exposição - anjos da enfermagem 10 anos

10

Upload: romulo-aragao

Post on 10-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Exposição - Anjos da Enfermagem 10 Anos

TRANSCRIPT

Instituto Anjos da Enfermagem10 anos de um sonho que contagia

Nascido no ano de , na região do Cariri, no Sul do Ceará, a partir da iniciativa de uma estudante de enfermagem, o Instituto Anjos da Enfermagem teve grande destaque local com o projeto Brinquedoteca Anjos da Enfermagem, que chegou a implantar exemplares nos dois hospitais de referência na assistência a crianças. Após cinco anos de trabalhos com grande repercussão social, o Instituto recebeu o apoio do Conselho Federal de Enfermagem COFEN, para expansão de suas ações em mais estados brasileiros. Ao longo de quase dez anos, os Anjos da Enfermagem se tornaram brasileiros. Ao longo de quase dez anos, os Anjos da Enfermagem se tornaram a maior iniciativa de responsabilidade social da enfermagem brasileira. Para a concretização de sua missão, o instituto orienta diretrizes para implantação de uma assistência à saúde mais humana e resolutiva, buscando contribuir para formação de crianças mais conscientes sobre a importância da saúde, bem como a formação de profissionais que busquem exercer a profissão com responsabilidade social.

MissãoMissãoPromover formação profissional, assistir às crianças e adolescentes e desenvolver pesquisa em prol da luta contra a mortalidade infantil, humanização da saúde e defesa do brincar.

VisãoTornar-se uma referência nacional em promoção da saúde, na formação de Tornar-se uma referência nacional em promoção da saúde, na formação de profissionais de enfermagem mais humanizados, na luta contra a mortalidade infantil, humanização da saúde, promover pesquisas na área da humanização da saúde, e defesa do brincar na infância.

O Instituto

Jakeline Duarte nasceu no sul do Ceará, em de fevereiro de . Foi estudante da rede pública em sua cidade natal, no

Colégio Getúlio Vargas, até o primeiro ano do ensino médio. Quando criança, já demonstrava aptidão para lidar com projetos, quando fundou o Clubinho da Criança, que realizava apresentações covers de bandas infantis da época. A menina começava a alçar vôo. Do interior, viajou para concluir os estudos em Fortaleza, Do interior, viajou para concluir os estudos em Fortaleza, onde ingressou no colégio GEO. No final de , ainda na capital, foi aprovada no vestibular da Universidade de Fortaleza UNIFOR, para o curso de Enfermagem. Dois anos depois, a estudante transferiu a graduação para a Dois anos depois, a estudante transferiu a graduação para a Universidade Regional do Cariri URCA, voltando para o interior do estado. Por lá, se encantou com a história do livro Terapia do Amor, de Patch Adams, que fala sobre a humanização da saúde. A partir de então, desenvolveu estudos sobre as condições socioeconômicas das crianças com câncer, e começava a amadurecer a ideia de fundar um projeto de assistência às crianças em de fundar um projeto de assistência às crianças em tratamento.Junto com alguns colegas, Jakeline começou a fazer visitas ao centro de oncologia do Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, CE. As visitas continuaram mesmo depois da estudante se formar, com a elaboração de uma monografia sobre a importância do brincar na infânciaApós cinco anos de trabalhos, a fundadora do Após cinco anos de trabalhos, a fundadora do projeto encontrou a oportunidade de apresentá-lo ao então presidente do Conselho Federal de Enfermagem COFEN, Dr. Manoel Neri. Encantado com a iniciativa, Manoel sugeriu que o projeto virasse um programa financiado pelo COFEN. A proposta foi aceita e, após uma semana, nascia o programa Anjos e, após uma semana, nascia o programa Anjos da Enfermagem: Educação em Saúde Através do Lúdico, que hoje comemora anos de existência.

A Fundadora

Jaleco: como é sabido, o jaleco é símbolo e instrumento usado por aqueles que trabalham pela saúde de todos. Surge, então, como homenagem do instituto a todos os profissionais da saúde.

Nariz: o nariz é adotado como instrumento que remete ao palhaço, à alegria do artista que inspira as atividades lúdicas desenvolvidas pelos voluntários em atividades intra e extra-hospitalares. intra e extra-hospitalares.

Chapéu: cheio de enfeites e bichinhos, o chapéu simboliza a importância do brincar durante a infância, reafirmando o que o programa defende e visa possibilitar nos hospitais, abrigos e comunidades abrigos e comunidades carentes: o direito de ser criança.

Fitilhos: na região do Cariri, onde o projeto nasceu, os fitilhos são usados como instrumento de fé pelos devotos do Padre Cícero, considerado um santo popular. Elas representam a fé das famílias e dos fé das famílias e dos enfermos que atravessam situações adversas.

Maquiagem: a boca branca e sem contornos, como os voluntários são orientados a pintar, simboliza a paz que o programa busca transmitir às pessoas hospitalizadas e seus familiares.seus familiares.

As vestimentas usadas pelos voluntários do Instituto Anjos da Enfermagem, uniformizadas, foram desenvolvidas por Jakeline Duarte a partir de muita simbologia.

Identidade dos Anjos da Enfermagem

Mascote O Anjo Damiãozinho possui características das próprias diretrizes dos trabalhos realizados pelo Instituto Anjos da Enfermagem, em relação a um dos seus públicos-alvos: crianças com câncer. Foi criado para auxiliar os voluntários do projeto nas ações lúdicas do trabalho intra-hospitalar. O nome do nosso anjinho intra-hospitalar. O nome do nosso anjinho é uma homenagem à primeira criança atendida pelo projeto, na cidade de Barbalha, CE.

Logo - Assim como o Anjo Gabriel anunciou a vinda do menino Jesus para Maria, os Anjos da Enfermagem atuam como mensageiros de amor, paz e felicidade para toda a sociedade, em especial aos que passam por algum tratamento de saúde ou que vivem em situação de vulnerabilidade. O logotipo situação de vulnerabilidade. O logotipo dos Anjos ilustra as nossas ações, através das cores leves e da suavidade da mensagem.

Em anos, o Instituto Anjos da Enfermagem já está presente em estados brasileiros. Por ano, os voluntários do Programa Anjos da Enfermagem: Educação em Saúde Através do Lúdico realizam cerca de . visitas intra-hospitalares, atendendo a . crianças, em unidades de saúde parceiras do projeto.

Os Núcleos

Estratégias

BrinquedoTerapêutico

Mágica

Jogos Musicoterapia

Arte com Balões Pintura e Arte Contaçãode Histórias

Atividades Extra-hospitalares

As atividades extra-hospitalares são desenvolvidas fora do ambiente hospitalar. Elas acontecem através das campanhas nacionais de arrecadação, realizadas pelo instituto, de participação e mobilização, como a campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea, promovendo a conscientização da sociedade em geral para a importância da saúde, higiene e solidariedade.

Atividades Intra-hospitalares

As visitas intra-hospitalares surgem com a intenção de modificar os ambientes dos ambulatórios, levando mais alegria e esperança aos que passam por tratamento. Nelas, os voluntários desenvolvem todas as estratégias de ludoterapia aprendidas durante o treinamento.

Campanhas Nacionais eFestas Comemorativas

As campanhas nacionais e festas comemorativas promovidas pelos Anjos da Enfermagem buscam resgatar os festejos e a alegria, fortalecendo os vínculos familiares, e os vínculos entre a equipe de atuação e os pacientes. Essas duas atividades estão diretamente ligadas, uma vez que todo o material arrecadado durante as campanhas Higiene É Saúde, Brincar é um Direito e Doe Alimento, Doe Vida é doado ao público-alvo dos núcleos nas festas é doado ao público-alvo dos núcleos nas festas comemorativas de Páscoa, São João, Dia das Crianças e Natal.