exposição biodiversidade marinha de cabo verde af

4
Já reparaste na quantidade de plantas e animais diferentes que existem? Isso é, o que os cientistas chamam de biodiversidade. Tenho viajado ao redor do mundo e te digo que Cabo Verde é um lugar único, onde o nosso grande tesouro é a biodiversidade. Pontos quentes de biodiversidade no mundo A Biodiversidade define-se como a variedade de espécies de plantas, animais, microrganismos e outras formas de vida que existem no planeta, incluindo a variedade de indivíduos dentro da mesma espécie, como também, a riqueza génica. A biodiversidade também abrange os ecossistemas onde as espécies interatuam entre si e com o meio que os rodeia (Segundo a ONU). Nós, os seres vivos, somos únicos, diferentes das outras espécies e dos nossos semelhantes, e isto é precisamente, a Biodiversidade Cabo Verde foi recentemente considerado como um dos dez mais importantes “hotspot” da biodiversidade marinha mundial. Isto se deve ao grande número de espécies marinhas que existem exclusivamente no Arquipélago (endemismos marinhos) e ao estado de ameaça a que estão sujeitas. Cabo Verde um ponto quente de biodiversidade no mundo Dinossauros viventes A vida originou-se no mar. Primeiramente, surgiram organismos muito simples e a evolução criou a biodiversidade, fazendo possível com que esses seres fossem tornando cada vez mais complexos, até serem capazes de colonizar o meio terrestre e o aéreo. É por isso, que nos oceanos vivem as espécies mais antigas do planeta tais como: tubarões, caranguejos, tartarugas, etc. Estes são autênticos dinossauros viventes. Papagaio (Parapristipoma humile) Coral (Tubastraea aurea) Peixe borboleta (Chaetodon robustus) Crun (Chilomycterus reticulatus) Lesma-do-mar (Hypselodoris picta verdensis) Pirata (Ocypode cursor) Raínha (Myripristic jacobus) Percebes (Pollicipes darwini) Barbeiro (Acanthurus monroviae) Coral (Favia fragum) Lesma do mar (Aplysia dactylomela) Tubarão gata (Ginglymostoma cirratum) Galo mar (Holocantus africanus) Estrela do mar (Narcissia canariensis) JOGO 1: Em cada um dos painéis está escondido um cavalo marinho, você será capaz de encontrá-lo? JOGO 2: Encontrar as palavras amarelas nos painéis. Classificá-las e descubrirar a mensagem secreta. 550 450 350 250 150 50 600 500 400 300 200 100 0,2 20 25 milhões de anos hoje Aparecimento dos SERES HUMANOS (Homo Sapiens) Aparecimento dos CRUSTÁCEOS Aparecimento dos TUBARÕES e PEIXES ÓSSEOS Aparecimento dos DINOSSAUROS e MAMÍFEROS Extinção dos DINOSSAUROS Formação do OCEANO ATLÂNTICO Formação das ILHAS CANÁRIAS Formação das ILHAS DE CABO VERDE VIDA colonizado os continentes oceanografica.com Governo de Cabo Verde

Upload: oceanografica

Post on 23-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Exposição Biodiversidade Marinha de Cabo Verde af

Já reparaste na quantidade de plantas e animais diferentes que existem? Isso é, o que os cientistas chamam de biodiversidade. Tenho viajado ao redor do mundo e te digo que Cabo Verde é um lugar único, onde o nosso grande tesouro é a biodiversidade.

Pontos quentes de biodiversidade no mundo

A Biodiversidade define-se como a variedade de espécies de plantas, animais, microrganismos e outras formas de vida que existem no planeta, incluindo a variedade de indivíduos dentro da mesma espécie, como também, a riqueza génica. A biodiversidade também abrange os ecossistemas onde as espécies interatuam entre si e com o meio que os rodeia (Segundo a ONU).

Nós, os seres vivos, somos únicos, diferentes das outras espécies e dos nossos semelhantes, e isto é precisamente, a Biodiversidade

Cabo Verde foi recentemente considerado como um dos dez mais importantes “hotspot” da biodiversidade marinha mundial. Isto se deve ao grande número de espécies marinhas que existem exclusivamente no Arquipélago (endemismos marinhos) e ao estado de ameaça a que estão sujeitas.

Cabo Verde um ponto quente de biodiversidade no mundo

Dinossauros viventes

A vida originou-se no mar. Primeiramente, surgiram organismos muito simples e a evolução criou a biodiversidade, fazendo possível com que esses seres fossem tornando cada vez mais complexos, até serem capazes de colonizar o meio terrestre e o aéreo. É por isso, que nos oceanos vivem as espécies mais antigas do planeta tais como: tubarões, caranguejos, tartarugas, etc. Estes são autênticos dinossauros viventes.

Papagaio (Parapristipoma humile) Coral (Tubastraea aurea)

Peixe borboleta (Chaetodon robustus)

Crun (Chilomycterus reticulatus)

Lesma-do-mar (Hypselodoris picta verdensis) Pirata (Ocypode cursor)

Raínha (Myripristic jacobus) Percebes (Pollicipes darwini) Barbeiro (Acanthurus monroviae)

Coral (Favia fragum) Lesma do mar (Aplysia dactylomela)

Tubarão gata (Ginglymostoma cirratum)

Galo mar (Holocantus africanus)

Estrela do mar (Narcissia canariensis)

JOGO 1: Em cada um dos painéis está escondido um cavalo marinho, você será capaz de encontrá-lo? JOGO 2: Encontrar as palavras amarelas nos painéis. Classificá-las e descubrirar a mensagem secreta.

550 450 350 250 150 50

600 500 400 300 200 100

0,2

2025milhões de anos hoje

Aparecimento dos SERES humANoS (homo Sapiens)

Aparecimento dosCRuSTáCEoS

Aparecimento dosTuBARõES e PEixES óSSEoS

Aparecimento dosDiNoSSAuRoS e mAmífERoS

Extinção dosDiNoSSAuRoS

formação dooCEANo ATLâNTiCo

formação dasiLhAS CANáRiAS

formação das iLhAS DE CABo VERDE

ViDA colonizado os continentes

ocea

nogr

afica

.com

Governo de Cabo Verde

de Cabo VerdeBiodiversidade marinha

Page 2: Exposição Biodiversidade Marinha de Cabo Verde af

Corrente do Açores

Corrente do Golfo

Corre

nte

das C

anár

ias

Corr

ente

de

Port

ugal

No oceano todos nós nos conhecemos, somos companheiros de viagem pelas correntes, compartilhamos o nosso lar e vamos todos à sala de jantar na esperança de não ser-mos a comida de ninguém.

Na correnteMuitos organismos como as tartarugas, águas-vivas, baleias ou alevins e larvas de muitas espécies, viajam (ou são carreadas), beneficiando das correntes oceânicas, conectando dessa forma lugares muito separados geograficamente. Devido a esse fenómeno, as ilhas de CV são visitadas por espécies que viajam através do oceano tais como a baleia jubarte, ou vivem espécies que também se encontram nos arquipélagos vizinhos (Canárias, Madeira e Açores), como badejo, corvina ou castanheta.

Comer ou ser comido

Animais muito diferentes dependem uns dos outros para sobreviver, têm uma relação predador-presa. Isso cria uma complexa teia de relações, na qual se aproveita de tudo. Mesmo quando os animais e as plantas morrem, estes são ainda alimentos de outros animais e bactérias. Este é um ciclo que não acaba.

Compartilhar a sua casa

Em Cabo Verde existem muitos ecossistemas marinhos, aonde convivem uma variedade de espécies. Desses ecossistemas constam: o intermareal, o pelágico, a areia, as rochas e as comunidades coralinas.

Turshiops truncatus Trachurus trachurus

Diadema aff. antillarum

Halecium halecium

Caulerpa racemosa var.peltataOsilinus atratus

Diodon holacanthus

Flabellina arveloi

Badejo (Mycteroperca fusca)

Corvina (Bodianus scrofa) Castanheta (Abudefduf luridus)

Garoupa (Cephalophilos taeniops)

Búzio, caramujo

Alga

Lesma-do-mar

Pluma-do-mar

oriço

Crun

Chicharro

Toninha

ocea

nogr

afica

.com

Governo de Cabo Verde

Online sem Facebook

Page 3: Exposição Biodiversidade Marinha de Cabo Verde af

Ambiente

A família do mar lhe oferece uma vida mais fácil e segura: água potável, alimentos, energia e experiências inesquecíveis para desfrutares. Você acha que pode viver sem nós?

A sustentabilidade

É o equilíbrio entre a conservação do meio, o desenvolvimento económico e o bem-estar social. Se trabalharmos juntos nessa ótica podemos garantir o futuro e uma vida digna para todos.

Porque é importante preservar a biodiversidade?

A biodiversidade é de extrema importância para as pessoas porque é a base das civilizações:

- Nos proporciona bens como: alimento, compostos químicos de uso medicinal ou fertilizantes para agricultura, biocombustíveis e petróleo, cal, pigmentos, etc.

- É um regulador imprescindível para:

• O equilíbrio do clima e da Terra (em geral): através do

armazenamento de carbono e controle das precipitações

locais, temperaturas e intensidade do vento, na proteção

contra desastres, como deslizamentos de terra e

tempestades costeiras.

• A remoção de poluentes através da filtração do ar e da

água, a desintoxicação e a decomposição de resíduos.

• Geração e renovação do solo fértil e polinização das

plantas.

• A criação e preservação de areia nas praias.

- Associamos à Biodiversidade valores turísticos e sócio-culturais, tais como: valores recreativos, estéticos e espirituais que fazem com que as pessoas possam querer pagar para ver um local bem preservado ou, ter a experiência em relacionar com uma ou outra espécie ou ambiente. o caminho para o desenvolvimento

sustentável e o bem-estar social em Cabo Verde depende da sua biodiversidade

O seu clima ameno durante todo o ano, a temperatura da água do mar, o calor do seu povo, a sua situação geográfica perto da Europa, a proximidade do cinturão tropical e ilhas que servem de zona de paragem, alimentação e reprodução de muitas espécies migratórias fazem de Cabo Verde um lugar único no mundo para o desenvolvimento do Ecoturismo (mergulho, trekking ou observação de baleias e aves).

Búzio (Tonna maculosa)

A sustentabilidade Ambiente

Economia

Bem-estar social

ocea

nogr

afica

.com

Governo de Cabo Verde

de Cabo Verde com base na sua biodiversidadeDesenvolvimento sustentável

Page 4: Exposição Biodiversidade Marinha de Cabo Verde af

foto: Teo Lucas

Quais são as consequências a médio prazo?

A ONU adverte que a perda da biodiversidade ameaça a existência humana, uma vez que o desaparecimento de ecossistemas põe em perigo recursos básicos como a comida e a água no planeta.

”Temos fabricado a ilusão de que de alguma forma podemos ficar sem a biodiversidade, ou que ela é secundária no mundo moderno. Entretanto, a realidade é que precisamos dela mais do que nunca, em um planeta de seis bilhões de pessoas que serão nove bilhões em 2050“.

Em quê podemos melhorar para conservar a biodiversidade?

Para salvaguardar as espécies devemos também proteger o ambiente em que elas vivem para garantir o seu futuro e o nosso.

Cada um de nós podemos contribuir muito para proteger a biodiversidade: sendo mais conscientes nas atitudes que podemos melhorar, como economizar energia e água, consumir produtos locais, evitar pacotes que se tornam lixo e não usar produtos químicos que contaminam o meio (na limpeza, pinturas, etc.), entre outras.

O nosso governo também contribui para a conservação:

- na elaboração de leis e medidas participativas para

gestão de recursos,

- criando áreas protegidas e listas de espécies ameaçadas

cuja conservação é prioritária,

- com a fiscalização para fazer cumprir a lei,

- promovendo a educação ambiental e respeito pela

natureza nas escolas,

- fomentando o estudo científico da biodiversidade e

seus ecossistemas para compreendê-los melhor e poder

oferecer soluções rápidas e eficazes para assegurar a sua

conservação.

Cuidar da biodiversidade de Cabo Verde é tarefa de todos. Lembre-se que você pode fazer muito.

o que nós, os seres humanos, fazemos que esta a causar a perda da Biodiversidade?

• A origem da crise da biodiversidade não está na selva ou no oceano, está no nosso estilo de vida “moderno”.

• Fragmentação e degradação de habitats

• Introdução de espécies exóticas

• Alterações Climáticas

• Uso de pesticidas

• Poluição do solo, da água e da atmosfera

• Exploração excessiva de espécies vegetais e animais

• Pressão das capturas de espécies comerciais

• Pesca ilegal (garrafa e espingarda, dinamite)

• Extracção de areias nas zonas litorais por causa da construção civil e outras actividades.

Se todos nós queremos viver neste planeta, temos de conservar a biodiversidade. Podemos começar com coisas simples como economizar água, usar menos plástico ou separar o lixo. Pense no animal que você mais gosta cada vez que você faz algo para lhe ajudar.

Tartaruga comum (Caretta caretta)

ocea

nogr

afica

.com

Governo de Cabo Verde

Ameaças, consequências e boas práticasBiodiversidade