÁDIO MUNICIPAL

Cidades | Pág 10 PolÍtiCa | Pág 09

Cidades| Pág 10

GoVerNador em CaChoeiro

Para iNauGurar obras

PreFeito de PiÚma tem sete Nomes Para a

suCessão

ATLeTAS DO eSTreLA SÃO DeSTAQUe NO rJ

reCOrTe e GANHe >> >>MeIA-eNTrADA PArA OS

CINeMAS De CACHOeIrO WWW.AQUIeS.COM.Br>> PÁG 03 | AQUI/TeM MAIS

PolÍtiCa | Pág 04

seGuraNÇa | Pág 11

divu

lgaç

ão

Page 2: Edição 242

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Ilauro OliveiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DIAGRAmADORA: Suheley Garcia SuhettDEPARTAmENTO COmERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Ramon Barros, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison ZardiniDPTO. JuRíDICO: MIGNONE ADVOGADOSDR RICARDO MIGNONE - OAB/ES 12.699

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

QUINTA-FEIRA, » 26/01/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Aham, Luiza senta lá que hoje é dia de meme Os abusos da imprensa

LUCIANA FERNANDES MARCOS DANIEL SANTI [email protected] » jornalista »

Jogue a primeira pedra quem na sema-na passada não ouviu (ou disse) “menos a Luiza que está no Canadá.” Foi o mais recente meme da nossa história.

Afinal, o que é esse tal de meme que tanto falam? Para entender precisamos compreender o que é um meme. Criado em 1976 por Richard Dawkins como variação da palavra grega “mimeme” (o que é imitado) para se referir a algo que se propaga de mente em mente. O termo, difundido na internet, é uma referência às pessoas, vídeos, imagens e quaisquer outros arquivos que car-reguem uma ideia ou conceito que se populariza entre centenas, milhares de pessoas. Existe até uma área que os estu-da: memétrica. O meme tem a intenção de ser divertido, engraçado e viralizável por si só.

Muitos se perguntam o por que da fra-se da Luiza ter pegado tanto. O resulta-do final, em minha opinião, foi até além da conta, mas posso explicar o fato de como começou. O tal comercial de TV, que deu início a tudo, foi estrelado pelo pai dela, um colunista social da Paraíba, e por toda família dele, ou quase... No meio do comercial, sem nada que justi-ficasse, o pai solta a célebre frase: “menos a Luiza que está no Canadá”. Dita assim, totalmente sem necessidade, ela chama mais atenção do que o próprio produto do VT, um empreendimento imobiliá-rio de luxo. Então ficou engraçado, tosco até. Para quem ainda não viu é simples de achar no youtube com todas as suas inúmeras variações.

Esse caso foi o mais recente, mas em 2011 tivemos outros que irá lembrar comigo:

“Hoje é dia de rock, bebê!” – frase dita pela Cristiane Torloni (bem alte-rada) em uma entrevista inconveniente durante o Rock in Rio. Na entrevista ela falava nada com nada, mas... Colou!

“Que deselegante.” – Sandra An-nenberg soltou essa ao ver, indignada, algumas pessoas atrapalharem um flash ao vivo de uma colega no Jornal Hoje. Virou hit na internet e motivo de riso. Pegou!

“Aham, sente lá Cláudia.” – Na ver-dade é um vídeo super velho, do progra-ma infantil da Xuxa lá de mil novecentos e esqueci a data. Foi dito por ela a uma

A recente polêmica envolvendo a eli-minação de um dos integrantes do re-ality show Big Brother Brasil, da Rede Globo, poderia ser um ponto de parti-da para que a sociedade desse início a uma discussão que vai além das rodas de fofoca: a regulamentação da mídia.

Antes de aprofundarmos esse debate, vamos relembrar um pouco o ocorrido. O brother Daniel foi eliminado dias depois de se envolver com a sister Mo-nique. Ela, segundo dizem, embriaga-da, acabou indo para um dos quartos da casa com o big brother, quando te-riam ali iniciado uma relação. Pelo pos-sível fato dela estar inconsciente, ele foi acusado de ter abusado sexualmente da mulher e foi expulso da casa que abriga os mais novos “heróis” brasileiros, se-gundo o apresentador Pedro Bial.

Enquanto a jaula humana importada da televisão norte-americana segue fa-zendo escola no Brasil, o fato da Rede Globo se utilizar de uma concessão pú-blica para veicular seus programas pa-rece ser esquecido. Assim como todos meios voltados para exploração priva-da – concedidos pelo governo federal –, nós, consumidores destes produtos – seja na infraestrutura, saúde ou edu-cação, entre outros –, apesar de muitas vezes não sermos atendidos, sempre primamos pela qualidade. E por que na televisão seria diferente?

Que liberdade?• Apesar de não ser um grande admi-

rador dos programas televisivos, não prego neste artigo a “puritanização” da televisão brasileira, mas sim, a regula-mentação da mídia como forma de criar mecanismos para serem acionados em episódios onde ocorram abusos por par-te da imprensa, atuando como delimita-dor de padrões éticos a serem seguidos pelas empresas deste segmento.

Não podemos deixar de dar atenção especial aos outros meios de comuni-cação, como é o caso dos informativos impressos, de rádio e online. Com o boom das mídias eletrônicas e a facili-

dade de se difundir uma informação, entra em um campo um debate mais complexo, que muitos interpelam ale-gando que a criação destes mecanismos promoveria o cerceamento da liberda-de de expressão.

No caso BBB, qual liberdade seria essa? Não podemos confundir liberda-de com libertinagem, sobretudo quan-do os produtos veiculados nos mass media chegam facilmente a pessoas das mais diferentes idades e culturas, sem qualquer critério ou preocupação sobre o efeito dessa mensagem no público.

Desrespeito à dignidade humana• Neste contexto, vale destacar a impor-

tância da implantação dos Conselhos Es-taduais de Comunicação Social (CECS). O primeiro deles foi instalado oficial-mente no dia 10 de janeiro, na Bahia. Os estados do Acre, do Distrito Federal, do Rio Grande do Sul e de Sergipe devem ser os próximos. A criação destes Conse-lhos Regionais é uma das recomendações da 1ª Conferência Nacional de Comu-nicação realizada no ano de 2009, em Brasília. A medida visa a estabelecer uma participação democrática da sociedade na elaboração e gestão de políticas pú-blicas voltadas para o setor, assim como acontece nos conselhos de Assistência Social, Saúde, Educação e outros.

Previsto no Artigo 224 da Constitui-ção Brasileira de 1988, os Conselhos Estaduais de Comunicação Social atu-ariam como um importante mecanis-mo para a sociedade e profissionais da área se manifestarem contra abusos co-metidos pelos veículos, principalmente aqueles que promovem o desrespeito à dignidade humana, além de, como já dito, estabelecer padrões éticos para o exercício da profissão.

Enquanto os operários da impren-sa dormem nesta terra sem lei, parte dos “donos da mídia” se aproveita disso e continua abusando de uma classe que segue carente de um Pe-dro Bial para defendê-la e advertir os malfeitores.

menina que perturbava-a tentando chamar a atenção. Foi ressuscitado ano passado. Agora é sinônimo de pessoa sem noção.

“Pôneis malditos!” – Esse foi im-possível de não ouvir. E o pior? Essa praga de musiquinha pega mesmo! Gruda bem no fundo do seu cérebro (tô escrevendo agora e pensando em láláláááááááááhhhhh, @#&$%!). O comercial da Nissan deu tão certo que, como pouquíssimas vezes no Brasil, uma publicidade se tornou um meme. A marca cresceu absurda-mente em poucos meses. Tinha um toque de humor na medida certa e a transgressão da figura lúdica infantil dos pôneis. Além de apresentar uma linguagem e uma preocupação com a internet que devemos nos inspirar para nossas campanhas.

“P... falta de sacanagem!” – mas o que seria mesmo isso? Foi dito por um fã transtornado que chorava rios de lágrimas num show do Restart (sa-canagem é isso, ir a um show deles) e soltou a tal pérola. O que será que ele quis mesmo dizer? Na verdade não importa. O que importa é no que a expressão se transformou, em um meme que significa uma baita indig-nação.

Devíamos poder controlar melhor essa explosão nas redes sociais e na imprensa, mas isso já é assunto para outro estudo.

Qual meme você não esquece? Manda um email, uma mensagem no facebook ou um sinal de fumaça e conta, vai...

Tudo explicado e nada compreen-dido? Liga não. Meme é assim mes-mo. Só importa ir, propagar, mas nem tanto o lugar para onde ir.

Luciana é publicitária, blogueira, de-signer, mãe da Laura, cantora dos 3Lou-cados, artista plástica, artesã, metida à escritora e não estava no Canadá.

historiasdepublicitaria.blogspot.com (blog)

@lucianaF_es (twitter)Luciana.lfernandes.es (skype)Luciana Fernandes (facebook)

Excepcionalmente não publicaremos na edição de hoje a Coluna Ponto na Praça, do jornalista Sérgio Neves.

Page 3: Edição 242

quinta-FEiRa, 26/01/2012 CaCHOEiRO DE itaPEMiRiM E REGiÃO SuL 03OPiniÃOwww.aquiES.com.br

d

Page 4: Edição 242

Depois de 14 dias de férias, o deputado estadu-al Glauber Coelho (PR) volta à cena política de Cachoeiro de Itapemirim com ânimo renovado e uma postura mais agressi-va diante da possibilidade de disputar a prefeitura municipal.

Em visita à redação do jornal, não teve meias pala-vras ao dizer que existe nas ruas um sentimento forte de aceitação ao seu nome “e essa energia contagiante do povo” pode empurrá-lo para a disputa, inde-pendentemente da forma como o quadro sucessório se desenhar:

A Câmara Municipal de Alegre rejeitou, por unani-midade, projeto da prefei-tura que concedia o paga-mento de 13º a secretários municipais e também férias anuais remuneradas, acresci-das de 1/3.

Para os vereadores, o mu-nicípio passa por dificulda-des financeiras e este não seria o momento adequado para aumentar a folha de pagamento. O impacto se-

“Naturalmente que há um respeito muito grande aos nomes que a gente ouve dizer que são pré-candi-datos, mas quando eu saio nas ruas sinto uma energia contagiante do povo para colocar meu nome. Então não posso esconder que essa pressão popular me empur-ra para a disputa”, disse.

Para Glauber, além do ca-rinho das ruas, outros dois combustíveis alimentam a sua pré-candidatura: pes-quisas de consumo interno que, segundo ele, o colo-cam em amplas condições de disputa; e a disposição oficial do seu partido em ter um nome a prefeito em Cachoeiro.

“Então se somarmos es-ses três elementos veremos

ria de R$ 63.984,49, tendo como base o salário de R$ 3.933,47 de cada um dos 10 secretários.

Por outro lado, a justifi-cativa do prefeito José Gui-lherme (PSB) é de que os benefícios não levariam ao desrespeito à Lei de Respon-sabilidade Fiscal, ficando o índice abaixo dos 54% exi-gidos.

De acordo com a prefeitu-ra, em 2010 houve um gasto de pessoal da ordem de R$ 27,2 milhões, sobre receita anual de R$ 47,4 milhões. O

que não sobram muitas al-ternativas além da disputa. Claro que vamos nos pautar dentro das regras eleitorais e esperar o momento certo, mas acho que não dá para fugir de mais essa responsa-bilidade”, disse o deputado.

R$ 300 MILO deputado também

aproveitou a visita para falar da sua satisfação neste seu primeiro ano na Assembleia Legislativa e do trabalho que vem fazendo para os muni-cípios da região sul princi-palmente na destinação de emendas para a saúde.

Ele disse que cinco emen-das suas, na ordem de mais de R$ 300 mil, já foram liberadas pelo governo do Estado. Os recursos foram

índice teria ficado na casa de 57,41%. Em 2011, também conforme a administração, a mesma despesa foi de R$ 27,03 milhões, a receita de R$ 53,3 milhões e o índice de 50,69%.

Em uma projeção sobre o término de 2011, incluindo o 13º salário e 1/3 de férias aos secretários, a despesa com pessoal seria de R$ 27,07 milhões, diante da re-ceita de R$ 53,9 milhões e o índice ficaria em 50,22%.

Ainda no projeto apresen-tado pela prefeitura, foram

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

ALEgRE

Possibilidade cada vez mais real de ser candidato

O deputadO estadual »Glauber COelhO

COMeÇa deCer dO MurO

para refOrÇar pré-

Candidatura a prefeitO

LEANDRO [email protected]

ILAURO [email protected]

LEANDRO MOREIRA

destinados a Santa Casa Cachoeiro (R$ 70 mil), Hospital Evangélico de Ca-choeiro (R$ 90 mil), Hos-pital Infantil Francisco de Assis (R$ 70 mil) e Hospital Evangélico de Vila Velha (R$ 50 mil) e se-rão aplicados na compra de me-dicamentos, materiais de consumo e equipa-mentos.

Projeto que garante 13º a secretários é barrado por unanimidadefeitas projeções para 2012 e 2013. Para o próximo ano, a receita está prevista em pou-co mais R$ 56 milhões, o gasto em R$ 29,94 milhões e o índice em 53,31%.

Para 2013, a prefeitura acredita que haja crescimen-to de 5,50% na arrecada-ção, elevando o orçamento anual do município para R$ 59,250 milhões. O gas-to com pessoal seria de R$ 31,720 milhões (base de crescimento de 6%) e o ín-dice ainda ficaria abaixo dos 54% legais: 53,53%.

gust

AvO

RIbE

IRO

Quinta-feira, 26/01/2012 CaChOeirO de itapeMiriM e reGiÃO sul

www.aQuies.com.br04 pOlítiCa

Page 5: Edição 242

Já é possível ouvir o batuque das baterias de carnavais. Os gritos altos dos puxadores de sambas, e o barulho das sandálias das passistas. Toda essa explanação simplória de uma festa de Carnaval é comandada por um mo-narca. Sim, o Rei Momo que divide o reinado com sua Rainha. E Cachoeiro se prepara para eleger os representantes desse pos-to, na festa desse ano.

Estão abertas desde o início de janeiro as ins-crições para a escolha do casal que irar comandar o Carnaval 2012 de Cacho-eiro. O prazo final para os interessados termina no dia 30. Para efetuar a ins-crição deve-se ir à Secreta-ria Municipal de Cultura, localizada no prédio do Bernardino Monteiro, Centro, período de 8h00 às 18h00.

Os documentos para a inscrição são originais e uma fotocópia da car-teira de identidade e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Sem esses docu-mentos não é possível se inscrever. O prêmio para os vencedores este ano aumentou e será de R$ 1.500,00.

“Neste concurso, au-mentamos em R$ 500 o prêmio para a Rainha, igualando ao do Rei Momo, para valorizar o concurso e incentivar as pessoas que queiram participar. Essa é mais uma das ações em que

estamos apostando desde 2009, no sentido de olhar com mais carinho para o nosso carnaval, pro-fissionalizar e dar apoio aos envolvidos para que eles possam manter essa tradição com mais auto-nomia”, disse a secretária municipal de Cultura, Cristiane Paris.

PremiaçãoA escolha do Rei e da

Rainha do Carnaval de Cachoeiro será realizada no dia 02 de fevereiro, às 21h00. Logo depois have-

rá show com os cachoei-renses da banda 522.

NovidadesUma no-

v i d a d e do Car-n a v a l de Ca-choeiro este ano é o con-c u r s o de Mar-c h i n h a s prêmio Zé Nogueira . Ele é reali-zado pela

Origem rei mOmO

Tudo indica que essa rechonchuda figura carnavalesca tenha sido inspirada em um personagem da Antiguidade clássica. Na mitologia grega, Momo era o deus do sarcasmo e do delírio, filho da deusa Nix, a personificação da noite. Usando um gorro com guizos e segurando em uma mão uma máscara e na outra uma boneca, ele vivia rindo e tirando sarro dos outros deuses. Com esse jeitão esculachado, aprontou tantas que acabou expulso do Olimpo, a morada dos deuses. Ainda antes da era cristã, gregos e romanos incorporaram essa figura mitológica a algumas de suas comemorações, principalmente as que envolviam sexo e bebida. Na Grécia, registros históricos dão conta que os primeiros reis Momos de que se tem notícia desfilavam em festas de orgia por volta dos séculos 5 ou 4 a.C. Geralmente, o escolhido era alguém gordinho e extrovertido - provavelmente vem daí a inspiração para a folia brasileira. Já nas bacanais romanas, os participantes selecionavam um Rei Momo entre os soldados mais belos do exército

quinta-Feira, 26/01/2012 DiÁriO| ano 1 | n° 242

Cachoeiro de itapemirim e região Sul

Últimos dias para inscrição de Rei MoMo e Rainha do CaRnaval

OS intereSSaDOS »em COnCOrrem aO títulO têm até O Dia 30

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

primeira vez, e teve 21 canções selecionadas, que passarão por outra sele-

ção. As eliminatórias serão realiza-das nos dias 01 e 02 de f e v e r e i r o , quando os concorrentes

vão se apre-sentar ao

vivo para o público e para os jurados, na praça Jerôni-mo Monteiro, no centro da cidade. Três canções serão

selecionadas pelo júri para a grande

final, no dia 03 de fevereiro, ocasião em que serão reapresenta-das.

divu

lgaç

ão/p

mci

Page 6: Edição 242

Hoje tem Art & Samba no Sítio Moitão. Os me-ninos da banda de pagode tocam a partir das 20h00, com entrada e estaciona-mento liberados. Eles vão tocar suas próprias can-ções e também sucesso de outros grupos bem conhe-cidos. A banda trilha no caminho musical há dois anos e tudo começou como um hobby entre amigos.

“O nosso grupo sur-giu de uma roda de sam-ba com amigos tomando cerveja, há dois anos. Co-meçamos bem amadores mesmo. Surgimos com a intenção de descontração e a galera começou a gostar e nos profissionalizamos”, disse Cristopher Santos,

um dos fundadores do Art & Samba. O grupo hoje está em uma nova forma-ção, os músicos são: Tiago

Eles fazem apresentação em todo tipo de evento, desde grandes shows a festas particulares, rodas de samba e barzinhos. Além de canções de outros grupos, eles tam-bém escrevem as próprias letras. “A música de trabalho é composição minha (Cris-topher) e Mc Marquinho chamada Eu Prometo. Ela surgiu entre uma conversa sobre um relacionamento e a letra começou a aparecer”, disse o cavaquista.

Ele disse ainda que o gru-po tem como inspiração as

letras de cunho mais român-ticos, a exemplo de grupos como Revelação e Exalta-samba. “Iremos lançar uma nova música em breve cha-mada Na Praia. Ela nasceu de uma história, que acon-teceu comigo no verão pas-sado e acabei transformando em música. A letra fala de um encontro na praia que no fim deu certo”, revelou Cristopher.

Grupo“Viver da música é

muito difícil é manter DIVULGAÇÃO

QUINTA-FEIRA, 26/01/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02

Pagode hoje com Art & SAmbA

www.aquies.com.br

A APRESENTAçÃO GRATUITA SERÁ NO SíTIO MOITÃO àS 20H00 »

um grupo é ainda mais”, com essa frase Cristopher explica porque cada um dos integrantes do gru-po de pagode tem outra profissão. “É complicado conciliar o nosso trabalho com a música, mas é um sacrifício que vale a pena. E por isso nunca pensei em desistir”, contou o músico. O próximo pas-so do grupo é lançar seu primeiro CD , lançar mais um música de trabalho e fazer mais shows pelo es-tado.

Gustavo [email protected]

Demartine (violão); An-derson (voz); Rhuan (voz); Felipe (tantan); Piu (surdo) e Cristopher (cavaco).

Page 7: Edição 242

QUINTA-FEIRA, 26/01/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Gêmeos 21/0520/06Áries 20/03

20/04

Um belo contato entre Lua e Júpiter acena para possível melhoria financeira, ou noticia que venha a dar neste resultado. É merecimento! Atividades culturais e artísticas serão ótimas para você relaxar, inspirar-se e renovar suas energias.

Touro 21/0420/05

Popularidade em alta, boas sugestões que receberá de amigos podem ser efetivadas em algo concreto, por seu poder de realização. Contentamento interior é antídoto para a estreiteza do cotidiano. Descontração e abundancia no amor.

Tudo o que expressar hoje merece ser confirmado e conferido por dados, para não atrapalhar sua vida. As pessoas estarão ligadas em seu poder de sintetizar tendências, e você poderá fazer isto através de seu trabalho. No amor, delicadeza.

A Vida da Gente - Globo, 18h00Jonas afirma que seu

irmão se arrependerá se tentar quebrar o contrato que fizeram. Júlia fica radiante ao saber que Manuela voltará a morar com ela. Lúcio se despede de Laura no aeroporto. Lorena avisa a Lourenço que Jonas viu sua foto com Tiago. Alice pede para Ana ajudá-la a se aproximar de Sofia. Lúcio fica perturbado ao saber que terá consulta com Ana. Iná demonstra sua alegria com a volta do baile. Nanda avisa ao porteiro de seu prédio que desistiu de sair do apartamento.

Aquele Beijo - Globo, 19h15Claudia fica abalada com a

prisão de Rubinho e dispensa Vicente. Camila leva Flavinho para passar a noite com o pai. Alberto dá um anel de noivado a Sarita. Maruschka pede que Alberto tire Rubinho da cadeia. Orlandinho cruza com Graciosa saindo da casa de Íntima e se encanta. Rubinho volta para casa.

Eveva mostra para Vicente a procuração que Deusa fez para Henrique e pede que ele examine. Damiana e Raimundinha armam um plano para separar Locanda e Felizardo.

Fina Estampa - Globo - 21h00 Griselda garante a Antenor

que o segredo de Tereza Cristina não será revelado por ela. Antenor pega o computador de Marcela, mas Pereirinha o recupera e apaga o arquivo que compromete Tereza Cristina. Tereza Cristina pensa em se vingar de Antenor. Uma mulher contratada por Ferdinand marca um encontro com Quinzé. Quinzé se encontra com Teodora. Alexandre e Patrícia elogiam a aula de Letícia. Vilma avisa a Chiara para não atrapalhar o romance de sua filha com Juan Guilherme.

Rebelde - Record - 19h00 Franco rejeita a proposta

de Beth de assumir a culpa sozinha. Beth diz ao empresário que Pedro

Câncer leão Virgem21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Um dia de sorte, alegria, amizade e proteção! Tudo que pode tornar você aquela pessoa mais ousada que confia no seu poder e talento. E ai, tudo fica mais fácil. Você conta também com apoio de gente poderosa e de prestigio. Amor em alta!

Aproveite o embalo astral pra acertar uma dìvida com seu sócio, cobrar de um cliente. Mas também prepare-se para provar porque você sabe das coisas e tem de ser escolhido entre tantos. Seus parceiros estão mais importantes em sua vida.

Cheque informações e cuide de verificar pendências com subalternos.Percepção fina das necessidades de seus queridos, em especial do seu amor.. Mesmo com sinais vagos, saberá traduzir um clima, as reticências que ficam no ar.

libra Escorpião Sagitário23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

Imagens bonitas podem ser decepcionantes quando vistas de perto. Da mesma forma, podem acenar com uma tarefa que parece incrível, como se você fosse o escolhido, quando na realidade não é nada disso. Cuidado, confira antes.

Criatividade em alta. Lua e Vênus em Peixes são o casamento perfeito do amor e da sensibilidade, em prol daqueles que para você representam a alegria maior da vida. Presentes e surpresas boas advindas dessas pessoas, ou com elas.

Sonho dos próximos dias: ficar protegido em seu lar, mergulhado em musica, arte e pessoas amáveis e bonitas, que saibam perdoar e entender tudo o que você faz. Até que ponto irá realizar este sonho também depende de seus atos.

Capricórnio 22/1221/01 Aquário 21/01

18/02 Peixes 19/0219/03

Movimento, mudança de ares, companheirismo e afeto entre primos, irmãos, vizinhos. Um dia bonito, alegre e bom para você se dedicar a tudo que ama, de espírito leve e esperançoso. Colaboração de amigos, e um amor que desponta.

Você pode acordar com novas ideias sobre o que fazer para melhorar sua vida, aumentar suas rendas. Anote tudo para trabalhar nessas ideias depois. Valorize o que tem de bonito, ao invés de se atormentar por seus defeitos e falhas. Amor em alta.

Lua e Vênus em seu signo enviam ótimas vibrações de beleza, sofisticação, lirismo, mistério e encanto poderoso. Aproveite para revisar a sua aparência; intervenções serão positivas e resultarão em efeito magnético. Aura de atração.

HORÓSCOPO

BABADOS DO DIA RESUMO DAS NOVELAS

está muito revoltado. Diego impede Tomás de bater em Binho. Tomás teme que Binho perturbe Roberta de novo, mas Diego garante que ela sabe se defender. Roberta fica magoada com a reação do ex-namorado e Tomás a aconselha a reverter a situação. Beth assegura Raul de que Pedro está bem. Jonas não autoriza Alice a visitar Pedro.

Vidas em Jogo - Record - 22h15 Edmilson diz a Fátima que

não sabia onde estava com a cabeça quando aceitou fingir ser um capanga de Cleber para extrair o dinheiro do resgate de Francisco. Ela afirma que está tentando recuperar o dinheiro que foi arrancado de seu pai. Edmilson diz que a maior ameaça à herança de Belmiro era a própria filha e chama a esposa de golpista. Fátima pressiona Edmilson para não contar a ninguém sobre o falso resgate. Francisco se culpa por ter colocado em risco a vida de seus irmãos em troca de sua felicidade.

Danielle Winits protagoniza escândalo na rua por causa de R$ 2

Danielle Winits, em cartaz com o musical “Xanadu”, no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, tem dormido na casa da mãe, que mora ali perto, nos dias de apresentação. Dia desses, a atriz não se contentou apenas em protagonizar o espetáculo e foi a estrela de um escândalo na rua. Tudo por causa de R$ 2. O prédio onde sua mãe mora não tem garagem e ela cismou que não deveria pagar pelo serviço de vaga certa. Discutiu com a moça que vende talão, chamando a atenção até de frequentadores de um restaurante próximo.

Shiloh, filha de Angelina Jolie, aparece com o cabelo curtinho

Angelina Jolie já disse em entrevista que a filha de cinco anos, Shiloh, se veste como um menino e pensa que é igual a um dos irmãos. Agora, a menina provou que tem mesmo personalidade e resolveu cortar o cabelo bem curtinho.

‘Sei dos meus defeitos’, diz Carolina Dieckmann para revista

Apesar de parecer segura na novela como uma periguete em “Fina estampa”, Carolina Dieckmann diz que em casa não é bem assim. “Sei dos meus defeitos quando estou de calcinha e sutiã com o meu marido, mas com a Teodora não estou nem aí”, declara à revista “Criativa”.

Page 8: Edição 242

GENTE & NEGÓCIOS DE TAMA STARR: “PRocuRE SER AjuizADo DESDE cEDo, PoiS A inSEnSATEz AoS quAREnTA AnoS não TEM MAiS REMéDio”.

QUINTA-FEIRA, 26/01/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04

@ramonbarros [email protected] (28) 8111 4881por RamON BaRROS

Flash registrando almoço executivo no Olivier reunindo Vanderson Liberatore, Nelson Campos Filho e Bruno Dorigo.

A beleza de

Marjorye Ultramar,

Mirela Ultramar

e Adriana Benincá

Prado durante show de

Capital Inicial.

FOTO RAMON BARROS

FOTO ARQUIVO PESSOAL

MARIANA MONTEIRO rece-beu este colunista e o diretor do Aqui Noticias, Elias Carvalho em sua Loja no Shopping Sul. Na descontraída conversa, planos para 2012 e parcerias com esta jovem empresária de moda e advogada. Em breve novidades.

MODA de Cachoeiro dan-do um show com grandes lojas, as melhores marcas do mundo e empreendedores de peso. E tudo aqui, pertinho da gente!

FLÁVIO MISSE já prepa-

ra os dois primeiros eventos que acontecem em Julho deste ano no Centro de Convenções de um grande supermercado de Cachoeiro.

Promete inovações no segmen-to de festas da região sul.

800 m2 de área para produzir grandes eventos sociais, geran-do em média 50 empregos por cada festa, envolvendo Garçons, Copeiros, Segurança, Cozinheiras, Maitre e demais profissionais.

INDUSTRIA de eventos no sul do ES se firma como uma das me-

lhores do ES. Quem buscar profis-sionais de fora deixa de prestigiar e fortalecer nossa economia.

ATÉ 2013 já existem eventos agendados para Cachoeiro de Itapemirim. Quem pretende promo-ver alguma festa, é bom correr.

GONZAGUINHA em ‘‘Come-çaria Tudo Outra Vez’’ é a trilha sonora da Coluna de Hoje:

FECHOU EM ALTA

FECHOU EM BAIXA

Você conhece os seus vizinhos na casa de praia? Tomando o cuidado de não invadir o espaço do outro, é bom fazer novas amizades, conversar, conhecer novas culturas e mostrar que o povo capixaba é extrema-mente acolhedor.

Usar perfume na praia definiti-vamente, não dá! Mas existem pes-soas desavisadas que abusam de fragrâncias que deveriam aparecer apenas na noite. Agora, imagine o calor e o suor misturados com aromas famosos.

Page 9: Edição 242

Com seis partidos na base aliada, o prefeito de Piúma, Professor Ricardo (PR), tem sete aliados de-sejando o seu apoio para concorrer ao pleito majo-ritário deste ano. A tarefa não será fácil, ainda mais que a executiva estadual

de seu partido tem o mu-nicípio como prioridade no estado, depois de Vila Velha.

Os partidos parceiros da administração são o PSD, PR, PRP, PRB, PC do B e PDT. Deste total, qua-tro colocaram nomes para avaliação. Esses partidos formam um grupo parale-lo, com foco nas eleições, e tem como critérios de es-colha o consenso e as me-dições através de pesquisas de intenção de voto.

Estão na fila para ava-liação interna do grupo e para o aval do prefeito os seguintes pré-candidatos: a vereadora Martha Scher-rer (PRP), Professora An-

dreia (PSC), Luiz Gustavo (PRB), Elenilce (PRP), o vice-prefeito Jadilson Mar-vila (PSD) e o secretário de Serviços, André Layber (PR), que está licenciado da Câmara Municipal.

Além desses, pode surgir também o nome de Zulmi-ra Santamarinha (PP). Ela tem experiência no legisla-tivo municipal e exerce o seu quarto mandato. O PC do B é atualmente o parti-do com maior representa-ção na Câmara Municipal, com dois vereadores e su-plentes e ocupa a Secretaria de Ação Social, através do vereador Eraldo Filho.

No entanto, os comu-nistas ainda não apresen-

quinta-FEiRa, 26/01/2012 CaCHOEiRO DE itaPEMiRiM E REGiÃO SuL 09POLítiCawww.aquiES.com.br

PIÚMA

NACIONAL

Sete nomes querendo o apoio do prefeito

O PREFEitO PROFESSOR »RiCaRDO (PR) tEM uM

LEquE DE OPçõES PaRa

a Sua SuCESSÃO; MaS

taMbéM tEM O PESO Da

DEtERMinaçÃO DE SEu

PaRtiDO

LEANDRO [email protected]

LEAN

DRO

MORE

IRA

DIÁRIO DO COMPRESSO

taram nomes para engor-dar a lista de pretendentes a suceder o prefeito; mas não quer dizer que não possa acontecer. Mesmo com tantos nomes, até mesmo a oposição sabe que o pré-candidato de Professor Ricardo é o seu secretário republicano An-dré Layber.

A convicção de ser An-dré o nome escolhido para a sucessão está ba-seada em duas vertentes: estar Layber ocupando a principal secretaria do governo e o fato de ser do mesmo partido. Afinal, o PR não está disposto a perder o que já tem no estado.

Deputados vão manter pressão para aumentar recursos da saúde

Às vésperas do retorno dos trabalhos legislativos, no próximo dia 1º de fe-vereiro, o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Darcísio Perondi (PMDB-RS), disse que o grupo vai se reunir em março com o objetivo de retomar a pressão para aumentar os investimen-tos do governo federal no setor para 10% do Orça-mento. Este mês, a pre-sidente Dilma sancionou a lei fixando os valores mínimos que a União, os estados e os municípios devem aplicar na saúde — a regulamentação da Emenda 29.

Esse percentual foi defendido pela frente durante a votação, no Senado, da proposta que originou a lei, mas foi derrotado por orientação do governo. A nova lei determina que o governo

federal aplique em saúde no mínimo o valor usado no ano anterior, acresci-do da variação nominal do Produto Interno Bru-to (PIB) no período.

Segundo o deputa-do Perondi, esse valor equivale a apenas 7% do Orçamento, valor insu-ficiente para resolver o problema da saúde. Ele argumenta que o Exe-cutivo tem condições de investir mais. “O gover-no tem uma bondade ce-lestial com um grupo se-leto de empresários, que capta empréstimos com juros de apenas 6%, mas ao mesmo tempo tem um rigor bélico com os doen-tes que precisam de trata-mento e com as crianças que precisam de vacinas”, criticou.

Apesar de exigir o aumento dos gastos fe-derais, Perondi come-

morou a definição, pela nova lei, do que são ou não gastos em saúde, o que vai impedir que o Orçamento seja maquia-do com despesas alheias ao setor e facilitar a fiscalização: “Gasto de saúde não é saneamento, esgoto, plano de saúde das secretarias de saúde, previdência dos servido-res. É para atendimento de saúde universal, o que agora está claro na lei”.

Perondi criticou o veto da presidente Dilma Rousseff ao dispositivo, aprovado pelo Congres-so, que aumentava os va-lores aplicados na saúde sempre que houvesse re-estimativa do PIB. “Esse veto traz a simbologia de que o governo não quer colocar mais dinheiro na saúde, porque a medida teria um impacto peque-no”, avaliou.

ESTADUAL

BRASÍLIAAGENCIA CONGRESSO

Foletto detona aliança do PSB com PT em Vitória: “Chega de PT na PMV”

“O PSB de Vitória se precipitou ao declarar apoio ao PT na eleição na capital. Depois de oito anos, é hora de outro par-tido assumir. Sou a favor da candidatura do ex-go-vernador Paulo Hartung (PMDB) a prefeito, que o próprio governador Rena-to Casagrande já disse que apóia”.

As declarações foram feitas pelo deputado fede-ral Paulo Foletto (PSB), para quem o partido na capital se antecipou ao afirmar que aceita a vice do PT: “Gosto da Iriny ( deputada federal licencia-da ), é uma pessoa correta, mas passou da hora do PT sair”, acrescentou.

Foletto classificou de “coisa ruim” a adminis-tração do prefeito João

Coser (PT) na capital, e disse que depois de oito anos de é hora de mudar. Ele concedeu a entrevista por telefone de Colatina, onde reside.

Para o deputado, se Casagrande afirmou que apóia Hartung – caso o ex-governador decida concorrer - o partido não poderia antecipar uma aliança: “O partido pode conversar, não definir aliança”.

Sobre a possibilidade de decolar sua candidatura a prefeito de Colatina, nas eleições deste ano, ele dis-se que as chances aumen-taram devido aos apelos que tem recebido de po-pulares e lideranças locais, políticas e empresariais.

“Mas nada está decidi-do. Passei o fim de ano aqui, tenho atendido di-versas pessoas na clínica, não tirei férias. O clima é para ser candidato, até mudanças precisam ser feitas para a cidade avan-çar”, concluiu.

Ex-deputado estadual, Foletto foi eleito deputa-do federal com 99,3 mil votos, o quarto mais vo-tado dos dez eleitos para a Câmara Federal.

Se for candidato a pre-feito não terá nada a per-der, caso não seja eleito. pela lei, ele permaneceria deputado.

Page 10: Edição 242

A população de Var-gem Alta recebeu ontem o secretário estadual de Esportes Vandinho Leite, junto com o prefeito em exercício João Bosco Dias (PSB), o popular Bosqui-nho, e parte do secretaria-do. Vandinho visitou as localidades de Vila Ma-ria, Taquarussú e a sede do município e anunciou obras em benefício dessas comunidades.

Em Vila Maria, os mora-dores solicitaram ao secre-tário Vandinho a constru-ção de uma arquibancada e vestiário no campo local. No entanto, para a assina-tura de convênio entre o município e o governo do Estado é necessário que a prefeitura elabore e apre-sente projeto.

O prefeito Bosquinho garantiu que a administra-

O governador em exer-cício Givaldo Vieira visita Cachoeiro de Itapemirim hoje para participar, com o prefeito Carlos Cas-teglione, de entregas de obras e assinatura de or-dem de serviço.

A programação começa às 14h, no bairro Otton Marins, com a inaugura-ção do Centro de Aten-ção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps – AD), unidade que oferecerá

QUINTA-FEIRA, 26/01/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br10 CIDADES

VARGEM ALTA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Secretário faz visita e anuncia obrasVANDINHO LEITE, DA PASTA DE ESPORTES, PERCORREU LOCALIDADES jUNTO AO PREFEITO EM ExERCíCIO BOSQUINHO »

LEANDRO [email protected]

LEANDRO MOREIRA

Finalizando sua visita em Vargem Alta, o secretário estadual de Esportes, Vandinho Leite, esteve no Estádio Municipal Almiro Ofranti, onde o governo do Estado se comprometeu a fazer a iluminação. Na presença de diversos funcionários da pasta municipal de Esportes, o secretário afirmou que o estádio tem condições de receber eventos de grande porte.

“Em todo o estado temos dificuldades diversas com os estádios com capacidade superior a cinco mil pessoas. Aqui (Vargem Alta), existe a possibilidade de participar do Campeonato Capixaba”, anunciou.

O prefeito em exercício Bosquinho informou que a licitação para a iluminação do estádio ocorrerá no próximo dia 31. “A ordem de serviço tem previsão de acontecer até o mês de março”, disse o socialista.

EsTáDIOO Estádio Municipal Almiro Ofranti foi construído

a partir de emendas individuais do governador Renato Casagrande (PSB) durante os mandatos de deputado federal e senador. Há também uma emenda do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) para a construção do muro. Já foi investido no local mais de R$ 1,3 milhão.

“ESTáDIO TEM CONDIçõES DE PARTICIPAR DO CAPIxABÃO”

OPORTunIDADE DE EMPREGO O Departamento de Recursos Humanos do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim- HECI- está recrutando Enfermeiro e Técnico de Enfermagem. Os interessados devem enviar currículo via e-mail para: [email protected], ou deixar o currículo na Portaria Administrativa do Hospital,situado na Rua Anacleto ramos, 55, bairro Ferroviários.

Recursos Humanos HECI

serviço especializado no tratamento a pessoas que sofrem com a dependên-cia química. A obra e os equipamentos são fruto de parceria entre os gover-nos estadual e municipal, e o serviço será mantido pela prefeitura, inclusive com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Logo após a inaugura-ção, Casteglione e Gival-do seguem para o bairro Village da Luz, onde o

governo estadual entre-ga mais uma unidade do Campo Bom de Bola. Na solenidade serão entre-gues ainda oito viaturas para o 9º Batalhão da Po-lícia Militar, e o prefeito assina a ordem de serviço para construção da Vila Olímpica de Cachoeiro, no bairro São Luiz Gon-zaga.

A Vila Olímpica terá duas quadras poliespor-tivas cobertas, uma qua-

ção municipal irá preparar o projeto e antecipou aos moradores de Vila Maria que já foram adquiridos materiais para a construção do alambrado. Conforme as famílias da comunida-de, em época de campeo-

nato municipal, cerca de 400 pessoas comparecem para prestigiar o evento nos fins de semana.

Em Taquarussú, Van-dinho informou que em breve será feito o alam-brado do campo, já que o

processo para a destinação de recursos está liberado. O secretário disse ainda que o aditivo solicitado pela prefeitura para a in-tervenção no campo de Jaciguá também foi auto-rizado.

dra de tênis, um campo de areia, vestiários, play-ground e estacionamento. Os recursos são do Mi-nistério dos Esportes, e a previsão é de que a obra esteja conclusa no início do ano que vem.

EsPORTE E ORIEnTAçãO nA PREVEnçãO às DROGAs

Para Casteglione, a vi-sita do governador em exercício neste início de ano reforça mais uma vez

Governador inaugura hoje projetos esportivos e contra as drogaso compromisso do gover-no estadual com Cacho-eiro. “Efetivar o funcio-namento do Caps – AD é um forte desejo do nosso governo. E junto com os projetos esportivos, in-tegra uma série de ações de prevenção e combate às drogas no município, sobretudo o crack. O serviço no bairro Otton Marins vai levar mais conforto às famílias e aos usuários, com orientação

e tratamento”, afirma o prefeito.

Entre as principais ações estão a criação e atuação do Conselho Municipal de Prevenção e Políticas sobre Drogas (Comsod), presidido pela primeira-dama Auxiliadora Caste-glione, e a implantação do projeto Ronda Escolar, com agentes da Guarda Municipal. O Caps – AD começa a funcionar em fevereiro.

Page 11: Edição 242

O estudante Leonardo Garcia Barbieri, 25 anos, residente no bairro Santo Antônio, em Cachoeiro de Itapemirim, está desapa-recido há vários dias e os familiares estão em deses-pero. A avó do rapaz está internada desde o desapa-recimento do neto.

De acordo com amigos de Leonardo, ele foi visto pela última vez no dia 02 de janeiro, em Marataízes. O motivo do desaparecimento é desconhecido por familia-res e amigos, que contaram que ele é um rapaz de mui-tos amigos, tranquilo e não se envolvida em brigas.

Na tarde de terça-feira, a mãe de Leonardo rece-beu um telefone infor-

mando que o filho havia sido encontrado e estava bem. Os familiares a g u a r d a r a m a chegada do jovem ontem, mas constata-ram que a liga-ção tinha sido um trote.

A mãe de Leonardo re-gistrou queixa do desapareci-mento do filho e a Polícia Civil investiga o caso. Qualquer in-formação sobre o paradeiro de Leonardo pode ser passada ao telefone 181 e a pessoa não precisa se identificar. Ou então para

QUINTA-FEIRA, 26/01/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 11SEGURANÇAwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Jovem desaparece e deixa família preocupada

NA TARDE DE TERÇA-FEIRA, A MÃE DO RAPAz RECEbEU UM TELEFONEMA »INFORMANDO QUE ELE HAvIA APARECIDO, MAS FOI TROTE

ALISSANDRA [email protected]

divulgação

os familiares, através dos telefones: (28) 3518-5228 ou (28) 9966-6709.

Polícia Civil concluiu inquérito de morte no Basileia

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

O delegado Guilherme Eugênio da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Cachoeiro de Itapemirim, concluiu nesta semana, a investi-gação sobre o assassinato da dona de casa Vivian Soares Mariano, morta a tiros no dia 18 de de-zembro do ano passado, no bairro Basileia.

Segundo o delegado o motivo do crime foi a dis-puta de pontos de tráfico de drogas no bairro. Vivian era garota de programa e

Policiais civis da Delega-cia de Muniz Freire pren-deram em flagrante A.A.S., 31 anos, acusado de ame-açar e agredir fisicamente os pais e familiares. Ele foi detido na residência dos pais na localidade de Alto Norte, no município.

De acordo com o delega-do Paulo Amaral, os fami-

vendia drogas no bairro e na Linha Vermelha.

No fim do ano passado, a Polícia Civil realizou uma operação no bairro em bus-ca dos envolvidos no crime, mas ninguém foi localizado. Vivian estava atrapalhando as vendas de drogas de ou-tro traficante do bairro, que determinou sua morte.

Três pessoas são aponta-das por envolvimento no assassinato e um menor. O delegado já solicitou à Jus-tiça os mandados de prisão dos envolvidos.

CrimeVivian Soares Mariano,

30 anos, conhecida como “Carioca”, foi assassinada a tiros na madrugada do dia 18 de dezembro, na rua Basílio Pimenta, no bairro Basileia.

Na ocasião a polícia apontou que a morte de “Carioca” foi motivada por envolvimento com o tráfico de drogas. Ela já teve várias passagens pela polícia e fazia programa para conseguir dinheiro para comprar drogas.

MUNIZ FREIRE

PC prende homem acusado de ameaçar e agredir os pais

liares de A. compareceram à delegacia para denunciar as agressões. “Os familiares relataram que A. faz uso fre-quente de bebida alcoólica, ocasião em que se torna violento e agride a todos”, contou o delegado.

A partir dessas informa-ções, os policiais foram até a casa dos pais de A.,

em Alto Norte, onde ele se encontrava dormindo. “Desde a noite anterior os pais dele estavam fora de casa por motivos de agres-sões e ameaças feitas por Adriano”, disse. O acusa-do também responde por violência doméstica por ter agredido o pai no mês de maio do ano passado.

Page 12: Edição 242

ESPORTES QUINTa-FEIRa, 26/01/2012 CaCHOEIRO DE ITaPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aQUIES.com.br12

Mais um cachoeirense é destaque nas artes mar-ciais. No fim de semana, o atleta do Estrela do Norte Matheus Miranda Lou-gon Misse conquistou o 2º lugar na Copa Pró-Rio, segundo maior evento de Jiu-Jítsu do Brasil.

Matheus, que treina na academia Top Fighter com o professor Raphael Car-doso, contou que perdeu a luta da final da categoria Infanto-Juvenil até 59 kg, por finalização. “Eu era o mais novo da minha cate-goria e com a faixa menor, mas foi muito bom a com-petição”, disse.

Em oito meses de Jiu-Jítsu, Matheus já disputou dez campeonatos no Espí-rito Santo e Rio de Janeiro. “Vou embora para o Rio para continuar treinando e representando o Estrela do Norte. Antes eu queria lu-

tar MMA, agora não, que-ro continuar no Jiu-Jítsu. No Rio vou fazer aula de Judô para aperfeiçoar mi-nhas técnicas”, continuou o atleta.

De acordo com o pro-fessor, Raphael, o atleta tem futuro no esporte. “Matheus é um menino talentoso. Em todos os campeonatos que partici-pou ficou com a 1ª ou a 2ª colocação. Ele é um exem-plo de aluno, dedicação, esforçado e obediente”, ressaltou o professor.

O presidente do Estrela do Norte, Adilson Con-ti frisou que o clube está muito bem representado no esporte. “Matheus tem sido nosso motivo de or-gulho e tem nos honrado em representar o Estrela em competições impor-tantes como essa. Ele está de parabéns pelo resultado e pelo empenho em parti-cipar dos campeonatos”, explicou Conti.

Adilson adiantou que fechou com o atleta Luiz Henrique Magalhães, o ‘Madimbu’, que conquis-tou o primeiro lutar na

Copa Pró-Rio. “Ele agora também é atleta de Estrela do Norte e vamos ter gran-des campeões no clube”, completou o presidente.

Durante a semana, ‘Madimbu’ revelou que não tem pretensão ago-ra de lutar o MMA, ele espera ser campeão bra-

sileiro e mundial de Jiu-Jítsu para competir no esporte, que tem atra-ído muitos jovens pelo mundo.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Atleta estrelense conquista o 2º lugar no Pró-Rio

a COMPETIçÃO, REaLIzaDa »NO FIM DE SEMaNa EM

NITERóI, REUNIU LUTaDORES

DE TODO O PaíS

O presidente do Estrela, Adilson Conti com o atleta Matheus e o professor Raphael Cardoso

ALISSANDRA [email protected]

Futebol de Areia do ‘Jogos de Verão’ começa na terça-feira

No dia 31, terça-feira, começa o Futebol de Areia, dentro do 17º Jogos de Verão de Atílio Vivácqua. Na primeira divisão classi-ficam-se os dois primeiros colocados de cada grupo para a fase semifinal. O úl-timo colocado de cada gru-po será rebaixado para o a segunda divisão em 2013.

Participam da compe-tição pelo Grupo A: Dal-passo Sport, Boca Jrs, Ga-lerinha e Soquete Games; pelo Grupo B: Futebol Le-gais Jr, Falcão Negro, Dois Irmãos e São Gabriel.

Na segunda divisão se classificam os dois pri-meiros colocados de cada

grupo para a semifinal, dois finalistas disputa-rão a primeira divisão e o último colocado de cada grupo será rebaixa-do para a terceira divisão em 2013.

Participam da com-petição pelo Grupo A: Arsenal, Elizeu Moto, Independência e Nossa Senhora Aparecida; pelo Grupo B: All Star, Atlé-tico Molon Motos, Bo-tafogo de São Gabriel e Linda Aurora.

Já na terceira divisão se classificam os primeiros colocados de cada grupo e os três melhores colocados para as quartas de final. Os

dois finalistas disputarão a segunda divisão em 2013.

Participam da competi-ção pelo Grupo A: Atléti-co Niterói Jr, Cofril, Kasa Granitos e Toma Lá Dá Cá; no Grupo B: Amigos do Cacau, Chapahall’s Drinks, Forms Calçados e Unidos do Morro; no Grupo C: Drogaria São Judas Tadeus, Flamengui-nho, Praça do Oriente Jr e Roba Cena; pelo Grupo D: Central, Irmãos Fontoura, Monte Carmelo e Trem Bala; pelo Grupo E: Mar-brasa, Nova Aurora, Real Madrid e Vila Central. Os jogos acontecem às 19h00 no Scarpão. (AM)

ATílIO VIVáCquA

Matheus e ‘Madimbu’ são os atletas do Estrela do Norte no Jiu-Jítsu

alissandra mendes