estudo da celula - 02092013 - vitorioso

3
VITORIOSO! “Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém (Jo 3.1-5). 1 – Sucesso espiritual! Nicodemos, este intrigante homem, tem um nome curioso. Significa: Vitorioso entre o seu povo (Nikos, vitorioso, daí a marca, nike; demos, povo) . Ele era um homem de sucesso social e religioso. Como dizem os americanos: Self made man! Homem bem sucedido por seus próprios esforços! Nicodemos era um homem de alta posição política. Era próspero social e religiosamente falando, mas tinha medo de se expor a seu povo. Esse homem não compreendia as coisas de Deus, isso afligia o seu coração. Sua ansiedade era tamanha que ele arriscou perder sua posição procurando a resposta. Ele não possuía o segredo do êxito espiritual, e isso é muito mais necessário do que seu sucesso humano, na verdade isso é essencial para a vida eterna, que é o maior. Quem conhece as coisas do Espírito de Deus, verdadeira é vitorioso entre o seu povo. 2 – Em busca de consolidação! Nicodemos, este intrigante homem, procurou o Senhor Jesus, para abrir um diálogo de mestre para Mestre. Poderíamos condenar-lhe os escrúpulos por não se expor à luz do dia para tratar de assunto tão sério e do seu interesse. Entretanto, devemos considerar aqui que ele, Nicodemos, já havia sido tocado por algum testemunho acerca de Jesus. Ele reconhece que Jesus é Mestre e que “ninguém” poderia “fazer” os “sinais que” Ele fazia, “se Deus não estiver com ele”. Nicodemos buscava a consolidação de uma visão que se iniciava em seu coração. Isso não se pode negar, é uma iniciativa muito saudável. Jesus, por sua vez, tratou do essencial para a vida do seu futuro discípulo: Novo nascimento! Quem esta buscando a verdade tem que ouvir acerca da verdade, pois é ela que liberta! (Jo 8.32). O texto do Evangelho não é explicito, mas podemos perfeitamente crer que Nicodemos foi consolidado e veio a tornar-se discípulo de Jesus:

Upload: andre-marx

Post on 29-Nov-2015

8 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estudo Da Celula - 02092013 - VITORIOSO

VITORIOSO!

“Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém (Jo 3.1-5).

1 – Sucesso espiritual!

Nicodemos, este intrigante homem, tem um nome curioso. Significa: Vitorioso entre o seu povo (Nikos, vitorioso, daí a marca, nike; demos, povo).

Ele era um homem de sucesso social e religioso. Como dizem os americanos: Self made man! Homem bem sucedido por seus próprios esforços!

Nicodemos era um homem de alta posição política. Era próspero social e religiosamente falando, mas tinha medo de se expor a seu povo. Esse homem não compreendia as coisas de Deus, isso afligia o seu coração. Sua ansiedade era tamanha que ele arriscou perder sua posição procurando a resposta. Ele não possuía o segredo do êxito espiritual, e isso é muito mais necessário do que seu sucesso humano, na verdade isso é essencial para a vida eterna, que é o maior.

Quem conhece as coisas do Espírito de Deus, verdadeira é vitorioso entre o seu povo.

2 – Em busca de consolidação!

Nicodemos, este intrigante homem, procurou o Senhor Jesus, para abrir um diálogo de mestre para Mestre.

Poderíamos condenar-lhe os escrúpulos por não se expor à luz do dia para tratar de assunto tão sério e do seu interesse.

Entretanto, devemos considerar aqui que ele, Nicodemos, já havia sido tocado por algum testemunho acerca de Jesus. Ele reconhece que Jesus é Mestre e que “ninguém” poderia “fazer” os “sinais que” Ele fazia, “se Deus não estiver com ele”.

Nicodemos buscava a consolidação de uma visão que se iniciava em seu coração. Isso não se pode negar, é uma iniciativa muito saudável.

Jesus, por sua vez, tratou do essencial para a vida do seu futuro discípulo: Novo nascimento!

Quem esta buscando a verdade tem que ouvir acerca da verdade, pois é ela que liberta! (Jo 8.32).

O texto do Evangelho não é explicito, mas podemos perfeitamente crer que Nicodemos foi consolidado e veio a tornar-se discípulo de Jesus:

“Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: A nossa lei, porventura, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz? Responderam-lhe eles: És tu também da Galiléia? Examina e vê que da Galiléia não surge profeta.” (João 7.50-52).

“Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos lho permitiu. Então foi e o tirou. E Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus de noite, foi também, levando cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés.” (João 19.38-39).

Quem verdadeiramente busca a consolidação em Jesus a encontrará.

Cabe a cada um de nós, tornarmo-nos consolidadores com a paciência, a verdade, a empatia, e a visão do nosso Senhor Jesus.

Page 2: Estudo Da Celula - 02092013 - VITORIOSO

3 – Participar do governo!

O fato do ser um príncipe em Israel, letrado mestre da lei, querer, não fez Jesus diminuir as exigências espirituais para participar do Seu Governo: Se “não nascer da água e do Espírito, não pode entrar”.

As vezes gostamos tanto de alguém que queremos encurtar-lhe o caminho para o sucesso espiritual, mas isso não é possível.

As vezes gostamos tanto de alguém que queremos encurtar-lhe o caminho para o sucesso espiritual, mas isso não é possível.

Foi o próprio Jesus quem disse: “Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14.6).

Todos precisamos nascer de novo! Cada um terá que negar-se em muitos níveis, tomar cada dia a sua cruz, e seguir o Senhor da Vida, caminhando para a conquista da excelência, fazendo o que Ele ordenou: Ser Discípulo, Fazer discípulos, aprendendo e ensinando-os a guardar tudo que Ele deixou e o que o Espírito vivificar!

Conclusão:Para alguém ser verdadeiramente vitorioso entre o seu povo, ser um “Nicodemos”, não pode ficar no nível da sua própria religiosidade, precisa ser um discípulo assumido do Senhor Jesus. Ser um discípulo de todas as horas!

Faça a oração de convite para receber Jesus e a consolidação. Faça também o ofertório e o relatório da reunião.

Com amor, seus bispos e pastores, André e Patricia Marx.

Faça a oração da entrega a Jesus e consolide

Lembre-se do relatório de células.

Lembre-se de convidar para o Próximo Encontro com Deus em Novembro.

Lembre-se de motivar para Escola de Líderes.

Lembre-se de convocar para as Celebrações de Domingo, Culto ao Senhor.

Lembre-se de orar pelos pedidos de todos.

Lembre-se de falar sobre fidelidade.

Lembre-se do Alvo de Quinze pessoas por Célula para o próximo Encontro.

Lembre-se de Profetizar sobre as vidas, e as famílias.

Lembre-se de orar pelas três pessoas que você vai ganhar e discipular nos próximos 90 dias.

Forme sua Equipe de Doze, como Jesus!