enchentes

11
Enchentes

Upload: dayane-almeida

Post on 09-Jul-2015

632 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Enchentes

Enchentes

Page 2: Enchentes

História

"Enchente" "ou cheia" é, geralmente, uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural, qual

seja, córregos, arroios, lagos, rios, ribeirões, provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas. Em mares e oceanos os alagamentos devidos a ressacas, também são denominados de enchentes, como os já ocorridos

na Holanda.A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais

ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência com o tempo se não forem recalculados ou devidamente adaptados

tecnicamente. É comum o aumento das destruições devido sobretudo ao adensamento populacional de determinadas áreas sujeitas

tradicionalmente a cheias cíclicas.

Page 3: Enchentes

• Quando o transbordamento dá-se em áreas habitadas depequena, média ou grande densidade populacional, os danospodem ser pequenos, médios, grandes ou muito grandes, deacordo com o volume de águas que saíram do leito normal ede acordo com a densidade populacional.

• A ciência que estuda os fenômenos das enchentes é aHidrologia que é normalmente ensinada nos cursos deGeografia, Engenharia Hidráulica, Engenhariasanitária, Engenharia Ambiental e outros.

• Algumas obras podem ser realizadas para controle dasenchentes tais como bueiros, diques, barragens de defesacontra inundações ou mesmo obras de Revitalização deRios, muito utilizadas na Holanda e na Alemanha.

Page 4: Enchentes

REPRESA DO GUARAPIRANGA

Page 5: Enchentes

• Mais de 11 toneladas de lixo foramretiradas em dezembro da represaGuarapiranga, na zona sul de SãoPaulo, durante os trabalhos do projetoOperação Defesa das Águas, daSabesp (Companhia de SaneamentoBásico do Estado). O número é recordedesde o início das atividades, emmarço de 2007. O maior volume haviasido registrado em fevereiro passado,quando 7,3 toneladas foram retiradasdo local.

Page 6: Enchentes

• Segundo a Sabesp, desde setembro as equipes têm removido a cada mês mais de 7,8 toneladas de materiais sólidos, como plásticos, pneus, garrafas e pedaços de madeira. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o projeto já coletou no total 132,5 toneladas de resíduos das margens da represa Guarapiranga, número suficiente para encher 283 caminhões basculantes.

• Duas embarcações são utilizadas pelas equipes da companhia de saneamento. Elas se deslocam para as margens dos rios e córregos (afluentes da Guarapiranga) e removem o lixo que flutua por ali. O material é armazenado e depois recolhido pela prefeitura, que se responsabiliza pela destinação e reciclagem.

• Nos últimos quatro meses foram retiradas da Guarapiranga 36,2 toneladas de lixo, sendo 8,7 toneladas em setembro, 8,1 toneladas em outubro, 8,3 toneladas em novembro e mais as 11,1 toneladas de dezembro. O ano de 2009 também foi o que registrou o maior volume de resíduos sólidos removidos da represa até aqui, com 56,3 toneladas, superando as 55,5 toneladas de 2008. Em 2007, ano em que a operação teve início, 20,7 toneladas de lixo haviam sido retirados da Guarapiranga.

Page 7: Enchentes

Chuva Mata em São Paulo

Page 8: Enchentes

• Moradores da região do M’ Boi Mirim, zona sul de São Paulo, viveram umanoite terrível nesta terça-feira, 21, em razão da chuva que atingiu a região.Moradores do Condomínio Projeto das Américas, localizado na Estrada doM´Boi Mirim, 320, viram a água do córrego Ponte Baixa, que corre paraleloà via, invadir o estacionamento, arrastando alguns veículos. Uma dasmoradoras, a professora Michele Borges, de 28 anos, foi levada pela águae morreu.

• Michele havia descido até o estacionamento na tentativa de salvar o FiatUno branco dela. “Tentamos salvá-la, mas ela não conseguiu segurar amangueira do hidrante que usamos como corda, e se perdeu no meio daágua. Tentamos salvar alguns carros que estavam próximos de pontosmais altos, mas a maioria se chocou contra os muros”, conta MarcosCamargo Júnior, um dos moradores e seu amigo de infância. Ele afirmaque o córrego é canalizado naquela trecho e que passa sob o condomínio.

• O corpo de Michele foi encontrado junto à oficina mecânica da empresa deônibus Viação Gatusa, localizada na avenida Guido Caloi esquina com aavenida Guarapiranga. A água do córrego invadiu a garagem da empresa.

Page 9: Enchentes

Carros arrastados

Devido a chuva o perigo aumenta e muitos carros querem chegar logo ao seu destino e acabam ultrapassando todas barreiras mas não devemos fazer isso pois é muito perigoso .

Page 10: Enchentes

Devido a Apresentação podemos reparar que não é fácil a situação da população quandochove, mas devemos lembrar que somos nos que fazemos isso com nosso planeta e conoscomesmo. Jogando lixos nas ruas. Vamos nos conscientizar um pouco mais,e começar a jogar olixo no lixo que é o seu devido lugar e assim teremos ruas limpas e não mais enchentes. Aimagem esquerda é o caso de lixos em ruas, que causam as tais enchentes, vamos parar dejogar lixo onde não devemos, para que nossa cidade fique menos ruim quando chover.

VAMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA PARA QUE ASSIM SEJAMOS CUIDADOS TAMBÉM.

Quando for jogar lixo na rua lembre-se que poderá chover e sua casa ser inundada . PENSE NISSO.

Page 11: Enchentes