erp

15
FUNDAMENTOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TEMA: Sistemas ERP Equipe 02: Aline Ferreira ;Luana Ramos; Michel Christian; Paula Pâmela

Upload: aline-ferreira

Post on 11-Jun-2015

383 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ERP

FUNDAMENTOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

TEMA: Sistemas ERP

Equipe 02: Aline Ferreira ;Luana Ramos; Michel Christian; Paula Pâmela

Page 2: ERP

1. Definição:

A sigla E.R.P. significa em inglês:

Enterprise Resource Planning

Traduzido literalmente para o português:

Sistema Integrado de Gestão Empresarial

SISTEMAS ERP

Page 3: ERP

ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial), são sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização e atendem simultaneamente os diversos departamentos da empresa em um único sistema.

O sistema opera então com uma base de dados comum, no coração do sistema. O banco de dados interage com todos o aplicativos do sistema, desta forma, elimina-se a redundância e redigitação de dados.

Cada sistema de ERP oferece um conjunto de módulos (aplicativos) para aquisição. Estes são os pacotes funcionais, individualizados para cada unidade de negócio dentro da organização (financeiro, engenharia, PCP, administração de materiais, contabilidade, etc.).

Page 4: ERP
Page 5: ERP

2. Características dos Sistemas ERP

Funcionalidade

Sistemas de informação integrados

Pacotes comerciais

Módulos

Parametrização

Configuração

Customização

Localização

Page 6: ERP

4. Ciclo de Vida dos ERP

O ciclo de vida de sistemas representa as diversas etapas pelas quais passa um projeto de desenvolvimento e utilização de sistemas de informação .

Assim o ciclo de vida de um ERP pode ser dividido de acordo com as seguintes etapas:

1. Decisão e escolha

2. Implementação

3. Utilização

Page 8: ERP

5. Vantagens

redução de retrabalho e inconsistência; Eliminação da manutenção de múltiplos

sistemas; Redução de custos; Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da

mesma; dentro da organização (eficiência); Otimizar o processo de tomada de decisão; Eliminar a redundância de atividades; Reduzir os limites de tempo de resposta ao

mercado; Melhoria na qualidade da informação ; Incorporação de melhores práticas (codificadas no

ERP) aos processos internos da empresa.

Page 9: ERP

6. Desvantagens

Dependência do fornecedor ; Necessidade de adequação do pacote a

empresa; Maior complexidade de gestão e

implementação ; Maior dificuldade na atualização do sistema; Altos custos que muitas vezes não comprovam a

relação custo/benefício; Torna os módulos dependentes uns dos outros,

pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo;

Necessidade de alterar processos empresariais ;

Page 10: ERP

7. Sistema ERP e a segurança das informações

O sistema ERP possui recursos de segurança que, além de evitar falhas humanas, protegem a empresa contra crimes de sabotagem.Os principais mecanismos de controle consistem em:

criptografia;

senhas individuais; limitação de acesso dos usuários ;

geração de histórico de uso;

Os sistemas ERP também disponibilizam ferramentas para realização de cópias de segurança e gerenciamento de Bancos de Dados, garantindo a guarda e a manutenção das informações que formam a "vida" da empresa em todos os aspectos.

Page 11: ERP

8. Fatores críticos de sucesso

Envolvimento do Usuário; Apoio da direção; Definição clara de necessidades; Planejamento adequado; Expectativas realistas; Equipe competente; Comprometimento; Visão e objetivos claros; Equipe dedicada; Infraestrutura adequada;

Page 12: ERP

9. Fornecedores de ERPAlgumas das principais empresas fornecedoras de sistemas ERP são:

SAP- É considerada a maior empresa fornecedora de ERP a nível

mundial, contribuindo para isso ter sido uma das pioneiras neste seguimento;  

ORACLE-É um adversário direto da SAP. A maioria dos seus clientes empresas ligadas à produção e consumo de dados

TOTVS-É líder absoluta no Brasil, com 48,6% de participação de mercado, e também na América Latina, com 34,5%. É a maior empresa de softwares aplicativos sediada em países emergentes e a 6ª maior do mundo no setor. Tem mais de 26 mil clientes ativos e conta com o apoio de aproximadamente 10 mil participantes em unidades próprias e franqueadas. Possui unidades próprias no México, Argentina e Portugal e está presente em 23 países.

Page 13: ERP

TOTVS - É líder absoluta no Brasil, com 48,6% de participação de mercado, e também na América Latina, com 34,5%. É a maior empresa de softwares aplicativos sediada em países emergentes e a 6ª maior do mundo no setor. Tem mais de 26 mil clientes ativos e conta com o apoio de aproximadamente 10 mil participantes em unidades próprias e franqueadas. Possui unidades próprias no México, Argentina e Portugal e está presente em 23 países.

MICROSOFT - Microsoft Dynamics é a linha da Microsoft destinada a empresas. Era anteriormente conhecido pelo seu nome de projeto Green, e substitui a família de aplicações da Microsoft Business Solutions.

Page 14: ERP

10. Uso de ERPs no Brasil

A penetração dos sistemas integrados de gestão atinge 55% das empresas brasileiras, aponta

Com crescimento médio previsto para os próximos três anos de 11,7% ao ano, os investimentos em ERP estarão ainda essencialmente focados em manutenção ou atualização de sistemas já existentes.

Page 15: ERP

11. O futuro do ERP

O mercado de sistemas ERP foi um dos que cresceu mais rapidamente na indústria de software.Uma mudança que começa a ser percebida é o interesse crescente no mercado de pequenas empresas. Isto é um processo lógico quando considerado que as maiores organizações já implantaram ou já estão implantados seus sistemas ERP. Também é obvio que o custo do desenvolvimento destes pacotes já está amortizado, assim é possível que comece a ocorrer uma queda significativa no valor de comercialização do ERP e assim uma maior absorção por empresas de médio e pequeno porte.