escorpiâo 3º a

13
E.E Profº Luiz Gonzaga Righini ESCORPIÃO @BIO 2016

Upload: maria-teresa-iannaco-grego

Post on 12-Apr-2017

182 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Escorpiâo 3º A

E.E Profº Luiz Gonzaga Righini

ESCORPIÃO

@BIO 2016

Page 2: Escorpiâo 3º A
Page 3: Escorpiâo 3º A

EscorpiãoO Escorpião, também conhecido por Lacrau ou Alacrau, é um animal Invertebrado Artrópode (com patas formadas por vários segmentos) que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos Aracnídeos.

Scorpiones é a ordem de artrópodes arácnidos terrestres que reúne cerca de 2.000 espécies de escorpiões que apresentam comprimento de 10cm a 12cm, corpo alongado e quelíceras com três artículos. São animais geralmente discretos e noturnos, escondendo-se durante o dia sob troncos e cascas de árvores

Page 4: Escorpiâo 3º A

Classificação CientíficaReino: Animalia Filo: Arthropoda Subfilo: Chelicerata Classe: Arachnida Ordem: Scorpiones

Page 5: Escorpiâo 3º A
Page 6: Escorpiâo 3º A

Etimologias e Origens

Existem registros científicos da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos. Segundo pesquisas, foram eles os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre. Nesta adaptação, lhes foi muito útil a carapaça de quitina que compõe o seu exoesqueleto e que evita a evaporação excessiva.

Atualmente já estão catalogadas cerca de 1600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. No Brasil existem cerca de 140 espécies..

Existem escorpiões em todos os continentes, exceto na Antártida. Suas cores variam do amarelo palha ao negro total, passando por tons

intermediários, como o amarelo-avermelhado, vermelho-amarronzado, marrom e tons de verde ou mesmo de azul.

Page 7: Escorpiâo 3º A
Page 8: Escorpiâo 3º A

Veneno e toxicidade O ferrão do escorpião (chamado de telson), além de servir para agarrar a presa, defender-se, e no

acasalamento, inocula na presa um veneno. Este veneno contém uma série de substâncias cuja composição química não está bem definida, porém contém neurotoxinas, histaminas, serotonina, enzimas, inibidores de enzimas, e outras. Parece, segundo os pesquisadores, que as neurotoxinas agem sobre as células nervosas da presa, com uma certa especificidade, dependendo do tipo de animal.

A toxicidade do veneno de um escorpião pode ser comparada com o tamanho de seus pedipalpos (o equivalente ao braço humano do escorpião); quanto mais robustos os pedipalpos, menos o escorpião utiliza-se do veneno para com suas presas e quanto menores eles forem, mais o veneno do escorpião pode ser letal às suas presas.

O veneno de escorpiões do tipo Tityus serrulatus, que parece ser o veneno mais tóxico de todos os escorpiões da América do Sul, age sobre o sistema nervoso periférico dos humanos, causando dor, pontadas, aumentando a pulsação cardíaca e diminuindo a temperatura corporal. Estes sintomas, devido ao seu peso corporal, são mais acentuados em crianças, e devido às condições físicas, aos idosos. Todos os escorpiões são venenosos, porém apenas 25 espécies podem ser mortais aos humanos. Sua ferroada assemelha-se em grau de toxicidade da ferroada de uma abelha.

Page 9: Escorpiâo 3º A
Page 10: Escorpiâo 3º A

• Como as picadas de escorpião devem ser tratadas?

Para amenizar a dor, podem ser utilizados analgésicos ou mesmo bloqueios anestésicos locais. Se a vítima apresentar os sintomas descritos, eles devem ser tratados sintomaticamente.

O soro antiescorpiônico só deve ser aplicado em último caso, pois ele pode gerar distúrbios em pacientes com hipersensibilidade (alergia) e pode até mesmo levar ao óbito. Esse, no entanto, é o único tratamento eficaz para a maioria dos casos graves.

O serviço de zoonoses de sua cidade ou região deve ser notificado sobre o ocorrido. Isso é de suma importância para alertar a população e guiar medidas e ações de controle e até mesmo para garantir a realidade das estatísticas.

No Brasil, a frequência de acidentes envolvendo picadas de escorpiões vem aumentando e vem se tornando um problema que preocupa, sobretudo em algumas regiões, como Minas Gerais e São Paulo. Os casos de picadas de escorpião já superam os de picadas de cobras e de aranhas.

Page 11: Escorpiâo 3º A
Page 12: Escorpiâo 3º A

Biografiahttp://www.abc.med.br/p/300860/picada+de+escorpiao+o+que+devo+fazer.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escorpi%C3%A3o

http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/escorpiao.htm

https://www.google.com.br/search?q=fotos+de+escorpi%C3%A3o&espv=2&biw=1366&bih=667&site=webhp&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwjP3ann0d7LAhXKIZAKHZpiARwQsAQIGw#tbm=isch&q=fotos+de+escorpi%C3%A3o+caracteristicas&imgdii=1PvdFAMZGbYSQM%3A%3B1PvdFAMZGbYSQM%3A%3BE1dzaPsbtnIsVM%3A&imgrc=1PvdFAMZGbYSQM%3A

Page 13: Escorpiâo 3º A

ComponentesBruna do Nascimento

Profª Maria Teresa Iannaco Grego3ºA

Stephannie Caroline Ketlyn Evilin