evolução em dois mundos - segunda parte - capítulo xv - passe magnético - 02/10/2017

24
Evolução em Dois Mundos Pelo espírito de André Luiz Psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira Federação Espírita do Estado de Goiás FEEGO Goiânia (GO)

Upload: cynthia-castro

Post on 23-Jan-2018

377 views

Category:

Spiritual


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Evolução em Dois Mundos

Pelo espírito de André Luiz

Psicografia de Chico Xavier e Waldo Vieira

Federação Espírita do Estado de Goiás – FEEGO

Goiânia (GO)

Page 2: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Segunda Parte – Capítulos XV

Passe Magnético

02/10/2017

Federação Espírita do Estado de Goiás – FEEGO

Goiânia (GO)

Page 3: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Conceitos e Definições

“Movimentos com as mãos, feitos pelos médiuns passistas, nos indivíduos comdesequilíbrios psicossomáticos ou apenas desejosos de uma ação fluídica benéfica.(...) Os passes espíritas são uma imitação dos passes hipnomagnéticos, com a únicadiferença de contarem com a assistência, invocada e sabida, dos protetores espirituais.”

PAULA. João Teixeira de. In “Dicionário EnciclopédicoEspiritismo Metapsíquica Parapsicologia”, Editora Bels S.A

“Ato de passar as mãos repetidamente ante os olhos de uma pessoa para magnetizá-la, ou sobre uma parte doente de uma pessoa para curá-la”.

FERREIRA. Aurélio Buarque Holanda. In “Novo Dicionárioda Língua Portuguesa”. Ed. Nova Fronteira

“(...) ato de passar as mãos repetidas vezes por diante dos olhos de quem se quermagnetizar ou sobre a parte doente da pessoa que se pretende curar pela forçamediúnica”.

(Esta definição é a mesma encontrada no dicionário da Academia Brasileira de Letras).BUENO. Francisco da S. Bueno. In “Dicionário Escolar da Língua Portuguesa”. MEC – Fename.

“(...) ato de passar as mãos repetidas vezes por diante ou por cima de pessoa que se pretende curar pela força mediúnica”.

“Enciclopédia Mirador Internacional”. vol. II. “Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa”, p. 1289.

Page 4: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Conceitos e Definições

“É muito comum a faculdade de curar pela influência fluídica e pode desenvolver-sepor meio do exercício; mas a de curar instantaneamente, pela imposição das mãos,essa é mais rara e o seu grau máximo se deve considerar excepcional”. (...) “Pela precesincera, que é uma magnetização espiritual, provoca-se a desagregação mais rápida dofluido perispiritual”. (...) “O médium curador transmite o fluido salutar dos bonsEspíritos.”

KARDEC. Allan. In “A Gênese”, “O Céu e o Inferno” e “O Evangelho Segundo o Espiritismo” - FEB

“O passe, como gênero de auxílio, invariavelmente aplicável sem qualquercontraindicação, é sempre valioso no tratamento devido aos enfermos de toda classe(...)” – André Luiz

XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo. Passe e Oração. In “Mecanismos da Mediunidade”, cap. 12

“(...) O passe é uma transfusão de energias psíquicas (...)” – EmmanuelXAVIER, Francisco Cândido. In “O Consolador”, cap. 5 – Questão 98

“Visitando enfermos, socorrendo necessitados, aplicando passes, ou bioenergia, comose modernizou o labor, enfim, a caridade é um esporte da alma, pouco utilizado peloscandidatos à musculação moral e inteireza espiritual. ” Bezerra de Menezes

FRANCO, Divaldo Pereira. Expiação e Reparação. In “Loucura e Obsessão”, cap. 23

“O passe é uma transfusão de energias, alterando o campo celular” – André LuizXAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Serviço de passes. In “Nos Domínios da Mediunidade”, cap. 17

Page 5: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Objetivos do Passe

“O passe não é unicamente transfusão de energias anímicas. É o equilibrante ideal damente, apoio eficaz de todos os tratamentos (...). Se usamos o antibiótico porsubstância destinada a frustrar o desenvolvimento de micro-organismos no campofísico, por que não adotar o passe por agente capaz de impedir as alucinaçõesdepressivas, no campo da alma? (...) Se atendemos à assepsia, no que se refere aocorpo, por que descurar dessa mesma assepsia no que tange ao espírito?”.

XAVIER. Francisco Cândido, VIEIRA, Waldo. O Passe. In “Opinião Espírita”, cap. 55

EM RELAÇÃO AO PACIENTE

O passe Espírita objetiva o reequilíbrio orgânico (físico), psíquico, perispiritual eespiritual do paciente.

EM RELAÇÃO AO MÉDIUM

“A faculdade de curar pela imposição das mãos deriva evidentemente de uma forçaexcepcional de expansão, mas diversas causas concorrem para aumentá-la entre asquais são de colocar-se, na primeira linha: a pureza dos sentimentos, o desinteresse, abenevolência, o desejo ardente de proporcionar alívio, a prece fervorosa e a confiançaem Deus; numa palavra: todas as qualidades morais.”

KARDEC, Allan. Médiuns Curadores. In “Obras Póstumas”, 1ª Parte, cap. 6, item 52.

Page 6: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

André Luiz divide o corpo físico na Terra em duas metades, que denomina"hemisférios", considerando a nossa capacidade de percepção através dos sentidosfísicos:

(a) um campo visível, somático, tangível, perceptível aos sentidos físicos corpofísico; e

(b) um campo psicossomático, ainda invisível na Terra, inacessível aos sentidoscorpóreos corpo espiritual ou "perispírito“.

Como André Luiz divide o veículo de manifestação do espírito na Terra?

Page 7: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

André Luiz se utiliza da figura do "estado", criado pelos homens paraa divisão geopolítica da Terra, para descrever o veículo físico em que oespírito se expressa nas experiências corpóreas necessárias ao seuprogresso. Desse modo, o corpo físico é definido como sendo um "estadoorgânico“, onde:

órgãos províncias desse estado;

células comunidades;

Qual a simbologia usada pelo autor para descrever a composição do corpohumano?

Page 8: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

“O corpo humano tem as suas atividades propriamente vegetativas, mas talvez aindanão saiba que O CORPO PERISPIRITUAL, que dá forma aos elementos celulares, ESTÁ

FORTEMENTE RADICADO NO SANGUE. Na organização fetal, o patrimônio sanguíneo éuma dádiva do organismo materno. Logo após o renascimento, inicia-se o período deassimilação diferente das energias orgânicas, em que o “eu” reencarnado ensaia aconsolidação de suas novas experiências e, somente aos sete anos de vida comum,começa a presidir, por si mesmo, ao processo de formação do SANGUE, ELEMENTO

BÁSICO DE EQUILÍBRIO AO CORPO PERISPIRÍTICO ou forma preexistente, no novo serviçoiniciado. O SANGUE, portanto, é como se fora o FLUIDO DIVINO QUE NOS FIXA AS

ATIVIDADES NO CAMPO MATERIAL e em seu fluxo e refluxo incessantes, na organizaçãofisiológica, nos fornece o símbolo do eterno movimento das forças sublimes da CriaçãoInfinita. Quando a sua circulação deixa de ser livre, surge o desequilíbrioou enfermidade e, se surgem obstáculos que impedem o seu movimento, de maneiraabsoluta, então sobrevém a extinção do tônus vital, no campo físico, ao qual se seguea morte com a retirada imediata da alma.”

(XAVIER, Francisco Cândido. LUIZ, André. Reencarnação. In “Missionários da Luz” – Cap. 13 – FEB)

Diz André Luiz que o sistema hemático representa no corpo físico o conjunto das energias circulantes no corpo espiritual. Qual é a fonte dessas energias?

Tais energias são tomadas pela mente, através da respiração, ao reservatório incomensurável do fluido cósmico.

Sistema hemático sangue e medula óssea

Page 9: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

O homem encarnado se nutre:a) de alimentos sólidos e líquidos, que absorve pelo sistema digestivo;b) de ar atmosférico, que absorve pelo sistema respiratório e pela pele;c) de energias espirituais (fluidos e raios cósmicos) que absorve pelos CENTROS DE

FORÇA.

CENTROS DE FORÇA – TAMBÉM CHAMADOS DE CHACRAS, VÓRTICES, CENTROS VITAIS, CENTROS ENERGÉTICOS,CANAIS ENERGÉTICOS, DISCOS ENERGÉTICOS, CONES ENERGÉTICOS, PADMAS, TRANSDUTORES DE ENERGIA, ETC..

Page 10: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

“(...) não constituem parte intrínseca da estrutura do Espírito, pois, são instrumentosdesenvolvidos no corpo espiritual com o fim de realizar as adequações devidas entre osaspectos exteriores e interiores da realidade espiritual do ser imortal.”

(MELO, Jacob. Assuntos Complementares, In “O Passe – seu estudo, suas técnicas, sua prática” – Cap. IV )

Centros de Força

“Vários estudos têm mostrado a existência, no perispírito, de discos energéticos(chacras), como verdadeiros controladores das correntes de energias, centrífugas (doEspírito para a matéria) ou centrípetas (da matéria para o espírito), que aí se instalamcomo manifestações da própria vida.”

(ANDRÉA, Jorge. Perispírito ou psicossoma, In “Forças Sexuais da Alma”, cap. 1)

“Centros de Força ou Rodas são acumuladores e distribuidores de força espiritual peIosquais transitam os fluidos energéticos (...)”

(ARMOND, Edgard. Centros de força. In “Passes e Radiações”, cap. 2 )

Page 11: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Coronário

Frontal (ou Cerebral)

Laríngeo

Cardíaco

Gástrico

Esplênico

Genésico (ou Básico)

Page 12: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017
Page 13: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

CORONÁRIO: “(...) Nele assenta a ligação com a mente, fulgurante sede da consciência. Essecentro recebe em primeiro lugar os estímulos do Espírito, comandando os demais,vibrando todavia com eles em justo regime de interdependência. Considerando (...) osfenômenos do corpo físico, e satisfazendo aos impositivos da simplicidade (...), deleemanam as energias de sustentação do sistema nervoso e suas subdivisões, sendo oresponsável pela alimentação das células do pensamento e o provedor de todos os recursoseletromagnéticos indispensáveis à estabilidade orgânica. É, por isso, o grande assimiladordas energias solares e dos raios da Espiritualidade Superior, capazes de favorecer asublimação da alma”. Clarêncio

(XAVIER, Francisco Cândido. Conflitos da Alma, In “Entre a Terra e o Céu”, cap. 20)

FRONTAL: “o “centro cerebral”, contíguo ao “centro coronário”, que ordena as percepções devariada espécie, percepções essas que, na vestimenta carnal, constituem a visão, a audição,o tato e a vasta rede de processos da inteligência que dizem respeito à Palavra, à Cultura, àArte, ao Saber. É no “centro cerebral” que possuímos o comando do núcleo endócrino,referente aos poderes psíquicos””. Clarêncio

(XAVIER, Francisco Cândido. Conflitos da Alma, In “Entre a Terra e o Céu”, cap. 20)

LARÍNGEO: “Em seguida, temos o “centro laríngeo”, que preside aos fenômenos vocais,inclusive às atividades do timo, da tireoide e das paratireoides”, “(...) controlandonotadamente a respiração e a fonação”. Clarêncio e André Luiz

(XAVIER, Francisco Cândido. Conflitos da Alma, In “Entre a Terra e o Céu”, cap. 20 e Corpo espiritual. In “Evolução em Dois Mundos”, cap. 2, item Centros vitais)

Page 14: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

CARDÍACO: “sustenta os serviços da emoção e do equilíbrio geral (...)”, “(...) dirigindo a emotividade e a circulação das forças de base”. Clarêncio e André Luiz

(XAVIER, Francisco Cândido. Conflitos da Alma, In “Entre a Terra e o Céu”, cap. 20 eCorpo espiritual. In “Evolução em Dois Mundos”, cap. 2, item Centros vitais)

ESPLÊNICO: “no corpo denso, está sediado no baço, regulando a distribuição e a circulaçãoadequada dos recursos vitais em todos os escaninhos do veículo de que nos Servimos”, “(...)determinando todas as atividades em que se exprime o sistema hemático, dentro dasvariações de meio e volume sanguíneo”. Clarêncio e André Luiz

(XAVIER, Francisco Cândido. Conflitos da Alma, In “Entre a Terra e o Céu”, cap. 20 eCorpo espiritual. In “Evolução em Dois Mundos”, cap. 2, item Centros vitais)

GENÉSICO: “em que se localiza o santuário do sexo, como templo modelador de formas eestímulos”, por isso mesmo “(...) Guiando a modelagem de novas formas entre os homensou o estabelecimento de estímulos criadores, com vistas ao trabalho, à associação e àrealização entre as almas”. Clarêncio e André Luiz

(XAVIER, Francisco Cândido. Conflitos da Alma, In “Entre a Terra e o Céu”, cap. 20 eCorpo espiritual. In “Evolução em Dois Mundos”, cap. 2, item Centros vitais)

GÁSTRICO: “se responsabiliza pela penetração de alimentos e fluidos em nossaorganização”, e “pela digestão e absorção dos alimentos densos ou menos densos que, dequalquer modo, representam concentrados fluídicos penetrando-nos a organização”.Clarêncio e André Luiz

(XAVIER, Francisco Cândido. Conflitos da Alma, In “Entre a Terra e o Céu”, cap. 20 eCorpo espiritual. In “Evolução em Dois Mundos”, cap. 2, item Centros vitais)

Page 15: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Centro Coronário

“O fluxo das energias divinas flui para dentro do corpo através do chacracoronário. Como os chacras estão intimamente ligados à medula espinhal e aosgânglios nervosos existentes ao longo do eixo central do corpo, a energia sutil fluipara baixo, passando pelo chacra coronário, que a distribui para as partes docorpo e órgãos apropriados, transformando-se em energia condensada a partir dasecreção de hormônios. Dessa forma, todo o corpo é estimulado pela liberaçãohormonal na corrente sanguínea, que, mesmo em diminutas quantidades, temuma ação extremamente poderosa em todo o organismo.”

(Energia dos Chacras e o poder terapêutico da fé, da meditação e da oração – Alírio Cerqueira Filho – Aula 2 – “Corpo Espiritual”– 10/04/2017).

Page 16: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

De que modo o magnetismo atua sobre o corpo físico através do passe?

Os centros vitais do perispírito guardam correspondência com o conjunto decorpúsculos, plaquetas, tecidos, órgãos, etc., que, integrados entre si, vão formar toda anossa organização física. O fluido magnético é o veículo por meio do qual todos seinfluenciam, reciprocamente. Este fluido, obedecendo à consciência profunda, atua,através do perispírito, sobre todos esses elemento constitutivos do corpo físico, emparticular a corrente sanguínea e os tecidos orgânicos.

“No indivíduo são e bem equilibrado, pode-se admitir que a tensão magnética é normal.Em todos os casos, se essa tensão é aumentada, produz-se um aumento da atividadeorgânica; se, ao contrário, é diminuída, a atividade orgânica diminui e, em ambos os casos,o equilíbrio funcional se rompe. (...) é fácil compreender que, aumentando a tensão ondeela está diminuída e a diminuindo onde ela está muito considerável, levam-na pouco apouco ao seu estado normal, e o conjunto das funções orgânicas retoma o equilíbrio queconstitui a saúde, com a condição, todavia, de que os órgãos essenciais à vida não sejammuito profundamente alterados.”

(LHOMME, José. A gradação das faculdades curadoras. In “O Livro do Médium Curador”, cap. 4)

“No terreno das vantagens espirituais, é imprescindível que o candidato apresente umacerta “tensão favorável”. Essa tensão decorre da fé. Certo não nos reportamos ao fanatismoreligioso ou à cegueira da ignorância, mas sim à atitude de segurança íntima, comreverência e submissão, diante das Leis Divinas (...)”. Áulus

(XAVIER, Francisco Cândido. Serviço de passes. In “Nos Domínios da Mediunidade”, cap. 17)

Page 17: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Propicia, então, condições favoráveis ao funcionamento de todo o campo fisiológico,facilitando a circulação e a produção de anticorpos e de recursos que imunizam ecombatem as enfermidades, defendendo o campo físico das invasões bacterianas ereduzindo ou eliminando fatores que predispõem a doenças.

O passe magnético, principalmente quando impulsionado pela prece sincera,fortalece a vontade do paciente na obtenção da cura, potencializando a atuação do fluidocósmico na magnetização dos agentes microscópicos que auxiliarão na recomposição doequilíbrio do corpo físico.

Page 18: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

“(...) os Espíritos aconselham um Espírito de aceitação. Primeiramente, em qualquer caso da doença que possa ocorrer em nós, em nosso mundo orgânico, o espírito de aceitação torna mais fácil para o médico deste mundo ou para os benfeitores espirituais do outro atuarem em nosso favor. Agora, a nossa aflição ou a nossa inquietação apenas perturbam os médicos neste mundo ou no outro, dificultando a cura. (...) Muitas vezes temos conosco determinados tipos de moléstias, que nós mesmos pedimos, antes da nossa reencarnação, para que nossos impulsos negativos ou destrutivos sejam treinados. Muitas frustrações que sofremos neste mundo são pedidas por nós mesmos, para que não venhamos a cair em falhas mais graves do que aquelas em que já caímos em outras vidas”. Chico Xavier

(SILVEIRA, Adelino da. Merecimento e aceitação. In “Chico, de Francisco”, 2ª Parte, pp. 86 e 87)

Se dispomos do passe como terapêutica de alívio às nossas mazelas, como André Luiz explica a função da dor?

Todas as vezes que o espírito encarnado atenta contra as Leis Naturais, aciona umdispositivo automático que lesiona seu perispírito, fazendo refletir essa lesão, emconsequência, no corpo físico, que se desarmoniza e provoca a dor e o sofrimento, exigindosocorro da medicina do corpo e da alma para a obtenção de alívio ou da cura. A dorfunciona, portanto, como um alerta ao espírito infrator, sinalizando o equívococometido e a necessidade de correção.

Page 19: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Estamos todos, contudo,

submetidos à Justiça Divina, que, conforme ensinou

Jesus, dá "a cada um segundo as suas próprias obras".

Assim, a cada dia, mediante as obras felizes ou menos felizes a que nos

dedicamos, podemos alterar o

rumo do nosso destino no sentido do bem ou do mal.

Qual a importância da prece para a restauração das forças humanas?

É através da prece que atraímos a Força Divina para nos

auxiliar na restauração de nossas forças.

Orando em benefício de outrem, podemos

também ajudá-los, por meio da energia

magnética movimentada pelos

bons espíritos, assegurando àquele

por quem se ora melhores

possibilidades de auto reajustamento.

Page 20: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Como podemos encarar o passe magnético no campo espírita,

do ponto de vista da medicina humana?

Page 21: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Pesquisadores de duas universidades de Uberaba avaliaram os efeitos do passeespírita em pacientes internados em hospitais. As pesquisas foram feitas por médicos,estudantes de medicina, profissionais da área da saúde e voluntários de centrosespíritas da cidade. Depois de três anos de estudo, o grupo chegou à conclusão de quea prática é considerada uma terapia complementar à medicina convencional. Todo oprocesso foi feito com a autorização dos pacientes, que receberam a benção espírita,além dos familiares.

Uma das etapas do estudo científico foi feito na Unidade de Terapia Intensiva(UTI) Neonatal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro(HC-UFTM). Antes de dar o passe, as voluntárias passam por um ritual de preparação,entoando cantos e fazendo a higienização necessária antes de se aproximarem dosbebês internados.

“Os efeitos tanto em adultos internados na enfermaria da clínica médica, quantonos cardiopatas foram muito similares. Houve redução da ansiedade, da tensãomuscular, da depressão e aumento da sensação de bem estar. Ainda houve umaalteração importante nos cardiopatas que foi o aumento da oxigenação periférica”.

(Élida Mara Carneiro, pesquisadora e integrante da Associação Médico Espírita)

Segundo a pesquisa, os recém-nascidos internados no berçário da UTI Neonatalque receberam o passe ganharam alta, em média, sete dias antes dos bebês que nãoforam submetidos à terapia espiritual e tinham problemas semelhantes.

Page 22: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

“Nosso objetivo principal é comprovar cientificamente os efeitos do passe espíritana saúde dos indivíduos, tanto recém-nascidos como em adultos. Nós tivemos comoresultados nos recém-nascidos uma diminuição da frequência respiratória, umaumento das células de defesa, dos linfócitos, das plaquetas, ou seja, uma alteração naresposta hematológica, inclusive diminuiu as complicações e o tempo de internação dosrecém-nascidos.”

(Élida Mara Carneiro, pesquisadora e integrante da Associação Médico Espírita)

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2016/09/pesquisadores-em-mg-avaliam-efeitos-do-passe-espirita-na-medicina.html

"Pode ser considerada uma terapia complementar, mas não existe nadacomprovado ainda. A espiritualidade vem sendo amplamente estudada no campocientífico. As pesquisas científicas que abordam a espiritualidade têm os mesmospadrões de outras pesquisas, com orientações e descrição de quem está sendoanalisado, mas ainda não há nada de concreto sobre esses estudos”.

(Fabiana Prado Nogueira, médica delegada do Conselho Regional de Medicina (CRM) em Uberaba)

O trabalho científico deverá ser publicado em breve em uma revista internacional daárea médica. Uma das pesquisas já foi publicada, no fim de agosto, numa revistaamericana especializada. (07/09/2016)

Page 23: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

Temos certeza de que a Medicina do futuro será muito diferente daatual. A espiritualidade estará cada vez mais presente na abordagemintegral dos nossos pacientes. Estamos vivenciando um momento detransição do paradigma materialista e reducionista – que ainda épreponderante nas universidades e bancos acadêmicos, mas que estáem transformação lenta, gradual e constante.

Temos a certeza de que estamos preparando o terreno para queoutros – com o coração e a consciência lúcida – possam implantar oparadigma espiritual na Saúde, transformando a nossa prática clínica –trazendo de volta para o seio da Medicina a espiritualidade, a fé, aesperança e o amor. (08/10/2014)

(Marlene Rossi Severino Nobre (*1937-+2015), médica, fundadora e primeira presidente da Associação Médico Espírita Brasileira)

Page 24: Evolução em Dois Mundos - Segunda Parte - Capítulo XV - Passe Magnético - 02/10/2017

1. A Gênese – Allan Kardec – FEB2. O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec – FEB3. O Céu e o Inferno – Allan Kardec – FEB4. Obras Póstumas – Allan Kardec – FEB 5. O Consolador – Emmanuel/Chico Xavier – FEB6. Missionários da Luz – André Luiz/Chico Xavier – FEB 7. Mecanismos da Mediunidade – André Luiz/Waldo Vieira – FEB8. Evolução em Dois Mundos – André Luiz/Chico Xavier e Waldo Vieira – FEB9. Entre a Terra e o Céu – André Luiz/Chico Xavier – FEB10. Nos Domínios da Mediunidade – André Luiz/Chico Xavier - FEB11. Loucura e Obsessão – Bezerra de Menezes/Divaldo P. Franco – FEB 12. Opinião Espírita – André Luiz/Waldo Vieira – FEB 13. Chico, de Francisco – Adelino da Silveira - FEP14. O Passe – seu estudo, suas técnicas, sua prática – Jacob Melo – FEB15. Forças Sexuais da Alma – Jorge Andrea – FEB 16. Passes e Radiações – Edgard Armond – Editora Aliança 17. Energia dos Chacras e o poder terapêutico da fé, da meditação e da oração – Alírio Cerqueira Filho

– Editora Espiritizar18. O Livro do Médium Curador – José Lhomme – Editora Eco19. Dicionário Enciclopédico Espiritismo Metapsíquica Parapsicologia”, Editora Bels S.A20. Novo Dicionário da Língua Portuguesa – Ed. Nova Fronteira21. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa – MEC – Fename 22. Enciclopédia Mirador Internacional – vol. II – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa23. http://radioboanova.com.br/medicina-e-espiritualidade-na-academia-nacional-de-medicina/24. http://www.cvdee.org.br/est_nltexto.asp?id=08&cap=03525. http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2016/09/pesquisadores-em-mg-

avaliam-efeitos-do-passe-espirita-na-medicina.html

B

I

B

L

I

O

G

R

A

F

I

A