edital mestrado selecao politicas sociais ichs 160810

11
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Programa de Pós-Graduação em Política Social (Publicado em 16/08/2010) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo ao Curso de Mestrado em Política Social para o ano de 2011, Área de concentração em “Política Social, Estado, Sociedade e Direitos Sociais”, e linhas de pesquisa: 1) Política Social, Estado, Direitos e Movimentos Sociais; 2) Trabalho, Questão Social e Serviço Social. 1.0 - INSCRIÇÕES 1.1 - As inscrições serão realizadas no período de 18 de outubro a 29 de outubro de 2010, na Secretaria do Mestrado em Política Social, sala 28 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ICHS, Universidade Federal de Mato Grosso, das 14:00 às 18:00h, de segunda à sexta-feira. 1.2 - Poderão inscrever-se: a) candidatos/as que concluíram cursos de graduação na área de Ciências Humanas e Sociais; b) candidatos/as com disponibilidade integral ao Curso. 1.3 - Documentos necessários para a inscrição dos/as candidatos/as: a) Formulário de Inscrição – Anexo 1 b) Pré-Projeto de Pesquisa: de 08 a 12 páginas (sem as Referências Bibliográficas) contendo: b.1 Capa: apresentada separada do corpo do projeto com: nome do autor(a), título, linha de pesquisa, local, mês e ano; b.2. Corpo do Projeto: I.Título;

Upload: cleiber-silva-alves

Post on 09-Feb-2016

5 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Edital Mestrado Selecao Politicas Sociais ICHS 160810

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAISPrograma de Pós-Graduação em Política Social

(Publicado em 16/08/2010)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo ao Curso de Mestrado em Política Social para o ano de 2011, Área de concentração em “Política Social, Estado, Sociedade e Direitos Sociais”, e linhas de pesquisa: 1) Política Social, Estado, Direitos e Movimentos Sociais; 2) Trabalho, Questão Social e Serviço Social.

1.0 - INSCRIÇÕES

1.1 - As inscrições serão realizadas no período de 18 de outubro a 29 de outubro de 2010, na Secretaria do Mestrado em Política Social, sala 28 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ICHS, Universidade Federal de Mato Grosso, das 14:00 às 18:00h, de segunda à sexta-feira.

1.2 - Poderão inscrever-se:

a) candidatos/as que concluíram cursos de graduação na área de Ciências Humanas e Sociais;b) candidatos/as com disponibilidade integral ao Curso.

1.3 - Documentos necessários para a inscrição dos/as candidatos/as:

a) Formulário de Inscrição – Anexo 1

b) Pré-Projeto de Pesquisa: de 08 a 12 páginas (sem as Referências Bibliográficas) contendo:

b.1 Capa: apresentada separada do corpo do projeto com: nome do autor(a), título, linha de pesquisa, local, mês e ano;b.2. Corpo do Projeto:I.Título;II. Introdução: delimitação do objeto de estudo e justificativa do tema;III. Revisão de literatura;IV. Objetivos;V. Metodologia;VI. Referências Bibliográficas.OBS: No corpo do projeto não deve conter qualquer identificação do/a autor/a.

b.3. O texto deverá ser digitado no seguinte formato: fonte Arial 12, espaço entre linhas 1,5, margens de 2,5 cm, papel A4.

Page 2: Edital Mestrado Selecao Politicas Sociais ICHS 160810

c) Carta de Intenções: de formato livre, limitada a uma página, digitada em Arial 12, espaço entre linhas 1, 5, margens de 2,5 cm, papel A4, contendo breve relato da trajetória acadêmica e profissional do/a candidato/a; explicação de seu interesse pelo Programa e justificativa da candidatura.

d) Fotocópia do Diploma ou Certificado de Conclusão de Graduação: (original para autenticação ou cópia autenticada);

e) Fotocópia do Histórico Escolar do curso de graduação: (original para autenticação ou cópia autenticada);

f) Currículo Lattes comprovado e atualizado, em versão impressa (disponível no endereço http://lattes.cnpq.br). Deverão ser anexados ao Currículo todos os comprovantes da vida acadêmica e profissional do/a candidato/a, exclusivamente dos últimos três anos, organizados de acordo com a ordem dos itens constantes da Tabela de Pontuação, anexa a este Edital (Anexo 2).

g) Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

h) Uma fotografia 3x4 recente;

i) Fotocópia do Título Eleitoral, com comprovante da última votação;

j) Fotocópia da Carteira de Identidade (ou Passaporte, caso seja estrangeiro);

l) Fotocópia do CPF;

m) Fotocópia de quitação com o serviço militar, para candidato do sexo masculino;

n) O/A candidato/a deverá assinar Declaração de Dedicação Exclusiva ao Curso;

o) Apresentação do comprovante do pagamento da taxa de inscrição: Para efetuar o pagamento é necessário entrar no site da Fundação Uniselva (www.fundacaouniselva.org.br), gerar e imprimir o boleto eletrônico e efetivar o pagamento da taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) a ser recolhida em favor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação UNISELVA), na Caixa Econômica Federal, Agência 0686, Conta Corrente nº 408–7 Operação 003, ou Casas Lotéricas.

OBS: Deverão ser entregues em 3 vias: o Pré-Projeto, o Currículo Lattes (com apenas uma via comprovada) e a Carta de Intenções.

1.4 - Inscrição por correspondência: Os candidatos residentes fora de Cuiabá poderão solicitar inscrição mediante procuração ou via SEDEX, com cópias autenticadas dos documentos, com postagem até o dia 29 de outubro de 2010, para o seguinte endereço:

Programa de Pós-Graduação em Política Social - MestradoUniversidade Federal de Mato Grosso

Sala 28 - Instituto de Ciências Humanas e SociaisAv. Fernando Corrêa da Costa, 2367 – Bairro Boa Esperança

CEP: 78 060-900 - Cuiabá, MT 

1.5 - O deferimento das inscrições dependerá do atendimento às exigências da formação acadêmica e da apresentação integral dos documentos solicitados. A divulgação do resultado será no dia 08 de novembro de 2010 no site da UFMT (www.ufmt.br), link Editais.

2

Page 3: Edital Mestrado Selecao Politicas Sociais ICHS 160810

1.6 - Proficiência em Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol, sob responsabilidade do Instituto de Linguagens/IL/UFMT, não tem caráter eliminatório, podendo o/a candidato/a submeter-se a novo exame até 1 (um) ano após ingresso no Curso. Serão aceitos Exames de Proficiência em língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) realizados em outros Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES, desde que tenham obtido nota igual ou superior a 7,0 (Sete) e tenham sido realizados nos anos de 2009 e 2010.

2.0 – DA SELEÇÃO

Fase IProva Escrita: De caráter eliminatório, com tema definido a partir da Referência Bibliográfica indicada no item 4.0 deste Edital, será avaliada de acordo com os seguintes critérios: pertinência em relação ao tema; atualização bibliográfica; conhecimento do debate teórico; capacidade de elaboração, reflexão e síntese (raciocínio lógico, coerência e consistência teórica); correção ortográfica e gramatical.

Local: Complexo Didático do ICHS/UFMT, sala a ser definida.Horário: 08:00 – 12:00 h (duração máxima de quatro horas).

- Serão aprovados/as os/as candidatos/as que obtiverem no mínimo nota 7,0 na Prova escrita, feita pelo/a candidato/a, à mão e à tinta (preta ou azul), em folha própria ofertada pelo Programa, não sendo permitida a interferência e/ou participação de outra pessoa, salvo condição especial em função de deficiência que impossibilite a redação pelo/a próprio/a, devidamente informada no ato de inscrição. A Prova será realizada simultaneamente por todos/as e deverá ter no mínimo 66 e no máximo 132 linhas escritas.

Data da Prova Escrita: 16 de novembro de 2010.

No dia da Prova é obrigatória a apresentação, pelo/a candidato/a, de Documento de identificação com foto e Protocolo com o Número de Inscrição.

Divulgação do Resultado: 22 de novembro de 2010. A Lista de Aprovados/as será divulgada pelo Número de Inscrição dos/as candidatos/as, na página da UFMT (www.ufmt.br), no link Editais.

Fase II

b) Análise do Pré-Projeto de Pesquisa e Currículo Lattes: 22 e 23 de novembro de 2010.

Divulgação do Cronograma das Argüições: 23 de novembro de 2010, pelo Número de Inscrição dos/as candidatos/as, na página da UFMT(www.ufmt.br), no link Editais.

Fase III

c) Arguição sobre o Pré-Projeto, Currículo Lattes e Carta de Intenções.

Data das Argüições: 24, 25 e 26 de novembro de 2010, Horário: 08:00 às 12:00 h e 14:00 às 18:00 h.Local: Complexo Didático do ICHS/UFMT, sala a ser definida.

Divulgação do Resultado Final: 30 de novembro de 2010, pelo Número de Inscrição dos/as candidatos/as, na página da UFMT (www.ufmt.br), no link Editais.

3

Page 4: Edital Mestrado Selecao Politicas Sociais ICHS 160810

Os/as candidatos/as aprovados/as serão classificados/as de acordo com a média das notas obtidas nas etapas seletivas (Prova Escrita, Pré-Projeto, Currículo Lattes e Arguição).

3.0 - NÚMERO DE VAGAS

O Programa de Pós-Graduação em Política Social oferecerá, no processo seletivo de 2011, 15 vagas (quinze) para o Mestrado em Política Social. O Programa reserva-se o direito de não preenchimento total das vagas em caso de avaliação insuficiente dos/as candidatos/as.

4.0 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, Ricardo. Os modos de ser da informalidade: rumo a uma nova era da precarização estrutural do trabalho. In: Revista Praia Vermelha. Rio de Janeiro: UFRJ, v. 20 n.1 2010. Disponível em: www. ess.ufrj.br/praiavermelha/índex.php/praiavermelha.

BEHRING, Elaine R. Maria Helena T. de Almeida (Orgs.). Trabalho e Seguridade Social: percursos e dilemas. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: FSS/UERJ, 2008.

BEHRING, Elaine & BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: Fundamentos e História. São Paulo: Cortez, 2ª. Ed., 2007.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O Longo Caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

NETTO, José Paulo.  Braz, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2007.

PEREIRA, Potyara A. Política social: temas & questões. São Paulo: Cortez, 2008.

SADER, Emir e GENTILLI, Pablo. Pós-neoliberalismo: as Políticas Sociais e o Estado Democrático. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1995.

SILVA, Ivone Maria Ferreira da. Questão Social e Serviço Social no Brasil – Fundamentos Sociohistóricos. Cuiabá: EdUFMT, 2008.

5.0 - PROFESSORES CREDENCIADOS

Professoras do Quadro Permanente:- Arlete Benedita de Oliveira - Doutora em Serviço Social – PUC/SP - 2000- Erivã Garcia Velasco - Doutora em Políticas Públicas – UFMA – 2007- Imar Domingos Queiróz - Doutora em Sociologia Política - UFSC 2007- Irenilda Ângela dos Santos- Doutora em Desenvolvimento Sustentável – UnB 2004- Ivone Maria Ferreira da Silva - Doutora em Serviço Social – PUC/SP 2005- Izabel Cristina Dias Lira - Doutora em Serviço Social – PUC/SP - 2003- Leana Oliveira Freitas- Doutora em Políticas Públicas – UFMA – 2008- Liliane Capilé Charbel Novais - Doutora em Serviço Social – UFRJ - 2004- Maria de Sousa Rodrigues - Doutora em Serviço Social - PUC/RS – 2006- Tânia Maria Santana dos Santos - Doutora em Serviço Social – PUC/SP - 2008

Professores Colaboradores:- Benedito Dias Pereira - Doutor em Economia - UFPE 1995- Lázaro Camilo Joseph Recompensa - Doutor em Ciências Econômicas Universidade Estadual de Campinas 2001- Maria Carmelita Yazbek - Doutora em Serviço Social - IEA/USP 2001

4

Page 5: Edital Mestrado Selecao Politicas Sociais ICHS 160810

6.0 - INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

6.1 - Caberá recurso ao processo seletivo em caso de arguição de ilegalidade quanto ao cumprimento das normas estabelecidas neste Edital. Os recursos deverão ser dirigidos e oficializados à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal de Mato Grosso, até 48 horas após a divulgação do Resultado Final.

6.2 - Não haverá revisão da Prova Escrita.

6.3 - À Banca Examinadora caberá decidir sobre as questões não previstas no presente Edital.

Para mais informações, dirigir-se à Secretaria do Programa de Pós - Graduação em Política Social, sala 28 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Fone/Fax: (065) 3615-8472, período vespertino ou pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]

6.4 - Período de Matrícula: 07 a 11/02/2011

6.5 - Início das aulas: 21/02/2011

6.6 – O Programa de Pós-Graduação em Política Social/Mestrado não se compromete a fornecer bolsas de estudo a todos os aprovados, e a concessão seguirá a disponibilidade e os critérios de elegibilidade da CAPES.

6.7 - Os documentos dos/as candidatos/as não aprovados/as poderão ser retirados na Secretaria do Programa, a partir do dia 01/04/2011 Os documentos não retirados no prazo de seis meses serão descartados.

Este Edital foi aprovado em reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Política Social no dia 09 de agosto de 2010.

Cuiabá-MT, 13 de agosto de 2010.

 

Profa. Dra. Liliane Capilé Charbel NovaisCoordenadora do Programa de Pós–Graduação

em Política Social - Mestrado ICHS/UFMT

5

Page 6: Edital Mestrado Selecao Politicas Sociais ICHS 160810

ANEXO 1

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICA SOCIALPROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

NIVEL: ( ) MESTRADO PERÍODO: 2011 Nº. DE INSCRIÇÃO:_____________Candidato(a):Data de nascimento: Cidade: Estado:Identidade nº Org.Emissor: CPF nº

Endereço residencial:

Cidade UF CEP Tel.

e-mailEndereço do trabalho:Cidade: UF CEP Tel.

e-mailFormação: Graduação de nível superior em: Ano:Instituição:Mestrado em: Ano:Instituição:Título do Pré-Projeto de Pesquisa:

Apresento em anexo:1.( ) Cópia ou original do comprovante de pagamento da inscrição;2.( ) Formulário de Inscrição;3.( ) Pré-Projeto de Pesquisa em 3 (três) vias;4.( ) Carta de Intenções justificando a candidatura, em 3 (três) vias;5.( ) Cópia do Diploma de Graduação de Curso de Serviço Social ou outro Curso das Ciências Humanas e Sociais;6.( ) Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;7.( ) Currículo Lattes em versão impressa, em 3 (três) vias, sendo apenas 1 (uma) comprovada.8.( ) Cópia de Documento de Identidade, CPF, Título de Eleitor com comprovantes da última eleição e Certificado de Reservista quando for o caso;9.( ) 01 (uma) foto 3x4.10.( ) Declaração de Dedicação Exclusiva ao Curso, assinada no ato da Inscrição.

Declaro, sob as penas da lei, que as informações prestadas neste formulário são verdadeiras e que concordo com as normas estabelecidas no Edital de Seleção.Data:

Assinatura do (a) candidato (a):

6

Page 7: Edital Mestrado Selecao Politicas Sociais ICHS 160810

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAISPrograma de Pós-Graduação em Política Social

ANEXO 2

TABELA DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO (últimos 03 anos)MESTRADO

(Total: 100 pontos a ser dividido por 10)

ATIVIDADES PontuaçãoItem

PontuaçãoMáxima

Nota

1- Aperfeiçoamento e Pós-GraduaçãoCurso de Especialização com o mínimo de 360 horas, na área das Ciências Humanas e Sociais (máximo 01 curso)

6,0 6,0

Curso de Aperfeiçoamento com o mínimo de 120 horas, na área das Ciências Humanas e Sociais (máximo 01 curso)

2,0 2,0

Curso de extensão com duração mínima de 30 horas, na área das Ciências Humanas e Sociais (máximo 3 cursos)

1,5 4,5

Curso de extensão com duração inferior a 30 horas e superior a 20 Horas na área das Ciências Humanas e Sociais (máximo 05)

1,0 5,0

Curso de extensão com duração inferior a 20 horas e superior a 10 horas na área das Ciências Humanas e Sociais (máximo 05)

0,5 2,5

Mini Curso com duração mínima de 08 horas, na área das Ciências Humanas e Sociais (máximo 03)

0,5 1,5

Sub-total 21,5

2 – Atividades DocentesMagistério regular em Unidade de Ensino Superior 03 p/ano 9,0Participação em banca examinadora ou de concurso na área da política social ou afim (máximo de 03)

1,0 3,0

Sub-Total 12,0

3 – Atividades Científicas e CulturaisParticipação em pesquisa, institucionalmente reconhecida, com comprovação (máximo 03)

1,0 3,0

Bolsista de Iniciação Científica (máximo 03 anos) 1,0 p/ano 3,0Participação em disciplina Prática de Pesquisa ou equivalente (máximo 03 anos)

0,5 p/sem 3,0

Voluntário de Iniciação Científica (máximo 03 anos) 1,0 p/ano 3,0Participação em grupo de pesquisa cadastrado no CNPq

1,5 1,5

Apresentação de trabalhos e/ou comunicações em 1,0 5,0

7

Page 8: Edital Mestrado Selecao Politicas Sociais ICHS 160810

reuniões, seminários e congressos científicos ou culturais (máximo 05)Palestras, conferências ou exposições (máximo 05) 1,5 7,5Participação Simples em Seminários, Congressos e Encontros (máximo 05)

0,5 2,5

Organização e coordenação de eventos científicos ou culturais(máximo 03)

1,0 3,0

Sub-Total 31,5

4-PublicaçõesAutoria de livro (01livro) 3,0 3,0Co-autoria de livro (01 livro) 2,5 2,5Organização de livro(01 livro) 1,5 1,5Artigos em veículos científicos (impressos ou digitalizados)(máximo 03)

2,0 6,0

Artigos em jornais, boletins, anais, caderno de circulação restrita, texto p/ cursos à distância; resenhas, entrevistas profissionais a meios de comunicação (máximo 03).

0,5 1,5

Relatórios técnico-profissionais (máximo 03) 1,0 3,0Tradução de livro (1) 2,5 2,5Tradução de artigo (1) 1,0 1,0Sub-total 21,0

5- Experiência ProfissionalAprovação em concurso público na área das Ciências Humanas e Sociais (máximo 02)

1,0 2,0

Atividade profissional em instituições públicas, particulares e outras organizações na área social

1,5 p/ ano 4,5

Funções de Chefia, Coordenação, Direção na área das Ciências Humanas e Sociais

0,5 p/ ano 1,5

Consultorias e Assessorias (máximo 03) 0,25 p/ano 0,75Supervisão de alunos em campos de estágio 1,0 p/ ano 3,0Sub-total 11,75

6-OutrosPrêmios e distinções recebidos de entidades científico-culturais

1,0 1,0

Direção ou roteiro de vídeo (máximo 02) 0,5 1,0Participação na elaboração de vídeo 0,25 0,25Sub-total 2,25

 

Profa. Dra. Liliane Capilé Charbel NovaisCoordenadora do Programa de Pós–Graduação

em Política Social - Mestrado ICHS/UFMT

8