edição do dia 15/02/2013

8
oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] ANO 7 NÚMERO 1144 SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00 Abertas as inscrições para cursos de formação de professores Educação Básica Está aberto, até o dia 18 de março, o período de pré-inscrição nos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Bási- ca (Parfor) pelo endereço eletrônico: http://freire.mec.gov.br Podem se pré- inscrever os profissionais cadastrados no Educacenso na função docen- tes e tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos ofertados por instituições de educação superior são gratuitos. O prazo não será prorrogado. O Parfor, na modalidade presencial, está disponibilizando em todo o país mais de 34,1 mil vagas em cursos de licen- ciatura para este ano. No Maranhão serão 44.786 vagas, das quais 15.777 na rede estadual e 28.991 nas redes municipais de ensino.Página 3 Futebol O técnico Tite está há quase dois anos e meio no comando do Corinthians e conquistou quase tudo. Os títulos do Campeonato Brasileiro, em 2011, da Taça Libertadores e do Mundial de Clu- bes, ambos em 2012, deixaram o comandante com status de ídolo entre os torcedores alvinegros. Às vésperas da estreia em mais uma Libertadores, na próxima quarta-feira, contra o San José, da Bo- lívia, Tite admitiu que este trabalho no Timão já é o maior de sua carreira profissional. Página 5 Tite: ‘Meu maior trabalho até agora foi o do Corinthians’ P ODER Redes Sociais Definida desapropriação de casas sobre o canal Na manhã desta quinta-feira (14), o secretário de Urbanismo (Semurh), Felipe Camarão, e a vereadora Rose Sales estiveram reunidos com os moradores das casas sobre o canal Cohab-Cohatrac. O encontro foi realizado na sede do Centro Social Urbano (CSU) e teve como objetivo dialogar sobre a desapropriação da área. As obras do canal do Cohatrac/Cohab não resistiram a forte chuva e parte da estrutura foi arrastada pela força da água. Em vistoria realizada pela Secretaria de Obras e Servi- ços Públicos (Semosp) foi detectado que as saídas de escoamento de águas pluviais foram obstruídas pela rede de esgoto e o acúmulo de dejetos provocou alagamentos nas casas construídas sobre o córrego e em várias ruas da Cohab. Página 3 Cohab-Cohatrac Lava-Pratos agita Ribamar neste fim de semana Inscrições para exame do EJA podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro Página 5 Página 6 Reunião define desapropriação de casas sobre o canal Cohab-Cohatrac

Upload: o-quarto-poder

Post on 17-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

o quarto poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 15/02/2013

oquartopoder.com

[email protected]

Twitter - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto Poder

Orkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

ANO 7 NÚMERO 1144 SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00

Abertas as inscrições paracursos de formação de professores

Educação Básica

Está aberto, até o dia 18 de março, o período de pré-inscrição noscursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Bási-ca (Parfor) pelo endereço eletrônico: http://freire.mec.gov.br Podem se pré-inscrever os profissionais cadastrados no Educacenso na função docen-tes e tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Oscursos ofertados por instituições de educação superior são gratuitos. Oprazo não será prorrogado. O Parfor, na modalidade presencial, estádisponibilizando em todo o país mais de 34,1 mil vagas em cursos de licen-ciatura para este ano. No Maranhão serão 44.786 vagas, das quais 15.777na rede estadual e 28.991 nas redes municipais de ensino.Página 3

Futebol

O técnico Tite está há quase dois anos e meiono comando do Corinthians e conquistou quasetudo. Os tí tulos do Campeonato Brasi leiro, em2011, da Taça Libertadores e do Mundial de Clu-bes, ambos em 2012, deixaram o comandante comstatus de ídolo entre os torcedores alvinegros. Àsvésperas da estreia em mais uma Libertadores,na próxima quarta-feira, contra o San José, da Bo-lívia, Tite admitiu que este trabalho no Timão já é omaior de sua carreira profissional.Página 5

Tite: ‘Meu maior trabalhoaté agora foi o do Corinthians’

PODER

Redes Sociais

Definida desapropriação

de casas sobre o canalNa manhã desta quinta-feira (14), o secretário de Urbanismo (Semurh), Felipe

Camarão, e a vereadora Rose Sales estiveram reunidos com os moradores das casassobre o canal Cohab-Cohatrac. O encontro foi realizado na sede do Centro SocialUrbano (CSU) e teve como objetivo dialogar sobre a desapropriação da área. As obrasdo canal do Cohatrac/Cohab não resistiram a forte chuva e parte da estrutura foiarrastada pela força da água. Em vistoria realizada pela Secretaria de Obras e Servi-ços Públicos (Semosp) foi detectado que as saídas de escoamento de águas pluviaisforam obstruídas pela rede de esgoto e o acúmulo de dejetos provocou alagamentosnas casas construídas sobre o córrego e em várias ruas da Cohab.Página 3

Cohab-Cohatrac

Lava-Pratos agita Ribamarneste fim de semana

Inscrições para exame do EJA podemser feitas até o dia 28 de fevereiro

Página 5

Página 6

Reunião define desapropriação decasas sobre o canal Cohab-Cohatrac

Page 2: Edição do dia 15/02/2013

2 O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013- Geral

Socorrão I realizou mais de 750

atendimentos durante o carnavalO Hospital Municipal

Djalma Marques (HMDM)realizou aproximadamente793 atendimentos durante oferiado de Carnaval. O ba-lanço tem como base osprocedimentos executadosa partir de meia-noite de sá-bado, 09, até as primeirashoras desta quarta-feira, 13.

Pela primeira vez estásendo realizado um levan-tamento no número deprocedimentos, por issonão há uma comparaçãocom os dados dos anosanteriores. Os númerosmostram o êxito dos ser-viços de urgência e emer-gência oferecidos pelaPrefeitura de São Luís, pormeio da Secretar ia deSaúde (Semus), à popula-ção durante o período car-navalesco.

Os principais motivosda procura pela emergên-cia do Socorrão I foram ví-timas de acidentes de trân-sito, vítimas de agressãofísica, vítimas de arma defogo, vítimas de arma bran-ca, vítimas de queimadu-ras, vítimas de agressão

por assalto e vítimas dequedas.

Os demais atendimen-tos de casos de clínicamédica foram recebidospelo Serviço de ProntoAtendimento (SPA) do So-corrão I, que funcionou deforma integral durante osquatro dias de carnaval.Entre as causas da procu-ra pelo hospital estavampacientes com alergia, do-res de qualquer tipo, asma,diarreia, epilepsia, febre,pressão arterial, tosse e vô-mito. Diante de todos osatendimentos foram contabi-lizadas duas mortes, umapor arma de fogo e outra víti-ma de acidente de trânsito.

Durante o período carna-valesco o hospital reforçouseu estoque no banco desangue, o que possibilitoua oferta de acordo com a de-manda prevista para feriado.O Socorrão I preparou umesquema de trabalho quedisponibilizou reforço emtoda a equipe assistencial,com médicos, equipe deenfermagem e suporte.

O diretor geral do hospi-

tal, Yglésio Moyses, afir-mou que o balanço do Car-naval de 2013 foi positivo.Segundo ele, isso se deveà qualidade e agilidade doserviço prestado pela equi-pe do Socorrão I, que en-volve desde raios-x, centrocirúrgico, médicos, enfer-meiros, técnicos de enfer-magem e maqueiros. "Pres-tamos um serviço mais efi-ciente à população. Eleva-mos o número de profissio-nais para trabalhar nessa datafestiva", revelou o diretor.

Marcelo Rosa, diretoradministrativo que esteve deplantão no hospital duranteos quatro dias de carnaval,junto com Yglésio Moyses,contou que “tudo transcor-reu dentro da expectativa,sem maiores problemas”.Os diretores ainda aprovei-taram para destacar que deacordo com a preparaçãoprévia não ocorreu uma su-perlotação dos corredoresdo hospital. “Passamos afase mais crítica com certatranquilidade”, concluiu.

Óbitos decorrentes doCarnaval

Apesar de 102 procedi-mentos cirúrgicos realiza-dos no período, número con-siderado alto, houve apenasdois óbitos. O diretor geral,Yglésio Moyses destacou otrabalho eficiente de toda aequipe do Socorrão I comodeterminante para essa bai-xa mortalidade no períodode Carnaval.

"Além do nosso planeja-mento estratégico, a quali-dade de todos os funcioná-rios do Hospital fez a dife-rença. Aqui, há necessida-de de se destacar o traba-lho das equipes cirúrgicas,pois nesse período as cau-sas traumáticas predomi-nam e justamente esse bri-lhante trabalho colaboroupara que tivéssemos apenasdois óbitos no período car-navalesco", completou.

Campanha de doaçãoNo próximo dia 20 de fe-

vereiro, o Socorrão I vai re-alizar uma campanha dedoação de sangue para queo banco de sangue do He-momar e do hospital sejareposto. A parceria foi soli-citada no final de janeiro.

MP da Alfabetização na IdadeCerta poderá ser votada

Na próxima terça-feira

Atendimento

MPF de Minas analisa

declaração sobre elo

entre Lula e mensalão

Política

O procurador do Ministé-rio Público Federal em MinasGerais Leonardo AugustoMelo analisa o depoimentoem que Marcos Valério, con-denado como operador domensalão, acusou o ex-pre-sidente Luiz Inácio Lula daSilva de envolvimento com oesquema de compra de vo-tos no Congresso Nacional.De acordo com o MPF, odocumento chegou à sede dainstituição, em Belo Horizon-te, nesta quarta-feira (13), efoi encaminhado ao Núcleo dePatrimônio Público.

No dia 6 deste mês, o pro-curador-geral da República,Roberto Gurgel, informou quehavia enviado o depoimentoao MPF de Minas. "Está sen-do encaminhado para a Pro-curadoria da República deMinas Gerais. [...] Depois deuma verificação cuidadosa,verificamos que já existe pro-cedimento decorrente de atodo ministro Joaquim Barbo-sa, que trata de assunto re-lacionado ao processo domensalão", informou Gurgelapós a posse de Sérgio Kuki-na como ministro do Superi-or Tribunal de Justiça (STJ),na última semana.

O MPF informou que nãohá previsão para a conclusãoda análise, quando o procu-rador Leonardo Augusto Melovai dizer se investiga ou ar-quiva as acusações de Valé-rio. Segundo o órgão, Melo vaianalisar ainda todos os pro-cessos desmembrados dasinvestigações do mensalão.

Em depoimento dado emsetembro, Valério disse queLula autorizou empréstimos

dos bancos Rural e BMGpara o PT, com o objetivo deviabilizar o esquema, segun-do o jornal "O Estado de S.Paulo". Além disso, de acor-do com o jornal, Valério afir-mou no depoimento que des-pesas pessoais do ex-presi-dente foram pagas com essedinheiro.

Como Lula não tem maisforo privilegiado no Supremo,o que acontece com o presi-dente da República, ministrose parlamentares, o processonão pode ser analisado naProcuradoria Geral da Repú-blica.

Depoimento à PGRDe acordo com o jornal,

Valério procurou voluntaria-mente a Procuradoria Geralapós ser condenado pelo STFa 40 anos, dois meses e dezdias de prisão pelos crimesde formação de quadrilha,corrupção ativa, peculato, la-vagem de dinheiro e evasãode divisas no processo domensalão. Em troca do novodepoimento e de mais infor-mações sobre o esquema dedesvio de dinheiro públicopara o PT, Valério pretendeobter proteção e redução desua pena.

A oitiva de Valério ocorreuno dia 24 de setembro, emBrasília. As declarações es-tão em 13 páginas. O "Esta-do de São Paulo” afirma queteve acesso à íntegra do de-poimento, assinado pelo ad-vogado do empresário, o cri-minalista Marcelo Leonardo,pela subprocuradora da Re-pública Cláudia Sampaio epela procuradora da Repúbli-ca Raquel Branquinho.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel

O relatório da comissãomista que estuda o PactoNacional pela Alfabetizaçãona Idade Certa, previsto naMedida provisória 586/12,poderá ser votado na próxi-ma terça-feira (19). O rela-tor na comissão mista, se-nador Eduardo Amorim(PSC-SE) deu parecer favo-rável à medida. Ele acolheutambém cinco das 60emendas apresentadas aotexto por deputados e se-nadores.

O Pacto tem o objetivode promover a alfabetizaçãodos estudantes até os oitoanos de idade, no final doterceiro ano do ensino fun-damental da educação pú-blica, o que será medidopor avaliações periódicas.Para que isso corra, o pac-to deverá ampliar o investi-mento na formação conti-nuada de professores des-se três primeiros anos doensino fundamental.

Para cumprir o objetivo,o governo promete liberarR$ 1,1 bilhão já neste ano.O texto prevê apoio daUnião aos estados, muni-cípios e ao Distrito Fede-

ral, por meio do Fundo Na-cional de Desenvolvimentoda Educação (FNDE).

Sem prazosSegundo o presidente

da comissão mista, depu-tado Jesus Rodrigues (PT-PI) o apoio do Ministério daEducação será com assis-tência técnica. O parlamen-tar explicou também quenão há prazo para o cum-primento do pacto. “Nósvamos estabelecer metas

mais de qualificação, me-tas de trabalho para quenós possamos ter nossascrianças até os oito anosde idade alfabetizadas”, ex-plicou.

Rodrigues acrescentouque o programa não vaicombater apenas o analfa-betismo funcional. “Serãoalfabetizadas no sentido deler e entender o que estáescrito, de ler a carta de umcoleguinha a e entender o

que aquele coleguinha es-creveu pra ele e ter a suacarta entendida", detalhou.

Educação especialEntre as emendas aco-

lhidas pelo relator, estãoduas do deputado StepanNercessian (PPS-RJ) quetratam de educação espe-cial. Ele explica que umadas emendas aceitas incluino texto a formação iniciale continuada de professo-res capacitados para o en-sino especial. Já a outraemenda prevê recursospara o material didático paraa educação especial. "En-tão ela foi bem aceita, atéporque não existia na MPnada relacionado", explicou.

Outra emenda que foiparcialmente acolhida pelorelator, de autoria da sena-dora Vanessa Grazziotin(PCdoB-AM), inclui a for-mação continuada em cur-sos de pós-graduação paraalfabetizadores. O relatorsugeriu que os cursosapoiados sejam os relacio-nados à alfabetização e ofe-recidos por instituições pú-blicas que participarem dopacto.

Page 3: Edição do dia 15/02/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 Geral - 3

4º PODER PODER PODER PODER PODER

Diretor GeralUdes Cruz Filho

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

E-mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque. Univer-sitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

Canal Cohab-Cohatrac

Plataforma Paulo Freire

Abertas as inscrições paracursos de formação de professores

Política

Braide cobra cumprimentoda lei sobre matrículas de

alunos com deficiênciaO deputado Eduardo Brai-

de (PMN) ocupou a tribunada Assembleia Legislativa,nesta quinta-feira (14), paracobrar a imediata fiscaliza-ção e o cumprimento da leigarante o direito de matrí-cula a pessoas com neces-sidades especiais em esco-las próximas às suas resi-dências ou local de traba-lho, em todos os estabele-cimentos de ensino da redepública do Maranhão.

A lei foi uma iniciativa dodeputado Eduardo Braide(PMN), aprovada por unani-midade na Assembleia Legis-lativa, e posteriormente ve-tada e encaminhada à Casaem forma de anteprojeto delei pela governadora Rose-ana Sarney (PMDB), por sera matéria de exclusividadeconstitucional do PoderExecutivo estadual.

De acordo com o projeto,fica assegurado às pessoascom necessidades especiais- aptas a efetuar matrículaem estabelecimento de en-sino em qualquer grau, anoou série - o direito de efetuarmatrícula na escola mais pró-xima de sua residência ou deseu local de trabalho

Para Eduardo Braide, épreciso fazer cumprir a leiporque existem reclamaçõesde centenas de pessoascom necessidades especiaisque são obrigadas a se des-locar de bairros distantes dacapital, como a Cidade Ope-rária e a Cidade Olímpica,para realizar matrículas emescolas distantes como oCEGEL, no Canto da Fabril.

FRENTE PARLAMEN-TAR - O parlamentar elogiou

a iniciativa do deputado Othe-lino Neto (PPS), que apre-sentou projeto de resolução,propondo a criação da Fren-te Parlamentar de Apoio àPessoa com Deficiência. “Se-ria bom se a Frente encabe-çasse a luta para garantir amatrícula dos alunos comdeficiência nas escolas pú-blicas”, sugeriu.

No pronunciamento, Brai-de disse que acredita que aluta da Assembleia para garan-tir os direitos das pessoascom necessidades especiaisterá a participação efetiva doMinistério Público Estadual,representado pela Promotoriade Defesa das Pessoas comDeficiência e da Secretaria deEstado da Educação.

Eduardo Braide prometeurealizar uma visita ao secre-tário de Estado de Educação,Pedro Fernandes, e aos re-presentantes dos demaisórgãos competentes, parasolicitar a fiscalização e ocumprimento da lei que ga-rante a matrícula às pesso-as com deficiência em lo-cais mais próximos de suascasas e do trabalho.

Na manhã desta quinta-fei-ra (14), o secretário de Urba-nismo (Semurh), Felipe Cama-rão, e a vereadora Rose Salesestiveram reunidos com osmoradores das casas sobre ocanal Cohab-Cohatrac. O en-contro foi realizado na sede doCentro Social Urbano (CSU) eteve como objetivo dialogar so-bre a desapropriação da área.

As obras do canal do Co-hatrac/Cohab não resistirama forte chuva e parte da es-trutura foi arrastada pela for-ça da água. Em vistoria rea-lizada pela Secretaria de

Obras e Serviços Públicos(Semosp) foi detectado queas saídas de escoamento deáguas pluviais foram obstruí-das pela rede de esgoto e oacúmulo de dejetos provocoualagamentos nas casasconstruídas sobre o córregoe em várias ruas da Cohab.

A desobstrução dos cór-regos e a limpeza dos canaissão algumas das medidasemergenciais tomadas pelaadministração municipal paradiminuir os impactos do perío-do chuvoso para as 45 famíli-as que residem sobre o canal.

Equipes técnicas e assis-tentes sociais da Prefeiturade São Luís irão avaliar asestruturas das casas e emdois dias os moradores se-rão informados sobre os va-lores indenizatórios.

Segundo Felipe Cama-rão, reuniões já estavamacontecendo há cerca de trêssemanas para agilizar osacertos sobre valores indeni-zatórios e desapropriação docanal para dar continuidadea obra e evitar situações decalamidade ainda maiores.

“Nós recebemos essa

missão e vamos resolver asituação que se encontra.Esse canal deveria ter sidoconcluído em 2011. Já tive-mos reuniões com a comu-nidade e, com transparência,diálogo e trabalho conjuntocom os moradores chegare-mos a um consenso e valo-res justos a essas pessoas.Em primeiro lugar vamosatentar a segurança dessasfamílias e garantir a elas o di-reito fundamental da moradia”,declarou o titular da Semurh.

Moradora da localidadehá 30 anos, Maria das DoresAraujo, falou sobre a luta di-ária que se arrastou ao lon-go de vários anos para que opoder público desse a devidaassistência. “Há muitos anosfazemos vários abaixo-assi-nados para resolverem essasituação e nunca nos ajuda-ram, temos fé e acredito po-sitivamente que vai dar certo,agora será resolvido”, disse.

A situação das famíliasestá sendo avaliada pela Se-cretaria da Criança e As-sistência Social (Semcas) eDefesa Civil para devida ade-quação no aluguel social.Posteriormente, a Semcastambém efetuará o cadastropara sorteio no programa doGoverno Federal MinhaCasa, Minha Vida.

www.udesfilho.com

Reunião define desapropriaçãode casas sobre canal em SL

Está aberto, até o dia 18de março, o período de pré-inscrição nos cursos do Pla-no Nacional de Formação deProfessores da EducaçãoBásica (Parfor) pelo endere-ço eletrônico: http://freire.mec.gov.br Podem sepré-inscrever os profissionaiscadastrados no Educacensona função docentes e tradu-tores intérpretes de LínguaBrasileira de Sinais (Libras).Os cursos ofertados por ins-tituições de educação supe-rior são gratuitos. O prazonão será prorrogado.

O Parfor, na modalidadepresencial, está disponibili-zando em todo o país maisde 34,1 mil vagas em cur-sos de licenciatura para esteano. No Maranhão serão44.786 vagas, das quais15.777 na rede estadual e

28.991 nas redes municipaisde ensino.

Os professores das re-des públicas de ensino fede-ral, estadual e municipal, emexercício na educação bási-ca, podem realizar a pré-ins-crição na instituição de en-sino superior no curso preten-dido e acompanhar as orien-tações do calendário do Par-for 2013. Os cursos gratuitossão ofertados por instituiçõesde ensino superior parceirasda Coordenação de Aperfei-çoamento de Pessoal de Ní-vel Superior (Capes).

O processo de pré-inscri-ção deve ser feito somentepela Plataforma Freire(freire.mec.gov.br.). O profes-sor interessado deve se ca-dastrar nessa plataforma emanter os dados atualiza-dos. É importante, também,

que o professor tenha res-pondido o Censo Escolar,pois interfere no processo deseleção. Os critérios de se-leção são de responsabilida-de da instituição de ensinosuperior.

São ofertados três cursoso de Licenciatura para do-centes em exercício na redepública que não tenham for-mação superior, ou que, mes-mo tendo essa formação, sedisponham a realizar o cur-so de licenciatura na áreaem que atua em sala deaula.

A Segunda Licenciaturapara docentes que possuemformação em licenciatura,mas atuam em área distintadessa formação. Nessecaso os docentes deverãocomprovar ter pelos menostrês anos de exercício no

magistério na educação bá-sica e realizar sua pré-ins-crição no curso correspon-dente à disciplina que minis-tra em sala de aula. E For-mação Pedagógica para do-centes graduados, não li-cenciados que se encontramno exercício da docência narede pública da educaçãobásica.

O Parfor é um programaproposto pelo Ministério daEducação em regime de co-laboração com as institui-ções de ensino superior eSecretarias de Educaçãoestaduais e municipais. Oprograma visa à formação deprofessores da rede públicade ensino que necessitamde formação superior exigi-da pela LDB 9.394/96, naetapa ou disciplina que atu-am em sala de aula.

Page 4: Edição do dia 15/02/2013

4 O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013- Variedades

Resumodas NovelasSalve Jorge

Lado a LadoBerenice conta a Constânciaque Elias estudará na esco-la do morro. Padre Olegárioaconselha Alice a esquecerJonas. Alzira, mãe de Diva,chega ao teatro, e Fredericoe Mario demonstram nãogostar da surpresa. Guerradiz a Edgar que ele e Lauraestão com ciúmes de Ferrei-ra e Heloísa. Elias está commedo de encontrar Albertinho.Constância afirma que aospoucos resgatará Elias. Al-bertinho acusa Zé Maria deenvenenar Elias contra ele.Afonso encara Albertinho.

Morena e Waleska não con-seguem enganar Wanda.Berna pede para desabafarcom Lívia. Morena garante aWaleska que não vai deixarque nada aconteça a seu fi-lho. Pescoço mente paraDelzuite para não trabalhar.Théo e Márcia se beijam.Helô fica animada por conti-nuar investigando o caso deAisha. Lívia manda Wandanão pensar em se envolvercom Mustafa. Érica estranhao comportamento de Márciae comenta com Julinha, quetenta disfarçar. Celso e Anto-nia assinam o divórcio e re-clamam de compartilhar aguarda de Raissa. Márciafala para Théo que Érica vol-tou para o Rio de Janeiro.Érica e Celso se beijam. Ro-sângela comenta com Mo-rena que esteve na casadela. Helô confidencia paraRicardo suas suspeitascontra Lívia. Márcia contapara Érica que ela e Théose beijaram. Áurea diz aofilho que Márcia está inte-ressada nele. Sheila vê Lí-via na TV e decide falar comLucimar. Stenio não conse-gue proibir Drika de daruma festa. Lucimar fala paraos repórteres que Lívia nãoquer contar sobre o paradei-ro de Morena na Turquia.

Veruska observa Robertaguardar a chave de Vitório eavisa a Nenê. Roberta afirmaque Charlô é apaixonada porOtávio. Felipe não dá atençãoa Carolina. Kiko tenta tirarNando do estúdio. Nenê eVeruska vão para o aeropor-to. Roberta procura Nandono estúdio de Fábio. Analúacorda e se apressa paratentar ajudar Nando. Felipeentra em pânico com a de-colagem e Carolina disfarçao riso. Juliana pensa emNando. Analú leva Ulisses eZenon para o estúdio de Fá-bio. Kiko e Nando chegam aobeco. Roberta, Vânia, Analú,Ulisses e Zenon seguempara o local da armadilha deKiko. Nando briga com oscapangas. Todos chegamao beco e ajudam Nando.Durante a briga, Ulissesdesmaia nos braços de Vâ-nia. Charlô aconselha Julia-na a se declarar para Nan-do. Felipe teme ficar no mes-mo quarto que Carolina.

HoróscopoÁries21/3 a 20/4O dia favorece particularmente asrelações de amizade e o convíviosocial.

Touro21/4 a 20/5Aja discretamente neste dia. Às ve-zes, o segredo é a alma do negócio.A sua intuição pode ser a sua melhoraliada: confie mais em você!

Gêmeos21/5 a 20/6Bom momento para alargar os seushorizontes no trabalho. O dia está tra-

zendo a mudança e a possibilidade deviver novas experiências.

Câncer21/6 a 21/7Não tenha medo de sonhar alto. Sigaos seus instintos nos negócios e nãotenha receio de exercer a sua autori-dade.

Leão22/7 a 22/8Bom dia para somar forças com aspessoas que comungam dos mesmosideais e objetivos que você. Trabalhoem equipe tende a render mais nestemomento.

Guerra dos Sexos

Virgem23/8 a 22/9O setor profissional recebe ajuda dasestrelas, então, aproveite a boa fase paradar o melhor de si em tudo o que fizer.

Libra23/9 a 22/10Não se surpreenda se você sentir umamaior integração com todos à sua vol-ta, como se tudo estivesse acontecen-do no momento adequado.

Escorpião23/10 a 21/11Estará no auge da sua independênciae autonomia. Quem pensa em iniciar

uma atividade própria, pode começara colocar seus planos em prática, poisa hora é essa!

Sagitário22/11 a 21/12Excelente dia para quem quer conven-cer as pessoas a aderirem às suasideias. Trabalho que envolva comuni-cação ou entretenimento conta comboas energias.

Capricórnio22/12 a 20/1Excelente momento para desenrolarquestões que envolvam o seu lar eseus parentes. O dia pode ser muito

produtivo e, caso precise de ajuda,busque o apoio de alguém da família.

Aquário21/1 a 19/2Sua expressão verbal estará bem-hu-morada e a sua interação com os ou-tros vai se tornar mais fácil. Trabalhosque envolvam o universo femininoestão especialmente favorecidos hoje.

Peixes20/2 a 20/3Discrição é a palavra de ordem emtodos os setores neste dia. Mantenhasigilo nos negócios e em tudo que en-volva os seus interesses financeiros.

O que é aendometriose?Cólicas fortes

que pioram a cada mês, au-mento do fluxo menstrual,dores abdominais e dor du-rante a relação sexual sãoalguns dos sintomas associ-ados à endometriose, umadoença caracterizada pelapresença de tecidoendometrial, que reveste oútero internamente. Cerca de15% da população feminina,com idade entre 15 e 45 anos,sofre com a doença.

Rosa Maria Neme, gine-cologista graduada em Medi-cina pela Faculdade de Ciên-cias Médicas da Santa Casade São Paulo e diretora do Centro de Endometriose São Paulo, vai esclare-cer suas dúvidas

1. Endometriose é uma doença causada apenas pelo excesso demenstruação

Mito. Sabe-se que a endometriose é uma doença que depende dohormônio estrógeno para seu desenvolvimento. Este é o hormônio femininomais importante produzido pelo ovário durante a vida reprodutiva da mulher.Além disso, ele também é produzido pelo tecido gorduroso (apesar de serem sua forma menos ativa), o que favorece uma piora da doença. Predispo-sição genética, estilo de vida, queda do sistema imunológico e alteraçõesno fluxo menstrual são fatores que predispõem ao aparecimento da doença.

2. A endometriose não tem curaVerdade. Apesar de não ter cura definitiva, a endometriose possui op-

ções de tratamento. A escolha da terapêutica mais adequada dependerá daseveridade dos sintomas e do grau da doença instalada.

3. A rotina da mulher moderna pode desencadear a doençaEm partes. A endometriose também é conhecida como "doença da mu-

lher moderna", já que seu aparecimento sofre influência do padrão de vidafeminino atual: a mulher tem menos filhos, engravida mais tarde, fatores querelacionados a um estimulo do estrógeno maior durante a vida destas mu-lheres e, principalmente, submetida constantemente a um menor nível deestresse, com isso ocorre alteração da imunidade.

4. É uma doença silenciosa, que não apresenta sintomasMito. Esta é mais uma dúvida a respeito da endometriose. Nem sempre

a quantidade de sintomas tem relação com a quantidade da doença, ouseja, há mulheres que têm endometriose avançada e apresentam nenhumou poucos sintomas. Por isso, a mulher deve ficar atenta para ir ao médicopara um diagnóstico mais preciso. Os principais sintomas são: cólica mens-trual em graus variados, dificuldade para engravidar, alterações intestinaisdurante a época da menstruação, dor para evacuar, desconforto ou dordurante a relação sexual no fundo da vagina, além de dores contínuas na

Por Marco Mesquita

Mitos e verdades

sobre endometrioseCólicas fortes, aumento no fluxo menstrual, dores abdominais... Cuidado! Podem ser sintomas de endometriose

barriga. Algumas mulheresrelacionam as dores abdomi-nais com simples cólicas. Emgeral, essas mulheres po-dem apresentar quadros deansiedade ou depressão, re-lacionados à intensidade dossintomas.

5. A falta de tratamen-to da endometriose podefazer com que a doençaatinja oturos órgãos

Verdade. Aendometriose é uma doençaprogressiva. A falta de trata-mento vai causando proces-sos de aderências e infiltra-ção dos focos da doença emórgãos vizinhos, podendoatingir o intestino, os ovári-

os e a bexiga. Além disso, pode causar infertilidade em casosavançados e quadros de dores crônicas, mesmo fora do períodomenstrual, que não melhoram com medicações analgésicas.

6. Uma paciente pode desenvolver novamente aendometriose, mesmo após o tratamento

Verdade. A endometriose é uma doença que não tem cura epode voltar. Por isso, é importante que a mulher que tenha adoença, vá ao seu ginecologista pelo menos uma vez a cadaseis meses e esteja sempre em uso de alguma medicaçãohormonal para diminuir a chance da doença retornar.

7. A infertilidade causada pela endometriose é definitivaMito. Na maioria das vezes, a infertilidade pode ser revertida

com tratamentos específicos. Na pior hipótese, a mulher é sub-metida a um tratamento de fertilização in vitro, que tem apresen-tado altas taxas de sucesso, mesmo em mulheres com antece-dentes de endometriose.

8. Endometriose de grau leve pode ser tratada com di-ferentes medicamentos hormonais

Verdade. Em casos de grau leve de endometriose, pode-sefazer uso de diferentes medicamentos hormonais, a fim de blo-quear o estimulo que ocorre sobre as lesões de endometriose,diminuir o processo inflamatório e os sintomas de dor. Algunsdesses medicamentos não são indicados para as mulheres quedesejam engravidar, pois eles têm ação anticoncepcional.

9. A mulher pode estar com endometriose e engravidarVerdade.. Somente 30 a 40% das mulheres com

endometriose apresentam problemas para engravidar. Al-guns estudos mostram que as mulheres podem ter umachance de aborto discretamente aumentada nos primeirostrês meses de gestação. Quanto ao restante da gestação,não há nenhum risco.

Page 5: Edição do dia 15/02/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 Cidade e Esportes - 5

Tite: ‘Meu maior trabalho atéagora foi o do Corinthians’

Futebol

Seir e Secma apóiam oficinas do Ministério da Cultura

Em São Luís

Futebol internacional

Valor de mercado deMessi é superior que os

11 maiores da Libertadores

Lionel Messi sozinho valemais que um time completoformado apenas pelos joga-dores mais valiosos da TaçaLibertadores. Quem afirmaisso é a consultoria Pluri, quediz que o craque do Barçavencedor de quatro Bolas deOuro consecutivas vale • 152milhões (quase R$ 400 mi-lhões), enquanto os 11 sul-

americanos somados têmvalor de mercado de R$ 326milhões.

Todos os jogadores maisvaliosos da principal compe-tição interclubes da Américado Sul atuam em equipesbrasileiras. Alexandre Pato éo que tem o maior valor demercado de R$ 55,5 mi, se-guido por Paulinho (R$ 40,8mi), ambos do Corinthians.Bernard, do Atlético Mineiro,custa R$ 37,9 milhões, fechao trio dos mais valorizados.

Confira os nomes quecompletam a lista:

4- Eduardo Vargas, doGrêmio (R$ 34,5 milhões)

5- Ganso, do São Paulo,(R$ 33,7 milhões)

6- Renato Augusto, doCorinthians (R$ 28 milhões)

7- Wellington Nem, doFluminense (R$ 23 milhões)

8- Fred, do Fluminense(R$ 18,9 milhões)

9- Fernando, do Grêmio,(R$ 18,6 milhões )

10- Jean, do Fluminense,(R$ 17,8 milhões)

11- Ralf, do Corinthians,(R$ 17,5 milhões)

O técnico Tite está háquase dois anos e meio no

comando do Corinthians econquistou quase tudo. Os

títulos do Campeonato Bra-sileiro, em 2011, da Taça Li-bertadores e do Mundial deClubes, ambos em 2012,deixaram o comandantecom status de ídolo entre ostorcedores alvinegros. Àsvésperas da estreia emmais uma Libertadores, napróxima quarta-feira, contrao San José, da Bolívia, Titeadmitiu que este trabalho noTimão já é o maior de suacarreira profissional.

– O maior trabalho atéagora foi, sim, o do Corin-thians – afirmou o técni-co, em entrevista à RádioGlobo.

– A maturidade vai te dan-do sinais para a solução dealguns problemas, e tudoisso sem perder o ímpeto,o tesão da coisa. Sou irre-quieto para fazer as coisasacontecerem. Mesmo nocarnaval eu estava cobran-do desempenho, falei comsete, oito jogadores de for-ma particular e disse a elesque nesse esporte você nãopode baixar a guarda. Tudoisso para dizer que foi meumaior trabalho até agora –completou o técnico.

Na mesma entrevista,

Tite voltou a falar sobre seufuturo no clube. Com con-trato até o fim de 2013, elejá chegou a afirmar que otérmino do vínculo poderiarepresentar o encerramen-to do ciclo dele no Timão.Agora, prefere esperar osacontecimentos da tempo-rada.

– O Tite quer primeiroterminar seu ano no Corin-thians. Daqui a pouco,quebrar uma marca queele imaginava ser de trêsanos, um pouco mais. Isso(permanência) seria bompara o futebol brasileiro,para os técnicos... Os di-retores veriam que a longe-vidade também é boa – ex-plicou o comandante.

Enquanto o fim do anoestá longe, Tite pensa noclássico de domingo con-tra o Palmeiras, pelo Cam-peonato Paulista, e na es-treia na Taça Libertadores,diante do San José. Nosdois jogos, o técnico pre-tende contar com forçamáxima para não dar chan-ce aos adversários e triun-far nos dois jogos mais im-portantes da temporadaaté o momento.

Plantão judiciário de Carnavalrecebe poucos processos

Durante a folia

Inscrições para exame do EJA podemser feitas até o dia 28 de fevereiro

Educação

O Tribunal de Justiça doMaranhão divulgou as esta-tísticas dos trabalhos doplantão judiciário de 2º grauno período de 4 a 13 de fe-vereiro, que incluiu a sema-na que antecedeu o Carna-val até a quarta-feira de Cin-zas.

Os números revelam quepoucos processos deramentrada durante a folia,quando o expediente foren-se no Judiciário ficou sus-penso por três dias.

Dez processos deramentrada durante os plantõesdas desembargadoras Rai-munda Santos Bezerra – de4 a 10 – e Anildes Cruz, en-tre os dias 11 a 13. Dois de-

les foram distribuídos duran-te o feriado de Carnaval.

Entre os processosdistribuídos do início ao fi-nal do plantão, oito foram jul-gados, resultando em seis li-minares negadas e umaconcedida. Três processosdeixaram de ser julgados,por se tratarem de matérianão aceita em regime deplantão, pedido de informa-ções ou outras situações queimpediram a apreciação.

Os números do plantãojudiciário de 2º grau de feve-reiro foram apurados peloanalista judiciário José deJesus Costa e informadaspela Diretoria Judiciária doTJMA.

Os candidatos de ensinofundamental e médio compendências no Exame deEducação de Jovens e Adul-tos (EJA) poderão realizarsuas inscrições até o dia28, de 8h às 12h e de 14hàs 18h. A informação é doscoordenadores do Centro

de Educação de Jovens eAdultos (Ceja), da Secreta-ria de Estado de Educação(Seduc).

Poderão se inscreverpara o ensino fundamentalos candidatos maiores de 15anos e ao ensino médiomaiores de 18 anos. No ato

da inscrição no Centro deEducação de Jovens e Adul-tos (Avenida Barão de Itapa-ry - Camboa) os interessa-dos devem apresentar cartei-ra de identidade, CPF, com-provante de residência (ori-ginal e Xerox), duas fotos3x4 e a declaração das dis-

ciplinas pendentes.As provas do exame se-

rão realizadas no Centro deEducação de Jovens e Adul-tos (Ceja), nos dias 7 e 8 demarço entre 9h e 12h e das14h às 18h. Outras informa-ções podem ser obtidas noCeja (98. 3231-3004).

O Maranhão receberá re-presentações regionais doMinistério da Cultura e da Fun-dação Nacional de Artes (Fu-narte) durante oficina a ser re-alizada, na terça-feira (19), das14h às 21h, no Teatro AlcioneNazaré (Centro de Criativida-de Odylo Costa, filho, na PraiaGrande, Centro Histórico deSão Luís). O objetivo é orien-tar a respeito dos novos edi-tais do ministério voltados para

criadores e produtores negros.A ação acontecerá em parce-ria com a Secretaria Extraor-dinária da Igualdade Racial(Seir) e a Secretaria de Esta-do de Cultura (Secma).

A oficina é direcionada aprodutores, agentes culturaise interessados em adquirir,também, informações sobreprojetos voltados ao setorcultural. Mais informaçõespelo telefone (81) 3117.8451

e (98) 2108 9124.Os cinco editais do Minis-

tério da Cultura direcionadosaos realizadores negros en-volvem prêmios no valor totalde R$ 9 milhões, que serãodistribuídos entre os seg-mentos de audiovisual, artes,literatura e pesquisa acadê-mica. As inscrições estarãoabertas até 25 de março.

O trabalho envolve a Se-cretaria do Audiovisual do

Ministério da Cultura, Funda-ção Biblioteca Nacional(FBN) e Funarte, em parce-ria com a Fundação CulturalPalmares (FCP) e a Secre-taria de Políticas de Promo-ção da Igualdade Racial (Se-ppir), da Presidência da Re-pública. Os editais podem serconferidos no endereço:www.cultura.gov.br/site/2013/01/17/cinco-editais-para-cria-dores-e-produtores-negros/

Page 6: Edição do dia 15/02/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 15 de fevereiro de 20136 - Municípios

Encerramento do Carnaval

Campanha da Fraternidade2013 será lançada neste sábado

Em São Luís

No Monte Castelo

CAPS-AD realizou 114atendimentos duranteplantão do Carnaval

Lava-Pratos agita Ribamar

neste fim de semana

O Centro de Atenção Psi-cossocial Álcool e Drogas(CAPsAD), mantido pela Se-cretaria de Estado de Saúde(SES) no Monte Castelo, re-alizou 114 atendimentos adependentes de álcool e cra-ck no período do Carnaval. Ainformação repassada peladireção da unidade revela que112 desses atendimentos fo-ram motivados por uso ouconsumo de crack, e doispor uso excessivo de bebi-das, o que levou a alto graude intoxicação por álcool.

Segundo Marcelo Soa-res, diretor do CAPS-AD, to-dos os atendimentos foramrealizados entre a segunda-feira de carnaval e a quarta-feira de cinzas, período emque a unidade trabalhou emregime de plantão para aten-der solicitações e pedidos deajuda de usuários ou da fa-mília. Ele explicou, ainda,que em sua maioria os paci-entes foram tratados dentroda própria unidade, sem quefosse preciso remoção paraleitos de retaguarda coloca-dos a disposição nesse perí-odo em outras unidades.

“Apenas uma remoçãofez-se necessária para aten-dimento em leito hospitalar,devido à necessidade de in-ternação de usuário já cadas-trado anteriormente no

CAPS, que foi resgatado etrazido até a unidade comapoio da Superintendência dePolícia da Capital”, ressaltouMarcelo Soares.

As equipes multiprofissi-onais compostas por médi-cos, psicólogos, enfermei-ros e assistente sociaisque estavam de plantão naunidade ainda deslocaram-se diversas vezes paraatender a solicitações deatuação e intervenção.“Dez atendimentos domici-liares foram motivados porchamadas telefônicas parao Serviço Social do CAPSAD”, informou o diretor.

Implantado para prestarapoio e tratamento a depen-dentes químicos, o CAPS ADcontinuará intensificandosuas atividades até as 18hsdesta sexta-feira, para aten-der usuários de álcool, cra-ck e outras drogas, encer-rando o regime de plantãoinstalado para o carnaval.

“As pessoas ou as fa-mílias que precisarem deauxilio médico ou apoiopsicológico podem nosprocurar em nossa sede,ou contatar nosso serviçosocial por meio do telefo-ne (098) 3236–4741, queserão prontamente atendi-das por nossa equipe”, en-fatiza o diretor.

A folia carnavalesca terácontinuidade neste fim desemana no município de SãoJosé de Ribamar. Trata-sedo tradicional Carnaval doLava-Pratos, evento organi-zado pela administração doprefeito Gil Cutrim (PMDB)e que, este ano, chega asua 67ª edição.

A previsão é de que maisde 150 mil pessoas partici-pem dos dois dias da festa –sábado (16) e domingo (17)– que é considerada como oprimeiro Carnaval fora de épo-ca do país e que encerra ofi-cialmente a temporada mo-mesca no Maranhão.

A programação doLava-Pratos 2013 de SãoJosé de Ribamar, quees tá d ispon íve l nowww.saojosederibamar.ma.gov.br/carnaval, acontece nas depen-dências do Parque Municipaldo Folclore Therezinha Jansen,situado na Praia de Banho dasede da cidade, e terá início nanoite de sábado, a partir das21h. No domingo, dia conside-rado como o ponto alto doevento, a programação tem iní-cio a partir do meio dia.

As atrações culturais irão

se apresentar, de forma si-multânea, em dois palcosque estão sendo implanta-dos no Parque Municipal doFolclore. Um terceiro palcotambém será instalado nofinal da Praia de Banho,onde funcionará a chamadaEstação Praia.

“A exemplo dos anos an-teriores, adotamos todas asmedidas necessárias nasáreas da saúde, segurançae trânsito, por exemplo, paraque as pessoas brinquemcom tranquilidade e como-didade. Tenho certeza que,igualmente ao que aconte-ceu em 2012, teremos umLava-Pratos recheado so-mente de muita alegria epaz”, afirmou Gil Cutrim.

Segurança, Saúde eTrânsito - Seguindo o exem-plo do Carnaval tradicional deSão José de Ribamar, quan-do não foram registradasocorrências graves nos cir-cuitos oficiais e extraoficiais,a administração do prefeitoGil Cutrim organizou esque-mas nas áreas de seguran-ça, saúde e trânsito que vi-sam oferecer tranquilidadeaos milhares de foliões que

irão participar do Lava-Pratos2013.

Nos dois dias de festa, oHospital Municipal e o Cen-tro de Saúde Honório Go-mes, ambos localizados nasede da cidade, funcionarãoem regime de plantão 24hcom equipes médicas refor-çadas e ambulâncias ex-tras. Equipes da SecretariaMunicipal de Saúde de Ri-bamar estarão percorrendo ocircuito da folia distribuindopreservativos e repassandoinformações importantes so-bre Doenças SexualmenteTransmissíveis.

Um total de 526 policiaismilitares e 163 homens doCorpo de Bombeiros, segun-do informações preliminaresdivulgadas pelo Comando dePoliciamento Metropolitano,trabalharão no Lava-Pratosdurante todo o fim de sema-na. Este serviço de seguran-ça preventiva será reforçadocom a presença de mais de200 seguranças privados,contratados pela prefeitura,que também trabalharão nosdois dias da festa. Guardascivis municipais e agentes detrânsito também reforçarão

este esquema de segurança.Como acontece todos osanos durante o evento, ho-mens da Polícia Militar e fun-cionários do Detran promove-rão blitzes preventivas naentrada da cidade.

O trânsito na sede domunicípio sofrerá algumasintervenções no sábado à tar-de (a partir das 13h) e duran-te todo o domingo de Lava-Pratos. As vans que estive-rem trafegando no sentidoMA-201/Ribamar deverãoseguir pela Avenida ClodomirCardoso, passando pela Ave-nida Garrastazu Médici, Ruada Avenida até a Rua BomJesus (ponto final ao lado daData Control). Os ônibus queestiverem trafegando nessemesmo sentido deverão se-guir pela Avenida ClodomirCardoso, passar pela Aveni-da Garrastazu Medici e che-gar ao Parque da Campina(ponto final).

A partir das 11h de domin-go, o ponto de embarque edesembarque de passagei-ros, da linha Terminal Cohab/Ribamar, será no pátio exter-no da empresa TCM, locali-zada na Avenida ClodomirCardoso.

Os ônibus que deixarema sede do município comdestino a São Luis e Paçodo Lumiar pela Estrada deRibamar (rodovia estadualMA-201) deverão seguir oseguinte itinerário: Parque daCampina, passando pelaRua Humberto de Campus eAvenida Clodomir Cardosoaté chegar à rodovia estadu-al. As vans que trafegaremnesse mesmo sentido farãoo seguinte itinerário: RuaBom Jesus, passando pelaAvenida Clodomir Cardosoaté chegar à MA-201. Carrosde passeio poderão utilizaras ruas paralelas à AvenidaGonçalves Dias.

Milhares de foliões irão participar, neste fim de semana, do Lava-Pratos em Ribamar

Será lançada neste sá-bado (16), no Parque doBom Menino, a Campanhada Fraternidade 2013, queeste ano traz como tema“Fraternidade e Juventude”,e o lema “Eis-me aqui, en-via-me” (Is 6,8).

O tema foi definido porconta dos altos índices ne-gativos relacionados aos jo-vens brasileiros, como mor-te, população carcerária e vi-

olência no trânsito. Além dis-so, o Brasil sediará pela pri-meira vez a Jornada Mundi-al da Juventude, que já ocor-reu 26 vezes em outras par-tes do mundo.

“Nós esperamos reunirum número muito grande depessoas em geral, mas prin-cipalmente de jovens tantode fora quanto de dentro dopaís, algo em torno de 2 mi-lhões de peregrinos que irão

ao Rio de Janeiro próximo”,disse o arcebispo de SãoLuís, Dom Belisário.

De acordo com a últimaedição do Mapa da Violên-cia – Nos últimos 30 anos ataxa nacional de homicídiosde jovens até 19 anos ele-vou-se em 346%. Em 1980,morreram assassinadas 3,1crianças e adolescentes emcada 100.000 brasileirosnessa faixa de idade. Essa

proporção chega a 2012com 13,8 casos por 100.000em 2010. O Brasil é o quar-to país onde mais se mata eo 12º onde os jovens maismorrem por acidentes detrânsito.

No Maranhão, somenteem janeiro deste ano, foramregistrados 75 homicídios.Desse total, 44 tiveramcomo vítimas pessoas comidade entre 16 e 29 anos.

Barreirinhas, Chapadinha e Presidente Dutra

Três Varas do Trabalho deSão Luís funcionam comPJe a partir desta sexta

Depois de o TRT e asVaras do Trabalho de Barrei-rinhas, Chapadinha e Presi-dente Dutra receberem o Sis-tema de Processo JudicialEletrônico da Justiça do Tra-balho (PJe-JT), agora chegoua vez das Varas do Trabalhode São Luís funcionarem ele-tronicamente.

Nesta sexta-feira (15), às11 horas, o PJe-JT será ins-talado nas 2ª, 3ª e 7ª VTs dacapital. A solenidade, queocorre no Fórum Astolfo Ser-ra (Areinha), conta com a pre-sença do presidente do Tri-bunal Superior do Trabalho(TST) e do Conselho Superi-or da Justiça do Trabalho(CSJT), ministro João Ores-

te Dalazen.Até 28 deste mês, todas

as varas do trabalho da capi-tal estarão funcionando como PJe, que é um sistemaque substitui o processo fí-sico. Trata-se de um sof-tware elaborado pelo CNJ eadaptado para Justiça doTrabalho pelo CSJT, TST eTribunais Regionais.

O PJe é um sistema de tra-mitação eletrônica de proces-sos judiciais que permite aosmagistrados, servidores, advo-gados e demais participantesda relação processual a práti-ca de todos os atos direta-mente no sistema e o seuacompanhamento durante to-das as fases, via internet.

Page 7: Edição do dia 15/02/2013

O QUARTO PODER - São Luís, sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 Geral - 7

MPF recomenda anulaçãode concurso para professor

Curso de Direito da Ufma

Novas regras dequalidade da telefonia fixa valem em 4 meses

Economia

O Ministério Público Fe-deral no Maranhão (MPF/MA) recomendou à Universi-dade Federal do Maranhão(Ufma) que anule o concursopúblico para provimento decargos de professor do cur-so de Direito da instituição,realizado em janeiro de 2012.As investigações do MPF/MA constataram diversas ir-regularidades no certame.

O concurso foi regido pe-los editais nº 185/2011 e nº195/2011 da Pró-Reitoria deEnsino da Ufma (Proen) eofertou duas vagas para omagistério no curso de Direi-to, nas áreas de Direito Pri-vado e Sociologia Jurídica eTeoria do Estado.

O Edital nº 20/2012-Pro-en, publicado em fevereiro de2012, admitiu como aprova-dos na área de Direito Priva-do os candidatos JaquelinePrazeres de Sena e Leonar-do Albuquerque Marques, e naárea Sociologia Jurídica e Te-oria do Estado, os candida-tos Márcio Aleandro CorreiaTeixeira, Amanda Silva Madu-reira, José Caldas Gois Júni-or e Carlos Rodrigues Vieira.

Irregularidades – A Re-solução nº 120 do ConselhoUniversitário (Consun), querege concursos públicos paraprovimento de cargos domagistério da educação su-perior, determina que os con-cursos sejam realizados pri-meiramente para a classe de

professor adjunto, que exigetítulo de Doutor. No entanto,sem qualquer justificativa, oAnexo I do Edital nº 185/2011-Proen foi o único a re-baixar a titulação mínima,para permitir que candidatoscom o título de Mestre (pro-fessor assistente) tambémpudessem participar do cer-tame.

Historicamente, as disci-plinas Sociologia Jurídica eCiência Política e Estado docurso de Direito da Ufma sãolecionadas por graduados emDireito. Mas, o Edital nº 185/2011-Proen permitiu que oscandidatos tivessem gradua-ção em Ciências Sociais paraconcorrer à vaga na área deSociologia Jurídica e Teoriado Estado. Além disso, ocandidato aprovado em pri-meiro lugar para essa área(Márcio Aleandro Correia Tei-xeira), já trabalhava comoprofessor substituto da Ufma,e é graduado em CiênciasSociais, com título apenas deMestre.

Sobre a aplicação dasprovas, o MPF identificou ir-regularidades nos prazos depublicação. A Resolução doConsun determina que o edi-tal seja publicado, no míni-mo, 60 dias antes da reali-zação das provas, o que nãoaconteceu nesse caso. OEdital nº 185/2011-Proen foipublicado pouco mais de ummês antes da data prevista

para aplicação das provas eum novo edital (nº 195/2011-Proen) foi publicado onzedias antes do certame, ante-cipando a data da realizaçãodas provas.

Quanto às etapas do con-curso, a Resolução do Con-sun estabelece cinco possí-veis etapas: prova escrita,prova oral, prova prática, pro-jeto de pesquisa e prova detítulos. O Edital nº 185/2011-Proen não menciona a etapa“projeto de pesquisa”, mas oscandidatos receberam e-mailda chefe de departamento deDireito da Ufma, Edith MariaBarbosa Ramos, sete diasantes da data das provas,informando que no dia da re-alização do concurso, seriaexigido projeto de pesquisa.

Somente um dia antesdas provas, a chefe de depar-tamento enviou novo e-mailcomunicando aos candidatosa existência de liminar queimpedia a exigência de pro-jeto de pesquisa no concur-so em questão.

Conforme o teor da ata daassembleia do departamen-to de Direito da Ufma, reali-zada em dezembro de 2012e apresentada pela chefe dedepartamento de Direito, trêscandidatos do concurso(Márcio Aleandro Correia Tei-xeira, Jaqueline PrazeresSena e Leonardo Albuquer-que) teriam participado dedecisões referentes a datas,

etapas e banca do certame,na condição de professoressubstitutos do curso de Di-reito. Também foram identifi-cados fortes vínculos afetivosentre membros da banca exa-minadora e candidatos apro-vados no concurso.

Em parecer formuladopelo Procurador Federal daUfma, foi recomendada a anu-lação dos editais Proen nºs185/2011 e 195/2011 e dahomologação do resultado fi-nal do concurso. Para o MPF,o concurso promovido pelaUfma revelou-se contrário àsnormas da Resolução nº120-Consun e ofensivo aosprincípios da impessoalidade,isonomia e moralidade.

Na recomendação, oMPF pede a anulação doconcurso e que a Ufma dei-xe de reproduzir, nos próxi-mos certames, as irregulari-dades encontradas neste.

O MPF também requisi-tou instauração de inquéritona Polícia Federal para apu-rar as informações referentesao concurso incluídas napauta da assembleia do de-partamento de Direito daUfma, encaminhada pelachefe de departamento, Edi-th Maria Barbosa Ramos. Háfortes indícios de que algunsdos itens da pauta tenhamsido inseridos falsamente,configurando, em tese, crimede falsidade ideológica (Arti-go 299 do Código Penal).

As operadoras de telefo-nia fixa vão ter de cumprirnovos critérios de qualidadenas chamadas e no atendi-mento a partir de junho des-te ano, segundo resoluçãopublicada pela Agência Na-cional de Telecomunicações(Anatel) na edição desta quin-ta-feira (14) do Diário Oficialda União.

Pelas novas regras, asempresas de telefonia terãode fazer pesquisas de satis-fação dos clientes, enviar re-latórios periódicos à Anatel ecumprir percentuais mínimosde chamadas completadas.

O regulamento que defi-ne novos critérios de qualida-de para a prestação do servi-ço de telefonia fixa no paísfoi aprovado em dezembro doano passado e nesta quintaa resolução com as regras foipublicada.

A resolução prevê que asnovas regras entrem em vi-gor em 120 dias e valem tan-to para o serviço fixo localquanto para longa distância.

Novas regras

Pelo regulamento, 93%das chamadas locais e 92%dos interurbanos feitos pelosclientes precisam ser com-pletados. O documento tam-bém estabelece o limite de2,5 erros em contas emitidaspara cada mil usuários. Quan-to aos pedidos de reparo,serão tolerados dois para

cada grupo de 100 assinan-tes.

As regras valem para asconcessionárias de telefoniafixa (Oi, Telefônica, Ser-comtel e CTBC, na modali-dade local, e Embratel, nalonga distância), além dasempresas com mais de 50mil clientes e que prestam oserviço sob autorização -como GVT e NET.

O descumprimento dasnovas metas pode levar aAnatel a abrir processo ad-ministrativo contra a empre-sa e aplicar multa contra ela.

Regras antigasO novo regulamento subs-

titui dois outros textos, de2003 e 2005, que estabele-ciam as metas de qualidadea serem cumpridas pelasempresas que prestam ser-viço de telefonia fixa no paíse a metodologia para coletadesses dados. A mudançatorna as regras do setor maisrígidas.

Atualmente, a meta dasempresas de telefonia é ga-rantir um serviço que comple-te 70% das tentativas de cha-madas, tanto para ligaçõeslocais quanto de longa dis-tância, nos períodos consi-derados de maior movimen-to (das 9h às 11h e entre 20he 22h). A partir de junho, elapassa a ser de 93% nas cha-madas locais e 92% nos in-terurbanos.

Receita tributária

Arrecadação do Maranhão

cresce 7,5% acima da inflação

UNIÃO DE MORADORES DO BAIRRO DA AURORA - UMBAFUNDADA EM 14 DE JUNHO DE 1970

SEDE PRÓPRIA RUA ALTO DA PAZ Nº 590-A AURORALEI MUN. Nº 1.012 DE DEZEMBRO DE 1971 / LEI EST. Nº 5.712 DE MAIO DE 1993CMAS Nº 3.507 DE 07 DE MAIO DE 1996/ CNAS LEI Nº 8.742 DE 07 DE DEZEMBRO DE 1993

SÃO LUÍS-MA CEP 65.060.060 CNPJ 05.480.645/0001-92FONE: (98) 8872-8165 / 8835-4218 / 3245-1513

E-mail: [email protected]

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo Presente, ficam convocados todos os sócios da União dos Mora-dores do Bairro da Aurora, quites com suas obrigações sociais e estatutáriase a comunidade em geral, para participarem de uma Assembléia Geral, querealizar-se-á no dia 10 de dezembro de 2012 às 18:30hrs em primeira convo-cação, trinta minutos após a segunda e em terceira e última convocação às19:30hs, na sua sede social sito à na Rua Alto da Paz nº 590-A Aurora, paratratar das seguintes ordens do dia:

1. Informações Gerais;2. Apreciar e aprovar a reforma do estatuto art.253. Aprovar a data da leição da UMBA para o dia 03 de fevereiro de 2013.

São Luis, 26 de Janeiro de 2013.

José Francisco dos santosPresidente

A receita tributária doMaranhão alcançou em2012 a marca de R$ 4,2 bi-lhões, conforme divulgadopela Secretaria de Estadoda Fazenda (Sefaz). Esseresultado representou umcrescimento real de 7,5%em comparação com o anoanterior, já descontada ainflação medida pelo Índicede Preços ao ConsumidorAmplo (IPCA). O cresci-mento nominal foi de 13,2%em relação a 2011, quandoa receita totalizou R$ 3,7bilhões.

Com o montante arreca-dado, a Sefaz também su-perou a meta de receita pre-vista no orçamento estadu-al, atingindo 108,6% do va-lor previsto para 2012 (R$3,8 milhões).

Para o secretário de Es-tado da Fazenda, Cláudio

Trinchão, o excelente de-sempenho da arrecadaçãodos tributos estaduais com-pensou as perdas decorren-tes das transferências fe-derais, possibilitando que oEstado alcançasse a recei-ta orçamentária previstapara 2012. As transferênci-as federais, ainda, são amaior fonte de receita doEstado, participando comaproximadamente 60% detudo que o Estado dispõepara seus gastos orçamen-tários.

Em 2012, o Fundo deParticipação dos Estados(FPE) teve uma redução de12% em relação ao valor or-çado, em decorrência dadesoneração do IPI (Impos-to sobre Produto Industria-lizado) na venda de veícu-los, produtos da linha bran-ca e móveis. “O primeiro

semestre de 2013 tem umcenário preocupante para oorçamento dos estados,evidenciado, principalmen-te, pela perda da receita daCIDE (Contribuições de In-tervenção no Domínio Eco-nômico), de mais de R$ 30milhões em nosso estado,incidente na venda de com-bustível. Além disso, tere-mos uma redução da recei-ta do ICMS provocada peladiminuição do valor da tari-fa de energia elétrica, esti-mada em aproximadamen-te R$ 60 milhões. A previ-são, é que a recuperaçãoda economia ocorra somen-te no segundo semestre”,afirmou Cláudio Trinchão.

O secretário ressaltouque no ano passado, o fa-tor decisivo para o aumen-to da arrecadação foi o bomdesempenho da máquina

fiscal, pois o cenário eco-nômico foi de retração doconsumo e redução da ati-vidade econômica em todoo país, em decorrência derestrições de crédito e oalto nível de endividamentodas famílias e das empre-sas. “Isso é muito relevan-te para os estados cujo PIBé constituído majoritaria-mente pelo consumo”, ex-plicou.

Para alcançar esse de-sempenho em 2012, a Se-faz intensificou a malha fis-cal, aumentou a fiscaliza-ção eletrônica, instituiu pro-gramas de anistia de mul-tas e juros. “Todas essasmedidas foram tomadassem que fosse necessárioelevar a carga tributária paraempresas, apenas reduzin-do os índices de evasão”,destacou o secretário.

Page 8: Edição do dia 15/02/2013

Na segunda-feira (18)

oquartopoder.com

8 Últimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/

Fale conosco

Polícia

Atenção

Detran do Maranhão alerta paraperda de placas no período chuvoso

Bandidos invadem Fórumde Barra do Corda, levam

armas e documentosTrês homens encapuza-

dos invadiram o prédio doFórum de Barra do Corda.O caso aconteceu na ma-drugada desta quarta-feira(13). Segundo informações,os criminosos renderam ovigilante e levaram várias ar-mas de fogo, munições edocumentos.

Ainda não se sabe aquantidade de armas rouba-das, mas a polícia já estáinvestigando. Ao sair o Fó-rum, o trio deixou um recadoirônico para o juiz titular da2ª Vara da Comarca de Bar-ra do Corda, para que não fi-casse zangado por teremcomido biscoitos e água.

O presidente do Tribunalde Justiça do Estado (TJ-

Emem inicia ano letivoA Escola de Música do

Estado do Maranhão "LilahLisboa de Araújo" (Emem),órgão da Secretaria de Esta-do de Cultura (Secma), reto-ma as atividades educativasno ensino da música para oano letivo de 2013. A escolareabre, após reforma e repa-ros no prédio. As aulas parao primeiro semestre de 2013terão início, na segunda-fei-ra (18), nos turnos matutino,vespertino e noturno.

Profissionalizando a co-munidade, preparando futu-ros músicos e arte educado-res, seja na música eruditaou popular, no magistério oucondução de grupos vocaise instrumentais, a Emem temformado profissionais nosmais diversos segmentosmusicais para o cenário ma-ranhense.

Instituição de ensino pú-blico de música a Emem ofe-rece cursos reconhecidos peloConselho Estadual de Educa-ção e possibilita a formaçãode Técnicos em Música (Ha-bilitação em Instrumento ouCanto Lírico). Funciona nostrês turnos, atendendo crian-

ças a partir de 8 anos, jovense adultos que recebem aulasteóricas e práticas de instru-mentos em disciplinas comoHistória da Música, Harmonia,Percepção Musical dentro deum vasto currículo, oferecidassemestralmente.

"Para a reabertura das ati-vidades no primeiro semes-tre de 2013 cerca de 800 no-vos alunos iniciarão estudo

de música na Emem que,com o fechamento em 2012passou por reformas e repa-ros em suas instalações físi-cas", destaca RaimundoLuiz, diretor da Emem.

No primeiro semestredeste ano a Escola de Músi-ca Lilah Lisboa reinicia asaulas em 19 cursos, em per-cussão, instrumentos de so-pro, instrumentos de corda,

Após reforma Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo inicia ano letivo

O Departamento Estadu-al de Trânsito do Maranhão(Detran-MA) alerta os moto-ristas para que fiquem aten-tos as placas dianteiras e tra-seiras dos veículos, que po-dem se soltar com mais fa-cilidade durante períodos chu-vosos mais intenso.

Segundo alerta de técni-cos do Setor de Análise de

Infrações, quem trafegar semas placas comete uma infra-ção considerada gravíssima. Oautomóvel pode ser apreendi-do, além do motorista compu-tar sete pontos na carteira dehabilitação e pagar uma mul-ta no valor de R$ 191,54.

Só no ano de 2012, foramregistradas 433 multas emveículos que estavam trafe-

gando sem placas. “O moto-rista tem que ficar mais aten-to nesse período de chuva,para evitar multas e transtor-nos, já que muitos desconhe-cem essa infração”, informoua chefa do setor de Vistoria,Lucia Macedo.

“A atenção do condutor éfundamental, nesse período,pois muitos pensam que não

há punição para esse tipo desituação, quando na verdade,é uma infração gravíssima”,chama a atenção o diretorgeral do Detran-MA, AndréCampos.

O motorista que estiversem a placa dianteira do veí-culo, deverá se dirigir ao Se-tor de Vistoria do Detran-MA,na Vila Palmeira ou no Sho-pping do Automóvel, em SãoLuís, ou em uma Circunscri-ção Regional de Trânsito (ór-gãos do Detran-MA nos mu-nicípios do interior) munido dolicenciamento do ano vigen-te. Nestes locais é efetuadaa vistoria e o pagamento dataxa da reposição da novaplaca no valor de R$ 24,34.Após esse processo, o mo-torista retira sua autorizaçãoe leva a uma loja especializa-da e credenciada junto aoDetran-MA para confeccionara placa. O valor da taxa é omesmo para a placa trasei-ra. Já se a perda só for refe-rente ao lacre ou arame, ataxa é de R$ 15,36.

Cinquenta e seis aciden-tes foram registrados pelaPolícia Rodoviária Federal noMaranhão durante a Opera-ção Carnaval, realizada da 0hde sexta-feira (8) até a meia-noite de quarta-feira de Cin-zas (13). Cinco pessoasmorreram e 33 ficaram feri-das. Em comparação ao anopassado, houve uma reduçãode 66% no número de mor-tes no estado, quando foramcomputados 15 óbitos.

Em todo o Maranhão fo-ram feitos 600 testes de al-coolemia, que resultaram em29 autuações e 20 prisões.Exatos 3.711 veículos passa-ram por fiscalização e 1.200pessoas foram autuadas.Além das 20 prisões por in-gestão de bebida alcoólica,outras seis pessoas forampresas por crimes como por-te de arma ilegal e manda-dos de prisão já expedidos.

As rodovias onde maisocorreram mortes foram aBR-135 (duas) e a BR-010(duas). O outro acidente fa-tal foi na BR-226.

RankingNo ranking de acidentes

de trânsito, por número demortes, o Maranhão ficou na12ª posição entre os estados

brasileiros. Em todo o paísocorreram 3.149 acidentesnas rodovias federais, com1.793 feridos e 157 mortes.

Minas Gerais foi o esta-do que teve mais mortes: 29,em um total de 434 aciden-tes, onde 310 pessoas fica-ram feridas. Em Roraima,Rondônia, Acre, Amazonas eno Ceará não foi computadonenhum óbito pela PRF du-rante os dias de folia.

BalançoAssim como no Mara-

nhão, a queda nas estatísti-cas relacionadas ao períodocarnavalesco foi registrada pelaPolícia Rodoviária Federal nos70 mil quilômetros de rodoviasfederais brasileiras. Durante osseis dias de Operação Carna-val, foi computada redução de18% no número de mortes emtodo o país, de 19% no total deferidos e de 10% no número deocorrências.

“A diminuição de aciden-tes e mortes foi um pontomuito positivo, porque foi amaior redução dos últimos 10anos. A rigorosidade da LeiSeca ajudou para que essesíndices baixassem”, desta-cou a inspetora da PolíciaRodoviária Federal, CláudiaBatalha.

Número de mortes durante ocarnaval caiu 66% nas rodovias

MA), desembargador AntonioGuerreiro Júnior, determinouà diretoria de Segurança Ins-titucional que acompanhe asinvestigações sobre a inva-são no Fórum de Barra doCorda em parceria com oServiço de Inteligência daPolícia Militar, no intuito derecuperar rapidamente armase processo criminal retiradosdo prédio.

Guerreiro Júnior pediu aosecretário de Segurança Alu-ísio Mendes, reforço policialimediato para juízes e servi-dores, e acervo processual dacomarca.

O presidente lembra queo episódio foi o único ocorri-do durante o Carnaval nas112 comarcas do Maranhão. piano, violão, canto e aulas

teóricas.Para a reabertura e início

das atividades educativas aEmem estará recepcionandoos novos alunos com recitaisque serão apresentados poralunos, ex-alunos e professo-res da Escola, no auditórioJosé Martins, nos dias 21 e26 de fevereiro, com entradafranca.

Motoristas devem ficar atentos para as placas dos seus veículos que têm mais facilidade de se soltarem no período chuvoso

Maranhão