estudo da bíblia livro de Êxodo - capítulo 9º

22
Missão, Comprometimento e Amor LIVRO de ÊXODO Capítulo 9º

Upload: ibrenjtijuca

Post on 19-Jul-2015

167 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Missão, Comprometimento e Amor

LIVRO de ÊXODO

Capítulo 9º

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...o SENHOR Deus dos hebreus...” – Jeová Elohim dos filhos de Éber (Gn.10:21) – Promessas de Noé a Sem! (Gn. 9:26).

O homem poderá tentar, sempre, desviar-se da pontaria certeira da palavraprofética dAquele que além de ser o “Deus de relacionamento” (Jeová), quem criarao próprio homem do pó; ou ainda, do Deus Trino Todo-Poderoso (Elohim), Criadordos céus e da Terra, mas não adiantará em absoluto...

Como aqui, haveria de se cumprir irrevogavelmente a profecia do “pregador dajustiça”: Canaã – apontando para os filhos de Cão – e por extensão, Mizraim, seuirmão, designando os próprios egípcios (Gn. 10:6), terminariam subjugados peloshebreus (filhos de Éber – descendente de Sem – Gn. 10:21.)

- “...Deixa ir o meu povo, para que me sirva.” – (7x) – Êx. 5:1; 7:16; 8:1;8:20; 9:1; 9:13; e 10:3. – O número “7” é o da perfeição divina. Assim, expressaquão perfeita é a Sua Obra: Redimidos, libertos pelo Seu Sangue, para O servirmos.

1 – “Depois o SENHOR disse a Moisés: Vai a Faraó, e dize-lhe: Assimdiz o SENHOR Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, paraque me sirva.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

-“...se recusares... e por força os detiveres...”

Humanamente falando é dado a todos (Faraó, enquanto homem) osolene aviso. Pois aqueles que se opõem ao Criador acabam colhendoos tristes frutos de sua escolha. “Deus não se deixa escarnecer, porquetudo que o homem semear isso também ceifará.” (Gl. 6:7).

Todavia, a par do seu livre arbítrio, o ser humano sempre contarácom a graciosa oportunidade divina (Lm. 3:22,23).

2 – “Porque se recusares deixá-los ir, e ainda por força osdetiveres,”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

-“...a mão do Senhor será sobre teu gado, que está no campo, sobre oscavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois, e sobre as ovelhas...”

“A mão do Senhor” estendida, como já foi dito, ilustra o “Evangelho Eterno” que veiodar a salvação, o livramento ao homem. Entretanto, lemos em Jo.12:48 - “Quem merejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra quetenho pregado, essa o há de julgar no último dia.”

- Hátor – a deusa mãe que tinha a forma de vaca;

- Ápis – o deus-touro, personificação viva de Ptá (o deus-criador) e símbolo dafertilidade.

3 – “Eis que a mão do Senhor será sobre teu gado, que está nocampo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos,sobre os bois, e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...separação... nada morra” – Separação. Termo que define“santificação” para os filhos de Deus, a qual traduz uma vida em santidade, sobo domínio do Espírito Santo, conferindo assim uma vida com abundância. (Hb.12:14). Em contrapartida, a idolatria sempre trará a morte espiritual.

Ao nos separarmos das coisas deste “Egito”, que é o mundo, somospreservados por Ele. Então, reportando-nos às considerações do capítuloanterior, relativas ao “delta do Nilo” onde se fixaram os filhos de Israel;concluímos, sem dúvida, que é bem melhor estar em Gósen!

Importando ressaltar, curiosamente, a onipotência e sabedoria divinas atémesmo no desenho geográfico das nações. Israel se encontrava sob uma figurade três vértices, tal qual a igreja hoje, sob a égide da Santíssima Trindade.

4 – “E o Senhor fará separação entre o gado dos israelitas e ogado dos egípcios, para que nada morra de tudo o que for dosfilhos de Israel.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...assinalou certo tempo...Amanhã fará o Senhor...”

“As misericórdias do Senhor são eternas... renovam-se a cada manhã.” (Lm.3:22,23).

Sempre o Senhor abrirá em nosso “CRONOS” um lapso temporal no qual ohomem possa refletir e, examinando-se, convencido pelo Seu Espírito, chegarao arrependimento; mesmo antes de determinar o Seu juízo. (Ez. 18:23).

5 – “E o Senhor assinalou certo tempo, dizendo: Amanhã fará oSenhor esta coisa na terra.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...fez isso no dia seguinte...” Vemos nessa altura a soberania de Deus,bem como a irrevogabilidade de Sua incomparável Palavra, ao cumpri-lacabalmente.

“O Senhor está no seu santo templo, cale-se diante dele toda a terra.” (Hc.2:20) .

“...e todo o gado dos egípcios morreu; porém do gado dos filhos deIsrael não morreu nenhum....e eis que do gado de Israel não morreranenhum...” Ele faz distinção entre o ímpio o justo. Por mais que o Senhor“não faça acepção de pessoas” (Rm. 2:11) Ele é justo para com os que“buscam primeiramente o Seu Reino e Sua justiça...” (Mt. 6:33).

6 e 7 – “E o Senhor fez isso no dia seguinte, e todo o gado dosegípcios morreu; porém do gado dos filhos de Israel nãomorreu nenhum. E Faraó enviou a ver, e eis que do gado de Israelnão morrera nenhum; porém o coração de Faraó se agravou, enão deixou ir o povo.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...Tomai vossas mãos cheias de cinza do forno...a espalhe para o céu diante dos olhosde Faraó...”

* O que são “cinzas”? Simples restos do que não mais existe.

* “do forno” – Antes no Egito, estávamos sob a dura servidão diante dos fornos...

* “...espalhe para o céu...” – É só crer e obedecer: É hora de levantarmos nossas mãos santas aocéu e orar, entregarmos a Deus tudo aquilo que aos nossos olhos significou derrota, decepção,sofrimento, sequelas de uma vida pregressa que hoje são vistas como cinzas.

* ... diante dos olhos de Faraó;...” – E como Faraó foi envergonhado, assim o inimigo tem sido, eo será para sempre diante do poder de Deus em nós revelado. (I Jo. 2:13,14).

*... pó miúdo sobre toda a terra do Egito,...” – O mesmo, Deus quer fazer conosco: a partir dealgo insignificante (miúdo), até o ponto de operar maravilhas por nosso intermédio. (I Co. 1:27-31).

- “...em úlceras, nos homens e no gado, por toda a terra do Egito.” – O Senhor não dá a Suaglória a outrem! Então agora na vida do servo os falsos deuses estão caídos por terra. Glória a Deus!

- Imotepe – O deus da medicina foi destronado. E o Senhor Deus dos hebreus mais uma vez,exaltado sobre todos os falsos deuses.

8 e 9 – “Então disse o Senhor a Moisés e a Arão: Tomai vossasmãos cheias de cinza do forno, e Moisés a espalhe para o céudiante dos olhos de Faraó; E tornar-se-á em pó miúdo sobretoda a terra do Egito, e se tornará em sarna, que arrebente emúlceras, nos homens e no gado, por toda a terra do Egito.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...os magos não podiam parar diante de Moisés, por causa da sarna;” –Disse Moody que “Ninguém pode correr para sempre em oposição a Deus, porque avitória sempre será dEle.”

- A idolatria, magia e toda oposição à verdade caindo por terra.

- “...havia sarna nos magos, e em todos os egípcios” - Ptá (o falso deus-criador) igualmente é humilhado.

- “...o Senhor endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como oSenhor tinha dito a Moisés.” – “Porque ainda um poucochinho de tempo e o quehá de vir, virá e não tardará.” (Hb. 10:37). Assim o é em nossos dias, pois pertenceao Senhor o determinar o tempo e as estações que pela sua exclusiva vontade têmo seu curso e termo. Até o dia em que o assolador será, definitivamente, retirado decena. “...sabendo que já tem pouco tempo.” (Ap. 12:12).

11 e 12 – “De maneira que os magos não podiam parar diante deMoisés, por causa da sarna; porque havia sarna nos magos, eem todos os egípcios. Porém o Senhor endureceu o coraçãode Faraó, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito aMoisés.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...Deixa ir o meu povo, para que me sirva; Porque esta vez enviareitodas as minhas pragas...”

“...Porque esta vez...” – Em nenhum outro momento o Senhor sedemonstra tão contrariado a ponto de mencionar a expressão acima. Por que,só agora, então enfatiza que “enviaria todas as suas pragas”, ou “todos os seusjuízos...”

13-15 -”Então disse o Senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, epõe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus doshebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva; Porque estavez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, esobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas quenão há outro como eu em toda a terra. Porque agora tenhoestendido minha mão, para te ferir a ti e ao teu povo compestilência, e para que sejas destruído da terra;”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

Porque “esta vez”, pela ordem em que pronunciara a solene ordem “deixair o meu povo” estava ocupando a de número seis. Ou seja, naquela altura,pela sexta vez o Senhor exortava Faraó para que libertasse o Seu povo. E o “6”biblicamente é o número do homem, uma vez que fora criado no sexto dia.

Assim, a flagrante e reiterada obstinação de Faraó, por figura, ilustra aatual rebeldia e teimosia do homem dos nossos dias. Conforme nos diz II Tm.3:1-8.

- “sobre o teu coração, ...oficiais... e o teu povo...” (a.r.a.) – Sob doisaspectos:

- “para que saibas que não há outro como eu em toda a terra.”

1º) Faraó, enquanto tipo de Satanás – Os juízos de Deus sobre ele e os seusprincipados, potestades, nesta última hora. Porquanto deu a Seu Filho todo opoder nos céus e na terra. (Mt. 28:18).

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

Naquele momento, somente o Senhor seria exaltado sobre a falsa adoração:

- Nute – deusa do céu;

- Ísis – deusa da vida;

- Seth – protetor dos plantios.

2º) Faraó, tipificando o homem natural – os juízos do Senhor sobre toda a opressãoexistente na natureza humana - tão decaída e envolta na degeneração, no pecado(conforme o texto supracitado na 2ª epístola a Timóteo.)

- “...Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir a ti e ao teu povocom pestilência, e para que sejas destruído da terra;”

- A longanimidade de Deus nos leva ao arrependimento, pois Ele não tem prazer namorte do homem, mas que todos venham ao conhecimento da verdade:

- “... foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que tambémse completasse o número de seus conservos e seus irmãos...” (Ap.6:11)

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

-“...te mantive, para mostrar meu poder em ti... o meunome seja anunciado...”

Deus é soberano. São inquestionáveis e inescrutáveis os seussantos desígnios. (Rm. 11:33,34)

16 – “Mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu poderem ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda aterra.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...por este tempo farei chover saraiva mui grave, qual nunca houveno Egito...até agora.” – Ele é Senhor sobre a história da humanidade e temtodo o tempo - passado, presente e futuro - em Suas poderosas mãos.(Ap.1:4)

- “...recolhe o teu gado, e tudo o que tens no campo; todo o homem eanimal, que for achado no campo, e não for recolhido à casa, a saraivacairá sobre eles, e morrerão.” – Está sempre pronto a dar mais umaoportunidade ao homem, uma vez que Suas misericórdias não têm fim. (Lm.3:22)

- “...temia a palavra do Senhor...” – E não faz acepção de pessoas. Bênçãode livramento também sobre os egípcios. (At. 10:34)

18-20 – “Eis que amanhã por este tempo farei chover saraiva muigrave, qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foifundado até agora. Agora, pois, envia, recolhe o teu gado, etudo o que tens no campo; todo o homem e animal, que forachado no campo, e não for recolhido à casa, a saraiva cairásobre eles, e morrerão. Quem dos servos de Faraó temia apalavra do Senhor, fez fugir os seus servos e o seu gado para ascasas;”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “Estende a tua mão para o céu, e haverá saraiva em toda a terra do Egito...” – A ordem doSenhor a Moisés foi para que estendesse a mão...

- “...E Moisés estendeu a sua vara para o céu...” – O servo não prescindiu de estender a vara aocéu. “Examine-se o homem a si mesmo...” (I Co. 11:28). Nesses dias de apostasia, de ecumenismo(como no Egito, onde tudo era deus) devemos nos voltar para a simplicidade do Evangelho. A vara,tipo de Cristo, o “madeiro verde” a ser transformado em serpente (em maldição por nós na Cruz),ilustra nossa missão como “sal da terra” e “luz do mundo”. O estender da “vara para o céu”, é a buscapela Palavra revelada como espelho a nos mostrar quem somos, moldando-nos conforme a Suavontade, como instrumentos para um mundo que carece de Deus. Então o Senhor se revela de modopoderoso a trazer juízo sobre a idolatria e o pecado, mas esperança e Salvação para os que crerem:

- “...trovões – a voz de trovão (Jó 40:9) – Associada ao Pai;- saraiva (pedras) – A pedra de esquina – O Filho;- fogo...” – O fogo do Espírito (Pentecostes).

22 e 23 – “Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão parao céu, e haverá saraiva em toda a terra do Egito, sobre oshomens e sobre o gado, e sobre toda a erva do campo, na terrado Egito. E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o Senhordeu trovões e saraiva, e fogo corria pela terra; e o Senhor fezchover saraiva sobre a terra do Egito.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...saraiva, e fogo misturado entre a saraiva, tão grave... nunca houveem toda a terra do Egito...” – O fogo do juízo de Deus satisfeito em Jesus: onosso propiciatório bendito.

-“ Somente na terra de Gósen, onde estavam os filhos de Israel, nãohavia saraiva.” - É bem melhor estar em Gósen!

24-26 – “E havia saraiva, e fogo misturado entre a saraiva, tãograve, qual nunca houve em toda a terra do Egito desde queveio a ser uma nação. E a saraiva feriu, em toda a terra do Egito,tudo quanto havia no campo, desde os homens até aosanimais; também a saraiva feriu toda a erva do campo, equebrou todas as árvores do campo. Somente na terra deGósen, onde estavam os filhos de Israel, não havia saraiva.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...mandou chamar a Moisés e a Arão...” - Fez questão de se apresentardiante de ambos, ao passo que poderia lhes enviar o aviso, ou seja, adeclaração de seu “arrependimento”. Assim ocorre com o religioso, o formalista.

- “...Esta vez pequei; o Senhor é justo, mas eu e o meu povo ímpios.”Embora o homem possa muitas vezes admitir o seu pecado, o verdadeiroarrependimento diante de Deus verifica-se com uma real mudança de vida,“...frutos dignos de arrependimento”(Mt. 3:8). Pois, “...o que confessa atransgressão e a deixa alcançará de Deus misericórdia.” (Prov. 28:13)

- “Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões deDeus nem saraiva;” – Não é diferente em nossos dias: O homem espera queDeus esteja à sua disposição nas horas da adversidade com o intuito desatisfazer seus interesses pessoais, para o seu imediato conforto.

27 e 28 – “Então Faraó mandou chamar a Moisés e a Arão, edisse-lhes: Esta vez pequei; o Senhor é justo, mas eu e o meupovo ímpios. Orai ao Senhor (pois que basta) para que nãohaja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, enão ficareis mais aqui.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...Em saindo da cidade estenderei minhas mãos ao Senhor; os trovõescessarão, e não haverá mais saraiva; para que saibas que a terra é doSenhor.” – O servo tem que sair da cidade para ver suas orações respondidas!

- “...para que saibas que a terra é do Senhor – Deus precisa ser o Senhorde nossas vidas em meio a um mundo onde tudo é deus...

- “...eu sei que ainda não temereis diante do Senhor Deus.”1) Jesus bem sabe o que há no coração do homem – (Jo. 2:25). Já que ohomem natural vê o Criador como um Deus estranho, e não Aquele que reinasobre sua vida - o Senhor dos Senhores.

2) Enquanto servos, mesmo a par da arrogância e desobediência humanas,precisamos insistir na intercessão.

29 e 30 - “Então lhe disse Moisés: Em saindo da cidade estendereiminhas mãos ao Senhor; os trovões cessarão, e não haverámais saraiva; para que saibas que a terra é do Senhor. Todavia,quanto a ti e aos teus servos, eu sei que ainda não temereisdiante do Senhor Deus.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...linho e a cevada foram feridos” – Ainda que sobre a terra nãohouvesse mais alimento...

- “...o trigo e o centeio não foram feridos, porque estavam cobertos.” –O amor e a misericórdia de Deus reservava o seu “trigo fino” (Sl. 81:16)

O mesmo ocorre hoje. No mundo não há alimento algum para nutrir a almafaminta. Mas Deus providenciou e tem preservado (estava coberto) o únicoalimento suficiente para subsistência do homem – Jesus, “o pão da vida!”(Jo.6:48) . Aleluia!

31 e 32 – “E o linho e a cevada foram feridos, porque a cevada jáestava na espiga, e o linho na haste. Mas o trigo e o centeio nãoforam feridos, porque estavam cobertos.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Livro de Êxodo Capítulo 9º

- “...Saiu, pois, Moisés da presença de Faraó, da cidade, e estendeu assuas mãos ao Senhor;” – É preciso sair da presença de Faraó e da cidade!

- “...e cessaram os trovões e a saraiva, e a chuva não caiu mais sobrea terra.” – O papel da Igreja fiel na atual dispensação: de conservação (o “salda terra”). Até que seja de vez retirado (arrebatamento). Então o mundoentrará em um processo de acelerada decomposição (grande tribulação.)

- “...Vendo Faraó ... pecou ainda mais; e endureceu o seu coração, elee os seus servos... como o Senhor tinha dito por Moisés.” – É a últimahora: “Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; equem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificadoainda.”(Ap. 22:11)

33 – 35 – “Saiu, pois, Moisés da presença de Faraó, da cidade, eestendeu as suas mãos ao Senhor; e cessaram os trovões e asaraiva, e a chuva não caiu mais sobre a terra. Vendo Faraóque cessou a chuva, e a saraiva, e os trovões, pecou ainda mais;e endureceu o seu coração, ele e os seus servos. Assim ocoração de Faraó se endureceu, e não deixou ir os filhos de Israel,como o Senhor tinha dito por Moisés.”

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Bibliografia:

ALMEIDA, João Ferreira de - Bíblia Sagrada – Edição Corrigida e Revisada Fiel ao TextoOriginal (Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil.) – 2011.CESAR, Hilmar Sathler - Dicionário Bíblico de Gematria – 1ª edição – Editora doC.C.B.B. – Brasília – DF – 1984;DAVIS, John D. - Dicionário da Bíblia – 14ª edição – 1987;HALLEY - Manual Bíblico – Editora Vida – 2001;JOSEFO, Flávio - História dos Hebreus – CPAD – 1990;KELLER, Werner - E a Bíblia Tinha Razão – Edições Melhoramentos – 2ª edição – 1958(Arqueologia bíblica);MACKINTOSH, C. H. - Estudos Sobre o Pentateuco – 2ª edição – 1978 – Depósitos deLiteratura Cristã – Lisboa – Portugal;MELO, Joel Leitão de - Sombras, Tipos e Mistérios da Bíblia – CPAD – 1ª edição – 1989.MOODY, D.L. - As Anotações da Bíblia de D. L. Moody – Tradução do Pr. David Gomes1979 - Edição da Associação Evangélica Escola Bíblica do Ar. Caixa Portal 866, ZC 00 –RJ;OLSON, N. Lawrence – O Plano Divino Através dos Séculos.PEARLMAN, Moshe - Nos Passos de Moisés – Bloch Editores – 1974 (Arqueologiabíblica);SCOFIELD, C.I., com referências e anotações de - Bíblia Sagrada – Edição Corrigida eRevisada Fiel ao Texto Original (Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil).WATSON, D. Ana e Dr. S. L. - Conciso Dicionário Bíblico – IBB - 15ª edição – 1987;

IBRENJ Tijuca – Missão, Comprometimento e Amor

Seja bem-vindo!

Estas apresentações fazem parte do Estudo Sistemático da Bíblia da IBRENJ TIJUCA– Igreja Batista em Renovação Espiritual Nova Jerusalém. (Primeiros sábados às19h.)

Nossos encontros:

Segundas-feiras: 15h - Buscando a Saúde PlenaQuartas-feiras: 19h30min - Culto dos MilagresPrimeiros sábados: 19h - Estudo Bíblico – Livro de ÊxodoDomingos: 9h30min - Escola Bíblica DominicalDomingos: 11h - Palavra PastoralDomingos: 19h - Celebração da Família

Receba a Salvação e a Cura que há no Nome de Jesus!

Site: www.ibrenjtijuca.com.br

Facebook: www.facebook.com/ibrenj.tijuca

Rua Dr. Satamini, 244 - Tijuca, próximo à estação do Metrô - Afonso Pena - RJ