edição do dia 29/01/2013

8
oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] ANO 7 NÚMERO 1135 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00 Pré-Carnaval anima espaços Viva com diversas atrações Folia A folia do Carnaval do Maranhão animou os espaços Viva, na noite deste domingo (27), com apresentações de manifestações populares, bandas, blocos e artistas. A festa movimentou moradores dos bairros Anjo da Guarda, Fátima, Cidade Operária, Estiva, Maiobão, Vila Embratel, Liberda- de e João Paulo. No Viva Liberdade, por exemplo, sete atra- ções animaram a noite e a primeira foi o Tambor de Crioula de Leonardo, criado há 56 anos naquele bairro. Página 7 Em São Luís Uma operação do Serviço de Inteligência do 8º BPM, em conjunto com militares do 6º BPM, deflagrada nos bair- ros da Vila São José, Paço do Lumiar, na noite de domingo (27), resultou na desarticulação de uma quadrilha especi- alizada em assaltos naquela região e, ainda, na apreensão de motocicletas e armas de alto calibre. Durante a opera- ção foram presos Luís Carlos Ribeiro Matias Júnior, mora- dor da Vila Mocajituba; Rafael Silva Pinto, residente na Rua 08, casa 21, Vila São José, e Josevaldo Silva, conhecido como ‘Cara de Gato’, residente na Vila Tiago Arôso.Página 8 Serviço de Inteligência da PM desarticula quadrilha de assaltantes P ODER Redes Sociais 'Ninguém foi eleito para pagar dívida', diz ministro O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, recomendou aos prefeitos, que participam do "Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas" em Brasília, que, nestes primeiros dias de governo, não se concentrem apenas em "organizar a casa" e "pagar dívidas", mas também em iniciar os projetos voltados para a população. Página 3 Prefeitura paga primeira parcela dos cachês das agremiações carnavalescas Em Ribamar Senado pode concluir votação de projeto que legaliza casamento gay Página 2 Página 6 Roseana determina intensificação de vistoria em boates e casas de eventos A governadora Roseana Sarney determinou ao secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, que o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realize vistoria em todas as casas de eventos e boates em São Luís e interior do estado, com a finalidade de verificar as condições de regularidade, funci- onamento e de segurança desses estabelecimentos. Página 7 TJ mantém ação contra dono de posto de combustível Página 8 Acusado de criar cartel

Upload: o-quarto-poder

Post on 22-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 29/01/2013

oquartopoder.com

[email protected]

Twitter - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto Poder

Orkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

ANO 7 NÚMERO 1135 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 29 DE JANEIRO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00

Pré-Carnaval anima espaços

Viva com diversas atrações

Folia

A folia do Carnaval do Maranhão animou os espaços

Viva, na noite deste domingo (27), com apresentações de

manifestações populares, bandas, blocos e artistas. A festa

movimentou moradores dos bairros Anjo da Guarda, Fátima,

Cidade Operária, Estiva, Maiobão, Vila Embratel, Liberda-

de e João Paulo. No Viva Liberdade, por exemplo, sete atra-

ções animaram a noite e a primeira foi o Tambor de Crioula

de Leonardo, criado há 56 anos naquele bairro. Página 7

Em São Luís

Uma operação do Serviço de Inteligência do 8º BPM,em conjunto com militares do 6º BPM, deflagrada nos bair-

ros da Vila São José, Paço do Lumiar, na noite de domingo

(27), resultou na desarticulação de uma quadrilha especi-alizada em assaltos naquela região e, ainda, na apreensão

de motocicletas e armas de alto calibre. Durante a opera-

ção foram presos Luís Carlos Ribeiro Matias Júnior, mora-dor da Vila Mocajituba; Rafael Silva Pinto, residente na Rua

08, casa 21, Vila São José, e Josevaldo Silva, conhecido

como ‘Cara de Gato’, residente na Vila Tiago Arôso.Página 8

Serviço de Inteligência da PM

desarticula quadrilha de assaltantes

PODER

Redes Sociais

'Ninguém foi eleito para

pagar dívida', diz ministroO ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, recomendou aos prefeitos, que participam do

"Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas" em Brasília, que, nestes primeiros dias de governo, não se concentrem apenas em

"organizar a casa" e "pagar dívidas", mas também em iniciar os projetos voltados para a população.Página 3

Prefeitura paga primeira parcela doscachês das agremiações carnavalescas

Em Ribamar

Senado podeconcluir votação de

projeto que legalizacasamento gay

Página 2Página 6

Roseana determinaintensificação de vistoria em

boates e casas de eventosA governadora Roseana Sarney determinou ao secretário de

Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, que o Corpo de

Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realize vistoria em todas

as casas de eventos e boates em São Luís e interior do estado,

com a finalidade de verificar as condições de regularidade, funci-

onamento e de segurança desses estabelecimentos. Página 7

TJ mantémação contra

dono de postode combustível

Página 8

Acusado de criar cartel

Page 2: Edição do dia 29/01/2013

G E R A [email protected]

ATOS E FATOS www.atosefatos.jor.brSão Luís- M A , Terça-feira, 29 de Janeiro de 2013

Sarney lamenta tragédia no Sul

Senado pode concluir votação de

projeto que legaliza casamento gay

O presidente do Senado,José Sarney (PMDB-AP),disse que ficou chocado aoreceber a notícia da morte demais de 200 jovens em umincêndio numa casa noturnade Santa Maria, interior doRio Grande do Sul. Para ele,

o “martírio” das vítimas nãopode ser em vão, e a preocu-pação com a segurança emeventos com aglomeraçõesdeve entrar na agenda dopaís, acostumado com gran-des shows e espetáculos.

– No Brasil temos a cul-

tura da alegria, com festas,estádios cheios, shows eaglomerações. Grandes mul-tidões são comuns e preci-samos pensar na segurançadas pessoas. Esta preocupa-ção deve entrar na agenda, eprovidências devem ser to-madas para que acidentescomo este não se repitam -afirmou.

Para o presidente do Se-nado, houve uma soma denegligências que resultou natragédia:

– É inacreditável queuma casa de espetáculo,feita para o divertimento dajuventude, tenha se transfor-mado numa fornalha, ceifan-do tantos destinos, jovenscom a vida toda pela frente –lamentou.

José Sarney disse que

enviou mensagem de solida-riedade ao governador do RioGrande do Sul, Tarso Genro,e pediu que as famílias dosmortos e feridos tenham fé.

– Espero que cada umencontre o conforto na fé.Que se agarrem com todasas forças, porque é a únicacoisa que nos resta. Sou cris-tão e recomendo que as pes-soas tenham fé nos momen-tos mais difíceis – disse.

No domingo (27), horasapós a tragédia, o presiden-te do Senado já havia emiti-do uma nota oficial de pe-sar, lamentando a mortedos jovens. O incêndio, ocor-rido na madrugada de sába-do para domingo, terminoucom 231 mortos e mais de100 feridos, quase todosjovens universitários.

Projeto que altera o Có-digo Civil para reconhecerunião estável entre casaisdo mesmo sexo e para pos-sibilitar a conversão dessaunião em casamento estápronto para ser votado naComissão de Constituição,Justiça e Cidadania (CCJ),em decisão terminativa.

Atualmente, o Código Ci-vil (Lei 10.406/2002) reconhe-ce como entidade familiar “aunião estável entre o homeme a mulher, configurada naconvivência pública, contínuae duradoura e estabelecidacom o objetivo de constitui-ção de família”. Com o proje-to (PLS 612/2011), a lei seráalterada para estabelecercomo família “a união está-

vel entre duas pessoas”,mantendo o restante do tex-to do artigo.

A proposta, de autoria dasenadora licenciada MartaSuplicy (PT-SP), determinaainda que a união estável “po-derá converter-se em casa-mento, mediante requerimen-to formulado dos companhei-ros ao oficial do Registro Ci-vil, no qual declarem que nãotêm impedimentos para ca-sar e indiquem o regime debens que passam a adotar,dispensada a celebração”.

Em seu voto favorável, orelator do projeto na CCJ,senador Roberto Requião(PMDB-PR), lembra decisãode 2011 do Supremo Tribu-nal Federal (STF), reconhe-

cendo o direito à formaliza-ção da união entre casaishomossexuais. Ele concordacom argumento da autora dotexto, quanto à necessidadede modificação no CódigoCivil para incluir a previsão,como forma de conferir segu-rança jurídica à matéria.

Conforme observa Re-quião, cabe ao Legislativoadequar a lei em vigor ao en-tendimento consagrado peloSupremo, “contribuindo, as-sim, para o aumento da se-gurança jurídica e, em últimaanálise, a disseminação dapacificação social”.

Caso a matéria seja apro-vada na CCJ e não seja apre-sentado recurso para examepelo Plenário, o texto segue

para análise da Câmara dosDeputados.

O casamento entre pes-soas do mesmo sexo já éreconhecido em alguns paí-ses, como Bélgica, Argenti-na e África do Sul, mas ain-da provoca polêmica emmuitos outros. Na França,por exemplo, manifestaçõescontra e a favor da legaliza-ção, reunindo milhares depessoas, têm sido noticia-das nos últimos dias.

Em seu discurso de pos-se para o segundo manda-to, o presidente dos Esta-dos Unidos, Barack Obama,se colocou a favor da legali-zação, posição também de-fendida pelo governo da Ingla-terra.

Congresso quer acelerar projetossobre boates e normas anti-incêndio

Após um incêndio quedeixou ao menos 231 mor-tos na boate Kiss, em San-ta Maria (RS), parlamentaresdo Congresso Nacional que-rem acelerar a tramitação deprojetos sobre funcionamen-to de boates e de propostasque exigem a permanênciade brigadistas em estabele-cimentos do tipo.

A deputada Elcione

Barbalho (PMDB-PA), auto-ra de projeto sobre normasde segurança para boates ecasas de shows, informouque apresentará ainda nes-ta semana em plenário umrequerimento de urgênciapara acelerar o andamentoda proposta. Ela pretendepedir o apoio dos líderes dospartidos. Para que um pro-jeto seja votado em regime

de urgência na Câmara é pre-ciso assinatura de 257 de-putados (metade mais umdo total de parlamentares daCasa).

A proposta de 2007 - jáaprovada na Comissão deSegurança Pública e na Co-missão de DesenvolvimentoUrbano, mas que ainda pre-cisa passar na Comissão deConstituição e Justiça da

Câmara onde está paradadesde maio do ano passado- estabelece que todas asdiscotecas, boates e casasde show devem ter sistemade alarme e combate a in-cêndio e sistema de saídasde emergência. A prefeituraseria responsável pela fisca-lização. Pelo texto, quem nãocumprir a regra pode ter oestabelecimento interditado.

Projeto obrigahospitais a monitorar

recém-nascidos com câmeras

Tramita na Câmara o Pro-jeto de Lei 4628/12, do de-putado Miriquinho Batista(PT-PA), que torna obrigató-ria a instalação de câmerasde segurança nas unidadesde terapia intensiva neonatal,berçários e maternidades,para monitoramento dasmães e recém-nascidos emtodos os procedimentos deatenção à saúde, até o mo-mento da alta.

“A imprensa tem noticia-do casos de sequestros debebês das unidades mater-nas, o que revela as gravesdeficiências dos sistemas desegurança. O Poder Públiconão pode ficar inerte diante

desse quadro de inseguran-ça”, diz o deputado.

“A questão da seguran-ça da parturiente e da cri-ança não deveria figurar norol de anseios da famíliaque está prestes a receberum novo membro. As ques-tões concernentes à segu-rança do ambiente hospita-lar e das maternidadesconstituem responsabilida-de dos prestadores de ser-viço, independentementeda natureza pública ou pri-vada”, acrescenta.

TramitaçãoA proposta foi apensada

ao PL 1067/07, que aguardavotação do Plenário.

Validade de exames físico e

mental poderá ser reduzida

na renovação de habilitação

O prazo de validade deexames de aptidão física emental poderá ser ainda me-nor para motoristas portado-res de transtornos de ordemsensorial, como deficiênciavisual e auditiva, ou mental.Essa redução é sugerida emsubstitutivo do senador LuizHenrique (PMDB-SC) a pro-jeto de lei da Câmara (PLC118/2011) que defende a re-novação anual desses testespara quem apresente doen-ça que possa reduzir a aten-ção necessária à conduçãode veículos.

O PLC 118/2011 já foiaprovado, sem alterações,pela Comissão de AssuntosSociais (CAS). O substitutivode Luiz Henrique será discu-tido pela Comissão de Cons-tituição, Justiça e Cidadania(CCJ), que irá votar a maté-ria em decisão terminativa.Ao justificar a mudança re-comendada, o relator consi-derou que a redação propos-ta pela Câmara "engessa asnormas sobre prazos de re-novação do exame de apti-dão, sem produzir benefícios

significativos à população ouà segurança do trânsito".

Luiz Henrique acreditaque deve ser mantida a pos-sibilidade - já aberta peloCódigo de Trânsito Brasilei-ro (CTB) - de o perito exami-nador definir um prazo dife-renciado de renovação dosexames de aptidão física emental se detectar uma anor-malidade que justifique talmedida. Nesta circunstância,a fixação do prazo de valida-de dos testes continuará aseu critério, podendo, inclu-sive, ser inferior a um ano.

Por outro lado, o relatorna Comissão de Justiça jul-gou oportuno incluir no CTBque a identificação de trans-tornos sensoriais ou mentaltambém poderá motivar a re-dução da validade dos exa-mes de aptidão. Atualmente,o perito examinador é autori-zado a fazer essa recomen-dação quando houver indíci-os de deficiência física, men-tal ou progressividade de do-ença que comprometa a ca-pacidade de condução deveículos.

Page 3: Edição do dia 29/01/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 29 de janeiro de 2013 Geral - 3

4º PODER PODER PODER PODER PODER

Diretor GeralUdes Cruz Filho

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

E-mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque. Univer-sitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

Readequação do orçamento daprefeitura será divulgada em fevereiro

São Luís

Política

'Ninguém foi eleito para pagardívida', diz Pimentel a prefeitos

O ministro do Desenvolvi-mento, Indústria e ComércioExterior, Fernando Pimentel,recomendou aos prefeitos,que participam do "EncontroNacional de Novos Prefeitose Prefeitas" em Brasília, que,nestes primeiros dias de go-verno, não se concentremapenas em "organizar acasa" e "pagar dívidas", mastambém em iniciar os proje-tos voltados para a popula-ção.

"Os prefeitos que forameleitos agora vão se depararcom situação nova. Às ve-zes, o caixa da prefeitura nãoé suficiente para cobrir todasas demandas e despesas.Vão ter de perder algunsmeses organizando a casa,mas recomendo que não fi-quem apenas nesta tarefa.Também é importante plan-tar a semente e as raízes doque vai ser o programa degoverno dos próximos quatroanos. Ninguém foi eleito parapagar dívida. É um pressu-posto, mas não pode gastartoda energia nisso. Foi elei-to simbolizando experiênciae a expectativa, e para inici-ar projetos", declarou Pimen-tel nesta segunda-feira (28).

O ministro recomendouainda que os prefeitos elei-tos venham a Brasília, procu-rem o Banco do Brasil, oBNDES, e o governo para

começar a se "municiar deinstrumentos" para elaborarum bom projeto de governopara os próximos quatroanos. Ele lembrou que oBNDES, que está subordina-do ao Ministério do Desenvol-vimento, tem programas espe-cíficos para as prefeituras,como o Programa de Moder-nização da Administração Tri-butária (PMAT), com financia-mentos voltados para consul-torias, softwares e computa-dores novos, entre outros.

Ele citou ainda o proga-ma "Caminho da Escola",que financia a compra deônibus escolares, e o Próvi-as (que empresta recursospara equipamentos rodoviário

para conservação de suasestradas viscinais). "O BN-DES está inteiramente volta-do para atender aos municí-pios nisto e naquilo que pre-cisarem. O Ministério do De-senvolvimento também temprogramas para ajudá-los namodelagem e construçãodos arranjos produtivos lo-cais, que são cada vez maisimportantes nas economiasregionais. Eles organizamuma série de produtores emtorno de um arranjo, que po-dem envolver mais de ummunicípio, que podem sertornar pólos de exportação",acrescentou Pimentel.

Aumento da competiti-vidade - O ministro do De-

senvolvimento avaliou tam-bém que o programa BrasilMaior, que busca aumentara competitividade da indús-tria brasileira, mostra esfor-ço por parte do governo fede-ral para mudar a matriz eco-nômica do Brasil. "Vínhamosde um modelo em que tínha-mos uma taxa de juros mui-to elevada, um câmbio muitodesfavorável para nosa moe-da, que estava muito valori-zada, e isso prejudica nos-sas exportações. E tributospesavam, e ainda pesam umpouco, sobre o faturamentodas empresas", declarou.

Em sua visão, a desone-ração da energia elétrica paraos consumidores residenci-ais e industriais, que entrouem vigor na semana passa-da, vai ser uma "alavancaimportantíssima para o cres-cimento da economia brasi-leira". "Estamos trabalhandocom regimes tributários es-pecíficos para cada setor daindústria. O Inovar Auto trazincentivos para que a indús-tria automobilista, que nãoestá produzindo no Brasil,venha para cá com alto con-teúdo tecnológico. As exigên-cias vão colocar a indústriaautomobilística brasileira emnovo patamar tecnológico.Vamos produzir carros volta-dos para o futuro, carros doséculo XXI", concluiu.

NOTA DE SOLIDARIEDADE ÀS VITIMASDO INCÊNDIO EM SANTA MARIA/RSNeste último domingo, 27, o Brasil acordou mais triste com a

estarrecedora notícia de um incêndio ocorrido dentro da boate Kiss,localizada na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, queacabou vitimando cerca de 250 pessoas, em sua maioria jovens comum futuro todo pela frente.

Não nos cabe aqui apontar culpados ou expor possibilidades emrelação ao ocorrido, tal qual deu-se o incêndio, para este fim estão asautoridades que devem apurar as responsabilidades e punir com osrigores da lei as pessoas que venham a ser culpadas desse episódio.

O que aconteceu em Santa Maria/RS, de certa forma uniu deforma solidaria todo o povo brasileiro, que através de oraçõesbuscou confortar os corações dos familiares das vítimas. Muitasvidas perderam-se em um espaço, no qual, era para ser umceleiro de alegria e confraternização. Mas, a vida é uma caixade surpresas e de forma repentina, acaba apresentando-noscenários iguais a esse que testemunhamos nesta manhã de do-mingo através dos noticiários de TV.

A Coluna Sindicato em Ação, dedica essa singela homenagem àsfamílias que acabaram perdendo de forma abrupta seus entes queri-do. Nesse momento de dor e pesar é sempre importante uma palavrade carinho e conforto, por isso, mesmo distante estamos orando paraque os corações dessas pessoas possam encontrar conforto paraseguir a caminhada que não se encerra, muito pelo contrário, elacontinua com a mesma intensidade de outrora, e prosseguir essatrilha, era com toda a certeza, o desejo de todos aqueles que se foram.

SINDEDUCAÇÃO IDezenas de aposentados(as) participaram no último dia 24, na

sede do SindEducação, no bairro da Cohab, de uma celebraçãopara comemorar o seu dia. O evento iniciou com uma missa de açãode graças. Logo após, ocorreu vasta programação com palestras,exposições lúdicas e afetivas, show musical e ao final foi servido ochá da tarde feliz.

SINDEDUCAÇÃO IISegundo a Direção do SindEducação, foi através da intervenção

da entidade, que a prefeitura de São Luís pagou integralmente ossalários dos professores ativos da rede municipal de São Luís.

De acordo com a entidade, logo que as primeiras informaçõessobre o parcelamento do salário de dezembro dos funcionários domunicípio veio à tona, a presidente do SindEducação, profª ElisabethCastelo Branco, marcou imediatamente uma reunião com o Secretá-rio de Educação Allan Kardec.

Neste encontro, a presidente mostrou para o secretário operigo de o governo não realizar o pagamento dos professo-res de forma integral . Segundo a Presidente, a or igem dosrecursos para o pagamento dos docentes é diferente dos ou-tros funcionários da Prefeitura de São Luís.

A d i reção do s indicato mostrou que era in just i f icável oparcelamento dos professores considerando que é o FUNDEB quempaga os trabalhadores do magistério, portanto o recurso já existianos cofres da prefeitura, logo deveria ser utilizado. A prefeitura deSão Luís entendeu o desgaste político que teria caso procedesse deforma contrária e acatou a reivindicação do sindicato.

SEEB-MA CONVOCA 84 BENEFICIÁRIOSDA AÇÃO DOS 25% DO BEMO Sindicato dos Bancários do Maranhão convoca os 84 ex-

empregados do Banco do Estado (BEM), para comparecerem nasede do Sindicato, na Rua do Sol, nº 413, Centro, São Luís/MA.Os convocados devem apresentar Carteira de Trabalho e Previ-dência Social (CTPS), CPF e carteira de identidade.

A lista completa com os nomes dos ex-funcionários pode seracessada através do site da entidade (http://www.seebma.org.br).

BANCÁRIOS MARANHENSES APROVAMCONTAS DO SINDICATO POR UNANIMIDADEEm assembleia realizada no último sábado, 26 de janeiro, na

sede do SEEB-MA, os bancários maranhenses aprovaram por una-nimidade as contas do Sindicato referentes ao exercício de 2012. "Aaprovação das contas - sem nenhum voto contrário ou abstenção - éresultado da transparência do Sindicato dos Bancários do Maranhão,um dos únicos do país a realizar assembleias desta natureza com aparticipação democrática de toda a categoria bancária" - ressaltou opresidente do SEEB-MA, José Maria Nascimento.

Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel

A Secretaria Municipalde Planejamento e Desenvol-vimento (Seplan) informouque em fevereiro será anun-ciada a readequação do or-çamento de 2013. Essa me-dida possibilitará adequar as

prioridades da nova gestão àmomentânea restrição finan-ceira herdada da gestão an-terior. O titular da Seplan,José Cursino RaposoMoreira, se comprometeu emapresentar os dados ao pre-

feito Edivaldo Holanda Júniore demais secretários no dia5 de fevereiro. O procedimen-to vai garantir que todas aspastas da administraçãomunicipal possam cumprir asações previstas na AgendaEstratégica dos 120 dias degestão. A readequação é ne-cessária porque em 2012 asreceitas do município ficaramabaixo do que foi previsto naLOA e a Prefeitura expandiumuito seus gastos, o que re-sultou em um saldo de res-tos a pagar sem coberturaorçamentária de cerca de R$1 bilhão. O trabalho de revi-são, iniciado este ano, dasreceitas e despesas mostra-ram que as receitas própriasindicadas na LOA 2013 ti-nham sido superestimadasem relação à real capacida-de de arrecadação do muni-cípio. O mesmo ocorreu com

as receitas de transferência,que apresentaram queda em2012 e devem cair ainda maisem 2013, por conta do baixocrescimento da economia edas desonerações fiscaisconcedidas pelo GovernoFederal, como o IPI. Além darevisão dos gastos e arreca-dação, a Prefeitura tambémdefiniu como metas paraampliar a receita do municí-pio a captação de recursosexternos, o combate à sone-gação fiscal e a redução dainadimplência. Estas medi-das estão inseridas dentro daAgenda para os primeiros120 dias de gestão. Outrasmetas da Seplan para o iní-cio deste ano é a elaboraçãodo PPA 2014- 2017 e a im-plantação do Portal da Trans-parência, o que permitirá ainteração com a sociedadecivil organizada.

Secretário dePlanejamento

anunciaorçamento 2013

Page 4: Edição do dia 29/01/2013

4 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 29 de janeiro de 2013- Variedades

Resumodas NovelasSalve Jorge

Lado a LadoBerenice tira Caniço da casade Catarina. Etelvina consi-dera Túlio um bom compa-nheiro para Jurema. Juremaagradece ao padre Olegá-rio por tê-la ajudado a sairda cadeia. Elias beija Isa-bel, que se emociona. Guer-ra fica noivo de Celinha,deixando claro para Cons-tância que isso não o fazser um membro da famíliaAssunção. Luciano lembraa Diva de que cresceu so-zinho, sem a presença damãe. Laura avisa a Isabelque Albertinho concordouem encontrá-la no teatro.Zenaide depõe contra Isa-bel, seguindo as orienta-ções de Constância. Laurae Edgar se encontram.

Wanda é presa e Lívia suge-re que ela convoque Steniopara defendê-la. Helô falapara Lucimar que Morenaestá envolvida com drogas.Morena comemora a prisãode Wanda. Helô discute comStenio por causa de Wanda.Morena pensa em aproveitara prisão da traficante e con-tar a verdade para Helô. Pes-coço não deixa Delzuite bri-gar com Vanúbia. Lucimaracusa Morena de estar usan-do drogas. Helô pede parafazer um reconhecimentocom Wanda. Todos partici-pam do casamento de Ayla eZyah. Farid critica Mustafa porter saído de casa depois dedescobrir a mentira de Ber-na. Morena pede para con-versar com Helô. Élcio insis-te que Érica não vá embora.Márcia ouve Théo discutin-do com Morena. Antonia vi-sita Wanda. Berna e Delzui-te chegam à delegacia parafazer o reconhecimento.

Charlô gosta de ver Otáviocom ciúmes por causa deZenon. Nieta se desesperacom a saída de Dino de suacasa. Nando insiste que Ju-liana explique por que foi pro-curá-lo. Nando se arrepen-de de investir em Juliana.Roberta se irrita com Kiko eafirma que ele será respon-sabilizado pelos prejuízosque causou. Natália tentaconsolar Felipe. Otávio de-safia Charlô. Nando e Luci-lene tentam descobrir o quehouve na casa de Nieta. Ju-liana fica penalizada com oestado de Carolina. Nandoafirma a Ulisses que resol-verá seu problema com Ju-liana. Roberta fica perple-xa ao descobrir que o se-questro de Nando foi pla-nejado por Analú. Nandonão deixa Juliana ir embo-ra. Kiko beija Analú. Otáviose irrita com a afirmação deVânia de que ele está comciúmes de Charlô. Charlô fla-gra Nando e Juliana juntos.

HoróscopoÁries21/3 a 20/4Quanto maior a sua identificação como seu trabalho, maior será a sua pro-dutividade neste dia. Por isso, em-penhe-se!

Touro21/4 a 20/5Quem trabalha em casa ou por contaprópria conta com a proteção das es-trelas. Marte incentiva você a seguirem busca do seu espaço.

Gêmeos21/5 a 20/6Esta é uma boa fase para pesquisar

ou iniciar uma atividade mental. Nãolhe faltará objetividade nem clareza deideias.

Câncer21/6 a 21/7A dor do apego pelo que já não temmais funcionalidade em sua vida é algoque deverá tratar neste dia.

Leão22/7 a 22/8T r a t e a s p e s s o a s a o s e u r e d o rcom genti leza e terá o mesmo emtroca. A Lua aumenta o sentimen-to de posse com relação a coisase pessoas .

Guerra dos Sexos

Virgem23/8 a 22/9Trabalho que exija concentração fa-vorecido. Com o seu amor, vai prefe-rir o aconchego do lar.

Libra23/9 a 22/10É um bom momento para brigar mais porseus interesses profissionais. Hoje, quemtrabalha com crianças ou atividades delazer não poderá reclamar da sua sorte.

Escorpião23/10 a 21/11Procure organizar melhor a sua agen-da, a fim de se dedicar os seus inte-

resses profissionais e familiares semprejudicar nenhum deles.

Sagitário22/11 a 21/12Dê mais ritmo aos assuntos que fa-zem parte da sua rotina e verá comoseu dia vai render. Bom dia para in-vestir em novos conhecimentos. Nosassuntos do coração, suas expectati-vas estão altas demais.

Capricórnio22/12 a 20/1Hoje, você sentirá necessidade deavaliar o que é importante em sua vida.A Lua indica que estará bastante

seguro(a) e realista de suas decisões,principalmente no que diz respeito àsua vida amorosa.

Aquário21/1 a 19/2O dia promete fluir bem, mas a noitepode ser um pouco tensa: cuidado!Atitudes egoístas ou impulsivas podemgerar ressentimentos.

Peixes20/2 a 20/3Bom dia para usar um certo mistérionas suas estratégias de trabalho. Ta-refas que exijam foco e pesquisa con-tam com boas energias.

1. O problema pode serconfundido com alergia

Reações físicas à comi-da são comuns. Quasesempre trata-se de intole-rância, e não de alergia.Mas, como têm sintomas se-melhantes, há confusão en-tre os males, o que podeatrasar o diagnóstico. Aler-gia é a resposta imunológicado organismo ao reconheceralgo que julga prejudicial edigno de combate. A intensi-dade independe da quanti-dade de substância "inimiga"ingerida. Resulta em coceirana pele, na garganta e nosolhos e inchaço no rosto,entre outros sintomas. Já aintolerância, segundo a médica Ariana Yang, do Ambulatório de AlergiaAlimentar do Hospital das Clínicas de São Paulo, é a incapacidade demetabolizar um alimento por deficiência ou ausência da enzima neces-sária para isso. Nesse caso, quanto mais comer o que faz mal, pior.

2. Não se trata de uma doença graveDiferentemente da alergia, que pode levar a reações sérias e fatais

- a exemplo do edema de glote, inchaço que faz cessar a respiração -, aintolerância não é perigosa. Causa desconfortos digestivos, como cóli-cas, gases, diarreias e náuseas. Os sintomas podem surgir horas ou atédias após o consumo da substância intolerada. A intensidade do quadrodepende não só da quantidade ingerida do alimento desencadeadorcomo de quanto da enzima essencial para sua digestão a pessoa pro-duz. Se o foco do problema é eliminado da dieta, os incômodos somem."Já os danos causados por alergias demoram a desaparecer", diz ogastroenterologista Jaime Zaladek Gil, do paulistano Hospital AlbertEinstein.

3. Em algum momento todos vão terA hipersensibilidade à lactose, causada por uma baixa de lactase

(enzima essencial para o processamento do açúcar do leite), é a intole-rância mais comum. Segundo estimativas brasileiras, ela atinge quase70% das pessoas em algum momento da vida. Mas um grupo de especi-alistas vai além e defende que, em graus diferentes, todo mundo apre-senta alguma reação alimentar adversa pelo menos uma vez na vida. "Aintolerância é uma predisposição individual", define a médica Ariana Yang.Em quem já tem a tendência, o consumo excessivo de certo alimentopode dificultar a digestão, gerando um episódio. Outros fatores, no en-tanto, podem tornar a pessoa intolerante. De acordo com ogastroenterologista Jaime Gil, existe o risco de infecções ou cirurgiasque encurtam o intestino fazerem o corpo perder a capacidade de ab-sorver determinada substância.

4. Dá para comer o que causa a intolerância.Se na alergia é essencial banir da mesa o agente causador, em qua-

Rachel Campello

Veja seis verdades sobreintolerância alimentar

se todas as intolerâncias épossível mantê-lo no menuem pequenas porções, semdesconforto. Para tanto, épreciso descobrir, usando ométodo de tentativa e erro,o limiar de aceitação do or-ganismo e evitar ultrapassá-lo. A exceção é a intolerân-cia ao glúten, presente empães, biscoitos, macarrão eoutras massas à base de tri-go. Aí a restrição total é obri-gatória, pois o consumo des-sa proteína por quem não adigere bem pode causarcâncer de intestino. Já quemtem intolerância à lactoseconta com cápsulas para re-por a enzima lactase. "A pro-

posta não é ingerir todo dia, mas dar à pessoa a chance de consumirlactose de vez em quando", explica Ariana Yang.

5. O leite não é o único vilãoA mais comum de todas as hipersensibilidades, a intolerância à

lactose, normalmente não se manifesta logo no começo da vida, quan-do o organismo produz em quantidade adequada a enzima necessá-ria para metabolizar esse açúcar. É mais frequente que o corpo percadepois, progressivamente, a capacidade de produzir lactase e osdesconfortos comecem a surgir. Isso pode ocorrer ainda na infânciaou só na fase adulta. Mas o leite não é o único vilão nessa seara.Nem o glúten. Os sulfitos (substâncias conservantes usadas nos vi-nhos), as tiraminas, presentes em queijos e chocolates, e os corantessão fontes frequentes de intolerância. E, relembrando, qualquer ali-mento consumido em excesso pode provocar mal-estar no sistemadigestivo. "O intestino é uma verdadeira barreira imunológica", afirmaa nutricionista funcional Daniela Jobst, de São Paulo.

6. É possível passar anos sem um diagnósticoComo os sintomas podem ser vagos e nem sempre são contínu-

os, há quem passe anos - ou até a vida inteira - sem descobrir acausa de desconfortos gastrointestinais, segundo a alergista Ariana.Ao desconfiar de que é intolerante a algo, pesquise, com base emobservação e testes, se existem comidas específicas que disparamos sintomas. Em seguida, procure um médico para obter um diagnós-tico preciso. Manter um diário alimentar vai ajudá-la a fazer sua parte.Com as anotações, será fácil identificar o que as refeições dos diasem que a indisposição surge têm em comum. Outra maneira eficientede achar o que faz mal é, aos poucos, excluir os alimentos suspeitosda dieta até se livrar do mal-estar. Depois, reintroduza-os, um a um,para se certificar de qual deles acende a luz vermelha. "Com a intole-rância controlada, o intestino se regulariza, o humor e o sono melho-ram, as doenças respiratórias somem e as dores de cabeça ficammenos frequentes", afirma a nutricionista Daniela.

O que você precisa saber sobre o mal que pode estragar o prazer de uma boa refeição

Veja seis verdades sobreintolerância alimentar

Page 5: Edição do dia 29/01/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 29 de janeiro de 2013 Cidade e Esportes - 5

Tragédia não tem relação comsegurança de estádios, diz Fifa

Copa 2014 Futebol

Love: 'Troca de presidenteno Fla tem causado sérios

problemas financeiros'

O incêndio em uma boa-te no sul do Brasil que dei-xou 231 mortos na madruga-da de domingo "não temnada a ver com a segurançados estádios" durante o Mun-dial-2014, afirmou nesta se-gunda-feira (28) o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke,em viagem a Brasília.

"Nossos pensamentosestão com as famílias dasvítimas desta tragédia. Noentanto, não tem nada a vercom a segurança dos está-dios durante a Copa das Con-federações da Fifa e a Copado Mundo" de 2014 no Bra-sil, disse Valcke à imprensa.

"Temos um plano deemergência instalado paraevacuar um estádio comple-to em oito minutos. Existempessoas dedicadas a cargodisso e treinadas para a ges-tão de desastres como partedo conceito geral de segu-rança", insistiu Valcke.

"O que aconteceu nãopode ser comparado à orga-nização do plano de seguran-

ça da Copa do Mundo daFifa. Temos plena confiançano Comitê de OrganizaçãoLocal (COL) e nas autorida-des", sustentou.

As comemorações pre-vistas para esta segunda-fei-ra em Brasília pelo início dacontagem regressiva a 500dias da Copa do Mundo de

Hemomar inicia campanha de doaçãode sangue no período do Carnaval

"Na alegria da folia do Carnaval salve vidas. Doe sangue!"

2014 foram canceladas pelasautoridades locais e pela Fifaapós a tragédia.

Como sede do Mundial-2014 e dos Jogos Olímpicosde 2016 no Rio de Janeiro, oBrasil se encontra sob osolhares das organizaçõesesportivas internacionais,que têm como uma das prio-

ridades a segurança dosmaiores eventos esportivosdo mundo.

"O que aconteceu emSanta Maria é uma tragé-dia (...); poderia ter acon-tecido em qualquer lugardo mundo, mas não temnada a ver com a capaci-dade do Brasil de organi-zar eventos de massa",disse à AFP Carlos Vilano-va, diretor de Comunica-ções do Comitê OlímpicoBrasileiro (COB).

"O Brasil tem décadas deexperiência em organizareste tipo de eventos, como ocarnaval, a festa de fim deano na praia de Copacaba-na, e nunca aconteceu nada",acrescentou.

A divulgação do pôsteroficial do Mundial-2014, pre-vista inicialmente para estasegunda-feira em Brasíliacomo parte das comemora-ções, irá ocorrer na quarta-feira no Rio de Janeiro, infor-maram a Fifa e as autorida-des.

Com o tema "Na alegria dafolia do Carnaval salve vidas.Doe sangue!" foi aberta ofici-almente, nesta segunda-feira(28), a Campanha de Carna-val 2013 promovida pelo Cen-tro de Hematologia e Hemo-terapia do Maranhão (Hemo-mar). "Neste período de fes-tas carnavalescas, o númerode doadores tende a cair ematé 50%. A campanha é umaforma de precaução para quetenhamos bolsas de sanguesuficientes para atender asurgências Carnaval", explicoua coordenadora do Departa-mento de Captação de Doa-dores da Hemomar, Maria doSocorro Ferreira.

A campanha de captaçãode sangue será estendida atéo dia 11 de fevereiro. Além dacoleta no Hemomar, a Unida-de Móvel estará percorrendoo Socorrão II, Alumar, o mu-nicípio de Coroatá, EmpresaVale, Segep e Praça Deodo-ro. "Esperamos, mais umavez, contar com a solidarieda-de e a sensibilidade dos ma-ranhenses para que possamosfazer um estoque de sanguenecessário para suprir a ne-cessidade neste período defesta momesca", reafirmouMaria do Socorro Ferreira.

Muitos voluntários compa-receram neste primeiro diada campanha. Antônio de

São Luís

Funac promoveoficina de máscaras e 1ºconcurso de marchinhas

A Fundação da Criança edo Adolescente (Funac), porintermédio do Projeto CuidarPara Melhor Cuidar, realiza,nesta terça-feira (29) e no dia1º de fevereiro, às 16h, no au-ditório da Unidade de Atendi-mento à Família (Unaf), locali-zada na sede da Funac, ofici-nas de máscaras carnavales-cas, tendo como público-alvoos servidores da instituição.

Para a presidente da Fu-nac, Anailde Everton, “pormeio das atividades desenvol-vidas pelo projeto, é possíveltrabalhar a criatividade, alémda descoberta e fortalecimen-to dos potenciais artísticos decada servidor”, afirma.

Também será realizado o1º concurso de marchinhascom o tema “Carnaval daSaúde e da Paz”, as inscri-ções serão encerradas, nes-

ta sexta-feira (1º) e podemser feitas por [email protected] entregue em envelope la-crado diretamente na sededa Funac, na sala da Coor-denação de Programas So-cioeducativos, (Fonte do Bis-po, Rua Cândido Ribeiro,nº850, Centro), das 13h às19h. Para a inscrição, osautores das marchinhas pre-cisam encaminhar a cópia daletra completa, título e nomedo interprete, além do fonepara contato.

Para a coordenadora doprojeto, Raimunda Braga, “esteé um momento de descontra-ção e fortalecimento da identi-dade cultural e vínculos. Espe-ro que seja acolhida a propos-ta e tenha um número signifi-cativo de servidores inscritos noconcurso e oficina”, ressalta.

Jesus Reis Filho, 34 anos,mora do Calhau e sempre fazdoações voluntárias no He-momar. "A doação de sangueé uma ato de solidariedademuito grande porque contri-bui para salvar a vida daspessoas que estão nos lei-tos de hospitais precisando",disse ele.

Doador há mais de 10anos, Hélio Fernando CostaFerreira fez sua primeira do-ação direcionada a um ami-go e depois tornou-se volun-tário. "Se todos tivessem aconsciência de ajudar o pró-ximo com ações simples eimportantes como a doaçãode sangue, o mundo seria

bem melhor", ressaltou.Maria Domingas Araújo,

28 anos, fez sua primeiradoação nesta segunda-feiradirecionada ao seu pai queestá internado no HospitalPresidente Dutra. "Agora vejoa importância da doação desangue para salvar a vida daspessoas".

Para doar sangue

É imprescindível que ovoluntário tenha boa saúde,idade entre 16 e 67 anos epese no mínimo 50 kg. Nocaso dos menores de 18anos é necessário estaracompanhado dos pais ouportando um documento deidentificação oficial e original.

Além desses pré-requisi-tos, o voluntário não pode tercontraído doença de Chagas,Aids, sífilis e hepatite apósos 10 anos. Já quanto aosdoadores que irão repetir oprocedimento, estipula-se umintervalo de dois meses paraos homens e três para asmulheres. Em se tratandodas gestantes e lactantes,não é permitida a doação.Para maiores informações, odoador pode ligar para o Se-tor de Captação de Doado-res- 3216 1134 ou DisqueSangue ( 0800-280 6565).

Vagner Love voltou à Rús-sia após praticamente umano fora. Para a surpresa daimprensa no país, diga-se,que esperava vê-lo brilhar nosgramados brasileiros por al-gum tempo depois de o Fla-mengo entrar em acordocom o CSKA. Em entrevistaao jornal russo "Sport-Ex-press", o atacante explicoupor que retornou à Moscou eexpôs a fragilidade financei-ra do Rubro-Negro.

- A troca de presidente noFlamengo tem causado séri-os problemas financeirospara o clube. É por isso quequando meus agentes meofereceram para voltar aoCSKA eu aceitei quase ime-diatamente. Tudo foi feito emapenas três dias e eu acre-dito que é no melhor interes-se de todos - disse.

Em janeiro de 2012, sobcondução do ex-vice de finan-ças Michel Levy, o Flamen-go aceitou pagar em quatroparcelas • 10 milhões (R$ 27milhões na cotação atual)pelos direitos econômicos doatacante. Ao longo do anopassado, os russos recebe-

ram • 4 milhões (R$ 10,8milhões).

Atolada em penhoras ecom quase todas as receitasdeste ano comprometidas, anova diretoria não resistiu aoflerte do CSKA, que come-çou em agosto e se intensifi-cou após o Réveillon. O ex-clube de Love acenou comuma proposta simples: “es-quecer” os • 6 milhões (R$16,2 milhões) pendentes paraa conclusão do negócio e tero jogador de volta. Além dis-so, fez uma proposta salari-al vantajosa ao artilheiro, queaceitou prontamente.

Feliz na nova - e antiga -casa, Love planeja um perío-do de sucesso. Como o cam-peonato no país está em pau-sa por conta do rigoroso in-verno (o retorno está marca-do para março), ele aindaterá de esperar para usar acamisa 9 oficialmente. Aomenos sabe que o CSKAestá forte e é um dos candi-datos ao título nacional - é olíder do Russo após 19 roda-das, com dois pontos a maisque o Anzhi.

- O CSKA contratou mui-tos jogadores fortes, o meucompatriota Mário Fernandese os suecos Pontus Vern-bloom e Rasmus Elm. En-quanto isso, aqueles que jáestavam no time há um anoamadureceram e se torna-ram mais fortes. Juntos nóssomos uma ameaça séria.Não tenho dúvidas de que oCSKA irá ganhar o Campeo-nato Russo e representar opaís na Liga dos Campeões- encerrou.

Doadores de sangue participam da campanha de carnaval do Hemomar

Secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke

Page 6: Edição do dia 29/01/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 29 de janeiro de 20136 - Municípios

Carnaval em Ribamar

DPE e Sedihc discutem estratégias paraimplementar Plano de Combate à Tortura

Maranhão

Em Pio XII

Tribunal de Justiçainaugura moderno fórumPrefeitura paga 1° parcela

dos cachês das agremiaçõesPio XII terá novo fórum na

quinta-feira (31), em inaugu-ração que reunirá os desem-bargadores Antonio Guerrei-ro Júnior (presidente do Tri-bunal de Justiça do Mara-nhão), e Cleones Cunha(corregedor-geral da Justi-ça), juízes, autoridades mu-nicipais e convidados. A co-marca de entrância inicial namicrorregião do Médio Mea-rim, e a 272 km de São Luís,é primeira a ter prédio pró-prio construído pelo progra-ma de obras do TJMA no in-terior, na gestão do presi-dente.

A moderna Casa da Jus-tiça – denominação do fórumde Pio XII – reúne boas novi-dades no segmento deconstruções judiciárias.Além de espaço amplo parasetores de trabalho – inclu-indo salas de audiências,oficiais de justiça e OAB,Centro de Processamentode Dados (CPD) e estacio-namento interno –, passa adispor de muro, grades deproteção e alarme eletrôni-co.

O fórum terá como ende-reço a Rua Juscelino Kubits-check, s/nº, centro, a mes-ma via onde funcionava oanterior. No imóvel antigo ealugado, entretanto, não fal-tavam problemas, a começarpor instalações precárias.Para a nova sede da comar-ca o Tribunal renovou móveis

funcionais e equipamentosde informática.

Por recomendação deGuerreiro Júnior, o projeto dearquitetura desenvolvido peladiretoria de Engenharia ob-servou as necessidades deservidores e usuários, eatendeu a requisitos da Re-solução nº 114/2010, do Con-selho Nacional de Justiça(CNJ), que regulamentaconstruções e reformas noPoder Judiciário.

Edificado com área cons-truída de 427,48 m², em ter-reno de 1.713 m² doado pelaprefeitura, o prédio custouR$ 984.959,29 ao Judiciárioestadual. Os serviços auto-rizados em 2012 foram con-cluídos no final do ano.

Na gestão do juiz Anto-nio Elias de Queiroga Filho,Pio XII registrava cerca de3.200 processos em trami-tação. Na saída do magis-trado, em outubro de 2012(promovido por merecimen-to para a 1ª Vara de Barrado Corda), sobraram em tor-no de 1.370. A comarca foisaneada e atingiu as metasexigidas pelo CNJ.

Em Pio XII tramitam hojecerca de 1600 processos.Durante a licença-maternida-de da juíza titular Gisa Fer-nandes Mendonça, respon-de pela comarca a juíza De-nise Cysneiro Milhomem (ti-tular da 1ª Vara de SantaInês).

Terceiro lugar

Maranhão é um dos líderesem trabalho escravo no país

A Prefeitura de São Joséde Ribamar pagou a primei-ra parcela dos cachês dasmais de 70 agremiações ge-nuinamente ribamarenseque irão se apresentar duran-te o Carnaval tradicional domunicípio.

O pagamento antecipadode metade (50% do valor)dos cachês é uma ação daadministração do prefeito GilCutrim (PMDB) que visa ofe-recer as brincadeiras – blo-cos organizados, blocosafro, escolas de samba, blo-cos alternativos, tambor decrioula, grupos de samba,dentre outras – disponibilida-de financeira para se prepa-rem bem para o período mo-mesco. O pagamento dasegunda parcela será efetu-ado logo após o Carnaval.

“Mesmo ainda em situa-ção de contenção de gastos,ocasionada pela queda dasreceitas e do repasse doFPM, não estamos medin-do esforços para realizar,mais uma vez, um grandeCarnaval. A exemplo dosanos anteriores, priorizamosas agremiações do municí-pio, oferecendo a elas con-dições para promoveremuma bela festa. Entendemosque investir no Carnaval, den-

tro das nossas possibilida-des financeiras, é investir namovimentação da economialocal, gerando mais trabalhoe renda”, avaliou Gil Cutrim.

O Carnaval tradicional deSão José de Ribamar teráinício no dia 09 de fevereiro(sábado) e se prolongará atéo dia 12 (terça-feira). A pro-gramação completa podeser acessada no linkwww.saojosederibamar.ma.gov.br/noticia/prefeitura-paga-pri-meira-parcela-dos-caches-das-agremiacoes-carnava-lescas

Mais de 70 brincadeiras(todas do município) irão se

apresentar nos seis circui-tos oficiais – Sede, Mata,Matinha, Parque Vitória, Vi-las e Vila Sarney Filho – ins-talados pela prefeitura cida-de. A festa também será pro-movida em dezenas de cir-cuitos extraoficiais, situadosem bairros como Panaqua-tira, Pindaí, Rio São João,Laranjal, Cohatrac V, Muti-rão, Vila Sarney Filho, den-tre outros, que estão rece-bendo o apoio da adminis-tração municipal.

Uma das novidades doCarnaval tradicional de Riba-mar deste ano são os bailesde vesperal que estarão sen-

do promovidos no circuito daSede sempre a partir das16h.

Organização – Esque-mas nas áreas da seguran-ça e saúde, por exemplo,serão montados pela prefei-tura com o objetivo de ofere-cer tranquilidade e comodi-dade aos brincantes. Alémdo efetivo da Polícia Militarque estará trabalhando na ci-dade, o governo municipalcontratará 550 segurançasprivados que estarão traba-lhando nos circuitos oficiaise extraoficiais.

Durante os dias de Car-naval, equipes da SecretariaMunicipal de Saúde percor-rerão os circuitos promoven-do campanhas educativas(de prevenção a AIDS e ou-tras doenças sexualmentetransmissíveis, além do re-passe de informações impor-tante sobre o combate a pe-dofilia) e distribuindo preser-vativos.

Lava-Pratos – Nos dias16 e 17 de fevereiro, a festaem São José de Ribamarcontinua com o tradicionalLava-Pratos, evento que en-cerra oficialmente o períodocarnavalesco no Maranhão eque, este ano, chegará asua 67ª edição.

Agremiações genuinamente ribamarenses irão animar a festa no município

Em reunião com o defen-sor geral do Estado, AldyMello Filho, realizada, nasede da DPE/MA, a secre-tária de Estado de DireitosHumanos, Assistência Soci-al e Cidadania, Luíza Olivei-ra, retomou as discussõescom os órgãos e entidadesque integram o II Plano Es-tadual de Ações Integradas

para a Erradicação da Tor-tura, lançado em junho de2012, para que sejam atin-gidas as metas pactuadas.

Para a secretária, asações do comitê gestor, doqual participa a DefensoriaPública, serão potencializa-das com a criação do Me-canismo Preventivo à Tortu-ra no Estado do Maranhão,

a exemplo do existente noRio de Janeiro. “O Mecanis-mo deve ser dotado de ca-pacidade orçamentária e fi-nanceira, além de estruturaadministrativa adequadapara que os seus integran-tes possam realizar visitasregulares em estabeleci-mentos de privação de liber-dade e desenvolver as açõesde prevenção à prática datortura”, destacou Luíza Oli-veira. No Rio de Janeiro, omecanismo está vinculado àAssembleia Legislativa.

O defensor geral, AldyMello Filho, manifestouapoio à criação do mecanis-mo, que deverá estar vincu-lado a um órgão dotado deestrutura adequada para arealização das suas ações.“Participamos do ComitêEstadual de Combate à Tor-tura e compreendemos aimportância da implantaçãodo mecanismo para que asações do comitê sejam efe-tivadas”, afirmou, destacan-

do o trabalho que a Defen-soria Pública estadual rea-liza nas unidades de priva-ção de liberdade de adultose de internação de adoles-centes.

“O papel que cabe à De-fensoria no Plano tem sidocumprido. Realizamos aten-dimento presencial nos es-tabelecimentos penais enos centros de juventude,além de inspeções periódi-cas nos locais de privaçãode liberdade. Temos, tam-bém, ajuizado diversasações de reparação civil emfavor das vítimas”, destacouo defensor geral, manifes-tando o desejo de realizaruma nova edição da Sema-na de Execução Penal, re-alizada em 2011, voltada àcapacitação dos profissio-nais que atuam na área.

Participaram da reunião,a corregedora geral da DPE,Fabíola Almeida Barros e osecretário-adjunto da Se-dihc, Tiago Fernandes.

Defensor geral Aldy Mello Filho em reunião com a secretária Luíza Oliveira, a corregedora DPE, Fabíola

Almeida Barros e Tiago Fernandes, da Sedihc

Nesta segunda-feira(28), é lembrado o "Dia Na-cional de Combate ao Tra-balho Escravo". Em todo opaís, são mais de 20 mil tra-balhadores em condiçãoanáloga à escravidão. Noranking de Estados queapresentam maior índice deprática de trabalho análogaà escravidão no período en-tre 2003 e 2011, o Maranhãoocupa o terceiro lugar emnúmero de denúnciasregistradas, sendo 244 nototal. Considerando a ori-gem, o Maranhão é aponta-do pela maioria dos trabalha-dores libertados da situação:27,6% nasceram noMaranhão, um total de 6.519trabalhadores. Na ediçãomais recente da "lista-suja"do Ministério do Trabalho eEmprego (MTE), o Estadofica em quarto lugar, com 29empregadores listados e 555trabalhadores libertados,atrás apenas dos Estadosdo Pará, Mato Grosso eGoiás. A lista é atualizada acada seis meses.

No Maranhão, um dosórgãos responsáveis pelocombate ao trabalho escra-

vo é o Ministério Público doTrabalho (MPT). De acordocom a procuradora do Tra-balho, Anya GadelhaDiógenes, o combate ao tra-balho escravo passa pelaimplementação de políticaspúblicas e deve ter a partici-pação das diversas esferasdo poder e a sociedade civilorganizada. "O MPT, emespecial, atua desde a faseda fiscalização. Nós recebe-mos as denúncias e, pormeio de grupos móveis, como auxílio de auditores e poli-ciais, nós fazemos essas fis-calizações. Já no momentoda fiscalização, já há umaatuação para a garantia dosdireitos dos trabalhadoresque estão naquela situação,como pagamento das verbasrescisórias, salários que nãoforam pagos e a retirada dostrabalhadores daquele local.A ação subsequente é pre-venir que aquilo se repita,por meio de ações civis pú-blicas, termos de ajusta-mento de conduta, nós atu-amos para obrigar aquelestrabalhadores a não maisincidir naquelas irregularida-des", disse em entrevista.

Page 7: Edição do dia 29/01/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 29 de janeiro de 2013 Geral - 7

Pré-Carnaval anima espaçosViva com diversas atrações

Folia

Integração escola e família é tema de encontro de pais

promovido pela Seduc

São Luís

Roseana determinaintensificação de vistoria

em boates e casas de eventos

Maranhão

A folia do Carnaval do

Maranhão animou os espa-

ços Viva, na noite deste do-

mingo (27), com apresenta-

ções de manifestações po-

pulares, bandas, blocos e

artistas. A festa movimentou

moradores dos bairros Anjo

da Guarda, Fátima, Cidade

Operária, Estiva, Maiobão,

Vila Embratel, Liberdade e

João Paulo.

No Viva Liberdade, por

exemplo, sete atrações ani-

maram a noite e a primeira

foi o Tambor de Crioula de

Leonardo, criado há 56 anos

naquele bairro. O grupo tem

no comando a coreira Cláu-

dia Regina Santos, filha do

fundador, e no período de

Carnaval reúne mais de 50

integrantes para se apresen-

tar nos pontos de festa.

“Meu pai faleceu em

2004, mas não deixamos a

tradição morrer, pois ele

amava este tambor”, disse

Cláudia Regina Santos.

A coreira Antônia Maria

Conceição, que há dois

anos dança no grupo, era

uma das mais animadas,

declarou que uma das coi-

sas que mais gosta é rodo-

piar na dança. “Já estou

acostumada e não fico ton-

ta. Essa é nossa primeira

apresentação na temporada

antes do Carnaval e nossa

expectativa é grande para a

festa”, disse.

Além do Tambor de Cri-

oula de Leonardo, se apre-

sentaram os blocos Vaga-

bundos do Jegue, Mocidade

Independente Os Dragões

da Madre Deus, os tradicio-

nais Kambalacho do Ritmo,

Os Gorjeadores e Os Tre-

mendões. A cantora Rosa

Reis também fez show no

local.

Iago Pessoa dos Santos,

que comanda o bloco Vaga-

bundos du Jegue, fundado

na Madre Deus, disse que o

grupo está com a agenda

cheia para o Carnaval e que

todos estão muito animados

para a festa. O bloco tem

nos vocais Márcio Nogueira,

Sérgio Wagner e Kim Matos.

“Nós preparamos um

show animado para as nos-

sas apresentações, sempre

com muita irreverência”, dis-

se Iago Pessoa, que se

apresenta usando terno e

óculos escuros, mesma fan-

tasia dos outros membros

do grupo.

No Viva João Paulo, a

noite também teve gostinho

de folia pré-carnavalesca,

com a apresentação também

de sete atrações. A abertu-

ra foi feita pela tribo de índio

Os Tupinambás, do Anjo da

Guarda, seguida do bloco

tradicional Os Vampiros e do

tambor de crioula de Marti-

nha de Icatu.

Na sequência, também

se apresentaram Vagabun-

dos du Jegue, Banda Emba-

la Brasil e os blocos alter-

nativos Mexericu e Os Bra-

sinhas. Geovane Frazão,

que canta no bloco Os Vam-

piros, contou que os inte-

grantes do bloco estão ani-

mados para fazer a festa nos

bairros, como aconteceu no

Viva João Paulo.

“O Carnaval deste ano

promete. A programação

está muito boa e, mesmo

sem a passarela para o des-

file dos blocos, estamos

prontos para animar a fes-

ta”, declarou Geovane Fra-

zão.

Carnaval 2013

Órgãos do Governo e Prefeitura definem açõespara garantir mais comodidade ao folião

Representantes de ór-

gãos do Governo do Estado

e da Prefeitura de São Luís

envolvidos na organização do

Carnaval 2013 se reuniram,

nesta segunda-feira (28), no

auditório do Centro de Criati-

vidade Odylo Costa, filho. No

encontro, foram definidas

ações para que o folião usu-

frua, com segurança e con-

forto, da programação do

Carnaval deste ano, que tem

como tema “A mistura é a

nossa maior riqueza”.

Presente, a secretária de

Estado de Cultura, Olga Si-

mão, afirmou que o encontro

é importante para acertar

detalhes técnicos e de segu-

rança para o período carna-

valesco. “O Governo do Es-

tado tem se organizado para

que o morador e as pessoas

que nos visitam e brincam no

circuito de Carnaval, tenham

total conforto e segurança.

Por isso, fizemos a reunião

para afinarmos ações e pro-

porcionarmos um Carnaval

inesquecível e de muita paz”.

Participaram, o presiden-

te da Fundação Municipal de

Cultura, Francisco Gonçal-

ves; a secretária-adjunta de

Estado da Comunicação So-

cial, Carla Georgina; o co-

mandante do Policiamento

Metropolitano de São Luís,

coronel João Nepomuceno; o

comandante Operacional do

Corpo de Bombeiros, Dirceu

Nepomuceno; além de repre-

sentantes do Departamento

Estadual de Trânsito do Ma-

ranhão (Detran-MA), do Con-

selho Regional de Engenha-

ria Arquitetura e Agronomia do

Maranhão (CREA-MA); e das

secretarias municipais de

Saúde, Obras, Transportes,

Turismo, Meio Ambiente.

EstratégiaNa reunião, o superinten-

dente de Ação e Difusão

(SADC) da Secma, Welling-

ton Reis, fez uma explana-

ção sobre os locais e pontos

estratégicos dos Circuitos do

Carnaval. Ele ressaltou como

fundamental, o entrosamen-

to das secretarias no que se

refere ao deslocamento de

veículos, barreiras de segu-

rança e da fiscalização dos

ambulantes. "Tenho certeza

que, como ocorreu nos anos

anteriores, o folião vai brincar

tranquilamente", completou.

Na avaliação do presiden-

te da Fundação Municipal de

Cultura, Francisco Gonçal-

ves, a reunião técnica serviu

para debater as questões

que dizem respeito à logísti-

ca do Carnaval deste ano,

festa em que a Prefeitura de

São Luís se concentrará nos

polos da Praça Maria Aragão,

do Cohab/Cohatrac, Anjo da

Guarda e Desterro. “Ficou

acertado, também, que have-

rá mais uma reunião com téc-

nicos nas áreas de infraes-

trutura, saúde, vigilância sa-

nitária e limpeza”, destacou.

Com a temática "Integra-

ção Escola e Família" foi re-

alizado, nesta segunda-feira

(28), no auditório do Palácio

Henrique de La Roque, de

forma inédita no estado, o

encontro com pais de estu-

dantes da rede estadual de

ensino. Coordenado pelo se-

cretário de Estado de Edu-

cação, Pedro Fernandes, o

objetivo do evento é estreitar

o diálogo entre os pais dos

alunos e a administração da

Seduc para discutir as prin-

cipais necessidades e desa-

fios para a melhoria do pro-

cesso de ensino aprendiza-

gem.

O evento, também, faz

parte de um ciclo de encon-

tros organizados pela Seduc

que já reuniu gestores, pro-

fessores, secretários munici-

pais de educação, com a fi-

nalidade de subsidiar o pla-

nejamento escolar de toda

rede pública estadual de en-

sino.

"O desafio de educar é

um processo que precisa ser

feito em conjunto, integran-

do família, escola e socieda-

de. Por isso, a necessidade

de ouvir todos os atores que

fazem o ensino acontecer

nas escolas do Maranhão",

enfatizou o secretário de

Educação Pedro Fernandes

durante o encontro.

Para Vicente Fortes, pai

de aluno da Unidade Integra-

da Carlos Cunha, no São

Cristovão, o encontro é im-

portante para aproximar a

Seduc das escolas. "Fiquei

muito gratificado com o con-

vite para participar. O encon-

tro é extremamente importan-

te para melhoria do ensino.

Já participei do colegiado

escolar e consegui muita

coisa para a escola de meus

filhos", ressaltou.

José Ribamar Sá, pai de

estudante da escola Josué

Montello, destacou que a

oportunidade é única no en-

sino do Estado. "A oportuni-

dade que o secretário de

Educação Pedro Fernandes

está nos proporcionando é

única. Nunca ouvi falar de um

secretário que parasse para

ouvir os pais de alunos", sa-

lientou.

Bloco tradicional Os Vampiros se apresenta no Viva João Paulo

Representantes do Governo do Estado e prefeitura definem açõesvisando garantir conforto e segurança ao folião no Carnaval

Pedro Fernandes destacou que educaçãodeve ser feita com a participação de todos

A governadora Roseana

Sarney determinou ao secre-

tário de Estado de Seguran-

ça Pública, Aluísio Mendes,

que o Corpo de Bombeiros

Militar do Maranhão (CBM-

MA) realize vistoria em todas

as casas de eventos e boa-

tes em São Luís e interior do

estado, com a finalidade de

verificar as condições de re-

gularidade, funcionamento e

de segurança desses esta-

belecimentos.

A decisão da governado-

ra tem como objetivo preve-

nir tragédias como a que

aconteceu em Santa Maria,

no Rio Grande do Sul. Na vis-

toria, o Corpo de Bombeiros

avaliará as condições das

casas de eventos e boates,

no que se refere a saídas de

emergência, sinalização, lo-

calização de palco, existên-

cia de extintores contra in-

cêndio, entre outros itens.

A SSP e o Comando do

Corpo de Bombeiros já estão

definindo o planejamento das

vistorias, a partir do mapea-

mento de todos esses esta-

belecimentos, existentes no

estado.

Page 8: Edição do dia 29/01/2013

Acusado de criar cartel

oquartopoder.com

8 Últimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/

Fale conosco

Polícia

TJMA mantém ação contradono de posto de combustível

PM cumpre mandado deprisão de acusado porhomicídio em São Luís

Polícia investiga fuga depresos na Delegacia de Viana

Uma ação do Serviço deInteligência (SI) do 8º Ba-talhão da Polícia Militarprendeu Flávio André deSousa, de 26 anos, conhe-cido como “cara de porco”em cumprimento a manda-do de prisão expedido pelojuiz Gilberto de MouraLima, da 2ª Vara do Tribu-nal de Júri. Segundo a po-lícia, Flávio André é o prin-cipal suspeito de ter come-tido quatro homicídios euma tentativa.

Homicídios

Com base nas investiga-ções da polícia, Flávio An-dré é apontado por envolvi-mento nos homicídios deJosé Carlos dos Santos,Rafael Rodrigues Trindade,ambos em dezembro do anopassado e no assassinatode Samuel Lopes Pereira eseu pai Nataniel MarinhoPereira, em outubro de2012. Contra ele pesam ain-da, uma acusação de ten-tativa de homicídio de Pau-lo Ricardo Gomes.

De acordo com o dele-gado do 7º DP, Paulo Már-cio, todos esses crimesestão relacionados ao trá-fico de drogas na área daVila Luizão, Divinéia, Sol eMar e adjacências.

A prisão de Flávio ocor-reu no último fim de sema-na, em diligências realiza-das pela guarnição do 8ºBPM no bairro Divinéia. Elefoi abordado no momentoem que saía de dentro de

Os desembargadores da3ª Câmara Criminal do Tribu-nal de Justiça do Maranhãonegaram pedido de habeascorpus e determinaram oprosseguimento de açãopenal contra o proprietáriode dois postos de combus-tível de São Luís, acusadopelo Ministério Público Es-tadual de ter planejado econspirado a cartelização dopreço de revenda do com-bustível na capital.

Ao todo, oito empresári-os do ramo de combustíveis– associados ao Sindicatode Revendedores de Com-bustíveis do Maranhão – eum jornalista de São Luísforam denunciados pelo MP.Um dos denunciados pediuo trancamento da ação, re-clamando da falta de provasda materialidade do crime, ealegando não possuir poten-cial econômico e participa-ção no mercado suficientepara eliminar a concorrência.

Os nove empresários fo-ram acusados pelo Ministé-rio Público de terem pratica-do crime contra a ordem eco-

nômica pela combinação depreços na revenda de com-bustíveis no primeiro semes-tre de 2011, quando houveum aumento geral e repenti-no nos produtos.

O MP utilizou depoimen-tos de testemunhas, plani-lhas de preços em áreasgeográficas da cidade, escu-tas judiciais e dados daAgência Nacional de Petró-leo (ANP), que teriam de-monstrado que a prática docartel contaria com o supor-te do Sindicato dos Reven-dedores de Combustíveis,que teria disponibilizadoseus empregados para mo-nitorar os preços praticadosna cidade.

O relator do pedido desuspensão da ação penal,desembargador Joaquim Fi-gueiredo, não admitiu os ar-gumentos em que o acusa-do argumentava a sua nãoprática dos atos, por se tra-tar de matéria privativa dainstrução criminal.

Quanto à justa causapara prosseguimento daação penal contra o empre-

sário, o desembargadorconsiderou efetivamentepreenchidos os requisitos,frisando que a denúnciaexpôs o fato criminoso, ascircunstâncias, qualifican-do os acusados e classifi-cando o crime.

Joaquim Figueiredo des-tacou que não caberia ante-cipar-se à instrução criminal,afirmando verdadeiros ou fa-

Assaltantes

Serviço de Inteligência da PM

desarticula quadrilha em São Luís

um motel, localizado naAvenida Jaú. Em compa-nhia do acusado, os polici-ais ainda apreenderam umaadolescente de 14 anos.

Após receber voz de pri-são, ele foi conduzido parao 7º Distrito Policial, noTuru. A adolescente foi le-vada para a Delegacia deProteção à Criança e aoAdolescente (DPCA).

O delegado Paulo Már-cio informou ainda que tes-temunhas do homicídio deRafael Rodrigues Trindade eda tentativa de homicídio dePaulo Ricardo Gomes reco-nheceram Flávio como sen-do o autor dos crimes.

Ainda segundo o delega-do, Flávio foi apontado peloscrimes juntamente com oRafael Gomes Lisboa, o Ra-faelzinho, preso na última ter-ça-feira (22), na Vila Luizão.

Apreensão de arma

O Serviço de Inteligên-cia da PM efetuou a apre-ensão de uma pistola cali-bre 40, com 14 muniçõesintactas. A apreensão ocor-reu na residência de RafaelPereira Oliveira, de 33 anos,conhecido por “Rafael Ma-tador”. No local ainda foramapreendidos duas balançasde precisão, um DVD; umaTV, três aparelhos celularese uma moto CB 300 de pla-ca NWT-4928. Em seguida,Rafael foi conduzido para aSuperintendência Estadualde Investigações Criminais(Seic). Uma operação do Servi-

ço de Inteligência do 8ºBPM, em conjunto com mi-litares do 6º BPM, deflagra-da nos bairros da Vila SãoJosé, Paço do Lumiar, nanoite de domingo (27), re-sultou na desarticulação deuma quadrilha especializa-da em assaltos naquela re-gião e, ainda, na apreensãode motocicletas e armasde alto calibre.

Durante a operação fo-ram presos Luís Carlos Ri-beiro Matias Júnior, mora-dor da Vila Mocajituba; Ra-fael Silva Pinto, residentena Rua 08, casa 21, Vila

São José, e Josevaldo Sil-va, conhecido como ‘Carade Gato’, residente na VilaTiago Arôso.

Segundo informaçõespoliciais, ‘Cara de Gato’tentou tomar a arma de umpolicial e foi atingido no jo-elho direito, no momentoem que estava sendo colo-cado na viatura. Josevaldofoi socorrido pelos militarese encaminhado ao HospitalMunicipal Clementino Mou-ra, Socorrão II, onde rece-beu tratamento médico epassou por uma interven-ção cirúrgica.

As outras duas prisões

foram possíveis após umavítima que teve seu veículoroubado, informar as carac-terísticas físicas dos auto-res. De posse das informa-ções, as equipes do Servi-ço de Inteligência, com oapoio da viatura do BairroParanã, deram início as di-ligências e durante as abor-dagens apreenderam umamotocicleta Honda Broz deplacas NWZ-8107, que deacordo com a Polícia, teriasido roubada, no sábado(26), pelo mesmo grupo. Apolícia conseguiu apreen-der uma escopeta calibre20 e um revólver calibre 38,

da marca Taurus, nº 72004,sem cabo.

De acordo com investi-gações da Inteligência, ocriminoso conhecido como‘Neguinho da Vila do Povo’,também participante doroubo da motocicleta con-seguiu fugir durante o cer-co policial, mas a polícia jáestá trabalhando no senti-do de localizar e prender oenvolvido.

Os conduzidos foram au-tuados em flagrante delitopor formação de quadrilha,porte ilegal e posse de armade fogo de uso permitido epor roubo e receptação.

A Polícia Civil abriu inqu-érito para investigar a fugados presos da 6ª DelegaciaRegional de Viana, ocorridadurante o fim de semana.Segundo informações do de-legado Artur Benazzi, os setepresos estavam distribuídosentre as quatro celas do dis-trito policial.

De acordo com o delega-do, por volta das 17h, apósretorno do banho de sol, osdetentos forçaram as celase renderam o investigador. Nafuga, roubaram algumas mo-tos de pessoas que transita-vam pelas ruas.

Segundo as informa-ções, dos sete que fugiram,

um foi encontrado morto, namanhã desta segunda-feira(28). Antônio José Rodrigues,conhecido como Tungão,encontrado morto à beira deum campo na cidade, comquatro perfurações de tiros.

Presos ainda foragidos:- Ezequiel Matos;- Iranildo de Jesus Perei-

ra, o Nildo Guará; JoséRibamar Oliveira, o Canhotodo Caru, preso por homicídio;Adelson Castro Pena, oChaguinha, preso por porteilegal de arma; AntônioRibamar do Nascimento deJesus; Denilson Carlos Car-doso Amorim, o Negão, pre-so por tráfico.

laciosos os termos da acu-sação, por estarem aindapendentes de análise.

“O que importa em ca-sos como este é que a pro-va produzida na fase inqui-sitorial seja, afinal, confir-mada por outros elemen-tos, durante a fase judici-al, com observância docontraditório e ampla defe-sa”, afirmou o magistrado.

Classificados

Anuncie aqui e venda muito mais!

4141-0891 / 8129-3749