europa circuitos 2012

56
CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Upload: lusanovapt

Post on 12-Mar-2016

323 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Veja aqui os novos circuitos na Europa para 2012

TRANSCRIPT

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Desde 1959 que é esta a nossa filosofia. Aplicamo-la constantemente para os milhares de passageiros que viajam pelos quatro cantos do mundo, com a segurança e oprofissionalismo de que a LUSANOVA TOURS é sinónimo. Em tantos anos de actividade acumulámos uma experiência que nos permite oferecer um serviço de qualida-de. Preparámos um atractivo programa de circuitos que lhe permite eleger, entre muitas possibilidades, a que satisfaz os seus sonhos. Mesmo que o Mundo seja cada vezmais uma unidade, os continentes e países têm diferentes personalidades culturais e históricas que lhe propomos descobrir. Pare de ver o Mundo apenas pelas fotos dosoutros. Use o seu olhar para visitar outras paragens.

Luis LourençoDirector Geral

2 www.lusanovatours.pt

Informações Importantes“Leia os Nossos Conselhos antes de iniciar a sua viagem. Assim, vai Mais Informado”.

De forma a tornar a sua viagem o mais agradável possível, passamos abaixo algumas informações doseu interesse:

Excelentes Preços / Serviços de QualidadeA Lusanova Tours não acredita que o passageiro deva pagar um preço exagerado por um serviço excelente eumas férias fenomenais. A nossa política de preços incomparáveis é possível pelo grande poder de compraestabelecido através dos anos, da longa relação com a indústria do turismo e da rede de companhias associa-das por todo o Mundo.

Viajar em GrupoViajar em grupo pressupõe a vantagem de ter tudo planeado desde o início, o que é um valor agregado, massignifica ter de se adaptar a alguns procedimentos durante a viagem. Tudo está planeado de modo a se tirar omelhor proveito do tempo no roteiro escolhido para desfrutar o máximo do que há para conhecer em cadacidade. Isto exige que o viajante também se adapte à forma de viajar, como por exemplo, respeitando os horá-rios marcados pelo guia, profissional experiente, que o acompanhará durante a vossa viagem.

Transfers em GrupoÀ chegada ao aeroporto de início do roteiro escolhido, quando tiver um transfer incluído, após recolher a suabagagem, dirija-se para a sala de chegadas e procure o seu transferista, que habitualmente o aguarda com umletreiro com o seu nome ou logo da Lusanova Tours ou do operador local. O transferista transportá-lo-à aohotel previsto; à chegada à unidade hoteleira deve consultar os cartazes com informação diária sobre a progra-mação do roteiro escolhido, pois o transferista não é o guia que acompanha o grupo.Nota Importante: se perder um voo de conexão, o seu voo for alterado ou a sua mala demorar a sair, e se viajaracompanhado, uma das pessoas deverá sair para avisar o transferista ou, em alternativa, contacte o telefone deemergência indicado na sua documentação. Não nos responsabilizamos pelos serviços de transfers em quenão nos comunicaram os atrasos ou mudança de voos.

Autocarros de grande turismoColocamos à disposição dos nossos passageiros uma moderna frota de autocarros de grande turismo, homolo-gados de acordo com as normas da União Europeia, tendo ao seu dispor facilidades como: janelas panorâmi-cas, bancos reclináveis, sistemas de som e vídeo, W.C. (que em muitos trajectos não pode ser usado por proibi-ção das normas europeias); para seu conforto estão programadas paragens a cada 2 horas, aproximadamente,em áreas de serviço. Os assentos não são reservados, e é proibido fumar no interior dos autocarros.

BagagemIdentifique a sua bagagem com o seu nome, endereço, cidade de residência, país e telefone. A Bagagem épessoal e de responsabilidade do passageiro. O espaço nos bagageiros dos autocarros é limitado a uma malapor pessoa com um peso médio de 20 quilos.Recomendamos que leve roupas confortáveis e não esqueça que algumas visitas em cidades são realizadas apé, caminhando pelos lugares turísticos, pelo que recomendamos levar calçado confortável. Para uma noiteespecial leve uma roupa mais elegante, no resto da viagem vista-se desportivamente e confortavelmente.Orientamos ainda que as visitas a Museus e Palácios, em geral, não podem ser realizadas de bermudas ou“shorts”. Não abandone a sua bagagem de mão nos restaurantes ou lobbies dos hotéis e evite o contacto comestranhos. À chegada aos hotéis, tome atenção à abertura dos bagageiros do autocarro e às suas bagagens. Oserviço de bagageiros, regra geral, não está incluído.Aquando da saída do hotel deverá conferir se a sua bagagem foi transportada para o autocarro correcto.

Moeda / CâmbiosEmbora na maioria dos países europeus a moeda oficial seja o Euro, existem alguns países que mantêm as suasmoedas nacionais. É o caso da República Checa, da Suíça ou da Hungria. Consulte antes de viajar a cotação dasmoedas em relação ao Euro. O nosso guia orientará os passageiros, quando necessário, para efectuar trocas demoeda.

HotéisNas principais cidades da Europa, o nosso itinerário compreende como mínimo 2 noites de estada.Seleccionamos um conjunto de hotéis de qualidade para que se sinta como em casa. A localizaçãodos hotéis foi determinante para a sua contratação. No catálogo indicamos em cada cidade a localiza-ção (Cidade/Centro/Periferia) do hotel previsto. Na Europa a qualidade e classificação dos hotéis évariável de país para país. Durante o período de feiras e congressos e grandes eventos, seremos obri-gados a alojar o grupo em hotéis não previstos no nosso catálogo, que no entanto serão de igualcategoria e informados com antecedência (ver pág. 4). A maioria dos quartos triplos é normalmentequartos duplos com uma cama agregada (extra), restringindo portanto o espaço e o conforto nosquartos, pelo que somente aconselhamos o seu uso por familiares ou 2 adultos e 1 criança. Os hotéisprevistos podem ser alterados por hotéis similares em categoria e qualidade. O horário normativo deentrada nos hotéis será após as 14.00 horas e a saída até às 12.00 horas. Fora destes horários, para terdisponível o seu quarto, solicite com antecedência e antes de iniciar a viagem, as noites extras quepretender. Se desejar cama de casal, solicite ao efectuar a sua reserva.

RefeiçõesTodas as refeições servidas para os grupos são em menu turístico fixo, com horário pré - estabelecido,e em aérea reservada para o grupo seja nos hotéis ou em restaurantes. Todas as refeições incluem 3pratos (entrada, prato principal e sobremesa), não estando incluídas as bebidas. Orientamos que sãomenus turísticos elaborados para agradar a todos, embora saibamos que não se pode agradar a todosos tipos de hábitos culinários. Sendo a gastronomia europeia muito variada de país para país, é aopção de refeições incluídas, mais cómoda e mais económica para viajar sem se preocupar face aospreços dos menus “à lá carte” de muitos restaurantes. Contratualmente, na maior parte dos circuitosincluímos pequeno-almoço buffet frio europeu, existindo sempre a possibilidade de se permitir buffetquente com um extra por conta própria do cliente.

Guias Acompanhantes / Guia em portuguêsAlém da grande experiência em cada destino, os nossos guias acompanhantes profissionais darão as maisinteressantes informações turísticas sobre o país a visitar, as cidades e os principais monumentos. Independen-temente de serem jovens ou mais veteranos todos receberam formação específica de padrão europeu, possu-indo múltiplas funções operacionais; nos dias livres resolvem detalhes para a empresa (como reconfirmação dehotéis e serviços) o que os leva a necessitar de tempo livre para agilizar a sua lotada agenda, embora se dedi-quem ao grupo por inteiro.A maioria dos nossos circuitos é operada com guia em português, mas porque esses circuitos são tambémvendidos na América Latina alguns roteiros serão guiados de forma bilingue (português/espanhol), sempreque haja passageiros de língua espanhola.

Visitas Panorâmicas e OpcionaisNas principais cidades indicadas em programa, efectuaremos uma visita panorâmica com guia local. Nas cida-des de menor dimensão o nosso guia dará informação detalhada sobre os principais pontos de interesse turís-tico. Queremos que conheça por dentro as cidades europeias. Se solicitar ao seu guia que lhe indique outrasexcursões opcionais, não terá que se preocupar, e será a forma mais rápida e fácil de conhecer no menor tempo,os locais que mais lhe interessa. Os preços das excursões opcionais estão baseados nos preços oficiais pratica-dos pelas operadoras de excursões regulares de cada cidade. A entrada em museus, palácios ou monumentossó estão incluídas quando expressamente indicado. Importante: A Lusanova Tours não se responsabiliza porserviços não efectuados por atrasos no voo de chegada para início da viagem.

Opção Mais IncluídoPara que possa adquirir com antecedência as visitas opcionais e as principais refeições, criamos este pacote deserviços com a denominação comercial “Mais Incluído” que pode adquirir aquando do fecho da sua reserva eeconomizar, pois compra por valor menor os serviços nele incluídos, em relação aos preços praticados local-mente.

Novos Roteiros / Saídas GarantidasOs nossos especialistas desenharam novos roteiros para corresponder à solicitação dos nossos clientes. Desta-camos novos itinerários pelos Alpes, Suíça, Polónia, Inglaterra e outros que pode apreciar nos nossos catálogos.A nossa programação está assegurada com a contratação da hotelaria e serviços em firme para poder operar omáximo possível de circuitos com saídas garantidas. Ver Condições Gerais pag. 55

Os Nossos Destaques

�Tornamos reais as suas Viagens de Sonho�

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

ÍndiceM arav i lh as de I tá li a ........................................................................................................................................................... 5M arav i lh as do Sul d e I tá li a ...................................................................................................................................... 5I tá li a S ole Mi o ........................................................................................................................................................................... 6Ó p era I tali an a ........................................................................................................................................................................... 7I tá li a M ai s Inc luí do .............................................................................................................................................................. 8Par i s - I tá li a I ................................................................................................................................................................................... 1 0Par i s - I tá li a I I .................................................................................................................................................................................. 1 1Vi en a - I tá l i a ................................................................................................................................................................................... 1 2Core s d a Si c í li a ......................................................................................................................................................................... 1 4À D e s c ob er ta de M alta ................................................................................................................................................ 1 5Pai s ag ens d a Suí ç a ............................................................................................................................................................. 1 6Suí ç a e Áu s t r i a ........................................................................................................................................................................ 1 7Par i s e Londre s ........................................................................................................................................................................ 1 8Par i s , L ondre s e Ame s terd ão ................................................................................................................................ 18Par i s , L ondre s , Ame s terd ão e Reno ............................................................................................................. 1 8Par i s , L ondre s , Ame s terão, Reno e B erli m .......................................................................................... 1 8Par i s , B enelu x e Vale do Reno ........................................................................................................................... 1 9B é lg i c a e Hol and a ............................................................................................................................................................... 2 0Ame s terd ão - Vi en a ............................................................................................................................................................. 2 1C api tai s Europ a C ent ral ................................................................................................................................................ 2 2Grande s Cid ade s I mp er i ai s ....................................................................................................................................... 2 3Panoram a C ent ro - Europ eu ...................................................................................................................................... 2 4Poló ni a C l á ss i c a ...................................................................................................................................................................... 2 5Ingl ater ra , G ale s e Paí s d e S h a ke s p eare ................................................................................................. 2 6Ingl ater ra - Es có c i a ................................................................................................................................................................. 2 7Te s ouro s d a E s có c i a .......................................................................................................................................................... 2 8S a b ore s da Irl and a .............................................................................................................................................................. 2 9Romé ni a ............................................................................................................................................................................................ 3 0

Rom é ni a e Bulgá r i a ........................................................................................................................................................... 3 0Pai s agens d a Bulgá r i a e M ar N e g ro ........................................................................................................... 3 1Ci rc uito do s B alc ãs .............................................................................................................................................................. 3 2Te s ouro s d a E slové ni a e Cro á c i a ..................................................................................................................... 33Te s ouro s d a E slové ni a , Cro á c i a e B ó sni a .............................................................................................. 33Cro á c i a Fa bulo s a ................................................................................................................................................................... 3 4C api tai s B á lt i c a s ...................................................................................................................................................................... 3 5Anel do B á lt i co ....................................................................................................................................................................... 3 6B á lt i co Completo ................................................................................................................................................................... 3 7B á lt i co, E s to colmo, S . Peter s burgo, Mo s covo ..................................................................................... 3 8Rota do C z ar .............................................................................................................................................................................. 3 9Sinfoni a Ru ss a ........................................................................................................................................................................... 4 0Rú s s i a e o Anel de O uro ............................................................................................................................................ 4 0C api tai s E s c andi navas e Fi orde s ....................................................................................................................... 4 1E s c andi ná v i a e Fi orde s ................................................................................................................................................ 4 2Turq ui a Eter n a ......................................................................................................................................................................... 43Is tam bul e C ap adó c i a com Antalya ............................................................................................................ 4 4Gré c i a C l á ss i c a ......................................................................................................................................................................... 4 5Atena s e I lh a s Gre g as ..................................................................................................................................................... 4 6Cr u z ei ro I lh a s Gre gas e Turq ui a � Ar i adne ...................................................................................... 47Cr u z ei ro I lh as Gre g as e Turq ui a � O dy ss eu s .................................................................................. 47Cr u z ei ro I lh a s Gre g as e Turq ui a � T he s s eu s ................................................................................... 4 8Cr u z ei ro no s Rio s Ró d ano e Saona ................................................................................................................. 4 9Cr u z ei ro n a B é lg i c a e Hol and a .......................................................................................................................... 5 0Cr u z ei ro no Rio Reno ........................................................................................................................................................ 5 1Cr u z ei o no Ri o D anú bi o ............................................................................................................................................. 5 2Cr u z ei ro do s C z are s ( Ri o Volga ) ...................................................................................................................... 53Cr u z ei ro n a Uc râ ni a ( Ri o D ni ep er ) ............................................................................................................... 5 4

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 3

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

CIDADE DATAS DE ESTADIA NOTASAmesterdão 5-11 Setembro Congresso IBC, alojamento no Hotel Westcord em Delft ou Hotel Carlton President em Utrecth

Berlim31 Agosto-6 Setembro Congresso IFA Consumer Electronics, hotel e localização a informar1-6Outubro Congresso EASD, hotel e localização a informar

Bruxelas 24-26Abril Salão do Marisco, alojamento no Apollo Arthotel em BrugesEstocolmo 8 Setembro Congresso EFNS, alojamento no Hotel First em Uppsala

Florença07-10Maio; 28-31Maio; 19-22Junho;28-30Junho; 4-6Julho; 7-9Setembro

Diferentes feiras e congressos, alojamento nos arredores

Frankfurt 15 Abril, 6 Maio, 17 Junho Diferentes feiras e congressos; hotel e localização a informarInnsbruck 31Dez Alojamento na cidade de Munique, e não se parará em Fussen

Londres22-26 Maio e 09-15Julho Chelsea Flower Show e Farnborough Airshow; hotel e localização a informar20 Julho-18Agosto Jogos Olímpicos; alojamento nas zonas de Heathrow e Wembley

Milão26 Maio, 2 Junho, 8 Setembro,13,20 e 27 Outubro; 10 Novembro

Hotel e localização a informar

16-19 Maio Congresso Medico, hotel e localização a informar09-12 Setembro Prét à Porter, hotel e localização a informar

Paris 16-19 Setembro Première Vision, hotel e localização a informar27-30 Setembro Mundial do Automóvel, hotel e localização a informar18-21 Novembro Congresso das Autarquias, hotel e localização a informar

Praga 23-25 Maio, 19-22 Junho, 10-13Julho Hotel e localização a informarSalzburgo 07 Junho; 25 Outubro Hotel e localização a informarSkei 19 Junho, 17 e 24 Julho Alojamento no Hotel Loenfjord

01-05 Setembro Congresso ERS, hotel e localização a informar

Viena27 Setembro-01 Outubro Congresso ESMO, hotel e lozalização a informar13-17 Outubro Congresso ECNP, hotel e localização a informar28-30 Dezembro Ano Novo, hotel e localização a informar

4 www.lusanovatours.pt

Acidentes Pessoais – GeralMorte ou Invalidez Permanente ......................................................................... • 25.000,00Despesas de Funeral em Portugal em caso de acidente no Estrangeiro • 500,00Assistência em ViagemBagagens ....................................................................................................................... • 750,00Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de Hospitalização noEstrangeiro (Franquia • 50,00) ............................................................................... • 5.000,00Despesas Médicas, Cirúrgicas, Farmacêuticas e de Hospitalização poracidente em Portugal em trânsito para o Estrangeiro(Franquia • 50,00) ...................................................................................................... • 5.000,00Despesas de Tratamento em Portugal exclusivamente em caso de Acidentesofrido no Estrangeiro .............................................................................................. • 1.250,00Transporte ou Repatriamento Sanitário de Feridos e Doentes ................. IlimitadoAcompanhamento da Pessoa Segura HospitalizadaTransporte ..................................................................................................................... IlimitadoEstadia: Dia/ Pessoa ................................................................................................... • 100,00Máximo ........................................................................................................................... • 1.000,00Bilhete de Ida e Volta para Familiar e Respectiva EstadiaTransporte ..................................................................................................................... Ilimitado

Todos os programas deste catálogo têm incluído o Seguro Victoria Multiviagens

Estadia: Dia/ Pessoa ................................................................................................... • 100,00Máximo ........................................................................................................................... • 1.000,00Prolongamento de Estadia em HotelDia/ Pessoa .................................................................................................................... • 100,00Máximo ........................................................................................................................... • 1.000,00Transporte ou Repatriamento da Pessoa Segura Falecida .......................... IlimitadoEnvio Urgente de Medicamentos para o Estrangeiro ................................... IlimitadoAssistência por Roubo de Bagagens no Estrangeiro ..................................... IlimitadoEntrega de Fundos no Estrangeiro ....................................................................... • 1.000,00Cancelamento da Viagem* ...................................................................................... • 750,00Atraso na Recepção de Bagagens (mais de 24 horas) ................................... • 100,00Atraso no Voo (mais de 12 horas)Dia .................................................................................................................................... • 87,50Máximo ........................................................................................................................... • 437,50Perda de Ligações AéreasDia .................................................................................................................................... • 87,50Máximo ........................................................................................................................... • 437,50

* Motivos de força maior - Consulte-nos para obter condições detalhadas

Na época alta algumas cidades europeias registam um elevado movimento de turistas pelo que em algumas datas é possível que ocorram excepcionalmente alteraçõesaos hotéis previamente reservados para as nossas séries de circuitos. Também por eventos especiais ou feiras internacionais que se realizam em determinadas cidades,pode-se verificar a mudança de hotel nalgum itinerário. Abaixo indicamos as alterações que à data da edição da brochura estão previstas, no entanto outras podemocorrer sem aviso prévio, pelo que pedimos o favor de consultar a lista de hotéis antes da partida para o circuito e com a entrega da sua documentação de viagem.

COBERTURAS E CAPITAIS

Seguro

Alterações aos Hotéis

CIRCUITOS EUROPEUS 2012 Tornamos reais as suas viagens de sonho. 5

1º Dia – Portugal /VenezaVoo regular com destinoa Veneza. Chegada, trans-porte ao hotel e aloja-mento. Possibilidade deefectuar passeio de Vene-za Iluminada.

2º Dia – Veneza / Pádua/ FlorençaInício de um passeio embarco pela Lagoa de Ve-neza passando por algu-mas das suas ilhas atéchegar à Praça de SãoMarcos. Desembarque ebreve tour de orientaçãodestacando a Basílica deSão Marcos, o Campanillee o Palácio Ducal. Possibi-lidade de visitar uma fá-brica e assistir à criação deverdadeiras obras de arteem cristal. Opcionalmen-te poderá efectuar um ro-

I t i nerá r i o

Maravilhas de ItáliaVenez a , Pádua , F lorenç a , Roma

mântico passeio de gôn-dola com música e espu-mante. Saída para Páduae visita à Basílica de SantoAntónio. Continuação daviagem para Florença.Alojamento.

3º Dia – Florença /RomaVisita panorâmica a pécom passagens pela Pra-ça de La Signoria, El Duo-mo com a Basílica de San-ta Maria dei Fiori, Baptis-tério, Santa Croce e PonteVecchio. À tarde saídapara Roma, a cidade dassete colinas. Propomosrealizar a excursão daRoma Barroca iluminada.Alojamento.

4º Dia – RomaVisita panorâmica da ci-dade visitando o Lungo-tevere e passando por:Porta Portese, Pirâmide,

Porta Ostiense, Termas deCarcala, Santa Maria Mai-or, São João de Latrão, Co-liseu, Piazza Veneza, TeatroMarcello, Circo Máximo eCapitol. O passeio incluivisita ao bairro de Traste-vere. Visita opcional aosMuseus Vaticanos, CapelaSistina e Basílica de SãoPedro. Alojamento.

5º Dia – RomaDia livre. Excursão opcio-nal a Nápoles, que reflec-te o carácter do sul de Itá-lia, e a Capri, a famosa ilhaparadisíaca de rochedos egrutas. Alojamento.

6º Dia – Roma /PortugalTransporte ao aeroporto eembarque para Portugal.Chegada.

Fim dos nossosserviços.

6 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal

/ Veneza; Roma / Portugalem classe turística;

• Circuito em autocarro deturismo com guia acom-panhante de língua portu-guesa;

• 5 noites em regime de alo-jamento e pequeno-al-moço;

• Transfers de chegada e saída;

Maravilhasdo Sul de Itália

Roma , N á poles, Pomp ei a , Sorrento, Amalfi

1º Dia – Portugal /RomaVoo regular com destinoa Roma. Chegada, trans-porte ao hotel e aloja-mento. Possibilidade deefectuar visita panorâmicade Roma Iluminada comjantar num restaurante nobairro Trastevere.

2º Dia – RomaVisita panorâmica da ci-dade através do centrohistórico, das suas praçase monumentos, entre asquais a Praça Navona, aFonte de Trevi, o Panteãoe a Basílica de S.Pedro (en-trada). Tarde livre e aloja-mento.

3º Dia – Roma /Nápoles / Pompeia /SorrentoSaída de Roma pela “Estra-

I t i n erá r i o

8 Dias

Datas de Partida

Diárias de Março a Outubro,mín. 2 participantes.

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal

/ Roma / Portugal em clas-se turística;

• Visitas em autocarro deturismo com guias locaisde língua portuguesa/es-panhola;

• 7 noites em regime de alo-jamento e pequeno-al-moço;

• 6 refeições;

da do Sol”, passando pelasregiões de Lazio e Campa-nha. Chegada a Nápoles ebreve passeio panorâmicopela cidade. Continuaçãopara Pompeia. Almoço evisita das ruínas desta ci-dade romana destruídapela erupção do Vesúvioem 79 d.C. Prosseguimen-to para Sorrento. Jantar ealojamento.

4º Dia – SorrentoDia livre para descobrir asbelezas desta cidade cos-teira. Excursão opcional aCapri. Jantar e alojamento.

5º Dia – Sorrento /AmalfiSaída para Amalfi atravésda “Amalfi Drive”, uma es-trada cénica ao longo doMar Tirreno. Jantar e alo-jamento.

6º Dia – AmalfiDia livre. Jantar e aloja-mento.

7º Dia – Amalfi / RomaManhã livre. Transportede regresso a Roma viaPompeia, com chegadaprevista às 21h00. Aloja-mento.

8º Dia – Roma /PortugalTransporte ao aeroporto eembarque para Portugal.Chegada.

Fim dos nossosserviços.

Roma Diana**** (Centro)Sorrento Hotéis Manniello**** / Michelangelo****Amalfi Excelsior**** / Fontana**** / Miramalfi****

Hotéis Previstos ou SimilaresVeneza Smart Holiday**** (Mestre) / Russot**** (Mestre)

/ Holiday Inn**** (Marghera) / Delfino**** (Mestre)

Florença Raffaello**** (Cidade) / Meridiana*** (Centro) / Grifone*** (Centro) / Florence Business**** (Cidade)

Roma Fleming**** (Cidade) / Excel Montemario**** (Cidade)Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Abr-Out 882 • 1.074 • 80 •Nov-Dez 798 • 966 • 77 •*supl.MP - jantares dias 2,4,5; almoço dia 3

DATAS DUPLO SINGLESUPL. MEIA

PENSÃO*

Abril 03,10,17,24Maio 01,08,15,22,29Junho 05,12,19,26Julho 03,10,17,24, 31Agosto 07,14,21, 28Setembro 04,11,18,25Outubro 02,09,16,23,30Novembro 06,13,20,27Dezembro 04,11,18,25

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP - cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 70•; outras classes Abr-Dez W 70•,cl.V 115•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

• Taxas hoteleiras emVeneza, Florença e Roma;

• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segu-

rança e combustível –103,36 • (suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Vene z a

Preços por pessoa

Mar 1.402 • 1.841 •Abr-Jun+Set-Out 1.538 • 2.007 •Ago 1.379 • 1.836 •Suplemento Hotel Miramalfi Mar-Out 130• / pax em dbl e 170• em sglSupl.transfers 1 pax: 30• / transfer; Supl.transfers nocturnos, feriadose domingos: 20• / transferPromo Hotel Diana Roma Agosto - 4=3

DATAS DUPLO SINGLE

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segu-

rança e combustível –109,46 • (suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Taxas hoteleiras em Roma;• Despesas de reserva.

Sor rento

Pomp ei aSupl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP - cl.L 1-9Abr+Jul-15Set 70•; outras classes Abr-Dez W 70•, cl.V 115•.

Pá dua

Sor rento

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Abril 07, 14, 21, 28Maio 05, 12, 19, 26Junho 02, 09, 16, 23, 26, 30Julho 03, 07, 10, 17

21, 24, 28Agosto 04, 11, 18, 25Setembro 04, 08, 11, 15,

18, 22, 25, 29Outubro 02, 06, 09, 13, 16,

20, 27Novembro 03, 10, 17, 24Dezembro 01, 08, 15, 22, 29

Itália Sole MioMilão, Verona , Venez a , Pádua , P is a , F lorenç a , Siena , Assi s, Roma

1º Dia – Portugal / MilãoVoo regular com destino a Mi-lão. Chegada, transporte aohotel e alojamento. Capital damoda internacional, centro fi-nanceiro e comercial, foi gover-nada na antiguidade por gran-des mecenas italianos como osVisconti e Sforza, sob cujo me-cenato houve grandes artistascomo Leonardo da Vinci ou Bra-mante. Como todas as cidadesecléticas combina o antigo e omoderno na perfeição. Nãodeixe de passear pela Via Man-zoni e Napoleão e admire asgrandes montras das lojas Ver-sace, Dolce & Gabbana, Gucci,Armani, entre outros.

I t i n erá r i o9 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Mi-

lão; Roma / Portugal em classeturística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 8 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas hoteleiras em Veneza, Flo-

rença e Roma;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 102,83 • (suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

2º Dia - Milão / Lago deGarda / Verona / VenezaTour de orientação em Milão:Castelo Sforza, Scala, Praça doDuomo e Catedral. Saída emdirecção ao Lago de Garda (deAbril a Outubro) onde efectu-aremos um pequeno cruzeirode barco entre as localidadesde Desenzano e Sirmione. Pos-teriormente chegada a Verona,a cidade que Shakespeareimortalizou no seu “Romeu eJulieta”, e breve tour de orien-tação. Continuação para Vene-za, arquipélago de 118 ilhasconectadas por 400 pontes.Alojamento.

3º Dia – VenezaInício de um passeio em barco

pela Lagoa de Veneza passandopor algumas das suas ilhas atéchegar à Praça de São Marcos.Desembarque e breve tour deorientação destacando a Basíli-ca de São Marcos, o Campanillee o Palácio Ducal. Possibilidadede visitar uma fábrica e assistirà criação de verdadeiras obrasde arte em cristal. Opcional-mente poderá efectuar um ro-mântico passeio de gôndolacom música e espumante. Res-to de dia livre. Alojamento.

4º Dia – Veneza / Pádua /Pisa / FlorençaSaída para Pádua e visita à Basí-lica de Santo António. Continu-ação para Pisa, uma das maisconhecidas cidades toscanas,para admirar a sua Torre Inclina-da. Chegada à tarde a Florençae breve paragem na Praça Mi-guel Ângelo, com uma bela vis-ta sobre a cidade. Alojamento.

5º Dia – FlorençaVisita panorâmica a pé com pas-sagens pela Praça de La Signo-ria, El Duomo com a Basílica deSanta Maria dei Fiori, Baptisté-rio, Santa Croce e Ponte Vecchio.Resto de dia livre para passearpelas ruas e descobrir a cadapasso o legado artístico que acidade conserva. Alojamento.

6º Dia – Florença / Siena /Assis / RomaSaída em direcção a Siena, quese destaca pela sua Praça do

Campo em forma de leque.Continuação pela região deUmbría para visitar Assis e aBasílica de São Francisco; estacidade conserva do seu passa-do romano as muralhas, o Fó-rum e o Templo de Minervahoje Igreja de Santa Maria so-pra Minerva. Prosseguimentopara Roma pelo vale do Tibre.A cidade imperial tem especialencanto ao anoitecer. Comoopcional propomos realizar aexcursão da Roma Barroca ilu-minada. Alojamento.

7º Dia – RomaVisita panorâmica da cidade vi-sitando o Lungotevere e pas-sando por: Porta Portese, Pirâ-mide, Porta Ostiense, Termas deCarcala, Santa Maria Maior, SãoJoão de Latrão, Coliseu, PiazzaVeneza, Teatro Marcello, CircoMáximo e Capitol. O passeio in-clui visita ao bairro de Trasteve-re. Visita opcional aos MuseusVaticanos, Capela Sistina e Basí-lica de São Pedro. Alojamento.

8º Dia – RomaDia livre. Excursão opcional aNápoles, que reflecte o carác-ter do sul de Itália, e a Capri, afamosa ilha paradisíaca de ro-chedos e grutas. Alojamento.

9º Dia – Roma / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Milão Una Scandinavia**** (Centro) / Ramada**** (Cidade)

VenezaSmart Holiday**** (Mestre) / Russot**** (Mestre) / Holiday Inn**** (Marghera) / Elite**** (Marghera)/ Delfino**** (Mestre)

FlorençaRaffaello**** (Cidade) / Mediterrâneo**** (Centro) / Villa Gabrille d’Annunzio**** (Centro) /Palazzo Ricasoli**** (Centro)

RomaClarhotel**** (Cidade)/ Aureliano**** (Cidade) / Dei Congressi**** (Cidade) / Excel Montemario**** (Cidade)/ Ergife**** (Cidade)

Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou Similares Preços por pessoa

Abr-Out 1.067 • 1.359 • 98 •Nov-Dez 951 • 1.211 • 95 •*supl.MP - jantares dias 3,4,7,8; almoços dias 3,5,6

DATAS DUPLO SINGLE SUPL.MEIA PENSÃO*

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP - cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 70•; outras classes Abr-Dez W 60•, cl.V 100•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

Vene z a

Rom a

6 www.lusanovatours.pt

Programa Especial com guia acompanhanteLusanova durante toda a viagem.

Consulte o nosso catálogo TOP Grupos Temáticosem www.lusanovatours.pt

Partidas Especiais - 31 Março, 14 Julho, 01 Setembro

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Veneza; Roma / Portugal emclasse turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 7 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas hoteleiras em Veneza, Flo-

rença e Roma;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 103,36 • (suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

1º Dia – Portugal / VenezaVoo regular com destino a Ve-neza. Chegada, transporte aohotel e alojamento. A bela Ve-neza espera-o, um arquipélagode 118 ilhas conectadas por400 pontes e rodeado de 150canais, sem dúvida um prazerpara os sentidos. Possibilidadede efectuar passeio de VenezaIluminada.

2º Dia – VenezaInício de um passeio em barcopela Lagoa de Veneza passan-do por algumas das suas ilhasaté chegar à Praça de São Mar-cos. Desembarque e breve tourde orientação destacando aBasílica de São Marcos, o Cam-panille e o Palácio Ducal. Possi-bilidade de visitar uma fábricae assistir à criação de verdadei-ras obras de arte em cristal.Opcionalmente poderá efectu-ar um romântico passeio degôndola com música e espu-mante. Resto de dia livre. Alo-jamento.

3º Dia – Veneza / Pádua /Pisa / FlorençaSaída para Pádua e visita àBasílica de Santo António.Continuação para Pisa, umadas mais conhecidas cidadestoscanas, para admirar a suaTorre Inclinada. Chegada àtarde a Florença e breve para-gem na Praça Miguel Ângelo,

I t i nerá r i o com uma bela vista sobre acidade. Alojamento.

4º Dia – FlorençaVisita panorâmica a pé compassagens pela Praça de La Sig-noria, El Duomo com a Basílicade Santa Maria dei Fiori, Baptis-tério, Santa Croce e Ponte Vec-chio. Resto de dia livre para pas-sear pelas ruas e descobrir acada passo o legado artísticoque a cidade conserva. Aloja-mento.

5º Dia – Florença / Siena /Assis / RomaSaída em direcção a Siena, quese destaca pela sua Praça doCampo em forma de leque.Continuação pela região deUmbría para visitar Assis e aBasílica de São Francisco; estacidade conserva do seu passa-do romano as muralhas, o Fó-rum e o Templo de Minervahoje Igreja de Santa Maria so-pra Minerva. Prosseguimentopara Roma pelo vale do Tibre.A cidade imperial tem especialencanto ao anoitecer. Comoopcional propomos realizar aexcursão da Roma Barroca ilu-minada. Alojamento.

6º Dia – RomaVisita panorâmica da cidade vi-sitando o Lungotevere e pas-sando por: Porta Portese, Pirâ-mide, Porta Ostiense, Termas deCarcala, Santa Maria Maior, SãoJoão de Latrão, Coliseu, Piazza

Veneza, Teatro Marcello, Cir-co Máximo e Capitol. O pas-seio inclui visita ao bairro deTrastevere. Visita opcionalaos Museus Vaticanos, Cape-la Sistina e Basílica de SãoPedro. Alojamento.

7º Dia – RomaDia livre. Excursão opcional a

Nápoles, que reflecte o carác-ter do sul de Itália, e a Capri, afamosa ilha paradisíaca de ro-chedos e grutas. Alojamento.

8º Dia – Roma / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Abril 01,08,15, 22, 29Maio 06, 13, 20, 27Junho 03, 10, 17, 24, 27Julho 01, 04, 08, 11,

15, 18, 22, 25, 29Agosto 05, 12, 19, 26Setembro 02, 05, 09, 12, 16,

19, 23, 26, 30Outubro 03, 07, 10, 14, 17,

21, 28Novembro 04, 11, 18, 25Dezembro 02, 09, 16, 23, 30

VenezaSmart Holiday**** (Mestre) / Russot**** (Mestre) / Holiday Inn**** (Marghera) / Elite**** (Marghera)/ Delfino**** (Mestre)

FlorençaRaffaello**** (Cidade) / Mediterrâneo**** (Centro) / Villa Gabrille d’Annunzio**** (Centro)/ Palazzo Ricasoli**** (Centro)

RomaClarhotel**** (Cidade)/ Aureliano**** (Cidade) / Dei Congressi**** (Cidade) / Excel Montemario**** (Cidade)/ Ergife**** (Cidade)

Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Abr-Out 993 • 1.253 • 113 • 211 •Nov-Dez 881 • 1.109 • 109 • 211 •*supl.MP - jantares dias 2,3,6,7; almoços dias 2,4,5

DATAS DUPLO SINGLE SUPL. SUPL.MEIA PENSÃO* MAIS INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP - cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 70•; outras classes Abr-Dez W 70•, cl.V 115•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

Roma

Opção Mais Incluído• Passeio em gôndola com música em Veneza;• Visitas ao Museu Accademia em Florença, Museus Vaticanos e Cape-

la Sistina em Roma;• Visita a Roma Barroca;• Excursão a Nápoles e Capri com almoço

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 7

Ópera ItalianaVenez a , Pádua , P is a , F lorenç a , Si ena , Assis, Roma

Vene z a

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Itália Mais IncluídoMilão, Verona , Venez a , Pádua , P is a , F lorenç a , Siena , Assi s, Roma

1º Dia – Portugal / MilãoVoo regular com destino a Mi-lão. Chegada, transporte aohotel e alojamento. Capital damoda internacional, centro fi-nanceiro e comercial, foi gover-nada na antiguidade por gran-des mecenas italianos como osVisconti e Sforza, sob cujo me-cenato houve grandes artistascomo Leonardo da Vinci ou Bra-mante. Como todas as cidadesecléticas combina o antigo e omoderno na perfeição. Nãodeixe de passear pela Via Man-

I t i n erá r i o zoni e Napoleão e admire asgrandes montras das lojas Ver-sace, Dolce & Gabbana, Gucci,Armani, entre outros.

2º Dia - Milão / Lago deGarda / Verona / VenezaTour de orientação em Milão:Castelo Sforza, Scala, Praça doDuomo e Catedral. Saída emdirecção ao Lago de Garda (deAbril a Outubro) onde efectu-aremos um pequeno cruzeirode barco entre as localidadesde Desenzano e Sirmione. Pos-teriormente chegada a Verona,a cidade que Shakespeare

imortalizou no seu “Romeu eJulieta”, e breve tour de orien-tação. Continuação para Vene-za, arquipélago de 118 ilhasconectadas por 400 pontes.Alojamento.

3º Dia – VenezaInício de um passeio em barcopela Lagoa de Veneza passan-do por algumas das suas ilhasaté chegar à Praça de São Mar-cos. Desembarque e breve tourde orientação destacando aBasílica de São Marcos, o Cam-panille e o Palácio Ducal. Possi-bilidade de visitar uma fábrica

e assistir à criação de verdadei-ras obras de arte em cristal. Pas-seio romântico de gôndolacom música e espumante. Al-moço e resto de dia livre. Jan-tar e alojamento.

4º Dia – Veneza / Pádua /Pisa / FlorençaSaída para Pádua e visita à Ba-sílica de Santo António. Conti-nuação para Pisa, uma das maisconhecidas cidades toscanas,para admirar a sua Torre Incli-nada. Chegada à tarde a Floren-ça e breve paragem na PraçaMiguel Ângelo, com uma bela

Vene z a

vista sobre a cidade. Jantar ealojamento.

5º Dia – FlorençaVisita panorâmica a pé compassagens pela Praça de La Sig-noria, El Duomo com a Basílicade Santa Maria dei Fiori, Baptis-tério, Santa Croce e Ponte Vec-chio. Visita ao Museu Accade-mia onde se encontram algu-mas das mais belas obras deMiguel Ângelo. Almoço. Tardelivre para passear pelas ruas edescobrir a cada passo o lega-do artístico que a cidade con-serva. Alojamento.

P i s a

8 www.lusanovatours.pt

Roma

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Abril 07, 14, 21, 28Maio 05, 12, 19, 26Junho 02, 09, 16, 23, 26, 30Julho 03, 07, 10, 17

21, 24, 28Agosto 04, 11, 18, 25Setembro 04, 08, 11, 15,

18, 22, 25, 29Outubro 02, 06, 09, 13, 16,

20, 27Novembro 03, 10, 17, 24Dezembro 01, 08, 15, 22, 29

9 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Mi-

lão; Roma / Portugal em classeturística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa:

• 8 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• 8 refeições;• Transfers de chegada e saída;• Taxas hoteleiras em Veneza, Flo-

rença e Roma;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 102,83 • (suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

Preços por pessoa

Abr-Out 1.443 • 1.735 •Nov-Dez 1.321 • 1.581 •

DATAS DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP - cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 70•; outras classes Abr-Dez W 60•, cl.V 100•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

Milão Una Scandinavia**** (Centro) / Ramada**** (Cidade)

Veneza Smart Holiday**** (Mestre) / Russot**** (Mestre) / Holiday Inn****(Marghera) / Elite**** (Marghera) / Delfino**** (Mestre)

Florença Raffaello**** (Cidade) / Mediterrâneo**** (Centro) / Villa Gabrilled’Annunzio**** (Centro) / Palazzo Ricasoli**** (Centro)

Roma Clarhotel**** (Cidade)/ Aureliano**** (Cidade) / Dei Congressi****(Cidade) / Excel Montemario**** (Cidade) / Ergife**** (Cidade)

Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou Similares

Roma

6º Dia – Florença / Siena /Assis / RomaSaída em direcção a Siena, quese destaca pela sua Praça doCampo em forma de leque.Continuação pela região deUmbría para visitar Assis e aBasílica de São Francisco; estacidade conserva do seu passa-

do romano as muralhas, o Fó-rum e o Templo de Minervahoje Igreja de Santa Maria so-pra Minerva. Almoço e prosse-guimento para Roma pelo valedo Tibre. A cidade imperial temespecial encanto ao anoitecer.Excursão da Roma Barroca ilu-minada. Alojamento.

Roma

Vene z a

7º Dia – RomaVisita panorâmica da cidadevisitando o Lungotevere epassando por: Porta Portese,Pirâmide, Porta Ostiense, Ter-mas de Carcala, Santa MariaMaior, São João de Latrão,Coliseu, Piazza Veneza, TeatroMarcello, Circo Máximo e Ca-pitol. O passeio inclui visitaao bairro de Trastevere. Visi-ta inclui os Museus Vaticanos,a Capela Sistina e a Basílicade São Pedro. Resto de dia li-vre. Jantar e alojamento.

8º Dia – Roma / Nápoles /Capri / RomaExcursão a Nápoles, que reflec-te o carácter do sul de Itália, e aCapri, a famosa ilha paradisía-ca de rochedos e grutas. Almo-ço incluído. Regresso a Roma,jantar e alojamento.

9º Dia – Roma / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 9

Programa Especial com guia acompanhanteLusanova durante toda a viagem.

Consulte o nosso catálogo TOP Grupos Temáticosem www.lusanovatours.pt

Partidas Especiais - 31 Março, 14 Julho, 01 Setembro

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

11 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Pa-

ris / Veneza; Roma / Portugal emclasse turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 10 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas hoteleiras em Veneza, Flo-

rença e Roma;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Tap 109,36 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Paris - Itália IParis, Venez a , Pá dua , P is a , F lorenç a , Si ena , Assis, Roma

1º Dia – Portugal / ParisVoo regular com destino a Pa-ris. Chegada, transporte ao ho-tel e alojamento. Paris é umadas cidades mais belas do mun-do e uma das mais visitadas,uma cidade mágica com en-canto especial. À noite visitaincluída de Paris iluminada.

2º Dia – ParisVisita panorâmica da cidadepassando por: Champs Ely-sées, Praça da Concórdia,Arco do Triunfo, Opera, Quar-tier Latin, Sorbonne, Panteão,Invalides, Champs de Mars.Tarde livre. Opcionalmentepoderá visitar o Museu doLouvre, antigo palácio real daFrança. Alojamento. À noitesugerimos que assista aoshow do famoso Moulin Rou-ge (opcional).

3º Dia – ParisDia livre para desfrutar da cida-de luz e realizar alguma excur-são opcional. Sugerimos umpasseio pelo Sena no BateauMouche de manhã e à tarde a

I t i n erá r i o visita ao Palácio de Versaillesantiga residência da corte fran-cesa, com os seus magníficosjardins. Alojamento.

4º Dia – Paris / VenezaTransporte ao aeroporto e em-barque para Veneza. Chegada,transporte ao hotel e alojamen-to. A bela Veneza espera-o, umarquipélago de 118 ilhas conec-tadas por 400 pontes e rodea-do de 150 canais, sem dúvidaum prazer para os sentidos.

5º Dia – VenezaInício de um passeio em bar-co pela Lagoa de Veneza pas-sando por algumas das suasilhas até chegar à Praça deSão Marcos. Desembarque ebreve tour de orientação des-tacando a Basílica de SãoMarcos, o Campanille e o Pa-lácio Ducal. Possibilidade devisitar uma fábrica e assistirà cr iação de verdadeirasobras de arte em cristal. Op-cionalmente poderá efectuarum romântico passeio degôndola com música e espu-mante. Resto de dia livre. Alo-jamento.

6º Dia – Veneza / Pádua /Pisa / FlorençaSaída para Pádua e visita à Basí-lica de Santo António. Continu-ação para Pisa, uma das maisconhecidas cidades toscanas,para admirar a sua Torre Inclina-da. Chegada à tarde a Florençae breve paragem na Praça Mi-guel Ângelo, com uma bela vis-ta sobre a cidade. Alojamento.

7º Dia – FlorençaVisita panorâmica a pé compassagens pela Praça de La Sig-noria, El Duomo com a Basílicade Santa Maria dei Fiori, Bap-tistério, Santa Croce e PonteVecchio. Resto de dia livrepara passear pelas ruas e des-cobrir a cada passo o legadoartístico que a cidade conser-va. Alojamento.

8º Dia – Florença / Siena /Assis / RomaSaída em direcção a Siena, quese destaca pela sua Praça doCampo em forma de leque.Continuação pela região deUmbría para visitar Assis e aBasílica de São Francisco; estacidade conserva do seu passa-do romano as muralhas, o Fó-rum e o Templo de Minervahoje Igreja de Santa Maria so-pra Minerva. Prosseguimentopara Roma pelo vale do Tibre.A cidade imperial tem especialencanto ao anoitecer. Como

opcional propomos realizar aexcursão da Roma Barroca ilu-minada. Alojamento.

9º Dia – RomaVisita panorâmica da cidade vi-sitando o Lungotevere e pas-sando por: Porta Portese, Pirâ-mide, Porta Ostiense, Termas deCarcala, Santa Maria Maior, SãoJoão de Latrão, Coliseu, PiazzaVeneza, Teatro Marcello, CircoMáximo e Capitol. O passeio in-clui visita ao bairro de Trasteve-re. Visita opcional aos MuseusVaticanos, Capela Sistina e Basí-lica de São Pedro. Alojamento.

10º Dia – RomaDia livre. Excursão opcional aNápoles, que reflecte o carác-ter do sul de Itália, e a Capri, afamosa ilha paradisíaca de ro-chedos e grutas. Alojamento.

11º Dia – Roma / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

ParisMercure Gare du Nord*** (Centro) / Mercure Versailles Expo*** (Cidade) / Best Western Bercy*** (Cidade)/ Mercure Defense Parc*** (Cidade)

VenezaSmart Holiday**** (Mestre) / Russot**** (Mestre) / Holiday Inn**** (Marghera) / Elite**** (Marghera)/ Delfino**** (Mestre)

FlorençaRaffaello**** (Cidade) / Mediterrâneo**** (Centro) / Villa Gabrille d’Annunzio**** (Centro)/ Palazzo Ricasoli**** (Centro)

RomaClarhotel**** (Cidade)/ Aureliano**** (Cidade) / Dei Congressi**** (Cidade) / Excel Montemario**** (Cidade)/ Ergife (Cidade)

Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Abr-Out 1.509 • 1.920 • 113 • 367 •Nov-Dez 1.368 • 1.737 • 109 • 367 •*supl.MP - jantares dias 5,6,9,10; almoços dias 5,7,8

DATAS DUPLO SINGLESUPL. SUPL.

MEIA PENSÃO* MAIS INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.E, voo Par/Vce Easyjet cod EJ02)TAP cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 60•; outras classes Abr-Dez cl.W 70•, cl.V 100•.AIR FRANCE - cl.E 35•, cl.Q 90•, cl.H 140•.Condições voo Easyjet - reserva, emissão e pagamento imediato; não haverá lugar a reembolsoapós a emissão; inclui 1 mala de porão por passageiro (max.20kgs)

Suplementos de Partida: 70• 90•

P ar i s

Par i s

Abril 05, 12, 19, 26Maio 03, 10, 17, 24, 31Junho 07, 14, 21, 24, 28Julho 01, 05, 08, 12, 15,

19, 22, 26Agosto 02, 09, 16, 23, 30Setembro 02, 06, 09, 13, 16,

20, 23, 27, 30Outubro 04, 07, 11, 14, 18, 25Novembro 01, 08, 15, 29Dezembro 13, 27

10 www.lusanovatours.pt

Roma

Opção Mais Incluído• 8 refeições (almoços dias 5,7, 8,10; jantares dias 5,6,9,10)• Visita ao Palácio de Versailles em Paris;• Passeio em gôndola com música em Veneza;• Visitas ao Museu Accademia em Florença, Museus Vaticanos e Cape-

la Sistina em Roma;• Visita a Roma Barroca;• Excursão a Nápoles e Capri.

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

11 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Pa-

ris; Roma / Portugal em classeturística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 10 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas hoteleiras em Veneza, Flo-

rença e Roma;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Tap 109,36 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

1º Dia – Portugal / ParisVoo regular com destino a Pa-ris. Chegada, transporte ao ho-tel e alojamento. Paris é umadas cidades mais belas do mun-do e uma das mais visitadas,uma cidade mágica com en-canto especial. À noite visitaincluída de Paris iluminada.

2º Dia – ParisVisita panorâmica da cidadepassando por: Champs Elysées,Praça da Concórdia, Arco do Tri-unfo, Opera, Quartier Latin, Sor-bonne, Panteão, Invalides,Champs de Mars. Tarde livre.Opcionalmente poderá visitaro Museu do Louvre, antigo pa-lácio real da França. Alojamen-to. À noite sugerimos que assis-ta ao show do famoso MoulinRouge (opcional).

3º Dia – ParisDia livre para desfrutar da cida-de luz e realizar alguma excur-são opcional. Sugerimos umpasseio pelo Sena no BateauMouche de manhã e à tarde avisita ao Palácio de Versaillesantiga residência da corte fran-cesa, com os seus magníficosjardins. Alojamento.

4º Dia – Paris, / Boppard /Cruzeiro no Reno / St. Goar /FrankfurtSaída para Boppard, cidade ale-mã junto ao Rio Reno, o maior

I t i nerá r i o

Paris - Itália IIPar is, Cr u zeiro no Reno, Fran kfur t , Innsbr uck , Verona , Venez a , F lorenç a , Roma

da Europa Ocidental. Embar-que num cruzeiro até St.Goarque permite observar uma sé-rie de castelos e vinhas nasmargens do Reno e o rochedoLoreley. Desembarque e conti-nuação da viagem para Frank-furt. Visita à Praça Rommer. Alo-jamento.

5º Dia – Frankfurt /Rotemburgo / Fussen /InnsbruckViagem até Rotemburgo paratour de orientação desta mara-vilhosa cidade da Estrada Ro-mântica. Continuação até Fus-sen e paragem para contem-plar o Castelo de Neuschwans-tein de Luís II da Baviera, o reilouco. Prosseguimento paraInnsbruck. Chegada e visita pa-norâmica do centro históricoda capital do Tirol, incluindo ofamoso telhado de ouro. Aloja-mento.

6º Dia – Innsbruck / Verona /VenezaTravessia dos Alpes pelo passode Brennero até Verona. Tour deorientação para conhecer a ci-dade de Romeu e Julieta, comos seus palácios, igrejas e pra-ças. Continuação da viagem atéVeneza. Opcionalmente pode-rá fazer o tour para conhecer aVeneza Iluminada. Alojamento.

7º Dia – Veneza / Pádua /FlorençaInício de um passeio em barco

pela Lagoa de Veneza passan-do por algumas das suas ilhasaté chegar à Praça de São Mar-cos. Desembarque e breve tourde orientação destacando aBasílica de São Marcos, o Cam-panille e o Palácio Ducal. Possi-bilidade de visitar uma fábricae assistir à criação de verdadei-ras obras de arte em cristal.Opcionalmente poderá efectu-ar um romântico passeio degôndola com música e espu-mante. Saída para Pádua e visi-ta à Basílica de Santo António.Continuação da viagem paraFlorença. Alojamento.

8º Dia – Florença / RomaVisita panorâmica a pé compassagens pela Praça de La Sig-noria, El Duomo com a Basílicade Santa Maria dei Fiori, Baptis-tério, Santa Croce e Ponte Vec-chio. À tarde saída para Roma,a cidade das sete colinas. Pro-pomos realizar a excursão daRoma Barroca iluminada. Aloja-mento.

9º Dia – RomaVisita panorâmica da cidadevisitando o Lungotevere e pas-sando por: Porta Portese, Pirâ-

mide, Porta Ostiense, Termasde Carcala, Santa Maria Maior,São João de Latrão, Coliseu,Piazza Veneza, Teatro Marcello,Circo Máximo e Capitol. O pas-seio inclui visita ao bairro deTrastevere. Visita opcional aosMuseus Vaticanos, Capela Sis-tina e Basílica de São Pedro.Alojamento.

10º Dia – RomaDia livre. Excursão opcional aNápoles, que reflecte o carác-ter do sul de Itália, e a Capri, afamosa ilha paradisíaca de ro-chedos e grutas. Alojamento.

11º Dia – Roma / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Abril 05, 12, 19, 26Maio 03, 10, 17, 24, 31Junho 07, 14, 21, 28Julho 05, 12, 19, 26Agosto 02, 09, 16, 23, 30Setembro 06, 13, 20, 27Outubro 04, 11, 18, 25Novembro 01, 08, 15, 29Dezembro 13, 27

ParisMercure Gare du Nord*** (Centro) / Mercure Versailles Expo*** (Cidade) / Best Western Bercy*** (Cidade)/ Mercure Defense Parc*** (Cidade)

Frankfurt Moevenpick City**** (Centro)Innsbruck Sailer**** (Centro) / Alpotel**** (Cidade) / Alpinpark**** (Centro)Veneza Smart Holiday**** (Mestre) / Russot**** (Mestre) / Holiday Inn**** (Marghera) / Delfino**** (Mestre)Florença Raffaello**** (Cidade) / Meridiana*** (Centro) / Grifone*** (Centro) / Florence Business**** (Cidade)Roma Fleming**** (Cidade) / Excel Montemario**** (Cidade)Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou SimilaresPreços por pessoa

Abr-Out 1.341 • 1.719 • 99 • 320 •Nov-Dez 1.225 • 1.571 • 94 • 320 •*supl.MP - jantares dias 4,5,7,9,10; almoços dias 8

DATAS DUPLO SINGLE SUPL. SUPL.MEIA PENSÃO* MAIS INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 60•; outras classes Abr-Dez cl.W 70•, cl.V 100•.AIR FRANCE cl.E 40•, cl.Q 110•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

F lorenç a

Par i s

Opção Mais Incluído• 7 refeições (almoços dias 8,10; jantares dias 4,5,7,9,10);• Visita ao Palácio de Versailles em Paris;• Espectáculo tirolês em Innsbruck;• Passeio de gôndola com música em Veneza;• Passeio Roma Barroca;• Visita aos Museus Vaticanos, Capela Sistina e Basílica S.Pedro em Roma• Excursão a Nápoles e Capri;

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 11

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Viena e ItáliaVi ena , Venez a , Pá dua , P is a , F lorenç a , Siena , Assis, Roma

1º Dia – Portugal / VienaVoo regular com destino a Vie-na. Chegada, transporte ao ho-tel e alojamento.

2º Dia - VienaVisita de “Viena Artística”, queinclui o Palácio de Schonbrunn,antiga residência de Sissi e seumarido Francisco José, e o in-terior da majestosa Ópera. Tar-de livre para explorar a capitalda Áustria. Alojamento.

3º Dia – Viena / VenezaSaída para Veneza, através das

I t i n erá r i o

Vi ena

10 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Vie-

na; Roma / Portugal em classeturística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 9 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas hoteleiras em Veneza, Flo-

rença e Roma;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Tap 111,36 •(suj. a alteração)

• Seguro de viagem

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Abril 13, 20, 27Maio 04, 11, 18, 25Junho 01, 08, 15, 22, 29Julho 06, 13, 20, 27Agosto 03, 10, 17, 24, 31Setembro 07, 14, 21, 28Outubro 05, 12,19, 26Novembro 02, 09, 16, 23Dezembro 07, 21

cidades de Graz e Klagenfurt.Chegada e alojamento. A belaVeneza espera-o, um arquipé-lago de 118 ilhas conectadaspor 400 pontes e rodeado de150 canais, sem dúvida um pra-zer para os sentidos.

4º Dia – VenezaInício de um passeio em barcopela Lagoa de Veneza passandopor algumas das suas ilhas atéchegar à Praça de São Marcos.Desembarque e breve tour deorientação destacando a Basíli-ca de São Marcos, o Campanillee o Palácio Ducal. Possibilidadede visitar uma fábrica e assistir

à criação de verdadeiras obrasde arte em cristal. Opcional-mente poderá efectuar um ro-mântico passeio de gôndolacom música e espumante. Res-to de dia livre. Alojamento.

5º Dia – Veneza / Pádua /Pisa / FlorençaSaída para Pádua e visita à Ba-sílica de Santo António. Conti-nuação para Pisa, uma das maisconhecidas cidades toscanas,para admirar a sua Torre Inclina-da. Chegada à tarde a Florençae breve paragem na Praça Mi-guel Ângelo, com uma bela vis-ta sobre a cidade. Alojamento.

6º Dia – FlorençaVisita panorâmica a pé com pas-sagens pela Praça de La Signo-ria, El Duomo com a Basílica deSanta Maria dei Fiori, Baptisté-rio, Santa Croce e Ponte Vecchio.Resto de dia livre para passearpelas ruas e descobrir a cadapasso o legado artístico que acidade conserva. Alojamento.

7º Dia – Florença / Siena /Assis / RomaSaída em direcção a Siena,que se destaca pela sua Pra-ça do Campo em forma deleque. Continuação pela re-gião de Umbría para visitarAssis e a Basílica de São Fran-cisco; esta cidade conserva

do seu passado romano asmuralhas, o Fórum e o Tem-plo de Minerva hoje Igreja deSanta Maria sopra Minerva.Prosseguimento para Romapelo vale do Tibre. A cidadeimperial tem especial encan-to ao anoitecer. Como opcio-nal propomos realizar a ex-cursão da Roma Barroca ilu-minada. Alojamento.

8º Dia – RomaVisita panorâmica da cidadevisitando o Lungotevere e pas-sando por: Porta Portese, Pirâ-mide, Porta Ostiense, Termasde Carcala, Santa Maria Maior,São João de Latrão, Coliseu,Piazza Veneza, Teatro Marcello,Circo Máximo e Capitol. O pas-seio inclui visita ao bairro deTrastevere. Visita opcional aosMuseus Vaticanos, Capela Sis-tina e Basílica de São Pedro.Alojamento.

9º Dia – RomaDia livre. Excursão opcional aNápoles, que reflecte o carác-ter do sul de Itália, e a Capri, afamosa ilha paradisíaca de ro-chedos e grutas. Alojamento.

10º Dia – Roma / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Viena Ananás**** (Centro) / Roomz**** (Cidade)

VenezaSmart Holiday**** (Mestre) / Russot**** (Mestre) / Holiday Inn**** (Marghera) / Elite**** (Marghera)/ Delfino**** (Mestre)

FlorençaRaffaello**** (Cidade) / Mediterrâneo**** (Centro) / Villa Gabrille d’Annunzio**** (Centro)/ Palazzo Ricasoli**** (Centro)

RomaClarhotel**** (Cidade)/ Aureliano**** (Cidade) / Dei Congressi**** (Cidade) / Excel Montemario**** (Cidade)/ Ergife**** (Cidade)

Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou SimilaresPreços por pessoa

Abr-Out 1.331 • 1.633 • 152 •Nov-Dez 1.173 • 1.691 • 146 •*supl.MP - jantares dias 4,5,8,9 almoços dias 2,3,6,7

DATAS DUPLO SINGLESUPL.

MEIA PENSÃO*

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 60•; outras classes Abr-Dez cl.V 90•, cl.H 220•.BRUSSELS - cl.S 35•, cl.W (rsv e emissão até 21 dias) 70•, cl.W 160•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

Palá c i o de B elve dere , Vi ena

12 www.lusanovatours.pt

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Março 31Abril 07,21Maio 05,12,16Junho 02,16,23Julho 07,21Agosto 11Setembro 01,08,15,22Outubro 06,20

Cores da SicíliaPaler mo, Ag r igento, Rag us a , Sirac us a , C atani a , Taor mina , Cefalu , Monreale

1º Dia – Portugal / PalermoVoo regular com destino a Pa-lermo, via outra cidade euro-peia. Chegada e transporte aohotel. Jantar em restaurante tí-pico. Alojamento.

2º Dia – Palermo / Segesta /Selinunte / AgrigentoSaída para Segesta e vista aotemplo dórico rodeado de umapaisagem natural única, e do te-atro no topo da colina. Continu-ação para Selinute e visita a umacasa rural com degustação deazeite, vinho e outros produtostípicos aí produzidos. À tarde, vi-sita à Acrópole e ao Parque Ar-queológico. Chegada a Agrigen-to, jantar e alojamento.

3º Dia – Agrigento / PiazzaArmerina / RagusaVisita ao Vale dos Templos - daConcórdia, de Hércules, de Giu-

I t i n erá r i o

Taormi na

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Palermo / Portugal em classe tu-rística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola (com menosde 15 paxs guia/motorista);

• 7 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• 7 refeições;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Tap 159,50 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Entradas nos monumentos;• Bagageiros nos hotéis;• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

none e de Castor e Pólux, querepresentam os melhores exem-plos da civilização grega na Si-cília. Saída para a Piazza Armeri-na e visita da vila romana deCasale com 3500m2 de mosai-cos, Património da Humanida-de. Continuação para Ragusa,jantar e alojamento.

4º Dia – Ragusa / Noto /SiracusaVisita ao bairro antigo de Ragu-sa, Ibla, conhecido pelo estilobarroco das suas construções.Degustação do chocolate (Xo-coali) elaborado com métodosantigos. Continuação paraNoto, capital do barroco sicilia-no, onde se pode admirar a ca-tedral, agora renovada depoisde muitos anos de trabalhos. Àtarde visita da zona arqueoló-gica de Siracusa, com o majes-toso Teatro Grego e a Orelha deDionísio. A visita continua nailha de Ortigia, centro histórico

da cidade e tesouro da arte bar-roca. Tempo livre. Jantar e alo-jamento em Siracusa.

5º Dia – Siracusa / Catania /Monte Etna / Zona deTaorminaSaída para Catânia, caracterís-tica pelas suas ruas construídascom pedras negras do Etna. Vi-sita panorâmica da cidade e, seas condições permitirem, ex-cursão ao Monte Etna, o vulcãoactivo mais alto da Europa. Auma altitude de 1800m podedesfrutar de uma espectacularvista sobre toda a Sicília, antesde chegar aos Monti Silvestri,pequenas crateras desde háum século apagadas, rodeadasde lava ainda quente das últi-mas erupções. Continuaçãopara Taormima, a pérola do tu-rismo siciliano. Tarde livre paravisitar o Templo Grego ou pas-sear nas ruelas típicas. Jantar ealojamento.

6º Dia – Zona de Taormina /Cefalu / PalermoSaída para Messina e visita pa-norâmica da cidade com vistapara o estreito que separa a Si-

cília do continente. Continua-ção para Cefalu, antiga praçacartaginesa, hoje em dia umaimportante vila turística. Visitaà Catedral de estilo árabe-nor-mando. Tempo livre para pas-sear nas ruas estreitas que con-servam todo o fascínio medie-val. Saída para Palermo. Jantarem restaurante típico. Aloja-mento.

7º Dia – Palermo / Monreale/ PalermoSaída para Monreale onde podeadmirar a Catedral e o ConventoAntigo, que guarda uma colec-ção de mosaicos, únicos pela suabeleza. Visita panorâmica de Pa-lermo que inclui a Capela Palati-na e a Catedral. Almoço em res-taurante local e tarde livre. Possi-bilidade de efectuar excursãoopcional a Erice, povoação me-dieval que se situa a 800m sobreo mar em frente às Ilhas Egadi.Alojamento.

8º Dia – Palermo / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Palermo Politeama Palace****Agrigento Della Valle****Ragusa Mediterrâneo Palace****Siracusa Jolly Aretusa Palace****Zona Taormina Complejo Parc Hoteles****Nota: em Julho e Agosto o alojamento faz-se na zona de Acireale em vez da zonade Taormina

Hotéis Previstos ou Similares

Gastos de Cancelamento16 a 9 dias antes da partida: 25%8 a 5 dias antes da partida: 50%4 dias ao dia da partida: 100%

S e gesta

14 www.lusanovatours.pt

Monte Et na

Taormi na

Preços por pessoa

Mar-Out 1.274 • 1.466 • 105 •*supl. PC - almoços dias 2,3,4,5,6; jantar dia 7Supl. transfers nocturnos (22h00-08h00): 20• por transfer; supl.transfers 1 pax: 45•

por transfer

DATAS DUPLO SINGLESUPL. PENSÃO

COMPLETA*

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.U)TAP - cl.W 100•, cl.V 155•, cl.Q 210•.ALITALIA - cl.Q 0•, cl.S 50•, cl.N 90•, cl.T 145•.

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Mal-

ta / Portugal em classe turística;• Visitas em autocarro de turismo

com guias locais de língua es-panhola;

• 7 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• 3 refeições;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 219,08 • (suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

1º Dia – Portugal / MaltaVoo regular com destino a Mal-ta, via outra cidade europeia.Chegada, transporte ao hotel ealojamento.

2º Dia – La VallettaExcursão à capital do país, comvisita aos jardins conhecidoscomo “Upper Barracca”, deonde se desfruta de uma pano-râmica do Grande Porto. Conti-nuação para a Co-Catedral deMalta dedicada a S.João Batis-ta, adornada com riquezas dostempos dos Cavaleiros de Mal-ta e com o famoso quadro deCaravaggio; inclui visita ao mu-

I t i nerá r i o

À Descoberta de MaltaL a Valleta , Medina , Ra bat , I lha de Gozo, Povo aç õ es do Sul

Sábados e Domingos Março aOutubro.

M alta

seu com uma interessante co-lecção de tapeçarias flamen-gas. Passeio a pé nas ruas maisinteressantes da cidade paraobservar os seus monumentose palácios. Final da excursãocom “Malta Experience”, umaapresentação audiovisual so-bre a história de Malta. Tarde li-vre e alojamento.

3º Dia – Mdina, Rabat eMostaA excursão de hoje leva-o àparte central de Malta domi-nada pela antiga cidadela deMedina. Passeando pelasruas estreitas da “Cidade doSilêncio”, visitam-se os bas-tões de onde se tem um be-

líssimo panorama da ilha.Continuação para Rabat, nosarredores de Medina, e visitaàs catacumbas e às escarpasde Dingli, o ponto mais altoda ilha. Almoço e passeio pe-los Jardins de Santo Antão,onde se encontra a residên-cia do Presidente de Malta.Visitas ao centro artesanal deTa’ Qali com tempo livre paracompras, e à Rotunda deMosta, com uma impressio-nante cúpula. Alojamento.

4º Dia – MaltaDia livre para actividades a gos-to pessoal. Possibilidade deefectuar mini-cruzeiro pelabaía (4ªs). Alojamento.

Preços por pessoa

Mar 818 • 874 • 65 •Milano Due*** Abr-Jun 804 • 869 • 75 •/ Sliema

Vista1-16Jul+ 23Ago-26Set 841 • 906 • 75 •

www.milanoduehotel.comMontanha

17Jul-22Ago 911 • 976 • 75 •27Set-Out 813 • 878 • 75 •

Seashells Resort Mar-Abr 846 • 939 • 65 •

at Suncrest**** Vista Mai+Out 925 • 1.018 • 65 •

/ Qawra Montanha Jun 972 • 1.065 • 65 •

www.suncresthotel.com Jul-27Ago 1.121 • 1.214 • 65 •28Ago-Set 1.009 • 1.102 • 65 •

Mar 855 • 995 • 85 •Cavalieri**** / St.Julians Vista Abr 902 • 1.032 • 90 •www.cavalierihotel Montanha Mai-24Jun +23Set-Out 958 • 1.088 • 90 •malta.com 25Jun-16Jul +1-22Set 1.009 • 1.140 • 90 •

17Jul-Ago 1.126 • 1.261 • 90 •

Dolmen Resort**** Mar 835 • 929 • 80 •

/ St. Paul’s Bay Vista Abr 930 • 1.093 • 110 •

www.dolmen.com.mt Montanha Mai-4Jul+Out 967 • 1.135 • 110 •11Jul-Set 1.129 • 1.294 • 110 •

Marina at Corinthia Mar 953 • 1.149 • 120 •Beach Resort**** Vista Abr+Out 1.056 • 1.345 • 120 •/ St.Julians Mar Mai-8Jul 1.126 • 1.471 • 120 •www.marinahotel.com.mt 9Jul-Set 1.219 • 1.620 • 120 •

Corinthia San Gorg***** Mar 1.014 • 1.247 • 185 •

/ St.Julians Vista Abr+Out 1.182 • 1.648 • 180 •

www.corinthia.com Mar Mai-8Jul 1.261 • 1.681 • 180 •9Jul-Set 1.387 • 1.807 • 180 •

Supl. transfers 1 pax: 30• por transfer

HOTEL / LOCALIZAÇÃO TIPO QUARTO DATAS DUPLO SINGLESUPL.MEIA

PENSÃO

5º Dia – Ilha de GozoExcursão à Ilha de Gozo, a quese acede por ferry (20m). Ape-sar da história e desenvolvimen-to ser similar à ilha irmã de Mal-ta, Gozo possui um carácter pró-prio. Visitas aos Templos deGgantija, a Cidadela em Victoria,a Baía de Xlendi e a Janela Azulem Dwejra. Almoço e tempo li-vre. Regresso a Malta e aloja-mento.

6º Dia – Povoações do SulExcursão ao sul da ilha, que ain-da conserva um carácter tradici-onal. Visita a uma típica praçamaltesa, com passeio pelas suasruelas estreitas. De Qrendi paraHagar Qim, local de grande im-portância histórica, com temploslocalizados sobre uma colina deonde pode desfrutar de uma es-plêndida vista do mar e do ilhéude Filfla. Continuação para Wied iz-Zurrieq, e se o tempo o permitir,passeio de barca para ver a Gru-ta Azul, famosa pelas cores inten-sas do mar (custo da barca nãoincluído). Almoço. Entre camposcultivados e vinhas chega-se àpovoação de pescadores Marsa-xlokk, onde se podem ver as tí-picas barcas chamadas “luzzus”,pintadas com cores clássicas queanimam esta tranquila baía. Tem-po livre para passear no merca-do e visita à Gruta Ghar Dalam(Gruta Escura) um dos primeiroslugares habitado das ilhas. Alo-jamento.

7º Dia – MaltaDia livre para actividades a gos-to pessoal. Possibilidade deefectuar excursão à Sicília (Sáb).Alojamento.

8º Dia – Malta / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.Supl.tarifa aérea (base LUFTHANSA cl.V)LUFTHANSA - cl Q 45•, cl.G 110•, cl.H 170•.

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 15

I lha de G oz o

Valeta

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Lucer na

6 / 7 / 9 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Ge-

nebra; Zurique ou Genebra /Portugal em classe turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola/inglesa;

• 5,6 ou 8 noites em regime dealojamento e pequeno-almoçobuffet;

• 2 refeições;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 121,99 • (suj. aalteração);

• Seguro de viagem

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

Terças de Maio a 16 Outubro

Gastos de CancelamentoApós confirmação e até 23 dias antesda partida: 70•

De 22 a 16 dias antes da partida: 10%De 15 a 10 dias antes da partida: 25%De 9 a 5 dias antes da partida: 50%4 ou menos dias antes: 100%Por cada alteração: 50•

1º Dia – Portugal / GenebraVoo regular com destino a Ge-nebra. Chegada e transporte aohotel. Alojamento.

2º Dia – Genebra / Montreux/ ZermattVisita panorâmica da cidadeonde apreciaremos os bonitosparques ao longo do lago, azona antiga com a Catedral e aCâmara Municipal e a Sede Eu-ropeia das Nações Unidas. Aofim da manhã, saída para Lau-sanne e Montreux, com passa-gem pelo Castelo Chillon, a for-taleza do séc. XIII que LordByron tornou famosa num dosseus poemas. Prosseguimentopor Valais (vale do Rio Reno) atéTäsch e embarque em locomo-tiva que o levará para a estân-

I t i n erá r i o cia de montanha Zermatt, nosopé do majestoso glacial Mat-terhorn. Jantar e alojamento.

3º Dia – Zermatt / Nufenen /LuganoManhã livre. Excursão opcionalde locomotiva a Gornergrat. Àtarde embarque em comboiopara Täch, e daqui por estrada atéà parte “italiana” da Suíça, atravésda magnífica passagem de Nu-fenen. Alojamento em Lugano.

4º Dia – Lugano / Lago Como/ Maloja / St.MoritzAtravés de paisagens pitorescas,cruzaremos a fronteira com a Itá-lia em Gandria. Continuação pe-las margens do Lago de Como eMenaggio, e voltando à Suíçapela passagem Maloja. Jantar ealojamento em St.Moritz, famo-sa estância de esqui.

5º Dia – St. Moritz /Liechtenstein / ZuriqueSaída para Davos, cruzando apassagem de Fluela. Breve visi-ta e tempo livre na capital doPrincipado do Liechtenstein –Vaduz. O Castelo, residência dopríncipe e da sua família é pon-to de destaque. Continuaçãopara Zurique pela região dequintas de Toggenburg. Aloja-mento.

6º Dia – Zurique /Rappperswill / ZuriqueVisita panorâmica da cidade epartida pela Höhenstrasse, quenos oferece uma vista fabulosados Alpes, até Rapperswil, a ci-dade das rosas. Visita ao Jardimdas Rosas, ao Castelo e ao Par-que de Veados de Lindenhof.Regresso a Zurique de barco.Alojamento.

7º Dia – Zurique / Lucerna /Monte Titlis / InterlakenPelas 08h30 saída para Lucer-na. Visita ao Monumento doLeão e passagem pela pontede madeira do séc. XIV. Tem-po livre para passeio e com-pras. Ao meio-dia, partidapara a estância de montanhade Engelberg. Por teleféricochegaremos ao topo do Mon-

te Titlis, em plena região al-pina. Aproveite o magníficopasseio na inovadora “Gôn-dola – ROTAIR” (leve uma ca-misola quente). À tarde, con-tinuação para Inter laken,atravessando a passagem deBrunig e passando por Bri-enz, famosa pelos seus traba-lhos em madeira. Alojamen-to em Interlaken no sopé daMontanha Junfrau.

8º Dia – Interlaken / Berna /Greuyeres / GenebraSaída pela região do magní-fico Lago de Thun até à ca-pital da Suíça – Berna. Visitapanorâmica da cidade: zonaantiga, Torre do Relógio, Kra-mgrasse e a Catedral de SãoVicente do séc.XV. Continu-ação para sul, Gruyeres, bo-nita cidade preservada atra-vés dos tempos com ambi-ente de contos de fadas. PelaRiviera de Vaud chegaremosa Genebra, a cidade maiscosmopolita da Suíça. Aloja-mento.

9º Dia – Genebra / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Genebra Ramada Encore***supZermatt Ambassador**** / Alex****Lugano Grand Éden****S.Moritz Schweizerhof****Zurique Swissotel****Interlaken Royal St.Geogres****

Hotéis Previstos ou SimilaresPreços por pessoa

Genebra a Zurique - 6 Dias 1.758 • 2.139 •Genebra a Zurique - 7 Dias 1.925 • 2.374 •Genebra a Genebra - 9 Dias 2.494 • 3.063 •Supl. transfers 1 pax: 82• por transfer

PROGRAMA DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP - cl.L Jul-16Set 65•; outras classes Mai-Out cl.P 65• cl.W 120•.

L ago Como

16 www.lusanovatours.pt

Paisagens da SuíçaG enebra , Mont reu x , Zer matt , Lugano, St . Mor it z , Vadu z , Zurique , Rapp erswill , Lucerna , Interla ken , B er na

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

7 / 11 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Pa-

ris ou Zurique; Viena / Portugalem classe turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 6 ou 10 noites em regime dealojamento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Tap 128,79 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

1º Dia – Portugal / ParisVoo regular com destino a Pa-ris. Chegada, transporte ao ho-tel e alojamento. Paris é umadas cidades mais belas do mun-do e uma das mais visitadas,uma cidade mágica com en-canto especial. À noite visitaincluída de Paris iluminada.

2º Dia – ParisVisita panorâmica da cidadepassando por: Champs Elysées,Praça da Concórdia, Arco do Tri-unfo, Opera, Quartier Latin, Sor-bonne, Panteão, Invalides,Champs de Mars e Notre Dame.Tarde livre. Opcionalmente po-derá visitar o Museu do Louvre,antigo palácio real da França.Alojamento. À noite sugerimosque assista ao show do famosoMoulin Rouge (opcional).

3º Dia – ParisDia livre para desfrutar da cida-de luz e realizar alguma excur-são opcional. Sugerimos umpasseio pelo Sena no BateauMouche de manhã e à tarde avisita ao Palácio de Versaillesantiga residência da corte fran-

I t i nerá r i o cesa, com os seus magníficosjardins. Alojamento.

4º Dia – Paris, / Boppard /Cruzeiro no Reno / St. Goar /FrankfurtSaída para Boppard, cidade ale-mã junto ao Rio Reno, o maiorda Europa Ocidental. Embarquenum cruzeiro até St.Goar quepermite observar uma série decastelos e vinhas nas margensdo Reno e o rochedo Loreley.Desembarque e continuação daviagem para Frankfurt. Visita àPraça Rommer. Alojamento.

5º Dia – Frankfurt /Heidelberg / ZuriqueSaída até Heidelberg, conside-rada uma das mais belas cida-des da Alemanha. O castelo, ocentro histórico e o rio que ba-nha a cidade foram a inspiraçãode diversos artistas do Roman-tismo. Pequeno tour de orien-tação e tempo livre para passe-ar. Continuação para Friburgona Floresta Negra, próxima doLago Titisee de águas cristali-nas que atrai milhares de visi-tantes. Prosseguimento paraZurique e breve tour de orien-tação. Alojamento.

6º Dia – Zurique / Lucerna /ZuriqueSaída em direcção a Lucerna evisita panorâmica destacando aPonte da Capela, a Torre da Águae o leão Moribundo, um dosmonumentos mais famosos domundo. Tarde livre onde pode-rá opcionalmente realizar umaexcursão ao Monte Pilatus, umdos cumes mais famosos da Sui-ça, numa combinação de barco,teleférico e comboio. Regressoa Zurique. Alojamento.

7º Dia – Zurique / Vaduz /InnsbruckSaída através dos Alpes até Va-duz, capital do principado deLiechtenstein, com o seu ani-mado centro histórico. Tempolivre. Continuação para Inns-bruck, capital do Tirol. Visitapanorâmica do centro históri-co incluido o famoso telhadode ouro, a Rua Maria Teresa, aColuna de Santa Ana entreoutros locais de interesse. Ànoite sugerimos um espectá-culo de danças tirolesas. Alo-jamento.

8º Dia – Innsbruck /Kitzbuhel / SalzburgoSaída até Kitzbuhel para tour deorientação desta cidade medi-eval situada no coração do Ti-rol austríaco. Continuação para

Salzburgo e visita panorâmicada cidade: Jardins de Maribel,Domplatz (Praça da Catedral),cemitério de S. Pedro, casa deMozart. Alojamento.

9º Dia – Salzburgo / Regiãodos Lagos / Melk / VienaSaída para Viena passando pelaregião dos lagos, para visitarS.Wolfgang, onde podemosadmirar a sua famosa Abadia.Chegada a Viena e visita pano-râmica passando pela famosaRingstrasse, avenida que cir-cunda a cidade, Ópera, Museude Belas Artes, Parlamento,Universidade, Igreja Votiva, Pa-lácio de Belvedere e Prater. Pas-seio a pé pelo centro históricode Viena que terminará na Ca-tedral de Santo Estevão. Aloja-mento.

10º Dia – VienaDia livre. Propomos uma visitaao Palácio de Schonnbrun e aointerior da Ópera. Não deixe depercorrer as ruas desta magní-fica cidade ou visitar algum dosseus inúmeros museus. Aloja-mento.

11º Dia – Viena / PortugalTransporte ao aeroporto para em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Paris-Suíça-ÁustriaMaio 17, 24, 31Junho 07, 14, 21, 28Julho 05, 12, 19, 26Agosto 02, 09, 16, 23, 30Setembro 06, 13, 20, 27Outubro 04,11, 18

Suíça-ÁustriaMaio 21, 28Junho 04, 11, 18, 25Julho 02, 09, 16, 23, 30Agosto 06, 13, 20, 27Setembro 03, 10, 17, 24Outubro 01, 08, 15, 22

Mercure Gare du Nord *** (Centro) / Mercure VersaillesParis Expo *** (Cidade) / B.W.Bercy*** (Cidade)

/ Mercure Defense Parc*** (Cidade)Frankfurt Moevenpick City**** (Centro)Zurique Ramada**** (Centro)Innsbruck Sailer**** (Cidade)Salzburgo Áustria Trend Mitte***sup (Cidade)Viena Ananás**** (Centro) / Roomz**** (Cidade)Alterações aos hotéis - consultar pág. 4

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Suíça e Austria - 7 dias 1.070 • 1.306 • 133 •Paris, Suíça e Austria - 11 dias 1.435 • 1.838 • 153 •*supl.MP - jantares dias 1,2,3,4; almoços dias 5,6** supl.MP - jantares dias 4,5,6,7,8; almoços dias 9,10

PROGRAMA DUPLO SINGLESUPL.

MEIA PENSÃO*

Supl.tarifa aérea Suíça-Austria (base TAP cl.L)TAP cl.L Jul-15Set+16-31Dez 65•; outras classes Mai-Out cl.P 125• cl.H 260•.SWISS - cl.S 0• cl.W 50•, cl.V 100•.Supl.tarifa aérea Paris,Suíça e Áustria (base TAP cl.L)TAP cl.L Jul-15Set+16-31Dez 55•; outras classes Mai-Out cl.V 80• cl.H 220•.AIR FRANCE - cl.E 0• cl.T 30•, cl.Q 55•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 17

Zur i q ue

Paris, Suíça e ÁustriaPar is, Cr u zeiro no Reno, Heidel b erg , Lucerna , Vadu z , Innsbr uc k , S al z burgo, Viena

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

6 / 8 / 9 / 11 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Pa-

ris; Londres, Amesterdão, Frank-furt ou Berlim / Portugal emclasse turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 5,7,8 ou 10 noites em regime dealojamento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Tap 107,37 • //124,67 • // 131,77 • // 130,94 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

1º Dia – Portugal / ParisVoo regular com destino a Pa-ris. Chegada, transporte ao ho-tel e alojamento. Paris é umadas cidades mais belas do mun-do e uma das mais visitadas,uma cidade mágica com en-canto especial. À noite visitaincluída de Paris iluminada.

2º Dia – ParisVisita panorâmica da cidadepassando por: Champs Elysées,Praça da Concórdia, Arco do Tri-unfo, Opera, Quartier Latin, Sor-bonne, Panteão, Invalides,Champs de Mars e Notre Dame.Tarde livre. Opcionalmente po-derá visitar o Museu do Louvre,antigo palácio real da França.Alojamento. À noite sugerimosque assista ao show do famosoMoulin Rouge (opcional).

3º Dia – ParisDia livre para desfrutar da cida-de luz e realizar alguma excur-são opcional. Sugerimos umpasseio pelo Sena no BateauMouche de manhã e à tarde avisita ao Palácio de Versaillesantiga residência da corte fran-cesa, com os seus magníficosjardins. Alojamento.

4º Dia – Paris / Calais / Dover/ LondresSaída em direcção ao porto deCalais para embarque em ferrycom destino a Dover, atraves-sando o Canal da Mancha. De-sembarque e continuação daviagem por estrada até Lon-dres. Alojamento. Opcional-mente poderá visitar a parteeste da cidade – a City, Ponte eTorre de Londres, Catedral deS.Paulo com paragem num tí-pico pub inglês.

I t i n erá r i o 5º Dia – LondresDe manhã visita panorâmicada cidade. Breve paragempara admirar o Parlamento, oBig Ben e a Abadia de West-minster. Continuação por Tra-falgar Square, Picadilly Cir-cus, Regent Street, e Paláciode Buckingham. Tarde livrepara desfrutar da cidade. Su-gerimos ir às compras no ele-gante bairro de Kensingtonou na famosa Oxford Street.Opcionalmente poderá visi-tar o Castelo de Windsor, re-sidência prefer ida de suamajestade, a Rainha Isabel II.Alojamento.

6º Dia – Londres / Canal daMancha / Bruges /AmesterdãoSaída em direcção a Folkesto-ne para a travessia do Canalda Mancha no comboio “LeShuttle” pelo Eurotúnel (o se-gundo túnel submarino mai-or do mundo). Chegada a Ca-lais e continuação da viagempor estrada até a Bélgica. Bre-ve paragem em Bruges comtempo livre para apreciartoda a sua beleza medieval.Chegada a Amesterdão. Alo-jamento.

7º Dia - AmesterdãoVisita panorâmica com para-gem no moinho de Rembran-dt. Continuação pela Praçados museus, Grande CanalAmstel, Praça Damm, EstaçãoCentral e Bairro Judeu. Pas-seio pelo centro histórico emercado das flores. Tarde li-vre. Poderá efectuar um touropcional a Marken e Volen-dam, típicas aldeias piscató-rias que ainda hoje conser-vam as suas tradições. Aloja-mento.

8º Dia – Amesterdão /Boppard / Cruzeiro no Reno/ St. Goar / FrankfurtSaída para Boppard seguindo ocurso do Reno. Embarque numcruzeiro até St.Goar que permi-te observar uma série de caste-los e vinhas nas margens doReno e o rochedo Loreley. De-sembarque e continuação daviagem para Frankfurt. Visita àPraça Rommer. Alojamento.

9º Dia – Frankfurt / Erfut /BerlimSaída até Erfut e tour orientati-vo desta cidade medieval, umadas principais vias do Impérioque ligava a região do Renocom a Rússia, onde o jovel Lu-

tero estudou filosofia. Continu-ação para Berlim. Alojamento.

10º Dia – BerlimVisita panorâmica destacandoa Porta de Bradenburgo, o Rei-chstag (sede do Parlamentoalemão), a igreja comemorati-va do Kaiser, a Alexander Platz,a East Side Gallery, o memorialao Muro de Berlim, e breve pas-seio pelo bairro de St. Nicholas.Resto de dia livre. Alojamento.

11º Dia – Berlim / PortugalTransporte ao aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Abril 01, 08, 15, 22, 29Maio 06, 13, 20, 27Junho 03, 10, 17, 24Julho 01, 08, 15, 22, 29Agosto 05, 12, 19, 26Setembro 02, 09, 16, 23, 30Outubro 07, 14, 21, 28Novembro 04, 11, 25Dezembro 09, 23, 30

Paris Mercure Gare du Nord*** (Centro) / Mercure Versailles Expo*** (Cidade)Londres Thistle Barbican**** (Centro) / Thistle Euston**** (Centro) / Britannia International**** (Cidade)Amesterdão Dorint Airport**** (Periferia)Frankfurt Moevenpick City**** (Centro)Berlim Leonardo Berlim***sup (Centro) / Ramada**** (Centro)Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Paris-Londres Abr-Out 931 • 1.229 • -6 dias Nov-Dez 857 • 1.113 • -Paris-Amesterdão Abr-Out 1.137 • 1.519 • 47 •8 dias Nov-Dez 1.047 • 1.378 • 47 •Paris-Frankfurt Abr-Out 1.237 • 1.636 • 67 •9 dias Nov-Dez 1.148 • 1.494 • 66 •Paris-Berlim Abr-Out 1.454 • 1.922 • 109 •11 dias Nov-Dez 1.343 • 1.759 • 108 •* supl.MP 8 dias - jantares dias 6,7; 9 dias - jantares dias 6,7,8; 11 dias - jantares dias 6,7,8,9,10

PROGRAMA DATAS DUPLO SINGLE SUPL.MEIA PENSÃO*

Supl.tarifa aérea Paris-Londres (base TAP cl.L)TAP cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 40•; outras classes Abr-Dez cl.U/V 130• cl.W/V 160•.AIR FRANCE - cl.E 50•, cl.T 90•.Supl.tarifa aérea Paris-Amesterdão (base TAP cl.L)TAP cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 40•; outras classes Abr-Dez cl.W 95• cl. V 140•.AIR FRANCE/KLM - cl.E 40•, cl.T 100•, cl.Q 120•.Supl.tarifa aérea Paris-Frankfurt (base TAP cl.L)TAP cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 60•.TAP/LUFTHANSA - cl.W/S 60•, cl.W 95•, cl.V 150•.Supl. tarifa aérea Paris-Berlim (base TAP cl.W)TAP - cl.V 65•, cl.Q 115•.AIR FRANCE - cl.E 0•, CL.T 25•, cl.Q 50•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

Par i s

Ame sterdão

18 www.lusanovatours.pt

Londre s

Paris e Londres, Amesterdão e Vale do Reno, BerlimParis, Londres, Br uges, Amesterdão, Cr u zeiro no Reno, Fran kfur t , B erlim

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

8 / 9 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Pa-

ris; Amesterdão ou Frankfurt /Portugal em classe turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 7 ou 8 noites em regime de alo-jamento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Tap – 124,67 • //131,77 • (suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

1º Dia – Portugal / ParisVoo regular com destino a Pa-ris. Chegada, transporte ao ho-tel e alojamento. Paris é umadas cidades mais belas do mun-do e uma das mais visitadas,uma cidade mágica com en-canto especial. À noite visitaincluída de Paris iluminada.

2º Dia – ParisVisita panorâmica da cidadepassando por: Champs Ely-sées, Praça da Concórdia,Arco do Triunfo, Opera, Quar-tier Latin, Sorbonne, Panteão,Invalides, Champs de Mars eNotre Dame. Tarde livre. Op-cionalmente poderá visitar oMuseu do Louvre, antigo pa-lácio real da França. Aloja-mento. À noite sugerimosque assista ao show do famo-so Moulin Rouge (opcional).

3º Dia – ParisDia livre para desfrutar da cida-de luz e realizar alguma excur-são opcional. Sugerimos umpasseio pelo Sena no BateauMouche de manhã e à tarde avisita ao Palácio de Versaillesantiga residência da corte fran-

I t i nerá r i o cesa, com os seus magníficosjardins. Alojamento.

4º Dia – Paris / BruxelasViagem para a Bélgica. Chega-da a Bruxelas e início da visitapanorâmica pelos edifíciosmais representativos da cidade.Destacamos a Grand Place, oAtomium, a catedral de SãoMiguel e o Manneken Pis, sím-bolo da cidade. Não poderádeixar a cidade sem provar asua cerveja e o seu chocolate.Alojamento.

5º Dia – Bruxelas / Gant /BrugesSaída em direção a Gant e visi-ta ao centro histórico e Catedralde S. Bavon, onde se pode ad-mirar o políptico “A Adoraçãodo Cordeiro Místico” de Jan VanEyck. Continuação da viagematé Bruges, cidade que conser-va toda a sua beleza medieval.

Visita panorâmica: Basílica doSangue, Praça Buró, onde seencontra a Câmara Municipal,Praça Maior, os românticos ca-nais da cidade e o Lago doAmor. Alojamento.

6º Dia – Bruges / Roterdão /Delf / Haia / AmesterdãoSaída para Roterdão, na Holan-da, o maior porto da Europa.Continuação para Delf conhe-cida pela sua porcelana. Chega-da a Haia, capital admistrativada Holanda e sede real. Tempolivre antes de seguir para Ames-terdão. Alojamento.

7º Dia – AmesterdãoVisita panorâmica com para-gem no moinho de Rembran-dt. Continuação pela Praça dosmuseus, Grande Canal Amstel,Praça Damm, Estação Centrale Bairro Judeu. Passeio pelocentro histórico e mercado das

Abril 01, 08, 15, 22, 29Maio 06, 13, 20, 27Junho 03, 10, 17, 24Julho 01, 08, 15, 22, 29Agosto 05, 12, 19, 26Setembro 02, 09, 16, 23, 30Outubro 07, 14, 21, 28Novembro 04, 11, 28Dezembro 09, 23, 30

Opção Mais Incluído• 4 Jantares (dias 4,5,6,7)• Visita ao Palácio e Jardins de

Versailles;• Cruzeiro diurno pelos canais e

visita ao Bairro Vermelho emAmesterdão;

• Visita a Marken e Voledam.

Paris Best Western Bercy*** (Semi-Cêntrico)/ Mercure Defense Parc*** (Cidade)

Bruxelas Catalonia Fórum*** (Cidade)Bruges Apollo Arthotel**** (Cidade)Amesterdão Dorint Airport**** (Periferia)Frankfurt Moevenpick City**** (Centro)Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Paris, Benelux - 8 dias Abr-Out 1.034 • 1.361 • 83 • 178 •Nov-Dez 975 • 1.263 • 80 • 178 •

Paris, Benelux, Reno Abr-Out 1.134 • 1.477 • 102 • 178 •- 9 dias Nov-Dez 1.076 • 1.380 • 99 • 178 •* supl.MP 8 dias - jantares dias 4,5,6,7* supl.MP 9 dias - jantares dias 4,5,6,7,8

PROGRAMA DATAS DUPLO SINGLESUPL. SUPL.

MEIA PENSÃO* MAIS INCLUÍDO

flores. Tarde livre. Poderá efec-tuar um tour opcional a Ma-rken e Volendam, típicas aldei-as piscatórias que ainda hojeconservam as suas tradições.Alojamento.

8º Dia – Amsterdão /Boppard / Cruzeiro no Reno/ St. Goar / FrankfurtSaída para Boppard seguindo ocurso do Reno. Embarque numcruzeiro até St.Goar que permi-te observar uma série de caste-los e vinhas nas margens doReno e o rochedo Loreley. De-sembarque e continuação daviagem para Frankfurt. Visita àPraça Rommer. Alojamento.

9º Dia – Frankfurt /PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Br ug es

Par i s

Roterd ão

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 19

Paris, Benelux e Vale do RenoPar is, Br u xelas, Br uges, Roterdão, Haia , Amesterdão, Cru zeiro no Reno, Fran kfur t

Supl.tarifa aérea Paris-Benelux (base TAP cl.L)TAP cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 40•; outras classes Abr-Dez cl.W 95• cl. V 140•.AIR FRANCE/KLM - cl.E 40•, cl.T 100•, cl.Q 120•.Supl.tarifa aérea Paris-Benelux e Vale do Reno (base TAP cl.L)TAP cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 60•

TAP/LUFTHANSA - cl.W/S 60•, cl.W 95•, cl.V 150•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

7 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Bru-

xelas; Amesterdão ou Frankfurt/ Portugal em classe turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa

• 6 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Tap – 124,67 • //131,77 • (suj. a alteração)

• Seguro de viagem

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Abril 03, 10, 17, 24Maio 01, 08, 15, 22, 29Junho 05, 12, 19, 26Julho 03, 10, 17, 24, 31Agosto 07, 14, 21, 28Setembro 04, 11, 18, 25Outubro 02, 09, 16, 23, 30Novembro 06, 13, 27Dezembro 11, 25

1º Dia – Portugal / BruxelasVoo regular com destino a Bru-xelas. Chegada, transporte aohotel e alojamento.

2º Dia– BruxelasVisita panorâmica pelos edifíci-os mais representativos da ci-dade. Destacamos a Grand Pla-ce, o Atomium, a catedral deSão Miguel e o Manneken Pis,símbolo da cidade. Não pode-rá deixar a cidade sem provar asua cerveja e o seu chocolate.Alojamento.

3º Dia – Bruxelas / Gant /BrugesSaída em direção a Gant e vi-sita ao centro histórico e Ca-tedral de S. Bavon, onde sepode admirar o políptico “AAdoração do Cordeiro Místi-co” de Jan Van Eyck. Continu-ação da viagem até Bruges,cidade que conserva toda asua beleza medieval. Visitapanorâmica: Basílica do San-gue, Praça Buró, onde se en-contra a Câmara Municipal,Praça Maior, os românticoscanais da cidade e o Lago doAmor. Alojamento.

4º Dia – Bruges / Roterdão /Delf / Haia / AmesterdãoSaída para Roterdão, na Ho-landa, o maior porto da Euro-pa. Continuação para Delf co-nhecida pela sua porcelana.Chegada a Haia, capital ad-mistrativa da Holanda e sedereal. Tempo livre antes de se-guir para Amesterdão. Aloja-mento.

I t i n erá r i o 5º Dia – AmesterdãoVisita panorâmica com para-gem no moinho de Rembran-dt. Continuação pela Praçados museus, Grande CanalAmstel, Praça Damm, EstaçãoCentral e Bairro Judeu. Visitaao centro histórico e merca-do das flores. Tarde livre. Po-derá efectuar um tour opcio-

6º Dia – Amesterdão /Boppard / Cruzeiro no Reno/ St. Goar / FrankfurtSaída para Boppard seguindo ocurso do Reno. Embarque numcruzeiro até St.Goar que permi-

Extensão ao Vale do Renote observar uma série de caste-los e vinhas nas margens doReno e o rochedo Loreley. De-sembarque e continuação daviagem para Frankfurt. Visita àPraça Rommer. Alojamento.

Opção Mais Incluído• 4 Jantares (dias 2,3,4,5);• Cruzeiro diurno pelos canais e

visita ao Bairro Vermelho emAmesterdão;

• Visita a Marken e Voledam.

Bruxelas Catalonia Fórum*** (Cidade)Bruges Apollo Arthotel**** (Cidade)Amesterdão Dorint Airport**** (Periferia)Frankfurt Moevenpick City**** (Centro)Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Bélgica-Holanda Abr-Out 909 • 1.178 • 83 • 134 •- 7 dias Nov-Dez 858 • 1.078 • 79 • 134 •Bélgica-Holanda Abr-Out 917 • 1.161 • 102 • 134 •- Vale do Reno - 7 dias Nov-Dez 874 • 1.072 • 98 • 134 •* supl.MP Bélgica-Holanda - jantares dias 2,3,4,5. * supl.MP Bélgica-Holanda-Reno - jantares dias 2,3,4,5,6

PROGRAMA DATAS DUPLO SINGLE SUPL. SUPL.MEIA PENSÃO* MAIS INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea Bélgica-Holanda (base Tap cl.L)TAP cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 25•. KLM - cl.N 0•, cl.E 45•, cl.Q 115•.Supl.tarifa aérea Bélgica-Holanda-Reno (base Tap cl.L)TAP cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 45•. BRUSSELS - cl.E 0•, cl.S 50•, cl.W 100•. LUFTHANSA - cl.S 60•, cl.W 140•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

7º Dia – Frankfurt / PortugalTransporte ao aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

nal a Marken e Volendam, tí-picas aldeias piscatórias queainda hoje conservam as suastradições. Alojamento.

6º Dia - AmesterdãoDia livre. Propomos um touropcional para visita à cidademiniatura de Madurodam,efectuar um passeio de bar-

co pelos canais ou a pé peloBairro Vermelho. Alojamento.

7º Dia – Amesterdão /PortugalTransporte ao aeroporto eembarque para Portugal.Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Ame sterdão

20 www.lusanovatours.pt

H ai a

Bélgica, Holanda e Vale do RenoBr u xelas, G ant , Bruges, Roterdão, Hai a , Amesterdão, Cru zeiro no Reno, Fran kfurt

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

1º Dia – Portugal /AmesterdãoVoo regular com destino aAmesterdão. Chegada, trans-porte ao hotel e alojamento.

2º Dia – AmesterdãoVisita panorâmica com para-gem no moinho de Rembran-dt. Continuação pela Praça dosmuseus, Grande Canal Amstel,Praça Damm, Estação Central eBairro Judeu. Visita ao centrohistórico e mercado das flores.Tarde livre. Poderá efectuar umtour opcional a Marken e Volen-dam, típicas aldeias piscatóriasque ainda hoje conservam assuas tradições. Alojamento.

3º Dia – Amesterdão /Boppard / Cruzeiro no Reno/ St. Goar / FrankfurtSaída para Boppard seguindo ocurso do Reno. Embarque numcruzeiro até St.Goar que permi-te observar uma série de caste-los e vinhas nas margens doReno e o rochedo Loreley. De-

I t i nerá r i o sembarque e continuação daviagem para Frankfurt. Visita àPraça Rommer. Alojamento.

4º Dia – Frankfurt /Heidelberg / ZuriqueSaída até Heidelberg, conside-rada uma das mais belas cida-des da Alemanha. O castelo, ocentro histórico e o rio que ba-nha a cidade foram a inspiraçãode diversos artistas do Roman-tismo. Pequeno tour de orien-tação e tempo livre para passe-ar. Continuação para Friburgona Floresta Negra, próxima doLago Titisee de águas cristali-nas que atrai milhares de visi-tantes. Prosseguimento paraZurique e breve tour de orien-tação. Alojamento.

5º Dia – Zurique / Lucerna /ZuriqueSaída em direcção a Lucerna evisita panorâmica destacandoa Ponte da Capela, a Torre daÁgua e o leão Moribundo, umdos monumentos mais famo-sos do mundo. Tarde livre ondepoderá opcionalmente realizar

uma excursão ao Monte Pilatus,um dos cumes mais famosos daSuiça, numa combinação debarco, teleférico e comboio. Re-gresso a Zurique. Alojamento.

6º Dia – Zurique / Vaduz /InnsbruckSaída através dos Alpes até Va-duz, capital do principado deLiechtenstein, com o seu ani-mado centro histórico. Tempolivre. Continuação para Inns-bruck, capital do Tirol. Visitapanorâmica do centro históri-co incluido o famoso telhadode ouro, a Rua Maria Teresa, aColuna de Santa Ana entre ou-tros locais de interesse. À noitesugerimos um espectáculo dedanças tirolesas. Alojamento.

7º Dia – Innsbruck /Kitzbuhel / SalzburgoSaída até Kitzbuhel para tour deorientação desta cidade me-dieval situada no coração do Ti-rol austríaco. Continuação paraSalzburgo e visita panorâmicada cidade: Jardins de Maribel,Domplatz (Praça da Catedral),cemitério de S. Pedro, casa deMozart. Alojamento.

8º Dia – Salzburgo / Regiãodos Lagos / Melk / VienaSaída para Viena passando pelaregião dos lagos, para visitarS.Wolfgang, onde podemosadmirar a sua famosa Abadia.Chegada a Viena e visita pano-râmica passando pela famosaRingstrasse, avenida que cir-cunda a cidade, Ópera, Museude Belas Artes, Parlamento,Universidade, Igreja Votiva, Pa-lácio de Belvedere e Prater. Pas-seio a pé pelo centro históricode Viena que terminará na Ca-tedral de Santo Estevão. Aloja-mento.

9º Dia – VienaDia livre. Propomos uma visitaao Palácio de Schonnbrun e aointerior da Ópera. Não deixe depercorrer as ruas desta magní-fica cidade ou visitar algum dosseus inúmeros museus. Aloja-mento.

10º Dia – Viena / PortugalTransporte ao aeroporto paraembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

10 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Amesterdão; Viena / Portugalem classe turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 9 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Tap – 128,79 •(suj. a alteração)

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Maio 13,20,27Junho 03,10,17,24Julho 01,08,15, 22,29Agosto 05,12, 19,26Setembro 02,09,16,23,30Outubro 07,14

Amesterdão Dorint Airport**** (Periferia)Frankfurt Moevenpick City**** (Centro)Zurique Ramada**** (Centro)Innsbruck Sailer**** (Cidade)Salzburgo Áustria Trend Mitte***sup (Cidade)Viena Ananás**** (Centro) / Roomz**** (Cidade)Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Mai-Out 1.322 • 1.659 • 200 •* supl.MP jantares dias 1,2,3,4,5,6,7; almoços dias 8,9

DATAS DUPLO SINGLE SUPL.MEIA PENSÃO*

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP cl.L Jul-15Set 40•; outras classes Mai-Out cl.U/V 65•, cl.W/V 100•.KLM - cl.E 15•, cl.Q 85•.LUFTHANSA - de Lisboa cl.W 30•, cl.V 65• do Porto - cl.S 35•, cl.W 95•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

De Amesterdão a VienaAmesterdão, Cruzeiro no Reno, Frankfurt, Heidelberg, Zurique, Lucerna, Vaduz, Innsbruck, Salzburgo, Viena

Vi ena

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 21

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

9 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Pra-

ga; Budapeste / Portugal emclasse turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 8 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 124,80 •(suj. aalteração)

• Seguro de viagem

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Abril 10, 17, 24Maio 01, 08, 15, 22, 29Junho 05, 12, 19, 26Julho 03, 10, 24, 31Agosto 07, 14, 28Setembro 04, 11, 18, 25Outubro 02, 09, 16, 23, 30Novembro 06, 13, 20Dezembro 04, 18

1º Dia – Portugal / PragaVoo regular com destino a Pra-ga. Chegada, transporte ao ho-tel e alojamento. Capital da Re-pública Checa, é uma das cida-des mais belas, românticas epreservadas da Europa. Desdea data da fundação, tem sidoresidência de reis, imperadorese presidentes. Praga é uma mis-tura de estilos arquitectónicos,contando com praças, palácios,mansões burguesas e igrejasgóticas e barrocas.

2º Dia - PragaVisita panorâmica destacando

I t i n erá r i o a Torre da Pólvora, a Praça Wen-ceslau, a Câmara Municipalcom a sua torre e o seu famosorelógio astronómico, o bairrojudeu e a Ponte Carlos. Tarde li-vre e alojamento.

3º Dia – PragaDia livre para explorar a cidade.Visita opcional ao Bairro deMalastrana com o Menino Je-sus de Praga, a Catedral de SãoVito e o Castelo de Praga situa-do na colina de Hardcany, deonde se tem uma magnífica vis-ta sobre a cidade. Alojamento.

4º Dia – Praga / Bratislava /VienaSaída para Bratislava e tour deorientação na capital eslovaca,antiga Presburgo, uma das ci-dades do Império austro-hún-garo. Continuação da viagematé Viena. Chegada e visita pa-norâmica passando pela famo-sa Ringstrasse, avenida que cir-cunda a cidade, pela Ópera,Museu de Belas Artes, Parla-mento, Universidade, Igreja Vo-

tiva, Palácio de Belvedere epelo Prater. Passeio a pé pelocentro histórico que terminarána Catedral de Santo Estevão.Alojamento.

5º Dia – VienaDia livre. Não deixe de percor-rer as ruas desta magnífica ci-dade ou visitar algum dos seusinúmeros museus. Propomosuma visita ao Palácio deSchonnbrun e ao interior daÓpera. Alojamento.

6º Dia – Viena / BudapesteSaída para Budapeste conheci-da como a Rainha do Danúbio.Visita panorâmica percorrendoas zonas de Buda e Peste, o Bas-tião dos pescadores, a Praçados Heróis com a sua colunatae a Avenida Andrassy. À noitesugerimos um jantar típico eum passeio de barco pelo Da-núbio (opcional). Alojamento.

7º Dia – BudapesteDia livre. Budapeste é a cidadedos banhos orientais, da dan-ça, da música, dos lendáriossalões de chá e dos cafés literá-rios. É igualmente um escapa-rate do modernismo, que co-

Praga Clarion Congress**** (Cidade)Viena Ananás**** (Centro) / Roomz**** (Cidade)Budapeste Radisson Blu Beke**** (Centro)Alterações aos hotéis – consultar pág.4Nota: sempre que não se reúna um mín. de 8 participantes, o trajecto entre Viena eBudapeste poderá ser efectuado de comboio.

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Abr-Out 1.021 • 1.311 • 99 • 199 •Nov-Dez 913 • 1.165 • 95 • 199 •* supl.MP jantares dias 2,3,7 almoços dias 4,5,6

DATAS DUPLO SINGLE SUPL. SUPL.

MEIA PENSÃO* MAIS INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea (base Tap cl.L voos directos)TAP cl.L 1-9Abr+Jul-15Set+16-31Dez 55•; outras classes Abr-Out cl.W 55•, cl.V 120•.

Suplementos de Partida: 70• 90•

Opção Mais Incluído• 3 almoços (dias 4,5,6) e 3 janta-

res (dia 2,3,7);• Jantar no Bairro de Grizing (dia 5);• Visita ao Castelo e Bairro de

Malastrana em Praga;• Visita à Ópera e ao Palácio de

Schonbrunn em Viena;• Visita à Catedral de S.Estevão e

ao Parlamento em Budapeste.

nheceu a sua época douradanos finais do séc.XIX. Propomosuma visita a Budapeste Artísti-ca com entrada e visita ao Par-lamento e a Basílica São Este-vão, a maior igreja da Hungria.Alojamento.

8º Dia – BudapesteDia livre para as últimas com-pras. Alojamento.

9º Dia – Budapeste /PortugalTransporte ao aeroporto paraembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

P raga

22 www.lusanovatours.pt

Programa Especial com guia acompanhanteLusanova durante toda a viagem.

Consulte o nosso catálogo TOP Grupos Temáticosem www.lusanovatours.pt

Partidas Especiais - 17 Julho, 21 Agosto

Capitais da Europa CentralP raga , Brat islava , Vi ena , Budap este

Brat islava

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

8 / 9 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Berlim; Viena ou Budapeste /Portugal em classe turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 7 ou 8 noites em regime de alo-jamento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Tap – 126,79 • -Brussels 135,96 • (suj. a altera-ção);

• Seguro de viagem

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

1º Dia – Portugal / BerlimVoo regular com destino a Ber-lim. Chegada e transporte aohotel. Alojamento. Berlim éuma cidade vibrante, animadae aberta, que conserva todo oencanto do passado e oferecea modernidade do presente.

2º Dia – BerlimVisita panorâmica destacandoa Porta de Bradenburgo, o Rei-chstag (sede do Parlamentoalemão), a igreja comemorati-va do Kaiser, a Alexander Platz,a East Side Gallery, o memorialao Muro de Berlim, e breve pas-seio pelo bairro de St. Nicholas.Resto de dia livre. Alojamento.

3º Dia – Berlim / Dresden /PragaViagem até Dresden, cidadecruelmente bombardeada du-

I t i nerá r i o rante a Segunda Guerra Mun-dial. Tour de orientação. Conti-nuação para Praga, capital daRepública Checa e uma das ci-dades mais belas, românticas epreservadas da Europa. Desdea data da fundação, tem sidoresidência de reis, imperadorese presidentes. Praga é uma mis-tura de estilos arquitectónicos,contando com praças, palácios,mansões burguesas e igrejasgóticas e barrocas. Visita pa-norâmica destacando a Torreda Pólvora, a Praça WenceslauSquare, a Câmara Municipalcom a sua torre e o seu famo-so relógio astronómico, o bair-ro judeu e a Ponte Carlos. Alo-jamento.

4º Dia – PragaDia livre para explorar a cidade.Visita opcional ao Bairro deMalastrana com o Menino Je-sus de Praga, a Catedral de

São Vito e o Castelo de Pragasituado na colina de Hard-cany, de onde se tem umamagnífica vista sobre a cida-de. Alojamento.

5º Dia – Praga / Bratislava /VienaSaída para Bratislava e tourde orientação na capital es-lovaca, antiga Presburgo,uma das cidades do Impérioaustro-húngaro. Continua-ção da viagem até Viena.Chegada e visita panorâmicapassando pela famosa Rings-trasse, avenida que circundaa cidade, pela Ópera, Museude Belas Artes, Parlamento,Universidade, Igreja Votiva,Palácio de Belvedere e peloPrater. Passeio a pé pelo cen-tro histórico que terminarána Catedral de Santo Estevão.Alojamento.

6º Dia – VienaDia livre. Não deixe de percor-rer as ruas desta magnífica ci-dade ou visitar algum dos seusinúmeros museus. Propomosuma visita ao Palácio deSchonnbrun e ao interior daÓpera. Alojamento.

7º Dia – Viena / BudapesteSaída para Budapeste conheci-da como a Rainha do Danúbio.Visita panorâmica percorrendoas zonas de Buda e Peste, o Bas-tião dos pescadores, a Praçados Heróis com a sua colunatae a Avenida Andrassy. À noitesugerimos um jantar típico eum passeio de barco pelo Da-núbio (opcional). Alojamento.

8º Dia – BudapesteDia livre. Budapeste é a cidadedos banhos orientais, da dan-ça, da música, dos lendáriossalões de chá e dos cafés literá-rios. É igualmente um escapa-rate do modernismo, que co-nheceu a sua época douradanos finais do séc.XIX. Propomosuma visita a Budapeste Artísti-ca com entrada e visita ao Par-lamento e a Basílica São Este-vão, a maior igreja da Hungria.Alojamento.

9º Dia – Budapeste /PortugalTransporte ao aeroporto paraembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Abril 09, 16, 23, 30Maio 07, 14, 21, 28Junho 04, 11, 18, 25Julho 02, 09, 16, 23, 30Agosto 06, 13, 20, 27Setembro 03, 10, 17, 24Outubro 01, 08, 15, 22, 29Novembro 05, 12, 19Dezembro 03, 17, 31

Berlim Leonardo Berlin***sup (Centro) / Ramada**** (Centro)Praga Clarion Congress**** (Cidade)Viena Ananás (Centro) / Roomz**** (Cidade)Budapeste Radisson Blu Beke**** (Centro)Alterações aos hotéis – consultar pág.4Notas: 1) No programa de 8 dias (término em Viena), o 7º dia é livre; 2) Sempre quenão se reúna um mín. de 8 participantes, o trajecto entre Viena e Budapeste poderáser efectuado de comboio.

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Berlim-Viena Abr-Out 1.063 • 1.311 • 131 •8 dias Nov-Dez 951 • 1.097 • 126 •Berlim-Budapeste Abr-Out 1.185 • 1.469 • 141 •9 dias Nov-Dez 1.077 • 1.331 • 137 •* supl.MP 8 dias - jantares dias 1,2,3,4 almoços dias 5,6* supl.MP 9 dias - jantares dias 1,2,3,4,8 almoços dias 5,6,7

PROGRAMA DATAS DUPLO SINGLE SUPL.

MEIA PENSÃO*

Supl.tarifa aérea Berlim-Viena (base TAP cl.L voos directos - opera a partir de 11 Junho)TAP Jul-15Set+16-31Dez 65•; outras classes 11Jun-Dez cl.V 65•, cl.P 195•.LUFTHANSA/TAP (de Lisboa) Abr-Dez cl.S/V 15•, cl.W/V 45•, cl.V 60•.LUFTHANSA/TAP (do Porto) Abr-Dez cl.T/V 45•, cl.S/V 70•, cl.W/V 110•.Supl.tarifa aérea Berlim-Budapeste (base BRUSSELS cl.V Lisboa, rsv e emissão até 21 diasantes)BRUSSELS - de Lisboa cl.V (até 7 dias) 75•; do Porto cl.V (até 21 dias) 35•, V (até 7 dias) 95•.LUFTHANSA (de Lisboa) - cl.W redução 40•, cl.V 0•, cl.Q 35•.LUFTHANSA (do Porto) - cl.T redução 40•, cl.S 15•, cl.W 90•.TAP - consulte-nos.

Bud ap e ste

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 23

Grandes Cidades ImperiaisBerlim, Dresden, Praga, Bratislava, Viena, Budapeste

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Programa A1º Dia – Portugal /BudapesteVoo regular com destinoa Budapeste. Chegada,transporte ao hotel e alo-jamento. Budapeste co-nhecida como a Rainhado Danúbio. é a cidadedos banhos orientais, dadança, da música, dos len-dários salões de chá e doscafés literários. É igual-mente um escaparate domodernismo, que conhe-ceu a sua época douradanos finais do séc.XIX.

2º Dia - BudapesteVisita de “Budapeste Artís-tica”, que inclui a entradano Parlamento e na Cate-dral de S.Estevão. Tarde li-vre para explorar a cidade.Alojamento.

3º Dia – Budapeste /Banska Bystrica /CracóviaSaída em direção ao nor-te para cruzar a fronteiracom a Eslováquia. Breve

I t i n erá r i o paragem em Banska Bys-trica e continuação para aregião dos Montes Tatraspara chegar finalmente aCracóvia. Alojamento.

4º Dia – CracóviaDurante 500 anos Cracóviafoi a capital real da Polóniae durante séculos os seusmuros guardaram muitastradições e segredos. Visitapanorâmica da cidade des-tancando o Castelo, as igre-jas medievais, a cidade ve-lha com a praça do merca-do e o gueto judaico. Tardelivre. Alojamento.

5º Dia – Cracóvia /Czestochowa / VarsóviaPartida para Czestocho-wa, o coração espiritualdo país, para visitar o Mos-teiro Jasna Gora, com aVirgem Negra. Continua-ção para Varsóvia atravésdas planícies da PolóniaCentral. Chegada e visitapanorâmica que nos mos-trará os principais monu-mentos, incluindo a RotaReal e a cidade antiga.Alojamento.

6º Dia – VarsóviaDia livre para exploraresta cidade do pós-guer-ra, completamente des-truída após o bombarde-amento de 1944 e meti-culosamente reconstruí-da. Alojamento.

7º Dia – Varsóvia /PortugalTransporte ao aeroportopara embarque para Por-tugal. Chegada.

Fim dos nossosserviços.

7 / 9 Dias Datas de Partida

Programa B1º Dia – Portugal /CracóviaVoo regular com destinoa Cracóvia, via outra cida-de europeia. Chegada,transporte ao hotel e alo-jamento. Durante 500anos Cracóvia foi a capitalreal da Polónia e duranteséculos os seus murosguardaram muitas tradi-ções e segredos.

2º Dia – CracóviaVisita panorâmica da ci-dade destancando o Cas-telo, as igrejas medievais,a cidade velha com a pra-ça do mercado e o guetojudaico. Tarde livre. Aloja-mento.

3º Dia – Cracóvia /Czestochowa / VarsóviaPartida para Czestocho-wa, o coração espiritualdo país, para visitar o Mos-teiro Jasna Gora, com aVirgem Negra. Continua-ção para Varsóvia atravésdas planícies da Polónia

I t i n erá r i o Central. Chegada e visitapanorâmica que nos mos-trará os principais monu-mentos, incluindo a RotaReal e a cidade antiga.Alojamento.

4º Dia – VarsóviaDia livre para exploraresta cidade do pós-guer-ra, completamente des-truída após o bombarde-amento de 1944 e meti-culosamente reconstruí-da. Alojamento.

5º Dia – Varsóvia /WroclawSaída para Wroclaw e vi-sita da cidade conheci-da como a Veneza daPolónia por situar-senum lugar estratégicoonde o Rio Oder se divi-de em vários braços.Alojamento.

6º Dia – Wroclaw /PoznanSaída para Poznan e visi-ta panorâmica. O centroturístico da cidade é aantiga praça do mercadocom valiosos monumen-

tos e numerosos mu-seus. Alojamentio.

7º Dia – Poznan /BerlimTransporte para Berlim.Chegada e alojamento. Ber-lim é uma cidade vibrante,animada e aberta, que con-serva todo o encanto dopassado e oferece a moder-nidade do presente.

8º Dia – BerlimVisita panorâmica desta-cando a Porta de Braden-burgo, o Reichstag (sededo Parlamento alemão), aigreja comemorativa doKaiser, a Alexander Platz,a East Side Gallery, o me-morial ao Muro de Berlim,e breve passeio pelo bair-ro de St. Nicholas. Restode dia livre. Alojamento.

9º Dia – Berlim /PortugalTransporte ao aeroportopara embarque para Por-tugal. Chegada.

Fim dos nossosserviços.

Programa AJulho 01,08,15, 22, 29Agosto 05, 12,19,26Setembro 02,09,16,23,30Outubro 07,14,21,28Novembro 04

Programa BJulho 03,10,17, 24, 31Agosto 07, 14, 21,28Setembro 04,11,18,25Outubro 02,09,16,23,30Novembro 06

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal

/ Budapeste ou Cracóvia;Varsóvia ou Berlim / Por-tugal em classe turística;

• Circuito em autocarro deturismo com guia acom-panhante de língua portu-guesa;

• 6 ou 8 noites em regime

Budapeste Radisson Blu Beke**** (Centro)Cracóvia Hilton Garden Inn**** (Cidade)Varsóvia Novotel Centrum**** (Centro)Wroclaw Park Plaza**** (Centro)Poznan Novotel Centrum**** (Centro)Berlim Leonardo Berlin***sup (Centro) / Ramada**** (Centro)Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

A - 7 dias 993 • 1.208 • 109 •B - 9 dias 1.262 • 1.510 • 141 •* supl. MP 7 dias jantares dias 1,3,4,5,6; almoço dia 2* supl. MP 9 dias jantares dias 1,2,3,4,5,6,7,8

PROGRAMA DUPLO SINGLE SUP. MEIAPENSÃO*

Supl.tarifa aérea Programa A (base TAP cl.L)TAP - Jul-15Set 60•; outras classes Jul-Nov U/Q 90•, V/Q 155•.AIR FRANCE - cl.E 0•, cl.Q 50•.Supl.tarifa aérea Programa B (base LUFTHANSA LIS cl.W)LUFTHANSA de Lisboa - cl.V 65•, cl.Q 125•.LUFTHANSA do Porto - cl.S 0•, cl.W 70•, cl.V 155•.Suplementos de Partida: 70• 90•

de alojamento e peque-no-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segu-

rança e combustível – Tap115,91• // Lufthansa219,49 • (suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Datas de Partida

Wro c alw

Bud ap e ste

24 www.lusanovatours.pt

Panorama Centro-EuropeuBudap este , Cracó vi a , C zestochowa , Wroc alw, Varsó vi a , Poz nan , B erlim

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

1º Dia – Portugal / VarsóviaVoo regular com destino a Var-sóvia. Chegada e transporte aohotel. Jantar de boas vindas.Alojamento.

2º Dia – Varsóvia / GdanskVisita panorâmica da cidade: acidade velha, completamentedestruída após o bombardea-mento de 1944 e meticulosa-mente reconstruída, hoje Patri-mónio da UNESCO, com a Pra-ça do Mercado, a Praça do Cas-telo, a Catedral de S.João; se-guindo pelo caminho da RotaReal com os seus monumentos,edifícios e igrejas famosas; oParque Real de Lazienki com oPalácio Sobre a Água (entrada),o Monumento de Fréderic Cho-pin, e o Monumento da Liber-tação de Varsóvia. À tarde saí-da para a Trójmiasto, uma áreaurbana localizada no norte for-mada por três cidades princi-pais: Gdansk, Gdynia e Sopot.Alojamento em Gdansk.

3º Dia - GdanskVisita panorâmica da cidade,Pátria de Hevelous, Fahre-nheit, Shopenhauer, Gass eWalesa, onde destacamos oGrande Mercado, um dosmais bonitos da Europa; a Es-

tátua de Neptuno, reinandono centro; a Câmara Munici-pal e a Ponte de Sopot (entra-da). Entrada na CatedralOliwa para escutar um con-certo de órgãos. Alojamento.

4º Dia – Gdansk / Malbork /Torun / PoznanSaída para Poznan, com visi-ta em rota ao Castelo de Mal-bork dos Cavaleiros Teutóni-cos (entrada), património daHumanidade; e a Torun, loca-lizada nas margens do RioVístula, terra natal de Copér-nico, onde destacamos a suacidade velha. Chegada a Po-znan, cidade localizada nasmargens do Rio Warta e capi-tal do país nos séc.X e XI. Alo-jamento.

5º Dia – Poznan / WroclawVisita panorâmica da cidade,berço do estado polaco. Des-taques para a Praça do Mer-cado com a Torre da CâmaraMunicipal em estilo renas-centista e o Castelo de Pre-myslao II. Saída para Wro-claw, c idade s ituada nasmargens do Rio Oder e fun-dada no séc.X. A visita incluipanorâmicas da Praça doMercado, a Câmara Munici-pal do séc. XIII e a cidade ve-lha. Alojamento.

6º Dia – Wroclaw /Czestochowa / Auschwitz /CracóviaSaída para Czestochowa paravisitar o Mosteiro de Jasna Góraque alberga a imagem da fa-mosa Virgem Negra, Patrimó-nio da Humanidade e o maissagrado da Polónia. Continua-ção para Auschwitz e visita aocampo de concentração, lugartristemente célebre em cujaporta ainda se pode ler emalemão o lema “Arbeit machtFrei” – O Trabalho Libertá-los-à. Chegada a Cracóvia e alo-jamento.

7º Dia – Cracóvia / Wieliczka/ CracóviaVisita da antiga capital polaca.Cracóvia fascina com os seus

tesouros arquitectónicos e ar-tísticos, tais como o conjuntoda colina e Castelo Wael (entra-da), durante séculos residênciados reis da Polónia, a Igreja deSanta Maria (entrada), a Cate-dral, e o bairro antigo onde seencontra uma das maiores pra-ças medievais da Europa, rode-ada de edifícios históricos. Àtarde excursão às Minas de SalWieliczka, uma maravilha úni-ca no mundo, Património Mun-dial da UNESCO. Regresso aCracóvia e alojamento.

8º Dia – Cracóvia / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque com destino a Portugal.Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Var-

sóvia; Cracóvia / Portugal emclasse turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola;

• 7 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• 1 jantar;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Tap 128,20 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Março 31Maio 19Julho 07,14,28Agosto 04,11,18,25Setembro 08Partida 31 Março – mín.6 partici-pantes; restantes partida mín. 2participantes.

Varsóvia Novotel Centrum****Gdansk Mercure Hevelius****Poznan Novotel Centrum****Wroclaw Scandic**** / Sofitel*****Cracóvia Novotel Centrum****

Hotéis Previstosou Similares

Preços por pessoa

Abr+Set 1.314 • 1.707 •130 •Jul-Ago 1.247 • 1.607 •

*supl. MP jantares dias 2,3,4,5,6,7

DATAS DUPLO SINGLE SUPL.MEIA PENSÃO

Supl.tarifa aérea (base TAP ida cl.U / regresso LUFTHANSA cl.S)TAP / LUFTHANSA (voo directo na ida) - cl.W 60•, cl.V 130•, cl.Q 200•.LUFTHANSA (de Lisboa) cl.W 15•, cl.V 70•, cl.Q 130•; (do Porto) cl.W 80•, cl.V 165•.

Cracó v i a

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 25

I t i nerá r i o

Polónia ClássicaVars ó vi a , G dansk , Tor ú n , Poz ná n , Wroclaw, Cracó v ia

Vars ó v i a

8 Dias

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Programa A1º Dia – Portugal /LondresVoo regular com destino aLondres. Chegada, transpor-te ao hotel e alojamento.

2º Dia – Londres /Castelo de Leeds / Dover/ Canterbury-RamsgateSaída pelo este de Lon-dres através do seu anti-go porto, hoje a modernazona das Docklands, atéao bairro de Greenwich,onde se encontra a linha0 de longitude, o Meridi-ano de Greenwich. Via-gem pelo condado deKent e visita ao Castelo deLeeds, com mais de 1000anos de vida monárquicae aristocrática. Continua-ção para Dover, porto doCanal da Mancha, onde,desde a praia, se avistamas falésias, e o farol roma-no localizado no castelonormando. Chegada aCanterbury, e passeiopela cidade amuralhada,lugar muito importantede peregrinações nostempos medievais. Jantare alojamento em Canter-bury ou Ramsgate.

I t i n erá r i oPrograma BSul de Inglaterra1º ao 4º Dia –Programa A

5º Dia – Bristol /Stratford / Oxford /LondresSaída através de Cotswol-ds, em direcção a Star-ford-Upon-Avon lugar denascimento do dramatur-go William Shakespeare.

I t i n erá r i o Breve visita panorâmica etempo livre. Continuaçãopara a cidade universitá-ria de Oxford, e passeio apé. Regresso a Londres.Alojamento.

6º Dia – Londres (dialivre)

7º Dia - Londres /Portugal

Fim dos nossosserviços.

3º Dia – Canterbury-Ramsgate / Rye /Brighton / Arundel /BournemouthSaída para Rye, pequenacidade que em tempos foium dos 5 portos inglesesmais importantes na de-fesa contra a França. Pas-sagem por Hastings, ondeos normandos desembar-caram em 1066, e conti-nuação para Brighton, es-tância balnear muito tra-dicional com ruelas estrei-tas. À tarde viagem paraArundel, onde se encon-tra o castelo que foi resi-dência dos Duques deNorfolk durante 700 anos.Tempo livre. Jantar e alo-jamento em Bournemou-th, uma das principais ci-dades costeiras do sul deInglaterra.

4º Dia – Bournemouth /Stonehenge / Bath /BristolSaída para Stonehenge, oimpressionante círculo dedólmenes. Paragem parafotos do exterior. Continu-ação para o Condado deWiltshire até à encantado-ra cidade senhorial deBath. Visita às termas ro-manas e passeio pelas ruas

decoradas com flores. Àtarde viagem para Bristol.Tempo livre para exploraresta cidade rica em histó-ria. Sugerimos um passeiopelo bairro antigo e vistaao famoso pub do séc.XVII,o Llandoger Trow. Jantar ealojamento.

5º Dia – Bristol /Snowdonia / Chester /LiverpoolHoje exploramos a belaterra de Gales. Visita aoParque Nacional de Sno-wdonia e, contornandoa costa galesa, chegare-mos a Chester, famosapelas suas ruas “rows” ea catedral. Continuaçãopara Liverpool, berçodos Beatles, capital eu-ropeia da cultura em2008 e um dos mais im-por tantes por tos dopaís. Visita panorâmica,jantar e alojamento.

6º Dia – Liverpool /Stratford / Oxford /LondresSaída de Liverpool, atra-vessando vários conda-dos e contornando a se-gunda cidade mais im-portante de Inglaterra –Birmingham, chegare-

Programa CGales e País deShakespeare1º Dia – Portugal /Londres

2º Dia – Londres /Stonehenge / Bath /Bristol (jantar)

3º Dia – Bristol /Snowdonia / Chester /Liverpool (jantar)

4º Dia – Liverpool /Stratford / Oxford /Londres

5º Dia – Londres (dialivre)

I t i n erá r i o 6º Dia – Londres /Portugal

Fim dos nossosserviços.

mos a Stratford-upon-Avon, a terra natal dofamoso dramaturgo Wi-lliam Shakespeare. Visi-ta panorâmica e tempolivre. Viagem paraOxford passando por pi-torescas povoações dosCotswolds. Breve pas-seio a pé na cidade uni-versitária para admirar aexcelente arquitecturados edifícios. Oxford é auniversidade mais anti-ga do mundo anglo-sa-xónico e uma das maisprestigiadas. Regresso aLondres e alojamento.

7º Dia – LondresDia livre para explorarLondres, uma cidade vi-brante, cosmopolita e re-cheada de história, lega-dos e cultura com mais de300 museus e galerias dearte. Possibilidade deefectuar excursões facul-tativas. Alojamento.

8º Dia – Londres /PortugalTransporte ao aeroportopara embarque para Por-tugal. Chegada.

Fim dos nossosserviços.

6 / 7 / 8 Dias

Datas de Partida

Prog. A e B CJulho 09,16 11,18Agosto 13,20,27 15,22,29

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal

/ Londres / Portugal emclasse turística;

• Circuito em autocarro deturismo com guia acom-panhante de língua espa-nhola (menos de 15 parti-cipantes opera com guia/motorista)

• 7 / 6 / 5 noites em regimede alojamento e peque-no-almoço;

• 3 / 2 jantares;• Transfers de chegada e sa-

ída (aeroporto Heathrowou Gatwick);

• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segu-

rança e combustível –British 106,13 • (suj. a al-teração);

• Seguro de viagem.NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;

• Bagageiros nos hotéis• Despesas de reserva

Nota: Os circuitos iniciamno 2º dia no Hotel RoyalNational às 08h30 (A e B) e07h30 (C); no caso de não

26 www.lusanovatours.pt

Preços por pessoa

C - 6 dias 989 • 1.213 • 929 • 1.208 •B - 7 dias 1.122 • 1.353 • 1.061 • 1.348 •A - 8 dias 1.277 • 1.549 • 1.217 • 1.544 •Supl.transfers nocturnos (00h00-05h00): 7• por pessoa / trajecto; supl.transfers 1 pax: 30• / trajecto

HOTEL EM LONDRES ROYAL NATIONAL IMPERIALPROGRAMA DUPLO SINGLE DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base BRITISH cl.V)BRITISH - outras classes cl.Q redução 35• cl.S 40•.TAP - Jul-16Set cl.L 15•, cl.P 45•, cl.S 100•.

B ath

C he ster

Gastos deCancelamento

25 a 9 dias antes da partida: 25%8 a 3 dias antes da partida: 40%Menos de 72h ou no-show: 100%

Londres Royal National*** / Imperial***Canterbury / Ramsgate Holiday Inn*** / Express by Holiday Inn***Bournemouth Durley Dean***Bristol Mint / Holiday Inn Filton***Liverpool Marriott****

Hotéis Previstos ou Similares

conseguirmos confirmareste hotel ou o Hotel Impe-rial (distante 3 minutos apé), confirmaremos outrode localização similar; otransporte entre hotéis serápor conta do passageiro.

Stonehenge

Sul de Inglaterra, Gales e País de ShakespeareLondres, Leeds , Dover, Stonehenge , B ath , Br istol , Snowdonia , Che ster, Liverp ool , St rat ford , O xford

CIRCUITOS EUROPEUS 2012 Tornamos reais as suas viagens de sonho. 27

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Lon-

dres / Portugal em classe turís-tica;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola (menos de 15participantes opera com guia/motorista)

• 7 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• 3 jantares;• Transfers de chegada e saída

(aeroporto Heathrow ouGatwick);

• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – British 106,13 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Bagageiros nos hotéis• Despesas de reserva.

Abril 02,30Maio 14Junho 04,25Julho 02,09Setembro 03,17Outubro 01,15

1º Dia – Portugal / LondresVoo regular com destino a Lon-dres. Chegada, transporte aohotel e alojamento.

2º Dia – Londres /Cambridge / York /Harrogate-WashingtonSaída de Londres pelo norte atéà cidade universitária de Cam-bridge onde, num passeio a pé,poderão ser admirados nos an-tigos colégios mostra da maisbela arquitectura de diferentesperíodos. Continuação até York- visita da sua esplêndida cate-dral, a maior do norte da Euro-pa, e pequeno passeio pelasruas da cidade. Jantar e aloja-mento em Harrogate ou Wa-shington.

3º Dia – Harrogate-Washington / Durham /Jedburgh / EdimburgoViagem até Durham e breve vi-sita desta histórica cidade, co-nhecida pelo castelo e catedral.Continuação para o norte e en-trada na Escócia por Jedburgh,pequena localidade fronteiriçaque conserva os restos de umaimportante abadia beneditinaassim como a casa onde viveuMary Stuart. Tempo livre. Chega-

I t i nerá r i o da a Edimburgo a meio da tar-de, atravessando as terras bai-xas da Escócia. Visita panorâmi-ca desta ilustre cidade. De noi-te, jantar opcional com folcloretípico escocês. Alojamento.

4º Dia – Edimburgo / Stirling/ Trossachs / GlasgowManhã livre para visitar a cida-de a seu gosto. Não deixe depassear pela Royal Mile ou su-bir ao castelo. Ao meio-dia saí-da para visitar o Parque Natu-ral Trossachs, via Stirling,Callander e cenários monta-nhosos de rara beleza. Visita auma destilaria de whisky paraobservar o processo de produ-ção da famosa bebida nacionalescocesa. Chegada a Glasgow,jantar e alojamento.

5º Dia – Glasgow / DistritoDos Lagos / Chester /LiverpoolSaída para sul até Gretna Gre-en, povoação fronteiriça comInglaterra. Após breve para-gem, continuação para o dis-trito dos Lagos, lugar de ins-piração de poetas e escrito-res ingleses. Tempo livre nasmargens do Lago Windema-re. Prosseguimento paraChester e breve passeio a pé.Chester tem numerosos edi-

fícios medievais e da épocavitoriana. Chegada a Liverpo-ol e visita panorâmica da ci-dade-berço dos famosos Be-atles. Jantar e alojamento.

6º Dia – Liverpool / Stratford/ Cotswolds / Oxford /LondresSaída em direcção a Stratford-Upon-Avon uma cidade encan-tadora nas margens do rioAvon, lugar de nascimento dodramaturgo William Shakespe-are. Breve visita panorâmica etempo livre. Continuação atra-vés das pitorescas povoaçõesde Cotswolds até à cidade uni-versitária de Oxford. Passeio a

pé para admirar os seus mag-níficos colégios. Regresso aLondres com chegada previstapelas 18h00. Alojamento.

7º Dia – LondresDia livre para explorar Londres,uma cidade vibrante, cosmopo-lita e recheada de história, lega-dos e cultura com mais de 300museus e galerias de arte. Pos-sibilidade de efectuar excursõesfacultativas. Alojamento.

8º Dia – Londres / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Gastos de Cancelamento25 a 9 dias antes da partida: 25%8 a 3 dias antes da partida: 40%Menos de 72h ou no-show: 100%

Londres Royal National / Imperial***Harrogate Yorkshire***Washington Holiday Inn***Edimburgo Express by Holiday Inn*** / Ibis***Glasgow Jurys Inn***Liverpool Marriott City Centre****O circuito inicia no 2º dia no Hotel Royal National às 08h30; no caso de nãoconseguirmos confirmar este hotel ou o Hotel Imperial (distante 3 minutos a pé),confirmaremos outro de localização similar; o transporte entre hotéis será porconta do passageiro.

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Abr-Mai+Out 1.093 • 1.389 • 1.153 • 1.393 •Jun+Set 1.120 • 1.430 • 1.180 • 1.434 •Jul 1.140 • 1.486 • 1.200 • 1.491 •Supl.transfers nocturnos (00h00-05h00): 7• por pessoa / trajecto; supl.transfers 1pax: 30• / trajecto

HOTEL EM LONDRES ROYAL NATIONAL IMPERIALDATAS DUPLO SINGLE DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base BRITISH cl.V)BRITISH - Abr-Jun+Set-Out cl.Q redução 30• cl.S 55•; Jul-Ago cl.Q 0•, cl.V 25•, cl.S 65•.TAP - cl.L 1-9Abr+Jul-16Set 35•, 10Abr-Jun+17Set-Out 15•; outras classes Abr-Out cl.P 55•,cl.S 105•.BRUSSELS (Porto) - cl.E 0•, cl.S até 45 dias antes 40•, cl.S 90•, cl.W até 45 dias antes 65•.

L ondre s

Inglaterra e EscóciaLondres, C am br idge , York , D urham , Edimburgo, Tross achs , Glasgow, Liverp ool , St rat ford , O xford

O x ford

CIRCUITOS EUROPEUS 201228 www.lusanovatours.pt

1º Dia – Portugal /EdimburgoVoo regular com destino aEdimburgo, via outra cidadeeuropeia. Chegada, transporteao hotel e alojamento.

2º Dia – EdimburgoVisita panorâmica onde desta-camos a Royal Mile e o Castelode Edimburgo, onde pode vera Pedra do Destino, os aparta-mentos do Rei Stuart e as Jóiasda Coroa consideradas as maisantigas da Europa. Tarde livre.Alojamento.

3º Dia – Edimburgo / St.Andrews / AberdeenSaída para norte, passando

I t i n erá r i o por Forth Bridge com vistapanorâmica sobre o “Firth ofForth”. Viagem pelo Reino deFife para St.Andrews, sede dauniversidade mais antiga daEscócia; visita à Catedral eCastelo. Continuação por For-far, Montrose e pela costa atéStonehaven. Passagem pelodramático Castelo de Dun-notter, onde foi gravado o fil-me Hamlet. Prosseguimentopara Aberdeen e breve visitapanorâmica. Jantar e aloja-mento.

4º Dia – Aberdeen / WhiskyTrail / Inverness / Elgin-LossiemouthSaída para seguir o “whiskytrail” até Speyside, berço dowhisky. Visita a uma destila-

ria e prova da famosa bebi-da escocesa. Continuaçãorumo a norte, passando pelabela catedral medieval deElgin, até Inverness, capitaldas “Highlands”. Visita a For-te George, construído paraalbergar as tropas de Geor-ge II, e breve visita panorâ-mica de Inverness. Jantar ealojamento em Elgin ou Los-siemouth.

5º Dia – Elgin-Lossiemouth /Lago Ness / Ilha de SkyeSaída para o famoso Loch Ness,e início da pitoresca rota pelasmargens do lago em busca de“Nessie”, o esquivo monstroque vive nos abismos do lago.Possibilidade de efectuar pas-seio de barco. A rota continuapelas margens do lago, por In-vermoriston e pelo românticoCastelo Eilean Donan até che-gar à mística Ilha de Skye. Per-correremos paisagens especta-culares desfrutando de panora-mas de Cuillin Hill. Jantar e alo-jamento.

6º Dia – Ilha De Skye /Glencoe / ObanSaída para Armadale e embar-que para o porto de Mallaig.Início do “caminho das ilhas”,uma das rotas mais bonitas do

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Edimburgo / Portugal em clas-se turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola (menos de 15participantes opera com guia/motorista)

• 7 noites nos hotéis selec-cionaodos em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• 4 jantares;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – British 179,86 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Bagageiros nos hotéis• Despesas de reserva.

Junho 17Julho 01,15,22,29Agosto 03,08,13,22Setembro 02

Edimburgo Express by Holiday Inn*** / Murrayfiled*** / Íbis***Aberdeen Park Inn*** / Jurys Inn*** / Thistle Aberdeen***Elgin / Lossiemouth Eigth Acres*** / Stotfield***Ilha de Skye King Arms*** / Dunolie***Oban Columba***Nota: alguns hotéis são edifícios protegidos pelo que poderão não ter elevador.

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Jun+Set 1.379 • 1.617 •Jul 1.432 • 1.617 •Ago 1.464 • 1.676 •

DATAS DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base BRITISH cl.V)BRITISH - Jun+Set cl.Q redução 40•, cl.S 55•; Jul-Ago cl.Q 0•, cl.V 25•, cl.S 65•.LUFTHANSA (de Lisboa) - cl.S 70•, cl.W 145•; (do Porto) cl.W 15•, cl.V 45•, cl.Q 90•• .KLM - cl.N redução 35•, cl.E 0•, cl.Q 55•.

Gastos de Cancelamento25 a 9 dias antes da partida: 25%8 a 3 dias antes da partida: 40%Menos de 72h ou no-show: 100%

mundo, passando posterior-mente por Fortwilliam até aosul pelo histórico Vale de Glen-coe, cenário do infame massa-cre em 1692. Viagem pelas dra-máticas montanhas de Buchai-lle Etive Moor até Oban, vila si-tuada nas margens do LagoAwe e Rio Aray, um dos locaismais românticos da Escócia.Jantar e alojamento no hotel.

7º Dia – Lago Awe /Inveraray / Lago Lomond /Stirling / EdimburgoSaída para a típica localidadede Inveraray, contornando oLago Fyne até ao Lago Lo-mond, um dos locais mais ca-tivantes de toda a Escócia.Continuação para Stirling,testemunha das furiosas ba-talhas da Guerra da Indepen-dência. A de Stirling Bridgeem 1297 foi a maior vitóriamilitar de William Wallace eestabeleceu-o como líder daresistência escocesa. Visita aocastelo e regresso a Edimbur-go. Alojamento.

8º Dia – Edimburgo /PortugalTansporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

L ago N e ss

Parada Mi li tar, E s có c i a

Tesouros da EscóciaEdim burgo, A b erde en , Inverness, L ago N ess, I lha de Skye , Glenco e , L ago Lomond , Stirling

CIRCUITOS EUROPEUS 2012 Tornamos reais as suas viagens de sonho. 29

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Dub-

lin / Portugal em classe turísti-ca;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola;

• 7 noites nos hotéis seleccio-naodos em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• 4 jantares;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 92,94 • (suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Abril 01Maio 20Junho 24Julho 01,08,15,22,29Agosto 05,12,19Setembro 02,09,16,23Notas: datas sublinhadas permi-tem a extensão à Irlanda do Nor-te; partidas de 1 Abril, 24 Junho, 1e 26 Julho e 19 Agosto o itinerárioserá feito no sentido inverso.

1º Dia – Portugal / DublinVoo regular com destino a Dub-lin. Chegada, transporte ao ho-tel e alojamento.

2º Dia – Dublin /Glendalough / DublinVisita panorâmica da cidade,com entradas no Trinity Colle-ge fundado em 1592 e onde seencontra o Livro de Kells, ma-nuscrito do séc.IX; e na GuinessStorehouse para provar a maisfamosa cerveja preta. Saídapara as montanhas de Wicklowpara conhecer o povoado deGlendalough com o seu lendá-rio mosteiro do séc.XI. Tarde li-vre em Dublin. Alojamento.

3º Dia – Dublin / Cork / KerrySaída para Middleton atravésda região central do Vale Dou-rado e das regiões de Curragh.Visita à destilaria “Jameson Ex-perience”. Continuação paraCork e visita panorâmica inclu-indo o mercado inglês ondepoderá degustar especialida-des locais com nomes exóticos.Prosseguimento para Kerry,jantar e alojamento.

4º Dia – O Anel de KerryEsta é uma das zonas mais be-las da Irlanda. Todos os poetas,

I t i nerá r i o pintores, escritores e músicostentaram transmitir a belezadesta área. Percurso pela mar-gem da acidentada costa daPenínsula Iveragh através dasaldeias Killorlin, Cahirciveen,Waterville e Sneem; paragensem Glenbeigh para visitar oMuseu Kerry Bog Village e nosjardins da Casa Muckross, umamansão de estilo vitoriano. Jan-tar e alojamento.

5º Dia – Kerry / Moher /GalwaySaída de Kerry, via Listowel. Tra-vessia do Rio Shannon em fer-ry e visita às Escarpas de Mo-her, impressionantes penhas-cos que alcançam uma alturade 700m sobre o nível do mar.Continuação pela estranha pai-sagem lunar da região de Bur-ren conhecida como o “deser-to rochoso”. Em Ardrahan visitaa Rathbaun, uma tradicionalquinta irlandesa, onde será ser-vido chá e bolos. Jantar e aloja-mento em Galway.

6º Dia – Connemara eAbadia de KylemoreBreve visita de Galway, a Cida-de das Tribos. Saída através dainóspita região de Connemaracom uma paisagem de lagos emontanhas. Passagem pelapovoação de Oughterard e vi-

sitas à cidade de Clifden e àmagnífica Abadia de Kylemore– uma mansão construída jun-to ao lago Pollacapul há maisde 300 anos pelas monjas be-neditinas irlandesas. Jantar ealojamento em Galway.

7º Dia – Galway / Mullingar /DublinViagem de regresso a Dublinatravés de paisagens agrestese povoações pitorescas. Em

Dublin Burlington**** / Gresham****Kerry Carlton Tralee**** / Ballygarry House****Galway Clayton at Ballybrit**** / Menio Park****Dublin Croke Park**** / Aishling****Belfast Europa**** / Ramada**** / Holiday Inn****Notas: Galway - partida 1 Julho hotel previsto é o Carlton***; partida 26 Julho é oSalthill***.

Hotéis Previstos ou Similares

Extensão à Irlanda do Norte

8º Dia – Dublin / BelfastSaída para a Irlanda do Norteatravessando o Condado deDown e Downpatrick, com vi-sitas ao Centro de S.Patrício, eà Catedral de Down com o ce-mitério onde o santo foi enter-rado. Continuação para Belfastde ferry em Portaferry. Visita àmansão e jardins de MonteStewart, uma casa senhorial doséc.XVIII. Alojamento.

9º Dia – Giant’s CausewaySaída pela Costa de Antrim paravisitar o Giant’s Causeway, umaárea de colunas rochosas hexa-gonais formada há 60 milhõesde anos que, segundo a lenda,são passos de um gigante. Tra-vessia da Carrick-a Rede Rope

Bridge, uma ponte suspensa,25 metros sobre o mar nos ar-redores de Ballintoy, que une ocontinente a uma pequenailha. Alojamento.

10º Dia – Belfast / DublinVisita panorâmica da cidade,com passagens pela CâmaraMunicipal e Universidade Que-ens. Visita ao centro interactivoTitanic Belfast, 9 galerias querelatam a histórica trágica donavio. Tempo livre e regresso aDublin. Alojamento.

11º Dia – Dublin / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal.

Fim dos nossos serviços.

Preços por pessoa

Sabores da Irlanda 1.278 • 1.532 •Extensão Belfast 467 • 613 •Partida 1 Abril - redução 50 •

PROGRAMA DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base AERLINGUS cl.S)AERLINGUS Abr-Mai+Set cl.X 65•, cl.L 105•; 24Jun-Ago cl.S 50• (emissão em 24h), cl.X 100•,cl.L 140•.

Mullingar visita à Mansão e Jar-dins de Belvedere do séc. XVIII.É uma das casas históricas maisprestigiadas da Irlanda. Chega-da a Dublin e alojamento. Jan-tar opcional num típico pub ir-landês (55•).

8º Dia – Dublin / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

D u blin

Sabores da IrlandaD u blin , Glendalough , Cork , Kerry, G alway, Reg i ão de Connemara

CIRCUITOS EUROPEUS 201230 www.lusanovatours.pt

8 / 11 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Bu-

careste ou Sófia / Portugal emclasse turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola;

• 7 ou 10 noites em regime dealojamento e pequeno-almoço;

• 6 ou 12 refeições;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Klm 216,83 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Bagageiros nos hotéis• Despesas de reserva.

Março 31**Maio 13,20Junho 03,17,24Julho 01,08,15,22,29Agosto 06,12,19,26Setembro 02,09,16,23

- partidas de 31 Março e 08 Ju-lho a 09 Setembro – mín.2 par-ticipantes; restantes saídasmin.10 participantes

- partidas de 15 Julho a 19 Agos-to permitem extensão àBulgária

**partida Páscoa – consulte itine-rário em www.lusanovatours.pt

1º Dia – Portugal / BucaresteVoo regular com destino a Bu-careste, via outra cidade euro-peia. Chegada, transporte aohotel e alojamento.

2º Dia – Bucareste / SibiuVisita panorâmica da capital:Praça da Revolução, AteneuRomano, Igreja Cretulescu, Pa-lácio dos Correios, Câmara Mu-nicipal, Parque Cismigiu, Ópe-ra, Academia Militar, Parque daLiberdade, Palácio do Parla-mento, Praça Unirii, Praça daUniversidade, Arco do Triunfo eMuseu do Povo (entrada). Saí-da para Sibiu, com visita emrota ao Mosteiro Cozia doséc.XIV de arte bizantina, e al-moço. Alojamento.

3º Dia – Sibiu / SighisoaraVisita da cidade, capital euro-peia da cultura em 2007: as Pra-ças Maior e Menor e as Cate-drais Ortodoxa, Católica e Evan-gélica. Saída para Sibiel paravisitar um museu de colecçõesde ícones de vidro. Almoçonuma unidade agro-turística.Continuação para Sighisoara ealojamento.

4º Dia – Sighisoara / RadautiVisita da cidade, originalmenteromana, é hoje uma das mais

I t i n erá r i o importantes cidades medie-vais do mundo, património daUNESCO. No alto da colinadestaca-se a fortaleza amura-lhada com portas e passagenssecretas, a Torre do Relógio doséc. XIV, o Museu de ArmasMedievais e a casa onde nas-ceu o Príncipe Vlad Tepes – OEmpalador. Almoço e saídapara Radauti, na zona de Bu-covina, via Targu-Mures e Bis-trita. Alojamento.

5º Dia – Radauti / Mosteirosde Bucovina / Piatra NeamtVisita aos Mosteiros de Bucovi-na: Moldovita, Sucevita, Humore Voronet. Estes mosteiros, pa-trimónio da UNESCO e pontosaltos da arte de influência bi-zantina, reflectem o desenvol-vimento da civilização Molda-va nos séc.XV e XVI, durante oreinado de Stefan cel Mare. Al-moço e continuação para Pia-tra Neamt, antiga capital deMoldávia.

6º Dia – Piatra Neamt /BrasovSaída para Brasov passandopelo desfiladeiro de Bicaz, LacuRosu (Lago Vermelho) e Miercu-rea Ciuc. Almoço em Brasov, evisita panorâmica da zona velhada cidade que recorda orgulho-samente ter sido a capital daTransilvânia. Alojamento.

7º Dia – Brasov / Bran /Sinaia / BucaresteSaída para Bran e visita aocastelo do séc.XIV, conhecidomundialmente como o “Cas-telo do Drácula”. Continuaçãopara Sinaia, uma das princi-pais estâncias de montanhado país. Visitas ao Castelo dePeles, séc. XIX, ex-residênciade Verão da família real rome-

na; e ao Mosteiro Sinaia de1695. Almoço e transportepara Bucareste. Tempo livre.Alojamento.

8º Dia – Bucareste / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque com destino a Portugal.Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Extensão à Bulgária

8º Dia – Bucareste / Russe /Veliko TarnovoTransporte para Giurgiu, nafronteira, mudança de veículoe almoço em Russe nas mar-gens do Danúbio. Continuaçãopara Veliko Tarnovo, capital me-dieval da Bulgária, situada nasmargens do rio Yantra. Visita àfortaleza de Tsarevets e ao mer-cado “Samovodska Charshia”.Jantar e alojamento.

9º Dia – Veliko Tarnovo /Kazanluk / PlovdivSaída para Kazanluk no Vale dasRosas. Visita da réplica dumasepultura dos Tracianos e Mu-seu Regional. Almoço e partidapara Plovdiv, situada nas mar-gens do Rio Maritza. Visita pa-norâmica do bairro antigo. Jan-tar e alojamento.

10º Dia – Plovdiv / Rila /SofiaVisita ao Mosteiro de Rila,construído no séc. X em ple-na montanha, centro históri-co da cultura nacional. Noseu interior podem ser apre-ciadas as melhores mostrasartísticas nacionais. Almoço econtinuação para Sófia. Visi-ta panorâmica da capital: Pra-ça Nedelja, Catedral de Ale-xandre Nevski (entrada), Igre-ja russa de São Nicolau e aBasílica de Santa Sofia. Jantare alojamento.

11º Dia – Sofia / PortugalTransporte ao aeroporto paraembarque com destino a Por-tugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Bucareste Capital Plaza****Sibiu Continental Forum****Sighisoara Binder Bubi**** / Cavaler****Radauti Gerald’s****Piatra Neamt Central Plaza****Brasov Aro Palace****Veliko Turnovo Rachev Bolyarski**** / Rachev Residence Arbanassi****Plovdiv Dedeman Trimontium Princess****Sofia Dedeman Princess Sofia****

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Roménia 1.167 • 1.367 • 70 •Extensão Bulgária 523 • 616 • -Supl.Partidas Agosto - 25•

Supl. PC - jantares dias 2,3,4,5,6

PROGRAMA DUPLO SINGLE SUPL. PC

Supl.tarifa aérea ROMENIA (base KLM cl.Q ou AIR FRANCE cl.Q)KLM/AIR FRANCE - cl.N redução 85•, cl.E redução 50•, cl. H KL ou K AF 75•.LUFTHANSA - cl.S 15• (rsv e emissão até 10 dias antes), cl.W 90•.Supl.tarifa aérea ROMENIA-BULGARIA (base KLM cl.Q/E ou AIR FRANCE cl.Q/E)KLM/AIR FRANCE- cl.N redução 65•, cl.E redução 25•, cl.Q 30•, cl.H KL ou K AF 105•.LUFTHANSA De Lisboa cl.S redução 50• (rsv e emissão 10 dias antes),cl.W 10•, cl.V 75•; Do Portocl.S 15•, cl.W 90•.

C astelo de Pele s, Sinai a

Roménia e BulgáriaBuc areste , Si biu , Sighis o ara , Bucovina , Transilvâ ni a , Sinai a , Veliko Tar novo, Plovdiv, Rila , Só fi a

CIRCUITOS EUROPEUS 2012 Tornamos reais as suas viagens de sonho. 31

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / So-

fia / Portugal em classe turísti-ca;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola;

• 7 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Lufthansa212,44 • (suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Junho 17,24Julho 01,08,15,22,29Agosto 05,12,19,26Setembro 02,09Min. 2 participantes.

Paisagens da Bulgária e Mar NegroSofi a , Plovdiv, Sunny B each , Ka z anla k , Veliko Tar novo, Arbanasi

1º Dia – Portugal / SofiaVoo regular com destino a So-fia, via outra cidade europeia.Chegada, transporte ao hotel ealojamento.

2º Dia – SofiaVisita panorâmica da cidade,capital e centro cultural e polí-tico da Bulgária: Praça SvetaNedelia, Rotunda de S.Jorge,Teatro Nacional, Praça Alexan-dre Batenberg com o PalácioReal, Igreja S.Nicolau, CatedralAlexandre Nevski e a antigabasílica de Santa Sofia. Tarde li-vre. Opcionalmente poderá vi-sitar o Museu Nacional de His-toria. Alojamento.

3º Dia – Sofia / Rila / PlovdivVisita ao Mosteiro de Rila, cons-truído no coração da monta-nha, no séc.X, fundado peloMonge Iván Rilski. Desde osseus primórdios que foi centrohistórico da cultura nacionalbúlgara. Visita da sua igreja, domuseu e da antiga cozinha.

I t i nerá r i o Continuação para Plovdiv. Alo-jamento.

4º Dia – Plovdiv / SunnyBeachO centro antigo de Plovdiv éum autêntico museu da arqui-tectura e decoração búlgaras.As velhas ruelas, as casas demadeira coloridas, as mansõescom jardins floridos, os bazaresde artesanato e as ruínas dasfortificações oferecem um con-junto turístico de merecido re-nome. A visita inclui a Casa deKyumdjiuglu (museu etnográ-fico), a Igreja dos Santos Kon-stantin e Elena e o teatro anti-go. À tarde saída para SunnyBeach, a praia do Mar Negro.Alojamento em Burgas.

5º Dia – Sozopol, Burgas eNesebarExcursão a Sozopol, uma das ci-dades mais antigas da costa doMar Negro, e visita ao Museu Ar-queológico. Tempo livre em Bur-gas, a 2ª maior urbe búlgara nacosta. À tarde visita a Nesebar,cidade museu que possui um

dos tesouros arquitectónicosmais importantes do país: IgrejaSveti Stefan e o Museu Arqueo-lógico. Alojamento em Burgas.

6º Dia – Sunny Beach /Kazanlak / Etara / VelikoTarnovoSaída para o Vale das Rosas, re-gião onde se cultivam 70% dasrosas que são utilizadas paraperfumes. Na cidade de Kazan-lak visita a uma réplica dumasepultura dos Tracianos e aomuseu etnográfico. Visitas àIgreja Russa Ortodoxa em Shi-pka e ao Museu Etnográfico AoAr Livre Etara, onde existem ofi-cinas artesanais dos 26 ofíciosbúlgaros praticados nos séculospassados. Alojamento em Veli-ko Tarnovo ou Arbanasi.

7º Dia – Veliko Tarnovo /Arbanasi / SófiaVisita de Veliko Tarnovo, umadas cidades mais belas daBulgária: colina de Tzarevetz,pequena porta, muralha sul,Torre de Baldoin e Palácio doPatriarca. Continuação paraArbanasi, residência de verãodos reis búlgaros. À tardetransporte para Sofia com vi-sita em rota ao Mosteiro deTroyan. Opcionalmente, jan-tar com espectáculo folclóri-co em Sofia. Alojamento.

8º Dia – Sofia / PortugalTransporte ao aeroporto paraembarque com destino a Por-tugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Sofia Sheraton Sofia Balkan*****Plovdiv Dedeman Trimontium****Burgas Burgas****Veliko Tarnovo Yantra**** / Win Palace Arbanasi****

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

1.238 • 1.404 • 96 • 175 •supl.MP 7 jantares, supl.PC 7 jantares + 6 almoços

DUPLO SINGLE SUPL. MP SUPL. PC

Supl.tarifa aérea (base LUFTHANSA LIS cl.W)LUFTHANSA De Lisboa - cl.V 45•, cl.Q 90•; Do Porto cl.S 25•, cl.W100 •, cl.V 185•.KLM/AIR FRANCE cl.N 35•, cl.E 80•, cl.Q 140•.

L egenda

PlovdivSo zop ol

N e s eb ar

CIRCUITOS EUROPEUS 201232 www.lusanovatours.pt

Circuito dos BalcãsCro á c i a , Monteneg ro, Al bâ ni a , Macedó ni a

Programa A1º Dia - Portugal /DubrovnikVoo regular com destinoa Dubrovnik, via outra ci-dade europeia. Chegadae transporte ao hotel. Jan-tar e alojamento.

2º Dia – Dubrovnik /Budva / Shkodra / TiranaVisita panorâmica de Du-brovnik incluindo o Mos-teiro dos Franciscanoscom uma das farmáciasmais antigas da Europa, oPalácio do Reitor e a Ca-tedral. Saída para a Albâ-nia, via Budva (Montene-gro), atravessando a fron-teira em Shkodra, cidadelocalizada no Lago Ska-dar, outrora capital do Rei-no Illyrian. Jantar e aloja-mento em Tirana.

3º Dia – Tirana / OhridVisita panorâmica da ca-pital da Albânia: PraçaSkender Bey, Mesquita deEthem Bey e Museu Naci-onal que conta a históriado país. Tirana é uma ci-dade muito cultural com8 bibliotecas e 5 casas-museu. À tarde saída paraa Macedónia, via Elbasan,atravessando a fronteiraem Cafasan. Alojamentoem Ohrid.

I t i n erá r i o

8 / 12 Dias

4º DIA – OhirdDia dedicado a Ohrid,localizada junto ao lagocom o mesmo nome. Demanhã visita panorâmi-ca com entrada na Igre-ja de Santa Sofia(séc.XI), o principal mo-numento medieval dopaís, com magníficosfrescos bizantinos. À tar-de visita ao MosteiroS.Naum, construído noano de 900 nas margensdo lago, dedicado aomissionário e educadoreslavo S.Naum. Jantar ealojamento.

5º Dia – Ohrid / SkopjeSaída para Skopje, capitalda Macedónia, localizadanas margens do Rio Vadar.A visita panorâmica incluia Fortaleza Kale, a Igrejado Salvador, o bazar anti-go e a Ponte de Pedra. Nasencostas da MontanhaVodno visitaremos o Mos-teiro de S.Pantaleão comícones e frescos do séc.XIIque estão entre os maio-res achados bizantinosdeste período. Jantar ealojamento.

6º Dia – Skopje /KolasinSaída para Montenegro,via Pec e Berane ao lon-go do impressionantedesfiladeiro do Rio Mo-

raca. À tarde, chegada aKolasin, localizada namargem esquerda doRio Tara, a uma altitudede 954m, rodeada pelafloresta de pinheiros daMontanha Bjelasica. Ko-lasin é bastante popularentre os adeptos do ski.Jantar e alojamento.

7º Dia – Kolasin /Cetinje / Kotor /DubrovnikSaída para Cetinje, a pri-meira capital de Monte-negro, para visitar o Mu-seu Rei Nicholas I, suaantiga residência. Conti-nuação para Kotor ouCátaro, vila e porto na-tural, Patr imónio daUNESCO. Visita à cate-dral românica dedicadaa S.Triphun, o patronolocal. Através da baía deKotor, famosa pelosseus fiordes únicos noMediterrâneo, chegare-mos a Dubrovnik. Jantare alojamento.

8º Dia – Dubrovnik /PortugalTransporte para o aero-porto e embarque comdestino a Portugal. Che-gada.

Fim dos nossosserviços.

Programa B1º Dia – Portugal /ZagrebVoo regular com destinoa Zagreb. Chegada, trans-

I t i n erá r i o porte ao hotel. Jantar ealojamento.

2º Dia – Zagreb /PlitviceVisita de Zagreb, capitalda Croácia, incluindo a

Kaptol, cidade alta comedifícios históricos em quedestacamos a Igreja deS.Marcos, a Catedral, o Tea-tro Nacional e a Universida-de. À tarde partida para oParque Nacional Lagos Pli-tvice, 16 lagos ligados poruma série de cascatas e ro-deados de uma densa flo-resta. Jantar e alojamento.

3º Dia – Plitvice / Trogir/ SplitSaída para Trogir para visi-tar a Catedral de S. Louren-ço. Continuação Split e vi-sita panorâmica incluindoo Palácio de Diocleciano, oTemplo de Júpiter, o Peris-tilo e a Catedral. Jantar ealojamento.

4º Dia – Split /DubrovnikPartida para Dubrovnik, nacosta do Mar Adriático. Visi-ta panorâmica incluindo oMosteiro dos Franciscanos,o Palácio do Reitor e a Cate-dral. Jantar e alojamento.

5º Dia – DubrovnikDia livre em regime demeia pensão.

6º Dia ao 12º Dia –Itinerário Programa Ado 2º ao 8º dia

Fim dos nossosserviços.

Datas de Partida

Programa A BMaio - 30Junho 03 -Julho 15 11Agosto 12 08Setembro 09 05

Serviços Incluídos• A - Passagem aérea Portu-

gal / Dubrovnik / Portugalem classe turística;

• B – Passagem aérea Portu-gal / Zagreb; Dubrovnik /Portugal em classe turísti-ca;

Dubrovnik Ivka***Tirana Sky Tower****Ohrid Metropol****Skopje Karpoš****Kolašin Lipka****Zagreb International****

Plitvice Macola*** /Degenija***

Split As*** / Dalmina***

Hotéis Previstosou Similares Preços por pessoa

A - 8 dias 1.467 • 1.733 •B - 12 dias 1.936 • 2.389 •

PROGRAMA DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea Programa A (base LUFTHANSA cl.W)LUFTHANSA - cl.S redução 70•, cl.V 90•, cl.Q 165•.IBERIA 15Jul-9Set cl.N redução 45•, cl.S 55•.Supl.tarifa aérea Programa B (base LUFTHANSA LIS cl.W)LUFTHANSA De Lisboa cl.S redução 60•, cl.V 60•, cl.Q 120•; Do Porto cl.S 0•,cl.W 70•, cl.V 155•.

• Circuito em autocarro deturismo com guia acom-panhante de língua espa-nhola e inglesa;

• 7 / 11 noites em regime dealojamento e pequeno-al-moço;

• 6 / 10 refeições;• Transfers de chegada e sa-

ída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segu-

rança e combustível –Lufthansa 213,47 • //

224,10 • (suj. a alteração);. Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Pli t v i c e

Kotor

Gastos deCancelamento

46 a 23 dias antes da partida: 20%22 a 10 dias antes da partida: 30%9 a 3 dias antes da partida: 50%2 dias ao dia da partida: 100%

Para o Programa B será so-licitado um depósito de250• após confirmação dereserva que em caso decancelamento não seráreembolsável.

Spli t

Z ag rebOhird

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

BledL e gend a

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 33

Tesouros da Eslovénia,Croácia e BósniaLju bli ana , Bled , Z ag reb, S araj evo, Mostar, Medjugor j e , D u brov nik

1º Dia – Portugal /LjublianaVoo regular com destinoa Ljubliana, via outra cida-de europeia. Chegada etransporte ao hotel. Jan-tar e alojamento.

2º Dia – Ljubliana /Zagreb / PlitvicePartida para Zagreb, capi-tal da Croácia, e visita aocentro histórico “GornjiGrad”. Destaques: catedraldo século XIII, Igreja deSão Marcos e Praça ReiTomislav. Tempo livre.Continuação para o Par-que Nacional Plitvice com16 lagos, 92 cataratas ecascatas, de uma belezaimpressionante e rico emfauna e flora. Jantar e alo-jamento.

3º Dia - DubrovnikViagem para Dubrovnik, aPérola do Adriático. Jantare alojamento.

4º Dia - DubrovnikVisita à cidade velha, pa-trimónio da UNESCO, ro-

I t i nerá r i o1º Dia – Portugal /LjubljanaVoo regular com destinoa Ljubljana, via outra cida-de europeia. Chegada,transporte ao hotel e alo-jamento.

2º Dia – Ljubljana /Bled / LjublianaVisita a pé da capital daEslovénia com passagenspela Catedral barroca,“Três Pontes”, Praça Mest-ni Trg e castelo. Excursãoa Bled, formosa e tranqui-la cidade no Parque Naci-onal de Triglav. Alojamen-to em Ljubliana.

3º Dia – Ljubliana /Skofja Loka / ZagrebSaída para Skofja Loka.Visita ao castelo e pas-seio pelo centro histó-r ico que é o melhorconser vado do país.Continuação para Za-greb, capital da Croácia,e visita: passeio pelocentro histórico GornjiGrad com a Catedral doséc.XIII, a igreja de São

I t i n erá r i o Marcos e a Praça Rei To-mislav. Alojamento.

4º Dia – Zabreb / BanjaLuka / SaravejoSaída para a Bósnia-Her-zegovina com breve para-gem em Banja Luka, cen-tro recreativo de fontestermais desde os temposos romanos. Continuaçãopara Sarajevo, passandopor Jajce, cidade onde a29 de Novembro de 1943,o general Tito proclamoua República FederativaSocialista da Jugoslávia.Chegada à capital da Bós-nia e alojamento.

5º Dia – Sarajevo /Mostar / MedjugorjeVisita da cidade que so-breviveu a 3 anos de guer-ra e lutas: bazar Bas Cae-sija, Mesquita de HusrefBeg, Museu de GavriloPrincip e Estádio Olímpi-co. Saída para Mostar, ci-dade rodeada por áridase abruptas montanhas,banhada pelo Rio Nerevtae bastante destruída du-rante a guerra. Visita aosímbolo da cidade, a Pon-

te Velha, construída noséc.XVI, destruída pelaguerra em 1993 e recons-truída com a ajuda da Eu-ropa em 2004. Continua-ção para Medjugorge ealojamento.

6º Dia – Medjugorje /DubrovnikVisita de Medjugorje, a cida-de preferida dos católicosdesde que, em 1981, apare-ceu a Virgem Maria na coli-na e comunicou a sua men-sagem de paz. À tarde via-gem através da costa adriá-tica até Dubrovnik, a Pérolado Adriático. Visitas ao Palá-cio do Reitor e ao MosteiroFranciscano com uma dasfarmácias mais antigas domundo. Alojamento.

7º Dia – DubrovnikDia livre. Alojamento.

8º Dia – Dubrovnik /PortugalTransporte ao aeroporto eembarque para Portugal.Chegada.

Fim dos nossosserviços.

deada por uma muralhada era gótica e renascen-tista. No seu interior estãomuitas igrejas e paláciosconstruídos no séculoXVI, e uma das farmáci-as mais antigas do mun-do. Tarde livre. Jantar ealojamento.

5º Dia – Dubrovnik /SplitPartida para Split, via Cos-ta Adriática e visita pano-râmica com destaquepara o Palácio Dioclecia-no, a Catedral de S. Duje eTempo de Júpiter. Jantare alojamento.

6º Dia – Split / Trogir /Zadar / OpatijaSaída para Trogir, locali-zada numa ilha e ligadaao continente por umaponte de pedra. Esta pe-quena cidade é um mu-seu vivo, com muitosvestígios da Idade Mé-dia. Destacam-se a Cate-dral do S. Lourenço,obras romanas do sécu-lo X, 150 esculturas e re-levos de figuras huma-nas feitas por Nicolas

Florentino no século XVe pórtico do mestre Ra-dovan do ano 1240.Continuação para Zadare visita às ruínas do Fó-rum Romano e Igreja deS. Donato, do século IX.Jantar e alojamento emOpatija.

7º Dia – Opatija /Postojna / LjublianaPartida para Postojona, naEslovénia, e visita emcomboio à sua gruta, amaior do mundo abertoao público. À tarde conti-nuação para Ljubliana,capital da Eslovénia. Pas-seio pela cidade velhacom passagens pela Câ-mara Municipal, FonteRobba, Três Pontes, Cen-tro Cultural da Universida-de e do Parlamento. Jan-tar e alojamento.

8º Dia - Ljubliana /PortugalTransporte para o aero-porto e embarque paraPortugal. Chegada.

Fim dos nossosserviços.

8 Dias

Datas de Partida

Eslovénia-CroáciaMaio 23Junho 06,20Julho 04,18Agosto 01,15,29Setembro 12,26

Eslovénia-Croácia-BósniaMaio 13Junho 03,17Julho 1,15,29Agosto 2,26Setembro 9,23

Serviços IncluídosEslovénia-Croácia• Passagem aérea Portugal

/ Ljubliana / Portugal emclasse turística;

• Circuito em autocarro deturismo com guia acom-panhante com intérpretede língua portuguesa;

• 7 noites em regime de alo-jamento e pequeno-al-moço;

• 7 refeições;• Transfers de chegada e sa-

ída;

CATEGORIA TURÍSTICA SUPERIORLjubliana Ley / Slon / UnionPlitvice JezeroDubrovnik Lapad / Neptun (Eslovénia e Croácia)Dubrovnik Lacroma / President / GH Park (Eslovénia, Croácia e Bósnia)Split DalminaOpatia Bristol / Agava / GrandSarajevo Holiday InnMedjugorje MogorjeloZagreb Four Points Panorama

Hotéis Previstos ou Similares

• Bagageiros nos hotéis;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segu-

rança e combustível –224,38 • (suj. a alteração)

• Seguro de viagem

Eslovénia-Croácia-Bósnia• Passagem aérea Portugal

/ Ljubliana; Dubrovnik /Portugal em classe turísti-ca;

• Circuito em autocarro deturismo com guia acom-

panhante de língua espa-nhola;

• 7 noites em regime de alo-jamento e pequeno-al-moço;

• Transfers de chegada e sa-ída;

• Bagageiros nos hotéis;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segu-

rança e combustível –221,07 • (suj. a alteração)

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

L egendaLju bli ana

Tesouros da Eslovéniae CroáciaLju bli ana , Z ag reb, Pli t vi ce , D u brov nik , Spli t , Trog ir, Z adar, Po stojona

Gastos deCancelamento

36 a 23 dias antes da partida:25%22 a 10 dias antes da partida:30%9 a 4 dias antes da partida: 50%3 dias ao dia da partida: 100%

Tesouros da Eslovénia e CroáciaPreços por pessoa

Mai-Set 1.686 • 1.963 •DATAS DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base Lufthansa cl.W)LUFTHANSA - cl.V 100•, cl.Q 180•.

Tesouros da Eslovénia, Croácia e BósniaPreços por pessoa

Mai-1Jul+23Set 1.745 • 2.102 • 130 •15Jul-9Set 1.798 • 2.177 •

DATAS DUPLO SINGLE SUP. MP

Supl.tarifa aérea (base Lufthansa cl.W)LUFTHANSA - cl.V 95•, cl.Q 170•.

Spli t

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

D u brov ni k

Rij eka

Pli t v i ce

34 www.lusanovatours.pt

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Zagreb / Portugal em classe tu-rística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola;

• 7 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• 12 refeições;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Tap 113,81•

(suj. a alteração);• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Abril 01Maio 20Junho 3,10,17Julho 8Agosto 5,19Setembro 9,16,23,30Outubro 7,14

Croácia FabulosaZ agreb, Rij eka , Z adar, Split , D u brov nik , Plit vi ce

1º Dia – Portugal / ZagrebVoo regular com destino a Za-greb. Chegada, transporte aohotel. Jantar e alojamento.

2º Dia – Zagreb / RijekaZagreb, capital da Croácia, cida-de com muitos museus, galeri-as e monumentos. A principalatracção é Kaptol, a cidade alta,com edifícios históricos, igrejase instituições. A visita panorâ-mica da cidade destaca a Igrejade S.Marcos, a Catedral, a Igre-ja barroca de Santa Catarina, oParlamento e o Palácio do Go-verno. Almoço e saída para Ri-jeka, via Gorski Kotar. Jantar ealojamento.

3º Dia – Rijeka / Zadar / SplitSaída para Zadar, cidade eporto da Dalmácia Central.Almoço e visita panorâmicada cidade. Continuação paraSplit, com paragem em Tro-gir, pequena cidade medie-val. Chegada a Split, cidadePatrimónio Mundial da UNES-CO – a sua área urbana é do-minada pelo palácio, edifica-do pelo imperador Diocleci-ano durante os seus anosdourados do séc.IV. Jantar ealojamento.

I t i n erá r i o 4º Dia – Split / DubrovnikVisita de Split – Palácio de Dio-cleciano, Templo de Júpiter,Peristilo e Catedral. Almoço esaída para Dubrovnik, a Pérolado Adriático. A cidade antiga,declarada património universalda UNESCO, rodeada por1940m de muralhas góticas erenascentistas, guarda no seuinterior numerosas igrejas epalácios de estilo renascentis-ta. Jantar e alojamento.

5º Dia – DubrovnikVisita ao centro histórico inclu-indo o Palácio do Reitor, a Ca-

tedral, o Mosteiro Franciscanocom uma das farmácias maisantigas da Europa, entre outrosedifícios. Tarde livre para des-frutar desta famosa estância doMar Adriático, com inúmerosbares e esplanadas. Jantar ealojamento.

6º Dia – Dubrovnik / PlitviceSaída para Plitvice, via Trilj, ci-dade romântica nas margensdo Rio Cetina. Almoço e conti-nuação até ao Parque NacionalLagos Plitvice, Património daUNESCO. São 16 lagos ligadospor uma série de cascatas e ro-

Gastos de Cancelamento10 a 7 dias antes da partida: 25%6 a 4 dias antes da partida: 50%3 dias ao dia partida: 100%

Zagreb Internacional****Rijeka Bonavia****Split Art**** / Dalmina****Dubrovnik Lero***Plitvice Jezero*** / Plitvice****na partida de 01 Abril o alojamentopoderá ser feito em Opatija em vez deRijeka

Hotéis Previstosou Similares

Preços por pessoa

01-Abr 1.304 • 1.771 •Mai-Out 1.358 • 1.484 •

DATAS DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP cl.L Jul-16Set 70•; outras classes Abr-Out cl.W 60•, cl.V 110•.BRUSSELS cl.S 35•, cl.W 70•, cl.V 110•.LUFTHANSA De Lisboa - cl.W 15•, cl.V 45•; Do Porto - cl.S 70•, cl.W 145•.

deados de uma densa floresta.Jantar e alojamento.

7º Dia – Plitvice / ZagrebManhã dedicada à Natureza,com uma caminhada pelo Par-que Nacional para conhecer osLagos de Plitvice. Almoço e sa-ída para Zagreb. Jantar e aloja-mento.

8º Dia - Zagreb / PortugalTransporte para o aeroporto eembarque com destino a Por-tugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

CIRCUITOS EUROPEUS 2012 Tornamos reais as suas viagens de sonho. 35

Capitais BálticasVilnius , Riga e Tallinn

1º Dia – Portugal / VilniusVoo regular com destino a Vil-nius, via outra cidade europeia.Chegada, transporte ao hotel ealojamento.

2º Dia - VilniusSaída para visita panorâmica dacidade, capital da Lituânia, co-nhecida pelos mais de 1200edifícios medievais e 48 igrejas.No centro histórico, declaradoem 1994 Património da Huma-nidade pela Unesco, destacam-se a Catedral neoclássica, a Tor-re Gediminas, a Igreja deS.Pedro e S.Paulo, a Igreja góti-ca de Santa Ana, a antiga Uni-versidade e as Portas da Auro-ra. Tarde livre ou possibilidadede visita opcional a Trakai - an-tiga cidade lituana, a 25kms sulde Vilnius, com o castelo situa-do numa pequena ilha do lagoGalve. À noite, jantar opcionalno Restaurante Belmontas. Alo-jamento.

3º Dia – Vilnius / Colina dasCruzes / Rundale / RigaSaída em direcção a Riga, comparagem na Colina das Cruzes,importante centro de peregri-nação católica da Lituânia. Já naLetónia, visita ao famoso Palá-cio de Rundale antiga residên-cia dos Duques de Curlândia,

I t i nerá r i o construído em estilo barrocopelo arquitecto russo de ori-gem italiana F.B.Rastrelli. Che-gada a Riga ao final da tarde,percorrendo as colinas do sulda Letónia. Alojamento.

4º Dia – RigaAntes de conhecer Riga descu-bra a Letónia medieval, comuma excursão ao Parque Naci-onal de Gauja e à cidade de Si-gulda, visitando as ruínas dosCastelos Episcopal e dos Cava-leiros da Espada. Tarde livre.Alojamento.

5º Dia – RigaAntiga cidade hanseática, fun-dada em 1201, Riga é a maiordas 3 capitais bálticas, e umverdadeiro caleidoscópio deestilos arquitectónicos. O pas-seio a pé guiado leva-o à Cida-de Antiga onde se situam oCastelo, a Catedral, a Igreja deS.Pedro, a Porta Sueca, os TrêsIrmãos e o Monumento à Liber-dade. Tarde livre ou excursão aJurmala, a estância balnear porexcelência do país. Jantar noRestaurante La Bohéme, degastronomia local e internaci-onal. Alojamento.

6º Dia – Riga / Parnu / TallinnSaída pela auto-estrada costei-ra para Tallinn. Em rota, brevevisita a Parnu, famosa cidade

balnear da Estónia. Continua-ção através das florestas donorte da Estónia até Tallinn.Alojamento.

7º Dia – TallinnTallinn é uma perfeita simbio-se entre a tranquilidade medi-eval e o bulício da vida moder-na. A visita panorâmica leva-oatravés das muralhas medie-vais até à cidade antiga paraadmirar o Castelo Toompea, a

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Vilnius; Tallinn / Portugal emclasse turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola/italiana emtodas as partidas e portuguesanas datas sublinhadas;

• 7 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoçobuffet;

• 2 jantares;• Transfers de chegada e saída;• Bagageiros nos hotéis;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Lufthansa213,22 • (suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

Abril 29Junho 03,10,17,24Julho 01,08,22,29Agosto 05,12,19,26Setembro 02,09Datas a azul possibilitam a cate-goria 5*; Datas sublinhadas comguia acompanhante de línguaportuguesa.

Gastos de Cancelamento35 a 22 dias antes da partida: 50%21 a 16 dias antes da partida: 75%15 dias ao dia da partida: 100%

Opção Mais Incluído• Trakai (3h);• Jantar Restaurante Belmontas;• Jurmala (4h);• Parque e Palácio Kadriorg (4h).

CIDADE 4 ESTRELAS 5 ESTRELASVilnius Radisson Blu Lietuva Radisson Blu AstorijaRiga Radisson Blu Latvija Radisson Blue RidzeneTallinn Radisson Blu Olympia Savoy Boutique

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

4* 1.325 • 1.575 • 90 •135 •5* 1.425 • 1.726 • 110 •

*MP jantares 2,3,4,6; Supl.transfers 1 pax: 40•

CATEGORIA DUPLO SINGLE SUPL. SUPL.MEIA PENSÃO* MAIS INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea (base LUFTHANSA cl.W)LUFTHANSA - cl.V 90•, cl.Q 165•, cl.G 250•.

Catedral Alexander Nevsky e aCâmara Municipal. Tarde livreou visita opcional ao Parque ePalácio Kadriorg. Jantar medi-eval no Restaurante Pepper-sack. Alojamento.

8º Dia – Tallinn / PortugalTransporte para o aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Vi lni us

Programa Especial com guia acompanhanteLusanova durante toda a viagem.

Consulte o nosso catálogo TOP Grupos Temáticosem www.lusanovatours.pt

Partida Especial - 15 Julho

Tra kai

CIRCUITOS EUROPEUS 201236 www.lusanovatours.pt

8 / 10 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Tallin

ou Riga; S.Petersburgo / Portu-gal em classe turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola/italiana;

• 7 ou 9 noites noites em regimede alojamento e pequeno-al-moço buffet;

• 2 ou 3 jantares;• Transfers de chegada e saída;• Bagageiros nos hotéis;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Lufthansa –226,83 • (suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Visto Rússia;• Bebidas à refeições;• Despesas de reserva.

Programa de 8 DiasJunho 08,15,22,29Julho 06,13,20,27Agosto 03,10,17,24,31Setembro 07,14

Programa de 10 DiasJunho 06,13,20,27Julho 04,11,18,25Agosto 01,08,15,22,29Setembro 05,12

1º Dia - Portugal / RigaVoo regular com destino a Ri-gan, via outra cidade europeia.Chegada, transporte ao hotel ealojamento.

2º Dia - RigaAntiga cidade hanseática, fun-dada em 1201, Riga, capital daLetónia, é a maior das 3 capi-tais bálticas, e um verdadeirocaleidoscópio de estilos arqui-tectónicos. O passeio a pé gui-ado leva-o à Cidade Antigaonde se situam o Castelo, a Ca-tedral, a Igreja de S.Pedro, aPorta Sueca, os Três Irmãos e oMonumento à Liberdade. Tardelivre ou excursão a Jurmala, aestância balnear por excelênciado país. Jantar no RestauranteLa Bohéme, de gastronomia lo-cal e internacional. Alojamento.

3º Dia – Riga / Parnu / TallinnSaída pela auto-estrada costei-ra para Tallinn. Em rota, brevevisita a Parnu, famosa cidadebalnear da Estónia. Continua-ção através das florestas donorte da Estónia até Tallinn.Alojamento.

I t i n erá r i o 4º Dia – TallinnA visita panorâmica leva-o atra-vés das muralhas medievais atéà cidade antiga para admirar oCastelo Toompea, a Catedral Ale-xander Nevsky e a Câmara Mu-nicipal. Tarde livre ou visita opci-onal ao Parque e Palácio Kadri-org. Jantar medieval no Restau-rante Peppersack. Alojamento.

5º Dia – Tallinn / HelsínquiaTransporte ao cais e embarqueem hidrofoil para Helsínquia,atravessando o mar Báltico e oarquipélago finlandês. Chega-da e transporte ao hotel. Res-tante dia livre para explorar acapital finlandesa ao seu gos-to. Alojamento.

6º Dia – HelsínquiaHelsínquia situa-se no cruza-mento entre a cultura do oestee do este europeu, e isto reflec-te-se em todos os aspectos nodia-a-dia da cidade. A visitapanorâmica leva-o até aospor tos marítimos, Man-nerheim Street, Parlamento,Finland Hall, Monumento Si-belius e Toumiokirkko, a igre-ja escavada na rocha. Tardelivre e alojamento.

7º Dia – Helsínquia /S.PetersburgoSaída em direcção a este paraS.Petersburgo. Após cruzar afronteira, paragem em Vyborgpara visitar o castelo. Chegadaà antiga Leninegrado ao finalda tarde e alojamento.

8º Dia – S.PetersburgoS.Petersburgo é uma cidade es-pectacular. Os seus palácios impe-riais e museus gozam de famamundial, enquanto o Rio Neva eos seus canais deram-lhe o apeli-do de Veneza do Norte. Visita pa-norâmica da cidade incluindo aFortaleza S.Pedro e S.Paulo, o Pa-lácio de Inverno, a Catedral S.Isaac,a Igreja do Salvador, o ConventoNevsky, entre outros locais. Á tar-de prosseguimento para Pe-terhof, uma obra-prima do tem-po de Pedro O Grande, com o im-pressionante Grande Palácio, Ave-nida da Água e os maravilhososparques. Visita opcional nocturnaao Palácio Nikolaevksy, com es-pectáculo de folclore russo, acom-panhado de champanhe e sna-cks. Alojamento.

9º Dia – S.PetersburgoManhã livre ou possibilidade deefectuar excursão opcional àcidade de Zarskoye Selo ondese localiza o impressionantePalácio de Catarina, residênciade verão dos czares. À tarde vi-sita ao mundialmente famosoMuseu de Arte Hermitage. Jan-tar típico russo no RestauranteNa Zdoroviye. Alojamento.

10º Dia – S.Petersburgo /PortugalTransporte para o aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Gastos de Cancelamento35 a 22 dias antes da partida: 50%21 a 16 dias antes da partida: 75%15 dias ao dia da partida: 100%

Opção Mais Incluído• Parque e Palácio Kadriorg (4h);• Palácio Nikolaevsky;• Palácio de Catarina (4h).

Riga Radisson Blu Latvija****Tallin Radisson Blu Olympia****Helsínquia Radisson Blu Plaza*****S.Petersburgo Radisson Sonya****

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Tallinn-S.Petersburgo 1.657 • 2.007 •8 dias 125 • 130 •Riga-S.Petersburgo 1.817 • 2.267 •10 diasSupl. partidas Junho - 90• pax em dbl, 175• pax em sgl* MP 8 dias jantares 1,3,4,5,6; MP 10 dias jantares 3,5,6,7,8Supl. transfers 1 pax: 45•.

PROGRAMA DUPLO SINGLE SUPL. MEIA SUPL. MAIS

PENSÃO* INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea (base LUFTHANSA LIS cl.W)LUFTHANSA (de Lisboa) - cl.V 50•, cl.Q 100•.LUFTHANSA (do Porto) - cl.S 0• cl.W 65•, cl.V 145•.KLM - cl.N 60•, cl.E 115•, cl.Q 185•.

Ri ga

S . Petersburgo

Anel do BálticoRiga , Tallinn, Helsí nsqui a , S.Petersburgo

CIRCUITOS EUROPEUS 2012 Tornamos reais as suas viagens de sonho. 37

13 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Vilnius; S.Petersburgo / Portugalem classe turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola/italiana;

• 12 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoçobuffet;

• 3 jantares;• Transfers de chegada e saída;• Bagageiros nos hotéis;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 226,83 • (suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Visto Rússia;• Bebidas à refeições;• Despesas de reserva.

Junho 03,10,17,24Julho 01,08,15,22,29Agosto 05,12,19,26Setembro 02,09

Báltico CompletoVilnius , Riga , Tallin , Helsí nqui a , S.Petersburgo

1º Dia – Portugal / VilniusVoo regular com destino a Vil-nius, via outra cidade europeia.Chegada, transporte ao hotel ealojamento.

2º Dia - VilniusSaída para visita panorâmica dacidade, capital da Lituânia, co-nhecida pelos mais de 1200edifícios medievais e 48 igrejas.No centro histórico, Patrimónioda Unesco, destacam-se a Ca-tedral neoclássica, a Torre Ge-diminas, a Igreja de S.Pedro eS.Paulo, a Igreja gótica de San-ta Ana, a antiga Universidade eas Portas da Aurora. Tarde livreou possibilidade de visita opci-onal a Trakai, antiga cidade li-tuana com o castelo situadonuma pequena ilha do lagoGalve. À noite, jantar opcionalno Restaurante Belmontas. Alo-jamento.

3º Dia – Vilnius / Colina dasCruzes / Rundale / RigaSaída em direcção a Riga, comparagem na Colina das Cruzes,importante centro de peregri-nação católica da Lituânia. Já naLetónia, visita ao famoso Palá-cio de Rundale antiga residên-cia dos Duques de Curlândia,construído em estilo barroco.Chegada a Riga ao final da tar-de, percorrendo as colinas dosul da Letónia. Alojamento.

I t i nerá r i o 4º Dia – RigaAntes de conhecer Riga des-cubra a Letónia medieval,com uma excursão ao ParqueNacional de Gauja e à cidadede Sigulda, visitando as ruí-nas dos Castelos Episcopal edos Cavaleiros da Espada.Tarde livre ou visita opcionalao Museu Etnológico a CéuAberto, uma exposição sobrea vida do país no séc.XVIII.Alojamento.

5º Dia – RigaAntiga cidade hanseática,fundada em 1201, Riga é amaior das 3 capitais bálticas,e um verdadeiro caleidoscó-pio de estilos arquitectóni-cos. O passeio a pé guiadoleva-o à Cidade Antiga ondese situam o Castelo, a Cate-dral, a Igreja de S.Pedro, aPorta Sueca, os Três Irmãos eo Monumento à Liberdade.Tarde livre ou excursão a Jur-mala, a estância balnear porexcelência do país. Jantar noRestaurante La Bohéme, degastronomia local e interna-cional. Alojamento.

6º Dia – Riga / Parnu / TallinnSaída pela auto-estrada costei-ra para Tallinn. Em rota, brevevisita a Parnu, famosa cidadebalnear da Estónia. Continua-ção através das florestas donorte da Estónia até Tallinn.Alojamento.

7º Dia – TallinnTallinn é uma perfeita simbio-se entre a tranquilidade medi-eval e o bulício da vida moder-na. A visita panorâmica leva-oatravés das muralhas medie-vais até à cidade antiga paraadmirar o Castelo Toompea, aCatedral Alexander Nevsky e aCâmara Municipal. Tarde livreou visita opcional ao Parque ePalácio Kadriorg. Jantar medi-eval no Restaurante Peppersa-ck. Alojamento.

8º Dia – Tallinn / HelsínquiaTransporte ao cais e embarqueem hidrofoil para Helsínquia,atravessando o mar Báltico e oarquipélago finlandês. Chega-da e transporte ao hotel. Res-tante dia livre para explorar acapital finlandesa ao seu gos-to. Alojamento.

9º Dia – HelsínquiaHelsínquia situa-se no cruza-mento entre a cultura do oes-te e do este europeu, e istoreflecte-se em todos os as-pectos no dia-a-dia da cida-de. A visita panorâmica leva-o até aos portos marítimos,Mannerheim Street, Parla-mento, Finland Hall, Monu-mento Sibelius e Toumioki-rkko, a igreja escavada na ro-cha. Tarde livre e alojamento.

10º Dia – Helsínquia /S.PetersburgoSaída em direcção a este paraS.Petersburgo. Após cruzar afronteira, paragem em Vyborg

para visitar o castelo. Chegadaà antiga Leninegrado ao finalda tarde e alojamento.

11º Dia – S.PetersburgoOs palácios e museus deS.Petersburgo gozam de famamundial, enquanto o Rio Nevae os seus canais deram-lhe oapelido de Veneza do Norte.Visita panorâmica da cidade:Fortaleza S.Pedro e S.Paulo, Pa-lácio de Inverno, CatedralS.Isaac, Igreja do Salvador, Con-vento Nevsky, etc. À tarde visi-ta a Peterhof, uma obra-primado tempo de Pedro O Grande,com o impressionante GrandePalácio, Avenida da Água e osmaravilhosos parques. Visitaopcional nocturna ao PalácioNikolaevksy, com espectáculode folclore russo, acompanha-do de champanhe e snacks.Alojamento.

12º Dia – S.PetersburgoManhã livre ou possibilidade deefectuar excursão opcional àcidade de Zarskoye Selo ondese localiza o Palácio de Catari-na, residência de verão dos cza-res. À tarde visita ao famosoMuseu Hermitage. Jantar típicorusso no Restaurante Na Zdo-roviye. Alojamento.

13º Dia – S.Petersburgo /PortugalTransporte para o aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Gastos de Cancelamento35 a 22 dias antes da partida: 50%21 a 16 dias antes da partida: 75%15 dias ao dia da partida: 100%

Opção Mais Incluído• Trakai (3h);• Jantar Restaurante Belmontas;• Parque e Palácio Kadriorg (4h);• Palácio Nikolaevsky;• Palácio de Catarina (4h).

Vilnius Radisson Blu Lietuva****Riga Radisson Blu Latvija****Tallinn Radisson Blu Olympia****Helsínquia Radisson Blu Plaza*****S.Petersburgo Radisson Sonya****

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Jun 2.347 • 3.047 •190 • 200 •Jul-Set 2.247 • 2.847 •

*MP jantares dias 2,3,4,6,8,9,10,11Supl.transfers 1 pax: 45•

DATAS DUPLO SINGLE SUPL. MEIA SUPL. MAISPENSÃO* INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea (base LUFTHANSA cl.W)LUFTHANSA - cl.V 90•, cl.Q 165•, cl.G 250•.

P raç a do S enado, Helsí nq ui a

CIRCUITOS EUROPEUS 201238 www.lusanovatours.pt

9 / 12 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Esto-

colmo; S.Petersburgo ouMoscovo / Portugal em classeturística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 8 ou 11 noites em regime dealojamento e pequeno-almoçobuffet;

• Cruzeiro nocturno no BálticoTallinn-Helsínquia na compa-nhia “Tallink Slija Line” em cabi-ne dupla interior;

• Comboios Helsínquia - S.Petersburgo - Moscovo em 2ªclasse;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Klm – 209,69 • //208,90 • (suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Visto Rússia;• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Junho 23,30Julho 07,14,21,28Agosto 04,11,18,25Setembro 01,08,15

1º Dia - Portugal / EstocolmoVoo regular com destino a Es-tocolmo. Chegada, transporteao hotel e alojamento.

2º Dia – EstocolmoVisita à Câmara Municipal deEstocolmo e ao Museu Wasa.Tarde livre para explorar a ca-pital sueca a seu gosto. Sugeri-mos um passeio pelo burgoantigo ou Gamla Stana e assuas ruas de época medieval,onde se encontram o PalácioReal, a Catedral, entre outrasatracções. Alojamento.

3º Dia – Estocolmo –Cruzeiro no BálticoManhã livre. Transporte ao por-to e embarque em cruzeiropara realizar a travessia noctur-na até Tallinn. Noite a bordo.

4º Dia – TallinnDesembarque e visita panorâ-mica da cidade através dasmuralhas medievais até à cida-de antiga, a Catedral AlexanderNevsky, a Igreja Niguliste e aCâmara Municipal do séc.XIII.Transporte ao hotel e resto detempo livre. Alojamento.

5º Dia – Tallinn / HelsínquiaTransporte ao cais e embarque

I t i n erá r i o em ferry para Helsínquia, atra-vessando o mar Báltico e o ar-quipélago finlandês. Chegada evisita panorâmica: Parque de Si-belius, Praça do Senado, Casade Alvar Aalto, Toumiokirkko -a igreja escavada na rocha, aMannerheimitie, etc. Tarde livree alojamento.

6º Dia – Helsínquia /S.PetersburgoTransporte à estação e embar-que em comboio para S. Peter-sburgo, cidade situada nasmargens do Rio Neva, e umadas mais bonitas do mundo.Alojamento.

7º Dia – S.PetersburgoVisita panorâmica da cidade:Praça dos Palácios, Praça deS.Isaac e a sua catedral, as prin-cipais avenidas e a FortalezaS.Pedro e S.Paulo, o Palácio deInverno, a Catedral S.Isaac. Visi-ta ao mundialmente famosoMuseu de Arte Hermitage. Alo-jamento.

8º Dia – S.PetersburgoDia livre. Excursão opcional aoPalácio de Petrodvorest. Aloja-mento.

9º Dia – S.Petersburgo /MoscovoTransporte à estação e embar-

que em comboio para Moscovo.A viagem é feita através de es-pectaculares paisagens russas aolongo do Rio Volga. Chegada etransporte ao hotel. Alojamento.

10º Dia – MoscovoVisita panorâmica da capital daRússia: a Universidade, o TeatroBolshoi, a Praça Vermelha ondese localiza o Kremlin, a Catedralde S.Basílio, e uma das estaçõesde metro, autênticos museusabaixo do solo. Alojamento.

Estocolmo Rica Kungsgatan**** / Rica City****Tallinn Sokos Viru****Helsínquia Radisson Blu Seaside****S. Petersburgo Ambassador****Moscovo Golden Ring*****Alterações aos hotéis – consultar pág.4

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

Estocolmo-S.Peterburgo - 9 dias 1.768 • 2.182 • 223 •Estocolmo-Moscovo - 12 dias 2.193 • 2.773 • 297 •*MP todos os jantares (do 1º ao penúltimo dia)

DATAS DUPLO SINGLE SUPL. MP*

Supl.tarifa aérea 9 dias (base KLM cl.E)KLM - cl.Q 60•, cl.H 130•.AIR FRANCE - cl.E 35•, cl.Q 90•.LUFTHANSA de Lisboa - cl.W 35•, cl.V 115•; do Porto cl.S 20•, cl.W 100•.Supl.tarifa aérea 12 dias (base KLM cl.E)KLM - cl.Q 55•, cl.H 130•.AIR FRANCE - cl.E 65•, cl.Q 140•.LUFTHANSA de Lisboa - cl.W 0•, cl.V 20•, cl.Q 65•; do Porto cl.S 40•, cl.W 120•.

Tallinn

11º Dia – MoscovoVisita ao recinto amuralhadodo Kremlin, antiga residênciados czares, actualmente centroda presidência. Tarde livre. Alo-jamento.

12º Dia – Moscovo /PortugalTransporte para o aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Esto colmo

Báltico, Estocolmo, S. Petersburgo, MoscovoEstocolmo, Tallinn, Helsí nquia , S.Petersburgo, Moscovo

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Peterhof, S . Pete sburgo

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 39

Rota do CzarHelsí nqui a , S . Petersburgo, Mos covo

9 / 10 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Helsínquia; Moscovo / Portugalem classe turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola/italiana);

• 8 noites em regime de alojamen-to e pequeno-almoço buffet;

• 1 jantar;• Comboio de alta velocidade

Sapsan S. Petersburgo / Mos-covo em 2ª classe;

• Transfers de chegada e saída;• Bagageiros nos hotéis e nas es-

tações de caminho-de-ferro;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Lufthansa –221,09 • // Tap - 149,50 • (suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Visto Rússia;• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

Junho 10,17,24Julho 01,08,15,22,29Agosto 05,12,19,26Setembro 02,09,16Partidas voos directos Tap – 1 diaantes (noite extra em Helsínquia).

1º Dia – Portugal /HelsínquiaVoo regular com destino a Hel-sínquia. Chegada, transporteao hotel e alojamento.

2º Dia – HelsínquiaHelsínquia situa-se no cruza-mento entre a cultura do oestee do este europeu, e isto reflec-te-se em todos os aspectos nodia-a-dia da cidade. A visita pa-norâmica da cidade leva-o atéaos portos marítimos, Man-nerheim Street, Parlamento,Finland Hall, Monumento Sibe-lius e Toumiokirkko, a igreja es-cavada na rocha. Tarde livre ealojamento.

3º Dia – Helsínquia /S.PetersburgoSaída em direcção a este paraS.Petersburgo. Após cruzar afronteira, paragem em Vyborgpara visitar o castelo. Chegadaà antiga Leninegrado ao finalda tarde e alojamento.

4º Dia – S.PetersburgoS.Petersburgo é uma cidadeespectacular. Os seus paláciosimperiais e museus gozam de

I t i nerá r i o fama mundial, enquanto o RioNeva e os seus canais deram-lhe o apelido de Veneza do Nor-te. Visita panorâmica da cidadeincluindo a Fortaleza S.Pedro eS.Paulo, o Palácio de Inverno, aCatedral S.Isaac, a Igreja do Sal-vador, o Convento Nevsky,entre outros locais. Á tardeprosseguimento para Pe-terhof, uma obra-prima dotempo de Pedro O Grande,com o impressionante Gran-de Palácio, Avenida da Água

e os maravilhosos parques.Visita opcional nocturna aoPalácio Nikolaevksy, com es-pectáculo de folclore russo,acompanhado de champa-nhe e snacks. Alojamento.

5º Dia – S.PetersburgoManhã livre ou possibilidade deefectuar excursão opcional àcidade de Zarskoye Selo ondese localiza o impressionantePalácio de Catarina, residênciade verão dos czares. À tarde vi-sita ao mundialmente famosoMuseu de Arte Hermitage. Jan-tar típico russo no RestauranteNa Zdoroviye. Alojamento.

6º Dia – S.Petersburgo /MoscovoManhã livre. Ao redor do meio-dia transporte à estação e em-barque em comboio de alta ve-locidade para Moscovo. A via-gem é feita através de especta-culares paisagens russas ao lon-go do Rio Volga. Chegada etransporte ao hotel. Alojamento.

7º Dia – MoscovoMoscovo, a capital do país ape-lidada de “Mãe da Rússia”, éuma cidade genuína russa, edevido às dramáticas mudan-

ças dos últimos anos, transfor-mou-a numa das mais dinâ-micas cidades do mundo. Vi-sita panorâmica: Praça Ver-melha onde se localiza o Kre-mlin; Praça do Teatro com ofamoso Bolshoi, colinas Spar-row com a Universidade euma das estações de metro,autênticos museus abaixo dosolo. À tarde, visita à famosafortaleza do Kremlin, incluin-do as catedrais. Cruzeiro noc-turno opcional no Rio Mosco-vo. Alojamento.

8º Dia – MoscovoDia livre. Excursão opcional aoConvento Novodevichy, doséc.XVI, um dos edifícios maisbonitos da cidade e cheio dehistória e tesouros. À noite, pos-sibilidade de visitar um antigocirco russo. Alojamento.

9º Dia - Moscovo / PortugalTransporte para o aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Helsínquia Radisson Blu Plaza*****S.Petersburgo Radisson Sonya****Moscovo Holiday Inn Lesnaya****

Hotéis Previstos ou Similares

Preços por pessoa

9 diasJun-1Jul 1.820 • 2.370 •8Jul-Set 1.720 • 2.170 •

180 • 240 •10 dias - voos directos Tap

Jun 1.870 • 2.465 •7Jul-Set 1.861 • 2.356 •

MP 9 dias jantares dias 1,2,3,4,6,7,8; MP 10 dias jantares dias 2,3,4,5,6,8,9Supl. transfers 1 pax: 70•

PROGRAMA DATAS DUPLO SINGLE SUPL. MP* SUPL.MAIS INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea 9 dias (base LUFTHANSA LIS cl.W)LUFTHANSA - de Lisboa cl.V 35•, cl.Q 80•; do Porto cl.S 0•, cl.W 70•, cl.V 130•.KLM - cl.E 20•, cl.Q 70•, cl.H 145•

Sup.tarifa aérea 10 dias (base TAP cl.L)TAP - outras classes Jun cl.P/U 120• cl.P/V 175•; Jul-Set cl. P/U 50•, cl.P/V 100•.

C atedral O r to doxa , Helsí nq ui a

Gastos de Cancelamento35 a 22 dias antes da partida: 50%21 a 16 dias antes da partida: 75%15 dias ao dia da partida: 100%

Opção Mais Incluído• Palácio Nikolaevsky;• Palácio de Catarina (4h);• Cruzeiro no Rio Moscovo;• Convento Novodevichy (4h);• Circo Russo.

CIRCUITOS EUROPEUS 201240 www.lusanovatours.pt

7 / 10 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

S.Petersburgo; Moscovo / Por-tugal em classe turística;

• 6 ou 9 noites em regime de alo-jamento e pequeno-almoçobuffet;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua espanhola/italiana;

• 1 jantar típico russo;• Comboio de alta velocidade

Sapsan S. Petersburgo / Mos-covo em 2ª classe;

• Transfers de chegada e saída;• Bagageiros nos hotéis e nas es-

tações de caminho-de-ferro;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Tap – 190,63 •(suj. a alteração);

• Seguro de Viagem.

NÃO INCLUI• Visto;• Bebidas às refeições;• Despesas de Reserva.

Maio 01,22Junho 05,12,19,26Julho 03,10,17,24,31Agosto 07,14,21,28Setembro 04,11,18,25Nota: as datas sublinhadaspemitem a extensão ao Anel deOuro (7º ao 10º dia).

1º Dia – Portugal /S.PetersburgoVoo regular com destino aS.Petersburgo, via outra cidadeeuropeia. Chegada e transpor-te ao hotel. Alojamento.

2º Dia – S.PetersburgoS.Petersburgo é uma cidadeespectacular. Os seus paláciosimperiais e museus gozam defama mundial, enquanto o RioNeva e os seus canais deram-lhe o apelido de Veneza do Nor-te. Visita panorâmica da cidadeincluindo a Fortaleza S.Pedro eS.Paulo, o Palácio de Inverno, aCatedral S.Isaac, a Igreja do Sal-vador, o Convento Nevsky, en-tre outros locais. Á tarde pros-seguimento para Peterhof, umaobra-prima do tempo de PedroO Grande, com o impressionan-te Grande Palácio, Avenida daÁgua e os maravilhosos par-ques. Visita opcional nocturnaao Palácio Nikolaevksy, comespectáculo de folclore russo,acompanhado de champanhee snacks. Alojamento.

3º Dia – S.PetersburgoManhã livre ou possibilidade deefectuar excursão opcional à

I t i n erá r i o cidade de Zarskoye Selo ondese localiza o impressionantePalácio de Catarina, residênciade verão dos czares. À tarde vi-sita ao mundialmente famosoMuseu de Arte Hermitage. Jan-tar típico russo no RestauranteNa Zdoroviye. Alojamento.

4º Dia – S.Petersburgo /MoscovoManhã livre. Ao redor do meio-dia transporte à estação e em-barque em comboio de alta ve-locidade para Moscovo. A via-gem é feita através de especta-culares paisagens russas ao lon-go do Rio Volga. Chegada etransporte ao hotel. Alojamento.

5º Dia – MoscovoMoscovo, a capital do país ape-lidada de “Mãe da Rússia”, éuma cidade genuína russa, edevido às dramáticas mudan-ças dos últimos anos, transfor-mou-a numa das mais dinâmi-cas cidades do mundo. Visitapanorâmica: Praça Vermelha

onde se localiza o Kremlin; Pra-ça do Teatro com o famoso Bol-shoi, colinas Sparrow com aUniversidade e uma das esta-ções de metro, autênticos mu-seus abaixo do solo. À tarde,visita à famosa fortaleza do Kre-mlin, incluindo as catedrais.Cruzeiro nocturno opcional noRio Moscovo. Alojamento.

6º Dia – MoscovoDia livre. Excursão opcional aoConvento Novodevichy, doséc.XVI, um dos edifícios maisbonitos da cidade e cheio dehistória e tesouros. À noite, pos-sibilidade de visitar um antigocirco russo. Alojamento.

7º Dia – Moscovo / Vladimir /SuzdalInício da jornada pelas antigascidades russas, num territóriodenominado Anel Dourado.Em Sergjev Posad visita aoMosteiro Trinity Lavra deS.Sergius, o coração espiritualda Igreja Ortodoxa Russa. Atra-vés de paisagens cénicas, che-gada a Vladimir, uma antigacapital do país. Visitas às cate-drais da Assunção e deS.Demetrius, ambas patrimó-

nio da UNESCO, e à Porta Dou-rada. Continuação para Suzdale alojamento.

8º Dia – SuzdalDatada de há 1000 anos, Suz-dal é uma pequena cidade decontos de fadas, com váriosexemplos da antiga arquitectu-ra russa. Durante a visita de diainteiro descobriremos todos osseus tesouros: o Kremlin, a Ca-tedral da Natividade, o Museude Arquitectura de Madeira, oMosteiro S.Ethymius e a Cate-dral da Transfiguração.

9º Dia – Suzdal /Bogolybovo / MoscovoSaída para a aldeia de Bogoly-bobo para admirar a espanto-sa Igreja da Intersecção da San-ta Virgem no Nerl, de uma sócúpula, construído numa pe-quena colina. Viagem de re-gresso a Moscovo. Alojamento.

10º Dia - Moscovo /PortugalTransporte para o aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Gastos de Cancelamento35 a 22 dias antes da partida: 50%21 a 16 dias antes da partida: 75%15 dias ao dia da partida: 100%

Opção Mais Incluído• Palácio Nikolaevsky;• Palácio de Catarina (4h);• Cruzeiro no Rio Moscovo;• Convento Novodevichy (4h);• Circo Russo.

S.Petersburgo Radisson Sonya****Moscovo Holiday Inn Lesnaya****Suzdal Nikolaevsky Posad****

Hotéis Previstosou Similares

Preços por pessoa

Sinfonia Russa - 7 dias 1.517 • 1.867 • 130 • 240 •Anel de Ouro - 10 dias 1.897 • 2.347 • 200 •*MP 7 dias jantares dias 1,2,4,5,6*MP 10 dias jantares dias 1,2,4,5,6,7,8,9Supl.partidas programa 7 dias 22Mai+5Jun+3Jul: 90• / pax em dbl, 175• em sglSupl.partidas programa 10 dias 26Jun: 90• / pax em dbl, 175• em sglSupl. transfers 1 pax: 65•

PROGRAMA DUPLO SINGLE SUPL. MEIA SUPL. MAIS

PENSÃO* INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea (base ida LUFTHANSA cl.S, regresso TAP cl.U)LUFTHANSA/TAP - cl.W 70•, cl.V/P 115•, cl.Q/V 155•.KLM - cl.E 0•, cl.Q 25•, cl.H 95•.AIR FRANCE - cl.E 0•, cl.Q 55•, cl.K 125•.

Palá c i o de C atari na , Z arskoye S elo

Ig rej a S . B así lio, Mos covo

Rússia e O Anel de OuroS. Petersburgo, Moscovo, V ladimir, Su zdal , B ogolybovo

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

B ergen

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 41

10 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Copenhaga / Bergen; Estocol-mo / Portugal em classe turísti-ca;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 9 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• 1 jantar;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 176,24 • (suj. aalteração)

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

Junho 15, 22Julho 06, 13, 20, 27Agosto 10, 17, 24, 31Setembro 07

1º Dia – Portugal /CopenhagaVoo regular com destino a Co-panhaga. Chegada, transporteao hotel e alojamento. Co-penhaga é a capital dinamar-quesa há 600 anos e o seu cen-tro está consideravelmente ce-dido aos peões, enriquecidopor uma enorme variedade depropostas de compras e entre-tenimento. Alojamento.

2º Dia – CopenhagaVisita panorâmica da cidade:Parlamento, Praça da CâmaraMunicipal, Palácio Christian-borg e A Pequena Sereia – es-tátua em memória de HansChristian Andersen e símboloda cidade. Resto de dia livre.Alojamento.

3º Dia – Copenhaga / BergenTempo livre até a hora do trans-porte para o aeroporto. Voocom destino a Bergen. Chega-da, transporte ao hotel e aloja-mento.

4º Dia – BergenVisita panorâmica da 2ª cidadeda Noruega e a porta de entra-da para os fiordes: as casas han-seáticas características de Ber-gen e a cidade antiga. Tarde li-vre. Recomendamos tomar ofunicular até ao cimo do mon-

I t i nerá r i o te Floyen e desfrutar das fantás-ticas vistas da cidade. Aloja-mento.

5º Dia – Bergen / Região dosFiordesSugerimos que, opcionalmen-te, em Voss embarque no com-boio mais famoso da Escandi-návia - o Flamsbana, que du-rante um percurso de 20km olevará por surpreendentes va-les e belas paisagens de mon-tanhas e cascatas. Cruzeiro (in-cluído) de 2 horas pelo Sogne-fjord – o fiorde dos sonhos –desde Gudvagen até Kaupan-ger. Chegada à região dos Fi-ordes. Jantar e alojamento.

6º Dia – Região Dos Fiordes /Geiranger / AlesundDia inteiro dedicado a per-correr esta região, incluindoa visita ao glaciar de Briks-dals. Embarque no cruzeirode 50 minutos no Fiorde deGeiranger. Depois de desfru-tar das espectaculares paisa-gens, chegada a Alesund.Alojamento.

7º Dia – Alesund /Lillehamer / OsloSaída para Adalsnes contor-nando o fiorde de Molde. Atra-vés das terras Troll e do Vale deRomsdal, e das povoações deOtta e Dombas, chegaremos aLillehammer, sede dos Jogos

Olímpicos de Inverno de1994. Visita às pistas de ski econtinuação para Oslo. Pri-meiro contacto com a capitalreal da Noruega, situada en-tre três colinas e o fiorde deOslo. Alojamento.

8º Dia – OsloSaída para visita panorâmicada cidade: Pargue Frogner,emoldurado pelas esculturasde Gustav Vigeland; avenidaKarl-Johans, Câmara Munici-pal, Palácio Real, entre outrasatracções. Tarde livre. Reco-mendamos um passeio entrea zona pedestre e o porto.Alojamento.

9º Dia – Oslo / Karlstad /EstocolmoSaída com destino a Karlstad,cidade que desfruta o maiornúmero de dias de sol por ano.Continuação até a capital sue-ca, Estocolmo. Visita da cidade,o burgo antigo ou Gamla Sta-na e as suas ruas de época me-dieval, onde se encontram oPalácio Real, a Catedral, entreoutras atracções. Alojamento.

10º Dia – Estocolmo /PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Opção Mais Incluído• 6 jantares (dias 3,4,6,7,8,9);• Subida em Funicular à colina do

Monte Floyan em Bergen;• Viagem no comboio Flamsbana

em Voss;• Visita aos Museus de Oslo.

Preços por pessoa

Junho-Setembro 2.078 • 2.516 • 170 • 298 •*MP jantares dias 3,4,6,7,8,9

PROGRAMA DUPLO SINGLE SUPL. MEIA SUPL. MAIS

PENSÃO* INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L, voo CPH/BGO SK cl.U)TAP - cl.L redução Junho 55•.

Copenhaga Confort Excelsior***sup (Centro)Bergen Rica Bergen**** (Centro)Região dos Fiordes Skei**** (Paisagem)Alesund Rica Parken**** (Centro)Oslo Rica Holberg**** (Centro)Estocolmo Rica Kungsgatan**** (Centro)Alterações aos hotéis – consultar pág.3

Hotéis Previstos ou Similares

Programa Especial com guia acompanhanteLusanova durante toda a viagem.

Consulte o nosso catálogo TOP Grupos Temáticosem www.lusanovatours.pt

Partidas Especiais - 29 Junho e 3 Agosto

E sto colmo

Capitais Escandinavas e FiordesCop enhaga , B ergen , Fiordes, Alesund , Lillehamer, O slo, Karlstad , Estocolmo

Cop enhaga

CIRCUITOS EUROPEUS 201242 www.lusanovatours.pt

1º Dia – Portugal / BergenVoo regular com destino a Ber-gen, via outra cidade europeia.Chegada, transporte ao hotel ealojamento.

2º Dia – BergenVisita panorâmica da 2ª cidadeda Noruega e a porta de entra-da para os fiordes: as casas han-seáticas características de Ber-

gen e a cidade antiga. Tarde li-vre. Recomendamos tomar ofunicular até ao cimo do mon-te Floyen e desfrutar das fantás-ticas vistas da cidade. Aloja-mento.

3º Dia – Bergen / Região dosFiordesSugerimos que, opcionalmen-te, em Voss embarque no com-boio mais famoso da Escandi-návia - o Flamsbana, que du-

rante um percurso de 20km olevará por surpreendentes va-les e belas paisagens de mon-tanhas e cascatas. Cruzeiro (in-cluído) de 2 horas pelo Sogne-fjord – o fiorde dos sonhos –desde Gudvagen até Kaupan-ger. Chegada à região dos Fior-des. Jantar e alojamento.

4º Dia – Região Dos Fiordes /Geiranger / AlesundDia inteiro dedicado a percor-rer esta região, incluindo a visi-ta ao glaciar de Briksdals. Em-barque no cruzeiro de 50 minu-tos no Fiorde de Geiranger. De-pois de desfrutar das especta-culares paisagens, chegada aAlesund. Alojamento.

5º Dia – Alesund /Lillehamer / OsloSaída para Adalsnes contor-nando o fiorde de Molde. Atra-vés das terras Troll e do Vale deRomsdal, e das povoações deOtta e Dombas, chegaremos aLillehammer, sede dos JogosOlímpicos de Inverno de 1994.Visita às pistas de ski e continu-ação para Oslo. Primeiro con-tacto com a capital real da No-ruega, situada entre três colinase o fiorde de Oslo. Alojamento.

6º Dia – OsloSaída para visita panorâmica da

cidade: Pargue Frogner, emol-durado pelas esculturas de Gus-tav Vigeland; avenida Karl-Jo-hans, Câmara Municipal, PalácioReal, entre outras atracções. Tar-de livre. Recomendamos umpasseio entre a zona pedestre eo porto. Alojamento.

7º Dia – Oslo / Karlstad /EstocolmoSaída com destino a Karlstad,cidade que desfruta o maiornúmero de dias de sol por ano.Continuação até a capital sue-ca, Estocolmo. Visita da cidade,o burgo antigo ou Gamla Sta-na e as suas ruas de época me-dieval, onde se encontram oPalácio Real, a Catedral, entreoutras atracções. Alojamento.

8º Dia – EstocolmoDia livre. Estocolmo é formadapor 14 ilhas, cada uma dasquais com características debairro. Pelas vias fluviais circu-lam barcos de recreio e enor-mes ferries que atravessam oBáltico. Alojamento.

9º Dia – Estocolmo /PortugalTransporte ao aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Bergen; Oslo ou Estocolmo /Portugal em classe turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia de língua portu-guesa;

• 6 ou 8 noites em regime de alo-jamento e pequeno-almoço;

• 1 jantar;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – KLM 211,10 • // 214,30 • (suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis;• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

Junho 17, 24Julho 01, 08, 15, 22, 29Agosto 05, 12, 19, 26Setembro 02, 09

Opção Mais Incluído• 5 jantares (dias 1,2,4,5,6) ou 7

jantares (dias 1,2,4,5,6,7,8);• Subida em Funicular à colina do

Monte Floyan em Bergen;• Viagem no comboio Flamsbana

em Voss;• Visita aos Museus de Oslo;• Visita ao Museu Wasa e Câmara

Municipal em Estocolmo (pro-grama de 9 dias).

Bergen Rica Bergen**** (Centro)Região dos Fiordes Skei**** (Paisagem)Alesund Rica Parken**** (Centro)Oslo Rica Holberg**** (Centro)Estocolmo Rica Kungsgatan**** (Centro)Alterações aos hotéis – consultar pág.3

Hotéis Previstos ou Similares

Alesund

Preços por pessoa

7 Dias 1.438 • 1.739 • 143 • 245 •9 Dias 1.665 • 2.041 • 194 • 339 •* supl.MP todos os jantares

PROGRAMA DUPLO SINGLESUPL. SUPL.

MEIA PENSÃO* MAIS INCLUÍDO

Supl.tarifa aérea (base KLM cl.Q)KLM - cl.Q 55•, cl.H 130•.LUFTHANSA Lisboa - cl.W 25•, cl.V 85•, Porto - cl.W 90•, cl.V 180•.TAP (voo Osl/Bgo com SK cl.U) - cl.W 90•, cl.V 155•.

Suplementos de Partida: 70•

I t i n erá r i o7 / 9 Dias

Fi orde

Escandinávia e FiordesB ergen , Fiordes, Alesund , Lillehamer, O slo, Karlstad , Estocolmo

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Istam bul

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 43

Preços por pessoa

Abr-Out 1.079 • 1.312 •DATAS DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base TURKISH cl.V)TURKISH - Abr-Mai+Set-Out cl.T 60•, cl.E 115•; Jun-14Jul+1-15Set cl.V 60•, cl.T 115•, cl.E 170•;15Jul-Ago cl.V 115•, cl.T 170•, cl.E 220•.

1º Dia – Portugal / IstambulVoo regular com destino a Is-tambul. Chegada, transporteao hotel. Alojamento.

2º Dia - IstambulVisita da Praça de Sultanahmetcom vestígios do HipódromoRomano, um dos maiores domundo antigo, concluído em330 d.C. Segue-se a Mesquitade Sultão Ahmet, a maior de Is-tambul com 6 minaretes e co-nhecida como Mesquita Azul,devido à cor azul e verde pre-dominante nos azulejos dasparedes e da cúpula; a majes-tosa Santa Sofia, que consti-tuiu, na altura da sua constru-ção (ano 537), a maior e maissagrada igreja do mundo bi-zantino; Palácio de Topkapi,centro do poder otomano du-rante quase 400 anos; BazarEgípcio, antigo mercado de es-peciarias. Almoço incluído du-rante as visitas. Alojamento.

3º Dia – Istambul /CanakkaleTempo livre no Grande Bazaronde pode encontrar objectose produtos dos mais comunsaos mais inesperados. Passeiono Bósforo, estreito que sepa-ra a Ásia da Europa, com mag-níficos panoramas das costaseuropeia e asiática embeleza-das de palácios, jardins e casastradicionais de madeira. Almo-

I t i nerá r i o 8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos. Passagem aérea Portugal / Is-

tambul; Kayseri / Istambul / Por-tugal em classe turística;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guia acompanhante delíngua portuguesa;

• 7 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• 11 refeições;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 121,62 •(suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

Sábados de Abril a Outubro

ço e partida para Çanakkale.Travessia de Dardanelos em fer-ry. Jantar e alojamento.

4º Dia – Canakkale / Tróia /Pérgamo / IzmirPartida para Tróia e visita da ci-dade, famosa devido à guerraentre os gregos e troianos. Al-moço. Continuação para Pérga-mo, cidade antiga onde foi in-ventado o pergaminho e visitado Santuário de Asclepio dedi-cado ao deus da medicina Eus-culapio. Viagem para Izmir. Jan-tar e alojamento.

5º Dia - Izmir / Éfeso /PamukkaleViagem para Éfeso e visita des-ta cidade antiga dedicada àDeusa Artemisa. Destaque paraa Biblioteca de Celso, Templode Adriano, Teatro e BanhosPúblicos e Casa da Virgem Ma-ria (acredita-se que Nossa Se-nhora terá vivido aqui os últi-mos anos da sua vida). Almoçoe visita a um centro de peles.Viagem para Pamukkale, pisci-nas termais de origem calcária,que com o passar dos séculosformaram bacias gigantescasde água que descem em casca-ta numa colina. Visto à distân-cia, o panorama lembra ummanto de algodão, daí o nomePamukkale que traduzido doturco significa “Castelo de Algo-dão”. Património da UNESCO,está presentemente sob umplano de protecção e recons-

trução. No mesmo planalto, aalguns metros das termas, situ-am-se as ruínas da necrópolede Hierapolis. Jantar e aloja-mento.

6º Dia - Pamukkale / Konya /CapadóciaPartida para a antiga capital doimpério Seldjucida - Konya. Al-moço no percurso. Chegada evisita do Museu de Mevlana –islâmico mítico e fundador daOrdem Mevlevi. De tarde, via-gem para a Capadócia. No per-curso visita do Caravanserailde Zazadinhan. Jantar e aloja-mento.

7º Dia - CapadóciaDia dedicado à descoberta des-ta região única. A Natureza es-culpiu uma fantástica e quasesobrenatural paisagem. A suaorigem deve-se a dois vulcõesque expeliram a sua lava e cin-

zas que formaram o “tufo”. Ovento e a chuva agindo duran-te milhares de anos foram osescultores destas formaçõesmisteriosas. Os seus antigoshabitantes construíram cida-des subterrâneas e igrejas commurais extraordinários. É o lu-gar ideal para a nossa imagina-ção se perder. Visitas na regiãocom pausa para o almoço: Valede Göreme com as suas Igrejasdos séculos X e XI, Vale Verme-lho, Vale de Uçhisar, visita deuma cidade subterrânea (Sara-tli) e centros de artesanato (ta-petes, ónix e pedras semi-pre-ciosas). Jantar e alojamento.

8º Dia - Capadócia /Istambul / PortugalTransporte ao aeroporto deKayseri, e embarque para Por-tugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Fevereiro a Março, Novembro e DezembroConsulte www.lusanovatours.pt

Tesouros da Turquia

Istambul Titanic Business*****Canakkale Kolin*****Izmir Crowne Plaza*****Pamukkale Pam Termal*****Capadócia Dedeman*****

Hotéis Previstosou Similares

Istam bul

Turquia EternaIstambul , C ana k kale , Tró i a , Pérgamo, Éfeso, Pamu k kale , C apadó c ia

Consultar pág. 44.

Possibilidade de extensão a Antalya

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

HOTEL TIPO QUARTO DATAS 4 DIAS / 3 NOITES NOITE EXTRADUPLO SINGLE DUPLO SINGLE

1-27Abr + 20-31Out 376 • 496 • 80 • 120 •28Abr-1Jun + 29Set-19Out 436 • 586 • 100 • 150 •

Vista Terra 2Jun-6Jul + 8-28Set 496 • 676 • 120 • 180 •Titanic Lara Beach 7-20Jul + 25Ago-7Set 528 • 724 • 131 • 196 • & Resort Hotel***** 21Jul - 24Ago 576 • 796 • 147 • 220 •www.titanic.com.tr/titanicAntalya/ 1-27Abr + 20-31Out 392 • 520 • 85 • 128 •

28Abr-1Jun + 29Set-19Out 456 • 616 • 107 • 160 •Vista Mar 2Jun-6Jul + 8-28Set 516 • 706 • 127 • 190 •

7-20Jul+ 25Ago-7Set 548 • 754 • 137 • 206 •21Jul - 24Ago 596 • 826 • 153 • 230 •

1-28Abr + 20-31Out 516 • 820 • 127 • 228 •29Abr-25Mai + 6-19Out 640 • 1.044 • 168 • 303 •Roof Suite 26Mai-15Jun + 8-21Set 768 • 1.272 • 211 • 379 •Vista Terra 16-29Jun + 25Ago-7Set 872 • 1.460 • 245 • 441 •

Maxx Royal Belek Golf & Spa***** 30Jun - 24Ago 936 • 1.576 • 267 • 480 •www.maxxroyal.com 1-28Abr + 20-31Out 596 • 964 • 153 • 276 •

29Abr-25Mai +6-19Out 720 • 1.188 • 195 • 351 •Roof Suite Vista Mar 26Mai-15Jun +8-21Set 848 • 1.416 • 237 • 427 •/ Suite Vista Terra 16-29Jun+ 25Ago-7Set 952 • 1.604 • 272 • 489 •30Jun-24Ago 1.016 • 1.720 • 293 • 528 •

Supl.transfers 1 pax: 50•

44 www.lusanovatours.pt

1º Dia – Portugal / IstambulVoo regular com destino a Is-tambul. Chegada, transporteao hotel. Alojamento.

2º Dia - IstambulVisita a Istambul, iniciando pelamajestosa e elegante Mesqui-ta de Sultão Ahmet, a maior deIstambul com 6 minaretes econhecida como MesquitaAzul, devido à cor azul e verdepredominante nos azulejos dasparedes e da cúpula; ao Hipó-dromo da época bizantina e àBasílica de Santa Sofia, queconstituiu, na altura da suaconstrução (ano 537), a maiore mais sagrada igreja do mun-do bizantino. Almoço em res-taurante local. À tarde visita aoPalácio Topkapi, a residência

I t i n erá r i o6 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Is-

tambul / Kayseri; Ankara / Istam-bul / Portugal em classe turísti-ca;

• Circuito em autocarro de turis-mo com guias locais de línguaespanhola;

• 5 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• 2 refeições;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 144,62 • (suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Bagageiros nos hotéis;• Despesas de reserva.

EXTENSÃO A ANTALYAExtensão aos circuitos TurquiaEterna e Istambul e Capadócia• Passagem aérea Ankara ou

Kayseri / Antalya / Istambul emclasse turística;

• 3 noites no hotel seleccionadoem regime de tudo incluído;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 22,82 • (suj. aalteração).

Domingos de Março a Dezembro

dos sultões do império otoma-no. A finalizar, paragem noGrand Bazar. Alojamento.

3º Dia – Istambul / Kayseri /CapadóciaManhã livre. Transporte ao ae-roporto e embarque para Kay-seri. Chegada e transporte aohotel na região da Capadócia.Jantar e alojamento.

4º Dia – CapadóciaDia dedicado a explorar estafascinante região, única nomundo, que combina paisa-gens lunares com belas e es-tranhas formações de lava pre-cedentes da erupção do Mon-te Erciyas e da acção da erosão.Visitas ao Vale de Goreme, in-crível complexo monástico bi-zantino com igrejas cravadasna rocha; às povoações troglo-

ditas de Pasabag en Zelve; àfortaleza natural de Uçhisar, àschaminés de Urgup e a uma ci-dade subterrânea. Estas cida-des foram construídas comorefúgios para os cristãos ecompõem-se de vários níveisabaixo da terra. Jantar e aloja-mento.

5º Dia – Capadócia / Ankara/ IstambulSaída para Ankara, capital daTurquia. Visita ao Museu dasAntigas Civilizações de Anató-lia e ao Mausoléu de Ataturk,fundador da Turquia moderna.

C ap adó c i a

Preços por pessoa

Mar-Dez 1.015 • 1.211 •DATAS DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base TURKISH cl.V)TURKISH - Mar-Mai+16Set-Dez cl.T 60•, cl.E 115•; Jun-14Jul+1-15Set cl.V 60•, cl.T 115•, cl.E 170•; 15Jul-Ago cl.V 115•, cl.T 170•, cl.E 220•.

Extensão às praias de Antalya - Preços por pessoa

Istambul Eresin Taxim****Perissia**** / Peri Tower****

Capadócia / Dedeman**** / Dinler****/ Avrasya****

Hotéis Previstosou Similares

Antalya

Transporte ao aeroporto e em-barque para Istambul ou pos-sibilidade de extensão a An-talya. Transporte ao hotel e alo-jamento.

6º Dia – Istambul / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque para Portugal. Chegadae fim dos nossos serviços.

Fim dos nossos serviços.

Possibilidade de adicionar noi-tes extras em Istambul ou efec-tuar extensão opcional às prai-as de Antalaya.

Istambul e CapadóciaIstambul , C apadó c ia , An kara

CIRCUITOS EUROPEUS 2012 Tornamos reais as suas viagens de sonho. 45

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Ate-

nas / Portugal em classe turísti-ca;

• 7 noites em regime de aloja-mento e pequeno-almoço;

• Visitas em autocarro de turismocom guias locais de língua es-panhola;

• 3 jantares;• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Tap – 134,15 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagens.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

Abr-Jun+Set-Out: Domingos e2ªs; Jul-Ago: Domingos

Abr-Out – Domingos e 2ªs; 4 Jul a26 Set – saídas extras 4ªs, 5ªs e 6ªs

1º Dia – Portugal / AtenasVoo regular com destino a Ate-nas. Chegada e transporte aohotel. Alojamento.

2º Dia – AtenasVisita panorâmica de Atenasincluindo: o Estádio Olímpicoonde foram realizadas as pri-meiras olimpíadas dos temposmodernos, o Palácio, o Parla-mento, o Túmulo do SoldadoDesconhecido, a Academia, aUniversidade, o Templo deZeus e a Acrópole. Tarde livre ealojamento.

3º Dia – AtenasDia livre para actividades decarácter pessoal. Possibilidadede efectuar cruzeiro pelas ilhasSarónicas. Alojamento.

4º Dia – Atenas / Epidauro /Mycenas / OlympiaSaída de Atenas e breve para-gem no Canal de Corinto - com6,3kms de comprimento liga oGolfo de Corinto com o MarEgeu. Continuação para Epi-dauro e visita ao anfiteatro, umdos maiores do seu tempo euma excelente acústica consi-

I t i nerá r i o

Grécia ClassicaAtenas, Epidauro, Mycenas, Olympia , D elfos, Meteora

derada perfeita para a época.Passagem pela cidade de Nau-plia e visita à acrópole de Mice-nas, uma das mais famosas dacivilização clássica, com desta-que para as muralhas, a Portados Leões, o túmulo do ReiAgamemmon e o Museu. Che-gada a Olympia, via Pelopone-so. Jantar e alojamento.

5º Dia – Olympia / Patras /DelfosOlympia era o santuário maisimportante da Grécia Antiga,lugar de culto a Zeus. Visita aoEstádio Olímpico, onde se rea-lizaram os primeiros jogos e aomuseu. À tarde, saída para Del-fos passando pela maior pon-te suspensa sobre o mar. Jan-tar e alojamento em Delfos, ci-dade localizada junto ao Mon-te Parnaso.

6º Dia – Delfos / KalambakaDelfos, declarado PatrimónioMundial pela UNESCO era co-nhecida como o centro do mun-do antigo, local dos Jogos Píti-cos e do famoso Oráculo, que selocalizava no templo dedicadoa Apolo. Visita ao sítio arqueo-lógico e ao museu. De tarde, sa-ída para Kalambaka, pequena e

moderna cidade perto de Me-teora. Jantar e alojamento.

7º Dia – Kalambaka /Meteora / AtenasVisita aos Mosteiros de Meteo-ra, espectaculares mosteirosconstruídos no topo dos roche-dos de arenito, cujo nome sig-nifica “Rochas Suspensas” ou“Colunas do Céu”. Regresso aAtenas com breve paragemem Termopylae, onde se en-contra a estátua do rei Leóni-das. Chegada ao final da tardee alojamento.

8º Dia – Atenas / PortugalTransporte ao aeroporto e em-barque com destino a Portugal.Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Nota: a ordem do itinerário alte-ra conforme o dia da partida;este itinerário corresponde à par-tida de domingo; voos Tap - che-gada a Atenas às 05h30 do 2ºdia;, a reserva de hotel é feita apartir da noite anterior para ga-rantir entrada imediata no quar-to e pequeno-almoço.

Consulte pág. 46

Possibilidade de Extensão às Ilhas Gregas

Cruzeiro IlhasSarónicas (opcional)

Ilhas de Hydra, Poros e Egina (diainteiro com almoço:Preço por pessoa: 85•

CIDADE CATEGORIA TURÍSTICA CATEGORIA PRIMEIRAAtenas Arethusa TitâniaOlympia Ilis Arty GrandDelfos Hermes / Olympic ApolloniaKalambaka Orpheas Divani

Hotéis Previstos ou Similares

Atenas

Preços por pessoa

Turística Abr-Out 1.205 • 1.410 •

Primeira Abr+Jul-Ago 1.265 • 1.621 •Mai-Jun+Set-Out 1.355 • 1.791 •

Supl.transfers 1 pax: 40• / trajecto

CATEGORIA DATAS DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP cl.L Jul-16Set 60•; outras classes Abr-Jun+Set-Out cl.W 30•, cl.V 85•.IBERIA de Lisboa cl.S 0•, cl.V 10•, cl.L A 65•; do Porto cl.Q 0•, cl.N 30•, cl.S 65•.

Mete ora

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

S antori ni

46 www.lusanovatours.pt

Atenas e Ilhas GregasAtenas, Mykonos, S antor ini , N a xos , Paros

6 Dias

Datas de Partida

Serviços IncluídosAtenas• Passagem aérea Portugal / Ate-

nas / Portugal em classe turísti-ca;

• 2 noites no hotel seleccionadoem regime de alojamento e pe-queno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Transfers hotel / cais / hotel;• Taxas de IVA• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – Iberia 139,57 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

Ilhas Gregas• Speed boat Atenas / Ilha Selec-

cionada / Atenas em classe tu-rística;

• 3 noites no hotel seleccionadoem regime de alojamento e pe-queno-almoço;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA.

NÃO INCLUI• Bagageiros nos hotéis• Despesas de reserva

Diárias de Abril a Outubro

Notas- as companhias marítimas po-dem alterar ou cancelar as saídasdevido às condições meteoroló-gicas; os preços dos catamarãspodem alterar sem aviso prévio;uma vez efectuada a reserva osgastos de cancelamento serãototais;

HOTEL DATAS 3 DIAS / 2 NOITES NOITE EXTRATPL DBL SGL TPL DBL SGL

Atenas - Preços por pessoa

Arethusa*** Abr-Out 569 • 577 • 606 • 51 • 55 • 69 •Abr+Jul-Ago 558 • 574 • 662 • 45 • 53 • 97 •Titania**** Mai-Jun+Set-Out 598 • 620 • 748 • 65 • 76 • 140 •

Abr 622 • 638 • 812 • 77 • 85 • 172 •Royal Olympic***** Mai-Jun+Set-Out 641 • 670 • 870 • 87 • 101 • 201 •

Jul-Ago 612 • 625 • 782 • 72 • 79 • 157 •

Extensão às Ilhas - Preços por pessoa

Supl.tarifa aérea (base IBERIA LIS cl.V)IBERIA de Lisboa - cl.A 60•, cl.L 110•; do Porto cl.Q 0•, cl.N 25•, cl.S 60•.TAP cl.L 1-9Abr+Jul-16Set 50•; 10Abr-Jun+17Set-Out 0•; outras classes Abr-Out cl.W 25•, cl.V 80•.

MYKONOS29Abr-20Mai+11-25Out 359 • 351 • 459 • 49 • 47 • 83 •

Petassos Town*** 21Mai-7Jun+20Set-10Out 391 • 403 • 555 • 60 • 64 • 115 •(quarto standard) 8Jun-9Jul+27Ago-19Set 459 • 463 • 683 • 83 • 84 • 157 •

10Jul-26Ago 507 • 543 • 839 • 99 • 111 • 209 •15Abr-Mai+6-25Out 315 • 311 • 391 • 35 • 33 • 60 •

Mykonos Palace**** Jun+21Set-5Out 363 • 379 • 503 • 51 • 56 • 97 •(quarto standard) 1-20Jul+1-20Set 419 • 447 • 615 • 69 • 79 • 135 •

21Jul-Ago 495 • 567 • 839 • 95 • 119 • 209 •

Petassos Beach Resort 27Abr-10Mai+11-25Out 399 • 403 • 555 • 63 • 64 • 115 •

& Spa**** 11Mai-7Jun+20Set-10Out 467 • 479 • 711 • 85 • 89 • 167 •

(quarto classico vista jardim) 8Jun-13Jul+27Ago-19Set 535 • 583 • 919 • 108 • 124 • 236 •14Jul-26Ago 635 • 711 • 1.179 • 141 • 167 • 323 •

SANTORINI

Rose Bay**** Mai-15Jun+21Set-Out 381 • 397 • 497 • 48 • 53 • 87 •

(quarto standard) 16Jun-24Jul+11-20Set 433 • 453 • 581 • 65 • 72 • 115 •25Jul-10Set 501 • 529 • 709 • 88 • 97 • 157 •

Abr+16-31Out 373 • 381 • 497 • 45 • 48 • 87 •Kallisthi Thira**** Mai-15Jun+1-15Out 405 • 425 • 573 • 56 • 63 • 112 •(quarto standard) 16Jun-20Jul+26Ago-Set 457 • 481 • 673 • 73 • 81 • 145 •

21Jul-25Ago 505 • 537 • 745 • 89 • 100 • 169 •Abr-8Mai+ 6-31Out 377 • 409 • 561 • 47 • 57 • 108 •

El Greco Resort**** 9Mai-14Jun 433 • 485 • 661 • 65 • 83 • 141 •(quarto standard) 15Jun-20Jul+27Ago-5Out 517 • 541 • 729 • 93 • 101 • 164 •

21Jul-26Ago 521 • 585 • 821 • 95 • 116 • 195 •NAXOS

Naxos Resort*** Abr-8Jun+21Set-Out 319 • 335 • 411 • 36 • 41 • 67 •

(quarto standard) 9Jun-13Jul+1-20Set 383 • 411 • 539 • 57 • 67 • 109 •14Jul-Ago 439 • 487 • 667 • 76 • 92 • 152 •

6-31Mai+21Set-14Out 355 • 391 • 519 • 48 • 60 • 103 •Lagos Mare**** Jun+7-20Set 411 • 455 • 655 • 67 • 81 • 148 •(quarto standard) 1-28Jul+24Ago-6Set 463 • 531 • 795 • 84 • 107 • 195 •

29Jul-23Ago 523 • 603 • 927 • 104 • 131 • 239 •PAROS

Narges**** Mai-12Jun+12Set-20Out 339 • 355 • 427 • 35 • 40 • 64 •

(quarto standard) 13Jun-24Jul+26Ago-11Set 383 • 399 • 503 • 49 • 55 • 89 •25Jul-25Ago 443 • 491 • 615 • 69 • 85 • 127 •

Contaratos Beach**** 18Abr-9Jun+21Set-15Out 335 • 343 • 431 • 33 • 36 • 65 •

(quarto standard) 10Jun-14Jul+29Ago-20Set 383 • 395 • 535 • 49 • 53 • 100 •15Jul-20Ago 491 • 519 • 771 • 85 • 95 • 179 •

Atenas - Supl.transfers nocturnos (22h30-05h30) - 30• / transferSupl.transfers 1 pax / trajecto: Atenas 40•, Mykonos 15•, Santorini 19•, Naxos 15•, Paros 27•

HOTEL DATAS 4 DIAS / 3 NOITES NOITE EXTRATPL DBL SGL TPL DBL SGL

- os hotéis nas ilhas permitemcancelamentos sem gastos até 30dias antes da data da chegada;- os preços base foram feitos parauma combinação de Atenas + 1ilha; no caso de querer combinar2 ilhas, somar o valor dos 3 qua-dros e reduzir 70•.

Paro s

Mykono s

CIRCUITOS EUROPEUS 2012 Tornamos reais as suas viagens de sonho. 47

Programa Odysseus1º Dia – Portugal / Ate-nasVoo regular com destinoa Atenas. Noite a bordo.

2º Dia – Atenas/ Mykonos (2ªs)Chegada e assistência.Pequeno-almoço no Ho-tel Sofitel Airport e trans-porte ao porto do Pireupara check-in no cruzeiropelas ilhas Gregas do MarEgeu e Kusadasi, na Tur-quia. Início da navegaçãoàs 11h00 com chegada aMykonos às 18h00. Tem-po livre na mais cosmopo-lita das ilhas gregas. Nave-gação para Kusadasi às23h00. Pensão completae noite a bordo.

3º Dia – Kusadasi(Turquia) / PatmosPensão completa. Chega-da a Kusadasi pelas 07h00e desembarque. Possibili-dade de efectuar uma ex-

I t i nerá r i o

Cruzeiros nas Ilhas Gregas e TurquiaP rog rama O dyss eus - 8 D i as - Atenas, Mykonos, Kus adasi, Pat mos, Rhodes, Creta , S antor iniP rog rama Ar i adne - 7 D ias - Atenas, Mykonos, Kus adasi, Pat mos, S antorini

cursão opcional a Éfeso,importante cidade da anti-guidade. Embarque às12h00 para a Ilha de Pat-mos com chegada pelas16h00. Tempo livre. Suge-rimos excursão opcional aoMosteiro de S.João e à Gru-ta do Apocalipse. Navega-ção às 21h00 para Rhodes.

4º Dia – RhodesPensão completa. Chega-da a Rhodes às 07h00 etempo livre. Excursão op-cional a Lindos e à suaAcrópole. Navegação às18h00.

5º Dia – Creta/ SantoriniPensão completa. Chega-da a Creta (Heraklion) pe-las 07h00. Desembarquee tempo livre. Sugerimosexcursão opcional ao Pa-lácio de Knossos e à ine-rente lenda do Minotauro.Navegação às 11h30 paraSantorini com chegadapelas 16h30. Tempo livrena ilha cartão-postal da

Grécia, com as típicas ca-sinhas brancas e azuis asubir a montanha. Nave-gação às 20h00.

6º Dia – AtenasChegada ao porto de Pireupelas 06h00. Desembar-que e visita panorâmica dacidade incluindo: EstádioOlímpico onde foram rea-lizadas as primeiras olimpí-adas dos tempos moder-nos, o Palácio, o Parlamen-to, o Túmulo do SoldadoDesconhecido, a Acade-mia, a Universidade, o Tem-plo de Zeus e a Acrópole.Tarde livre. Alojamento.

7º Dia – AtenasDia livre para explorar acidade. Alojamento.

8º Dia – Atenas/ PortugalTransporte ao aeroporto eembarque para Portugal.Chegada.

Fim dos nossosserviços.

Programa Ariadne1º Dia – Portugal /AtenasVoo regular com destinoa Atenas. Chegada, trans-porte ao hotel e aloja-mento.

2º Dia – AtenasVisita panorâmica da ci-dade: Estádio Olímpico,Palácio, Parlamento, Tú-mulo do Soldado Desco-nhecido, Academia, Uni-versidade, Templo deZeus e Acrópole. Tarde li-vre e alojamento.

3º Dia – Atenas/ Mykonos (6ªs)Transporte ao porto de Pi-reu para embarque no cru-zeiro pelas ilhas Gregas doMar Egeu e Kusadasi, naTurquia. Início da navega-ção às 11h00 com chega-da a Mykonos às 18h00.Tempo livre na mais cos-mopolita das ilhas gregas.Navegação para Kusadasi

I t i n erá r i o às 23h00. Pensão comple-ta e noite a bordo.

4º Dia – Kusadasi(Turquia) / PatmosPensão completa. Chega-da a Kusadasi pelas 07h00e desembarque. Possibili-dade de efectuar uma ex-cursão opcional a Éfeso,importante cidade da an-tiguidade. Embarque às12h00 para a Ilha de Pat-mos com chegada pelas16h00. Tempo livre. Suge-rimos excursão opcionalao Mosteiro de S.João e àGruta do Apocalipse. Na-vegação às 21h00 paraSantorini.

5º Dia – SantoriniPensão completa a bordo.

Chegada a Santorini às08h00 e desembarque.Santorini é a ilha cartão-postal da Grécia, com astípicas casinhas brancas eazuis a subir a montanha.Desembarque e dia livre.Navegação às 21h00.

6º Dia – AtenasChegada ao porto de Pi-reu às 06h00. Desembar-que, transporte a Atenase dia livre. Alojamento.

7º Dia – Atenas /PortugalTransporte ao aeroportopara embarque com des-tino a Portugal. Chegada.

Fim dos nossosserviços

8 / 7 Dias Datas de Partida

Odysseus Voos Tap – Do-mingos de 18 Março a 4NovembroAriadne Voos Iberia – Quar-tas de 4 Abril a 24 Outubro

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal

/ Atenas / Portugal emclasse turística;

• Programa Odysseus – 2noites de hotel em Atenas

em regime de alojamentoe pequeno-almoço; 4 noi-tes de cruzeiro da compa-nhia “Louis Hellenic Cruises”em pensão completa;

• Programa Ariadne - 3 noi-tes de hotel em Atenas emregime de alojamento epequeno-almoço; 3 noitesde cruzeiro da companhia“Louis Hellenic Cruises” em

pensão completa;• Visita da cidade de Atenas

e assistência nos cruzeiroscom guias locais de línguaespanhola;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas portuárias – 121 • /

/ 88 • (suj. a alteração)• Taxas de aeroporto, segu-

rança e combustível Tap -

Gastos deCancelamento

61 a 47 dias antes da partida: 10%46 a 32 dias antes da partida: 25%31 a 17 dias antes da partida: 50%16 a 9 dias antes da partida: 75%8 dias ao dia da partida: 100%

CATEGORIA TURÍSTICA PRIMEIRA PRIMEIRA SUPERIORAtenas Arethusa Titânia Royal OlympicCruzeiro IB Standard Interior XA Standard Exterior XD Superior Exterior

Alojamento Previsto

S antor i ni

134,15 • // Ibéria - 139,57 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem

NÃO INCLUI• Visto na Turquia (à chega-

da 15•);• Bagageiros nos hotéis/

cruzeiro;• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

Mykonos

Kus ad asi

Mar-Abr+ 21Out-Nov 1.074 • 1.099 • 1.252 • 790 •IB Mai-8Jul + 19Ago-14Out 1.167 • 1.186 • 1.382 • 790 •

15Jul-12Ago 1.191 • 1.211 • 1.420 • 790 •Mar-Abr+ 21Out-Nov 1.186 • 1.203 • 1.486 • 819 •

XA Mai-8Jul + 19Ago-14Out 1.294 • 1.302 • 1.634 • 819 •15Jul-12Ago 1.284 • 1.280 • 1.584 • 779 •

Mar-Abr+ 21Out-Nov 1.228 • 1.318 • 1.704 • 862 •XD Mai-8Jul + 19Ago-14Out 1.336 • 1.426 • 1.866 • 862 •

15Jul-12Ago 1.338 • 1.416 • 1.831 • 832 •Supl.transfers 1 pax - 40• / trajectoCabine Tripla - IB = IC; XA e XD = XE; *Preço de uma criança 2-11 anos a compartilhar com 2 adultos.

CATEGORIA DATAS TRIPLO DUPLO SINGLE CRIANÇA*Cruzeiro Odysseus - Preços por pessoa

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP cl.L Jul-16Set 60•; outras classes Abr-Jun+Set-Out cl.W 30•, cl.V 85•.

Abr+24Out 957 • 989 • 1.117 • 733 •IB 2Mai-11Jul + 15Ago-17Out 1.014 • 1.050 • 1.209 • 733 •

18Jul-8Ago 1.038 • 1.074 • 1.246 • 733 •Abr+24Out 1.062 • 1.101 • 1.404 • 777 •

XA 2Mai-11Jul + 15Ago-17Out 1.125 • 1.162 • 1.496 • 777 •18Jul-8Ago 1.098 • 1.132 • 1.422 • 717 •Abr+24Out 1.126 • 1.220 • 1.650 • 841 •

XD 2Mai-11Jul + 15Ago-17Out 1.189 • 1.292 • 1.758 • 841 •18Jul-8Ago 1.178 • 1.260 • 1.680 • 797 •

Supl.transfers nocturnos (22h30-05h30) - 30• / transfer; supl.transfers 1 pax - 40• / trajecto.Cabine Tripla - IB = IC; XA e XD = XE; *Preço de uma criança 2-11 anos a compartilhar com 2 adultos.

CATEGORIA DATAS TRIPLO DUPLO SINGLE CRIANÇA*Cruzeiro Adriane - Preços por pessoa

Supl.tarifa aérea (base IBERIA LIS cl.V)IBERIA de Lisboa - cl.A 60•, cl.L 110•; do Porto cl.Q 0•, cl.N 25•, cl.S 60•.TAP cl.L 1-9Abr+Jul-16Set 50•; 10Abr-Jun+17Set-Out 0•; outras classes Abr-Out cl.W 25•, cl.V 80•.Voando Tap - Partidas às 5ªs; reduzir 1 noite em Atenas (ver pag.45), aplicar suplementos de transfers nocturnos + 45• corres-pondentes a assistência e pequeno-almoço no Sofitel Airport à chegada.

Kus adasi

CIRCUITOS EUROPEUS 201248 www.lusanovatours.pt

Cruzeiros nas Ilhas Gregas e TurquiaP rog rama T hess eus - Atenas, Istambul , Iz mir, Patmos, Mykonos, Rhodes, Creta , S antor ini

10 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Ate-

nas / Portugal em classe turísti-ca;

• 2 noites de hotel em Atenas emregime de alojamento e peque-no-almoço; 7 noites de cruzeiroda companhia “Louis HellenicCruises” em pensão completa;

• Visita da cidade de Atenas e as-sistência nos cruzeiros com gui-as locais de língua espanhola;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas portuárias – 229 • (suj. a

alteração)• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Ibéria – 139,57 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Visto na Turquia (à chegada 15•)• Bagageiros nos hotéis/cruzeiro• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

Quintas de 29 Março a 25 Outubro

1º Dia – Portugal / AtenasVoo regular com destino a Ate-nas. Chegada, transporte aohotel e alojamento.

2º Dia – Atenas (6ªs)Manhã livre. Transporte ao por-to do Pireu e embarque no cru-zeiro pelas ilhas gregas do MarEgeu e Turquia. Início da nave-gação às 16h00 para Istambul.Jantar e noite a bordo.

3º Dia – IstambulPensão completa. Chegada aIstambul pelas 15h30. Localiza-da no cruzamento entre a Eu-ropa e a Ásia, Istambul encerraalguns dos magníficos monu-mentos do mundo, legados doImpério Otomano. Tempo livre.Noite a bordo.

4º Dia – IstambulPensão completa. Possibilidade

I t i n erá r i o de realizar excursão facultativapara conhecer os pontos prin-cipais de Istambul - MesquitaAzul, Basílica de Santa Sofia,Palácio Topkapi, HipódromoBizantino, entre outros. Nave-gação às 17h00 para Izmir.

5º Dia – IzmirPensão completa. Chegada aIzmir pelas 13h30. Tempo livrenesta famosa estância balnearou excursão opcional a Éfeso,importante cidade da antigui-dade. Navegação às 20h30.

6º Dia – Patmos / MykonosPensão completa. Chegada aPatmos às 06h30. Sugerimosuma excursão facultativa aoMosteiro de S.João e à Gruta doApocalipse. Navegação às10h00 para Mykonos com che-gada às 15h30. Tarde livre paravisitar a mais cosmopolita e ani-mada das ilhas gregas, com astradicionais tavernas gregas.

Possibilidade de visitar o Santu-ário Delfos Apolo. Navegação às23h00.

7º Dia – RhodesPensão completa. Desembar-que pelas 09h30 e dia inteirona “Ilha das Rosas”. Possibili-dade de efectuar excursão fa-cultativa à Acrópole de Lin-dos ou à Antiga Rhodes e Phi-lerimos. Às 19h00 navegaçãopara Creta.

8º Dia – Creta / SantoriniPensão completa. Chegada aHeraklion (Creta) às 06h30. Su-gerimos excursão ao Palácio deKnossos e conhecer a lenda doMinotauro. Partida às 11h30para Santorini com chegadaprevista às 16h00. Santorini é ailha cartão-postal da Grécia,com as típicas casinhas brancase azuis a subir a montanha.Tempo livre. Navegação às20h30.

9º Dia – AtenasChegada ao Pireu às 06h00. De-sembarque e visita panorâmi-ca da cidade incluindo: EstádioOlímpico onde foram realiza-das as primeiras olimpíadas dostempos modernos, o Palácio, oParlamento, o Túmulo do Sol-dado Desconhecido, a Acade-mia, a Universidade, o Templode Zeus e a Acrópole. Tarde li-vre. Alojamento.

10º Dia – Atenas / PortugalTransporte ao aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Notas: horários do cruzeiro sãoindicativos;; voos Tap - chegadaa Atenas às 05h30 de 6ª feira; areserva de hotel é feita a partir danoite anterior para garantir en-trada imediata no quarto e pe-queno-almoço.

CATEGORIA TURÍSTICA PRIMEIRA PRIMEIRASUPERIOR

Atenas Arethusa Titânia Royal Olimpic

Cruzeiro IB Standard Interior XA Standard Exterior XD PremiumExterior

Alojamento PrevistoGastos de Cancelamento61 a 47 dias antes da partid: 10%46 a 32 dias antes da partida: 25%31 a 17 dias antes da partida: 50%16 a 9 dias antes da partida: 75%8 dias ao dia da partida: 100%

Creta

Mar-Abr+25Out 1.310 • 1.362 • 1.619 • 823 •IB Mai-12Jul+ 16Ago-18Out 1.397 • 1.447 • 1.749 • 823 •

19Jul-9Ago 1.479 • 1.521 • 1.858 • 823 •Mar-Abr+25Out 1.491 • 1.502 • 1.907 • 853 •

XA Mai-12Jul+ 16Ago-18Out 1.591 • 1.601 • 2.055 • 853 •19Jul-9Ago 1.647 • 1.655 • 2.121 • 813 •

Mar-Abr+25Out 1.534 • 1.685 • 2.225 • 895 •XD Mai-12Jul+ 16Ago-18Out 1.634 • 1.791 • 2.385 • 895 •

19Jul-9Ago 1.701 • 1.851 • 2.458 • 866 •Supl.transfers nocturnos (22h30-05h30) - 30• / transfer; supl.transfers 1 pax - 40•

/ trajecto.Cabine Tripla - IB = IC; XA e XD = XE;*Preço de uma criança 2-11 anos a compartilhar com 2 adultos.

CATEGORIA DATAS TRIPLO DUPLO SINGLE CRIANÇA*Cruzeiro Thesseus - Preços por pessoa

Supl.tarifa aérea (base IBERIA LIS cl.V)IBERIA de Lisboa - cl.A 60•, cl.L 110•; do Porto cl.Q 0•, cl.N 25•, cl.S 60•.TAP cl.L 1-9Abr+Jul-16Set 50•; 10Abr-Jun+17Set-Out 0•; outras classes Abr-Out cl.W 25•,cl.V 80•.

Rho de s

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Informação GeralCategoria Fluvial: supBandeira: SuíçaAno de construção/ Última Renovação: 1993 / 2006Dimensões: 110 x 11,40Tripulação / Passageiros: 26/123Voltagem: 220v

InstalaçõesDecks – Emerald (principal, cabines B); Ruby (superior, cabines A);61 cabines, todas exteriores com janela, TV, mini-bar, cofre, seca-dor de cabelo, ar condicionado e casa de banho com duche; res-taurante, salão e bar com pista de dança, biblioteca, ginários, sau-na, piscina coberta, solário, loja de souvenirs.

Serviços incluídos a bordoGuia de bolso da rota e documentação, cocktail de boas-vindas,pensão completa desde o jantar do 1ºdia ao pequeno-almoço doúltimo (bebidas não incluídas), café e chá à tarde; guias.

GorjetasNão estão incluídas; a companhia de navegação aconselha dar 6/8• por pessoa / dia.

Em algumas datas poderá operar o cruzeiro Amadeus Symphony,da companhia Lueftner Cruises, categoria e serviços idênticos àdo Swiss Pearl; a rota é praticamente a mesma, excepto a parte doSaona a norte de Lyon que será efectuada nos primeiros dias denavegação em vez de nos últimos.

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 49

1º Dia – Portugal / LyonVoo regular com destino aLyon. Chegada, transporte aoporto fluvial e check-in no bar-co. Início da navegação às17h30. Jantar e alojamento abordo.

2º Dia – Viviers / ArlesPensão completa. Chegada às08h00 a Viviers, antiga vila medi-eval rodeada de uma alta mura-lha e com um castelo que se ace-de por estreitas ruas alinhadaspor belas mansões de pedra.Também poderá visitar a catedraldo séc.XII. Excursão opcional àsGargantas de Ardeche, um pro-fundo desfiladeiro de 47kms en-cravado nas montanhas com es-pectaculares miradouros, e àmisteriosa Gruta de Madalena.Navegação para Arles às 14h00com chegada às 22h30.

3º Dia – Arles / AvignonPensão completa. Tempo livreem Arles, cidade património daUNESCO, que foi extremamen-te importante na época roma-na, a avaliar pelo seu coliseu eanfiteatro, bem como outrosvestígios bem conservados.Aqui viveu Van Gogh, e aqui selocaliza a Praça de Touros maisimportante e activa do sul deFrança. Excursão opcional a Ca-marga, região do delta do Róda-no, hoje Parque Nacional com

I t i nerá r i o

Cruzeiro nos Rios Ródano e SaonaLyon , Viv iers, Arles , Avig non , Tour non , Vi enne , Tré vou x , Mâ con

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Lyon

/ Portugal em classe turística;• Cruzeiro de 7 noites M/S Swiss

Pearl ou Amadeus Symphonyem pensão completa;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 118,06 •(suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

Maio 31Junho 07,14,16,23,30Julho 07,26Agosto 16,30Setembro 20Outubro 11

grande valor ecológico por serrefúgio de aves migratórias. Na-vegação às 17h00 para Avignoncom chegada às 20h30.

4º Dia – AvignonPensão completa. Avignon foidurante 100 anos sede do pa-pado que enfrentava Roma,que dividiu durante grandetempo a Igreja Católica. Pelasua importância politico-socialesteve sempre estrategicamen-te protegida com uma impo-nente muralha. Passeio guiadoopcional pelo seu primorosocentro histórico com visita aoimpressionante Palácio Papal.Excursão opcional a Ponte deGard & Uzes, símbolo e pontocénico da cidade. Navegação às18h00 para Touron.

5º Dia – Tournon / VienneChegada pelas 08h00. Descu-bra as 2 cidades medievais gé-meas Tournon e Tain Hermita-ge, separadas pelo Ródano. Vi-sita opcional a pé a Tournon,com uma das maiores e maisvaliosas igrejas românicas deFrança ou a Valence, cidade in-dustrial. Navegação por umadas zonas mais espectacularesdo vale do Ródano até Vienne.

6º Dia – Vienne / Lyon /TrévouxPensão completa. Visita opcio-nal a pé à cidade de origem ro-mana que foi capital de jurisdi-

ção, como provam os seus ves-tígios arqueológicos como oteatro e o templo romanos.Navegação para Lyon, 2ª cida-de mais importante de França,capital gastronómica do paísonde confluem os rios Saona eRódano, este último com 9pontes na cidade a atravessá-lo. Visita panorâmica opcional.A zona histórica encontra-se nacolina que domina o Saona,onde esteve estabelecido opovoado romano. Mais acimaencontra-se a Basílica de NotreDame de Fourviere. Outrospontos importantes: Praça Bel-lecour, Museu de Belas Artes eEdifício da Ópera. Navegaçãoàs 20h30 para Trevoux.

7º Dia – Trevoux / MâconPossibilidade de realizar excur-são opcional à bacia do Rio Sa-

ona, historicamente famosapelas explorações vinícolascomo Beaujolais ou Macons.Navegação para Mâcon, pe-quena vila de onde parte a ex-cursão opcional à famosa Aba-dia de Cluny, hoje em ruínas,onde a Ordem dos Beniditinoscriaram o movimento católicoreligioso (Clunicence / Cisterci-ense) que influenciou grande-mente a Europa durante ossécs.XII a XVII. Esta excursão in-clui ainda a visita à região devinhas Borgonha, com visita auma exploração e adega. Nave-gação para Lyon às 20h30.

8º Dia – Lyon / PortugalDesembarque e transporte aoaeroporto para embarque paraPortugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Condições dePagamento / Cancelamento

• Depósito de 20% após confir-mação da reserva; restante pa-gamento até 32 dias antes dapartida;

• De 61 a 32 dias antes da partida: 20%• De 31 a 22 dias antes da partida: 40%• De 21 a 11 dias antes da partida: 70%• 10 dias antes até ao dia da partida: 100%

M.S. SWISS PEARL

Preços por pessoa

31 Mai + 11OutB 1.480 • 2.134 •A 1.650 • 2.407 •

7,16 Jun + 26 Jul + 16 Ago + 20 SetB 1.710 • 2.503 •A 1.880 • 2.775 •

14,23,30 Jun + 7 Jul + 30 AgoB 1.640 • 2.391 •A 1.810 • 2.663 •

DATAS CABINE DUPLO DUPLO USOSINGLE

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.W)TAP - cl.V 35•, cl.Q 80•.

Av ig non

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Br uge s

50 www.lusanovatours.pt

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Amesterdão; Bruxelas / Portugalou o inverso em classe turística;

• Cruzeiro de 7 noites M/S SwissCrystal em pensão completa;

• Programa diário de visitas, acti-vidade e animação com assis-tentes de língua espanhola;

• Transfers de chegada e saída:• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Tap – 124,67 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

Amesterdão-BruxelasMaio 27Junho 10,24Julho 08,22Agosto 05,19Setembro 02

Bruxelas-AmesterdãoJunho 03,17Julho 01,15,29Agosto 12,26Setembro 09

Cruzeiro na Bélgica e HolandaAmesterdão, Roterdão, G ant , Bruges, Antuér pi a , Br u xelas

1º Dia – Portugal /AmesterdãoVoo regular com destino aAmesterdão. Chegada etransporte ao porto fluvial.Check-in e tempo livre. Pos-sibilidade de realizar excur-são pelos canais e Bairro Ver-melho. Jantar a bordo.

2º Dia – AmesterdãoPensão completa. Visita a pé deAmesterdão, cidade dinâmica,moderna e hospitaleira, conhe-cida pelas centenas de pontese canais e favorita de viajantesde todas as idades. Possibilida-de de realizar a excursão opci-onal “Grande Tour do Norte”.Cocktail de boas vindas e apre-sentação da tripulação.

3º Dia – Amesterdão /RoterdãoPensão completa. Manhã livre.Possibilidade de excursão op-cional a Haia e Delft. Navega-ção para Roterdão, cujo portoé um dos mais importantes da

I t i n erá r i o Europa. A visita panorâmica éfeita no barco. À noite passeioa pé até às Casas Cúbicas.

4º Dia – Roterdão / GantPensão completa. Navegaçãopara Gant, capital da Flandrese cidade da Bélgica com maismonumentos. À tarde, visita apé da cidade. Tempo livre.

5º Dia – Gant / Bruges / GantExcursão a Bruges e visita a péda cidade Património da Huma-nidade. Almoço incluído numrestaurante local. Tarde livre eregresso ao barco em Gant.Jantar a bordo. Navegação paraAntuérpia.

6º Dia – Antuérpia (Anvers)Pensão completa. Visita a péde Antuérpia, capital da moda,centro mundial da indústria dodiamante e berço de muitosartistas, entre eles Rubens. Tar-de livre. Navegação para Bru-xelas.

7º Dia – BruxelasPensão completa. Bruxelas,

capital da Bélgica, é uma cida-de com uma multiplicidadede elementos culturais, desta-cando o centro histórico e afamosa Grand Place, museus,jardins e uma infinidade derestaurantes típicos. Visita pa-norâmica da cidade e possibi-lidade de opcionalmente visi-

tar Malinas e Lovaina. Tempolivre. Jantar de gala.

8º Dia – Bruxelas / PortugalTransporte ao aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Condições dePagamento / Cancelamento

• Depósito de 20% após confir-mação da reserva; restante pa-gamento até 32 dias antes dapartida;

• De 61 a 32 dias antes da partida: 20%• De 31 a 22 dias antes da partida: 40%• De 21 a 11 dias antes da partida: 70%• 10 dias antes até ao dia da partida: 100%

Informação GeralCategoria Fluvial:Bandeira: SuíçaAno de construção/ Renovação: 1995 / 2009Dimensões: 101,20 x 11,40 x 1,20 metrosTripulação / Passageiros: 26/125Voltagem: 220v

InstalaçõesDecks – Emerald (principal, cabines B2 e B1); Ruby (superior, cabi-nes B1 e A);63 cabines, todas exteriores com janela panorâmica, camas indivi-duais, rádio, TV, mini-bar, cofre, secador de cabelo, ar condiciona-do e casa de banho com duche; recepção, loja, salão e bar panorâ-mico, sauna, jacuzzi exterior, sala de leitura.

Serviços incluídos a bordoGuia de bolso da rota e documentação, cocktail de boas-vindas,pensão completa desde o jantar do 1ºdia ao pequeno-almoço doúltimo (bebidas não incluídas), café e chá gratuito entre as refei-ções; reserva permanente de mesa no restaurante; guias, anima-ção e música; lavandaria com custo adicional; cartão de créditoaceite.

GorjetasNão estão incluídas; a companhia de navegação aconselha dar 6/8• por pessoa / dia.

M.S. SWISS CRYSTAL

Preços por pessoa

B2 1.416 • 2.064 •27 Mai + 8,22 Jul + 26 Ago B1 1.506 • 2.208 •

A 1.706 • 2.528 •B2 1.706 • 2.528 •

3,10 Jun B1 1.806 • 2.688 •A 2.006 • 3.008 •

B2 1.606 • 2.368 •17 Jun + 5,12,19 Ago + 2 Set B1 1.706 • 2.528 •

A 1.906 • 2.848 •B2 1.506 • 2.208 •

24 Jun + 1,15,29 Jul B1 1.606 • 2.368 •A 1.806 • 2.688 •

B2 1.366 • 1.984 •09-Set B1 1.466 • 2.144 •

A 1.666 • 2.464 •Pacote bebidas (sumos, vinho e cerveja ao almoço e ao jantar): 90•

DATAS CABINE DUPLO DUPLO USOSINGLE

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP cl.L Jul-15Set 25•.KLM - cl.N 0•, cl.E 45•, cl.Q 115•.

Ant ué r pi a

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Hei del b erg

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 51

Preços por pessoa

C 1.577 • 2.274 •21 Mai + 1,8 Out B 1.677 • 2.434 •

A 1.877 • 2.754 •C 1.637 • 2.370 •

28 Mai + 9,23 Jul + 27 Ago, 10 Set B 1.737 • 2.530 •A 1.937 • 2.850 •C 1.837 • 2.690 •

18 Jun + 30 Jul + 13, 20 Ago + 3,17,24 Set B 1.937 • 2.850 •A 2.138 • 3.170 •C 1.737 • 2.530 •

25 Jun + 2,16 Jul B 1.837 • 2.690 •A 2.038 • 3.010 •C 1.907 • 2.802 •

4,11 Jun + 6Ago B 2.008 • 2.962 •A 2.208 • 3.282 •

Pacote bebidas (sumos, vinho e cerveja ao almoço e ao jantar): 90•

DATAS CABINE DUPLO DUPLO USOSINGLE

Supl.tarifa aérea (base TAP cl.L)TAP - cl.L Jul-15Set 70•; outras classes Mai-Out W 40•, cl.V 120•.LUFTHANSA - de Lisboa cl.S 40• (rsv e emissão 17 dias antes), cl.W 120• (rsv e emissão 12 diasantes).LUFTHANSA - do Porto cl.S 0• (rsv e emissão 14 dias antes), cl.W 60• (rsv e emissão 10 dias antes).

1º Dia – Portugal / Frankfurt/ EstrasburgoVoo regular com destino aFrankfurt. Chegada e transpor-te ao porto fluvial de Estrasbur-go. Check-in no barco. Jantar ealojamento a bordo.

2º Dia – Estrasburgo /SpeyerPensão completa. Possibilidadede efectuar visita opcional à ci-dade de Estrasburgo ou à Re-gião da Alsácia. Cocktail deboas-vindas. Navegação paraSpeyer, jóia da Idade Médiacuja catedral é património daUNESCO.

3º Dia - Speyer / Heildelberg/ Worms / MainzPensão completa. Visita opcio-nal a Heidelberg, cidade carac-terizada pelo seu ambiente uni-versitário, o castelo, a românti-ca ponte de pedra e as ruas pe-donais. Tempo livre e transpor-te a Worms. Caso não realizeesta excursão, navegação atéWorms. Visita desta cidade degrande legado histórico medi-eval. Navegação para Mainz.

I t i nerá r i o 8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Frankfurt / Portugal em classeturística;

• Cruzeiro de 7 noites M/S SwissCrown em pensão completa;

• Visitas a pé de Worms, Mainz,Rudesheim, Boppard, Coblenz,Cochem, Linz, Bona e Colónia;

• Programa diário de actividadese animação com assistentes delíngua espanhola;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 131,77 • (suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

De Estrasburgo a ColóniaMaio 21Junho 04,18Julho 02,16,30Agosto 13,27Setembro 10,24Outubro 08

De Colónia a EstrasburgoMaio 28Junho 11,25Julho 09,23Agosto 06,20Setembro 03,17Outubro 01

Cruzeiro no Rio RenoEst rasburgo, Wor ms, Main z , Rudesheim , Boppard , Coblen z , Cochem , Lin z , Bona , Colóni a

4º Dia – Mainz / RudesheimPensão completa. Visita de Ma-inz, capital do estado Renânia-Palatinado, pátria de Gutten-berg e sede de bispado, ondese destacam a catedral na qualforam coroados nos sécs. XI eXII sete imperadores, o PalácioBispal e a Igreja de S.Estevão.Navegação para Rudesheim evisita. Sobre a cidade, famosapelo cultivo da vinha, ao lado deNiederwald encontra-se o mo-numento da Germânia que co-memora a unificação alemã naera do Imperador Guilherme I.

5º Dia – Rudesheim /Boppard / CoblenzPensão completa. Navegaçãopara Boppard, desfrutando dapaisagem que nos oferece oVale de Loreley, com castelosem ambas as margens do Reno.Visita da cidade, de origem ro-mana, cujo centro está repletode igrejas, datadas da épocacarolíngia até ao gótico tardio.O antigo castelo alberga hoje oMuseu Municipal. Navegaçãopara Coblenz e visita desta ci-dade situada na confluênciados rios Mosela e Reno. Foi umimportante centro económico

do Reno na Idade Média e nasua igreja S.Castor negociou-sea partilha do Império por partedos descendentes de CarlosMagno. No pátio da CâmaraMunicipal, antigo colégio jesu-íta, está o símbolo da cidade –Schangelbrunnen e em frenteà foz do Mosela encontra-se afortaleza de Ehrenbreitstein.

6º Dia – Coblenz / Cochem /LinzPensão completa. Navegaçãopelo Rio Mosela, que corre ser-penteante entre vales de vinhe-dos. Visita de Cochem, burgomedieval junto ao majestosoCastelo Imperial (Reichburg),que preserva como nenhumoutro o seu passado germâni-co. Tempo livre. Navegaçãopara Linz.

7º Dia – Linz / Bona / ColóniaPensão completa. Visita de Linz,cidade medieval cujo acesso éfeito através das ruínas da mura-lha. Navegação para Bona. Visitada cidade de Beethoven, antigacapital da ex-Alemanha Federal.

Navegação para Colónia. Jantarde despedida e festa a bordo.

8º Dia – Colónia / Frankfurt /PortugalVisita de Colónia, a 4ª cidade daAlemanha onde se destaca acatedral gótica com numerosasobras de arte. Tempo livre etransporte ao aeroporto deFrankfurt para embarque paraPortugal. Chegada.

Fim dos nossos serviços.

Condições dePagamento / Cancelamento

• Depósito de 20% após confir-mação da reserva; restante pa-gamento até 32 dias antes dapartida;

• De 61 a 32 dias antes da partida: 20%• De 31 a 22 dias antes da partida: 40%• De 21 a 11 dias antes da partida: 70%• 10 dias antes até ao dia da partida: 100%

Informação GeralCategoria Fluvial:Bandeira: SuíçaAno de construção: 2000Dimensões: 110 x 11,40 x 1,50 metrosTripulação / Passageiros: 30/154Voltagem: 220v

InstalaçõesDecks – Emerald (inferior, cabines C); Ruby (principal, cabines B);Diamond (superior, cabines A e C)76 cabines, todas exteriores com janela, rádio, TV, mini-bar, cofre,secador de cabelo, ar condicionado e casa de banho com duche;restaurante, salão e bar panorâmico, biblioteca, sauna, solário, lojade souvenirs.

Serviços incluídos a bordoGuia de bolso da rota e documentação, cocktail de boas-vindas,pensão completa desde o jantar do 1ºdia ao pequeno-almoço doúltimo (bebidas não incluídas), café e chá gratuito entre as refei-ções; reserva permanente de mesa no restaurante; guias, anima-ção e música; lavandaria com custo adicional; cartão de créditoaceite.

GorjetasNão estão incluídas; a companhia de navegação aconselha dar 6/8• por pessoa / dia.

M.S. SWISS CROWN

H ei ldel b erg

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

Informação GeralCategoria Fluvial:Bandeira: SuíçaAno de construção / renovação: 1996 / 2006Dimensões: 101,40 x 11,40 x 1,30 metrosTripulação / Passageiros: 31/123Voltagem: 220v

InstalaçõesDecks – Emerald (principal, cabines B2 e B1); Ruby (superior, cabi-nes A)61 cabines, todas exteriores com janela, camas individuais, rádio,TV, mini-bar, cofre, secador de cabelo, ar condicionado e casa debanho com duche; recepção, loja, salão e bar panorâmico, sauna,jacuzzi exterior, sala de leitura, ar condicionado.

Serviços incluídos a bordoGuia de bolso da rota e documentação, cocktail de boas-vindas,pensão completa desde o jantar do 1ºdia ao pequeno-almoço doúltimo (bebidas não incluídas), café e chá gratuito entre as refei-ções; reserva permanente de mesa no restaurante; guias, anima-ção e música; lavandaria com custo adicional; cartão de créditoaceite.

GorjetasNão estão incluídas; a companhia de navegação aconselha dar 6/8• por pessoa / dia.

52 www.lusanovatours.pt

Preços por pessoa

B2 1.659 • 2.313 •14 Mai + 9,23 Jul + 27 Ago + 10Set B1 1.759 • 2.473 •

A 1.959 • 2.793 •B2 1.619 • 2.249 •

21 Mai + 1,8 Out B1 1.719 • 2.409 •A 1.919 • 2.729 •

B2 1.759 • 2.473 •28 Mai + 25Jun + 2,16Jul B1 1.859 • 2.633 •

A 2.059 • 2.953 •B2 1.959 • 2.793 •

4,11 Jun+ 6 Ago B1 2.059 • 2.953 •A 2.259 • 3.273 •

B2 1.859 • 2.633 •18 Jun + 30 Jul + 13,20 Ago + 3,17, 24 Set B1 1.959 • 2.793 •

A 2.159 • 3.113 •Pacote bebidas (sumos, vinho e cerveja ao almoço e ao jantar): 90•

DATAS CABINE DUPLODUPLO USO

SINGLE

Supl.tarifa aérea (base Linz LUFTHANSA cl.W. Budapeste TAP cl.U)LUFTHANSA/TAP- cl.V 115•, cl.Q 185•.LUFTHANSA - de Lisboa cl.W 0•, cl.V 55•; do Porto cl.S 0•, cl.W 60•.

1º Dia – Portugal / LinzVoo regular com destino a Linz,via outra cidade europeia. Che-gada e transporte ao porto flu-vial. Check-in no barco. Jantare alojamento a bordo.

2º Dia – LinzPensão completa. Linz, capi-

I t i n erá r i o8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Linz;

Budapeste / Portugal ou o inver-so em classe turística;

• Cruzeiro de 7 noites M/S SwissDiamond ou similar em pensãocompleta;

• Visitas de Durnstein, Viena,Bratislava e Budapeste;

• Programa diário de visitas, acti-vidades e animação com assis-tentes de língua espanhola;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas de IVA;• Taxas portuárias - 38 • (suj. a al-

teração);• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível – 177,01 • (suj. aalteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Despesas de reserva.

De Linz a BudapesteMaio 14,28Junho 11,25Julho 09,23Agosto 06,20Setembro 03,17Outubro 01

De Budapeste a LinzMaio 21Junho 04,18Julho 02,16,30Agosto 13,27Setembro 10,24Outubro 8

Condições dePagamento / Cancelamento

• Depósito de 20% após confir-mação da reserva; restante pa-gamento até 32 dias antes dapartida;

• De 61 a 32 dias antes da partida: 20%• De 31 a 22 dias antes da partida: 40%• De 21 a 11 dias antes da partida: 70%• 10 dias antes até ao dia da partida: 100%

Cruzeiro no Rio DanúbioLin z , D ur nstein , Vi ena , Bratislava , Budap este

tal da Alta Áustria, localizadaentre o Vale do Danúbio e aantiga rota do sal, é uma lin-díssima cidade barroca e des-de o séc.XIX o porto mais im-portante do médio Danúbio.Dia livre para explorar a cida-de. Possibilidade de excursãoopcional a Salzburgo. Co-cktail de boas-vindas e nave-gação para Melk.

3º Dia – Melk / Durnstein /VienaPensão completa. Melk é umapitoresca cidade aos pés deuma abadia beneditina com900 anos de história, situadanuma das regiões mais belasdo Danúbio, Wachau. Navega-ção para Durnstein situada nocoração do Vale de Wachau,uma das regiões mais famosasda Áustria, e visita guiada. Foino Castelo de Kuenringgerque Ricardo “Coração de Leão”esteve prisioneiro após o re-gresso das Cruzadas. Navega-ção para Viena.

4º Dia – VienaPensão completa. Visita pano-râmica da capital da Áustria,passando pelos seus principaismonumentos: Ópera, CâmaraMunicipal, Parlamento, Bairrodos Museus, Palácio Hofburg eo antigo centro histórico, per-corrido a pé, finalizando na Ca-tedral de S.Estevão. Tarde livre.

5º Dia – Viena / BratislavaPensão completa. Tempo livrena cidade que evoca, atravésdos seus bailes sumptuosos evalsas ligeiras, a grandiosidadedo Império dos Habsburgos.Navegação para Bratislava, an-tiga cidade de coroações impe-riais, capital da recente Eslová-quia. Passeio pelo centro, pas-sando pelo Palácio do Arcebis-pado, Teatro Nacional, Catedral,

Porta Michalska e a CâmaraMunicipal. Navegação paraEsztergom.

6º Dia – Esztergom /BudapestePensão completa. Escala técni-ca em Esztergom e desembar-que dos passageiros que esco-lheram fazer a excursão opcio-nal “Curva do Danúbio”. Os pas-sageiros que não fizerem a ex-cursão, seguem de barco paraBudapeste. À tarde visita pano-râmica de Budapeste: as gran-des avenidas, o Parlamento, aÓpera, a Praça dos Heróis nazona de Peste e o Bastião dosPescadores na zona de Buda.Espectáculo folclórico a bordo,seguido de um cruzeiro noctur-no para admirar os majestososmonumentos iluminados.

7º Dia – BudapestePensão completa. Mais quequalquer outra capital, Buda-peste está unida ao Danúbio,um dos rios navegáveis maio-res da Europa. Dia livre paraexplorar a cidade, antiga jóia doimpério austro-húngaro. Jantarde gala e noite de baile.

8º Dia – Budapeste /PortugalTransporte ao aeroporto paraembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

M.S. SWISS DIAMOND

Budap e ste

Vi ena

CIRCUITOS EUROPEUS 2012 Tornamos reais as suas viagens de sonho. 53

Preços por pessoa

Principal 1.596 • 1.764 •19Mai+ 1-8 Set Superior 1.643 • 1.764 •

Lanchas 1.904 • -Principal 1.671 • 1.857 •

26Mai-18Ago Superior 1.717 • 1.857 •Lanchas 2.044 • -

DATAS DECK DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base Moscovo TAP cl.U, S.Petersburgo LUFTHANSA cl.S)LUFTHANSA/TAP - cl.W 70•, cl.V/P 115•, cl.Q/V 155•.KLM - cl.E 0•, cl.Q 25•, cl.H 95•.AIR FRANCE - cl.E 0•, cl.Q 55•, cl.K 125•.

Cruzeiro dos Czares (Rio Volga)Moscovo, Uglich , K ir ilov, K izhi, Mandrog ui, S.Petersburgo

8 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal /

Moscovo; S. Petersburgo / Por-tugal ou o inverso em classe tu-rística;

• Cruzeiro de 7 noites no M/STolstoy em pensão completa;

• Programa diário de actividades,visitas e animação com assisten-tes de língua espanhola*;

• Transfers de chegada e saída;• Bagageiros;• Taxas portuárias;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Tap – 190,67 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem.

NÃO INCLUI• Visto;• Despesas de reserva.

*Língua espanhola garantida naspartidas entre 7 Julho e 18 Agosto

De Moscovo a S.PetersburgoMaio 19Junho 02,16Julho 14Agosto 11Setembro 08

De S.Petersburgo a MoscovoMaio 26Junho 09Julho 07,21Agosto 04,18Setembro 01

1º Dia - Portugal / MoscovoVoo regular com destino a Mos-covo. Chegada e transporte aocais fluvial. Recepção, check-ine alojamento.

2º Dia - MoscovoMoscovo, a capital do paísapelidada de “Mãe da Rússia”,é uma cidade genuína russa,e devido às dramáticas mu-danças dos últimos anos,transformou-a numa dasmais dinâmicas cidades domundo. Visita panorâmica dacidade incluindo a Praça Ver-melha com a imponente Ca-tedral de S. Basílio. Almoçona cidade. Visita ao Kremlincom uma das suas catedrais.Cocktail de boas vindas nobarco, jantar e alojamento abordo. Início da navegaçãoatravés do Canal de Moscovo.Aproveite as paisagens fan-tásticas que o Rio Volga pro-porciona.

3º Dia – UglichPensão completa. Desembar-que em Uglich uma das cidadesmais antigas da Rússia, datadado séc.X. Passeio pela cidadepassando pelo Kremlin, visitasà pequena mas muito curiosaIgreja de S. Dimitri Sobre o San-gue Derramado e à Catedral daTransfiguração.

I t i nerá r i o4º Dia - GoritsyPensão completa. Desembar-que em Goritsy e continuaçãoem autocarro para Kirilov, e vi-sita ao imponente Mosteiro deS. Cirilo do Lago Branco, doséc.XIV, onde se destacam asigrejas e a excelente colecçãode ícones, alguns dos mais an-tigos de toda a Rússia.

5º Dia – KizhiPensão completa. Kizhi é umporto situado numa ilha noLago Onega, que possui umbelo conjunto de igrejas, cape-las, moinhos e casas de madei-ra, formando um autênticomuseu ao ar livre de belas pe-ças da tradicional arquitecturarussa em madeira. Toda a ilhafoi declarada pela UNESCO Pa-trimónio da Humanidade.

6º Dia - MandroguiEsta pequena aldeia situada àbeira do Rio Svir é um local ex-celente para passear e admirara Natureza. Passeio a pé e almo-ço de kebab (shashlik) servidona aldeia. Regresso ao barco.Continuação da navegação en-trando no Lago Ladoga. Jantardo capitão, gala e concerto abordo.

7º Dia - S. PetersburgoEntrando no Rio Neva chegare-mos a uma das pérolas da Repú-

blica Russa: a cidade de S. Peter-sburgo. Fundada por Pedro “OGrande” (sécXI), é a segunda ci-dade do país, mas considerada amais bela de toda a Rússia. Atra-vessada por rios e canais, emcujas margens se sucedem be-las construções arquitectóni-cas, os seus motivos de interes-se são múltiplos. Os paláciosimperiais e museus deS.Petersburgo gozam de famamundial, enquanto o Rio Nevae os seus canais deram-lhe oapelido de Veneza do Norte. Vi-sita panorâmica com passa-gens pelos lugares mais repre-sentativos incluindo entradasna Fortaleza de Pedro e Paulo eMuseu Hermitage. Almoço nacidade. Jantar a bordo.

8º Dia - S. Petersburgo /PortugalPequeno-almoço a bordo. For-

malidades de desembarque etransporte ao aeroporto paraembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Informação GeralCategoria Fluvial:Bandeira: ÁustriaAno de construção: 1979Últimas renovações: 2003 e 2006Dimensões: 116x15x13mVelocidade de cruzeiro: 26km/horaPassageiros / Tripulação: 168 / 100Voltagem: 220v

Instalações87 cabines divididas por 3 decks (principal, superior e lanchas),todas exteriores com janela panorâmica, ar condicionado, WC comduche, tomadas de 220v e rádio; restaurante, bares, piscina, sa-lões de leitura e de TV, loja de souvenirs, salão de beleza, sauna,lavandaria, enfermaria.

Serviços incluídos a bordoCocktail de boas-vindas, pensão completa desde o jantar do 1ºdiaao pequeno-almoço do último; água incluída aos almoços, 1 copode vinho aos jantares; guias, animação e música; acesso gratuito àpiscina e sauna; lavandaria com custo adicional; cartão de créditoaceite.

GorjetasNão estão incluídas; a companhia de navegação aconselha dar 5•

por pessoa / dia.

MS LEV TOLSTOY

Condições dePagamento / Cancelamento

• Depósito de 10% após confir-mação da reserva; restante pa-gamento até 46 dias antes dapartida;

• Cancelamento até 46 dias antesda partida: 10% (depósito);

• Cancelamento entre 45 a 11dias antes da partida: 75%;

• Cancelamento 10 dias ou me-nos antes da partida: 100%.

M S L ev Tolstoy

Consulte www.lusanovatours.pt

Cruzeiros de 11 e 12 diasM/S Shaskov***

e M/S Russ***

CIRCUITOS EUROPEUS 201254 www.lusanovatours.pt

Preços por pessoa

Principal 1.760 • 2.400 •Jul-20Set Superior 1.946 • 2.680 •

Lanchas 2.040 • 2.820 •Principal 1.613 • 2.180 •

30-Set Superior 1.746 • 2.380 •Lanchas 1.840 • 2.520 •

DATAS DECK DUPLO SINGLE

Supl.tarifa aérea (base KLM cl.E)KLM - cl.Q 55•, cl.H 130•.AIR FRANCE - cl.E 65•, cl.Q 120•, cl.K 190•.LUFTHANSA - cl.S 75•, cl.W 150•.

11 Dias

Datas de Partida

Serviços Incluídos• Passagem aérea Portugal / Kiev

/ Portugal em classe turística;• Cruzeiro de 10 noites no M/S

Fidélio em pensão completa;• Programa diário de actividades, vi-

sitas e animação com assistentesde língua inglesa e espanhola*;

• Transfers de chegada e saída;• Taxas portuárias;• Taxas de IVA;• Taxas de aeroporto, segurança

e combustível Klm – 214,90 •(suj. a alteração);

• Seguro de viagem

NÃO INCLUI• Bebidas às refeições;• Bagageiros;• Despesas de reserva.

*Língua espanhola garantida naspartidas entre 22 Julho e 10 Se-tembro.

Julho 02,12,22Agosto 01,11,21,31Setembro 10,20,30

1º Dia – Portugal / KievVoo regular com destino a Kiev,via outra cidade europeia. Che-gada e transporte ao cais fluvi-al. Check-in e cocktail de boasvindas do capitão. Jantar e alo-jamento a bordo.

2º Dia - KievPensão completa. Fundada noséc.IX, Kiev é um exemplo datransição entre o antigo e con-temporâneo – por um lado vê-se uma cidade buliçosa, activae de traços europeus, de outrouma arquitectura peculiar combelíssimas igrejas e mosteirosque retratam um passado car-regado de história, transpor-tando o viajante para um cli-ma de nostalgia e romantismo.Visita panorâmica da cidadeonde se destaca a figura ma-jestosa de Rodina Mat (Pátria-Mãe), a Praça da Independên-cia, a Avenida Kreschatik e aPorta Dourada. Opcionalmen-te poderá visitar o MosteiroKiev-Pecherskiy ou assistir auma actuação do Coro Nacio-nal Ucraniano. Início da nave-gação.

I t i n erá r i o

Cruzeiro na Ucrânia (Rio Dnieper)K i ev, Kremenchu k , Z aporozhi e , Kherson , O dess a , D niprop et rovsk , Kaniv

3º Dia – KremenchukPensão completa. As primeirasnotícias sobre Kremenchuk re-montam a 1571 quando o reipolaco Sigismumdo II ordenoua construção de uma fortalezana bacia do Dniéper. No final doséc.XVII a cidade foi conquista-da pela Rússia. Hoje em dia éum importante centro industri-al da Ucrânia, com numerososmonumentos históricos entreeles a Catedral da Assunção,várias casas de comerciantesdo séc.XIX, e os jardins “MonteAlpino”. Visita a uma aldeia tra-dicional ucraniana.

4º Dia – ZaporozhiePensão completa. Cidade dosudeste do país, antigamen-te denominada de Alexan-drovsk, é um importante cen-tro ferroviário e porto de em-barque dos produtos da ba-cia do Donets. Aqui se encon-tra uma impressionante cen-tral hidroeléctrica – Dnepro-gues, de 1932. Perto da urbe,na Ilha Jortitsa, localiza-se afortaleza dos cossacos que semanteve autónoma desde oséc.XVI até ao séc.XVIII. Visitapanorâmica da cidade incluí-

da. Opcionalmente pode as-sistir a um espectáculoequestre de cossacos.

5º Dia – KhersonPensão completa. Kherson é oporto mais importante do rioDniéper. A frota russa do MarNegro nasceu aqui em 1783 coma construção do primeiro barco– “A Gloria de Catalina”. Hoje éuma cidade portuária muito im-portante que oferece aos visitan-tes muitas opções de cultura,ócio e natureza. Visita de cidadeincluída, e passeio opcional emlanchas pelo delta do Dniéper.

6º Dia – Ochakov / Odessa /OchakovDesembarque em Ochakov eexcursão de dia completo aOdessa, a Pérola do Mar Negro,a cidade comercial e culturalmais importante do país, comum passado muito intenso. Oseu estilo arquitectónico, deinfluências francesas e italianas,dá-lhe um ar mediterrâneo emuitos artistas por ela se apai-xonaram. A melhor forma de aconhecer é percorrer as suasruas a pé desde o modernoporto marítimo até às acolhe-doras ruelas do centro históri-co. Visita panorâmica da cida-de, almoço em restaurante lo-cal e tempo livre. Regresso aobarco em Ochakov.

7º Dia – Em NavegaçãoPensão completa. Dia nacionalUcraniano com actividades re-lacionadas a bordo.

8º Dia – DnipropetrovskPensão completa. A cidade

de Dnipropetrovsk, situadanas margens do Rio Dniéper,é a 3ª do país, um centro in-dustrial com um grande nívelde desenvolvimento tecnoló-gico no campo da construçãoda maquinaria e metalúrgica.A cidade conta com amplasavenidas e monumentos dopassado, sobretudo as igrejasdestruídas durante a 2ª Guer-ra Mundial. Nos arredores dalocalidade podem-se obser-var restos arqueológicos daantiga fortaleza polaca doséc.XVII. Visita panorâmica dacidade e possibilidade de vi-sitar opcionalmente o museuaeroespacial.

9º Dia – KanivPensão completa. Kaniv foi fun-dada pelo príncipe Yaroslavl oSábio no séc.XI. Entre os seusmonumentos, destacam-se aCatedral da Assunção doséc.XII. Cidade de muitos par-ques e jardins, aqui se encon-tra o Parque Nacional TarasovaGorá. Visita panorâmica da ci-dade.

10º Dia – KievPensão completa. Visita ao Mu-seu Etnográfico ao ar livre dePirogov. Opcionalmente pode-rá visitar a Catedral de SantaSofia ou efectuar o passeio emlanchas “Kiev de noite”.

11º Dia – Kiev / PortugalPequeno-almoço a bordo.Transporte ao aeroporto eembarque para Portugal. Che-gada.

Fim dos nossos serviços.

Condições dePagamento / Cancelamento

• Depósito de 10% após confir-mação da reserva; restante pa-gamento até 46 dias antes dapartida;

• Cancelamento até 46 dias antesda partida: 10% (depósito);

• Cancelamento entre 45 a 11dias antes da partida: 75%;

• Cancelamento 10 dias ou me-nos antes da partida: 100%.

Informação GeralCategoria Fluvial:Bandeira: SuíçaAno de construção: 1995Última renovação: 2011Dimensões: 110 x 11,40 x 1,35mVelocidade de cruzeiro: 26km/horaPassageiros / Tripulação: 148 / 36Voltagem: 220v

Instalações73 cabines divididas por 3 decks (principal, superior e lanchas),todas exteriores com janela, ar condicionado, WC com duche esecador, cama dupla, armário/roupeiro; restaurante, bar-panorâ-mico, salão e sala de estar, piscina, sauna, jacuzzi e sala de fitness.

Serviços incluídos a bordoCocktail de boas-vindas, pensão completa desde o jantar do 1ºdiaao pequeno-almoço do último; água incluída às refeições; guias,animação e música; 5 conferências sobre a Ucrânia; cartão de cré-dito aceite.

GorjetasNão estão incluídas; a companhia de navegação aconselha dar 5•

por pessoa / dia.

MS FIDÉLIO

K i ev

C a bine Tw in

CIRCUITOS EUROPEUS 2012

PROVEDOR DE CLIENTE: A LUSANOVA TOURS é aderente do Provedor do Cliente das Agências de Viagens. Eventuais reclamações deverão ser apresentadas no prazo máximo de 20 dias acontar do fim da viagem a que respeita. As reclamações devem ser apresentadas por escrito para a morada a seguir indicada, sem formalidades especiais, devendo conter o nome e morada doqueixoso: Rua Duque de Palmela, 2 - 1ºDto., 1250-098 Lisboa. Fax: 213 520 140, Email: [email protected]. As queixas são objecto de apreciação preliminar, podendo não ser aceites casoapresentadas manifestamente com má fé ou desprovidas de fundamento. As decisões do Provedor do Cliente são sempre comunicadas por escrito à Agência em causa, e esta deverá corrigira situação irregular, se existir, no prazo de 30 dias, a contar da notificação da decisão.

ORGANIZAÇÃO: As viagens constantes deste programa, são organizados ao abrigo do Decreto/Lei n.º 198/93, que regulamenta a actividade das Agências de Viagem e Turismo e da responsa-bilidade técnica do Operador LUSANOVA Excursões e Turismo, Lda. com sede na Av. João XXI, 9-A, 1000-298 Lisboa, Contribuinte Fiscal n.º 500170894, sociedade por quotas com o capital socialde 450.000,00•, registada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, sob o n.º 500170894, com o RNAVT nº 1739.

INSCRIÇÕES: No acto da inscrição, o cliente deposita 25% do preço da viagem, liquidando os restantes 75% até 21 dias antes da partida. Se a inscrição tiver lugar a 21 dias ou menos da data dapartida o preço total da viagem será pago no acto da inscrição, ficando esta condicionada à obtenção da parte dos fornecedores da confirmação das reservas de todos os serviços. O Operadororganizador reserva-se o direito de anular qualquer inscrição cujo pagamento não tenha sido efectuado nas condições acima mencionadas.

DESPESAS DE RESERVA: Por cada processo de reserva serão cobradas despesas no valor 15•, não reembolsáveis, mesmo em caso de desistência.

DESPESAS DE ALTERAÇÕES: Por cada alteração (nomes, datas, tipo de quarto, viagem, etc) – 15•.

DOCUMENTAÇÃO: O cliente deverá possuir em boa ordem a sua documentação pessoal e familiar (bilhete de identidade, passaporte, visto, documentação militar, autorizações para menores,certificados de vacinas e outros eventualmente exigidos). As documentações são sempre da responsabilidade do cliente. O operador declina qualquer responsabilidade pela recusa de conces-são de vistos ou a não permissão de entrada do participante em país estrangeiro. Nestes casos aplicam-se as condições estabelecidas na cláusula “Desistências”, sendo ainda da responsabilidadedo cliente, todo e qualquer custo que tal situação acarretar.

BAGAGEM: 1) O Operador é responsável pela bagagem nos termos legais; 2) O passageiro tem a obrigação de reclamar junto da entidade prestadora de serviços, no momento da subtracção,deterioração ou destruição da bagagem; 3) A responsabilidade do Operador só poderá ser accionada mediante a apresentação do comprovativo da reclamação prevista no número anterior.

CONDIÇÕES PARA CRIANÇAS: Nas viagens em que seja utilizado o transporte aéreo, as crianças até 2 anos incompletos (sempre que não ocupem lugar no avião e que os serviços que utilizemnos hotéis, restaurantes, etc, sejam pagos pelos seus acompanhantes), terão 90% de desconto. Dos 2 aos 12 anos incompletos poderão ter 25% de desconto no transporte aéreo. Alguns programas,devido à sua especificidade, terão outras condições que poderão não coincidir com aquelas aqui mencionadas. Deverá sempre solicitar a informação de condições para crianças.

TAXAS DE AEROPORTO: Os valores das taxas de aeroporto, de segurança e combustível apresentados nesta brochura foram calculados à data da impressão da mesma. Devido às constantesalterações, o valor das taxas fica sujeito a reconfirmação na altura da emissão dos bilhetes.

HORAS DE CHEGADA E PARTIDA: As horas de chegada e partida estão indicadas na hora local do respectivo país, de acordo com os horários disponíveis e previstos à data de impressão desteprograma, pelo que estão sujeitas a alteração. Nas viagens em que o transporte total ou parcial seja o autocarro, os horários são sempre aproximados, Em todos os meios de transporte utilizadosressalvam-se os atrasos resultantes de razões técnicas ou outras relacionadas quer com os próprios meios de transporte, quer com empresas transportadoras.

PENSÃO COMPLETA: Nas viagens organizadas em regime de “Pensão Completa” nunca estão incluídas nos preços as refeições que coincidam com as horas de voo, transporte de e paraaeroportos ou de espera entre ligações aéreas.

ALTERAÇÕES PELO CLIENTE: Caso seja possível, sempre que um cliente, inscrito para uma determinada viagem desejar mudar a sua inscrição para uma outra viagem ou para a mesma compartida em data diferente, deverá pagar a taxa, como despesas de alteração. Contudo, quando a mudança tiver lugar com 30 dias ou menos de antecedência em relação à data da partida daviagem para a qual o cliente se encontra inscrito, ou se os fornecedores de serviços não aceitarem a alteração, fica sujeito às despesas e encargos previstos na rubrica “Desistências”.

ALTERAÇÕES PELO OPERADOR: Sempre que existam razões que o justifiquem, o Operador poderá alterar a ordem dos percursos, modificar as horas de partida ou substituir os hotéis previstospor outros de categoria e localização similar. Se circunstâncias imprevistas obrigarem a suspender qualquer viagem, os clientes terão sempre o direito ao reembolso das quantias pagas.

ALTERAÇÃO AO PREÇO: Os preços constantes neste programa estão baseados nos custos dos serviços e taxas de câmbio vigentes à data de impressão, pelo que estão sujeitos a alteração queresulte das variações no custo dos transportes ou do combustível, de direitos, voos, impostos, taxas e flutuações cambiais. Sempre que se verifique uma alteração ao preço da viagem, o clienteserá imediatamente informado e convidado a, dentro do prazo que lhe for fixado, aceitar o aumento verificado ou anular a sua inscrição nos mesmos termos e condições que os previstos narubrica “Impossibilidade de cumprimento”.

CÂMBIOS: Os preços dos circuitos do Reino Unido deste catálogo foram calculados ao câmbio 1•=0,83GBP de Janeiro de 2012.

REEMBOLSOS: Depois de iniciada a viagem não é devido qualquer reembolso por serviços não utilizados pelo cliente. A não prestação de serviços previstos no programa de viagem por causasnão imputáveis ao Operador organizador e caso não seja possível a substituição por outros equivalentes, confere ao cliente o direito a ser reembolsado pela diferença entre o preço dos serviçosprevistos e o dos efectivamente prestados.

RECLAMAÇÕES: Somente poderão ser consideradas desde que apresentadas por escrito à agência onde se efectuou a reserva e liquidação da viagem e num prazo não superior a 20 dias apóso final da mesma. As reclamações, de acordo com directiva do Conselho da União Europeia, só poderão ser aceites, desde que tenham sido participadas aos fornecedores dos serviços (hotéis,restaurantes, guias, agentes locais, etc.) durante o decurso da viagem, exigindo dos mesmos os respectivos documentos comprovativos da ocorrência.

IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTO: Se por factos não imputáveis ao Operador organizador, este vier a ficar impossibilitado de cumprir algum serviço essencial constante do programa daviagem, tem o cliente o direito a desistir da mesma, sendo imediatamente reembolsado de todas as quantias pagas ou em alternativa, aceitar uma alteração e eventual variação de preço. Se osreferidos factos não imputáveis ao Operador organizador vierem a determinar a anulação da viagem, pode o cliente ainda optar por participar num outro viagem organizada, de preçoequivalente. Se a viagem organizada proposta em substituição for de preço inferior, será o cliente reembolsado da respectiva diferença.

MÍNIMO DE PARTICIPANTES: Caso não seja atingido o número mínimo de participantes exigido (25), o operador pode cancelar a viagem, notificando o cliente com pelo menos 8 dias deantecedência, não havendo, neste caso, responsabilidade civil da agência pela rescisão.

DESISTÊNCIAS/ANULAÇÕES: Se o cliente ou alguns dos seus acompanhantes desistir da viagem, terá de pagar todos os encargos a que a desistência dê lugar e ainda uma percentagem quepode ir até 15% do preço da viagem. Quando seja caso disso, o cliente será reembolsado pela diferença entre a quantia já paga e os montantes acima referidos.

RESPONSABILIDADE: A responsabilidade do Operador organizador das viagens constantes deste catálogo e emergentes das obrigações assumidas, encontra-se garantida por seguro deresponsabilidade civil na Companhia Tranquilidade Seguros, apólice nº 8900703571, no montante de 75.000• e por caução no Banco Espírito Santo de 250.000• nos termos da legislação emvigor.

IVA: Os preços mencionados neste programa reflectem já o Imposto de Valor Acrescentado (IVA) à taxa actual (23%).

OBS: Salvaguardamos qualquer erro tipográfico.

NOTA: As presentes condições gerais poderão ser complementadas por quaisquer outras específicas desde que devidamente acordas pelas partes.

VALIDADE: Esta brochura é válida de Fevereiro a Dezembro 2012.

EDIÇÃO: Esta brochura foi editada em Janeiro de 2012.

Condições Gerais

Tornamos reais as suas viagens de sonho. 55

CIRCUITOS EUROPEUS 2012