experimento_07_transistor como chave acionando um relé.pdf

2
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI Curso: __________________________________________ Campus Itabira Disciplina: ELT009 – ELETRÔNICA ANALÓGICA I – LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA Professor: Data: Nota: Matrícula 1: Aluno 1: Matrícula 2: Aluno 2: Matrícula 3: Aluno 3: AULA PRÁTICA 07 O Transistor Bipolar como chave acionando um relé 1 - Objetivos: 1) Comprovar o funcionamento do transistor bipolar como elemento chaveador acionando um relé. 2 - Material Utilizado: 01 resistor de 100 Ω 01 resistor de 560Ω 01 resistor de 1 kΩ 01 diodo 1N4148 01 transistor BC 547 ou equivalente 01 diodo LED 01 relé de 12 VCC (8A, 250 VCA) 01 multímetro digital 01 fonte de tensão C.C. ajustável 3 - Introdução Teórica 3.1 Relés Eletromecânicos Aspectos Básicos Os relés são dispositivos comutadores eletromecânicos. A estrutura simplificada de um relé é mostrada na Figura 1. Nas proximidades de um eletroímã é instalada uma armadura móvel que tem por finalidade abrir ou fechar um jogo de contatos. Quando a bobina é per- corrida por uma corrente elétrica é criado um campo magnético que atua sobre a armadura, atraindo-a. Nesta atração ocorre um movi- mento que ativa os contatos, os quais podem ser abertos, fechados ou comutados. A aplicação mais imediata de um relé com contato simples é no controle de um circuito externo ligando ou desligando-o, conforme mostra a Figura 2. Observe o símbolo usado para re- presentar este componente. Figura 1 - Aspecto de um relé eletromecânico Figura 2 - Relé controlando um circuito de potência Quando a chave S1 for ligada, a corrente do gerador E1 pode circular pela bobina do relé, energizando-o. Com isso, os contatos do relé fecham, permitindo que a corrente do gerador E2 circule pela carga, ou seja, o circuito controlado que pode ser uma lâmpada. Para desligar a carga basta interromper a corrente que circula pela bobina do relé, abrindo para isso S1. Uma das características do relé é que ele pode ser energizado com correntes muito pequenas em relação à corrente que o circuito controlado exige para funcionar. Isso significa a possibilidade de controlarmos circuitos de altas correntes como motores, lâmpadas e máquinas industriais, diretamente a partir de dispositivos eletrônicos com sinais baixos de corrente, como por exemplo transistores, circuitos integrados, fotoresistores etc. 3.2- LED Identificar os terminais do LED, com o multímetro, na escala de semicondutores, polarizando-o corretamente

Upload: vitor-nogueira

Post on 19-Jan-2016

30 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Experimento_07_Transistor como chave acionando um relé.pdf

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI

Curso: __________________________________________

Campus Itabira

Disciplina: ELT009 – ELETRÔNICA ANALÓGICA I – LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA

Professor: Data: Nota:

Matrícula 1: Aluno 1:

Matrícula 2: Aluno 2:

Matrícula 3: Aluno 3:

AULA

PRÁTICA

07

O Transistor Bipolar como chave acionando um relé

1 - Objetivos:

1) Comprovar o funcionamento do transistor bipolar como elemento chaveador acionando um relé.

2 - Material Utilizado:

01 resistor de 100 Ω 01 resistor de 560Ω 01 resistor de 1 kΩ 01 diodo 1N4148 01 transistor BC 547 ou equivalente

01 diodo LED 01 relé de 12 VCC (8A, 250 VCA) 01 multímetro digital 01 fonte de tensão C.C. ajustável

3 - Introdução Teórica

3.1 – Relés Eletromecânicos – Aspectos Básicos

Os relés são dispositivos comutadores eletromecânicos. A estrutura simplificada de um relé é mostrada na Figura 1. Nas proximidades de um eletroímã é instalada uma armadura móvel que tem por finalidade abrir ou fechar um jogo de contatos. Quando a bobina é per-corrida por uma corrente elétrica é criado um campo magnético que atua sobre a armadura, atraindo-a. Nesta atração ocorre um movi-mento que ativa os contatos, os quais podem ser abertos, fechados ou comutados. A aplicação mais imediata de um relé com contato simples é no controle de um circuito externo ligando ou desligando-o, conforme mostra a Figura 2. Observe o símbolo usado para re-presentar este componente.

Figura 1 - Aspecto de um relé eletromecânico Figura 2 - Relé controlando um circuito de potência

Quando a chave S1 for ligada, a corrente do gerador E1 pode circular pela bobina do relé, energizando-o. Com isso, os contatos do relé fecham, permitindo que a corrente do gerador E2 circule pela carga, ou seja, o circuito controlado que pode ser uma lâmpada. Para desligar a carga basta interromper a corrente que circula pela bobina do relé, abrindo para isso S1. Uma das características do relé é que ele pode ser energizado com correntes muito pequenas em relação à corrente que o circuito controlado exige para funcionar. Isso significa a possibilidade de controlarmos circuitos de altas correntes como motores, lâmpadas e máquinas industriais, diretamente a partir de dispositivos eletrônicos com sinais baixos de corrente, como por exemplo transistores, circuitos integrados, fotoresistores etc.

3.2- LED Identificar os terminais do LED, com o multímetro, na escala de semicondutores, polarizando-o corretamente

Page 2: Experimento_07_Transistor como chave acionando um relé.pdf

2

4 – Parte Prática 4.1 - O transistor bipolar acionando um relé eletromecânico de 12 V. Na Figura 3 é ilustrado o esquema da montagem 1, onde um relé de 12 V é acionado por um transistor bipolar operando como chave. Observação: usar como V2 a fonte fixa de 5 V da fonte de tensão (bornes à direita).

Figura 3 - O transistor bipolar acionando uma carga através de um relé eletromecânico.

1) Monte o circuito da Figura 3 e faça as medições que se pedem, anotando-as na Tabela 1.

Tabela 1 - Medições a serem efetuadas para o circuito da Figura 3.

Situação 1 - Chave S1 fechada

VCE (V) IC (mA) VRL (V) IRL (mA)

Situação 2 - Chave S1 aberta

VCE (V) IC (mA) VRL (V) IRL (mA)

6 – Conclusões Responda:

1) Qual é a corrente (Ic) de saturação calculada no circuito acima?

2) Explique porque o circuito acima, quando polarizada a base, trabalha na região de saturação?

3) Se diminuirmos o valor de Rb, o que aconteceria com as correntes e com o valor de B (beta)