edição 338

12
O seu jornal www.opcaoguarulhos.com.br O PÇÃ PÇÃ O Guarulhos Guarulhos Jornal Jornal EX PRESS O Débitos fiscais? Chegou a consolidação do Refis e não vai dar para pagar? Parcelamento judicial é a resposta certa e segura. Redução do débito em até 50% e 180 meses para pagar. Consulte-nos 2447-1010 O O 17 a 24 de fevereiro de 2012 Ano XII Nº 338 Editor-Chefe: Wanderley Simone Figueiredo Maria Clara Monique OPA pavimento 458 vias Um total de 458 ruas e avenidas já foi contemplado pela Operação Asfalto (OPA) que prossegue com obras em outras 26 vias, ultrapassando a meta inicial de 381. Pag. 6 “O Artista”, que estreou no último dia 10, tornou-se o principal favorito ao Oscar, à frente de produções como “A Invenção de Hugo Cabret”, “Os Descendentes”, “Histórias Cruzadas” e “A Árvore da Vida”, agora, mero coadjuvante. Oscar: “O Artista” é o favorito Pág. 10 Oficialmente o Carnaval começa no próximo fim de semana, mas Guarulhos já deu o pontapé inicial da programação com exposições em diversos espaços culturais da cidade desde o começo do mês. No último sábado (11), a Prefeitura e a Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg) realizaram no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, o “Abre-Alas”, abertura oficial do Carnaval da cidade. O samba tomou conta da região central com a participação de passistas, mestre-sala, porta-bandeira e a corte do Carnaval 2012, formada pelo Rei Momo, rainha e princesas. A tradicional Banda Lira, a bateria da escola Vai Quem Fica e o bloco Unidos da Paineira animaram a festa. O prefeito Sebastião Almeida, o presidente da Liesg, Adelci Teixeira, e secretários de diversas pastas também marcaram presença no evento. Nos próximos dias, shows, bailes e desfiles vão levar a folia para diversas regiões da cidade. Oficinas também vão ensinar os foliões a preparar suas próprias máscaras de Carnaval. Toda a programação é gratuita. Guarulhos já está em clima de Carnaval Um total de 36 fa- mílias que viviam em área e risco à margem do córrego Cocho Velho, no Parque São Luiz, foi contemplado com apartamentos no Conjunto Habitacional Maria Clara. Guarulhos já está em clima de Carnaval Pág. 6 Monique é fã da festa do Rei Momo. Ela já curtiu a folia em Reci- fe, Salvador e, em 2008, encarou o Desa- fio do Faustão de des- filar para as 14 escolas do grupo especial de São Paulo. Pág. 8 Não perca! Em setembro, a 10ª edição Troféu Expressão Foto Sidnei Barros / PMG Foto Silvio Siqueira / PMG Para quem não liga para carnaval!

Upload: opcao-guarulhos

Post on 29-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal Opção Guarulhos - Edição 338

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 338

O seu jornalwww.opcaoguarulhos.com.br

OPÇÃPÇÃOGuarulhosGuarulhos

JornalJornal

EXPRESSO

Débitos fiscais?Chegou aconsolidação doRefis e não vai darpara pagar?Parcelamentojudicial é a respostacerta e segura.Redução do débitoem até 50% e180 meses parapagar.Consulte-nos2447-1010

OO17 a 24 de fevereiro de 2012 Ano XII Nº 338 Editor-Chefe: Wanderley Simone Figueiredo

Maria Clara

Monique

OPA pavimento 458 vias

Um total de 458 ruas e avenidas já foi contemplado pela OperaçãoAsfalto (OPA) que prossegue com obras em outras 26 vias,ultrapassando a meta inicial de 381.

Pag. 6

“O Artista”, que estreou no último dia 10, tornou-se o principalfavorito ao Oscar, à frente de produções como “A Invenção de HugoCabret”, “Os Descendentes”, “Histórias Cruzadas” e “A Árvore daVida”, agora, mero coadjuvante.

Oscar: “O Artista” é o favoritoPág. 10

Oficialmente o Carnaval começa no próximo fim desemana, mas Guarulhos já deu o pontapé inicial daprogramação com exposições em diversos espaçosculturais da cidade desde o começo do mês. No últimosábado (11), a Prefeitura e a Liga das Escolas de Samba eBlocos Carnavalescos de Guarulhos (Liesg) realizaram nocalçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, o “Abre-Alas”,abertura oficial do Carnaval da cidade.

O samba tomou conta da região central com aparticipação de passistas, mestre-sala, porta-bandeira e acorte do Carnaval 2012, formada pelo Rei Momo, rainha eprincesas. A tradicional Banda Lira, a bateria da escola VaiQuem Fica e o bloco Unidos da Paineira animaram a festa.O prefeito Sebastião Almeida, o presidente da Liesg, AdelciTeixeira, e secretários de diversas pastas também marcarampresença no evento.

Nos próximos dias, shows, bailes e desfiles vão levar afolia para diversas regiões da cidade. Oficinas também vãoensinar os foliões a preparar suas próprias máscaras deCarnaval. Toda a programação é gratuita.

Guarulhos já está emclima de Carnaval

Um total de 36 fa-mílias que viviam emárea e risco à margemdo córrego CochoVelho, no Parque SãoLuiz, foi contempladocom apartamentos noConjunto HabitacionalMaria Clara.

Guarulhos já está emclima de Carnaval

Pág. 6

Monique é fã da festado Rei Momo. Ela jácurtiu a folia em Reci-fe, Salvador e, em2008, encarou o Desa-fio do Faustão de des-filar para as 14 escolasdo grupo especial deSão Paulo.

Pág. 8

Não perca! Emsetembro, a 10ª edição

TroféuExpressão

Foto Sidnei Barros / PMG

Foto Silvio Siqueira / PMG

Para

quem não

liga para

carnaval!

Page 2: Edição 338

O Jornal Opção Guarulhos, devidamenteregistrado junto ao INPI está sediado à Av.Aniello Pratici, 361, Jd. Santa Francisca,Guarulhos, CEP 07013-000

Tel: (11) 2447-1010

[email protected]

Circulação: Guarulhos.Distribuição: gratuíta, porta-à-porta, assinantes e agências depublicidade. As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do Jor-nal e este não se responsabiliza pelos conceitos, artigos e afirmações feitas em entre-vistas concedidas e publicadas. Representante em São Paulo: Novo Horizonte Publici-dade, Rua Avanhadava, 133 - Bela Vista - SP - Tel.: 3256-1666 Tiragem: 50.000 exempla-res semanais.

pçãO OpçãO OJornal

Guarulhos

22012pçãpçãOO OOJornal

17 a 24 de FEVEREIROGuarulhosPonto & Vírgula

Wanderley Simone Figueiredo

Segura aí, gente!Pois é, aqueles que nãoforem viajar e irãoparticipar dos festejoscarnavalescos na cidadeterão a oportunidadenestes dias de apertarvárias vezes as mãos decandidatos a prefeito e avereador em nossacidade. Neste anoeleitoral, ficarácomprovado quecandidato não é ficçãonão, e sim, deverdade... E irá aoencontro dos mortaisque estarão curtindo afesta de Momo.

Vai começar adança dascadeirasSim, esta difícil paraalguns secretários ediretores indicarem seussubstitutos no momentoque se licenciarem paraas próximas eleições.O prefeito Almeidasabe que a pressão vaiaumentar, porém eleacha que o que podiafazer para estescompanheiros já foifeito, afinal, avisibilidade de algunssecretários éinfinitamente maior nocargo do que se elesestivessem comovereadores na Câmara.Para alguns este é umfato notório, porém, paraoutros, nem se notouonde ele estava.Bom para o prefeito quepode aproveitar estemomento político ecolocar aqueles em queele acredita que irãofazer uma boaadministração.

Ainda o casoValdemiro versusCelestinoUma fonte beminformada, afirmou nestasemana que oex-vereador ObreiroJackson estariaintermediando umareunião entre o líder daIgreja MundialValdomiro Santiago eo vereador Celestino.Obreiro Jackson foivereador na cidade e ébem relacionado, assimcomo o vereadorCelestino, e estariaatuando como bombeironesta situação, porém,muitos acham que difícilpoliticamente a IgrejaMundial poderia teralgum êxito nestaempreitada, porque orumo que se tomouneste caso, somente a

Abrem-se ascortinasE o espetáculo vai terque aguardar, porque aJustiça avaliou o prédioda antiga TapetesLourdes em mais de 14milhões de reais e aCâmara ofereceu 10,logo faltam 4 para que onegócio seja fechado.

Fecham-se ascortinasA Câmara não tem os14 milhões de reais esim, 10, portanto aPrefeitura teria quebancar mais 4.Vai daí que faltadisposição política efinanceira para que ocaso seja concluído.Porém, como Soltur nãoé de deixar a “vacadeitar”, todos achamque ele vai conseguir doExecutivo esta graninha.Resta saber, se o preçopolítico da coisa vaicompensar. Alguns,acham que compensaráapenas à firma falida.

Bem, pessoal estamos entrando na folia do carnaval,a maior festa do povo brasileiro e não podemos deixarnesta época de fazer algumas reflexões quanto aocomedimento para aproveitarmos bem esta folia.

Primeiro, claro, que temos que dosar literalmente aquantidade de etílico que podemos ingerir para que anossa festança não termine em um pronto-socorro ouem uma delegacia. Nunca podemos deixar de pensarque temos que dosar tudo, porque o carnaval começana sexta-feira e termina na quarta-feira de cinzas.

Temos, portanto, bastante tempo para apro-veitarmos a folia do Momo e esquecermos as mágoas eas tristezas para com muita alegria curtirmos nossocarnaval, dançando, cantando e se divertindo em todasas brincadeiras carnavalescas.

Aqueles que irão para a praia para curtir tambémnão devem se esquecer do básico, ou seja, verificar seo carro está em perfeitas condições e tomar muitocuidado com as estradas.

Para aqueles que ficarão por aqui, é uma boa passearpela cidade, conhecendo alguns pontos turísticos quea cidade oferece e que não temos tempo no dia a diapara isto, para maiores informações procurar no site dacidade de Guarulhos que ali têm bastante informaçõesde pontos turísticos.

Bem, nós aqui do Jornal Opção Guarulhos tambémestamos programando nosso carnaval e ele vai nos dara oportunidade de enquanto tivermos trabalhando,cobrindo o carnaval guarulhense, também apro-veitaremos para ver nossas escolas de samba que irãodesfilar neste ano no bairro do Taboão nos dias 19, 20 e21 a partir das 19 horas.

É isso ai gente, vamos cair no samba e deixar atristeza para lá.

É isto que desejamos a todos vocês.

Que venha o Rei Momo

E debaixo dotapete o que fica?Bem, depois de tantoinsistir na compra doimóvel da massa falidado Tapetes Lourdes, opresidente da Câmara,Eduardo Soltur,confidenciou a amigospróximos que estaachando bastante difícila concretização dacompra, porque agora oExecutivo terá queparticipar do fechamento

Justiça poderá darganho de causa paraalgumas das partes, nomomento Municípiocontra a Igreja Mundial.do negócio enviando

perto de R$ 5 milhõespara complementar aaquisição. Apesar demuito bem relacionadocom a administração doprefeito Almeida, Soltursabe que alguns setoresda Casa Brancaguarulhense sãocontrários ao negócio e,assim, Soltur terá queter bastante jogo decintura para finalizar acompra. Outroscorneteiros de plantão

continuam achando quese a Câmara (Soltur)adquirisse o imóvel atualnão teria necessidadede obras e tampoucoinvestimentos a longoprazo. Resta saber oque está debaixo destetapete, dizem eles, maso que todos sabem éque realmente a Câmaramerece e precisa de umlocal apropriado.

Almeida e o EstadoO terminal do Taboão já esta pronto, porém,Almeida esta bravo demais porque o Estado queficou de finalizar o corredor que ligará o Taboão aoTerminal Cecap não ficou pronto. Almeida acha queo Estado poderia colaborar mais para atender ademanda da população guarulhense e com isso alocomoção mais rápida dos passageiros.

Notícia plantadaSoltur está mais rápidodo que nunca, semprecom um olho no padre,um na benção e outrono sacristão,porque foi só a imprensadivulgar que algunsmoradores do Taboãoreclamaram que a baseda PM estava paradaque seus assessoresprocuraram os jornaispara mostrar fotos daobra em andamento.

Page 3: Edição 338

32012pçãpçãOO OOJornal

17 a 24 de FEVEREIROGuarulhos

Depois da sua família, a maiorconquista de todas, sua casa própria

Casasprontas,chavesnamão

R$179.000,00TOTALMENTE FINANCIADO

Rua São Paulo de Oliveira, 754Jardim Cumbica Guarulhos

EXCELENTELOCALIZAÇÃOPróximas ao supermercado Nagumo,farmácias, padarias, terminais deônibus,centro comercial

Varanda

2 vagas

Acabamento

de primeira

Lindos sobrados à venda: 2 dormitórios (1 suite);varanda, acabamento nobre, lavanderia(+ espaço gourmet), banheiros azulejados até o teto,2 vagas de garagem. Financiamento total pela CEFR$179.000,00 sem entrada ou parcelas intermediárias.

O melhornegócio

na região! 2 D

OR

MIT

ÓR

IOS

, U

MA

SU

ITE

CONTATO(11) 7898-3286ID 126*61552Sr. Nilson

Ampla

lavanderia,

espaço

gourmet

A Biblioteca MonteiroLobato apresenta até o dia25 a mostra de registrosfotográficos “Carnaval emGuarulhos – 2010” e, até dia29, o “Varal de Poesias:Samba Guarulhense”.

Até o dia 4 de março,acontece no Centro deExposições de Arte Prof.José Ismael (Praça CíceroMiranda, s/nº, Lago dosPatos, Vila Galvão) a“Exposição Coletiva: Carna-val Guarulhense”. Tambémna Vila Galvão, o CentroCultural (rua dos Coqueiros,74, Lago dos Patos, VilaGalvão) promove no dia 18,às 14 horas, uma oficina paraensinar o público a confec-cionar máscaras.

No dia 19, a partir das 14horas, acontece a oficina deconfecção de bonecões e

Carnaval guarulhense prometeadereços carnavalescos,criação de marchinhas, rodade conversa sobre a origemdo carnaval e suas diferen-tes vertentes, além dacriação do bloco de car-naval do Lago dos Patos.

Até 11 de março, oCentro Municipal de Edu-cação Adamastor (avenidaMonteiro Lobato, 734,Macedo) apresenta aexposição “Carnaval emGuarulhos – 2011”. Amostra traz banners doacervo da Secretaria deCultura com imagens docarnaval na cidade em suasdiversas manifestações.

As fotos são da festa de2011, tanto nos desfiles derua, quanto nos demaiseventos oficiais e tradici-onais. A mostra tem aindaparte da história das es-

colas de samba e dosblocos carnavalescos deGuarulhos. É possível ver omaterial diariamente, das 9às 22 horas.

As bibliotecas do sis-tema municipal vão ofereceraté o dia 16 oficinas deconfecção de máscaras deCarnaval com a arte-educadora Marina Pinto.Informações sobre locais ehorários podem ser obtidaspelo telefone 2087-6900.

Na biblioteca do CEUPonte Alta (rua Pernam-buco, 836, Jd. Ponte Alta) aoficina de confecção demáscaras é indicada paracrianças com idade a partirde 7 anos e acontece no dia16. Para participar é só levarmateriais como purpurina,lantejoulas, fitas e outrosaviamentos.

O CEU Pimentas Estra-da Caminho Velho, realiza nodia 17 um baile de Carnavalpara maiores de 18 anos. Afesta terá marchinhas esambas-enredo para animaros foliões a partir das 19horas. Entre os dias 18 e 21,

é a vez das crianças sedivertirem no local.

O “Brincadeiras Carna-valescas” acontece às 19horas e têm por objetivodespertar nas crianças ejovens o verdadeiro signifi-cado do Carnaval como

manifestação da culturabrasileira, onde os partici-pantes poderão cantar edançar ao som de marchi-nhas carnavalescas, além deconfeccionarem seu próprioadereço e assim se enfeitarpara a folia.

Carnaval

Foto Sidnei Barros / PMG

Page 4: Edição 338

Fundado em 1972, o Restaurante Guaru Center é um marco da GastronomiaGuarulhense. Operando exclusivamente no sistema à La Carte, dispõe deCozinha Internacional, Churrascaria e Pizzaria, o que se traduz em umcardápio farto e variado, compreendendo massas, peixes, carnes, aves epizzas, preparados de modo a atender aos mais exigentes paladares.

Rua Soldado José de Andrade, 129, esquinacom a Avenida Aniello Pratici (defronte a praçaQuarto Centenário), próximo a Via Dutra e ao centrode Guarulhos.

2409-5032 2408-7935 2409-2810

GuaruCenterGuaruCenterR E S T A U R A N T E

42012pçãpçãOO OOJornal

17 a 24 de FEVEREIROGuarulhos

Guarulhos já está noaquecimento para a maiorfesta popular brasileira, oCarnaval. Enquanto os diasde folia não chegam, aPrefeitura, por meio daSecretaria de Cultura, jáoferece diversas opções deentretenimento para apopulação. Desde o iníciodo mês, exposições emdiferentes espaços culturaisapresentam fotos e materi-ais sobre o Carnaval da ci-dade.

A Biblioteca MonteiroLobato (rua João Gonçal-ves, 439, Centro) deu o pon-tapé inicial da programação.O espaço cultural apresen-ta, até o dia 25, a mostra deregistros fotográficos “Car-naval em Guarulhos – 2010”e, até dia 29, o “Varal dePoesias: Samba Guarulhen-se”. As exposições podemser conferidas de segundaa sexta-feira, das 9 às 18horas, e aos sábados, das 9às 14 horas.

Até o dia 4 de março,acontece no Centro deExposições de Arte Prof.

Exposições dão inícioà programação doCarnaval da cidade

José Ismael (Praça CíceroMiranda, s/nº, Lago dosPatos, Vila Galvão) a “Expo-sição Coletiva: CarnavalGuarulhense”. Os trabalhosapresentados são dos ar-tistas Adriano Gambim, Al-berto Garcia, AlexandreVillas Boas, Claudinei M.,Daniel Souza, Edson Mac,Isabel Borazanian, Pato,Guilhermina Helfstein,Nazaré Botana, OzielBonifácio, Roberval Rodam,Serjão Augusto, SuzanneSalvini, Tânia Ramo e TatiVieira. A visitação pode serfeita de quarta a domingo,das 8 às 12 horas e das 14às 17 horas, exceto feriado.

Desde 11 de fevereiroaté 11 de março, o CentroMunicipal de EducaçãoAdamastor (avenida Mon-teiro Lobato, 734, Macedo)apresenta a exposição “Car-naval em Guarulhos –2011”. A mostra traz ban-ners do acervo da Secretariade Cultura com imagens docarnaval da cidade em suasdiversas manifestações. Asfotos são da festa de 2011,

tanto nos desfiles de rua,quanto nos demais eventosoficiais e tradicionais. Aexposição tem ainda parteda história das escolas desamba e dos blocos carna-valescos de Guarulhos. Épossível ver o materialdiariamente, das 9 às 22horas. A abertura oficialacontece no dia 10, às 20horas.

A cidade terá aindashows, bailes e desfiles deblocos e escolas de samba.O Carnaval deste ano pro-mete ser o mais animado detodos os tempos. A aber-tura oficial das festividadesaconteceu no sábado (11)no calçadão da rua DomPedro, no Centro. A festa,que começou às 10 horas,teve a presença da tradici-onal Banda Lira, além depassistas, mestres-salas,porta-bandeiras e bateriasde escolas de samba deGuarulhos. Na ocasião, oprefeito Sebastião Almeidaentregou a chave da cidadeao Rei Momo, reinado mo-mesco até o dia 21.

Foto Márcio Lino / PMG

O Carnaval de rua de Guarulhos 2012está oferecendo um palanque acessívelpara as pessoas com deficiência emobilidade reduzida. Para assistir aosdesfiles de domingo, segunda e terça-feira(19,20,21), este grupo contará com aestrutura de um banheiro acessível esegurança. O acesso para o palanque de10m por 5m só será permitido às pessoascom deficiência, um acompanhante, senecessário, e não será permitida bebida

Carnaval 2012 terá palanque acessívelpara pessoas com deficiência

alcoólica. O palanque está instalado narua Lauro de Gusmão, próximo aoTerminal de Ônibus do Taboão, ondeacontecerão os desfiles, facilitando oacesso deste grupo.

A Prefeitura, por meio da Coorde-nadoria de Políticas para Pessoas comDeficiência e Mobilidade Reduzida eSecretaria da Cultura, está oferecendo aacessibilidade necessária para que todospossam participar da festa com segurança.

Carnaval

Page 5: Edição 338

3

1 2

4

Quatro excelentesoportunidades de receber umdinheiro que é seu por direito

CARTÕESDE CRÉDITO

CHEQUESDEVOLVIDOS

PLANOSDE SAÚDE

Se você teve seu CARTÃO DEDÉBITO OU CRÉDITOCLONADO, se fizeram saques ecompras indevidas em seunome, nos procure

Se você teve seu CHEQUEDEVOLVIDO pelo motivo“divergência de assinatura” e foivocê quem o assinou, nosprocure imediatamente, você tem

Se o senhor ou a senhora possui60 anos ou mais, e o seuPLANO DE SAÚDEAUMENTOU AMENSALIDADE por conta do

Se você é SERVIDORPÚBLICO, ESTADUAL OUMUNICIPAL, nos procureimediatamente, você tem direitoa receber a incorporação de

SERVIDORESPÚBLICOS

imediatamente, você tem direito a receber uma ótimaindenização financeira do banco e / ou operadora decartão sem custo nenhum. É de graça e você aindaganha indenização em dinheiro! Corra, não perca maistempo!

direito a receber uma ótima indenização financeira dobanco sem custo nenhum. É de graça e você aindaganha indenização em dinheiro!Corra, não perca mais tempo!

aumento da sua faixa etária após os 60 anos, nosprocure imediatamente, você tem direito a voltar a pagaro que pagava antes do aumento. E você ainda ganha oque pagou a mais durante os últimos 5 anos emdinheiro! Corra, não perca mais tempo!

acréscimos em seus vencimentos, bem como a recebercorrigida e atualizada a diferença das perdas da URV,que a fazenda não lhe pagou entre os meses Nov/93 aFev/94. Corra, não perca mais tempo!

2447-1010www.centraltributaria.com.br

� Recebimentos em dinheiro

� Sem custos iniciais até o êxito

Page 6: Edição 338

62012pçãpçãOO OOJornal

17 a 24 de FEVEREIROGuarulhos

Um total de 36 famíliasque viviam em área e risco àmargem do córrego CochoVelho, no Parque São Luiz,foi contemplado com apar-tamentos no Conjunto Ha-bitacional Maria Clara. Asunidades foram entreguesno sábado (4), em cerimôniaque reuniu autoridadesmunicipais e representanteda Caixa Econômica Fe-deral, responsável pelofinanciamento do empre-endimento que contou comverba do Programa de Ace-leração do Crescimento(PAC II), do Governo Fede-ral, em parceria com aPrefeitura de Guarulhos.

Os apartamentos situ-ados à rua Algarve, 85,região do Lavras, fazemparte do projeto de urba-nização de favelas da Prefe-itura através da revitaliza-ção do entorno da CidadeIndustrial Satélite Cumbica.Segundo o secretário deHabitação, Orlando Fanta-zini, o condomínio beneficiafamílias cadastradas emcaráter emergencial emjaneiro de 2009 após as

Conjunto habitacional Maria Clara éinaugurado como parte de programa deurbanização de favelas

enchentes ocorridas nolocal. “Estão previstasoutras 85 unidades emconstrução no Jardim Bon-

dança I”, informou.O projeto arquitetônico

construído em duas torrescom três pavimentos édiferenciado e universal,contendo portas, banheirosadaptados para deficientes,além de varandas. “Ele foiconcebido para integrararquitetônica e socialmenteos novos moradores”, disseFantazini. Já o prefeitoSebastião Almeida desta-

cou a emoção causada pelarealização do sonho da casaprópria. “Entre tantas ina-ugurações de obras na ci-dade, as entregas de habita-ções são as que mais nosemociona”, declarou. As 36unidades possuem 45 m²com sala, cozinha, dois dor-mitórios, banheiro, área deserviço e varanda. E oconjunto habitacional con-ta ainda com área de lazer.

As 36 unidadespossuem 45 m² comsala, cozinha, dois

dormitórios,banheiro, área deserviço e varanda

Habitação

Um total de 458 ruas e avenidas já foi contempladopela Operação Asfalto (OPA) que prossegue com obrasem outras 26 vias, ultrapassando a meta inicial de 381.A iniciativa da Prefeitura foi lançada em março de 2010com o objetivo de asfaltar ruas de bairros mais carentese recapear as de maior movimento e com maior tráfegode ônibus em mais de 70 bairros de todas as regiões dacidade.

Entre as vias recentemente finalizadas pela opera-ção, estão a avenida da Estação (Vila Any) e a rua BeloHorizonte (Pq. São Miguel) - pavimentada por meio doPlano Comunitário de Melhoramentos (PCM) -, assimcomo a rua Santa Rita, vielas Urga e Cáspio, e trechosdas ruas Mairi e Remanso (Vila Nova Bonsucesso);Arthur Victor Brenneisen e Odorico Nilo Menin (Jd.Ponte Alta).

Já as ruas Santa Sara (Jd. das Oliveiras II), Teixeirinha(Jd. das Oliveiras), Maria José Alves (Jd. Marilena),Paraíso (Chácaras Cabuçu) e viela Tom Jobim (Jd. dasOliveiras II) foram beneficiadas por mutirões. Obras depavimentação foram executadas nas avenidas Birinepee trecho da Atalaia do Norte (Jd. Cumbica), e aindatrabalhos de recapeamento foram levados a diversasvias, como na rua Rosa Molina Pannochia (Sítio dosMorros), Caixa D’Água (Vila Galvão) e SoldadoFrancisco de Almeida (Torres Tibagy), além de trechosdas ruas Sete de Setembro e Vicente Melro (Vila Galvão)e da avenida Faria Lima (Sítio dos Morros).

Operação Asfaltoultrapassa meta epavimenta 458 viasem todas as regiões

Secretária do Trabalho participa deencontro de jovens na UBS Marilópoles

Com uma palestra sobre O Jovem no Mercado deTrabalho, a secretária do Trabalho, Maria HelenaGonçalves, participou nesta sexta-feira, dia 10, do 1ºEncontro de Jovens do Jardim Presidente Dutra, realizadona Unidade Básica de Saúde (UBS) Marilópoles.

Além de tirar dúvidas e orientar os jovens sobre apolítica de emprego, ela também aproveitou aoportunidade para falar sobre os programasdesenvolvidos pela Secretaria, como o POJ (ProgramaOportunidade ao Jovem), que oferece cursos de formaçãoprofissional, em diversas áreas, para jovens de 16 a 21anos; os cursos profissionalizantes do CTMO(Qualificação Social e Profissional); e a agência públicade emprego de Guarulhos, o Ciet (Centro Integrado de

Trabalho e Renda).Mesmo sendo a primeira vez em que participa de uma

atividade deste gênero, Maria Helena aprovou aexperiência. “Foi válida porque justamente os mais jovensé que têm dificuldade para encontrar uma colocação nomercado de trabalho. Apesar de estarmos vivendo umperíodo onde os índices de desemprego no Brasil giramem trono de 5,5% a 6%, enquanto em países europeusesse índice chega até 20%”, destacou.

Segundo ela, isso acontece porque as empresasbuscam empregados cada vez mais qualificados. “Porisso, é importante que o jovem não descuide da escola.Os melhores empregos só estarão garantidos para oscandidatos com um bom grau de escolaridade”, garantiu.

Foto Marcio Lino / PMG

Foto Silvio Siqueira / PMG

Page 7: Edição 338

72012pçãpçãOO OOJornal

17 a 24 de FEVEREIROGuarulhos

Os 11 prefeitos do AltoTietê se reuniram na manhãdo último dia 6 com osecretário estadual de De-senvolvimento Metropoli-tano, Edson Aparecido, emSão Paulo, para ampliar asdiscussões sobre as obrasque serão incluídas na“Agenda Metropolitana doAlto Tietê” e que benefici-arão todas as cidades daregião até 2014. “Foi maisum passo na elaboração dodocumento, que deve serconcluído até o final demarço e posteriormenteentregue ao governadorGeraldo Alckmin”, destacouo prefeito Sebastião Alme-ida.

Segundo Almeida, Gua-rulhos vai solicitar recursos

Guarulhos inclui marginal do Baquirivue Jacu-Pêssego na Agenda Metropolitana

para execução de projetoscomo o prolongamento damarginal do Baquirivu até aavenida Mario Covas, emArujá, e o trecho da Jacu-Pêssego entre as rodoviasPresidente Dutra e AyrtonSenna. “No caso da margi-nal Baquirivu, os serviçostambém incluem a constru-ção de piscinões e obras decanalização”, disse o prefe-ito. “Essas melhorias, inclu-sive, já constam do PlanoDiretor de Drenagem doEstado de São Paulo”.

Para o prefeito, a obra deprolongamento da marginalBaquirivu será importanteporque ligará Arujá aoAeroporto Internacional deGuarulhos, oferecendo maisuma opção aos motoristas

que hoje dependem exclusi-vamente da rodovia Presi-dente Dutra para acessar oterminal. “A marginal vai setransformar em um acessoimportante para quemtrafega entre as duas ci-dades”, afirmou.

No caso da Jacu-Pês-sego, Almeida vai pedir aoEstado recursos para oinício das obras no trechoentre a rodovia PresidenteDutra e a rodovia AyrtonSenna. Atualmente, a Pre-feitura de Guarulhos jáiniciou as obras no trechoentre a avenida Papa JoãoPaulo e a Dutra, com re-cursos próprios e do Gover-no Federal. “A obra da Jacu-Pêssego é importante por-que liga o aeroporto de

Guarulhos ao Porto deSantos. Além disso, seráuma via estratégica na Copado Mundo, pois passa aolado do futuro estádio doCorinthians, em Itaquera”,ressaltou o prefeito.

No próximo dia 23,secretários municipais das11 cidades do Alto Tietê sereunirão em Guarulhos paramais uma etapa de elabo-ração da “Agenda Metro-politana do Alto Tietê”.Serão convidados os res-ponsáveis pelas pastas deNegócios Jurídicos, Assis-tência e DesenvolvimentoSocial, Direitos da Pessoacom Deficiência, Educação,Esportes, Saúde, Segu-rança Pública, Transportes,Cultura, Turismo, etc.

Meio Ambiente

O tenista Caio da Rocha Martins foi campeãoindividual e de duplas neste domingo (12) do 1º RioSport Center de Tênis, na categoria 18 anos masculina,disputado no Rio de Janeiro. Na final, o guarulhenseenfrentou o tenista Bruno Padilha e venceu por 2 sets a0 (7x5 e 6x2).

Sem comemorar muito, Caio já viaja nesta quarta-feira (15) para a disputa do Circuito Brasiliense de Tênis.Ele começa na 2ª etapa da competição e enfrentará naquinta-feira (16) o tenista Vitor Martins Rocha.

Motivado após os títulos no Rio de Janeiro, o jovemespera disputar um ótimo campeonato. “Treinei forte eestou muito confiante para este torneio em Brasília.Espero vencê-lo”, disse.

Para o treinador José Roberto Amaral a dedicaçãodo tenista é fundamental para os bons resultados nostorneios. “Os bons resultados do Caio são reflexo daparticipação em diversos torneios do esforço dele nostreinamentos.”

Já o tenista Paulo Victor Cerântula não teve a mesmasorte. Na 1ª etapa do campeonato na capital federal, elefoi derrotado por 2 sets a 0 (7x6 e 6x3) pelo cabeça dechave nº 1 Mathaus Spiering. Agora, Cerântula terá umanova oportunidade nesta segunda-feira (13) no torneiode duplas.

Caio da Rocha Martins e Paulo Victor Cerântula têmapoio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer,através do Departamento de Desporto Amador /Gerência Técnica de Esportes de Alto Rendimento.

Caio é campeão individual ede duplas do 1º Rio SportCenter de Tênis

Em setembro de 2012, a 10ª edição

TroféuExpressãoParticipe!Participe!

Foto Silvio Siqueira / PMG

Foto Marcio Lino / PMG

Page 8: Edição 338

82012pçãpçãOO OOJornal

17 a 24 de FEVEREIROGuarulhosCarnaval

Monique é fã da festa do Rei Momo. Ela já curtiua folia em Recife, Salvador e, em 2008,

encarou o Desafio do Faustão dedesfilar para as 14 escolas do

grupo especial de São Paulo. Aatriz tem samba no pé (ecarisma) e por isso mesmo foiconvidada para ser a rainha

da Viradouro, que já teveLuma de Oliveira e Julia-

na Paes no posto. Cer-tamente, Monique vai

reinar absoluta, ain-da mais que estácom o corpo incrí-vel e cheia de ener-gia. Aliás, confira oque ela faz para

manter o shape sarado. Se você nãotiver preguiça de colocar as dicas da

estrela em prática, vai ter pique parapular muitos carnavais...O verão é a estação do corpo, nãoadianta fugir. As roupas curtas, maisdecotadas e leves vêm com tudo e, claro,o corpão precisa estar em dia. Além disso,

com as altas temperaturas, é superim-portante cuidar com mais atenção daalimentação, da pele e dos cabelos também.Ela tenta compensar a falta de tempo commuita disciplina. Se abusou num dia,fecha a boca no outro, se não dá tempode ir para a academia, sobe as escadasdo prédio onde mora e por aí vai.

A beleza de Monique Alfradique

19/FEV - DomingoAbertura do Carnaval 2012com a presença do BlocoAfoxé Kaomy Olhos deXangô; dos Blocos Pleite-antes “Filho de São Jorge”,“Saudosa” e “Unidos daPaineira”; e, dos BlocosEspeciais “Treme-Treme”,“Três Rosas” e “SantaBeatriz”, além da Corte doCarnaval 2012, com aspresenças do Rei Momo,Rainha e Princesas e convi-dados. R. Lauro de GusmãoSilveira, s/nº, Taboão, apartir das 19h

20/FEV - Segunda-FeiraDesfile das Escolas deSamba do Grupo Especial:“Unidos do Paraventi”, “Pq.Cecap”, “Império do Sambado Jd. Irene”, “Imperial doJd. Paraíso”, “Imperatriz doMorro do Jd. Acácio” e “VaiQuem Fica do Jd. BelaVista”, além da Corte doCarnaval 2012, com aspresenças do Rei Momo,Rainha e Princesas e con-vidados.

R. Lauro de Gusmão Silve-ira, s/nº, Taboão, a partir das19h

21/FEV - TerçaDesfile das Escolas deSamba Pleiteantes: “Unidosda Vila Tijuco”, “Capricho-sos da Vila” e “Império deGuarulhos”, e desfile dasEscolas do Grupo deAcesso: “Unidos do Jd. SãoJoão” e “Mocidade deGuarulhos”, além da Cortedo Carnaval 2012, com aspresenças do Rei Momo,Rainha e Princesas e con-vidados. R. Lauro de Gus-mão Silveira, s/nº, Taboão,a partir das 19h

Baile de Carnaval da Me-lhor Idade16, 18 E 19/FEV – Quinta-feira, Sábado e DomingoTradicional Baile deCarnaval sob a animação daBanda Lira de Guarulhos.Indicação: maiores de 18anos. Centro Municipal deEducação Adamastor, Av.Monteiro Lobato, 734,

Macedo, a partir das 18h30.

Baile de Carnaval no Bos-que Maia19/FEV - DomingoNeste dia um animado Bailede Carnaval acontecerá naTenda do Bosque Maia, sobo comando da Banda Lirade Guarulhos. No reper-tório, marchinhas de Car-naval que marcaram épocacomo “Jardineira”, “Más-cara Negra”, “Mulata BossaNova”, entre outras. Colo-que sua melhor fantasia etraga as crianças fanta-siadas e vamos juntos curtirum Carnaval como antiga-mente. Tenda do BosqueMaia, av. Paulo Faccini, s/nº, Centro, a partir das 14h.

O desfile dasescolas desamba deGuarulhos

reúne milharesde foliões

Programação deCarnaval em Guarulhos

Para anunciar:

2447-1010

Page 9: Edição 338

92012pçãpçãOO OOJornal

17 a 24 de FEVEREIROGuarulhosEntretenimento

O planeta Vênus, regente libriano, está nestasemana em aspecto tenso com Plutão, repre-sentando um momento bastante desafiador nosrelacionamentos e na vida doméstica efamiliar. Atenção com a tendência a repetirvelhos padrões, como uma forma de defen-sividade, como o medo às mudanças.

BALANÇA23/09 a 22/10

Plutão, o regente escorpiano, está nestasemana em tensão com o planeta do amor edos relacionamentos, Vênus, indicando ummomento delicado nas relações. É preciso tercuidado com a tendência a chantagens emanipulações emocionais. Tenha consci-ência dos velhos padrões.

ESCORPIÃO23/10 a 21/11

Questões afetivas e financeiras podem estarnum momento delicado nesta semana, sagi-tariano. É importante que você evite a ten-dência a refrear as transformações, a querercontrolar e manipular os acontecimentos,mesmo que isso seja uma tendência veladaou inconsciente.

SAGITÁRIO22/11 a 21/12

Ao longo desta semana podem ocorrer situ-ações tensas e delicadas no plano familiar eemocional. Preste atenção, capricorniano eprocure observar o que isso quer lhe ensinar arespeito de desapego e de necessidade de cons-cientização. É um momento muito importantepara você repensar as suas atitudes.

CAPRICÓRNIO22/12 a 20/01

Chegamos nesta semana ao momento da Luaminguante, que indica que os próximos diasfavorecem a observação e a reflexão, visandocompreender este novo ciclo que você vemdesenvolvendo. Esta é também a semana emque ocorre um contato desafiador entre Vênuse Plutão, alertando a tendência a situações.

AQUÁRIO21/01 a 19/02

O planeta que simboliza a mente, a inteligên-cia e a comunicação, Mercúrio, passa a atuarem seu signo e exalta as qualidades piscianasde sensibilidade, imaginação e intuição. A suapercepção fica mais refinada e é um momentomuito importante para perceber intuitivamenteos sinais de um novo ciclo.

PEIXES20/02 a 20/03

O aspecto astrológico mais importante destasemana envolve o planeta Vênus, que está semovimentando em seu signo e faz um contatodesafiador com Plutão, simbolizando a pos-sibilidade de conflitos de poder e autoridadena área profissional e também a necessidadede mudar velhos padrões de atitude emocional.

ÁRIES21/03 a 20/04

O seu planeta regente Vênus está nesta semanaem contato desafiador com Plutão,simbolizando um momento tenso afetiva-mente e nos relacionamentos, em que vocênão deve ceder a chantagens e pressõesemocionais, e nem tampouco se apegar avelhos padrões.

TOURO21/04 a 20/05

O medo de perdas emocionais ou financeiraspode levar a uma tendência a um comporta-mento controlador ou manipulador. Tenha cui-dado, virginiano. É o que ressalta o aspectoentre Vênus e Plutão, que promove a necessáriaconscientização sobre os padrões desgastadosde relacionamento.

O regente geminiano, Mercúrio, ingressa nestasemana o signo de Peixes, indicando que amente fica mais sensível, intuitiva, imaginativae sonhadora. Essas características podemfavorecer a carreira profissional, onde vocêterá que se utilizar de uma linguagem maiscriativa e inspirada, geminiano.

GEMEOS21/05 a 20/06

Nesta semana ocorre a fase lunar minguante,que é um período propício à reflexão,observação e contemplação, especialmenteneste ciclo de mudanças emocionais que têmocorrido com os cancerianos. Simbolizandoas necessárias transformações nos relaciona-mentos e na carreira, canceriano.

CÂNCER21/06 a 20/07

Cuidado com padrões controladores edefensivos nos relacionamentos, leonino. Estaé a semana da Lua minguante, que favorecea reflexão sobre o que vem ocorrendo ao longodas últimas semanas. É um momento muitoimportante para se conscientizar dos velhospadrões que devem ser transformados.

LEÃO21/07 a 22/08

VIRGEM23/08 a 22/09

Horóscopo “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”

Frase da Semana

Page 10: Edição 338

102012pçãpçãOO OOJornal

17 a 24 de FEVEREIROGuarulhosVox Legis

Decio Eduardo de Freitas Chaves Jr.

O consumidor que atra-sa o pagamento da fatura docartão de crédito paga osmesmos juros há exatosdois anos, apesar de a taxabásica (Selic) e de outrasmodalidades de juros teremcaído neste período.

Segundo levantamentoda Anefac (AssociaçãoNacional dos Executivos deFinanças, Administração eContabilidade), desde feve-reiro de 2010 a taxa cobradano rotativo do cartão decrédito é de 10,69% men-sais, o que representa238,30% anuais.

Essa é a média. Segundoo vice-presidente da Ane-fac, Miguel de Oliveira, exis-tem casos de adminis-

Juros do cartão não caem há dois anos;para especialistas, falta concorrência

tradoras que cobram jurosmuito mais altos, quepassam de 800% ao ano.

Os juros atuais são, deacordo com a Anefac, osmaiores registrados desdejunho de 2000. Naquelemês, a taxa básica de jurosda economia (Selic), queserve de referência para osjuros cobrados dos consu-midores, estava em 18,5%ao ano.

Atualmente, a Selic estáem 10,5% ao ano. Desdesetembro de 2011, a taxabásica foi reduzida peloBanco Central quatro vezes.Essas quedas e o aumentoda oferta de crédito levarambancos e financeiras acortar os juros cobrados no

carnê, no cheque especial,no CDC (Crédito Direto aoCnsumidor) e no emprésti-mo pessoal. Mas não os docartão.

“Tecnicamente, nãoexiste explicação para isso.Se a Selic e outras taxas vêmcaindo, os juros do cartãodeveriam cair também”, dizMiguel de Oliveira, da Ane-fac.

“As administradoras re-clamam que a inadimplênciano setor é muito alta, mas éjustamente o juro alto quecausa inadimplência.”

Um estudo divulgadorecentemente pela associ-ação de consumidores Pro-teste mostrou que, entresete países pesquisados, oBrasil apresentava os jurosdo cartão mais altos. A taxacobrada no país é maior doque a de Argentina, Chile,Colômbia, Peru, Venezuelae México.

A taxa cobrada no Brasilé quase cinco vezes maiordo que a da Argentina, queaparece em segundo lugarnesse ranking. Lá, os juroschegam a 50% ao ano.

A Abecs (AssociaçãoBrasileira das Empresas deCartões de Crédito e Ser-viços) divulgou uma notaem que evita contestar arealidade dos juros co-brados no país. Não explica,também, por que eles nãocaem acompanhando aSelic.

A associação diz apenasque “o crédito rotativo docartão não deve ser enca-rado como uma forma definanciamento de longoprazo, mas como um pro-duto a ser usado em situ-ações emergenciais, decurto prazo”. Diz, ainda, queos bancos oferecem outraslinhas de crédito maisbaratas para o clientefinanciar parte da fatura docartão no longo prazo.

Segundo o levanta-mento, em 2009, Visa eMastercard eram respon-sáveis por 82% dos cartõesde crédito emitidos no país.No fim de 2010, mesesdepois de as máquinasterem começado a sercompartilhadas, o índicesubiu para 83%.

Se você obteve rendimentos tributáveis superioresa R$ 22.487,25 durante o ano passado e, portanto,enquadra-se como contribuinte do Imposto de Renda,certamente já está se preparando para o envio da suadeclaração de 2011 (ano-base 2010), que acontece até odia 29 de abril.

Como ninguém gosta de pagar mais imposto do queprecisa, é importante que você se informe sobre todasas despesas dedutíveis, de forma a aumentar suaschances de restituição. As despesas com dependentesestão, sem dúvida, entre as despesas dedutíveis maiscomumente incluídas nas declarações de IR.

O problema, no entanto, é que, para muitoscontribuintes, o conceito de dependente para fins dededução no imposto de renda não está muito claro. Istoporque há pessoas que insistem em deduzir da base decálculo do imposto de renda, por exemplo, ospagamentos feitos a planos de saúde de seus filhos.Até aí nada há demais, não fosse por um pequenodetalhe: a idade dos dependentes.

Um pai que queira declarar o filho como dependentedeverá observar a legislação tributária. Para efeito doimposto de renda, existem casos específicos, conformeas seguintes hipóteses:

� filho(a) ou enteado(a), até 21 anos de idade, ou,em qualquer idade, quando incapacitado física oumentalmente para o trabalho;

� filho(a) ou enteado(a) universitário ou cursandoescola técnica de segundo grau, até 24 anos;

� irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a), sem arrimo dospais, de quem o contribuinte detenha a guarda judicial,até 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitadofísica ou mentalmente para o trabalho;

� irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a), sem arrimo dospais, com idade de 21 anos até 24 anos, se ainda estivercursando estabelecimento de ensino superior ou escolatécnica de segundo grau, desde que o contribuintetenha detido sua guarda judicial até os 21 anos;

� menor pobre até 21 anos que o contribuinte crie eeduque e de quem detenha a guarda judicial;

� pessoa absolutamente incapaz, da qual ocontribuinte seja tutor ou curador;

Assim, se você paga o plano de saúde do seu filhomaior de 25 anos, não poderá deduzir esses gastos nasua declaração, por mais que seu filho dependa de vocêfinanceiramente. Isso porque, do ponto de vida da leitributária, essa dependência não é considerada.

Os seguintes casos também caracterizam pessoasque podem ser declaradas como dependentes:

� companheiro(a) com quem o contribuinte tenhafilho ou viva há mais de 5 anos ou cônjuge;

� pais, avós e bisavós que, em 2010, tenham recebidorendimentos, tributáveis ou não, até R$ 17.989,80.

Deduções: saiba quemdeclarar como seudependente no IR 2011

Quando o filho não é dependente

Quando estreou no último Festival de Cannes, ofranco-belga “O Artista” encantou crítica e público, massaiu apenas com o prêmio de melhor ator, para JeanDujardin. A Palma de Ouro na ocasião foi para o americano“A Árvore da Vida”. Praticamente nove meses depois,“O Artista”, que estreou no último dia 10, tornou-se oprincipal favorito ao Oscar, à frente de produções como“A Invenção de Hugo Cabret”, “Os Descendentes”, “His-tórias Cruzadas” e “A Árvore da Vida”, agora, merocoadjuvante.

Mesmo com uma indicação a menos que “Hugo”, deMartin Scorsese, recordista com 11, o longa de MichelHazanavicius já venceu mais de 50 prêmios desde Cannes,incluindo o Globo de Ouro na categoria musical/comédia,

um dos termômetros da Academia.Com um orçamento de apenas US$ 15 milhões, o menor

entre os indicados do ano, em preto e branco e semdiálogos, “O Artista” volta a 1927, época em que a mecado cinema ainda ostentava o letreiro Hollywoodland.George Valentin (Jean Dujardin) reinava como o grandeastro do cinema mudo e suas aventuras lotavam as salasde cinema para alegria de seu produtor, Al Zimmer (JohnGood-man). Na saída de uma das salas, ele conhece ajovem Peppy Miller (Bérénice Bejo, mulher de Hazanavi-cius fora das telas), aspirante a estrela que batalha porpequenas aparições em filmes, como os estrelados porValentin. A atração imediata do casal é freada pelocasamento do ator com Doris (Penelope Ann Miller).

Quase tão orgulhoso quanto ingênuo, Valentin nãopercebe o perigo da aproximação de uma descoberta, ocinema sonoro. Junta-se a isso a grande crise na economiaamericana no final da década de 1920, e Valentin vê seuprestígio e fortuna ruírem em pouco tempo. Semconseguir se adaptar à nova tecnologia, ele cai noesquecimento. Ao mesmo tempo, Zimmer aposta emPeppy como uma das novas estrelas do filme falado.

Favorito ao Oscar, “O Artista”faz referências a ícones efilmes dos primórdios docinema e ́ já antecipa sucesso

Page 11: Edição 338
Page 12: Edição 338