energia mecânica

1
Energia Mecânica Energia mecânica total é a soma das energia cinética e energia potencial, o valor da energia mecânica depende do referencial que adotamos, portanto podendo mudar o seu valor. Em sistemas de forças consevativo a energia mecânica de um sistema de corpos não se altera, ou seja, a soma da energia cinética com a potencial tem que ser sempre constante. Para a energia mecânica ser constante é necessário que uma energia se transforme em outra, por exemplo, quando uma bola cai de uma altura h temos energia potencial gravitacional se transformando em energia cinética. Isso ocorre porque a altura h diminui, mas sua velocidade aumenta. A energia cinética está associada a velocidade do corpo e a sua massa, podemos calcular a energia cinética a partir da seguinte fórmula Ec = m.v² 2 , podemos perceber que a energia cinética aumenta quando a velocidade aumenta, por isso quando um objeto cai de uma altura h sua energia cinética aumenta. A energia potencial gravitacional está associada a altura, e para podermos calcular está energia precisamos adotar um referencial, adotamos um local onde conseideramos que a energica potencial gravitacional é zero e a partir desse referencial calculamos o valor do potencial gravitacional da altura h, a energia potencial é calculada a partir de Ep g =m.g.h , portanto quanto maior a altura h maior a energia potencial gravitacional. Temos também energia potencial elástica e está está associada com a deformação de molas, se comprimirmos uma mola estaremos armazenando energia potencial elástica nela ao soltarmos essa energia também será transformada em energia cinética, com isso a energia mecânica estará conservando. A energia potencial elástica é calculada por Ep e = k.x² 2 . Em todos os fenômenos físicos envolvendo apenas forças conservativas a energia mecânica se conserva, portanto precisamos que a energia cinética se transforme em uma das duas energia potencial ou uma das duas energia potencial se transforme em energia mecânica. Representamos uma transformação aqui, mas poderia ser o contrário. Energia p. elática Enegria p. Gravitacional Transformando Energia Cinética Em = Ec + Ep A energia mecânica se conserva.

Upload: marcelo-franco

Post on 11-Jul-2015

246 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Energia mecânica

Energia Mecânica

Energia mecânica total é a soma das energia cinética e energia potencial, o valor da energia mecânica depende do referencial que adotamos, portanto podendo mudar o seu valor. Em sistemas de forças consevativo a energia mecânica de um sistema de corpos não se altera, ou seja, a soma da energia cinética com a potencial tem que ser sempre constante.

Para a energia mecânica ser constante é necessário que uma energia se transforme em outra, por exemplo, quando uma bola cai de uma altura h temos energia potencial gravitacional se transformando em energia cinética. Isso ocorre porque a altura h diminui, mas sua velocidade aumenta.

A energia cinética está associada a velocidade do corpo e a sua massa, podemos calcular a

energia cinética a partir da seguinte fórmula Ec=m.v²

2, podemos perceber que a energia cinética

aumenta quando a velocidade aumenta, por isso quando um objeto cai de uma altura h sua energia cinética aumenta.

A energia potencial gravitacional está associada a altura, e para podermos calcular está energia precisamos adotar um referencial, adotamos um local onde conseideramos que a energica potencial gravitacional é zero e a partir desse referencial calculamos o valor do potencial gravitacional da altura h, a energia potencial é calculada a partir de Epg=m.g.h , portanto quanto maior a altura h maior a energia potencial gravitacional.

Temos também energia potencial elástica e está está associada com a deformação de molas, se comprimirmos uma mola estaremos armazenando energia potencial elástica nela ao soltarmos essa energia também será transformada em energia cinética, com isso a energia mecânica estará

conservando. A energia potencial elástica é calculada por Epe=k.x²2

.

Em todos os fenômenos físicos envolvendo apenas forças conservativas a energia mecânica se conserva, portanto precisamos que a energia cinética se transforme em uma das duas energia potencial ou uma das duas energia potencial se transforme em energia mecânica. Representamos uma transformação aqui, mas poderia ser o contrário.

Energia p. elática Enegria p. Gravitacional

Transformando

Energia

Cinética

Em = Ec + Ep A energia mecânica se conserva.