Évora local n.º 142

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 11 Abril de 2013 Sabia que...A “Freiria” de Évora se situa nas traseiras da Catedral de Santa Maria? 142 Nos dias 12 e 13 de Abril Évora e Mérida unem-se pela saúde Com o objetivo de assinalar o dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de Abril, a Câmara Municipal de Évora e o Ayuntamiento” de Mérida decidiram assinalar esta data com a realização de uma iniciativa a que denominaram “24 Horas em Movimento – Desafio pela Saúde”, que decorrerá em simultâneo entre os dias 12 e 13 de Abril. O tema central do Dia Mundial da Saúde deste ano é a Hipertensão Arterial (HTA) que na região Alentejo é um dos problemas de saúde mais expressivos. Assim, propõe-se assinalar este dia com um desafio que inclui um vasto conjunto de iniciativas que visam chamar a atenção de toda a comunidade para esta problemática, realçando os fatores de risco e apelando aos estilos de vida saudáveis. Cinema pág. 09

Upload: dcre-cmevora

Post on 23-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Évora Local n.º 142

TRANSCRIPT

Page 1: Évora Local n.º 142

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 11 Abril de 2013

Sabia que...A “Freiria” de Évora se situa nas traseiras da Catedral de Santa Maria?

142

Nos dias 12 e 13 de AbrilÉvora e Mérida unem-se pela saúde

Com o objetivo de assinalar o dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de Abril, a Câmara Municipal de Évora e o “Ayuntamiento” de Mérida decidiram assinalar esta data com a realização de uma iniciativa a que denominaram “24 Horas em Movimento – Desafio pela Saúde”, que decorrerá em simultâneo entre os dias 12 e 13 de Abril.O tema central do Dia Mundial da Saúde deste ano é a Hipertensão Arterial (HTA) que na região Alentejo é um dos problemas de saúde mais expressivos. Assim, propõe-se assinalar este dia com um desafio que inclui um vasto conjunto de iniciativas que visam chamar a atenção de toda a comunidade para esta problemática, realçando os fatores de risco e apelando aos estilos de vida saudáveis.

Cinemapág. 09

Page 2: Évora Local n.º 142

évoralocal / pág. 02

ROTA DE SABORES TRADICIONAIS CAMINHADA DAS SOPAS

Com um fundo solidárioCaminhada das Sopas realiza-se este domingo

O valor da inscriçãoreverte a favor da Arass

A terceira edição da “Caminhada das Sopas”, promovida pelas juntas de freguesia do Bacelo e Canaviais (Évora), com o apoio da edilidade local, realiza-se este domingo (10h30), com o valor da inscrição (3 euros) a reverter a favor da  Associação de Reabilitação, Apoio e Solidariedade Social, de Évora (Arass).A Caminhada das Sopas, que faz parte da programação da Rota de Sabores Tradicionais, desenrola-se ao longo do antigo Caminho da Missa, um percurso histórico entre o Convento do Espinheiro e a Igreja do Senhor dos Aflitos, visitando a igreja de S. Roque.Com pouco mais de 10 quilómetros, o Caminho da Missa é um antigo percurso rural que liga os principais centros de culto religioso da zona das “quintas” de Évora, nomeadamente Sr. dos Aflitos, S. Roque e N. Sra. do Espinheiro, e que ficou há três anos à disposição dos adeptos das caminhadas ou das bicicletas todo-o-terreno. Com alguns dos troços antigos reabilitados de modo a reconstituir o trajeto tão próximo do original quanto possível, o Caminho da Missa, que também coincide em parte com o caminho medieval das “Cinco Cêpas”, faz também a ligação com a Ecopista e com o Percurso Ambiental da Água da Prata (Aqueduto).

Para além do simbolismo deste percurso, uma das suas mais-valias prende-se com a certificação e homologação do mesmo por parte da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) o que permite uma maior divulgação junto das comunidades de caminheiros nacionais e internacionais.O trajeto com um grau de dificuldade baixo, está devidamente assinalado segundo as regras da FCMP, constituindo assim uma excelente alternativa aos restantes percursos existentes no Concelho de Évora.A Caminhada das Sopas – Caminho da Missa, que termina com uma degustação de sopas genuinamente alentejanas, conta com o apoio do Convento do Espinheiro Heritage Hotel & SPA, APPACDM e Casa do Povo dos Canaviais

Page 3: Évora Local n.º 142

évoralocal / pág. 03

Nos dias 12 e 13 de AbrilÉvora e Mérida unem-se pela saúde

Com o objetivo de assinalar o dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de Abril, a Câmara Municipal de Évora e o “Ayuntamiento” de Mérida decidiram assinalar esta data com a realização de uma iniciativa a que denominaram “24 Horas em Movimento – Desafio pela Saúde”, que decorrerá em simultâneo entre os dias 12 e 13 de Abril.O tema central do Dia Mundial da Saúde deste ano é a Hipertensão Arterial (HTA) que na região Alentejo é um dos problemas de saúde mais expressivos. Assim, propõe-se assinalar este dia com um desafio que inclui um vasto conjunto de iniciativas que visam chamar a atenção de toda a comunidade para esta problemática, realçando os fatores de risco e apelando aos estilos de vida saudáveis. As atividades decorrerão ao longo de 24 horas, constituindo também um desafio pela saúde para toda a população e instituições envolvidas. Por toda a cidade as associações desportivas, as escolas, empresas, serviços, instituições e todos os interessados poderão praticar desporto, fazer rastreios, aprender mais sobre alimentação saudável, e participar em atividades diversas, de sensibilização para as questões da saúde e estilos de vida saudáveis, no geral, e da hipertensão arterial, em particular.O “24 Horas em Movimento – Desafio Pela Saúde” é uma iniciativa de parceria transfronteiriça entre várias entidades:Câmara Municipal de Évora, “Ayuntamiento” de Mérida, Dirección General de Deportes del Gobierno de Extremadura, IPDJ, Administração Regional

 de Saúde do Alentejo, Agrupamento de Centros de Saude Alentejo Central, Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, Servicio Extremeno de Salud, Universidade de Évora, Universidade de Extremadura, Hospital Espirito Santo de Évora, Delegacion Sanidad de Mérida, Delegacion de Deportes de Mérida. Estão também envolvidas associações desportivas, culturais e recreativas, empresas públicas e privadas, escolas, ginásios que aderiram ao evento também com o objetivo de apelar para a prevenção dos fatores de risco da HTA. Esta iniciativa conta ainda com a participação de restaurantes da cidade de Évora que vão apresentar uma ementa alternativa para a comemoração do Dia Mundial da Saúde, tendo especial atenção as indicações da Dietista do Hospital do Espírito Santo de Évora.

Page 4: Évora Local n.º 142

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n.º 142

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 13 de MarçoCâmara de Évora aprovou planta e edital das Festas Populares da Cidade – Feira de S. João 2013

A Câmara Municipal de Évora aprovou a Planta e Edital das Festas Populares da Cidade – Feira de S. João 2013 com seis votos favoráveis (PS e CDU) e uma abstenção (PSD).Este evento irá decorrer entre os dias 21 e 30 de Junho sob o tema “2013 – Ano Europeu dos Cidadãos” e, tal como nos anos anteriores, contempla a realização da Feira Tradicional, Mostra Institucional, Mostra de Artesanato e das Artes Decorativas, Exposição de Atividades Económicas, Espaço Criança, Espaço da Juventude, Espaço Desportivo, Espaço Intergeracional e Tasquinhas.Destaque ainda para a aprovação nesta reunião da proposta da Câmara Municipal à Assembleia Municipal de dissolução da empresa municipal SITEE-EM por internalização da atividade da empresa nos serviços municipais, com seis votos a favor (PS e CDU) e uma abstenção (PSD) e do processo de integração dos respetivos trabalhadores no quadro de pessoal camarário.Recorde-se que, por deliberação tomada em reunião de 28 de março de 2012, a Câmara Municipal apresentou à Assembleia Municipal a proposta de extinção desta empresa, tendo a Assembleia deliberado a extinção proposta nos meses seguintes.

Porém, a 31 de Agosto foi publicado em Diário da República a Lei nº 50/2012, que estabelece o regime jurídico da atividade empresarial local, revogando a anterior lei das empresas municipais, o que permite que a dissolução efetiva (tout court) pode agora ser substituível pela possibilidade de dissolução através da internalização da atividade das empresas locais municipais.

A tramitação processual subsequente à deliberação da Assembleia Municipal é idêntica à das empresas comerciais e inicia-se com uma deliberação da Assembleia-geral da empresa (dado que a deliberação da Assembleia Municipal representa apenas a posição de um dos dois sócios).

Até à presente data, a Assembleia-geral da SITEE não deliberou a dissolução, a qual iniciar-se-á com uma deliberação dos sócios tomada em Assembleia-geral por maioria qualificada do capital social (3/4) em que seja simultaneamente aprovadas as contas e nomeado o (os) liquidatário (s). Tendo em conta o interesse em, desde já, assegurar a tramitação necessária à internalização da atividade da SITEE foi também aprovada uma proposta camarária que delibera a cedência de interesse público dos trabalhadores da empresa municipal SITEE-EM, com contrato de trabalho por tempo indeterminado há mais de um ano. Este ponto foi aprovado com seis votos a favor (PS e CDU) e uma abstenção (PSD).

O acordo de cedência de interesse público (tripartido, a assinar entre a Câmara, a empresa e o trabalhador) deve ser celebrado no prazo máximo de seis meses após a deliberação de dissolução por internalização da empresa.

Page 6: Évora Local n.º 142

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local n.º 142

évoralocal / pág. 07

Sabia queA “Freiria” de Évora se situa nas traseiras da Catedral de Santa Maria?

A Freiria

A "Freiria" de Évora é um dos mais antigos e decisivos espaços urbanos da cidade. Ainda que de origem incerta, terá nascido à sombra da grande cidadela muçulmana e, posteriormente, urbanizou-se na dependência do castelo cristão dos cavaleiros freires de Avis. Da sua presença, manteve a toponímia que ainda hoje a identifica e delimita no contexto do atual Centro Histórico eborense.Um espaço notável, hoje definido por um quarteirão de grandes moradias de feição nobiliárquica, mas cujo significado extravasa em muito a mera dimensão arquitetónica.(Re)descobri-la é percorrer um longo percurso da cidade, assumindo como protagonista um dos espaços mais enigmáticos de Évora.

Texto: Gustavo Val-Flores, CME | Foto: José Manuel Rodrigues

Page 8: Évora Local n.º 142

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n.º 142

évoralocal / pág. 03

Cinema no Auditório Soror Mariana

Page 10: Évora Local n.º 142

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local n.º 142

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n.º 142