escola municipal carlos santana

9
Escola Municipal Carlos Santana Data________/_________/__________ Série __________ Turma________ Aluno(a) ______________________________________________________ Professora: Ivana Alves Atividade: Avaliação Final de Língua Portuguesa AVALIAÇÃO FINAL DO II BIMESTRE DE LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO I O VELHO, O MENINO E O BURRO La Fontaine Um velho e um menino seguiam pela estrada montados num burro. Pelo caminho, as pessoas com as quais cruzavam diziam: _ Que crueldade a desses dois! Querem matar o burro! O velho, impressionadíssimo com os comentários, mandou o menino descer. Mais adiante, outras pessoas, observando a cena, diziam: _ Que velho malvado, refestelado no burro, e o menino, coitado, andando a pé! O velho, então, desceu do burro e mandou o menino montar. Daí a pouco, outras pessoas, vendo a cena, comentaram: _ Onde já se viu coisa igual? Um menino cheio de vida, montado no burro, e o velho a caminhar pela estrada! Depois dessa, o velho não teve dúvidas. Mandou o menino descer e ambos, com esforço, passaram a carregar o burro. Está claro que os comentários não se fizeram demorar, e desta vez seguidos de gargalhadas. Evidentemente, todo o mundo estranhava os dois carregarem o burro. http://piquiri.blogspot.com/2008/07/o-velho-o-menino-e-o- burro.html

Upload: nana-alves

Post on 25-Jul-2015

116 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Escola Municipal Carlos Santana

Escola Municipal Carlos SantanaData________/_________/__________ Série __________ Turma________Aluno(a) ______________________________________________________Professora: Ivana AlvesAtividade: Avaliação Final de Língua Portuguesa

AVALIAÇÃO FINAL DO II BIMESTRE DE LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO I

O VELHO, O MENINO E O BURRO

La Fontaine

Um velho e um menino seguiam pela estrada montados num burro. Pelo caminho, as pessoas com as quais cruzavam diziam:_ Que crueldade a desses dois! Querem matar o burro!O velho, impressionadíssimo com os comentários, mandou o menino descer. Mais adiante, outras pessoas, observando a cena, diziam:_ Que velho malvado, refestelado no burro, e o menino, coitado, andando a pé!O velho, então, desceu do burro e mandou o menino montar. Daí a pouco, outras pessoas, vendo a cena, comentaram:_ Onde já se viu coisa igual? Um menino cheio de vida, montado no burro, e o velho a caminhar pela estrada!Depois dessa, o velho não teve dúvidas. Mandou o menino descer e ambos, com esforço, passaram a carregar o burro.Está claro que os comentários não se fizeram demorar, e desta vez seguidos de gargalhadas. Evidentemente, todo o mundo estranhava os dois carregarem o burro.

http://piquiri.blogspot.com/2008/07/o-velho-o-menino-e-o-burro.html

QUESTÃO I

O trecho que revela a opinião das pessoas, ao verem a cena do velho, do menino e do burro é

(A) “Pelo caminho, as pessoas com as quais cruzavam diziam:”(B) “O velho então desceu do burro e mandou o menino montar.”(C) “Evidentemente, todo o mundo estranhava os dois carregarem o burro.”(D) “_ Que velho malvado, refestelado no burro, e o menino, coitado, andando a pé!”

Page 2: Escola Municipal Carlos Santana

TEXTO II

QUESTÃO 2

QUESTÃO 3

Page 3: Escola Municipal Carlos Santana

TEXTOIIIPOR PARTE DE PAI

Todo acontecimento da cidade, da casa do vizinho, meu avô escrevia nas paredes. Quem casou, morreu, fugiu, caiu, matou, traiu, comprou, juntou, chegou, partiu. Coisas simples como a agulha perdida no buraco do assoalho, ele escrevia. A história do açúcar sumido durante a guerra estava anotada. Eu não sabia por que os soldados tinham tanta coisa a adoçar. [...]. E a casa de corredor comprido, ia ficando bordada, estampada de cima a baixo. As paredes eram o caderno do meu avô. Cada quarto, cada sala, cada cômodo, uma página (...). Conversa mais indecente ele escrevia bem no alto. Era preciso ser grande para ler, ou aproveitar quando não tinha ninguém em casa. (...).

Enquanto ele escrevia, eu inventava histórias sobre cada pedaço da parede. A casa do meu avô foi o meu primeiro livro. (...) Apreciava meu avô e sua maneira de não deixar as palavras se perderem.

Trecho extraído de Bartolomeu Campos Queirós. Por parte de pai. Belo Horizonte: RHJ, 1995.

QUESTÃO 4

O trecho em que o autor deixa clara a admiração que tinha pelo avô é

(A) “Todo acontecimento da cidade, da casa do vizinho, meu avô escrevia nasparedes”.(B) “A história do açúcar sumido durante a guerra estava anotada.”.(C) “A casa do meu avô foi meu primeiro livro”.(D) “Apreciava meu avô e sua maneira de não deixar as palavras se perderem”.

QUESTÃO 5

O uso da palavra “Enquanto”, no 2° parágrafo, estabelece a seguinte relação com o 1° parágrafo:

(A) Simultaneidade entre as ações do avô e os pensamentos do menino.(B) Comparação entre os pensamentos do avô e os do menino.(C) Atemporalidade nas ações e pensamentos dos personagens.(D) Contradição nos aspectos específicos entre avô e neto.

Page 4: Escola Municipal Carlos Santana

PARTE 2 – ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA

1-Neste bimestre estudamos acerca da concordância verbal e nominal e de como ambas são necessárias na construção de sentido de um texto. Agora é a hora de praticar o aprendido.

Leia o trecho da crônica : A Última Crônica e observe o esquema abaixo:(...)Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade.(..)Destaque do trecho acima todas as palavras que determinam o substantivo “negrinha” e complete o esquema abaixo.

Podemos dizer que há concordância nominal entre os determinantes e o substantivo? Justifique.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Observe a fala da personagem e o uso feito da palavra “meio”:

Negrinha

(substantivo)

Page 5: Escola Municipal Carlos Santana

Hora de praticar: Crie você mesmo um diálogo entre os personagens do Maurício de Souza, onde apreça o uso das expressões meio e meia. Não se esqueça de fazer a concordância adequada.

3- Aprendemos neste bimestre que adjetivos, substantivos, pronomes e advérbios funcionam como elementos de coesão que garantem o sentido e a unidade do texto. Identifiquem no trecho da resenha abaixo os organizadores textuais encontrados completando o quadro.(...)Se esse terceiro filme peca, é pelo excesso de tramas, uma meia dúzia delas, envolvendo os problemas de Mary Jane, a aparição de uma nova garota (Bryce Dallas Howard), a dupla personalidade de Harry (James Franco), filho do Duende Verde, e os estratagemas de um fotógrafo rival do herói (Topher Grace). A história que realmente importa aqui, porém, é a de Flint Marko (Thomas Haden Church), que foge da prisão para se redimir junto à filha doente, mas é acidentalmente pulverizado ao cair num acelerador de partículas. Numa cena linda, e dolorosa, Marko vai se levantar do pó e ressurgir como o Homem de Areia, um herói que é tão conflituoso e irascível como o homem que lhe deu origem – porém mais poderoso. Como todos os vilões da série, o Homem de Areia não é mau. É alguém que deu um passo errado, e então emendou outros maus passos ao primeiro. É, enfim, um lembrete para o Homem-Aranha, que, transformado por seu traje negro, está também ele sempre prestes a enveredar por esse caminho.

Page 6: Escola Municipal Carlos Santana

Análise linguística quanto... Organizadores textuais

Função dos organizadores textuais

“...uma vez que” Justificar

Pratique o estudado acerca do uso do R. 4. Leia as palavras abaixo:

Segurar Risada Cintura Berro

Socorro Rocha Barato Cintura

Refogado Rápido Marreco Amarrou

Escreva-as nas colunas certas:

R inicial RR R entre vogais