edição dia 01 de outubro de 2010

16
O JVL traz hoje encartada a edição de setembro do Jornal “O Paroquiano” da Paróquia Santa Terezinha de Condor. Condor, 1º de outubro de 2010 Ano 02 Edição 38 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com Tudo sobre o Pleito que irá definir os novos Presidente, Governador, Senadores e Deputados do Brasil ESPECIAL ELEIÇÕES 03 A 07 13 Geral 11 Tarde Cultural foi marcada por Orquestra de 3 Passos Página

Upload: jornal-vila-liberdade

Post on 24-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

edicao 0110

TRANSCRIPT

Page 1: Edição dia 01 de outubro de 2010

O JVL traz hoje encartadaa edição de setembro do Jornal “O Paroquiano” da Paróquia SantaTerezinha de Condor.

Condor, 1º de outubro de 2010

Ano 02 Edição 38 R$ 1,75 www.jornalvilaliberdade.com

Tudo sobre o Pleito que irá defi nir os novos Presidente, Governador, Senadores e Deputados do Brasil

ESPECIAL ELEIÇÕES 03 A 07

13

Geral 11 Tarde Cultural foi marcada por Orquestra de 3 Passos

Página

Page 2: Edição dia 01 de outubro de 2010

Osimples, importante e ne-cessário ato de votar, assim considerado até meados

dos anos de 1990 quando a cédula de papel e a caneta permitiam que o nome do candidato ou seu número pudessem, ou outro ou os dois, serem redigidos da melhor forma possível em que o eleitor o fi zesse, deverá ser cumprido nesse domingo, para que sejam apontados pelo povo, na forma da democracia, os novos gestores do País. A simplicidade da cédula de papel foi substituída pela exatidão da tecnologia informatizada. As urnas eletrônicas signifi caram maior agilidade, precisão e legitimidade e, ainda, mais tarde, deram ao Brasil o título de melhor sistema eleitoral do Mundo.

A agilização do processo trouxe seus efeitos colaterais. Um dos maiores problemas, se assim pode-se considerar, no processo eleitoral digital é a me-morização e ligação dos números aos candidatos. Pesquisas apontam que, três meses após a eleição, 53% dos eleitores brasileiros não recordam mais em quem votaram. Outra situação relacionada a esta problematização é no momento de consumar o ato democrático, em frente a urna. Ter em mente o número de cada um dos candidatos que receberão o voto pode ter como consequência erros de resultados irreversíveis, como a anulação do sufrágio, demora e até mesmo endereço a candidato indesejado.

Para evitar tais consequências, a cada eleição os gestores do processo eleitoral, no País o Supremo Tribunal Eleitoral (STE), no Estado o Tribu-nal Regional Eleitoral (TRE), na região e no Município o Cartório da re-ferida Zona Eleitoral, no caso de Condor a 115ª, com sede em Panambi e que abrange outros dois municípios, fazem campanha para o uso da popular cola, que difundida de várias formas nas mais diferentes mídias e, princi-palmente, pelos candidatos, os mais interessados em ter seus números neste instrumentos de auxílio a memória.

Decorar seis sequências numéricas diferentes, que devem ser digitados em pouco menos de dois minutos não é tarefa fácil. Ao todo, devem ser lembrados 19 números (5 para deputado estadual, 4 para deputado federal, 3 para senador e mais 3 para o outro senador, 2 para governador e 2 para presidente), o que torna irremediável o uso da colinha.

O Jornal Vila Liberdade está trazendo uma edição especial para o dia da eleição, dedicada a tirar dúvidas e facilitar a vida de quem irá votar e de quem está organizando o processo. Então, procure sanar suas dúvidas nas páginas desta edição e faça uso da colinha encartada. Boa eleição!

Opinião1º de outubro de 20102

Paulo Sant’ana

Cai-me o queixo que nenhum tribunal do país tivesse impedido de se-rem publicadas as pesqui-sas eleitorais, tão fl agran-temente ilegais elas se revelam.

Basta Dizer que as pes-quisas, não fosse por ou-tro motivo, apontam o re-sultado das eleições antes mesmo que elas se fi ram.

Além disso, as pesqui-sas retiram das eleições o seu charme supremo, que é a emoção da apuração dos votos.

Com as pesquisas, aquela pergunta emocio-nal que rondava todos os espíritos (“quem vai ga-nhar a eleição?”) deitou-se por terra.

Ninguém mais quer saber dos resultados das eleições, todos são atra-ídos pelos resultados das pesquisas.

As datas de divulgação das pesquisas pelos meios de comunicação se torna-ram muito mais aguarda-das que a data da eleição.

Não me cai mais o queixo que permitam a realização de pesquisas. É que no Estado do Pa-raná as pesquisas foram proibidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. E, es-tranhamente, enquanto nos outros Estados todas as pesquisas são divulga-das, o Paraná está vendo a campanha eleitoral se realizar sem acompanha-

O que disseram

“Se o povo é efeti-vamente o soberano, cabe a ele o exercício do poder”HUMBERTO CARVALHO, QUE CONCORRE PARTIDO COMU-NISTA BRASILEIRO (PCB)

Paraná de passo certo

mento das pesquisas.Enfi m, um reduto juris-

dicional acolhe o enten-der desta coluna de que as pesquisas desequilibram as eleições.

Espanta-me somente que nos demais Estados não tenham os tribunais competentes se perfi lado à decisão do Paraná.

Nesses casos , eviden-temente, a Justiça decide se provocada. Algum par-tido político ou candidato aponta as pesquisas como ilegais e vai até o próprio para anulá-las. Com toda a certeza, foi isso que acon-teceu no Paraná. Levado ao julgamento o óbice que interpunha algum prejudi-cado, foi sua ação consi-derada oportuna.

Será que em nenhum outro lugar do Brasil nin-guém mais reclamou? Ou será que a inquietação de ilegalidade não deveria ser levantada pelos Ministé-rios Públicos eleitorais?

Enfi m, quanto mais não seja, as pesquisas tiram a graça das eleições.

E eleições são coisas tão importantes que não poderiam ter ser conteúdo destruído, avariado, se-quer molestado pelo poder decisório das pesquisas sobras as mentes dos elei-tores.

No último sábado a comunidade condorense teve a oportunidade de conviver, por alguns momentos, com um pouco da história da música, re-cital apresentado pela orquestra que aqui esteve se apresentando. Para mim, entretanto, a tarde foi enrique-cida pela conversa com meu profes-sor de Eletricidade do CEP, nos anos 60, o Engenheiro Otto Knorr.

O Otto é uma dessas poucas pesso-as com quem vale a pena uma conver-sa. Repassamos, em mais de uma hora de atraso para o início da apresentação, muitos personagens que fi zeram a his-tória e a cultura de Panambi e de Con-dor, claro, puxando a brasa para nossos assados, focando o papo na história de nossas famílias. O atavismo nos conta-giou a ponto de refazermos sagas que muito nos orgulham hoje.

Fomos tão a fundo no colóquio que mais de um século foi discuti-do naquela hora. Os primórdios dos Knorr em Condor e Panambi, a im-portação dos equipamentos, a insta-lação da primeira usina hidrelétrica no Rio Alegre, a transferência mais tarde para o Rio Palmeira, até o re-torno às origens, na atual e moderna usina que hoje temos no primeiro rio. Estas façanhas eram concomi-tantes com as dos Fripp, no início do século passado. A primeira lavoura mecanizada de trigo do Rio Grande do Sul, o trator Case importado dos Estados Unidos, a viagem do mesmo desde Buenos Aires até aqui. As duas histórias, com caminhadas paralelas e idênticas na ousadia, na coragem, nos desafi os e nos sonhos, com todas as difi culdades que se apresentavam

na época, repassaram em nossa me-mória, em mais um daqueles impor-tantes exercícios de valorização his-tórica daquilo que fi zerem por nós os nossos antepassados.

Otto estava aqui neste sábado representando a Hidropan, empresa que hoje gerencia e que fornece ener-gia elétrica para Condor e Panambi, e também porque é uma das pessoas que acredita que a cultura é parte fun-damental no desenvolvimento das co-munidades. Foi uma das poucas em-presas que, sensibilizada e esclarecida, aderiu ao projeto da Lei de Incentivo à Cultura e que proporcionou a apresen-tação da orquestra em Condor.

Falando nisso, a Cotripal foi outra empresa parceira no projeto. Afora al-guns percalços, como o atraso para o início, alguém fumando no recinto e

falando nisso por Jorge Luiz Fripp

ORQUESTRA SINFÔNICA DE TRÊS PASSOS E O OTTO

DIRETORES

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

EDITOR CHEFE

Jairo Roberto Fachi MTB - 10.485

SUPERVISÃO GERAL

Jorge Luiz FrippRedação

Marcelo Fripp DIAGRAMAÇÃO

Denise Isabel WuadenMarcelo Fripp

COMERCIAL

(55) [email protected]

CIRCULAÇÃO

Semanal/SábadosTIRAGEM

500 ExemplaresIMPRESSÃO

ITS Gráfi ca e Editora Jornalística Ltda

www.jornalvilaliberdade.com

FW Editoração LtdaCNPJ 10.643.438/0001-41

Rua Mauricio Cardoso, 26Bairro Centro - Condor

CEP 98290-000

Wagner

Editorial

alguns compor-tamentos ina-dequados para a ocasião, a tarde foi mui-to rica em ter-mos de cultura. O que tem que haver é a oportunidade de acesso a esse tipo de evento. Nisso houve empenho dos que promoveram e tam-bém na parceria das empresas.

E como em toda atividade cul-tural, a participação dos estudantes é fundamental. Para isso, a propedêu-tica é o mais importante. Sem ela, vai sempre acontecer o que acon-teceu no sábado passado. No auge do espetáculo, a grande maioria dos jovens estava em prazeroso passeio pelas ruas e pelo comércio da cidade. O atraso foi também um dos grandes responsáveis pelo acontecido.

ESPECIAL ELEIÇÕES!O QUE DISSERAM OS CANDIDA-TOS “NANICOS” AO PIRATINI!

“O militar tem regra e planejamento para tudo. Não quero impro-visar no meu governo”CANDIDATO PELO PARTIDO REPU-BLICANO PROGRESSISTA (PRP), AROLDO MEDINA“Ninguém gosta de co-mer impostos”CARLOS OTAVIO SCHNEI-DER, DO PARTIDO DA MOBILIZA-ÇÃO NACIONAL (PMN)

“Eles [trafi cantes] se juntam a outros seto-res do empresariado, que auferem enormes lucros, e esse dinheiro não vem para o setor público”CANDIDATO DO PARTIDO SO-CIALISTA DOS TRABALHADORESUNIFICADO (PSTU) JULIOFLORES

“Que dívida é essa que quanto mais paga mais cresce?”CANDIDATO DO PARTIDO SO-CIALISMO E LIBERDADE (PSOL) PEDRO RUAS

“O PV entende que a co-munidade deve estabe-lecer suas prioridades”CANDIDATO MONTSERRAT MARTINS, DO PARTIDO VERDE(PV)

Page 3: Edição dia 01 de outubro de 2010

Eleições 1º de outubro de 20103

Esta é a última coluna publicada antes do primeiro turno das eleições deste ano. Poderá ocorrer segundo turno, especialmente para o Governo do Estado aqui no Rio Grande do Sul, embora algumas pesquisas venham indicado uma forte possibilidade de Tarso Genro também ganhar ainda no primeiro turno, como afi rmamos anteriormente. Pois bem, na próxima edição do Jornal Vila Li-berdade, já conheceremos ao menos os novos Deputados Estaduais e Federais, bem como, os Senadores da República. Também vamos ter – então - a defi nição de quem ocupará o cargo de Presidente da República, se assim for defi nido no primeiro turno como as pesquisa indicam que Dilma venceria. Então, com certeza, você leitor e eleitor, também estará apreensivo quanto ao resultado das eleições do próximo domingo, dia 03 de outubro.

Em noticiário divulgado pelo site estadao.com.br (atualizado: 29/9/2010 1:21), assim diz quanto ao pleito para Presidente: “Na média das quatro pes-quisas mais recentes, a petista Dilma Rousseff ainda teria votos sufi cientes para vencer a eleição presidencial no primeiro turno, com 55% dos votos válidos. Entraram no cálculo da média duas pesquisas feitas pelo Datafolha, uma do Ibope e outra do Vox Populi, todas concluídas nos últimos quatro dias. A média tem a vantagem de diluir eventuais pontos fora da curva em uma sequência de pesquisas, mas é mais lenta para detectar mudanças bruscas de tendência do eleitorado”. Vamos aguardar para ver se é confi rmada nas urnas esta tendência, representando que a enorme enxurrada de notícias contra o governo e Dilma não surtiram efeito perante o eleitorado.

Ao que parece pegou mal para Serra o fato de o Jornal O Estado de São Paulo ter declarado apoio a sua candidatura, eis que é o principal órgão de imprensa que “bate” no governo Lula e divulga noticias contrárias à candidatura de Dilma. Serra disse o seguinte sobre o apoio do dito jornal: “Só tenho a agradecer o reco-nhecimento de meu trabalho na vida pública. Isso é o editorial, a opinião do jornal, embora o noticiário seja sempre equilibrado, como deve ser. Fico muito satisfeito e muito orgulhoso em ser reconhecido por um órgão tão responsável”, afi rmou Serra, defendendo a liberdade de imprensa e citando-a como “dever de todo de-mocrata”. Ai cabem alguns reparos, pois o jornal – reconhecidamente – não é tão responsável assim e o noticiário não é equilibrado, pois atua em sintonia com a revista Veja e outros, num denuncismo golpista jamais visto. Mas ao que tudo indica, o povo vai dar nas urnas uma resposta aos órgãos de imprensa ligados aos partidos de direita no País que tentam constituir-se em verdadeiro partido político, em apoio à seus candidatos preferenciais. Que todos tenham uma boa eleição e voltamos a analisar a conjuntura resultante do pleito na próxima edição.

Advogado - Especialista em Direito Público Municipal

PolíticaClaudio Motta [email protected]

O meu voto vai para?Daqui há dois dias o Brasil estará indo às urnas para o 1º turno das eleições que irão

escolher o novo Presidente da República, também os 26 governadores estaduais e distrital, além de defi nirem a renovação de 2/3 do Senado, a nova composição da Câmara Federal e

das Assembleias Legislativas de todos os estados brasileiros. A edição especial do Jornal Vila Liberdade traz todas as informações necessárias para que o eleitor tire suas dúvidas sobre o pleito do próximo domingo, 3 de outubro. Além da tradicional colinha, que pode facilitar na armazenagem dos números dos candidatos e agilizar o processo de votação, este jornal traz informações como horários e locais de votação, candidatos e seus números e um tira

dúvidas com as questões mais frequentes registradas nos sites do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Acompanhe até a página 7 e fi que bem

informado para a eleição deste domingo.

Das 8h às 17h do próximo domingo mais de 5 mil eleitores devem procu-

rar um dos 12 locais de votação distribuídos em todo o município de Condor para exercerem “seus direitos à cidadania” e votarem para Deputado Estadual, Depu-tado Federal, Senadores, Gover-nador do Estado e Presidente da República.

A Seção de número 98, localiza-da na Sociedade Cultura e Recrea-tiva (Clube) de Condor, por possuir apenas 7 eleitores cadastrados, so-mente irá funcionar a partir de 2012. Desta forma, os eleitores aptos a vo-tarem na urna 98 irão votar na Seção de número 75, também no Clube de Condor. “A Lei Eleitoral diz que ur-nas com menos de 50 eleitores não devem funcionar, o que acontece com esta urna de número 98. Tam-bém, como são apenas sete eleitores, pode comprometer o sigilo do voto além de que a maioria dos votantes da Seção se tornariam mesários”, explicou Maciel Gaspar Klock, Chefe de Cartório Eleitoral da 115ª Zona Eleitoral.

As 19 urnas que a 115ª Zona Eleitoral (ZE), com sede em Panam-bi, destinam ao município de Con-dor têm 5.099 eleitores aptos a vo-tarem na eleição deste ano. Destes, 2.510 são do sexo masculino e 2.589 do sexo feminino, ainda, o Tribunal Regional Eleitoral fornece a infor-mação de que 150 são eleitores anal-fabetos e 110 são adolescentes com menos de 18 anos de idade.

De acordo com informações do Cartório da 115ª ZE, está tudo ok com todas as urnas que serão insta-ladas em Condor a partir de hoje, in-clusive com a confi rmação de todos os mesários (quatro por urna) e seus presidentes, que estarão devidamen-te identifi cados em cada uma das mesas eleitorais. A votação inicia exatamente às 8h e se estende até às 17h sem fechar ao meio dia.

Você sabe em qual urna e local deve votar? Confi ra:

Atenção para quem vota na Seção 98

Page 4: Edição dia 01 de outubro de 2010

1º de outubro de 20104 Eleições

Há autoridade do nome de Jesus. Quando Jesus apareceu a João na ilha de patmos, disse: E o que vive, fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo sempre.Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno (Ap 1.18).

O senhor Jesus está dizendo aqui: Que ele tem a chave e é a pessoa auto-rizada. Ele está dizendo eu sou a pessoa autorizada, eu tenho autoridade.

Pouco antes de subir para fi car sentado à destra do pai, cristo disse: É-me dando todo o poder e autoridade no céu e na terra (Mt 28.18). Veja que cristo passou a delegar a igreja a sua autoridade na terra: Portanto, ide. (Mt 28.19). E estes sinais seguirão aos que crerem, em meu nome. É muito bom confi ar nesse poderoso nome, e saber que nunca vai falhar.

Ele nos deu o seu nome. Ele nos autorizou á usar o seu nome, ele nos deu o nome que está acima de todo o nome. Ele nos deu o nome que é re-conhecido nos três mundos. Jesus não nos daria seu nome se não houvesse nele toda a autoridade. Ele nos deu o seu nome porque esse nome é maior de que todos os outros nomes.

O nome que tem autoridade no céu, na terra e baixo da terra. Assim sendo. Os anjos, os homens e os demônios têm de curvar-se diante deste nome. Lembre-se, este nome pertence aos que crer no seu nome. Se você crer no nome, esta autorizado a usar este nome.

Ele disse: É-me dando todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, e estes sinais seguirão aos que crerem. Em meu nome, expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegaram nas serpentes, e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum, e imporão as mãos sobre ao enfermos e os curarão (Mt 28.18,19). Esse nome tem todo o poder. Aleluia!

Algumas pessoas diriam que a “igreja não tem autoridade alguma sobre o diabo e os demônios hoje em dia. Não se pode expulsa-los”. Eu digo que a igreja tem esse poder pois cristo há autorizou usá-lo.

Estes sinais acompanham o poderoso nome de cristo Jesus. Estes sinais acompa-nham os que crê. Se um amigo, um irmão, sua esposa vai com você para algum lugar, vai bem junto de você, senhor Jesus quis dizer que estes sinais vão bem dos crentes.

Bendito seja deus, o nome de Jesus realmente nos pertence! E, graças a Deus, há salvação neste nome. Eu, digo, há porém mais do que a salvação neste nome. Este nome ainda abrange todo o poder, toda majestade e toda glória em qualquer tempo. Glória a Deus!

Deus elevou Jesus a posição mais alta do universo. Cristo está sentado a destra do pai nas alturas, muito acima de qualquer autoridade conhecida. O pai outorgou a ele o nome mais sublime no universo, para a alegria da igreja, o nome está acima de todo o nome. Deus Pai lhe lhe deu honra, glória e poder.

O nome representa a pessoa. Esta honra, esta glória, este poder, esta autoridade, tudo isso estão investidos no nome de Jesus Cristo! E este nome nos é dado!

Quero concluir que o doce desejo de seu coração. Que este texto não caia em ouvido surdos. Quero que você obtenha a revelação daquilo que a palavra de Deus diz a cerca do poderoso nome de Cristo. Saiba que é vontade de Deus que conheçamos este nome com todo o seu poder. Nesse nome há salvação, há libertação e cura é só confi ar.

Palavra do PastorPastor Jaime Vasconcelos

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Unidade CristãDomingo 19h - Culto Condor 1ª Segunda do mês reuniões em Panambi3ª Rincão dos Pinheiros:15h Tarde da Benção, 19h30 Culto5ª - 15h Tarde da Benção / 19h30 - Culto Condor6ª Esquina Beck - Campanha da LibertaçãoSábado - Templo Sede Rincão - Culto de DepartamentosTodos os sábados às 15h45 programa na Rádio 98.5 FM

Você conhece seu título?

Conforme Lei de 2009, para a Eleição deste ano é obrigatória a apresentação de dois documentos, o Título Eleitoral e um documento com foto.

Um dos objetivos da aplicação da regra é promover maior seguran-

Para não errar na hora de votar faça sua colaJá pensou assistir atentamente

ao horário político, escolher um candidato no qual você

confi a e na hora de votar não lem-brar o número dele? É para evitar esse tipo de situação que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite - e inclusive incentiva - o eleitor a usar, no dia do pleito, um “santinho” ou “cola” com os números nos quais pretende votar. É uma forma de ajudar a memória na cabine eleito-ral e garantir o voto certo.

Mas e se você ainda não sabe em quem votar? Conhecer os perfi s dos candidatos pode ajudar na hora da escolha. Na eleição do dia 03 de ou-tubro será preciso votar seis vezes: deputado estadual, deputado federal, primeira opção de senador, segunda opção de senador, governador do Estado e presidente da República, nessa ordem.

DEPUTADO ESTADUALO primeiro número é para de-

putado estadual. São cinco dígitos, sendo que os dois primeiros são da legenda do partido. O eleitor pode digitar os cinco números e votar em um candidato ou digitar apenas os dois primeiros e dar seu voto para a sigla.

DEPU-TADO FE-DERAL

A p ó s confi rmar o voto no seu d e p u t a d o e s t a d u a l , é a vez de escolher o d e p u t a d o federal. São quatro dígi-tos, sendo os dois pri-meiros da legenda do partido. O eleitor pode digitar os quatro nú-meros e votar em um candidato ou digitar apenas os dois primeiros e dar seu voto para a sigla.

SENADORESDepois de escolhidos os deputa-

dos estadual e federal, o eleitor vai votar para senador, duas vezes. São três dígitos, e a ordem no qual os se-nadores são escolhidos não interfere no valor do voto. Se um eleitor votar duas vezes para o mesmo senador,

um dos votos será considerado nulo.GOVERNADORO penúltimo cargo a ser votado é

o de governador do Estado. São so-mente dois dígitos.

PRESIDENTEPara concluir o processo elei-

toral, o eleitor precisa escolher seu candidato a presidente da República. Assim como no voto para governa-dor, são apenas dois dígitos.

ça na identifi cação do eleitor e evi-tar episódios em que pessoas votam por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não ter foto.

Os documentos ofi ciais para comprovação de identidade previs-tos na legislação, segundo o Tribu-

nal Superior Eleitoral (TSE), são carteira de identidade ou documen-to de valor legal equivalente (iden-tidades funcionais), certifi cado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.

Autoridade do nome de Jesus

Page 5: Edição dia 01 de outubro de 2010

Eleições 1º de outubro de 2010 5

PROPOSIÇÕESIndicação nº. 059/2010, (Ver. Marcelo), INDICA ao Poder Executivo efetuar a revisão da rede de iluminação pública junto a Rua Herbert Schmidt no trecho compreendido entre

as Ruas Osvaldo Cruz e do Comércio. Deferida e encaminhada ao Poder Executivo.

PARECERES DAS COMISSÕESProjeto de Lei Municipal nº. 079/2010, o qual “Institui a Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual e dá outras providências”. Apro-

vado por unanimidade com os Pareceres Favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 083/2010, o qual “Autoriza o Município destinar recursos fi nanceiros a Avocap, a titulo de subvenção social e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade

com os Pareceres Favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 084/2010, o qual “Autoriza o Município conceder incentivos a empresa, Mecânica Mesadri e Auto Peças Ltda. e dá outras providências”. Aprovado por una-

nimidade com os Pareceres Favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 085/2010, o qual “Autoriza o Município realizar cessão de uso temporária de equipamento agrícola de sua propriedade, ao Grupo de Patrulha Agrícola de Linha

Colônia Cash e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com os Pareceres Favoráveis.Projeto de Resolução nº. 014/2010, o qual “Autoriza a Câmara de Vereadores de Condor/RS conceder à Associação Comunitária Condorense recursos fi nanceiros a título de apoio cultural e dá

outras providências”. Aprovado por unanimidade com os Pareceres Favoráveis.Projeto de Lei Municipal nº. 076/2010, o qual “Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício fi nanceiro de 2.011 e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade com os

Pareceres Favoráveis, em 1º discussão e votação.

EDITAL Nº. 008/2010 – CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA. Ficam convidados por este Edital todos os Vereadores com assento nesta Casa Legislativa, para participarem da AUDIÊNCIA PÚBLICA, de apresentação da Avaliação da Programação

Financeira do 2º Quadrimestre de 2010, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal em seu Art. 9º, onde a apresentação será feita pelo Secretário Municipal da Fazenda, a ser realizada dia 27 de setembro do corrente com início às 19:00 horas, na sede da Câmara de Vereadores de Condor, sendo o convite extensivo ao público em geral.

Por nada mais constar na ordem do dia, deu-se por encerrada a presente Sessão, fi cando convocados todos os Vereadores para a Sessão Ordinária, dia 04.10.2010, (segunda-feira) com início às 18:30 horas, na sede da Câmara Municipal de Vereadores. Anelise Wegner Haerter – Técnica Legislativa.

Poder Legislativo Municipal de CondorRua do Comércio, nº 1190 - Condor, RS

Telefone 3379 1322 / email: [email protected] / site: www.camaracondor.rs.gov.br

Da Síntese das Matérias Apresentadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Condor/RS, realizada em 27 de setembro de 2010:

200 mil brasileiros devem votar fora do paísExatamente 200.392 bra-

sileiros residentes no ex-terior estão cadastrados

para votar nas eleições do dia 3 de outubro, segundo dados do Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE), até julho deste ano. Em 2008, 132.345 estavam fora do país.

Os maiores eleitorados dos bra-sileiros no estrangeiro são as ci-dades de Nova York, nos Estados Unidos, com 21.076 eleitores, se-guida por Lisboa, em Portugal, com 12.360 residentes, Boston, também nos Estados Unidos, com 12.300 eleitores, Milão, na Itália, com 11.415, e Porto, em Portugal, com 10.822 brasileiros cadastrados.

Quem vive no exterior também está sujeito às novas normas elei-torais, que prevêem a obrigatorie-dade da apresentação do título e de um documento ofi cial com foto para votar.

As missões diplomáticas ou as repartições consulares serão res-ponsáveis por informar aos eleitores hora e local de votação. As seções serão organizadas para funcionar nas sedes das embaixadas, nas pró-prias repartições consulares ou em locais em que funcionem serviços do governo brasileiro.

O eleitor regularmente inscrito no exterior que não votas deverá justifi car sua ausência. Sem a jus-tifi cativa, além das demais penali-dades previstas para quem não vota no território nacional, o eleitor re-sidente fora do país fi cará sujeito à proibição de requerer qualquer do-cumento perante a repartição diplo-mática a que estiver subordinado.

Não está em seu domicílio, vai justifi car, sabe como proceder?

O cidadão que estiver fora de seu domicílio eleitoral em 3 de outubro é obrigado a justifi car sua ausência para a Justiça Eleitoral. Para isso, é necessário comparecer a qualquer seção ou mesa receptora de justifi -cativa no dia do pleito, munido do requerimento preenchido e do título de eleitor ou de um documento de identifi cação com foto (carteira de identidade, de trabalho, funcional ou certifi cado de reservista).

O requerimento só deve ser as-sinado na presença do mesário.

É possível, ainda, a justifi cativa no prazo de 60 dias após cada plei-to, redigindo o requerimento, ane-xando cópia do título eleitoral ou documento de identifi cação pessoal, juntamente com o respectivo docu-mento comprobatório da impossibi-

lidade, dirigido ao juízo eleitoral da sua inscrição, para análise.

A ausência a cada turno da elei-ção deve ser justifi cada individual-mente e não há limitações para o número de vezes que se pode jus-tifi car o voto.

Quem não justifi car, não poderá inscrever-se em concurso público ou tomar posse em cargo público, receber pagamento por serviços prestados a órgãos públicos ou em-presas mantidas ou subvencionadas pelo governo, participar de concor-rência pública, obter empréstimo em instituições fi nanceiras que te-nham participação do governo, ob-ter passaporte ou carteira de identi-dade, fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino ofi cial ou fi scalizado pelo governo.

Page 6: Edição dia 01 de outubro de 2010

1º de outubro de 20106 EleiçõesSabe quais cargos estão em disputa? ELEGENDO A FELICIDADE

Em vésperas de eleições nossa mente racional e emocional vagueia na tentativa de fazer a melhor escolha. Assim, fugindo um pouco da realidade político-social, penso em compartilhar este texto que faz referências a ou-tras escolhas importantes em nossas vidas.

A felicidade, estado da alma intangível, sentimento tão efêmero e tão valioso! É assim que vejo este sentimento. Os seres humanos, todos nós que habitamos este planeta e tentamos ser o que disseram que deveríamos ser, procuramos este sentimento como alguns procuram o Santo Graal nas histórias cinematográfi cas.

Olhando-se no espelho e observando aqueles que conosco circulam nos mais diferentes espaços sociais, vemos comportamentos tão distintos. Al-guns com semblantes eufóricos, agitados, ansiosos, sorumbáticos e outros com um olhar tão distante, perdidos no passado ou no futuro. Acredito que o mais difícil de encontrar seja os serenos. Há aqueles que apenas vivem o presente da forma mais plena possível. Talvez sejam estes os que já viven-ciaram mais momentos propícios para ver a felicidade com outros olhos; vendo as nuvens escuras passarem e aprendendo com elas, sabendo que a felicidade não está só nos momentos aprazíveis, observando as característi-cas climáticas e sazonais, tecendo teorias e trançando conhecimentos dura-douros para aproveitarem melhor cada fase do desenvolvimento humano.

A felicidade só pode ser vivida caso aprendermos a sossegar a mente, deixando acomodar os temperos que a constituem, lembrando das necessidades básicas do dormir, do alimentar-se, do relacionar-se, do buscar a realização dos sonhos natu-ralmente, sem esforço demasiado, mas também sem entregar-se à preguiça ou ao acaso. Devemos lembrar que muitos sonhos não se realizarão, mas outros tantos, aqueles mais salutares para o nosso desenvolvimento moral e espiritual estarão sen-do construídos a todo instante com a ajuda da Sabedoria Universal, portanto, preci-samos estar atentos aos vários convites que nos apontam ao estado de felicidade.

Não canso de repetir que, para a realização dos sonhos, devemos fazer girar as rodas de energia que mantém o equilíbrio do corpo, da mente e do es-pírito. Os orientais chamam estes centros de energia de “chacras”. É interes-sante pensar que no nosso corpo existam centros de energia sutis que funcio-nam como pequenas usinas elétricas que espalham energia para os diversos órgãos e tecidos que nos constituem, promovendo o equilíbrio para melhor aproveitarmos a vida. Esta também é uma pista para descobertas pessoais que transcendem o mundo que conhecemos, são conhecimentos que podem nos colocar de modo mais harmônico na materialidade, extrapolando a curta visão que temos da existência para outras maneiras de vermos o mundo.

A felicidade atualmente vivenciada é resultado da nossa cultura materia-lista e centrada no ter para mostrar aos outros. Ou seja, para sermos felizes de-vemos consumir de tudo, mesmo que os produtos não sejam tão necessários para a nossa saúde, para o nosso bem-estar, viveríamos sem esta ou aquela marca de roupa, de calçado, de carro, que nos colocam no mundo e defi nem um estilo de vida. Precisamos de bens de consumo, precisamos de seguran-ça, de conforto, de cuidados corporais para mantermos a saúde e a energia para realizarmos nossos projetos, mas não precisamos ter isto ou aquilo para abarrotarmos nossos ambientes de objetos que, tão rapidamente, tornam-se ultrapassados pela nova moda de consumo. Novamente podemos pensar na harmonia e no equilíbrio do que a tecnologia nos coloca para qualifi carmos nosso trabalho e nossas relações pessoais e no que realmente é vital.

Neste atual estágio de desenvolvimento das sociedades é importante observarmos o aspecto da apresentação pessoal; o cuidado com a própria imagem é observada quando buscamos sermos bem sucedidos, mas esta preocupação não deve tornar-se uma obsessão. Cada um deve fi car atento para uma busca mais ou menos equilibrada neste desejo de ser aceito neste ou naquele grupo social. Porém, fazer excessivas compras e viver endivida-do, realizar inúmeras cirurgias plásticas visando a estética ou não observar outros fatores que também permeiam o estar e ser no mundo, talvez não permitam vivenciar plenamente os momentos de felicidade pretendidos.

Por outro lado, “cadum cadum”, cada um com suas manias e ambições; a felicidade que é um sentimento maravilhoso, seria vivenciada mais inten-samente, caso nos amássemos mais e cuidássemos mais do aspecto fé, além do corpo que protege nossa alma, poderíamos ser mais objetivos, simples e respeitosos com a vida em seu conjunto.

Claírton [email protected]

Laci Cabeleireira de Evandro Oliveira

Lavagens e PolimentoCristalização de vidroHigienização total de veículos

Rua Marechal Floriano, nº60

Disk Lavagens 9132.4986

Page 7: Edição dia 01 de outubro de 2010

Eleições 1º de outubro de 2010 7Padre e Jornalista Darci Rodrigues

De olho na [email protected]

VOTO, UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA

Eleições

VOTO, UM EXERCÍCIO DE CIDADANIANeste domingo 03 de outubro acontece eleições em nosso país, para

escolha de presidente, governadores, senadores e deputados e quem elege-rá os candidatos somos nós. Ou seja, todos nós que preenchermos os re-quisitos exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim iremos exercer um ato de cidadania, ou seja, exercer um direito que nos assegura a constituição de nosso país.

E aqui cabe lembrar que o termo “cidadania”, é derivado de cida-dão, que vem do latim “civitas” signifi ca cidade. E na Roma antiga se usava para designar os habitantes da cidade que possuía direitos e deveres E esses cidadãos formavam a cidade que era uma comunidade organizada politicamente.

E em nosso país todos os que integram a nação devidamente registra-dos possuem os mesmos direitos e deveres, são na verdade os cidadãos exercendo sua cidadania. E no dia das eleições ao votar esses irão exercer o seu direito como cidadão

Então o ato de votar é um direito que todo o cidadão tem desde que esteja dentro das exigências propostas para este exercício. Mas, além dis-so, é importante entender que votar, além de ser um direito conquistado, deve ser considerado um dever cívico. Pois sem o exercício do qual aquele direito se perde, e conseqüentemente também a liberdade e o processo eleitoral torna-se mais pobres sem a participação de todos.

E o não votar é negar esse direito e esse dever, pois assim na há a partici-pação na vida cívica. E essa atitude é uma forma de deixar andar aquilo que está contra a sua maneira de pensar para outros decidirem. Pois quando não se vota, não se participa, não se julga e não se tem “voto na matéria”.

E aqui quero também expressar a minha rejeição quanto aqueles que afi rmam “não quero votar”, pois isso não contribui para um processo de-mocrático e assim deixa para os outros a responsabilidade da escolha. Será que este é o melhor caminho?

Por isso amigo leitor ao votar estamos exercendo a cidadania e contribuindo para a democracia na escolha de pessoas que vão nos representar em diversos mo-mentos. E eles poderão votar leis ou decretos que venham contribuir para termos uma melhor educação, saúde com mais qualidade, melhores estradas etc. É isso que devemos passar para as futuras gerações quanto ao exercício do voto.

Então é preciso votar com consciência e fazendo a melhor escolha dentre as opções apresentadas. Para que “eles” contribuam na formação de uma nação mais justa e solidária. Mas é importante destacar que além de fazer boas esco-lhas na hora de votar não devemos vender e nem trocar nosso voto por nada ele é muito precioso e o que é preciso não se joga no lixo. Pois as conseqüên-cias poderão ser amargas para nós e para muitos que dependem de nós. É isso que acontece quando se desvia o voto de sua verdadeira fi nalidade, em outras palavras é transformar o mais importante dos deveres cívicos em negócio de economia pessoal e que muitas vezes não será bom para a coletividade.

Um bom voto pressupõe discernimento mental, para distinguir o bom e o mau, a verdade e a mentira. E também irá contribuir na solução de muitos problemas sociais predominando o interesse geral sobre o indiví-duo. Pois somente o voto consciente e honesto nos dará a certeza de dias melhores em nossa sociedade. Se quisermos colher bons frutos de nosso ato de votar precisamos ter sementes de qualidade.

Como posso saber onde deverei votar?a) pela Internet (www.tre-rs.gov.br), em “Portal do

Eleitor/Consulta ao Título”, o eleitor poderá informar-se sobre seu local de votação e o seu endereço, além de obter outras informações sobre a eleição. É necessário informar o nome completo ou o número do título, o nome da mãe, a data de nascimento e o código apresentado.

b) pessoalmente, no Cartório Eleitoral em que se cadastrou pela última vez. Os endereços e telefones dos Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Elei-tor constam, também, nesse site.

Como faço para consultar se minha situação pe-rante a Justiça Eleitoral está regular?

Poderá consultar a sua situação na página deste Tribunal (www.tre-rs.gov.br), no link “Consulte o seu Título”. A situação “Regular” signifi ca estar apto a votar, entretanto não signifi ca a inexistência de débitos com esta Justiça. Desse modo, para verifi car a quitação com esta Justiça, é necessário emitir a Certidão de Qui-tação Eleitoral pelo site.

O eleitor em trânsito no território nacional poderá votar?

Sim, mas apenas nas eleições presidenciais, e des-de que tenha se habilitado, pessoalmente, em qualquer cartório eleitoral do País, no período de 15/07/2010 até 15/08/2010.

É preciso levar outro documento, além do título eleitoral, para votar?

Sim, para votar o eleitor deverá exibir, além do seu título eleitoral, documento ofi cial com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, de motorista com foto, carteira funcional, certifi cado de reservista). Não será admitida a certidão de nascimento ou casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votação.

Estou cumprindo o serviço militar obrigatório (conscrito), posso votar?

Não. Durante o prazo de cumprimento do serviço militar obrigatório, o cidadão tem seus direitos políti-cos suspensos, razão pela qual não poderá votar.

Estou condenado criminalmente, posso votar?É vedado o voto ao eleitor com os direitos políticos

suspensos, em virtude de condenação criminal transita-da em julgado, enquanto durarem seus efeitos.

Posso votar usando o broche de meu partido?É permitida, no dia das eleições, a manifestação indivi-

dual e silenciosa da preferência do eleitor por partido, co-ligação ou candidato, revelada, exclusivamente, pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. São vedados, no dia do pleito, até o término do horário de votação, a aglo-meração de pessoas portando vestuário padronizado e os instrumentos de propaganda referidos no caput, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos. (Resolução TSE nº 23.191, art. 49, § 1º)

Sou idoso e doente. Como votarei?Os idosos (mais de 60 anos), enfermos, os porta-

dores de necessidades especiais, mulheres grávidas e lactantes, têm preferência para votar. Solicite ao presi-dente da mesa essa preferência.

Posso entrar com o “santinho” de meu candidato para votar?

Qual é a sua dúvida?Pode. Para diminuir o tempo e facilitar a votação,

a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve uma “cola” de sua autoria ou utilize o material distribuído pela Justiça Eleitoral.

Sou portador de necessidades especiais. Como pro-ceder para votar?

O eleitor portador de necessidades especiais pode-rá contar, para votar, com o auxílio de pessoa de sua confi ança, ainda que não o tenha requerido, antecipa-damente, ao juiz eleitoral.

Qual a diferença entre voto em branco e nulo?O voto “em branco” é uma opção que consta na urna

eletrônica quando o eleitor não desejar votar em alguém. O voto “nulo” é o resultado da confi rmação, na urna ele-trônica, de um erro que o eleitor comete durante a vota-ção. Ambos não são computados como votos válidos.

Qual o prazo para o eleitor justifi car a sua ausência às urnas nas eleições?

Caso o eleitor não justifi que sua ausência na urna receptora de justifi cativas, tem ainda o prazo de 60 dias para requerê-la, por meio de petição dirigida ao Juiz Eleitoral da Zona à qual pertence, informando a razão da falta. Portanto, o eleitor que deixar de votar por se encontrar ausente de seu domicílio eleitoral e não justifi car a falta no dia da eleição, poderá fazê-lo até o dia 02/12/2010, em relação ao 1º turno, e até o dia 30/12/2010, em relação ao 2º turno de votação.

Quantas vezes o eleitor pode se justifi car?Não existe limite para justifi cativas. Orienta-se que

o eleitor que se estabeleceu em novo município solicite a transferência de domicílio eleitoral, após as eleições, a fi m de poder exercer regularmente seu direito/dever de votar.

Estou doente e/ou hospitalizado. Como proceder para justifi car?

Se o eleitor não tiver condições de se deslocar até sua seção eleitoral, deverá apresentar, no prazo de 60 dias após cada eleição (cada turno é uma eleição), no Cartório Eleitoral onde está inscrito, pessoalmente ou por familiar, atestado médico de que estava doente no dia das eleições. Desta forma, não possuindo outros motivos indicadores de débito no seu histórico cadas-tral, o eleitor receberá sua quitação eleitoral. O prazo encerra-se, para o 1º turno, em 02/12/2010 e, para o 2º turno, em 30/12/2010.

Os eleitores, entre 16 e 18 anos incompletos e os maiores de setenta anos, precisam justifi car?

Caso não compareçam para votar, não será neces-sário justifi car, pois o voto é facultativo.

O que ocorrerá com o eleitor que não justifi car por três pleitos consecutivos?

Será cancelada a inscrição de eleitor que não votar e não justifi car em três eleições consecutivas. Não jus-tifi cando a ausência às eleições, fi ca o eleitor sujeito à multa arbitrada pelo Juiz Eleitoral e cobrada na forma prevista na legislação vigente.

Qual a punição para quem não vota?O eleitor que deixar de votar e não justifi car nos ca-

sos previstos em lei é multado. A decisão sobre o valor da multa cabe ao Juiz Eleitoral, levando em conta as condições econômicas do eleitor.

Page 8: Edição dia 01 de outubro de 2010

1º de outubro de 20108 Social

HandtecarCÂMBIO AUTOMÁTICO

[email protected] / www.handtecar.com.brRua Roberto Bens, 48 - Parque Moinho Velho - Panambi

Fone 3375 3888 / Plantão 9962 0619

Limpeza de Bicos Injetores Injeção Eletrônica

Diagnóstico Eletrônico do Sistema de Combustível

Linha Diesel Leve (Camionetas)

Mecânica Geral

03/10 Eduardo Lautert

03/10 Juarez de M. de Oliveira

03/10 Rogério de Jesus

Alves dos Santos

03/10 Cíntia Alves

06/10 Gustavo Schäfer

06/10 Lucas M. Bairros

07/10 Ivo Geiss

08/10 Patrícia de F. P. Lautert

08/10 Suani Burgel

08/10 Rodrigo Riva

Aniversariantes da Semana

Parabéns!

Page 9: Edição dia 01 de outubro de 2010

Social 1º de outubro de 20109

Andrei e Anderson Lima de SouzaO pai Irineu Severo de Souza e também a tia Cenira Severo de Souza homena-geiam Andrei e An-derson que estarão de aniversário no dia 29/09.

PARABÉNS!!!

Seja dono desta força.SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Defi cientes Auditivos

ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Tem uma força soprando cada vez mais forte. A força do Sicredi. Um sistema de

cooperativas de crédito onde você é mais que cliente. É dono. Já são mais de 1,6 milhão de

donos somando forças para crescer.

Vem ser dono e crescer com a gente.

www.sicredi.com.br

Iolanda Lopes da Silva“Hoje é mais um dia de festa.É o dia que celebramos o teu aniversário. E nesse dia tão festivo te cercamos de abra-ços e felicitações.Você é uma pessoa muito querida”.

Parabéns pelo seu aniversário no dia 28/09.Uma homenagem de todos os familiares.

Silvia Pragger“O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é um dos merece-dores desse sucesso. A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso. Parabéns e mui-to sucesso!”.

Parabéns pela colação de grau no curso de Biologia pela Unijuí no dia 25/09.Uma homenagem de todos familiares.

Lucas Malheiros Bairros“O Senhor é meu pastor, nada me falta-rá. Em verdes prados ele me faz repou-sar. Conduz-me junto às águas refres-cantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva,por amor do seu nome... ”.

Parabéns pelo seu aniversário no dia 06/10.Uma homenagem de sua mãe Helena Malheiros.

Carlos Elias Pomina“Que o seu aniversário seja repleto de felicidades ao lado das pessoas mais queridas...E que Deus te conserve sempre as-sim, tão especial e importante na vida de tantas pessoas.Que Deus te abençoe hoje e sem-pre”.Parabéns pelo seu aniversário no dia 02/10.Uma homenagem de todos os fami-liares.

Page 10: Edição dia 01 de outubro de 2010

1º de outubro de 201010

No dia 25 de setembro tivemos uma tarde maravilhosa com as apresentações:uma peça teatral ,um grupo de alunos apresentando uma melodia com violões e, com a Orquestra Sinfônica de Três Passos que apresentou várias músicas, contando a história da música nas suas mais diversas formas desde os tempos mais remotos até os dias de hoje, um grande número de pessoas prestigiou o evento desde adolescentes até terceira idade.

COMENTÁRIO: “Para mim foi muito interessante a sinfonia dos músicos, as vozes maravilhosas das componentes e o visual do grupo e toda apresentação em si.” Jaqueline Pedroso dos Santos 8ª Série.

Escolas

ENQUETE

“Tem muito brinquedos, tenho amigo e os professores são bons.”

Olivio Schwantes

“Signifi ca o espaço onde eu gostaria de ter estudado, eu gosto de ter meu fi lho estudando nessa escola.”

Guinter Elsenbach pai do educando Marcelo Elsenbach

Atividade Cultural

Ingredientes1 litro de leite condensado / ½ kg de morango2 colheres (sopa) de suco de limão.3 folhas de gelatina branca dissolvidas em

5 colheres de água quente / 3 claras em neveModo de fazerColoque no liquidifi cador: os morangos

(reservados alguns para enfeitar), o leite condensado, a gelatina e o suco de limão. Bata bem. Passe para ma tigela, junte as três claras em neve mexendo ligeiramente. Coloque em taças, decore com os moran-gos reservado e leve á geladeira.

Receita trazida pelo aluno Dionas M. Markus

Mousse de morango O que a Escola Getúlio Vargas signifi ca para

você?

Com o objetivo de cultivar as tradições gaúchas a Escola Venceslau Pinheiro juntamente com a Escola Caramuru proporcionou aos alunos uma manhã cultural, em que os alunos apresenta-ram seus trabalhos relacionados à Semana Farroupilha e as tradições gauchescas. Nesta manhã também o professor Claudio Weschenfelder declamou a poesia “Buchincho” e animou os festejos com seu violão, acompanhado pelo aluno Cassiano Dalazzen com sua gaita.

A manhã foi encerrada com um saboroso e suculento churrasco no Pavilhão da Comuni-dade Católica.

A Escola Venceslau Pinheiro agradece aos visitantes e espera retribuir o mais breve possível.A seguir um texto sobre o Dia do Gaúcho produzido por uma aluna da Escola Venceslau

Pinheiro.

Comemoração da Semana Farroupilha na EMEF Venceslau Pinheiro

Happy BirthdayQueremos parabenizar nossa co-

lega Anadara da quarta série, que es-teve aniversariando dia 24/09.

Parabéns querida, que Deus con-tinue te abençoando e guiando seu ca-minho durante cada dia de sua vida.

Visite nosso blog: http://gv-informa-tion.blogspot.com

Page 11: Edição dia 01 de outubro de 2010

Geral 1º de outubro de 201011PREVISÃO DO TEMPO

por Greici de Mattos

Cultura é evidenciada em Condor

OProjeto 2010 Aniversá-rio de Condor com mais cultura iniciou a sua exe-

cução no dia 25 de setembro com uma Tarde Cultural no Pavilhão de eventos da IECLB de Condor que contou com atividades das escolas municipais: apresentação da peça teatral “A viagem da Bru-xa Zamya e da Bruxa Merreca, da EMEF Venceslau Pinheiro” que mostrou aos presentes a diversi-

Fonte: Tempo Agora

CNA lança publicação para divulgar entidades que apóiam projetos de educação A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acaba de lançar o Catálogo de Oportunidades, com o intuito de ajudar a promover ações de fortalecimento do ensino no campo. A

publicação é um guia com a relação de 88 entidades, 86 com sede no Brasil e duas no exterior, que apóiam projetos voltados para a educação no País. O material, elaborado pelo Instituto CNA (ICNA), será encaminhado a secretarias estaduais e municipais de educação e diretores de escolas localizadas na zona rural. O objetivo é mostrar oportunidades para se investir em educação e estimular a busca de parcerias e financiamentos para secretarias ou escolas que não dispõem de recursos próprios para projetos que visam à melhoria das condições de ensino. O guia irá facilitar a procura, apresentando algumas empresas e organizações que se engajam neste tipo de iniciativa.

“Há muitos bons projetos, mas ninguém sabe onde buscar financiamento. Com este guia, estamos difundindo uma informação até então escondida a sete chaves”, destaca o secretário execu-tivo da instituição, Marcelo Garcia, que coordenou a elaboração do catálogo. O conteúdo foi consolidado após três meses de pesquisa. Além do nome das empresas e organizações que apóiam a melhoria da educação no Brasil, o guia mostrará projetos nesta área executados por estas entidades no Distrito Federal e em mais 11 Estados (Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). Para facilitar ainda mais a busca por parcerias, o guia traz as principais informações referentes a cada uma das empresas e organizações, como os telefones de contato, endereços, sites e e-mails.

A intenção da CNA ao lançar o guia é dar mais uma contribuição para solucionar um dos principais gargalos identificados pela entidade no meio rural: a falta de estrutura das escolas. Este cenário foi constatado a partir de uma radiografia do ensino na zona rural, que começou com o Estudo Nacional das Escolas Rurais, lançado em maio deste ano, que apontou total descaso do poder público em 50 escolas em 10 unidades da federação.

Entre as observações verificadas no estudo estão a inexistência de bibliotecas, computadores, mesas, banheiros e outros itens considerados fundamentais para as atividades escolares. Segundo Marcelo Garcia, este levantamento para traçar o cenário do ensino no campo foi ampliado e já está atingindo um universo de 500 escolas “esquecidas pelo Estado”. “Estas certamente receberão o catálogo para que as instituições que financiam a educação no Brasil conheçam esta realidade”, enfatiza o secretário executivo do ICNA.

Garcia assegura que o ICNA oferecerá todo o apoio necessário às escolas e secretarias de educação interessadas em apresentar projetos às empresas e organizações que apóiam iniciativas vol-tadas para a educação. “Precisamos do compromisso e do envolvimento de todos para termos educação de qualidade. Por isso, vamos ajudar no que for preciso para fazer propostas que vão desde a reforma de bibliotecas e salas de aula até a qualificação de professores”, afirma. O Catálogo de Oportunidades também estará disponível no site da CNA (www.canaldoprodutor.com.br).

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Alunos do Rincão dos Pinheiros e seus violões abriram a Tarde Cultural que culminou com espetáculo da Orquestra

Apresentação da Orquestra Sinfônica de Três Passos emociona comunidade

dade cultural das diferentes re-giões do Brasil, coordenado pela professora Ana Gracieli Novais e Coral da EMEF professor Mala-quias Pinheiro, sob a responsa-bilidade dos professores volun-tários Inácio José Rodrigues e Robinson Paixão de Lima.

A culminância do evento foi a maravilhosa apresentação da Orquestra Sinfônica de Três Pas-sos, regida pelo Maestro Goi que

abordou o tema “A história da mú-sica” emocionando o público que aprecia boa música. Muitas pesso-as vibraram com a sonoridade en-volvente da Orquestra e puderam reviver momentos inesquecíveis de suas vidas.

A tarde Cultural foi promovida pela Secretaria Municipal de Edu-cação e Cultura, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Hidropan, Cotripal e Prefeitura Municipal.

Teatro com diversidade cultural do Brasil precedeu apresentação da Orquestra de Três Passos

Page 12: Edição dia 01 de outubro de 2010

1º de outubro de 201012 Escolas

Você sabia?1. Todos os porcos-espinhos

fl utuam na água.2. A lula gigante tem os maio-

res olhos do mundo.3. Os koalas não bebem água,

eles absorvem os líquidos das fo-lhas de eucalipto.

4. Os cangurus não conseguem andar para trás.

5. O peixinho de aquário que viveu mais tempo foi Fred. Viveu durante 41 anos.

6. Cientistas descobriram que o ranho do caracol possui uma proteína que estimula a regene-

Dica de Filme

As aventuras de Robin Hood O fi lme é baseado na famosa lenda de Robin de

Locksley, um nobre que é forçado a virar fora-da-lei e vai viver na fl oresta da Sherwood, onde reúne um grupo de homens para roubar dos ricos e dar aos pobres.

DespedidasCHOCO – Os alunos do primeiro

ano do Ensino Fundamental Séries Iniciais, sob orientação da professo-ra Elenice Costa Beber Fristch, se despediram do livro do CHOCO, o qual foi trabalhado nesse semestre, dramatizando a história numa apre-sentação para os pais, na sexta-feira à noite (24/09/10), numa das depen-dências da escola. Após, juntamente com os pais deliciaram-se com a me-renda pedagógica.

BADANHA – A turma do segun-do ano do Ensino Fundamental Séries Iniciais, sob orientação da professora Sandra Seerig Araújo, encerrou as

atividades do seu segundo livro com as apresentações da Família do Ba-danha e a música “Ilumina” do Padre Zezinho para os pais. Fizeram tam-bém, uma leitura do texto “Uma famí-lia parecida com a da gente” de Rosa Amanda Strausz e em conjunto sabo-rearam uma meren-da pedagógica.

ração dos tecidos. É nojento mas cura cortes em metade do tempo.

7. Os coiotes são extremamen-te leais para com os seus compa-nheiros. Se um deles for apanhado numa armadilha, o outro irá tra-zer-lhe pequenos animais para ali-mentá-lo e irá ensopar o seu pelo no rio para o outro beber água.

8. Nos anos 50, nos EUA, foram lançados castores de pára-quedas na Califórnia para construírem diques em zonas ameaçadas pela erosão.

9. Os camarões têm o coração

REFLEXÃO“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante,

chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.” (Charles Chaplin)

“O sucesso é alcançado e conservado por aqueles que não deixam de tentar.”

na cabeça.10. Os morcegos viram sempre

para a esquerda quando saem da caverna.

Dica de LivroO mistério da casa verde – Moacyr Scliar Ao resolver transformar em clube a Casa Verde, um

casarão abandonado que abrigara um antigo hospício da cidade de Itaguaí, Arturzinho e seus amigos vão topar com um grande mistério. Para resolvê-lo, a turma acaba recorrendo à leitura de O Alienista, livro de Machado de Assis, inspirado em fatos sucedidos na própria Casa Ver-de, muitos anos antes. Mas como é que um livro publica-do em 1882 pode ajudar a compreender um mistério do presente? É o que os rapazes vão descobrir ao longo de uma história em que não faltam suspense, ação, amor e aventura. Em O mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar, um enredo original e vi-brante leva o leitor atual a conhecer um dos maiores clássicos da literatura brasileira. O livro é uma releitura de O alienista, de Machado de Assis.

EMEF BRUNO LAUXEscola Bruno Laux comemora a Semana Farroupilha

Na quinta e sexta- feiras que passaram os alunos e professores da escola comemoram a semana FARROUPI-LHA. A semana toda foi de intenso trabalho e resgate tradicionalista, mas os dois dias foram especiais, pois as turmas relembraram e exaltaram o feito histórico de nossos bravos farrapos.

Nestes dois dias, o cardápio da merenda escolar também foi diferenciado, um bom carreteiro e o tradicional puchero valorizaram e relembraram a comida típica do Rio Grande do Sul e deixaram a todos o gosto de quero mais, além do bom chimarrão que se viu presente em todas as rodas de prosa e cantoria.

Durante a quinta-feira os alunos participaram de uma prosa com o prof. Jorge Luis Fripp, qual destacou a impor-tância de resgatar e cultivar nossas raízes e tradições. Na oportunidade o representante da cultura de nosso município falou também aos alunos a necessidade de conhecermos e sabermos um pouco das pessoas “símbolos” de nosso estado, como Jayme Caetano Braum e Paixão Côrtes, ícones da cultura gaúcha. Em sequência à programação, as prendas juvenis do CTG Tropeiro da Liberdade e a ex-prenda Caroline Sering Araújo declamaram para as crianças e os adolescentes, causando e deixando em todos um sentimento de emoção e o orgulho de sermos gaúchos.

Você viu? Saiu na foto...Essas aí são por merecimento:• A profª Simone dá um jeitinho no

cabelo da prenda, que é pra não fazer feio na apresentação...”não se faz mais professores como antigamente”.

• Sabe aquele ditado...”vem na es-cola só pra comer...”, tá parecendo, mas não é nada disso, é que o puchero tava prá lá de bom.

• Depois de tudo pronto e apresentado teve arrasta pé ao som de vanera e rancheira, e profª Dulce feliz da vida...es-pia só!Prendas do CTG

Já na sexta-feira as apresentações fi caram a cargo dos alunos e professores da escola. Todos com muito amor ao nosso pago enfatizaram que nossas raízes podem ser valorizadas, estudadas, cantadas e declamadas por todas as gerações. Desde a pré-escola até a sétima série, da sua maneira, mas com o orgulho de ser gaúcho, eles fi zeram do dia de sexta muito mais bonito e encantador para os olhos daqueles que puderam apreciar a riqueza cultural que aconteceu no saguão da escola.

Ainda, como encerramento as programações o CTG Tropeiro da Liberdade abrilhantaram a todos com suas invernadas dente-de-leite e mirim , deixando em nós profundo gosto e orgulho de sermos desta terra que se chama RIO GRANDE DO SUL.

Por parte da equipe diretiva fi ca o imenso agradecimento às prendas que se fi zeram presentes, ao prof. Jorge, sem esquecer de nossos professores responsáveis pelas apresentações dos alunos, aos pais que de alguma maneira contribuíram com a doa-ção dos ingredientes para a realização da merenda e em especial as nossas merendeiras que fi zeram dois pratos deliciosos com muita dedicação e tradicionalismo.

Parabéns pra Você!!!Ao profº Josué que com-

pletou 29 anos dia 26.A nossa Zeladora Ana Lú-

cia que esteve de aniversário dia 11.

Page 13: Edição dia 01 de outubro de 2010

E Jesus disse aos seus discípulos “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (cf. Mc 16, 15). E este mandato do Senhor também é para cada um de nós batizados. E deve ecoar em nossos ouvidos e em nossos corações de modo especial neste mês. E assim todos os marcados com o sinal da fé pelo sacramento do batismo são convocados para um grande mutirão no serviço de evangelizar. Ou seja, transmitir a todos a boa nova da salvação de Jesus com palavras e boas ações. Mas também neste mês nós católicos segundo o calendário litúrgico prestamos homenagens a vários santos, entre eles Santa Terezinha a padroeira de nossa paróquia, o anjo da guarda, Nossa Senhora Aparecida e do Rosário entre outros. E estas festividades certamente serão de motivação para sermos em nossas famílias e comunidades missionários de Jesus vivendo a nossa fé através de nosso teste-munho de serviço ao reino de Deus.

Pois ser missionário é em primeiro lugar realizar uma caminhada de acolhida e de perdão, não ha uma verdadeira missão sem comunhão entre as pessoas. E por isso as pastorais e movimentos devem trabalhar unidos para que os afastados voltem a praticar sua fé, e a Boa Nova chegue, o quanto antes, aos que ainda não entenderam a mensagem contida no evangelho de Jesus.

E para realizar esta missão com efi cácia precisamos buscar “ferramentas” indispensáveis e entre essas a oração do rosário. Pois é só lembrarmos as santas palavras de nossa querida Mãe nas Bodas de Caná: “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER” (cf. Jo 2,1-11). Então rezar o Rosário ou pelo menos o terço é se colocar na companhia dessa Mãe que nos leva a fazer em nossa vida à vontade de seu fi lho e nosso salvador Jesus.

Este é o melhor caminho para chegarmos a Cristo, ou seja através de sua Mãe Maria cultivando a devoção a ela. E ao rezarmos o rosário estamos ligados aos mistérios da nossa salvação que ma-nifestam a presença salvadora de Deus. E este é o seu plano de amor e salvação para toda a humani-dade. Até mesmo para aqueles que não crêem nele. Ele deu seu fi lho para salvar a todos os homens de todos os tempos e lugares. Ninguém esta excluído! E pela oração do rosário a Nossa padroeira Santa Terezinha encontrou o caminho e o ardor missionário no seu zelo em salvar almas. Ou seja, de conduzir as pessoas a Deus, fazendo-as cientes de quanto são amadas por Deus misericordioso. Assim através da oração Santa Terezinha tornou-se a protetora das missões e para nós não será diferente se quisermos ser os missionários de Cristo. Pois a efi ciência da evangelização depende do amor com Deus por meio da oração e também da meditação de sua palavra. A protetora das missões afi rmou; “Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar, dirigido aos céus, um grito de gratidão ou de amor em meio as provações ou alegrias. É algo muito grande, sobrenatural, que me dilata a alma e me une a Jesus”.

Então neste mês missionário repleto de exemplo dos santos, não vamos fi car “aí” de braços cruzados esperando que os outros façam a nossa parte? Certamente pelo contrário sejamos de fato os colaborados do reino de Deus com muito amor e ardor missionário. Assim nos dispondo de tempo de nossas atividades para acolhermos os nossos irmãos e juntos construirmos uma igreja viva independente de raça, cor e questões sociais ou culturais. E para que isso aconteça indepen-dente de responsabilidades que a pessoa possa ter o importante é cultivar a virtude da humildade tendo consciência que cada fi lho de Deus é apenas administradores dos dons recebidos dEle..

Especial 1º de outubro de 2010 13

Informativo da Paróquia Santa Terezinha

O Paroquiano Periódico ‘O Paroquiano’. Edição 01, Mês de Outubro Ano 2010. Paróquia Santa Terezinha de Condor.

01/10 Kátia dos Santos / Brisabel da S. Tolfo / Lídia M. de Bairros02/10 Adrielly I. Keller / Bibiana B. Santos / João F. de Almeida / Maria E. Pacheco / Lúcia T. da Silva / Ângelo Macedo / Eloir Castoldi / Helena Inocêncio03/10 Veroni de F. Urnau / José Flori Frick05/10 Pablo Piasetzki / Evan-dro Carlos Bascheira06/10 Mateus Fedrigo / Flá-vio Lopes Albuquerque07/10 Leonides dos S. Baron08/10 Patrícia de F. P. Lautert09/10 João Luiz Dias10/10 Valdir Zillmer / Cilibrando R. Padilha / Francieli de F. Maciel11/10 Leonardo W. Teixeira / Loreni dos Santos Ebert12/10 Maiquel A. Hettler /

Gilmar Bang13/10 Karla dos Santos / Ervin Kel-ler / Rogério de J. A. dos Santos / Julio O. da Silva / André Marcus14/10 Eri J. de Andrade / Lorena de O. Silva / Edemar Montagner 15/10 Lori A. Langner17/10 Fátima Leal Leães18/10 Fábio J. da S. Badke / Shen Yun Hai / Janice A. Paulus / José L. T. dos Santos / Guido João Alberto Stalhofer19/10 Terezinha Feldmann / Ronaldo Oliveira Cardoso20/10 Luiz R. de Oliveira / Ro-meu Winter / Neusa M. de Oli-veira / Elisabete N. Machado21/10 Christian G. Pfeifer / Nara de Godoy / Victor O. de Oliveira / Araci E. Dill / Elaine L.B. Rodrigues / Lurdes M. dos Santos

Aniversários do Mês

Bodas de Casamento04/10 João André Baron e Geni Helena Baron; 05/10 Ernin Keller e Erna Keller / Roberto da Silva Duarte e Luiza Duarte; 06/10 Alexandre de Oliveira Pinheiro e Eliane Jussara da Rosa Leal; 09/10 Sebastião Bueno dos Santos e Natália Dias dos Santos; 10/10 Celso da Silva Araújo e Sandra Cristina Sering; 12/10 Alcedor de Oliveira Quevedo e Anadir Fátima dos Santos Quevedo; 28/10 André Darci Rodrigues e Iloiva Rodrigues

ENTRADASAluguel Salão R$75,00Coleta Comunid. R$248,45Coleta Capelas R$20,00Coleta Matriz R$869,60Dízimo 10% R$415,97Dízimo 60% R$2.495,85Dízimo Matriz R$3.462,00Reemb. Mat. Rel. R$27,00Reemb. Diversos R$65,00Total Entradas R$7.687,87

SAÍDASDimensão ReligiosaÁgua R$81,48Auxílio Diverso R$233,36Alimentação R$289,69

Bens Longa Dur. R$100,00Combustível 2m R$529,99Cursos R$376,24Correio R$1,05Energia Elétrica R$215,20Funcionários (1) R$354,43GPS R$618,48Juros R$7,52Internet R$52,90Inss Pe. R$255,00Inseticida R$7,60Insumo Horta Jar. R$35,54Mat. Hig. e Limp. R$215,77Material Culto R$290,10Material uso dom. R$111,69Mat. Escritório R$45,25Manut. Imóveis R$206,45

Manut. Mov. e U. R$50,00Manut. Veículo R$574,60Publicações R$350,00Pedágios R$6,00Repasse Mitra R$679,97Telefone R$294,01Pgto MitraHonorários Mens. R$216,00PIS R$17,16Kleros/PIS R$30,00FGTS R$198,91Fundo Saúde Par. R$127,50A Voz da Diocese R$10,28Seguro Frota R$228,55Total Saídas R$6.810,72SALDO CAIXA R$1.243,37SALDO BANCO R$1.913,34

23/10 Eunice C. B. Barzotto / Bianca Un-garatti / Maicon V. Dreelich / Rogério T. da Silva / Neusa de F. Paim / Leonel Ungaratti24/10 Eduardo G. Graffunder / Amanda Fripp / Ivone J. dos Santos / Cleuci Eva Frank25/10 Elia Canzi Oster26/10 João N. Ribeiro / Maria Luiza Barcellos Araújo27/10 Jéssica A. de M. da Silva / Fer-nando de M. da Silva / Adriane Posso28/10 Cristiane de O. Borba / Lucas da S. Martins / Patrícia de O. Borba / Lucas da S. Martins / Patrícia Roth29/10 Jean C. Meira Lourenço30/10 Lourdes A. Tolentino31/10 Erica da Motta / Paulo P. da Motta / Tânia M. Novais / Maicon A. da Silva / Denise I. Wuaden

Palavra do PárocoPadre Darci Rodrigues

01/10 Missa e Bênção da saúde 17h na Igreja Matriz – Apostolado da Oração e às 19h Reunião Cursilistas da esquina Beck02/10 Missa 19h Igreja Matriz Santa Terezinha06/10 REUNIÃO CATEQUISANDOS E FAMILIAS DA CAPELA NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ COLONIA CASCH ÀS 19h3007/10 REUNIÃO ALGUMAS PESSOAS PARA ELABORAR PLANO D E PASTORAL DA PAROQUIA08/10 Inicia a novena às 19h30 capela São José na Barra do Barbosa (o pessoal da matriz leva a imagem de S. Terezinha)08/10 REUNIÃO DE MANHÃ COORDENAÇÃO CATEQUESE ÀS 15h 09/10 19h30 Capela Nossa Senhora de Lourdes na Mambuca10/10 ROMARIA DE FÁTIMA EM CRUZ ALTA10/10 20h Capela Menino Jesus na Linha da Divisa11/10 19h30 Capela Nossa Senhora Aparecida no Pontão dos Buenos12/10 19h30 CAPELA NOSSA SENHORA DA LUZ NA ESQUINA BECK13/10 19h30 Capela Cristo Rei no Capão da Chave14/10 19h30 Capela Nossa Senhora Rainha na Colônia Casch15/10 19h30 Comunidade Nossa Senhora de Fátima no Bairro Bom Jesus16/10 19h30 na matriz Santa Terezinha17/10 FESTA EM HONRA A SANTA TEREZINHA COM A PRESENÇA DAS IMAGENS DOS SANTOS PADROEIROS ÀS 10H MISSA COM O FREI LIRIO19/10 REUNIÃO PASTORAL DA CRIANÇA NO SALÃO PAROQUIAL ÀS 14h23/10 Missa 19h30min Igreja Matriz24/10 Missa 10h Festa em honra Nossa Senhora Aparecida no Pontão dos Buenos (IV RO-MARIA DE N.S. APARECIDA COM CAVALGADA E MISSA CRIOULA)27/10 REUNIÃO PADRES E LEIGOS EM CHAPADA – ÀS 08h3028/10 REUNIÃO 15h PAIS, CATEQUIZANDOS E COMUNIDADE EM GERAL na Capela S. José Barra Barbosa – catequese e dízimo 31/10 Missa 09h Igreja Matriz

Balancete de Agosto

Data Equipe Ministros Cantores Dízimo MicrofonesEscala da liturgia para Missas do mês de Outubro

09/10 Ministros Marlene Marcos, Mariza Elton, Maria Cleni Sábado Neli Cleni Sidinei16/10 Pastoral do Rosângela Marcos, Cleni César, Sandra Marcos Domingo Dízimo Fátima Mariza Amauri, Elisângela

02/10 Pastoral Batismo Anita Cléber, Jairo José, Izabel Mariza Sábado e Noivos Sônia Felipe Ana, Maicon

01/10 Apostolado da Todos Jairo, Felipe Marcos Sexta Oração Marcos, Mariza

A VOZ DO DÍZIMO

Agradecer a Deus pela sua presença em nós e entre nós. É dizer obrigado pelo dom da vida, pela beleza da natureza, pela existência do homem e da mulher. É louvar a Deus pela sua bondade, pela sua ternura, pelo seu amor. Seja você também um dizimista consciente. Faça brotar dentro de você a semente da caridade e entenda de fato o que é o dízimo. Lem-bre-se: quem contribui, recebe em dobro a sua generosidade.Passe na Secretaria da Paróquia ou no Plantão do Dízimo para fazer a sua devolução. Desde já agradecemos a sua contribuição consciente e generosa.

17/10 Coordenação João Manoel Todos José, Izabel Felipe Domingo Liturgia Anita Ana, Maicon23/10 Crismandos Sônia Hugo, Jairo Valdir, Clair Jairo Domingo Neli Felipe, Cléber Cássia, Hélio31/10 Festeiros Marlene Elisson, Hugo Lisete, Carlos Felipe Domingo Rosângela Felipe Maneco

Avisos Mês de Outubro

SER DIZIMISTA É...

Page 14: Edição dia 01 de outubro de 2010

Eu ví...

ClassiVila

1º de outubro de 201014

- Em função das repercussões do que escrevi aqui na

tem outros que fazem da nossa pro-fi sssão um trabalho árduo e digno.(ainda, leia a coluna a seguir);

Também, publico o que foi pos-tado por uma servidora de escola. Assim, como a professora Renata diz a seguir, não vou publicar no-mes, mas não por indefi nição, mas para preservar os que não têm o mesmo acesso público que tenho:

- Olá Marcelo. Só queria da meus parabéns pelo que barbarida-de de sabado... quando eu penso que ja vi tudo la na escola, me aparece cada “professora” que mais pare-cem umas bonequinhas enfeitadas, c achando. E nós como funcionarias temos que aguentar cada cara feia de algumas profes, que acham ser melhor por terem mais estudos que nós... desculpa meu desabafo, mas

a coisa ta feia na educaçao hoje em dia. É complicado dizerem que são educadoras c elas própria não tem educaçao com as pessoas. Aind bem que tem muitos profes que colocam a camiseta e vão a luta. Desculpa qualquer coisa, abraços

- E, através do nome da Renata, quero pedir desculpas aos que ofendi e não mereceram. Porém, digo também, que também me senti muito ofendido pelos comentários maldozos que fo-ram feitos entre os tão dignos profes-sores a partir de uma simples manche-te na edição do dia 18/09.

Então, aos que entenderam por bem, mais uma vez, me desculpem! Aos que me entenderam por mal, desculpem-me a partir de agora, mas dediquem-se com mais intensidade aos seus trabalhos.

Que Barbaridade! por Marcelo Fripp

repercussões do que escrevi aqui na

semana passada vou publicar algumas res-

postas que me foram postas através da internet, também, assim como me dei o direito de escrever o que escre-vi, estou publicando a resposta en-caminhada pela professora Lucinéia Renata M. Zborowskí, presidente da Associação dos Professores Munici-pais, como segue:

- marcelo!não quero que vc entenda isso

como uma ofensa, pois em meio a tantas debates fervorosos não me contive e escrevi, já que são poucos que colocam a cara a tapa...bom.to aprendendo ctgo...apenas tento mostrar que em meio a alguns exis-

VENDO Filhotes de Cachorro Linguicinha (1 cachorra e 3 ca-chorros), por R$50. Tratar 9167 1758 ou 3379 1000.

ALUGO Sala Comercial na Rua Marechal Floriano, 30 - sala 101 - Galeria Prager. Tratar 3379 1303 ou 9127 4689

VENDO Monza SLE ano 88, c/ dire-ção, vidro elétrico, câmbio automático, banco de couro. Tratar 9144 3283

VENDO Moto TWISTER 2006/2007. Com IPVA 2010 pago. Ótimo preço. Tratar 9137 0812

VENDO casa c/ 90m² na Rua Reinol-do Felipe Breunig, 181. Tratar 9154 9543

VENDO Moto Honda Pop, Ano 2007, semi nova, ótimo preço. Tratar 9101 7255

VENDO Moto Bis Web Ano 2006 Modelo 2007. Faço parcelado. Tratar 9634 5611

VENDO Peugeot 206, 1.6 ano 2001, prata, 4 portas, completo. Tratar 9135 3579

VENDO Máquina de lavar roupa, Muller, 5Kg, nova, programada, cen-trífuga com turbilhamento , faz tudo , por R$ 400 à vista.VENDO Cilindro manual por R$ 30.VENDO Máquina de Costura Elétrica Elgin por R$ 250. Tratar 9634 5611

VENDO GOL copa 1.6, ano 1994 completo, direção hidráulica, vidro elétrico, porta mala elétrico, alarme, ótimo estado. Tratar 9115 3141

Cruzadinha Resposta anterior

Rua do Comércio, 625 - Fone 3379 1676 e 9151 2444

A poucos dias do Dia do professor, não me contive em escrever. Culpa do nosso amigo Marcelo que na sua tão polêmica coluna, deixou entre nós professores senti-mento de indignação.

Mesmo tendo ele o de-vido cuidado em colocar o pronome indefi nido “AL-GUNS professores” sei que

faço parte dessa nova geração de professores que na medida do seu possível não mede esforços em manter e garantir uma educação de qualidade para nossas crian-ças e os fi lhos de tantos pais que leram a reportagem.

Então, peço a todos que após a leitura pense ou repense sobre sua opinião a respeito da profi ssão PRO-FESSOR. Uma profi ssão banalizada por tantos ou até mesmo pela mídia que vem apontando apenas um lado da moeda. É nesse intuito que escrevo para mostrar a outra face, contar à comunidade que em nosso muni-cípio temos um quadro de professores dos mais quali-fi cados, graduados e em sua maioria pós-graduados. Pessoas que muitos sábados deixam sua casa, seus afa-zeres e sua família para fazer valer e garantir eventos de nosso município.

Lembrem então do desfi le cívico, tudo aquilo que

foi apresentado à comunidade con-dorense foi realizado e feito não só em horário escolar. Muitas noites e horários extras foram marcados

para apresentar e representar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido em nossas escolas.

Perguntem a um fi lho de professora como é a vida de sua mãe, uma mulher que tantas vezes está a edu-car os fi lhos de tantos e pouco tempo tem para os seus. Quantas vezes ouvimos, não nos recreios, mas nas reu-niões de área, de turno, de escola, de projetos...nem sei mais quantas que seu fi lho desta está na casa da avó, ou da tia ou de alguém que podia fi car com ele.

Não posso deixar de mencionar ainda os inúmeros cursos de aperfeiçoamentos que nos são impostos, os quais indiscutivelmente devemos fazer, tantos sábados lindos estamos em Ijuí para cansativas e extensas pales-tras, trocas de experiências e propostas de ensino.

Conversem com as nossas diretoras Eunice e Rosilene o nível de stress a que os professores são submetidos a fi m de realizar registros, projetos, relatórios e presenças on line para melhorar o desempenho da educação do RS. Diante das constantes mudanças nossos cadernos fi carão amarelados.

Realmente somos uma classe que cobra melhorias e busca mais valorização, mas nos faz também muito bem uma novela a noite , porque passar uma tarde in-teira com 20 ou 30 alunos em uma sala de aula , nas suas maiores diferenças de aprendizado e comporta-mento não é no mínimo nada fácil.

Cai-nos muito bem rir, conversar, ouvir, tomar um

bom chimarrão a tardinha e até mesmo ter uma rede social. E se assim não o fi zermos teremos mais professores em tratamentos psicológicos e tomando medicamentos antidepressivos para aliviar e suportar a carga do dia-a-dia.

Sou dessa nova geração de professores, mas tenho muito orgulho disso por-que foi através de meus professores mencionados pelo Marcelo que dou minhas aulas, uns me serviram de inspiração, mas outros ajudaram a rever as minhas atitudes em sala e a maneira de repassar o conhecimento aos meus alunos.

E quanto ao salário esperamos sim ao fi m do mês por ele, como qual-quer outro funcionário ou profi ssão. Considero também que por tudo o que fazemos em turno inversos deveríamos ganhar hora extra como tan-tos outros funcionários ou que ao menos pudéssemos sair de nossas es-colas e ter uma vida própria, sem levarmos conosco pilhas de cadernos, provas e trabalhos para aproveitar as noites e os fi ns de semana .

Em meio a tantas programações e afazeres, realmente, muitas ve-zes nos falta tempo para planejar nossas aulas, pois muitos professores por necessidade fi nanceira, acabam estendendo sua jornada de serviço para 50 ou 60 horas semanais.

Não considerem isso uma queixa ou um desgosto pelo que faço, con-siderem uma nova maneira de encarar a PROFISSÃO PROFESSOR e enxergar nela um desafi o em educar uma nova geração de crianças. A geração Y, ligada a tudo, a internet e celulares, as mudanças de concei-tos e preceitos, a um mundo virtual e midiático que pouco ensina e inva-de nossas salas de aula com novos valores que precisam ser apontados e questionados por nós professores.

Mas, apesar de tudo e tanto trabalho e tantas reuniões e tantos e eventos... e de pouco tempo para uma vida particular é com sinceridade que digo: SER PROFESSOR É UM DESAFIO PARA POUCOS, e em nome da a APROCON (Associação dos Professores de Condor) venho a público homenagear esta classe e esta nova geração de professores que aceitou o desafi o de ensinar e educar em pleno século XXI.

Ser professor: um desafi o para poucos

Profª Lucinéia Renata M. Zborowskí

Page 15: Edição dia 01 de outubro de 2010

Lazer 1º de outubro de 201015

SAGITÁRIO - Uma onda po-sitiva trará alegria para o coti-diano. Reconheça quem esteve

a seu lado e retribua com atenção. Livre-se das ansiedades buscando situações concretas e presentes. De nada adianta sofrer por ante-cipação. Esta é uma fase de prosperidade.

CAPRICÓRNIO -No seu caso, as mais simples e honestas já são suficientes. Você não necessita

criar grande estardalhaço para mostrar o que sen-te ou deseja. Busque a simplicidade de intenções quando o assunto for emoções. Vem aí excelente momento de troca no amor e na família

AQUÁRIO - Por vezes, preocupa-se mais com os outros do que com seus problemas. Essa dinâmica é

louvável. Mas, nos próximos dias, dê mais atenção a seus desejos e sentimentos. Não há erro em buscar o prazer pessoal em certas situações do cotidiano. isso dará força e criará uma aura favorável em sua vida.

PEIXES - Quanto mais ob-servar o lado prático da vida, maiores são as chances de

alcançar seus objetivos. É importante sonhar desde que haja espaço para a ma-terialização dos desejos. Deixe de lado o devaneio e abra um caminho seguro para o sucesso.

LEÃO - Não dê espaço para incertezas. É hora de agir com fi rmeza rumo ao sucesso. Seus

esforços serão reconhecidos desde que haja constância de propósito. Uma ajuda virá de onde menos espera. Livre-se do passado e siga em frente sem medo. Sucesso.

VIRGEM - Procure o que é consistente e deixe de lado as incertezas o caminho. Pare de

dar prosseguimento às situações que não pro-movem frutos. Lembre-se que sua natureza é crítica e analítica. Estes são instrumentos pode-rosos. Use-os com eficiência.

LIBRA - Abra espaço para no-vas energias. Lembre-se: tudo o que fi ca estagnado impede as

vibrações positivas. isso também serve para os relacionamentos e a área profi ssional. inovar é a palavra-chave. Postura indecisa não leva a lugar nenhum. tome decisões e boa sorte.

ESCORPIÃO - Mesmo que alguns fatos ainda não estejam bem ajustados no amor, não

é hora para rupturas ou medidas drásticas. Calma e paciência. Verifi que o lado ideal das coisas e nutra o entendimento. Situações mal explicadas não produzem bons frutos. Mante-nha postura consciente diante dos desafi os.

ÁRIES - Sua criatividade está num excelente nível e o senso de estética incentiva ainda mais a bus-

ca por situações agradáveis. A meta é a realização de projetos profissionais. Para tal, é fundamental se especializar nas áreas de sua atuação. Conte com a ajuda de amigos e ouça as boas sugestões..

TOURO - o sucesso está próximo, não perca nenhu-ma oportunidade. Preste

atenção na assinatura de documentos. Ve-rifi que todas as possibilidades antes de se decidir. A imagem pessoal está marcante. Use esse magnetismo a seu favor.

GÊMEOS - Livre-se do que já não faz sentido em sua vida, tanto material quanto emocional. Abra

espaço para novas energias. A fase de renovação está chegando. Não se preocupe com situações cotidianas que ainda não estão de acordo com o que planejou. Calma! Boas vibrações.

CÂNCER - Renove laços de amizade. Buscar alia-dos é a chave do sucesso.

Use seu magnetismo e observe os re-sultados. Com charme e elegância você conseguirá atrair gente interessante e sensível. Boa alimentação e períodos de descanso e lazer são recomendados.

Sudoku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de núme-ros. O objetivo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada co-luna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo.

Sudoku Gastronomia

Horóscopo da semana

RECEITAS para o fi nal de semana

Ingredientes4 xícaras (chá) de 2 colheres (sopa) de óleo 1 cebola picada 2 dentes de alho picado 1 pimentão verde picado 1 lata de molho de tomate 1 colher (café) de cominho 1 colher (sopa) de molho de pimenta 1 xícara (chá) de queijo prato em cubos ¼ xícara (chá) de coentro picado Gotas de limão a gosto.Modo de Preparo

Em uma panela aqueça o óleo em fogo médio, doure a cebola, o alho e o pimen-tão por 2 minutos. Adicione o molho de pi-menta e cozinhe por 5 minutos. Misture com o arroz cozido o queijo prato e o coentro. Abaixe o fogo tampe e abafe por 5 minutos. Pingue gotas de l imão e sirva acompanhado de carne, aves e peixes.

Este prato rende aproximadamente 8 por-ções.

Arroz Temperado Mexicano

As receitas são sugestões de Viviane Barcellos Schmidt

POLÍCIA CIVIL DE SANTA CA-TARINA - SC546 vagas para escrivão e agente, nível superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 22/10 pelo site www.acafe.org.br

MINISTÉRIO PÚBLICO - RS24 vagas para agente administrativo, nível 2º grau, remuneração de até R$ 3.177,43. As inscrições podem ser fei-tas até o dia 08/10 pelo www.concur-sosfcc.com.br

POLICIA CIVIL DE SANTA CA-TARINA / SC67 vagas para psicólogo da polícia ci-vil, nível superior. As inscrições po-dem ser feitas até o dia 22/10 pelo site www.acafe.org.br

UFSM - UNIVERSIDADE FEDE-RAL DE SANTA MARIA - RS17 vagas para professores, nível superior, remuneração de até R$ 7.333,67. As inscrições podem ser feitas até o dia 03/10 pelo site www.ufsm.br/concurso

Concursos

Solu

ção A

nter

ior

Amistosos de Futebol

Sábado 1º/10CondorAssemco16h - Tertúlia x 7 de setembro de catuipe

Campo do Grêmio14h - Austral x 8 de julho

PanambiCampo do Roma14h30 -São josé x Roma

Dicas de Filmes A Última DançaGênero:RomanceSinopse: A companhia agora vê a chance de se manter unida estreando esta obra. Entretanto, para que isso aconteça, eles precisam chamar os três dançarinos originais, Travis McPhearson (Patrick Swayze), Chrissa Lindh (Lisa Niemi) e Max Delgado (George Delapena) que haviam abandonado o grupo. Os três se unem, lutan-do contra o tempo e relacionamentos mal re-solvidos, para dançar a coreografia, a mesma que havia terminado suas carreiras de forma traumática. E acabam descobrindo que antes de enfrentar a dança, eles terão primeiro que confrontar a verdade dentro de cada um..

O Alvo FinalGênero: Ação

Homem de Ferro 2Gênero: Ação

A Ilha do MedoGênero: Policial

Cela 211Gênero: Drama

Robin HoodGênero: Aventura

Mundo EncantadoGênero: Animação

Fuga ImpossívelGênero: Ação

Ninja AssassinoGênero: Ação

Ingredientesmeio quilo de massameia xícara de iogurte natural1 xícara e meia de maionese1 colher (sopa) de manjericão1 colher (sopa) de alecrim2 xícaras de tomate cerejasuco de meio limãomeio molho de salsameio molho de cebolinhaModo de Preparo Comece preparando a massa. Escolha a do tipo parafuso, fu-

siili. Esquente uma panela com bastante água. Quando ferver coloque um fi o de óleo e uma colher de sal. Junte a massa e espere cozinhar o tempo indicado na embalagem.

Com a massa cozida, escorra e deixe esfriar.Misture a maionese com o iogurte.Agora prepare o molho. Junte à maionese misturada com io-

gurte o manjericão, o alecrim, o tomate cereja partido em me-tades (separe alguns para enfeitar), o suco de limão, a salsa e a cebolinha picadas. Mexa bem.

Agora misture o molho à massa fria. Arrume em um prato, enfeite com os tomates que sobraram e sirva em seguida.

Salada Parafuso

Page 16: Edição dia 01 de outubro de 2010

1º de outubro de 2010

Rua do Comércio, 858 - Condor / Fone 3379 1066

Restaurante e Pizzaria

Assista aos Jogos do Gauchão,Libertadores e Copa do Brasil

MEGA BAILE

Os Atuais e

Banda Quinta Estação Show

HOJE